Bom dia amigo. Em primeiro lugar, parabéns pela aquisição de um excelente carro elétrico. Temos que sair dessa bolha tupiniquim que vivemos e partir para inovações e novas tecnologias. Num primeiro momento, nunca se deve pensar em economia de tempo ou dinheiro por conta de ser uma tecnologia nova e de baixa escala. Daqui a uns 10 anos estaremos carregando um carro elétrico num mesmo tempo que se abastece um carro a combustão. E alguém tem que iniciar essa jornada, pois, se não, ainda estaríamos na idade da pedra, que é o que muitos políticos desejam. Agora falando da sua viagem, tenho algumas considerações pra te dizer e espero que não receba como crítica destrutiva e sim construtiva. Em primeiro lugar, esse carro recomenda no manual que o período de amaciamento do conjunto elétrico deverá ser de 2000km e que neste período recomenda-se não ultrapassar os 100km/h e não empenhar velocidades constantes. Também recomenda-se não deixar que a bateria descarregue abaixo de 10% para evitar a degradação prematura da mesma. Outra coisa que eu verifiquei é que no seu trajeto, principalmente no segundo trecho, vc chegou a ultrapassar os 20kw/h para cada 100km, que é o monitoramento que vc deve se ater e não a autonomia. Isso significa que a sua forma de acelerar está muito forte o que leva a autonomia muito baixa, mas com o tempo vc pega as manhas de dirigir um elétrico. Quanto à ficar parado no carregamento por um período maior nas viagens, penso que a aventura é que é gostosa no viajar. Como eu adoro viajar e agora em janeiro irei com minha esposa daqui do RJ para Recife e o tempo de viagem é o que menos importa pra nós. Que Deus te dê muitas felicidades com esse carro e que venham muito mais tecnologias. Vamos ficar libertos das carroças nacionais. Abraço amigo .
Bom dia, Carlos!! Grato pelo seu excelente comentário. De fato estou no processo de adaptação e tenho essa andada forte, mas estou corrigindo pra ter uma melhor autonomia. Observei as orientações no manual tbm. Não me recordo dos 100km/h como limite, mas busquei manter ao máximo as orientações. Como não manter a mesma velocidade por longo período, não toca o pedal do acelerador no “fundo” fim do curso, não conduzir no modo Sport.. é importante cumprir!
E realmente, faz total sentido não se limitar a tempo e gastos, estamos falando de viver uma experiência nova, um outro universo de carro, o início do futuro. Vc fará RJ x Recife de carro elétrico?
@@fastandeletric Estive prestes a pegar o Dolphin, cheguei a reservar, mas quando fui chamado para faturar o meu, o valor que queriam pagar no meu carro atual que é um Tiggo 5x híbrido era muito abaixo do que eu esperava. Então, desisti da compra e resolvi que vou para Recife com o híbrido. Agora vou aguardar a fabricação desse carro aqui no Brasil e até lá, com certeza já surgirá outros modelos de elétricos. Abraço amigo.
Sim, de fato teremos muitas novidade em 2024. É um mercado que tá com tudo pra só crescer. Tem q ficar atento a essa questão de o governo taxar, aí vale a pena já garantir um logo.
@@fastandeletric Com certeza! Pena que com esse desgoverno, fica impossível investir no país e com isso só atrasa a vinda de novas tecnologias. Infelizmente o brasileiro tem os governantes que merece. Ainda estamos muito, mas muito longe de ter um povo razoavelmente educado. Isso é muito triste. Como diz brilhantemente Zé Ramalho em sua música "Admirável gado novo". Abraço amigo.
Fico impressionado como tem gente falando que precisa de muita paciência para ter um carro elétrico. Não param para pensar quanto de tempo economiza no dia a dia sem precisar ficar parando em posto e sempre saindo de caso com o carro carregado. Mesmo em uma viagem longa, é só planejar os horários de lance e almoço. Meu próximo carro será um elétrico com certeza.
Obrigado pelo comentário. Tbm acho q tranquilo. Por aqui, as vezes vc sai pra viajar e pega mais de um siga e pare (com as obras intermináveis da BR 101) e isso te faz gastar mais de 1h de viagem tranquilamente.. mas se parar pra carregar meia hora é o fim do mundo kkk mas cada um sabe o que é melhor pra si
Ótima observação, tenho um Dolphin e economizo 2 mil por mês e viajo ( viagem curta ) toda semana com ele. Agora mesmo ( noite) o carro está sendo carregado na minha garagem enquanto eu vou dormir
Ao meu ver carro elétrico ainda não é bom para viagens, apenas para rodar no centro. No elétrico é ao contrário, vc consome menos dentro na cidade. Achei perigoso que antes de chegar em aracaju se vcs não tivessem decidido esperar mais 1 hora vcs ficariam no meio do caminho e é muito perigoso essa área é muito deserta sem ninguém.
20 reais pra quase "meio tanque", é surreal! Com um bom planejamento com certeza é uma excelente opção! O futuro chegou e os carros elétricos vão dominar, queiram ou não! Parabéns pelo video.
Isso vai ser até o governo aumentar o valor da energia, dando a desculpa na sobrecarga do sistema elétrico. O custo por km do carro elétrico no futuro será igual ao do carro a combustão. Estamos no Brasil, vão arrumar imposto até para o vento, sol etc.
É um tipo de carro que demanda paciência e muito planejamento. Imagina se naquele posto que ficou 2hs carregando houvesse mais carros aguardando . A infraestrutura nas estradas e cidades precisa ser composta rapidamente.. Ótimo vídeo !! Parabéns !!
pelo que vi em alguns vídeos vale a pena. pois dependendo do lugar e planejamento vc pode até fazer uma parada se quiser e achar um carregador rapido , então se comparar com carro a combustão , ganha tempo na estrada.
Obrigado pela contribuição, meu amigo. Excelente aquisição. As considerações finais foram muito ricas. Sobre esse hotel que cobrava 100 reais por hora para carregar o carro, é prática abusiva e vai ser tiro pela culatra pro hotel. Grande abraço.
Dava pra fazer mais rapido, mas como foi o primeiro.. realmente foi quase o dobro. A combustão seria entre 7/8h pq está com o desvio na BR101 perto de Maceió
Carro elétrico ainda é uma promessa, de fato, hj não se pode depender. Uma viagem que demorou mais do que de ônibus não se pode dar palmas. Tempo também é dinheiro. Sucesso pelo vídeo !!
Muita demora p carregar, e teve sorte de não estar ocupado o ponto de recarga. Eu só vou ter um EV, quando tiver ponto de recarga em todo lugar do Brasil e tal recarga durar 10 minutos
Só essa paradinha eu já estaria chegando em Maceió, carro elétrico atualmente só no uso urbano, é preciso ser um cara muito zen para ter carro elétrico no Brasil.
Sem nenhuma dúvida, o carro elétrico vale o custo benefício!!! Os pequenos problemas de recargas em viagens, podem ser sanados com um planejamento mais adequado, e tbm um carregador portátil para uma emergência, se necessário!!! No mais, é curtir tudo de bom que o golfinho proporciona!!!! O DOLPHIN aqui no Brasil e tbm em vários países, é sucesso absoluto!!! Hélio de Curitiba.
Muito top o seu vídeo, sendo esclarecedor para quem deseja comprar um elétrico. Na minha humilde opinião, para quem roda muito na cidade ou faz viagens curtas de até 200 km, ele é perfeito. Mas no meu caso que rodo pouco, e quando viajo não consigo andar a 90/100 km/h, foi muito bom assistir o seu vídeo.
Meus parabéns a vocês pelo vídeo. Sou de Aracaju e estou com o planejamento de compra de um novo carro, se híbrido ou elétrico. Estas experiências são de grande valor e nos dá uma referencia do que escolher. Abraços!
Caramba. Vc demorou o tempo que eu demorei indo de natal pra aracaju. Se louco. Obrigado por postar esse vídeo. Se tinha dúvidas, agora não tenho mais. Sem chances de comprar em elétrico.
Parabéns para vocês, qye gravaram o vídeo, muito bom. Só não entendi porque algum engenheiro não desenvolveu um sistema de teto do carro elétrico com materusl de placa solar, e sistema de recarga com movimento dos pneus.
Nossa mano moro em São Paulo e sou de Aracaju e já fui em escada mano fantástico essa viagem e também pesquiso o elétrico tá muito fora do meu orçamento mais para Deus tudo é possível soldades de Aracaju valeu pelo vídeo
Sou de Palmares-PE e conheço esse percurso. Fiz de bike e sei muito bem como é a altimetria. De Junqueiro x Aracajú é menos "íngreme" do que Messias x Junqueiro, onde tem ladeiras enormes. Creio que você também aliviou no último trecho sabendo que não teria mais pontos onde carregar..
Ótimo esses superchargers pagos aí no Nordeste. Parabéns pela iniciativa. Garantia de bom funcionamento. Por aqui, Rio /São Paulo uma Odisséia com os carregadores gratuitos quase sempre lotados ou com defeitos. Repare o tempo que vc levou até o destino sem nenhuma anormalidade e sem ter que esperar por um carregamento a sua frente pois apesar de 03 tipos de tomada, o carregador só carrega 01 carro por vez. Se tiver a infelicidade de ter um jac carregando antes do seu veículo o tempo de espera será absurdo traduzindo em mais tempo de viagem. . Muito legal as primeiras experiências na estrada, novidade e curtição mas confesso que depois cansa e estressa razão pela qual só utilizo carro elétrico em centros urbanos ou qdo sei que chego ao destino sem necessidade de recarga.
Obrigado por seu comentário. Não sei se tive sorte ou ainda não há tanta procura nesse trecho Recife / Aracaju.. realmente se chegar no carregador e tiver um que tenha acabado de começar a carga vai ser mais frustrante.. Eu comprei já com a certeza que se for viajar troco com alguém da família.. então sem stress tbm. Mas posso afirmar que tem sido uma experiência muito massa.
@@fastandeletric eu que o diga, pois tenho carro elétrico desde 2015. À combustão só para viagem. Sou um entusiasta de carros elétricos a ponto de ir ao salão de Xangai/23 mas reconheço as limitações.
@@paulo3564que massa! Tbm já esperava esse dia chegar, ter um elétrico. Sou fã da ideia há um bom tempo. Mas vc acha q nesses 8 anos a estrutura pra se ter um elétrico no Brasil melhorou muito ou tem sido uma evolução ainda muito lenta
@@fastandeletricos primeiros superchargers da BMW, em pontos estratégicos, estão sem manutençâo, usuários quebrando a tomada da mangueira e por aí vai....
@@paulo3564 lamentável.. tem a questão da manutenção que tudo na vida precisa e ainda deve ter a questão do bom uso, infelizmente muitos usuários tbm não tem consciência de utilização comunitária 😔
Ainda tô assistindo mais parabéns pelo vídeo o que mim chamou a atenção foi vc ta indo para minha cid natal que olhando de cima parece uma moça linda canta o cantor acizao
O carro elétrico é uma realidade nas cidades, mas na estrada ainda é bastante complicado. É possível viajar, mas é preciso ter um planejamento de nível aeronáutico pra não ficar na mão. Eu Moro no DF e viajo bastante para o Vale do Paraíba - SP - 1200km. Ainda não é possível fazer essa viagem no ritmo e segurança do carro a combustão. Outro obstáculo é o condomínio que ainda não tem estação de carregamento. Tenho muita vontade de ter um EV, mas a infra, que está melhorando, ainda não alcançou o estagio necessário para o meu perfil. Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor. Saúde e paz! 🕊🔌
Ao assistir o seu bom vídeo me dei conta de que o carro totalmente elétrico ainda não é o ideal. Vejamos: vc fez 3 paradas entre REC e AJU, ficou quase 4h em carregamento. Deu a sorte de chegar nos pontos sem que eles estivessem em uso, e, em cada um deles apenas um ponto de recarga, o que atrasaria ainda mais a sua viagem caso estivessem. Um longo trecho entre Junqueiro e Aracaju ( 160km) sem nenhum posto de abastecimento. Sem contar um possível estresse ao ficar num local ermo, depois que o restaurante fechou. Por essas e outras, ainda prefiro o hibrido, mesmo gastando um pouco mais. Parabéns pelo vídeo. Sucesso sempre.
Obrigado pelo comentário. De fato ficou uma viagem longa, umas 4hs a mais do q se fosse em um carro a combustão. Valeu pela experiência. Mas se for pra fazer uma rota assim priorizando tempo.. realmente tem ter um híbrido, pq já é uma excelente economia em relação ao carro a combustão, e não fica preso só a eletrificação.
Valeu pelo video meu amigo. Eu faço sempre esse trajeto e ja venho estudando a possibilidade de um dolphin pra economizar. Em junqueiro no Café engenho do queijo sempre paro lá e agora já tem um carregador rápido da Br Super Carga por R$2,00Kw/h. tem também um rápido da volvo na cachaçaria Caraçuípe que fica um pouco proximo desse. E também em breve vai inaugurar o carregador da neoenergia em propriá, ja esta instalado no local.
concordo, aqui em recife tem vários postos de carregamento gratuitos e observei que a maioria fica vazio, mas eu estive em São Paulo e lá é tenso meu primo tem um elétrico e foi complicado achar um carregador vago, mas esta questão de carregamento também tem lá fora. Estou aguardando o Seagull pra ver como é.\. Quem sabe será meu primeiro carro elétrico.@@fastandeletric
@@MrCicero300 aqui em Aracaju sempre acho carregadores gratuitos disponíveis tbm. Claro q com essa crescente de novos elétricos nas ruas, se não houver uma crescente dos carregadores junto, ficará disputado rapidamente, cada dia vejo mais elétricos nas ruas aqui em Aracaju. Por isso São Paulo já tá assim, concorrido. Deve ter crescido muito rápido a compra dos elétricos e os carregadores não acompanharam essa evolução.
Estamos no início e muita coisa tem a se melhorar. Autonomia é inquestionável em relação aos de combustão. Acredito que em breve ou se ja não tem disponível, teremos com maior autonomia feitos realmente para viagens de longa distância. Vídeo excelente. E que azar a pedra no vidro hein? Mas faz parte dos riscos ! Boa sorte na próxima e Parabéns!
Minha surpresa os postos da Pichilau ter carregador… A parada onde é tem o toten da Volvo é bem diferenciada comparada a outras… Pode ser demorada a viagem Mas me surpreendeu ter os carregamentos e olha que passo aí sempre todo mês e não havia reparado…
Com certeza já é.. trouxe uma nova realidade ao mercado automobilístico brasileiro, e não somente aos elétricos. Muitos carros ajustando os preços por conta do Dolphin
Show o vídeo, muito esclarecedor. No início você estava andando consumindo 30kw e, no final, estava a menos de 20Kw, por isso parece que estava mais econômico depois de carregar em AC, mas não tem nada a ver com o tipo de carregamento e, sim, com quanto você consome do motor. Sobre os custos, teria que incluir o custo da recarga inicial ou o custo da final para ter o valor correto.
Muito bom, vida real sem maquiar nada. apesar do tempo a mais que gastou, acho que por R$ 53 compensa. (Hoje paguei 50 de uber para 25km). e na próxima com certeza vai estar mais preparado.
Bah, haja paciência para viajar com carro elétrico. Tem que andar devagar, programas muito as paradas, para evitar ficar sem carga, e elas são muito frequentes e demoradas. Acredito que em alguns anos com o avanço da tecnologia das baterias será viável, mas atualmente é um tipo e veículo que não dá para ser usado por quem viaja com alguma frequência. Parabéns por mostrar a vida real do uso, sem maquiagem.
Amigo, comprei o Dolphin e só estou aguardando chegar...sua viagem foi de muita valia pois essa autonomia estimativa a gente não está acostumado. E resumindo tem q programar mesmo!!! Imagina se o carregador da Volvo fechasse as 20h, vcs iam testar era o conforto dos bancos na pernoite, kkkkkk!!! Grande abraço!!!
Já fiz 320 Km com o meu Dolphin, o segredo tá realmente no pé, se pisar muito a autonomia despenca. Parabéns pelo carro, a tecnologia é “nova”, então um tempinho a mais na viagem é compensado pelo custo. Moro em Maceió, então seu vídeo foi muito proveitoso pra mim pq Recife e Aracaju são destinos constantes pra mim. Já conhecia a parada de Junqueiro/AL, que é ótima e ficou ainda melhor com o eletroposto
Obrigado por compartilhar o vídeo. Minhas ponderações ficam para essa indicação vista no celular deveriam vim cativa no veículo o meu a gasolina traz isso quando entra na reserva. Esse problema do aplicativo não funcionar no IOS, teu irmão te salvou.😂😂😂. Eu ainda não estou preparado para essa aventura, mas gostei da saga!
Parabéns pelo vídeo e pelo carro! Foi ótimo para ver a realidade desses trajetos e dos carregamentos. Eu vivo na europa e recentemente também adquiri um veículo elétrico, e na verdade estou gostado bastante. A diferença de autonomia em cidade vs em estrada/autovia é bem diferente. O meu tem um consumo médio em cidade de 12-15kWh/100km e na estrada por volta de 17-20kWh. O consumo mostrado na telinha geralmente é um cálculo baseado no seu consumo recente, porém, tem variáveis que o carro não pode prever como elevação, temperatura, velocidade, estilo de condução, etc, por isso é bom se preparar e creio que vcs se preparam bastante!
@@fastandeletric Um MG ZS EV. Na questão dos carregadores na rodovia, até que tem bastante, no mínimo um a cada 30km, e geralmente com potências de 150kW+. Porém ainda temos bem poucos comparado a outros países da europa.
Primeiramente parabéns pelo vídeo. Foi muito esclarecedor para a maioria das pessoas que pensam em comprar esse veiculo. Em minha opinião esse caro para viagens fica inviável pelo tempo perdido nas recargas e principalmente pela autonomia não chegar nem perto do que ele se propõe a fazer, entretanto para cidade quem tem um percurso diário de até 100 km dentro da cidade pode ser bem interessante. Em minha opinião esse carro seria perfeito se tivesse sistema hibrido. Outro fator que vejo como negativo é que normalmente em carros elétricos as baterias vai perdendo a autonomia sendo que sua reposição é bem cara. Então até em questão de revenda creio que deprecie muito o valor do veiculo dependendo da km rodada.
Concordo, para viagens maiores que 300km, um saco ter que ficar mais tempo que o habitual recarregando a bateria… A bateria tem garantia de 1 MILHÃO DE KM… é muito quilômetro. Se a bateria perder performance antes disso, GARANTIA.. está no manual do proprietário. Verdade seja dita, hoje em dia, os carros de modo geral são muito tecnológicos, e a desvalorização está cada vez mais acentuada, devido ao aumento de tecnologia do carro atual.
Muito bem feito seu video. Realmente as baterias terao que evoluir um pouco mais, embora ja estejao nim bom nivel. Acredito que talvez um sistema capacitivo combinado com algo + será a soluçào.
Amigo, essa é a questão mais relevante sobre eu ter um carro elétrico que possa ir de Recife até SP sem passar perrengues com locais para reabastecimento elétrico no caminho. @@fastandeletric
Boa noite amigo! Se moderar na velocidade e andar entre 80km/h e 90km/h a autonomia do carro na estrada pode ficar maior? O ideal é sair com 100% carregada e velocidade entre 80km/h até 100km/h...acredito que a autonomia pode aumentar...e também viajar durante o dia pode se tornar mais segura a viagem...além de se precaver de imprevistos como chuva e pneu furar na estrada. Parabéns pelo vídeo!!!
Obrigado pelo seu comentário!! Então.. algo muito difícil pra mim, andar nessa faixa de 80-100 na br, mas se a distância sem carregador for longa, com certeza fará muita diferença, tem umas manhas tbm como tirar o pé do acelerador nas decidas e tal, pq regenera. Mas o ideal é fazer distâncias seguras entre os pontos de carregamento, pra poder andar tranquilo.
Obrigado pelo vídeo, muito esclarecedor. Basicamente a economia de dinheiro é paga com tempo de espera. Em um momento que tenhamos mais infraestrutura para aguentar a demanda eu vou adorar entrar nessa onda de elétricos. Tomara que a VW traga o GOL Elétrico daqui pra 2034.
Já se organize pra realizar a compra, pq depois que faz o test drive a vontade só aumenta. E a expectativa tá bem em cima dos 100mil mesmo. Pelo que vi, duas versões uma na faixa dos 100 outra mais completa na faixa dos 120mil
nas cidades grandes seria ideal, ter os dois, hibrido etanol pra viagem longas e eletrico pra cidade, a nao ser que seja de bateria de sodio que demora menos tempo pra carregar.
Parabéns pelo vídeo. Acredito que no momento o melhor custo beneficio e na cidade ou distancias curtas. Com relação as despesas, você foi obra fazer is lanchinhos, por conta do tempo de parada e não divulgou.
Eu estou vendo Dolphin aos montes nas ruas de Salvador. Quem quiser comprar, compra logo pois em janeiro haverá mais 15% em cima do preço em tributação. Carros elétricos são tendências. Pra mim não é viável devido a autonomia. Híbrido é a melhor opção para mim. Mas sem dúvidas: gastar menos de 60 reais pra rodar 500km é incrível!
É isso! Quem puder pagar e tiver dentro da ideia urbana do carro, já garanta logo. Sendo q uma viagem ou outra da pra fazer tranquilo com prévia programação
Bem observado!!! O gps não ajudou kkkk na verdade meu irmão tinha colocado apenas Escada como destino, aí o gps iria nos levar pro centro provavelmente. Mas deu tudo certo. E realmente, da pra só entrar bem no posto mesmo. Bem mais pra frente de onde entramos
Dica: Não é aconselhável, por nenhum fabricante, encher 100% da bateria com os carregadores ultra rápidos, tanto que você pôde perceber que no carregamento lento a autonomia dele foi melhor em relação quando carregado no ultrarrápido. Procure sempre manter a bateria carregada entre 20% a 80%. Carregamento ultra rápido não deve ser usado com frequência, apenas em ocasiões esporádicas, como neste caso de longa viagem. A cada 3 meses a maioria das fabricantes recomendam dar um "reset" na bateria, basta descarrega-la abaixo de 10% e fazer uma carga total até 100% no carregamento lento. Seguindo estas discas estaremos contribuindo para uma maior vida útil das baterias. Encontrei todas essas dicas lendo os manuais de diversos carros elétricos enquanto estava pesquisando para comprar.
@@julianorocha7785 irmão, estou falando baseado nos manuais que eu li, faz meses que estava pesquisando um carro elétrico para comprar. Estava quase pegando o Nissan Leaf mas depois de ler a ficha técnica e manuais de praticamente todas as fabricantes que comercializam o produto no Brasil, optei por comprar o Dolphin da BYD por justamente possuir uma tecnologia mais avançada em relação a bateria, inclusive meu BYD chegou nessa semana 🙏. Estou apenas repassando as dicas que li que possuem itens em comuns nos manuais em geral, se quiser seguir bem, se não use da maneira que melhor lhe convir, afinal o veículo é seu, isso se vc tiver um. A propósito, sim, sou engenheiro elétrico, porém especializado em equipamentos industriais não em veículos.
Achei muito bom o video,os que nao querem agira,e so no futuro o carro elétrico,deveriam pensar o seguinte,se todos pensarem igual a mim,nunca vai evoluir 😢
Tem coisas a se considerar quando se faz longas viajens em um Eletrico Recife - Aracaju são 500km tempo médio 7hs 30min. Deve se consigerar subidas, a multimidia e ar condicionado ligados a viagem toda. Em determinadas circunstâncias vale a pela desgilar o ar, não acelerar tanto, usar a força cinética. Mas Seu Vídeo foi muito Didático eu Super viajaria em um Elétrico. 😊
Talvez seja a temperatura ambiente, durante o dia está mais quente , tem o tipo de estrada tb, muita reta com descida. Em relação ao carregamento o que importa é a quantidade que carregou.
Olha, existem várias empresas que alugam carregadores para quem quiser ter em seu comércio ou num ponto qualquer. Padarias, farmácias, etc. Dá para escolher a potência e também com ou sem cobrança. Ter um eletroposto É MUITO BARATO. Vi mensalidade de até 260,00. É uma maneira de ter mais clientes.
Há dúvidas sobre esse modo de regeneração, o large acredito que seja apenas para descidas, usar ele direto não vale pq o carro fica amarrado, já fiz esse teste e no normal o carro fica bem solto e assim podendo retirar o pé do acelerador mais vezes.
44 minutos 😮😮😮 12:28 já não quero mais um carro elétrico. Tá é doido... Sou um cara ansioso não gosto de esperar. Eu assisto os vídeos do UA-cam na velocidade 2x😅😅😅😅😅😅😅
Me lembro de muitos anos atrás ler uma reportagem da 4Rodas mostrando que para viagens longas em carros de pouca potência, valia mais andar a 90-100 por hora do que andar a 120, por causa da economia de combustível que acabava significando uma parada a menos. No caso desses elétricos chineses atuais, acho que vale o mesmo raciocínio. Se você seguir viagem no ponto ótimo de consumo da bateria (provavelmente perto de 100, pelo que tenho visto) você economizaria tempo e dinheiro diminuindo o número de paradas.
Quantos modulos tem um dolphin e dolphin plus? Pra ter uma noção, pq quem compra um carro nessa faixa de preço é pq querendo ou n quer aproveitar dos privilégios de um eletrico, o problema é a bateria dar problema q geralmente é o modulo e por mais q demore uma hora vai precisar trocar. Mas queria saber quantos tem pra ter uma noção. Outra coisa tbm é o mivel de segurança do carro pelo latin ncap, pq em uma colisão a bateria pode ficar exposto com o oxigênio e pegar fogo com muita facilidade. Fora isso eletrico é bom, se programando bem ou viagens curtas e dia a dia compensa bastante
Gostaria de ver um teste deste mas dentro do trânsito pesado das grande cidades como SP em horários de pico, visto que temos muito anda e para , com certeza a autonomia cairá. Valeu .
Pelo contrário, a autonomia dentro da cidade é maior no carro elétrico, pq vc faz o motor elétrico funcionar menos, logo gasta menos bateria. Eu fazia 190-200km na estrada entre João Pessoa e Recife e dentro da cidade a autonomia subia pra 250-260km
Pelo contrário, a autonomia dentro da cidade é maior no carro elétrico, pq vc faz o motor elétrico funcionar menos, logo gasta menos bateria. Eu fazia 190-200km na estrada entre João Pessoa e Recife e dentro da cidade a autonomia subia pra 250-260km
Viajei muito esse trecho e tinha muita curiosidade de acompanhar a autonomia de um elétrico nesse percurso! Muito bom o vídeo, parabéns! PS. Sou o síndico do Haras kkkkk
Parabéns pelo carro. Geralmente usar o piloto automático nas estradas deixa o carro mais econômico, sei que não dá para usar em todas as pistas, mas creio que vale a pena testar.
Sou de Aracaju próximo ano pretendo vender meu carro e pegar o BYD Dolphin plus, q tem uma autonomia um pouquinho maior q esse, em breve quero te conhecer pra pegar dicas de viagem. 😊
Parabéns pelo vídeo, mas acho que na sua análise final faltou colocar o tempo adicional das paradas para que o espectador possa avaliar se a economia de combustível vale o acréscimo de horas na viagem.
Você está vendo apenas uma utilização do EV. Eu viajo toda semana ( viagem curta ) e economizo 2 mil reais por mês, faço tudo programado, carrego em casa enquanto durmo e depois enquanto almoço ou janto no meu destino.
Parabens pela aventura, Só me permita uma observação, vc chegou com 15%, ;quer dizer que gastou mais 85%, logo pra saber seu real gasto, teria que encher o tanque, ou seja a bateria com os 85% que gastou. A carga completa é de 44.9kwh, para completar vc abasteceria com 85% que é 38,16 kwh a $ 1,00 mais a taxinha $40,00.
Atraves desse app que vc usou plugshare descobri que tem quatro pontos de carregamento rapido a menos de 30km da minha casa, um deles num supermercado que é de graça para os clientes. Isso pq to no interiorzão do MS. Acredito que se o governo nao atrapalhar, a infraestrutura disso pode crescer muito rapido. Parabens pelo video.
Obrigado pelo comentário, amigo! Que bacana q tem muitas opções aí. Realmente, triste que além de tudo temos q torcer pro governo não atrapalhar.. A título de curiosidade, a rede Shell tem um planejamento forte de instalação de carregadores nos postos. Tomara q seja rápido e abranja todo o país 🙌🏻
@@thiagosilvapreto9443 obrigado por seu comentário. Cara eu acredito q elas até disponibilizam entretanto pelo que já vi, são carregadores lentos. Seria muito interessante se toda concessionária de elétricos tivesse um carregador rápido, ainda que pago.. seria legal. Assim em cada capital já seria certo q encontraríamos um carregador rápido.
@@thiagosilvapreto9443 qto aos shoppings, aqui em Aracaju por ex, o shopping Jardins, um dois maiores e o mais frequentado, inclusive tem uma revenda BYD nele, mas não tem carregador elétrico. Já não o frequento mais. Todos deveriam já ter colocado.. ainda bem que o RioMar shopping tem. E é o melhor shopping (independente do carregador). Aí uniu o útil ao agradável
É um novo paradigma no caso do abastecimento, pois exige um planejamento para as viagens mais longas. É um teste de paciência quando precisa recarregar. Mas do jeito que a tecnologia vem inovando, logo, logo, o próprio carro ao andar irá recarregando a bateria, pelo menos em parte.
Bom dia amigo. Em primeiro lugar, parabéns pela aquisição de um excelente carro elétrico. Temos que sair dessa bolha tupiniquim que vivemos e partir para inovações e novas tecnologias. Num primeiro momento, nunca se deve pensar em economia de tempo ou dinheiro por conta de ser uma tecnologia nova e de baixa escala. Daqui a uns 10 anos estaremos carregando um carro elétrico num mesmo tempo que se abastece um carro a combustão. E alguém tem que iniciar essa jornada, pois, se não, ainda estaríamos na idade da pedra, que é o que muitos políticos desejam. Agora falando da sua viagem, tenho algumas considerações pra te dizer e espero que não receba como crítica destrutiva e sim construtiva. Em primeiro lugar, esse carro recomenda no manual que o período de amaciamento do conjunto elétrico deverá ser de 2000km e que neste período recomenda-se não ultrapassar os 100km/h e não empenhar velocidades constantes. Também recomenda-se não deixar que a bateria descarregue abaixo de 10% para evitar a degradação prematura da mesma. Outra coisa que eu verifiquei é que no seu trajeto, principalmente no segundo trecho, vc chegou a ultrapassar os 20kw/h para cada 100km, que é o monitoramento que vc deve se ater e não a autonomia. Isso significa que a sua forma de acelerar está muito forte o que leva a autonomia muito baixa, mas com o tempo vc pega as manhas de dirigir um elétrico. Quanto à ficar parado no carregamento por um período maior nas viagens, penso que a aventura é que é gostosa no viajar. Como eu adoro viajar e agora em janeiro irei com minha esposa daqui do RJ para Recife e o tempo de viagem é o que menos importa pra nós. Que Deus te dê muitas felicidades com esse carro e que venham muito mais tecnologias. Vamos ficar libertos das carroças nacionais. Abraço amigo .
Bom dia, Carlos!! Grato pelo seu excelente comentário. De fato estou no processo de adaptação e tenho essa andada forte, mas estou corrigindo pra ter uma melhor autonomia. Observei as orientações no manual tbm. Não me recordo dos 100km/h como limite, mas busquei manter ao máximo as orientações. Como não manter a mesma velocidade por longo período, não toca o pedal do acelerador no “fundo” fim do curso, não conduzir no modo Sport.. é importante cumprir!
E realmente, faz total sentido não se limitar a tempo e gastos, estamos falando de viver uma experiência nova, um outro universo de carro, o início do futuro. Vc fará RJ x Recife de carro elétrico?
@@fastandeletric Estive prestes a pegar o Dolphin, cheguei a reservar, mas quando fui chamado para faturar o meu, o valor que queriam pagar no meu carro atual que é um Tiggo 5x híbrido era muito abaixo do que eu esperava. Então, desisti da compra e resolvi que vou para Recife com o híbrido. Agora vou aguardar a fabricação desse carro aqui no Brasil e até lá, com certeza já surgirá outros modelos de elétricos. Abraço amigo.
Sim, de fato teremos muitas novidade em 2024. É um mercado que tá com tudo pra só crescer. Tem q ficar atento a essa questão de o governo taxar, aí vale a pena já garantir um logo.
@@fastandeletric Com certeza! Pena que com esse desgoverno, fica impossível investir no país e com isso só atrasa a vinda de novas tecnologias. Infelizmente o brasileiro tem os governantes que merece. Ainda estamos muito, mas muito longe de ter um povo razoavelmente educado. Isso é muito triste. Como diz brilhantemente Zé Ramalho em sua música "Admirável gado novo". Abraço amigo.
Fico impressionado como tem gente falando que precisa de muita paciência para ter um carro elétrico. Não param para pensar quanto de tempo economiza no dia a dia sem precisar ficar parando em posto e sempre saindo de caso com o carro carregado. Mesmo em uma viagem longa, é só planejar os horários de lance e almoço. Meu próximo carro será um elétrico com certeza.
Obrigado pelo comentário. Tbm acho q tranquilo. Por aqui, as vezes vc sai pra viajar e pega mais de um siga e pare (com as obras intermináveis da BR 101) e isso te faz gastar mais de 1h de viagem tranquilamente.. mas se parar pra carregar meia hora é o fim do mundo kkk mas cada um sabe o que é melhor pra si
Eu nem tenho a B e quando eu tiver, o meu primeiro carro vai ser um elétrico. Não quero ser amigo de mecânico e frentista não.
Voce nao tem noçao da besteira que está dizendo. Se voce reclama que espera 3min na fila pro posto, imagina horas pra carregar um eletrico
Ótima observação, tenho um Dolphin e economizo 2 mil por mês e viajo ( viagem curta ) toda semana com ele. Agora mesmo ( noite) o carro está sendo carregado na minha garagem enquanto eu vou dormir
Ao meu ver carro elétrico ainda não é bom para viagens, apenas para rodar no centro. No elétrico é ao contrário, vc consome menos dentro na cidade. Achei perigoso que antes de chegar em aracaju se vcs não tivessem decidido esperar mais 1 hora vcs ficariam no meio do caminho e é muito perigoso essa área é muito deserta sem ninguém.
20 reais pra quase "meio tanque", é surreal! Com um bom planejamento com certeza é uma excelente opção! O futuro chegou e os carros elétricos vão dominar, queiram ou não! Parabéns pelo video.
Isso vai ser até o governo aumentar o valor da energia, dando a desculpa na sobrecarga do sistema elétrico. O custo por km do carro elétrico no futuro será igual ao do carro a combustão. Estamos no Brasil, vão arrumar imposto até para o vento, sol etc.
É um tipo de carro que demanda paciência e muito planejamento. Imagina se naquele posto que ficou 2hs carregando houvesse mais carros aguardando .
A infraestrutura nas estradas e cidades precisa ser composta rapidamente..
Ótimo vídeo !! Parabéns !!
Exatamente. Precisamos pra ontem de investimento dos postos nas BRs
eu mesmo so comro qd inventarem uma recarga ultra rápida
Acredito que o carro elétrico seja a melhor opção pra dentro da cidade, viajar já é muito complicado a questão da demora no carregamento.
Fez um lanche e tudo certo
pelo que vi em alguns vídeos vale a pena. pois dependendo do lugar e planejamento vc pode até fazer uma parada se quiser e achar um carregador rapido , então se comparar com carro a combustão , ganha tempo na estrada.
Obrigado pela contribuição, meu amigo. Excelente aquisição. As considerações finais foram muito ricas. Sobre esse hotel que cobrava 100 reais por hora para carregar o carro, é prática abusiva e vai ser tiro pela culatra pro hotel. Grande abraço.
Obrigado pelo comentário, amigo! Realmente.. esse hotel, sem comentários rsrs
Um dos melhores vídeos, perfeito, mostrando tudo na prática, parabéns!!!
Paciência e tempo estão sobrando, parabéns
😅😅😅
Me divertindo com o carro e toda essa novidade kkkk
Ótimo vídeo! Mostrando a vida como ela é.
Obrigado amigo!!
Muito boa a experiência! Só não pode ter pressa nem viajar com crianças. Esse percurso foi mais que o dobro do tempo normal.
Dava pra fazer mais rapido, mas como foi o primeiro.. realmente foi quase o dobro. A combustão seria entre 7/8h pq está com o desvio na BR101 perto de Maceió
Vocês mandaram bem no planejamento. Torço muito pra que os postos de recarga estejam em todos os postos o mais breve possível.
Carro elétrico ainda é uma promessa, de fato, hj não se pode depender. Uma viagem que demorou mais do que de ônibus não se pode dar palmas. Tempo também é dinheiro. Sucesso pelo vídeo !!
Exatamente oq eu pensei, chutei que iriam recarregar só 1 vez, decepção bem maior que a esperada. Se fosse pra escolher, iria de ónibus
Acredito q sem o desvio de Maceió daria pra fazer só com uma parada em Messias, seria menos de 1h de carregamento
Verdade. E 36 minutos não é uma parada"rápida".
Ainda é cedo p eu ter um carro elétrico. 36 minutos p carregar 40%, mais o tempo p ligar, mexer no app... blá blá, deve ter levado quase uma hora.
Muita demora p carregar, e teve sorte de não estar ocupado o ponto de recarga.
Eu só vou ter um EV, quando tiver ponto de recarga em todo lugar do Brasil e tal recarga durar 10 minutos
Excelente relato. Obrigado por compartilhar.
Obrigado pelo seu comentário!!!! Tmj
Só essa paradinha eu já estaria chegando em Maceió, carro elétrico atualmente só no uso urbano, é preciso ser um cara muito zen para ter carro elétrico no Brasil.
E estaria 200 reais mais pobre andando de carroça 😂
Esse pessoal novo se emociona facilmente. 😂
Tudo tem os dois lados..
Um merda desse não sabe o que fala
Parabéns pelo vídeo.
Mostrou que a pegada do carro é, de fato, urbana, ou para curtos percursos em rodovia.
Obrigado amigo. Fiz um bate e volta de quase 1.000km vou subir o vídeo em breve. Confirmando de fato urbano, mas possível de ir para estrada tbm
Sem nenhuma dúvida, o carro elétrico vale o custo benefício!!!
Os pequenos problemas de recargas em viagens, podem ser sanados com um planejamento mais adequado, e tbm um carregador portátil para uma emergência, se necessário!!!
No mais, é curtir tudo de bom que o golfinho proporciona!!!!
O DOLPHIN aqui no Brasil e tbm em vários países, é sucesso absoluto!!!
Hélio de Curitiba.
Show Hélio!! Excelente colocação 👏🏻👏🏻
Vejo veiculos eletricos viaveis apenas para cidade, estrada ainda é muito complicado ficar dependendo desses pontos de recarga.
@@RiosGamerBR eu diria q nao é tão simples qto um carro a combustão, mas já é possível e a tendência é só melhorar 🚀🙌🏻
e na hora de revender
@@ronaldojosealves4120as lojas compram👍
Muito top o seu vídeo, sendo esclarecedor para quem deseja comprar um elétrico. Na minha humilde opinião, para quem roda muito na cidade ou faz viagens curtas de até 200 km, ele é perfeito. Mas no meu caso que rodo pouco, e quando viajo não consigo andar a 90/100 km/h, foi muito bom assistir o seu vídeo.
Show, economia gigante, vou comprar um !
Meus parabéns a vocês pelo vídeo. Sou de Aracaju e estou com o planejamento de compra de um novo carro, se híbrido ou elétrico. Estas experiências são de grande valor e nos dá uma referencia do que escolher. Abraços!
Muito bom esse vídeo parabéns, vou pegar o dolphin plus.😊
Bom demais. Tô querendo pegar um e já vou aprendendo com vc muitos detalhes.
Cara q vídeo foda! Parabens irmao.
Esse carrinho é muito maneiro e vale muito a pena.
Caramba. Vc demorou o tempo que eu demorei indo de natal pra aracaju. Se louco. Obrigado por postar esse vídeo. Se tinha dúvidas, agora não tenho mais. Sem chances de comprar em elétrico.
Parabéns para vocês, qye gravaram o vídeo, muito bom. Só não entendi porque algum engenheiro não desenvolveu um sistema de teto do carro elétrico com materusl de placa solar, e sistema de recarga com movimento dos pneus.
Nossa mano moro em São Paulo e sou de Aracaju e já fui em escada mano fantástico essa viagem e também pesquiso o elétrico tá muito fora do meu orçamento mais para Deus tudo é possível soldades de Aracaju valeu pelo vídeo
Vc precisa escrever direito para que possamos entender!
Sou de Palmares-PE e conheço esse percurso. Fiz de bike e sei muito bem como é a altimetria. De Junqueiro x Aracajú é menos "íngreme" do que Messias x Junqueiro, onde tem ladeiras enormes. Creio que você também aliviou no último trecho sabendo que não teria mais pontos onde carregar..
Perfeita colocação amigo. Então foi isso mesmo. A soma desses dois fatores
Ótimo esses superchargers pagos aí no Nordeste.
Parabéns pela iniciativa. Garantia de bom funcionamento. Por aqui, Rio /São Paulo uma Odisséia com os carregadores gratuitos quase sempre lotados ou com defeitos.
Repare o tempo que vc levou até o destino sem nenhuma anormalidade e sem ter que esperar por um carregamento a sua frente pois apesar de 03 tipos de tomada, o carregador só carrega 01 carro por vez. Se tiver a infelicidade de ter um jac carregando antes do seu veículo o tempo de espera será absurdo traduzindo em mais tempo de viagem. .
Muito legal as primeiras experiências na estrada, novidade e curtição mas confesso que depois cansa e estressa razão pela qual só utilizo carro elétrico em centros urbanos ou qdo sei que chego ao destino sem necessidade de recarga.
Obrigado por seu comentário. Não sei se tive sorte ou ainda não há tanta procura nesse trecho Recife / Aracaju.. realmente se chegar no carregador e tiver um que tenha acabado de começar a carga vai ser mais frustrante..
Eu comprei já com a certeza que se for viajar troco com alguém da família.. então sem stress tbm. Mas posso afirmar que tem sido uma experiência muito massa.
@@fastandeletric eu que o diga, pois tenho carro elétrico desde 2015. À combustão só para viagem.
Sou um entusiasta de carros elétricos a ponto de ir ao salão de Xangai/23 mas reconheço as limitações.
@@paulo3564que massa! Tbm já esperava esse dia chegar, ter um elétrico. Sou fã da ideia há um bom tempo. Mas vc acha q nesses 8 anos a estrutura pra se ter um elétrico no Brasil melhorou muito ou tem sido uma evolução ainda muito lenta
@@fastandeletricos primeiros superchargers da BMW, em pontos estratégicos, estão sem manutençâo, usuários quebrando a tomada da mangueira e por aí vai....
@@paulo3564 lamentável.. tem a questão da manutenção que tudo na vida precisa e ainda deve ter a questão do bom uso, infelizmente muitos usuários tbm não tem consciência de utilização comunitária 😔
vídeo top, tenho um volvo c40 e tô querendo fazer uma viagem dessas, foi muito esclarecedor.
Ainda tô assistindo mais parabéns pelo vídeo o que mim chamou a atenção foi vc ta indo para minha cid natal que olhando de cima parece uma moça linda canta o cantor acizao
O carro elétrico é uma realidade nas cidades, mas na estrada ainda é bastante complicado. É possível viajar, mas é preciso ter um planejamento de nível aeronáutico pra não ficar na mão.
Eu Moro no DF e viajo bastante para o Vale do Paraíba - SP - 1200km. Ainda não é possível fazer essa viagem no ritmo e segurança do carro a combustão. Outro obstáculo é o condomínio que ainda não tem estação de carregamento.
Tenho muita vontade de ter um EV, mas a infra, que está melhorando, ainda não alcançou o estagio necessário para o meu perfil.
Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor.
Saúde e paz!
🕊🔌
A noite a autonomia foi melhor porque a temperatura externa caiu. A bateria rende melhor em temperaturas mais baíxas... Acontece isso com o meu Prius.
Ao assistir o seu bom vídeo me dei conta de que o carro totalmente elétrico ainda não é o ideal. Vejamos: vc fez 3 paradas entre REC e AJU, ficou quase 4h em carregamento. Deu a sorte de chegar nos pontos sem que eles estivessem em uso, e, em cada um deles apenas um ponto de recarga, o que atrasaria ainda mais a sua viagem caso estivessem. Um longo trecho entre Junqueiro e Aracaju ( 160km) sem nenhum posto de abastecimento. Sem contar um possível estresse ao ficar num local ermo, depois que o restaurante fechou. Por essas e outras, ainda prefiro o hibrido, mesmo gastando um pouco mais. Parabéns pelo vídeo. Sucesso sempre.
Mais uma observação: o seu IOS não conseguiu funcionar na primeira parada, ainda bem que vc tinha a cia de seu irmão com o android que funcionou, né ?
Obrigado pelo comentário. De fato ficou uma viagem longa, umas 4hs a mais do q se fosse em um carro a combustão. Valeu pela experiência. Mas se for pra fazer uma rota assim priorizando tempo.. realmente tem ter um híbrido, pq já é uma excelente economia em relação ao carro a combustão, e não fica preso só a eletrificação.
@@MarcosSantosturismo já corrigi no meu app. Cadastrei um outro e-mail e deu tudo certo
Pichilau é a melhor rede do Nordeste.
Excelente vídeo,ganhou um escrito.Frederico Westphalen Rs,sou camioneiro e um entusiasta dos Elétricos.
Muito top o vídeo! Bem esclarecedor. Parabéns!
Muito obrigado
Valeu pelo video meu amigo. Eu faço sempre esse trajeto e ja venho estudando a possibilidade de um dolphin pra economizar. Em junqueiro no Café engenho do queijo sempre paro lá e agora já tem um carregador rápido da Br Super Carga por R$2,00Kw/h. tem também um rápido da volvo na cachaçaria Caraçuípe que fica um pouco proximo desse. E também em breve vai inaugurar o carregador da neoenergia em propriá, ja esta instalado no local.
Realmente o elétrico ainda não foi feito pra viagens. Muito tenso depender de carregadores na estrada.
Acredito que num futuro muito muito próximo teremos um salto considerável de corregedores disponíveis 🙌🏻
concordo, aqui em recife tem vários postos de carregamento gratuitos e observei que a maioria fica vazio, mas eu estive em São Paulo e lá é tenso meu primo tem um elétrico e foi complicado achar um carregador vago, mas esta questão de carregamento também tem lá fora. Estou aguardando o Seagull pra ver como é.\. Quem sabe será meu primeiro carro elétrico.@@fastandeletric
@@MrCicero300 aqui em Aracaju sempre acho carregadores gratuitos disponíveis tbm. Claro q com essa crescente de novos elétricos nas ruas, se não houver uma crescente dos carregadores junto, ficará disputado rapidamente, cada dia vejo mais elétricos nas ruas aqui em Aracaju. Por isso São Paulo já tá assim, concorrido. Deve ter crescido muito rápido a compra dos elétricos e os carregadores não acompanharam essa evolução.
Perfeito! Jesus os abençoe.
Otima experiencia.
Estamos bem atrasados em infra-estrutura. Para viagens, carro a combustao ou hibrido. Eletrico, so uso urbano.
Grato.
Poxa, parabéns pelo vídeo, foi muito esclarecedor.
Estamos no início e muita coisa tem a se melhorar. Autonomia é inquestionável em relação aos de combustão. Acredito que em breve ou se ja não tem disponível, teremos com maior autonomia feitos realmente para viagens de longa distância. Vídeo excelente. E que azar a pedra no vidro hein? Mas faz parte dos riscos ! Boa sorte na próxima e Parabéns!
Minha surpresa os postos da Pichilau ter carregador…
A parada onde é tem o toten da Volvo é bem diferenciada comparada a outras…
Pode ser demorada a viagem
Mas me surpreendeu ter os carregamentos e olha que passo aí sempre todo mês e não havia reparado…
A BYD foi inteligente. Trouxe um elétrico com muitas qualidades e com preço competitivo. Esse Dolphin vai ser o mais vendido dos elétricos.
Já é
Com certeza já é.. trouxe uma nova realidade ao mercado automobilístico brasileiro, e não somente aos elétricos. Muitos carros ajustando os preços por conta do Dolphin
Show o vídeo, muito esclarecedor. No início você estava andando consumindo 30kw e, no final, estava a menos de 20Kw, por isso parece que estava mais econômico depois de carregar em AC, mas não tem nada a ver com o tipo de carregamento e, sim, com quanto você consome do motor. Sobre os custos, teria que incluir o custo da recarga inicial ou o custo da final para ter o valor correto.
Minha observação seria esta... faltou o custo da recarga de Recife, já que estava sendo cobrando R$100,00/h.
Muito bom, vida real sem maquiar nada.
apesar do tempo a mais que gastou, acho que por R$ 53 compensa. (Hoje paguei 50 de uber para 25km).
e na próxima com certeza vai estar mais preparado.
Obrigado pelo comentário!! Realmente, tentei passar ao máximo a experiência completa da viagem
Bah, haja paciência para viajar com carro elétrico. Tem que andar devagar, programas muito as paradas, para evitar ficar sem carga, e elas são muito frequentes e demoradas.
Acredito que em alguns anos com o avanço da tecnologia das baterias será viável, mas atualmente é um tipo e veículo que não dá para ser usado por quem viaja com alguma frequência.
Parabéns por mostrar a vida real do uso, sem maquiagem.
Obrigado pelo comentário!! Verdade. Precisa melhorar muito a estrutura nas BRs
Sou aracajuano e fico feliz em ver esse vídeo
Muito bom mesmo ....
Parabéns
Muito obrigado
Só recomendar ao do o do posto que façam uma limpeza no carregador, pano macio e veja já resolve , só sugestão .
Bem observado 👏🏻👏🏻
Amigo, comprei o Dolphin e só estou aguardando chegar...sua viagem foi de muita valia pois essa autonomia estimativa a gente não está acostumado.
E resumindo tem q programar mesmo!!! Imagina se o carregador da Volvo fechasse as 20h, vcs iam testar era o conforto dos bancos na pernoite, kkkkkk!!! Grande abraço!!!
PARABÉNS PELO VÍDEO E PELO CARRO.
Já fiz 320 Km com o meu Dolphin, o segredo tá realmente no pé, se pisar muito a autonomia despenca. Parabéns pelo carro, a tecnologia é “nova”, então um tempinho a mais na viagem é compensado pelo custo. Moro em Maceió, então seu vídeo foi muito proveitoso pra mim pq Recife e Aracaju são destinos constantes pra mim. Já conhecia a parada de Junqueiro/AL, que é ótima e ficou ainda melhor com o eletroposto
Obrigado por compartilhar o vídeo. Minhas ponderações ficam para essa indicação vista no celular deveriam vim cativa no veículo o meu a gasolina traz isso quando entra na reserva. Esse problema do aplicativo não funcionar no IOS, teu irmão te salvou.😂😂😂.
Eu ainda não estou preparado para essa aventura, mas gostei da saga!
Parabéns pelo conteúdo, muito esclarecedor👍
Muito obrigado
Minha cidade eu nem sabia que tinha carregador de carro elétrico aqui parabéns
De onde vc é??
Parabéns pelo vídeo e pelo carro!
Foi ótimo para ver a realidade desses trajetos e dos carregamentos.
Eu vivo na europa e recentemente também adquiri um veículo elétrico, e na verdade estou gostado bastante.
A diferença de autonomia em cidade vs em estrada/autovia é bem diferente. O meu tem um consumo médio em cidade de 12-15kWh/100km e na estrada por volta de 17-20kWh. O consumo mostrado na telinha geralmente é um cálculo baseado no seu consumo recente, porém, tem variáveis que o carro não pode prever como elevação, temperatura, velocidade, estilo de condução, etc, por isso é bom se preparar e creio que vcs se preparam bastante!
Obrigado pelo comentário! Qual carro vc tem aí e como é a questão de carregamento em rodovias?
@@fastandeletric Um MG ZS EV. Na questão dos carregadores na rodovia, até que tem bastante, no mínimo um a cada 30km, e geralmente com potências de 150kW+. Porém ainda temos bem poucos comparado a outros países da europa.
Nossaaa que isso chegue logo aqui no Brasil 🙏🏻🙌🏻🙌🏻
@@boira_dani lindo carro! 👏🏻👏🏻
Primeiramente parabéns pelo vídeo. Foi muito esclarecedor para a maioria das pessoas que pensam em comprar esse veiculo.
Em minha opinião esse caro para viagens fica inviável pelo tempo perdido nas recargas e principalmente pela autonomia não chegar nem perto do que ele se propõe a fazer, entretanto para cidade quem tem um percurso diário de até 100 km dentro da cidade pode ser bem interessante. Em minha opinião esse carro seria perfeito se tivesse sistema hibrido.
Outro fator que vejo como negativo é que normalmente em carros elétricos as baterias vai perdendo a autonomia sendo que sua reposição é bem cara. Então até em questão de revenda creio que deprecie muito o valor do veiculo dependendo da km rodada.
Concordo, para viagens maiores que 300km, um saco ter que ficar mais tempo que o habitual recarregando a bateria…
A bateria tem garantia de 1 MILHÃO DE KM… é muito quilômetro. Se a bateria perder performance antes disso, GARANTIA.. está no manual do proprietário.
Verdade seja dita, hoje em dia, os carros de modo geral são muito tecnológicos, e a desvalorização está cada vez mais acentuada, devido ao aumento de tecnologia do carro atual.
Estou imprecionado com esse carro! 👏👏👏
Em São Sebastião, a cidade logo em seguida após essa em que vocês estavam de Junqueiro, também tem local de carregamento.
De Recife para Aracaju são 7 horas de viagem, vc gastou 12 horas, os gastos foran ótimos, mas carro elétrico só na cidade amigo, excelente vídeo.
7 horas sem parar andando a 120 km/h?
É o futuro chegando ❤
Muito bem feito seu video. Realmente as baterias terao que evoluir um pouco mais, embora ja estejao nim bom nivel. Acredito que talvez um sistema capacitivo combinado com algo + será a soluçào.
Parabéns pelo vídeo...uma coisa que notei é que, os totens são sujos ...os postos poderiam dar uma atenção melhor pra isso mais no geral foi top.
Isso mesmo, muito sujo .
Uma vergonha.
Faça um vídeo indo de recife a são Paulo seria top demais ❤
Já tenho essa vontade. Vou começar a montar um roteiro, mas tem que ver certinho se já é uma viagem possível. Se for, não demorarei muito não rsrs 🚀🚀
Amigo, essa é a questão mais relevante sobre eu ter um carro elétrico que possa ir de Recife até SP sem passar perrengues com locais para reabastecimento elétrico no caminho. @@fastandeletric
@@wfigueiredo1 farei esse levantamento
Boa noite amigo! Se moderar na velocidade e andar entre 80km/h e 90km/h a autonomia do carro na estrada pode ficar maior? O ideal é sair com 100% carregada e velocidade entre 80km/h até 100km/h...acredito que a autonomia pode aumentar...e também viajar durante o dia pode se tornar mais segura a viagem...além de se precaver de imprevistos como chuva e pneu furar na estrada. Parabéns pelo vídeo!!!
Obrigado pelo seu comentário!! Então.. algo muito difícil pra mim, andar nessa faixa de 80-100 na br, mas se a distância sem carregador for longa, com certeza fará muita diferença, tem umas manhas tbm como tirar o pé do acelerador nas decidas e tal, pq regenera. Mas o ideal é fazer distâncias seguras entre os pontos de carregamento, pra poder andar tranquilo.
E realmente buscar viajar de dia tbm facilita pra possíveis imprevistos. Embora eu prefira a noite, vou buscar fazer mais pelo dia..
Boa observação
Obrigado pelo vídeo, muito esclarecedor. Basicamente a economia de dinheiro é paga com tempo de espera. Em um momento que tenhamos mais infraestrutura para aguentar a demanda eu vou adorar entrar nessa onda de elétricos. Tomara que a VW traga o GOL Elétrico daqui pra 2034.
Espero que não demore pra chegar melhorias em carregamento. A shell tem um projeto em andamento já, mas acredito q ainda não chegou no nordeste. 😔
Qto ao gol elétrico… será??? Rsrs
Abre a mente !!! Pensando em gol nessa altura do campeonato !!!!
Estou aguardando o lançamento do BYD Seagull para realizar um teste drive e possivel compra se vier até 100mil.
Já se organize pra realizar a compra, pq depois que faz o test drive a vontade só aumenta. E a expectativa tá bem em cima dos 100mil mesmo. Pelo que vi, duas versões uma na faixa dos 100 outra mais completa na faixa dos 120mil
Não virá mais por esses 100k, por conta do imposto.
nas cidades grandes seria ideal, ter os dois, hibrido etanol pra viagem longas e eletrico pra cidade, a nao ser que seja de bateria de sodio que demora menos tempo pra carregar.
Gostei de quando você falou: "tem que ver se tem, se está funcionando e se está livre".
Parabéns pelo vídeo.
Acredito que no momento o melhor custo beneficio e na cidade ou distancias curtas.
Com relação as despesas, você foi obra fazer is lanchinhos, por conta do tempo de parada e não divulgou.
Eu estou vendo Dolphin aos montes nas ruas de Salvador. Quem quiser comprar, compra logo pois em janeiro haverá mais 15% em cima do preço em tributação.
Carros elétricos são tendências. Pra mim não é viável devido a autonomia. Híbrido é a melhor opção para mim. Mas sem dúvidas: gastar menos de 60 reais pra rodar 500km é incrível!
É isso! Quem puder pagar e tiver dentro da ideia urbana do carro, já garanta logo. Sendo q uma viagem ou outra da pra fazer tranquilo com prévia programação
Aí em Escada, vocês entraram muito antes da entrada do posto.
Bem observado!!! O gps não ajudou kkkk na verdade meu irmão tinha colocado apenas Escada como destino, aí o gps iria nos levar pro centro provavelmente. Mas deu tudo certo. E realmente, da pra só entrar bem no posto mesmo. Bem mais pra frente de onde entramos
Dica: Não é aconselhável, por nenhum fabricante, encher 100% da bateria com os carregadores ultra rápidos, tanto que você pôde perceber que no carregamento lento a autonomia dele foi melhor em relação quando carregado no ultrarrápido. Procure sempre manter a bateria carregada entre 20% a 80%. Carregamento ultra rápido não deve ser usado com frequência, apenas em ocasiões esporádicas, como neste caso de longa viagem. A cada 3 meses a maioria das fabricantes recomendam dar um "reset" na bateria, basta descarrega-la abaixo de 10% e fazer uma carga total até 100% no carregamento lento. Seguindo estas discas estaremos contribuindo para uma maior vida útil das baterias. Encontrei todas essas dicas lendo os manuais de diversos carros elétricos enquanto estava pesquisando para comprar.
não é celular não amigo, esses engenheiros
@@julianorocha7785 irmão, estou falando baseado nos manuais que eu li, faz meses que estava pesquisando um carro elétrico para comprar. Estava quase pegando o Nissan Leaf mas depois de ler a ficha técnica e manuais de praticamente todas as fabricantes que comercializam o produto no Brasil, optei por comprar o Dolphin da BYD por justamente possuir uma tecnologia mais avançada em relação a bateria, inclusive meu BYD chegou nessa semana 🙏.
Estou apenas repassando as dicas que li que possuem itens em comuns nos manuais em geral, se quiser seguir bem, se não use da maneira que melhor lhe convir, afinal o veículo é seu, isso se vc tiver um.
A propósito, sim, sou engenheiro elétrico, porém especializado em equipamentos industriais não em veículos.
Achei muito bom o video,os que nao querem agira,e so no futuro o carro elétrico,deveriam pensar o seguinte,se todos pensarem igual a mim,nunca vai evoluir 😢
Tem coisas a se considerar quando se faz longas viajens em um Eletrico Recife - Aracaju são 500km tempo médio 7hs 30min.
Deve se consigerar subidas, a multimidia e ar condicionado ligados a viagem toda. Em determinadas circunstâncias vale a pela desgilar o ar, não acelerar tanto, usar a força cinética.
Mas Seu Vídeo foi muito Didático eu Super viajaria em um Elétrico. 😊
No posto em Escada há um tempo ninguém utilizou o carregador, cheio de poeira.
Realmente não tava bem cuidado não..
Bom dia , tem como viajar de aracaju a salvador por linha verde ou BR 101 ?? ...muito top o video
Verdade.. eu estou feliz com o meu.. agora vou por energia solar.. vai ficar melhor ainda
cara, eu tenho um. O grande lance é não passar de 100KM/H. Acima disso, o consumo AUMENTA consideravelmente.
Mesmo se estiver com ar condicionado ligado?
Ótimo vídeo mano,de verdade
Fantástico.sem gastar um centavo.
Talvez seja a temperatura ambiente, durante o dia está mais quente , tem o tipo de estrada tb, muita reta com descida. Em relação ao carregamento o que importa é a quantidade que carregou.
Simm..
Olha, existem várias empresas que alugam carregadores para quem quiser ter em seu comércio ou num ponto qualquer. Padarias, farmácias, etc. Dá para escolher a potência e também com ou sem cobrança. Ter um eletroposto É MUITO BARATO. Vi mensalidade de até 260,00. É uma maneira de ter mais clientes.
Excelente video.
Aqui no Ceará ja tem empresa privada colocando CARREGADORES no interior so estado
Por aqui ainda não vi essas iniciativas. Quem mais investe aqui pelo q já vi, é a Volvo. Mas com wallbox comuns mesmo.
@@fastandeletricBR Supercarga tá colocando diversos carregadores rápidos no CE e com planos de expansão pra todo o nordeste
Há dúvidas sobre esse modo de regeneração, o large acredito que seja apenas para descidas, usar ele direto não vale pq o carro fica amarrado, já fiz esse teste e no normal o carro fica bem solto e assim podendo retirar o pé do acelerador mais vezes.
Faz sentido. Vou testar e analisar tbm
44 minutos 😮😮😮 12:28 já não quero mais um carro elétrico. Tá é doido... Sou um cara ansioso não gosto de esperar. Eu assisto os vídeos do UA-cam na velocidade 2x😅😅😅😅😅😅😅
😂😂😂😂 da pra ser um teste de paciência então.. uma terapia
Me lembro de muitos anos atrás ler uma reportagem da 4Rodas mostrando que para viagens longas em carros de pouca potência, valia mais andar a 90-100 por hora do que andar a 120, por causa da economia de combustível que acabava significando uma parada a menos.
No caso desses elétricos chineses atuais, acho que vale o mesmo raciocínio. Se você seguir viagem no ponto ótimo de consumo da bateria (provavelmente perto de 100, pelo que tenho visto) você economizaria tempo e dinheiro diminuindo o número de paradas.
Quantos modulos tem um dolphin e dolphin plus?
Pra ter uma noção, pq quem compra um carro nessa faixa de preço é pq querendo ou n quer aproveitar dos privilégios de um eletrico, o problema é a bateria dar problema q geralmente é o modulo e por mais q demore uma hora vai precisar trocar. Mas queria saber quantos tem pra ter uma noção.
Outra coisa tbm é o mivel de segurança do carro pelo latin ncap, pq em uma colisão a bateria pode ficar exposto com o oxigênio e pegar fogo com muita facilidade.
Fora isso eletrico é bom, se programando bem ou viagens curtas e dia a dia compensa bastante
Gostaria de ver um teste deste mas dentro do trânsito pesado das grande cidades como SP em horários de pico, visto que temos muito anda e para , com certeza a autonomia cairá. Valeu .
Pelo contrário, a autonomia dentro da cidade é maior no carro elétrico, pq vc faz o motor elétrico funcionar menos, logo gasta menos bateria. Eu fazia 190-200km na estrada entre João Pessoa e Recife e dentro da cidade a autonomia subia pra 250-260km
Pelo contrário, a autonomia dentro da cidade é maior no carro elétrico, pq vc faz o motor elétrico funcionar menos, logo gasta menos bateria. Eu fazia 190-200km na estrada entre João Pessoa e Recife e dentro da cidade a autonomia subia pra 250-260km
Exato!!!
Viajei muito esse trecho e tinha muita curiosidade de acompanhar a autonomia de um elétrico nesse percurso!
Muito bom o vídeo, parabéns!
PS. Sou o síndico do Haras kkkkk
Parabéns pelo carro. Geralmente usar o piloto automático nas estradas deixa o carro mais econômico, sei que não dá para usar em todas as pistas, mas creio que vale a pena testar.
Sou de Aracaju próximo ano pretendo vender meu carro e pegar o BYD Dolphin plus, q tem uma autonomia um pouquinho maior q esse, em breve quero te conhecer pra pegar dicas de viagem. 😊
Top
Parabéns pelo vídeo, mas acho que na sua análise final faltou colocar o tempo adicional das paradas para que o espectador possa avaliar se a economia de combustível vale o acréscimo de horas na viagem.
Obrigado amigo! Bem observado. Obrigado pela dica! Vou acrescentar no próximo vídeo
Você está vendo apenas uma utilização do EV. Eu viajo toda semana ( viagem curta ) e economizo 2 mil reais por mês, faço tudo programado, carrego em casa enquanto durmo e depois enquanto almoço ou janto no meu destino.
video muito bom!
Video muito bom!
Parabens pela aventura, Só me permita uma observação, vc chegou com 15%, ;quer dizer que gastou mais 85%, logo pra saber seu real gasto, teria que encher o tanque, ou seja a bateria com os 85% que gastou. A carga completa é de 44.9kwh, para completar vc abasteceria com 85% que é 38,16 kwh a $ 1,00 mais a taxinha $40,00.
Atraves desse app que vc usou plugshare descobri que tem quatro pontos de carregamento rapido a menos de 30km da minha casa, um deles num supermercado que é de graça para os clientes. Isso pq to no interiorzão do MS. Acredito que se o governo nao atrapalhar, a infraestrutura disso pode crescer muito rapido. Parabens pelo video.
Obrigado pelo comentário, amigo! Que bacana q tem muitas opções aí. Realmente, triste que além de tudo temos q torcer pro governo não atrapalhar.. A título de curiosidade, a rede Shell tem um planejamento forte de instalação de carregadores nos postos. Tomara q seja rápido e abranja todo o país 🙌🏻
@@thiagosilvapreto9443 obrigado por seu comentário. Cara eu acredito q elas até disponibilizam entretanto pelo que já vi, são carregadores lentos. Seria muito interessante se toda concessionária de elétricos tivesse um carregador rápido, ainda que pago.. seria legal. Assim em cada capital já seria certo q encontraríamos um carregador rápido.
@@thiagosilvapreto9443 qto aos shoppings, aqui em Aracaju por ex, o shopping Jardins, um dois maiores e o mais frequentado, inclusive tem uma revenda BYD nele, mas não tem carregador elétrico. Já não o frequento mais. Todos deveriam já ter colocado.. ainda bem que o RioMar shopping tem. E é o melhor shopping (independente do carregador). Aí uniu o útil ao agradável
So falta aqui na minha cidade Santarém Pa ainda não tem carro elétrico
😔😔😔😔 chegará 🙌🏻
É um novo paradigma no caso do abastecimento, pois exige um planejamento para as viagens mais longas. É um teste de paciência quando precisa recarregar. Mas do jeito que a tecnologia vem inovando, logo, logo, o próprio carro ao andar irá recarregando a bateria, pelo menos em parte.
Glecio sem dúvida em consumo gasta menos de 60 reais foi ótimo. O que falta é mais pontos de recarga na BR , e custo futuro com manutenção e peças?
Só em SC já tem mais de 30 eletropostos , 25 deles da Celesc, espalhados pelo estado inteiro.
O sul é outra conversa.....