O vídeo está legendado, ativem as legendas pra visualizar melhor as palavras, nomes.. que eu falei :) Duas pequenas correções: 1. Apesar de ter liderado o Comitê Militar Revolucionário, não foi Trotsky quem propôs sua criação; 2. O Segundo Congresso dos Sovietes na verdade ocorreu no Instituto Smolny.
@@brennodiego4160 esse assunto é mais polêmico do que mamilos. Kkkkkk.... será que ganharíamos algo fazendo esse debate? Acho que esse debate existe mais pra separar do que pra unir. Eu mesmo já gastei muito tempo e energia debatendo isso com outros camaradas e foi bem desgastante e no final das contas só foi "perda de tempo" não agregou em nada. Enquanto eu estava focado nesse debate a reforma da previdência passou, o bozo foi eleito.... Acho que dá pra ter debates que vai agregar mais...
Mano umas da principais críticas da esquerda é não falar a mesma "língua" do povão. E você parece que escutou essa crítica e está fazendo um trabalho incrível. Vendo os seus vídeos da a impressão que você está ensinando trocando idéia.... Pô mano parabéns mesmo e obrigado pelos vídeos!!!!
@@gustavoemannueldeangolasil243 que voce ta falando cara? Ho Chi Minh era Burgues? Sankara era burguês? Jesus Cristo era burguês? que? Jesus não disse que somos todos irmãos? isso é igualdade meu amigo... Uma pena que sua mente já tenha sido comida pelo ultra direita, extremismo nunca é bom viu, mas se vc abaixar a postura de arrogancia que sabe de tudo cheio de verdades quem sabe a gente nao caminha junto prum lugar com menos frase de efeito vazia e mais aprofundamento?
@@gustavoemannueldeangolasil243 até jesus voce quer distorcer? profeta de que, cara? profeta é coisa de religião, materialismo histórico é ciência. Um se faz em templo e outra na universidade, você ta trocando as bolas aí. E não, Gabriel, não sou sínico, tenho formação cristã e sei do que eu to falando. Eu já li a bíblia, aliás recomendo. Sabe onde surgiu esse termo que você tá usando, "doutrinacao marxista"? na alemanha nazista. Parabéns, é essa galera que teu pensamento veio. Qual teoria a mais voce gosta dos nazistas? Fiquei curioso agora. Você quer fazer campo de concentração aqui no brasil, é isso? Quer fazer caça aos comunistas?
@@gustavoemannueldeangolasil243 Isso é bobagem pura e/ou distorção fos fatos históricos.Mussolini foi expulso do partido socialista italiano e quando chegou ao poder, assumiu uma postura burguesa, com apoio dos latifundiários e promovendo perseguições e atentados a comunistas de modo geral.Não tem nenhuma relação entre o marxismo enquanto vertente política e o fascismo do Mussolini, essa relação quem faz é gente desonesta que só pega da história o que lhe convém.
15:45 "Não era uma guerra da classe trabalhadora, era uma guerra onde os ricos estavam mandando e os pobre morrendo pra defender os interesses deles" Eu acho que eu nunca vi uma definição tão certeira.
Kķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sério mesmo você não precisa concorda comigo mais deixar ser enganado pela propaganda soviética é foda .
@@LucasLopes-pb6ep E vc vai pela Americana que invade outros países, boicota-os, e financia golpes de Estado para colocar governos fantoches a favor dele no lugar?Pelo menos a "propaganda soviétiva" é verificável, ao contrário das histórias do lendário e fictício Thomas Sowell.
O Thiago me lembra um professor de sociologia da escola que eu estudava que falava com os alunos de forma natural, sem palavras dificeís, ele ensinava da melhor maneira, trocando ideia e não jogando matéria pesada em cima de matéria e trabalho e prova, a gente aprendia mais conversando com ele sobre o assunto do que decorando e copiando um livro. Foda!
@@vianinha_476viana8 ele fala no dialeto favelístico de São Paulo, falado por gente real. O brasileiro que não entende as vertentes do próprio idioma deveria estudar mais para além dos livros.
Revolução Russa e Cubana são as únicas coisas no mundo que mantém minha fé de que um dia mudaremos o mundo todo. Grande vídeo e meus parabéns pelo roteiro!
Ótimo vídeo, cara! Queria muito ver uma continuação sobre a história da URSS e mais sobre o debate Stalinista x Trotskista (E indicações de leitura a respeito também). Parabéns pelo trabalho, muito sucesso!
Eu sempre fui muito ignorante com relação a revolução russa, sabia o nome dos revolucionários, sabia que tinha sido uma das mais importantes do mundo, mas não fazia ideia de quão dinâmico foi. Cara, parabéns! Seu vídeo foi bem didático, tanto que até eu entendi toda a cronologia e a necessidade da revolução. E olha q eu sou bem burrinho kkkkk
Não continue sendo assim "bem burrinho",embora não o classifico assim,as palavras são suas,mas acho que você não é burro,nem burrinho,nem burrão,só precisa pesquisar mais. A esquerda sempre procura "romantizar"a Revolução russa,seja ignorando ou escondendo os fatos,inclusive com relação a tríade sanguinária-Lênin,Trótsky e Stálin. Não,as atrocidades não começaram com Stálin,elas só pioraram com ele. A Revolução maximizou a fome,os assassinatos,a perseguição política e ao contrário do que prometeram os seus principais líderes,coisas muito mais horríveis do que no kzarismo,ocorrem na Rússia pós 1917,sobretudo quando falamos de URSS. Milhões de pessoas morreram de fome,e de outras formas extremamente crués,como se não bastasse. Judeus refugiados por exemplo,preferiam cair nas garras da Gestapo,para supostamente morrerem mais rápido,do que continuarem sob o terror comunista. E o chamado Holodomor,o holocausto ucraniano,que exterminou tanto quanto o holocausto nazista? Com uma diferença no mínimo curiosa,Hitler,com sua mente doentia e diabólica,"elegeu" o seu povo como superior aos demais e é claro aos judeus,ou seja,essa "raça ariana" segundo ele,deveria ser preservada,selecionada,ao contrário de Stálin,que massacrou o seu povo enfim,porque só uma parte da história é contada?
@@gustavoemannueldeangolasil243 pois é, olha como a Rússia é hoje... E pensar que na época da URSS disputava diretamente com os EUA sendo uma das maiores potências do mundo!
esposa até o dia da morte dela e assim herdou os bens dela... Estudam mais histórias e se aprofundam mais antes de idolatrar o comunismo. Se o comunismo fosse tão bom os cubanos, venezuelanos e norte-coreanos não estariam fugindo dos seus países por causa do comunismo e socialismo.... Vlw flw fui
@@gABRIEL78810 eu entendo suas críticas, seus medos, mas antes você precisa entender o que é o comunismo, digo definição, entender a ideia da base. E entender que comunismo nunca existiu, o que existe são comunistas ou partidos comunistas, e que o comunismo é o processo final do socialismo onde os meios de produção que pertenciam a burguesia, passe a ser dos trabalhadores, através de cooperativas ou estatais e que a classe dominante (os capitalistas) trabalhem como todo mundo e não vivam dos lucros que os funcionários produzem. Os capitalistas controlam e usam seus poderes de estado, porque o único meio deles garantirem que tudo pertença a eles e a gente trabalhe pra eles. E que o comunismo sendo a última etapa do processo, ele precisa necessariamente que todos os países sejam comunistas também, pra assim, o estado passe a não ser mais necessário... Porque né, é óbvio que um país capitalista vai querer acabar com o modelo, através de boicotes, de sanções econômicas igual acontece em Cuba, Venezuela, Coreia Popular, foram boicotada por países capitalistas pra que o modelo não sirva de modelo pra outros países e estoure revoluções pelo mundo todo. Os poderosos do mundo jamais vão querer ceder os privilégios deles em prol de um bem comum, jamais, e é por isso que, como diz Mark Fischer: "é mais fácil ver o fim do mundo do que o fim do capitalismo". Não é difícil de entender, sugiro respeitosamente que esteja aberto pra ouvir os comunas e entender a linha de pensamento deles, as críticas deles, mesmo que seja pra criticar depois, mas pelo menos você terá mais aprofundamento. Posso indicar o canal do Ian Neves (vídeo: o que é comunismo) Gustavo Gaiofato, Laura Sabino, João de Carvalho... Entenda a visão deles, eu te garanto que depois de entender não vai mais precisar ter medo. Eu te entendo, também tinha, mas quando a gente para pra ouvir o outro e os anseios deles, você acaba vendo que também é um trabalhador e que precisamos defender nossa classe. Dá uma passada lá, mesmo que por curiosidade.
@@gABRIEL78810 primeiramente não tem fugas da coreia do norte e isso eu te provo com um caso BEM simples que foi o caso de uma garota norte coreana que SE ESPECULA que fugiu de la mas inventou mais de CINCO versoes da historia dela, agora me responde se ela REALMENTE fugiu de la pq ela inventou tantas versoes que nao fazem sentido algum??
Pela 1° vez eu entendi direitinho do que se tratou essa revolução, consegui fazer ótimas anotações. Confesso que to incrédulo de quão raso essa revolução importantíssima foi passada pra mim durante escola e zaz e zaz... Excelente vídeo Thiago :)))))
Esse comecinho com o "salve família!" bem na hora em que começaria a letra original, ficou muito foda! Claro, o vídeo ficou muito bom tbm, mas os detalhes tbm são marcantes!
QUE AULA INCRÍVEL! era isso que eu estava procurando! vc ganhou um inscrito, muito bem!!!
4 роки тому+650
"Que as classes dominantes tremam diante da ideia de uma revolução comunista!" Seus vídeos de história (e todos os outros) são incríveis! 👏👏
4 роки тому+3
@@gustavoemannueldeangolasil243, me prova esses 10%?
4 роки тому+19
Entendi, @@gustavoemannueldeangolasil243. Comparado com a quantidade de mortos pelo capitalismo em razão da fome, desigualdade social e guerras que o sistema fomenta, acho que ainda vale o comunismo (afinal o socialismo busca a erradicação dessas tragédias ao contrário do capitilismo que as usa para lucrar).
Não adianta argumentar com Comunistas, quando não tem argumentos eles fogem ou apelam pro argumento do revisionismo, lembre-se das palavras de Hayek "Se os socialistas entendessem de economia, não seriam socialistas".
Chavoso sua linguagem simples é maravilhosa. Através de você comecei a compreender um pouco mais sobre Marx, e com o Ian Neves e Gaiofato eu consegui entender de fato o que significa o socialismo... O trampo de vcs deveria se unir, vcs são fodas. Que vcs se espalhem e levem a palavra a toda classe trabalhadora. Que venha a revolução 🚩
24:17 "Sem nenhuma participação da burguesia." Principalmente porque até hoje partido que defende conciliação com a burguesia (aqueles mesmos, os reformistas) está mais do lado da burguesia que do nosso. Vou usar esse vídeo como referência pra divulgar a história da revolução russa, de tão fiel aos fatos que ele ficou!
Vídeo super completo, uma pesquisa super bem feita, linguagem acessível e didática, edição feita claramente com muito carinho. Muito obrigado por essa aula, a melhor que eu já vi sobre o tema.
Estou com insônia. Acabei maratonando os vídeos do seu canal. Você é perfeito! Meus parabéns, queria ter tido um professor como você! Muita luz em seu caminho!
Tiago. Show... muito didático o jeito que você narrou. Vou colocar meu filho de 11 anos pra assistir. Parabéns pela narrativa simples e muito completa.
Que conteúdo MARAVILHOSO! É exatamente esse tipo de abordagem e trabalho tão bem feito que o Brasil precisa. Continue firme cara, tu é foda demais e *muito* necessário.
Descobri na semana passada pela minha avó que meu tataravô Russo, veio ao Brasil para fugir da "guerra", primeiro minha tataravó e os filhos, por fim ele. Desde então estou tentando entender melhor essa parte da história e seu vídeo ajudou muito, obrigada.
@@gustavoemannueldeangolasil243 no capitalismo é assim mesmo. Sob as economias planificadas o consumo de calorias foram para níveis absurdos e superaram várias potências imperialistas.
@@gustavoemannueldeangolasil243 1- Sim, a URSS se tornou um país imperialista, mas isso com o golpe de Khrushchev, que foi um líder revisionista do qual implementou reformas capitalistas, causando um desaceleramento brusco no desenvolvimento econômico. Por exemplo ele desmantelou a propriedade coletiva no campo, onde os trabalhadores detinham as cooperativas. Isso causou um caos na agricultura do país. Suas ações chegaram a ser condenadas por Hoxha e Mao, uns dos únicos verdadeiramente marxista-leninistas. 2- Sim, a China também se tornou um país imperialista, mas isso com a transformação do PCC nos anos 80, que dividiu o partido entre liberais e marxista-leninistas. A liberação do capitalismo no país em 1978 também, acabou influenciando não só nisso, mas também nos casos de escravidão, trabalho infantil, e no descontentamento popular, levando a uma revolta na praça Tian'anmen. 3- Sim, Marx entendia sim de economia, e bem mais do que você. Por acaso você leu alguma obra dele? Pelo visto não. E da onde você tirou que ele nunca trabalhou ou era milionário, por acaso você leu alguma biografia dele? Pelo visto também não. 4- Não, a economia planificada alcançou avanços inéditos na área militar, social, tecnológica e econômica. Se a economia socialista fosse tão "fracassada" assim, você poderia me explicar como que ela alavancou a URSS, a China, a Albânia, a Romênia e a Coréia de nações semi-feudais para nações industrializadas em tempo recorde? Poderia me explicar como que a Coréia do Norte possuía um desenvolvimento econômico que deixou a do Sul pra trás até os anos 80? [1] Poderia me explicar como a Albânia foi a nação de mais sucesso da Europa? [2] Poderia me explicar como que a China alavancou sua expectativa de vida mais do que qualquer país? Poderia me explicar como que a URSS chegou de um estágio destruído pela guerra ao espaço em menos de 4 décadas, sendo que os EUA levaram quase dois séculos? Poderia me explicar como que todas as nações socialistas tinham uma maior qualidade de vida, dependendo da sua renda? [3] Se quiser toma alguns dados aí: ourworldindata.org/grapher/food-supply-kcal?tab=chart&time=1961..2013&country=BGR~CHL~OWID_USS~USA~OWID_WRL~HUN boradiscutir.blogspot.com/2014/12/uma-economia-socialista-funciona.html qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-17cf001a8f33d63f1f96f39d1fdcf93c www.marxists.org/history/erol/ncm-6/red-flag.pdf Fontes: [1] drive.google.com/file/d/1OX04Mj-HRu1O_YBvB48YHQov3Zf2F_zB/view [2] www.amazon.com/Albania-Most-Successful-Country-Europe/dp/0951014900 [3] ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1646771/pdf/amjph00269-0055.pdf pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1399170/
@@gustavoemannueldeangolasil243 1- O que você acha que está falando? Khrushchev foi responsável por invasões a outros países, influenciando outros políticos que nem ele. Assim deu cria a Gomulka, que tornou a Polônia um país semi-capitalista, ao mesmo tempo que aumentou a repressão, junto com Gierek e Jaruzelski. Além disso ele interrompeu o milagre econômico que havia desde 1928, influenciando na posterior queda da URSS, que aí sim degradou aos montes o padrão de vida dos soviéticos. Khrushchev não passou de um líder mentiroso, que mentiu principalmente sobre Stalin, após ter sido responsável por um culto a personalidade dele, e que ganhou popularidade barata entre a população. 2- Novamente criticando Marx sem ter lido exatamente nada sobre ele. Olhe bem, as suas críticas vêm do seu próprio senso comum, ou de algum liberalzinho/bolsonarista aí da internet que falou algo e você acreditou sem ter checado fontes nem nada. Me diga então aonde que você viu que ele não trabalhou, já que você prefere acreditar em qualquer um na internet do que em biógrafos. E aliás, que tipo de argumento é esse? E daí se ele foi um trilionário com 8 mansões, se ele escreveu e publicou diversos livros de sucesso enquanto tu não consegue nem escrever um comentário direito? O marxismo também não é só de Marx, é de Engels, de Lenin, de Ho Chi Mihn, etc. E ninguém desses aí foram algum tipo de milionário. 3- "Você sabe que tudo isso é mentira" diz a pessoa que não mostrou sequer 1 fonte pra nada que falou, impressionante. Isso só é mentira segundo bolsonaristas/liberais/capitalistas. As únicas fontes que eu citei aqui vêm das Nações Unidas e do Banco Mundial, e não do senso comum meu, igual as suas fontes. 4- Uma minoria bem paga pelo ocidente fala isso de "fome, corrupção, etc.", mas se você quiser realmente saber o que as pessoas desses países relatam, então saiba que: - Na Albânia, 60% dos albaneses hoje acham o comunismo uma boa ideia, número maior entre os mais velhos, que viveram o período; (OCSE) - Na Romênia, 70% dos romenos opinam que viviam melhor nos tempos do "comunismo" do que hoje em dia; (El Mundo) - Na Hungria, 72% dos húngaros preferem os tempos de "comunismo" do que os atuais; (PewResearch) - Na Bulgária e na Ucrânia, 62% acham que viviam melhor no "comunismo", do que nos dias de hoje; (PewResearch) - No Tajiquistão, 70% relembram bem os tempos da URSS (CSMonitor) - No território da ex-RDA, 57% dos alemães defendem a RDA (Der Spiegel) - Na Rússia, 64% dos russos querem reconstruir a URSS (sputniknews) - No Azerbaijão, 70% das pessoas acham que viviam melhor nos tempos da URSS do que agora; (VTsIOM) - Na Armênia, 71% das pessoas acham que viviam melhor nos tempos da URSS do que hoje em dia. (VTsIOM) - E na Sérvia, 81% das pessoas preferem os tempos de Tito do que os atuais. (BalkanInside) Além desses outros links de relatos de quem realmente viveu nos países "comunistas": www.diarioliberdade.org/artigos-em-destaque/414-batalha-de-ideias/33516-opresivo-e-cinzento-n%C3%A3o,-crescer-no-comunismo-foi-a-%C3%A9poca-mais-feliz-de-minha-vida.html boradiscutir.blogspot.com/2015/03/nos-viviamos-melhor-naqueles-tempos.html www.hist-socialismo.com/docs/DufreyURSSAnos30.pdf 5- Aos outros que estão lendo, eu sei que é agonizante ver eu perdendo tempo com esse cara, mas eu não ligo já que responder comentários faz parte dos meus estudos.
Vey vc é o meu mais mais skskksksksks amo as suas aulas Thiago. Nas partes em que vc estava falando do povo unido pelo seu bem em conjunto, nosso fiquei emocionada demais.
Mano, esse vídeo teu é tão esclarecedor cara! Anos no ensino médio, agora dando uma revisada nos livros, fui pego de surpresa ao ver que lá tudo o que está dito nesse vídeo foi meramente resumido em 1 página (com óbvias omissões) q só me fez deixar com dúvidas. Só quero dar os parabéns! A forma e a didática com que você compartilha esse conhecimento aqui me ajudou muito. Vlw!
Muito obrigada pelo vídeo Chavoso!!Ele me ajudou muito na prova de história e vai fazer com que eu nunca esqueça esse período importantíssimo para a esquerda revolucionária!
adoro que a cada vídeo novo tem mais livros no fundo! uma inspiração para futura estudante de história e espero não ser uma professora quadrada! parabéns!
Koe parsa, mano comecei a me integrar sobre o socialismo com Ian, Gustavo, João Carvalho, Laura... Agora, tu é foda dms, mlk ! Voa mano. Pra tu, agora tá fácil. Tu e bem mais jeitoso com as palavras e consegue colocar num tom de quebrada que é essencial pra prender a atenção. Mano, obrigado pelo conteúdo que tem fornecido a geral e com isso dificultando o espalhar de notícias falsas ai. Tá fazendo um trabalho incrivel, mano. De verdade ! Por favor, não desista !
Simplesmente sensacional, dois anos depois da data de postagem eu estou aqui vendo seus vídeos varias e varias vezes e usando como base para estudar e apresentar trabalhos na escola. Sou muito seu fã.
Definitivamente a melhor aula sobre a Revolução Russa que eu já vi! Você foi muito didático e fez um ótimo uso das imagens e músicas (obs.: adorei a sinfonia que acompanha sua descrição até a tomada do Palácio de Inverno - parece uma epopeia, sensacional!) Para quem não conhece, fica um livro de referência sobre o papel das mulheres neste processo: "Mulher, Estado e Revolução" da autora Wendy Goldman.
ESSA AULA MAGNA É INDISPENSÁVEL PARA QUALQUER UM QUE PRETENDA SABER QUEM FOI O VERDADEIRO LENIN, A VERDADEIRA NATUREZA DA REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917 E DO PARTIDO BOLCHEVIQUE SÃO FATOS PERTURBADORES... CAPÍTULO 01 Em 1918 visando aniquilar implacavelmente os opositores da Revolução, o regime bolchevique liderado por Vladimir Ilyich Ulianov( Lenin), com o auxílio da Tcheka (a temível polícia política) e do Exército Vermelho, levaram a cabo uma onda de prisões indiscriminadas em massa e assassinatos sistemáticos de categorias inteiras consideradas "reacionárias", "burguesas", "contrarrevolucionárias". Foram dizimadas pelos bolcheviques: comerciantes, profissionais liberais, intelectuais, empresários, estudantes, camponeses, oficiais do exército, mencheviques , membros do Clero, os trabalhadores industriais que não cumpriram as cotas de produção, camponeses kulaks, mercadores, czaristas , socialistas não bolcheviques, nobres e mesmo qualquer um que se opusesse ao frenesi de violência ilimitada do regime. A única culpa desses cidadãos, na consciência perversa de Lênin e seus asseclas, era a de pertencerem a uma"classe inimiga". Esse episódio sangrento ficou conhecido como "TERROR VERMELHO". As unidades do exército vermelho e agência de polícia secreta criada por Lenin conhecida como a Tcheka não tiveram pudores em usar os métodos mais cruéis para lidar com os monarquistas e outros grupos anticomunistas. Lenin determinou a execução sumária do Czar Nicolae II, sua esposa e os seus 5 filhos e inclusive dos seus criados( esse episódio ficou conhecido como o "massacre de Ekaterinburg", Os corpos foram jogados num caminhão e transportados para um local previamente escolhido e despojados das suas roupas e valores, suas faces foram esmagadas com coronhadas de rifle, depois foram empilhados, molhados com ácido sulfúrico, querosene, cobertos com cal virgem e queimados. Os seus restos mortais foram enterrados numa cova rasa, só descoberta em 1989). O chefe do pelotão de fuzilamento foi Yakov Yurislov. Todas as cidades que se recusaram a apoiar o regime bolchevista foram arruinadas. A Tcheka prendeu dezenas de milhares de pessoas pelo crime de "oposição ao regime". Milhares de pessoas foram torturadas e executadas em massa. Nos telégrafos que enviou aos militantes comunistas em todas as partes do país, Lenin deu ordens constantes para que as execuções fossem realizadas de forma a espalhar o medo e terror na população. Reiteradamente, Lenin instruiu seus adeptos e aliados para que superassem os escrúpulos e agissem com brutalidade implacável. Os Bolcheviques expropriaram completamente a burguesia e a aristocracia do regime anterior, reduzindo-os e condenando-os a miséria. Em contrapartida, implantaram a sua própria burguesia, uma burguesia estatal , muito mais exploradora, com muito mais privilégios do que elite do regime czarista, e privilégios vitalícios, além de extremamente burocrática. A Tcheka usou caminhões disfarçados de caminhões de entrega, chamados de "Marias Negras", para a prisão e transporte de prisioneiros. Lenin determinou o fim da propriedade privada e o confisco de todos os bens dos camponeses pelo Estado. Contou com o auxílio do chefe da Tcheka, o carrasco Félix Dzerjinski, conhecido pela sua crueldade. Segunda as palavras de Dzerzhinsky: "Transformaremos nossos corações em aço, que temperaremos com o fogo do sofrimento e o sangue dos lutadores pela liberdade. Faremos nossos corações cruéis, duros e inamovíveis, para que não haja nenhuma misericórdia entre neles e para que não tremam ao ver um mar de sangue inimigo. Vamos abrir as comportas desse mar. Sem misericórdia, sem economia, mataremos nossos inimigos em dezenas de centenas. Que sejam milhares, deixe-os se afogar em seu próprio sangue. Pelo sangue de Lenin e Uritsky, Zinovief e Volodarski, que haja inundações do sangue da burguesia, mais sangue, tanto quanto possível" Ainda segundo Dzerzhinsky: “O terrorismo era uma condição sine qua non da revolução... nós defendemos o terror organizado, isso deveria ser francamente admitido. O terror é uma necessidade absoluta em tempos de revolução" Lenin sempre aceitara sem ressalvas a necessidade de usar o terror em ''defesa da revolução''. Ele considerava o terror uma arma útil à 'guerra civil'. Ele tomara a precaução de se manter publicamente afastdo das insttui ções encarregadas de disseminar a repressão. Cabia a terceiros assinar as sentenças de morte. Isto ajudava a fomentar o mito de que Lenin era um ''czar'' bom e amável, que nada tnha aver com os malfeitos de seus oprichniki. MAS NOS BASTIDORES ELE ERA O MAIOR DOS PALADINOS DO TERROR VERNELHO Lenin considera o terror como um instrumento da lutas de classes As primeiras vítimas do Terror foram os Socialistas Revolucionários (SR). Ao longo dos meses da campanha, mais de 800 membros do SR foram executados, enquanto outros milhares foram levados ao exílio ou detidos em campos de trabalho. Em questão de semanas, as execuções realizadas pela Cheka duplicaram ou triplicaram a quantidade de sentenças de morte pronunciadas pelo Império Russo czarista durante seu período de 92 anos de 1825 a 1917. Enquanto os Socialistas Revolucionários foram inicialmente os principais alvos do terror, a maioria de suas vítimas estava associada à autocracia czarista. Em 16 de março de 1919, a Cheka invadiu a fábrica Putilov . Mais de 900 trabalhadores que entraram em greve foram presos, dos quais mais de 200 foram executados sem julgamento. Numerosas greves ocorreram na primavera de 1919 nas cidades de Tula , Oryol , Tver , Ivanovo e Astrakhan . Trabalhadores famintos procuravam obter rações de comida equivalentes às dos soldados do Exército Vermelho. Eles também exigiam a eliminação de privilégios para os bolcheviques, liberdade de imprensa e eleições livres. A Cheka reprimiu impiedosamente todos os ataques, por meio de prisões e execuções Os homens da Tcheka foram responsáveis pelas piores torturas e atrocidades de todo o século 20: Os prisioneiros eram esfolados vivos, desovados, escalpelados(pele rasgada), "coroado" com arame farpado, empalados , crucificados , enforcados , apedrejados até a morte, amarrados a pranchas e empurrados lentamente em fornos ou tanques de ebulição , ou rolado nus em barris internos cravejados de pregos. Os chekistas derramaram água em prisioneiros nus nas ruas de inverno até que se tornassem estátuas de gelo vivas. Outros decapitaram suas vítimas torcendo seus pescoços até que suas cabeças pudessem ser arrancadas. Em Kharkov, os Chekista aplicaram nos prisioneiros o "truque da luva", que consistia em mergulhar as mãos da vítima em água fervente, até que estivessem em carne viva e sangrando, então, os algozes arrancavam a pele, de preferência inteira, guardando-a como um troféu. Em Tsaritsyn, durante os interrogatórios, costumava-se serrar os ossos dos prisioneiros Os destacamentos da Cheka estacionados em Kiev, anexaram um tubo de ferro ao torso de uma vítima amarrada e inseriria um rato no tubo fechado com rede de arame, enquanto o tubo era mantido sobre uma chama até que o rato começasse as roer as entranhas da vítima em um esforço para escapar. Interessante notar que havia, inclusive, agentes femininas, espantosamente cruéis. Vera Grebennikova era uma delas. Presume-se que em apenas dois meses de serviço, em Odessa, ela tenha matado 700 pessoas, muitas sem a menor condição de defesa. Em Arkhangelsk, Rebecca Platinina-Maisel deu cabo da vida de mais de cem, entre as quais toda a família de seu ex-marido, a quem crucificou, numa vingança abjeta. Os Chekistas deixaram centenas de cadáveres com mãos cortadas, ossos quebrados, cabeças arrancadas, mandíbulas quebradas e genitais removidos O ódio e a indifrença pelo sofrimento humano estavam entranhados nos corações e nas mentes de todos os líderes bocheviques Nem mulheres e crianças foram pousada do terror da Cheka. As mulheres eram torturadas e estupradas antes de serem baleadas. Crianças com idades entre 8 e 13 anos foram presas e executadas. Na província de Tambov, os carrascos da Tcheka pregaram os prisioneiros com estacas ferroviárias pela mão esquerda e pelo pé esquerdo em árvores um metro acima do solo e assistiram aos tormentos dessas pessoas deliberadamente crucificadas de maneira estranha. Eles abriam a barriga de um prisioneiro, tiravam o intestino delgado e, pregando-o a uma árvore ou poste telegráfico, empurravam o homem em volta da árvore, vendo o intestino se desenrolar através da ferida. Despindo um oficial capturado, eles arrancaram tiras de pele de seus ombros em forma de alça.
CAPÍTULO 03 Os bolcheviques, que eram ferrenhamente ateus, assim que tomaram o poder, deram inicio a uma campanha de “limpeza religiosa” na Rússia utilizando-se de diversos métodos de opressão: confisco de bens, proibição de ensino religioso, tortura, interrogatórios, assassinatos, espoliações, propaganda anti-religiosa, trabalhos forçados e coações. O clero católico romano foi duramente perseguido, muitos religiosos foram mortos ou deportados para campos de trabalho forçado (Gulags). Anos de perseguição e repressão anticristã resultaram em mortes, diminuição do clero local e desapropriação de instituições que pertenciam a Igreja. Assim, inexoravelmente, Organizações religiosas tiveram todas as suas terras confiscadas. Centenas de igrejas foram fechadas. Padres, imãs e rabinos foram rotineiramente mortos ao longo de toda a guerra civil, e realizaram-se julgamentos de fachada e execuções de líderes da Igreja Ortodoxa Russa em 1922 A Igreja Católica bielorrussa, foi devastada pelos bolcheviques. Tanto que em 1956, não havia nenhum bispo na Bielorrússia, nenhum jornal católico em circulação e das 299 capelas restou apenas 30 Os bolcheviques perpetraram sua insistente luta contra a religião, proclamando nequivocamente que seu objetivo era de eliminar completamente a religião da URSS, principalmente do cristianismo. Inúmeros decretos e restrições foram impostos as instituições religiosas. A função de professor de religião foi suprimida, sermões submetidos à censura, vasos sagrados e ícones foram confiscados ou vendidos. Além disso, desencadeou-se uma campanha ideológica que espalhava o ateísmo e visava à destruição da religião. Prova disso foi a criação do movimento dos “Sem Deus”, apoiado pelas autoridades soviéticas. No entanto, como a ideologia marxista interpretada por Lênin e seus sucessores viam a religião como um obstáculo à construção de uma sociedade comunista, acabar com todas as religiões (e substituí-las pelo ateísmo tornou-se uma questão ideológica de fundamental importância para o Estado soviético. Durante a Guerra Civil Russa , muitos clérigos foram mortos. Alguns morreram como resultado de violência espontânea endêmica no vácuo de poder da guerra e alguns foram executados pela Tcheka por apoiar os exércitos brancos. A igreja alegou que 322 bispos e padres foram mortos durante a Revolução. Entre junho de 1918 e janeiro de 1919, figuras oficiais da Igreja (que não incluíam o Volga , Kama e várias outras regiões da Rússia) afirmavam que um metropolita, 18 bispos, 102 padres, 54 diáconos , e 94 monges / monjas foram mortos .A estimativa de 330 clérigos e monásticos mortos em 1921 pode ter sido subestimada, devido ao fato de que 579 mosteiros/conventos foram liquidados durante esse período e houve execuções em massa generalizadas de monges / monjas.
CAPÍTULO 04 Sobram evidências de que, no outono de 1918, quando o terror tomou-se sistemático, o índice de rejeição aos bolcheviques abrangia todos os setores da população, exceto o seu próprio aparelho. Em tais circunstâncias, um “terror implacável e impiedoso” era a única maneira de preservar o regime Caso a oposição fosse minoritária, não teria sido difícil identificála e eliminá-la, cirurgicamente. Na Rússia soviética, entretanto, quem estava em minoria era o regime bolchevique e seus aliados. Só conseguiram permanecer no poder porque pulverizaram a sociedade, destruindo todas as formas de expressão independente. O Terror Vermelho deu a entender à população que nem os inocentes poderiam sobreviver, a menos que se anulassem, aceitando a inexorabilidade dos fatos. Convertida a sociedade numa aglomeração de átomos humanos, temerosos de atrair atenção e preocupados exclusivamente com a própria vida, o regime não precisava mais importar-se com o que cada um pensava, o governo tinha toda a esfera da atividade pública para si. Assim, umas poucas centenas de milhares de homens conseguiram subjugar cem milhões, ou mais. Evidentemente, os idealizadores desses métodos pagaram um preço, deformando o poder aponto de torná-lo irreconhecível. O terror pode ter salvo a Revolução , mas corroeu totalmente a sua alma.
CAPÍTULO 05 Por meio da Revolução de Outubro de 1917, nenhum proletariado chegou ao poder, a classe operária não se tornou a classe governante, e os operários comuns não tomaram eles próprios as decisões cruciais do Estado e da sociedade como estava previsto na obra de Lenin "O Estado e a revolução" As coisas foram totalmente diferentes. QUEM CHEGOU AO PODER FORAM OS BOLCHEVIQUES! Portanto a Revolução de Outubro não foi uma "Revolução Popular" e muito menos uma iniciativa popular, nascida das camadas mais pobres da população, mas sim um "putsch" levado a cabo por um punhado de fanáticos avidos por chegar ao poder, no qual não houve qualquer participação popular. E segundo testemunhas oculares população reagiu com desinteresse total. Na realidade os traseuntes pareciam sentir que não fazia diferença quem estava no poder, já que tudo estava tão ruim que possivelmente não poderiam ficar pior. De modo algum, a Revolução foi uma vontade popular, mas sim a vontade de uma extremista "elite intelectual" Aquela "Revolução proletária" na realidade foi um progrom de ganância, ódio e vingança. Eles derrubaram uma ditadura e implantaram outra 500 vezes pior. Ao invés de uma ditadura do proletariado, o que ocorreu concretamente foi uma "Ditadura sobre o proletariado", e tampouco na Rússia soviética houve um Governo do povo, o que ocorreu foi uma ditadura sobre o povo. Assim que tomaram o poder, os Bolcheviques exterminaram e expurgaram toda a oposição, todos "contrarrevolucionarios", e os que não mataram, enviaram para campos de trabalho forçado, no caso os recém criados Gulags. Os Bolcheviques reprimiram impiedosamente as greves dos operários nas indústrias e os seus protestos políticos. Os operários russos simplesmente foram privados de todos os direitos conquistados sob o czarismo, incluindo os de eleger seus representantes sindicais e de fazer greves para reivindicar melhores condições de trabalho. Evidentemente, uma economia controlada, com planejamento central da produção e monopólio estatal do comércio não podia coexistir com um mercado de trabalho livre. Além do mais, impetraram nacionalizações em massa, censuraram tudo e a todos, Os bolcheviques proibiram todas as publicações que não apoiavam o regime, sujeitando todas as formas de expressão intelectual e artística ao crivo do seu partido, além de estatizarem todos os jornais e as empresas editoriais, fecharam todos os jornais e periódicos não-bolcheviques, eliminaram de uma só vez todas as fontes de informação e opinião independente, fazendo a Rússia retroceder ao período anterior a Pedro "O grande", quando só se publicava a opinião do Estado, como a única fonte de noticiário, silenciaram toda a dissidência, utilizaram o Pravda para publicar notícias fabricadas, perseguiram implacavelmente a religião, fecharam centenas de igrejas e confiscaram todos os seus bens, aniquilaram etnias e nacionalidades, por meio de populicídios e deportações, implantaram o comunismo de guerra, a primeira versão de economia planejada, que na prática so fez arruinar a economia soviética e deixar boa parte dos camponeses russos à beira da inanição, ao requisitarem compulsoriamente todos os seus excedentes da produção agrícola e todos os gêneros alimentícios (cereais, grãos e sementes). Inevitavelmente, Lenin deixou como legado um dos regimes mais cruéis, sanguinários, totalitários e autocratas, do século XX, que foi superado pelo seu sucessor Stalin. E como eu esclassi anteriormente, os Bolcheviques arruinaram e eliminaram fisicamente toda a elite do regime anterior, e implantaram a sua própria elite, uma elite estatal extremamente burocrática, corrupta e inchada, dotada de um poder político tirânico e uma riqueza nababesca, mais exploradora, com muito mais privilégios e privilégios vitalícios. E eu ainda acrescento que a ditadura bolchevique foi a primeira ditadura do século XX a usar a propaganda para gloriflcar o seu próprio passado cruento e a adotar símbolos e emblemas militares.
Meu, parabéns! De verdade! É uma emoção inenarrável ver um cara com sua origem e com sua disposição de assumi-la em todos os seus termos, estudando na Universidade mais respeitada do país e contribuindo e inspirando jovens da periferia! EU ESTOU SUPER ORGULHOSA DE VC!!!
vídeo ótimo, espero que você faça mais vídeos sobre história pq com certeza vai ser muito útil pra quem precisa de uma linguagem mais simples pra entender
Conteúdo educativo, de qualidade e de graça é simplesmente top.Continue com seu trabalho que atinja mais pessoas pq, história não possui só um lado (Classe Dominante) parabéns 👏😉
Mano, q história! Por isso é interessante pra uma galera aí demonizar a Revolução Russa. Thiago, uma sugestão, quando possível faz um sobre a Revolução Haitiana. 😊
conheci teus vídeos há pouco tempo e to encantada com a tua didática e comunicação acessível, dá vontade de ficar horas te ouvindo falar e trocando ideia. parabéns pelo teu trabalho, camarada!
Thiago to todo arrepiado kkkkkk melhor vídeo sobre Rev. Russa que ja vi. Outros vídeos sempre tive uma certa dificuldade de entender a sequência dos acontecimentos.
C a r a l h o, que vídeo, meus amigos, que vídeo. Me senti vendo um filme, imersão foda, didática perfeita, dialeto do povão pra dar aquele charme e muito conhecimento e esclarecimento dos fatos. Parabéns pelo trabalho, mano. Tu é foda demais. Mais tarde tenho uma prova sobre o assunto e to me sentindo muito bem preparada depois do vídeo.
Não sei como não tinha chegado nos seus vídeos ainda, sua didática é simplesmente impecável Não falta informação, mas fácil de absorver. Parabéns pelo trampo 👏👏
Frida Kahlo ícone, aff Mas enfim, ótimo vídeo, muito didático e bem estruturado, com certeza a melhor explicação que há tive sobre o tema 💖💖 perfeito d+
Simplesmente o mano mais firmeza desse lugar chamado internet... Propriedade, seriedade e papo reto... hostoria contada da forma correta... Manda de mais irmão
@@gustavoemannueldeangolasil243 a você não viu o vídeo ? Idiota a revolução do proletariado russa foi sem nenhuma morte da burguesia muito pelo contrário .
@@gustavoemannueldeangolasil243 primeiro na época da urss pós revolução época de guerra fria quem matou milhões foi o estado de Totalitarista de Stalin .
@@gustavoemannueldeangolasil243 O tanto de mentiras que você conta por comentário beira a sociopatia.Pega um livro e vai estudar, que você mesmo verá a estupidez que ta falando.
Maravilhosa aula, trilha sonora impecável, gratidão demais amigo por essa obra prima, parabéns por todo seu corre, muita inspiração você 🙌, nos precisamos buscar contar o nosso lado da história, coisa que os liberais tão dominando ai a muito tempo e desmerecendo a história de lutas da classe trabalhadora!
"Que as classes dominantes tremam diante da ideia de uma revolução comunista." Assisti ao vídeo, emocionado hoje, 30/10/22. Espero que um dia os trabalhadores do mundo reconheçam sua força e seu direito e derrubem a burguesia. Grande abraço Thiago, você é incrível, por favor continue assim.
Parabéns!! Um resumo muito bem elaborado, com muita informação e numa linguagem super acessível!! Li recentemente o livro Outubro do China Mieville que fala sobre a Revolução Russa e a história tá fresquinha na cabeça!!
A revolução Russa é um dos maiores exemplos e esperança pro povo trabalhador perceber que a gente pode mudar esse sistema injusto e podre com a nossa rebelião e revolução
Não foram os fascistas, mas os socialistas, que começaram a arregimentar as crianças desde a mais tenra idade em organizações políticas para garantir que elas se tornassem bons proletários
@@ETERNAL_31789 Holodomor? Pqp vsf. Quer criticar a União Soviética na época do Stalin? tudo bem, nós socialistas também o fazemos. Agora vir falar de Holodomor no século 21 é uma piada. Já está mais do que provado que não foi intencional. É só pegar um livro de história sobre o assunto. Se quer criticar fala das prisões e expurgos na era do Stalin, mas vir com papinho de Holodomor é mediocridade.
Parabéns pelo video mano Vc ve quando é nois por nois O tanto de view que tem a forma simples de se expressar traz muita gente com vontade de aprender.
QUE DELICIA DE VÍDEO. Thiago, faz um vídeo tipo de continuação, explicando o que "deu errado" para a URSS ruir...(claro, do jeito maravilhoso que você explica, nos dando chances de expandir novos horizontes e buscar por leituras sérias).
Parabéns pelo trabalho, muito show, usei muitos dos seus videos como forma de chegar mais perto dos meus alunos e deu super certo, continue esse trabalho lindo.
Eu tive professores russos que contribuiram para minha formacao em matematica principalmente. Conversando pessoalmente com eles no passado eles me relatavam que a educação na época da união soviética era muito melhor. Apesar de ser fechado e não terem contato com o mundo exterior, eles estavam mais avançados em diversas áreas da física, mais do que os demais países. Eu conhecia a história da revolução russa e isto sempre me deixou intrigado como eles evoluíram tão rapidamente não somente na ciência como nas artes como balé, artes cênicas com Stanislavski, dentre outros, música ... Teve um tempo que estudei a língua russa e minha professora falava com carinho dos tempos da união soviética tbm que as pessoas eram mais unidas ... enfim ótimo vídeo.
Parabéns pelo vídeo, pela aula. Primeiro vídeo seu que vejo, já me inscrevi no canal. Sou professor de história no ensino público, contratado todo ano, nessa hora desempregado. Se um dia voltar, vou mostrar o seu vídeo. Parabéns de novo.
Inscrevi-me, dei um like e comento que é das melhores produções acerca da Revolução Russa. Incrivelmente surpreendente, inclusive em mais de meia hora e dinâmico e bem ilustrativo. Professor de enorme domínio e engajamento emocional na questão do fato histórico mais importante e não só do século vinte. É muitíssimo isso aí, mesmo.
Me arrepiei...em saber que o comunismo eo socialismo foram a ideologia que mais matou em toda história....Coreia do Norte,China,kamboja,etc pesquise o que o comunismo fez com esses países.
@@danielrodrigues3736 o capitalismo trouxe as guerras mundiais, disputa por território, imperialismo e colonização. Genocídio, varredura dos povos nativos norte-americanos e quase extinção dos povos nativos sul-africanos. Guerras no oriente médio, todas as guerras da iugoslávia tendo gerência dos estados unidos, o seu herói capitalista. Teocracia, centralização de renda e expropriação da mão de obra da classe trabalhadora. Você acha mesmo que o socialismo, que produziu muito mais do que o capitalismo no século passado sem abusar de invações, escravidão e exploração étnica matou mais?
Eu sou meio lerda pra entender as coisas, mas o jeito com que você narra a ordem dos fatos, me fez entender muito melhor como aconteceu a revolução. Obrigada de verdade!
O vídeo está legendado, ativem as legendas pra visualizar melhor as palavras, nomes.. que eu falei :)
Duas pequenas correções:
1. Apesar de ter liderado o Comitê Militar Revolucionário, não foi Trotsky quem propôs sua criação;
2. O Segundo Congresso dos Sovietes na verdade ocorreu no Instituto Smolny.
Queria saber tua opinião sobre Stalin x Trotsky
@@brennodiego4160 Sobre o Mao Tsé - Tung também seria interessante.
Parabéns pelo trabalho, camarada! TODO PODER AO POVO!
eu pensei que era para os surdos, se a carapuça serve, tanto faz.
@@brennodiego4160 esse assunto é mais polêmico do que mamilos. Kkkkkk.... será que ganharíamos algo fazendo esse debate? Acho que esse debate existe mais pra separar do que pra unir.
Eu mesmo já gastei muito tempo e energia debatendo isso com outros camaradas e foi bem desgastante e no final das contas só foi "perda de tempo" não agregou em nada. Enquanto eu estava focado nesse debate a reforma da previdência passou, o bozo foi eleito....
Acho que dá pra ter debates que vai agregar mais...
Mano umas da principais críticas da esquerda é não falar a mesma "língua" do povão. E você parece que escutou essa crítica e está fazendo um trabalho incrível. Vendo os seus vídeos da a impressão que você está ensinando trocando idéia....
Pô mano parabéns mesmo e obrigado pelos vídeos!!!!
Foto muito boa a sua
@@gustavoemannueldeangolasil243 que?
@@gustavoemannueldeangolasil243 que voce ta falando cara? Ho Chi Minh era Burgues? Sankara era burguês? Jesus Cristo era burguês? que? Jesus não disse que somos todos irmãos? isso é igualdade meu amigo... Uma pena que sua mente já tenha sido comida pelo ultra direita, extremismo nunca é bom viu, mas se vc abaixar a postura de arrogancia que sabe de tudo cheio de verdades quem sabe a gente nao caminha junto prum lugar com menos frase de efeito vazia e mais aprofundamento?
@@gustavoemannueldeangolasil243 até jesus voce quer distorcer? profeta de que, cara? profeta é coisa de religião, materialismo histórico é ciência. Um se faz em templo e outra na universidade, você ta trocando as bolas aí. E não, Gabriel, não sou sínico, tenho formação cristã e sei do que eu to falando. Eu já li a bíblia, aliás recomendo. Sabe onde surgiu esse termo que você tá usando, "doutrinacao marxista"? na alemanha nazista. Parabéns, é essa galera que teu pensamento veio. Qual teoria a mais voce gosta dos nazistas? Fiquei curioso agora. Você quer fazer campo de concentração aqui no brasil, é isso? Quer fazer caça aos comunistas?
@@gustavoemannueldeangolasil243 Isso é bobagem pura e/ou distorção fos fatos históricos.Mussolini foi expulso do partido socialista italiano e quando chegou ao poder, assumiu uma postura burguesa, com apoio dos latifundiários e promovendo perseguições e atentados a comunistas de modo geral.Não tem nenhuma relação entre o marxismo enquanto vertente política e o fascismo do Mussolini, essa relação quem faz é gente desonesta que só pega da história o que lhe convém.
15:45
"Não era uma guerra da classe trabalhadora, era uma guerra onde os ricos estavam mandando e os pobre morrendo pra defender os interesses deles"
Eu acho que eu nunca vi uma definição tão certeira.
E assim é em todas as guerras
Os de cima estão no conforto deles e enviando o povo pobre pra morrer ou voltar com o psicológico acabado
concordo pra krl
Eu to lendo democracia e luta de classes e é exatamente isso
Kķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sério mesmo você não precisa concorda comigo mais deixar ser enganado pela propaganda soviética é foda .
@@LucasLopes-pb6ep E vc vai pela Americana que invade outros países, boicota-os, e financia golpes de Estado para colocar governos fantoches a favor dele no lugar?Pelo menos a "propaganda soviétiva" é verificável, ao contrário das histórias do lendário e fictício Thomas Sowell.
Comentando pra elevar o algoritmo. Sucesso, camarada
Respondendo pelo mesmo motivo
#tmj
@@alissonfranca578 e eu te respondo tbm pelo mesmo motivo
Up
O Thiago me lembra um professor de sociologia da escola que eu estudava que falava com os alunos de forma natural, sem palavras dificeís, ele ensinava da melhor maneira, trocando ideia e não jogando matéria pesada em cima de matéria e trabalho e prova, a gente aprendia mais conversando com ele sobre o assunto do que decorando e copiando um livro. Foda!
Há um hiato enorme entre falar fácil e maltratar a língua portuguesa.
@@vianinha_476viana8 Quem maltratou a lingua portuguesa ? kk mds
@@vianinha_476viana8 há um hiato enorme entre ficar quieta e não falar besteira e e digitar um monte de merda 🤭
@@vianinha_476viana8 falou o defensor incontestável da norma culta da língua portuguesa. Grande mierda.
@@vianinha_476viana8 ele fala no dialeto favelístico de São Paulo, falado por gente real. O brasileiro que não entende as vertentes do próprio idioma deveria estudar mais para além dos livros.
você é muito importante, entenda!
futuramente queremos um vídeo sobre a República Popular da China, muito sucesso pra você! ♥️
Revolução Russa e Cubana são as únicas coisas no mundo que mantém minha fé de que um dia mudaremos o mundo todo. Grande vídeo e meus parabéns pelo roteiro!
Cuba? Kkkkkk aquele lugar miserável é espelho pra vc?
@@aawwa miserável é melhor exemplo do capitalismo pró americano, é o Haiti, Afeganistão, Filipinas etc...
@@cauaqueirozpaes7105 duas faces da mesma moeda.
@@cauaqueirozpaes7105 capitalista pra krl, pra onde ru olha tem rosto de che guevara kkkkkk
Vai morar nesses países merdas.
Ótimo vídeo, cara! Queria muito ver uma continuação sobre a história da URSS e mais sobre o debate Stalinista x Trotskista (E indicações de leitura a respeito também). Parabéns pelo trabalho, muito sucesso!
Nossa, sim!! Eu terminei o vídeo com esse pensamento! haha Queria muito ver a continuação da história por uma fonte confiável.
Acho que o assunto é espinhoso e pode acontecer viés conforme um autor ou outro.
Eu sempre fui muito ignorante com relação a revolução russa, sabia o nome dos revolucionários, sabia que tinha sido uma das mais importantes do mundo, mas não fazia ideia de quão dinâmico foi.
Cara, parabéns! Seu vídeo foi bem didático, tanto que até eu entendi toda a cronologia e a necessidade da revolução. E olha q eu sou bem burrinho kkkkk
Não continue sendo assim "bem burrinho",embora não o classifico assim,as palavras são suas,mas acho que você não é burro,nem burrinho,nem burrão,só precisa pesquisar mais. A esquerda sempre procura "romantizar"a Revolução russa,seja ignorando ou escondendo os fatos,inclusive com relação a tríade sanguinária-Lênin,Trótsky e Stálin. Não,as atrocidades não começaram com Stálin,elas só pioraram com ele. A Revolução maximizou a fome,os assassinatos,a perseguição política e ao contrário do que prometeram os seus principais líderes,coisas muito mais horríveis do que no kzarismo,ocorrem na Rússia pós 1917,sobretudo quando falamos de URSS. Milhões de pessoas morreram de fome,e de outras formas extremamente crués,como se não bastasse. Judeus refugiados por exemplo,preferiam cair nas garras da Gestapo,para supostamente morrerem mais rápido,do que continuarem sob o terror comunista. E o chamado Holodomor,o holocausto ucraniano,que exterminou tanto quanto o holocausto nazista? Com uma diferença no mínimo curiosa,Hitler,com sua mente doentia e diabólica,"elegeu" o seu povo como superior aos demais e é claro aos judeus,ou seja,essa "raça ariana" segundo ele,deveria ser preservada,selecionada,ao contrário de Stálin,que massacrou o seu povo enfim,porque só uma parte da história é contada?
vc podia falar sobre a história da urss até a queda em 1991!! seria muito bom ouvir de alguém desse meio, amei o vídeo!
@@gustavoemannueldeangolasil243 pois é, olha como a Rússia é hoje... E pensar que na época da URSS disputava diretamente com os EUA sendo uma das maiores potências do mundo!
esposa até o dia da morte dela e assim herdou os bens dela... Estudam mais histórias e se aprofundam mais antes de idolatrar o comunismo. Se o comunismo fosse tão bom os cubanos, venezuelanos e norte-coreanos não estariam fugindo dos seus países por causa do comunismo e socialismo.... Vlw flw fui
Vdd
@@gABRIEL78810 eu entendo suas críticas, seus medos, mas antes você precisa entender o que é o comunismo, digo definição, entender a ideia da base. E entender que comunismo nunca existiu, o que existe são comunistas ou partidos comunistas, e que o comunismo é o processo final do socialismo onde os meios de produção que pertenciam a burguesia, passe a ser dos trabalhadores, através de cooperativas ou estatais e que a classe dominante (os capitalistas) trabalhem como todo mundo e não vivam dos lucros que os funcionários produzem.
Os capitalistas controlam e usam seus poderes de estado, porque o único meio deles garantirem que tudo pertença a eles e a gente trabalhe pra eles. E que o comunismo sendo a última etapa do processo, ele precisa necessariamente que todos os países sejam comunistas também, pra assim, o estado passe a não ser mais necessário... Porque né, é óbvio que um país capitalista vai querer acabar com o modelo, através de boicotes, de sanções econômicas igual acontece em Cuba, Venezuela, Coreia Popular, foram boicotada por países capitalistas pra que o modelo não sirva de modelo pra outros países e estoure revoluções pelo mundo todo. Os poderosos do mundo jamais vão querer ceder os privilégios deles em prol de um bem comum, jamais, e é por isso que, como diz Mark Fischer: "é mais fácil ver o fim do mundo do que o fim do capitalismo".
Não é difícil de entender, sugiro respeitosamente que esteja aberto pra ouvir os comunas e entender a linha de pensamento deles, as críticas deles, mesmo que seja pra criticar depois, mas pelo menos você terá mais aprofundamento.
Posso indicar o canal do Ian Neves (vídeo: o que é comunismo) Gustavo Gaiofato, Laura Sabino, João de Carvalho... Entenda a visão deles, eu te garanto que depois de entender não vai mais precisar ter medo. Eu te entendo, também tinha, mas quando a gente para pra ouvir o outro e os anseios deles, você acaba vendo que também é um trabalhador e que precisamos defender nossa classe. Dá uma passada lá, mesmo que por curiosidade.
@@gABRIEL78810 primeiramente não tem fugas da coreia do norte e isso eu te provo com um caso BEM simples que foi o caso de uma garota norte coreana que SE ESPECULA que fugiu de la mas inventou mais de CINCO versoes da historia dela, agora me responde se ela REALMENTE fugiu de la pq ela inventou tantas versoes que nao fazem sentido algum??
Pela 1° vez eu entendi direitinho do que se tratou essa revolução, consegui fazer ótimas anotações. Confesso que to incrédulo de quão raso essa revolução importantíssima foi passada pra mim durante escola e zaz e zaz...
Excelente vídeo Thiago :)))))
É pq na escola nem sempre é possível aprofundar assim, aqui as pessoas assistem porque querem e estão dispostas a aprender
FINALMENTE MINHA NECESSIDADE DE CONTEÚDO CONFIÁVEL FOI SACIADA
é sobre isso
tô assim kkkkkkkkkkkk
sim akkakaka
Isso não é confiável não amigo, caso queira, posso passar outra visão sobre o assunto :)
@@felipebatista06 Visão imperialista!
Só existe duas vertentes, do explorado e do explorador!
O resto é materialismo historico-dialetico !
pra mim essa musiquinha de fundo deu muito diferença aumentou meu foco é atenção
Esse comecinho com o "salve família!" bem na hora em que começaria a letra original, ficou muito foda!
Claro, o vídeo ficou muito bom tbm, mas os detalhes tbm são marcantes!
Eu gostei tbm ficou daora
Acabei de assistir! Lindeza de vídeo. Vou ler o John Reed de novo depois desse vídeo que deu vontade! Tmj camarada!
Corri mais rápido que o resultado das eleições municipais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ADORO!!!!!
Zicou a velocidade dos resultados 😳😳😳😳
@@lyonvitor3350 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu sabiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
SQN kkkk
QUE AULA INCRÍVEL! era isso que eu estava procurando!
vc ganhou um inscrito, muito bem!!!
"Que as classes dominantes tremam diante da ideia de uma revolução comunista!"
Seus vídeos de história (e todos os outros) são incríveis! 👏👏
@@gustavoemannueldeangolasil243, me prova esses 10%?
Entendi, @@gustavoemannueldeangolasil243. Comparado com a quantidade de mortos pelo capitalismo em razão da fome, desigualdade social e guerras que o sistema fomenta, acho que ainda vale o comunismo (afinal o socialismo busca a erradicação dessas tragédias ao contrário do capitilismo que as usa para lucrar).
Não adianta argumentar com Comunistas, quando não tem argumentos eles fogem ou apelam pro argumento do revisionismo, lembre-se das palavras de Hayek "Se os socialistas entendessem de economia, não seriam socialistas".
@@gustavoemannueldeangolasil243 kkkkkkkkk olha esse cara inventando dados
@ 94 milhoes na revolução da china,12 milhões na revolução da Rússia atoa,agr os dois são captalistas😎😎😂😂😂😂
Sensacional seu trabalho irmão....continue a produzir. Parabéns.
Chavoso sua linguagem simples é maravilhosa. Através de você comecei a compreender um pouco mais sobre Marx, e com o Ian Neves e Gaiofato eu consegui entender de fato o que significa o socialismo... O trampo de vcs deveria se unir, vcs são fodas. Que vcs se espalhem e levem a palavra a toda classe trabalhadora. Que venha a revolução 🚩
você só acha a linguagem dele boa, porque você é burro
só burro acha essa linguagem legal kkkkkkkkkkkkkk
Baita vídeo! Se a gente se unir, a gente pode tudo!
Que as classes dominantes TREMAM diante de uma revolução comunista!!!!!!
Excelente vídeo, camarada.
"Se os socialistas entendessem de economia, não seriam socialistas".
@@ETERNAL_31789 se os críticos do socialismo entendessem o socialismo não estariam falando uma bobagem dessas
@@miguelkosiniuk9703 que vive o socialismo vai pra Cuba
@@AdrianoSilva-ke8ev Se tu pagar minha passagem eu vou.
@@jamescristofher1273 ei para com esse "pagar", isso é para capitalista como eu!
Irmão, infelizmente nem consigo te ajudar financeiramente, mas saiba que seu trabalho é impecável
24:17 "Sem nenhuma participação da burguesia." Principalmente porque até hoje partido que defende conciliação com a burguesia (aqueles mesmos, os reformistas) está mais do lado da burguesia que do nosso. Vou usar esse vídeo como referência pra divulgar a história da revolução russa, de tão fiel aos fatos que ele ficou!
Voce é SHOW. ficaria 4 horas assistindo, grata "Todo poder ao povo"
Parabéns pelo vídeo Chaave!! Muito bom!!
CARALH@, O MUNDO PRECISA VER E OUVIR ISSO!!!
Primeiro vídeo que explica de forma clara e de onde veio tudo para originar a Revolução Russa.
Vídeo super completo, uma pesquisa super bem feita, linguagem acessível e didática, edição feita claramente com muito carinho. Muito obrigado por essa aula, a melhor que eu já vi sobre o tema.
Você explica muito bem. Parabéns!! Continue por favor.
Estou com insônia. Acabei maratonando os vídeos do seu canal. Você é perfeito! Meus parabéns, queria ter tido um professor como você! Muita luz em seu caminho!
Tiago. Show... muito didático o jeito que você narrou. Vou colocar meu filho de 11 anos pra assistir. Parabéns pela narrativa simples e muito completa.
Que conteúdo MARAVILHOSO! É exatamente esse tipo de abordagem e trabalho tão bem feito que o Brasil precisa. Continue firme cara, tu é foda demais e *muito* necessário.
Descobri na semana passada pela minha avó que meu tataravô Russo, veio ao Brasil para fugir da "guerra", primeiro minha tataravó e os filhos, por fim ele. Desde então estou tentando entender melhor essa parte da história e seu vídeo ajudou muito, obrigada.
Magnífico !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
comentando pra engajar o algorítimo e VIVA O PROLETARIADO!
Eu AMO o teu nickname!!!! Viva o Soviet onion hahahahahhahaha
@@gustavoemannueldeangolasil243 no capitalismo é assim mesmo. Sob as economias planificadas o consumo de calorias foram para níveis absurdos e superaram várias potências imperialistas.
@@gustavoemannueldeangolasil243 1- Sim, a URSS se tornou um país imperialista, mas isso com o golpe de Khrushchev, que foi um líder revisionista do qual implementou reformas capitalistas, causando um desaceleramento brusco no desenvolvimento econômico. Por exemplo ele desmantelou a propriedade coletiva no campo, onde os trabalhadores detinham as cooperativas. Isso causou um caos na agricultura do país. Suas ações chegaram a ser condenadas por Hoxha e Mao, uns dos únicos verdadeiramente marxista-leninistas.
2- Sim, a China também se tornou um país imperialista, mas isso com a transformação do PCC nos anos 80, que dividiu o partido entre liberais e marxista-leninistas. A liberação do capitalismo no país em 1978 também, acabou influenciando não só nisso, mas também nos casos de escravidão, trabalho infantil, e no descontentamento popular, levando a uma revolta na praça Tian'anmen.
3- Sim, Marx entendia sim de economia, e bem mais do que você. Por acaso você leu alguma obra dele? Pelo visto não. E da onde você tirou que ele nunca trabalhou ou era milionário, por acaso você leu alguma biografia dele? Pelo visto também não.
4- Não, a economia planificada alcançou avanços inéditos na área militar, social, tecnológica e econômica. Se a economia socialista fosse tão "fracassada" assim, você poderia me explicar como que ela alavancou a URSS, a China, a Albânia, a Romênia e a Coréia de nações semi-feudais para nações industrializadas em tempo recorde?
Poderia me explicar como que a Coréia do Norte possuía um desenvolvimento econômico que deixou a do Sul pra trás até os anos 80? [1] Poderia me explicar como a Albânia foi a nação de mais sucesso da Europa? [2] Poderia me explicar como que a China alavancou sua expectativa de vida mais do que qualquer país? Poderia me explicar como que a URSS chegou de um estágio destruído pela guerra ao espaço em menos de 4 décadas, sendo que os EUA levaram quase dois séculos? Poderia me explicar como que todas as nações socialistas tinham uma maior qualidade de vida, dependendo da sua renda? [3]
Se quiser toma alguns dados aí:
ourworldindata.org/grapher/food-supply-kcal?tab=chart&time=1961..2013&country=BGR~CHL~OWID_USS~USA~OWID_WRL~HUN
boradiscutir.blogspot.com/2014/12/uma-economia-socialista-funciona.html
qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-17cf001a8f33d63f1f96f39d1fdcf93c
www.marxists.org/history/erol/ncm-6/red-flag.pdf
Fontes:
[1] drive.google.com/file/d/1OX04Mj-HRu1O_YBvB48YHQov3Zf2F_zB/view
[2] www.amazon.com/Albania-Most-Successful-Country-Europe/dp/0951014900
[3] ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1646771/pdf/amjph00269-0055.pdf
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1399170/
@@gustavoemannueldeangolasil243 1- O que você acha que está falando? Khrushchev foi responsável por invasões a outros países, influenciando outros políticos que nem ele. Assim deu cria a Gomulka, que tornou a Polônia um país semi-capitalista, ao mesmo tempo que aumentou a repressão, junto com Gierek e Jaruzelski. Além disso ele interrompeu o milagre econômico que havia desde 1928, influenciando na posterior queda da URSS, que aí sim degradou aos montes o padrão de vida dos soviéticos.
Khrushchev não passou de um líder mentiroso, que mentiu principalmente sobre Stalin, após ter sido responsável por um culto a personalidade dele, e que ganhou popularidade barata entre a população.
2- Novamente criticando Marx sem ter lido exatamente nada sobre ele. Olhe bem, as suas críticas vêm do seu próprio senso comum, ou de algum liberalzinho/bolsonarista aí da internet que falou algo e você acreditou sem ter checado fontes nem nada. Me diga então aonde que você viu que ele não trabalhou, já que você prefere acreditar em qualquer um na internet do que em biógrafos.
E aliás, que tipo de argumento é esse? E daí se ele foi um trilionário com 8 mansões, se ele escreveu e publicou diversos livros de sucesso enquanto tu não consegue nem escrever um comentário direito? O marxismo também não é só de Marx, é de Engels, de Lenin, de Ho Chi Mihn, etc. E ninguém desses aí foram algum tipo de milionário.
3- "Você sabe que tudo isso é mentira" diz a pessoa que não mostrou sequer 1 fonte pra nada que falou, impressionante.
Isso só é mentira segundo bolsonaristas/liberais/capitalistas. As únicas fontes que eu citei aqui vêm das Nações Unidas e do Banco Mundial, e não do senso comum meu, igual as suas fontes.
4- Uma minoria bem paga pelo ocidente fala isso de "fome, corrupção, etc.", mas se você quiser realmente saber o que as pessoas desses países relatam, então saiba que:
- Na Albânia, 60% dos albaneses hoje acham o comunismo uma boa ideia, número maior entre os mais velhos, que viveram o período; (OCSE)
- Na Romênia, 70% dos romenos opinam que viviam melhor nos tempos do "comunismo" do que hoje em dia; (El Mundo)
- Na Hungria, 72% dos húngaros preferem os tempos de "comunismo" do que os atuais; (PewResearch)
- Na Bulgária e na Ucrânia, 62% acham que viviam melhor no "comunismo", do que nos dias de hoje; (PewResearch)
- No Tajiquistão, 70% relembram bem os tempos da URSS (CSMonitor)
- No território da ex-RDA, 57% dos alemães defendem a RDA (Der Spiegel)
- Na Rússia, 64% dos russos querem reconstruir a URSS (sputniknews)
- No Azerbaijão, 70% das pessoas acham que viviam melhor nos tempos da URSS do que agora; (VTsIOM)
- Na Armênia, 71% das pessoas acham que viviam melhor nos tempos da URSS do que hoje em dia. (VTsIOM)
- E na Sérvia, 81% das pessoas preferem os tempos de Tito do que os atuais. (BalkanInside)
Além desses outros links de relatos de quem realmente viveu nos países "comunistas":
www.diarioliberdade.org/artigos-em-destaque/414-batalha-de-ideias/33516-opresivo-e-cinzento-n%C3%A3o,-crescer-no-comunismo-foi-a-%C3%A9poca-mais-feliz-de-minha-vida.html
boradiscutir.blogspot.com/2015/03/nos-viviamos-melhor-naqueles-tempos.html
www.hist-socialismo.com/docs/DufreyURSSAnos30.pdf
5- Aos outros que estão lendo, eu sei que é agonizante ver eu perdendo tempo com esse cara, mas eu não ligo já que responder comentários faz parte dos meus estudos.
Deveríamos ser anarquistas, isso sim!!
Muito bom mano, sempre quis entender essas coisas mas nunca tinha parado pra pesquisar. Você explicou muito bem. Muito sucesso e alegria pra você!
Vey vc é o meu mais mais skskksksksks amo as suas aulas Thiago. Nas partes em que vc estava falando do povo unido pelo seu bem em conjunto, nosso fiquei emocionada demais.
Mano, esse vídeo teu é tão esclarecedor cara! Anos no ensino médio, agora dando uma revisada nos livros, fui pego de surpresa ao ver que lá tudo o que está dito nesse vídeo foi meramente resumido em 1 página (com óbvias omissões) q só me fez deixar com dúvidas. Só quero dar os parabéns! A forma e a didática com que você compartilha esse conhecimento aqui me ajudou muito. Vlw!
Muito obrigada pelo vídeo Chavoso!!Ele me ajudou muito na prova de história e vai fazer com que eu nunca esqueça esse período importantíssimo para a esquerda revolucionária!
Você é fera !!! Parabéns Mano por compartilhar a história da revolução soviética
Meu...Fodástico 👊👏👏👏
Tô apaixonada por cada um dos seus vídeos! Obrigada! Vc é necessário demais
Conteúdo necessário irmão!! Obrigado por compartilhar
adoro que a cada vídeo novo tem mais livros no fundo! uma inspiração para futura estudante de história e espero não ser uma professora quadrada! parabéns!
Koe parsa, mano comecei a me integrar sobre o socialismo com Ian, Gustavo, João Carvalho, Laura...
Agora, tu é foda dms, mlk !
Voa mano. Pra tu, agora tá fácil.
Tu e bem mais jeitoso com as palavras e consegue colocar num tom de quebrada que é essencial pra prender a atenção.
Mano, obrigado pelo conteúdo que tem fornecido a geral e com isso dificultando o espalhar de notícias falsas ai.
Tá fazendo um trabalho incrivel, mano. De verdade !
Por favor, não desista !
Será que só eu chorei vendo esse vídeo?
Imensa gratidão pelo seu trabalho mano!
Sou testemunha que mais gente chorou aqui qnd o Thiago estava descrevendo sobre as conquistas da revolução
Simplesmente sensacional, dois anos depois da data de postagem eu estou aqui vendo seus vídeos varias e varias vezes e usando como base para estudar e apresentar trabalhos na escola. Sou muito seu fã.
Thiago, que didática maravilhosa! O assunto fluiu tanto que nem percebi quando já estava chegando ao fim. Ansioso pelos próximos vídeos. Um beijo! ❤️
Maravilhoso e necessario!!!!! Amei!!!!
Definitivamente a melhor aula sobre a Revolução Russa que eu já vi! Você foi muito didático e fez um ótimo uso das imagens e músicas (obs.: adorei a sinfonia que acompanha sua descrição até a tomada do Palácio de Inverno - parece uma epopeia, sensacional!) Para quem não conhece, fica um livro de referência sobre o papel das mulheres neste processo: "Mulher, Estado e Revolução" da autora Wendy Goldman.
Ahhh obg pela indicação,tava precisando
ESSA AULA MAGNA É INDISPENSÁVEL PARA QUALQUER UM QUE PRETENDA SABER QUEM FOI O VERDADEIRO LENIN, A VERDADEIRA NATUREZA DA REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917 E DO PARTIDO BOLCHEVIQUE
SÃO FATOS PERTURBADORES...
CAPÍTULO 01
Em 1918 visando aniquilar implacavelmente os opositores da Revolução, o regime bolchevique liderado por Vladimir Ilyich Ulianov( Lenin), com o auxílio da Tcheka (a temível polícia política) e do Exército Vermelho, levaram a cabo uma onda de prisões indiscriminadas em massa e assassinatos sistemáticos
de categorias inteiras consideradas "reacionárias", "burguesas", "contrarrevolucionárias". Foram dizimadas pelos bolcheviques: comerciantes, profissionais liberais, intelectuais, empresários, estudantes, camponeses, oficiais do exército, mencheviques , membros do Clero, os trabalhadores industriais que não cumpriram as cotas
de produção, camponeses kulaks, mercadores, czaristas , socialistas não
bolcheviques, nobres e mesmo qualquer um que se opusesse ao frenesi de violência ilimitada do regime.
A única culpa desses cidadãos, na consciência perversa de Lênin e seus asseclas, era a de pertencerem a uma"classe inimiga". Esse episódio sangrento ficou conhecido como "TERROR VERMELHO".
As unidades do exército vermelho e agência de polícia secreta criada por Lenin conhecida como a Tcheka não tiveram pudores em usar os métodos mais cruéis para lidar com os monarquistas e outros grupos anticomunistas. Lenin determinou a execução sumária do Czar Nicolae II, sua esposa e os seus 5 filhos e inclusive dos seus criados( esse episódio ficou conhecido como o
"massacre de Ekaterinburg", Os corpos foram jogados num caminhão e transportados para um local previamente escolhido e
despojados das suas roupas e valores, suas faces foram esmagadas com coronhadas de rifle, depois foram empilhados, molhados com ácido sulfúrico, querosene, cobertos com cal virgem e queimados. Os seus restos mortais foram enterrados numa cova rasa, só descoberta em 1989).
O chefe do pelotão de fuzilamento foi Yakov Yurislov.
Todas as cidades que se recusaram a apoiar o regime bolchevista foram arruinadas. A Tcheka prendeu dezenas de milhares de pessoas pelo crime de "oposição ao regime". Milhares de pessoas foram torturadas e executadas em massa. Nos telégrafos que enviou aos militantes comunistas em todas as partes do país, Lenin deu ordens constantes para que as execuções fossem realizadas de forma a espalhar o medo e terror na população. Reiteradamente, Lenin instruiu seus adeptos e aliados para que superassem os escrúpulos e agissem com brutalidade implacável. Os Bolcheviques expropriaram completamente a burguesia e a aristocracia do regime anterior, reduzindo-os e condenando-os a miséria. Em contrapartida, implantaram a sua própria burguesia, uma burguesia estatal , muito mais exploradora, com muito mais privilégios do que elite do regime czarista, e privilégios vitalícios, além de extremamente burocrática.
A Tcheka usou caminhões disfarçados de caminhões de entrega, chamados de "Marias Negras", para a prisão e transporte de prisioneiros.
Lenin determinou o fim da propriedade privada e o confisco de todos os bens dos camponeses pelo Estado. Contou com o auxílio do chefe da Tcheka, o carrasco Félix Dzerjinski, conhecido pela sua crueldade.
Segunda as palavras de Dzerzhinsky: "Transformaremos nossos corações em aço, que temperaremos com o fogo do sofrimento e o sangue dos lutadores pela liberdade. Faremos nossos corações cruéis, duros e inamovíveis, para que não haja nenhuma misericórdia entre neles e para que não tremam ao ver um mar de sangue inimigo. Vamos abrir as comportas desse mar. Sem misericórdia, sem economia, mataremos nossos inimigos em dezenas de centenas. Que sejam milhares, deixe-os se afogar em seu próprio sangue. Pelo sangue de Lenin e Uritsky, Zinovief e Volodarski, que haja inundações do sangue da burguesia, mais sangue, tanto quanto possível"
Ainda segundo Dzerzhinsky: “O terrorismo era uma condição sine qua non da revolução... nós defendemos o terror organizado, isso deveria ser francamente admitido. O terror é uma necessidade absoluta em tempos de revolução"
Lenin sempre aceitara sem ressalvas a necessidade de usar o terror em ''defesa da revolução''. Ele considerava o terror uma arma útil à 'guerra civil'. Ele tomara a precaução de se manter publicamente afastdo das insttui ções encarregadas de disseminar a repressão. Cabia a terceiros assinar as sentenças de morte. Isto ajudava a fomentar o mito de que Lenin era um ''czar'' bom e amável, que nada tnha aver com os malfeitos de seus oprichniki. MAS NOS BASTIDORES ELE ERA O MAIOR DOS PALADINOS DO TERROR VERNELHO
Lenin considera o terror como um instrumento da lutas de classes
As primeiras vítimas do Terror foram os Socialistas Revolucionários (SR). Ao longo dos
meses da campanha, mais de 800 membros do SR foram executados, enquanto outros
milhares foram levados ao exílio ou detidos em campos de trabalho. Em questão de
semanas, as execuções realizadas pela Cheka duplicaram ou triplicaram a quantidade de
sentenças de morte pronunciadas pelo Império Russo czarista durante seu período de 92 anos de
1825 a 1917. Enquanto os Socialistas Revolucionários foram inicialmente os principais
alvos do terror, a maioria de suas vítimas estava associada à autocracia czarista.
Em 16 de março de 1919, a Cheka invadiu a fábrica Putilov . Mais de 900 trabalhadores que
entraram em greve foram presos, dos quais mais de 200 foram executados sem julgamento. Numerosas greves ocorreram na primavera de 1919 nas cidades
de Tula , Oryol , Tver , Ivanovo e Astrakhan . Trabalhadores famintos procuravam obter rações
de comida equivalentes às dos soldados do Exército Vermelho. Eles também exigiam a
eliminação de privilégios para os bolcheviques, liberdade de imprensa e eleições livres. A
Cheka reprimiu impiedosamente todos os ataques, por meio de prisões e execuções
Os homens da Tcheka foram responsáveis pelas piores torturas e atrocidades de todo o século 20: Os prisioneiros eram esfolados vivos, desovados, escalpelados(pele rasgada), "coroado" com
arame farpado, empalados , crucificados , enforcados , apedrejados até a morte, amarrados a
pranchas e empurrados lentamente em fornos ou tanques de ebulição , ou rolado nus em
barris internos cravejados de pregos. Os chekistas derramaram água em
prisioneiros nus nas ruas de inverno até que se tornassem estátuas de gelo vivas. Outros
decapitaram suas vítimas torcendo seus pescoços até que suas cabeças pudessem
ser arrancadas.
Em Kharkov, os Chekista aplicaram nos prisioneiros o "truque da luva", que consistia em mergulhar as mãos da vítima em água fervente, até que estivessem em carne viva e sangrando, então, os algozes arrancavam a pele, de preferência inteira, guardando-a como um troféu.
Em Tsaritsyn, durante os interrogatórios, costumava-se serrar os ossos dos prisioneiros
Os destacamentos da Cheka estacionados em Kiev, anexaram um tubo de ferro ao torso de uma vítima amarrada e inseriria um rato no tubo fechado com
rede de arame, enquanto o tubo era mantido sobre uma chama até que o rato começasse as roer as entranhas da vítima em um esforço para escapar.
Interessante notar que havia, inclusive, agentes femininas, espantosamente cruéis. Vera Grebennikova era uma delas. Presume-se que em apenas dois meses de serviço, em Odessa, ela tenha matado 700 pessoas, muitas sem a menor condição de defesa. Em Arkhangelsk, Rebecca Platinina-Maisel deu cabo da vida de mais de cem, entre as quais toda a família de seu ex-marido, a quem crucificou, numa vingança abjeta.
Os Chekistas deixaram centenas de cadáveres com mãos cortadas, ossos quebrados, cabeças arrancadas, mandíbulas quebradas e genitais
removidos
O ódio e a indifrença pelo sofrimento humano estavam entranhados nos corações e nas mentes de todos os líderes bocheviques
Nem mulheres e crianças foram pousada do terror da Cheka. As mulheres eram
torturadas e estupradas antes de serem baleadas. Crianças com idades entre 8 e 13 anos
foram presas e executadas.
Na província de Tambov, os carrascos da Tcheka pregaram os prisioneiros com estacas ferroviárias pela mão esquerda e pelo pé esquerdo em árvores um metro acima do solo e assistiram aos tormentos dessas pessoas deliberadamente crucificadas de maneira estranha. Eles abriam a barriga de um prisioneiro, tiravam o intestino delgado e, pregando-o a uma árvore ou poste telegráfico, empurravam o homem em volta da árvore, vendo o intestino se desenrolar através da ferida. Despindo um oficial capturado, eles arrancaram tiras de pele de seus ombros em forma de alça.
CAPÍTULO 03
Os bolcheviques, que eram ferrenhamente ateus, assim que tomaram o poder, deram inicio
a uma campanha de “limpeza religiosa” na Rússia utilizando-se de diversos métodos de opressão: confisco de bens, proibição de ensino religioso, tortura, interrogatórios, assassinatos, espoliações, propaganda anti-religiosa, trabalhos forçados e coações. O clero católico romano foi duramente perseguido, muitos religiosos foram mortos ou
deportados para campos de trabalho forçado (Gulags). Anos de perseguição e repressão anticristã resultaram em mortes, diminuição do clero local e desapropriação de instituições que pertenciam a Igreja.
Assim, inexoravelmente, Organizações religiosas tiveram todas as suas terras confiscadas.
Centenas de igrejas foram fechadas. Padres, imãs e rabinos foram rotineiramente mortos ao longo de toda a guerra civil, e realizaram-se julgamentos de fachada e execuções de líderes da Igreja Ortodoxa Russa em 1922
A Igreja Católica bielorrussa, foi devastada pelos bolcheviques. Tanto que em 1956, não havia
nenhum bispo na Bielorrússia, nenhum jornal católico em circulação e das 299 capelas restou apenas 30
Os bolcheviques perpetraram sua insistente luta contra a religião,
proclamando nequivocamente que seu objetivo era de eliminar completamente a religião da URSS, principalmente do cristianismo.
Inúmeros decretos e restrições foram impostos as instituições religiosas. A função de professor de religião foi suprimida, sermões submetidos à censura, vasos sagrados e ícones foram confiscados ou vendidos. Além disso, desencadeou-se uma campanha ideológica que espalhava o ateísmo e visava à destruição da religião. Prova disso foi a criação do movimento dos “Sem Deus”, apoiado pelas autoridades soviéticas.
No entanto, como a ideologia marxista interpretada por Lênin e seus sucessores viam a religião como um obstáculo à construção de uma sociedade comunista, acabar com todas as religiões (e substituí-las pelo ateísmo tornou-se uma questão ideológica de fundamental importância para o Estado soviético.
Durante a Guerra Civil Russa , muitos clérigos foram mortos. Alguns morreram como
resultado de violência espontânea endêmica no vácuo de poder da guerra e alguns foram
executados pela Tcheka por apoiar os exércitos brancos. A igreja
alegou que 322 bispos e padres foram mortos durante a Revolução. Entre junho de 1918
e janeiro de 1919, figuras oficiais da Igreja (que não incluíam o Volga , Kama e várias outras
regiões da Rússia) afirmavam que um metropolita, 18 bispos, 102 padres, 54 diáconos , e 94 monges / monjas foram mortos .A estimativa de 330 clérigos e monásticos mortos em 1921 pode ter
sido subestimada, devido ao fato de que 579 mosteiros/conventos foram liquidados durante
esse período e houve execuções em massa generalizadas de monges / monjas.
CAPÍTULO 04
Sobram evidências de que, no outono de 1918, quando o terror tomou-se sistemático, o índice de rejeição aos bolcheviques abrangia todos os setores da população, exceto o seu próprio aparelho. Em tais circunstâncias, um “terror implacável e impiedoso” era a única maneira de preservar o regime
Caso a oposição fosse minoritária, não teria sido difícil identificála e eliminá-la, cirurgicamente. Na Rússia soviética, entretanto, quem estava em minoria era o regime bolchevique e seus aliados. Só conseguiram permanecer no poder porque pulverizaram a sociedade, destruindo todas as formas de expressão independente. O Terror Vermelho deu a entender à população que nem os inocentes poderiam sobreviver, a menos que se anulassem, aceitando a inexorabilidade dos fatos. Convertida a sociedade numa aglomeração de átomos humanos, temerosos de atrair atenção e preocupados exclusivamente com a própria vida, o regime não precisava mais importar-se com o que cada um pensava, o governo tinha toda a esfera da atividade pública para si. Assim, umas poucas centenas de milhares de homens conseguiram subjugar cem milhões, ou mais.
Evidentemente, os idealizadores desses métodos pagaram um preço, deformando o poder aponto de torná-lo irreconhecível. O terror pode ter salvo a Revolução , mas corroeu totalmente a sua alma.
CAPÍTULO 05
Por meio da Revolução de Outubro de 1917, nenhum proletariado chegou ao poder, a
classe operária não se tornou a classe governante, e os operários comuns não tomaram eles próprios as decisões cruciais do Estado e da sociedade como
estava previsto na obra de Lenin
"O Estado e a revolução"
As coisas foram totalmente diferentes.
QUEM CHEGOU AO PODER FORAM OS BOLCHEVIQUES!
Portanto a Revolução de Outubro não foi uma "Revolução Popular" e muito menos uma iniciativa popular, nascida das camadas mais pobres da população, mas sim um "putsch" levado a cabo por um punhado de fanáticos avidos por chegar ao poder, no qual não houve qualquer participação popular. E segundo testemunhas oculares população reagiu com desinteresse total. Na realidade os traseuntes pareciam sentir que não fazia diferença quem estava no poder, já que tudo estava tão ruim que possivelmente não poderiam ficar pior.
De modo algum, a Revolução foi uma vontade popular, mas sim a vontade de uma extremista "elite intelectual"
Aquela "Revolução proletária" na realidade foi um progrom de ganância, ódio e vingança.
Eles derrubaram uma ditadura e implantaram outra 500 vezes pior.
Ao invés de uma ditadura do proletariado, o que ocorreu concretamente foi uma "Ditadura sobre o proletariado", e tampouco na Rússia soviética houve um Governo do povo, o que ocorreu foi uma ditadura sobre o povo.
Assim que tomaram o poder, os Bolcheviques exterminaram e expurgaram toda a oposição, todos "contrarrevolucionarios", e os que não mataram, enviaram para campos de trabalho forçado, no caso os recém criados Gulags.
Os Bolcheviques reprimiram impiedosamente as greves dos operários nas indústrias e os seus protestos políticos. Os operários russos simplesmente foram privados de todos os direitos conquistados sob o czarismo, incluindo os de eleger seus representantes sindicais e de fazer greves para reivindicar melhores condições de trabalho. Evidentemente, uma economia controlada, com planejamento central da produção e monopólio estatal do comércio não podia coexistir com um mercado de trabalho livre.
Além do mais, impetraram nacionalizações em massa, censuraram tudo e a todos,
Os bolcheviques proibiram todas as publicações que não apoiavam o regime, sujeitando todas as formas de expressão intelectual e artística ao crivo do seu partido, além de estatizarem todos os jornais e as empresas editoriais,
fecharam todos os jornais e periódicos não-bolcheviques,
eliminaram de uma só vez todas as fontes de informação e opinião independente, fazendo a Rússia retroceder ao período anterior a Pedro "O grande", quando
só se publicava a opinião do Estado, como a única fonte de noticiário, silenciaram toda a dissidência, utilizaram o Pravda para publicar notícias fabricadas, perseguiram implacavelmente a religião, fecharam centenas de igrejas e confiscaram todos os seus bens, aniquilaram etnias e nacionalidades, por meio de populicídios e deportações, implantaram o comunismo de guerra, a primeira versão de economia planejada, que na prática so fez arruinar a economia soviética e deixar boa parte dos camponeses russos à
beira da inanição, ao requisitarem compulsoriamente todos os seus
excedentes da produção agrícola e todos os gêneros alimentícios (cereais, grãos e sementes).
Inevitavelmente, Lenin deixou como legado um dos regimes mais cruéis, sanguinários, totalitários e autocratas, do século XX, que foi superado pelo seu sucessor Stalin.
E como eu esclassi anteriormente, os Bolcheviques arruinaram e eliminaram fisicamente toda a elite do regime anterior, e implantaram a sua própria elite, uma elite estatal extremamente burocrática, corrupta e inchada, dotada de um
poder político tirânico e uma riqueza nababesca, mais exploradora, com muito mais privilégios e privilégios vitalícios.
E eu ainda acrescento que a ditadura bolchevique foi a primeira ditadura do século XX
a usar a propaganda para gloriflcar o seu próprio passado cruento e a adotar símbolos e emblemas militares.
Excelente explicação. Vc fala a linguagem dos jovens e explica de uma maneira leve, mas sem abandonar a análise profunda e crítica.
Obrigado, PROFESSOR CHAVOSO.QUE AULA!!!
Meu, parabéns! De verdade! É uma emoção inenarrável ver um cara com sua origem e com sua disposição de assumi-la em todos os seus termos, estudando na Universidade mais respeitada do país e contribuindo e inspirando jovens da periferia! EU ESTOU SUPER ORGULHOSA DE VC!!!
mano meu sonho ainda vc, rita do tempero drag e a sabrina do tese 11, ( embora também esteja adorando as lives do boteco dos comunistas também)
Acho que a gente tem a mesma conta do you tube, vejo EXATAMENTE os mesmo canais e adoro todos!
enquanto isso, a classe trabalhadora brasileira luta pelo capitalismo... que tristeza
Claro, ninguém quer passar fome.
@@Maleavel realmente, por isso nós da esquerda estamos lutando para que o maldito capitalismo seja extinto!
@@Maleaveltu é burro mano?
@@Maleavel Claro seu animal, no Brasil ninguém passa fome ou mora na rua.
@@Maleavel 70 milhões de pessoas no Brasil se encontram em insegurança alimentar.
vídeo ótimo, espero que você faça mais vídeos sobre história pq com certeza vai ser muito útil pra quem precisa de uma linguagem mais simples pra entender
Conteúdo educativo, de qualidade e de graça é simplesmente top.Continue com seu trabalho que atinja mais pessoas pq, história não possui só um lado (Classe Dominante) parabéns 👏😉
Muito atenta pelo próximo vídeo sobre a vida e assassinato de Trotsky
Caralho! Fiquei com o olho cheio d'água com essa frase no final. Nunca se corrompa, mano! Você é uma voz importantíssima.
Mano, q história! Por isso é interessante pra uma galera aí demonizar a Revolução Russa. Thiago, uma sugestão, quando possível faz um sobre a Revolução Haitiana. 😊
conheci teus vídeos há pouco tempo e to encantada com a tua didática e comunicação acessível, dá vontade de ficar horas te ouvindo falar e trocando ideia. parabéns pelo teu trabalho, camarada!
Thiago to todo arrepiado kkkkkk melhor vídeo sobre Rev. Russa que ja vi. Outros vídeos sempre tive uma certa dificuldade de entender a sequência dos acontecimentos.
Espetacular!! parabéns pelo trabalho.
Muito inspirador...de arrepiar! Viva a revolução!!!
Thiago, tô passando no seu vídeo agora e cara vc é foda! Que trabalho, didática do caralho!! O comunismo vai vencer camarada, seguimos juntos!!!
Bom de mais, agora quero a continuação
Tô muito emocionado de ver este companheiro dando esta aula sobre a mais brilhante história política que eu já ouvi...
Adoro estudar sobre a Revolução Russa! E, melhor ainda se este evento for explicado por você Thiago!
Um dos melhores canais do UA-cam!
manoo com certeza o melhor vídeo que eu já vi sobre a revolução russa! Muito didático e honesto...parabéns camarada!
C a r a l h o, que vídeo, meus amigos, que vídeo. Me senti vendo um filme, imersão foda, didática perfeita, dialeto do povão pra dar aquele charme e muito conhecimento e esclarecimento dos fatos. Parabéns pelo trabalho, mano. Tu é foda demais. Mais tarde tenho uma prova sobre o assunto e to me sentindo muito bem preparada depois do vídeo.
Não sei como não tinha chegado nos seus vídeos ainda, sua didática é simplesmente impecável
Não falta informação, mas fácil de absorver. Parabéns pelo trampo 👏👏
Nossa, ficou perfeito. Parabéns! Vou rever outras vezes com certeza.
Adoro teus vídeos e compartilho com todo mundo. Muito obrigada por postar.
Frida Kahlo ícone, aff
Mas enfim, ótimo vídeo, muito didático e bem estruturado, com certeza a melhor explicação que há tive sobre o tema 💖💖 perfeito d+
MEU DEUS, QUE PERFEIÇÃO!! Muito obrigada Thiago, muito obrigada!❤
Mais um aprendizado.
Muito obrigado mano!!!
❤😍
Simplesmente o mano mais firmeza desse lugar chamado internet... Propriedade, seriedade e papo reto... hostoria contada da forma correta... Manda de mais irmão
Caralho viva a Maior revolução do proletariado da história !
@@gustavoemannueldeangolasil243 a você não viu o vídeo ? Idiota a revolução do proletariado russa foi sem nenhuma morte da burguesia muito pelo contrário .
@@gustavoemannueldeangolasil243 primeiro na época da urss pós revolução época de guerra fria quem matou milhões foi o estado de Totalitarista de Stalin .
@@gustavoemannueldeangolasil243 por que diabo a burguesia iria financia uma revolução contra ela mesma ?
@@gustavoemannueldeangolasil243 O tanto de mentiras que você conta por comentário beira a sociopatia.Pega um livro e vai estudar, que você mesmo verá a estupidez que ta falando.
@@Amorimsstevanato123 o proletariado engloba tanto o trabalhador camponês quanto o operário
Maravilhosa aula, trilha sonora impecável, gratidão demais amigo por essa obra prima, parabéns por todo seu corre, muita inspiração você 🙌, nos precisamos buscar contar o nosso lado da história, coisa que os liberais tão dominando ai a muito tempo e desmerecendo a história de lutas da classe trabalhadora!
"Que as classes dominantes tremam diante da ideia de uma revolução comunista." Assisti ao vídeo, emocionado hoje, 30/10/22. Espero que um dia os trabalhadores do mundo reconheçam sua força e seu direito e derrubem a burguesia. Grande abraço Thiago, você é incrível, por favor continue assim.
Parabéns!! Um resumo muito bem elaborado, com muita informação e numa linguagem super acessível!!
Li recentemente o livro Outubro do China Mieville que fala sobre a Revolução Russa e a história tá fresquinha na cabeça!!
A revolução Russa é um dos maiores exemplos e esperança pro povo trabalhador perceber que a gente pode mudar esse sistema injusto e podre com a nossa rebelião e revolução
Exato, camarada.
Não foram os fascistas, mas os socialistas, que começaram a arregimentar as crianças desde a mais tenra idade em organizações políticas para garantir que elas se tornassem bons proletários
Não preciso mencionar o Holodomor né
@@ETERNAL_31789 fonte? Deve ser um devaneio seu, somente isso.
@@ETERNAL_31789 Holodomor? Pqp vsf. Quer criticar a União Soviética na época do Stalin? tudo bem, nós socialistas também o fazemos. Agora vir falar de Holodomor no século 21 é uma piada. Já está mais do que provado que não foi intencional. É só pegar um livro de história sobre o assunto.
Se quer criticar fala das prisões e expurgos na era do Stalin, mas vir com papinho de Holodomor é mediocridade.
Simples, didático, direto e eficaz na comunicação dos fatos históricos. Ótimo conteúdo. Parabéns.
Vídeo incríve! Conteúdo música sonora edição maravilhosas!!!
Parabéns pelo video mano
Vc ve quando é nois por nois
O tanto de view que tem a forma simples de se expressar traz muita gente com vontade de aprender.
Vídeo incrível. Vou passar a usar na aula de geografia pra introduzir geopolítica 💙 gratidão. Meus alunes do cursinho popular te amam.
Melhor video da vida. Mano, to apaixonada pelo Trótski ♡
QUE DELICIA DE VÍDEO. Thiago, faz um vídeo tipo de continuação, explicando o que "deu errado" para a URSS ruir...(claro, do jeito maravilhoso que você explica, nos dando chances de expandir novos horizontes e buscar por leituras sérias).
Parabéns pelo trabalho, muito show, usei muitos dos seus videos como forma de chegar mais perto dos meus alunos e deu super certo, continue esse trabalho lindo.
Eu tive professores russos que contribuiram para minha formacao em matematica principalmente. Conversando pessoalmente com eles no passado eles me relatavam que a educação na época da união soviética era muito melhor. Apesar de ser fechado e não terem contato com o mundo exterior, eles estavam mais avançados em diversas áreas da física, mais do que os demais países. Eu conhecia a história da revolução russa e isto sempre me deixou intrigado como eles evoluíram tão rapidamente não somente na ciência como nas artes como balé, artes cênicas com Stanislavski, dentre outros, música ... Teve um tempo que estudei a língua russa e minha professora falava com carinho dos tempos da união soviética tbm que as pessoas eram mais unidas ... enfim ótimo vídeo.
Amei, aulão, eu amooooo, um dos melhores canais!!! Sem palavras, super necessário! 💥💙
Menino, não é que tu consegue sintetizar tuuudinho e em linguagem nega acessível. Teu trabalho aqui nas redes é ouro! 💪🏽🏴🥰
A cada vídeo mais encantada com as tua explicações e desmistificação da história. Muito tri!
Obrigado, Chavoso. Sou professor de História e seu vídeo ficou excelente e emocionante. Sigamos acreditando!
Parabéns pelo vídeo, pela aula. Primeiro vídeo seu que vejo, já me inscrevi no canal. Sou professor de história no ensino público, contratado todo ano, nessa hora desempregado. Se um dia voltar, vou mostrar o seu vídeo. Parabéns de novo.
Eu AMO ouvir a história da revolução russa, ainda que já conheça..
Sei lá, me deixa inspirada 😂😂
Espero que o sangue de mais de 40 milhões de russos não caia em suas mãos revolucionárias
Eu fico sentindo o gostinho de uma revolução... vai que um dia a gente faz acontecer aqui né?
@@ETERNAL_31789 para de encher o saco, todo comentário a mesma merda
Eis que você se sente inspirado por uma revolução que fez um genocídio maior que o império Nazista.
@@ETERNAL_31789 40 milhões? a população soviética nem sequer diminuiu irmão, só aumentou
Inscrevi-me, dei um like e comento que é das melhores produções acerca da Revolução Russa. Incrivelmente surpreendente, inclusive em mais de meia hora e dinâmico e bem ilustrativo. Professor de enorme domínio e engajamento emocional na questão do fato histórico mais importante e não só do século vinte. É muitíssimo isso aí, mesmo.
Me arrepiei na parte da conquista do voto das mulheres e das descriminalização da homossexualidade ❤️❤️
E do aborto tbm s2
Me arrepiei...em saber que o comunismo eo socialismo foram a ideologia que mais matou em toda história....Coreia do Norte,China,kamboja,etc pesquise o que o comunismo fez com esses países.
@@danielrodrigues3736 nao, essa conquista é do capitalismo
@@danielrodrigues3736 o capitalismo trouxe as guerras mundiais, disputa por território, imperialismo e colonização. Genocídio, varredura dos povos nativos norte-americanos e quase extinção dos povos nativos sul-africanos. Guerras no oriente médio, todas as guerras da iugoslávia tendo gerência dos estados unidos, o seu herói capitalista. Teocracia, centralização de renda e expropriação da mão de obra da classe trabalhadora. Você acha mesmo que o socialismo, que produziu muito mais do que o capitalismo no século passado sem abusar de invações, escravidão e exploração étnica matou mais?
@@SoxExcalibur kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk para de mentir ou ta com medo da verdade .
Eu sou meio lerda pra entender as coisas, mas o jeito com que você narra a ordem dos fatos, me fez entender muito melhor como aconteceu a revolução. Obrigada de verdade!