DISTINÇÃO ENTRE A REENCARNAÇÃO E A RESSURREIÇÃO a partir da visão de São Tomás de Aquino

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • Buscar-se aqui fazer uma distinção entre a reencarnação e a ressurreição a partir da concepção de São Tomás de Aquino, que defende a noção de ressurreição.
    Inscreva-se no curso de 25 tópicos sobre São Tomás de Aquino (Aprendiz tomista): / @canalaquinate
    Facebook:
    / canalaquinate
    Instagram:
    / canalaquinate
    Twitter:
    / canalaquinate
    "Infere a segunda conclusão, a saber, que a alma está no corpo, e em tal corpo, a saber, o físico, orgânico, e isso não se dá do modo pelo qual os físicos anteriores falavam sobre a alma e da sua união com o corpo, nada determinando em qual corpo e de qual tipo seria. E isso é verdadeiro, assim como agora dizemos que a alma está em determinado corpo, pois não parece que a alma tome qualquer corpo, mas um determinado. E isso ocorre de modo racional; porque cada ato naturalmente é feito na matéria própria e determinada; por isso também é necessário que a alma seja recebida em um determinado corpo." (In De an., II, 4, 16) - Tradução nossa.
    "Para que o homem ressurja necessariamente o mesmo, será preciso que também as suas partes essenciais sejam em número igual. Se, pois, o corpo do homem ressuscitado não for a partir das suas carnes e dos seus ossos, a partir dos quais agora é composto, não será numericamente o mesmo na ressurreição". (SCG., IV, LXXXIV)
    O livro citado que tem tradução: TOMÁS DE AQUINO. Suma Contra os Gentios - volume IV. São Paulo: Loyola. 2016,
    Suma contra os gentios - volume 4, Loyola - volume único, Ecclesiae:
    Link de compra da Suma contra os gentios (Amazon-Brasil) referente ao texto citado logo acima:
    Editora Loyola: amzn.to/346Ob3S
    Editora Ecclesiae: amzn.to/317tanT

КОМЕНТАРІ • 37