Você sendo psicológico nunca percebeu algumas características que chamassem atenção? Ou que fugissem do esperado? (Pelo vídeo da a entender que vocês se conhecem desde a faculdade, bastante tempo) Parabéns pelo canal, muito bom os relatos e dicas.
Sim. Ele sempre comentou que me achava diferente. É que ficou fora desse vídeo, mas eu contei na live que ele ficou interessado em mim, desde o início, por eu ser diferente, esquisita e única. Ele sempre me falava que me enxergava em várias aulas da faculdade (ansiedade, depressão, TOC e outros transtornos).
Gente, todas as características da Tata eu tb tenho. Já tive o diagnóstico de autismo no ano passado, aos 42 anos, por uma psicóloga, depois que a minha sobrinha teve. Imagine o tanto que sofri a vida toda sempre ouvindo que era esquisita sem saber que era autismo. Sempre tive hiperfoco em mapas e idiomas, tanto que ja aprendi espanhol e inglês sozinha. Odeio vento na cara, ar condicionado muito forte...e procrastino muito as tarefas de casa. Odeio que me apertem, mas amo apertar e beijar minhas gatas de estimação. Sofro muito ao receber visitas porque não sei ficar fazendo sala.
Minha filha está fazendo tratamento psicólogico e psiquiatra mas ainda não chegaram a um diagnóstico. Demora quanto tempo pra chegar a um diagnóstico. Ela tem 16 anos. Me ajudam por favor. Eu sofro com essa situação. Ela vai mal na escola.
Eu preciso descobrir o que tenho! Porque não consigo socializar com ninguém até tento mais quando a pessoa começa grudar em mim . Tipo frequentar minha casa querer conversar demais querer atenção. aí
Putz, quando eu dava aula era uma baita ressaca! E agora no meu trabalho, quando tem muito barulho, ocorre o mesmo. E quando vou a algum lugar com som alto ou muita gente falando, e alguém puxa conversa...affff cansa pra caramba hein!
Eu sou cientista e sempre que vou para congressos e simpósios minha bateria social literalmente acaba. Depois do terceiro dia de evento eu já to tão tão esgotada q não consigo mais quase falar com ninguém
Quando descobrimos o autismo depois de adulto (descobri observando minha filha também autista) nós entendemos o porquê de muitas coisas e nos entendemos melhor.
Eu também, me idenfiqiei com a minha filha, somos parecidas, então a ficha caiu tbm sou autista. Sabe naquele momento eu chorei por mim tudo fez sentido, quanto a minha filha estou aplicando ABA e correndo atrás do tempo. Ela não vai ter o choro não ter sido acolhida e compreendidas isso não.
Eu sou assim Gosto de ficar sozinha Não gosto de nada fora do lugar Quando tenho que viajar e ir em alguma festa , eu fico com anciedade, gosto de ficar no quarto… Até hoje eu quero saber o que eu tenho . Sou muito criticada pela família e amigos, eles dizem que sou extrovertida e ao mesmo tempo doida , mas entro e saio em qualquer lugar . Sou muito falante , comunicativa
Conheci o seu canal há 1 semana. Sempre me senti diferente, tenho 45 anos, tudo o que você tem eu tenho. Nunca pensei que fosse autismo. Sempre achei que fosse tímida, mas agora tenho certeza que sou autista. Vou marcar psiquiatra, ela falou que eu tenho depressão. Pode até ter, mas tudo em consequência do autismo nunca diagnosticado.
Eu sou exatamente assim, mas aprendi a conviver e a ultrapassar muitas dessas características. Uma delas é que quando conheço um grupo novo de amigos, eu não consigo conversar com ninguém, fico atenta pra aprender qual a melhor maneira de me comportar pq eu demoro pra ler as pessoas e os códigos sociais não verbais
Estou chocada porque muitas das coisas que vocês falaram no vídeo sobre autismo eu tenho, essa dificuldade de olhar nos olhos das pessoas, principalmente do sexo masculino, de trabalhar em ambientes externos e ter que se comunicar cara a cara com as pessoas, dificuldade quando tenho que aguardar uma visita como vocês comentaram ali da visita técnica, a distração enorme quando o assunto não é do meu interesse, só na questão de dirigir carro que foi comentado em outro vídeo, isso eu não tenho, sempre dirigi bem e sem medo. Mas é reconfortante ao mesmo tempo saber essas informações porque ainda dá tempo de me informar mais e ir atrás de um diagnóstico preciso. Obrigado pelo vídeo e pelo tempo tirado para criar esse material incrível.
Eu tô chorando vendo os vídeos de vocês. Apareceu por acaso na reprodução automática. Aí eu parei tudo quando comecei a ouvir coisas q eu tenho. Eu tenho exatamente TODOS os sintomas.
Ser autista agora e epidemia Agora devido a ciência, estão descobrindo o que eu descobri só em 1985 com 36 anos de idade Além dessa tortura mental que ser autista e não saber Eu sentia problemas estomacais, enxaqueca , labirintite Dores no corpo, e crises de ansiedade Diziam que eu tinha TAG, depressão e me entupi de remédios que pouco efeito fazia Até quando um psiquiatra descobriu que eu tinha ,2 filhos autistas E que me deram um diagnóstico pouco conhecido Eu tenho síndrome de Asperger Chorei muito Por mim e pelo meus filhos por não ter percebido o que para mim era natural Mas para os outros nós era diferente
Meu marido é autista eu sou neuro típica eu entendo ele pois sou muito paciente e leio muito sobre autismo temos um filho autista que o problema sensorial em receber carinho na cabeça , então eu fui fazendo carinho aos pouquinhos só em uma parte da cabecinha fui insistindo até que ele conseguiu superar. Hoje ele adora. Meu filho tem sensibilidade a barulho,a luz..
Já vi muitas coisas no google no UA-cam quase tudo eu me identifico, mas meus pais não liga ja falei pra me levarem pra fazer o diagnóstico mas eles n leva, muitas pessoas também ja perguntou se eu era autista por conta do meu comportamento e meus pais disseram que não, unica solução é esperar eu crescer e ir sozinha🤷♀️
Sensacional, eu já me questionava se era ou não autista mas após assistir esse vídeo tenho certeza, vou somente buscar ajuda de um profissional para um possível diagnóstico. Sou mãe de uma adolescente autista e aos poucos fui me identificando com algumas características. Sou psicóloga, e trabalho diretamente com criança e adolescentes com TEA e isso foi muito importante pra que me descobrisse autista e entendesse pq tantas coisas pra mim eram sempre mais difícil, principalmente as questões sócias porém tenho muitas sensoriais também
😪 90% das características que vocês falaram me vi ali. Conheci o canal de vocês pelo fato do meu sobrinho ser autista( descobrimos a pouco tempo). Mas estou surpresa comigo. Hoje estou entendendo pq com o tempo percebi que não gostava de ser e fazer o que todos da minha idade tinham em comum, até tentei mas via que me achavam diferente e hoje adulta vejo que realmente estavam certo. Uma pena esse assunto na minha época não era pautado. Me sinto bastante prejudicada em todos os ramos da minha vida.
Sobre a procrastinação e o perfeccionista, isso vejo muito em mim mas só percebi a pouco tempo e depois de adulta. Quando comecei a ter que arrumar meu quarto sozinha. Minha mãe sempre arrumava e chegou um momento que eu comecei a me incomodar. Mas ela ficou um não fora de casa, morando com meu irmão. Nessa época era só eu. Fora o cansaço do trabalho, eu também ficava exausta toda vez que tentava arrumar. Se fosse por exemplo para lavar o banheiro era tranquilo pois é uma tarefa simples e de fácil execução: Joga sabão, água, esfrega, água sanitária, enxagua e pronto. O quarto não, (isso porque minhas coisas de estudar ficavam nele e cosméticos também) tinha que dobrar e pendurar roupas, e elas precisam estar em uma organização lógica, por tipo e cor, sapatos, bijuterias, os livros, papéis, canetas e lápis,... e depois disso ainda limpar. Até hoje ainda não consigo e fico exausta quando tento (e não termino) e pior é quando mudo de casa, o que faço com frequência, uma vez a cada 2... 3 anos... Me mudei há 6 meses e ainda não está tudo arrumado como deveria. E ficar na casa assim também me causa muito estresse e cansaço.
Eu já desconfiava, mas'agora tenho certeza q sou autista, já sou da terceira idade, e sempre achei estranho as pessoas não conseguirem ficar sozinhas, precisar sempre estar com alguém. Eu pelo contrário, gosto de fazer td sózinha, desde pequena, nunca gostei de depender de ninguém, e não sinto necessidade nenhuma da presença de outras pessoas, a não ser de meus filhos...detesto ir na casa dos outros, prefiro passear ao ar livre, não tenho paciência pra ouvir conversas fiada, estórias q as pessoas contam , enfim depois de velha descobri, sou autista kkkkkk
No caso da depência, é normal um autista adulto depender de outra pessoa. Eu por exemplo, não consigo preencher formulários sozinha, não consigo andar na rua sem me perder (sempre uso o google maps), não consigo falar no telefone (eu preciso ver a boca da pessoa se movendo para entender o que a pessoa está falando. Quem está no espectro, na verdade, acaba se classificando em algum grau 1, 2 ou 3. Os graus têm a ver com dependência. Eu estou no grau 1 de dependência, porque consigo fazer a maior parte das coisas sozinha. Mas no fundo no fundo, todo mundo depende de alguém para alguma coisa, não é mesmo? rsss Beijão
É vdd família tagarela, no fundo sempre precisamos de alguém, acho q o meu problema é mais pra socializar, inclusive sempre sou taxada de anti-social, mas...fazer o quê né? É meu jeito de ser.
Oi Thata, obrigada pelos seus relatos, assistindo esse video eu tive certeza que tb sou autista, ja vinha pensando nessa possibilidade, mas como eu só achava informaçoes sobre meninos e homens eu acabava achando que não era, depois q assisti esse video eu fui atras de diagnostico e recebi a confirmação, aos 38 anos de idade.... Agora estou me entendendo bem melhor, grata queridos pelo canal que ajuda tanta gente! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🌷
Acho que vcs entendem sim do assunto e ajudam muitas pessoas . Já assisti outros vídeos nunca vi vc dessa maneira . Colocou de mais na sua casa . Espere que fique bem para cuidar dos seus filhos.
Eu me enquadro em muitos das características citadas, mas não tenho a dificuldade de comunicação. Sempre tive muita habilidade em descrever padrões faciais e de personalidade das pessoas, muito mais que qualquer pessoa que conheço. Acho que esse é meu hiperfoco, na verdade. Por isso quero cursar psicologia. É possível ter hiperfoco nessas relações humanas?
Pessoal procurem pesquisar os sintomas em mais de um lugar, justamente por ser um espectro o autismo pode se manifestar de forma diferente em várias pessoas. Sim, é possível sim ter um hiperfoco em relações humanas, eu tenho e estou dentro do espectro autista.
Olá, primeiramente quero agradecer pelo canal, tem ajudado muito, tenho filhos gêmeos os dois autista com graus diferentes um do outro, seus vídeos tem mim ajudado muito, obrigado! Fiquem com Deus.
Fui Diagnosticada recentemente como Autista e vendo o vídeo me identifiquei mesmo. Realmente não tenho dúvidas que sou mesmo Autista. Embora hoje tenho uma adaptação boa em relação as demais pessoas mas só eu sei as dificuldades internas que tenho e as lutas que enfrento
Oi Talita. Se quiser, eu tenho um grupo de autistas adultos no whats app. Me procura no inbox do Instagram que te passo o link. La nós sempre trocamos experiências que a maioria passa. Então lá você não vai se sentir sozinha.
Sabe, eu tb sofri horrores a minha vida toda sem saber. O que mais me incomodava era ter que ficar fazendo sala pras visitas, eu ficava um pouquinho mas o assunto acabava e simplesmente eu queria sair dali, mas fingia. Agora não mais!
Amo os vídeos de vocês. Comecei a assistir há alguns anos qdo eu cuidei de um bebê que é autista (e foi eu que dei o alerta aos pais dele). A partir de então não parei mais de ver vídeos sobre isso. Pq gosto mto de aprender cada vez mais. Porém, recentemente percebi que meu esposo tbm é autista. E então venho procurando vídeos sobre autismo em adulto. É tão difícil qdo a pessoa não aceita que é "diferente". Isso torna tudo mais complicado. Sofre ele e sofre quem convive com ele. Suspeito que minha filha mais velha tbm seja. E quanto a mim...bem...tbm não sou normal. As vezes penso que sou border. Mas até dei uma melhorada pra conseguir aguentar o tranco e dar conta de tudo e de todos por aqui. 😘
Comecei a buscar sobre o autismo por perceber atitudes diferentes da minha filha, ela recém completou 2 anos... Quero passar ela com um profissional para entender o que acontece e ter um diagnóstico preciso... Estou acompanhando vcs tem 1 mês, gosto bastante do conteúdo e da maneira humana que vcs falam sobre o assunto. Até então eu buscava somente sobre autismo em bebês e crianças... Mas hoje este vídeo me acendeu um alerta... Me identifiquei com muitas características mencionadas e temo estar também dentro do espectro.... Obrigada por compartilhar suas experiências, Deus abençoe
Bom dia! Meu filho é autista, percebi que temos algumas características, ex: ficamos sem jeito para tirar fotos, nos desconectamos de uma conversa, nossos olhares ficam perdidos, entre outros. Uma psicóloga ( amiga) acredita que eu tenha Tdah, mas eu não me acho hiperativa. Tenho problema com concentração, isso tem me deixado muito triste. Pq tento estudar e não consigo ter estímulo, só procrastino. 😔😔😔😔 Vou marcar uma consulta com o neurologista. Espero que essa consulta me traga novos horizontes.
Eu tenho muitas características que as pessoas que já são diagnosticadas como autistas leves têm. Muitas características mesmo. Aí eu fui num psicólogo na rede pública aqui da minha cidade, e pelo simples fato de eu falar bem, pensar bem e ser "muito" lógico nos meus argumentos, ele, o psicólogo, disse que eu não tenho chance alguma de ser autista. Mas eu tenho muitas características de uma pessoa autista leve. Aí eu lembrei que a grande maioria dos psicólogos, psiquiatras... Não tem expertise alguma para identificar adultos com autismo leve. Infelizmente. Eu quero muito me consultar com profissionais que saibam me identificar. O problema é que eu não acho profissionais desse tipo aqui na minha cidade e também não tenho dinheiro suficiente para a infinidade de consultas que serão necessárias até o diagnóstico. Mas uma hora eu vou conseguir essa minha avaliação! Pois uma barreira que muitos relutam em transpassar eu já passei. Já me aceitei do jeito que eu sou e isso me traz muita tranquilidade se comparado ao tempo quando eu só me sentia diferente de todo mundo.
Vocês poderiam falar sobre o diagnostico de Autismo com comodidade TDAH? Pq eu me identifico muito com o autismo, mas me identifico muito com o TDAH, eu sou diagnosticada com TDAH.
Oi Nayane, alguns sinais de tea e TDAH são parecidos mesmos. Temos um vídeo sobre isso aqui no canal onde eu falo sobre isso. Vou deixar o link aqui para você, espero que ajude. Caso não seja o que procura, por favor deixe nos comentários para gente.🙂 ua-cam.com/video/RMH88fBUmOg/v-deo.html
Eu assisti vídeo sobre autismo em adulto e não consegui ver muitos sinais em mim eu quando criança tinha alguns. Porém agora aqui redirecionado estou vendo mais semelhanças
Bem provável, pois, eu descobri ano passado aos 42, depois da minha sobrinha receber o diagnóstico. Como meu irmão e minha mãe sempre me comparava com ela em tudo, passei a desconfiar e comecei a investigar.
Olá, boa noite, sou autista, tenho 13 anos. Já ganhei 3 medalha. Uma de ouro em uma feira de ciências de uma universidade regional famoso, a segunda melhor do meu estado. Já ganhei uma medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia. E ganhei outra na olimpíada de matemática Brasileira. Tenho hiperfocos em ciências e matemática. Compartilhando com vocês, querida família deste canal, pois creio que o Erik e a Mia teram muito sucesso! E que nada nos impede por ser diferentes! Boa noite.
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH Obigado! A primeira dica que eu deixaria é: ler bastante, além de acrescentar nosso vocabulário nos guia para nos interagir. A segunda é: não tirar as esterotipias, ela ajudam bastante a se manter calmo, principalmente em ambientes com mais de 3 pessoas desconhecidas. A próxima( terceira) : Estudar todos os dias, encaixar no mínimo 3 horas de estudos na nossa rotina diária( marcas as horas de estudo certinhas e cumpri-las, pois se não compro- as fico bem ansioso) e no máximo 4 horas por dia. A próxima dica que dou ( quarta) : serve bastar para se acalmar em quebras de rotinas e muitos estímulos ( os que mais me incomodam são sons) que é criar um envelope da calma, nele colocar um envelope com brinquedos que te acalmam, eu gosto de colocar bexigas e as ficar apertando suavemente sem presença de fótons atificias ou natural para me recompor , também serve com outros brinquedos como um boneco, para ficar brincando de mover as articulações as observando até acalmar. E no envelope da calma também ter mensagens lógicas dizendo: pense lógico, você não pode voltar o tempo ( não ainda em 2021) e concertar sua rotina, mas pode impedir que aconteça de novo. Estas são as dicas😊.
Eu acho que tenho ,minha filha tem descobri em abril,aí através dela venho vendo algumas coisas que somos parecidas,e pelo que eu venho avaliando na minha época de escola,depois que resolver as coisas da minha filha eu vou resolver as minhas,eu tbem fico incomodada em ficar de mãos dadas com meu esposo rs
Tenho um filho autista recebi o diagnóstico ele já tinha 12 anos no começo foi muito difícil mas estou conseguindo lhe dar com a situação estou gostando muito do canal
Há algum tempo desconfio deste diagnóstico tardio em mim, esse vídeo me deu quase a certeza. Mas acho que seria perca de tempo ir a um profissional já que não mudaria muita coisa na minha vida prática, já que estou adaptada ao meu ambiente e não quero retomar a minha vida profissional porque nunca foi fácil me habituar nos ambientes de trabalho. Sempre tive dificuldade de socialização e prefiro ficar quieta, sozinha e em ambientes silenciosos.
Mas a ajuda especializada pode te dar ferramentas para quando foi inevitável passar por essas situações que te desorganizam (barulho, muitas pessoas, etc). mesmo que o diagnóstico em si não signifique muito pra você, as terapias podem te agregar bastante, viu?
Conteúdo maravilhoso, me identifiquei em muitos, sempre me achei um pouco introvertida, dentre outros aspectos, mas sempre atribuía isso ao abuso que sofri aos 7 anos de idade, tem relação tbm não é?
não tenho diagnóstico de autismo, ainda não passei no neuropsicológica, conheço 2 pessoas autista adultas, ela vive falando que eu tenho sinais de autismo. eu me vi nesse vídeo, eu tenho muita sensibilidade auditiva, ofato, e hiper foco, não gosto de contato de desconhecidos. já vi pessoas chorando na minha frente não ofereço abraço, isso me deixa extremamente desconfortável, tenho muita queimação nos ombros, me irrito fácil, e tenho uma rotina p/ fazer as coisas. eu e minha prima, um colega a gente tinha combinado de sair. ele chegou na nossa casa . eu disse vou no banheiro fazer número 1 . minha prima disse ela tem um ritual p/ sair de casa . aquilo acendeu uma lâmpada no meu cérebro. eu sempre vou 2 vezes no banheiro antes de sair de casa. faço sempre esse ritual. não gosto que mude as coisas de lugar. no trabalho a faxineira fazia isso com minha sala. eu me sentia extremamente desconfortável, tinha que arrumar tudo no lugar original. atualmente saí do emprego pq tive uma crise muito forte, por causa de excesso de produtos com cheiros, excesso de barulho, excesso de som. eu ficava de máscara, tampão de ouvido o tempo todo. + mesmo assim quando eu chegava em casa a sensação que eu tinha q um carro tinha passado por mim. eu escrevo todo um senário na minha cabeça. vou economizar p/ ter dinheiro de fazer o neuropsicológico. eu sempre tive essas coisas só que está piorando. na minha cabeça eu só era esquisita. e sou muito perfeccionista no meu trabalho, ou ponto de ficar irritada quando alguém tira meu foco.
Nossa, é como se vocês estivessem falando sobre o meu dia a dia, minha vida. Não tenho diagnóstico. Estou em busca de ajuda profissional. Muito difícil encontrar ajuda, avaliação. Tenho 42 anos.
Oi Helia, fique à vontade para tirar suas dúvidas aqui e boa sorte na sua busca. O caminho da autodescoberta tem algumas pedras, mas vale a pena. Sinta-se abraçada, você não esta sozinha!
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH Muito obrigada⚘⚘ Não esperava que seria respondida. Fiquei realmente feliz. Nunca confio em alguém pra conversar. Me expor
Eu falo de mais olho de mais nos olhos das pessoas raramente sinto a invasão. Mais já acordou e era um choque pro meus olhos e pro meu pescoço. Pois eu virava de uma vez, e sem me dá conta e ficava sentindo o pescoço com o tranco inesperado e dor dos olhos como se tivesse entrado pelos meus olhos. Cada caso é um caso, ainda tem muitos estudos por isso msm.
Meu diagnóstico só foi confirmado bem recentemente. Não gosto de dirigir tb. Já bati num carro da frente parado no semáforo por ter me desligado. O Uber me foi uma libertação.
Nessa história de ficar o olhar, eu sempre tive pânico de dançar, com medo de ter que interagir comeu par através do olhar. Cenas de casais dançando olho-no-olho já me deixam extremamente desconfortável. Imagina fazer isso?
Essas características tenho, sempre me senti diferente desde criança,me incomoda algumas coisas, principalmente se alguma gola encosta no meu pescoço, não gosto que alguém fique mechendo na minha orelha, não gosto de olhar nos olhos de alguém e etc, nunca fui diagnóstificada.
Mesmo sendo autistas, quando temos filhos autistas nossos problemas parecem ser bem menores, pois somos adultos, conseguimos chegar até aqui . Nos conhecendo melhor e até através dos nossos filhos, isso ajuda a entender o que precisa ser feito, mesmo que intuitivamente, sobre a necessidade de ter meios de se acalmar , de se comunicar sem jogar tudo pra fora. Acalmar, parar e pensar antes de explodir, pra mim essa é uma das características mais difíceis que enfrentamos aqui em casa.
Eu me enxerguei em quase todos os esteriótipos, e também vejo no meu filho, já briguei com a família, já levei meu filho para neuro, psicólogo e até T.O mas ninguém nota nada. Estou ficando exausta, sei que o plano de saúde não explora a fundo, mas não sei mais onde correr atrás para buscar um diagnóstico.
Quando os traços são mais sutis, é especialmente difícil encontrar profissionais capacitados para uma avaliação. Como o autismo tem o fator genético representando grande influência, é bastante comum que mais de um membro da mesma família apresente os sinais, o que acaba sendo também um alerta. Muitas famílias possuem essa dificuldade com o convênio e acabam buscando profissionais na rede privada ou no SUS. Um forma de procurar ajuda também é buscando uma rede de mães atípicas na cidade que você mora e perguntar por profissionais de referências para elas. Desejo boa sorte em seu processo e que a resposta que vocês procuram chegue logo!
Eu congrego em uma igreja que tem 500 membros eu me sinto mal de sentar na frente porque daí muita gente fica me olhando e por causa disso não me sinto a vontade é difícil até para se mexer eu fico nervosa e acontece alguns movimentos estranhos no meu corpo quando estou exposta quem senta perto de mim até se assusta , eu tenho vários sintomas de Autismo . Eu tenho dificuldade de sair sozinha sou muito distraída agora vou tomar mais cuidado .
Eu faço muitas coisa que a Tata faz, mecher no cabelo na orelha no colar, cutucar o canto da unha, não consigo trabalhar porque não me dou bem com o meio social, não suporto estar entre muita gente.
Eu tenho muitas dessas características que foram situadas, até o vento do ventilador mas, ainda não fui diagnosticada, estou no processo. Tenho alergia alimentar, não suporto barulho, luz forte. Meu irmão sempre perguntava porque eu fazia as coisas no escuro, eu nunca soube responder. Tenho hiper foco em livros.
Acompanho vocês a algum tempo, tenho 41 anos, e estou conseguindo me entender melhor, tenho quase todas as características de um autista adulto, mas a pergunta é: pq preciso de um diagnóstico?
Miria, estou montando um vídeo para falar sobre esse assunto. A reposta parece ser simples mas é um pouco mais complexa. Desde o momento que eu tive certeza de que era autista para o momento que eu recebi o diagnóstico foram 2 anos. Nesse período muita coisa se passou na minha cabeça. Fazer parte de um grupo de autistas adultos no Facebook me ajudou muito. Mas dando um resumo para você: tem a ver com aceitação.
E é bom poder dizer a seus familiares e amigos que vc é autista. Depois que confirmei e falei pro meu esposo, pra minha família, todos passaram a entender muitas coisas, alguns pediram até desculpas pra mim... Eu nao preciso mais ficar fingindo que gosto de festas e tal, posso sair a hora que tiver com vontade e ninguém vai mais achar estranho.
Tenho 40 anos e relembrando a infância e adolescência e hj, assistindo aos vídeos sobre autismo nas mulheres, vejo que tenho mts das características do espectro. Sempre fui vista como esquisita, mas nunca diagnosticada. Gostaria de saber se na minha idade ainda existe possibilidade de algum diagnóstico.
Faz algum tempo que venho pensando em procurar um especialista, pois tenho várias das características citadas e outras que vi outras mulheres com autismo relatar, mas tenho medo que me deem um diagnóstico errado.
Primeiro, o diagnóstico de autismo do Eric e a suspeita da Mia (que se confirmou esse ano). A Thata via muitas semelhanças com a Mia e decidiu investigar.
Sempre dificuldade de flertar na minha adolescência. Não sabia conversar, como me comportar. Era tão insegura, que enquanto algumas colegas já tinham relações íntimas aos 14 anos, fui dar meu primeiro beijo aos 16 anos. Me casei aos 30 anos, com um rapaz de 20. Os caras da minha idade sempre me ignoravam. Esse moço que me casei foi meu primeiro e único namorado. É mole? Comecei a namorar sério aos 29 anos. Achava que nem ia casar.
Hoje você ainda apresenta algum dificuldade nas interações sociais? Você logo ali também comentou de comportamentos restritivos, né? Às vezes procurar uma ajuda terapeutica para você pode te ajudar!
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH Sim, até hj tenho dificuldade em socializar. Não sei puxar conversa. Sempre espero alguém começar a conversar comigo. Não tenho amigas hj em dia. As poucas que tinha, sem perceber fui afastando de mim. O que acontece é que quando a pessoa começa a querer ir na minha casa ou fica me convidando pra ir na dela, fico desconfortável e acabo aos poucos me afastando.
no período de ensino médio eu tava tão esgotada que estava pensando em suicídio, eu não aguentava mais ficar na sala de aula era muito aluno, muito barulho, luz muito forte, muita gente, ai depois tinha q pegar onibus com muita gente e isso acarretou em eu praticamente não indo pra escola no segundo ano e mudando de escola no terceiro, eu cheguei ate a ser diagnósticada com depressão leve mas assim que eu conclui o ensino médio eu melhorei 100% kkkkkkk dai eu cmc a trabalhar e mds no início era de boa mas depois de um tempo eu não aguentava mais fazer a mesma coisa todo dia e tinha a luz muito forte o barulho das pessoas ônibus e tudo voltou de novo dai eu parei de trabalhar em março desse ano e desde então eu estou muito melhor eu ja entendi que o ambiente de trabalho não é pra mim e estou pensando em investir em algo q eu possa trabalhar em casa
Gente, eu odeio vento batendo em mim. Fico irritada. É uma "briga" em casa. Meu marido liga o ventilador e eu desligo. Outra coisa que me identifico muito com a Thata é de ter que se cobrir pra dormir mesmo no calor. Lembro da minha madrasta me dando bronca quando criança porque eu dormia de cobertor no calor e acordava toda suada. Mas era assim que eu me sentia acolhida e protegida. Sem cobrir, não pegava no sono. Hj estou com 38 anos e ainda preciso me cobrir e ter algum foco de luz no quarto. Escuridão total me dá pânico.
Eu desconfio de mim, com TDAH e o Autismo E o barulho que mais me deixa em crise são fogos...dês de criança qnd soltavam fogos eu tapava os ouvidos e tinha crises...eu brincava com as rodas do carrinho ao i5de brincar com o carrinho todo, sempre andava na ponta dos pés, não gostava de comer algumas comidas, sempre brincava com a msm brincadeira, eu fazia movimentos para dormir como ficar me balançando...e ter apego a baixinhos d conforto... muito apego a dinossauros, carros, etc odeio roupas q incomodam meu corpo principalmente etiquetas, as vezes eu choro por n entender oque estou sentindo entro em ansiedade imediatamente e muito mais.... Hoje em dia tudo isso ainda acontece, Meus movimentos aumentaram, eu faço barulho com a boca bato palmas, fico rodando, pulando n gosto de ser tocada, eu fico de fones até para comer....não durmo com ventilador me incomoda muito, e não consigo dormir com lençol fino, gosto sempre de comer a msm comida, e repetir oq os outros falam, n gosto de ser tocada por estranhos, as vezes n por conhecidos, n gosto q me olhem por muito tempo, n consigo prestar atenção qnd o professor tá explicando, ou qualquer outro alguém,n sei andar d moto nem d carro pq é muita coisa pra aprender e tem muito mais do q isso..mas minha mãe briga cmg e quase não nota isso
Vc como psicólogo poderia me dizer se o Autista adulta tem algum direito como ter acesso a carteira do autismo? Se tem algum direito no diagnóstico tárdio? Tipo eu se eu conseguisse um diagnóstico agora com 33 anos ?
Fui atrás do diagnostico do tdah por conta da ansiedade e descobrir que também sou tea grau leve recentemente, tenho 26 anos, meio contraditorio ter os dois, nao tenho os sintomas do tea de rotina, tenho muita dificuldades em criar rotina, pode ser o tdah nesse momento? Ainda to tentando assimilar tudo e faz sentido muita coisa na minha vida, sempre me esforcei demais para conseguir chega aonde estou... tenho dificuldades em interação social, incomodo com cheiros, luz, sou muito ingenua, nao me imponho, cutuco a mão sempre, ou se tiver algo na minha frente como lapis, fico riscando qualquer papel quando to falando com alguém ou mexendo em objetos, procastino sempre pq até se tornarem importante ou urgente, mas também tenho hiperfoco tbm, também começo as coisas e nao finalizo, também sou perfeccionista nas coisas e me irrito facil com minha fámilia por coisas bobas ou tentando ensinar, entre outros.
Deve ser muito difícil ter essa limitação. E está endêmico: de cada 10 pessoas 8 são autistas. Tem os que se batem, se agridem... Imagine ser adulta e ter hioerfoco em chapeuzinho vermelho. Bizarro... No início achei sintomas iguais ao TOC, mas vi que é bem sério.
Boa Noite sou do Gama - DF como já relatei tenho um filho de 4 anos e 9 meses. nenhum Autista é igualzinho a outro. o meu filho Davi ao contrário da grande esmagadora dos autista não tem contato ou quase não visual. pelo o contrário o Davi encara nos olhos até muito mais do que o normal . e isso foi o que atrapalhou muito quando desconfiamos que ele poderia ser autista. tem dia que ele quase não fala nada aí tem que que até canta. tem a voz bem baixinha e fina . agora quase sempre ele não sabe pedir exatamente o que quer. o maior problema até agora foi tirar a frauda dele . sai bem caro
Você parece que também tem tdah, ou isso é inquietação do autismo mesmo? Eu tive relatório da psicóloga positivo para tea, depois de fazer as sessões e os testes, tenho 51 anos, e já tinha diagnóstico de tab, tdah e tag, e eu fico me mexendo igual você.
Você sendo psicológico nunca percebeu algumas características que chamassem atenção? Ou que fugissem do esperado? (Pelo vídeo da a entender que vocês se conhecem desde a faculdade, bastante tempo)
Parabéns pelo canal, muito bom os relatos e dicas.
Sim. Ele sempre comentou que me achava diferente. É que ficou fora desse vídeo, mas eu contei na live que ele ficou interessado em mim, desde o início, por eu ser diferente, esquisita e única. Ele sempre me falava que me enxergava em várias aulas da faculdade (ansiedade, depressão, TOC e outros transtornos).
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH E ele não enxergou TDA em si mesmo?
Por isso Psicólogos não podem tratar parentes
Eu tenho uma necessidade gigantesca dr ficar no escuro e sozinha em silêncio quando eu fico muito tempo tendo que interagir. É como uma ressaca mesmo.
Gente, todas as características da Tata eu tb tenho. Já tive o diagnóstico de autismo no ano passado, aos 42 anos, por uma psicóloga, depois que a minha sobrinha teve. Imagine o tanto que sofri a vida toda sempre ouvindo que era esquisita sem saber que era autismo.
Sempre tive hiperfoco em mapas e idiomas, tanto que ja aprendi espanhol e inglês sozinha. Odeio vento na cara, ar condicionado muito forte...e procrastino muito as tarefas de casa. Odeio que me apertem, mas amo apertar e beijar minhas gatas de estimação. Sofro muito ao receber visitas porque não sei ficar fazendo sala.
Minha filha está fazendo tratamento psicólogico e psiquiatra mas ainda não chegaram a um diagnóstico. Demora quanto tempo pra chegar a um diagnóstico. Ela tem 16 anos. Me ajudam por favor. Eu sofro com essa situação. Ela vai mal na escola.
Eu preciso descobrir o que tenho! Porque não consigo socializar com ninguém até tento mais quando a pessoa começa grudar em mim . Tipo frequentar minha casa querer conversar demais querer atenção. aí
Eu toda. Tô em tratamento pra TAB e minha psiquiatra pediu uma avaliação neuropsicológica. Próxima consulta vou conversar sobre autismo com ela.
Você me descreveu
Eu descobrindo agora que tenho autismo, Asperger 😅😅
Ressaca social finalmente a explicação que eu sempre senti
Eu tb...todas as vezes que interagia socialmente ficava esgotada até no dia seguinte, parecia que eu havia feito musculação o dia inteiro...
Tem o PAS ( Pessoas Altamente Sensíveis) leiam o livro
Putz, quando eu dava aula era uma baita ressaca! E agora no meu trabalho, quando tem muito barulho, ocorre o mesmo. E quando vou a algum lugar com som alto ou muita gente falando, e alguém puxa conversa...affff cansa pra caramba hein!
Eu sempre tive, tenho uma necessidade enorme de ficar só após muita interação social.
Eu sou cientista e sempre que vou para congressos e simpósios minha bateria social literalmente acaba. Depois do terceiro dia de evento eu já to tão tão esgotada q não consigo mais quase falar com ninguém
Quando descobrimos o autismo depois de adulto (descobri observando minha filha também autista) nós entendemos o porquê de muitas coisas e nos entendemos melhor.
Pois é, muitas coisas acabam se respondendo e a gente passa a se aceitar melhor :)
Eu também, me idenfiqiei com a minha filha, somos parecidas, então a ficha caiu tbm sou autista. Sabe naquele momento eu chorei por mim tudo fez sentido, quanto a minha filha estou aplicando ABA e correndo atrás do tempo. Ela não vai ter o choro não ter sido acolhida e compreendidas isso não.
Eu sou assim
Gosto de ficar sozinha
Não gosto de nada fora do lugar
Quando tenho que viajar e ir em alguma festa , eu fico com anciedade, gosto de ficar no quarto…
Até hoje eu quero saber o que eu tenho .
Sou muito criticada pela família e amigos, eles dizem que sou extrovertida e ao mesmo tempo doida , mas entro e saio em qualquer lugar . Sou muito falante , comunicativa
Conheci o seu canal há 1 semana. Sempre me senti diferente, tenho 45 anos, tudo o que você tem eu tenho. Nunca pensei que fosse autismo. Sempre achei que fosse tímida, mas agora tenho certeza que sou autista. Vou marcar psiquiatra, ela falou que eu tenho depressão. Pode até ter, mas tudo em consequência do autismo nunca diagnosticado.
Eu sou exatamente assim, mas aprendi a conviver e a ultrapassar muitas dessas características. Uma delas é que quando conheço um grupo novo de amigos, eu não consigo conversar com ninguém, fico atenta pra aprender qual a melhor maneira de me comportar pq eu demoro pra ler as pessoas e os códigos sociais não verbais
Oi Aline, tudo bem? Eu te entendo.🙂
Estou chocada porque muitas das coisas que vocês falaram no vídeo sobre autismo eu tenho, essa dificuldade de olhar nos olhos das pessoas, principalmente do sexo masculino, de trabalhar em ambientes externos e ter que se comunicar cara a cara com as pessoas, dificuldade quando tenho que aguardar uma visita como vocês comentaram ali da visita técnica, a distração enorme quando o assunto não é do meu interesse, só na questão de dirigir carro que foi comentado em outro vídeo, isso eu não tenho, sempre dirigi bem e sem medo. Mas é reconfortante ao mesmo tempo saber essas informações porque ainda dá tempo de me informar mais e ir atrás de um diagnóstico preciso. Obrigado pelo vídeo e pelo tempo tirado para criar esse material incrível.
Eu tô chorando vendo os vídeos de vocês. Apareceu por acaso na reprodução automática. Aí eu parei tudo quando comecei a ouvir coisas q eu tenho. Eu tenho exatamente TODOS os sintomas.
Ser autista agora e epidemia
Agora devido a ciência, estão descobrindo o que eu descobri só em 1985 com 36 anos de idade
Além dessa tortura mental que ser autista e não saber
Eu sentia problemas estomacais, enxaqueca , labirintite
Dores no corpo, e crises de ansiedade
Diziam que eu tinha TAG, depressão e me entupi de remédios que pouco efeito fazia
Até quando um psiquiatra descobriu que eu tinha ,2 filhos autistas
E que me deram um diagnóstico pouco conhecido
Eu tenho síndrome de Asperger
Chorei muito
Por mim e pelo meus filhos por não ter percebido o que para mim era natural
Mas para os outros nós era diferente
Meu marido é autista eu sou neuro típica eu entendo ele pois sou muito paciente e leio muito sobre autismo temos um filho autista que o problema sensorial em receber carinho na cabeça , então eu fui fazendo carinho aos pouquinhos só em uma parte da cabecinha fui insistindo até que ele conseguiu superar. Hoje ele adora. Meu filho tem sensibilidade a barulho,a luz..
Já vi muitas coisas no google no UA-cam quase tudo eu me identifico, mas meus pais não liga ja falei pra me levarem pra fazer o diagnóstico mas eles n leva, muitas pessoas também ja perguntou se eu era autista por conta do meu comportamento e meus pais disseram que não, unica solução é esperar eu crescer e ir sozinha🤷♀️
Converse com o apoio pedagógico de seu colégio, eles podem forçar os seus pais a lhe levar a um especialista.
Vá no SUS, se for possível, consulte com algum médico do postinho e ele te encaminha para um tratamento gratuito.
Pedi ajuda no Colégio vai direção
Sensacional, eu já me questionava se era ou não autista mas após assistir esse vídeo tenho certeza, vou somente buscar ajuda de um profissional para um possível diagnóstico. Sou mãe de uma adolescente autista e aos poucos fui me identificando com algumas características.
Sou psicóloga, e trabalho diretamente com criança e adolescentes com TEA e isso foi muito importante pra que me descobrisse autista e entendesse pq tantas coisas pra mim eram sempre mais difícil, principalmente as questões sócias porém tenho muitas sensoriais também
😪 90% das características que vocês falaram me vi ali.
Conheci o canal de vocês pelo fato do meu sobrinho ser autista( descobrimos a pouco tempo). Mas estou surpresa comigo. Hoje estou entendendo pq com o tempo percebi que não gostava de ser e fazer o que todos da minha idade tinham em comum, até tentei mas via que me achavam diferente e hoje adulta vejo que realmente estavam certo. Uma pena esse assunto na minha época não era pautado. Me sinto bastante prejudicada em todos os ramos da minha vida.
Sobre a procrastinação e o perfeccionista, isso vejo muito em mim mas só percebi a pouco tempo e depois de adulta. Quando comecei a ter que arrumar meu quarto sozinha. Minha mãe sempre arrumava e chegou um momento que eu comecei a me incomodar. Mas ela ficou um não fora de casa, morando com meu irmão. Nessa época era só eu. Fora o cansaço do trabalho, eu também ficava exausta toda vez que tentava arrumar. Se fosse por exemplo para lavar o banheiro era tranquilo pois é uma tarefa simples e de fácil execução: Joga sabão, água, esfrega, água sanitária, enxagua e pronto. O quarto não, (isso porque minhas coisas de estudar ficavam nele e cosméticos também) tinha que dobrar e pendurar roupas, e elas precisam estar em uma organização lógica, por tipo e cor, sapatos, bijuterias, os livros, papéis, canetas e lápis,... e depois disso ainda limpar. Até hoje ainda não consigo e fico exausta quando tento (e não termino) e pior é quando mudo de casa, o que faço com frequência, uma vez a cada 2... 3 anos... Me mudei há 6 meses e ainda não está tudo arrumado como deveria. E ficar na casa assim também me causa muito estresse e cansaço.
Eu já desconfiava, mas'agora tenho certeza q sou autista, já sou da terceira idade, e sempre achei estranho as pessoas não conseguirem ficar sozinhas, precisar sempre estar com alguém. Eu pelo contrário, gosto de fazer td sózinha, desde pequena, nunca gostei de depender de ninguém, e não sinto necessidade nenhuma da presença de outras pessoas, a não ser de meus filhos...detesto ir na casa dos outros, prefiro passear ao ar livre, não tenho paciência pra ouvir conversas fiada, estórias q as pessoas contam , enfim depois de velha descobri, sou autista kkkkkk
No caso da depência, é normal um autista adulto depender de outra pessoa. Eu por exemplo, não consigo preencher formulários sozinha, não consigo andar na rua sem me perder (sempre uso o google maps), não consigo falar no telefone (eu preciso ver a boca da pessoa se movendo para entender o que a pessoa está falando. Quem está no espectro, na verdade, acaba se classificando em algum grau 1, 2 ou 3. Os graus têm a ver com dependência. Eu estou no grau 1 de dependência, porque consigo fazer a maior parte das coisas sozinha. Mas no fundo no fundo, todo mundo depende de alguém para alguma coisa, não é mesmo? rsss Beijão
É vdd família tagarela, no fundo sempre precisamos de alguém, acho q o meu problema é mais pra socializar, inclusive sempre sou taxada de anti-social, mas...fazer o quê né? É meu jeito de ser.
.b
Eu tenho 52 e também descobri agora
Me sinto assim...
Oi Thata, obrigada pelos seus relatos, assistindo esse video eu tive certeza que tb sou autista, ja vinha pensando nessa possibilidade, mas como eu só achava informaçoes sobre meninos e homens eu acabava achando que não era, depois q assisti esse video eu fui atras de diagnostico e recebi a confirmação, aos 38 anos de idade.... Agora estou me entendendo bem melhor, grata queridos pelo canal que ajuda tanta gente! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🌷
Oi Janaína, fico feliz que ajudamos de alguma forma. ❤❤
Acho que vcs entendem sim do assunto e ajudam muitas pessoas . Já assisti outros vídeos nunca vi vc dessa maneira . Colocou de mais na sua casa . Espere que fique bem para cuidar dos seus filhos.
Eu me enquadro em muitos das características citadas, mas não tenho a dificuldade de comunicação. Sempre tive muita habilidade em descrever padrões faciais e de personalidade das pessoas, muito mais que qualquer pessoa que conheço. Acho que esse é meu hiperfoco, na verdade. Por isso quero cursar psicologia. É possível ter hiperfoco nessas relações humanas?
Estou com a mesma dúvida, minha profissão está relacionada a emoções/área da saude então acabo não tendo problema com comunicação
Pessoal procurem pesquisar os sintomas em mais de um lugar, justamente por ser um espectro o autismo pode se manifestar de forma diferente em várias pessoas. Sim, é possível sim ter um hiperfoco em relações humanas, eu tenho e estou dentro do espectro autista.
Olá, primeiramente quero agradecer pelo canal, tem ajudado muito, tenho filhos gêmeos os dois autista com graus diferentes um do outro, seus vídeos tem mim ajudado muito, obrigado! Fiquem com Deus.
Ficamos felizes em saber, Bela 🥰
Eu sempre me senti diferente das outras pessoas, internamente. Se algo não acontece como eu imaginava, fico desesperada. Muito difícil 💔
Fui Diagnosticada recentemente como Autista e vendo o vídeo me identifiquei mesmo. Realmente não tenho dúvidas que sou mesmo Autista. Embora hoje tenho uma adaptação boa em relação as demais pessoas mas só eu sei as dificuldades internas que tenho e as lutas que enfrento
Oi Talita. Se quiser, eu tenho um grupo de autistas adultos no whats app. Me procura no inbox do Instagram que te passo o link. La nós sempre trocamos experiências que a maioria passa. Então lá você não vai se sentir sozinha.
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH eu quero sim. Como você está no Instagram?
Sabe, eu tb sofri horrores a minha vida toda sem saber. O que mais me incomodava era ter que ficar fazendo sala pras visitas, eu ficava um pouquinho mas o assunto acabava e simplesmente eu queria sair dali, mas fingia. Agora não mais!
Muito bom esse vídeo! Adoro esse tema! Onde encontro mais vídeos sobre autismo em mulheres adultas, por favor? Parabéns pelo trabalho!❤
Amo os vídeos de vocês. Comecei a assistir há alguns anos qdo eu cuidei de um bebê que é autista (e foi eu que dei o alerta aos pais dele). A partir de então não parei mais de ver vídeos sobre isso. Pq gosto mto de aprender cada vez mais. Porém, recentemente percebi que meu esposo tbm é autista. E então venho procurando vídeos sobre autismo em adulto. É tão difícil qdo a pessoa não aceita que é "diferente". Isso torna tudo mais complicado. Sofre ele e sofre quem convive com ele.
Suspeito que minha filha mais velha tbm seja. E quanto a mim...bem...tbm não sou normal. As vezes penso que sou border. Mas até dei uma melhorada pra conseguir aguentar o tranco e dar conta de tudo e de todos por aqui.
😘
UAu, Maria. Pois bem, dizem que neurodiversos se atraem. Não é a toa que o rafa tem TDAH.
Comecei a buscar sobre o autismo por perceber atitudes diferentes da minha filha, ela recém completou 2 anos... Quero passar ela com um profissional para entender o que acontece e ter um diagnóstico preciso... Estou acompanhando vcs tem 1 mês, gosto bastante do conteúdo e da maneira humana que vcs falam sobre o assunto. Até então eu buscava somente sobre autismo em bebês e crianças... Mas hoje este vídeo me acendeu um alerta... Me identifiquei com muitas características mencionadas e temo estar também dentro do espectro.... Obrigada por compartilhar suas experiências, Deus abençoe
Sabe, Fatima, muitas mães e/ou pais recebem seus diagnóstico depois do diagnóstico de seus filhos. Porque 95% dos casos é genetico
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH Gratidão por responder! Vou procurar ajuda, vocês são TOP!
Bom dia! Meu filho é autista, percebi que temos algumas características, ex: ficamos sem jeito para tirar fotos, nos desconectamos de uma conversa, nossos olhares ficam perdidos, entre outros. Uma psicóloga ( amiga) acredita que eu tenha Tdah, mas eu não me acho hiperativa. Tenho problema com concentração, isso tem me deixado muito triste. Pq tento estudar e não consigo ter estímulo, só procrastino. 😔😔😔😔 Vou marcar uma consulta com o neurologista. Espero que essa consulta me traga novos horizontes.
Eu tenho muitas características que as pessoas que já são diagnosticadas como autistas leves têm. Muitas características mesmo. Aí eu fui num psicólogo na rede pública aqui da minha cidade, e pelo simples fato de eu falar bem, pensar bem e ser "muito" lógico nos meus argumentos, ele, o psicólogo, disse que eu não tenho chance alguma de ser autista.
Mas eu tenho muitas características de uma pessoa autista leve.
Aí eu lembrei que a grande maioria dos psicólogos, psiquiatras... Não tem expertise alguma para identificar adultos com autismo leve. Infelizmente.
Eu quero muito me consultar com profissionais que saibam me identificar. O problema é que eu não acho profissionais desse tipo aqui na minha cidade e também não tenho dinheiro suficiente para a infinidade de consultas que serão necessárias até o diagnóstico.
Mas uma hora eu vou conseguir essa minha avaliação! Pois uma barreira que muitos relutam em transpassar eu já passei. Já me aceitei do jeito que eu sou e isso me traz muita tranquilidade se comparado ao tempo quando eu só me sentia diferente de todo mundo.
Tenho 16 anos e sou autista, acho seu canal muito interessante
Mds... Eu me encaixo em tanta coisa com TEA e TDAH. Muitas coisas, luzes fortes e coisas muito claras. Sons altos..
Faço tudo o que a Thata faz!!!!!!!!!
Nossa tenho 43 anos, moro no Japão e me identifiquei com muitos sintomas!!
Características tenho
Nossa que estranho, achei meio confuso pq eu mesma e conheço muitas pessoas que apresentam vários comportamentos como o dela...
Vocês poderiam falar sobre o diagnostico de Autismo com comodidade TDAH? Pq eu me identifico muito com o autismo, mas me identifico muito com o TDAH, eu sou diagnosticada com TDAH.
Oi Nayane, alguns sinais de tea e TDAH são parecidos mesmos.
Temos um vídeo sobre isso aqui no canal onde eu falo sobre isso.
Vou deixar o link aqui para você, espero que ajude. Caso não seja o que procura, por favor deixe nos comentários para gente.🙂
ua-cam.com/video/RMH88fBUmOg/v-deo.html
Eu assisti vídeo sobre autismo em adulto e não consegui ver muitos sinais em mim eu quando criança tinha alguns. Porém agora aqui redirecionado estou vendo mais semelhanças
Ressaca social, perfeita descrição.
Estou fechando meu diagnóstico agora aos 41 anos e me identifico muito com essas características e Só suspeitei depois do diagnóstico do meu filho...
Bem provável, pois, eu descobri ano passado aos 42, depois da minha sobrinha receber o diagnóstico. Como meu irmão e minha mãe sempre me comparava com ela em tudo, passei a desconfiar e comecei a investigar.
Acho que sou autista! Tinha dificuldade em falar com o pessoas que não conhecia, com meninos, gosto de rotina
Oi Elisandra, já fez o teste que o rafa publicou semana passada?
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH Fiz me identifiquei com algumas particularidades, algumas manias...
Olá, boa noite, sou autista, tenho 13 anos. Já ganhei 3 medalha. Uma de ouro em uma feira de ciências de uma universidade regional famoso, a segunda melhor do meu estado.
Já ganhei uma medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia.
E ganhei outra na olimpíada de matemática Brasileira.
Tenho hiperfocos em ciências e matemática.
Compartilhando com vocês, querida família deste canal, pois creio que o Erik e a Mia teram muito sucesso!
E que nada nos impede por ser diferentes!
Boa noite.
Que legal, Vinícius, parabéns pelas medalhas! Obrigado por compartilhar o seu sucesso com a gente. Que dica você deixaria para outros jovens autistas?
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH
Obigado! A primeira dica que eu deixaria é: ler bastante, além de acrescentar nosso vocabulário nos guia para nos interagir. A segunda é: não tirar as esterotipias, ela ajudam bastante a se manter calmo, principalmente em ambientes com mais de 3 pessoas desconhecidas. A próxima( terceira) : Estudar todos os dias, encaixar no mínimo 3 horas de estudos na nossa rotina diária( marcas as horas de estudo certinhas e cumpri-las, pois se não compro- as fico bem ansioso) e no máximo 4 horas por dia.
A próxima dica que dou ( quarta) : serve bastar para se acalmar em quebras de rotinas e muitos estímulos ( os que mais me incomodam são sons) que é criar um envelope da calma, nele colocar um envelope com brinquedos que te acalmam, eu gosto de colocar bexigas e as ficar apertando suavemente sem presença de fótons atificias ou natural para me recompor , também serve com outros brinquedos como um boneco, para ficar brincando de mover as articulações as observando até acalmar. E no envelope da calma também ter mensagens lógicas dizendo: pense lógico, você não pode voltar o tempo ( não ainda em 2021) e concertar sua rotina, mas pode impedir que aconteça de novo.
Estas são as dicas😊.
@@Vinicius-vp5ek Vc é incrível, Vinícius! Parabéns!
@@mariadeny8162 Obrigado!😊
@Thais Medeiros RJ Obrigado!😊
Eu acho que tenho ,minha filha tem descobri em abril,aí através dela venho vendo algumas coisas que somos parecidas,e pelo que eu venho avaliando na minha época de escola,depois que resolver as coisas da minha filha eu vou resolver as minhas,eu tbem fico incomodada em ficar de mãos dadas com meu esposo rs
Tenho um filho autista recebi o diagnóstico ele já tinha 12 anos no começo foi muito difícil mas estou conseguindo lhe dar com a situação estou gostando muito do canal
Olá Inês, ficamos felizes em saber que está gostando! Tanto o seu filho quanto você conseguiram diagnóstico?
Não gosto de passear ou sair. Mas não me acho anti social. Prefiro ficar sozinha, estar só e ser só. Me sinto feliz assim.
Será que sou autista? Identifiquei algumas coisas em mim agora!
Tenho quase 77 anos, e fiquei surpresa.
Muito bom .Gratidão
Muuuito obrigada! Esse vídeo vem acrescentar muito pra mim.
Eu tenho um filho de 4 anos que tem autismo, eu estou me idêntificando, tenho quase certeza que sou autista tbm
Há algum tempo desconfio deste diagnóstico tardio em mim, esse vídeo me deu quase a certeza. Mas acho que seria perca de tempo ir a um profissional já que não mudaria muita coisa na minha vida prática, já que estou adaptada ao meu ambiente e não quero retomar a minha vida profissional porque nunca foi fácil me habituar nos ambientes de trabalho. Sempre tive dificuldade de socialização e prefiro ficar quieta, sozinha e em ambientes silenciosos.
Mas a ajuda especializada pode te dar ferramentas para quando foi inevitável passar por essas situações que te desorganizam (barulho, muitas pessoas, etc). mesmo que o diagnóstico em si não signifique muito pra você, as terapias podem te agregar bastante, viu?
Obrigada, família tagarela 😘
Conteúdo maravilhoso, me identifiquei em muitos, sempre me achei um pouco introvertida, dentre outros aspectos, mas sempre atribuía isso ao abuso que sofri aos 7 anos de idade, tem relação tbm não é?
Provavelmente tenha influenciado também
Também não gosto de olhar nos olhos me incomoda,eu so falo no que me interessa,sou muito criticada por isso
não tenho diagnóstico de autismo, ainda não passei no neuropsicológica, conheço 2 pessoas autista adultas, ela vive falando que eu tenho sinais de autismo.
eu me vi nesse vídeo, eu tenho muita sensibilidade auditiva, ofato, e hiper foco, não gosto de contato de desconhecidos. já vi pessoas chorando na minha frente não ofereço abraço, isso me deixa extremamente desconfortável, tenho muita queimação nos ombros, me irrito fácil, e tenho uma rotina p/ fazer as coisas.
eu e minha prima, um colega
a gente tinha combinado de sair.
ele chegou na nossa casa .
eu disse vou no banheiro fazer número 1 .
minha prima disse ela tem um ritual p/ sair de casa .
aquilo acendeu uma lâmpada no meu cérebro.
eu sempre vou 2 vezes no banheiro antes de sair de casa.
faço sempre esse ritual.
não gosto que mude as coisas de lugar. no trabalho a faxineira fazia isso com minha sala.
eu me sentia extremamente desconfortável, tinha que arrumar tudo no lugar original.
atualmente saí do emprego pq tive uma crise muito forte, por causa de excesso de produtos com cheiros, excesso de barulho, excesso de som. eu ficava de máscara, tampão de ouvido o tempo todo. + mesmo assim quando eu chegava em casa a sensação que eu tinha q um carro tinha passado por mim.
eu escrevo todo um senário na minha cabeça.
vou economizar p/ ter dinheiro de fazer o neuropsicológico.
eu sempre tive essas coisas só que está piorando.
na minha cabeça eu só era esquisita.
e sou muito perfeccionista no meu trabalho, ou ponto de ficar irritada quando alguém tira meu foco.
Achei que minha filha não tinha nenhum hiperfoco, até ouvir o hiperfoco da Mia. Minha filha usa tudo o que for rosa, porque liga a Minnie.
Nossa, é como se vocês estivessem falando sobre o meu dia a dia, minha vida. Não tenho diagnóstico. Estou em busca de ajuda profissional. Muito difícil encontrar ajuda, avaliação. Tenho 42 anos.
Oi Helia, fique à vontade para tirar suas dúvidas aqui e boa sorte na sua busca. O caminho da autodescoberta tem algumas pedras, mas vale a pena. Sinta-se abraçada, você não esta sozinha!
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH Muito obrigada⚘⚘ Não esperava que seria respondida. Fiquei realmente feliz. Nunca confio em alguém pra conversar. Me expor
Tata sempre pega muito no cabelo!
Eu falo de mais olho de mais nos olhos das pessoas raramente sinto a invasão. Mais já acordou e era um choque pro meus olhos e pro meu pescoço. Pois eu virava de uma vez, e sem me dá conta e ficava sentindo o pescoço com o tranco inesperado e dor dos olhos como se tivesse entrado pelos meus olhos.
Cada caso é um caso, ainda tem muitos estudos por isso msm.
Meu diagnóstico só foi confirmado bem recentemente. Não gosto de dirigir tb. Já bati num carro da frente parado no semáforo por ter me desligado. O Uber me foi uma libertação.
Nessa história de ficar o olhar, eu sempre tive pânico de dançar, com medo de ter que interagir comeu par através do olhar. Cenas de casais dançando olho-no-olho já me deixam extremamente desconfortável. Imagina fazer isso?
Essas características tenho, sempre me senti diferente desde criança,me incomoda algumas coisas, principalmente se alguma gola encosta no meu pescoço, não gosto que alguém fique mechendo na minha orelha, não gosto de olhar nos olhos de alguém e etc, nunca fui diagnóstificada.
Simplesmente sensacional
Mesmo sendo autistas, quando temos filhos autistas nossos problemas parecem ser bem menores, pois somos adultos, conseguimos chegar até aqui . Nos conhecendo melhor e até através dos nossos filhos, isso ajuda a entender o que precisa ser feito, mesmo que intuitivamente, sobre a necessidade de ter meios de se acalmar , de se comunicar sem jogar tudo pra fora. Acalmar, parar e pensar antes de explodir, pra mim essa é uma das características mais difíceis que enfrentamos aqui em casa.
Pra mim, Thats, essa também é a parte mais difícil. 😥
Eu me enxerguei em quase todos os esteriótipos, e também vejo no meu filho, já briguei com a família, já levei meu filho para neuro, psicólogo e até T.O mas ninguém nota nada. Estou ficando exausta, sei que o plano de saúde não explora a fundo, mas não sei mais onde correr atrás para buscar um diagnóstico.
Quando os traços são mais sutis, é especialmente difícil encontrar profissionais capacitados para uma avaliação. Como o autismo tem o fator genético representando grande influência, é bastante comum que mais de um membro da mesma família apresente os sinais, o que acaba sendo também um alerta. Muitas famílias possuem essa dificuldade com o convênio e acabam buscando profissionais na rede privada ou no SUS. Um forma de procurar ajuda também é buscando uma rede de mães atípicas na cidade que você mora e perguntar por profissionais de referências para elas. Desejo boa sorte em seu processo e que a resposta que vocês procuram chegue logo!
Eu congrego em uma igreja que tem 500 membros eu me sinto mal de sentar na frente porque daí muita gente fica me olhando e por causa disso não me sinto a vontade é difícil até para se mexer eu fico nervosa e acontece alguns movimentos estranhos no meu corpo quando estou exposta quem senta perto de mim até se assusta , eu tenho vários sintomas de Autismo . Eu tenho dificuldade de sair sozinha sou muito distraída agora vou tomar mais cuidado .
Parabéns, vídeo excelente. Gratidão.
Eu faço muitas coisa que a Tata faz, mecher no cabelo na orelha no colar, cutucar o canto da unha, não consigo trabalhar porque não me dou bem com o meio social, não suporto estar entre muita gente.
Eu tenho muitas dessas características que foram situadas, até o vento do ventilador mas, ainda não fui diagnosticada, estou no processo. Tenho alergia alimentar, não suporto barulho, luz forte. Meu irmão sempre perguntava porque eu fazia as coisas no escuro, eu nunca soube responder. Tenho hiper foco em livros.
Acompanho vocês a algum tempo, tenho 41 anos, e estou conseguindo me entender melhor, tenho quase todas as características de um autista adulto, mas a pergunta é: pq preciso de um diagnóstico?
Miria, estou montando um vídeo para falar sobre esse assunto. A reposta parece ser simples mas é um pouco mais complexa. Desde o momento que eu tive certeza de que era autista para o momento que eu recebi o diagnóstico foram 2 anos. Nesse período muita coisa se passou na minha cabeça. Fazer parte de um grupo de autistas adultos no Facebook me ajudou muito. Mas dando um resumo para você: tem a ver com aceitação.
E é bom poder dizer a seus familiares e amigos que vc é autista. Depois que confirmei e falei pro meu esposo, pra minha família, todos passaram a entender muitas coisas, alguns pediram até desculpas pra mim...
Eu nao preciso mais ficar fingindo que gosto de festas e tal, posso sair a hora que tiver com vontade e ninguém vai mais achar estranho.
Vcs são uma benção…
Obrigada pelo carinho😍
Precisava muito ouvir sobre autismo ganhou uma inscrita
Bem vinda, Marcia!
Tenho 40 anos e relembrando a infância e adolescência e hj, assistindo aos vídeos sobre autismo nas mulheres, vejo que tenho mts das características do espectro.
Sempre fui vista como esquisita, mas nunca diagnosticada.
Gostaria de saber se na minha idade ainda existe possibilidade de algum diagnóstico.
Não consegui usar aliança quando casei... agora sei porque
✅ em quase tudo
que profissionais devemos buscar para investigar um diagnóstico?
Meu Deus. Eu me identifiquei em muitas coisas.
Para ter o diagnóstico de autismo ou tdha é preciso passar com qual profissional? Psicólogo?
Faz algum tempo que venho pensando em procurar um especialista, pois tenho várias das características citadas e outras que vi outras mulheres com autismo relatar, mas tenho medo que me deem um diagnóstico errado.
Se você desconfia de autismo, recomendo você buscar um profissional especialista em diagnosticar autismo.
A partir de quantos sinais devo procurar ajuda médica ?
Às vezes estamos demasiado embrenhados no autismo...
Nossa! Um tempo sem ver os vídeos, várias novidades, ela está com um semblante triste 😔
to rindo aqui pq pra mim 80% das características que vcs falaram eu pensei: ahh normal, eu sou assim 😂
Esses outros sinais ai também, mas não tenho diagnóstico ainda...
O que acendeu a luz para começar a investigar?
Primeiro, o diagnóstico de autismo do Eric e a suspeita da Mia (que se confirmou esse ano). A Thata via muitas semelhanças com a Mia e decidiu investigar.
Indentifiquei demais
Me identifiquei com tudo
Eu vendo o video e a vontade de chorar na garganta mas nao sei dizer se de tristeza alegria ou alívio
Talvez as duas coisas juntas? Se quiser falar mais estamos aqui para ouvi-la,
Sempre dificuldade de flertar na minha adolescência. Não sabia conversar, como me comportar. Era tão insegura, que enquanto algumas colegas já tinham relações íntimas aos 14 anos, fui dar meu primeiro beijo aos 16 anos. Me casei aos 30 anos, com um rapaz de 20. Os caras da minha idade sempre me ignoravam. Esse moço que me casei foi meu primeiro e único namorado. É mole? Comecei a namorar sério aos 29 anos. Achava que nem ia casar.
Hoje você ainda apresenta algum dificuldade nas interações sociais? Você logo ali também comentou de comportamentos restritivos, né? Às vezes procurar uma ajuda terapeutica para você pode te ajudar!
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH Sim, até hj tenho dificuldade em socializar. Não sei puxar conversa. Sempre espero alguém começar a conversar comigo. Não tenho amigas hj em dia. As poucas que tinha, sem perceber fui afastando de mim. O que acontece é que quando a pessoa começa a querer ir na minha casa ou fica me convidando pra ir na dela, fico desconfortável e acabo aos poucos me afastando.
Vocês são d+++! Obrigada 😊🥰
Obrigada você elo carinho, Tainara 🥰
Onde fazer o diagnostico?
É necessário atender a todos os critérios para ser considerado autista ou há um número mínimo de critérios que devem ser atendidos?
no período de ensino médio eu tava tão esgotada que estava pensando em suicídio, eu não aguentava mais ficar na sala de aula era muito aluno, muito barulho, luz muito forte, muita gente, ai depois tinha q pegar onibus com muita gente e isso acarretou em eu praticamente não indo pra escola no segundo ano e mudando de escola no terceiro, eu cheguei ate a ser diagnósticada com depressão leve mas assim que eu conclui o ensino médio eu melhorei 100% kkkkkkk dai eu cmc a trabalhar e mds no início era de boa mas depois de um tempo eu não aguentava mais fazer a mesma coisa todo dia e tinha a luz muito forte o barulho das pessoas ônibus e tudo voltou de novo dai eu parei de trabalhar em março desse ano e desde então eu estou muito melhor eu ja entendi que o ambiente de trabalho não é pra mim e estou pensando em investir em algo q eu possa trabalhar em casa
Gente, eu odeio vento batendo em mim. Fico irritada. É uma "briga" em casa. Meu marido liga o ventilador e eu desligo. Outra coisa que me identifico muito com a Thata é de ter que se cobrir pra dormir mesmo no calor. Lembro da minha madrasta me dando bronca quando criança porque eu dormia de cobertor no calor e acordava toda suada. Mas era assim que eu me sentia acolhida e protegida. Sem cobrir, não pegava no sono. Hj estou com 38 anos e ainda preciso me cobrir e ter algum foco de luz no quarto. Escuridão total me dá pânico.
Contrariar esses comportamentos que somos apegados é impossível, né? Quem vive conosco que precisa aprender a lidar com eles haha.
Acho que sou autista ,muitas coisas que você falou me indentifica.desde minha infância me sinto diferente de outras pessoas, que devo fazer?
Oi Zélia, tudo bem? O recomendado é procurar um especialista em TEA neuro ou psiquiatra para avaliação e assim iniciar a investigação.😘
Vou procurar um profissional porque tudo que vcs falaram acontece comigo. Eu desconfiava, mas achava que era coisa da minha cabeça.
Você já fez o teste que o Rafa publicou? Publicaremos outros testes em breve. É que temos que traduzir, alguns existem apenas em inglês.
Eu desconfio de mim, com TDAH e o Autismo
E o barulho que mais me deixa em crise são fogos...dês de criança qnd soltavam fogos eu tapava os ouvidos e tinha crises...eu brincava com as rodas do carrinho ao i5de brincar com o carrinho todo, sempre andava na ponta dos pés, não gostava de comer algumas comidas, sempre brincava com a msm brincadeira, eu fazia movimentos para dormir como ficar me balançando...e ter apego a baixinhos d conforto... muito apego a dinossauros, carros, etc odeio roupas q incomodam meu corpo principalmente etiquetas, as vezes eu choro por n entender oque estou sentindo entro em ansiedade imediatamente e muito mais....
Hoje em dia tudo isso ainda acontece,
Meus movimentos aumentaram, eu faço barulho com a boca bato palmas, fico rodando, pulando n gosto de ser tocada, eu fico de fones até para comer....não durmo com ventilador me incomoda muito, e não consigo dormir com lençol fino, gosto sempre de comer a msm comida, e repetir oq os outros falam, n gosto de ser tocada por estranhos, as vezes n por conhecidos, n gosto q me olhem por muito tempo, n consigo prestar atenção qnd o professor tá explicando, ou qualquer outro alguém,n sei andar d moto nem d carro pq é muita coisa pra aprender e tem muito mais do q isso..mas minha mãe briga cmg e quase não nota isso
Vc como psicólogo poderia me dizer se o Autista adulta tem algum direito como ter acesso a carteira do autismo? Se tem algum direito no diagnóstico tárdio? Tipo eu se eu conseguisse um diagnóstico agora com 33 anos ?
Vou passar pelo psicólogo para começar minha investigação tbm
Fui atrás do diagnostico do tdah por conta da ansiedade e descobrir que também sou tea grau leve recentemente, tenho 26 anos, meio contraditorio ter os dois, nao tenho os sintomas do tea de rotina, tenho muita dificuldades em criar rotina, pode ser o tdah nesse momento? Ainda to tentando assimilar tudo e faz sentido muita coisa na minha vida, sempre me esforcei demais para conseguir chega aonde estou... tenho dificuldades em interação social, incomodo com cheiros, luz, sou muito ingenua, nao me imponho, cutuco a mão sempre, ou se tiver algo na minha frente como lapis, fico riscando qualquer papel quando to falando com alguém ou mexendo em objetos, procastino sempre pq até se tornarem importante ou urgente, mas também tenho hiperfoco tbm, também começo as coisas e nao finalizo, também sou perfeccionista nas coisas e me irrito facil com minha fámilia por coisas bobas ou tentando ensinar, entre outros.
Não tenho diagnóstico de autismo, mas tenho diversos desses sinais. Qual seria a diferença para os sinais masculinos então?
Caraca. Acho que sou autista... 😮🤗
Ah! Meu Deus! Estou com 49 anos e tenho muitas dessas características! Será??
Deve ser muito difícil ter essa limitação.
E está endêmico: de cada 10 pessoas 8 são autistas. Tem os que se batem, se agridem...
Imagine ser adulta e ter hioerfoco em chapeuzinho vermelho. Bizarro...
No início achei sintomas iguais ao TOC, mas vi que é bem sério.
O que é “síndrome de Munchausen por procuração”? O que podemos fazer para ajudar a vítima de pessoas portadoras desta síndrome?
Boa Noite sou do Gama - DF como já relatei tenho um filho de 4 anos e 9 meses. nenhum Autista é igualzinho a outro. o meu filho Davi ao contrário da grande esmagadora dos autista não tem contato ou quase não visual. pelo o contrário o Davi encara nos olhos até muito mais do que o normal . e isso foi o que atrapalhou muito quando desconfiamos que ele poderia ser autista. tem dia que ele quase não fala nada aí tem que que até canta. tem a voz bem baixinha e fina . agora quase sempre ele não sabe pedir exatamente o que quer. o maior problema até agora foi tirar a frauda dele . sai bem caro
Você parece que também tem tdah, ou isso é inquietação do autismo mesmo? Eu tive relatório da psicóloga positivo para tea, depois de fazer as sessões e os testes, tenho 51 anos, e já tinha diagnóstico de tab, tdah e tag, e eu fico me mexendo igual você.
O meu irmão foi diagnosticado com autismo com 2 anos
E é bom receber o diagnóstico cedo.
Melhor você descobrir cedo do que tarde
@@matheusgoncalves5403 É mesmo.
@@vitorialucasdeaquino O diagnostico precoce é muito importante, quanto mais cedo a criança tiver apoio, melhor!
@@FamiliaTagarelaAutismoTDAH É claro que sim.