Minha Opinião (Parte 1 de 3) | 1ª Temporada de Os Anéis de Poder

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 98

  • @ProjetoTolkien
    @ProjetoTolkien  4 місяці тому +2

    Parte 2: ua-cam.com/video/-AXXycYUpnw/v-deo.html
    Parte 3: ua-cam.com/video/_6mQwjPSxx8/v-deo.html

  • @felipedasilvasantos9778
    @felipedasilvasantos9778 5 місяців тому +23

    Este é definitivamente o melhor vídeo sobre Anéis de Poder que eu já vi aqui no UA-cam. Simplesmente uma aula. Parabéns pelo empenho, dedicação, pesquisa e conhecimento sobre a maravilhosa obra do querido professor Tolkien. Já ansioso para conferir as partes 2 e 3.

  • @M4rkux
    @M4rkux 3 місяці тому +3

    Esse cara é tão bom que até preveu que alguém ia bigodar na segunda temporada uhauhauhauhauhauhauh
    Esse é meu canal favorito a partir de hoje.

  • @rogerferrari1551
    @rogerferrari1551 5 місяців тому +6

    Parabéns, pelo vídeo! Primeira análise que vejo as coisas sendo ditas como elas realmente são. Ótima escolha de palavras no vídeo: "talvez", "pode ser", "afirma", "acho". Tudo muito bem referenciado. Análise separada da série como entretenimento e como "fidelidade" à obra. Infelizmente, a interpretação do que se lê, ouve e escuta-se por aí, depende do quanto você está disposto a ler, ouvir e escutar. Continue com o ótimo trabalho.

  • @annacarolinavieira7516
    @annacarolinavieira7516 3 місяці тому

    O seu canal é o ÚNICO que eu tenho o prazer de ver e ouvir. Sério! Que trabalho impecável.

  • @alexiaguarda8614
    @alexiaguarda8614 4 місяці тому +6

    Cara eu amei a série, principalmente pelas imagens que tão muito lindas! E segundo pq to viciada em tudo desse universo hahah.
    E as pessoas tem q entender q pras telas é adaptado, n tem como ser 100% fiel.

  • @WillianMolinari
    @WillianMolinari 5 місяців тому +5

    Que ótimo vídeo! Cheio de referências para todas as opiniões, vindo de alguém que efetivamente se dedica a ler mais profundamente o legendário.
    Eu achei a série divertida. Tenho um monte de ressalvas quanto as modificações e outras pequenas coisas, mas não achei terrível e me diverti assistindo. Concordo com você em quase tudo desse vídeo.
    Aguardando o próximo!

  • @italogirao
    @italogirao 3 місяці тому

    Ando acompanhando seus vídeos. Só assisti os filmes e agora acompanho a série. Comprei uma box com os 3 livros do senhor dos anéis pra começar, instigado pela série e agora seus vídeos também. Obrigado pelo conteúdo!
    P.s: você tem uma voz maravilhosa de ouvir.

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  3 місяці тому +1

      Obrigado! Se você nunca leu nada de Tolkien, sugeriria começar pelo Hobbit, pois ele é um livro bem curtinho e bem leve de se ler. Uma ótima introdução à Terra-média. E O Senhor dos Anéis tecnicamente é sequência dele, então fica mais legal de ler ele depois de já ter lido O Hobbit.

  • @VictorHugo-lk7ql
    @VictorHugo-lk7ql 5 місяців тому +5

    Admirando cada vez mais esse canal, parabéns cara! 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @GustavoTook-j4i
    @GustavoTook-j4i 17 днів тому

    Ótimo conteúdo, porém acredito que houve um equivoco no tópico abordado em 23:20, não temos muitos detalhes sobre a relação de Galadriel com Gil-Galad, mas acreditar que ela seria subserviente a ele como rei não faz muito sentido, principalmente da forma que é retratada na série, além de Galadriel ser mais velha e presumivelmente mais poderosa que ele, o título de Alto rei dos Noldor é mencionado como um título mais simbólico do que efetivo, outro fator importante é que Galadriel era casada com Celeborn, que nem um Noldor era, ambos governavam de forma autônoma sobre os Sindar em Harlindon e se retiraram de lá após Gil-Galad se declarar Alto Rei dos Elfos do Oeste.

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  17 днів тому +1

      De fato temos poucos detalhes sobre a relação entre Galadriel e Gil-galad, e de fato sabemos pouquíssimas coisas sobre o que realmente significava ser um "Alto Rei", mas os meus comentários foram mais para responder às pessoas que usam única e exclusivamente a idade de Galadriel para dizer que Gil-galad não mandaria nela. Isso por si só (Galadriel ser mais velha) não faz sentido lógico como argumento.
      PS: Existem várias versões da história, mas, em regra, Galadriel e Celeborn somente foram para Lórien na Terceira Era, e como Senhores, não Reis. Na Segunda Era eles viveram por um tempo em Lindon (presumivelmente como Senhores, sob o comando de Gil-galad), em Nenuial (na futura Annúminas, provavelmente como Senhores) e em Eregion (neste último, tem versão que como Senhores e versão que como simples "moradores"). E o fato de serem meros Senhores pressupõe que eles tinham um Rei (suponho, Gil-galad), da mesma forma que Rohan tinha apenas um Rei, mas vários Senhores (como Freca).

    • @GustavoTook-j4i
      @GustavoTook-j4i 17 днів тому +1

      @ProjetoTolkien Concordo plenamente, é explícito que Gil-galad era Rei enquanto Celeborn, Galadriel, Celebrimbor e Cirdan eram apenas Senhores, mas também parece evidente que o título de Alto Rei permanecia um tanto quanto simbólico, e Celeborn e Galadriel se retirarem de Lindon ao lado dos Sindar que não queriam se submeter a Gil-galad, reforça isso, abs!

  • @metaglauciox
    @metaglauciox 5 місяців тому +2

    que vídeo incrível! muito obrigado!!

  • @marcioorlando2102
    @marcioorlando2102 5 місяців тому +2

    Ótimo vídeo!
    Parabéns!

  • @claudimpascoal
    @claudimpascoal 3 місяці тому

    Que canal sensacional!

  • @raqueloliveira_kj
    @raqueloliveira_kj 5 місяців тому +4

    Adoro como Tolkien deixa tanta coisa em aberto pra gente imaginar como quiser, o Tumba do Balin brinca muito com isso dizendo, por exemplo, que Tolkien não deixou claro em lugar nenhum que os orcs não usavam metralhadoras e que Legolas não era o Idris Elba kkkkk. Mas, piadas a parte, isso é uma das melhores coisas em Tolkien, todo esse mistério atiçando a nossa curiosidade e causando debates até hoje.
    Uma das coisas que mais estranhei na série foi colocarem atores com tanta idade pra fazerem elfos.
    Eu queria muito ver romance entre mulher e elfo dando certo, são sempre os homens que se dão bem.
    Adorei as colocações para o vídeo, todo o estudo aprofundado. Um dia chego nesse nível.

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  5 місяців тому +2

      Sim, adoro essa abertura que o universo da Terra-média nos traz. Muita gente acha que Tolkien tudo explicadinho e sem margem pra discussão, quando na verdade ele deixa a maioria das coisas em aberto.
      Na verdade foi só Celebrimbor que escolheram um ator mais velho. Mas, sim, também me incomodei um pouco com isso. Não por não existirem Elfos velhos, já que existiam, mas porque Celebrimbor não deveria ser um deles.

  • @matheusvicente1666
    @matheusvicente1666 4 місяці тому +2

    O pisão no canal da querida que se diz especialista em tolkien, mas o único legado que carrega dele é o purismo de raças mesmo 👀

  • @wesleybrito6388
    @wesleybrito6388 4 місяці тому +2

    Cara faz vídeos dos filmes do Hobbit 🙏🏾. Principalmente se as versões estendidas melhoram os filmes.

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  4 місяці тому +3

      Depois que a 2ª temporada da série terminar e eu não precisar fazer mais vídeos sobre ela, pretendo fazer vídeos sobre os filmes do Senhor dos Anéis e do Hobbit, comentando minha opinião sobre eles, tanto como entretenimento quanto como adaptação. É só questão de tempo.

    • @wesleybrito6388
      @wesleybrito6388 4 місяці тому

      Top 🙏🏾

  • @rafaelbartoletti
    @rafaelbartoletti 5 місяців тому +3

    Já curti no gole de café. Sei o que o vídeo será bem bom

  • @claudiotu1985
    @claudiotu1985 5 місяців тому +1

    Que excelente notícia. E falando de coisas boas, quem for de São Paulo e curte O Senhor dos Anéis, compareçam nos dias 26 e 27 de julho, pois vai acontecer a 2° Convenção dos Anéis, no prédio da Faculdade de Letras na USP.

  • @folhadaterramedia
    @folhadaterramedia 4 місяці тому +1

    Muito bom!

  • @marciohenriquepimenta6627
    @marciohenriquepimenta6627 5 місяців тому +1

    Sensacional o vídeo, tá de parabéns, um pena o tanto de desinformação sobre essa série 👏👏

  • @juliocesarfilho2473
    @juliocesarfilho2473 5 місяців тому +6

    Mais um vídeo excelente e educativo!
    Eu particularmente não gostei da série como entretenimento, realmente não me pegou pra ficar revendo ou teorizando, porém uma coisa que gostei foi a beleza do figurino e CGI.
    Fico feliz que o canal vai voltar a falar dos livros, não vejo a hora de entrar em o senhor dos anéis.

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  5 місяців тому +2

      Também esperava mais da série e não achei ela lá essas coisas, mas ainda acho que ela teve um saldo positivo (como abordarei nas Partes 2 e 3). Os vídeos sobre os livros voltam em outubro, com a Parte 11 de Contos Inacabados!

  • @pdronys
    @pdronys 4 місяці тому +2

    A serie não e perfeita mas me divertiu! E se tem um ponto positivo e tenho certeza que o Tolkien iria gostar é que a serie atraiu pessoas pros livros, pelo menos no meu caso. Eu só tinha lido o hobbit e a trilogia do Senhor dos Anéis, e só fui buscar os livros que falam sobre a primeira e a segunda era depois de ter visto a serie.

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  4 місяці тому +1

      Concordo. Já falei várias vezes sobre isso: se a série levar uma pessoa sequer a ler os livros, isso já é uma vitória. E eu sei que levou várias. Inclusive, comento isso bem brevemente na Parte 3 da minha opinião.

  • @OMihilel
    @OMihilel 3 місяці тому

    Parabéns pelo vídeo, foi uma aula, gostei bastante da abordagem. Ainda estou assistindo, mas fiquei com uma dúvida sobre o tema de a Galadriel ter uma interdição de voltar para Valinor: assisti alguns vídeos com histórias dos livros do Legendário, não eram nada relacionado à série, lembro que em um deles comentaram e citaram acho que do Silmarillion: sobre os Noldors terem sido amaldiçoados por conta do primeiro Fatricídio, e que eles não poderiam retornar à Valinor caso partissem para a Terra-Média, fora que iriam sofrer perdas lá. No vídeo comentam que a Galadriel quis seguir pra TM mesmo assim porque tinha o desejo de ter um reino para ela, etc, nisso comentaram que por conta dela querer seguir pra TM essa restrição dos Noldors também é imposta à ela e por isso não podia retornar para Valinor se quisesse. Só a parte da maldição que pelo que entendi nos livros atingiu mais a casa de Feanor, pelo juramento de recuperarem as Silmarils a qualquer custo.
    Será que isso teria a ver com o que comentam dela mão poder retornar à Valinor?
    Dúvida enviada, vou voltar a assistir o restante do vídeo kk

    • @OMihilel
      @OMihilel 3 місяці тому

      Desculpa se falei bobagem, é que ainda não li os livros então só perguntei em relação o que vi sobre vídeos das histórias mesmo rs

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  3 місяці тому +2

      Você está confundindo um pouco as histórias. Quando os Noldor (o clã élfico do qual Fëanor e Galadriel faziam parte) decidem fugir de Valinor, os deuses colocam uma interdição para o seu retorno, de modo que nenhum deles poderiam retornar a Valinor. Porém, ao final da Primeira Era, com a derrota de Morgoth, essa interdição é levantada pelos deuses e, a partir da Segunda Era, todos os Elfos, inclusive os Noldor, tinham permissão para retornar para Valinor. Alguns retornam, e outros continuam na Terra-média (Galadriel sendo um desses). Isso é o que está em O Silmarillion. O que vamos ter em Contos Inacabados são diferentes versões quanto à Segunda/Terceira Era. Há uma versão da história que diz isso e ponto: a partir da Segunda Era, qualquer um poderia retornar a Valinor, incluindo Galadriel. Porém, há outra versão da história que diz que havia uma interdição especial para Galadriel, de modo que ela não poderia retornar à Terra-média. Caso tenha ficado alguma dúvida, só avisar. Aliás, se quiser entender melhor, aqui no canal temos 14 vídeos resumindo O Silmarillion e 13 vídeos resumindo Contos Inacabados. Na descrição do vídeo tem o link das playlists.

    • @OMihilel
      @OMihilel 3 місяці тому +1

      @@ProjetoTolkien perfeitamente explicado, agora consegui compreender melhor, obrigado.
      Com relação ao vídeo, terminei agora de assistir e ficou excelente, parabéns. Eu achei um absurdo esses comentários sobre o tom de pele dos personagens, simplesmente não tem lógica, povo reclamou até se ter cavalos em Numenor, nossa kk. Estou lendo "O Hobbit" e logo no início da história quando chegam em Valfenda, realmente Tolkien não escreve um "a" sobre o tom de pele dos Elfos.

  • @danyllosilva3299
    @danyllosilva3299 3 місяці тому

    Esse cara é realmente muito bom, fico até arrependido de ter conhecido apenas a alguns meses

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  3 місяці тому

      Não sei se entendi. "Esse cara" seria eu? Se for, obrigado! kkkk

  • @biancamapeter
    @biancamapeter 5 місяців тому +3

    Falando como alguém que só assistiu aos filmes e à série (então talvez eu não seja o público-alvo do canal), estou adorando acompanhar esse vídeo e aguardo os próximos! Me fez ter vontade de ler os livros. Eu gostei bastante de RoP e, apesar de reconhecer que ela poderia ser melhor em alguns pontos (enquanto entretenimento mesmo), me impressionei com o chorume nos comentários de absolutamente todo conteúdo sobre ela que tem na internet. Como eu não sou do nicho, não sabia que era pra esse nível de preconceito que uma parte dos fãs de Tolkien descia. Mas seu vídeo (e toda a comunidade que você criou no canal) me acalmou e mostrou que há lucidez em meio à radioatividade hahaha. Sucesso com os seus conteúdos!

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  5 місяців тому +2

      A série poderia ter sido muito melhor e eu esperava bem mais, mas ela não é horrível e em momento nenhum "ofende" Tolkien. Se você ficou com vontade de ler os livros, sugiro assistir a nossa playlist de resumo do Silmarillion. Tem link dela na descrição desse vídeo. A série e os filmes são bons, mas nada se compara aos livros.

  • @alex007rider
    @alex007rider 5 місяців тому +1

    Finalmente Adm

  • @andrespjp
    @andrespjp 5 місяців тому +1

    Sensacional!

  • @joaopedroandrade496
    @joaopedroandrade496 4 місяці тому

    47:25 sobre os cavalos em Numenor, você chegou a falar sobre a possibilidade de eles terem sido levados até a ilha. Bom, aqui vai mais um argumento, não citado no vídeo: “Àquela terra os Edain levaram muitas coisas da Terra-Média: ovelhas, e vacas, e cavalos, e cães; árvores frutíferas; e cereais.” (A Queda de Numenor, p. 69)

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  4 місяці тому

      Eita, essa passou batido por mim. Valeu!

  • @joaopedroandrade496
    @joaopedroandrade496 4 місяці тому +1

    👏🏻👏🏻👏🏻

  • @GibiFire
    @GibiFire 5 місяців тому +5

    excelente. ja vou guardar o link do vídeo, sei que vou usa-lo contra haters depois

  • @matusajr
    @matusajr 5 місяців тому +2

    👏🏻👏🏻

  • @BaDBRuNNo
    @BaDBRuNNo 5 місяців тому +1

    Foi uma defesa fervorosa da serie Anéis de Poder.
    Sobre a elfa guerreira, teria sido bem melhor colocar uma elfa da região de Ossiriand ou outro Moriquendi qualquer que perdeu a familia nas guerras e quer vingança, que não tivesse conhecimento sobre Aman, Mandos, etc. Galadriel da serie sim pareceu uma adolescente birrenta querendo vingança pela morte heroica do irmão, Finrod provavelmente estaria andando pleno pelas ruas de Tirion com seu pai durante a Segunda Era.
    Deveriam ter focado a serie em Sauron e Celebrimbor e na forjadura dos anéis.
    Não consigo imaginar aquele senhorzinho (Celebrimbor) sendo empalado por Sauron e nem aquele Gil-Galad batalhando de frente com Sauron.
    Outro problema grotesco da serie foi o Mithril e a necessidade dos elfos nesse minério.
    Algo que é importante também para os Anãos é Durin, por mais que seja, ou não, realmente a volta de Durin I, mas os Anãos acreditam nisso.
    Resumo deste video, se Tolkien não especificou, então qualquer coisa inventada na serie é possivel e aceitável, mas as criticas negativas à serie são absurdas porque Tolkien não especificou.
    Obs: ainda não vi os outros videos.

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  5 місяців тому +3

      1) Fala minha aos 8:03 : “Eu abordar essa questão aqui não é uma defesa da personagem de Galadriel porque, sim, teve algumas coisas que eu particularmente não gostei em como ela foi adaptada na série. Mas, como eu disse, não é porque a gente não gostou de uma coisa ou outra que a gente vai começar a reclamar de absolutamente tudo e ficar inventando supostas alterações dos livros. Sobre o que eu não gostei na Galadriel eu vou abordar mais pra frente, nas outras partes.”
      2) Outra fala minha aos 20:19 : “Eu particularmente também não gostei muito de como Galadriel foi adaptada na série e vou abordar isso mais pra frente, tanto na Parte 2 quanto na Parte 3, mas uma coisa é você dizer que não gostou dela na série e outra coisa muito diferente é você dizer que ela era o maior poço de sabedoria só porque tinha milhares de anos, já que Tolkien deixa claro que ela não era.”
      3) Em nenhum momento eu disse que a série não alterou nada dos livros. Dala minha aos 5:29 : “Isso aqui não é uma defesa da série. Eu não acho que a série foi perfeita nem que ela não alterou nada dos livros. Longe disso: apesar de não ter achado a série algo horrível, eu acho sim que ela deixou muito a desejar e teve muita coisa que eu não gostei nela, inclusive quanto a alterações desnecessárias dos livros, e que eu vou abordar nas Partes 2 e 3.”
      4) Eu também não gostei de Celebrimbor mais velho, da história do mithril ou da existência de dois Durins simultâneos. Sobre essas (e outras) alterações dos livros, abordarei na Parte 3.

    • @BaDBRuNNo
      @BaDBRuNNo 5 місяців тому

      @@ProjetoTolkien Seu vídeo foi bem didático, entendi que vai completar seu pensamento sobre a série nos próximos vídeos, meu comentário foi apenas a impressão que me passou sobre esse primeiro vídeo. Vou ver os próximos assim que publicar.
      Mas infelizmente a série não me pegou, achei que ficou claro que os show runners quiseram apenas tomar pra si a história não levando em conta o legendário e a grandiosidade da obra de Tolkien.
      Ainda assim, acho uma série nota 6, ficou belíssima, mas foram os wallpapers mais caros da história do entretenimento.

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  5 місяців тому +1

      Eu dei nota 6,5 para a série como um todo. Como comentei nesse vídeo e abordarei em maior profundidade na Parte 2, acredito que a série peca mais com o público comum que só queria um bom entretenimento. Com exceção de algumas alterações dos livros, acredito que as maiores falhas da série podem ser corrigidas nas próximas temporadas e por isso tenho esperança que a série melhore na visão do público geral.

    • @alex007rider
      @alex007rider 5 місяців тому

      Voce caiu na fake news de que os Showrunners falaram que iriam fazer melhor que Tolkien?
      Pq essaa é uma das maiores fake news da primeira temporada, os caras AMAM Tolkien e são tão fãs quanto a gente
      @@BaDBRuNNo

    • @BaDBRuNNo
      @BaDBRuNNo 5 місяців тому

      @@alex007rider Não é sobre o que eles disseram ou deixaram de dizer e sim sobre o que eles fizeram, as mudanças feitas na serie impactam tanto na 1ª Era quanto na 3ª Era. Se fosse uma serie que não levasse o nome de Tolkien não seria problema. por esse motivo a serie é muito mais classificada como "Inspirada" ou "Baseada" na obra de Tolkien e não Adaptada que era o que se esperava quando anunciaram essa serie.

  • @1oetermo143
    @1oetermo143 5 місяців тому +1

    👏🏻👏🏻

  • @snowleopard6386
    @snowleopard6386 5 місяців тому +1

    Ae adm 💕...aguardo as próximas partes 😊

  • @fabiocostajuliao5448
    @fabiocostajuliao5448 3 місяці тому

    eu acho que enquanto adaptação, a série deu uma guinada narrativa... mas, eu não curti o arco de Adar x Sauron... a não ser que seja 'um plano' do próprio Sauron para tomar de assalto a todos na Terra Média... quanto a Galadriel da treta, elfos negros ou de outras etnias, maior protagonismo de 'minorias' (pensando no perfil étnico do mundo europeu/anglo saxão) - no nosso caso, são maiorias mesmo, eu não ligo... acho interessante... é um Tolkien pop, cuja ideia é levar o gde professor de Oxford a um público cada vez mais amplo, sem o devido cuidado, até pq ninguém é obrigado a conhecer todo o Legendarium do professor Tolkien... tirando isso... bem... é tv gente... toda adaptação - como traduções, 'traí' o material base... isso acontece com outras adaptações, seja de livros, HQ's, games, etc... ela fica rocambolesca... mistura, mistura, mistura... enfim... bom vídeo... acabei de ler o Atlas da TM e estou iniciando o História da TM, há algum vídeo aqui no canal? abçs

  • @edirleisiqueira6220
    @edirleisiqueira6220 5 місяців тому +2

    Este canal é excelente! 👏🏻

  • @gabrielfrancoferreira500
    @gabrielfrancoferreira500 4 місяці тому

    Galera viu o filme do peter jackson e acha que a galadriel é a maior elfa da historia.

  • @gabriellipereiradiniz5504
    @gabriellipereiradiniz5504 4 місяці тому

    Nessa conversa de altura eu com os meus 164cm me considero um Hobbit....

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  4 місяці тому

      Curiosidade: os Hobbits tinham entre 90 e 120 cm de altura. Os Anãos eram mais altos do que eles, mas não sabemos sua exata altura.

  • @unseen.walker
    @unseen.walker 5 місяців тому +2

    A análise é muito interessante, mas muitos pontos podem ser colocados, primeiramente partindo daquele pressuposto citado "não é porque ele não escreveu que não estava lá." Dizer isso também não abre alas pra desculpar qualquer coisa, colocar qualquer coisa na obra, e que qualquer outra lógica não deve ser levada em consideração em relação a uma diversidade de eventos e da construção desse mundo. Tolkien nunca disse que os Elfos Avari não inventaram motor a combustão e automóveis, mas pela lógica, sabemos que não, por exemplo. E foi um exemplo absurdo propositalmente, pois ignorar os outros fatores, externos e internos da obra quanto a essas questões, também é. Tolkien pode não ter detalhado determinadas questões, mas tinha uma postura, modo de pensar e crença, além de uma vivência, que nos levam ao que seria mais provável do autor pensar, isso quando o mesmo já não pontuou a direção de forma concreta. Nisso, o ponto mais importante a se levar em questão é: essa obra derivada agradaria Tolkien? Ela realmente condiz com seus escritos da forma que a coisa foi pensada por ele? Aqui adentramos já num fator: quem diverge o pensamento, não deve ser julgado como alguém que não leu a obra. Isso não é uma verdade. (E foi repetida tantas vezes que pareceu forçosa, apenas para ser colocada nos shorts. Gosto de pensar que não.) Todos temos o mesmo material, e todos que julgam pensando na obra, é porque leram, mas sim, algo na sua interpretação divergiu, e por plenos motivos. E isso é para os dois lados. Mas o mérito da sua leitura não deve ser tirado. Qualquer um dos lados é capaz de ver a coisa como ela é, e de se utilizar de malabarismos pra direcionar o pensamentos. E com isso, sabemos então que não dá pra impor algo concreto mesmo do que foi mostrado, pois como foi dito, esse material nunca foi finalizado. Portanto, o melhor mesmo era deixá-lo lá, existindo, e não tirar conclusões sobre ele para fazer uma obra, o que, por obviedade, geraria problemas com as formas de interpretação. Se a fonte não é conclusiva, tirar conclusões para fins específicos é um erro. Mas já que vamos colocar as coisas na lista, e essas coisas são basicamente "pensamentos" para o futuro das obras, vamos fazer considerando apropriadamente todos os pensamentos do autor.
    Nisso, algumas questões, como defender a postura de Galadriel na série não caem inteiramente com a visão de Tolkien sobre uma pessoa orgulhosa. Isso porque alguém orgulhoso não se toma de explosões sentimentais como o que ocorre na série, e sim, se toma por vaidade, altivez, e havia maneiras melhores de demonstrar isto do que a falha tentativa, com intenção cômica da série. O que foi visto na série, de fato é birra. Essa interpretação também pode ser constatada como diferente de sua visão pela forma e escrita do autor, onde esse tipo de comportamento não bate com os "orgulhosos" de sua obra. A idade de Galadriel também não sustenta isso, pois a contagem da idade dos Elfos tem mais de uma versão e pode chegar a ser inconsistente. Há mais de uma forma de calcular, e em determinadas, Elfos centenários teriam o equivalente a 2 anos de idade. Isso faz algum sentido? Não. Em uma das bases, Elfos atingem maturidade completa aos 50, e por essa média, estão nos preparativos pra se casar. Um comportamente destes a uma Elfa de 4000 anos não se sustenta, ainda mais com o aprendizado que teve com Melian, que apesar de ter entrado na discussão quanto à "Magia" no vídeo, estava lá para passar a Galadriel conhecimento, e isso não pode ser ignorado. Galadriel é descrita com sendo sábia desde seu tempo em Aman, e isso diz muito sobre o caso.
    Já falando da magia, de fato a mesma tem uma utilização "contida" na obra, que justifica o mistério sobre a mesma e a faz ter essa denominação, mas não significa que "uso para proteção" não possa estar encaixado em lutar. O modo que as informações se interpõe sobre a "forma de lutar" que Galadriel teria após o Fratricídio na verdade não a coloca na Segunda Era como guerreira de espadas, e sim, como comandante de povos, alguém que parece já ter deixado as armas de lado desde aquele incidente. Devo também estar aqui lembrando que o fato dela lutar, de fato, não fala ou inclui nada sobre espadas (apesar de ser o mais óbvio.)
    Quanto a passagem do trecho sobre a forma de Sauron, e o problema temporal da série, o costume de pensamento de "Sauron belo" ser loiro e branco se dá, justamente, pelos jogos e artes (que de fato, não podem, inteiramente, serem utilizadas como argumento para aparência, mas muito provável que uma boa parte delas tenha aprovação de Tolkien) e também a velha retórica do Legendário ser uma "mitologia inglesa", não muito por racismo intrínseco. Se quer culpar alguém, culpe a própria indústria. A ira das pessoas por Halbrandt se deu por ele justamente não ser Annatar (não na questão de ser um homem branco e loiro, e sim, de não ser o belo e altivo emissário dos Valar.) Eles de fato não tinham direitos para com Annatar e outros problemas geraram a compressão do tempo, mas isso poderia ter sido facilmente resolvido fazendo a série pela perspectiva dos Elfos, e fazendo Sauron tomar uma forma de semelhança à descrição de Annatar (emissário dos Valar) mas sem utilização direta de nomes.
    Quanto às reclamações de Sauron ter tocado os Anéis não ser verdade, bom, é uma meia verdade, já que Sauron tocou diretamente no material de sua composição na série, e isso poderia ter sido também evitado. Nem comentemos sobre a inversão da ordem da forja, que já se dá por pecado mesmo.
    Ainda nesses problemas, temos a falta da Lenda de Durin e o Mithril mágico, questões que qualquer um certamente achará terrivelmente problemática, a menos que seja passivo a qualquer coisa. Mas sobre as cores de pele das raças da Terra-Média, devo atentar...não há descrição negando, apoiando, ou qualquer outra coisa...mas há uma coisa em Arda, que é lógica regional, e a ela, Tolkien muito se atentou.
    Está certo para quem se aprofunda, que a Terra-Média não representa a Europa. A Terra-Média é um continente centralizado no meio do planeta, do qual, se fossemos relativizar sua extensão com a vida real, seria uma união de Eurasia e África. Mas a questão é, a Terra-Média ainda funciona da mesma forma que nosso mundo em dado sentido: existe uma linha equatorial. Isso se dá pela relação direta que damos à Harad com os Africanos. E não distante disso, estão os povos acima dela com Europeus e povos do Norte. Com isso, devo dizer que não é verdade que todos têm o Sulistas como de pele preta, pois Harad próxima se aproxima mais de Egito, e ali, há maior concentração de pardos. Quanto falamos de pretos Subsaarianos, devemos falar da Harad mais distante. Mas é claro, isso pode ser relativo dentre regiões. O problema mesmo, é dizer que há total é absoluta vasão para Elfos e Anãos negros, dentre outros, como Humanos, incluso Hobbits, com pele preta (principalmente no conceito subsaariano) em uma região acima do meridiano, muitos ainda, próximos a uma região que Tolkien coloca como SETENTRIONAL. Ou seja, por lógica, nascem pessoas pretas no Polo norte? Ou brancos nativos na África subsaariana? De fato não. A lógica de um Anão de pele preta é desafiada por lógica simples: eles moram gera embaixo da terra, longe do Sol. Isso, por si só, já coloca esse fator como algo distante de sua sociedade. É claro que é possível relativizá-los com as pedras, mas eles foram feitos muito mais à imagem dos Filhos de Ilúvatar, não dá face da Montanha. E aos Elfos, o problema é como citado acima: não nascem pessoas pretas no norte, naturalmente. O que forma um problema para a série, já que, de todos os lugares que poderia ter sido, Arondir diz ter nascido em Beleriand. É o mesmo equivalente geográfico que dizer que um africano subsaariano nasceu em proximidades como Islândia ou Irlanda. Totalmente ilógico. Minimamente, poderiam ter feito ele nascer, ou derivar de Elfos que exploravam as terras do Sul. Ainda sim isso foge do escopo, pois não há relatos de Elfos para lá. Porém pelo menos, faria melhor sentido. De todas as formas, o que deve ser seguido é o material do Legendário, e se ele não dá vasão pra isso(e realmente não dá), é melhor deixar as coisas como estão, sem adições por suposição ou outro motivo (pois a lógica e bom, tudo mais, podia ter sido melhor aplicada.) A obra já está lá, para ser apreciada perfeitamente, e isso pode ser facilmente compreendido.
    Por isso digo que, dentro de toda essa análise, há também algo que não pode ser ignorado, a intenção do autor e seu cuidado com a construção desse mundo, que é um personagem em si tão vivo quanto qualquer um outro. Muitos se passam com as críticas de fato, apenas falando mal de qualquer coisa, muitas que não tem nada a ver, mas no meio de tudo isso, há sim o que ser pontuado. Com esses erros (não apenas os que cito, e sim, também aqueles que poderiam fidelizar mais a história aos livros) é impossível realmente dizer que a série sai com saldo positivo, pois ela não se sustenta bem como entretenimento, nem isolando da obra, o que é impossível, pois o seu valor é intrínseco à obra que se baseia, e sua montagem é dinâmica a um ponto que não se torna consistente com a obra do autor. E sim, os filmes passagem pelos mesmos problemas, mas aqui falamos da série. E eu digo, é bom lembrar, as pessoas reclamam porque se importam, e há sempre um escopo maior do qual é preciso estar inteirado sobre as coisas, como compreender que não dá pra relativizar tudo, e que eles podiam ter feito muito mais pela obra e pelo autor.

  • @josuepaulino6065
    @josuepaulino6065 5 місяців тому

    O problema do Finrod é que o visual ficou ruim mesmo. Eles podiam ter optado por fazer um cabelo curto mais estilo do medieval e não colocar ele com cabelo modernizinho parecendo o Ken da Barbie.

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  5 місяців тому +3

      Concordo, também achei que ele ficou com um estilo moderno demais. Na verdade até preferia que fosse longo mesmo porque estou acostumado com as várias artes do personagem, mas o que me incomodou mais nele foi a aparência moderna demais. Já Elrond eu gostei e não me passou essa sensação.

    • @josuepaulino6065
      @josuepaulino6065 5 місяців тому

      ​@@ProjetoTolkienEles poderiam ter se inspirado no visual do Meadhros da Jenny Dolfen.

    • @rafaeldoo9108
      @rafaeldoo9108 5 місяців тому

      Todos os elfos do Peter Jackson também tinha visual moderninho, visto que todos usavam chapinha pra alisar o cabelo.

  • @michaelbezerradias7888
    @michaelbezerradias7888 4 місяці тому

    Sauron, não tentou enganar os elfos na segunda era se passando por um emissário dos Valar? Se sim é óbvio que a forma que ele assumiu não era a de um homem, mas sim a de um elfo ou de um maiar

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  4 місяці тому

      Na versão do Silmarillion não é dito nada, mas apenas que Sauron assumiu uma "forma bela". Na versão de Contos Inacabados é dito que ele se apresentou como um emissário dos Valar.
      Qual seria a forma de um Maia? Eles são seres sem forma e obrigatoriamente, quando assumem formas humanóides, assumem a forma de um Homem ou de um Elfo, então não dá para sabermos qual seria, pois se ele se apresentou como um Maia ele poderia ter qualquer forma.
      Além disso, como comentei no vídeo, Elfos e Homens tinham exatamente a mesma forma física. Tem um vídeo aqui no canal sobre os Elfos não terem orelhas pontudas nos livros, caso você tenha curiosidade de se aprofundar.

    • @mostafamarina
      @mostafamarina 3 місяці тому

      Agora vc não pode mais falar isso kkk anatar veio

  • @davidesousanascimento7704
    @davidesousanascimento7704 5 місяців тому

    Top

  • @alex007rider
    @alex007rider 5 місяців тому +2

    Esse video deveria alcançar todos do fandom

  • @williamsantos2436
    @williamsantos2436 5 місяців тому +2

    Que aula....!

  • @novapasta2728
    @novapasta2728 5 місяців тому +2

    eba

  • @arnaldobianco03
    @arnaldobianco03 5 місяців тому

    Eu fiquei com a sensação de que a série possa não ter conseguido alcançar mais pessoas, para além do público "nichado" (já fans de torlkien ou de Peter Jackson). Seja para gostar ou não do seu conteúdo.

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  5 місяців тому +1

      Sim. Como comentei na introdução desse vídeo, acho que a série peca muito no quesito "entretenimento". Abordarei isso na Parte 2.

  • @marcoribeiro8015
    @marcoribeiro8015 5 місяців тому +3

    Eu gostei muito da série, tem seus problemas, mas não existe nada perfeito.
    Tem uma coisa ou outra que eu mudaria, e outras que da pra alterar

  • @PilhaNW
    @PilhaNW 3 місяці тому

    Existe muita magia no universo Tolkien, e muitos humanos abençoados e "escolhidos" por Eru, que nem mesmo Melkor ousa matar diretamente.

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  3 місяці тому +2

      1) Em nenhum momento desse vídeo eu digo que "magia" não existia no universo de Tolkien. Tanto é que eu cito nele passagens dos livros nas quais Tolkien diz que a "magia" existia sim, sendo apenas que Tolkien relacionava a "magia" com as forças malignas, não usando este termo para se referenciar às forças do bem (no caso dos Elfos, ele usa o termo "arte").
      2) Dos Elfos e Homens, as únicas pessoas que Melkor matou "diretamente" foram Finwë (o pai de Fëanor) e Fingolfin, o irmão de Fëanor. Melkor nunca "ousou matar" ninguém diretamente, já que nos livros é dito que, após ele fugir de Valinor, ele nunca mais ousou sair de Angband, sua fortaleza. Fingolfin só foi morto por ele porque foi o próprio Fingolfin quem foi até Angband desafiá-lo. Então, tecnicamente falando, a gente poderia dizer que existem centenas de milhares de pessoas que Melkor não "ousava matar diretamente".
      Em outras palavras, eu não entendi qual é a pertinência desse seu comentário, já que ele não guarda qualquer relação com nada do que eu disse nesse meu vídeo.

  • @eltonbarbosa8752
    @eltonbarbosa8752 5 місяців тому

    Excelente video!
    Muito explicativo e ajuda, a quem como eu só leu O Silmarilion e O Senhor dos Anéis
    Mas mesmo assim a série é muito ruim, nossa que dificuldade pra assistir todos os episodios chega a dar tristeza rs

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  5 місяців тому

      Ela deixou muito a desejar na minha opinião, mas não achei tão ruim assim. Assistir uma segunda vez, já sabendo da história, fez ela melhorar bastante pra mim. Todo mundo que conheço que assistiu duas vezes disse que fica bem melhor na segunda. Já assistir nosso resumo em ordem cronológica aqui no canal? Fica a sugestão.

    • @eltonbarbosa8752
      @eltonbarbosa8752 5 місяців тому +1

      @@ProjetoTolkien assistir a primeira temporada uma vez já foi tortura suficiente rs, talvez crie coragem pra assistir a segunda temporada quando sair rs

  • @jbolzan
    @jbolzan 5 місяців тому +2

    Vídeo sensacional. Não sei como vc tem paciência pra rebater tanta bobeira

  • @rennerjoca
    @rennerjoca 5 місяців тому +1

    O Ramon uma semana a fio sem dormir

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  5 місяців тому

      Uma semana? Tô há meses escrevendo esses três vídeos. kkkk Já são aproximadamente 150 páginas do Word (ainda não finalizei a Parte 3).

  • @Thiagoeastwood
    @Thiagoeastwood 5 місяців тому

    Pra mim, pior que haters que nem sabem do que tão falando, são os donos de canais que criticam a série simplesmente pra ganhar engajamento.🙄
    Por isso curto os vídeos deste canal: são imparciais e com excelente conteúdo e montagem. Única crítica que tenho é demorar tanto pra sair vídeos novos, mas entendo que, pro trabalho ser bem feito, exige tempo e dedicação...

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  5 місяців тому +1

      É que eu tenho um trabalho normal das 8 às 18h. Os vídeos do canal são feitos no meu tempo livre.

    • @Thiagoeastwood
      @Thiagoeastwood 5 місяців тому

      @@ProjetoTolkien tranquilo irmão... É uma crítica de um fã que queria mais vídeos pq são muito bons... Kkkkk. Mas ter dois trabalhos é complicado, sei bem como é

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  5 місяців тому +1

      Sim, estou só comentando mesmo. Quem sabe um dia eu consiga focar 100% do meu tempo nisso se me render dinheiro, mas por enquanto é só um hobby mesmo.

  • @carlaoliveira7578
    @carlaoliveira7578 5 місяців тому

    Achei o roteiro muito ruim. Só que uma coisa que me irritou muito foi a atuação HORRÍVEL dos atores principais em especial da Morfydd Clark.

  • @PilhaNW
    @PilhaNW 3 місяці тому

    Nos livros fica bem claro que elfo negro são os que nasceram na terra media e não fizeram a viagem para Aman e nunca viram a luz das arvores, de resto a serie pode por a cor que quiser, pode por elfo que teme fantasmas, pode por elfo anão, careca, elfo nunca enganado antes ser enganada, eles podem fazer isso, ja que não conhecem os livros, pode por o Colinas dos Túmulos que é o cemitério de antigos reis de Numenor, mesmo antes Numenor ser afundada, vale tudo.

    • @ProjetoTolkien
      @ProjetoTolkien  3 місяці тому +5

      1) Os Elfos que não viram a luz das Duas Árvores de Valinor são chamados de Elfos Escuros (tanto na antiga quanto na nova tradução) e nunca foram chamados de "elfos negros" como você disse. Ademais, Maeglin é um exemplo de Elfo descrito por Tolkien como sendo um Elfo Escuro (isto é, que não viu a luz das Duas Árvores) e um Elfo de pele negra.
      Não vou citar passagens aqui porque já as citei no vídeo e você deve ter visto. E, se não forem suficientes e você quiser saber mais, eu tenho um vídeo aqui no canal, de meia hora, só sobre isso. Na descrição desse vídeo tem o link dele.
      2) As Colinas-dos-túmulos foram criadas pelos Homens ainda na Primeira Era, antes mesmo das primeiras casas dos Homens chegarem até Beleriand. Em outras palavras, as Colinas-dos-túmulos não eram "o cemitério dos antigos Reis de Númenor", pois elas existiam MUITO antes de Númenor ser fundada na Segunda Era.
      "Dizem que os morros de Tyrn Gorthad, como as Colinas-dos-túmulos eram chamadas outrora, são muito antigos e que muitos foram erguidos nos dias do antigo mundo da Primeira Era pelos antepassados dos Edain, antes que atravessassem as Montanhas Azuis rumo a Beleriand [...]." - O Senhor dos Anéis (Apêndices, A, I)

    • @jonathanoliveira4736
      @jonathanoliveira4736 3 місяці тому

      @@PilhaNW leu sim, Tolkien. Confia 😂😂😂 sei que é difícil ler mas se você adquirir o hábito não vai passar essas vergonhas, recomendo começar pelos livros infantis do Tolkien e ir subindo para os mais complexos.

    • @PilhaNW
      @PilhaNW 2 місяці тому

      @@ProjetoTolkien tem razão, se procurar direitinho com seu método acha espaço até pra um megazord, parei por aqui.

    • @PilhaNW
      @PilhaNW 2 місяці тому

      Ja li Sr. Boaventura e Roverando, recomendo.