Muito interessante a homenagem do apresentador ao trajar uma camisa com a foto do Manoel Neto. Na história do cangaço, na mesma cultura, o que se vê é homenagem ao banditismo ao se estampar lampião. Parabéns! A história do cangaço merece camisas estampadas com imagens de Zé Rufino, Ferreira de Melo, Odilon Flor, Elias Marques, Panta de Godoy, CEL. Lucena...
Há pouco tempo passei a me interessar sobre cangaco e me apaixonei pelo tema e pelo pouco que já tenho assistindo só tenho a lhe parabenizar professor, tem que ter muita paciência pra responder algumas perguntas absurdamente recheadas das teorias mais estúpidas.
Professor Aderbal, estamos muito sentidos com o falecimento do Dr. Amauri. Um humanista, um amigo de toda a humanidade. Eu sou Gaúcho, gaudério, filho do chão, nascido e criado na casa de chão, coberta de capim, sem água e luz industrial, orgulho da minha vida. Parabéns pelo seu trabalho. Eu trabalho com os índios faz 50 anos e já estive em Santa Inês e Bom Jardim visitando índios Guarani do Sul que migraram para lá a pé, show de bola. Linda a cultura do Babaçu. Grande abraço.
Goiânia agradece o Prof. Aderbal... É um pesquisador sério e muito coerente. A seriedade e a imparcialidade mantém o respeito por todos os colegas... Parabéns pelo seu canal!
SUAS RESPOSTAS SEMPRE SÃO VERDADEIRAS AULAS. NÃO APENAS DE ASSUNTOS RELATIVOS AO CANGAÇO, MAS DE POLIDEZ, RESPEITO, FIDELIDADE, SINCERIDADE, CONSCIÊNCIA, PACIÊNCIA, HONRADEZ, FIRMEZA, TOLERÂNCIA, PERSEVERANÇA, PERFECCIONISMO, ZELO, DELICADEZA, MODÉSTIA, AMIZADE, HUMILDADE E AMOR AO QUE FAZ! ADMIRO SEU TRABALHO E SUA CONDUTA! ABRAÇO, PROF.! OBRIGADA! 🙏🌵💫
Boa noite. Eu tenho uma curiosidade de saber quantas mortes teve os cangaceiros e quantas vidas perderam as volantes, em virtude dos combates, sei que não deve ter registros .Mas fica ai uma pergunta curiosa,
Sou tataraneto da Baronesa de Água Branca, acompanho e sou fã do seu belíssimo trabalho e do canal! Parabéns pelas pesquisas e pela coerência em tudo o que diz! 👏🏻🤝
Verdade Sr.Aderbal sobre os filhos dos cangaceiros. Muitos foram os que ficaram no anonimato. Tenho um vizinhos aqui em SP.um Sr.de 93.anos de Alagoas que foi criado por um vaqueiro que numca falou quem era os pais do mesmo .Só rolou que deram Ele com 15 dias dia vida mas de quem ele era filho. E assim tem muitos .Mas seu programa é uma grande escola
Sr.Aderbal adoro seus videos., Falando sobre essas cantigas. seria interessante um video sobre, essas tais canções de cangaceiros como outros tipos de musicas tocadas nas rádios daquela época! Desde já obg pelos esclarecimentos.seus videos são otimos.
Quem gosta de cultura, com certeza valoriza o trabalhos feito por todos os pesquisadores. Sem vcs e sem aqueles que percorreram em meios as dificuldades por diversas razões, ainda alí no calor dos acontecimentos, nada saberíamos hoje sobre essa história do nosso país. Mesmo assim querem ainda distorcer as informações e graças a vcs atuais pesquisadores, que nós curiosos podemos conhecer e ter um melhor entendimento sobre a luta sangrenta da época.
Bom dia,assisti nesse momento seu vídeo com a presença dos historiadores Afrânio e Beto Sousa.Gostei de contesto em especial quando você perguntou,qual a diferença entre uma aula na escola com o uso de livros,e uma aula percorrendo pela rota do Cangaço.Sensacional,parabéns a voçê e também os ilustres convidados . Grande abraço e estamos juntos ok.
Boa noite amigo Aderbal, eu gostaria que você juntamente com seus amigos pesquisadores fizesse um programa identificando os cangaceiros. Tenho certeza que será muito visto pela turma, principalmente os que estão começando assim como eu.
Aderbal Nogueira: Brilhante a sua análise sobre Silas, Sargento Elias e Vinte Cinco. Ninguém adquiri conhecimento, só na academia. Eu acredito muito nas entrevistas, de quem esteve lá!
Eita perguntas e respostas bom nesse domingão hein Aderbal!! Estou aqui deitado em um ventilado alpendre e assistindo esse perguntas e respostas bom demais, quero lhe dizer amigo que assim como eu devem ter muitas pessoas que ficam ali na hora do almoço ou lanche da tarde olhando as notificações pra ver se tem novos vídeos seus, que você continue empolgado para continuar postando, obrigado Aderbal!! Marco-Ce...
Belíssimo trabalho Professor Aderbal Obrigado e aproveitando gostaria que se possível em alguma live futura o Sr. Convidasse o pesquisador ( José Bezerra Lima Irmão ) para participar pois gosto muito da visão dele sobre os acontecimentos do Cangaço.
@@CangacoAderbalNogueira Modéstia sua Aderbal...mais gente precisaria ter a sua seriedade e dedicação pela história!!!Tem gente transformando o cangaço numa verdadeira fuzarca, e o que é pior, tem gente sendo levada na conversa...uma pena!! Abraço..
Sempre muito boa as respostas , Na minha opinião no ponto sobre padre Cicero , ele não foi coiteiro de lampião realmente , Ele foi coiteiro de outras coisas ruins , posso citar o próprio Floro !
Pelas circunstâncias daquela época: logística, falta de informações, preservação de sigilo, ditadura ou em situações adversas, não se expediam laudos médicos, certidão de óbito, certidão de nascimento. Por exemplo, para recebimento do prêmio e promoção de policial que tinha abatido um cangaceiro, não era exigido certidão de óbito do cangaceiro morto, bastava a apresentação da cabeça decepada.
Para o próximo perguntas e repostas, meu caro Aderbal: Você que já desbravou grande parte do Nordeste nesses anos todos, fora a grota do Angico, qual dos lugares ligados à história do cangaço mais te marcou, mais te impactou e por qual motivo? Você sente a energia desses espaços? Forte abraço e parabéns pelo teu belo e sincero trabalho.
Eu também me perguntava o porquê da diferença da cabeça do lampião paras a fotos dele antes da morte. Temos que lembrar do estilo de vida que o lampião e os cangaceiros levavam. Eles viviam num ambiente extremamente estressante! O perigo eminente de confronto com a polícia, a alimentação inadequada, o sol e o calor do sertão. Essa combinação favorecia um envelhecimento precoce.
Professor Aderbal. Um dos grupos de volantes que fizeram o cerco a Angico não conseguiu fechar o cerco, permitindo assim que muitos cangaceiros podessem fugir. Pergunto então, esse grupo não participou do tiroteio?
Pergunta para Aderbal: na grota do Angico, foram abatidos 11 cangaceiros, dos quais apenas as cabeças decepadas de Lampião e Maria Bonita foram levadas para Instituto Nina Rodrigues em Salvador, BA, para serem expostas. E as outras nove cabeças decepadas dos cangaceiros tomaram qual destino???
Foram enterradas. Eu nunca pesquisei sobre o que aconteceu com essas cabeças, ate a de Lampião e Maria eu também nunca pesquisei, só sei que a família as enterrou em 1969. Meu objeto de estudo foi sempre o período de ação deles, mas alguns outros canais já falaram sobre esse tema.
Desculpe mas não entendi sua ironia. Meu canal não tem nenhuma pretensão de ser absolutamente nada, estou no UA-cam a 11 anos divulgando depoimentos de ex-cangaceiros, volantes e coiteiros pelo simples prazer de fazer isso. Existem dezenas que canais no UA-cam e todos são bem maiores e melhores que o meu. Roberio e os outros fazem um papel muito importante em levar as histórias do cangaço para dentro das casas das pessoas, parabéns a todos que de uma forma ou de outra, levam cultura e história a população. Meu canal.assiste quem quer, não fico fazendo propaganda do mesmo.
ADERBAL KKKKKK A TIA DO MEU IRMÃO KKKKK REALMENTE, LAMPIÃO E UMA LENDA vi, Viva, maravilhoso, todas pessoas, fica muito deferente, quando morre, incha deforma!
Professor Aderbal em primeiro lugar parabéns pelo se trabalho. Quanto as perguntas idiotas que são feitas ao Senhor, me permita uma opinião simplesmente não perca seu tempo respondendo. Essas pessoas querem simplesmente lhe irritar, são os sugadores da paz alheia, portanto quanto mais atenção receberem mas eles vão lhe perturbar, um abraço e mais uma vez parabéns pelo conteúdo do seu canal.
Caríssimo Aderbal! Foi com surpresa que vi uma das pergunta que te fiz ser respondida aqui, neste "Pergunta e Respostas" . Me senti satisfeito pela resposta e gratificado pelo retorno. Grande abraço
Cânticos ou cantigas sempre foi de costume aqui no sertão do nordeste em atividade grupal,, na roça, colheita, beneficiamento da colheita, taipa de casa...
Aderbal, duas perguntas para quem sabe serem respondidas em um próximo vídeo: 1. Luis Pedro foi o grande braço direito de Lampião? Nas fotos em momentos diferentes ele sempre tá bem perto de Lampião. E também nos depoimentos dos remanescentes. 2. Antes de conhecer um pouco mais sobre o cangaço, eu tinha a impressão que Corisco tinha sido o cangaceiro mais sanguinário. E acho que isso é uma impressão geral de quem é completamente leigo sobre o cangaço. Mas pelo que vejo nas histórias não era bem assim, as histórias de outros são bem piores (Moreno, Zé Baiano, o próprio Luis Pedro, etc). E até vejo alguns relatos de ocasiões onde Corisco foi o menos sanguinário. Como você vê isso? Será que essa fama de Corisco criou-se por conta da vingança errada?
Amigo, Luiz Pedro aparece ao lado de Lampião nas fotos porque pertenciam ao mesmo bando, ele não tinha grupo próprio quando Abraão tirou as fotos. Quanto a Corisco ser cruel e sanguinário, ele foi, mas outros também foram e muito. É muito difícil dizer quem foi mais sanguinário, muitas mortes foram barbaras.
Também tenho essa msm impressão amigo, na mnha opinião corisco só levou fama devido a sobrevivência de dada e o massacre da família Ventura ms outros cangaceiros foram muito mais importantes e sanguinários
Moro Só, mas naci no Paraná ,sou filho de baianos! Meu pai tá foi delegado de Barra da estiva na época do cangaço, por isso entendi um pouco ! Em 1964 conheci um velho pôr nome de mamedio dizia ele que foi buscar um remédio a mando do seu pai era contra picada de cobra encontrou com o bando de , Lampião e foi obrigado a lhe seguir não quis tomar conhecimento da explicação , de foi Apelidado de trovão era claro, e andava encostado , baiano ! Logo nos preiros dias Lampião pois ele pra ficar olhando o coito mas mandou dois cabra assustar ele matou os dois ! Aí veio o apelido de trovão assim disse ao meu pai !!
Que vida de louco essa dos cangaceiros, viver no meio do mato, tomando chuva, dormindo no chão, comendo rapadura com farinha e carne seca, sem tomar banho, se adoecer não tem médico, correndo da Polícia, sem saber as horas, passando fome e sede.
Pergunta para Aderbal: A volante policial chefiada por Zé Rufino(volante baiana) e volante policial chefiada por Manoel Neto(volante pernambucana) atuavam fora dos seus Estados de origem ANTES da implantação do Estado Novo em novembro de 1937(ditadura de Getúlio Vargas, regime político, que centralizava o poder, autoritário)?
@@CangacoAderbalNogueira - Muito obrigado pela atenção. Então, essas duas volantes policiais infringiram importantes baixas nos bandos de cangaceiros no ano de 1936, forçando Lampião a recuar. Com a implantação do Estado Novo em novembro de 1937, os coronéis que mandavam e desmandavam na política dos sertões nordestinos foram perdendo força política em consequência disso as negociatas, a corrupção policial, que existiam nos Estados e que foram muito bem exploradas por Lampião, já não aconteciam com muita facilidade. Por esses motivos, o dinheiro e as munições, que eram elementos básicos começaram a rarear, o que fez Lampião parar e pensar melhor para decidir o futuro do cangaço. A reunião marcada na grota do Angico não chegou a acontecer, deixando muitos pontos de interrogações .......
O tio do cunhado do irmão mais velho da minha namorada, que ouviu do sogro da prima da tia da irmã do marido dela,que era vizinha de uma irmã de uma pessoa que achava que a cabeça não era de Lampião...kkk Brincadeira!... Esses achismos me matam ..kkk, Santa paciência, Professor!...kkk
É como essa a musica do Falcão onde ele fala que mesmo com toda a influencia dele a menina não quis namorar com ele rrsss ua-cam.com/video/LKYuZMiH4qA/v-deo.html
Aderbal, Admiro muito o seu trabalho.Imagino o quanto vc deve estar estressado e nervoso com certos comentários e ataques contra o seu trabalho e de outros colegas seus. Chega a acelerar o coração em ver a ingratidão de alguns contrariando as suas postagens. Pois todos são livres para publicar o que quiser. Mas preferem criticar em vez de criar novas postagens com as provas que os mesmos tantos questionam. E digo mais, quem critica tantos trabalhos feitos com custos e suor, sem trazer novas evidências, não deveria nem se manifestar publicamente. Estou com vc amigo!
pra mim vc e o melhor! Quando você fala que ao decorrer de suas pesquisas chegou a conclusão que lampião era uma lenda , seria porque Lampião não era tudo o que dizem ser?
Lampião foi uma Lenda enquanto vivo e superou o homem Virgulino em muito. É um homem difícil de se explicar e se tivesse usado seu potencial para o bem, teria sido um dos maiores Brasileiros.
De tudo que li e assisti, tenho alguns pontos pra destacar: Como que a volante chegou tão perto do acampamento sem ser notados? Como que o cachorro não sentiu "estranhos" chegando? Lampião tinha cachorro. Lembrando que nos relatos dos soldados das volantes os mesmo diziam que estavam aproximadamente à 8 metros de distância quando atiraram em lampião e parte de seu bando. Só sendo doido pra acreditar nisso. No Mato cachorro sente há distância quando alguém se aproxima. O que eu acho de tudo isso ? ! Pois bem: Uma certa volante vendia armas e munição para o lampião, neste dia já estava acertado a entrega da mercadoria, só quem sabia era os 9 que eram mais próximo do lampião. Ao amanhecer, eles foram ao encontro só que os fornecedores já estavam perdendo o controle das várias negociações que já tinham feito, por medo da descoberta, planejaram matar o lampião e que sabia do negócio. Pense bem !!!!!
Você esta equivocado em algumas coisas. Esse vídeo esta em 3 partes, se possível assista e depois comente. Muita coisa dessa historia fica nas suposições e essas "suposições" fazem muita gente ter um pensamento equivocado da historia. ua-cam.com/video/BdTf2r78S-w/v-deo.html
A posição do Estado do Vaticano foi sempre: lugar de padre é fora da política e dentro da igreja. O "milagre do padre Cícero" não convenceu o Vaticano, porém conquistou o povo sertanejo, que depois levou a torná-lo muito poderoso na região.
Aderbal, tenho curiosidade sobre a questão dos Marcelinos. Talvez por residir no Crato, fico com aquela vontade de saber mais sobre esta família de cangaceiros que tinham origens tão perto daqui.
Boa tarde Aderbal! Acompanho suas publicações e sou inscrito no seu canal. Gostaria de estar presente as próximas reuniões que acontecem aqui em Fortaleza. Como devo fazer e aonde acontecem as reuniões? Como faço para
O nome desse córrego passou ser o nome da futura cidade. Assim, Maringá recebeu o nome da canção, que por sua vez também tem sua história. Morava na cidade de Pombal, interior da Paraíba, numa ruazinha coberta por ingazeiros, uma linda cabocla de nome Maria do Ingá. Era filha de retirantes nordestinos, dona de uma beleza encantadora, de corpo bem feito, pele morena, olhos e cabelos negros. Maria fascinava a todos inspirando ardentes paixões. Um dia, uma seca inclemente, levou a linda Maria, deixando o político Rui Carneiro desolado de tristeza. Bairrista como todo nordestino, Rui pediu ao amigo Joubert de Carvalho, que fizesse uma música que exaltasse a mulher amada e sua terra natal. Para o famoso compositor não foi difícil fazer a combinação poética da Maria do Ingá. Na fusão das palavras de Maria mais Ingá, surgiu Maringá, dando origem a Canção “Maringá, Maringá”, que por volta de 1935, estourava nas paradas de sucesso. MARINGÁ ,MARINGÁ (Canção) Letra e Música de Joubert de Carvalho Foi numa léva Que a cabocla Maringá Ficou sendo a retirante Que mais dava o que falá. E junto dela Veio alguém que suplicou Prá que nunca se esquecesse De um caboclo que ficou Antigamente Uma alegria sem igual Dominava aquela gente Da cidade de Pombal Mas veio a sêca Toda chuva foi-se embora Só restando então as águas Dos meus óio quando chora Estribilho: Maringá, Maringá, Depois que tu partiste, Tudo aqui ficou tão triste, Que eu garrei a maginá. Maringá, Maringá Para havê felicidade, É preciso que a saudade Vá batê noutro lugá. Maringá, Maringá Volta aqui pro meu sertão Pra de novo o coração De um caboclo assossegá.
Professor, "Se" Pedro de Candido tivesse fugido, após ter sido interpelado pelos primeiros soldados q voltaram sem ele, poderia ter acontecido algo diferente em Angico??? Grande trabalho, obg.
@@CangacoAderbalNogueira Quais consequências isso teria pra Pedro? Lampião sairia de angico ileso? Gostaria q vc discorresse sobre o assunto. Desde já agradeço pela atenção professor. Maylon Plácido, de Montes Claros -MG
OLÁ BOM DIA MEU VELHO AMIGO! EU AMO AS HISTÓRIA DOS CANGASEIRO NOS. EU ACREDITO MUITO NA SILA PORQUE SÃO MUITO CLARO. AGORA QUANDO VOCÊ VER UMA PESSOA FALA QUE LAMPIÃO MOREU EM MINAS GERAIS E UM ABISURDO MAS AJENTI TEM QUE OUVI ESTÁ COISA OK. UM DIA AJENTI VAI SI ENCONTRA PRA CONVERSAR OK.
Muito interessante a homenagem do apresentador ao trajar uma camisa com a foto do Manoel Neto. Na história do cangaço, na mesma cultura, o que se vê é homenagem ao banditismo ao se estampar lampião.
Parabéns! A história do cangaço merece camisas estampadas com imagens de Zé Rufino, Ferreira de Melo, Odilon Flor, Elias Marques, Panta de Godoy, CEL. Lucena...
Há pouco tempo passei a me interessar sobre cangaco e me apaixonei pelo tema e pelo pouco que já tenho assistindo só tenho a lhe parabenizar professor, tem que ter muita paciência pra responder algumas perguntas absurdamente recheadas das teorias mais estúpidas.
Este é o melhor canal no meu gosto, trabalhando fatos com os pés no chão e sem pragmatismo! Parabéns!
Se
obrigado
Eu amo esse quadro de perguntas e respostas pois é muito objetivo , tipo papo reto!!!! Parabens professor Aderbal, um forte abraço!!!!
Valeu amiga.
Admiro a paciência do amigo ao responder certos questionamentos. Fosse eu nem levaria em conta.
Parabéns pelo canal. Gosto muito.
Professor Aderbal, estamos muito sentidos com o falecimento do Dr. Amauri. Um humanista, um amigo de toda a humanidade.
Eu sou Gaúcho, gaudério, filho do chão, nascido e criado na casa de chão, coberta de capim, sem água e luz industrial, orgulho da minha vida.
Parabéns pelo seu trabalho. Eu trabalho com os índios faz 50 anos e já estive em Santa Inês e Bom Jardim visitando índios Guarani do Sul que migraram para lá a pé, show de bola. Linda a cultura do Babaçu. Grande abraço.
Só tenho a agradecer Aderbal... seu trabalho de pesquisador... videos com remanescentes simplesmente maravilhoso. Agradeço a todos os pesquisadores..
obrigado
Goiânia agradece o Prof. Aderbal... É um pesquisador sério e muito coerente. A seriedade e a imparcialidade mantém o respeito por todos os colegas... Parabéns pelo seu canal!
jaimrrz
Parabéns pelo trabalho !!
Adoro esses vídeos.
Aqui em São Paulo. Divulgou seu canal para todos os amigos Nordeste...
Agradeço e juntos não deixaremos essa historia morrer, valeu
Muito respeito pelos pesquisadores e seus relatos da história nordestina 👏👏👏 show parabéns 👏👏👏
boa noite
sempre acompanho os vídeos e as histórias das nossos lendas
100 mil inscritos, parabéns Aderbal, você merece e muito pelo ótimo trabalho realizado.
Muito obrigado e tamo junto
SUAS RESPOSTAS SEMPRE SÃO VERDADEIRAS AULAS. NÃO APENAS DE ASSUNTOS RELATIVOS AO CANGAÇO, MAS DE POLIDEZ, RESPEITO, FIDELIDADE, SINCERIDADE, CONSCIÊNCIA, PACIÊNCIA, HONRADEZ, FIRMEZA, TOLERÂNCIA, PERSEVERANÇA, PERFECCIONISMO, ZELO, DELICADEZA, MODÉSTIA, AMIZADE, HUMILDADE E AMOR AO QUE FAZ!
ADMIRO SEU TRABALHO E SUA CONDUTA!
ABRAÇO, PROF.!
OBRIGADA!
🙏🌵💫
Ler seu comentário me faz caminhar com mais firmeza nessa luta pela preservação de nossa historia, valeu.
@@CangacoAderbalNogueira ☺🌻
Boa noite. Eu tenho uma curiosidade de saber quantas mortes teve os cangaceiros e quantas vidas perderam as volantes, em virtude dos combates, sei que não deve ter registros .Mas fica ai uma pergunta curiosa,
Sou tataraneto da Baronesa de Água Branca, acompanho e sou fã do seu belíssimo trabalho e do canal! Parabéns pelas pesquisas e pela coerência em tudo o que diz! 👏🏻🤝
Obrigado e legal ter você por aqui. Já estive varias vezes no casa da baronesa.
Amo ouvir relatos do cangaço, sempre aprendo mais.
Continue produzindo conteúdo desta forma com certeza teremos um Brasil instruído e pensante.....
Aprendendo muito Aderbal com perguntas e respostas .O cangaço abrange muitos temas.
Professor Aderbal, suas análises são coerentes e equilibradas, na busca da verdade. Parabéns!
Amo esse quadro, aprendo tanto, obrigado Aderbal por seu excelente trabalho
Aderval, continuamos esperando o teu livro. Obrigado por dividir conosco o teu conhecimento.
valeu
Nesta tarde de domingo assistindo o Sr. Aderbal. Coisa boa!!! Salvador Ba
saudações Sandra e obrigado. mas, tire o Sr rrss
Aderbal fala uma linguagem bem fácil de entender,sempre imparcial, parabéns pelo seu trabalho
Verdade Sr.Aderbal sobre os filhos dos cangaceiros. Muitos foram os que ficaram no anonimato. Tenho um vizinhos aqui em SP.um Sr.de 93.anos de Alagoas que foi criado por um vaqueiro que numca falou quem era os pais do mesmo .Só rolou que deram Ele com 15 dias dia vida mas de quem ele era filho. E assim tem muitos .Mas seu programa é uma grande escola
Pois é, a realidade era assim mesmo.
Sr.Aderbal adoro seus videos., Falando sobre essas cantigas. seria interessante um video sobre, essas tais canções de cangaceiros como outros tipos de musicas tocadas nas rádios daquela época! Desde já obg pelos esclarecimentos.seus videos são otimos.
Vamos fazer4 um vídeo falando disso, valeu.
Quem gosta de cultura, com certeza valoriza o trabalhos feito por todos os pesquisadores. Sem vcs e sem aqueles que percorreram em meios as dificuldades por diversas razões, ainda alí no calor dos acontecimentos, nada saberíamos hoje sobre essa história do nosso país. Mesmo assim querem ainda distorcer as informações e graças a vcs atuais pesquisadores, que nós curiosos podemos conhecer e ter um melhor entendimento sobre a luta sangrenta da época.
valeu, obrigado
@@CangacoAderbalNogueira Siga firme, amigo
Abraço amigo . Estou de volta !
Saudade de suas explanações. Sempre competente
Bom dia,assisti nesse momento seu vídeo com a presença dos historiadores Afrânio e Beto Sousa.Gostei de contesto em especial quando você perguntou,qual a diferença entre uma aula na escola com o uso de livros,e uma aula percorrendo pela rota do Cangaço.Sensacional,parabéns a voçê e também os ilustres convidados . Grande abraço e estamos juntos ok.
Boa noite amigo Aderbal, eu gostaria que você juntamente com seus amigos pesquisadores fizesse um programa identificando os cangaceiros. Tenho certeza que será muito visto pela turma, principalmente os que estão começando assim como eu.
Aderbal Nogueira: Brilhante a sua análise sobre Silas, Sargento Elias e Vinte Cinco. Ninguém adquiri conhecimento, só na academia. Eu acredito muito nas entrevistas, de quem esteve lá!
Eram testemunhas vivas daquela guerra.
Eu sou de Santa Catarina. Amo o Nordeste! Tenho paixão pela cultura Nordestina!!! Gratidão!
Gosto de suas verdades, e sinceridade no seu trabalho.
Respeitando seus colegas, e esclarecendo a verdade de angico...
O respeito é a base da boa vizinhança.
Parabéns Aderbal! Seu canal e muito importante para a história do cangaço!
Aderbal seu programa melhor temmm parabéns vc fala verdade
Ótimo Aderbal boa tarde
Eita perguntas e respostas bom nesse domingão hein Aderbal!! Estou aqui deitado em um ventilado alpendre e assistindo esse perguntas e respostas bom demais, quero lhe dizer amigo que assim como eu devem ter muitas pessoas que ficam ali na hora do almoço ou lanche da tarde olhando as notificações pra ver se tem novos vídeos seus, que você continue empolgado para continuar postando, obrigado Aderbal!! Marco-Ce...
Muitíssimo obrigado pela confiança e presença constante, valeu mesmo.
Belíssimo trabalho Professor Aderbal Obrigado e aproveitando gostaria que se possível em alguma live futura o Sr. Convidasse o pesquisador ( José Bezerra Lima Irmão ) para participar pois gosto muito da visão dele sobre os acontecimentos do Cangaço.
Partindo de um pesquisador, a história é bem contada, obrigada
Agradeço as palavras
Sem palavras.
Aderbal Nogueira, hj na atualidade o pesquisador de maior bom senso com absoluta certeza!!!
Apenas mais um amigo, obrigado.
@@CangacoAderbalNogueira Modéstia sua Aderbal...mais gente precisaria ter a sua seriedade e dedicação pela história!!!Tem gente transformando o cangaço numa verdadeira fuzarca, e o que é pior, tem gente sendo levada na conversa...uma pena!! Abraço..
@@paulojoserosa Esses dias postarei uma homenagem ao saudoso amigo Paulo Gastão.
Parabéns pelo trabalho!
obrigado pela confiança.
Um abraço de um Paulista aqui em Portugal
Além mares, valeu.
Sempre muito boa as respostas , Na minha opinião no ponto sobre padre Cicero , ele não foi coiteiro de lampião realmente , Ele foi coiteiro de outras coisas ruins , posso citar o próprio Floro !
Concordo com tudo que foi falado, siga em frente, nao de bola a pseudo pesquisadores que quando abrem a boca são um verdadeiro esgoto....
Da única vez em que Lampião quis assaltar um banco, ele se deu mal, foi em Mossoró-RN. Saudações, Aderbal!
Parabéns pelo canal Aderbal Nogueira. Transparente nos relatos. nos conteudos não quantidade em escritos no canal e sim qualidade.
Obrigado
👏👏👏👏
O mto obg sempre Prof Aderbal
Abço 🤝
0la aderbal bom dia meu nome é Plínio Barbosa moro em Campina grande PB adoro seu trabalho parabéns ❤
Pelas circunstâncias daquela época: logística, falta de informações, preservação de sigilo, ditadura ou em situações adversas, não se expediam laudos médicos, certidão de óbito, certidão de nascimento. Por exemplo, para recebimento do prêmio e promoção de policial que tinha abatido um cangaceiro, não era exigido certidão de óbito do cangaceiro morto, bastava a apresentação da cabeça decepada.
exatamente, para que prova maior que a cabeça?
Vc esprica de uma maneira que nós entendi um abraço amigo aq é de Bela cruz no Ceará
Para o próximo perguntas e repostas, meu caro Aderbal: Você que já desbravou grande parte do Nordeste nesses anos todos, fora a grota do Angico, qual dos lugares ligados à história do cangaço mais te marcou, mais te impactou e por qual motivo? Você sente a energia desses espaços? Forte abraço e parabéns pelo teu belo e sincero trabalho.
Legal, muito bom, farei isso.
Parabéns professor seu trabalho
Eu também me perguntava o porquê da diferença da cabeça do lampião paras a fotos dele antes da morte. Temos que lembrar do estilo de vida que o lampião e os cangaceiros levavam. Eles viviam num ambiente extremamente estressante! O perigo eminente de confronto com a polícia, a alimentação inadequada, o sol e o calor do sertão. Essa combinação favorecia um envelhecimento precoce.
Isso mesmo, são vários s fatores.
Aderbal gosto do seu canal por que vc é verdadeiro conta a história sem tomar partido
Qdo o Sr. for lançar se livro, se possível, de preferência de compra aos seus assinantes do seu canal. Parabéns pelo excelente trabalho
Obrigado
Ótimo programa 👏👏👏👏
Obrigado professor
Professor Aderbal. Um dos grupos de volantes que fizeram o cerco a Angico não conseguiu fechar o cerco, permitindo assim que muitos cangaceiros podessem fugir. Pergunto então, esse grupo não participou do tiroteio?
No nós finalmente depois de tudo
Pergunta para Aderbal: na grota do Angico, foram abatidos 11 cangaceiros, dos quais apenas as cabeças decepadas de Lampião e Maria Bonita foram levadas para Instituto Nina Rodrigues em Salvador, BA, para serem expostas. E as outras nove cabeças decepadas dos cangaceiros tomaram qual destino???
Foram enterradas. Eu nunca pesquisei sobre o que aconteceu com essas cabeças, ate a de Lampião e Maria eu também nunca pesquisei, só sei que a família as enterrou em 1969. Meu objeto de estudo foi sempre o período de ação deles, mas alguns outros canais já falaram sobre esse tema.
@@CangacoAderbalNogueira - Mto obrigado pela atenção.
Parabéns
Melhor canal kkkkkkk, vc precisa ver o Cangaço na Literatura!
Desculpe mas não entendi sua ironia. Meu canal não tem nenhuma pretensão de ser absolutamente nada, estou no UA-cam a 11 anos divulgando depoimentos de ex-cangaceiros, volantes e coiteiros pelo simples prazer de fazer isso. Existem dezenas que canais no UA-cam e todos são bem maiores e melhores que o meu. Roberio e os outros fazem um papel muito importante em levar as histórias do cangaço para dentro das casas das pessoas, parabéns a todos que de uma forma ou de outra, levam cultura e história a população. Meu canal.assiste quem quer, não fico fazendo propaganda do mesmo.
Cangaco na literatura é muito bom porém essa sua comparação foi ridícula meu amigo, respeite professor Aderbal muitos bebem dessas fontes aqui
ADERBAL KKKKKK A TIA DO MEU IRMÃO KKKKK REALMENTE, LAMPIÃO E UMA LENDA vi, Viva, maravilhoso, todas pessoas, fica muito deferente, quando morre, incha deforma!
Professor Aderbal em primeiro lugar parabéns pelo se trabalho.
Quanto as perguntas idiotas que são feitas ao Senhor, me permita uma opinião simplesmente não perca seu tempo respondendo.
Essas pessoas querem simplesmente lhe irritar, são os sugadores da paz alheia, portanto quanto mais atenção receberem mas eles vão lhe perturbar, um abraço e mais uma vez parabéns pelo conteúdo do seu canal.
Obrigado. Algumas eu só respondo para alertar os novatos no tema pois desses outros o meu desdém é total.
.Muito esclarecedor seu canal.
Caríssimo Aderbal!
Foi com surpresa que vi uma das pergunta que te fiz ser respondida aqui, neste "Pergunta e Respostas" . Me senti satisfeito pela resposta e gratificado pelo retorno.
Grande abraço
Eu que agradeço sua participação.
Vídeo muito bom!
Cânticos ou cantigas sempre foi de costume aqui no sertão do nordeste em atividade grupal,, na roça, colheita, beneficiamento da colheita, taipa de casa...
Aderbal, duas perguntas para quem sabe serem respondidas em um próximo vídeo:
1. Luis Pedro foi o grande braço direito de Lampião? Nas fotos em momentos diferentes ele sempre tá bem perto de Lampião. E também nos depoimentos dos remanescentes.
2. Antes de conhecer um pouco mais sobre o cangaço, eu tinha a impressão que Corisco tinha sido o cangaceiro mais sanguinário. E acho que isso é uma impressão geral de quem é completamente leigo sobre o cangaço. Mas pelo que vejo nas histórias não era bem assim, as histórias de outros são bem piores (Moreno, Zé Baiano, o próprio Luis Pedro, etc). E até vejo alguns relatos de ocasiões onde Corisco foi o menos sanguinário. Como você vê isso? Será que essa fama de Corisco criou-se por conta da vingança errada?
Amigo, Luiz Pedro aparece ao lado de Lampião nas fotos porque pertenciam ao mesmo bando, ele não tinha grupo próprio quando Abraão tirou as fotos. Quanto a Corisco ser cruel e sanguinário, ele foi, mas outros também foram e muito. É muito difícil dizer quem foi mais sanguinário, muitas mortes foram barbaras.
Também tenho essa msm impressão amigo, na mnha opinião corisco só levou fama devido a sobrevivência de dada e o massacre da família Ventura ms outros cangaceiros foram muito mais importantes e sanguinários
Já chego dando like no canal de Aderbal!
Aderbal uma dúvida, raramente o grupo de Lampião andava a cavalo.
Exceto em algumas fotos, alternavam em montaria.
Mas como percorreram 07 Estados?
Parabéns Aderbal,por mais um excelente vídeo continue com sua imparcialidade
Eu acredito q existe muitas pessoas vivas ,q que viram destroços do combate em Angico...
Com idade suficiente pouquíssimas.
Moro Só, mas naci no Paraná ,sou filho de baianos! Meu pai tá foi delegado de Barra da estiva na época do cangaço, por isso entendi um pouco ! Em 1964 conheci um velho pôr nome de mamedio dizia ele que foi buscar um remédio a mando do seu pai era contra picada de cobra encontrou com o bando de , Lampião e foi obrigado a lhe seguir não quis tomar conhecimento da explicação , de foi
Apelidado de trovão era claro, e andava encostado , baiano ! Logo nos preiros dias Lampião pois ele pra ficar olhando o coito mas mandou dois cabra assustar ele matou os dois ! Aí veio o apelido de trovão assim disse ao meu pai !!
Parabéns aderbal um abraço amigo
Que vida de louco essa dos cangaceiros, viver no meio do mato, tomando chuva, dormindo no chão, comendo rapadura com farinha e carne seca, sem tomar banho, se adoecer não tem médico, correndo da Polícia, sem saber as horas, passando fome e sede.
Certo
Pergunta para Aderbal: A volante policial chefiada por Zé Rufino(volante baiana) e volante policial chefiada por Manoel Neto(volante pernambucana) atuavam fora dos seus Estados de origem ANTES da implantação do Estado Novo em novembro de 1937(ditadura de Getúlio Vargas, regime político, que centralizava o poder, autoritário)?
Sim, cruzavam fronteiras.
@@CangacoAderbalNogueira - Muito obrigado pela atenção. Então, essas duas volantes policiais infringiram importantes baixas nos bandos de cangaceiros no ano de 1936, forçando Lampião a recuar. Com a implantação do Estado Novo em novembro de 1937, os coronéis que mandavam e desmandavam na política dos sertões nordestinos foram perdendo força política em consequência disso as negociatas, a corrupção policial, que existiam nos Estados e que foram muito bem exploradas por Lampião, já não aconteciam com muita facilidade. Por esses motivos, o dinheiro e as munições, que eram elementos básicos começaram a rarear, o que fez Lampião parar e pensar melhor para decidir o futuro do cangaço. A reunião marcada na grota do Angico não chegou a acontecer, deixando muitos pontos de interrogações .......
Mestre uma pergunta , os cangaceiros tinha hábito de escovar os dentes ?
Obrigado por lembrar de mim
Pertencemos a um mesmo time amigo, eu que agradeço seu interesse em nossa história.
O tio do cunhado do irmão mais velho da minha namorada, que ouviu do sogro da prima da tia da irmã do marido dela,que era vizinha de uma irmã de uma pessoa que achava que a cabeça não era de Lampião...kkk
Brincadeira!...
Esses achismos me matam
..kkk, Santa paciência, Professor!...kkk
É como essa a musica do Falcão onde ele fala que mesmo com toda a influencia dele a menina não quis namorar com ele rrsss ua-cam.com/video/LKYuZMiH4qA/v-deo.html
Essa parte que fala das moscas eu até chorei 😭😭😭😭😭
Aderbal, Admiro muito o seu trabalho.Imagino o quanto vc deve estar estressado e nervoso com certos comentários e ataques contra o seu trabalho e de outros colegas seus.
Chega a acelerar o coração em ver a ingratidão de alguns contrariando as suas postagens. Pois todos são livres para publicar o que quiser. Mas preferem criticar em vez de criar novas postagens com as provas que os mesmos tantos questionam. E digo mais, quem critica tantos trabalhos feitos com custos e suor, sem trazer novas evidências, não deveria nem se manifestar publicamente.
Estou com vc amigo!
Infelizmente a inveja toma conta de algumas pessoas, para elas meu desdém total e absoluto. Agradeço suas palavras, tamo junto.
Aderbal, você tem alguma informação se a população chorou/lamentou às mortes em Angico?
Isso é relativo, mas a maioria acho eu, deve ter gostado. As cangaceros e as volantes não iam mais varar o sertão.
pra mim vc e o melhor! Quando você fala que ao decorrer de suas pesquisas chegou a conclusão que lampião era uma lenda , seria porque Lampião não era tudo o que dizem ser?
Lampião foi uma Lenda enquanto vivo e superou o homem Virgulino em muito. É um homem difícil de se explicar e se tivesse usado seu potencial para o bem, teria sido um dos maiores Brasileiros.
De tudo que li e assisti, tenho alguns pontos pra destacar:
Como que a volante chegou tão perto do acampamento sem ser notados? Como que o cachorro não sentiu "estranhos" chegando? Lampião tinha cachorro.
Lembrando que nos relatos dos soldados das volantes os mesmo diziam que estavam aproximadamente à 8 metros de distância quando atiraram em lampião e parte de seu bando.
Só sendo doido pra acreditar nisso.
No Mato cachorro sente há distância quando alguém se aproxima.
O que eu acho de tudo isso ? !
Pois bem:
Uma certa volante vendia armas e munição para o lampião, neste dia já estava acertado a entrega da mercadoria, só quem sabia era os 9 que eram mais próximo do lampião.
Ao amanhecer, eles foram ao encontro só que os fornecedores já estavam perdendo o controle das várias negociações que já tinham feito, por medo da descoberta, planejaram matar o lampião e que sabia do negócio.
Pense bem !!!!!
Você esta equivocado em algumas coisas. Esse vídeo esta em 3 partes, se possível assista e depois comente. Muita coisa dessa historia fica nas suposições e essas "suposições" fazem muita gente ter um pensamento equivocado da historia. ua-cam.com/video/BdTf2r78S-w/v-deo.html
A posição do Estado do Vaticano foi sempre: lugar de padre é fora da política e dentro da igreja. O "milagre do padre Cícero" não convenceu o Vaticano, porém conquistou o povo sertanejo, que depois levou a torná-lo muito poderoso na região.
Política e.igreja andam de mãos dadas. No caso do padre a história é mais complexa.
Professor Aderbal, vc é 10... grande pesquisador,,, bote na sua blusa a foto do Zé Rufino...
Aderbal, tenho curiosidade sobre a questão dos Marcelinos. Talvez por residir no Crato, fico com aquela vontade de saber mais sobre esta família de cangaceiros que tinham origens tão perto daqui.
Amigo aqui no canal em uma das postagens do Cariri cangaço, temos o Dr Napoleão falando sobre os Marcelinos.
amigo Aderbal voce saberia dizer se existe parentes do Virgulino Ferreira aqui em Mossoro?
acredito que não
Parabéns pela canal sou seu fã, me responda por favor, porquê Lampião não vingou a morte do seu pai matando o SGT Lucena?
Parabéns Aderbal
Quando vai ter os encontros em Fortal; como faço pra saber?
Não temos previsão, só apos a pandemia teremos alguma novidade.
Boa tarde Aderbal!
Acompanho suas publicações e sou inscrito no seu canal. Gostaria de estar presente as próximas reuniões que acontecem aqui em Fortaleza. Como devo fazer e aonde acontecem as reuniões?
Como faço para
Por enquanto suspensas devido o covid. Acredito que só retornaremos em fevereiro. Avisarei aqui no canal e no face quando recomeçarmos
Obrigado aderbal
A canção Maringá que era cantada em Paraná nós cafezais por paraibanos deu o nome a cidade Maringá PR.
O nome desse córrego passou ser o nome da futura cidade. Assim, Maringá recebeu o nome da canção, que por sua vez também tem sua história.
Morava na cidade de Pombal, interior da Paraíba, numa ruazinha coberta por ingazeiros, uma linda cabocla de nome Maria do Ingá. Era filha de retirantes nordestinos, dona de uma beleza encantadora, de corpo bem feito, pele morena, olhos e cabelos negros. Maria fascinava a todos inspirando ardentes paixões.
Um dia, uma seca inclemente, levou a linda Maria, deixando o político Rui Carneiro desolado de tristeza. Bairrista como todo nordestino, Rui pediu ao amigo Joubert de Carvalho, que fizesse uma música que exaltasse a mulher amada e sua terra natal. Para o famoso compositor não foi difícil fazer a combinação poética da Maria do Ingá.
Na fusão das palavras de Maria mais Ingá, surgiu Maringá, dando origem a Canção “Maringá, Maringá”, que por volta de 1935, estourava nas paradas de sucesso.
MARINGÁ ,MARINGÁ (Canção)
Letra e Música de Joubert de Carvalho
Foi numa léva
Que a cabocla Maringá
Ficou sendo a retirante
Que mais dava o que falá.
E junto dela
Veio alguém que suplicou
Prá que nunca se esquecesse
De um caboclo que ficou
Antigamente
Uma alegria sem igual
Dominava aquela gente
Da cidade de Pombal
Mas veio a sêca
Toda chuva foi-se embora
Só restando então as águas
Dos meus óio quando chora
Estribilho:
Maringá, Maringá,
Depois que tu partiste,
Tudo aqui ficou tão triste,
Que eu garrei a maginá.
Maringá, Maringá
Para havê felicidade,
É preciso que a saudade
Vá batê noutro lugá.
Maringá, Maringá
Volta aqui pro meu sertão
Pra de novo o coração
De um caboclo assossegá.
@@coriolanosafilho114 Valeu a informação, show
Bom programa. Acesse o Canal História Atual e veja a entrevista com alguns pesquisadores e sugestões de obras sobre o cangaço.
ADERBAL, Gostei da sua camisa. Vc não vende???? Eu quero uma camisa dessa
Eu ganhei em Nazaré amigo. Não tenho nada para vender de cangaço.
Professor, "Se" Pedro de Candido tivesse fugido, após ter sido interpelado pelos primeiros soldados q voltaram sem ele, poderia ter acontecido algo diferente em Angico???
Grande trabalho, obg.
Uma incógnita que nunca saberemos responder. quem sabe?
@@CangacoAderbalNogueira Quais consequências isso teria pra Pedro? Lampião sairia de angico ileso? Gostaria q vc discorresse sobre o assunto.
Desde já agradeço pela atenção professor.
Maylon Plácido, de Montes Claros -MG
OLÁ BOM DIA MEU VELHO AMIGO! EU AMO AS HISTÓRIA DOS CANGASEIRO NOS. EU ACREDITO MUITO NA SILA PORQUE SÃO MUITO CLARO. AGORA QUANDO VOCÊ VER UMA PESSOA FALA QUE LAMPIÃO MOREU EM MINAS GERAIS E UM ABISURDO MAS AJENTI TEM QUE OUVI ESTÁ COISA OK. UM DIA AJENTI VAI SI ENCONTRA PRA CONVERSAR OK.