Fala Amante da Engenharia! Conheça os cursos selecionados por nós: www.engenhariadetalhada.com.br/cursos Se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo! Clique no link e conheça essa seleção de cursos recomendados por nós.
Bom dia amigo eu estou estudando esta área de fundição em São Paulo não tem este curso saber me falar a honde eu faço este curso de fundição a honde eu consigo oque eu preciso pra estudar
A principal diferença vem do fato de que o ferro é um elemento químico puro, presente na natureza. Já o aço é uma liga metálica que é criada através da junção do ferro e do carbono
No livro "Akhenaton o Filho do Sol" consta que foi esse Faraó quem presenteou o seu general Horemheb com a primeira espada de ferro no lugar da espada de cobre e assim inaugurando a Era do Ferro. O paradoxo é que seu governo foi o mais pacífico.
@rastamammarley9220 vai gostar, inclusive porque foi ele com seu médico Tamor quem fundaram a ordem "Da Rosa e Da Cruz" que deu origem à Maçonaria, i+!
Sei não viu cara, esse faraó foi radical,todos tinham que adorar o Deus Athon,ele tomou essa Decisão do dia pra noite,meio difícil ser pacífico, apagaram tudo referente ele ,após sua morte , voltou a ser uma sociedade politeísta.
Ferro Alto Carbono sai dos altos Fornos, pega-se esse ferro com as pontes Rolantes e leva-se para os fornos de Refino onde sairá Ferro Baixo Carbono. Eu fazia isso na Planta RDM da VALE em Simões Filho-BA e era fantástico transportar esse metal maravilhoso.
Sou metalúrgico e faço vários tipos de ferro... exemplo nodular 40 50 60 70 ferro cinzento e ferro branco....o princípio ativo é o carbono a 1500 graus (etc)
Trabalho com tratamento térmico de ligas de aço, oque da mais resistência ainda aos aços, através da cementação ou tempera e revenimento. Gostei muito do vídeo.
Parabéns pelo excelente trabalho realizado. Trabalhei na Usiminas durante 24 anos e sou graduado em metalurgia de materiais, se tem liga metálica é aço.
Sou mecânico de motores e costumo endurecer dando a têmpera certa em algumas ferramentas, exemplo; p/ cortar com uma talhadeira uma peça de aço normal , tempero uma peça deixando a mais pura assim ganha dureza p/ cortar porém digamos que fica tão duro que não torce mas quebra se mal manuseada.
Tempera não é "pureza" e sim alteração na estrutura da molécula do aço, fazendo com que o material fique mais rígido (duro), perca sua tenacidade e até por isso após a tempera há necessidade de fazer o revenimento para alivio de tenções.
Sou técnico mecânico e eng. produção mecânica aposentado. Trabalhei 41 anos na indústria e durante esse tempo, me deparei com muitos colegas que não sabiam o que eram Ferro, F.F., aço carbono, aços liga, aços ferramenta, aços inox, etc. Eram conhecidos por "engenheiros de obras feitas" e depois, "engenheiros power point".
Valeu! É legal vermos, independentemente do grau de tecnicidade(que é para experts), um vídeo como esse que permite mostrarmos aos nossos filhos que estão em fase de aprendizagem geral. Parabéns!
Eu não sei e vou aprender um pouco através desse vídeo. -- Mas me lembrei de uma frase incrível: - "O caráter humano se transforma em aço temperado no Alto Forno das dificuldades"! (Paul Brunton).
Muito bacana. Vídeo instrutivo e didático. Conheci um pouco sobre ferro e aço no período que estudei na escola SENAI 40 anos atrás. Sou fascinado por essa área e geologia. Mas não atuei mais na área. O que mais me chamava atenção na usinagem era o setor de ferramenta: pastilhas de metalduro e brocas de videa metal duro. Impressionante a velocidade de corte e resistência. Sou fã da empresa sueca Sandivick. Valeu pelo vídeo, viajei um pouco kkk
Trabalhei vários anos em uma grande fundição no estado de São Paulo de ferro e aço são feitos bastantes processos pra produzir o minério de ferro em peças desdo ferro guza,sucatas,ligas, forno de indução,modelo de peças,moldagem,modelador,areia,resinas etc....
obrigado pela postagem , eu li muito conan em minha juventude nas cartas dos leitores tinha muita pergunta sobre metalurgia , das quais os escritores e editores não sabiam responder e davam ás vezes informações incorrctas como peso da espada e composição..
Uma vez vi numa matéria que todo o outro extraído na história da humanidade é equivalente à quantidade de ferro extraída por dia no mundo atua. Realmente é bem abundante.
O cara que escreveu a matéria exagerou um pouco, principalmente no fato que por ser reserva de valor e ser um metal nobre, o ouro tem uma taxa de reciclagem da ordem de 99,0%. Há estudos que mostram por análise de difração de raiox X que hoje circula ouro extraído na época dos Romanos do início da era cristã. Só a quantidade de aço produzida hoje no mundo é da ordem de 4 milhões de toneladas. Acho dificil que a quantidade de ouro extraída até hoje atinja ess cifra, mas não duvido.
Caramba! Eu que pensei que iria ficar por dentro do que seja ferro e aço, só fez aumentar mais ainda minha dúvida, pois não e assim tão simples como pensei. Existem muitos detalhes até que o ferro vire aço. Por isso, irei precisar de outros vídeos até poder dominar bem esse tema. Obrigado. Deus sempre louvado!
São necessários máquinas pesadas por que as quantidades extraídas e produzidas hoje em dia são colossais. Na antiguidade eram extraídos na pá e picareta, transportado em cestos, usando escravos ou animais. O metal era obtido em forjas e a produção diária podia ser medida em kg. Hoje a produção diária de aço é da ordem de 4 000 000 000 t.
Conteúdo maravilhoso, eu passaria o dia inteiro vendo seus vídeos. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Se possível, indica um livro no fim de cada vídeo relacionado ao assunto. Obrigado mais uma vez.
Poucos sabem mas tudo,absolutamente tudo o que usamos na nossa vida está a presença do ferro,direto e principalmente indireto,afinal todos o maquinários e equipamentos de produção industrial são feitos de ferro e aço e tudo o que é transporta do são máquinas (caminhões,navios,trens etc. São feitos de ferro e aço).
Trabalhei em Ciaria fundição de Aço tinha que por uma mangueira com um cano e 8 kilos de AR comprimido tirar escória limpeza do Aço 1200 GLAU DeCalor não tinha Equipamento de ceguransa 😢😢
Top gostei da aula. Bem explicativo👍🏻 Olha que eu trabalho em uma siderúrgica e não sabia dessas coisa 🤣🤣 Obs: não trabalho na linha de produção. Sempre tive dúvida da escória e o por que do call. Eles utilizam muito cal. Quando vem eles vem pegar cal no meu setor eles levam uma bag fechada de cal.
Muito bom vídeo. Queria lembrar que você pode até não ter nada de aço ou ferro na sua mão. Porém, com certeza, foi usado muito ferro e aço para produzir as máquinas e ferramentas que fabricaram todas as coisas.
Até a metade do video conta a história do ferro e sua utilidade. No ensino fundamental era comum está introdução, na engenharia não lembro de ter acontecido.
Professor sabe me dizer exatamente em qual parte do processo produtivo nas aciarias são utilizadas biomassas tal como a casca de arroz? Agradeço a atenção, grande abraço!
Em Jardim América as aciarias 1, 2,3 e laminação, Aciaria 4 do outro lado da rua próximo ao Vale da Esperança com FE de cap. Nominal de 70ton onde teve turno de conseguirem após vazamento quase 100 toneladas lingotes.
CARAMBA VIDIO BOM DE SE VER MUITO MANEIRO AGENTE FICAR SABENDO DE COISAS COMO SÃO FEITAS E ELAS SÃO VISTAS TODA HORA POR NÓS COMO PORTÕES JANELAS CADEIRAS E OUTROS GOSTEI DO VIDIO
Boa Noite : Trabalhei em uma pequena fundição de 1964 a 1991 até aposentar , derretíamos Alumínio ,cobre, Bronze, zinco e até chumbo mas fiquei sabendo agora que o aço é liga com o ferro ,sempre pensei onde existia estas minas de aço ,pois aqui no Brasil a Vale é que explora o ferro.... Muito bom sua explicação Parabéns...
Amigo, sinto informar que você cometeu alguns erros graves que podem transformar completamente o sentido do vídeo. O primeiro está na redução do minério de ferro. A reação ocorre em dois estágios e simplificando é Fe2O3 + 3CO = 2Fe + 3CO2 Nas forjas antigas ocorria esta reação, embora continue ocorrendo nos AFs atuais. O CO2 é um dos produtos da reação e não um reagente, os reagentes são carbono e gás CO (monóxido de carbono). O mais gritante é o "forno a céu aberto" , não existe esta denominação em siderurgia, pelo vídeo podemos assumir que você quiz dizer "soleira aberta", tradução do inglês "open hearth", como este tipo de forno é conhecido nos EUA ou Siemens Martin como é conhecido na Europa. A temperatura que ele trabalha pode chegar a 1700° C durante o refino,. O ferro a 871 °C está no estado sólido, o ponto de fusão do gusa é 1150°C e do aço de 1500 a 1600°C dependendo da liga. Os fornos open hearth foram os fornos mais usados desde 1900 até a década de 1960, poucas siderúrgicas usavam este tipo de forno já na década de 1970. Atualmente quase todo o aço a partir de gusa é fabricado em fornos conhecidos como conversores a oxigênio ou em inglês BOF, (basic oxigen furnace) onde o gusa líquido provindo dos AF + sucata são colocados no conversor onde é injetado oxigênio puro. A reação que ocorre é 2C(contido no gusa) + O2 = CO2. No fim do processo o gusa tem seu teor de carbono reduzido de 4,5 % para 0,10 %. Atualmente são usados fornos elétricos como o que aparece em 8:50 para a fabricação de aços não planos e especiais. Por último quero dizer que maioria das imagens não têm relação com o texto, para um vídeo que pretende ser didático, isso não funciona. Desculpe-me pela sinceridade, escrevi este texto para ajudar.
@@fotoquintao Agradeço a atenção. Eu só comentei por que esses erros podem levar a conclusões fatais. A metalurgia foi a segunda tecnologia desenvolvida pelo homem e a primeira criada com o objetivo de aumentar a produtividade. É de arrepiar.
De fato, na época da faculdade na década de 70 visitamos a CSN que ainda tinha um Siemens-Martin em operação, mas que já estava sendo desativado. A maioria da produção de aço era feita em conversores LD.
Perfeito. Assino co-responsabilidade... Diria mais - ferro (gusa) é uma coisa, aço é outra bem diferente. Sem manganes não existe aço (slashing) e aço é liga... Não se reduzia ancestralmente, sequer hoje, minério em forjas...só quem forja aço sabe o porquê. Os pequenos fornos, feitos até em um cupim, fazem essa redução com certa precisão, mas o 'caido' (tamahagane japones) precisa muito martelo para se tornar razoável... Sobre origem - trabalhos arqueológicos dos últimos 20 anos mostram as forjas/fornos terem se iniciado há bem uns 9000 anos, no norte da Macedônia. Fundiram desde cobre, até aços... latão e bronze foram consequências. As 'idades' desses metais referem-se a sua maior disponibilidade comercial, mas registros arqueológicos demonstram que bons aços já operavam perto disso 6000 AC. Só eram mais raros e muito caros. O resto é romantismo... a origem fo poder de Filipe da Macedônia, advém do fato de os gregos macedonicos dominarem a metalurgia e o comércio além das fontes de matérias primas. Espero ter contribuído um pouco
Eu tbm confundia muito. O FERRO pode ser chamado aqui de 6 formas diferentes. 1 - ATOMO DE FERRO, elemento quimico, aquele presente na tabela periodica (FE+), que tbm esta presente na maioria dos organismos vivos, no sangue. 2 - MINERIO DE FERRO, diferente dos organismos vivos, na natureza o ferro nao existe sozinho, mas misturado com outros minerios, formando rochas (magnetita, hematita, limonita, siderita). 3 - FERRO PURO (FERRO GUSA ou FERRO ESPONJA) - E a materia-prima para fazer o ACO. E o produto do aquecimento em caldeiras de siderurgicas, do minerio de ferro + carvao (coque ou mineral) + calcario. O carvao e o calcario servem para retirar a impurezas/escorias, deixando o ferro mais puro. Porem esse ferro contem entre 4 a 5% de carbono, o que o torna muito duro e quebradico, ou seja, inutil. Entao ele sera derretido novamente, refinado e adicionado outros metais, e de acordo com a quantidade de carbono e adicao de outros metais, nos teremos o FERRO FUNDIDO, FERRO FORJADO e o ACO. 4 - FERRO FUNDIDO - E uma liga de metais, ou seja, a mistura das impurezas que restaram no ferro puro + silicio + manganes, e sua concentracao de carbono fica entre 2 a 4,5%, o que o torna mais resistente que o ferro puro, porem mais fragil que ferro forjado e o aco, justamente por ser mais rigido. Pode ser classificado como: cinzento, branco, meleavel e nodular. Ideal para fazer pecas moldadas em formas, como pecas de carros, etc). 5 - FERRO FORJADO - Como o proprio nome diz, aqui o ferro passa por um processamento de forja, para se tornar mais maleavel, logo mais resistente. E aquele ferro que vemos os ferreiros martelando, justamente para retirar as escorias/impurezas, deixando-o com concentracao de carbono entre 1,5 a 3% de carbono. Ideal para producao de ferramentas e armas. 6 - ACO e LIGA DE ACO - E o ferro que tem a maioria das impurezas (cilica, fosforo, enxofre) removidas. Deixando uma concentracao de carbono de apenas 0,5 a 2%. Uma variedade de outros metais podem ser adicionadas ao ACO, criando a LIGA DE ACO. ENTAO NOS TEMOS: ACO CARBONO - Ferro puro com baixissima concentracao de carbono (ideal para ambientes internos, protegidos de agua, porque oxida/enferruja facil). ACO GALVANIZADO - liga de aco + zinco (antiferrugem), e aco carbono com protecao contra ferrugem. ACO INOX - liga de aco + 30% cromo - o que o torna inoxidavel (anticorrosao) ACO CROMO-NIQUEL-MOLIBIDENIO - liga de aco + cromo + niquel + molibidenio - muito forte e leve. ACO CROMO-VANADIO - liga de aco + cromo + vanadio - muito resistente e anticorrosao. ACO/FERRO NIOBIO - liga de aco + niobio - leve e resistente ACO FERRAMENTA (cromo-vanadio ou cromo-niquel)- liga de aco + vanadio + cromo + niquel, etc. Ideal para confeccao de ferramentas. Anticorrosivo. ACO CHUMBO - liga de aco com chumbo.
Fala Amante da Engenharia! Conheça os cursos selecionados por nós:
www.engenhariadetalhada.com.br/cursos
Se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo!
Clique no link e conheça essa seleção de cursos recomendados por nós.
Bom dia amigo eu estou estudando esta área de fundição em São Paulo não tem este curso saber me falar a honde eu faço este curso de fundição a honde eu consigo oque eu preciso pra estudar
Ses das sexta, de😂😂
A principal diferença vem do fato de que o ferro é um elemento químico puro, presente na natureza. Já o aço é uma liga metálica que é criada através da junção do ferro e do carbono
Muito o objetiva sua resposta obrigado
Gostei.
Tem a teoria que o nucleu da terra tem aço Líquido em volta, pode ser metais, as vezes a dublagem erra feio
E o ferro fundido que tem as vezes mais de 1% de carbono??
Concordo amigo, muita conversa de especialistas... Sua resposta foi a mais objetiva e prática. Parabéns, obrigado
No livro "Akhenaton o Filho do Sol" consta que foi esse Faraó quem presenteou o seu general Horemheb com a primeira espada de ferro no lugar da espada de cobre e assim inaugurando a Era do Ferro. O paradoxo é que seu governo foi o mais pacífico.
@rastamammarley9220 vai gostar, inclusive porque foi ele com seu médico Tamor quem fundaram a ordem "Da Rosa e Da Cruz" que deu origem à Maçonaria, i+!
Olá, tens o documentário?
Sei não viu cara, esse faraó foi radical,todos tinham que adorar o Deus Athon,ele tomou essa Decisão do dia pra noite,meio difícil ser pacífico, apagaram tudo referente ele ,após sua morte , voltou a ser uma sociedade politeísta.
Eu tenho esse livro
Tem algo visual relativo a esta obra? Série,documentário,filme?
09:07 fala a diferença!
Tbm recomendo assistir na velocidade acelerada
Ferro Alto Carbono sai dos altos Fornos, pega-se esse ferro com as pontes Rolantes e leva-se para os fornos de Refino onde sairá Ferro Baixo Carbono. Eu fazia isso na Planta RDM da VALE em Simões Filho-BA e era fantástico transportar esse metal maravilhoso.
Sou metalúrgico e faço vários tipos de ferro... exemplo nodular 40 50 60 70 ferro cinzento e ferro branco....o princípio ativo é o carbono a 1500 graus (etc)
Preciso seu Zap.
Acho interessante de mais irmão. Tenho muito vontade de ver de perto como é feito. Fico imaginado como foi a descoberta do ferro a primeira vez.
Eu tenho sujestão de vídeo porquê vc falam um pouco sobre soldagem aí complementa o vídeo ferro e aço
Trabalho com tratamento térmico de ligas de aço, oque da mais resistência ainda aos aços, através da cementação ou tempera e revenimento.
Gostei muito do vídeo.
Tu enrolou tanto para explicar que chegou a criar o século mil e trezentos parabéns por a criação desse século
Parabéns pelo excelente trabalho realizado.
Trabalhei na Usiminas durante 24 anos e sou graduado em metalurgia de materiais, se tem liga metálica é aço.
Trabalhei na Usiminas em 2006/2007, como terceirizado, fornecemos os painéis para o tratamento de água, na Lagoa da anta, e uma estrutura magnífica.
Estou vendo o video,,,e lembrando do Vale do Aço 🔺️
Sou mecânico de motores e costumo endurecer dando a têmpera certa em algumas ferramentas, exemplo; p/ cortar com uma talhadeira uma peça de aço normal , tempero uma peça deixando a mais pura assim ganha dureza p/ cortar porém digamos que fica tão duro que não torce mas quebra se mal manuseada.
Tempera não é "pureza" e sim alteração na estrutura da molécula do aço, fazendo com que o material fique mais rígido (duro), perca sua tenacidade e até por isso após a tempera há necessidade de fazer o revenimento para alivio de tenções.
Trabalho em uma siderúrgica, esse processo de retirar o ferro do mineiro nós chamamos de redução .
Explique sobre o ferro fundido! Note que faltaram alguns dados especificações e aplicações.
Aqui no seu canal o like é a primeira coisa que faço logo antes de assistir o video. Que Deus continue te abençoando com o seu canal!
Excelente para quem não é da área e quer saber um pouco. Apresentação muito didática e informativa.
Esse canal é o aço 👏👏👏👏👏
Sou técnico mecânico e eng. produção mecânica aposentado. Trabalhei 41 anos na indústria e durante esse tempo, me deparei com muitos colegas que não sabiam o que eram Ferro, F.F., aço carbono, aços liga, aços ferramenta, aços inox, etc. Eram conhecidos por "engenheiros de obras feitas" e depois, "engenheiros power point".
9:05 O silício, o enxofre e o fósforo não são eliminados, mas controlados dentro de valores aceitáveis, que variam entre as diversas normas
Inclusive o tempo desse vídeo é um tipo de aço, o aço 1045 usado em correntes de moto
Valeu! É legal vermos, independentemente do grau de tecnicidade(que é para experts), um vídeo como esse que permite mostrarmos aos nossos filhos que estão em fase de aprendizagem geral. Parabéns!
Eu não sei e vou aprender um pouco através desse vídeo. -- Mas me lembrei de uma frase incrível: - "O caráter humano se transforma em aço temperado no Alto Forno das dificuldades"! (Paul Brunton).
Obrigado por existir videos que realmente são de importantes conhecimentos
Muito bacana. Vídeo instrutivo e didático. Conheci um pouco sobre ferro e aço no período que estudei na escola SENAI 40 anos atrás. Sou fascinado por essa área e geologia. Mas não atuei mais na área. O que mais me chamava atenção na usinagem era o setor de ferramenta: pastilhas de metalduro e brocas de videa metal duro. Impressionante a velocidade de corte e resistência. Sou fã da empresa sueca Sandivick. Valeu pelo vídeo, viajei um pouco kkk
SENAI e maravilhoso
Muito boa a palestra conheço tudo menos a liga com nióbio não era da minha época
Trabalhei vários anos em uma grande fundição no estado de São Paulo de ferro e aço são feitos bastantes processos pra produzir o minério de ferro em peças desdo ferro guza,sucatas,ligas, forno de indução,modelo de peças,moldagem,modelador,areia,resinas etc....
obrigado pela postagem , eu li muito conan em minha juventude nas cartas dos leitores tinha muita pergunta sobre metalurgia , das quais os escritores e editores não sabiam responder e davam ás vezes informações incorrctas como peso da espada e composição..
Uma vez vi numa matéria que todo o outro extraído na história da humanidade é equivalente à quantidade de ferro extraída por dia no mundo atua. Realmente é bem abundante.
O cara que escreveu a matéria exagerou um pouco, principalmente no fato que por ser reserva de valor e ser um metal nobre, o ouro tem uma taxa de reciclagem da ordem de 99,0%. Há estudos que mostram por análise de difração de raiox X que hoje circula ouro extraído na época dos Romanos do início da era cristã.
Só a quantidade de aço produzida hoje no mundo é da ordem de 4 milhões de toneladas. Acho dificil que a quantidade de ouro extraída até hoje atinja ess cifra, mas não duvido.
Caramba! Eu que pensei que iria ficar por dentro do que seja ferro e aço, só fez aumentar mais ainda minha dúvida, pois não e assim tão simples como pensei. Existem muitos detalhes até que o ferro vire aço. Por isso, irei precisar de outros vídeos até poder dominar bem esse tema. Obrigado. Deus sempre louvado!
Gostei da parte do ferro ser fácil de moldar.
Sou soldador então sou amante desse tema
Apresentou tantos detalhes do material e da história, vídeo excelentissimamente bom :D
EXCELENTE VÍDEO. INSTRUTIVO E ESCLARECEDOR. HOJE COM AS ATUAIS TECNOLOGIAS DE MÍDIA PODEMOS EDUCAR A POPULAÇÃO. PARABÉNS E TAMBÉM OBRIGADO.
Realmente o aço esta na vida de todos e em todas as partes. A metalurgia é tão antiga e impressionante que é arte.
Poderia ter falado como os antigos extraiam o ferro ja que hj em dia sao necessario maquinas pesadas pra esse fim !
São necessários máquinas pesadas por que as quantidades extraídas e produzidas hoje em dia são colossais.
Na antiguidade eram extraídos na pá e picareta, transportado em cestos, usando escravos ou animais. O metal era obtido em forjas e a produção diária podia ser medida em kg.
Hoje a produção diária de aço é da ordem de 4 000 000 000 t.
Excelente video aula. No meu município a concentração se Ferro chega a mais de 80%, o melhor do Planeta!
Bom trabalho!
Destilando o Mundo!
Que bela aula, aprendi muito hoje.
Show!
Alexânia | Goiás
Mais uma para coleção!!
Show de aula
Conteúdo maravilhoso, eu passaria o dia inteiro vendo seus vídeos. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Se possível, indica um livro no fim de cada vídeo relacionado ao assunto. Obrigado mais uma vez.
*isso sim é uma explicação de qualidade quando ensina até o cara a fazer a parada,*
Assisti por 2 vezes
Tenho Um Livro da Decada de 1970 Sobre Mineralogia dos Produtos Siderúgicos Comum. É Uma Preciosidade. Ensina Muitas Coisas. Saudações.
O bom e velho Colpaert. Usei muito este livro na faculdade.
Podia digitalizar e compartilhar com a galera
Excelente explicação , parabéns pelo canal abraços.
MUITO MUITO MUITO BOM MESMO VIDEO EXTREMAMENTE ÚTIL APRENDER É SEMPRE BOM.
Esses conteúdos são bons demais! 👏👏👏
Poucos sabem mas tudo,absolutamente tudo o que usamos na nossa vida está a presença do ferro,direto e principalmente indireto,afinal todos o maquinários e equipamentos de produção industrial são feitos de ferro e aço e tudo o que é transporta do são máquinas (caminhões,navios,trens etc. São feitos de ferro e aço).
sou torneiro mecânico, e apesar de trabalhar com aço, conheço poucas pessoas da profissão que seriam capaz de explicar a diferença
Muito bom adoro estudar os metais e seus usos. Faz um vídeo sobre o Paládio por favor. Grato.
Trabalhei em Ciaria fundição de Aço tinha que por uma mangueira com um cano e 8 kilos de AR comprimido tirar escória limpeza do Aço 1200 GLAU DeCalor não tinha Equipamento de ceguransa 😢😢
6:16 gostei dessa informação verídica usando arqueologia e história da humanidade.
Top gostei da aula. Bem explicativo👍🏻
Olha que eu trabalho em uma siderúrgica e não sabia dessas coisa 🤣🤣
Obs: não trabalho na linha de produção.
Sempre tive dúvida da escória e o por que do call.
Eles utilizam muito cal. Quando vem eles vem pegar cal no meu setor eles levam uma bag fechada de cal.
Muito legal! Parabéns pelo vídeo!
E saber que todos esses elementos são produtos da morte de uma estrela. Belo vídeo!
Ótima Aula !!!
Parabéns !!
Vídeo muito bom e instrutivo. Obrigado!
Muito bom vídeo. Queria lembrar que você pode até não ter nada de aço ou ferro na sua mão. Porém, com certeza, foi usado muito ferro e aço para produzir as máquinas e ferramentas que fabricaram todas as coisas.
Não
Ótimo vídeo,aprendi mais um pouco
Obrigado pelo conhecimento gratuito!
De boa utilidade as explicações, sucesso pra você irmão.🌋
Excelente explicação 😃.
Parei aleatoriamente nesse canal. Essa nem é minha área. Mas achei muito bom contepudo.
Ótima reportagem parabéns
Belo vídeo, e aula. Muito grato. Ganhou mais um inscrito. Desejo muito Sucesso. Que Deus o abençoe.
Excelente conteúdo. Parabéns!
FALA sobre minerais , e os minerais vegetais ?
Muito bem explicado amigo
vc aqui tbm
Excelente trabalho!!!
Até a metade do video conta a história do ferro e sua utilidade. No ensino fundamental era comum está introdução, na engenharia não lembro de ter acontecido.
Na engenharia este conteúdo é dado na disciplina estrutura de aço/metálica. Na parte introdutória.
Claro, depende da instituição e conteúdo da disciplina.
Professor parabéns pelo vídeo muito bom sou novo aqui quero ver todos vídeos
Professor sabe me dizer exatamente em qual parte do processo produtivo nas aciarias são utilizadas biomassas tal como a casca de arroz? Agradeço a atenção, grande abraço!
Muito bom.
Faça um outro com os aços inoxidáveis.
muito boa informação! agora porque os custos são tão diferentes entre os materiais?
Por que o vídeo dá uma idéia geral dos processos. Tem muito mais metalurgia envolvida.
parabéns
Ótimo vídeo e continue !
Não resisti. Ferro e Aço é o nome de uma siderúrgica que ficava em Cariacica/ES
A razão social era COFAVI Companhia Ferro e Aço de Vitória, foi comprada pela Gerdau no início das privatizações.
Em Jardim América as aciarias 1, 2,3 e laminação, Aciaria 4 do outro lado da rua próximo ao Vale da Esperança com FE de cap. Nominal de 70ton onde teve turno de conseguirem após vazamento quase 100 toneladas lingotes.
👏👏👏 parabéns excelente aula.
Vídeo muito bom. 👍👍👍👍
Com certeza eu quero aprender muito
Vídeo muito bom! Parabéns!
Apresentador lindo e maravilhoso! Ganhou um inscrito!
CARAMBA VIDIO BOM DE SE VER MUITO MANEIRO AGENTE FICAR SABENDO DE COISAS COMO SÃO FEITAS E ELAS SÃO VISTAS TODA HORA POR NÓS COMO PORTÕES JANELAS CADEIRAS E OUTROS GOSTEI DO VIDIO
queria ver um video explicando como se derrete ferro dos lixos jogados fora como se faz com aluminio e cobre, ferro ainda não vi ngm fazer.
Trabalho com a fabricação de medalhas personalizadas zamac
Agradeço
Excelente explicação!!! Showwwwwwwwww 👏👏👏👏👏👏
Parabéns pelo vídeo
Muito bom, parabéns pelas explicações . Sempre vivendo e aprendendo.
Boa Noite : Trabalhei em uma pequena fundição de 1964 a 1991 até aposentar , derretíamos Alumínio ,cobre, Bronze, zinco e até chumbo mas fiquei sabendo agora que o aço é liga com o ferro ,sempre pensei onde existia estas minas de aço ,pois aqui no Brasil a Vale é que explora o ferro.... Muito bom sua explicação Parabéns...
Ótimo conteudo ! Parabéns pelo video
Antigamente tinha ums piada que dizia que "se você está fraco, desanimado e sem coragem " é falta de ferro, você precisa leva ferro!
Amigo, sinto informar que você cometeu alguns erros graves que podem transformar completamente o sentido do vídeo.
O primeiro está na redução do minério de ferro. A reação ocorre em dois estágios e simplificando é Fe2O3 + 3CO = 2Fe + 3CO2
Nas forjas antigas ocorria esta reação, embora continue ocorrendo nos AFs atuais. O CO2 é um dos produtos da reação e não um reagente, os reagentes são carbono e gás CO (monóxido de carbono).
O mais gritante é o "forno a céu aberto" , não existe esta denominação em siderurgia, pelo vídeo podemos assumir que você quiz dizer "soleira aberta", tradução do inglês "open hearth", como este tipo de forno é conhecido nos EUA ou Siemens Martin como é conhecido na Europa. A temperatura que ele trabalha pode chegar a 1700° C durante o refino,.
O ferro a 871 °C está no estado sólido, o ponto de fusão do gusa é 1150°C e do aço de 1500 a 1600°C dependendo da liga.
Os fornos open hearth foram os fornos mais usados desde 1900 até a década de 1960, poucas siderúrgicas usavam este tipo de forno já na década de 1970.
Atualmente quase todo o aço a partir de gusa é fabricado em fornos conhecidos como conversores a oxigênio ou em inglês BOF, (basic oxigen furnace) onde o gusa líquido provindo dos AF + sucata são colocados no conversor onde é injetado oxigênio puro.
A reação que ocorre é 2C(contido no gusa) + O2 = CO2. No fim do processo o gusa tem seu teor de carbono reduzido de 4,5 % para 0,10 %.
Atualmente são usados fornos elétricos como o que aparece em 8:50 para a fabricação de aços não planos e especiais.
Por último quero dizer que maioria das imagens não têm relação com o texto, para um vídeo que pretende ser didático, isso não funciona.
Desculpe-me pela sinceridade, escrevi este texto para ajudar.
@@fotoquintao Agradeço a atenção.
Eu só comentei por que esses erros podem levar a conclusões fatais.
A metalurgia foi a segunda tecnologia desenvolvida pelo homem e a primeira criada com o objetivo de aumentar a produtividade.
É de arrepiar.
De fato, na época da faculdade na década de 70 visitamos a CSN que ainda tinha um Siemens-Martin em operação, mas que já estava sendo desativado. A maioria da produção de aço era feita em conversores LD.
Muito bom, até demais para o publico leigo. Obrigado.
antes eu não sabia agora então sei menos ainda kkkkk, muita informação, mais muito bom o informe.
Perfeito. Assino co-responsabilidade...
Diria mais - ferro (gusa) é uma coisa, aço é outra bem diferente.
Sem manganes não existe aço (slashing) e aço é liga...
Não se reduzia ancestralmente, sequer hoje, minério em forjas...só quem forja aço sabe o porquê.
Os pequenos fornos, feitos até em um cupim, fazem essa redução com certa precisão, mas o 'caido' (tamahagane japones) precisa muito martelo para se tornar razoável...
Sobre origem - trabalhos arqueológicos dos últimos 20 anos mostram as forjas/fornos terem se iniciado há bem uns 9000 anos, no norte da Macedônia. Fundiram desde cobre, até aços... latão e bronze foram consequências.
As 'idades' desses metais referem-se a sua maior disponibilidade comercial, mas registros arqueológicos demonstram que bons aços já operavam perto disso 6000 AC. Só eram mais raros e muito caros.
O resto é romantismo... a origem fo poder de Filipe da Macedônia, advém do fato de os gregos macedonicos dominarem a metalurgia e o comércio além das fontes de matérias primas.
Espero ter contribuído um pouco
Estamos na parte dos pés da estatua
Ferro e barro
Fascinante!
Parabéns
“As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter.”
Eu tbm confundia muito. O FERRO pode ser chamado aqui de 6 formas diferentes.
1 - ATOMO DE FERRO, elemento quimico, aquele presente na tabela periodica (FE+), que tbm esta presente na maioria dos organismos vivos, no sangue.
2 - MINERIO DE FERRO, diferente dos organismos vivos, na natureza o ferro nao existe sozinho, mas misturado com outros minerios, formando rochas (magnetita, hematita, limonita, siderita).
3 - FERRO PURO (FERRO GUSA ou FERRO ESPONJA) - E a materia-prima para fazer o ACO. E o produto do aquecimento em caldeiras de siderurgicas, do minerio de ferro + carvao (coque ou mineral) + calcario. O carvao e o calcario servem para retirar a impurezas/escorias, deixando o ferro mais puro. Porem esse ferro contem entre 4 a 5% de carbono, o que o torna muito duro e quebradico, ou seja, inutil. Entao ele sera derretido novamente, refinado e adicionado outros metais, e de acordo com a quantidade de carbono e adicao de outros metais, nos teremos o FERRO FUNDIDO, FERRO FORJADO e o ACO.
4 - FERRO FUNDIDO - E uma liga de metais, ou seja, a mistura das impurezas que restaram no ferro puro + silicio + manganes, e sua concentracao de carbono fica entre 2 a 4,5%, o que o torna mais resistente que o ferro puro, porem mais fragil que ferro forjado e o aco, justamente por ser mais rigido. Pode ser classificado como: cinzento, branco, meleavel e nodular. Ideal para fazer pecas moldadas em formas, como pecas de carros, etc).
5 - FERRO FORJADO - Como o proprio nome diz, aqui o ferro passa por um processamento de forja, para se tornar mais maleavel, logo mais resistente. E aquele ferro que vemos os ferreiros martelando, justamente para retirar as escorias/impurezas, deixando-o com concentracao de carbono entre 1,5 a 3% de carbono. Ideal para producao de ferramentas e armas.
6 - ACO e LIGA DE ACO - E o ferro que tem a maioria das impurezas (cilica, fosforo, enxofre) removidas. Deixando uma concentracao de carbono de apenas 0,5 a 2%. Uma variedade de outros metais podem ser adicionadas ao ACO, criando a LIGA DE ACO. ENTAO NOS TEMOS:
ACO CARBONO - Ferro puro com baixissima concentracao de carbono (ideal para ambientes internos, protegidos de agua, porque oxida/enferruja facil).
ACO GALVANIZADO - liga de aco + zinco (antiferrugem), e aco carbono com protecao contra ferrugem.
ACO INOX - liga de aco + 30% cromo - o que o torna inoxidavel (anticorrosao)
ACO CROMO-NIQUEL-MOLIBIDENIO - liga de aco + cromo + niquel + molibidenio - muito forte e leve.
ACO CROMO-VANADIO - liga de aco + cromo + vanadio - muito resistente e anticorrosao.
ACO/FERRO NIOBIO - liga de aco + niobio - leve e resistente
ACO FERRAMENTA (cromo-vanadio ou cromo-niquel)- liga de aco + vanadio + cromo + niquel, etc. Ideal para confeccao de ferramentas. Anticorrosivo.
ACO CHUMBO - liga de aco com chumbo.
Gostei, aprendi mais uma
Excelente vídeo! Parabéns pelo canal!
Muito bom!
Esse moço é uma fera viu.🤣🤣🤣
Obrigado
JA TRABALHEI.METALURGICA FUNDICAO DE ACO EFERRO.