Pessoal, muitas pessoas comentaram que a definição de bissexualidade que eu passei está errada. Na verdade, bissexuais não se atraem apenas por dois gêneros (necessariamente), mas podem se atrair por mais. Foi mal pelo engano, e valeu a todos que me deram esse toque! Edit: acabei esquecendo de explicar no vídeo uma coisa extremante importante! Parece óbvio, mas muita gente não sabe: heterossexual é quem se atrai por apenas um gênero diferente do seu (ou, falando de um jeito mais vulgar, quem se atrai pelo "gênero oposto", ou seja, homens que só se atraem por mulheres e mulheres que só se atraem por homens).
Na real n, pq aí seria pan, pansexualidade, q aí sim se envolvem tanto com pessoas mulheres e homens quanto por gênero n binário, a diferença é q como as pessoas n sabem sobre a bandeira acabam abafando o pan, e colocando como se fosse bi, já q é mais reconhecido na bandeira
Obrigada Thi. Esse erro é comum e poucas pessoas sabem que a verdadeira diferença é apenas o contexto histórico, nós bissexuais e pansexuais compartilhamos sim das mesmas atrações, apenas surgimos em diferentes tempos. Isso não significa que um ou outro não é válido, os dois são válidos! 💙💜💖
Sofi :3 Ninguém quer abafar o pan, não é competição. Bissexuais e pansexuais sofrem de invisibilidade dentro e fora da comunidade e não tem benefício nenhum em ficar procurando esse tipo de coisa. Bissexuais e pansexuais são válidos. Os dois.
Infelizmente existe uma hipocresia ai pois o Thiago é da comunidade LGBT e defende o comunismo que persegue e tiram a vida dos homosexuais? Vai entender?
@@gustavoemannueldeangolasil243nossa interpretou totalmente o que você quis né, não precisa ser pobre,negro...pra ser vencedor,mas se você consegue ir contra as estatísticas é foda pra caralho! Pq é fácil ir pra USP se vc estudou na melhor escola de SP que mamãe e papai pagaram,é fácil se ninguém nunca duvidou de vc.
Eu como homem hetero cis nunca tinha parado pra refletir muito sobre certos problemas que a comunidade lgbtqia+ sofre, e só agora percebi que não lembro de ter visto uma travesti ou transexual trabalhando em algo diferente de salão de beleza, cabelereiro ou prostituição.Obg pelo vídeo e por me ajudar a deixar de ser um completo ignorante.
Eu ensinei a minha mãe a respeito da sexualidade com essa pergunta: você acha que se realmente fosse uma simples opção, as pessoas iriam de fato escolher passar por todo o preconceito e violência que passam? Então não é uma opção!
E mesmo se fosse uma opção, o que não é na maioria das vezes: ela optou por viver com quem ela quisesse. Gays e lésbicas não estão fazendo nada muito diferente dos heterossexuais. Estamos optando por sermos felizes.
@@chase-brown vc é muito incubado, puta que pariu. não tem como ser uma opção, a não ser q vc seja bissexual, vc realmente consegue escolher por quem vai se atrair.
@@chase-brown não. por conta dos seus outros comentários deu para notar o quanto vc tem problemas com sua sexualidade kkkjjjjkkkk do que adianta ser assumido se não se aceita? chaveirinho de hétero do caralho
não é facil ser gay na quebrada, a gente é obrigado a ter uma postura diferente para sobreviver sem ser incomodado. Na adolescencia lembro de passar por descriminação e até levar pedrada dos mlk da rua e escutar as risada no fundo mas continuar seguindo meu corre. hoje isso ja é mais tranquilo pois optei por me camuflar ali na comunidade, assim não recebo olhares de ninguém, sou igual a todos e está confortável para mim. Acredito que hoje também as pessoas estão bem mais esclarecidas e acostumadas com as diferenças mesmo na quebrada. Há dez anos atras, por exemplo, ser gay assumido na escola publica na periferia era um problema, hoje já vejo nas escolas que isso não é mais um tabu. Um abraço
não é facil ser gay em nenhum lugar, o sofrimento advém de principios religiosos e intocáveis, veja até o papa Francisco teve que retroagir em seu pensamento mais inclusivo
@@maxwellbastos4878 Mas porquê os princípios religiosos são contra a homossexualidade? Isso não foi completamente arbitrário. O grande medo dos religiosos foi a afeminação do homem. Quem sou eu para falar, mas se gays não amplificassem sua feminilidade seriamos aceitos mais rapidamente.
@@chase-brown e porque necessariamente a feminilização do homem seria errada? É inegável que, em questões práticas, um homem gay masculino é mais aceito mas cabe o pensamento sobre a origem desse entendimento por parte da sociedade. Existem relatos de travestis e transexuais há séculos e a aversão a esse tipo de comportamento não é nada além de preconceito.
@@Cliche_Artes Bom, é muito fácil diminuir o poder da violência (masculinidade) nos dias de hoje. As mulheres de milênios atrás menstruavam muito, muito menos porque tinham bebês frequentemente. Coisa de mais de 30 filhos segundo estimativas. Foram nossos antepassados homens que precisavam defender seus clãs da natureza, e de outros clãs. E a humanidade continua vigilante, tanto em relação a outros países, possíveis invasores, tanto em relação à manutenção de conforto e tecnologia humana. Isso foi Camille Paglia, uma feminista, que disse. É por isso mesmo que um homem afeminado é considerado quase um desertor de combate. E se for gay, pior ainda, pois também não reproduz. E olha, eu nem sou extremamente masculino. Mas é preciso saber que esse "ódio" contra nós talvez não venha de preconceito, mas de conceitos milenares.
Cara, seu didatismo é surreal! Você é um verdadeiro gênio da comunicação e da pedagogia! Te conheci hoje, mas já virei fã de carteirinha! Um abraço de um hétero e cis apoiador ferrenho do movimento LGBTQIA+!
Eu não tenho filhos, mas se tivesse, provavelmente estariam na sua faixa etária, um pouco menos. E seria a mãe mais orgulhosa do universo por ter um filho como você. (Não tive por opção.) Gente, que jovem massa! Adoro os seus vídeos!
Esse jovem é mesmo fora de série! Pensei quase a mesma coisa quando o vi falando no Tese Onze: se eu tivesse tido filhos, queria que fossem como o Thiago... Dá vontade de apertá-lo como "mãe" orgulhosa rs. Aliás, tem uma nova geração vindo com muita vontade de transformar as coisas, eles têm sido um alento para o meu coração...
@@sergioandrade9639 Ao que me parece você tentou compartilhar um arquivo que está localmente na sua máquina, é esse o documento que tentou compartilhar? www.grupodignidade.org.br/wp-content/uploads/2018/05/manual-comunicacao-LGBTI.pdf
Que vídeo perfeito e necessário, tanto para cis heteros como para a própria comunidade LGBT, pois sofremos preconceito entre nós mesmos devido ao machismo. Seu trabalho é essencial, continua com ele por favor!
eu sou assexual (simm eu existo obg ;)!!!). Fiquei surpresa em não ouvir um 'assexuado', vc até explicou um pouquinho no começo com a legenda, já que mesmo em alguns canais grandes usam esse termo, amei o vídeo pelo conteúdo e por vc, com vc me vejo podendo participar de conversas assim junta dos migues fora da faculdade.
Me explica como é ser assexual ? Não tenho ânimo em ter relacionamento nem com homem nem com mulher.Queria saber se sou ou é só trauma de relacionamento anteriores.
@@ariellakawai3933 primeiro assexualidade é um espectro, ou seja vai ter experiências diferentes. Mas o mais importante é entender q assexualidade n é arromanticidade (a identidade romântica q não é romântica, arromântiques sentem nenhuma, pouca ou atração romântica condicional, como aces (abreviatura) é um espectro. Enfim, sendo ace vc pode se apaixonar por alguém, querer ir em encontros, abraços demais e falar aqlas coisas bregas. Ou n, e ser aroace, arromântico e assexual. Tudo bem ser ace por causa de algum trauma, e se dps vc se recuperar ou algo assim, tudo bem mudar seu rótulo. Uma coisa importante na comunidade ace é que a gnt respeita nossos limites e vivências. Ah alguns aces transam, pq gostam da sensação sem realmente ser por causa da pessoa ou pq demostram afeto pelo parceiro assim. Ser ace é só n sentir nenhuma, pouca ou atração sexual condicional. Enfim esse é um resumo meio longo espero q faça sentido. Eu sou aroace, então me diverto flertando com meus amigos enquanto eles riem disso. 😉
Caraca nem sabia que vc era gay e já tava me apaixonando hahahaha faz sentido, homem cis hétero raramente tem consciência de classe ou comanda pautas inclusivas
@@littlebutterflyy antigamente existia aula de religiao (catolica) nos colegios. Hoje nao pode mais pq diz ser preconceito com outras religioes. Ou seja eles inventam coisas pro povo ficar mais mal educado
Thiago, você poderia falar sobre a “hipersexualização” da cultura/sociedade brasileira? Só depois que me mudei para fora do Brasil percebi como o sexo é cultuado por aí, e acaba incentivando o machismo, capitalismo, etc. Engraçado que vários amigos meus que moram aí não conseguem perceber a dimensão disso, por ser algo tão naturalizado.
Onde que o sexo influencia o capitalismo, sua imbecil? Além disso, o machismo não se abre, caso tenham educação em casa. Então não enche a porra do saco.
simmm, o pessoal de fora na vdd acha muito legal a gente ser assim, por eles serem mt reprimidos sexualmente mt vezes eles acham bacana o brasil ser hipersexualizado, é pra nos é um problemao
É complicado sabe, não gosto muito de me abrir sobre isso e sempre considero como “elogio” para não criar conflito. Mas é tão ofensivo, escutar que sou da “cor do pecado” ou “eles gostam de mulatas”.
@@venusfloriano3906 curiosidade inútil que eu descobri uns meses atrás: os Estados Unidos é o país em que a população mais faz sexo no mundo (de acordo com dados) ksksks
Os pais,tem que seguir três pilares para educar seus filhos. A primeira,educação financeira,a segunda educação sexual,a terceira educação política. É muito importante receber em casa e nas escolas esses ensinamentos,para que se formem cidadãos conscientes e melhores.Nesse mundo não cabe mais cidadãos preconceituosos,hipócritas,racistas homofobicos. Informação é essencial,conhecimento é um aprendizado infinito.
Eu gostaria que a assexualidade e a pansexualidade fossem mais debatidos Recentemente descobrir a possibilidades de ser Demisexual que faz parte da assexualidade, e até alguns meses atrás nunca tinha ouvido falar sobre! Seria legal se falassem mais sobre, eu amei seu vídeos, você é um amorzinho!!!!!
Eu passei pela msm descoberta da demissexualidade e outros espectros da assexualidade e tbm pela compreensão da separação entre orientação sexual e romântica. Apresentei isso pra alguns amigos, no fim saímos suspeitando que exista um contingente enorme de pessoas dentro do espectro assexual sofrendo pra se enquadrar na cis-heteronormatividade, sem saber da própria condição. E tbm ficamos com a impressão de que se esse debate for ampliado, muita gnt pode se descobrir e aumentar consideravelmente o alcance da comunidade LBGTQIA+
Amei o vídeo, muito didático. Sou trans não binário, e independentemente de discussões a respeito da nossa "existência" , nós existimos sim e idealizamos um mundo com muito mais respeito e validação, por parte da própria comunidade e principalmente das pessoas hétero/cis.
Mano o seu canal era tudo oque eu precisava no UA-cam, nunca vi um canal onde as ideias batem tão bem com as minhas ! Fico impressionado como vc tem o dom da oratória bem desenvolvido e consegue elevar o debate, eu queria ver se um gabriel monteiro da vida te encontrasse na rua pra debater, coitado, iria editar pra não mostrar a surra
Já dando o like antes de começar a assistir pq é certeza de conteúdo de qualidade .Ter conhecido vc Thiago, a Rita Von Hunty e a Sabrina do tese onze salvaram meu 2020.
Esse literalmente é o vídeo mais completo q eu já vi explicando sobre a comunidade lgbtqia+ vou mandar pra todo mundo kakakakaka, comecei a ver seus vídeos hj e já tô maratonando seu canal, simplesmente INCRÍVEL, obrigada pelo conteúdo de altíssima qualidade
Me descobri aos 14 anos. Foi uma longa história desde as minhas crenças conservadoras cristãs até eu realmente me abrir pra mim mesmo e me aceitar e descobrir o que gosto. Quando minha mãe descobriu, isso eu tinha 15, ouvi todo tipo de coisa. Que eu era assim pq alguém fez algo comigo, que foi influenciado e tudo mais. Tenho orgulho de ser pan, me considero sexualmente livre, livre pra amar quem eu quiser, sem o peso de ter que provar ser hetero o suficiente ou ser pan o suficiente (como dizem que bissexuais tem que ser 50 a 50). Minha mãe e eu nós resolvemos. Mas mesmo hoje, um ano depois, ainda é um tabu. Ainda não conversamos sobre isso e ela não valida isso. Espero que ela mude. Com meu pai, que é separado da minha mãe, não podia ser a coisa mais broxante e surpreendente. Não pretendia contar pra ele, começamos a ter contato recentemente então não queria estragar isso. Porém um dia fumamos um baseado e estávamos conversando sobre isso e pah e ele me contou que era BI. Que gostava de homens, que era passivo mas preferiria casar com uma mulher. Isso desde a infância dele. Que loucura.
Sou pansexual, e fiquei muito feliz que vc falou dessa sexualidade que é tão mal vista, já ouvi cada coisa que é de corta o coração :( enfim, eu AMO seus vídeos!
Mlk, seu trabalho é impecável. Faço votos que vc possa fazer sua voz reverberar cada vez mais. É muito representativo ter mais uma voz de um homem preto, LGBT, periférico e que se apresenta de forma com que a galera das nossas comunidades das periferias como um todo se identifiquem e assimilem o conteúdo importantíssimo que vc se dispõe a disseminar. Meus parabéns.
Você é uma inspiração para muita gente inclusive para mim, falar abertamente desses temas mostrar que podemos incluir qualquer um que se interessa em aprender. Parabéns 🎉👏 Eu sou homem trans gay e tenho muito orgulho de ter nascido no dia do orgulho lgbt+
Os transgêneros seriam muitos mais aceitos se não fossem considerados gays ultra-afeminados ou lésbicas ultramasculinas. As pessoas nem sabem que um homem transgênero pode gostar de outros homens. Agrupar LGBTQIA+ e o diabo à quatro atrapalha porque são causas completamente diferentes.
@@chase-brown realmente, no início minha mãe achava que eu era lésbica já que eu andava parecendo "um moleque", ainda assim quando eu me assumi ela ficou me perguntando se eu gostava de mulher e isso meio que irrita, eu sou homem e continuo gostando de homens só isso, se um dia eu gostar de uma mulher (o que eu acho impossível já que eu já namorei uma e foi a pior época da minha vida) eu vou aceitar e pronto, não vou ficar me martirizando por causa disso como se eu tivesse escolhido de quem eu quero gostar.
CARALHO, Tiago... mermãããooo você não tem noção o quanto esse teu vídeo tá maravilhosamente claro e didático. Não sou estudiosa desta área (e nem de Humanas), mas tento estudar, ler, ver vídeos para compreender melhor. Mas bem, no que acompanhei até agora (dos estudos sobre gênero, feminismo), você claramente consegue trazer essa conscientização pro público de forma tão legal. Amei muito mesmo esse material e super indicando teus vídeos!! Estou maratonando aos poucos, pq é necessário pausar, estudar sobre as pautas que vc levanta, discutir com outras pessoas. Só desejo sucesso irmão, tu vais crescer muito! 🤩👏👏👏👏👏👏
Que vídeo bom, Thiago! Cara, mais didático e assertivo, impossível (os pontos colocados "com falha" ou que você esqueceu de apontar, não descredibilizam o conteúdo e nenhum indivíduo que compõe a comunidade LGBTQIA+). Uma aula excelente! Parabéns, grande abraço daqui da Paraíba e sucesso, sempre.
sou gay e sempre tive dificuldade de explicar pra alguém quando me perguntam por esses temas do seu video, pois agora irei indica-lo pra quem quiser tirar dúvidas sobre tudo isso, foi muito bem explicado e aprendi muito também, você tá de parabéns.
Que vídeo maravilhoso, fico me colocando no lugar da sua mãe que orgulho ela deve ter de você pq eu se fosse sua mãe ia até colocar um crachá de identificação 💓😍😘
Gostei muito do vídeo e acho que posso contribuir para explicar um pouco mais das identidades não binárias (que é como me identifico). O termo não-binario engloba várias identidades de gênero que não se encaixem integralmente em um dos dois gêneros binários (masculino e feminino). Isso incluí pessoas que se identificam com ambos os gêneros, nenhum deles (agenero), transita entre diferentes identidades de gênero (gênero fluído), entre outras. A identidade não binária parte da compreensão que o próprio vídeo discute, de que gênero é construído socialmente e expressado de múltiplas formas em diferentes épocas, culturas e contextos. E desta forma é possível enxergar em si diferentes expressões de gênero que fujam da norma cisgenero/heterossexual de comportamento.
Entrei no seu canal e simplesmente me apaixonei pelos assuntos. Vc fala de forma muito simples. Continue desempenhando seu papel importante. É muito inspirador
E aí chavoso, tudo bem? Sua explicação sobre intersexo foi muito boa! Eu sou bióloga e eu faço atividades de educação sexual e a gente tem dificuldade de diferenciar sexo biológico de gênero sem entrar em muitos detalhes e não ficar mto confuso, vc fez isso mto bem, arrasou! A diferença entre intersexo e hermafrodita na verdade não é essa do vídeo mas não é suuuper relevante pras discussões. É só que hermafroditas são os animais que tem naturalmente os dois sexos em todos os indivíduos e isso faz parte da reprodução deles, por exemplo nas minhocas. Na natureza podem ter animais intersexo também, ou seja, são animais cuja reprodução é separada em machos e fêmeas, mas naquele indivíduo específico tem características dos dois sistemas por alguma anomalia na diferenciação sexual (que nem acontece nas pessoas). É isso, só detalhe mesmo
Obrigado pelo esclarecimento, curto e sou inscrito no canal do Chavoso, porém nunca vi nada dele explicando coisas relacionadas à biologia, apenas questões politicas e sociais e históricas. Portanto mesmo não sendo o ramo cientifico dele ele se saiu superbém!
É que, desde a Grécia Antiga até bem pouco tempo atrás, seres humanos intersexo sempre form chamados de hermafroditas. Hermafrodita significa filhos de Hermes e Afrodite, que possuía as duas genitálias. Hoje em dia o termo usado pelos ativistas é intersexo, mas isso é relativamente novo.
cara, que canal sensacional! muito, muito bom mesmo, você é um ótimo professor, mano! espero que você continue e só cresça mais e mais nos seus sonhos, man!
A sociedade seria muito diferente se houvesse pelo menos um lgbt na família e que todos tivessem o mesmo interesse pelo conhecimento e pela educação que nos buscamos através do estudo.
Parabéns pela didática. Acho que seria interessante falar do gay masculino cis, que aceita seu gênero SEM NEURA, fazendo a devida distinção do gay que quer se esconder no meio hetero se enquadrando no padrão do machão. São duas coisas diferentes. Acho legal também falar da questão social e comportamental, visto que dentro da própria comunidade existe, RACISMO e muito preconceito. Abraço!
Não estou falando de gay que quer fingir gostar de mulher. Se o cara não esconde que curte machos, qual é o problema de continuar ou se tornar machão? Se você se aceita como homem, já está aceitando certa virilidade, qual a diferença de aceitar macheza brava? Você só parar onde quiser.
Chavoso 2022! Obrigado pelos videos, aulas e etc mano! o trabalho que vc faz inspira e auxilia muita gente, todo esse didatismo, essa linguagem simples constrói a pedagogia em que se assenta a revolução das periferias! Valeu demaissssssss!
você é muito necessário para a comunidade e eu espero que você cresça muito no UA-cam, apesar de eu ser LGBT e já saber do assunto, quis assistir mesmo assim só pra poder ouvir sua explicação kkkkk você vai chegar MT longe, tudo de bom pra você
Comecei a consumir seus conteúdos ontem, 04/04/2021, e confesso que estou simplesmente embasbacada com tamanha eloquência, didatismo e carisma. Explorar os assuntos que você explora da maneira que o faz é diferente, ousado e extremamente instrutivo, tudo o que o sistema não quer! HAHAAHAHAHAH agora que eu acabei de assistir esse vídeo e descobri que tu é gay, ficou ainda melhor. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA que orgulho, cara, namoral. Que orgulho.
Inteligente, didático e preciso! Faço ciências sociais na UFBA e fico muito feliz de ver os seus vídeos. Com muita luta e resistência, tamo voando alto e invadindo os espaços, levando nossos saberes e práticas para o espaço universitário e produzindo com eles conhecimento de excelência. Video mais que necessário, para que não fique dúvidas de que esse dia é dia de luta!!
Boa noite muito prezado CHAVOSO DA USP! Descobri sua pessoa assistindo ao #ConversasQueImportam, sobre educação. Assim como vc, acredito, e espero MESMO que existam, muitas pessoas TÃO lúcidas e preocupadas com o próximo, e o bem-estar em geral, sem a necessidade do holofote. Parabéns e vida longa a esse fantástico ser humano: VC! Grande e forte abraço, Fernando.
Cara vc me dá uma alegria imensa. Sou do Itaim Paulista e fiz Filosofia na Puc quando saiu o prouni em 2005. Tb sou bixa mas nao sou chavoso hahaaha. Vc é a prova maior que cala essa galera burguesa. Minha mãe viu seu video agora e disse que você explica muito bem., também acho, al émde te achar gato ksksksksks. Parabéns cara e viva o dia do orgulho LGBTQIA.
Chavoso da hora...a foto da faixa "Não a discriminação do trabalhador / a homossexual" me encheu de orgulho, pois eu ajudei a pintá-la em 1980... Foi parte de 1 passeata feita em São Bernardo do Campo para comemoração do 1o de Maio, dia do trabalho. Todos se dirigiram ao estádio da Vila Euclides onde Lula discursou...
Excelente, bem completo de didático, super explicadinho, mais e melhor que por muitos professores e “especialistas” engomadinhos por aí 👏🏼👏🏼👏🏼🙌🏼 #Pride 🚩🚩🏳️🏳️🕙🏳️🌈🏳️🌈🏳️🌈🏳️🌈
Parabéns pelo conteúdo Mano, por curiosidade, qual a duração do curso de ciências sociais na usp? quanto tempo falta pra vc acabar ? Tá fazendo EAD ? Abraço.
Parabéns pelo trabalho, gostei bastante do vídeo é bem explicativo temos que sempre debate esse temas respeita e explicar para quem tem a mente fechada. Continuo assim.
Que aula! Ameeei e me ajudou muito a entender as classificações e desmistificar os vários tabus que eu tinha, e que ainda estou aprendendo a desmanchar, na fala, no pensar, no olhar pro outro. Obrigada!
Cara, parabéns pelo video perfeito. Pra um cara como eu Cis-hétero, mas que sempre amou, respeitou e apoiou as diferenças e individualidades de cada serumanuzinho que habita esse planeta, entender essa “sopa de letrinhas” sempre foi meio complicado, e vc esclareceu de forma impecável!!! Com muito orgulho quero estar presente na próxima parada LGBTQIA+, celebrando toda essa diversidade que só deveria fazer de nós pessoas mais humanas, tolerantes, empáticas e felizes!!! Continue com o trabalho maravilhoso!!!
Muito bom seu vídeo, principalmente para as novíssimas gerações que já se apropriaram dos termos, mas alguns não sabem o significados e fica no vazio, na superficialidade. É didático, principalmente.
Cara, tú fala muito bem! Eu já vi vários vídeos sobre isso, mas o seu foi o mais objetivo possível. Obrigada por essa contribuição perfeita! 🖤♥️ Sigamos na luta contra o preconceito! 🌈
Mais um conteúdo sensacional, didático e, acima de tudo, necessário! Parabéns mano pelo seu trabalho, tenho certeza q a sua aula inspira e transforma a vida de milhares, então continue! Vai dar tudo certo e boa sorte camarada, vc é uma inspiração e exemplo que transformará o mundo 💛
Estou absolutamente encantado com o seu canal, quero usar muitos vídeos daqui com meus alunos do Ensino Médio. Parabéns pelo conteúdo magnífico e por ser essa pessoa tão preocupada em transformar! Abração
Descobri você recentemente e amei!! Seus conteúdos são todos muito pertinentes sobre assuntos que precisam ser falamos e vc passa isso de um jeito muito fácil e gostoso de ouvir, parabens!! Estava um pouquinho apreensiva em relação a esse vídeo pq é um conteúdo bem grande e muitas vezes infelizmente mal abordado. mas vc foi impecável!! 👏👏👏👏😍😍
Chavoso, eu era de direita, bolsominion e graças a Deus me livrei disso com um pouco de conhecimento. Poderia fazer um vídeo p falar de homossexuais que tem muitos trejeitos, estou me descontruindo e gostaria de entender melhor isso.
É completamente possível ser "conservador" e aliado dos gays sem ser bolsonarista. O próprio Bolsonaro não deve conhecer autores clássicos da direita como Kant, Mises e Say. Se quisermos uma direita menos homofóbica precisamos de alguém que os contrarie usando ideias das pessoas que eles admiram.
video bem lúcido, eu sou menina não binária heusahuha (ou seja, prefiro ser garota, mas curto me sinto confortável em ser menino, as vezes. Detalhe: nasci macho, com pênis e testosterona como hormônio predominante na época da adolescência, sou pansexual, mas pra n ouvir chacota, me denomino bi, que é mais padronizado). É bem difícil estar num corpo que não te agrada e uma família intolerante ao ponto de nem falar sobre isso, hasuhass sou assumida. Digo que é difícil, porque a transição hormonal depende de muito apoio e até porque os hormônios mudam o psicológico, então pela não-binariedade, pela intolerância e minhas tendências psicológicas autodepreciativas, eu infelizmente não tenho coragem de fazer o uso de hormônios, mas eu queria sim kkkk.
Conheci seu canal no fim de 2020, e que canal maravilhoso! Você é uma inspiração tamanha pra mim. Venho do Jd. Paulistano, bairro da Brasilândia (periferia da ZN), e ver um jovem como você, que assim como eu é da periferia e gay, estar na USP, só me inspira mais a continuar tentando e entrar na universidade! Sucesso Thiago, sucesso chavoso! ❤️
Cara, na moral! Seu vídeo é O MELHOR para explicar e integrar alguém iniciante à comunidade LGBTQIA+ . Maravilhoso. Acabar com a falsa dicotomia que existe no que toca ao sexo e ao género. Tocou na diversidade genética xy xxy xxx xx x e etc, bem como diversidade de desenvolvimento embrionário o caso dos "hermafroditas". E como tudo isso são casos frequentes! E não raríssimas exceções, ao contrário do que a galera pensa. Descobri seu canal hoje e estou amando pena ser só hoje e não desde o começo! Muita força! E estou ansioso por mais conteúdo qualquer que seja, desde que seja desta qualidade
Infelisme tem mulheres que procuram homens % hetero E são muito impocritas E se a pessoa gostar, dessa pessoa, sofre pq não sabe que essa pessoa pode ser homofobica sendo mulher Por isso e tao dificil se relacionar
Pessoal, muitas pessoas comentaram que a definição de bissexualidade que eu passei está errada. Na verdade, bissexuais não se atraem apenas por dois gêneros (necessariamente), mas podem se atrair por mais.
Foi mal pelo engano, e valeu a todos que me deram esse toque!
Edit: acabei esquecendo de explicar no vídeo uma coisa extremante importante! Parece óbvio, mas muita gente não sabe: heterossexual é quem se atrai por apenas um gênero diferente do seu (ou, falando de um jeito mais vulgar, quem se atrai pelo "gênero oposto", ou seja, homens que só se atraem por mulheres e mulheres que só se atraem por homens).
Na real n, pq aí seria pan, pansexualidade, q aí sim se envolvem tanto com pessoas mulheres e homens quanto por gênero n binário, a diferença é q como as pessoas n sabem sobre a bandeira acabam abafando o pan, e colocando como se fosse bi, já q é mais reconhecido na bandeira
@@sofiamunizprando1519 exatamente
nao, sofi, é pq a bissexualidade nunca foi binarista mesmo
Obrigada Thi. Esse erro é comum e poucas pessoas sabem que a verdadeira diferença é apenas o contexto histórico, nós bissexuais e pansexuais compartilhamos sim das mesmas atrações, apenas surgimos em diferentes tempos. Isso não significa que um ou outro não é válido, os dois são válidos! 💙💜💖
Sofi :3 Ninguém quer abafar o pan, não é competição. Bissexuais e pansexuais sofrem de invisibilidade dentro e fora da comunidade e não tem benefício nenhum em ficar procurando esse tipo de coisa. Bissexuais e pansexuais são válidos. Os dois.
Mano veiiii ele é negro,lgbtqia>,é da favela e está na melhor faculdade da América latina esse cara merece o mundo na moral
e ainda é VEGANO, a consciência desse cara tá em outro nível, pqp
Infelizmente existe uma hipocresia ai pois o Thiago é da comunidade LGBT e defende o comunismo que persegue e tiram a vida dos homosexuais? Vai entender?
@@thiagoferreiradasilva5689 ??????
Va pro inferno
@@gustavoemannueldeangolasil243nossa interpretou totalmente o que você quis né, não precisa ser pobre,negro...pra ser vencedor,mas se você consegue ir contra as estatísticas é foda pra caralho!
Pq é fácil ir pra USP se vc estudou na melhor escola de SP que mamãe e papai pagaram,é fácil se ninguém nunca duvidou de vc.
Eu como homem hetero cis nunca tinha parado pra refletir muito sobre certos problemas que a comunidade lgbtqia+ sofre, e só agora percebi que não lembro de ter visto uma travesti ou transexual trabalhando em algo diferente de salão de beleza, cabelereiro ou prostituição.Obg pelo vídeo e por me ajudar a deixar de ser um completo ignorante.
Eu ensinei a minha mãe a respeito da sexualidade com essa pergunta: você acha que se realmente fosse uma simples opção, as pessoas iriam de fato escolher passar por todo o preconceito e violência que passam? Então não é uma opção!
E mesmo se fosse uma opção, o que não é na maioria das vezes: ela optou por viver com quem ela quisesse. Gays e lésbicas não estão fazendo nada muito diferente dos heterossexuais. Estamos optando por sermos felizes.
@@chase-brown De fato.
@@chase-brown vc é muito incubado, puta que pariu. não tem como ser uma opção, a não ser q vc seja bissexual, vc realmente consegue escolher por quem vai se atrair.
@@wendy-qd1nh Foi exatamente o que eu escrevi. Porquê você não pensou antes de tentar me ensinar uma coisa que eu já sei por ser homossexual assumido?
@@chase-brown não. por conta dos seus outros comentários deu para notar o quanto vc tem problemas com sua sexualidade kkkjjjjkkkk do que adianta ser assumido se não se aceita? chaveirinho de hétero do caralho
Gay, da favela, negro e estuda na usp. Aiii cara, orgulho é pouco, isso é mais que representatividade
@@gustavoemannueldeangolasil243 ne mano, militante é foda
@demoiselledumont que moral vc tem pra me chamar de vagabundo? Seu bosta
@@gustavoemannueldeangolasil243 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc é doidão kkkkk
@@gustavoemannueldeangolasil243 Só interpreta o que quer né
@@gustavoemannueldeangolasil243 tadinho de vc mds
não é facil ser gay na quebrada, a gente é obrigado a ter uma postura diferente para sobreviver sem ser incomodado. Na adolescencia lembro de passar por descriminação e até levar pedrada dos mlk da rua e escutar as risada no fundo mas continuar seguindo meu corre. hoje isso ja é mais tranquilo pois optei por me camuflar ali na comunidade, assim não recebo olhares de ninguém, sou igual a todos e está confortável para mim. Acredito que hoje também as pessoas estão bem mais esclarecidas e acostumadas com as diferenças mesmo na quebrada. Há dez anos atras, por exemplo, ser gay assumido na escola publica na periferia era um problema, hoje já vejo nas escolas que isso não é mais um tabu. Um abraço
Ainda é um tabu! Melhorou? Certamente, mas ainda há um longo caminho à percorrer.
não é facil ser gay em nenhum lugar, o sofrimento advém de principios religiosos e intocáveis, veja até o papa Francisco teve que retroagir em seu pensamento mais inclusivo
@@maxwellbastos4878 Mas porquê os princípios religiosos são contra a homossexualidade? Isso não foi completamente arbitrário. O grande medo dos religiosos foi a afeminação do homem. Quem sou eu para falar, mas se gays não amplificassem sua feminilidade seriamos aceitos mais rapidamente.
@@chase-brown e porque necessariamente a feminilização do homem seria errada?
É inegável que, em questões práticas, um homem gay masculino é mais aceito mas cabe o pensamento sobre a origem desse entendimento por parte da sociedade. Existem relatos de travestis e transexuais há séculos e a aversão a esse tipo de comportamento não é nada além de preconceito.
@@Cliche_Artes Bom, é muito fácil diminuir o poder da violência (masculinidade) nos dias de hoje. As mulheres de milênios atrás menstruavam muito, muito menos porque tinham bebês frequentemente. Coisa de mais de 30 filhos segundo estimativas. Foram nossos antepassados homens que precisavam defender seus clãs da natureza, e de outros clãs. E a humanidade continua vigilante, tanto em relação a outros países, possíveis invasores, tanto em relação à manutenção de conforto e tecnologia humana. Isso foi Camille Paglia, uma feminista, que disse. É por isso mesmo que um homem afeminado é considerado quase um desertor de combate. E se for gay, pior ainda, pois também não reproduz. E olha, eu nem sou extremamente masculino. Mas é preciso saber que esse "ódio" contra nós talvez não venha de preconceito, mas de conceitos milenares.
Cara, seu didatismo é surreal! Você é um verdadeiro gênio da comunicação e da pedagogia! Te conheci hoje, mas já virei fã de carteirinha! Um abraço de um hétero e cis apoiador ferrenho do movimento LGBTQIA+!
Eu não tenho filhos, mas se tivesse, provavelmente estariam na sua faixa etária, um pouco menos. E seria a mãe mais orgulhosa do universo por ter um filho como você. (Não tive por opção.) Gente, que jovem massa! Adoro os seus vídeos!
Esse jovem é mesmo fora de série! Pensei quase a mesma coisa quando o vi falando no Tese Onze: se eu tivesse tido filhos, queria que fossem como o Thiago... Dá vontade de apertá-lo como "mãe" orgulhosa rs. Aliás, tem uma nova geração vindo com muita vontade de transformar as coisas, eles têm sido um alento para o meu coração...
@@luisamunhoz4685 Verdade, espero que haja mais como ele.
@@leticiavaidesabafar cruzes mulher, vira essa boca pra la. Ainda bem que nao tem filhos, seriam bem doidos
Agora vc também é meu exemplo também não quero ter filho por opção.
Minha divaaaa.
@@billybruto4928 Nossa mais que paizão que você seria ein..até peidei
Cara, acho que nunca vi ninguém falando sobre isso de maneira tão didática!! Parabéns e muito obrigado pelo seu trabalho!
Concordo
Da algumas dicas de oratórias e recomendações de leitura do básico ao mais avançado
@@sergioandrade9639 Ao que me parece você tentou compartilhar um arquivo que está localmente na sua máquina, é esse o documento que tentou compartilhar?
www.grupodignidade.org.br/wp-content/uploads/2018/05/manual-comunicacao-LGBTI.pdf
Que vídeo perfeito e necessário, tanto para cis heteros como para a própria comunidade LGBT, pois sofremos preconceito entre nós mesmos devido ao machismo. Seu trabalho é essencial, continua com ele por favor!
Você tá pegando a homofobia e comparando com o machismo, é sério?
Parem com o mimimi, ninguém deve ver vocês.
eu sou assexual (simm eu existo obg ;)!!!). Fiquei surpresa em não ouvir um 'assexuado', vc até explicou um pouquinho no começo com a legenda, já que mesmo em alguns canais grandes usam esse termo, amei o vídeo pelo conteúdo e por vc, com vc me vejo podendo participar de conversas assim junta dos migues fora da faculdade.
Me explica como é ser assexual ?
Não tenho ânimo em ter relacionamento nem com homem nem com mulher.Queria saber se sou ou é só trauma de relacionamento anteriores.
@@ariellakawai3933 primeiro assexualidade é um espectro, ou seja vai ter experiências diferentes. Mas o mais importante é entender q assexualidade n é arromanticidade (a identidade romântica q não é romântica, arromântiques sentem nenhuma, pouca ou atração romântica condicional, como aces (abreviatura) é um espectro. Enfim, sendo ace vc pode se apaixonar por alguém, querer ir em encontros, abraços demais e falar aqlas coisas bregas. Ou n, e ser aroace, arromântico e assexual. Tudo bem ser ace por causa de algum trauma, e se dps vc se recuperar ou algo assim, tudo bem mudar seu rótulo. Uma coisa importante na comunidade ace é que a gnt respeita nossos limites e vivências. Ah alguns aces transam, pq gostam da sensação sem realmente ser por causa da pessoa ou pq demostram afeto pelo parceiro assim. Ser ace é só n sentir nenhuma, pouca ou atração sexual condicional. Enfim esse é um resumo meio longo espero q faça sentido. Eu sou aroace, então me diverto flertando com meus amigos enquanto eles riem disso. 😉
@@m.e.6084 krl cala boca vai se tratar KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@Pedro-wr9gu nah 🧡
@@m.e.6084 tirei até print ksksj ótima explicação.
Tbm sou aroace tmj! 🧡🤍💙☺️
Esse homem ser gay é a prova que o mundo é um lugar maravilhoso e a gente precisa lutar por ele acabando com o capitalismo.
Na verdade ele é 100% fruto do sistema capitalista e sem ele não existiria.
@@mariomend6480 ce sabe que nao falou nada com essa frase ridicula ai ne
@@nara5612 você que pensa.
@@mariomend6480 pelo visto so eu msm rs
@@mariomend6480 Quê? Kkkkkk. Nossa não sabia que pra nascer gay o mundo tem que ser capitalista kkk.
você é uma das pessoas mais sensacionais que eu conheci durante esse ano! você é FODA! Obrigada pelo seu trabalho tão incrível
Caraca nem sabia que vc era gay e já tava me apaixonando hahahaha faz sentido, homem cis hétero raramente tem consciência de classe ou comanda pautas inclusivas
Ta vendo, ta quase virando obrigação ser gay ,quer dizer que por ser hetero eu sou burro?
@@tolinhaex-batman2253 é
@@alexlourenco9855 heterofobia,poxa cara,ser heterofobico,logo cmg?que sempre apoiei e respeitei a causa lgbt?
@@tolinhaex-batman2253 n sou héterofóbico, jamais, tenho até amigos q são
@@alexlourenco9855 Bom ,faça chuva ou faça sol,meu respeito pelos lgbts é o mesmo
Obrigado Thiago, eu fico tão feliz por você me representar verdadeiramente. Pobres favelados LGBTs, cês tem voz!
Ele é lgbt?
@@duda5772 ele disse no vídeo
@@ChristopheMclloney nem percebi, mas valeu por responder
o sonho da minha vida é esse assunto ser tratado na escola e explicado como foi feito no vídeo
Pra que?
@Camila de Oliveira escola é pra criarem cidadãos de bem..besse tipo de assunto precisa passar loge
@@fernando.7486 ai que preguiça de vc 😒😒
@@littlebutterflyy antigamente existia aula de religiao (catolica) nos colegios. Hoje nao pode mais pq diz ser preconceito com outras religioes. Ou seja eles inventam coisas pro povo ficar mais mal educado
@@fernando.7486 nada ver cara kkkkk vai se tratar (e estudar tbm )! Não nem como perder tempo com gente ignorante.
"O ser humano é um animal, pra quem não sabe."
Cara, que vídeo necessário! Tu possui um domínio de conteúdo admirável; sem falar da ótima dicção. Parabéns! Adorei conhecer teu canal. ^^
Thiago, você poderia falar sobre a “hipersexualização” da cultura/sociedade brasileira? Só depois que me mudei para fora do Brasil percebi como o sexo é cultuado por aí, e acaba incentivando o machismo, capitalismo, etc. Engraçado que vários amigos meus que moram aí não conseguem perceber a dimensão disso, por ser algo tão naturalizado.
Já ouvi falar sobre isso também.
Onde que o sexo influencia o capitalismo, sua imbecil?
Além disso, o machismo não se abre, caso tenham educação em casa.
Então não enche a porra do saco.
simmm, o pessoal de fora na vdd acha muito legal a gente ser assim, por eles serem mt reprimidos sexualmente mt vezes eles acham bacana o brasil ser hipersexualizado, é pra nos é um problemao
É complicado sabe, não gosto muito de me abrir sobre isso e sempre considero como “elogio” para não criar conflito. Mas é tão ofensivo, escutar que sou da “cor do pecado” ou “eles gostam de mulatas”.
@@venusfloriano3906 curiosidade inútil que eu descobri uns meses atrás: os Estados Unidos é o país em que a população mais faz sexo no mundo (de acordo com dados) ksksks
Os pais,tem que seguir três pilares para educar seus filhos.
A primeira,educação financeira,a segunda educação sexual,a terceira educação política.
É muito importante receber em casa e nas escolas esses ensinamentos,para que se formem cidadãos conscientes e melhores.Nesse mundo não cabe mais cidadãos preconceituosos,hipócritas,racistas homofobicos.
Informação é essencial,conhecimento é um aprendizado infinito.
Conheci vc hj! Ganhei meu dia. A juventude do Brasil precisa de vc, mano! Força e avante! Um abraço com admiração!
Eu como um homem trans estou muito feliz com esse vídeo, tu é incrível demais
Eu adoro o fato dos teus livros ficarem todos com os títulos pra trás. O que interessa é que eles refletem tua fala e estão a mostra de outra forma.
Eu gostaria que a assexualidade e a pansexualidade fossem mais debatidos
Recentemente descobrir a possibilidades de ser Demisexual que faz parte da assexualidade, e até alguns meses atrás nunca tinha ouvido falar sobre! Seria legal se falassem mais sobre, eu amei seu vídeos, você é um amorzinho!!!!!
Eu passei pela msm descoberta da demissexualidade e outros espectros da assexualidade e tbm pela compreensão da separação entre orientação sexual e romântica. Apresentei isso pra alguns amigos, no fim saímos suspeitando que exista um contingente enorme de pessoas dentro do espectro assexual sofrendo pra se enquadrar na cis-heteronormatividade, sem saber da própria condição. E tbm ficamos com a impressão de que se esse debate for ampliado, muita gnt pode se descobrir e aumentar consideravelmente o alcance da comunidade LBGTQIA+
Concordo e fala dos outros aspectos da atração porquê muita gente confunde a cabeça com coisas que eles nem sentem de verdade.
Obrigada por existir Chavoso da USP!!!
Crush tão calmo 💙 kkkk
vc é perfeito
Amei o vídeo, muito didático. Sou trans não binário, e independentemente de discussões a respeito da nossa "existência" , nós existimos sim e idealizamos um mundo com muito mais respeito e validação, por parte da própria comunidade e principalmente das pessoas hétero/cis.
Mano o seu canal era tudo oque eu precisava no UA-cam, nunca vi um canal onde as ideias batem tão bem com as minhas ! Fico impressionado como vc tem o dom da oratória bem desenvolvido e consegue elevar o debate, eu queria ver se um gabriel monteiro da vida te encontrasse na rua pra debater, coitado, iria editar pra não mostrar a surra
Já dando o like antes de começar a assistir pq é certeza de conteúdo de qualidade .Ter conhecido vc Thiago, a Rita Von Hunty e a Sabrina do tese onze salvaram meu 2020.
Izabela, vc resumiu exatamente o mesmo sentimento do meu coração!rs
Esse literalmente é o vídeo mais completo q eu já vi explicando sobre a comunidade lgbtqia+ vou mandar pra todo mundo kakakakaka, comecei a ver seus vídeos hj e já tô maratonando seu canal, simplesmente INCRÍVEL, obrigada pelo conteúdo de altíssima qualidade
Cara, esse vídeo tem um nível de importância tão grande para a sociedade!
Me descobri aos 14 anos. Foi uma longa história desde as minhas crenças conservadoras cristãs até eu realmente me abrir pra mim mesmo e me aceitar e descobrir o que gosto. Quando minha mãe descobriu, isso eu tinha 15, ouvi todo tipo de coisa. Que eu era assim pq alguém fez algo comigo, que foi influenciado e tudo mais. Tenho orgulho de ser pan, me considero sexualmente livre, livre pra amar quem eu quiser, sem o peso de ter que provar ser hetero o suficiente ou ser pan o suficiente (como dizem que bissexuais tem que ser 50 a 50). Minha mãe e eu nós resolvemos. Mas mesmo hoje, um ano depois, ainda é um tabu. Ainda não conversamos sobre isso e ela não valida isso. Espero que ela mude. Com meu pai, que é separado da minha mãe, não podia ser a coisa mais broxante e surpreendente. Não pretendia contar pra ele, começamos a ter contato recentemente então não queria estragar isso. Porém um dia fumamos um baseado e estávamos conversando sobre isso e pah e ele me contou que era BI. Que gostava de homens, que era passivo mas preferiria casar com uma mulher. Isso desde a infância dele. Que loucura.
Que aula fod*
Claramente vou usar esse vídeo quando ver alguém perguntando sobre isso.
Sou pansexual, e fiquei muito feliz que vc falou dessa sexualidade que é tão mal vista, já ouvi cada coisa que é de corta o coração
:( enfim, eu AMO seus vídeos!
O que é pansexual?
@@NinjadePreto-f7d Um indivíduo que sente atração por qualquer pessoa, independentemente de seu gênero biológico. :)
tbm sou
Adorei, super didático, esperando seu vídeo sobre homossexualidade na periferia
Mlk, seu trabalho é impecável. Faço votos que vc possa fazer sua voz reverberar cada vez mais. É muito representativo ter mais uma voz de um homem preto, LGBT, periférico e que se apresenta de forma com que a galera das nossas comunidades das periferias como um todo se identifiquem e assimilem o conteúdo importantíssimo que vc se dispõe a disseminar.
Meus parabéns.
Parabéns pelo conteúdo... Vivo falando para meus alunos que sexualidade, gênero vai mto além da genitalia.
Você é uma inspiração para muita gente inclusive para mim, falar abertamente desses temas mostrar que podemos incluir qualquer um que se interessa em aprender. Parabéns 🎉👏 Eu sou homem trans gay e tenho muito orgulho de ter nascido no dia do orgulho lgbt+
Os transgêneros seriam muitos mais aceitos se não fossem considerados gays ultra-afeminados ou lésbicas ultramasculinas. As pessoas nem sabem que um homem transgênero pode gostar de outros homens. Agrupar LGBTQIA+ e o diabo à quatro atrapalha porque são causas completamente diferentes.
@@chase-brown realmente, no início minha mãe achava que eu era lésbica já que eu andava parecendo "um moleque", ainda assim quando eu me assumi ela ficou me perguntando se eu gostava de mulher e isso meio que irrita, eu sou homem e continuo gostando de homens só isso, se um dia eu gostar de uma mulher (o que eu acho impossível já que eu já namorei uma e foi a pior época da minha vida) eu vou aceitar e pronto, não vou ficar me martirizando por causa disso como se eu tivesse escolhido de quem eu quero gostar.
Adoro a maneira como você consegue transmitir qualquer informação de maneira tão calma... Sua voz é muito confortante 😍
sei la, seu trampo aqui no UA-cam é tão bom q eu não sei se qualquer comentário seria capaz de elogiar ele a altura
CARALHO, Tiago... mermãããooo você não tem noção o quanto esse teu vídeo tá maravilhosamente claro e didático.
Não sou estudiosa desta área (e nem de Humanas), mas tento estudar, ler, ver vídeos para compreender melhor. Mas bem, no que acompanhei até agora (dos estudos sobre gênero, feminismo), você claramente consegue trazer essa conscientização pro público de forma tão legal.
Amei muito mesmo esse material e super indicando teus vídeos!!
Estou maratonando aos poucos, pq é necessário pausar, estudar sobre as pautas que vc levanta, discutir com outras pessoas.
Só desejo sucesso irmão, tu vais crescer muito!
🤩👏👏👏👏👏👏
Que vídeo bom, Thiago!
Cara, mais didático e assertivo, impossível (os pontos colocados "com falha" ou que você esqueceu de apontar, não descredibilizam o conteúdo e nenhum indivíduo que compõe a comunidade LGBTQIA+). Uma aula excelente! Parabéns, grande abraço daqui da Paraíba e sucesso, sempre.
sou gay e sempre tive dificuldade de explicar pra alguém quando me perguntam por esses temas do seu video, pois agora irei indica-lo pra quem quiser tirar dúvidas sobre tudo isso, foi muito bem explicado e aprendi muito também, você tá de parabéns.
Show dms o vídeo agradeço aí por poder me informar com esse irmão sucesso no trabalho guerreiro Tmj 👍👍🤘🤘forte abraço pra td mundo fiquem com Deus 🤘🤘🤜🤛
Que vídeo maravilhoso, fico me colocando no lugar da sua mãe que orgulho ela deve ter de você pq eu se fosse sua mãe ia até colocar um crachá de identificação 💓😍😘
Gostei muito do vídeo e acho que posso contribuir para explicar um pouco mais das identidades não binárias (que é como me identifico). O termo não-binario engloba várias identidades de gênero que não se encaixem integralmente em um dos dois gêneros binários (masculino e feminino). Isso incluí pessoas que se identificam com ambos os gêneros, nenhum deles (agenero), transita entre diferentes identidades de gênero (gênero fluído), entre outras. A identidade não binária parte da compreensão que o próprio vídeo discute, de que gênero é construído socialmente e expressado de múltiplas formas em diferentes épocas, culturas e contextos. E desta forma é possível enxergar em si diferentes expressões de gênero que fujam da norma cisgenero/heterossexual de comportamento.
Entrei no seu canal e simplesmente me apaixonei pelos assuntos. Vc fala de forma muito simples. Continue desempenhando seu papel importante. É muito inspirador
Leve correção: a bissexualidade não termina nos dois gêneros, pessoas bissexuais sentem atração por todos os gêneros (binários e não binários)
Exatamente,obg
Excelentes explicações, ótimo vídeo! 👊🏿✊🏿🌈👏🏿
E aí chavoso, tudo bem? Sua explicação sobre intersexo foi muito boa! Eu sou bióloga e eu faço atividades de educação sexual e a gente tem dificuldade de diferenciar sexo biológico de gênero sem entrar em muitos detalhes e não ficar mto confuso, vc fez isso mto bem, arrasou!
A diferença entre intersexo e hermafrodita na verdade não é essa do vídeo mas não é suuuper relevante pras discussões. É só que hermafroditas são os animais que tem naturalmente os dois sexos em todos os indivíduos e isso faz parte da reprodução deles, por exemplo nas minhocas. Na natureza podem ter animais intersexo também, ou seja, são animais cuja reprodução é separada em machos e fêmeas, mas naquele indivíduo específico tem características dos dois sistemas por alguma anomalia na diferenciação sexual (que nem acontece nas pessoas). É isso, só detalhe mesmo
Obrigado pelo esclarecimento, curto e sou inscrito no canal do Chavoso, porém nunca vi nada dele explicando coisas relacionadas à biologia, apenas questões politicas e sociais e históricas. Portanto mesmo não sendo o ramo cientifico dele ele se saiu superbém!
É que, desde a Grécia Antiga até bem pouco tempo atrás, seres humanos intersexo sempre form chamados de hermafroditas. Hermafrodita significa filhos de Hermes e Afrodite, que possuía as duas genitálias. Hoje em dia o termo usado pelos ativistas é intersexo, mas isso é relativamente novo.
cara, que canal sensacional! muito, muito bom mesmo, você é um ótimo professor, mano! espero que você continue e só cresça mais e mais nos seus sonhos, man!
A sociedade seria muito diferente se houvesse pelo menos um lgbt na família e que todos tivessem o mesmo interesse pelo conhecimento e pela educação que nos buscamos através do estudo.
Não acho que os gays são o grupo mais descriminado no Brasil na vdd não chega nem te perto de ser o grupo que as pessoas tem mais preconceito
Parabéns pela didática.
Acho que seria interessante falar do gay masculino cis, que aceita seu gênero SEM NEURA, fazendo a devida distinção do gay que quer se esconder no meio hetero se enquadrando no padrão do machão. São duas coisas diferentes.
Acho legal também falar da questão social e comportamental, visto que dentro da própria comunidade existe, RACISMO e muito preconceito. Abraço!
Não estou falando de gay que quer fingir gostar de mulher. Se o cara não esconde que curte machos, qual é o problema de continuar ou se tornar machão? Se você se aceita como homem, já está aceitando certa virilidade, qual a diferença de aceitar macheza brava? Você só parar onde quiser.
Chavoso 2022! Obrigado pelos videos, aulas e etc mano! o trabalho que vc faz inspira e auxilia muita gente, todo esse didatismo, essa linguagem simples constrói a pedagogia em que se assenta a revolução das periferias! Valeu demaissssssss!
você é muito necessário para a comunidade e eu espero que você cresça muito no UA-cam, apesar de eu ser LGBT e já saber do assunto, quis assistir mesmo assim só pra poder ouvir sua explicação kkkkk você vai chegar MT longe, tudo de bom pra você
Comecei a consumir seus conteúdos ontem, 04/04/2021, e confesso que estou simplesmente embasbacada com tamanha eloquência, didatismo e carisma. Explorar os assuntos que você explora da maneira que o faz é diferente, ousado e extremamente instrutivo, tudo o que o sistema não quer! HAHAAHAHAHAH agora que eu acabei de assistir esse vídeo e descobri que tu é gay, ficou ainda melhor.
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA que orgulho, cara, namoral. Que orgulho.
Inteligente, didático e preciso! Faço ciências sociais na UFBA e fico muito feliz de ver os seus vídeos. Com muita luta e resistência, tamo voando alto e invadindo os espaços, levando nossos saberes e práticas para o espaço universitário e produzindo com eles conhecimento de excelência.
Video mais que necessário, para que não fique dúvidas de que esse dia é dia de luta!!
Só pra explicar meu comentário... eu tenho medo que por causa das tuas visualizações, vc pare de fazer vídeo... vc é um cara incrível...
Caí no seu canal há uma semana.
E tô adorando. Parabéns!!!
Boa noite muito prezado CHAVOSO DA USP! Descobri sua pessoa assistindo ao #ConversasQueImportam, sobre educação. Assim como vc, acredito, e espero MESMO que existam, muitas pessoas TÃO lúcidas e preocupadas com o próximo, e o bem-estar em geral, sem a necessidade do holofote. Parabéns e vida longa a esse fantástico ser humano: VC! Grande e forte abraço, Fernando.
Cara vc me dá uma alegria imensa. Sou do Itaim Paulista e fiz Filosofia na Puc quando saiu o prouni em 2005. Tb sou bixa mas nao sou chavoso hahaaha. Vc é a prova maior que cala essa galera burguesa. Minha mãe viu seu video agora e disse que você explica muito bem., também acho, al émde te achar gato ksksksksks. Parabéns cara e viva o dia do orgulho LGBTQIA.
tambem sou to itaim pta....sou homo...e vivo ha 20 anos fora do BR
Chavoso da hora...a foto da faixa "Não a discriminação do trabalhador / a homossexual" me encheu de orgulho, pois eu ajudei a pintá-la em 1980... Foi parte de 1 passeata feita em São Bernardo do Campo para comemoração do 1o de Maio, dia do trabalho. Todos se dirigiram ao estádio da Vila Euclides onde Lula discursou...
Sempre muito profundo e didático ❤️❤️❤️ dá vontade de passar o dia nesse canal 😅
Que vídeo perfeito!!!! 👏🏾👏🏾 Uma aula completa!
Excelente, bem completo de didático, super explicadinho, mais e melhor que por muitos professores e “especialistas” engomadinhos por aí 👏🏼👏🏼👏🏼🙌🏼 #Pride 🚩🚩🏳️🏳️🕙🏳️🌈🏳️🌈🏳️🌈🏳️🌈
* e didático
Cara, que vídeo perfeito. Completo, contextualizado. Sinceramente todo amor por geradores de conteúdo como você!
so eu que reconheci a música de início?
gloria groove- império
Opa! Cheguei aqui através da dona Ritinha . Rs
Tô maratonando já. 😀
Parabéns pelo conteúdo Mano, por curiosidade, qual a duração do curso de ciências sociais na usp? quanto tempo falta pra vc acabar ? Tá fazendo EAD ? Abraço.
ele tem um video ótimo falando sobre o curso dele
Parabéns pelo trabalho, gostei bastante do vídeo é bem explicativo temos que sempre debate esse temas respeita e explicar para quem tem a mente fechada. Continuo assim.
CARA, QUE VIDEO FODA. Você consegue discorrer sobre os temas miticamente. AMEI
Que aula! Ameeei e me ajudou muito a entender as classificações e desmistificar os vários tabus que eu tinha, e que ainda estou aprendendo a desmanchar, na fala, no pensar, no olhar pro outro. Obrigada!
Cara, parabéns pelo video perfeito. Pra um cara como eu Cis-hétero, mas que sempre amou, respeitou e apoiou as diferenças e individualidades de cada serumanuzinho que habita esse planeta, entender essa “sopa de letrinhas” sempre foi meio complicado, e vc esclareceu de forma impecável!!!
Com muito orgulho quero estar presente na próxima parada LGBTQIA+, celebrando toda essa diversidade que só deveria fazer de nós pessoas mais humanas, tolerantes, empáticas e felizes!!!
Continue com o trabalho maravilhoso!!!
Muito bom seu vídeo, principalmente para as novíssimas gerações que já se apropriaram dos termos, mas alguns não sabem o significados e fica no vazio, na superficialidade. É didático, principalmente.
Cara, tú fala muito bem! Eu já vi vários vídeos sobre isso, mas o seu foi o mais objetivo possível. Obrigada por essa contribuição perfeita! 🖤♥️ Sigamos na luta contra o preconceito! 🌈
Nunca vi uma explicação tão perfeita sobre esse tema!!!!!! Parabéns!
Socorro, esse vídeo deveria ser patrimônio social. Parabéns pelo conteudo, eu to passade. 😍💕
Muito bom querido. Divulgando aqui pra amigos 😊😘 Vídeo muito didático.
Thiago, sua didática é incrível. Não sei se vc tem intenção de lecionar um dia, mas se sim, será um professor foda! Parabéns!
incrível sempre
Mais um conteúdo sensacional, didático e, acima de tudo, necessário! Parabéns mano pelo seu trabalho, tenho certeza q a sua aula inspira e transforma a vida de milhares, então continue! Vai dar tudo certo e boa sorte camarada, vc é uma inspiração e exemplo que transformará o mundo 💛
Cara, seus vídeos são fodas!! Parabéns pelo trampo, tu faz um serviço social de admirar!
Acompanhando junto com o caderninho de anotações haha
Estou absolutamente encantado com o seu canal, quero usar muitos vídeos daqui com meus alunos do Ensino Médio. Parabéns pelo conteúdo magnífico e por ser essa pessoa tão preocupada em transformar! Abração
Descobri você recentemente e amei!! Seus conteúdos são todos muito pertinentes sobre assuntos que precisam ser falamos e vc passa isso de um jeito muito fácil e gostoso de ouvir, parabens!! Estava um pouquinho apreensiva em relação a esse vídeo pq é um conteúdo bem grande e muitas vezes infelizmente mal abordado. mas vc foi impecável!! 👏👏👏👏😍😍
Chavoso, eu era de direita, bolsominion e graças a Deus me livrei disso com um pouco de conhecimento. Poderia fazer um vídeo p falar de homossexuais que tem muitos trejeitos, estou me descontruindo e gostaria de entender melhor isso.
É completamente possível ser "conservador" e aliado dos gays sem ser bolsonarista. O próprio Bolsonaro não deve conhecer autores clássicos da direita como Kant, Mises e Say. Se quisermos uma direita menos homofóbica precisamos de alguém que os contrarie usando ideias das pessoas que eles admiram.
É incrível a quantidade de deslikes em um conteúdo extremamente importante! Ja te amo
Ai sim!Finalmente entendi tudo. Didático dms!!!!
Esse vídeo serviu MUITO até pra mim que sou uma mulher LGBT. Esperando por vídeos sobre como é ser LGBT na periferia. Vídeo show demais!!! 👏👏👏👏
Dá-lhe Chavoso
Ótima, uma das mais didáticas que já vi. Adorei. Parabéns!!
video bem lúcido, eu sou menina não binária heusahuha (ou seja, prefiro ser garota, mas curto me sinto confortável em ser menino, as vezes. Detalhe: nasci macho, com pênis e testosterona como hormônio predominante na época da adolescência, sou pansexual, mas pra n ouvir chacota, me denomino bi, que é mais padronizado). É bem difícil estar num corpo que não te agrada e uma família intolerante ao ponto de nem falar sobre isso, hasuhass sou assumida. Digo que é difícil, porque a transição hormonal depende de muito apoio e até porque os hormônios mudam o psicológico, então pela não-binariedade, pela intolerância e minhas tendências psicológicas autodepreciativas, eu infelizmente não tenho coragem de fazer o uso de hormônios, mas eu queria sim kkkk.
Perfeito! Adorei a explicação, muito didático! Parabéns!! 😊👏😚
Sigo aprendendo mto contigo!
Você por aqui kk? 😊❤
@@Gabriel_Reis13 Chavoso é uma das pessoas mais importantes da internet heheheh os vídeos dele me ensinam demais =)
Conheci seu canal no fim de 2020, e que canal maravilhoso! Você é uma inspiração tamanha pra mim. Venho do Jd. Paulistano, bairro da Brasilândia (periferia da ZN), e ver um jovem como você, que assim como eu é da periferia e gay, estar na USP, só me inspira mais a continuar tentando e entrar na universidade! Sucesso Thiago, sucesso chavoso! ❤️
Vídeo da hora, mano.
Em frente que há de chegar o dia onde as letrinhas serão apenas história.
Cara, na moral! Seu vídeo é O MELHOR para explicar e integrar alguém iniciante à comunidade LGBTQIA+ .
Maravilhoso. Acabar com a falsa dicotomia que existe no que toca ao sexo e ao género. Tocou na diversidade genética xy xxy xxx xx x e etc, bem como diversidade de desenvolvimento embrionário o caso dos "hermafroditas". E como tudo isso são casos frequentes! E não raríssimas exceções, ao contrário do que a galera pensa.
Descobri seu canal hoje e estou amando pena ser só hoje e não desde o começo!
Muita força! E estou ansioso por mais conteúdo qualquer que seja, desde que seja desta qualidade
Infelisme tem mulheres que procuram homens % hetero
E são muito impocritas
E se a pessoa gostar, dessa pessoa, sofre pq não sabe que essa pessoa pode ser homofobica sendo mulher
Por isso e tao dificil se relacionar
Vídeo foda! Sempre didático, bala mano, seu canal é incrível!
Você explica muito bem, Thiago!!! Maravilhoso o teu vídeo!!!