Meu amigo Aderbal Nogueira eu sou de Paulo Afonso Bahia mas moro em Goiás há mais 30anos,fiz o primário,o ginásio e o segundo grau no Colégio Sete de Setembro trabalhei em uma farmácia durante 6 anos e junto comigo trabalhava um filho de um homem que era volante na época do cangaço ele se chamava sargento Gerson Pionorio ele faleceu com 105 anos a 2 anos atrás,o historiador Robério Santos conheceu esse sargento e já o entrevistou.Quero te falar que eu sou apaixonado pelas histórias e narrativas do cangaço acompanho o Senhor e Robério Santos e sempre vou acompanhar pois sou fanático pelas histórias e narrativas do cangaço Deus dê para o senhor muita inspiração e sabedoria para enfretares às dificuldades que ora encontrares na carreira da vida meu amigo
Silas deu uma contribuição, imensurável para a história do Cangaço. Ela estava lá, no dia 28 de julho 1938! Aderbal Nogueira, as suas entrevistas são de grande valia, no resgate da história do Cangaço!
ADERBAL.... MUITO BEM!! PARABÉNS NAS SUAS PALAVRAS VERDADEIRAS!! Muitas pessoas não sabem o que falam... Pois não imaginam o que era viver no cangaço!! Vida sofrida... Você é uma Lenda!!! Sua contribuição é muito forte na História!!!
GOSTO MUITO DOS SEUS VÍDEOS... VOCÊ TEVE A HONRA DE CONVIVER COM OS QUEM SOBREVIVEU DA HISTÓRIA DO CANGAÇO... DA HISTÓRIA DE ANGICOS!! TIRO O CHAPÉU PARA VOCÊ!!! SEU ARCEVO COM CERTEZA É O MAIS ROBUSTO E VERDADEIRO DA NOSSA HISTÓRIA CONTEMPORANEA.
Lampião foi uma pessoa diferenciada . Foi uma pessoa que fez isso tudo q sabemos ,ainda jovem..Um líder cangaceiro c a estratégia q tinha , era moço, novo...bom ou mal..figura diferenciada sim.
A história do cangaço é muito interessante, e sempre terão pessoas se interessando, eu mesma aos 54 anos estou apaixonada e repassando esse amor para os meus.
Eu moro em itapaci Goiás estou com 55 anos e cresci ouvindo um senhor nascido na Bahia,contar as façanhas do bando do lampião,o nome dele era Algemiro e afirmava ter conhecido o Virgulino Ferreira e muitos de seus cangaceiros....
O canal "Cangaçologia" é maravilhoso também. Dêem uma olhada depois.
3 роки тому+5
Tamanho conhecimento, tamanha vivência, tamanha simplicidade no falar e tamanha humildade... Como eu pude ter demorado um ano para assistir a esse vídeo?! Obrigado, meu amigo. De coração. Muito obrigado!
Estou acordado desde as 5 da manhã assistindo essa belíssima Live. Aderbal, parabéns pelo trabalho dedicado a verdadeira história do Caganço, que para mim ainda preciso estudar mais para entender esse movimento, que é chamado por alguns pesquisadores de movimento social, mas não me parece ser, pois ainda não vi relatos sobre Lampião ter matado os grandes coronéis. Obrigado por essa pesquisa espetacular. Sou Amazonense com metade da família sendo do nordeste. Orgulho grande.
E nem verá......porque ele não matou gente de " relevância" social.....no máximo, incêndiou as propriedades e matava as crias, só matou gente lascada como ele mesmo.....Lampião era apenas um vadio qualquer como os que se existe hoje e sempre existiu....os esquerdistas é que transformaram ele em herói, vítima da socidade e do meio em que ele viveu.......não é um movimento social, é bandidagem mesmo.....e mais uma coisa meu caro, os coronéis e os políticos forneciam proteção, dinheiro, comida, armas e munição pra este facínora tocar o terror em gente em completa miséria! Por isso não misture o cangaço, com cangaceiros.....dessa forma vai entender as coisas direitinho!
Que belo depoimento... parabéns Aderbal... O Cangaço faz parte da cultura nordestina, e foi através dele que passei a admirar o Nordeste, sua cultua, folclore e modo de vida... Mais uma vez, parabéns pelo trabalho.
👏👏👏👏 Esclarecedor em mtos aspectos . Prof* Aderbal mto obg , sem dúvidas minha paixão pelo tema só aumenta ouvindo sua narrativa e considerações. Abços
Nessas férias estou me ocupando em assistir o seu canal , observando como o estado era mambembe à época, e sobretudo apreciando os aspectos jurídicos que se aplicariam as situações dissonantes. Você faz um exelente trabalho Aderbal , passará a posteridade sem dúvidas... a frase de Camões: " aqueles que por obras valorosas se vão da lei dá morte libertando " .
Quem matou lampião e os outros em angicos, na minha visão foi o sujeito que entregou o Pedro de cândida, o que também resultou na vingança do Diabo loiro, contra aquele família inocente.
Adriano Araújo - O sucesso de Lampião nos 18 anos de vida cangaceira pode ser creditado a uma rede de coiteiros bem montada nos sertões nordestinos desde simples vaqueiro a importantes coronéis. As atividades de Lampião no campo ficavam na dependência desses coiteiros. Se um dia, um coiteiro fizesse gol contra, colocaria em risco a segurança de Lampião e seu bando. Entretanto, o que influenciou muito a eliminação de Lampião, foi a atuação enérgica do ditador Getúlio Vargas, que implantou o Estado Novo em novembro de 1937. Vargas minou as forças políticas dos coronéis e o cerco a Lampião cada vez fechava mais. No último ano, Lampião vivia mais acuado.
@@marioyukiosegawa8374 vdd, porem se Joca bernandes não tivesse entregado Pedro, a historia poderia ser diferente, claro ele poderia morrer com voz dada por Getúlio, mas o pivô foi joca, e ainda indicou uma família inocente que corisco assassinou.
Aderbal, aqui na cavalaria de São Paulo, têm duas metralhadoras Bergmann nos calibres,7,63mm e 9mm. Atirei com as duas. Eram excelentes para distância até 50 metros.
Parabéns Aderbal!!! Admiro o seu trabalho sobre o Cangaço. Eu só aprendendo mais sobre o Nordeste Brasileiro, com seu Povo e Tradições, pois, sendo Eu filho de um Alagoano, nascido no interior de São Paulo.
Parabéns Aderbal, sempre autêntico e conhecedor da história do cangaço. um filme sobre o cangaço utilizando a verdadeira história gravada em suas entrevistas com quem viveu o cangaço nas próprias veias.
Meu avô é de floresta ele é meu pai quando se encontravam pra conversar contavam histórias de arrepiar os cabelos . Uma vez passou um documentário na Globo e ele assistindo conhecia todas as pessoas . Era um homem de uma coragem incrível certa vez um cara apontou uma arma pra ele e ele chutou a arma e deu uma surra no sujeito .também era alto e moreno igual a lampião . E muito bem humorado além de muito brincalhão.
51:15 vc está sendo ético e leal com a história particular de algumas pessoas do cangaço, a história merece ser revelada, mas até que ponto tal história merece ser revelada? Como vc disse, é um respeito tanto à vontade de quem participou de tais atos, quanto à memória que a família tem dele... seria muito chocante pra mim, saber que meu bisavô foi um cangaceiro que matou, e cometeu atrocidades no cangaço... aquela aura de respeito e admiração poderia ser afetada completamente... muito boa sua atitude! Contar a história sim, fazer tablóide, não... quem sabe num futuro mais distante.
Responderei a todos os amigos na sexta feira próxima. desculpem não esta respondendo agora, mas estou passando por problema de saúde grave na família e por isso estou ausente. Responderei a todos em vídeo como da ultima vez ok, acho que fica melhor..
Eu adoro as entrevista da Sila mulher maravilhosa, muito simpática, pq pena quando a vida nas entrevistas, ela já tinha partido, parabéns, pela sua existência, e lutas no Cangaço, e a vitória, de ter se liberdado, !,
No cangaço, como na época de hoje, já havia muitos fake news. Só que atualmente circula com mais rapidez devido aos meios de comunicação existentes. Essas entrevistas com pessoas que viveram no cangaço vieram elucidar os verdadeiros fatos. Valeu....
desde ano passado estive fora;mas estou de volta ao torrão amado.na Russian não se fala em cangaço, mas gosto de ouvir estas histórias que fazem parte o paiz que me adotou: Parabéns Sr Aderbal Nogueira
Eu estou vendo ou ouvindo acompanh do tudo sobre o caganco estou facinado com os relatos dos pesquisadores como também com os depoimento da queles que viveram no meio e na época do cangaço.
Lampião era como todo ser humano, ele não era imortal era um ser humano, concordo com o professor todo mundo tem o seu dia e não ha como fugir do seu dia.
Professor, é importante,e admirável,a questão da ética de sua parte. Depoimentos de Cangaceiros,Volantes,Coiteiros e Conhecidos...etc. O Constrangimento para família.
AderbalNogueira, também tive a mesma decepção, comecei a ouvir as histórias do cangaco com meu pai contando os acontecimentos, o meu primeiro livro que lir, foi o de Opitato Guerros, um ex comandantes de Volantes de Pernambuco, na época dos Nasarenos.
Sr. Aderbal.....no meu ver, ouvindo suas declarações, o motivo pelos remanescentes confiarem no sr é pelo fato de fazer o q faz por amor e verdade....isso passava para eles....entrava no espinhaço......Deus o abençoe
É triste um país que não valoriza a própria história e cultura. Percebe-se localidades e imóveis em total abandono, ruínas que estão desaparecendo e as marcas de um período tão marcante de nossa história estão se apagando. Ainda bem que temos um canal como esse que deixa o registro de nossa história. Espero que, sinceramente, muitos daqueles que podem fazer algo, como os parlamentares, secretarios de cultura, gestores e instituicoes de ensino, se sensibilizem e possam resgatar, preservar e manter a nossa história, inclusive é uma fonte de renda lucrativa se for melhor explorada com inteligencia esses locais como pontos e rotas turísticas.
Excelente o trabalho que vc desenvolveu e continua até hoje com relação a história do cangaço, graças a sua pessoa e outros pesquisadores que puderam e tiveram o privilégio de conviver com os personagens da época, cangaceiros, volantes e todos os envolvidos e assim, hoje, podemos conhecer com mais detalhes os fatos. E tenho certeza que vcs são expirações para os pesquisadores atuais. Com relação a João Bezerra, penso que existem uma falta de respeito com a pessoa dele e seus comandados, eles mereciam ser melhores reconhecidos. Vejo estátua de Lampião e Maria Bonita e muitos causos cheio de detalhes referente aos cangaceiros e muito pouco sobre a polícia, assim, como jamais vi estátua de João Bezerra, Zé Rúfino, Mané Neto e outros mais. Entendo que precisamos sim manter a história do cangaço viva, mais também valorizar mais quem lutou tanto contra eles. Erraram sim, é fato. Foram cruéis e maltrataram pessoas inocente, verdade, não pode ser negado. Más, assim como Lampião, eles fizeram história.
Suas palavras nesse video tem uma coerência absurda. É gratificante escutar seu ponto de vista além de uma demonstração de humildade pelo valor histórico que tem. Que Deus te abençoe Aderbal e parabéns pelo seu trabalho
Bom dia amigo sou aqui do rio grande do Norte sempre estou assistindo algum vídeo seu que por sinal são muito bons parabéns a você e toda turma que propaga a verdade sobre o cangaço
A volante de Zé rufino era composta de homens loucos por vingança. ..Além disso tinha bons rastejadores e atiradores que conhecia bem a caatinga. .Essa concerteza foi o grande sucesso de Zé rufino.
Adimiro muito o Aderbal. Pessoa muito responsável no assunto. N o conheço pessoalmente. Mais quero muito bem . por seu geito simples de leva a história do cangaço c muita cautela. Parabéns. E que Deus abençoe sempre 🙏
Todos nós temos a nossa hora!!!! E a hora de Lampião chegou ao fim!!! Grande Abraço Amigo Adernal!!! O teu trabalho sobre o Cangaço é muito bonito e excelente!!! É um trabalho de excelência!!! Parabéns!!!
Realmente. é um assunto bastante amplo. Para os pesquisadores e Históriadotes lidarem com assuntos como estes, torna-se necessário o desejo pela verossimilhança, há sim aspectos inegáveis e exatos (uma "verdade absoluta".), mas muito mais questões que pelo fato de tratar-se de um recorte Histórico , naturalmente impossível de se reproduzir ou de voltar no tempo e no momento, o máximo de um trabalho sério de pesquisa é mesmo a verossimilhança com base em uma prática sistematizada e metodológica!.
2:11:38 o amigo visivelmente se emocionou ao falar do Paulo Gastão... senti a carga emocional nessa hora... espero q um outro momento, possa falar deste grande historiador e pioneiro no assunto da história do Cangaço... imagino o quanto o respeitava e imaginava e o quanto deve ser difícil falar dele sem se emocionar.
Foi bom demais Aderbal essa Live...q venham outras por favor...perguntas e respostas com o mestre Aderbal kkkk....foi show, dividir seu conhecimento, conosco !
Mais um vídeo inédito para mim, e mais uma aula do Professor Aderbal, dando cada resposta com lógica e conhecimento de visitar os locais, ter ouvido várias depoimentos e com certeza muita leitura. Abraço!
Mas uma vez parabéns Aderbal! Assisto e reassisto seus vídeos e consigo crê que em qualquer lugar do mundo que for falar sobre o cangaço um dos nomes obrigado a está no assunto é o teu, devido a grande dedicação que vc teve, tem e com fé em Deus continuará ter... Parabéns cara, sou muito curioso, e minhas dúvidas vc continua tirando
Amo as histórias do cangaço desde pequena. Eu pedia meu pai pra me contar as histórias ele nasceu em 1927quando lampião morreu ele tinha 11 anos elee . Contava que minha avó quando sabia que( ele ) algum bando, estava pelas redondezas mandava minhas tias já moças pra outro lugar por medo ,hoje se meu pai estivesse vivo estaria com 97 anos. Eu queria que ele contasse os acontecidos que ele ouviu falar claro até pq ele era criança no tempo. Mais ele não gostava de contar dizia que aquilo era a desgraça do sertão. Coisas de nordestino não gostar de contar muita desgraça. Mais em questão de Luís Pedro voltar para lutar ao lado de lampião,Eu também não acredito mesmoooo pra mim ele voltou para pegar os pertences,e se lascou de verde e amarelo. Rsrsrs Mais em
Professor vc poderia gravar um vídeo sobre as origens do nome cangaço, quando os bandos de assaltantes nordestino começaram a ser alcunhados de cangaceiros? só uma sugestão.
Os homens q desafiavam os coronéis, q eram a lei no sertão, carregavam todos os seus pertencentes como roupas, armas, alimentos como queijo, rapadura, farinha, etc..em cintas de couro atravessados entre seus ombros.. Essas cintas eram chamadas de cangas..daí surgiu a alcunha.. Cangaceiros .
Aderbal, sobre o relato do cheiro de cangaceiros acho corretíssimo, eu menino por meados dos anos 70, vive em uma fazendo no interior baiano e é incrível como eu me recordo, havia nessa fazenda passagem de ciganos, de boiadeiros, de tropeiros, enfim de todo tipo de gente que ia para a cidade comprar ou vender coisas, e eu conseguia muitas vezes identificar essas pessoas pelos cheiros, quem vendia temperos e verduras era distinto dos que vendiam farinhas e tapiocas e assim diferenciavam daqueles que lhe davam diretamente com o gado, mas os mais característicos era a dos ciganos, esse eram inclusive temido ente a família, pois havia relatos de pilhagem, esses tinham um cheiro almiscarado e perfumado, uma mistura de azedo do suor e doce do perfume barato, incrível! Anos depois já vivendo na capital baiana, passeando pelo centro, sinto o mesmo cheiro e eram as mulheres ciganas que circulavam pela aquela área ofertando ler a mão. Um outro relação que faço com os cheiros são os hippies e os mendigos que também tem esse cheiro característico, mas isso não é apenas uma coisa nossa, já testemunhei estrangeiros tanto da Europa quanto dos Estados Unidos com cheiros característicos ativos assim, mas até hoje isso é notado, através destes odores é possível até "distinguir" a classe social daquele, como o trabalhador que sai da obra tomado banho e pronto para ir para casa, quanto do doutor medico saindo do hospital!!! É muito interessante esse tema!!! Pena que a TI ainda não nos da a possibilidade do odor!!! Quero aqui deixar a admiração que lhe faço em respeitar o pedido de não divulgar alguns relatos que afirma ter, essa coisa da "PALAVRA DO HOMEM", é fantástico, não vou lhe mentir que a curiosidade é imensa, mas lhe compreendo e lhe apoio incondicionalmente nesta questão! Parabéns!!!
Esse seu relato é bastante interessante, coloque ele nos grupos de Cangaço e faça a alusão ao Cangaço. Tudo que você escreveu é base para uma boa reflexão dessa relação entre os odores e a vida das pessoas. No mas agradeço seu bom entendimento de minha condição, valeu.
Parabéns Aderbal mandou muito bem na sua primeira live ! Acompanhei até o final da transmissão ! Se possível faça mais lives assim ! Quem gosta do assunto cangaço agradece ! Um abraço !
Era tradição no Brasil, desde os tempos de Colônia, matar, degolar, esquartejar etc...alguém sabe quem foi Joaquim José da Silva Xavier? o Tiradentes, foi exatamente oque aconteceu com ele.
Sila falou SEMPRE a verdade, todos os vídeos que assisti, e foram muitos, Dadá também, elas falaram do sofrimento no cangaço, de passar fome e sede, Sila falou, que na noite de 27 de julho de 1938, estava sentada em uma pedra fumando e conversando com Maria de Dea, e viu umas luzes ao longe, comentou com Maria, quem nem ligou, pois estava desabafando sobre a vida, ELA NUNCA DISSE QUE VIU A VOLANTE NO ESCURO DA NOITE POSSIVELMENTE CHUVOSA E FRIA
Parabéns pelos vídeos e muito obrigado por compartilhar seu conhecimento sobre tema tão interessante e rico para uma compreensão mais aprofundada da cultura de nossa região
Durante o período regencial no Brasil, 1835 a 1845 aconteceram algumas revoltas, Cabanagem no Pará, Balaiada no Maranhão, Sabinada na Bahia e Farrapos no Rio Grande do Sul, reparem que duas revoltas "populares" foram no Nordeste e outra bem próxima, não se enganem, não foram somente 11 cabeças que rolaram, foram carroças e carroças de cabecas
Sou fã da história cangaço , e gostaria muito q enviasse o link da invasão de Lampião a Santana do Ipanema , parabéns pelo belíssimo trabalho e contribuição de um extraordinário , competente e verdadeiro pesquisador Aderbal Nogueira , parabéns pelo belíssimo trabalho... parabéns Aderbal Nogueira muito sucesso sempre!!!
Aderbal sou fã do seu canal parabens continue assim cuidando da nossa Historia . infelismente o brasileiro nao sabe da valor a nossa Historia que e tao interessante principalmente a do cangaço um abraço .
aderbal voce ganhou mais um incrito sou apaixonado pela historia do cançaço sem contar que seus relatos sao reais entrevistas reias e o melhor quando aauguem discorda voce faz o certo todos tem direito de discordar mais gosto da sua maneira de falar estar duvidando e so pesquisar voce estar de parabens nao e facil chegar aonde voce chegou parabens
Parabéns pela iniciativa da live. Que Deus lhe dê muitos anos de vida e saúde. Sua contribuição para a história do cangaço é de extrema importância para aqueles que procuram fontes confiáveis. Ademais... a história contada pelos vários atores da época e principalmente, dos dois lados da moeda, nos dão condições de confrontar versões e delas extrair o mais próximo da verdade. Muito além de meras conjecturas...
A vida no cangaço não era fácil, cangaço era ilusão, muitos deles falaram e elas também, muita tristeza, uma amargura, todos deixaram bem claro, e oque realmente queriam, era ter uma vida normal.
Aderbal fantástica live , não sou de comentar nos seus vídeos , porém estou ligadissima no seu canal . Através De vc estou fascinada no tema cangaço. Obg por compartilhar conosco o seu conhecimento e seu ponto de vista dos fatos . Grande abraço
Meu amigo Aderbal Nogueira eu sou de Paulo Afonso Bahia mas moro em Goiás há mais 30anos,fiz o primário,o ginásio e o segundo grau no Colégio Sete de Setembro trabalhei em uma farmácia durante 6 anos e junto comigo trabalhava um filho de um homem que era volante na época do cangaço ele se chamava sargento Gerson Pionorio ele faleceu com 105 anos a 2 anos atrás,o historiador Robério Santos conheceu esse sargento e já o entrevistou.Quero te falar que eu sou apaixonado pelas histórias e narrativas do cangaço acompanho o Senhor e Robério Santos e sempre vou acompanhar pois sou fanático pelas histórias e narrativas do cangaço Deus dê para o senhor muita inspiração e sabedoria para enfretares às dificuldades que ora encontrares na carreira da vida meu amigo
Só agora vendo esse seu comentário, desculpe. São tantos que não consigo ver todos os escritos.
😮
@@CangacoAderbalNogueira😮🎉😮😢🎉🎉🎉😢
Silas deu uma contribuição, imensurável para a história do Cangaço. Ela estava lá, no dia 28 de julho 1938!
Aderbal Nogueira, as suas entrevistas são de grande valia, no resgate da história do Cangaço!
Obrigado valeu
ADERBAL.... MUITO BEM!! PARABÉNS NAS SUAS PALAVRAS VERDADEIRAS!! Muitas pessoas não sabem o que falam... Pois não imaginam o que era viver no cangaço!! Vida sofrida... Você é uma Lenda!!! Sua contribuição é muito forte na História!!!
Estamos juntos, agradeço suas palavras
GOSTO MUITO DOS SEUS VÍDEOS... VOCÊ TEVE A HONRA DE CONVIVER COM OS QUEM SOBREVIVEU DA HISTÓRIA DO CANGAÇO... DA HISTÓRIA DE ANGICOS!! TIRO O CHAPÉU PARA VOCÊ!!! SEU ARCEVO COM CERTEZA É O MAIS ROBUSTO E VERDADEIRO DA NOSSA HISTÓRIA CONTEMPORANEA.
@@CangacoAderbalNogueira COMO VOCÊ CONTOU DA PASSAGEM DE VINTE E CINCO " VOCÊ FAZ PARTE DO MEU ESPINHAÇO"
Ja tive nesse lugar, fiquei encatada com a historia
Confesso que foi o melhor programa que já vi sobre o cangaço🌵👏👏👏👏👏
Obrigado
LIVE EXCELENTE! SIMPLESMENTE ARRASOU NA ESTRÉIA! PARABÉNS!!!😎🌞🌵👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado agradeço suas boas palavras
@@CangacoAderbalNogueira POR NADA, AMADO. SÓ ELOGIO QUEM MERECE.☺🌻
Lampião foi uma pessoa diferenciada . Foi uma pessoa que fez isso tudo q sabemos ,ainda jovem..Um líder cangaceiro c a estratégia q tinha , era moço, novo...bom ou mal..figura diferenciada sim.
com certeza.
A história do cangaço é muito interessante, e sempre terão pessoas se interessando, eu mesma aos 54 anos estou apaixonada e repassando esse amor para os meus.
Eu sou fascinada pela história do cangaço, muito obrigada por tudo
Disponha.
Eu sou de Conceição Paraíba Brasil sou Frank Lacerda escrevo verso, poema e poesia em literatura sobre o cangaço
Eu moro em itapaci Goiás estou com 55 anos e cresci ouvindo um senhor nascido na Bahia,contar as façanhas do bando do lampião,o nome dele era Algemiro e afirmava ter conhecido o Virgulino Ferreira e muitos de seus cangaceiros....
Os dois melhores canais do youtube sobre cangaço o canal do Aderbal e o cangaço na literatura
Obrigado. Todos aqueles que contribuem com a preservação da história são importantes. Valeu
Fernando Gomes, concordo contigo.
O canal "Cangaçologia" é maravilhoso também. Dêem uma olhada depois.
Tamanho conhecimento, tamanha vivência, tamanha simplicidade no falar e tamanha humildade... Como eu pude ter demorado um ano para assistir a esse vídeo?! Obrigado, meu amigo. De coração. Muito obrigado!
Excelente Aderbal gostei muito desse vídeo...
É muito bom ver Aderbal falar, obrigado pelo privilégio para nós nordestinos ter um canal de youtube tão rico em fatos da nossa terra.
X
Live excelente, pra quem é fã do cangaço é pra ver, rever, compartilhar..
Obrigado, valeu.
Parabéns para mim vc é o melhor de todos
@@vanderleinobreganobrega5090 Z
Muito bom..arsenal.. trabalho maravilhoso..deus abençoe toda vcs..sou fã de vc,e de roberío.. abraço, saúde.. susseso no trabalho.sobre os cangaceiro.
Amanhecendo +1 dia encantado com a história do CANGAÇO.
Obrigado Aderbal por trazer vídeos maravilhosos sobre o Cangaço.
Estou acordado desde as 5 da manhã assistindo essa belíssima Live. Aderbal, parabéns pelo trabalho dedicado a verdadeira história do Caganço, que para mim ainda preciso estudar mais para entender esse movimento, que é chamado por alguns pesquisadores de movimento social, mas não me parece ser, pois ainda não vi relatos sobre Lampião ter matado os grandes coronéis. Obrigado por essa pesquisa espetacular. Sou Amazonense com metade da família sendo do nordeste. Orgulho grande.
E nem verá......porque ele não matou gente de " relevância" social.....no máximo, incêndiou as propriedades e matava as crias, só matou gente lascada como ele mesmo.....Lampião era apenas um vadio qualquer como os que se existe hoje e sempre existiu....os esquerdistas é que transformaram ele em herói, vítima da socidade e do meio em que ele viveu.......não é um movimento social, é bandidagem mesmo.....e mais uma coisa meu caro, os coronéis e os políticos forneciam proteção, dinheiro, comida, armas e munição pra este facínora tocar o terror em gente em completa miséria!
Por isso não misture o cangaço, com cangaceiros.....dessa forma vai entender as coisas direitinho!
Que belo depoimento... parabéns Aderbal... O Cangaço faz parte da cultura nordestina, e foi através dele que passei a admirar o Nordeste, sua cultua, folclore e modo de vida...
Mais uma vez, parabéns pelo trabalho.
👏👏👏👏
Esclarecedor em mtos aspectos .
Prof* Aderbal mto obg , sem dúvidas minha paixão pelo tema só aumenta ouvindo sua narrativa e considerações.
Abços
Grande historiador👏👏👏 é gratificante ouvir quem tem conhecimento do assunto.
Nessas férias estou me ocupando em assistir o seu canal , observando como o estado era mambembe à época, e sobretudo apreciando os aspectos jurídicos que se aplicariam as situações dissonantes. Você faz um exelente trabalho Aderbal , passará a posteridade sem dúvidas... a frase de Camões: " aqueles que por obras valorosas se vão da lei dá morte libertando " .
Agradeço suas palavras Paulo, me serve de incentivo para continuar.
Quem matou lampião e os outros em angicos, na minha visão foi o sujeito que entregou o Pedro de cândida, o que também resultou na vingança do Diabo loiro, contra aquele família inocente.
Adriano Araújo - O sucesso de Lampião nos 18 anos de vida cangaceira pode ser creditado a uma rede de coiteiros bem montada nos sertões nordestinos desde simples vaqueiro a importantes coronéis. As atividades de Lampião no campo ficavam na dependência desses coiteiros. Se um dia, um coiteiro fizesse gol contra, colocaria em risco a segurança de Lampião e seu bando. Entretanto, o que influenciou muito a eliminação de Lampião, foi a atuação enérgica do ditador Getúlio Vargas, que implantou o Estado Novo em novembro de 1937. Vargas minou as forças políticas dos coronéis e o cerco a Lampião cada vez fechava mais. No último ano, Lampião vivia mais acuado.
@@marioyukiosegawa8374 vdd, porem se Joca bernandes não tivesse entregado Pedro, a historia poderia ser diferente, claro ele poderia morrer com voz dada por Getúlio, mas o pivô foi joca, e ainda indicou uma família inocente que corisco assassinou.
Foi vovó
Aderbal, aqui na cavalaria de São Paulo, têm duas metralhadoras Bergmann nos calibres,7,63mm e 9mm.
Atirei com as duas.
Eram excelentes para distância até 50 metros.
Obrigado pela informação.
Parabéns Aderbal!!! Admiro o seu trabalho sobre o Cangaço. Eu só aprendendo mais sobre o Nordeste Brasileiro, com seu Povo e Tradições, pois, sendo Eu filho de um Alagoano, nascido no interior de São Paulo.
Parabéns Aderbal, sempre autêntico e conhecedor da história do cangaço. um filme sobre o cangaço utilizando a verdadeira história gravada em suas entrevistas com quem viveu o cangaço nas próprias veias.
Obrigado.
Meu avô é de floresta ele é meu pai quando se encontravam pra conversar contavam histórias de arrepiar os cabelos . Uma vez passou um documentário na Globo e ele assistindo conhecia todas as pessoas . Era um homem de uma coragem incrível certa vez um cara apontou uma arma pra ele e ele chutou a arma e deu uma surra no sujeito .também era alto e moreno igual a lampião . E muito bem humorado além de muito brincalhão.
51:15 vc está sendo ético e leal com a história particular de algumas pessoas do cangaço, a história merece ser revelada, mas até que ponto tal história merece ser revelada? Como vc disse, é um respeito tanto à vontade de quem participou de tais atos, quanto à memória que a família tem dele... seria muito chocante pra mim, saber que meu bisavô foi um cangaceiro que matou, e cometeu atrocidades no cangaço... aquela aura de respeito e admiração poderia ser afetada completamente... muito boa sua atitude! Contar a história sim, fazer tablóide, não... quem sabe num futuro mais distante.
Responderei a todos os amigos na sexta feira próxima. desculpem não esta respondendo agora, mas estou passando por problema de saúde grave na família e por isso estou ausente. Responderei a todos em vídeo como da ultima vez ok, acho que fica melhor..
Eu adoro as entrevista da Sila mulher maravilhosa, muito simpática, pq pena quando a vida nas entrevistas, ela já tinha partido, parabéns, pela sua existência, e lutas no Cangaço, e a vitória, de ter se liberdado, !,
Parabéns Aderbal, obrigado por trazer tanto conhecimento à todos nós amantes da história cangaceira!
No cangaço, como na época de hoje, já havia muitos fake news. Só que atualmente circula com mais rapidez devido aos meios de comunicação existentes. Essas entrevistas com pessoas que viveram no cangaço vieram elucidar os verdadeiros fatos. Valeu....
Valeu
desde ano passado estive fora;mas estou de volta ao torrão amado.na Russian não se fala em cangaço, mas gosto de ouvir estas histórias que fazem parte o paiz que me adotou: Parabéns Sr Aderbal Nogueira
Professor Aderbal parabéns pela live o Sr.é um grande conhecedor do cangaço belas explicações parabéns
Eu estou vendo ou ouvindo acompanh do tudo sobre o caganco estou facinado com os relatos dos pesquisadores como também com os depoimento da queles que viveram no meio e na época do cangaço.
Primeiro quero dar meus parabéns prá você Aderbal! Suas histórias são verdadeiras...amo ouvi-las...sou fã de Candeeiro!
Aderbal é enciclopédia do cangaço ,trabalho pesquisa e seriedade.
Obrigado
@@CangacoAderbalNogueira Qm agradece somos nós Professor, Obrigado mesmo,da gosto
É o melhor de todos
Aderbal, foi muito gratificante assistir este seu vídeo contando as histórias do cangaço. Parabéns...!!!
EXCELENTE ESTÓRIA, AMO ESSES VÍDEOS, PARABÉNS!
Gostaria de parabenizar você Aderbal Nogueira pela disponibilidade de está nos repassando seu conhecimento sobre a história do Cangaço.
Valeu Marcos
Aderbal segundo os pesquisadores o Lampião teria uma reunião com os outros grupo porem o curisco não foi
Segundo falao Lampião deveria ter saido um dia antes
Eu só fã do saudoso Candieiro
Lampião era como todo ser humano, ele não era imortal era um ser humano, concordo com o professor todo mundo tem o seu dia e não ha como fugir do seu dia.
Professor, é importante,e admirável,a questão da ética de sua parte.
Depoimentos de Cangaceiros,Volantes,Coiteiros e Conhecidos...etc.
O Constrangimento para família.
AderbalNogueira, também tive a mesma decepção, comecei a ouvir as histórias do cangaco com meu pai contando os acontecimentos, o meu primeiro livro que lir, foi o de Opitato Guerros, um ex comandantes de Volantes de Pernambuco, na época dos Nasarenos.
Sensatez, serenidade, conhecimento e muita responsabilidade nas respostas. Parabéns ao nobre pesquisador
Admiro este trabalho de manter viva a história do cangaço. Parabéns!!
Me sinto privilegiada por assistir e aprender muito com o professor Aderbal, parabéns!!!
Obrigado, aprendemos juntos.
Para fazer um novo filme sobre lampião, você Aderbal, é um dos poucos que têm que ser consultado para sair algo mais próximo do realismo do cangaço.
Obrigado
Sr. Aderbal.....no meu ver, ouvindo suas declarações, o motivo pelos remanescentes confiarem no sr é pelo fato de fazer o q faz por amor e verdade....isso passava para eles....entrava no espinhaço......Deus o abençoe
A confiança foi mútua e eles também entraram no meu espinhaço rrss. Agradeço sua confiança também, valeu
Esse canal tem grande importancia no esclarecimento de certas historias fantasiosas sobre lampiao
Obrigado
É triste um país que não valoriza a própria história e cultura. Percebe-se localidades e imóveis em total abandono, ruínas que estão desaparecendo e as marcas de um período tão marcante de nossa história estão se apagando. Ainda bem que temos um canal como esse que deixa o registro de nossa história. Espero que, sinceramente, muitos daqueles que podem fazer algo, como os parlamentares, secretarios de cultura, gestores e instituicoes de ensino, se sensibilizem e possam resgatar, preservar e manter a nossa história, inclusive é uma fonte de renda lucrativa se for melhor explorada com inteligencia esses locais como pontos e rotas turísticas.
Verdade Luciano, o descaso é grande. Estamos agora lutando pela rota histórica do Cangaço. Tamo junto.
Excelente o trabalho que vc desenvolveu e continua até hoje com relação a história do cangaço, graças a sua pessoa e outros pesquisadores que puderam e tiveram o privilégio de conviver com os personagens da época, cangaceiros, volantes e todos os envolvidos e assim, hoje, podemos conhecer com mais detalhes os fatos. E tenho certeza que vcs são expirações para os pesquisadores atuais. Com relação a João Bezerra, penso que existem uma falta de respeito com a pessoa dele e seus comandados, eles mereciam ser melhores reconhecidos. Vejo estátua de Lampião e Maria Bonita e muitos causos cheio de detalhes referente aos cangaceiros e muito pouco sobre a polícia, assim, como jamais vi estátua de João Bezerra, Zé Rúfino, Mané Neto e outros mais. Entendo que precisamos sim manter a história do cangaço viva, mais também valorizar mais quem lutou tanto contra eles. Erraram sim, é fato. Foram cruéis e maltrataram pessoas inocente, verdade, não pode ser negado. Más, assim como Lampião, eles fizeram história.
Verdade isso que você disse.
Parabéns Aderbal, muito esclarecedor seu depoimento. Assistindo em dezembro de 2020 aqui em Boa Vista-RR
Suas palavras nesse video tem uma coerência absurda. É gratificante escutar seu ponto de vista além de uma demonstração de humildade pelo valor histórico que tem. Que Deus te abençoe Aderbal e parabéns pelo seu trabalho
obrigado
Bom dia amigo sou aqui do rio grande do Norte sempre estou assistindo algum vídeo seu que por sinal são muito bons parabéns a você e toda turma que propaga a verdade sobre o cangaço
A volante de Zé rufino era composta de homens loucos por vingança. ..Além disso tinha bons rastejadores e atiradores que conhecia bem a caatinga. .Essa concerteza foi o grande sucesso de Zé rufino.
Sim, era isso mesmo
A história do nordeste é riquíssima. Aderbal, parabéns pela narrativa.
Obrigado
Aderbal vc entrou no nosso espinhaço com suas explicações maravilhosas sobre a história do cangaço.Parabens
Obrigado.. você está de parabéns... Morro em São Paulo..lembro do Nordeste.
Adimiro muito o Aderbal. Pessoa muito responsável no assunto. N o conheço pessoalmente. Mais quero muito bem . por seu geito simples de leva a história do cangaço c muita cautela. Parabéns. E que Deus abençoe sempre 🙏
Valeu e vamos preservar nossa história.
Todos nós temos a nossa hora!!!! E a hora de Lampião chegou ao fim!!! Grande Abraço Amigo Adernal!!! O teu trabalho sobre o Cangaço é muito bonito e excelente!!! É um trabalho de excelência!!! Parabéns!!!
assiste toda entrevista hoje muito enriquecedora valeu professor é muito bom aprender mais sobre o tema
Obrigado
Minha Vó tem 98 anos ainda conta história!Ela é de Sertania Sertão de Pernambuco,agora mora em Arcoverde!Nascida em 1922 tem historia!
Legal, se possível registre suas memórias.
Realmente. é um assunto bastante amplo. Para os pesquisadores e Históriadotes lidarem com assuntos como estes, torna-se necessário o desejo pela verossimilhança, há sim aspectos inegáveis e exatos (uma "verdade absoluta".), mas muito mais questões que pelo fato de tratar-se de um recorte Histórico , naturalmente impossível de se reproduzir ou de voltar no tempo e no momento, o máximo de um trabalho sério de pesquisa é mesmo a verossimilhança com base em uma prática sistematizada e metodológica!.
Isso, disse bem.
2:11:38 o amigo visivelmente se emocionou ao falar do Paulo Gastão... senti a carga emocional nessa hora... espero q um outro momento, possa falar deste grande historiador e pioneiro no assunto da história do Cangaço... imagino o quanto o respeitava e imaginava e o quanto deve ser difícil falar dele sem se emocionar.
falarei sobre meu amigo paulo sim, valeu.
Foi bom demais Aderbal essa Live...q venham outras por favor...perguntas e respostas com o mestre Aderbal kkkk....foi show, dividir seu conhecimento, conosco !
Eu que agradeço a todos.
Mais um vídeo inédito para mim, e mais uma aula do Professor Aderbal, dando cada resposta com lógica e conhecimento de visitar os locais, ter ouvido várias depoimentos e com certeza muita leitura. Abraço!
Vocês pesquisadores do cangaço, estão de parabéns.
Estamos e vocês também por preservarem essa saga
CiberNetHd IpTv Canais Filmes Séries, Jogos, Jornalismo. Disponivel pra Smarts Tv, Tv Box, Celular, Computador. Experimente. ua-cam.com/video/JIzjNkmtgEk/v-deo.html Ótima imagem !
Kpkpk
Não mim canso de ver esse vídeo... Obrigado
Como é que é? Não MIM canso? Kkkkk
Mas uma vez parabéns Aderbal! Assisto e reassisto seus vídeos e consigo crê que em qualquer lugar do mundo que for falar sobre o cangaço um dos nomes obrigado a está no assunto é o teu, devido a grande dedicação que vc teve, tem e com fé em Deus continuará ter... Parabéns cara, sou muito curioso, e minhas dúvidas vc continua tirando
agradeço as suas palavras.
Amo as histórias do cangaço desde pequena.
Eu pedia meu pai pra me contar as histórias ele nasceu em 1927quando lampião morreu ele tinha 11 anos elee .
Contava que minha avó quando sabia que( ele ) algum bando, estava pelas redondezas mandava minhas tias já moças pra outro lugar por medo ,hoje se meu pai estivesse vivo estaria com 97 anos.
Eu queria que ele contasse os acontecidos que ele ouviu falar claro até pq ele era criança no tempo.
Mais ele não gostava de contar dizia que aquilo era a desgraça do sertão. Coisas de nordestino não gostar de contar muita desgraça.
Mais em questão de Luís Pedro voltar para lutar ao lado de lampião,Eu também não acredito mesmoooo pra mim ele voltou para pegar os pertences,e se lascou de verde e amarelo. Rsrsrs
Mais em
Obrigado pelo comentário
Aderbal você está de parabéns pela pesquisa sobre o cangaço e sua disposição e inteiracao didática do assunto. Joseilson Caxias de Juazeiro BA
Excelente documentário, de grande valor para a nossa história.
Gostei muito, já aguardando um novo momento.
Valeu.
Aderbal Manoel Neto foi prefeito de Ibimirim no sertão de Pernambuco que fica perto de Floresta.
@@ozanirgomes18 obrigado pela informação.
Professor vc poderia gravar um vídeo sobre as origens do nome cangaço, quando os bandos de assaltantes nordestino começaram a ser alcunhados de cangaceiros? só uma sugestão.
Ok, tentarei. Obrigado
Os homens q desafiavam os coronéis, q eram a lei no sertão, carregavam todos os seus pertencentes como roupas, armas, alimentos como queijo, rapadura, farinha, etc..em cintas de couro atravessados entre seus ombros.. Essas cintas eram chamadas de cangas..daí surgiu a alcunha.. Cangaceiros .
Aderbal, sobre o relato do cheiro de cangaceiros acho corretíssimo, eu menino por meados dos anos 70, vive em uma fazendo no interior baiano e é incrível como eu me recordo, havia nessa fazenda passagem de ciganos, de boiadeiros, de tropeiros, enfim de todo tipo de gente que ia para a cidade comprar ou vender coisas, e eu conseguia muitas vezes identificar essas pessoas pelos cheiros, quem vendia temperos e verduras era distinto dos que vendiam farinhas e tapiocas e assim diferenciavam daqueles que lhe davam diretamente com o gado, mas os mais característicos era a dos ciganos, esse eram inclusive temido ente a família, pois havia relatos de pilhagem, esses tinham um cheiro almiscarado e perfumado, uma mistura de azedo do suor e doce do perfume barato, incrível! Anos depois já vivendo na capital baiana, passeando pelo centro, sinto o mesmo cheiro e eram as mulheres ciganas que circulavam pela aquela área ofertando ler a mão. Um outro relação que faço com os cheiros são os hippies e os mendigos que também tem esse cheiro característico, mas isso não é apenas uma coisa nossa, já testemunhei estrangeiros tanto da Europa quanto dos Estados Unidos com cheiros característicos ativos assim, mas até hoje isso é notado, através destes odores é possível até "distinguir" a classe social daquele, como o trabalhador que sai da obra tomado banho e pronto para ir para casa, quanto do doutor medico saindo do hospital!!! É muito interessante esse tema!!! Pena que a TI ainda não nos da a possibilidade do odor!!!
Quero aqui deixar a admiração que lhe faço em respeitar o pedido de não divulgar alguns relatos que afirma ter, essa coisa da "PALAVRA DO HOMEM", é fantástico, não vou lhe mentir que a curiosidade é imensa, mas lhe compreendo e lhe apoio incondicionalmente nesta questão! Parabéns!!!
Esse seu relato é bastante interessante, coloque ele nos grupos de Cangaço e faça a alusão ao Cangaço. Tudo que você escreveu é base para uma boa reflexão dessa relação entre os odores e a vida das pessoas. No mas agradeço seu bom entendimento de minha condição, valeu.
Sempre muito bom ouvir todos esses fatos e histórias. Continue nos participando de tantos acontecimentos...Abraço Aderbal!
Parabéns Aderbal mandou muito bem na sua primeira live ! Acompanhei até o final da transmissão ! Se possível faça mais lives assim ! Quem gosta do assunto cangaço agradece ! Um abraço !
Valeu amigo, quem sabe faço outra.
Era tradição no Brasil, desde os tempos de Colônia, matar, degolar, esquartejar etc...alguém sabe quem foi Joaquim José da Silva Xavier? o Tiradentes, foi exatamente oque aconteceu com ele.
Já ouvi reportagem que diz não ser assim que aconteceu a morte de Tiradentes, dizem ter sido uma armação para tira-lo de cena.
Boa tarde, só hoje vi o vídeo, aula de cangaço, meus parabéns, continue seu trabalho é muito bom, abraço
Sila falou SEMPRE a verdade, todos os vídeos que assisti, e foram muitos, Dadá também, elas falaram do sofrimento no cangaço, de passar fome e sede, Sila falou, que na noite de 27 de julho de 1938, estava sentada em uma pedra fumando e conversando com Maria de Dea, e viu umas luzes ao longe, comentou com Maria, quem nem ligou, pois estava desabafando sobre a vida, ELA NUNCA DISSE QUE VIU A VOLANTE NO ESCURO DA NOITE POSSIVELMENTE CHUVOSA E FRIA
disse tudo, valeu.
Live com áudio e imagem nítidos. História contada com muita imparcialidade, revelando a verdadeira face do cangaço. Parabéns, Aderbal!!!
Obrigado.
@@CangacoAderbalNogueira , XXI
MESTRE Aderbal, suas palestras são viciantes.
Valeu amigo
Parabéns pelos vídeos e muito obrigado por compartilhar seu conhecimento sobre tema tão interessante e rico para uma compreensão mais aprofundada da cultura de nossa região
Eu que agradeço a confiança, valeu
Aderbal parabéns vc sabe explicar tudo e conhece demais sobre o cangaço. Valeu colega ligeirinho de Ribeirão das Neves MG.
Acompanho o Aderbal, o Geraldo e o Robério. Acho muito educativo o trabalho de cada um.👏👏
Durante o período regencial no Brasil, 1835 a 1845 aconteceram algumas revoltas, Cabanagem no Pará, Balaiada no Maranhão, Sabinada na Bahia e Farrapos no Rio Grande do Sul, reparem que duas revoltas "populares" foram no Nordeste e outra bem próxima, não se enganem, não foram somente 11 cabeças que rolaram, foram carroças e carroças de cabecas
Parabéns Mestre Aderbal, é o pesquisador mais coerente sobre o Cangaço
Sou fã da história cangaço , e gostaria muito q enviasse o link da invasão de Lampião a Santana do Ipanema , parabéns pelo belíssimo trabalho e contribuição de um extraordinário , competente e verdadeiro pesquisador Aderbal Nogueira , parabéns pelo belíssimo trabalho... parabéns Aderbal Nogueira muito sucesso sempre!!!
Vou ver nos arquivos.
Boa tarde ADERBAL excelente tudo.wue vc pesquiza e publica pra gente ficar por dentro da saga cangaco
Agradeço a confiança José
E viva o Tenente Bezerra, verdadeiro herói do sertão nordestino, livrou o povo do Cangaço.
Viva tenente BEZERRA
Abrangente Silva do lado de BANDIDO!
Adoro essas histórias do cangaço. Parabéns!
Aderbal sou fã do seu canal parabens continue assim cuidando da nossa Historia . infelismente o brasileiro nao sabe da valor a nossa Historia que e tao interessante principalmente a do cangaço um abraço .
Juntos vamos ajudando nessa preservação.
aderbal voce ganhou mais um incrito sou apaixonado pela historia do cançaço sem contar que seus relatos sao reais entrevistas reias e o melhor quando aauguem discorda voce faz o certo todos tem direito de discordar mais gosto da sua maneira de falar estar duvidando e so pesquisar voce estar de parabens nao e facil chegar aonde voce chegou parabens
Live massa essa!!! Continue neste trabalho sensacional
Parabéns pela iniciativa da live. Que Deus lhe dê muitos anos de vida e saúde. Sua contribuição para a história do cangaço é de extrema importância para aqueles que procuram fontes confiáveis. Ademais... a história contada pelos vários atores da época e principalmente, dos dois lados da moeda, nos dão condições de confrontar versões e delas extrair o mais próximo da verdade. Muito além de meras conjecturas...
Obrigado pelas palavras
A vida no cangaço não era fácil, cangaço era ilusão, muitos deles falaram e elas também, muita tristeza, uma amargura, todos deixaram bem claro, e oque realmente queriam, era ter uma vida normal.
A historia do cangaco e intrigante e maravilhosa, parabens aderval , agucou a minha curiosidade
Um show de live, parabéns prof. Aderbal, grande historiador.
Valeu
Aderbal fantástica live , não sou de comentar nos seus vídeos , porém estou ligadissima no seu canal . Através De vc estou fascinada no tema cangaço. Obg por compartilhar conosco o seu conhecimento e seu ponto de vista dos fatos . Grande abraço
Eu que agradeço suas palavras
O canal do Aderbal nogueira, Cangaçologia e cangaço na literatura são os melhores sobre cangaço.
Que live emocionante!!!!! parabéns Aderbal Nogueira amei!!!!!!!
Obrigado
Parabéns Aderbal pelo seu trabalho , o documentário sobre o vaqueiro do seu filho ficou excelente !!!!
Obrigado
Esclarecedor e consciente sobre um período importante na historia do nordeste. Parabéns¹