Eu estava cansado de perde pro meu sobrinho de 10 anos que começou a jogar um pouco mais de 1 mês , e eu achando que sabia jogar á mais de 12anos( mal eu sabia q eu nao sabia era de nada , ) entao um dia desses eu fuçando no pc dele resolvi olhar os historico da internet . foi ai que achei os seus videos ... ele assistiu todos seus videos , por isso em 1 mês ele tinha um nivel de jogo muito acima do meu .. .. depois disso eu resolvi assistir seus videos , e hoje em dia ele não aguenta nem 10 min de jogo cmg , mt obrigado pelas suas dicas são boas mesmo .
Que legal seu depoimento, Nathan! Torço para que você e seu sobrinho continuem crescendo nesta rivalidade saudável! Antes de jogar meu primeiro torneio (com 16 anos, em 1980!), eu tinha uma disputa interminável com um primo meu. Eu perdia todas, mas esta experiência foi uma verdadeira escola para mim. Depois comecei a a ganhar dele, mas ele me serviu de parâmetro para medir minha evolução.
Há muitos vídeos na Internet de pessoas que sabem jogar xadrez muito bem, mas não apresentam didática suficiente para transmitir o que sabem. Realmente não é o seu caso. Você transmite muito bem. Estou ainda na condição de quem não sabe de nada. Já assisti muitos vídeos, mas o seu foi o melhor. A partir do seu vídeo já posso iniciar meus treinamentos. Só posso agradecer e te mandar um grande abraço.
Jogo Xadrez desde os meus 8 anos (Ou seja, 4 anos de experiência), de lá pra cá estudei bastante os critérios básicos do Xadrez, mas vendo sua vídeo-aula reparei que uma das minhas jogadas estavam erradas, e era uma das minhas principais, obg, ajudou muito. ^^
Muito show, assisti com meu filho de 5 anos, que aprendeu a jogar a 2 semanas, e agora toda hora me pede para jogar, deixando um pouco de lado o celular. Valeu Adriano, acho que já joguei uma vez com você, em Brasília. Sou Tiago Seixas, de Salvador, Abraço!
Adriano Valle não só foi útil, como revelador para mim, aprendi as regras do Grande Jogo quando era crianca, e sempre "brinquei" com amigos... mas agora aos 24 anos, e um fã de jogos de estrategia (computador e tabuleiro) estou lendo sobre o xadrez, e que LINDO O JOGO! Estou apaixonado! tantas aberturas, tantos títulos, e estudo de jogadas imortais de grande mestres! Adriano, vc contribuiu MUITO para a descoberta deste admirável mundo novo para mim (por mais que tenha sido acidentalmente que abri um de seus vídeos enquanto buscava o nome xadrez no youtube)! Agora sei o porque do título "O Grande Jogo"! Forte Abraço! E Obrigado!
Felipe Lacerda Fico feliz em ver alguém descobrindo esse universo fantástico que é o Xadrez! Continue mergulhando e no que eu puder colaborar, conte comigo! Grande abraço e obrigado pelo depoimento!
Legal, faz mais ou menos um mês que aprendi jogar xadrez e, naturalmente, sempre achei mais interessante sair com as peças do meio. Esse ensinamento só confirmou e reforçou ainda mais o que já estava fazendo. Que legal!
Ultimamente tenho tido pouco tempo, mas sempre que tenho a oportunidade jogo com amigos que jogam a mais tempo que eu. Tenho agora uma noção maior de algumas jogadas e até comprei um tabuleiro p/ mim ! Abraço!
Eu sou um iniciante, seus vídeos são muito bons e esclarecedores, me ajudou muito a entender como funciona a abertura, sinceramente eu insistia em usar as torres e via como realmente era um iniciante, não faz sentido nem um, pra mim, usar ela no inicio era bom rsrsrs, obrigado meu amigo, parabéns pelo seu trabalho
Obrigado, Paulo! Depois de compreender alguns princípios você simplesmente não consegue deixar de observá-los durante a abertura. Um desenvolvimento mais natural das peças passa a ser algo automático em seu jogo.
Gostei muitíssimo de sua vídeo aula, sou iniciante e me identifiquei com o esporte. Espero ansiosamente que faça um video, em especial um com táticas claras de xeque mate rápido e direto, pra que assim eu posso treinar com mais propriedade. Obrigado.
Rogerio Guimarães Obrigado pelo comentário, Rogerio. Se você está se referindo a aberturas que levem a um Mate certo, elas não existem. A batalha nas aberturas, quando bem jogadas por ambos os lados, é intensa e geralmente se busca uma pequena vantagem, que pode ser explorada no meio-jogo ou final. Para você que está começando, recomendo que veja muitas partidas, incluindo partidas antigas. Aos poucos vai perceber que tipo de aberturas mais combinam com sua personalidade. Existem algumas mais agressivas, outras mais calmas. Explore o site chessgames.com
Hoje dia 07/09/2020, vi vosso vídeo. Vou tentar aprender, mas acho que nos meus 70 anos, isso é quase impossível! Porém minha memória, está bem melhor! O que vc me orienta garoto? Grande abraço.
@Robinson Soares, você está jovem para o Xadrez! Meu pai começou com 70 anos e joga todos os dias até hoje com quase 90. Estude por prazer, como se estivesse ouvindo música.
Sim Luis, o tempo determinado para a partida é uma regra importante. Não importa a posição ou quantidade de peças, se o tempo acabar, o jogador perde a partida. Hoje em dia é comum se jogar com bônus de alguns segundos a cada lance. Isto reduz bastante a possibilidade de se "perder pelo tempo".
Adriano, eu sei que na abertura bird, se as pretas jogam simetricamente f5, as brancas podem jogar e4 conhecido como gambito suiço ou gambito from jogado pelas brancas, tem como tamberm fazer um gambito danes de pretas, é possivel.
Professor Adriano, parabéns pela didática e conhecimento na arte do xadrez. Comprei alguns livros de abertura, porém não consigo extrair conhecimento deles porque as partidas nestes livros estão prontas e como o xadrez é praticamente infinito não acontece tais aberturas quando jogo com menus adversários. Você tem obras escritas ou recomenda algumas para iniciantes?
Gostaria de alguma dica para ganhar a rainha dos iniciantes que tentam me aplicar o MATE DO PASTOR. Defender eu já sei, mas gostaria de ganhar a rainha deles.
Guilherme, se você já consegue se defender bem do Mate Pastor e explorar a saída prematura da Dama já está ótimo. Você não poderá ganhar a Dama branca forçadamente, a não ser que seu adversário colabore ainda mais. O melhor que você tem a fazer é completar o seu desenvolvimento, rocar e atacar com todas as suas peças explorando o atraso do desenvolvimento das Brancas.
Marcelo, se você tem pouca experiência, eu recomendo você iniciar de Brancas com 1.e4 e depois de 1...e5 jogar 2.Cf3 Cc6 3.Bc4 → é a Italiana ou Giuoco Piano. Mas você terá que enfrentar também as Semi-Abertas (todas as outras onde as Pretas não jogam 1...e5), por exemplo 1...c5 → Siciliana, 1...e6 → Francesa, 1...c6 → Caro-Kann, etc De Pretas recomendo você investir em 1...e5 contra 1.e4. E contra 1.d4, jogar d5. Depois de 2.c4 você pode optar pela Defesa Eslava 2...c6. É sólida e fácil de ser aplicada. São apenas algumas ideias. Existem muitas possibilidades e para se formar um repertório é preciso ver muitas partidas de grandes jogadores e testar bastante para ir aos poucos conhecendo suas preferências. Outro ponto importante é você não pensar em decorar linhas, mas sim, compreender as ideias por trás dos lances. É um tema bastante amplo e se você quiser ir fundo na formação de um repertório, recomendo o curso Jogue Melhor as Aberturas, que está em academia.xadrezvalle.com.br
Adriano, o melhor lançe no lugar de c3 para depois jogar d4 com a intençao de tomar o bispo, nao é jogar 0-0, ja que depois de c3 se as negras resolve tomar o peao de f2 o rei vai ser obrigado a mover ou capiturar o bispo perdendo o roque. ah e outra coisa descobri o seu canal ontem conheço um pouco sobre abertura mas, nao sou tao bom apenas sei um pouco.
Adriano, parabéns pela intenção de colaborar no ensino do xadrez. Vc poderia me dizer como é utilizado o relógio no jogo. Ex: quando termina o tempo do relógio e vc não conseguiu fazer todos os lances, vc perde? mesmo estando melhor na partida? Obrigado
Adriano Valle mestre vai ter algum curso ''Jogue melhor o meio jogo'' ? pra completar a coleção, queria perguntar algumas coisas sobre os cursos já existentes tb
+Davidson Guedes O prazo de 60 dias é apenas ao acesso da plataforma. Mas todo o curso fica permanentemente com você, podendo até abrir os videos sem depender da internet.
Olá Adriano, é possível uma pessoa com mais de 40 anos de idade iniciar no xadrez e tendo uma rotina de estudo e treino, conseguir bons resultados em competições? Ou é aquilo que todo mundo fala: "era bom se você tivesse iniciado quando era criança". Mas no meu caso não foi possível e tomei gosto pela coisa agora depois de "velho" kkkkkkk obrigado e seus vídeos são excelentes !!!
Olá, Cezar! Obrigado por prestigiar o Canal! Perfeitamente possível, no Xadrez estamos todos aprendendo, do principiante ao Campeão Mundial, sempre há algo mais a aprender. Os níveis de competições variam, pode ser um torneio caseiro, um torneio no clube, um torneio estadual, nacional, etc. Mas sempre você pode e deve almejar melhores resultados, pois essa é a medida de seu aprendizado. E mesmo para quem tem o Xadrez como uma atividade não competitiva, semelhante a ouvir música ou ler um livro, o aprendizado contínuo também estará presente e permitirá que ele obtenha cada vez mais prazer com o estudo do Xadrez. Depois que entramos no universo do Xadrez só há um caminho a seguir, para a frente, buscando sempre aprender um pouco mais a cada dia!
Adriano Valle Obrigado Adriano, continuarei meus estudos e treinos, agora mais tranquilo, pois se a "cabeça" está boa, a idade é só um detalhe, abraços e obrigado.
cezar2554 Só para citar um exemplo...meu pai aprendeu aos 70 anos, hoje está com 83 e praticando todos os dias e sempre aprendendo. Ele é um dos meus alunos nos cursos. Um abraço e bons estudos!
Caro Adriano, uma pergunta rápida: existe a possibilidade de tentar aquelas tentativas rápidas de mate (pastor etc.) e ao mesmo tempo de seguir os 3 princípios? Ou as tentativas de mate rápidas podem colocar em risco a busca pelo domínio do centro, desenvolvimento de peças etc.? Grato.
+Vicious5id Desculpa a demora! Nas Aberturas, não devemos ser materialistas e nem gananciosos. À medida que você adquirir experiência, vai desenvolver esse feeling.
já joguei partidas assim na internet, onde a pessoa não desenvolveu bem as peças e tomou um mate igual a esse que deu. Resumindo mesmo que a pessoa tem um nível baixo no xadrez mais se ele desenvolve bem as peças complica muito jogar contra elas pq acaba frustando os lances do adversário e não entendo pq 16 pessoas deram negativo no seu vd depois de uma belíssima explicação!
Ótimo vídeo! mas eu jogo a4 e ganho na maioria das vezes.. :) obs: não há princípio estratégico ou "princípio" no xadrez.. pois se houvesse o xadrez já estaria resolvido há muito tempo (como é o caso da dama 8x8). ... Para os que estão iniciando, de fato, a dominação no centro é importante.. Mas para quem tem mais experiência no xadrez sabe que o centro é apenas um detalhe. O intuito do a4 nem sempre é desenvolver a Torre... Bobby Fischer podia fazer qualquer abertura que poderia vencer qualquer GM do mundo pois o mesmo tinha uma capacidade de calculo muito superior.
+PontoABC Obrigado! Os princípios existem e são amplamente conhecidos e seguidos até nas partidas do mais alto nível. Todas as aberturas tidas como jogáveis pela teoria giram em torno das 4 casas centrais. Mesmo que o primeiro lance seja 1.g3, a ideia é apontar o Bispo para o centro, desenvolvendo-se por g2.. 1.a4 e 1.h4 são até jogados em situações extremas como um "Bullet" (partida com ritmo de 1 minuto para cada jogador), mas nem o grande Fischer conseguiria ter resultados jogando assim. Tanto é que um de seus maiores investimentos para se tornar o que se tornou, foi um estudo aprofundado de aberturas. Muitas de suas variantes e ideias estratégicas são válidas até hoje. O Xadrez é uma selva, os princípios servem para orientar, e não para resolver o Xadrez. É verdade os princípios não servem de orientação em posições específicas, que são exceções. O Xadrez é em essência um complexo problema matemático, humanamente infinito. Os computadores usam a chamada força bruta, tentam calcular tudo até um certo ponto e, por mais fortes que estejam atualmente, estão longe de "zerar" o Xadrez. O que diferencia o ser humano do computador é que podemos pensar por cálculo concreto e também por princípios, que são avaliações abstratas de natureza estratégica. É possível ao ser humano, chegar a um lance instantaneamente, pensando por princípios, ou seja, leis gerais. É um assunto bem interessante. Valeu!
PontoABC Depende contra quem vc está jogando, eu jogando com uma menina lá da escola, se eu jogar A4 msm assim venço, mas não venço jogadores do msm nível q eu jogando A4, só se ele cometer bastantes erros ou eu fazer uma partida muito boa
+Rogério Oliveira Feio é um conceito muito relativo, concorda Rogério? Mais ou menos como no Xadrez, onde tudo é relativo. Mas a versão atual é a dos vídeos mais recentes. E como está a sua evolução no Xadrez?
Eu estava cansado de perde pro meu sobrinho de 10 anos que começou a jogar um pouco mais de 1 mês , e eu achando que sabia jogar á mais de 12anos( mal eu sabia q eu nao sabia era de nada , ) entao um dia desses eu fuçando no pc dele resolvi olhar os historico da internet . foi ai que achei os seus videos ... ele assistiu todos seus videos , por isso em 1 mês ele tinha um nivel de jogo muito acima do meu .. ..
depois disso eu resolvi assistir seus videos , e hoje em dia ele não aguenta nem 10 min de jogo cmg , mt obrigado pelas suas dicas são boas mesmo .
Que legal seu depoimento, Nathan! Torço para que você e seu sobrinho continuem crescendo nesta rivalidade saudável! Antes de jogar meu primeiro torneio (com 16 anos, em 1980!), eu tinha uma disputa interminável com um primo meu. Eu perdia todas, mas esta experiência foi uma verdadeira escola para mim. Depois comecei a a ganhar dele, mas ele me serviu de parâmetro para medir minha evolução.
Kkkk
Kkk
Sobrinho Inteligente 😂😂😂
opressor kkkkk
Há muitos vídeos na Internet de pessoas que sabem jogar xadrez muito bem, mas não apresentam didática suficiente para transmitir o que sabem. Realmente não é o seu caso. Você transmite muito bem. Estou ainda na condição de quem não sabe de nada. Já assisti muitos vídeos, mas o seu foi o melhor. A partir do seu vídeo já posso iniciar meus treinamentos. Só posso agradecer e te mandar um grande abraço.
Parabéns ,minha primeira aula com vc e adorei ❤❤❤
Jogo Xadrez desde os meus 8 anos (Ou seja, 4 anos de experiência), de lá pra cá estudei bastante os critérios básicos do Xadrez, mas vendo sua vídeo-aula reparei que uma das minhas jogadas estavam erradas, e era uma das minhas principais, obg, ajudou muito. ^^
Thais Loiola Que legal! Fico feliz de ter ajudado!
Thais Loiola Podemos conversar sobre o jogo?
Melhor vídeo de abertura de xadrez que eu consegui achar na internet. Você foi bastante didático. Parabéns!
Valleu!
Muito show, assisti com meu filho de 5 anos, que aprendeu a jogar a 2 semanas, e agora toda hora me pede para jogar, deixando um pouco de lado o celular. Valeu Adriano, acho que já joguei uma vez com você, em Brasília. Sou Tiago Seixas, de Salvador, Abraço!
Obrigado. Só com aprendizado desses três princípios já melhorou muito meu incipiente xadrez.
Fico feliz que o vídeo tenha sido útil, Alexandre!
Adriano Valle não só foi útil, como revelador para mim, aprendi as regras do Grande Jogo quando era crianca, e sempre "brinquei" com amigos... mas agora aos 24 anos, e um fã de jogos de estrategia (computador e tabuleiro) estou lendo sobre o xadrez, e que LINDO O JOGO! Estou apaixonado! tantas aberturas, tantos títulos, e estudo de jogadas imortais de grande mestres! Adriano, vc contribuiu MUITO para a descoberta deste admirável mundo novo para mim (por mais que tenha sido acidentalmente que abri um de seus vídeos enquanto buscava o nome xadrez no youtube)! Agora sei o porque do título "O Grande Jogo"! Forte Abraço! E Obrigado!
Felipe Lacerda Fico feliz em ver alguém descobrindo esse universo fantástico que é o Xadrez! Continue mergulhando e no que eu puder colaborar, conte comigo! Grande abraço e obrigado pelo depoimento!
suas aulas são muito boas
Valleu, Luiz!
Legal, faz mais ou menos um mês que aprendi jogar xadrez e, naturalmente, sempre achei mais interessante sair com as peças do meio. Esse ensinamento só confirmou e reforçou ainda mais o que já estava fazendo. Que legal!
+Perkon Monteiro Como está o seu progresso no Xadrez?
Ultimamente tenho tido pouco tempo, mas sempre que tenho a oportunidade jogo com amigos que jogam a mais tempo que eu. Tenho agora uma noção maior de algumas jogadas e até comprei um tabuleiro p/ mim ! Abraço!
Excelente didática, parabéns pelo belo vídeo! Espero que continue com esse trabalho magnífico!!!
+Werner Lopes Obrigado, Werner! Novas séries estão sendo lançadas.
+Adriano Valle Oba!
+Adriano Valle estou no aguardo!
Ajudou muito a ensina os alunos jogar o xadrez muito obrigado!
Valeu, Tamyris!
Mestre Adriano..
obrigado....
Com esse vídeo ajudará e muito como eu!!
Um abraço
Show de bola. Aprendi a jogo xadrez a um bom tempo e agora estou retomando e suas dicas foram show. Valeu.
Eu sou um iniciante, seus vídeos são muito bons e esclarecedores, me ajudou muito a entender como funciona a abertura, sinceramente eu insistia em usar as torres e via como realmente era um iniciante, não faz sentido nem um, pra mim, usar ela no inicio era bom rsrsrs, obrigado meu amigo, parabéns pelo seu trabalho
Obrigado, Paulo! Depois de compreender alguns princípios você simplesmente não consegue deixar de observá-los durante a abertura. Um desenvolvimento mais natural das peças passa a ser algo automático em seu jogo.
Os seus vídeos são ótimos! Obrigada por compartilhar esse conhecimento conosco.
Agradeço sua visita e comentário, Noeme!
Excelente didática Mestre. Espero poder acompanhá-lo em mais vídeos. Abraços!
Obrigado, Dydimo! Virão mais vídeos. Abraços!
Ótima aula, muito bem feita e você explica muito bem.
Obrigado, Rogerio Henrique!
Eu e minha namorada começamos a aprender xadrez a uma semana, essa aula foi muito edificante para nós dois.
O senhor é um excelente professor.
Muito obrigado, Madson! Bem-vindos ao mundo do Xadrez!
Parabéns. Excelente aula.
muito boas suas dicas,elas me ajudaram em capeonatos
Que bom, João Pedro!
Muito bom, sou iniciante e tem pontos muito esclarecedores em seus vídeos.
+Allina Campos Valeu, continue estudando!
Gostei muitíssimo de sua vídeo aula, sou iniciante e me identifiquei com o esporte. Espero ansiosamente que faça um video, em especial um com táticas claras de xeque mate rápido e direto, pra que assim eu posso treinar com mais propriedade. Obrigado.
Rogerio Guimarães Obrigado pelo comentário, Rogerio. Se você está se referindo a aberturas que levem a um Mate certo, elas não existem. A batalha nas aberturas, quando bem jogadas por ambos os lados, é intensa e geralmente se busca uma pequena vantagem, que pode ser explorada no meio-jogo ou final. Para você que está começando, recomendo que veja muitas partidas, incluindo partidas antigas. Aos poucos vai perceber que tipo de aberturas mais combinam com sua personalidade. Existem algumas mais agressivas, outras mais calmas. Explore o site chessgames.com
Muito obrigado, Lilia! Seu aval é muito motivador! Abraços!
ótima aula, me deu até umas idéias, parabéns pelo canal.
melhor explicação que achei
Valeu, Cleber!
Muito obrigado pela aula. Valeu!
Muito obrigado!
muito bom essa aula, parabens
TheRodrovisk Batista Valeu!
Realmente eu não sei nada de xadrez. Muito obrigado amigo pelo vídeo!
+Rafael Morais Valeu!
Obrigado, Abrahão!
Aguarde os novos vídeos.
Um abraço!
Hoje dia 07/09/2020, vi vosso vídeo. Vou tentar aprender, mas acho que nos meus 70 anos, isso é quase impossível! Porém minha memória, está bem melhor! O que vc me orienta garoto? Grande abraço.
@Robinson Soares, você está jovem para o Xadrez! Meu pai começou com 70 anos e joga todos os dias até hoje com quase 90.
Estude por prazer, como se estivesse ouvindo música.
Ajudou para caramba! E eu errando do mesmo jeito, batendo na mesma tecla. Mas agora, vou testar essas dicas já já eu volto
não deu certo
Vou acompanhar seus videos. Pq jogo e sempre perco.
+Ismael Martins E aí, já sentiu melhoras em seu jogo?
parabéns excelente aula 😉
boa hein explicação e o audio tambem é excelente. gostei
Valeu, Rodolfo!
Ei eu ando no xadrez na minnha escola e vou ter torneio no dia 14 de abril
Sim Luis, o tempo determinado para a partida é uma regra importante. Não importa a posição ou quantidade de peças, se o tempo acabar, o jogador perde a partida. Hoje em dia é comum se jogar com bônus de alguns segundos a cada lance. Isto reduz bastante a possibilidade de se "perder pelo tempo".
Adriano, eu sei que na abertura bird, se as pretas jogam simetricamente f5, as brancas podem jogar e4 conhecido como gambito suiço ou gambito from jogado pelas brancas, tem como tamberm fazer um gambito danes de pretas, é possivel.
EXISTE UMA ESTRATÉGIA DE ATACAR AS LATERAIS, DAS LATERAIS PARA O CENTRO, COMO FOSSE UMA ARMADILHA? OBRIGADO PELA ATENÇÃO. ATT
Muito bom!!!
Valeu!
E o restante, seja o que Deus quiser! rsrs
Valeu mesmo a aula.
kkkkkkkkkkkk
Professor Adriano, parabéns pela didática e conhecimento na arte do xadrez. Comprei alguns livros de abertura, porém não consigo extrair conhecimento deles porque as partidas nestes livros estão prontas e como o xadrez é praticamente infinito não acontece tais aberturas quando jogo com menus adversários. Você tem obras escritas ou recomenda algumas para iniciantes?
Bom vídeo irmão!
Valeu, Pedro!
ajudou bastante
+Felipe Ferreira Que bom, Felipe!
Perfeito!
Valeu!
Gostaria de alguma dica para ganhar a rainha dos iniciantes que tentam me aplicar o MATE DO PASTOR. Defender eu já sei, mas gostaria de ganhar a rainha deles.
Guilherme, se você já consegue se defender bem do Mate Pastor e explorar a saída prematura da Dama já está ótimo. Você não poderá ganhar a Dama branca forçadamente, a não ser que seu adversário colabore ainda mais. O melhor que você tem a fazer é completar o seu desenvolvimento, rocar e atacar com todas as suas peças explorando o atraso do desenvolvimento das Brancas.
quero aprender xadrez me ensina, quais passos devo seguir para treinar eu jogo no site da flyordie, obrigado
Walney, meu conselho é: jogue bastante e veja partidas de mestres comentadas!
Obrigado!
Agradeço sua visita, Felipe!
Cara, eu não sou muito bom, mas eu ja sabia de tudo que você falou, mas pra quem não sabe bem, você ensina muito.
Valeu!
obg pelas dicas
mais um inscritos
Valeu, Erick!
Olá,o senhor pode me explicar o que é promoção? obrigado
+Renan Martins Desculpa a demora! Você deve ter aprendido bem esta regra, certo? Como está o seu progresso no Xadrez?
+Adriano Valle olá, aprendi sim, eu sei jogar desde criança, mas não lembrava dessa regra, só não tenho muito com quem jogar :(
Pode citar para mim algumas aberturas fáceis de aprender e aplicar, por favor?
Marcelo, se você tem pouca experiência, eu recomendo você iniciar de Brancas com 1.e4 e depois de 1...e5 jogar 2.Cf3 Cc6 3.Bc4 → é a Italiana ou Giuoco Piano. Mas você terá que enfrentar também as Semi-Abertas (todas as outras onde as Pretas não jogam 1...e5), por exemplo 1...c5 → Siciliana, 1...e6 → Francesa, 1...c6 → Caro-Kann, etc
De Pretas recomendo você investir em 1...e5 contra 1.e4.
E contra 1.d4, jogar d5. Depois de 2.c4 você pode optar pela Defesa Eslava 2...c6. É sólida e fácil de ser aplicada.
São apenas algumas ideias. Existem muitas possibilidades e para se formar um repertório é preciso ver muitas partidas de grandes jogadores e testar bastante para ir aos poucos conhecendo suas preferências.
Outro ponto importante é você não pensar em decorar linhas, mas sim, compreender as ideias por trás dos lances.
É um tema bastante amplo e se você quiser ir fundo na formação de um repertório, recomendo o curso Jogue Melhor as Aberturas, que está em academia.xadrezvalle.com.br
Otimo video
+CLAUDIO UCHOA Valeu!
Qual é esse programinha de tabuleiro?
ChessBase, Alexandre. No vídeo eu capturei só o tabuleiro. O programa tem uma versão gratuita, o ChessBase Reader. Site oficial: chessbase.com
Adriano, o melhor lançe no lugar de c3 para depois jogar d4 com a intençao de tomar o bispo, nao é jogar 0-0, ja que depois de c3 se as negras resolve tomar o peao de f2 o rei vai ser obrigado a mover ou capiturar o bispo perdendo o roque. ah e outra coisa descobri o seu canal ontem conheço um pouco sobre abertura mas, nao sou tao bom apenas sei um pouco.
Obrigado pela participação, Shezttehr!
Adriano, parabéns pela intenção de colaborar no ensino do xadrez.
Vc poderia me dizer como é utilizado o relógio no jogo. Ex: quando termina o tempo do relógio e vc não conseguiu fazer todos os lances, vc perde? mesmo estando melhor na partida? Obrigado
Tem alguma abertura que o sr. recomenda para iniciantes ?
+Davidson Guedes Vou falar muito desse tema na nova série Explorando Aberturas.
Adriano Valle mestre vai ter algum curso ''Jogue melhor o meio jogo'' ? pra completar a coleção, queria perguntar algumas coisas sobre os cursos já existentes tb
+Davidson Guedes Sim, vou lançar em breve o "Jogue Melhor o Meio-Jogo" para completar a trilogia.
Pode perguntar...
Adriano Valle queria saber se eu comprar os dois de uma vez o finais e aberturas o curso ficará disponível por 120 dias ou 60 mesmo
+Davidson Guedes O prazo de 60 dias é apenas ao acesso da plataforma. Mas todo o curso fica permanentemente com você, podendo até abrir os videos sem depender da internet.
Olá Adriano, é possível uma pessoa com mais de 40 anos de idade iniciar no xadrez e tendo uma rotina de estudo e treino, conseguir bons resultados em competições? Ou é aquilo que todo mundo fala: "era bom se você tivesse iniciado quando era criança". Mas no meu caso não foi possível e tomei gosto pela coisa agora depois de "velho" kkkkkkk obrigado e seus vídeos são excelentes !!!
Olá, Cezar! Obrigado por prestigiar o Canal! Perfeitamente possível, no Xadrez estamos todos aprendendo, do principiante ao Campeão Mundial, sempre há algo mais a aprender. Os níveis de competições variam, pode ser um torneio caseiro, um torneio no clube, um torneio estadual, nacional, etc. Mas sempre você pode e deve almejar melhores resultados, pois essa é a medida de seu aprendizado. E mesmo para quem tem o Xadrez como uma atividade não competitiva, semelhante a ouvir música ou ler um livro, o aprendizado contínuo também estará presente e permitirá que ele obtenha cada vez mais prazer com o estudo do Xadrez. Depois que entramos no universo do Xadrez só há um caminho a seguir, para a frente, buscando sempre aprender um pouco mais a cada dia!
Adriano Valle Obrigado Adriano, continuarei meus estudos e treinos, agora mais tranquilo, pois se a "cabeça" está boa, a idade é só um detalhe, abraços e obrigado.
cezar2554
Só para citar um exemplo...meu pai aprendeu aos 70 anos, hoje está com 83 e praticando todos os dias e sempre aprendendo. Ele é um dos meus alunos nos cursos. Um abraço e bons estudos!
legal seu video, queria jogar contra vc no chesscube, pode ser?
Caro Adriano, uma pergunta rápida: existe a possibilidade de tentar aquelas tentativas rápidas de mate (pastor etc.) e ao mesmo tempo de seguir os 3 princípios? Ou as tentativas de mate rápidas podem colocar em risco a busca pelo domínio do centro, desenvolvimento de peças etc.? Grato.
+Vicious5id
Desculpa a demora! Nas Aberturas, não devemos ser materialistas e nem gananciosos. À medida que você adquirir experiência, vai desenvolver esse feeling.
cara vc pode mandar outro video prq e se a pessoa nao fizer isso com as pretas ;;;___________
já joguei partidas assim na internet, onde a pessoa não desenvolveu bem as peças e tomou um mate igual a esse que deu. Resumindo mesmo que a pessoa tem um nível baixo no xadrez mais se ele desenvolve bem as peças complica muito jogar contra elas pq acaba frustando os lances do adversário e não entendo pq 16 pessoas deram negativo no seu vd depois de uma belíssima explicação!
Leonardo Pires Valeu, Leonardo! E esses princípios valem do principiante ao Campeão Mundial.
Qual o nome desse software?
+Marcelo de Assis O programa que uso é o ChessBase. Nesse vídeo usei o ChessBase Reader, que é gratuito.
quando se joga com as pretas a estrategia muda ?
+rei do rock Os princípios valem também para as Pretas.
Esse pião parece um míssil, o cavalo parece um pato, o bispo parece uma caneta tinteiro e a torre parece uma usina nuclear
eu tinha um tabuleiro de xadrez de vidro mt bonito, mas vamos dizer q ele n quis ficar inteiro na epoca em q eu n sabia jogar
Esses tabuleiros de vidro são bem bonitos, André. Recomendo que você adquira um tabuleiro com peças de madeira ou sintéticos para treinar e jogar!
ja comprei um de madeira, o de vidro faz tempo que se quebrou, madeira e bem melhor
Legal.
Valeu pela visita, Luiz Paulo!
porque você chama a rainha de dama? 😕
começo sempre com peao e4 cavalo b3 peao da dama e5 cavalo c3 e uma boa abertura ou ruim
Não é o correto sair logo com a torre, mas no seu primeiro exemplo eu eliminaria o segundo peão e daria um xeque.
Acho que você está confundindo a Dama com o Rei...
@@AdrianoValle Vixe, acho então que confundi mesmo. Valeu pela dica.
Ótimo vídeo! mas eu jogo a4 e ganho na maioria das vezes.. :) obs: não há princípio estratégico ou "princípio" no xadrez.. pois se houvesse o xadrez já estaria resolvido há muito tempo (como é o caso da dama 8x8). ... Para os que estão iniciando, de fato, a dominação no centro é importante.. Mas para quem tem mais experiência no xadrez sabe que o centro é apenas um detalhe. O intuito do a4 nem sempre é desenvolver a Torre... Bobby Fischer podia fazer qualquer abertura que poderia vencer qualquer GM do mundo pois o mesmo tinha uma capacidade de calculo muito superior.
+PontoABC Obrigado!
Os princípios existem e são amplamente conhecidos e seguidos até nas partidas do mais alto nível. Todas as aberturas tidas como jogáveis pela teoria giram em torno das 4 casas centrais. Mesmo que o primeiro lance seja 1.g3, a ideia é apontar o Bispo para o centro, desenvolvendo-se por g2..
1.a4 e 1.h4 são até jogados em situações extremas como um "Bullet" (partida com ritmo de 1 minuto para cada jogador), mas nem o grande Fischer conseguiria ter resultados jogando assim. Tanto é que um de seus maiores investimentos para se tornar o que se tornou, foi um estudo aprofundado de aberturas. Muitas de suas variantes e ideias estratégicas são válidas até hoje.
O Xadrez é uma selva, os princípios servem para orientar, e não para resolver o Xadrez. É verdade os princípios não servem de orientação em posições específicas, que são exceções. O Xadrez é em essência um complexo problema matemático, humanamente infinito. Os computadores usam a chamada força bruta, tentam calcular tudo até um certo ponto e, por mais fortes que estejam atualmente, estão longe de "zerar" o Xadrez.
O que diferencia o ser humano do computador é que podemos pensar por cálculo concreto e também por princípios, que são avaliações abstratas de natureza estratégica.
É possível ao ser humano, chegar a um lance instantaneamente, pensando por princípios, ou seja, leis gerais.
É um assunto bem interessante. Valeu!
+Adriano Valle eu jogo jogos de mais de 1 minuto com a4 e venço. :D
+Adriano Valle concordo com vc grande mestre!
Depende de "contra quem" você está jogando, meu caro.
PontoABC Depende contra quem vc está jogando, eu jogando com uma menina lá da escola, se eu jogar A4 msm assim venço, mas não venço jogadores do msm nível q eu jogando A4, só se ele cometer bastantes erros ou eu fazer uma partida muito boa
muito legal, ja estou inscrito no canal, porem esse tabuleiro que usa é muito feio.
obrigado pelas dicas
+Rogério Oliveira Feio é um conceito muito relativo, concorda Rogério? Mais ou menos como no Xadrez, onde tudo é relativo.
Mas a versão atual é a dos vídeos mais recentes.
E como está a sua evolução no Xadrez?
+Adriano Valle To devagar mestre, só acompanho seu videos e jogo online , mas vou voltar a treinar.
obrigado por ter respondido.
Um grande abraço
Moço pf fala mais rapido!! Ta mt devagaaaarrr