@@rodrigomartiveira7164 E o que exatamente o sr. não conseguiria se acostumar? Seja mais claro se possível. Eu, por exemplo, acho muito mais difícil acostumar com a violência, falta de educação e total inversão de valores de hoje em dia.
@Celso_KN falta de educação e violência sempre tiveram, isso não é de agora agora não. Só que antigamente não existia muita coisa que agora existe e vice versa. A porcentagem de pessoas alfabetizadas antigamente era muito maior. Em 1940 também não existia férias remuneradas, não existia décimo terceiro salário, as mulheres não poderiam trabalhar fora de casa, de viajar, sem a permissão dos maridos, nem poder ter cartão de créditos podia. Não existia divórcio, pessoas lgbts eram muitos mais agredidas fisicamente e moralmente, ainda não tínhamos passado pela desastrosa ditadura militar, não tinha passado a Constituição de 1988, racismo não considerado crime, enfim... várias coisas que hoje podemos ficar despreocupados naquela época não. As pessoas tem mania de romantizar como se fosse a mil maravilhas, mas não é. 99,99% das pessoas que dizem cousas do tipo "no passado que era bom", não ia aguentar 6 meses e iam implorar pra voltar a atualidade. Tem o seu glamour sim, concordo, mas na prática, no dia a dia é bem diferente.
@wendelm.c.6282 e daí? Muitas cousas piorou de lá pra cá, mas muita cousa piorou. Voltar pra 1940 essa paz que vc tanto quer não é a única cousa que vem. A medicina, por exemplo, era muito menos avançada e a expectativa de vida muito menor. Quer paz, vai pro interior do interior. Aí vc vai ter toda a paz do mundo. Tudo na vida tem seus prós e contras.
Meu pai nasceu em 1918 e viveu esses dias do vídeo, ele dizia que naqueles tempos as pessoas vestiam a sua melhor roupa prá ir ao centro da cidade, era outra época, outra mentalidade social,
A TV aberta degrado a mente e o espírito do Brasileiro a tal ponto que hoje ao andar no centro do Rio você não mas pessoas assim, nem mesmo o da classe alta.
Os políticos,com sua ganância querendo a miséria do povo...tornou o" Rio de Janeiro" "atual..com a s autoridades corruptas a é a bandidagem andando juntas
@@jeanlima8642Ce n’est pas vrai, rien à voir Nous avons des tissus frais que vous pouvez très bien utiliser dans la chaleur En dehors du fait qu’ici à Rio ns9 il fait si chaud en toute saison de l’année Ici, c’est le Moyen-Orient et même là, ils sont bien habillés, et il fait mille fois plus chaud qu’ici Tu penses que c’est le truc d’une personne stupi-de et bas niveau🤡
Je suis d’accord à 100% avec vous, nous avons vraiment régressé et n’avons pas évolué Au fait, j’habite à Rio et ce tournage me rend très triste car les choses ne sont plus comme ça, malheureusement🥲
O que mais me impressiona como eram todos bem vestidos, a cidade limpa, e a sensação de segurança era passada nas filmagens com mulheres e pessoas comuns sentadas nas praças, sem moradores de rua! É triste ver, o que o Brasil se tornou. Falar em progresso é um diagnóstico muito errado atualmente, regredimos muito mais do que progredimos!
O mais bizarro é lembrar que não bandeira está escrito "ordem e progresso", principalmente no Rio de Janeiro, não há ordem e nem progresso. (Chegou a um nível onde o Presidente Lula impediu o governador do Rio de fazer uma operação contra os terroristas que atacaram fogo nos ônibus e trens e no mesmo ano em que pessoas comuns tiveram que se juntar para combater os ladrões de celulares na cidade) bizarro.
Muita gente não quer admitir que não estamos fazendo melhor que nossos ancestrais, não estamos cuidado e lutando pela joia que eles nos deixou que é o nosso país Moro no Rio e sou daqui ( amo essa cidade do fundo do meu coração e por isso me dói mais ainda ver tanta degrada…)e concordo com você! Infelizmente hoje principalmente o centro tem muito lugar pincha-do e cheio de camelos que sujam toda a rua e os moradores de r-u-a( que deveriam ser recolhidos e levados para um centro de ajuda aonde poderiam ficar e dormir) e muita poluição vi-sual e vendem coisas que nem sabemos de onde vem, enfim eu fico é triste de ver esse vídeo porque ao invés de estamos melhores estamos muito pio-res. Aonde eu moro que é na Zona Sul é limpo mas muitas outras regiões que não é e uma delas é o centro que mostra aí. A Colombo que é uma das cafeterias mais lindas do mundo está lá assim como uma das bibliotecas mais lindas do mundo também é hoje nem combina com o local porque as pessoas estão fe-ias e mal vestidas, fora que do lado tem umas lojas e obviamente mais camelos xexelentos.
@@jubernardi23 exato, eu vi um historiador abordando sobre a capital do Rio de Janeiro (sou de outro estado). Ele mencionava que nessa década de 40/50 o Rio de Janeiro, capital. Era o centro turístico e de modelo para outras capitais mundiais, pela beleza natural e de arquitetura da cidade, pela civilidade e diversidade. Existiam negros, brancos, pardos andando de terno como vimos nas imagens do vídeo. Uma pena, que ao invés de seguirmos como modelo, amadureceu muito mal as capitais no Brasil, com degradação física da cidade e, principalmente, socio-cultural. Antes com produções musicais originárias, como o Samba, música clássica, influenciadas pela cultura francesa e afro-americana, como o Jazz, Soul. Fomos parar no Funk, na sexu@lização das mulheres e crianças, da apologia a dr0g@s e violência… Enfim, a destruição moral de um povo (isso não se resume apenas ao Rio de Janeiro e, sim, ao Brasil inteiro).
@@albertomartinsramos1578Nem tanto os restaurantes tradicionais estão lá, ALGUNS lugares do centro podem estar decadentes , NÃO TODOS. Praça Mauá que ficou anos abandonada está ótima muitos lugares reviralizados.
@@motox2416 indeed! I live in that city nowadays and it is incredibly hot and humid. There are only two season, the hot one and hellfire. I have to use shorts and t-shirt for ten months. On the two others I can use jeans and a regular shirt… maybe. Jackets and coats? Never! A suit? Only made with the lightest fabric and staying all the time in air-conditioning. Very welcoming.
@@motox2416 Cara, acho aue você nunca usou roupa social. É muito refrescante. Elas são bem leves. Não é igual usar uma jaqueta. Tudo bem que aqui em Belo Horizonte MG não é quente igual a esse inferno aí, mas nao é pra exagerar.
Місяць тому+90
I had the pleasure of playing the piano in this art museum at minute 1:51, congratulations NASS!
The one in the scene is the "Palacio Monroe", which has already been demolished. I imagine you are referring to the 1:35 "Teatro Municipal" or the "Museu de Belas Artes", which are very close by. The theater and the museum are still active.
A Paris dos trópicos. Ainda com poucos prédios altos e com uma densidade ainda "aceitável" para uma qualidade de vida razoável. Perdemos a chance de ser uma cidade calma e pitoresca. Hoje, tomada pela insegurança e pela desordem, infelizmente.
@@Oberheim.OB-XA Incrível como os comentários são rasos. Nunca tivemos essa chance porque ou éramos uma grande fazenda, ou éramos uma potência industrial com renda extremamente concentrada e sem planejamento de longo prazo. Deixem de julgar o mundo por uma simples imagem.
@@wagneragnello6614 sim,fora que nos anos 1940 a população da zona norte sofria com falta d'água, luz, saneamento e saúde. Pessoal julga um todo baseado em um vídeo.
At that time, Rio de Janeiro was the city of fruit trees, mangoes, jackfruit, bananas, we could pick fruit from the trees on the streets. Many streets were dirt, as there was no asphalt. In the center, Cinelândia and Copacabana, many of the buildings were the tallest in Brazil. There, radio, electricity and TV broadcasting began in Brazil. Rio de Janeiro and São Paulo were the foundations of development in Latin America!
Era linda . Nasci em 1967 em Barra Mansa, a 2 horas do Rio. Conheci a capital em 1978 , era tranquila e bonita ainda. Agora virou um hospício a céu aberto, sem falar na sujeira
A maioria dessas pessoas vistas já nem estão é estranho saber que a gente está aqui só de passagem e de que nada disso nos pertence. Vendo essas filmagens dá a impressão de que estamos em uma estrela distante a anos luz e estamos vendo quem viveu na terra aquela época. 😅😅 muito lindo ❤❤
que isso toh vivo ainda loko, tenho 103 anos andei suei respirei isso tudo que vcs estao vendo, calorao do rio deixava o cara loko, mas 8 decadas depois meu amigo isso tudo piorou o clima lokeou...
@@NASS_0 was rio a lot safer back then in terms of lack of violence and less poverty crime unemployment gangs stabbings shootings as in todays rio de janeiro
O Rio de Janeiro continua muito lindo. O problema são as favelas que surgiram e junto com elas o crime organizado. Os sucessivos governos deveriam ter controlado essa situação ainda no começo.
Se a monarquia tivesse liberado os escravos cedo e dado terras e dinheiro como os EUA fez provavelmente hoje seria uma realidade consideravelmente diferente.
@ a única favela que subi e gostei foi vidigal , eles fizeram um jardim encantador que a vista e o Leblon . Tomei café dentro de jardim gigante e lindo. Cheio de beleza. O bar da laje do vidigal é incrível. Se as favelas se unisse pra transforme um pouco o cenário, com certeza atrairia novos visitantes . Favelas como babilônia, vidigal são na zona sul e em frente ao mar de Leblon e Copacabana. Agora imagina as casas pintadas de brancos com janelas coloridas e misturado um pouco de arte de rua como gráfites . Ia ter beleza. Mas é difícil pensar assim vendo aquela cena .
Antes também era cheio de favelas. Só o centro era assim. As pessoas eram "obrigadas" a se vestir assim pra ir no centro. Tentavam deixar só os "ricos" entrarem.
Boa noite! Parabéns pela qualidade de tratamento do vídeo. Incríveis imagens de 80 anos atrás. Às vezes tenho vontade de entrar em uma máquina do tempo e circular no Río de Janeiro de outrora! Abraço - Rio de Janeiro.
Agradeço pelo vídeo. Curti e compartilhei. Muito lindo! Pena a Cidade Maravilhosa ter mudado tanto!
Місяць тому+8
NASS, superlike! Likes and shares are not enough for this masterpiece you produced! Thank you for posting! I lived in Rio de Janeiro for 35 years. I will share it on my blog! God bless you!
Nass, Great job as always with your videos. Wow! In the beginning look at all those well-dressed people. At 7:13 Hope I can spot on the beach the "The Girl from Ipanema!" LOL. Thanks for the upload. 😊❤
Locais que aparecem no vídeo: 0:12 - Avenida Rio Branco 0:33 - Rua do Ouvidor 1:15 - Praça Marechal Floriano / Cinelândia 1:27 - Theatro Municipal 1:44 - Cinelândia 1:53 - Palácio Monroe (Senado Federal) 2:04 - Praça Marechal Floriano 2:15 - Mosaicos da calçada portuguesa da Praça Marechal Floriano 2:25 - Praça Tiradentes (com estátua equestre de Dom Pedro I) 2:41 - Entrando na Avenida Beira Mar (com obelisco comemorativo em primeiro plano) 2:52 - Avenida Beira Mar 3:24 - Canal do Mangue 3:41 - Rua Paissandu 3:58 - Palácio Guanabara (no fim da rua Paissandu) 4:09 - Avenida Rio Branco vista do alto do edifício A Noite 4:38 - Avenida do Contorno (Atual Rui Barbosa) 5:04 - Pão de Açúcar 5:28 - Vista panorâmica da Zona Sul para o Centro desde o topo do Pão de Açúcar 5:59 - Centro da Cidade 6:08 - Porto do Rio, próximo a praça Mauá 6:18 - Ilha das Cobras ao fundo 6:27 - Vista panorâmica do Centro e da Avenida Rio Branco 6:46 - Praça Paris 7:13 - Praia de Botafogo 7:22 - Copacabana 7:44 - Vista de Copacabana desde o Pão de Açúcar 8:03 - Vista panorâmica do subúrbio carioca para o Centro desde o topo do Corcovado 8:24 - Centro da Cidade desde o Corcovado 8:35 - Vista panorâmica da enseada de Botafogo desde o Corcovado
Difícil acreditar como a situação depois de décadas em vez de evoluir, fez foi piorar exponencialmente. O Rio parecia um país de primeiro mundo, se hoje fosse assim seria uma referência no Brasil e no mundo.
O Rio era para superar a Cidade do México, ou pelo menos estar pau a pau no turismo ( ou nao tão atrás assim), e não essa discrepância que tem entre os dois países nessa questão.
Crescimento desenfreado nos anos 50, 60 e 70. Como consequência, o Estado não conseguiu acompanhar, a pobreza se alastrou e a segurança pública saiu de controle.
Obrigado pelo vídeo. Não entendo porque quando vejo videos antigos me da uma certa angústia, pois parece que nasci na época errada e parece minha vida tão vazia 😢
Para quem comenta que “regressamos”, sugiro lembrar que um trabalho audiovisual tem sua editoria. Ou seja, os locais e as pessoas filmadas são escolhidos, assim como depois as cenas são editadas para buscar mostrar alguma coisa. Neste caso, o vídeo busca mostrar o que havia de mais elegante no Rio de Janeiro. Trazendo para os dias atuais, seria o mesmo que filmar um shopping center de elite, como o Shopping Leblon, ou edifícios corporativos de alto padrão e acreditar que este recorte representa o todo da cidade.
Exatamente, é um recorte da realidade, pessoal tem muito pouca capacidade interpretativa; rio na época era capital nacional, isto foi filmado antes do grande movimento de êxodo rural dos anos 60/70. As práticas de urbanização já eram excludentes, com muita população pobre sendo escanteada deste "mundo civilizado", tal processo iniciado já no fim do século XIX. A questão é que o Rio de Janeiro enquanto projeto urbano, se realizou. É o elísio de poucos, inferno de muitos. Subdesenvolvimento não é uma questão de escolha moral, mas sim de diretrizes civilizatórias
Não é exatamente. Tenho dezenas de fotografias da minha família que na epoca era classe média, e até fotografias de decadas anteriores. Não era preciso ser de alto padrão para ser elegante.
O que mais chamou minha atenção foi o caminhar, sereno, calmo, elegante das pessoas. Diferente dessa correria de hoje em dia. 😢 Pena que mudou tanto pra pior.
Eu também querida! Não aguento esse mundo baixo nível que só se degra-da a cada dia mais, sério mesmo,tudo isso me dá muita rai-va. Temos que admitir que nossos ancestrais eram muito melhores que nós em todos os sentidos
Esse vídeo não retrata da realidade. Mostra apenas as partes mais ricas, urbanizadas e com gente branca. Hoje daria pra fazer a mesma coisa, filmando apenas o Leblon, Ipanema, Lagoa e Barra, por exemplo.
GRATO PELA POSTAGEM DO RIO DE JANEIRO NASS, PENA QUE DE BELO HORIZONTE E IMPOSSIVEL TER VIDEOS EXCELENTE COMO ESSE, SIMPLESMENTE FANTASTICO ESSA POSTAGEM,
I can understand @TheDanEdwards frustration. Everytime NASS posts these it's the same. _"but they dressed nice"_ Yeah, so did the murderers, rapists, and gangsters with hardly any surveillance tech to know the true depth of their crimes. _"more civilized than today's standard"_ 15-22 million WW1 deaths + 50-85 million WW2 deaths (and it's quite telling we can't pin the numbers such that the margins of estimate are *that* wide) War on a scale never before seen in the history of man. _"look, no one was fat!"_ It's easy to forget that obesity is a product of a sedentary lifestyle, and that the ability for the impoverished to even become overweight is thanks to our modern day industrial abundance, which is something to be thankful for.
Рио-де-Жанейро второй любимый город после Москвы! Копакабана уже тогда выглядела на мой взгляд интересней, чем сейчас. Рио в данном видео поражает, если это 1940-й год, то на самом деле это совершенно другой мир. На планете в те годы уже шла вторая мировая война, а там как всегда всё безмятежно. И что поразило, это то, что нет черного населения...
Eles não tinham as mesmas oportunidades que os brancos, e não podiam frequentar uma boa parte dos lazeres e eram discriminados nos poucos que podiam, nem tinha motivação de qualquer forma, viviam isolados, Nova York dessa época era melhor para os negros do que as grandes metropolis do Brasil.
@@Willian-Schröder New York has never been better for black people than any other Brazilian city. Even though there was prejudice, black people in Brazil were never prohibited from attending any type of establishment, especially at that time. In the 1940s, there had not yet been a "favela boom" in Brazil and Brazilian ghettos had blacks, whites and reds, unlike the American ones which were divided by ethnicity.
@@Willian-SchröderNo Brasil nunca teve discriminação, ou racismo estrutural, era apenas diferença econômica. Também tem milhares de japoneses, e aí não aparece, depende muito da região, cidade, estado. EUA é uma vergonha, e um mal exemplo para o mundo
@@elanocosta3532Probably, it's hard for me to imagine how this is even possible, because seeing how we are now, I could never have guessed such a different past from now. Probably because Rio was still booming alongside São Paulo with the coffee market. Brazil in general was getting a bit more attention back then.
@@newton4010 Really, such a different past but at the same time not that distant... but my admiration lies in another scenario, of people's daily lives, of the clean streets, of everyone well dressed, of an order that was lost over time of time...
I know several people who are 86 to 96 years old in Brazil, but it is very rare to find people over 95 years old, although I have personally met a person who was 92, another who was 96 and another who was 99; I have heard of people who were over 100 years old, Oscar Niemeyer died at 104, Dercy Gonçalves died at 101, Francisca Celsa dos Santos died at 116, Antônia da Santa Cruz died at 116, etc...
Pessoal falando que não tinha mendigo, tudo arrumado, povo bem vestido. Mas esquecem que o centro das capitais naquela época era o que o shopping center é hoje.
@@Willian-Schrödernem tanto. Aqui no UA-cam tem alguns, mas não sei como é o processo dele, talvez não seja tão simples quanto baixar de outro lugar e fazer o upscalling etc
Video bonito, pessoas belamente vestidas, ruas muito limpas, ninguém fofocando, paredes não vandalizadas.... Onde foi que perdemos essa beleza meu Deus?😭😭😭
O que mais me fascina é a beleza natural do Rio antigo. Mesmo com alguns edifícios, a cidade ainda preserva grande parte de sua vegetação e encanto natural. Sem dúvida, o Rio de Janeiro é ainda mais deslumbrante nas obras de artistas clássicos como Debret. O Brasil é, sem sombra de dúvidas, um país tropical em essência, embora sua superfície esteja urbanizada.
A diferença com hoje em dia é brutal, sem favelas, sem assaltos, sem arrastões, sem lixo nas ruas, sem os politicos de hoje..... Esta era uma época boa de se viver no Rio de Janeiro.
@@Galactusz007 I thought the problem in the US was “only” in Chicago, California and the South, taking into account that New York improved a lot from the 70s to today
Negativo. Não diga o que você não sabe, estrangeiro. Brasil foi um país colonizado e o Rio de Janeiro uma colônia e sofreu com isso. Os pobres foram jogados a escassez para os morros. A burguesia foi criada e era o mecanismo de giro econômico, que inclusive utilizava a mão de obra dos pobres abastados da moradia urbanizada e desenvolvida. As favelas nasceram da divisão social e da disparidade da classe pobre brasileira. Rio de Janeiro não é o Brooklyn ou Detroid. Todas as implicações sociais no Brasil tem um significado. Existem facções e milícias, mas as questões sociais são consequências não somente da criminalidade, mas também da insalubridade, falta de investimento no acesso a cultura e educação e oportunidade de ter o simples e uma vida digna, todas essas deficiências promovidas pelo governo da época e que se estende aos governos atuais são a causa do que você vê. Eles só investem em favelas quando a comunidade é construída para receber estrangeiros vadios como você. Que vem para o Rio de Janeiro "conhecer a pobreza" como Americanos com um rifle que vão para algum país da África fazer Safari. Enquanto para os que caçam ter a cabeça de um animal é troféu, vocês que fazem safari nas favelas tem a "pena" como prêmio ao assistirem a realidade da pobreza alheia. Infelizes ignorantes.
Negativo, estrangeiro. As questões sociais do Rio de Janeiro se dão pelo imperialismo. Rio de Janeiro virou colônia, os principais centros era onde a urbanização e o trabalho acontecia e onde o governo investia dinheiro. Esquecendo da minoria pobre e abastada dos morros e favelas. Que sofriam com a insalubridade, falta de acesso ao conhecimento e ensino básico. Sendo utilizados como mão de obra barata para manter os grandes centros. A criminalidade das facções e milícias é um ponto social delicado da cidade do Rio de Janeiro. Porém a ausência do suporte do governo a minoria boa, aos pobres, tem grande parcela nos problemas sociais. Rio de Janeiro não é New York. Temos explicações para os nossos problemas sociais e não precisamos da pena de estrangeiros. Favela com investimento no Brasil é favela turística feita para vocês estrangeiros que vem pra cá assistirem a pobreza e inflarem seu ego, destilando pena desnecessária. Vocês adoram vir pra cá assistir insalubridade como Americanos de chapéu e camisa no estilo Miami que vão para qualquer canto da África fazer safari e volta com o exemplar da cabeça talhada de algum bicho qualquer. Vocês vem pra cá, assistem nossas questões sociais para perfilar o moralismo ocidental barato de vocês. Talhando a pobreza alheia na parede do seu conforto social. Não é antes das gangues, é durante os crimes políticos que se estendem até hoje.
Lendo os comentários é perceptível o desejo das pessoas em viver em um lugar mais limpo, organizado, arborizado com um sentimento de civilidade e segurança, um orgulho de pertencimento aquela comunidade por suas virtudes. Este é um arquétipo social, uma ideia daquilo que utopicamente poderia ser, como a república de Platão. Alcançar está desejada sociedade depende de uma mudança cultural profunda nos indivíduos que a compõe . Citando Marco Aurélio: Os homens são feitos um para o outro: instrui-os, ou então, suporta-os.
A população era menor e o número de automóveis também, logo, a poluição sonora e ambiental eram menores. Tudo parecia bem arquitetado ao invés de improvisado.
nada a vê ,VC e apenas um brasileiro que se sente inferior e acha que os gringos não elogiam o nosso país . Saiba que que tem filmes desses Aí filmado por produção americana
A corrupção da classe política levou o Rio de Janeiro e o Estado a regredir muito… veja que atualmente uma deputada Vulgo Lucinha, claramente envolvida com as milícias e o crime organizado teve seu mandato garantido por maioria da câmara estadual dos deputados, O QUE ESPERAR DE UM ESTADO DESSES ??
Quando criança, no Rio,no início dos anos 50, aos domingos ia passear no Centro da cidade com meus pais. Meu pai, de terno e gravsta e minha mãe. com ellegante vestido. O centro, na época, era muito frequentado nos domingos. Os homens todos de ternos. As ruas limpas lavadas. Nos cinemas, como Odeon, Pathé, sem gravata não entrava. O Rio esbanjava elegãncia e. bom gosto.
Woke activism and leftist policies. Also, the sensationalist and primitive aspects of society Sally became more mainstream. This video shows ONLY elegant people and well dressed pedestrians. Só the myth that only the rich were elegant is nothing more than a myth. If you visit the same streets nowadays you will see a different form of fashion. Fashion was that at the time, not your "streetwear" or surfist clothes.
The leftist above denying what he's seeing on a video, LOL. People who destroyed culture and fashion are the first to downplay that effect and do a denialism. Fashion was more elegant, music as well. Period.
The poor people who fought in Canudo’s war and the ones who were descendants of slaves were living in the favelas, probably dying of all kind of illnesses the misery could bring
Você gostaria de viver na década de 1940??
Não. É lindo, mas tudo no seu tempo. Tinha muita coisa que eu não iria me acostumar e achar um absurdo. O que passou passou.
@@rodrigomartiveira7164 E o que exatamente o sr. não conseguiria se acostumar? Seja mais claro se possível. Eu, por exemplo, acho muito mais difícil acostumar com a violência, falta de educação e total inversão de valores de hoje em dia.
@Celso_KN falta de educação e violência sempre tiveram, isso não é de agora agora não. Só que antigamente não existia muita coisa que agora existe e vice versa. A porcentagem de pessoas alfabetizadas antigamente era muito maior. Em 1940 também não existia férias remuneradas, não existia décimo terceiro salário, as mulheres não poderiam trabalhar fora de casa, de viajar, sem a permissão dos maridos, nem poder ter cartão de créditos podia. Não existia divórcio, pessoas lgbts eram muitos mais agredidas fisicamente e moralmente, ainda não tínhamos passado pela desastrosa ditadura militar, não tinha passado a Constituição de 1988, racismo não considerado crime, enfim... várias coisas que hoje podemos ficar despreocupados naquela época não. As pessoas tem mania de romantizar como se fosse a mil maravilhas, mas não é. 99,99% das pessoas que dizem cousas do tipo "no passado que era bom", não ia aguentar 6 meses e iam implorar pra voltar a atualidade. Tem o seu glamour sim, concordo, mas na prática, no dia a dia é bem diferente.
@wendelm.c.6282 e daí? Muitas cousas piorou de lá pra cá, mas muita cousa piorou. Voltar pra 1940 essa paz que vc tanto quer não é a única cousa que vem. A medicina, por exemplo, era muito menos avançada e a expectativa de vida muito menor. Quer paz, vai pro interior do interior. Aí vc vai ter toda a paz do mundo. Tudo na vida tem seus prós e contras.
Não gostaria....prefiro o momento que estou vivendo....e vivi desde os anos 70...
Meu pai nasceu em 1918 e viveu esses dias do vídeo, ele dizia que naqueles tempos as pessoas vestiam a sua melhor roupa prá ir ao centro da cidade, era outra época, outra mentalidade social,
Hoje querem andar nua na rua
A TV aberta degrado a mente e o espírito do Brasileiro a tal ponto que hoje ao andar no centro do Rio você não mas pessoas assim, nem mesmo o da classe alta.
Legal mas e as favelas, cortiços você vai negar que existia nessa época??????Isso é o RJ que era desenvolvido não mostra a pobreza
@@alexsilvapereira3800verdade. A origem das favelas foi em 1896. Então são mais de 40 anos de favela, com certeza era horrível, mas não mostram aqui
@@henrique83747 RJ naquela época tinha 2 milhões de pessoas. Hoje em dia SÓ nas favelas da cidade moram 2 milhões de pessoas.
Mon Dieu, quand on voit tant d’élégance dans les rues !..comme sur toutes les vidéos d’autrefois..on a vraiment régressé…
Se promener habillé comme ça avec les températures actuelles est un moyen sûr de se faire griller à l'intérieur de ses vêtements...
Os políticos,com sua ganância querendo a miséria do povo...tornou o" Rio de Janeiro" "atual..com a s autoridades corruptas a é a bandidagem andando juntas
@@jeanlima8642Ce n’est pas vrai, rien à voir
Nous avons des tissus frais que vous pouvez très bien utiliser dans la chaleur
En dehors du fait qu’ici à Rio ns9 il fait si chaud en toute saison de l’année
Ici, c’est le Moyen-Orient et même là, ils sont bien habillés, et il fait mille fois plus chaud qu’ici
Tu penses que c’est le truc d’une personne stupi-de et bas niveau🤡
Je suis d’accord à 100% avec vous, nous avons vraiment régressé et n’avons pas évolué
Au fait, j’habite à Rio et ce tournage me rend très triste car les choses ne sont plus comme ça, malheureusement🥲
Eu queria me vestir como Thomas Shelby
O que mais me impressiona como eram todos bem vestidos, a cidade limpa, e a sensação de segurança era passada nas filmagens com mulheres e pessoas comuns sentadas nas praças, sem moradores de rua! É triste ver, o que o Brasil se tornou. Falar em progresso é um diagnóstico muito errado atualmente, regredimos muito mais do que progredimos!
O mais bizarro é lembrar que não bandeira está escrito "ordem e progresso", principalmente no Rio de Janeiro, não há ordem e nem progresso. (Chegou a um nível onde o Presidente Lula impediu o governador do Rio de fazer uma operação contra os terroristas que atacaram fogo nos ônibus e trens e no mesmo ano em que pessoas comuns tiveram que se juntar para combater os ladrões de celulares na cidade) bizarro.
Exatamente 😢
Muita gente não quer admitir que não estamos fazendo melhor que nossos ancestrais, não estamos cuidado e lutando pela joia que eles nos deixou que é o nosso país
Moro no Rio e sou daqui ( amo essa cidade do fundo do meu coração e por isso me dói mais ainda ver tanta degrada…)e concordo com você! Infelizmente hoje principalmente o centro tem muito lugar pincha-do e cheio de camelos que sujam toda a rua e os moradores de r-u-a( que deveriam ser recolhidos e levados para um centro de ajuda aonde poderiam ficar e dormir) e muita poluição vi-sual e vendem coisas que nem sabemos de onde vem, enfim eu fico é triste de ver esse vídeo porque ao invés de estamos melhores estamos muito pio-res.
Aonde eu moro que é na Zona Sul é limpo mas muitas outras regiões que não é e uma delas é o centro que mostra aí.
A Colombo que é uma das cafeterias mais lindas do mundo está lá assim como uma das bibliotecas mais lindas do mundo também é hoje nem combina com o local porque as pessoas estão fe-ias e mal vestidas, fora que do lado tem umas lojas e obviamente mais camelos xexelentos.
@@jubernardi23 exato, eu vi um historiador abordando sobre a capital do Rio de Janeiro (sou de outro estado). Ele mencionava que nessa década de 40/50 o Rio de Janeiro, capital. Era o centro turístico e de modelo para outras capitais mundiais, pela beleza natural e de arquitetura da cidade, pela civilidade e diversidade. Existiam negros, brancos, pardos andando de terno como vimos nas imagens do vídeo.
Uma pena, que ao invés de seguirmos como modelo, amadureceu muito mal as capitais no Brasil, com degradação física da cidade e, principalmente, socio-cultural. Antes com produções musicais originárias, como o Samba, música clássica, influenciadas pela cultura francesa e afro-americana, como o Jazz, Soul. Fomos parar no Funk, na sexu@lização das mulheres e crianças, da apologia a dr0g@s e violência… Enfim, a destruição moral de um povo (isso não se resume apenas ao Rio de Janeiro e, sim, ao Brasil inteiro).
Depois que o Pt tomou conta da nação,a sociedade foi por água a baixo.Eles são a favor de tudo que não prest4.
The beauty hurts my eyes.
This is the silent generation in the prime of its life. Soon after this the boomers came and everything changed.
Atualmente, o centro da cidade é o retrato da decadência do Rio de Janeiro...
É o retrato do interior dos Brasileiros, da corrupção e dos estercos que a mídia e tv brasileira jogou na cabeça da maioria.
Exatamente 😢
@@albertomartinsramos1578Nem tanto os restaurantes tradicionais estão lá, ALGUNS lugares do centro podem estar decadentes , NÃO TODOS. Praça Mauá que ficou anos abandonada está ótima muitos lugares reviralizados.
Já estava um lixo nos anos 80. A destruição pesada ocorreu a partir dos anos 60, com a mudança da capital.
Infelizmente
So many elegant well-dressed people!
They were just cookie cutter people sweating miserably in tropical weather.
@@motox2416 indeed! I live in that city nowadays and it is incredibly hot and humid. There are only two season, the hot one and hellfire. I have to use shorts and t-shirt for ten months. On the two others I can use jeans and a regular shirt… maybe. Jackets and coats? Never! A suit? Only made with the lightest fabric and staying all the time in air-conditioning. Very welcoming.
@@RedneckJoeThat’s not true. We do have winter in Rio. I remember last year it happened on a Thursday.
@@fabiomoraes35 lol
@@motox2416 Cara, acho aue você nunca usou roupa social. É muito refrescante. Elas são bem leves. Não é igual usar uma jaqueta. Tudo bem que aqui em Belo Horizonte MG não é quente igual a esse inferno aí, mas nao é pra exagerar.
I had the pleasure of playing the piano in this art museum at minute 1:51, congratulations NASS!
The one in the scene is the "Palacio Monroe", which has already been demolished. I imagine you are referring to the 1:35 "Teatro Municipal" or the "Museu de Belas Artes", which are very close by. The theater and the museum are still active.
Wow
Agora acabou a elegância, a tranquilidade e a paz.
TODOS VESTIDOS COM ELEGÂNCIA MAGROS E CULTOS . HOJE GERAÇÃO PERDIDA NUTELLA .
Todos que tinham dinheiro pra se portar assim né @@Oberheim.OB-XA
@@julianabarros3253 CORRETO SE GANHAVA MAS DO QUE HOJE
@@Oberheim.OB-XA a cultura dessa nova* geração estragou tudo!
@@julianabarros3253Era comum. Do trabalhador até o banqueiro.
A Paris dos trópicos. Ainda com poucos prédios altos e com uma densidade ainda "aceitável" para uma qualidade de vida razoável. Perdemos a chance de ser uma cidade calma e pitoresca. Hoje, tomada pela insegurança e pela desordem, infelizmente.
Hoje a própria Paris está assim também.
@@Oberheim.OB-XA Incrível como os comentários são rasos. Nunca tivemos essa chance porque ou éramos uma grande fazenda, ou éramos uma potência industrial com renda extremamente concentrada e sem planejamento de longo prazo.
Deixem de julgar o mundo por uma simples imagem.
@@wagneragnello6614 sim,fora que nos anos 1940 a população da zona norte sofria com falta d'água, luz, saneamento e saúde. Pessoal julga um todo baseado em um vídeo.
Não sei qual é a mania das pessoas ficarem com essas comparações escrotas com a Europa. Chato pra um kara...
@@Tropeiro-Paulista Porque na Europa, não há 60 mil homicídios por anos. Deu para entender, ratinho de favela?
At that time, Rio de Janeiro was the city of fruit trees, mangoes, jackfruit, bananas, we could pick fruit from the trees on the streets. Many streets were dirt, as there was no asphalt. In the center, Cinelândia and Copacabana, many of the buildings were the tallest in Brazil. There, radio, electricity and TV broadcasting began in Brazil. Rio de Janeiro and São Paulo were the foundations of development in Latin America!
@@MarcosVinicius-tr9sg sei não hein amigo, Buenos Aires era mais avançada que Rio e São Paulo.
Now, due to the leftism, post-modernism and violence, all that beautiful past is done. So sad.
O papai morou em salvador década de 40 50 ele disse que tinha prédios muito altos de quase 40 andares
@@CR-sj7xdBuenos Aires e Rio
Great job! Wonderful images of Rio de Janeiro. Thanks for sharing!
Era linda . Nasci em 1967 em Barra Mansa, a 2 horas do Rio. Conheci a capital em 1978 , era tranquila e bonita ainda. Agora virou um hospício a céu aberto, sem falar na sujeira
Vc esqueceu o Funk pesadão.
culpa da ditadura militar, fazer oq ne
@lucomunista não amiga culpa do 15 de novembro golpe republicano fazer oq né?.
A maioria dessas pessoas vistas já nem estão é estranho saber que a gente está aqui só de passagem e de que nada disso nos pertence. Vendo essas filmagens dá a impressão de que estamos em uma estrela distante a anos luz e estamos vendo quem viveu na terra aquela época. 😅😅 muito lindo ❤❤
De alguma forma essas pessoas ainda estão vivas entre nós através de seus filhos e netos... ❤
Rio de janeiro hoje e um esgoto.
Mas ainda tem gente q viveu essa época e ainda tá viva como Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Renato Aragão...entre outros
que isso toh vivo ainda loko, tenho 103 anos andei suei respirei isso tudo que vcs estao vendo, calorao do rio deixava o cara loko, mas 8 decadas depois meu amigo isso tudo piorou o clima lokeou...
@@guimbadriver103 anos falando assim? 😂 usando "loko" ainda kkk
NASS! Thanks for posting this video
Thx bro
Thanks from Rio de Janeiro Brazil
welcome! ^^
@@NASS_0 was rio a lot safer back then in terms of lack of violence and less poverty crime unemployment gangs stabbings shootings as in todays rio de janeiro
@@tonymeck-lj8rv Violence started When people left the favelas and started to "try a better life" outside of it in the city
Não conhece o Rio de hoje.
@@EudóciaRosieneBarreto i know its far from safe and thats all i need to know
O Rio de Janeiro era tão lindo . Parecia o livro antigo que estava vendo. Meu Deus 😢 hoje está tudo destruído e cheios de favelas.😢😢😢😢
O Rio de Janeiro continua muito lindo. O problema são as favelas que surgiram e junto com elas o crime organizado. Os sucessivos governos deveriam ter controlado essa situação ainda no começo.
Se a monarquia tivesse liberado os escravos cedo e dado terras e dinheiro como os EUA fez provavelmente hoje seria uma realidade consideravelmente diferente.
@ a única favela que subi e gostei foi vidigal , eles fizeram um jardim encantador que a vista e o Leblon . Tomei café dentro de jardim gigante e lindo. Cheio de beleza. O bar da laje do vidigal é incrível. Se as favelas se unisse pra transforme um pouco o cenário, com certeza atrairia novos visitantes . Favelas como babilônia, vidigal são na zona sul e em frente ao mar de Leblon e Copacabana. Agora imagina as casas pintadas de brancos com janelas coloridas e misturado um pouco de arte de rua como gráfites . Ia ter beleza. Mas é difícil pensar assim vendo aquela cena .
TODOS VESTIDOS COM ELEGÂNCIA MAGROS E CULTOS . HOJE GERAÇÃO PERDIDA NUTELLA .
Antes também era cheio de favelas. Só o centro era assim. As pessoas eram "obrigadas" a se vestir assim pra ir no centro. Tentavam deixar só os "ricos" entrarem.
Boa noite! Parabéns pela qualidade de tratamento do vídeo. Incríveis imagens de 80 anos atrás. Às vezes tenho vontade de entrar em uma máquina do tempo e circular no Río de Janeiro de outrora! Abraço - Rio de Janeiro.
I'm from Rio!
You do a lovely work!
É como é o Rio hoje em dia? Sou do sul de MG, nunca fui ao Rio.
Que imagens lindas. Estranho, assistindo vídeos como este, sinto uma saudade, uma nostalgia em uma época em que eu nem vivi..
Também sinto essa impressão
E graça a deus que vc não viveu ! nesse tempo até pra sair de casa vc deveria pedir para o seu marido que ficava no cabaré e ainda se sentia na razão
Era um período onde o Brasil teve um grande crescimento econômico. Era uma cidade limpa , organizada e segura .
Like And Share Please!
Well, since you said please, you got a like from me
@@AlbertDrippinOnestone Thank you!
Ganhou meu like,sou do Brazil e estou encantada com o vídeo. ❤
It's like they saw a new prophet,they never seeing a camera only very rare😂wow amazing
Agradeço pelo vídeo. Curti e compartilhei. Muito lindo! Pena a Cidade Maravilhosa ter mudado tanto!
NASS, superlike! Likes and shares are not enough for this masterpiece you produced! Thank you for posting! I lived in Rio de Janeiro for 35 years. I will share it on my blog! God bless you!
Thx!
Impressionante é ver os morros da zona sul com a mata original e sem favelas.
Pior é a especulação imobiliária das milicias politiqueiras, favelas tem na maior parte do mundo.
Não teriam favelas se o governo ajudasse os mais necessitados, uma coisa levou a outra
Ao perdermos a tranquilidade adquirimos a pressa e junto perdemos a elegância.
anotado.
Nass, Great job as always with your videos. Wow! In the beginning look at all those well-dressed people. At 7:13 Hope I can spot on the beach the "The Girl from Ipanema!" LOL. Thanks for the upload. 😊❤
hii!! thx!!!
The girl from Ipanema wasn’t born yet. lol. My grandpa was barely 9yo and my grandma would only be born one year later! Both are alive and well today.
Botafogo beach
@@marcelocavalcante4831 Thank you for saying the beach name! 😊
Locais que aparecem no vídeo:
0:12 - Avenida Rio Branco
0:33 - Rua do Ouvidor
1:15 - Praça Marechal Floriano / Cinelândia
1:27 - Theatro Municipal
1:44 - Cinelândia
1:53 - Palácio Monroe (Senado Federal)
2:04 - Praça Marechal Floriano
2:15 - Mosaicos da calçada portuguesa da Praça Marechal Floriano
2:25 - Praça Tiradentes (com estátua equestre de Dom Pedro I)
2:41 - Entrando na Avenida Beira Mar (com obelisco comemorativo em primeiro plano)
2:52 - Avenida Beira Mar
3:24 - Canal do Mangue
3:41 - Rua Paissandu
3:58 - Palácio Guanabara (no fim da rua Paissandu)
4:09 - Avenida Rio Branco vista do alto do edifício A Noite
4:38 - Avenida do Contorno (Atual Rui Barbosa)
5:04 - Pão de Açúcar
5:28 - Vista panorâmica da Zona Sul para o Centro desde o topo do Pão de Açúcar
5:59 - Centro da Cidade
6:08 - Porto do Rio, próximo a praça Mauá
6:18 - Ilha das Cobras ao fundo
6:27 - Vista panorâmica do Centro e da Avenida Rio Branco
6:46 - Praça Paris
7:13 - Praia de Botafogo
7:22 - Copacabana
7:44 - Vista de Copacabana desde o Pão de Açúcar
8:03 - Vista panorâmica do subúrbio carioca para o Centro desde o topo do Corcovado
8:24 - Centro da Cidade desde o Corcovado
8:35 - Vista panorâmica da enseada de Botafogo desde o Corcovado
thank you very much!!
Beautiful thank you for posting it.
Thank you for this Nass
welcome ;)
💙🤝@@NASS_0
Thnx for this video! Love to see my city here
Simplesmente essas imagens dos anos 1940 do Rio e de São Paulo desfazem muitos mitos internos do Brasil. Fantástico!
Quais mitos?
@@Willian-Schrödertbm queria saber, essa é nova
@@Willian-Schröder Possivelmente o mito de que o Brasil nunca foi civilizado, talvez seja uma verdade.
Difícil acreditar como a situação depois de décadas em vez de evoluir, fez foi piorar exponencialmente. O Rio parecia um país de primeiro mundo, se hoje fosse assim seria uma referência no Brasil e no mundo.
Barra da Tijuca, zona sul também parecem primeiro mundo.. só mudou de lugar / bairro
O Rio era para superar a Cidade do México, ou pelo menos estar pau a pau no turismo ( ou nao tão atrás assim), e não essa discrepância que tem entre os dois países nessa questão.
Acredito nisso
Essa era a tal "cidade maravilhosa". Hoje é filial do inferno.
Crescimento desenfreado nos anos 50, 60 e 70. Como consequência, o Estado não conseguiu acompanhar, a pobreza se alastrou e a segurança pública saiu de controle.
Obrigado pelo vídeo. Não entendo porque quando vejo videos antigos me da uma certa angústia, pois parece que nasci na época errada e parece minha vida tão vazia 😢
Thank you ,beautiful video
Nice video old it's gold
Para quem comenta que “regressamos”, sugiro lembrar que um trabalho audiovisual tem sua editoria. Ou seja, os locais e as pessoas filmadas são escolhidos, assim como depois as cenas são editadas para buscar mostrar alguma coisa. Neste caso, o vídeo busca mostrar o que havia de mais elegante no Rio de Janeiro.
Trazendo para os dias atuais, seria o mesmo que filmar um shopping center de elite, como o Shopping Leblon, ou edifícios corporativos de alto padrão e acreditar que este recorte representa o todo da cidade.
Exatamente, é um recorte da realidade, pessoal tem muito pouca capacidade interpretativa; rio na época era capital nacional, isto foi filmado antes do grande movimento de êxodo rural dos anos 60/70. As práticas de urbanização já eram excludentes, com muita população pobre sendo escanteada deste "mundo civilizado", tal processo iniciado já no fim do século XIX. A questão é que o Rio de Janeiro enquanto projeto urbano, se realizou. É o elísio de poucos, inferno de muitos. Subdesenvolvimento não é uma questão de escolha moral, mas sim de diretrizes civilizatórias
Não é exatamente. Tenho dezenas de fotografias da minha família que na epoca era classe média, e até fotografias de decadas anteriores. Não era preciso ser de alto padrão para ser elegante.
Seu argumento esta certo! Mas mesmo assim regredimos e muito.
@@ane7164 "classe média" tu acabpu de sustentar o argumento dele
Cala a boca, meu! Tu não sabes o que está falando!
O que mais chamou minha atenção foi o caminhar, sereno, calmo, elegante das pessoas. Diferente dessa correria de hoje em dia. 😢 Pena que mudou tanto pra pior.
acho que tem a ver com o fato de diminuirem a velocidade do vídeo...
@@wellington66440sim kkkk
Tá em câmera lenta 😂
Das pessoas RICAS*, que vale citar, não era a realidade de 90% da população da época, se duvidar até menos.
Havia arquitetura, arte, jardinagem, elegância popular, civilidade, música decente, segurança, pujança econômica. Eu queria ter nascido nessa época.
E o principal, valores morais
É cara, agradeça principalmente à esquerda que desgovernou o brasilll
TODOS VESTIDOS COM ELEGÂNCIA MAGROS E CULTOS . HOJE GERAÇÃO PERDIDA NUTELLA .
Eu também querida! Não aguento esse mundo baixo nível que só se degra-da a cada dia mais, sério mesmo,tudo isso me dá muita rai-va.
Temos que admitir que nossos ancestrais eram muito melhores que nós em todos os sentidos
@@Oberheim.OB-XAVocê não vê pessoas gor-das, incrível não é ?
Já assistir vários vídeos desses e não tem gente balo-fa😂😂☠️☠️🧐🧐😤😤
Faltou só um HDR mais apurado neste vídeo para compensar esse excesso de luz.
Mas ficou muito bacana esse vídeo.
Parabéns pela ideia.
Parabéns mesmo.
Nossa, um milhão de vezes melhor que os dias atuais, hoje é Hell de Janeiro.
Esse vídeo não retrata da realidade. Mostra apenas as partes mais ricas, urbanizadas e com gente branca. Hoje daria pra fazer a mesma coisa, filmando apenas o Leblon, Ipanema, Lagoa e Barra, por exemplo.
@@pedro-n8yPode filmar Leblon, Ipanema onde vc quiser hoje que o que se vera é gente mal vestida, vulgaridade etc
TODOS VESTIDOS COM ELEGÂNCIA MAGROS E CULTOS . HOJE GERAÇÃO PERDIDA NUTELLA .
@@pedro-n8y NÃO TEM COMPARAÇÃO A GERAÇÃO DE HOJE UM LIXO
@@alextyze Você não sai muito de casa por esse comentário. Leblon é um dos lugares onde se vê pessoas muito bem vestidas .
There's not a lot of overweight people on here and everyone is smartly dressed , it shows the decline of our society.
"it shows the decline of our society."
@@TheDanEdwards Brain dead Ed strikes again!
@@TheDanEdwardsIMPORTA,IMPORTA FUNDAMENTALMENTE!
@@TheDanEdwards Nowadays it's more expensive to be fit than overweight, so yes it does show the decline in our society.
No, it’s called more people living way more comfortably. Today people actually live longer, even the fat ones. Lifespans were shorter back then.
Onde foi que erramos...
Corrupção destrói tudo
Em tudo...😎
Nas faculdades
Na Educação
Esquerda acabou com TUDO
This channel is incredible! Always makes me wonder if we are arrogant in thinking we’ve progressed so much since then
GRATO PELA POSTAGEM DO RIO DE JANEIRO NASS, PENA QUE DE BELO HORIZONTE E IMPOSSIVEL TER VIDEOS EXCELENTE COMO ESSE, SIMPLESMENTE FANTASTICO ESSA POSTAGEM,
Se o Senhor gosta de ver vídeos antigos, do Rio de Janeiro tem muitos , desde 1910 até 1969 feito por americanos
More civilized than today’s standard
"More civilized than today’s standard"
@ You clearly missed the point
First thing I thought as well!
I can understand @TheDanEdwards frustration. Everytime NASS posts these it's the same.
_"but they dressed nice"_
Yeah, so did the murderers, rapists, and gangsters with hardly any surveillance tech to know the true depth of their crimes.
_"more civilized than today's standard"_
15-22 million WW1 deaths + 50-85 million WW2 deaths (and it's quite telling we can't pin the numbers such that the margins of estimate are *that* wide) War on a scale never before seen in the history of man.
_"look, no one was fat!"_
It's easy to forget that obesity is a product of a sedentary lifestyle, and that the ability for the impoverished to even become overweight is thanks to our modern day industrial abundance, which is something to be thankful for.
@@TheDanEdwards Right. And there's even more of it today.
Рио-де-Жанейро второй любимый город после Москвы! Копакабана уже тогда выглядела на мой взгляд интересней, чем сейчас. Рио в данном видео поражает, если это 1940-й год, то на самом деле это совершенно другой мир. На планете в те годы уже шла вторая мировая война, а там как всегда всё безмятежно. И что поразило, это то, что нет черного населения...
Sempre teve, mas a população negra por ser mais pobre habitavam nos morros que ficam distante do centro.
Eles não tinham as mesmas oportunidades que os brancos, e não podiam frequentar uma boa parte dos lazeres e eram discriminados nos poucos que podiam, nem tinha motivação de qualquer forma, viviam isolados, Nova York dessa época era melhor para os negros do que as grandes metropolis do Brasil.
There are no nuclear threats around too. Great, right?
@@Willian-Schröder New York has never been better for black people than any other Brazilian city. Even though there was prejudice, black people in Brazil were never prohibited from attending any type of establishment, especially at that time.
In the 1940s, there had not yet been a "favela boom" in Brazil and Brazilian ghettos had blacks, whites and reds, unlike the American ones which were divided by ethnicity.
@@Willian-SchröderNo Brasil nunca teve discriminação, ou racismo estrutural, era apenas diferença econômica. Também tem milhares de japoneses, e aí não aparece, depende muito da região, cidade, estado. EUA é uma vergonha, e um mal exemplo para o mundo
It's sad to think that every single adult in this video is likely no longer with us
essa geração já se foi a muito tempo
Não é triste, se ninguém morresse o mundo não teria espaço pra tanto ser vivo
O melhor desse vídeo é ainda ter os sons originais, sem aquelas músicas de fundo que tiram bastante coisa da contemplação.
Sensacional Nass, que vídeo excelente, tava demorando 😂 🇧🇷 💚💛💙
My grandma was 16y at that time. She used to tell me stories about Rio in the 30s/40s/50s....what a time to be alive.
Do São Paulo next please
Up!
0:57 Machado de Assis???
Machado de Assis faleceu em 1908
Rio was blooming then
Would it be too much to ask for this glow of the past to still be present today?
@@elanocosta3532Probably, it's hard for me to imagine how this is even possible, because seeing how we are now, I could never have guessed such a different past from now. Probably because Rio was still booming alongside São Paulo with the coffee market. Brazil in general was getting a bit more attention back then.
@@newton4010 Really, such a different past but at the same time not that distant... but my admiration lies in another scenario, of people's daily lives, of the clean streets, of everyone well dressed, of an order that was lost over time of time...
@@newton4010O Brasil recebeu muitos imigrantes nessa época
@tiagolira8742 não foi nessa época que também recebeu imigrantes no Amazonas?
Anyone under the age of 18 that appears on here might still be alive today
During the second world war !
A very few ones, but there are some.
100 years? Almost impossible. Very few people live this much here in Brazil. Very very rare. I can tell you nobody in this video still alive.
@@josemelabelhaNão deu 100 ainda. Como 85 mais ou menos. Às crianças sim podem estar viva ainda hoje.
I know several people who are 86 to 96 years old in Brazil, but it is very rare to find people over 95 years old, although I have personally met a person who was 92, another who was 96 and another who was 99; I have heard of people who were over 100 years old, Oscar Niemeyer died at 104, Dercy Gonçalves died at 101, Francisca Celsa dos Santos died at 116, Antônia da Santa Cruz died at 116, etc...
Спасибо за работу 👍
Pessoal falando que não tinha mendigo, tudo arrumado, povo bem vestido. Mas esquecem que o centro das capitais naquela época era o que o shopping center é hoje.
Imagens coloridas do Rio de janeiro nesse tempo são rarissimas.
Ne? E o cara ainda acha um vídeo foda desse, nunca tinha visto
São coloridas e restauradas por edição gráfica. E também foi criado um design de som para o vídeo.
TODOS VESTIDOS COM ELEGÂNCIA MAGROS E CULTOS . HOJE GERAÇÃO PERDIDA NUTELLA .
Vestir terno em um país tropical é bizarro. Mas não dá motivo de se vestir como nos dias atuais
@@Oberheim.OB-XAa culpa foi da sua geração para nós sermos assim, não sei se vc sabe
Os políticos levaram 84 anos apenas para destruir uma cidade, incrível.
Wonderful. What about Sao Paulo, do you have any footage from the city?
De São Paulo é bem mais raro
@@Willian-Schrödernem tanto. Aqui no UA-cam tem alguns, mas não sei como é o processo dele, talvez não seja tão simples quanto baixar de outro lugar e fazer o upscalling etc
@@Willian-Schröder menos raro na verdade
Eu ando nessas ruas hoje em dia e vejo os prédios antigos, sempre penso em quantas pessoas já passaram por ali.
Que bom ver esse vídeo.
Video bonito, pessoas belamente vestidas, ruas muito limpas, ninguém fofocando, paredes não vandalizadas.... Onde foi que perdemos essa beleza meu Deus?😭😭😭
"ninguém fofocando", sim, a fofoca foi inventada agora . É cada uma...🙄
foi a ditadura militar, foi lá que surgiram as facções. se não fosse a extrema direita tentando controlar tudo não seria assim 😒
@@OzwaldmattosEsse povo é maluco, preso ao passado, querendo voltar para os anos 40 por causa de um vídeo glamourizado
Que lindo os ricos andando. Agora, cadê a maioria que são os pobres?
O que mais me fascina é a beleza natural do Rio antigo. Mesmo com alguns edifícios, a cidade ainda preserva grande parte de sua vegetação e encanto natural. Sem dúvida, o Rio de Janeiro é ainda mais deslumbrante nas obras de artistas clássicos como Debret. O Brasil é, sem sombra de dúvidas, um país tropical em essência, embora sua superfície esteja urbanizada.
Impressionante a diferença do Rio de Janeiro antigo para os tempos atuais!
A diferença com hoje em dia é brutal, sem favelas, sem assaltos, sem arrastões, sem lixo nas ruas, sem os politicos de hoje..... Esta era uma época boa de se viver no Rio de Janeiro.
Sou de 1918, eu tinha 20 anos na época, me lembro como se fosse hoje. Excelente.
Olá senhor, se importaria de dizer sobre a diferença das pessoas dessa época para os seus atuais contemporâneos pfv?
@@Willian-Schröder Nao entendeu que era uma piada? Ele teria 126 anos...
@@pedrosantos7473 E tu não entendeu que eu não falei sério? 🥱
Você tem 106 anos?
Too realist. So beautiful!
Before the gangs and slums took a nasty hold.
Tomaram conta dos morros, não da cidade toda 😂
You must be talking about the U.S.
@@Galactusz007 I thought the problem in the US was “only” in Chicago, California and the South, taking into account that New York improved a lot from the 70s to today
Negativo. Não diga o que você não sabe, estrangeiro. Brasil foi um país colonizado e o Rio de Janeiro uma colônia e sofreu com isso. Os pobres foram jogados a escassez para os morros. A burguesia foi criada e era o mecanismo de giro econômico, que inclusive utilizava a mão de obra dos pobres abastados da moradia urbanizada e desenvolvida.
As favelas nasceram da divisão social e da disparidade da classe pobre brasileira.
Rio de Janeiro não é o Brooklyn ou Detroid.
Todas as implicações sociais no Brasil tem um significado. Existem facções e milícias, mas as questões sociais são consequências não somente da criminalidade, mas também da insalubridade, falta de investimento no acesso a cultura e educação e oportunidade de ter o simples e uma vida digna, todas essas deficiências promovidas pelo governo da época e que se estende aos governos atuais são a causa do que você vê.
Eles só investem em favelas quando a comunidade é construída para receber estrangeiros vadios como você. Que vem para o Rio de Janeiro "conhecer a pobreza" como Americanos com um rifle que vão para algum país da África fazer Safari.
Enquanto para os que caçam ter a cabeça de um animal é troféu, vocês que fazem safari nas favelas tem a "pena" como prêmio ao assistirem a realidade da pobreza alheia.
Infelizes ignorantes.
Negativo, estrangeiro. As questões sociais do Rio de Janeiro se dão pelo imperialismo. Rio de Janeiro virou colônia, os principais centros era onde a urbanização e o trabalho acontecia e onde o governo investia dinheiro.
Esquecendo da minoria pobre e abastada dos morros e favelas. Que sofriam com a insalubridade, falta de acesso ao conhecimento e ensino básico. Sendo utilizados como mão de obra barata para manter os grandes centros.
A criminalidade das facções e milícias é um ponto social delicado da cidade do Rio de Janeiro. Porém a ausência do suporte do governo a minoria boa, aos pobres, tem grande parcela nos problemas sociais.
Rio de Janeiro não é New York. Temos explicações para os nossos problemas sociais e não precisamos da pena de estrangeiros.
Favela com investimento no Brasil é favela turística feita para vocês estrangeiros que vem pra cá assistirem a pobreza e inflarem seu ego, destilando pena desnecessária.
Vocês adoram vir pra cá assistir insalubridade como Americanos de chapéu e camisa no estilo Miami que vão para qualquer canto da África fazer safari e volta com o exemplar da cabeça talhada de algum bicho qualquer. Vocês vem pra cá, assistem nossas questões sociais para perfilar o moralismo ocidental barato de vocês. Talhando a pobreza alheia na parede do seu conforto social.
Não é antes das gangues, é durante os crimes políticos que se estendem até hoje.
Pra época a filmagem tá muito boa colorida parabéns tempos bons que não volta mais parabéns 😅👏👏👏
Stalin? Kkkkkk adorei
Ainda tem muita cara dos anos 30! Deve ser o começo da década.
Época do meus avós. Meu avô tinha 22 anos quando foi chamado para lutar na guerra. Muito legal ver imagens reais da época dele
I wonder how was safety then, compared with today?
My dad is from 1968 and says brazil's safety got worse with each year after the end of the dictatiorship.
Very safe. Rio de Janeiro was extremely peaceful, they say.
Sou carioca, nasci no rio de janeiro, encantado com essas imagens do meu estado 🤓🇧🇷🇧🇷🤓🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Amazing images! Thank you. I was born in Rio de Janeiro, 1972.
Lendo os comentários é perceptível o desejo das pessoas em viver em um lugar mais limpo, organizado, arborizado com um sentimento de civilidade e segurança, um orgulho de pertencimento aquela comunidade por suas virtudes. Este é um arquétipo social, uma ideia daquilo que utopicamente poderia ser, como a república de Platão. Alcançar está desejada sociedade depende de uma mudança cultural profunda nos indivíduos que a compõe . Citando Marco Aurélio: Os homens são feitos um para o outro: instrui-os, ou então, suporta-os.
É mais perceptível ainda que eles não gostam da cultura e costumes atuais e preferem os antigos, isso sim.
@@PabloDanielLimaSouza É porque realmente retrocedeu muito, agora funk, pobreza e crime são vistos como cultura.
Ou mudar-se para Niterói ☺
A arquitetura é exatamente a mesma. Continua intacta. Que incrível
A população era menor e o número de automóveis também, logo, a poluição sonora e ambiental eram menores.
Tudo parecia bem arquitetado ao invés de improvisado.
Excelente vídeo!
Além do bom gosto, elegância, limpeza, pessoas belas, educadas!!
Excelente vídeo!!!
Parabéns!!! 😊
Thank you
As pessoas nos comentários exaltam o passado. Muitos brasileiros escrevendo em inglês pra exemplificar tal retrocesso 😅😅
Do not worry, that's the future. Слава бразилии
Hj n sobrou nada de bom pra exaltar
nada a vê ,VC e apenas um brasileiro
que se sente inferior e acha que os gringos não elogiam o nosso país .
Saiba que que tem filmes desses
Aí filmado por produção americana
Que luxo! Adoraria ter nascido e vivido nesta época no Rio.
Your videos are beautiful.Can you upload footage of my country,,Romania,please ?
Que marerial incrivel , paraben pela edicao 👏👏👏👏
Buenos Aires 1940s Please ☺️
Seltsames Gefühl in die Vergangenheit zu blicken. Was hatten die Menschen doch Stil und Eleganz.
Que diferença! Principalmente nas vestes.
Hugs from Brazil, here in the state of São Paulo!
Como chegamos a tanta decadência nos dias de hoje?
A romantizaçao do cr1me. Leis relaxadas que em vez de desencorajar o cr1me, o fazem compensar.
A corrupção da classe política levou o Rio de Janeiro e o Estado a regredir muito… veja que atualmente uma deputada Vulgo Lucinha, claramente envolvida com as milícias e o crime organizado teve seu mandato garantido por maioria da câmara estadual dos deputados, O QUE ESPERAR DE UM ESTADO DESSES ??
@@pedrosantos7473 Decadência moral irreversível.
Depois que o Pt tomou conta da nação,a sociedade foi por água a baixo.Eles são a favor de tudo que não prest4.
Prof Roberto Motta neles!@@pedrosantos7473
How the heck people could walk in suits in Rio weather.
Rio de Janeiro is a beautiful City
was*
was*
@@umcaraqualquer3640 but in present is beautiful as well. I live In Rio de Janeiro and I know that
@@JULIOCESAR-zn6cc Ela tem partes lindas, de fato, mas grandes contrastes também
@@umcaraqualquer3640 sim mano
Incrível, simplesmente maravilhosa.
Minha capital ❤
Salve seu império 🇧🇷
EXCELENTE vídeo.
Obrigado
Outra época, outro mundo!
Quando criança, no Rio,no início dos anos 50, aos domingos ia passear no Centro da cidade com meus pais. Meu pai, de terno e gravsta e minha mãe. com ellegante vestido. O centro, na época, era muito frequentado nos domingos. Os homens todos de ternos. As ruas limpas lavadas. Nos cinemas, como Odeon, Pathé, sem gravata não entrava. O Rio esbanjava elegãncia e. bom gosto.
Olá Senhor, tem muitas diferenças e nuances entre as pessoas daquela época com as de hoje? Se puder falar um pouco mais pfv😊
Lindo vídeo. Tempos áureos!
People used to be so elegant. What happened to humanity?
Only the rich ones were elegant. The working class and poor were not.
Woke activism and leftist policies. Also, the sensationalist and primitive aspects of society Sally became more mainstream. This video shows ONLY elegant people and well dressed pedestrians. Só the myth that only the rich were elegant is nothing more than a myth. If you visit the same streets nowadays you will see a different form of fashion. Fashion was that at the time, not your "streetwear" or surfist clothes.
The leftist above denying what he's seeing on a video, LOL. People who destroyed culture and fashion are the first to downplay that effect and do a denialism. Fashion was more elegant, music as well. Period.
Not everyone was elegant. Many people around the world couldn't even afford shoes
The poor people who fought in Canudo’s war and the ones who were descendants of slaves were living in the favelas, probably dying of all kind of illnesses the misery could bring
Problem with these AI fps convertions is that it makes it have a "feel" that there's something AIish on it... Great video overall, cheers from Brazil
Thx!!
Meu Deus que cidade maravilhosa❤
Era a Paris dos Trópicos
*Era maravilhosa
TODOS VESTIDOS COM ELEGÂNCIA MAGROS E CULTOS . HOJE GERAÇÃO PERDIDA NUTELLA .
Perfeito ❤