Entenda por que a participação feminina na política ainda é tímida

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 жов 2024
  • As mulheres representam 51% da população do país. Apesar disso, na política, a participação feminina está longe de alcançar essa porcentagem.
    Hoje, dos 513 deputados, 54 são mulheres. Isso representa apenas 10,5% do total.
    No Senado, são 13 com mandatos, entre 81 vagas. Ou seja, elas ocupam 16% das cadeiras.
    Para se ter uma ideia de como a participação feminina não era evidenciada, somente em 2016 foi feito um banheiro feminino no plenário do Senado.
    Assine a TVFolha
    goo.gl/EBg4ag
    Leia mais na Folha
    folha.com/njzo...
    Instagram
    / folhadespaulo

КОМЕНТАРІ • 60

  • @mariomoraes6306
    @mariomoraes6306 6 років тому +15

    Assisti ao vídeo várias vezes e estou procurando a hora que ela faz a campanha "vote em mulher". Ela apresentou números discrepantes, disse que ela (e a Folha) acha que a baixa representatividade feminina é um problema e convida a uma reflexão. Quem não conseguiu entender isso, por favor não comente.

  • @lucasscardone
    @lucasscardone 6 років тому +23

    Vendo os comentários sobre esse vídeo, não dá pra ter muita esperança no curto prazo.

    • @rosanasales2524
      @rosanasales2524 4 роки тому +1

      Infelizmente. A mentalidade dx brasileirx em sua grande parte é caótica.

  • @1ufernandes
    @1ufernandes 6 років тому +3

    A Folha falar de falta de oportunidades para as mulheres na política comentando que as reclamações das senadoras e deputadas são praticamente as mesmas tanto de esquerda quanto direita... Como ter uma nova mentalidade se a mentalidade de quem fez o texto é ultrapassada? O poder das mulheres é sempre inovador, inovem também o ideal de mudança.

  • @leidianepiobarros4584
    @leidianepiobarros4584 2 роки тому

    Precisamos mudar essa realidade.

  • @Channel4765
    @Channel4765 2 роки тому +1

    O avanço das mulheres na política me fez pensar o quanto a política está engatinhando no reflexo da sociedade e suas transformações. A grande perspectiva hoje é a representatividade das mulheres na política. Talvez amanhã seja o avanço dos transexuais ou multissexuais, refletindo a nova realidade que transformou o conceito de "homem e mulher". Afinal se o Senado e o Congresso são reflexo da sociedade, goste você ou não, o conceito de representatividade tem que ser estendido para atender as necessidades dos diversos grupos que representam, afinal o voto é a mola propulsora da política! Num país com o maior número de Partidos Políticos do mundo, o conceito de representatividade por homem, mulher e transexuais se tornariam num multiplicador exponencial do número de partidos. Não me atrevo a imaginar os nomes dos Partidos Políticos que iriam abrigar tantas variantes de gêneros. A esperança é que se consiga agrupar as diversas variantes em grupos abrangentes para diminuir o número de partidos e suas denominações, evitando algo parecido com os nomes das Escolas de Samba.

    • @jesusnoe808
      @jesusnoe808 Рік тому

      Ao contrário, as mulheres na política estão a destruir a sociedade ética, moral, social e espiritualmente. São cupins destruindo o tecido social e tradicional. São nefastas, pois, à sociedade com raríssima exceção.

  • @anaterezaassuncaoaraujo5827
    @anaterezaassuncaoaraujo5827 6 років тому +3

    É por isso que eu queria ser uma amazona esse mundo não foi feito para as mulheres

    • @luizasilvasoares5278
      @luizasilvasoares5278 4 роки тому

      É também pra gente sem noção como vc o mundo foi feito tanto pra mulheres e homens

    • @яуѕму
      @яуѕму 3 роки тому

      @@cauanoliveirasantos8512 e lugar de homen é na prisão

  • @xina526
    @xina526 6 років тому +2

    Mais 1500 anos,sendo otimista,e quem se candidata,e não voto em si próprio? Chamo a NASA?

    • @mundinhoseltonmellobr11
      @mundinhoseltonmellobr11 3 роки тому

      Não vota em si mesmo pq como ela explicou no vídeo "não tem expectativa de ganhar". Se eu me canditei e sei que não tem chance nenhuma de ser eleita, vou dar meu voto pra outra pessoa.

  • @mundinhoseltonmellobr11
    @mundinhoseltonmellobr11 3 роки тому +2

    Meu Deus.... só degenerados nos comentários disso aqui

  • @visaoholistica7253
    @visaoholistica7253 Місяць тому

    Homens conheçam as red pills.
    "))$))___)

  • @jesusnoe808
    @jesusnoe808 Рік тому

    Imaginem se não fosse tímida a presença de mulheres na política, já não haveria nem resquícios de família legal, de lares com paz, de respeito à vida desde a concepção, de moral e de bons costumes e, afinal, de sociedade tradicional e pura. As que já infernizam a política são equivalentes a cupins, a destruir o tecido social ética, moral, social e espiritualmente. É essa a verdade sobre mulheres na política.

    • @calmachocolatebranco
      @calmachocolatebranco 6 місяців тому

      sua verdade não é verdade absoluta, esse comentário de 7 meses atrás é uma chacota.

  • @Bruno2F.
    @Bruno2F. 6 років тому +6

    ERRADO NÃO PRECISAMOS DE MULHERES OU HOMENS NA POLÍTICA.
    PRECISAMOS DE PESSOAS HONESTAS E DE CARÁCTER LÁ.

  • @visaoholistica7253
    @visaoholistica7253 3 роки тому

    Homens busquem saber o que é MGTOW.

  • @visaoholistica7253
    @visaoholistica7253 3 роки тому

    Homens sejam MGTOW se quiserem!

  • @abymaelleite3779
    @abymaelleite3779 6 років тому

    Não gosto da Folha muito fak mas like

  • @andremuniz564
    @andremuniz564 6 років тому +8

    Competência, inteligência e outros, são caracteristicas asexuadas. Então vamos deixar de mi mi mi. Mulher merece respeito sim e isso não se discute. Porém, essas campanhas feministas fracassadas, nao ajudam em nada, apenas colocam um gênero contra o outro.

  • @TheHedigar
    @TheHedigar 6 років тому +2

    A mulher falou, falou, falou e qual é a solução? Aí falou em cotas (ou seja, entra qualquer uma e não quem se sente competente). Não é mais fácil mulheres se candidatarem e outras mulheres votarem nas mulheres? Ou votarem em pessoas competentes? Se a mulher for competente, votarão nela e ela chegará lá. A Dilma não chegou? Não entendo qual é a problemática nisso, sinceramente.

  • @mariasouza1654
    @mariasouza1654 5 років тому +3

    mais em 2014 dilma foi presidente foi a pior presidente no pais

  • @arturcosta2630
    @arturcosta2630 3 роки тому

    Daqui a pouco o estado vai interferir e ditar que temos que usar a roupa azul na mesma proporção que a rosa 🤡🤦‍♂️ participação feminina sim é importante, mas o estado não deve de forma nenhuma interferir na vida nem nos gostos alheios, cada um deve ser livre para fazer suas escolhas.

  • @DavidMarcondesX
    @DavidMarcondesX 6 років тому +2

    Vou além.... ainda existe a questão se isso é de fato um problema.

    • @VictorCrzz
      @VictorCrzz 6 років тому +1

      homem, mulher
      grande bostas
      oq precisa é de gente boa e competente

  • @mpsgamer334
    @mpsgamer334 6 років тому +1

    Caguei se apenas 54 são mulheres, ou se serão mais, se forem competentes. E a maioria de ambos os lados não são.

  • @abymaelleite3779
    @abymaelleite3779 6 років тому

    Mano não é a tem muito homen e pouca mulher e q tem muitooossss políticos tipo desnecessariamente pra mim tem q ter 50% de cada e Bolsonaro 2018

  • @noticiaquentinha3790
    @noticiaquentinha3790 6 років тому +4

    Mimimimimi (obs:que morena linda)

    • @sosteneskrull457
      @sosteneskrull457 6 років тому +5

      Mais uma vez comentários que reforçam opiniões machistas. Meros "elogios' e descarte à competência da jornalista. 2018 e nada novo sob o sol.

    • @thiagott
      @thiagott 6 років тому

      Sóstenes Krull
      Ela ser linda e ser uma jornalista competente são duas características bem diferentes. Eu não nego uma característica quando faço referência à outra. Tal como pessoas que reduzem o peso da palavra "estupro" afirmando que o mero olhar de um homem para uma mulher já caracteriza esse crime você reduz o significado da palavra "machismo" tentando atribuir como tal o mero elogio à beleza de uma determinada mulher, elogio que nem trouxe termos baixos ou desrespeitosos. Ninguém a reduziu aqui. Ninguém a desqualificou. Apenas a elogiaram! Vocês reclamam demais de coisas que não fazem sentido nenhum, e cada vez menos pessoas estão dispostas a os ouvir. A militância em discursos como o seu virou "mimimi" pra qualquer um que já o tenha ouvido uma vez antes, já não representa coisa alguma. E vocês, burros, são os últimos a perceberem isso.
      Aliás, você quis dizer "sob o sol", pois "sobre" significaria acima dele. Não que a afirmação seja falsa, mas foge daquilo que tentou dizer... x|

    • @sosteneskrull457
      @sosteneskrull457 6 років тому +1

      Thiago, lhe respondo, pois, ao menos, foi o único a trazer argumentos sem partir para algum estereótipo(Aliás, o que significa "vocês"?), como tem sido comumente difundido no Brasil. De fato, o comentário em si não fora "machista", porem, você há de convir que reforça uma vez que foi o único mérito que viu nesse vídeo. Faço um exercício: E se fosse um homem à frente dessa reportagem da folha? Enfim... No que tange à errônea grafia no meu comentário, obviamente e mais que claro, acabei colocando na frase no calor da minha emoção e nem ao menos notei esse erro crasso. Que continuemos buscando igualdade!

    • @thiagott
      @thiagott 6 років тому

      Sóstenes Krull
      "Vocês" são qualquer um que faça discursos desse tipo, atribuindo o título de machista, homofóbico, fascista, racista [...] a coisas que não o são, independente de opinião política que tenham, do gênero, sexualidade ou o que for. Os vejo como discursos parecidos em sua forma, por isso acho justa a associação dos que os fazem.
      Se fosse um homem, homens não fariam elogios, mas mulheres poderiam fazer, caso o jornalista fosse atraente o suficiente. Isso acontece! Só pra título de exemplo, já vi em mais de uma ocasião mulheres elogiando o Eduardo Bolsonaro por conta de sua aparência em situações em que o pai dele seria entrevistado. Elogios muito mais insistentes, inclusive. Isso não é femismo, é apenas uma mulher externando sua opinião sobre a aparênciade certo homem. Não é algo que mereça um título ou uma polêmica.
      Machismo existe. Homofobia existe. Racismo exite. Estupro acontece... Mas cada vez que alguém usa desses termos pra atacar coisas pequenas, ao menos ao meu ver, o interesse das pessoas por essas discussões diminue. Isso ou surgem pessoas como eu, que aegumentam afirmando que o problema não é tão extenso quanto alguns dizem ser.

    • @sosteneskrull457
      @sosteneskrull457 6 років тому

      O problema é intrínseco. Algo cultural e parece inofensivo. Exemplificando: é raro vermos jornalistas com mais idades assumindo bancadas nas maiores emissoras do pais. O que não é o caso dos homens jornalistas. Perceba, por mais que seja alguma "estratégia' comercial da empresa, não deixa de ser baixa. Claro que elogios respeitosos e aceitáveis são, de alguma forma, inerentes ao ser humano, porém não consigo não ver maldade nesse comentário. Por mais honesto que poderia ter sido feito.

  • @cazpfutz
    @cazpfutz 6 років тому +3

    Será que eu sou muito retardado por achar isso completamente normal? É um processo. Não vai acontecer de uma hora pra outra.

    • @leonardodeavelar3132
      @leonardodeavelar3132 6 років тому +4

      Cassio Pfütz um processo que não irá acontecer de uma hora para outra realmente é! Mais natural não é pois existem pessoas trabalhando nesse processo evolutivo para que ele aconteça, isso é contra cultura.

    • @cazpfutz
      @cazpfutz 6 років тому +1

      Sim. Eu concordo que é positivo buscar essa igualdade. Mas é perfeitamente compreensível que ainda hoje não seja 100% igual. Eu acho sim que tem que se "trabalhar nesse processo evolutivo", mas ao mesmo tempo é fácil de surgir certos exageros. Eu sempre sou a favor de que esse tipo de coisa aconteça mais culturalmente, através de informação e conscientização, do que através de lei, como cotas e etc.

  • @zefernandosilva8378
    @zefernandosilva8378 6 років тому +5

    Essa história de *"Vote em Mulher"* ou "Vote em... (qualquer coisa por simpatia, emoção, identidade etc) é um dos principais instrumentos de *marketing* político com a *imbecilização da democracia.* Não questiona projetos, sequer intenções políticas.
    Por que a Folha não faz um vídeo sobre a *D. Maria Leopoldina, chefe de governo* do Brasil, a esposa de D. Pedro I? Ou como a *princesa Isabel, que assinou a lei mais importante da história do Brasil, poderia ter sido nossa primeira imperatriz?*
    Ou faz um comparativo de verdade sobre como:
    100% dos homens se aposentam com mais tempo de trabalho;
    90% dos moradores de rua são homens;
    A maioria nas universidades é de mulheres;
    e tantas outras diferenças?
    Assédio? Todos os políticos são assediados diariamente. Faz parte o ofício, inclusive com ofensas e até ameaças.
    As mulheres não participam da política por questão psicofetivas, biológicas, financeiras e tantas outras. Ou será que ninguém sabe que os sexos são diferentes, têm desejos, motivações e comportamentos diversos?
    Se houvesse uma lei impedindo as mulheres de participarem da política, eu lutaria contra, mas não é isso, é só uma luta por "cotas" e "verbas" para dar *mais "privilégios" às mulheres* e a verdade é que isso é apenas para *escravizar e acorrentar as mulheres* dentro de linhas políticas que são *contra o matriarcado, contra a maternidade e contra o feminino.*
    Exemplo disso é o Bolsonaro, que com verbas insignificantes se comparado com os outros políticos, sem cotas, vai subindo na preferência do eleitorado simplesmente por defender conceitos e ideias que estão longe de todos os grandes partidos políticos, mas que repercutem fortemente no eleitorado.

    • @VictorCrzz
      @VictorCrzz 6 років тому +2

      homem, mulher
      grande bostas
      oq precisa é de gente boa e competente

    • @zefernandosilva8378
      @zefernandosilva8378 6 років тому +1

      Victor, exatamente! Precisamos discutir propostas. Enquanto ficarem com essas discussões de "igualdade", com partidos políticos escravizando pessoas, estaremos todos lascados.

    • @markarian9578
      @markarian9578 6 років тому +3

      Lindo argumento Zé Fernando, parabéns por sair do padrão e pensar fora da caixinha.

    • @fernandofeio1294
      @fernandofeio1294 6 років тому +1

      Eleitor do Bolsonaro falando sobre "imbecilização da democracia", interessante.

    • @zefernandosilva8378
      @zefernandosilva8378 6 років тому +2

      Eleitor da esquerda querendo pensar, um paradoxo.

  • @luizabrasileira8021
    @luizabrasileira8021 6 років тому

    Pode ser homem mulher preto branco amarelo feio bonito os adjetivos ou substantivos não importam povão. O que realmente importa é se o que está no poder é ético e honesto isso é que está faltando. Tivemos uma mulher presidanta, resolveu? Kkkk Foi um estrago uma vergonha para país. Acordaaaaa povo. #Bolsonaro2018 e ponto final.

  • @flavioballestero3018
    @flavioballestero3018 6 років тому

    Realmente , inteligente , articulada e gata .

  • @chcamporezi
    @chcamporezi 6 років тому +3

    Mulher geralmente não tem interesse nisso, é algo biológico. Girls just wanna have fun.

    • @leonardodeavelar3132
      @leonardodeavelar3132 6 років тому +5

      chcamporezi não é biológico é cultural. A única coisa que difere uma mulher usar calcinha é homem cueca é simples cultura é por isso que existem movimentos de contra cultura questionando justamente a indetidade cultural desnecessária é prejudicial aos sexos profissionalmente, social é moral. Ninguém tenta ser igual ou melhor que ninguém o que buscam é igualdade de gênero, direitos possíveis à realidade de cada sexo! Se é possível não existe pq usar uma conceito cultural para evitar que isso seja realizado trata apenas de ser contra a ignorância é a favor da evolução humana diferente do conservadorismo e retrocesso.

    • @zefernandosilva8378
      @zefernandosilva8378 6 років тому +1

      Leonardo, *mentiram pra você, não é cultural,* nunca foi. Aliás, as mulheres são diferentes entre as mulheres! Ou você acha que a Gisele Bundchen tem as mesmas escolhas e motivações que a Margareth Thatcher?
      Assista, por favor a este documentário que mudou as políticas públicas na Europa sobre a "igualdade de gênero" ua-cam.com/video/G0J9KZVB9FM/v-deo.html
      E sei que foi por esquecimento ou erro de digitação, mas você deixou um "iNdentidade" no seu texto

    • @chcamporezi
      @chcamporezi 6 років тому

      leonardo avelar As culturas foram sendo construidas a partir do imperativo biológico do ser humanos e a tradição, pode sim ser que alguns desses custumes não sejam mais necessarios mas observando que a maioria das sociedades que perduraram até hoje são patriarcais não acho que forçar a mulher ser algo que geralmente não é, seja algo positivo.

    • @chcamporezi
      @chcamporezi 6 років тому

      Desculpe a demora pra responder, vi isso só agora.

    •  6 років тому +2

      Velho na boa. Para de cagar pela boca.