🛒 Link na Amazon: amzn.to/3IA1GvK 💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas! www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Uma coisa que faltou evidenciar mais no vídeo é em como esses prêmios nos condicionam a entender o que é "bom" e o que é "ruim" dentro do cinema, por exemplo, a próprio estrutura de 3 atos do começo meio e fim se tornou uma convenção e uma forma de analisar o filme, que quando desrespeita determinadas "regras" é taxado como um filme "ruim", mas essa é a questão, é ruim dentro determinado letramento cinematográfico que somos condicionados.
Concordo. E puxando o gancho do Oscar, dá até pra fazer um paralelo com O Menino e a Garça. Não é mera coincidência um filme que não tá nem um pouco preocupado com a estrutura de três atos, ou em seguir uma narrativa linear, objetiva, concreta e facilmente digerível (características sagradas em Hollywood) ser ovacionado no Japão, mas, volta e meia, receber críticas aqui no _ocidente_ justamente por se recusar a se guiar por essas estruturas narrativas tipicamente Hollywoodianas e outras convenções próprias do cinema daqui (é bom lembrar que o Miyazaki é um crítico ferrenho de Hollywood e de muitos elementos da cultura ocidental). Estamos muito presos em nossas noções restritas sobre o que é "bom" e taxando tudo aquilo que foge minimamente dela de "ruim", falho, fraco, pretensioso, etc. Narciso só vai achar belo aquilo que é espelho.
Eu ainda citaria Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo que foi um filme barato, teve um boca a boca gigantesco mundo à fora e rapou o Oscar 2023. Uma história de imigrantes que traz conflitos e dinâmicas asiáticas pro mercado estadunidense, sem falar que foi um sci-fi pika e que não precisou gastar 500 milhões de dólares como foi Endgame.
@@PedroMarques-qk4mf A comparação foi burra msm, são filmes com propostas diferentes, se endgame n investisse 500KK ia ser um lixo.. O lance do Godzilla é q o filme japonês é um blockbuster barato.
Você explicou bem a ótica de Mercado, quando apontou o motivo que tanto Oppenheimer como Godzila e O menino e a garça terem levado o Oscar. Eles foram produções que trouxeram de volta uma fatia de público acostumada com o streaming. São filmes de baixo orçamento, mas que geram retorno de bilheteria.
Mal assisti mas já gostei desse estilo de vídeo improvisado trazendo um pensamento ou ideia que diz respeito à eventos e premiações como o Oscar, vibe boa em sô.
É um prêmio sobre a dominância "estadunidense" na cultura. Filmes estrangeiros concorrem em uma categoria separada e de menor "qualidade" que a premiação principal do melhor filme do ano. Determina o que é filme bom ou ruim. Reforça o preconceito de que animação é menos filme que histórias sérias, com atores/atrizes "reais". Fora que também conduz nosso julgamento sobre o que é boa atuação. Nossa ideia de bons e maus atoress/atrizes é bem limitada.
Eu já me convenci há muito tempo de que em qualquer votação, seja pra um cargo político ou uma premiação, não ganha o melhor, mas o mais popular ou o que fizer a campanha mais eficaz. Quando de fato ganha o melhor, é mera coincidência. No fundo é tudo um grande BBB, as pessoas votam em quem elas gostam por critérios totalmente pessoais, paciência.
A questão não são os critérios pessoais a questão é como a elite da indústria, assim como acontece na elite política que financia as campanhas ,portanto só muito poucos conseguem entrar, condiciona, publiciza, manipula todo o processo. Uma coisa me chamou a atenção, tem um certo crítico br de uma página até pequena no Instagram, que é votante de uma premiação , que foi pra LA com tudo pago, jantares, almoços com produtores de filmes e artistas, etc.. Obviamente que a maioria dos artistas não tem como bancar isso para centenas de jornalistas, então só alguns vão ter essa estrutura.
@@levadamusicIsso entra no ponto de quem faz a campanha mais eficaz. E vou piorar: frequentemente a campanha mais eficaz é de fato a que joga sujo, porque oferecer essas mordomias aos votantes não está longe de ser uma compra indireta de voto. E isso porque o lobby é, pelo menos oficialmente, proibido pela Academia. Lembrei agora que li uma entrevista, em que um dos votantes do Oscar disse que os critérios dele são muito simples: primeiro ele vota no filme dele; se não estiver concorrendo a nada, ele vota nos filmes dos amigos dele. Acho que foi na The Hollywood Reporter, que faz todo ano uma matéria chamada "Brutally Honest Oscar Ballot", onde um membro da Academia fala anonimamente em quem ele vai votar em cada categoria e porquê. Muitas vezes admitem até que nem assistiram todos os indicados.
Vale lembrar no Oscar 2016, que o ótimo Filme "O Menino e o Mundo" do Alê Abreu perdeu pro "Divertidamente" da já manjada Pixar/Disney (isso pq o povo da própria Pixar assistiu e rasgou seda pra animação brasileira).
Eu conversei com um jurado do prêmio Jabuti de literatura e ele falou quanto difícil era a escolha nessa categoria: ele cerca de 1 mês para avaliar as obras, e por causa disso buscava muitas vezes avaliar obras de destaques em outros prêmios ou de autores consagrados.
No caso de Parasita tem vários outros detalhes que possibilitaram a vitória, o fato do Bong joon ho ser reconhecido em Hollywood antes, o filme ter sido adota por uma bilionária coreana.
Beleza, Link, mas tem um ponto que gostaria de ver sua opinião. Assassino da Lua das Flores expõe uma vergonha americana branca. Já Oppenheimer exalta os EUA como a País responsável por encerrar a guerra. Apesar do filme do Scorsese trazer um filme mais importante para os EUA especificamente, por que dariam o Oscar para ele se eles têm Oppenheimer?
Parei pra pensar, o Oscar deste ano deu muitos prêmios pra filme sobre guerra ou que se passa na guerra: Oppenheimer, Godzilla, Zona de Interesse, O Menino e a Garça, 20 dias em Mariupol (documentário), War is Over (curta animado). Será que isso é um reflexo ao que estamos passando nesses tempos com a guerra da Ucrânia, Israel e Palestina?
Pode acreditar que sim. Veja como "O Resgate do Soldado Ryan" por exemplo, passou batido. Mas "Guerra ao Terror" levou a estatueta. Os acontecimentos também pesam, ainda mais com a constante ameaça de guerra nuclear agora.....
Ouvi uma moça falando q os filmes asiáticos estão ganhando mais fama por causa das greves de Hollywood. Os filmes coreanos e de Bollywood estão mais baratos dos q os de Hollywood, eles já eram ótimos com ctz mas na greve eles finalmente ascenderam
Concordo c vc até um certo ponto, mas esse recado de Hollywood ainda sim tem sido ignorado pelo grande público q não vê tanto os filmes indicados ao Oscar e isso vem de anos, vide exemplo bilheteria versus ganhadores do Oscar. Mas ainda sim acho legal vc levantar esse pensamento e ajudar a desenvolver um pensamento mais crítico, parabéns pelo trabalho.
Li seu texto, Link. Sou mestre em artes crnicas e concordo. Mas ainda acrescentaria mais camadas nesse viés comercial do Oscar. Del Toro, que é mexicano, nunca foi tantas vezes indicado como durante o governo Trump, quando se falava tanto do tal muro no Mexico. DiCaprio ganhou Oscar em um dos seus piores filmes por pressão da internet. Tudo isso também serve para transmitir mensagens. Era um tanto quanto óbvio que um dos maiores estudios de animação do mundo, que é asiatico, iria ganhar um oscar, ao invés de um filme de heroi. Hoje as pautas se voltam muito mais pra inclusão e globalização, com muitas series asiaticas chegando, ou ganhando versões americanizadas. Ta aí os live actions e doramas da Netflix pra provar. Enquanto isso há a saturação dos filmes de heróis, com varios atores, diretores e o próprio público reclamando das ultimas produções da Marvel e até dizendo que filme de heroi não é cinema. Achei Homem Aranha melhor que O Menino e a Garça em todos os aspectos, mas o resultado foi bem previsivel. Não a toa que os fãs de cinema valorizam muito mais a palma de ouro de Cannes do que o oscar, já que o processo de premiação é bem diferente.
@@GarouAM Mas Cidade de Deus têm toda uma história do porquê isso aconteceu... eu não lembro qual era, mas acho que tinha a ver com as pessoas terem ficado chocadas com o filme em primeiro momento, ou ele não ter cumprido certas regras...
Muito bom, Linckoviski. Ficou bem claro. Só acho q tbm deveria se pontuar o quanto esse Oscar foi acima da média, tanto pela quantindade de filmes bons como pela cerimônia em si, bem mais ágil e interessante. Cinema mostrando q ainda tem força.
@@alloybust3842 força eu falo na qualidade.. O burburinho de Barbeiheimer foi algo fora da curva. Antes o burburinho era com filmes da Marvel. Vejo luz no fim do túnel apesar q o cinema provalemente nunca superará a indústria de games por exemplo.
@@franbsb ahhhh sim, tinha interpretado como se fosse força de público, que beleza Barbenheimer teve muito e bastante repercussão midiática, inclusive. Mas ainda sim muito restrito a um, dois, até três filmes no máximo que exercem peso de interesse de público mesmo. Mas concordo com você, realmente a qualidade ainda tá na alta.
A disputa rolou entre O Menino e a Garça vs. Aranhaverso, enquanto minha animação favorita foi Meu Amigo Robô. Ainda que não de forma consciente, ou não tão estruturada como explica no vídeo, sempre vi o Oscar como uma premiação comercial. Então nunca me incomodei ou me estressei com a escolha dos vencedores.
Sobre Hollywood vs Leste Asiático queria deixar minha recomendação de um vídeo do Ora Thiago, o "Greves em Hollywood e o BOOM coreano" onde ele da uma pincelada muito boa sobre o assunto!
E é por isso que o Brasil não ganha Oscar. Fico pensando pra sair um filme como Parasita ou o Godzilla, imagina o tanto de bacalhau que os caras lá não lançam por ano nos cinemas. Aqui a gente não tem cultura e nem mercado de Cinema. Por isso que a Fernanda Montenegro não ganhou da Pepe Pots. Seria o mercado dizendo que querem atrizes jovens e talentosas e não uma senhora (mesmo sendo infinitamente mais talentosa) de outro país.
A Fernanda Montenegro perdeu por causa do produtor de cinema Harvey Weinstein. O cara mexeu uns pauzinhos para a Guyneth Patrol ganhar com a atuação em Shakespeare Apaixonado
O cinema brasileiro ser fraco é uma questão puramente estatística, EUA produz em média 10.000 obras audiovisuais por ano, o Brasil cerca de 100. Se 1% dos filmes forem bons (e sabemos que o número é menor) o EUA termina o ano com 100 boas obras e o Brasil com 1. O mesmo serve pro cinema asiático, eles estão produzindo muito mais que nós e logo tem obras melhores. Vi muita gente zoando o farofeiros que lançou recentemente, o filme fez 8mi em 3 dias, os filmes do Minha mãe é uma peça quase chegou nós 150mi no terceiro filme. Mas é uma comédia pastelona, não serve pra nada. Serve pra muita coisa, desde gerar uma identificação com o produto nacional, até gerar caixa pra pagar filme de outros nichos. Hollywood também faz isso, todos os cinemas lançam filmes pro povo, que não tem nenhuma pretensão de Oscar pra gerar caixa pra filmes pra premiação, é assim que o mundo funciona. Porém o brasileiro quer sair do zero pro Oscar em 1 ano e isso nunca irá acontecer.
Galera esquece que no final, tudo é sobre dinheiro... Hollywood fomenta a arte porque a arte que ela fomenta dá vários caminhões de dinheiro... Ela estimula certos movimentos diferentes em alguns momentos, mas no final ela vai voltar a atenção e recursos pra fomentar o que mais dá dinheiro pra ela... Vai ter a cota de filmes menores porque é importante pra essa indústria se retroalimentar, ela precisa dar espaço pra produções menores, sempre rola o "risco" de algumas delas darem lucro e daí ainda surgem diretores, atores, produtores, profissionais de categorias mais técnicas (esse pessoal de Godzilla Minus One COM CERTEZA vai receber oportunidade em Hollywood) igual uma indústria automobilística produz carros dos mais diversos segmentos, não produz somente carros de luxo... Mas no final o que dá dinheiro pra Hollywood são os blockbusters...
Vídeo bom demais. Parabéns Linck. Achei legal o raciocínio que você trouxe sobre como a linguagem define parte do que somos. Acho que seria bom um vídeo mais aprofundado sobre isso.
O livro 1984 trabalha essa ideia, suprimindo palavras e limitando palavras, para que a população tenha uma imprecisão na hora de expressar, e isso gera insegurança nas pessoas.
Vilém Flusser é um autor que tratou disso, e ao meu ver é possível encontrar alguns paralelos entre o pensamento dele e oq o Linck falou brevemente sobre ideologia
Bom ponto. Aliás, o Oscar de 1970 foi emblemático nesse sentido. Premiou "Perdidos na noite", que se tivesse sido lançado até uns três antes (na era pré "Bonnie e Clyde') teria sido solenemente ignorado, chancelando de vez a turma da "nova Hollywood" que dominou as premiações naquela década.
Dentro dessa sua perspectiva de análise, eu gostaria de saber a sua opinião sobre o Oscar de 1998, mais especificamente sobre a Vitória do filme na categoria de melhor filme e da vitória da Gwyneth Paltrow. O Oscar queria dizer alguma coisa ou tudo foi armação, Oscar comprado pelos Weinstein?
concordo que a leitura do Oscar enquanto uma premiação de mercado demarca muita politicagem nas suas escolhas, mas discordo da ideia disso acontecer de forma proposital ou até arquitetada pelos membros da academia, e sim apenas uma consequência daquele ambiente e da sua dinâmica.
Concordo, ele fala como se Oppenheimer não tivesse ganhado por ser um filme bom, como se barbei não tivesse perdido por ter outros competidores melhores em suas categorias, Ou que a Marvel não ter indicações/vencedores não fosse um resultado por ter estreado péssimas obras nos últimos anos. Disse que PH tinha argumentado sobre isso, e é verdade. A diferença foi que ele fez de uma forma bem melhor. Basicamente, dessa vez, todas as suas argumentações podem ser refutadas via. uma clara visão tendenciosa. Mesmo que ele esteja correto...
@@zidervax Cara, ele n fala isso n, ele fala exatamente o contrário. Ele fala q é ideologia já está em nós, querendo ou não. Mesmo se fosse ELE lá escolhendo o filme ele usaria o msm critérios dos jurados. E outra, falar q é de mercado n significa q é ruim, q n é levado em contra critérios artísticos ou q é "injusto", isso daí é um senso comum de pseudo intelectual.
Já trabalhei como parecerista de editais de leis de incentivo e a lógica é exatamente essa. Eles querem dizer pra sociedade o que é legal para o mercado e também QUEM é legal para o mercado. E esse quem, muitas vezes é definido por questões de afinidade pessoal entre o artista e as chefias das comissões que avaliam o edital. Já houve situação da lista que eu e a minha equipe fizemos dos selecionados, ser fortemente alterada pela chefia e a gente saber disso só depois da publicação do resultado. Na última vez que fui parecerista, e razão por eu nunca mais ter aceito convite para ser, foi aprovado um projeto que colocamos em último lugar, por, além de ser tecnicamente muito ruim, com a artista usando uma gambiarra pra substituir o ator que se divorciou dela no meio do processo, a dramaturgia era PROFUNDAMENTE racista, com diversos esteriótipos indígenas. Detalhe que era um espetáculo infantil. Mas se tratava de uma artista muito renomada e influente.
Seria incrível se vc fizesse um vídeo falando sobre os prêmios de quadrinhos, só a pequena parte q vc comenta deles já é super interessante imagina um vídeo inteiro
Mano por mais que tu não esteve animado, e é pra não estar mesmokkk. Hoje eu voltei no vídeo do sandland, eu comprei o mangá tu me mostrou e aquile demônio faz parte da minha vida, faz parte do que eu vivo e faz parte do que eu faço. Bom vídeo. Só o demônio irá salvar nós kkkkk
Não tem tambem um lado do tipo, como vou dizer o que melhor artisticamente uma vez que arte não é competição? Me parece uma discussão besta do tipo "quem é o melhor guitarrista do mundo". Quem entende de guitarra, por mais que tenha um preferido, sabe que não da pra ficar classificando como melhor ou pior.
Internet sempre será um mar de discódia. Vi um pessoal falando que a maioria que ganha é americano o que é até lógico, afinal é um prêmio americano, mas ano passado que ganhou tudo em todo lugar ao mesmo tempo e seus respectivos atores, ai foi que o argumento era que o filme seria esquecível, acho que o pessoal com rede social fez tudo ser sobre briga de torcida no final das contas, senão aconteceu o que eu queria então está errado. Dito isso acredito que o Oscar foi o mais previsível em muito tempo. Ganhou de fato os melhores da temporada. Filme do Scorcese não ganhou, porque os outros eram melhores, eu vi todos os filmes indicados e o Scorcese poderia pegar uma fotografia ali ou um figurino, mas os que ganharam em cima dele foi justo também. Oscar não é santinho, tem lobby, tem um monte de troço, mas vamos ao menos assistir tudo antes de criticar se um filme deveria levar ou não prêmio kkk, no mais bejos na careca.
Tudo em todo lugar é um filme americano e respondeu as críticas de falta de representação da indústria, os atores são da indústria americana, Michelle Y. é produtora de Star Trek e o ator foi revelado nos filmes de Spielberg ainda criança, e além dos EUA que quer aumentar o seu mercado asiático e precisa de atores asiáticos. O melhor filme é Anatomia de uma queda, ganhador do prêmio de Cannes, a maioria dos críticos não colocam Open nem como um dos 5 melhores do ano,mas é uma história americano sobre um americano.
Só reforça oq falei de briga de torcida. Prefiro tal filme e esse ganhou pq e americano oq não faz sentido, já que Parasita ganhou no ano dele, só acho meio fraco esse argumento, vamos apenas assumir que o gosto pessoal faz com que a pessoa ataque o prêmio que considera inválido por seu gosto pessoal, eu particularmente estaria satisfeito com outro ganhando o Oscar de melhor filme, assim como entendo Oppenheimer ganhar, vamos evitar o emocional porque o filme q preferimos não ganhou, senão vira briga de torcida como esta
@@felipepereira6853bom, existe uma disputa quanto àquilo que seja um "bom" filme, e é claro que o Oscar impõe uma agenda que tende a não corresponder aos interesses propriamente artísticos do universo cinematográfico. É muito mais uma censura tácita do que uma premiação de gosto, ou melhor, uma censura tácita porque uma premiação de gosto, mas de um gosto formado, consciente ou inconscientemente, pela pressão surda do mercado. Por exemplo, ganha aquilo que "está na moda" (com toda uma zona cinzenta aí inclusa), e não necessariamente aquilo que corresponde aos usos interessantes ou subversivos da linguagem do cinema.
Achei MUITO melhor o video assim iluminado do que escuro com a luz lateral colorida. Deixa muito melhor a imagem. Acho q a pouca luz nao usa o potencial maximo da camera. Acho q iluminado assim fica muito mais elegante. E qual alguma iluminação pontual atras, ja vai dar uma melhorada enorme no visual. As vezes um abajour, uma luzinha quente acolá...
No meu ponto de vista o Oscar é uma premiação política e de mercado q eles escolhem só da bolha deles. Não vi um prêmio brasileiro ou outro país ganhar.
Gostei desse formato de vídeo. Um assunto de live do caos, só que um pouco mais lapidado. Mas ainda sem o rigor da uma vídeo análise. Um meio termo bem interessante kk
Eu quero que tanto menino e a garça quanto o aranhaverso vão para o karalho! Esse prêmio pertencia a robot dreams o verdadeiro merecedor, mas é óbvio que a academia gosta de apelar para o óbvio
Isso! Além de tudo, prêmios criados pela grande indústria, seja de qual seguimento for, serve para dar importância a existência do mercado, justificar sua existência e a existência de seus investidores. Ainda mais em um contexto de produção independente crescente. Serve como um limite aos que estão fora desse meio. Vejam que varios filmes no mundo foram lançados enquanto o assunto " Barbemhaimer" tomava conta das redes ligadas ao cinema. Isso é um massacre que quem trabalha no universo "independente" já conhece bem. Mas o público em geral não percebe. Bem, o assunto é bom e parabéns por trazer conteúdo inteligente e legal pra gente 🎉!!!
Agora que vi o vídeo todo: eu nunca entendi muito bem os critérios para premiar um filme, mas faz um tempo que venho escutando que é por essa linha mesmo que você falou. Eu nunca fui muito fã de premiação no geral, especialmente de música, mas acho que fazem uns 10 anos que nem ver a lista de quem vai concorrer eu vejo. Acaba que sei quem ganhou por tabela e ainda me incomoda demais filmes de guerra - e praticamente só sobre a segunda guerra - que ganham muitos prêmios. Ano passado foi o "Nada de novo..." levou melhor filme estrangeiro e roteiro adaptado. Esse ano foi o "Raimer aberto". Pra mim isso traduz em: continuem fazendo filmes sobre guerra, não parem! Amamos militarismo e propaganda!! E claramente focam na segunda guerra porque tem um vilão muito bem determinado. O "Raimer aberto" acho que é o filme perfeito pra isso, pois coloca um diretor que é bem famoso pelos filmes do Batman ("viu? Somos meritocráticos! Ele fez filme de boneco e depois demos prêmios com filmes sérios!"), um assunto que todo mundo meio que concorda com qual lado da guerra devíamos estar, tem um ator que teve um pico de popularidade com uma série não estadunidense. No fim, a gente no Brasil devia estar mais preocupado com fazer um mercado interno crescer de verdade e ter algo bom com o cinema Argentino do que qual filme ganhou ou não no Oscar. É isso! Abraços!
Ótima explicação, só faltou dizer uma coisa: o Oscar está lutando para ser (ainda) relevante, porque cada vez menos as pessoas dão bola para Hollywood e para o Oscar também, é só ver o sucesso das produções orientais (incluindo aquelas que o Oscar esnoba)
O grande problema das premiações não são as convenções, se faz parte circuito comercial ou artístico, se é popular ou cult mas sim a expectativa de quem assiste. Para não se frustrar basta deixar a opinião pessoal de lado durante esses eventos e entender que a premiação são apenas um recorte da indústria e para a desilusão de todos da área ou não eles nunca vão deixar de existir!
Amigo, vocês poderia por favor indicar livros pra quem quer aprender mais sobre cinema, roteiro ou qualquer relacionada a análises crítica e criarão de histórias? Eu ficaria realmente grato.
Eu estava assistindo ao Oscar com meu namorado e mais dois amigos em call pelo Discord. Estávamos fazendo nossos próprios comentários, brincando e rindo a toa. Mas quando Oppenheimer ganhou melhor filme, teve um silêncio de alguns segundos entre todos nós, não sei se eles estavam suspirando como eu, mas nós todos pareciamos não impressionados com o resultado, não sei se decepcionados como eu, mas é
Barbie só fez sucesso porque se sustentou na figura de uma boneca que sempre foi sucesso, durante décadas. Foi só isso e olhe lá.... Não precisa ser um membro da academia cinematográfica pra mandar o recado do quanto esse filme é ruim.
Melhor documentário em muitas ocasiões foi entregue para histórias que interessavam aos EUA. O deste ano mesmo foi o caso: guerra na Ucrânia. O documentário curta Capacetes brancos há alguns anos a mesma coisa.
não é só lógica de mercado. também têm o fato deles premiarem aqueles que são da panelinha, como foi o caso dos muppets ter ganho o de música original no ano do RIo, ou o birdman que fala o que hollywood pensa e agrada o ego dos produtores.
Se é uma "premiação de mercado", não faria mais sentido em Âmbitos como animação haver maior destaque de marketing (ex Carros perder pra Happy Feet e Aranhaverso perder pra O Menino e a Garça), não seria melhor chamar de "Premiação industrial"?
Excelente resenha abriu meus olhos ... Você tem alguma faculdade ou algo do tipo, se sim onde pretendia trabalhar onde? e como chegou ao UA-cam. Veria um vídeo de 30min+ tranquilo sobre sua vida e o que te fez ser o que é😅
Esse ano achei o Oscar muito bom e os vencedores foram os merecidos. Um dos melhores Oscar dos últimos anos. Quem acompanhou a temporada de premiação sabe.
🛒 Link na Amazon: amzn.to/3IA1GvK
💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
ja dizia a Fernanda Montenegro em 1998: "Oscar nao eh premio de Arte, mas premio de INDUSTRIA"....
Parece uma fala de alguém que não aceita perder
@@paucu5871 ou de alguem que nao eh cego
@@paucu5871 Não deixa de ser uma realidade, Oscar é prêmio de indústria
@@paucu5871 Fernanda sabia que não ia ganhar. Salvo engano nunca um filme em língua estrangeira venceu melhor ator ou atriz.
@@paucu5871Seria se ela tivesse falado alguma mentira.
e pensar que tudo começou por causa de um tio careca chamado oscar
Careca e pelado
O cara tá com a foto do MC Kevin comunista kkkkk
E quem confirmou isso foi dalenogare em um artigo públicado
@@rafaelpero7875 akakakkakakakakakaka vsf tiu
Leno Brega?
Uma coisa que faltou evidenciar mais no vídeo é em como esses prêmios nos condicionam a entender o que é "bom" e o que é "ruim" dentro do cinema, por exemplo, a próprio estrutura de 3 atos do começo meio e fim se tornou uma convenção e uma forma de analisar o filme, que quando desrespeita determinadas "regras" é taxado como um filme "ruim", mas essa é a questão, é ruim dentro determinado letramento cinematográfico que somos condicionados.
Isso PH Santos e eu ainda falaremos a respeito.
mal posso esperar pelo vídeo, parabéns pelo trabalho 👍@@QuadrinhosNaSarjeta
Concordo.
E puxando o gancho do Oscar, dá até pra fazer um paralelo com O Menino e a Garça.
Não é mera coincidência um filme que não tá nem um pouco preocupado com a estrutura de três atos, ou em seguir uma narrativa linear, objetiva, concreta e facilmente digerível (características sagradas em Hollywood) ser ovacionado no Japão, mas, volta e meia, receber críticas aqui no _ocidente_ justamente por se recusar a se guiar por essas estruturas narrativas tipicamente Hollywoodianas e outras convenções próprias do cinema daqui (é bom lembrar que o Miyazaki é um crítico ferrenho de Hollywood e de muitos elementos da cultura ocidental).
Estamos muito presos em nossas noções restritas sobre o que é "bom" e taxando tudo aquilo que foge minimamente dela de "ruim", falho, fraco, pretensioso, etc.
Narciso só vai achar belo aquilo que é espelho.
Eu ainda citaria Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo que foi um filme barato, teve um boca a boca gigantesco mundo à fora e rapou o Oscar 2023. Uma história de imigrantes que traz conflitos e dinâmicas asiáticas pro mercado estadunidense, sem falar que foi um sci-fi pika e que não precisou gastar 500 milhões de dólares como foi Endgame.
Mas aí entra o detalhe que Endgame para fazer seus efeitos era preciso esse investimento , sem falar na economia que vivemos.
@@PedroMarques-qk4mf A comparação foi burra msm, são filmes com propostas diferentes, se endgame n investisse 500KK ia ser um lixo.. O lance do Godzilla é q o filme japonês é um blockbuster barato.
@@felipemmarcico Tipo o primeiro filme do Tubarão do Steven , feito com pouca grana mas inaugurou essa onda.
Tudo em todo lugar ao mesmo tempo foi o pior filme que já assisti e horas da minha vida que não vou recuperar.
@@brial1é um tiktok de 2 horas.
Você explicou bem a ótica de Mercado, quando apontou o motivo que tanto Oppenheimer como Godzila e O menino e a garça terem levado o Oscar. Eles foram produções que trouxeram de volta uma fatia de público acostumada com o streaming. São filmes de baixo orçamento, mas que geram retorno de bilheteria.
Mal assisti mas já gostei desse estilo de vídeo improvisado trazendo um pensamento ou ideia que diz respeito à eventos e premiações como o Oscar, vibe boa em sô.
É um prêmio sobre a dominância "estadunidense" na cultura. Filmes estrangeiros concorrem em uma categoria separada e de menor "qualidade" que a premiação principal do melhor filme do ano. Determina o que é filme bom ou ruim. Reforça o preconceito de que animação é menos filme que histórias sérias, com atores/atrizes "reais". Fora que também conduz nosso julgamento sobre o que é boa atuação. Nossa ideia de bons e maus atoress/atrizes é bem limitada.
Eu já me convenci há muito tempo de que em qualquer votação, seja pra um cargo político ou uma premiação, não ganha o melhor, mas o mais popular ou o que fizer a campanha mais eficaz.
Quando de fato ganha o melhor, é mera coincidência. No fundo é tudo um grande BBB, as pessoas votam em quem elas gostam por critérios totalmente pessoais, paciência.
A questão não são os critérios pessoais a questão é como a elite da indústria, assim como acontece na elite política que financia as campanhas ,portanto só muito poucos conseguem entrar, condiciona, publiciza, manipula todo o processo. Uma coisa me chamou a atenção, tem um certo crítico br de uma página até pequena no Instagram, que é votante de uma premiação , que foi pra LA com tudo pago, jantares, almoços com produtores de filmes e artistas, etc.. Obviamente que a maioria dos artistas não tem como bancar isso para centenas de jornalistas, então só alguns vão ter essa estrutura.
@@levadamusicIsso entra no ponto de quem faz a campanha mais eficaz. E vou piorar: frequentemente a campanha mais eficaz é de fato a que joga sujo, porque oferecer essas mordomias aos votantes não está longe de ser uma compra indireta de voto. E isso porque o lobby é, pelo menos oficialmente, proibido pela Academia. Lembrei agora que li uma entrevista, em que um dos votantes do Oscar disse que os critérios dele são muito simples: primeiro ele vota no filme dele; se não estiver concorrendo a nada, ele vota nos filmes dos amigos dele. Acho que foi na The Hollywood Reporter, que faz todo ano uma matéria chamada "Brutally Honest Oscar Ballot", onde um membro da Academia fala anonimamente em quem ele vai votar em cada categoria e porquê. Muitas vezes admitem até que nem assistiram todos os indicados.
*Só que no caso do Oscar, os filmes que ganham ninguém dá a mínima pra eles exceto a academia*
Vale lembrar no Oscar 2016, que o ótimo Filme "O Menino e o Mundo" do Alê Abreu perdeu pro "Divertidamente" da já manjada Pixar/Disney (isso pq o povo da própria Pixar assistiu e rasgou seda pra animação brasileira).
"Rasgar seda" é elogiar?
"Rasgar seda" é elogiar?
@marleyannealmeida1091 sim
Eu conversei com um jurado do prêmio Jabuti de literatura e ele falou quanto difícil era a escolha nessa categoria: ele cerca de 1 mês para avaliar as obras, e por causa disso buscava muitas vezes avaliar obras de destaques em outros prêmios ou de autores consagrados.
No caso de Parasita tem vários outros detalhes que possibilitaram a vitória, o fato do Bong joon ho ser reconhecido em Hollywood antes, o filme ter sido adota por uma bilionária coreana.
Já quero um feat entre Isabela Boscov e o Alexandre.
Beleza, Link, mas tem um ponto que gostaria de ver sua opinião. Assassino da Lua das Flores expõe uma vergonha americana branca. Já Oppenheimer exalta os EUA como a País responsável por encerrar a guerra. Apesar do filme do Scorsese trazer um filme mais importante para os EUA especificamente, por que dariam o Oscar para ele se eles têm Oppenheimer?
Se o filme do Scorcese tivesse feito 1 bilhão de bilheteria, teria feito a limpa no Oscar.
Assassinos da Lua das Flores é incrível. Não entendi por que o filme não ganhou nenhum único prêmio.
Parei pra pensar, o Oscar deste ano deu muitos prêmios pra filme sobre guerra ou que se passa na guerra:
Oppenheimer, Godzilla, Zona de Interesse, O Menino e a Garça, 20 dias em Mariupol (documentário), War is Over (curta animado).
Será que isso é um reflexo ao que estamos passando nesses tempos com a guerra da Ucrânia, Israel e Palestina?
Genial esse seu pensamento
Possivelmente, mas tbm porque muitos filmes grandes foram nesse tema. E guerra sempre chamou atenção do Oscar.
Pode acreditar que sim. Veja como "O Resgate do Soldado Ryan" por exemplo, passou batido. Mas "Guerra ao Terror" levou a estatueta. Os acontecimentos também pesam, ainda mais com a constante ameaça de guerra nuclear agora.....
Eu já notei que o oscar tem uma preferência maior por filmes históricos ou mais atemporais. Isso não é coisa só desse ano.
@@feliperesende4505 ainda mais se passa pano para EUA/Ocidente/Europa
Ouvi uma moça falando q os filmes asiáticos estão ganhando mais fama por causa das greves de Hollywood. Os filmes coreanos e de Bollywood estão mais baratos dos q os de Hollywood, eles já eram ótimos com ctz mas na greve eles finalmente ascenderam
Concordo c vc até um certo ponto, mas esse recado de Hollywood ainda sim tem sido ignorado pelo grande público q não vê tanto os filmes indicados ao Oscar e isso vem de anos, vide exemplo bilheteria versus ganhadores do Oscar. Mas ainda sim acho legal vc levantar esse pensamento e ajudar a desenvolver um pensamento mais crítico, parabéns pelo trabalho.
Oppenheimer teve bilheteria monstro
Li seu texto, Link. Sou mestre em artes crnicas e concordo. Mas ainda acrescentaria mais camadas nesse viés comercial do Oscar. Del Toro, que é mexicano, nunca foi tantas vezes indicado como durante o governo Trump, quando se falava tanto do tal muro no Mexico. DiCaprio ganhou Oscar em um dos seus piores filmes por pressão da internet. Tudo isso também serve para transmitir mensagens. Era um tanto quanto óbvio que um dos maiores estudios de animação do mundo, que é asiatico, iria ganhar um oscar, ao invés de um filme de heroi. Hoje as pautas se voltam muito mais pra inclusão e globalização, com muitas series asiaticas chegando, ou ganhando versões americanizadas. Ta aí os live actions e doramas da Netflix pra provar. Enquanto isso há a saturação dos filmes de heróis, com varios atores, diretores e o próprio público reclamando das ultimas produções da Marvel e até dizendo que filme de heroi não é cinema.
Achei Homem Aranha melhor que O Menino e a Garça em todos os aspectos, mas o resultado foi bem previsivel.
Não a toa que os fãs de cinema valorizam muito mais a palma de ouro de Cannes do que o oscar, já que o processo de premiação é bem diferente.
Tem o próprio cidade de Deus concorrendo em ano errado😅
@@GarouAM Mas Cidade de Deus têm toda uma história do porquê isso aconteceu... eu não lembro qual era, mas acho que tinha a ver com as pessoas terem ficado chocadas com o filme em primeiro momento, ou ele não ter cumprido certas regras...
Muito bom, Linckoviski. Ficou bem claro. Só acho q tbm deveria se pontuar o quanto esse Oscar foi acima da média, tanto pela quantindade de filmes bons como pela cerimônia em si, bem mais ágil e interessante. Cinema mostrando q ainda tem força.
tu acha que ainda tem força mesmo? não consigo ver essa força toda atualmente
@@alloybust3842 força eu falo na qualidade.. O burburinho de Barbeiheimer foi algo fora da curva. Antes o burburinho era com filmes da Marvel. Vejo luz no fim do túnel apesar q o cinema provalemente nunca superará a indústria de games por exemplo.
@@franbsb ahhhh sim, tinha interpretado como se fosse força de público, que beleza Barbenheimer teve muito e bastante repercussão midiática, inclusive. Mas ainda sim muito restrito a um, dois, até três filmes no máximo que exercem peso de interesse de público mesmo. Mas concordo com você, realmente a qualidade ainda tá na alta.
Essa iluminação ficou ótima, Linck. Muito confortável pra assistir na televisão
A disputa rolou entre O Menino e a Garça vs. Aranhaverso, enquanto minha animação favorita foi Meu Amigo Robô.
Ainda que não de forma consciente, ou não tão estruturada como explica no vídeo, sempre vi o Oscar como uma premiação comercial. Então nunca me incomodei ou me estressei com a escolha dos vencedores.
O menino e a garça é um sonho ❤ veja com o coração aberto.
Sobre Hollywood vs Leste Asiático queria deixar minha recomendação de um vídeo do Ora Thiago, o "Greves em Hollywood e o BOOM coreano" onde ele da uma pincelada muito boa sobre o assunto!
E é por isso que o Brasil não ganha Oscar. Fico pensando pra sair um filme como Parasita ou o Godzilla, imagina o tanto de bacalhau que os caras lá não lançam por ano nos cinemas. Aqui a gente não tem cultura e nem mercado de Cinema. Por isso que a Fernanda Montenegro não ganhou da Pepe Pots. Seria o mercado dizendo que querem atrizes jovens e talentosas e não uma senhora (mesmo sendo infinitamente mais talentosa) de outro país.
A Fernanda Montenegro perdeu por causa do produtor de cinema Harvey Weinstein. O cara mexeu uns pauzinhos para a Guyneth Patrol ganhar com a atuação em Shakespeare Apaixonado
@@JhonataPactioimagina o tanto que esse cara comeu essa loirinha 😏😋😛🥵😈 aí pra ela conseguir ser indicada e ganhar o Oscar
O cinema brasileiro ser fraco é uma questão puramente estatística, EUA produz em média 10.000 obras audiovisuais por ano, o Brasil cerca de 100. Se 1% dos filmes forem bons (e sabemos que o número é menor) o EUA termina o ano com 100 boas obras e o Brasil com 1. O mesmo serve pro cinema asiático, eles estão produzindo muito mais que nós e logo tem obras melhores.
Vi muita gente zoando o farofeiros que lançou recentemente, o filme fez 8mi em 3 dias, os filmes do Minha mãe é uma peça quase chegou nós 150mi no terceiro filme. Mas é uma comédia pastelona, não serve pra nada. Serve pra muita coisa, desde gerar uma identificação com o produto nacional, até gerar caixa pra pagar filme de outros nichos. Hollywood também faz isso, todos os cinemas lançam filmes pro povo, que não tem nenhuma pretensão de Oscar pra gerar caixa pra filmes pra premiação, é assim que o mundo funciona. Porém o brasileiro quer sair do zero pro Oscar em 1 ano e isso nunca irá acontecer.
"Eu sei que eu tô falando, falando, falando e não tô dando" kkkjjjjkkk, lá ele, tinha que ser o Linck.
Faz a live com o PH sobre esse assunto, que eu assistiria 2hrs desse papo
po Linck faz um vídeo falando de outras premiações de filme. Achei mto elucidador quando vc disse que o Oscar é o recado do mercado para o mercado
Galera esquece que no final, tudo é sobre dinheiro... Hollywood fomenta a arte porque a arte que ela fomenta dá vários caminhões de dinheiro... Ela estimula certos movimentos diferentes em alguns momentos, mas no final ela vai voltar a atenção e recursos pra fomentar o que mais dá dinheiro pra ela...
Vai ter a cota de filmes menores porque é importante pra essa indústria se retroalimentar, ela precisa dar espaço pra produções menores, sempre rola o "risco" de algumas delas darem lucro e daí ainda surgem diretores, atores, produtores, profissionais de categorias mais técnicas (esse pessoal de Godzilla Minus One COM CERTEZA vai receber oportunidade em Hollywood) igual uma indústria automobilística produz carros dos mais diversos segmentos, não produz somente carros de luxo...
Mas no final o que dá dinheiro pra Hollywood são os blockbusters...
Alguém tinha que mostrar esse vídeo praquele Daleno-não-sei-o-quê. Deslumbradinho do Oscar.
Vídeo bom demais. Parabéns Linck. Achei legal o raciocínio que você trouxe sobre como a linguagem define parte do que somos. Acho que seria bom um vídeo mais aprofundado sobre isso.
O livro 1984 trabalha essa ideia, suprimindo palavras e limitando palavras, para que a população tenha uma imprecisão na hora de expressar, e isso gera insegurança nas pessoas.
Vilém Flusser é um autor que tratou disso, e ao meu ver é possível encontrar alguns paralelos entre o pensamento dele e oq o Linck falou brevemente sobre ideologia
Bom ponto. Aliás, o Oscar de 1970 foi emblemático nesse sentido. Premiou "Perdidos na noite", que se tivesse sido lançado até uns três antes (na era pré "Bonnie e Clyde') teria sido solenemente ignorado, chancelando de vez a turma da "nova Hollywood" que dominou as premiações naquela década.
Teu canal é pika, tu é foda. Continue com esse canal enquanto puder
Dentro dessa sua perspectiva de análise, eu gostaria de saber a sua opinião sobre o Oscar de 1998, mais especificamente sobre a Vitória do filme na categoria de melhor filme e da vitória da Gwyneth Paltrow. O Oscar queria dizer alguma coisa ou tudo foi armação, Oscar comprado pelos Weinstein?
"se pra fazer dinheiro, for necessário fazer arte, eles vão fazer arte, nunca o contrário"
concordo que a leitura do Oscar enquanto uma premiação de mercado demarca muita politicagem nas suas escolhas, mas discordo da ideia disso acontecer de forma proposital ou até arquitetada pelos membros da academia, e sim apenas uma consequência daquele ambiente e da sua dinâmica.
Mas eu não disse que tudo é consciente. Inclusive ideologia quase sempre é mais inconsciente do que consciente.
Concordo, ele fala como se Oppenheimer não tivesse ganhado por ser um filme bom,
como se barbei não tivesse perdido por ter outros competidores melhores em suas categorias,
Ou que a Marvel não ter indicações/vencedores não fosse um resultado por ter estreado péssimas obras nos últimos anos.
Disse que PH tinha argumentado sobre isso, e é verdade. A diferença foi que ele fez de uma forma bem melhor.
Basicamente, dessa vez, todas as suas argumentações podem ser refutadas via. uma clara visão tendenciosa. Mesmo que ele esteja correto...
@@zidervax Cara, ele n fala isso n, ele fala exatamente o contrário. Ele fala q é ideologia já está em nós, querendo ou não. Mesmo se fosse ELE lá escolhendo o filme ele usaria o msm critérios dos jurados. E outra, falar q é de mercado n significa q é ruim, q n é levado em contra critérios artísticos ou q é "injusto", isso daí é um senso comum de pseudo intelectual.
Já trabalhei como parecerista de editais de leis de incentivo e a lógica é exatamente essa. Eles querem dizer pra sociedade o que é legal para o mercado e também QUEM é legal para o mercado. E esse quem, muitas vezes é definido por questões de afinidade pessoal entre o artista e as chefias das comissões que avaliam o edital. Já houve situação da lista que eu e a minha equipe fizemos dos selecionados, ser fortemente alterada pela chefia e a gente saber disso só depois da publicação do resultado. Na última vez que fui parecerista, e razão por eu nunca mais ter aceito convite para ser, foi aprovado um projeto que colocamos em último lugar, por, além de ser tecnicamente muito ruim, com a artista usando uma gambiarra pra substituir o ator que se divorciou dela no meio do processo, a dramaturgia era PROFUNDAMENTE racista, com diversos esteriótipos indígenas. Detalhe que era um espetáculo infantil. Mas se tratava de uma artista muito renomada e influente.
Seria incrível se vc fizesse um vídeo falando sobre os prêmios de quadrinhos, só a pequena parte q vc comenta deles já é super interessante imagina um vídeo inteiro
Olhar profundo e palavras diretas.
Cadê o próximo vídeo?
Esse ficou top. 👌
Mano por mais que tu não esteve animado, e é pra não estar mesmokkk. Hoje eu voltei no vídeo do sandland, eu comprei o mangá tu me mostrou e aquile demônio faz parte da minha vida, faz parte do que eu vivo e faz parte do que eu faço. Bom vídeo. Só o demônio irá salvar nós kkkkk
Também comprei hausuauau
Não tem tambem um lado do tipo, como vou dizer o que melhor artisticamente uma vez que arte não é competição? Me parece uma discussão besta do tipo "quem é o melhor guitarrista do mundo". Quem entende de guitarra, por mais que tenha um preferido, sabe que não da pra ficar classificando como melhor ou pior.
Internet sempre será um mar de discódia. Vi um pessoal falando que a maioria que ganha é americano o que é até lógico, afinal é um prêmio americano, mas ano passado que ganhou tudo em todo lugar ao mesmo tempo e seus respectivos atores, ai foi que o argumento era que o filme seria esquecível, acho que o pessoal com rede social fez tudo ser sobre briga de torcida no final das contas, senão aconteceu o que eu queria então está errado.
Dito isso acredito que o Oscar foi o mais previsível em muito tempo. Ganhou de fato os melhores da temporada. Filme do Scorcese não ganhou, porque os outros eram melhores, eu vi todos os filmes indicados e o Scorcese poderia pegar uma fotografia ali ou um figurino, mas os que ganharam em cima dele foi justo também.
Oscar não é santinho, tem lobby, tem um monte de troço, mas vamos ao menos assistir tudo antes de criticar se um filme deveria levar ou não prêmio kkk, no mais bejos na careca.
Tudo em todo lugar é um filme americano e respondeu as críticas de falta de representação da indústria, os atores são da indústria americana, Michelle Y. é produtora de Star Trek e o ator foi revelado nos filmes de Spielberg ainda criança, e além dos EUA que quer aumentar o seu mercado asiático e precisa de atores asiáticos.
O melhor filme é Anatomia de uma queda, ganhador do prêmio de Cannes, a maioria dos críticos não colocam Open nem como um dos 5 melhores do ano,mas é uma história americano sobre um americano.
Só reforça oq falei de briga de torcida. Prefiro tal filme e esse ganhou pq e americano oq não faz sentido, já que Parasita ganhou no ano dele, só acho meio fraco esse argumento, vamos apenas assumir que o gosto pessoal faz com que a pessoa ataque o prêmio que considera inválido por seu gosto pessoal, eu particularmente estaria satisfeito com outro ganhando o Oscar de melhor filme, assim como entendo Oppenheimer ganhar, vamos evitar o emocional porque o filme q preferimos não ganhou, senão vira briga de torcida como esta
@@felipepereira6853bom, existe uma disputa quanto àquilo que seja um "bom" filme, e é claro que o Oscar impõe uma agenda que tende a não corresponder aos interesses propriamente artísticos do universo cinematográfico. É muito mais uma censura tácita do que uma premiação de gosto, ou melhor, uma censura tácita porque uma premiação de gosto, mas de um gosto formado, consciente ou inconscientemente, pela pressão surda do mercado. Por exemplo, ganha aquilo que "está na moda" (com toda uma zona cinzenta aí inclusa), e não necessariamente aquilo que corresponde aos usos interessantes ou subversivos da linguagem do cinema.
Achei MUITO melhor o video assim iluminado do que escuro com a luz lateral colorida. Deixa muito melhor a imagem. Acho q a pouca luz nao usa o potencial maximo da camera. Acho q iluminado assim fica muito mais elegante. E qual alguma iluminação pontual atras, ja vai dar uma melhorada enorme no visual. As vezes um abajour, uma luzinha quente acolá...
No meu ponto de vista o Oscar é uma premiação política e de mercado q eles escolhem só da bolha deles. Não vi um prêmio brasileiro ou outro país ganhar.
Lembrando que : é um prêmio do mercado AMERICANO. Ou seja: eles vão fazer sempre uma forma que mantenha os privilégios deles.
Gostei desse formato de vídeo. Um assunto de live do caos, só que um pouco mais lapidado. Mas ainda sem o rigor da uma vídeo análise. Um meio termo bem interessante kk
Eu quero que tanto menino e a garça quanto o aranhaverso vão para o karalho! Esse prêmio pertencia a robot dreams o verdadeiro merecedor, mas é óbvio que a academia gosta de apelar para o óbvio
Quero ver o Linck fazer um vídeo sobre o troféu imprensa, o Oscar da televisão brasileira
Claro é do Studio gibli o mesmo de a viagem de shihiro. Digo ele é bem conhecido nesse meio .14:58
análise incrível de uma pessoa que entende do que fala. Nunca tinha pensado por esse lado!
Isso! Além de tudo, prêmios criados pela grande indústria, seja de qual seguimento for, serve para dar importância a existência do mercado, justificar sua existência e a existência de seus investidores. Ainda mais em um contexto de produção independente crescente. Serve como um limite aos que estão fora desse meio. Vejam que varios filmes no mundo foram lançados enquanto o assunto " Barbemhaimer" tomava conta das redes ligadas ao cinema. Isso é um massacre que quem trabalha no universo "independente" já conhece bem. Mas o público em geral não percebe. Bem, o assunto é bom e parabéns por trazer conteúdo inteligente e legal pra gente 🎉!!!
Pô Linck, assiste filme do Miyazaki, queria muito ver a sua opinião sobre ele!
Acho que deviam mudar o nome pra Warscar: só ser filme de guerra que leva uns 3 troféus.
Agora que vi o vídeo todo: eu nunca entendi muito bem os critérios para premiar um filme, mas faz um tempo que venho escutando que é por essa linha mesmo que você falou.
Eu nunca fui muito fã de premiação no geral, especialmente de música, mas acho que fazem uns 10 anos que nem ver a lista de quem vai concorrer eu vejo. Acaba que sei quem ganhou por tabela e ainda me incomoda demais filmes de guerra - e praticamente só sobre a segunda guerra - que ganham muitos prêmios. Ano passado foi o "Nada de novo..." levou melhor filme estrangeiro e roteiro adaptado. Esse ano foi o "Raimer aberto". Pra mim isso traduz em: continuem fazendo filmes sobre guerra, não parem! Amamos militarismo e propaganda!! E claramente focam na segunda guerra porque tem um vilão muito bem determinado.
O "Raimer aberto" acho que é o filme perfeito pra isso, pois coloca um diretor que é bem famoso pelos filmes do Batman ("viu? Somos meritocráticos! Ele fez filme de boneco e depois demos prêmios com filmes sérios!"), um assunto que todo mundo meio que concorda com qual lado da guerra devíamos estar, tem um ator que teve um pico de popularidade com uma série não estadunidense.
No fim, a gente no Brasil devia estar mais preocupado com fazer um mercado interno crescer de verdade e ter algo bom com o cinema Argentino do que qual filme ganhou ou não no Oscar.
É isso! Abraços!
Ao prestar atenção no que foi dito, notei que outro exemplo de premiação que se encaixa no que foi dito é o Game of The Year/ Game Awards
Ótima explicação, só faltou dizer uma coisa: o Oscar está lutando para ser (ainda) relevante, porque cada vez menos as pessoas dão bola para Hollywood e para o Oscar também, é só ver o sucesso das produções orientais (incluindo aquelas que o Oscar esnoba)
Cinema e arte e arte e vendavel.
Tem que ser bom,bonito e barato pra dar lucro.
Ótimo vídeo! Contribuiu para aprofundar minha visao sobre Oscar
Fala de Belladonna of Sadness
O grande problema das premiações não são as convenções, se faz parte circuito comercial ou artístico, se é popular ou cult mas sim a expectativa de quem assiste. Para não se frustrar basta deixar a opinião pessoal de lado durante esses eventos e entender que a premiação são apenas um recorte da indústria e para a desilusão de todos da área ou não eles nunca vão deixar de existir!
Já salvando esse vídeo na minha playlist de Cinema porque é um conteúdo muito bom! 🙏
4:43 😂 ahh minha 5° serie
Amigo, vocês poderia por favor indicar livros pra quem quer aprender mais sobre cinema, roteiro ou qualquer relacionada a análises crítica e criarão de histórias? Eu ficaria realmente grato.
Assasinos da Lua das Flores é maravilhoso, foi descaradamente esnobado
Alguém traga um QNS para esse Oscar!
Eu estava assistindo ao Oscar com meu namorado e mais dois amigos em call pelo Discord. Estávamos fazendo nossos próprios comentários, brincando e rindo a toa. Mas quando Oppenheimer ganhou melhor filme, teve um silêncio de alguns segundos entre todos nós, não sei se eles estavam suspirando como eu, mas nós todos pareciamos não impressionados com o resultado, não sei se decepcionados como eu, mas é
Seus vídeos tem tanto subjetivismo que eu desconfio do que você diz. Em resumo: acho que você tá vendo coisa demais.
Todo canal que tenta pagar de "diferentão" demais cai nisso. Olha só, como sou fora do convencional minhas análises...
Interessante..e vc pode ver a ciclicodade disso.pq imagino q houve um grande impacto nos musicais q foram sendo esnobados, o filme a cores, etc.
Não é atoa que a Netflix já começou produções de filmes que serão lançadas primeiramente nos cinemas e depois entrarão no seu catálogo de stream.
Barbie só fez sucesso porque se sustentou na figura de uma boneca que sempre foi sucesso, durante décadas. Foi só isso e olhe lá.... Não precisa ser um membro da academia cinematográfica pra mandar o recado do quanto esse filme é ruim.
Fala sobre MATAR OU MORRER do Brubaker e Phillips, por favor
Recomenda o canal do professor Philippe Leão, ele fala muito bem de indústria do cinema!
Eu vi o pessoal falando da premiação, algumas categorias em específico e etc. E até agora não sei quem ganhou o melhor filme
Faz um sobre a ideologia dos prêmios para o Quadrinhos. Ia ser massa.
Melhor documentário em muitas ocasiões foi entregue para histórias que interessavam aos EUA. O deste ano mesmo foi o caso: guerra na Ucrânia. O documentário curta Capacetes brancos há alguns anos a mesma coisa.
não é só lógica de mercado. também têm o fato deles premiarem aqueles que são da panelinha, como foi o caso dos muppets ter ganho o de música original no ano do RIo, ou o birdman que fala o que hollywood pensa e agrada o ego dos produtores.
Se é uma "premiação de mercado", não faria mais sentido em Âmbitos como animação haver maior destaque de marketing (ex Carros perder pra Happy Feet e Aranhaverso perder pra O Menino e a Garça), não seria melhor chamar de "Premiação industrial"?
"mas é Miyasaki" kkkkkkkkkkkkkkk 15 segundos antes de Link lançar essa sentença meu companheiro disse o mesmo aqui
Sobre guerra ao terror, ainda tem o markentig da guerra no meio
Barbie foi esnobado por ser um parque de diversões com panfletos para meninas engajadas de Instagram 😅
Linck, pra esse tema, um colab com PH seria legal.
Excelente resenha abriu meus olhos ... Você tem alguma faculdade ou algo do tipo, se sim onde pretendia trabalhar onde? e como chegou ao UA-cam. Veria um vídeo de 30min+ tranquilo sobre sua vida e o que te fez ser o que é😅
Godzilla minus one foi muito legal. Eu achei um pouco óbvio demais o final
Chama o Dalenogare pra trocar uma ideia, ia ser foda ver vcs juntos!
Podemos considerar o HQmix prêmio de mercado?
Linck, mater morbi já foi, e mater dolorosa agora, quando sai?
titanic vs good will hunting: a maior injustiça da história do oscar
E os filmes de terror? Pq a acadêmia odeia filmes de terror?
Esse ano achei o Oscar muito bom e os vencedores foram os merecidos.
Um dos melhores Oscar dos últimos anos.
Quem acompanhou a temporada de premiação sabe.
A pergunta é: O Oscar ainda é relevante em 2024?
Pra mim não tem mais relevância nenhuma faz tempo.
Tiraram o Menino e a Garça dos cinemas da minha cidade 😭😭😭😭😭 queria ter assistido
Dia 3 pedindo pro Linck comentar Sangatsu no Lion
obrigada pelo trabalho QnS.
Excelente vídeo como sempre vencedor
Esse é o meu formato de vídeo favorito
Parabéns pelo seu comentário imparcial e ensinando questões ideológicas.
Excelente vídeo, como sempre
kkkkkkkkkkkk O tapa me pegou kkkkk
Parasita é um baita filme, mas concordo com vc que eles deram o prêmio pra fazer uma média pro cinema coreano.
O efeito visual que faz parte da dramaturgia
4:41 lá ele
Nem Godzilla e nem O Menino e a Garça estrearam por aqui. Lamentável!