Sinceramente, o Peninha é um bom disseminador de conhecimento, mas ele não é um intelectual capacitado quanto parece de início. Ver os vídeos dele foi ótimo pra entender boa parte dos movimentos históricos brasileiros, mas ele fala umas bobagens absurdas, tipo dizer que a ditadura Varguista foi pior que a ditadura Militar, por exemplo. É uma opinião que só ele tem e que é tirada da bunda.
@@carinhaquemoralogoali2345 E vc será que tem o tanto de conhecimentos,? Peninha é anarquista .Quanto a ditadura varguista e a militar estás equivocada. armas apoiou os nazistas ,mas era nazi fascista por favor ,informe- se .Era um caudilho ,um:" coronel ",
@@marisarivaldo3658 Vargas não apoiou Hitler, só não botou os interesses norte americanos a frente dos brasileiros, cobrou dinheiro de quem quisesse apoio do Brasil. E enquanto o nazismo tava fazendo aqueles horrores na Europa, seus rivais estavam fazendo igual há muitas décadas com os africanos e asiáticos. Então não, não tinha mocinho na segunda guerra, só vilão.
@@marisarivaldo3658 Não minha senhora, desculpa, mas o fascismo brasileiro era representado pelo Integralismo, que foi PROIBIDO pelo Getúlio Vargas. E o Peninha não é anarquista, ele é só preguiçoso pra entender os movimentos socioeconômicos de forma mais profunda e propõe algo impraticável, que é o anarquismo. Essa narrativa que tenta demonizar o Getúlio é um projeto anti-nacionalista que visa destruir tudo que nosso grande líder construiu, quem precisa estudar mais é a senhora, e não depender de um jornalista que, por mais culto que seja, tá longe de ser um grande intelectual.
No Brasil, comprou mais de 50 imóveis. Trabalhador, paí de família, cristão, do bem, honesto, patriota e, vereador, deputado, presidente de cercadinho,.expert em jet-ski, motocicletas, fuzis, pistolas, meninas bonitinhas de 13 anos, até pintou um clima...Um exemplo de cidadão de bens..
Que demais! Qdo criança, com uns 5 ou 6 anos, eu me lembro de um vizinho italiano, muito velhinho e que quase não saia de casa. Me lembro bem que quando esse velhinho morreu apareceu toda a imprensa na minha rua e foi só aí que eu descobri que ele foi em sua juventude o "famoso ladrão Meneghetti." Sim. Eu morava no Jabaquara, na Vila Guarani. Ou seja, a primeira celebridade que eu conheci, foi um ladrão que fez história em São Paulo. 😉
Como sempre Eduardo Contando histórias como ninguem sabe contar Eu com quase 80 anos não tive conhecimento dessa pessoa .Só voce Mesmo para nos ensinar . sou de descendencia Italiana por parte de pai Meu avô foi imigrante . História triste más não deixa de ser interessante . ❤❤❤
Eu tinha 16 anos quando ele morreu, cresci escutando meu pai falar dele. Com certeza merecia um filme de tão espetacular que foi a vida dele. Parabéns Peninha pelo episódio.
Iluminado Sr grande jornalista e professor Eduardo Bueno seu grandioso nome tem que ser escrito em letras maiúsculas porque o senhor é um SHOW de JORNALISTA você é uma pessoa deverás inteligente e culta já fui seu aluno aqui em Porto Alegre RS eu era completamente apaixonado pelas suas maravilhosas aulas de história e no mesmo ano fui aprovado no vestibular no curso de engenharia e comecei a cursar o meu curso que fui aprovado e voltei ao seu trabalho incansável de de professor de história e no final do ano fazendo um curso de engenharia me escrevi no concurso de medicina e fui aprovado e não cursei medicina e continuei com o meu curso de engenharia esta foi passagem que tenho junto a você e tenho o maior apreço carinho e admiração por você existir em minha vida inteira nunca mais esquecerei de você!
Era cleptomaníaco sem dúvida. Emocionante história, um grande ladrão simpático. Daria um filme extraordinário. Foi bom pai e marido devotado. Broke my heart.😊
Grande Eduardo Bueno 👍🏻 você é o melhor... Tenho 50 anos e li quase todos os seus excelentes livros. Recomendo suas publicações para a juventude de hoje e sempre digo que você é referência e tanto... O fródis é tentar convencer essa juventude de hoje a ler algo 😮💨😤. Ainda mais em tempos de Internet. Um grandíssimo abraço, sempre satisfação em te ver ✌🏻 Até mais 👍🏻
Melhor buscar outras fontes. 99% dos professores de história são esquerdistas e contam uma história manipulada pra favorecer os bandidos favoritos deles. Pra eles Stalin e Lenin não foram ditadores genocidas e Lula não é considerado o maior Ladrão do Brasil. Ou seja, contam a história, ou melhor a narrativa que lhes convém.
A casa na Fradique Coutinho 915 ainda existe e é um anexo da Livraria da Vila. Por muitos anos tinha uma placa na parede frontal da casa informando o local da ultima tentativa de assalto de Meneghetti. Não sei se essa placa ainda está lá.
Eu o conheci pessoalmente, nas gravações do comercial do Fiat 147, ele ia tentar roubar o carro e não conseguiria, provando a segurança do veículo. Eu trabalhei na agência. O comercial não foi ao ar. Ele era um senhor calmo, olhar firme, para a sua geração entender como ele era, lembrem do Mike do seriado Breaking Bad/ Better Call Saul
Lula é o maior ladrão que o Brasil já teve. Devia estar no livro do Guinness, não como presidente esse comunista. Tá na hora desse capeta pagar pelo que já fez de mal pelo Brasil.
A gente fica tão fascinada com a história que esquece até de dar o like. Kkkkk Pronto, lembrei qd veio 2 propagandas dei meu like e escrevi este comentário 😁
Peninha! Que maravilhoso vc citar a HQ do Kash Fyre! É uma baita obra dos quadrinhos brasileiros. Como quadrinista e amigo do Kash e membro da Guará, fico muito feliz. Abração!
Um dos meus personagens favoritos dessa nossa cidade caótica. Meu bisavô português era ferroviário na estação da luz e ouvia histórias dele, contou pro meu pai e tias, e eles contaram pra mim. Tenho livros e o curta "dovè è meneghetti" aqui no meu canal. Se o Scorsese fosse paulistano faria um filme sobre ele. Ele é o Arsene lupin italiano, o robin hood paulistano, la bande a bonnot de um homem só. Com certeza era corinthiano come tutti noi in San paolo. "Non sono io che sono il ladro, è il sistema che fai schifo, e l'anarchia trionferà!" Viva Meneghetti! ⚑❤
Sensacional estória, eu era office Boy aqui em São Paulo no começo dos anos 70 e lia as capas de todos os jornais da época, só que não sabia de todos esses detalhes que tú narrastes.🎉
Meu avô dizia que o Meneghetti passava em frente ao teatro municipal de SP e anotava as placas dos carros e por ai sabia as casas que estavam sem seus moradores e o tempo que ele tinha pra assaltá-las até os moradores retornarem.
Muito legal. Ouvi falar do Meneghetti pela primeira vez nessa semana, lendo o ótimo "Submundo" do grande Abdias Nascimento, lançado recentemente. Abdias conheceu pessoalmente Meneghetti quando também esteve preso na extinta Casa de Detenção de São Paulo na década de 1940. A história dele me deixou intrigado e pesquisando pelo seu nome fui direcionado a esse vídeo espetacular. Obrigado, Peninha e equipe do canal!
MESTRE BUENO AOS MEUS 57 ANOS CRESÇO COM SUAS AULAS. OBRIGADO POR TER ESTAS OPORTUNIDADES. PENA QUE NOSSO ENSINO PÚBLICO NÃO VISA FORMAÇÃO DE CARÁTER COM VERDADES HISTÓRICAS.
Eduardo Bueno boa tarde sou professor licenciado em historia e apreendo muito com você um gênio maior das histórias brasileiras e mundial vive é grande e inspirador.❤
Eu ouvia falar muito do Meneghetti. Meu tio era da Força Pública atual Polícia Militar e contava umas histórias que parecia até ser mentira. Agora vendo o episódio vejo que não era não. Mas que é bem mirabolante, isso é.
Sou gaúcho do interior. Meu pai e tios, brincavam com crânios dos guerreiros gaúchos, mortos numa batalha de espadas e facões , nas intermináveis revoluções políticas, numa fazenda do meu bisavô. Adoro e respeito dos comentários excelentes do Eduardo Bueno. Sou Colorado, por questões políticas: pobre. E Eduardo Bueno, se gaba de ser Gremista. Sou sabedor que isso, anula suas belas opiniões.
Só faltou ele contar a Verdade e dizer que o maior Ladrão do Brasil, quiçá do mundo, até o momento , chama-se Luis Inácio Lula da Silva. Acho um crime quem se propõe a ser professor e contar a história manipulada como esse sujeito sem ética aí. Se tivesse numa sala de aula seria denunciado!!
Ótimo vídeo bem trabalhado como sempre. Uma questão em particular, mais alguém sente falta das referências bibliográficas no final dos vídeos e do comentário: " O que você acaba é apenas o quadro geral cheio de simplificações agora se você realmente quiser aprender você vai ter que ler".
Tb gostaria que o professor falasse sobre a família libanesa os Jafet que morava no Ipiranga onde foi dado a independência do Brasil e tb gostaria que o Peninha falasse da imigração árabe e japonesa no Brasil.
Exatamente um ano antes do meu nascimento que foi em 13 de julho de 1971, ele foi pego aos 92 anos , tentando assaltar uma casa. Jamais esquecerei a data. ❤
Peninha fala sobre as história culinária milenar indígena do Brasil como a mandioca a rainha do Brasil, frutas como Jabuticaba, Caju, Cupuaçu, Cambuci, Umbu, Goiaba, Muricy, Pitanga, Maracujá que são usados para fazer doces, sorvetes e geleias e as panelas de barro indígenas como no Espírito Santo que mantém essa tradição milenar. Peixes indígenas como Tambaqui, Pirarucu etc.
@@kavernapesps4980 Não somente a pimenta como o urucum que serve como corante para temperar comidas que os indígenas tb usam para pintar o rosto e o corpo. O que eu chamo a atenção das pessoas é que todas essas frutas, plantas medicinais que foram domesticadas pelos indígenas que considero como patrimônio histórico milenar e cultural brasileiro, pq só existe no Brasil e muitas vezes a população não-indígena não valoriza. Eu sou paulista, mas tem dois estados que visitei e amo de paixão é o Pará e o Amazonas, pq fora a culinária e frutas que só existe lá que são maravilhosas, fiquei pensando comigo mesmo como o homem indigena domesticou a floresta amazônica que é antropogênica, pq a preservação da floresta amazônica não é só uma questão ambiental, mas se faz necessário preservar a floresta, pq a floresta amazônica é um patrimônio histórico. O livro 1499 O Brasil Antes de Cabral fala muito sobre a história dos povos indígenas do Brasil, principalmente da região Norte do Brasil.
@@geraldofernandes4481 engraçado como a ausência de um cereal na ração alimentar dos indígenas da Amazônia promoveu uma sabedoria no trato com a floresta ímpar. Basicamente o oposto dos índios da planície mexicana. Tecnologicamente "atrasados" em relação aos mexicanos, mas conviveram de forma harmoniosa com a natureza. Já os hermanos mexicanos causaram hecatombes alimentares até hoje não compreendidos.
Ladrão charmoso, que na real não devia prejudicar ninguém, porque essas madames aí tem tantas jóias que nem lembram mais. 🤣 Não fizeram algum filme sobre ele? E os filhos, tiveram filhos? Seria legal encontrar algum remanescente da família hoje em dia. Adorei 😍
Sou bisneta de italianos e sempre ouvi histórias mirabolantes do Meneghetti. Ele é um mito, rsrsr. Merecia uma refilmagem do Dove è Meneghetti, que aliás vale ser visto, é ótimo.
Maravilhoso episodio queridissimo Eduardo Bueno. Existe uma antologica entrevista feita com ele e publicada no também antologico Pasquim. Quando fizeram a reedição há alguns anos atras de algumas coletaneas, a entrevista saiu entre as várias ali presentes. As historias de fuga dele são incriveis e inesgotaveis! Além dele, entrevistaram também uma outra figura emblematica, apesar de não tão elegante, o Madame Satã. Acho que valeria tambem um episodio aqui. Forte abraço para todos que tem Buenas Idéias!
Assistir ao Peninha em gestos e alma entregues à história em mais uma narrativa empolgante é genial !! Peninha, o Rei dos narradores ! Como chega a ser musical és um trovador ! Marcelo - Niterói RJ.
E completando, o Carandiru, a prisão, quando da inauguração era tão moderna que os Xerifes e autoridades AMERICANAS, vieram ao Brasil aprender! Quando vc ver uma cadeia num filme, lembra que aprenderam com os brasileiros! Nós infelizmente, desaprendemos
Uma observação. Carandiru( já demolido) não é a penitenciária do estado. A penitenciária é outro conjunto de prédios que fica atrás da Casa de Detenção do Carandiru( já demolida hoje Parque da Juventude) . A penitenciária ainda permanece no mesmo local.
1998 - “A CAVALARIA BRASILEIRA, FOI MUITO INCOMPETENTE. COMPETENTE SIM, FOI A CAVALARIA NORTE-AMERICANA, QUE DIZIMOU SEUS ÍNDIOS E HOJE EM DIA NÃO TEM ESTE PROBLEMA ! “......Jair Messias Bolsonaro ..... ex presidente .
Na manhã de 15 de abril de 1998, o então deputado Jair Bolsonaro (RJ) subiu à tribuna da Câmara para repercutir a declaração de um general das Forças Armadas dos Estados Unidos que defendia a intervenção norte-americana na Amazônia. Bolsonaro aproveitou o gancho para criticar a “Cavalaria brasileira” por não ter dizimado os indígenas, tal como haviam feito os Estados Unidos. o melhor livro para entender o que foi a expansão anglo-saxan- irlandesa no território americano, Enterrem Meu Coração na Curva do Rio' é o relato da destruição sistemática dos índios da América do Norte
Estou terminando de ler a Coleção Brasilis e sugiro (imploro) que faças a Coleção Brasilis II, que poderias escrever sobre o restante período colonial até 1808. Nunca te pedi nada, Peninha!
Tenho 82 anos ,professora aposentada vc é o melhor ,com narrativas ácidas e humoradas. PARABÉNS sou tua fã
É verdade, eu sou o ácido
Sinceramente, o Peninha é um bom disseminador de conhecimento, mas ele não é um intelectual capacitado quanto parece de início. Ver os vídeos dele foi ótimo pra entender boa parte dos movimentos históricos brasileiros, mas ele fala umas bobagens absurdas, tipo dizer que a ditadura Varguista foi pior que a ditadura Militar, por exemplo. É uma opinião que só ele tem e que é tirada da bunda.
@@carinhaquemoralogoali2345 E vc será que tem o tanto de conhecimentos,? Peninha é anarquista .Quanto a ditadura varguista e a militar estás equivocada. armas apoiou os nazistas ,mas era nazi fascista por favor ,informe- se .Era um caudilho ,um:" coronel ",
@@marisarivaldo3658 Vargas não apoiou Hitler, só não botou os interesses norte americanos a frente dos brasileiros, cobrou dinheiro de quem quisesse apoio do Brasil. E enquanto o nazismo tava fazendo aqueles horrores na Europa, seus rivais estavam fazendo igual há muitas décadas com os africanos e asiáticos. Então não, não tinha mocinho na segunda guerra, só vilão.
@@marisarivaldo3658 Não minha senhora, desculpa, mas o fascismo brasileiro era representado pelo Integralismo, que foi PROIBIDO pelo Getúlio Vargas. E o Peninha não é anarquista, ele é só preguiçoso pra entender os movimentos socioeconômicos de forma mais profunda e propõe algo impraticável, que é o anarquismo. Essa narrativa que tenta demonizar o Getúlio é um projeto anti-nacionalista que visa destruir tudo que nosso grande líder construiu, quem precisa estudar mais é a senhora, e não depender de um jornalista que, por mais culto que seja, tá longe de ser um grande intelectual.
No Brasil, comprou mais de 50 imóveis. Trabalhador, paí de família, cristão, do bem, honesto, patriota e, vereador, deputado, presidente de cercadinho,.expert em jet-ski, motocicletas, fuzis, pistolas, meninas bonitinhas de 13 anos, até pintou um clima...Um exemplo de cidadão de bens..
Que demais! Qdo criança, com uns 5 ou 6 anos, eu me lembro de um vizinho italiano, muito velhinho e que quase não saia de casa. Me lembro bem que quando esse velhinho morreu apareceu toda a imprensa na minha rua e foi só aí que eu descobri que ele foi em sua juventude o "famoso ladrão Meneghetti." Sim. Eu morava no Jabaquara, na Vila Guarani. Ou seja, a primeira celebridade que eu conheci, foi um ladrão que fez história em São Paulo. 😉
Que legal...
Que história sensacional
Uau !😍 Depois de ouvir o Peninha eletrizante, ler teu comentário foi a "cereja do bolo" !!! Que história boa ! Parabéns 👏👏👏👏
Esse aí fez escola, e foi e é fonte de inspiração para para um político mal compreendido, singelamente alcunhado 9 fingers.
@@Periscope-88 Tinha que aparecer um velho bovino por aqui. Kkkkkkkk.
Como sempre Eduardo
Contando histórias como
ninguem sabe contar
Eu com quase 80 anos
não tive conhecimento
dessa pessoa .Só voce
Mesmo para nos ensinar .
sou de descendencia
Italiana por parte de pai
Meu avô foi imigrante .
História triste más não
deixa de ser interessante .
❤❤❤
Eu tinha 16 anos quando ele morreu, cresci escutando meu pai falar dele. Com certeza merecia um filme de tão espetacular que foi a vida dele. Parabéns Peninha pelo episódio.
espetacular???!!! Espetacular é a vida do Luis Gama, do Juliano Moreira, do Rondon, não deste ladrão de bosta.
Iluminado Sr grande jornalista e professor Eduardo Bueno seu grandioso nome tem que ser escrito em letras maiúsculas porque o senhor é um SHOW de JORNALISTA você é uma pessoa deverás inteligente e culta já fui seu aluno aqui em Porto Alegre RS eu era completamente apaixonado pelas suas maravilhosas aulas de história e no mesmo ano fui aprovado no vestibular no curso de engenharia e comecei a cursar o meu curso que fui aprovado e voltei ao seu trabalho incansável de de professor de história e no final do ano fazendo um curso de engenharia me escrevi no concurso de medicina e fui aprovado e não cursei medicina e continuei com o meu curso de engenharia esta foi passagem que tenho junto a você e tenho o maior apreço carinho e admiração por você existir em minha vida inteira nunca mais esquecerei de você!
*me inscrevi
Tentei ler tudo sem respirar, já que não há pontos e vírgulas.
Alguém conseguiu?
@@silpoll Estes esquerdistas não sabem escrever mesmo não kkk
@@WillianNatanael seria bom se fosse somente os "esquerdistas".
Mille grazie Eduardo e equipe, adorei o resultado final, muito feliz com a parceria. andiamo pra farra caspita!
Que história impressionante!! Nunca tinha ouvido falar desse cara. Muito gostoso de assistir esse vídeo. 👏🏻👏🏻👏🏻🤗🤗🤗
Excelente história, explica muito sobre o Brasil e sua paixão por ladrões.
Era cleptomaníaco sem dúvida. Emocionante história, um grande ladrão simpático. Daria um filme extraordinário. Foi bom pai e marido devotado. Broke my heart.😊
Grande Eduardo Bueno 👍🏻 você é o melhor... Tenho 50 anos e li quase todos os seus excelentes livros. Recomendo suas publicações para a juventude de hoje e sempre digo que você é referência e tanto... O fródis é tentar convencer essa juventude de hoje a ler algo 😮💨😤. Ainda mais em tempos de Internet. Um grandíssimo abraço, sempre satisfação em te ver ✌🏻 Até mais 👍🏻
Que história espetacular!!!! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Você é o melhor contador de histórias que já conheci. E eu adoro ouvir histórias 👏🏼👏🏼👏🏼
Adoro ouvir seu canal, seus contos, suas analogias, seu bom humor, sua erudição.
Bah, valeu muito apena, ficar até o final!! Valeu🙌🙌🙌🙌🙌🙌
Melhor história que eu....vi e ouvi...dessa Brasil....
Que história incrível! Obrigado por existir Eduardo Bueno e Canal Buenas Ideias!
Melhor buscar outras fontes. 99% dos professores de história são esquerdistas e contam uma história manipulada pra favorecer os bandidos favoritos deles. Pra eles Stalin e Lenin não foram ditadores genocidas e Lula não é considerado o maior Ladrão do Brasil. Ou seja, contam a história, ou melhor a narrativa que lhes convém.
💖Sempre de tirar o fôlego! Caraca, que espetáculo!👏👏👏👏👏👏👏
A casa na Fradique Coutinho 915 ainda existe e é um anexo da Livraria da Vila. Por muitos anos tinha uma placa na parede frontal da casa informando o local da ultima tentativa de assalto de Meneghetti. Não sei se essa placa ainda está lá.
Sensacional, um dos melhores contadores de história do mundo 😮
Cara que história fantástica... Isso tinha que virar filme, séries etc...
Eu o conheci pessoalmente, nas gravações do comercial do Fiat 147, ele ia tentar roubar o carro e não conseguiria, provando a segurança do veículo. Eu trabalhei na agência. O comercial não foi ao ar.
Ele era um senhor calmo, olhar firme, para a sua geração entender como ele era, lembrem do Mike do seriado Breaking Bad/ Better Call Saul
Uma série seria sensacional
vai virar, eu vou fazer
Maior ladrão que o brasileiro conhece e o mundo, chama se Lula da Silva. Esse deveria ter um busto na PAPUDA. Esse BABUÍNO É COMUNISTA.
Lula é o maior ladrão que o Brasil já teve. Devia estar no livro do Guinness, não como presidente esse comunista. Tá na hora desse capeta pagar pelo que já fez de mal pelo Brasil.
É incrível como tem tanta história ao lado de onde moro!! Show. Mooca, Ipiranga, bela vista
Peninha.
Continuo te amando de paixão.
Rindo demais, abraço.
Um ano muito feliz.
A gente fica tão fascinada com a história que esquece até de dar o like. Kkkkk Pronto, lembrei qd veio 2 propagandas dei meu like e escrevi este comentário 😁
Gente, não sei o que melhor a história ou quem conta. Adorei 👏👏👏👏👏👏👏 parabéns pela criatividade para contar essa história tão interessante.
QUE história FANTÁSTICA AINDA MAIS CONTADA POR VOCÊ
Obrigada por compartilhar essa história fantástica!!! Do jeito como você narrou dava para imaginar todas as cenas!! Adorei!!!🩵
Só faltou ele contar a história verdadeira.
@@taiguarabrasil42 então conta aí pra mim
que história fantástica!!!! e bem contada!
Peninha! Que maravilhoso vc citar a HQ do Kash Fyre! É uma baita obra dos quadrinhos brasileiros. Como quadrinista e amigo do Kash e membro da Guará, fico muito feliz. Abração!
As vezes nem tenho tanto tempo pra ssistir os teus videos, mas não consigo deixar de assistir, é bom demais!
Um dos meus personagens favoritos dessa nossa cidade caótica. Meu bisavô português era ferroviário na estação da luz e ouvia histórias dele, contou pro meu pai e tias, e eles contaram pra mim. Tenho livros e o curta "dovè è meneghetti" aqui no meu canal. Se o Scorsese fosse paulistano faria um filme sobre ele. Ele é o Arsene lupin italiano, o robin hood paulistano, la bande a bonnot de um homem só. Com certeza era corinthiano come tutti noi in San paolo. "Non sono io che sono il ladro, è il sistema che fai schifo, e l'anarchia trionferà!" Viva Meneghetti! ⚑❤
Adorei sua observação.
Sensacional estória, eu era office Boy aqui em São Paulo no começo dos anos 70 e lia as capas de todos os jornais da época, só que não sabia de todos esses detalhes que tú narrastes.🎉
Meu avô dizia que o Meneghetti passava em frente ao teatro municipal de SP e anotava as placas dos carros e por ai sabia as casas que estavam sem seus moradores e o tempo que ele tinha pra assaltá-las até os moradores retornarem.
Muito legal. Ouvi falar do Meneghetti pela primeira vez nessa semana, lendo o ótimo "Submundo" do grande Abdias Nascimento, lançado recentemente. Abdias conheceu pessoalmente Meneghetti quando também esteve preso na extinta Casa de Detenção de São Paulo na década de 1940. A história dele me deixou intrigado e pesquisando pelo seu nome fui direcionado a esse vídeo espetacular. Obrigado, Peninha e equipe do canal!
Que história deliciosa, narrada no melhor estilo. Tá no auge, Eduardo!
Que história!
Obrigada!
MESTRE BUENO AOS MEUS 57 ANOS CRESÇO COM SUAS AULAS. OBRIGADO POR TER ESTAS OPORTUNIDADES. PENA QUE NOSSO ENSINO PÚBLICO NÃO VISA FORMAÇÃO DE CARÁTER COM VERDADES HISTÓRICAS.
Eduardo Bueno boa tarde sou professor licenciado em historia e apreendo muito com você um gênio maior das histórias brasileiras e mundial vive é grande e inspirador.❤
Eu ouvia falar muito do Meneghetti. Meu tio era da Força Pública atual Polícia Militar e contava umas histórias que parecia até ser mentira. Agora vendo o episódio vejo que não era não.
Mas que é bem mirabolante, isso é.
Sou gaúcho do interior. Meu pai e tios, brincavam com crânios dos guerreiros gaúchos, mortos numa batalha de espadas e facões , nas intermináveis revoluções políticas, numa fazenda do meu bisavô. Adoro e respeito dos comentários excelentes do Eduardo Bueno. Sou Colorado, por questões políticas: pobre. E Eduardo Bueno, se gaba de ser Gremista. Sou sabedor que isso, anula suas belas opiniões.
Você é o melhor que temos!
Sou da família dos Meneghetti. Quando conto das histórias dele meus amigos ficam chocados haha❤
Vc tem whatzap? Muito linda vc
Vc tem Instagram?
História impressionante, parabéns! Merece um filme.
Que história bem contada! 👏👏👏
Melhor que a história do vídeo só a forma brilhante como o Eduardo conta! Eu amei, professor!!
Só faltou ele contar a Verdade e dizer que o maior Ladrão do Brasil, quiçá do mundo, até o momento , chama-se Luis Inácio Lula da Silva. Acho um crime quem se propõe a ser professor e contar a história manipulada como esse sujeito sem ética aí. Se tivesse numa sala de aula seria denunciado!!
@@taiguarabrasil42 eu não tinha necessidade de saber a sua opinião, mas já que disse, está registrado! Muito obrigada. Sigo amando o canal.
Fantastico, "Meneghetti: O rei dos Ladrões" poderia se tornar um filme hollywoodiano de 3 horas de duração contando toda a vida dele
Ótimo vídeo bem trabalhado como sempre.
Uma questão em particular, mais alguém sente falta das referências bibliográficas no final dos vídeos e do comentário:
" O que você acaba é apenas o quadro geral cheio de simplificações agora se você realmente quiser aprender você vai ter que ler".
Esse episódio foi só emoção. Roteiro de filme
Amei a maneira do seu relato histórico... muito legal.
Que história fascinante...e muito bem contada. No teatro da verdadeira leitura da história, o verdadeiro drama humano.
Sensacional a história do "Ladrão Elegante". Professor, conte-nos a história de mais um ítalo-brasileiro, o Conde Francisco MATARAZZO.
Tb gostaria que o professor falasse sobre a família libanesa os Jafet que morava no Ipiranga onde foi dado a independência do Brasil e tb gostaria que o Peninha falasse da imigração árabe e japonesa no Brasil.
@@geraldofernandes4481 Muito bem lembrado, os JAFET.
Mano, sua narração é muito foda! Quase chorei com o fim da Conchita. Ganhou uma inscrita.
Sensacional episódio
Nunca tinha ouvido falar desse ladrão. Me surpreendo a cada episódio desse canal.
Peninha, minha avó conheceu esse cara! Ele era conhecido dos irmãos dela na São Paulo das primeiras décadas do século XX.
Eita!!
Oh loco
Fantástico 👏, parabéns
Que história e que narrativa!!!! Obrigada PENINHA/MINISTRO DA PERSEGUIÇÃO.
Exatamente um ano antes do meu nascimento que foi em 13 de julho de 1971, ele foi pego aos 92 anos , tentando assaltar uma casa. Jamais esquecerei a data. ❤
Peninha fala sobre as história culinária milenar indígena do Brasil como a mandioca a rainha do Brasil, frutas como Jabuticaba, Caju, Cupuaçu, Cambuci, Umbu, Goiaba, Muricy, Pitanga, Maracujá que são usados para fazer doces, sorvetes e geleias e as panelas de barro indígenas como no Espírito Santo que mantém essa tradição milenar. Peixes indígenas como Tambaqui, Pirarucu etc.
Esqueceu das pimentas! A base do tempero indígena, usadas até como armas químicas pelos nossos índios.
@@kavernapesps4980 Não somente a pimenta como o urucum que serve como corante para temperar comidas que os indígenas tb usam para pintar o rosto e o corpo. O que eu chamo a atenção das pessoas é que todas essas frutas, plantas medicinais que foram domesticadas pelos indígenas que considero como patrimônio histórico milenar e cultural brasileiro, pq só existe no Brasil e muitas vezes a população não-indígena não valoriza. Eu sou paulista, mas tem dois estados que visitei e amo de paixão é o Pará e o Amazonas, pq fora a culinária e frutas que só existe lá que são maravilhosas, fiquei pensando comigo mesmo como o homem indigena domesticou a floresta amazônica que é antropogênica, pq a preservação da floresta amazônica não é só uma questão ambiental, mas se faz necessário preservar a floresta, pq a floresta amazônica é um patrimônio histórico. O livro 1499 O Brasil Antes de Cabral fala muito sobre a história dos povos indígenas do Brasil, principalmente da região Norte do Brasil.
@@geraldofernandes4481 engraçado como a ausência de um cereal na ração alimentar dos indígenas da Amazônia promoveu uma sabedoria no trato com a floresta ímpar. Basicamente o oposto dos índios da planície mexicana.
Tecnologicamente "atrasados" em relação aos mexicanos, mas conviveram de forma harmoniosa com a natureza. Já os hermanos mexicanos causaram hecatombes alimentares até hoje não compreendidos.
Incrível !
Eu lembro destas "Façanhas" pois estava na MELHOR cidade do mundo desde 1968.
Bons tempos! Até os ladrões eram, realmente, engraçados...
OBS: Eu morava no prédio do Museu da Imigração, "O Cortiço" da novela, por acaso, "Terra Nostra" !!!
Gostei da história deste salafrário, fiquei inteirado! Maravilha!😁😁😁😁😁😁😁
Você é um verdadeiro artista historiador de primeira qualidade.
Eduardo, você é o melhor narrador de todos os tempos!!😂😂😂😂👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Excelenteeeeeeeee
Que espetáculo, só você mesmo pra ter todo esse talento, é impossível fugir da sua narrativa 🤩❤️❤️❤️❤️
Ladrão charmoso, que na real não devia prejudicar ninguém, porque essas madames aí tem tantas jóias que nem lembram mais. 🤣 Não fizeram algum filme sobre ele? E os filhos, tiveram filhos? Seria legal encontrar algum remanescente da família hoje em dia. Adorei 😍
Sou bisneta de italianos e sempre ouvi histórias mirabolantes do Meneghetti. Ele é um mito, rsrsr. Merecia uma refilmagem do Dove è Meneghetti, que aliás vale ser visto, é ótimo.
Maravilhoso episodio queridissimo Eduardo Bueno. Existe uma antologica entrevista feita com ele e publicada no também antologico Pasquim. Quando fizeram a reedição há alguns anos atras de algumas coletaneas, a entrevista saiu entre as várias ali presentes.
As historias de fuga dele são incriveis e inesgotaveis!
Além dele, entrevistaram também uma outra figura emblematica, apesar de não tão elegante, o Madame Satã. Acho que valeria tambem um episodio aqui.
Forte abraço para todos que tem Buenas Idéias!
Sensacional! Melhor episódio! 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Assistir ao Peninha em gestos e alma entregues à história em mais uma narrativa empolgante é genial !! Peninha, o Rei dos narradores ! Como chega a ser musical és um trovador ! Marcelo - Niterói RJ.
kkkkkk......... foi a melhor matéria que eu já vi sobre Ladrões 👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼
Sensacional!
Que doidera, meus pais se conheceram na Rua do Seminario! E por uma coincidencia foi a Rua onde consegui meu primeiro emprego em uma loja de games.
Vi um filme se desenrolando na minha mente! Parabéns!
Excelente!
Aula fantástica! Adoro seus vídeos
“… um brasileiro não pode ver um ladrão sem votar…” frase perfeita.
Parabéns professor, que conteúdo excepcional... se não fosse por ti jamais saberia essas estórias da nossa história!
E completando, o Carandiru, a prisão, quando da inauguração era tão moderna que os Xerifes e autoridades AMERICANAS, vieram ao Brasil aprender!
Quando vc ver uma cadeia num filme, lembra que aprenderam com os brasileiros!
Nós infelizmente, desaprendemos
Esqueceu de falar do Lula Eduardo!!!
Sensacional 🎉
Simplesmente fantástico, merecia uma série em algum canal de streaming, e a abordagem do Peninha foi maravilhosa e apaixonante, parabéns!
Parabéns meu amigo como é bom lembrar de coisas boas do passado viva Meneghetti 👍
Uma observação. Carandiru( já demolido) não é a penitenciária do estado. A penitenciária é outro conjunto de prédios que fica atrás da Casa de Detenção do Carandiru( já demolida hoje Parque da Juventude) . A penitenciária ainda permanece no mesmo local.
Assisto mil vezes e não canso...
1998 - “A CAVALARIA BRASILEIRA, FOI MUITO INCOMPETENTE. COMPETENTE SIM, FOI A CAVALARIA NORTE-AMERICANA, QUE DIZIMOU SEUS ÍNDIOS E HOJE EM DIA NÃO TEM ESTE PROBLEMA ! “......Jair Messias Bolsonaro ..... ex presidente .
Na manhã de 15 de abril de 1998, o então deputado Jair Bolsonaro (RJ) subiu à tribuna da Câmara para repercutir a declaração de um general das Forças Armadas dos Estados Unidos que defendia a intervenção norte-americana na Amazônia. Bolsonaro aproveitou o gancho para criticar a “Cavalaria brasileira” por não ter dizimado os indígenas, tal como haviam feito os Estados Unidos. o melhor livro para entender o que foi a expansão anglo-saxan- irlandesa no território americano, Enterrem Meu Coração na Curva do Rio' é o relato da destruição sistemática dos índios da América do Norte
Episódio espetacular
Senhor! Que história fantástica! Que didática, que narrativa! Parabéns professor!!
Amor é sentimento ninguém pode vê nem tocar no amor sabia ?
Adorei essa história do Menegetti,me lembro que meu pai nos contava qdo era pequena e não sabia que ele viveu por todo esse tempo...
Valeu!
Estou terminando de ler a Coleção Brasilis e sugiro (imploro) que faças a Coleção Brasilis II, que poderias escrever sobre o restante período colonial até 1808. Nunca te pedi nada, Peninha!
Tenho 74 anos, pouco estudo mas procuro "ainda" me informar e😊😮 ter um pouco de conhecimento.Por isso te escolhi.Abraço
Meu avô sempre rimava o meu nome com Meneghetti, agora eu sei quem foi😃.....meu avô morreu em junho de 1976.
Demais esta história!
Que sensacional essa história. Merece um filme! Parabéns, Peninha. (Audrey)
Sensacional, como sempre! 👏🏽
Roube um pouco e eles te jogam na cadeia, roube muito e eles te fazem rei
(Bob Dylan )
Ou te fazem PRESIDENTE "DESCONDENADO"!!!! 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮
@@raquelbittar8110ou te chamam de mito e fazem pix de milhões de reais 😂
@@brunoyomanaho7386 os dois são bandidos
Fantástico!
🌷❤️🥰Querido Peninha, se não fosse suas conotações históricas, nosso mundo seria parcialmente triste💜🌸
História sensacional!!!!
Você é incrível depois de tantas tragédias só você pra fazer a gente ri