Pessoal, esses tickets que são vendidos em Berlin são também válidos para os Regio-Bahn? E nos trens que são RE ou ICE, para cidades proximas, é necessário comprar um novo ticket?
Como funciona as universidades é gratuito? Paga por semestre? Tem bilhete único universitário? Aqui no Rio de Janeiro tem o bilhete único universitário mas é só para ônibus, você não consegue pegar o trem ou metrô com ele e barcas também não (caso de quem mora em Niterói do outro lado da Baía de Guanabara), é muito chato isso! Ah e o bilhete só vale dentro do município do Rio, estudantes que estudam no Rio e moram noutros municípios adjacentes como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Queimados, etc não são beneficiados. Horrível!!! Excludente!!!
@@ederaldomacedo9257 a carteirinha da universidade funciona como bilhete único pras zonas A, B e C, pra todos os tipos transporte. Também inclui ticket de bike (se vc quiser levar bike no trem tem que pagar um ticket especial pra bikes).
@@EllenCristini a parte das zonas eu entendi, o meu questionamento é se esses tickets tambem serve para aqueles trens regionais (os DB-Regio, os vermelhinhos), que vao para outras cidades. Ex.: RE1, RB66, BR13. Fonte: en.wikipedia.org/wiki/List_of_railway_routes_in_Berlin_and_Brandenburg
Aqui em Wiesbaden já vi várias vezes pessoas sendo retiradas do ônibus por estarem sem o ticket, e o fiscal chama a policia para fazer o “B.O” e pegar as informações da pessoa. Mas o que já aconteceu com um casal amigo meu foi que eles compraram o ticket errado pra voltar pra casa. Compraram o Kurzstrecke, que tem um limite de três pontos, mas eles contaram errado o número de paradas até em casa e eram 4 paradas e não três. O fiscal pediu o ticket depois da terceira parada e foi bem agressivo e rude com eles, até gritou com eles dentro do ônibus. Um deles já morava aqui então tinha o ticket mensal, e o outro tinha chegado há pouco tempo então ainda estava como turista e não falava alemão. Eles ficaram um tempo discutindo com o fiscal, não pelo fato de terem sido cobrados pq isso pode acontecer quando ainda não se fala o idioma, mas pela forma como foram tratados pelo fiscal. No final eles desceram do ônibus mas pagaram os 60€ diretamente pro fiscal, em dinheiro mesmo. Isso já tem uns 2 anos então não sei se mudou e agora não se paga mais pro fiscal, ou se ainda é assim. E uma coisa que já aconteceu comigo antes de ter o ticket anual foi de comprar o do mês mas acabar esquecendo em casa, mas como eu tinha comigo o recibo da compra do ticket, não fui multada. O fiscal disse que no recibo tem as informações de data de compra e valor do ticket e apesar de não ser um ticket válido, podia servir de prova que eu realmente tinha o ticket mas tinha esquecido em casa. Sobre música alta e barulho, já aconteceu também de eu estar no ônibus num domingo as 5:30h, indo pro trabalho, e o pessoal voltando das baladas da vida entrarem no ônibus fazendo algazarra, tocando música bem alta no celular e tal. O motorista falou no microfone que eles deveriam desligar ou abaixar o volume da música, e o grupo apenas ignorou. Daí o motorista parou no próximo ponto de ônibus, desligou o ônibus e disse que não ia continuar a viagem até que eles saíssem do veículo. Ficamos uns 5min parados e o motorista foi até o grupo e retirou eles pessoalmente de dentro do ônibus e ligou pra Polizei. Aí eles se tocaram e saíram correndo, e pudemos felizmente continuar a viagem 😂
Eu fui multado em 2020 em Berlim e mandaram eu ir para um endereço pagar a multa (lembro que era perto do muro). Chegando lá o sujeito mandou eu entrar em um site que a cobrança viria de maneira eletrônica. Logo em seguida entrou pandemia e até hoje eu não sei se fui multado ou não. Estou com viagem para Europa e não sei se vou ser cobrar quando chegar rsrsrsrrsrs. Se alguém puder me ajudar…
Eu já fui pega andando 'sem ticket'. Eu tinha ele, mas não estava validado, eu nem sabia que tinha que validar, descobrimos isso a partir do segundo dia da viagem. O fiscal passou, percebeu que eu e minha amiga éramos turistas, conferiu o meu, disse pra minha amiga que não precisava do dela (ela ainda estava procurando na bolsa), e seguiu o caminho dele. Dizem que os alemães são quadradões em relação a regras, mas esse foi o completo oposto.
Minha namorada e eu, nos confundimos com relação ao horário de duração do bilhete, fomos retirados do trem, multados, compramos o bilhete para prosseguirmos e o próprio fiscal nos explicou o funcionamento e que poderíamos nos explicar na empresa de transporte antes de pagar a multa, no dia seguinte fomos até a empresa de transporte, explicado nosso erro, a multa de 60 euros passou para o equivalente a duas passagens.
Em 2015 quando fui a primeira vez, peguei o S-Bahn de Neumünster para Itzehoe, mas os horários e pra saber o trem certo era bem difícil, tanto é que acabei pegando o trem errado(eu e uns amigos), a fiscal passou e pediu para ver os tickets, como eu estava no primeiro banco do corredor, fui o primeiro... o que achei legal, é que ela foi muito legal e avisou imediatamente que estávamos no trem errado, perguntei se poderia dar algum problema e ela disse que não, que era só descer dali 2 estações e pegar o trem "X" e aí chegaria em Itzehoe. O susto foi grande hahahahahaha... Uma amiga minha recebeu multa pq foi pega sem ticket e disse que colocaram a multa no passaporte dela, e que era pra pagar no aeroporto... o resto não fiquei sabendo, mas devem olhar a multa e encaminhar pra algum local responsável pela cobrança... se procede a informação, eu não sei, mas vai que hahahahaha
Quando fui conhecer a Alemanha passei pela situação de entrar comendo um salgado no metrô de Berlim, e só me toquei que era proibido pq achei estranho que tinha muita gente em encarando, e dei uma olhada geral em volta até que vi uma placa informando a proibição... Guardei o que tinha sobrado de volta no pacote e fiquei com aquela cara de quem fez bobagem.... hehehe. Mas depois, em outros dias, vi vários alemães comendo e bebendo no metrô (nas madrugadas e final de semana) e também no trem que liga Berlim a Salzburg. De qq forma, continuei respeitando as proibições, mas se já existisse o Alemanizando na época, teria evitado mtos micos, inclusive esse.
Aqui em Hamburg - Deutschland o trem é 24 horas e o ônibus também, durante a semana eles tiram uma parte do trem. No final de semana tem mais ônibus e trem. O legal que as vezes passa 3 ônibus para o mesmo lugar e vazio, uma única vez peguei lotado, mas foi quando eu cheguei aqui e não sabia passava um atrás do Outro. Aqui eu tenho o cartão do HVV então posso dar inúmeras voltas o dia todo e no final de semana posso levar uma pessoa dia todo e na semana depois das 11 horas da manhã. Eu já vi uma pessoa fugindo da fiscalização, a moça sentou bem minha frente e quando viu saiu correndo, foi tenso e engraçado. No ônibus nunca vi fiscalização em 7 meses.
Duas coisas sobre minha experiência na Alemanha: 1. Em 2018 eu vim a trabalho para Munique e na volta para o aeroporto eu peguei trem. Nos dois dias turistando eu comprei o ticket diário para todos os transportes e não houve sequer uma fiscalização, seja no U bahn, ônibus, etc. mas na hora de ir para o aeroporto, exatamente no aeroporto eu fui abordado por um fiscal, mas eu tinha meu ticket na boa. Mas se eu fosse “espertinho”, eu conseguiria ter ficado dois dias inteiros andando de graça. 2. Moro na região de Allgäu / Bavária, aqui durante a pandemia os ônibus estavam simplesmente de graça, era só entrar, porém, ia do bom senso que em pleno lockdown vc não iria ficar passeando, vc só usaria o ônibus na necessidade.
Sobre ser turista e andar sem ticket, até aonde eu sei eles podem encaminhar teus dados a embaixada alemã no Brasil.. e aí na próxima vez que tu for aí pode ter algum problema para obter o visto...
O que faz o Alemanizando ser um dos meus canais favoritos aqui no youtube é a organização, qualidade e zelo que fica nitído em todos os vídeos! Sinceramente, vocês arrasam!
Quando fui para Berlim em 2015 com uma amiga, passamos pela fiscalização do ticket num trem a caminho de Potsdam. A fiscal nos explicou que nosso ticket não abrangia a Zona C e nos cobrou apenas a tarifa para incluir a Zona C no nosso bilhete semanal.
hahahah isso me trouxe à memória minha viagem de fevereiro. todos os dias compramos o ticket abc, se não me engano algo como 9 euros (que compensava super) e fomos para o campo de Sachsenhausen. Acontece que na hora de voltar, pegamos no lado oposto e fomos seguindo, seguindo, até que um senhor educado nos parou e falou: "Berlin? You need come back", descemos em uma cidadezinha pacata, num frio registrado de -4 graus, com chuva fraquinha, e o próximo só passava em 1h. Que tortura! Na volta uma senhora pegou nosso ticket e disse que a área não cobria aquele abc, daí meu marido teve a brilhante ideia de mostrar o papelzinho que estávamos no campo e pegamos o lado errado e estávamos voltando. Ela deixou pra lá mas mutou uma moça que estava com uma mala dentro do trem. Aquilo nos rendeu boas risadas, mas nunca passamos tanto aperto em viagem (e frio) como aquele dia.
Fui multado 60€ no metrô de Berlim... entraram 3 fiscais a paisana, se identificaram após o fechamento das portas. Paguei na hora e me deu troco, senão anotaria os dados do meu passaporte de turista. Imprimiu um comprovante, mas além da multa tb exigiu um outro ticket pra seguir viagem..
Relato: Out-2019 Fui pega no transporte sem o ticket, não foi em Berlim, mas vou contar o procedimenot aqui. Era meu terceiro dia na Alemanha e eu tinha acabado de conseguir a carteirinha da universidade, que disseram pra mim que valia como vale transporte na cidade. Beleza, zero alemão. No outro dia no onibus eu tava sonhando acordada com a paisagem, quando dois fiscais a paisana pediram o ticket. Eu dei a carteirinha e achei que estava tudo bem. Mas eles pediram pra eu descer com eles na próxima parada. Eu argumentando tudo em inglês que a uni tinha auorizado, que era minha primeira semana, que confiei no que foi dito, que aquela era uma carteirinha temporária, que o cartão com minha foto chegaria em breve, que todos os motoristas de bus viram e aceiaram etc. nada adiantou. Pediram meu passaporte, endereço, tudo. Imprimiram na hora um papel que eu só entendi o número 60 euros e disseram que eu precisava ir em até 7 dias corridos à BWG. Eu achei absurdo, mandei e-mail pra BWG retirar a multa, que 60 euros era o que eu tinha pra gastar com comida no mês e etc. nada adiantou. Por fim, no sétimo dia, lá fui eu pagar 60 pila e ficar quase sem grana logo na primeira semana de intercâmbio kkkkkkkkk lição: confiram muito essa questão do ticket e alemão é sempre bom.
Na minha universidade, o cartão tem que ter tipo um "carimbo" atrás com o número do semestre. O ticket só é válido se tem esse carimbo com a data de validade... Tem uma maquina na uni onde você bota o cartão e ele é carimbado. Eu sei que isso é bem comum, pelo menos em Berlim. Talvez tenha sido esse o problema.
@@EllenCristini Foi isso mesmo. O problema é que o setor da universidade disse com todas as letras que eu podia sair com esse cartão por aí no transporte. Chegaram até a pedir desculpas pra mim por não terem informado essa parte. Com dois/três dias de chegada tudo era novo e eu tava tentando aprender tudo, mas essa eu realmente não sabia. Depois carimbei e deu tudo certo, mas tive que pagar a multa.
A primeira vez que peguei o trem aqui, eu tava com o Ticket no bolso, troquei de estação fui controlado e „como eu não tinha comprado outro Ticket“, paguei 60€ por nada, pois eu não sabia que o Ticket valia por duas horas independente de trocar de estação.
Sobre a conta chegar na tua casa por exemplo no Brasil e você não pagar, e se um dia voltar pra Alemanha, eh bem provável que eles te cobrem nessa volta, e que se você não pagar você não entra. Diria eu.
Em Munich fomos abordados por um fiscal à paisana, foi muito engraçado pq ele falou em alemão sem se identificar e pensei que fosse um mendigo pedindo dinheiro. Diante de tantas recusas que ele recebeu, resolveu falar em inglês e mostrar a carteirinha de fiscal, daí mostramos o ticket e deu tudo certo. A situação foi bem engraçada (durou uns vários minutos o "no, no" nosso e todas as frases dele para a gente) !
4 роки тому
Um relato longo sobre minha experiência com o transporte público na Alemanha: Interessante que peguei aqui no canal a primeira dica de transporte que peguei sobre Berlim, e me foi muito útil, foi como usar o ônibus para ir do aeroporto até o hotel próximo da estação central. Muitos blogs que consultei falavam que era muito difícil usar o sistema de transporte dai, que as pessoas se perdiam, que não sabiam em qual plataforma esperar, etc... Na prática, não vi nada disso. Esses tickets que vc pode usar livremente durante um ou mais dias são ótimos, estações e veículos bem sinalizados e, realmente, dá pra passar o dia todo andando pra cima e pra baixo de transporte público. Usei o ônibus, o u-bahn, o s-bahn e o tram (passeio muito gostoso). Tive um pouco mais de dificuldade em usar o trem de longa distância da DB: achei mal sinalizado, você fica perdido sem saber se aquele trem que está na plataforma é o mesmo que está no seu ticket, ele atrasa...tem que perguntar a alguém pra não pegar o trem errado. Durante a viagem também é preciso prestar muita atenção nos avisos, pois eles mudam até pontos de parada. Fui para Frankfurt e, durante a viagem, foi avisado que o trem não pararia na estação central de lá e iria direto para o aeroporto de Frankfurt. Pararia numa estação de metrô (sim, as linhas são integradas local, nacional e continentalmente) e, de lá, os passageiros deveriam usar o sistema de Frankfurt para chegar onde queriam. Assustador. Também é possível acompanhar viagem do trem da DB usando o wifi de dentro do vagão (na primeira classe eu sei que é. Não sei na segunda).
Eu fiquei 3 semanas em Berlim, em Dezembro de 2014 (acho que vocês lembram do boneco de neve haha), e não vi absolutamente NENHUM fiscal. E pegava transporte todos os dias. Enquanto q um rapaz q conheci, me disse q foi fiscalizado quase que todos os dias na primeira semana dele hahaha
Muito bacana o assunto! Lembro que lá em Göttingen os fiscais dos ônibus também usavam roupas comuns e geralmente eram jovens. 🚌 E dos doze meses que morei lá só foi fiscalizada umas 3x. E olha que usava o ônibus quase todo dia...
Faço curso em Leipzig, a Universidade pediu meu Serasa Score para saber quais as possibilidades de calote da minha parte. E no contrato diz que caso falte pagamento, será acionado o serviço de fiscalização de crédito do país respectivo. Então, acredito que se esse camarada recebeu a multa no Brasil, o nome dele irá para o Serasa em caso de inadimplência.
Eu estava em Munique e entrou o fiscal, eles se identificou com um crachá e mostrei meu ticket, senão eu nem saberia que era um, e vi ele pegando o um cartão de um rapaz e cobrou diretamente com uma maquininha e a viagem seguiu, ninguém saiu do metrô.
Oi aqui onde eu vivo e em Frankfurt os fiscais estão fardados e fazem o controle, se alguém não tiver ou se não for válido por algum motivo tem de pagar na hora 60 euros.
Em Berlin (2010) comprei um bilhete de 5 dias logo que desembarquei na Hauptbahnhof. Sabia que deveria validá-lo (para iniciar a contagem de 5 dias), fui na máquina e validei. Ok. Em seguida peguei o S-Bahn que ia até meu hotel. Chegando no hotel fiquei olhando o bilhete e... me veio a ideia de que haveria um lado "certo" para imprimir a validação. Mesmo não existindo nenhuma marca ou campo que deixasse isso claro. Só uma ideia... Voltei à Hauptbahnhof e perguntei à moça da bilheteira se Das ist problem? E a resposta foi... Ja! Das ist problem. Eu havia inserido o lado "errado" na máquina (haveria 8 lados possíveis, 4 em cada face do bilhete, sem nenhuma indicação do lado certo...). Para não ter dor de cabeça nem gastar um tempo precioso discutindo com o sistema, comprei outro bilhete... Nota: em 5 dias andando de U-Bahn, S-Bahn e ônibus, nunca vi um fiscal.
Que vídeo legal, como sempre... Selo de Qualidade Alemanizando! Aqui no Porto, Portugal, o metrô é bem parecido, não temos catracas, encerra perto das 2h da manhã e fins de semana é 24h, além de ser também integrado com outros transportes. Ri muito com os DJs do metrô e outras perturbações do sossego nas viagens, não é muito diferente daqui também...
Ola!! Parabéns pelo canal!! Sou Novo por aqui e gostaria de dica de transfer ou melhor maneira de transporte de Berlim para o porto Warnemunde!! Muito obrigado. Ahh dica de Hotel em Berlim tbem!! Muitissimo obrigado.
Interessante assunto! Eu acho esses transportes aí tão confusos e fico com tanto medo de dar rolo q já compro logo o bilhete mais caro q vale por mais dias rs Fui multada em Paris pq tinha q comprar um bilhete específico pra ir pro aeroporto. Morri em €60 direto no cartão de crédito e o fiscal com aquela cara de "Aiai turistas lerdos"
Aqui em Ingolstadt ano passado eu entrei no ônibus com o carrinho de bebê e sentei na vaga para idoso, pq era a única com espaço para o carrinho. Daí, uns 3 pontos depois, entra um senhorzinho no ônibus e veio direto em mim e falou " bla bla bla bla"!!!!! (Leia num tom de pedido em alemão, gentil, só que não). Eu pensei "não acredito que esse senhor tá implicando de eu sentar aqui! Olha quanto lugar vazio nesse ônibus!! Vai sentar pra lá, meu amigo!!". Virei pra ele e falei "mit Kinder!" Apontando o carrinho (duas das 5 palavras em alemão que eu falava na época). Ele: nein! TICKET!!! Me mostrando o crachá... Aí que eu entendi que era o fiscal pedindo pra ver meu ticket 🤭🤭🤭
Infelizmente eu já fui pega no metrô sem ticket (eu comi bola e estava no oitavo dia de um ticket de sete dias). No dia eu falei que não tinha endereço porque eu era turista e paguei no cartão (não lembro agora, acho que de crédito) . Isso foi em 2013. Nunca mais comi uma bola dessas , apesar dos caras entenderem que foi um erro foi um episódio bem chato, por assim dizer.
Eu tive um "probleminha" em janeiro de 2020 =D Cheguei no aeroporto Schönefeld e peguei um trem para o centro de Berlim. Comprei o ticket, tudo bem certinho, mas não o validei, visto que entrei correndo no trem pois ele já estava saindo. Eu precisava chegar na Friedrichstraße station, mas, uma estação antes de chegar na estação final, fui rodeado por 4 FISCAIS. Obviamente não falo alemão e já fui me defendendo com o passaporte brasileiro =( Funcionou. Apenas tive que sair do trem, validar o ticket na maldita maquininha amarela e ficar esperando o próximo trem. Mas juro que na estação do aeroporto não havia local para validar o bilhete. E depois que eu sentei no banco, nem me preocupei em procurar pela máquina. Creio que não tomei a multa só pq tinha o bilhete comprado. Mas fica a dica: valide o bilhete.
Hoje eu vi um controlador no onibus e uma pessoa nao tinha o tiquete ele desceu com o controlador e depois nao vi o que aconteceu ... porem existe controlador dentro do onibus sim
Lembro em 2015 que tomei uma multa no ubahn da Schlesischer Tor e estava desesperado... pedi pro universo me ajudar e 5 minutos depois encontrei a Elissa andando na calçada 😂 tivemos um bate papo rápido mas foi aliviador!
Excelente o vídeo. Pra quem perguntou da história do transporte em Berlin tem uma curiosidade, a primeira linha de Tram eletrificada do mundo começou em 1881 aqui, rodava em Lichtenfelde.
Minha experiência ao usar o transporte público de Berlim foi, que sempre havia um conflito entre os passageiros que transportavam bicicletas com os passageiros que queriam ficar sentados naqueles vagões onde tem as poltronas paralelas nas extremidades.
Estive em 2013 em Berlim e fiquei num hotel que informava que oferecia um free ticket de transporte público para os hóspedes. Chegando lá, eles me deram um cartão simples, assinado pelo funcionário do hotel com a validade (o tempo que eu ficaria no hotel). Achei estranho porque não parecia um ticket de verdade. Durante os dias em Berlim andamos de metrô várias vezes e não tive a experiência de encontrar um fiscal. Mas sempre quis entender como seria se tivesse que mostrar esse cartão para um fiscal.
Não sabia que o ticket tinha que ser validado e fui multada no metro de Berlim... recebi um papel para pagar a multa porém era dia 01 de janeiro e tudo estava fechado por causa do ano novo. E já ia embora em algumas hrs... enfim não consegui pagar. Também nunca recebi nada em casa. Agora também não sei se consigo entrar no país ou se tenho alguma restrição por causa disso... mas esse fato ocorreu à muito anos atrás também... Alguém saberia me informar se consigo ver se tenho essa pendência ainda?
Uma coisa interessante sobre o transporte público de Berlin, como na época da guerra as pessoas com deficiência eram consideradas um peso para sociedade e um problema a ser "resolvido" (se é que me entendem). Muitas das estações tem uma acessibilidade bem ruim, principalmente para cadeirantes.
Poxa! fui de Frankfurt (aeroporto) até Essen e paguei 87 euros, achei super caro! Eu vi em alguns lugares que a multa é 60 euros. Mas, é 60 euros mesmo no caso ICE? Por que aí é mais barato pagar a multa, não faz tanto sentido.
Muito legais as informações...abraços....Uma pergunta pra vocês: " O que mudou no comportamento de vocês com estes anos vivendo na Alemanha em relação ao comportamento que tinham no Brasil, uma nova visão de mundo??? O brigado..
A tal da Lógica da Honestidade Alemã... Quando eu entreguei os documentos para a Cidadania, recebi um e-mail dizendo que os documentos estavam em analise e assim que e se aprovados, eu teria que pagar uma taxa de € 25 e em caso de recusa por qualquer motivo, uma taxa um pouco menor (não lembro o valor). Será que alguém que tenha seu pedido negado paga esta Taxa?
oLÁ! Tudo bom com vcs? =D 1. "Como funciona o transporte público em Berlim"? (2:10) P: Vocês sabem dizer quem oferece o serviço de transporte público, o estado ou emrpesa(s) privada? Se for "Privada", existe uma fiscalização forte do estado pra que essas empresas prestem um exelente serviço? (imagino que sim ^^) Outra duvida nesse tópico: Aquelas "marcas" no lado de trás do cartão (bilhete/ticket), são patrocínios de empresas no transporte? 2. "O que acontece com quem é pego sem o ticket no ônibus"? (14:22) P: Novamente, naquela tabela do transporte da cidade, no canto superior esquerdo e inferior direito, são empresas privadas, de patrocínio? O que são? =D Todas essas linhas no mapa são de transporte subterrâneo? =0 Obrigado! ^^
Uma coisa que chamou muito a minha atenção quando andei de metrô pela Alemanha, foi exatamente esse fato de não poder comer, mas pode ficar com o cachorro no vagão de boa, sabe!!! Achei isso muito diferente.
Diz isso, comprei o ticket e entrei no metrô sem passar na maldita máquina. O fiscal me parou e falei a verdade, sorte que não me multa. Fiz na total inocência. Soube aí que tinha que comprar e depois validar.
@Alemanizando! Pessoal, tudo bem? Levei uma multa dessas no transporte público em Dez/19, não paguei na hora, enviaram para o meu endereço aqui no Brasil. Chegaram duas correspondências em 2020, alguns meses depois, mas então veio a pandemia, alta do euro e eu acabei não pagando! Depois das duas correspondências não enviaram mais nada, será que isso gera algum impacto para mim? Tenho como saber se ainda há pendência? Estou indo para a Europa agora e não queria ter surpresas com esse tema. Abs
Eu acho bom dar uma pesquisada. Certamente seria o tipo de coisa que eu temeria ser cobrado já na entrada e talvez trazer problemas. Recomendo talvez tentar pagar a multa pela carta de 2020 só pra garantir. Ou talvez entrar em contato com a DB para ver os próximos passos.
Já falaram sobre eleições alguma vez? Tá rolando no Brasil e eu fico curioso para saber como funcionam as eleições na Alemanha. Eleições locais são separadas das nacionais? Tem carro de som com jingle e propaganda na TV? Estrangeiros podem votar e ser votados?
Qdo eu morava numa Dorf cidade “Simmersfeld “ eu tinha que ligar uma hora antes para encomendar um ônibus vc me acredita nisso . Qdo vim do Brasil pra cá eu não tinha carro no começo. Tem um dia q fui várias vezes pro ponto e nada . Lembrando uma Dorf de uma Dorf 🤣🤣🤣🤣
Uns amigos que moram em Berlin me contaram que um amigo deles já passou 2 anos sem ticket em Berlin. Foi pego apenas uma vez, ou seja, gastou 60 euros em transporte durante 2 anos 🤣🤣🤣🤣
E eu já vi muito brasileiro contando isso como uma grande vantagem, com orgulho por ter dado esse "jeitinho". Eu apenas lamento e baixo a cabeça envergonhado. Pra quê? Acho que virei alemão nesse meio tempo, pois me orgulho muito mais de dizer que trabalho, ganho e posso pagar 😊
Levei una multa na Grécia por nao comprar o bilhete correto na hora de ir ao aeroporto. Só q como eu Tava indo pegar meu voo eu queria pagar os 18 euros de multa ao fiscal. Quase perdi meu voo pq tinha q pagar na agência do aeroporto. Foi errado? Foi. Me arrependi? Nao muito kk kk tava tudo em grego né? E a história foi legal
Eu tomei uma multa de 60€ por estar sem ticket num tram em Berlim, em 2015. Acabou que voltei pro Brasil e esqueci de pagar. Será que dá ruim se eu voltar pra Alemanha algum dia ou será que esse tipo de coisa prescreve com o tempo?
Amores, eu tenho uma dúvida técnica sobre o canal. hehe Nesse vídeos vocês inseriram um pedacinho em que a Elissa fala sobre o vampiro e eu fiquei me perguntando sobre como ela sabia onde estava o trecho em que ela comentava isso. Acontece que sou bibliotecária e tenho fascínio por organização digital. A pergunta: como vocês organizam os vídeos do canal e os trechos para utilizar com assuntos específicos? Porque no dia em que vocês forem falar, sei lá, sobre paralelepípedo, você precisa saber onde está aquele material que fala disso. Como é a organização e o "arquivo" desse material? Além disso, gostaria de falar que essa cor de cabelo ficou maravilhosa na Elissa. Tchüss.
Olha, em geral eu sei na minha cabeça quando falamos as coisas hahah Daí eu tenho uma ideia básica de em que vídeo posso encontrar a referência. Não é 100% eficiente, mas por enquanto ainda lembro bem da maioria dos vídeos :*
Eu acho que ,sendo turista, é ainda mais vergonhoso não pagar o Ticket! Você faz uma propaganda muito feia de seu país! No tempo de bolsista do DAAD, conheci um carioca que fez um estudo que saia mais barato não pagar a passagem! O Alvaro, depois de 50 anos não tenho certeza, o fazia só para comprovar sua teoria !!! Na época a muila eram 20 DM. a apssagem acho quie 2!
Você tem uma pergunta para o próximo Alemanizando Responde? Deixa aqui embaixo! :D
Pessoal, esses tickets que são vendidos em Berlin são também válidos para os Regio-Bahn?
E nos trens que são RE ou ICE, para cidades proximas, é necessário comprar um novo ticket?
Como funciona as universidades é gratuito? Paga por semestre? Tem bilhete único universitário? Aqui no Rio de Janeiro tem o bilhete único universitário mas é só para ônibus, você não consegue pegar o trem ou metrô com ele e barcas também não (caso de quem mora em Niterói do outro lado da Baía de Guanabara), é muito chato isso! Ah e o bilhete só vale dentro do município do Rio, estudantes que estudam no Rio e moram noutros municípios adjacentes como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Queimados, etc não são beneficiados. Horrível!!! Excludente!!!
@@ederaldomacedo9257 a carteirinha da universidade funciona como bilhete único pras zonas A, B e C, pra todos os tipos transporte. Também inclui ticket de bike (se vc quiser levar bike no trem tem que pagar um ticket especial pra bikes).
tem muita festa de techno ai em Berlim?
@@EllenCristini a parte das zonas eu entendi, o meu questionamento é se esses tickets tambem serve para aqueles trens regionais (os DB-Regio, os vermelhinhos), que vao para outras cidades. Ex.: RE1, RB66, BR13.
Fonte: en.wikipedia.org/wiki/List_of_railway_routes_in_Berlin_and_Brandenburg
Aqui em Wiesbaden já vi várias vezes pessoas sendo retiradas do ônibus por estarem sem o ticket, e o fiscal chama a policia para fazer o “B.O” e pegar as informações da pessoa. Mas o que já aconteceu com um casal amigo meu foi que eles compraram o ticket errado pra voltar pra casa. Compraram o Kurzstrecke, que tem um limite de três pontos, mas eles contaram errado o número de paradas até em casa e eram 4 paradas e não três. O fiscal pediu o ticket depois da terceira parada e foi bem agressivo e rude com eles, até gritou com eles dentro do ônibus. Um deles já morava aqui então tinha o ticket mensal, e o outro tinha chegado há pouco tempo então ainda estava como turista e não falava alemão. Eles ficaram um tempo discutindo com o fiscal, não pelo fato de terem sido cobrados pq isso pode acontecer quando ainda não se fala o idioma, mas pela forma como foram tratados pelo fiscal. No final eles desceram do ônibus mas pagaram os 60€ diretamente pro fiscal, em dinheiro mesmo. Isso já tem uns 2 anos então não sei se mudou e agora não se paga mais pro fiscal, ou se ainda é assim.
E uma coisa que já aconteceu comigo antes de ter o ticket anual foi de comprar o do mês mas acabar esquecendo em casa, mas como eu tinha comigo o recibo da compra do ticket, não fui multada. O fiscal disse que no recibo tem as informações de data de compra e valor do ticket e apesar de não ser um ticket válido, podia servir de prova que eu realmente tinha o ticket mas tinha esquecido em casa.
Sobre música alta e barulho, já aconteceu também de eu estar no ônibus num domingo as 5:30h, indo pro trabalho, e o pessoal voltando das baladas da vida entrarem no ônibus fazendo algazarra, tocando música bem alta no celular e tal. O motorista falou no microfone que eles deveriam desligar ou abaixar o volume da música, e o grupo apenas ignorou. Daí o motorista parou no próximo ponto de ônibus, desligou o ônibus e disse que não ia continuar a viagem até que eles saíssem do veículo. Ficamos uns 5min parados e o motorista foi até o grupo e retirou eles pessoalmente de dentro do ônibus e ligou pra Polizei. Aí eles se tocaram e saíram correndo, e pudemos felizmente continuar a viagem 😂
Virei fã desse motorista que espantou a gurizada pentelha!
Eu fui multado em 2020 em Berlim e mandaram eu ir para um endereço pagar a multa (lembro que era perto do muro). Chegando lá o sujeito mandou eu entrar em um site que a cobrança viria de maneira eletrônica. Logo em seguida entrou pandemia e até hoje eu não sei se fui multado ou não. Estou com viagem para Europa e não sei se vou ser cobrar quando chegar rsrsrsrrsrs. Se alguém puder me ajudar…
Eu já fui pega andando 'sem ticket'. Eu tinha ele, mas não estava validado, eu nem sabia que tinha que validar, descobrimos isso a partir do segundo dia da viagem. O fiscal passou, percebeu que eu e minha amiga éramos turistas, conferiu o meu, disse pra minha amiga que não precisava do dela (ela ainda estava procurando na bolsa), e seguiu o caminho dele.
Dizem que os alemães são quadradões em relação a regras, mas esse foi o completo oposto.
Minha namorada e eu, nos confundimos com relação ao horário de duração do bilhete, fomos retirados do trem, multados, compramos o bilhete para prosseguirmos e o próprio fiscal nos explicou o funcionamento e que poderíamos nos explicar na empresa de transporte antes de pagar a multa, no dia seguinte fomos até a empresa de transporte, explicado nosso erro, a multa de 60 euros passou para o equivalente a duas passagens.
Sim! Um vídeo sobre como foi dividido o serviço público (inclusive de transporte) de 45 até 1989.
Em 2015 quando fui a primeira vez, peguei o S-Bahn de Neumünster para Itzehoe, mas os horários e pra saber o trem certo era bem difícil, tanto é que acabei pegando o trem errado(eu e uns amigos), a fiscal passou e pediu para ver os tickets, como eu estava no primeiro banco do corredor, fui o primeiro... o que achei legal, é que ela foi muito legal e avisou imediatamente que estávamos no trem errado, perguntei se poderia dar algum problema e ela disse que não, que era só descer dali 2 estações e pegar o trem "X" e aí chegaria em Itzehoe. O susto foi grande hahahahahaha...
Uma amiga minha recebeu multa pq foi pega sem ticket e disse que colocaram a multa no passaporte dela, e que era pra pagar no aeroporto... o resto não fiquei sabendo, mas devem olhar a multa e encaminhar pra algum local responsável pela cobrança... se procede a informação, eu não sei, mas vai que hahahahaha
Quando fui conhecer a Alemanha passei pela situação de entrar comendo um salgado no metrô de Berlim, e só me toquei que era proibido pq achei estranho que tinha muita gente em encarando, e dei uma olhada geral em volta até que vi uma placa informando a proibição... Guardei o que tinha sobrado de volta no pacote e fiquei com aquela cara de quem fez bobagem.... hehehe. Mas depois, em outros dias, vi vários alemães comendo e bebendo no metrô (nas madrugadas e final de semana) e também no trem que liga Berlim a Salzburg. De qq forma, continuei respeitando as proibições, mas se já existisse o Alemanizando na época, teria evitado mtos micos, inclusive esse.
Aqui em Hamburg - Deutschland o trem é 24 horas e o ônibus também, durante a semana eles tiram uma parte do trem. No final de semana tem mais ônibus e trem. O legal que as vezes passa 3 ônibus para o mesmo lugar e vazio, uma única vez peguei lotado, mas foi quando eu cheguei aqui e não sabia passava um atrás do Outro. Aqui eu tenho o cartão do HVV então posso dar inúmeras voltas o dia todo e no final de semana posso levar uma pessoa dia todo e na semana depois das 11 horas da manhã. Eu já vi uma pessoa fugindo da fiscalização, a moça sentou bem minha frente e quando viu saiu correndo, foi tenso e engraçado. No ônibus nunca vi fiscalização em 7 meses.
Duas coisas sobre minha experiência na Alemanha:
1. Em 2018 eu vim a trabalho para Munique e na volta para o aeroporto eu peguei trem. Nos dois dias turistando eu comprei o ticket diário para todos os transportes e não houve sequer uma fiscalização, seja no U bahn, ônibus, etc. mas na hora de ir para o aeroporto, exatamente no aeroporto eu fui abordado por um fiscal, mas eu tinha meu ticket na boa. Mas se eu fosse “espertinho”, eu conseguiria ter ficado dois dias inteiros andando de graça.
2. Moro na região de Allgäu / Bavária, aqui durante a pandemia os ônibus estavam simplesmente de graça, era só entrar, porém, ia do bom senso que em pleno lockdown vc não iria ficar passeando, vc só usaria o ônibus na necessidade.
Elissa não consegue mais esconder que são vampiros hahaha
hihihihihihi
@@Alemanizando eu gosto quando ela usa o termo Verdade Absoluta 😄
Queria morar em Berlim só pelo transporte público. Achei maravilhoso quando visitei
Sim, mas penso que deveria ter uma opção melhor de ticket p/ turistas, como em NY... ticket semanal por U$ 32 e vc usa 7 dias a vontade.
Sobre ser turista e andar sem ticket, até aonde eu sei eles podem encaminhar teus dados a embaixada alemã no Brasil.. e aí na próxima vez que tu for aí pode ter algum problema para obter o visto...
Estivemos em Berlin ano passado e em 5 dias pegamos duas fiscalizações, uma no metrô e outra no bonde.
Fui no início desse ano e usando o google maps e validando o ticket assim que chegava na plataforma achei super simples e prático!!
Bom dia obrigado pelo vídeo poderia fazer um vídeo sobre as academias de Jiu Jitsu e musculação e Muay thay
O que faz o Alemanizando ser um dos meus canais favoritos aqui no youtube é a organização, qualidade e zelo que fica nitído em todos os vídeos! Sinceramente, vocês arrasam!
Quando fui para Berlim em 2015 com uma amiga, passamos pela fiscalização do ticket num trem a caminho de Potsdam. A fiscal nos explicou que nosso ticket não abrangia a Zona C e nos cobrou apenas a tarifa para incluir a Zona C no nosso bilhete semanal.
hahahah isso me trouxe à memória minha viagem de fevereiro.
todos os dias compramos o ticket abc, se não me engano algo como 9 euros (que compensava super) e fomos para o campo de Sachsenhausen. Acontece que na hora de voltar, pegamos no lado oposto e fomos seguindo, seguindo, até que um senhor educado nos parou e falou: "Berlin? You need come back", descemos em uma cidadezinha pacata, num frio registrado de -4 graus, com chuva fraquinha, e o próximo só passava em 1h.
Que tortura!
Na volta uma senhora pegou nosso ticket e disse que a área não cobria aquele abc, daí meu marido teve a brilhante ideia de mostrar o papelzinho que estávamos no campo e pegamos o lado errado e estávamos voltando. Ela deixou pra lá mas mutou uma moça que estava com uma mala dentro do trem.
Aquilo nos rendeu boas risadas, mas nunca passamos tanto aperto em viagem (e frio) como aquele dia.
Aqui no Rio chamam o tram de VLT (veículo leve sobre trilhos). Mas é tipo um bonde mesmo!
Fui multado 60€ no metrô de Berlim... entraram 3 fiscais a paisana, se identificaram após o fechamento das portas. Paguei na hora e me deu troco, senão anotaria os dados do meu passaporte de turista. Imprimiu um comprovante, mas além da multa tb exigiu um outro ticket pra seguir viagem..
Iria amar um vídeo sobre o transporte público em Berlim na segunda metade do século XX ❤️
Relato: Out-2019
Fui pega no transporte sem o ticket, não foi em Berlim, mas vou contar o procedimenot aqui.
Era meu terceiro dia na Alemanha e eu tinha acabado de conseguir a carteirinha da universidade, que disseram pra mim que valia como vale transporte na cidade. Beleza, zero alemão.
No outro dia no onibus eu tava sonhando acordada com a paisagem, quando dois fiscais a paisana pediram o ticket. Eu dei a carteirinha e achei que estava tudo bem. Mas eles pediram pra eu descer com eles na próxima parada. Eu argumentando tudo em inglês que a uni tinha auorizado, que era minha primeira semana, que confiei no que foi dito, que aquela era uma carteirinha temporária, que o cartão com minha foto chegaria em breve, que todos os motoristas de bus viram e aceiaram etc. nada adiantou.
Pediram meu passaporte, endereço, tudo. Imprimiram na hora um papel que eu só entendi o número 60 euros e disseram que eu precisava ir em até 7 dias corridos à BWG.
Eu achei absurdo, mandei e-mail pra BWG retirar a multa, que 60 euros era o que eu tinha pra gastar com comida no mês e etc. nada adiantou.
Por fim, no sétimo dia, lá fui eu pagar 60 pila e ficar quase sem grana logo na primeira semana de intercâmbio kkkkkkkkk lição: confiram muito essa questão do ticket e alemão é sempre bom.
Na minha universidade, o cartão tem que ter tipo um "carimbo" atrás com o número do semestre. O ticket só é válido se tem esse carimbo com a data de validade... Tem uma maquina na uni onde você bota o cartão e ele é carimbado. Eu sei que isso é bem comum, pelo menos em Berlim. Talvez tenha sido esse o problema.
@@EllenCristini Foi isso mesmo. O problema é que o setor da universidade disse com todas as letras que eu podia sair com esse cartão por aí no transporte. Chegaram até a pedir desculpas pra mim por não terem informado essa parte. Com dois/três dias de chegada tudo era novo e eu tava tentando aprender tudo, mas essa eu realmente não sabia. Depois carimbei e deu tudo certo, mas tive que pagar a multa.
A primeira vez que peguei o trem aqui, eu tava com o Ticket no bolso, troquei de estação fui controlado e „como eu não tinha comprado outro Ticket“, paguei 60€ por nada, pois eu não sabia que o Ticket valia por duas horas independente de trocar de estação.
Sobre a conta chegar na tua casa por exemplo no Brasil e você não pagar, e se um dia voltar pra Alemanha, eh bem provável que eles te cobrem nessa volta, e que se você não pagar você não entra. Diria eu.
Nunca vou esquecer das pessoas se drogando na estação U8 Hermannstrasse de noite no final de semana, foi tenso.
Em Munich fomos abordados por um fiscal à paisana, foi muito engraçado pq ele falou em alemão sem se identificar e pensei que fosse um mendigo pedindo dinheiro. Diante de tantas recusas que ele recebeu, resolveu falar em inglês e mostrar a carteirinha de fiscal, daí mostramos o ticket e deu tudo certo. A situação foi bem engraçada (durou uns vários minutos o "no, no" nosso e todas as frases dele para a gente) !
Um relato longo sobre minha experiência com o transporte público na Alemanha: Interessante que peguei aqui no canal a primeira dica de transporte que peguei sobre Berlim, e me foi muito útil, foi como usar o ônibus para ir do aeroporto até o hotel próximo da estação central. Muitos blogs que consultei falavam que era muito difícil usar o sistema de transporte dai, que as pessoas se perdiam, que não sabiam em qual plataforma esperar, etc... Na prática, não vi nada disso. Esses tickets que vc pode usar livremente durante um ou mais dias são ótimos, estações e veículos bem sinalizados e, realmente, dá pra passar o dia todo andando pra cima e pra baixo de transporte público. Usei o ônibus, o u-bahn, o s-bahn e o tram (passeio muito gostoso). Tive um pouco mais de dificuldade em usar o trem de longa distância da DB: achei mal sinalizado, você fica perdido sem saber se aquele trem que está na plataforma é o mesmo que está no seu ticket, ele atrasa...tem que perguntar a alguém pra não pegar o trem errado. Durante a viagem também é preciso prestar muita atenção nos avisos, pois eles mudam até pontos de parada. Fui para Frankfurt e, durante a viagem, foi avisado que o trem não pararia na estação central de lá e iria direto para o aeroporto de Frankfurt. Pararia numa estação de metrô (sim, as linhas são integradas local, nacional e continentalmente) e, de lá, os passageiros deveriam usar o sistema de Frankfurt para chegar onde queriam. Assustador. Também é possível acompanhar viagem do trem da DB usando o wifi de dentro do vagão (na primeira classe eu sei que é. Não sei na segunda).
Adoro esse canal 🥰🥰🥰
Gente... A lista de membros só cresce a cada vídeo. Feliz por vcs 😍
Simm!
Vocês poderiam gravar um vídeo sobre essa divisão de Berlim e como afetou urbanísticamente a cidade?
Eu fiquei 3 semanas em Berlim, em Dezembro de 2014 (acho que vocês lembram do boneco de neve haha), e não vi absolutamente NENHUM fiscal. E pegava transporte todos os dias. Enquanto q um rapaz q conheci, me disse q foi fiscalizado quase que todos os dias na primeira semana dele hahaha
Muito bacana o assunto! Lembro que lá em Göttingen os fiscais dos ônibus também usavam roupas comuns e geralmente eram jovens. 🚌 E dos doze meses que morei lá só foi fiscalizada umas 3x. E olha que usava o ônibus quase todo dia...
Faço curso em Leipzig, a Universidade pediu meu Serasa Score para saber quais as possibilidades de calote da minha parte. E no contrato diz que caso falte pagamento, será acionado o serviço de fiscalização de crédito do país respectivo.
Então, acredito que se esse camarada recebeu a multa no Brasil, o nome dele irá para o Serasa em caso de inadimplência.
Que vídeo legal! Virei membro há pouco tempo e fiquei contente com meu nome no final! Hehehe Pequenos prazeres das redes sociais. :D
hahaha que delícia! Obrigada por ser parte dos membros!
Eu adoro o S-Bahn. É uma tristeza que tenham acabado com quase todos os bondinhos aqui no Rio pra trocar por ônibus.
Eu estava em Munique e entrou o fiscal, eles se identificou com um crachá e mostrei meu ticket, senão eu nem saberia que era um, e vi ele pegando o um cartão de um rapaz e cobrou diretamente com uma maquininha e a viagem seguiu, ninguém saiu do metrô.
Oi aqui onde eu vivo e em Frankfurt os fiscais estão fardados e fazem o controle, se alguém não tiver ou se não for válido por algum motivo tem de pagar na hora 60 euros.
Na primeira viagem que fiz para Alemanha, eu e meu namorado acabamos pegando um trem sem o ticket e o fiscal apareceu e pegou 120 euros nossos kkk
Em Berlin (2010) comprei um bilhete de 5 dias logo que desembarquei na Hauptbahnhof.
Sabia que deveria validá-lo (para iniciar a contagem de 5 dias), fui na máquina e validei. Ok.
Em seguida peguei o S-Bahn que ia até meu hotel.
Chegando no hotel fiquei olhando o bilhete e... me veio a ideia de que haveria um lado "certo" para imprimir a validação. Mesmo não existindo nenhuma marca ou campo que deixasse isso claro. Só uma ideia...
Voltei à Hauptbahnhof e perguntei à moça da bilheteira se Das ist problem?
E a resposta foi... Ja! Das ist problem.
Eu havia inserido o lado "errado" na máquina (haveria 8 lados possíveis, 4 em cada face do bilhete, sem nenhuma indicação do lado certo...).
Para não ter dor de cabeça nem gastar um tempo precioso discutindo com o sistema, comprei outro bilhete...
Nota: em 5 dias andando de U-Bahn, S-Bahn e ônibus, nunca vi um fiscal.
😂😂😂😂me diverti muito com esse vídeo… Vocês são ótimos. 🥰
Que vídeo legal, como sempre... Selo de Qualidade Alemanizando! Aqui no Porto, Portugal, o metrô é bem parecido, não temos catracas, encerra perto das 2h da manhã e fins de semana é 24h, além de ser também integrado com outros transportes. Ri muito com os DJs do metrô e outras perturbações do sossego nas viagens, não é muito diferente daqui também...
Ola!! Parabéns pelo canal!! Sou Novo por aqui e gostaria de dica de transfer ou melhor maneira de transporte de Berlim para o porto Warnemunde!! Muito obrigado. Ahh dica de Hotel em Berlim tbem!! Muitissimo obrigado.
amo o bondinho de Berlim, sinto- confortável♥️
Interessante assunto!
Eu acho esses transportes aí tão confusos e fico com tanto medo de dar rolo q já compro logo o bilhete mais caro q vale por mais dias rs
Fui multada em Paris pq tinha q comprar um bilhete específico pra ir pro aeroporto. Morri em €60 direto no cartão de crédito e o fiscal com aquela cara de "Aiai turistas lerdos"
Aqui em Ingolstadt ano passado eu entrei no ônibus com o carrinho de bebê e sentei na vaga para idoso, pq era a única com espaço para o carrinho. Daí, uns 3 pontos depois, entra um senhorzinho no ônibus e veio direto em mim e falou " bla bla bla bla"!!!!! (Leia num tom de pedido em alemão, gentil, só que não). Eu pensei "não acredito que esse senhor tá implicando de eu sentar aqui! Olha quanto lugar vazio nesse ônibus!! Vai sentar pra lá, meu amigo!!". Virei pra ele e falei "mit Kinder!" Apontando o carrinho (duas das 5 palavras em alemão que eu falava na época).
Ele: nein! TICKET!!! Me mostrando o crachá... Aí que eu entendi que era o fiscal pedindo pra ver meu ticket 🤭🤭🤭
Infelizmente eu já fui pega no metrô sem ticket (eu comi bola e estava no oitavo dia de um ticket de sete dias). No dia eu falei que não tinha endereço porque eu era turista e paguei no cartão (não lembro agora, acho que de crédito) . Isso foi em 2013.
Nunca mais comi uma bola dessas , apesar dos caras entenderem que foi um erro foi um episódio bem chato, por assim dizer.
Estive em Berlim 5 vezes, nas últimas 3 comprei o "Berlin Card"'. Para poder ir para Potsdam comprei para zonas ABC. Vale a pena.
Vídeos sempre muito informativos
Eu tive um "probleminha" em janeiro de 2020 =D Cheguei no aeroporto Schönefeld e peguei um trem para o centro de Berlim. Comprei o ticket, tudo bem certinho, mas não o validei, visto que entrei correndo no trem pois ele já estava saindo. Eu precisava chegar na Friedrichstraße station, mas, uma estação antes de chegar na estação final, fui rodeado por 4 FISCAIS. Obviamente não falo alemão e já fui me defendendo com o passaporte brasileiro =( Funcionou. Apenas tive que sair do trem, validar o ticket na maldita maquininha amarela e ficar esperando o próximo trem. Mas juro que na estação do aeroporto não havia local para validar o bilhete. E depois que eu sentei no banco, nem me preocupei em procurar pela máquina. Creio que não tomei a multa só pq tinha o bilhete comprado. Mas fica a dica: valide o bilhete.
Hoje eu vi um controlador no onibus e uma pessoa nao tinha o tiquete ele desceu com o controlador e depois nao vi o que aconteceu ... porem existe controlador dentro do onibus sim
Lembro em 2015 que tomei uma multa no ubahn da Schlesischer Tor e estava desesperado... pedi pro universo me ajudar e 5 minutos depois encontrei a Elissa andando na calçada 😂 tivemos um bate papo rápido mas foi aliviador!
Acabei de ver no vídeo que vc comentou sobre esse dia hahahaha fui eu mesmo 😂
Excelente o vídeo. Pra quem perguntou da história do transporte em Berlin tem uma curiosidade, a primeira linha de Tram eletrificada do mundo começou em 1881 aqui, rodava em Lichtenfelde.
Fantástico!
Os aplicativos de carro são populares?e eles são baratos como no Brasil pq eu já fui pra lugares longe por 10 Reais
Minha experiência ao usar o transporte público de Berlim foi, que sempre havia um conflito entre os passageiros que transportavam bicicletas com os passageiros que queriam ficar sentados naqueles vagões onde tem as poltronas paralelas nas extremidades.
Esses vagos com poltronas paralelas são os vagões para transporte de bike, no caso. Daí o conflito :)
o rodrigo ta muito fofo com esse moletommm
Estive em 2013 em Berlim e fiquei num hotel que informava que oferecia um free ticket de transporte público para os hóspedes. Chegando lá, eles me deram um cartão simples, assinado pelo funcionário do hotel com a validade (o tempo que eu ficaria no hotel).
Achei estranho porque não parecia um ticket de verdade. Durante os dias em Berlim andamos de metrô várias vezes e não tive a experiência de encontrar um fiscal. Mas sempre quis entender como seria se tivesse que mostrar esse cartão para um fiscal.
Não sabia que o ticket tinha que ser validado e fui multada no metro de Berlim... recebi um papel para pagar a multa porém era dia 01 de janeiro e tudo estava fechado por causa do ano novo. E já ia embora em algumas hrs... enfim não consegui pagar. Também nunca recebi nada em casa.
Agora também não sei se consigo entrar no país ou se tenho alguma restrição por causa disso... mas esse fato ocorreu à muito anos atrás também...
Alguém saberia me informar se consigo ver se tenho essa pendência ainda?
Se caso vcs esqueçam o ticket mensal em casa? Tem a opção de ter uma versão online em app?
Uma coisa interessante sobre o transporte público de Berlin, como na época da guerra as pessoas com deficiência eram consideradas um peso para sociedade e um problema a ser "resolvido" (se é que me entendem). Muitas das estações tem uma acessibilidade bem ruim, principalmente para cadeirantes.
Onde você viu isso? Poderia citar a fonte por favor? Comentei isso com amigos alemães da BVG e nenhum pôde confirmar isso. Obrigado!
A cada vídeo fico com mais vontade de visitar Berlim
Valeu por incluir meu comentário!
O que está acontecendo com o foco da câmera de vcs? Fico zonza rsrd
Bjos e parabéns pelo ótimo conteúdo como sempre.
Poxa! fui de Frankfurt (aeroporto) até Essen e paguei 87 euros, achei super caro! Eu vi em alguns lugares que a multa é 60 euros. Mas, é 60 euros mesmo no caso ICE? Por que aí é mais barato pagar a multa, não faz tanto sentido.
Muito da hora esse tema da mobilidade urbana!!!
Muito legais as informações...abraços....Uma pergunta pra vocês: " O que mudou no comportamento de vocês com estes anos vivendo na Alemanha em relação ao comportamento que tinham no Brasil, uma nova visão de mundo??? O brigado..
A tal da Lógica da Honestidade Alemã...
Quando eu entreguei os documentos para a Cidadania, recebi um e-mail dizendo que os documentos estavam em analise e assim que e se aprovados, eu teria que pagar uma taxa de € 25 e em caso de recusa por qualquer motivo, uma taxa um pouco menor (não lembro o valor). Será que alguém que tenha seu pedido negado paga esta Taxa?
Eu adoro a dicção dessa mulher hahaha ❤
Elissa seu cabelo ta lindo *-*
Traz vídeo sobre a banda crematory por favor eu senti falta dela em bandas pra escutar em alemão.
oLÁ! Tudo bom com vcs? =D
1. "Como funciona o transporte público em Berlim"? (2:10)
P: Vocês sabem dizer quem oferece o serviço de transporte público, o estado ou emrpesa(s) privada?
Se for "Privada", existe uma fiscalização forte do estado pra que essas empresas prestem um exelente serviço? (imagino que sim ^^)
Outra duvida nesse tópico: Aquelas "marcas" no lado de trás do cartão (bilhete/ticket), são patrocínios de empresas no transporte?
2. "O que acontece com quem é pego sem o ticket no ônibus"? (14:22)
P: Novamente, naquela tabela do transporte da cidade, no canto superior esquerdo e inferior direito, são empresas privadas, de patrocínio? O que são? =D
Todas essas linhas no mapa são de transporte subterrâneo? =0
Obrigado! ^^
Uma coisa que chamou muito a minha atenção quando andei de metrô pela Alemanha, foi exatamente esse fato de não poder comer, mas pode ficar com o cachorro no vagão de boa, sabe!!! Achei isso muito diferente.
Eu acho que cachorro também paga uma taxa pra entrar no metrô. Posso estar enganada.
Gostei bastante do vídeo
Diz isso, comprei o ticket e entrei no metrô sem passar na maldita máquina. O fiscal me parou e falei a verdade, sorte que não me multa. Fiz na total inocência. Soube aí que tinha que comprar e depois validar.
Eu AMO quando os bichanos Pierogi e Pastel aparecem! 😻 Muitas dúvidas interessantes respondidas neste vídeo - valeu casal! 😉👍
😻😻
NÃO GUENTO ESSES DOIS FOFO
OK OK... Esses quatro fofo...
HAHHAHA
Aqui também ao entrar no Bus só se entra pelas portas de trás, por causa do covid 19.
@Alemanizando!
Pessoal, tudo bem?
Levei uma multa dessas no transporte público em Dez/19, não paguei na hora, enviaram para o meu endereço aqui no Brasil.
Chegaram duas correspondências em 2020, alguns meses depois, mas então veio a pandemia, alta do euro e eu acabei não pagando!
Depois das duas correspondências não enviaram mais nada, será que isso gera algum impacto para mim? Tenho como saber se ainda há pendência?
Estou indo para a Europa agora e não queria ter surpresas com esse tema.
Abs
Eu acho bom dar uma pesquisada. Certamente seria o tipo de coisa que eu temeria ser cobrado já na entrada e talvez trazer problemas. Recomendo talvez tentar pagar a multa pela carta de 2020 só pra garantir. Ou talvez entrar em contato com a DB para ver os próximos passos.
E ae blza o que vc fez ? Pagou a multa. Foi barrado na entrada ?
Chegou a ser barrado? Como ficou a questao da multa?
Já falaram sobre eleições alguma vez? Tá rolando no Brasil e eu fico curioso para saber como funcionam as eleições na Alemanha. Eleições locais são separadas das nacionais? Tem carro de som com jingle e propaganda na TV? Estrangeiros podem votar e ser votados?
Pois é! Seria um tópico interessante mesmo! :D
Na Finlândia frequentemente os adolescentes entram nos transportes públicos com caixas JBL e a música na altura. HAUAHAUA
Qdo eu morava numa Dorf cidade “Simmersfeld “ eu tinha que ligar uma hora antes para encomendar um ônibus vc me acredita nisso . Qdo vim do Brasil pra cá eu não tinha carro no começo. Tem um dia q fui várias vezes pro ponto e nada . Lembrando uma Dorf de uma Dorf 🤣🤣🤣🤣
O que é isso Dorf??
Eu morava no Berlin eu nasci la
Talvez a pessoa tenha que pagar se for tentar entrar no país depois, não?
Uns amigos que moram em Berlin me contaram que um amigo deles já passou 2 anos sem ticket em Berlin. Foi pego apenas uma vez, ou seja, gastou 60 euros em transporte durante 2 anos 🤣🤣🤣🤣
Evitar a ansiedade de ter que ficar atento pelos fiscais e de boa no trem já vale o preço para mim, fora que usamos muito hahaha
E eu já vi muito brasileiro contando isso como uma grande vantagem, com orgulho por ter dado esse "jeitinho". Eu apenas lamento e baixo a cabeça envergonhado. Pra quê? Acho que virei alemão nesse meio tempo, pois me orgulho muito mais de dizer que trabalho, ganho e posso pagar 😊
Eu nunca tinha reparado no microfone peludo até o gato denunciar a existência dele hahaha
Levei una multa na Grécia por nao comprar o bilhete correto na hora de ir ao aeroporto. Só q como eu Tava indo pegar meu voo eu queria pagar os 18 euros de multa ao fiscal. Quase perdi meu voo pq tinha q pagar na agência do aeroporto. Foi errado? Foi. Me arrependi? Nao muito kk kk tava tudo em grego né? E a história foi legal
👀show👏🏻👏🏻
Eu tomei uma multa de 60€ por estar sem ticket num tram em Berlim, em 2015. Acabou que voltei pro Brasil e esqueci de pagar. Será que dá ruim se eu voltar pra Alemanha algum dia ou será que esse tipo de coisa prescreve com o tempo?
M41 e U8, quem sobreviveu já passou na prova pra virar Berliner :´D
O melhor do vídeo é o gato
Muito obrigado por não ter gravado de novo kkkkk o gatinho só queria fazer um asmr
Levei a multa indo pro aeroporto :)
Amores, eu tenho uma dúvida técnica sobre o canal. hehe
Nesse vídeos vocês inseriram um pedacinho em que a Elissa fala sobre o vampiro e eu fiquei me perguntando sobre como ela sabia onde estava o trecho em que ela comentava isso. Acontece que sou bibliotecária e tenho fascínio por organização digital. A pergunta: como vocês organizam os vídeos do canal e os trechos para utilizar com assuntos específicos? Porque no dia em que vocês forem falar, sei lá, sobre paralelepípedo, você precisa saber onde está aquele material que fala disso. Como é a organização e o "arquivo" desse material? Além disso, gostaria de falar que essa cor de cabelo ficou maravilhosa na Elissa. Tchüss.
Olha, em geral eu sei na minha cabeça quando falamos as coisas hahah Daí eu tenho uma ideia básica de em que vídeo posso encontrar a referência. Não é 100% eficiente, mas por enquanto ainda lembro bem da maioria dos vídeos :*
Eu acho que ,sendo turista, é ainda mais vergonhoso não pagar o Ticket! Você faz uma propaganda muito feia de seu país! No tempo de bolsista do DAAD, conheci um carioca que fez um estudo que saia mais barato não pagar a passagem! O Alvaro, depois de 50 anos não tenho certeza, o fazia só para comprovar sua teoria !!! Na época a muila eram 20 DM. a apssagem acho quie 2!