Um passeio no Guarujá nos anos de 1930.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 вер 2024
  • Mais uma produção do Cedom Guarujá, visando resgatar uma parte da nossa história. Desta vez, trazemos lá da década de 1930, detalhes de vários aspectos urbanísticos do Guarujá nos tempos da Pérola do Atlântico.
    A realização deste vídeo foi possível graças ao apoio recebido do restaurante Tahiti, Escritório de Advocacia Paulo Rogério da Costa, Contabilidade Moura e de uma doação privada.
    Produção: Cedom Guarujá
    Roteiro e Direção: Enrique Dias
    Efeitos Especiais: Mirella Brandão e Jéssica Costa
    Narração: Jailson leutz
    Gravação: Rádio Litoral Paulista
    Somos uma entidade sem fins lucrativos. Para doar qualquer valor , o nosso Pix é:
    cedomguaruja@gmail.com
    Visite o nosso site: www.cedomguaruja.com.br 

КОМЕНТАРІ • 48

  • @historiasdoguaruja7874
    @historiasdoguaruja7874  Рік тому +4

    Veja como é fácil fazer parte do Cedom Guarujá:
    Doe 5,00 reais por mês. Ou o valor que você desejar. Enviaremos um link para você preencher e pagar a mensalidade em seu cartão de crédito. Simples, rápido e fácil.
    Você poderá escolher o período da sua doação, por três meses ou seis meses.
    Além desta forma, também manteremos abertas todas as modalidades já conhecidas, tais como: pagamento por boleto, transferência bancaria e pix.
    O Projeto Cedom é Grandioso. Precisamos chegar a um quadro associativo com 1.000 membros. Com esses recursos teremos condições de manter uma sede aberta com exposição permanente do nosso acervo que já conta com mais de 100 itens. Além disso, vários projetos poderão ter continuidade, ou serem iniciados. Temos muito trabalho pela frente.
    Faça parte deste projeto!
    Sinta orgulho de participar do CEDOM!
    A cidade merece e a nossa história agradece.
    Peça o link para fazer a sua doação através do Whatsapp: (13) 99623-4836
    Obrigado desde já.
    Enrique Dias
    Presidente do CEDOM.

  • @spharion7988
    @spharion7988 2 місяці тому +13

    Morei no Guaruja, na praia da Enseada, entre 75 até o final de 1980. Meu pai tinha uma mercearia na rua José Ignacio Correa, atras do restaurante Rufinos(antiga localização). Nessa quadra estava a casa de férias do fundador das bolachas Abaeté(José Servo), a casa de um dos famosos dentista da capital que na entrada tinha uma placa: "Maloca da Dondoca" e era a unica casa com piscina..sua esposa, dona Doroti,fazia as tortas doce para o Rufino na época. Ainda na mesma quadra estava a casa do ex-jogador do Corintias, o senhor Nene, e na esquina estava casa que pertencia a Colonia japonesa e do outro lado a casa da familia de Janio Quadros. Cresci alí..época inesquecivel!..em Dez. de 1980 mudamos para a Ponta da Praia em Santos, perto do Rebouças. Em 1988 eu fui para Nova York e vivo na America até hoje. Todas as vez que vou passear aí eu almoço no Rufinos(agora na esquina com a praia) e faço longas caminhadas pela rua José Ignacio Correa.

    • @historiasdoguaruja7874
      @historiasdoguaruja7874  2 місяці тому +2

      Por favor, mande esse texto com outras lembranças para o nosso e-mail cedomguaruja@gmail.com
      Caso tenha fotos dessa época mande por favor. Assim estará ajudando a contar a história do Guarujá Para gerações futuras. Abraço.

    • @spharion7988
      @spharion7988 2 місяці тому +3

      @@historiasdoguaruja7874 olá!..quando tiver tempo eu farei um texto completo...há muita coisa pra ser contada que eu me lembro bem. Infelismente algumas fotos estão em Santos na casa do meu pai e são duas ou tres apenas..o resto se perderam com o tempo.

    • @robonildafalatudo3027
      @robonildafalatudo3027 Місяць тому +2

      Você foi embora do Guarujá na época certa, onde o descaso com a cidade acentuou de forma gigantesca no meio da decada de 90 para cá, a violência com assaltos e o abandono com a zeladoria da cidade, fez com que Guarujá virasse a pérola negra do litoral, ocorrendo assim, para os turistas mais tradicionais com a fuga para o litoral Norte ou outros lugares mais atrativos. Em suma Guarujá parou de evoluir tem uns 40 anos, a sorte é que as praias em si, são as mais lindas do litoral sul, mas em termos de atrativos Turísticos não evoluiu nada, por exemplo os turistas ainda usam o mar como banheiro, pois até hoje as praias existem os poucos banheiros precários junto aos Bombeiros (não é culpa dos Bombeiros). As areas de favelas e quebradas estão gigantes (conferir no Google street view), muitas décadas de prefeituras omissas, deixaram o avanço em áreas proibidas como os morros e areas preservadas. A cidade ainda tem o tradicional problema de desemprego, os assaltos ainda são frequentes, não se vê um projeto de fomentação ao turismo, a infraestrutura ainda falta muita coisa para melhorar, pois não existe a cultura de continuidade pelas prefeituras, em resumo, talvez esteja um pouco melhor do que a zoa que era no começo dos anos 2000, mas ainda está longe de chegar perto de uma Santos da vida.
      Agora Santos, especialmente a Ponta da Praia evoluiu de forma exponencial, se tornando a área mais cara da cidade, salvo engano Santos é a sexta cidade do Brasil com o melhor IDH, é uma cidade que o tempo inteiro estamos vendo obras e melhorias em estrutura -negocios- turismos- educação ....
      Quando passo as férias no Guarujá, infelizmente fico fazendo uma reflexão, e acredito nunca mais conseguirão ter o Glamour das decadas de 50,60,70. lamentável ter deixado chegar onde chegou, tenho amigos vendendo apartamentos na Enseada, estão há 5 anos tentando e nada, tá muito desvalorizado por lá, algo que em Santos valeria 600 mil reais, em Guarujá não consegue vender por 300 :( . E não se engane, tirando Santos, todas as cidades do litoral Sul, tem um problema crescente de maloqueragem e roubos, conheço várias praias (cidades), todas foram inchando de forma não planejada.
      Ouço falar que NY também não está mil maravilhas, mas é mais devido ao progressismo (não entrarei nesse assunto), porém EUA sempre será infinitamente mais suave do que as deficitárias cidades litorâneas brasileiras. Bom, é isso, venha para o BR e curta como turista que fica mais fácil "aceitar" os defeitos (não estou criticando) . Mas quem sabe um dia, as coisas começam a se arrumar, apesar de tudo as cidades tem potencial, esperando pessoas (politicos) bem intencionadas.

    • @josephdemenezes1522
      @josephdemenezes1522 Місяць тому +1

      ​@@robonildafalatudo3027Perfeito comentario.Passei muotas ferias ai na decada de 70 e ia muito a praia de,Pernambuco nos anos 80,mas in 2000 fui pro Texas e nunca maia voltei ...mas quem mora em Santos me diz que o Guaruja de hoje virou um imenso cortico a ceu aberto.Triste porque conheci muita gente boa que ja nao esta mais la.

  • @arnaldo7346
    @arnaldo7346 Місяць тому +10

    Nasci em Guarujá, vivi por 23 anos lá hoje moro em São José dos Campos SP, continuei frequentando a cidade até 2018.A partir daí a criminalidade começou a tomar conta da cidade, com muitas favelas e o crime organizado tomou conta da cidade. Uma pena pois a cidade é bonita e tem belas praias

  • @robertotwistman5684
    @robertotwistman5684 Рік тому +8

    Sou nascido no Guarujá e atualmente residindo em Curitiba .
    Muito bacana rever a história da minha cidade natal , tão abandonada nos dias atuais.

  • @lagartosouza1
    @lagartosouza1 Місяць тому +2

    Nessas imagens podemos perceber o quanto Guarujá mudou muito em sua arquitetura, hoje existe muito pouco da sua origem, mas também com uma grande demanda populacional o resultado não poderia ser outro. Parabéns por compartilhar a história desta cidade, que não é minha terra natural, mas é a cidade do meu coração. Video top!

  • @jorgezacharias4447
    @jorgezacharias4447 3 місяці тому +6

    Vale lembrar que os trens que serviam o Guarujá foram adquiridos pela Estrada de Ferro Campos do Jordão, fazendo a ligação entre Campos do Jordão e Pindamonhangaba, ainda estão em funcionamento.

  • @guillermolozada
    @guillermolozada 26 днів тому +1

    Muito obrigado por compartilhar esse pedaço da historia da amada Guarujá!!!! 👍

  • @poderosothor5571
    @poderosothor5571 Місяць тому +1

    Tudo se acaba!!!!

  • @leosaura1993
    @leosaura1993 2 місяці тому +4

    Belo video obrigado por ter postado.

  • @priscilavilanova4735
    @priscilavilanova4735 Рік тому +4

    Vídeo maravilhoso...parabéns!!!

  • @diegoribeiro6738
    @diegoribeiro6738 2 роки тому +8

    Belo trabalho 👏🏽👏🏽👏🏽 tem registros de Vicente de Carvalho?

    • @historiasdoguaruja7874
      @historiasdoguaruja7874  2 роки тому +2

      Olá Diego, temos sim. Ainda não é suficiente produzir um material similar a este. Estamos preparando algo sobre a Bocaina. Se você quiser conferir publicações sobre Vicente de Carvalho, de uma olhada na nossa página e grupo no facebook: Cedom Guarujá

  • @maragoes8355
    @maragoes8355 2 роки тому +5

    Encantador.Emoção pura.Parabéns

  • @jogue249
    @jogue249 Місяць тому +2

    não é mais possivel caminhar pelas ruas de guaruja sem ser assaltado

  • @historiasdoguaruja7874
    @historiasdoguaruja7874  2 роки тому +3

    Campanha para sócios.
    Após quase oito anos estabelecendo uma estruturação básica, o CEDOM Guarujá foi criado formalmente em 22 de Fevereiro deste ano.
    Agora, nossa cidade conta com uma instituição nascida exclusivamente para resgatar e preservar a nossa história.
    Fizemos essa longa caminhada até aqui, com parcos recursos, contando com a colaboração de alguns amigos abnegados.
    Hoje, o Cedom é uma realidade. A grande oportunidade, tão desejada por muitos, de recuperar o nosso passado, colocá-lo em exposição e aproximá-lo da geração de agora e das que virão.
    Para continuarmos nessa caminhada, o Cedom precisa da sua companhia, e seu apoio.
    O nosso estatuto, aprovado pela Assembleia Geral durante a reunião de fundação do Cedom, prevê e permite a criação da categoria do Sócio Contribuinte.
    Com isso, estamos abrindo a partir deste momento, a oportunidade para você tornar-se sócio (a) desta que é a instituição mais importante já criada em Guarujá, visando o resgate, a preservação e a exposição da nossa história.
    Veja como é fácil fazer parte do Cedom Guarujá:
    Doe 5,00 reais por mês. Ou o valor que você desejar. Enviaremos um link para você preencher e pagar a mensalidade em seu cartão de crédito. Simples, rápido e fácil.
    Você poderá escolher o período da sua doação, por três meses ou seis meses.
    Além desta forma, também manteremos abertas todas as modalidades já conhecidas, tais como: pagamento por boleto, transferência bancaria e pix.
    O Projeto Cedom é Grandioso. Precisamos chegar a um quadro associativo com 1.000 membros. Com esses recursos teremos condições de manter uma sede aberta com exposição permanente do nosso acervo que já conta com mais de 100 itens. Além disso, vários projetos poderão ter continuidade, ou serem iniciados. Temos muito trabalho pela frente.
    Faça parte deste projeto!
    Sinta orgulho de participar do CEDOM!
    A cidade merece e a nossa história agradece.
    Peça o link para fazer a sua doação através do Whatsapp: (13) 99623-4836
    Obrigado desde já.
    Enrique Dias
    Presidente do CEDOM.

  • @ricardochaves8666
    @ricardochaves8666 2 роки тому +2

    Excelente trabalho!! Parabéns!!!

  • @edsonsouza8590
    @edsonsouza8590 5 місяців тому +2

    Amei. Obrigado 😊

  • @professorpedro
    @professorpedro Рік тому +2

    Excelente vídeo

  • @VeraLucia-uu2jw
    @VeraLucia-uu2jw 4 місяці тому +2

    Tem que amostra santos anos 60 anos

  • @viniciusgermano5802
    @viniciusgermano5802 Рік тому +3

    Parabéns pelo trabalho

  • @fatimalima8387
    @fatimalima8387 Місяць тому +2

    Infelizmente o passado é apagado e destruído...não é valorizado a cultura...costumes e cultura do passado ...Por isso a identidade de um povo está ligado ao seu passado ....Sem entender o passado é impossível entender o futuro...Fica sem rumo e sem nenhuma referência 😮

  • @joaopaulofernandesfilho6734
    @joaopaulofernandesfilho6734 Рік тому +4

    Ah se eu pudesse voltar no tempo jamais deixaria fazer a destruição que fizeram ao Guarujá (ilha de Santo Amaro)

    • @historiasdoguaruja7874
      @historiasdoguaruja7874  Рік тому +3

      poia é, é o pensamento de muitos. não fizeram as melhores opções no urbanismo.

  • @danieldalcin8308
    @danieldalcin8308 4 місяці тому +5

    As grandes migrações de nordestinos acabaram com o litoral paulista

    • @dalecooper9942
      @dalecooper9942 4 місяці тому

      Verdade. Hoje só se houve nordestino no litoral.

    • @michel-yw4zy
      @michel-yw4zy 3 місяці тому +1

      CONCORDO PLENAMENTE O POVO DA TERRINHA TEM ESSA CAPACIDADE INCRÍVEL DE TRAZEREM PROBLEMAS...

    • @dorianesteves6120
      @dorianesteves6120 2 місяці тому +4

      Quanto racismo. Se o Guarujá está ruim, é culpa da especulação imobiliária que não tá nem aí para a beleza das casas antigas.

    • @Patriota.Progressista
      @Patriota.Progressista 2 місяці тому +4

      Que fala é essa cheia de preconceito? Tenho certeza que tu és bolsonarento!

    • @e.felipeoliveira4758
      @e.felipeoliveira4758 2 місяці тому

      Que comentario mais escroto ,bando de lixo mesmo
      By Felipe de Santa Catarina Brasil

  • @mitandonocartolafc2587
    @mitandonocartolafc2587 Рік тому +4

    Como o Guarujá era lindo e charmoso antigamente,mas nossos Politicos que ao longo dos anos ocuparam os cargos de cuidar e zalar de noss Perola, permitiram invasoes e crescimento de Comunidades de forma desorganizadas.

    • @historiasdoguaruja7874
      @historiasdoguaruja7874  Рік тому +1

      Essa é uma longa história que estamos contando pouco a pouco.

    • @serjhonesjhonnes5667
      @serjhonesjhonnes5667 Місяць тому

      Sao como mofo,qdo se percebe ja tomou conta do alimento!ai tem de jogar fora pois esta contaminado!

  • @pauloverri8756
    @pauloverri8756 3 місяці тому +5

    Inundaram o Guarujá com favelas e bandidos.
    Agora não tem mais jeito.

  • @DEINEMUTTERISHIER
    @DEINEMUTTERISHIER 28 днів тому

    Guarujá é um mar de prédios; até nas encostas dos morros eles aparecem, tornando o ambiente sufocante. A Pérola do Atlântico, hoje em dia, é apenas mais uma cidade litorânea qualquer. Não que o município não tenha boas praias, como Guaiúba, Tombo, Iporanga, Praia Branca... Porém, o centro foi tomado pelos empreendimentos.