Vídeos para aumentar seu conhecimento sobre automobilimo: A história do Cizeta V16T ua-cam.com/video/gCCMSLvWgX4/v-deo.html A história do Mercedes-Benz T80 ua-cam.com/video/VEokkHgLJxE/v-deo.html A história do Autódromo de Interlagos ua-cam.com/video/QZx-MipRavg/v-deo.html A história do Ford GT ua-cam.com/video/_lzXBC11hlU/v-deo.html
Algumas informações adicionais que talvez você não saiba: Esse vídeo não é o mesmo da estreia do Fitti-3200, e sim de uma prova onde nenhum dos protagonistas daquela prova estavam presentes. Outra informação importante e que não foi mencionada é que a idéia dos dois motores foi do Mecânico Chefe da Equipe Fittipaldi Nelson Brizzi que antes era também o responsável pela preparação dos carros da Equipe Willys uma vez que o Ary Leber era apenas um estagiário na equipe Fittipaldi. Essa matéria com os protagonistas foi matéria das Revistas Internacionais Motor Trend , QuattroRuote e AUTOMOTOR und MOTORSPORT, e nessas revistas consta toda a história de como foi feito o projeto e mostrando as responsabilidades de cada profissional. Ricardo Divilla foi responsável pelo desenvolvimento do chassis, Nelson Brizzi pela preparação e acoplamento dos motores, afinal quem deu a ideía sabia como fazer. Darcy Medeiros a parte mecânica de suspensão e freios, Ary Leber ficou responsavel pelo desenho da carroceria, Ricardo Divilla ficou responsável pelo desenvolvimento do chassis. Portanto a matéria precisa ser revisada para os devidos créditos. Caso necessite de maiores detalhes me coloco a disposição com amplo material fotográfico. Agradeço a atenção.
Caramba então a volta em Jacarepaguá era de 30 minutos?. Meu Deus nem Nürburgring Nordschleife tem uma volta tão grande assim. Mas se você tá falando deve ser verdade né!.
@@garagem96 exatamente kkkkkk, você disse que o fuca ficou na frente do gt40 durante 30 minutos,e não uma volta. O amigo que entendeu errado. Show de bola essa história
Me sinto um privilegiado por ter conhecido em detalhes e ao vivo esse fusca sensacional. Quando o Emerson saiu com ele dos boxes para fazer a tomada de tempo para a classificação o pessoal no autódromo entrou em êxtase. Inesquecível.
Brasileiro é assim, poucos recursos e grandes projetos. O GT 40 foram gastos milhões de dólares para ser desenvolvido, já o Fusca Fittipaldi foi gasto com o Fusca, dois motores e grandes soluções mecânicas para o desenvolvimento. Automobilismo raiz. Não é por acaso que o nome Fittipaldi é reconhecido mundialmente pelos seus feitos, inclusive com o Copersucar na F1.
Oque mais me surpreendeu foi a engenhosidade em achar um modo para refrigerar os motores. E a outra e o fato de terem usado uma junta de cardã para unir os dois virabrequins. Isso e de uma inteligência e criatividade fora do comum!.
Sim o projeto do fusca é admirável, porém os milhões de dólares gastos no GT40 foram suficientes para manter-lo firme e forme na pista até o final, sem quebras. Ou seja, o trabalho dos engenheiros da Ford também é admirável, eles estudaram para isso, eles conheciam bem os limites do projeto deles.
@@leandrofariasvieiradecarva5004foi derrota por besteira, era um time competente, mas a mídia da época não foi muito de apoiar o time e imagem na mídia, ainda mais naquela época, era tudo.
Eu sabia do feito heróico e histórico, porém sua narrativa empolgante me deixou ainda mais orgulhoso do automobilismo nacional... O sobrenome Fittipaldi é uma lenda e relembrar seus feitos é muito importante para a memória do esporte nacional. Sugiro que você nos presenteie com a saga do Copersucar F1...
Epoca de ouro, poucos recursos, e muita criatividade. No automobilsmo nacional de hoje, onde existe mais recurrsos, perdemos autodromos e cedemos espaco de corridas para festa have. Esses tres genios Emerson e Wilsinho, mais Ricardo Divila, sao reconhecidos internacinalmente.
Lembrando que os Fittipaldi já tinham know-how de sobra em termos de preparação e acessórios pra Fusca, tem um volante fabricado por eles que é objeto de desejo até hoje.
Os irmãos Fittipaldi São magníficos! Fico pensando se a imprensa PODRE não tivesse destruído todo o belíssimo trabalho da equipe brasileira de fórmula um
Estou embasbacado até agora se de imaginar esse Fusca, deve ter sido algo excepcional, me imagino pilotando um carro desse pisando até o fundo! Estou com um sorriso de orelha a orelha.
Fantástico eu estava lá e só hoje conheci a estória me lembro perfeitamente do fusca e o vi aberto pela metade e tão importante quanto o F1 FITTIPALDI que foi P2 no GP BRASIL. MAS o RATO ou EMO ou simplesmente EMERSON é um dos raros HERÓIS BRASILEIROS e o mais completo PILOTO da HISTORIA.
Oi Rubens , tudo bem, eu e meu filho temos um canal onde encontramos carros antigos, alguns restauramos outros ouvimos suas histórias, assiste lá se gostar se inscreve, abraço
Na minha humilde opinião o Emerson foi o maior piloto de todos os tempos tanto pelo talento atrás do volante e pelo fato de fazer diversas proezas nos carros,Senna e Piquet são perfeitos mas não fizeram esse extra!!
Resumindo, realmente o Fusca sempre será o imortal. É impressionante o que já fizeram e ainda fazem com este pequeno e valente alemão. Vida eterna ao amado Fusca.
Oi João , tudo bem, eu e meu filho temos um canal onde encontramos carros antigos, alguns restauramos outros ouvimos suas histórias, assiste lá se gostar se inscreve, abraço
*Eram 2 motores QUATRO cilindros! Não eram 2 motores de 8 cilindros não (como está no título e no audio do vídeo). E tinham no total cerca de 250cvs os dois juntos por serem altamente preparados.*
EU SEMPRE RESPEITEI UM FUSCA, QUEM ME DERA PUDESSE TER UM LINDO FUSCA. EU TERIA MAIOR ORGULHO E PRAZER NA VIDA. HISTÓRIA INCRÍVEL DESSE FEITO, TINHA OUVIDO FALAR MAS NUNCA OUVIDO ALGO OU VISTO. DOIS MOTORES LIGADOS POR UMA CONEXÃO ADAPTÁVEL DO ALFA, TUDO NO CARRO FICOU ADAPTADO, UM TRABALHO DE ENGENHARIA SEM ENGENHEIRO! COISA DE OUTRO MUNDO, E O CARRO FOI ADAPTADO E NÃO FOI TESTADO, HÁ NÃO SER NA TOMADA DE TEMPO. FOI TUDO FEITO PARADO E USANDO EXPERIÊNCIA E TALENTO NATO. ESSES SÃO OS VERDADEIROS PILOTOS DE CORRIDA, ENQUANTO HOJE... MAIS UM INSCRITO.
Muito obrigado amigo. Isso e a criatividade unida com a força de vontade. Simplismente uma história incrível, eu ria como falei de incredulidade ao saber que esse Fusca era capaz disso!.
hoje em dia nos canais de arrancada você chega a ver fusca de 1000cv kkk obvio que é uma customização ao qual o carro não faz curvas de jeito algum, mas que impressiona... isso impressiona.
Segundo o próprio Fittipaldi, cada motor preparado tinha potência estimada entre 100 a 130cv, e se estimava que o carro tivesse entre 250 e 260 cv, uma ótima relação peso potência
Oi Joel , tudo bem, eu e meu filho temos um canal onde encontramos carros antigos, alguns restauramos outros ouvimos suas histórias, assiste lá se gostar se inscreve, abraço
Esse foi o cara que tirou leite de pedra vc Emerson Fitipaldi merecia ser mas reconhecido bdo quê foi e é esse cara e i irmão são únicos os cara trouxeram a F1 pro Brazil criaram uma equipe de F 1 destruida pela mídia sencionalista o cara quê fez tudo e muito mas por pilotos brasileiros esse cara tem que ser himensgiado pro resto da vida.
Amigo, SEN-SA-CIO-NAL.... Tudo perfeito: sua narração, a história, mais um feito dos irmãos Fittipaldi que eu desconhecia... Esses caras são heróis, e mereciam ser mais lembrados!
Eu tinha uma revista 4 Rodas de 1970, falando do FittiFusca, ele tinha um acerto muito bom. O Ford GT 40 era mesmo um monstro, mas teve uma preparação precária no Brasil (ao menos, nessa corrida) limitando muito seu potencial. De fato, essa foto do Fusca à frente do GT40 é bem impactante!
Eu conhecia esse carro pelos jornais da época, pois acompanhava corridas desde muito jovem indo a interlagos e até acampando por lá. Não tive o prazer de conhecer esse carro pessoalmente, mas eu achava o projeto muito louco e, creio que seus protagonistas, se divertiram muito em fazê-lo.
Eu vi ele correndo nos 1000 km da Guanabara em 1969 se não me engano, Ford GT 40 da arte e Instrução, Lola T70 dos DE Paoli, Alfa P33 da Joly, ACs, Fusca, DKV, Puma, Protótipo Camber, Snob Corvair, Alfas GTA também da Joly, a Carretera do Camilo, Bino, acho que tinha um Elgar GT tudo misturado e quem ganhou foi um Lorena Porsche.,
Isso me lembra uka historia do mru avó, que tinha um cara que daca6 a famosa benga em todas as corridas, acho que era arrancada, mas coisa pequena, mais interior, mas pelo que o meu avo contou o cara vivia a volta de fusca, especializado nele, fainal era um carro muito mais comum do que é hoje em dia, ele tinha um segredo que não contava pra ninguém, ate que contou e teve o carro banindo da corrida, mas so depois de centenas de vitorias com folga
Oi Otavio , tudo bem, eu e meu filho temos um canal onde encontramos carros antigos, alguns restauramos outros ouvimos suas histórias, assiste lá se gostar se inscreve, abraço
Na época eu morava ao lado de Interlagos e acompanhei os primeiros testes. Salvo se depois foi alterado, mas os dois motores eram os boxter do Fusca, sendo um na posição original e o outro deslocado após o eixo traseiro. Um dos maiores problemas foi sincronizar as RPM dos dois motores. Imagino que a inspiração para este projeto dos Fittipaldi tenha sido o motor desenvolvido pela Porsche para equipar os 917, a partir de dois motores V6.
Nossa essa história prova que mesmo agente não tendo acesso a bolidos grandes, conseguimos fazer proezas encriveis com o que agente tem. Esse Fitti Fusca e surreal 480kg e 400 cavalos!!!! E quase um carro 1 pra 1, fantástico.
O mais surreal foi a engenhosidade, usaram uma banda de cardã para unir os dois motores, depois fizeram uma passagem no teto do carro para refrigerar, ainda usaram suspensão de Fórmula V para deixar o comportamento do veículo igual um carro de corrida. Isso sim e engenhosidade, criatividade e se desafiar.
Amigo você tá repetindo isso a exaustão e eu te pedi por favor a fonte. Eu quero uma fonte que comprove isso. Que primeiro já e estranho porque no Brasil usamos CV ou Cavalo Vapor, e você tá alegando a exaustão HP Horse Power que tem diferenças entre os sistemas de medida de potência. Por favor me dê a fonte!. Eu amo pesquisar sobre carros, e até por isso abri um canal, o método que uso para confirmar se a fonte que uso e confiável ou não e a de comparação. Compara uma fonte com outras 3 ou 4 para averiguar se realmente faz sentido a informação contida ali ou não. E sinceramente não encontrei informações que alegasse isso que você está passando!. Então por favor dê a fonte!.
Bom amigo para não ficar no campo do achismo e do famoso: "Eu li", "Eu vi" e "Eu acho" entre outras singelas desculpas que mais servem para esconder que não tem fontes e essa suposta informação foi retirada de um lugar chamado imaginação. Vou deixar aqui algumas das fontes que usei para esse vídeo, são só algumas não todas porque ao total foram mais de 8. Fonte 1 reportagem do Site/Revista Auto Técnica: autoetecnica.band.uol.com.br/fotos-historicas-o-fusca-fittipaldi-de-dois-motores-e-400-cv/#:~:text=Wilson%20Fittipaldi%20chegou%20a%20correr,S%C3%A3o%20Paulo%20e%20depois%20desapareceu. Fonte 2 Site/Revista Quatro Rodas: www.google.com/amp/s/quatrorodas.abril.com.br/noticias/o-inacreditavel-fusca-de-dois-motores-dos-irmaos-fittipaldi/amp/ Fonte 3 blog Canal da Peça: www.canaldapeca.com.br/blog/voce-ja-viu-um-fusca-com-2-motores/ Fonte 3 Site Flatout: flatout.com.br/o-incrivel-fusca-flat-8-de-dois-motores-dos-irmaos-fittipaldi/ Aqui estão só algumas das fontes que usei, agora que tal você mostrar de onde tirou essa informação?.
Este era o finado autódromo de Jacarepaguá? Tenho muitas, e boas, lembranças desta pista magnífica! Parabéns pelo canal e por esta história desconhecida de muitos. 👏🏼👏🏼👏🏼
👏👏👏👏👏👍 isso sim é um vídeo que merece todos os joinhas. Parabéns por divulgar Histórias que acrescentam valores e não esse monte de bobagens que postam por aí. Obrigado 🙏
O Cadeira Elétrica era fantástico. Mas aí tem que levar em conta que, além de um carrinho engrenado, tinham dois pilotos de F1 guiando o bichão. O GT40 e o Lola eram guiados por dois playboys. O Alfa, que também era guiado por um piloto de F1, deixou o Cadeira Elétrica pra trás. Não sou fã do Emerson pelas várias controvérsias fora das pistas sobre calotes e coisa e tal, mas realmente não só ele como o Wilson fizeram muita coisa legal. E quanto ao Divilla, esse eu sou fã em todos os aspectos! O cara não tinha medo de errar e propunha muita coisa bacana! Nem sempre dava certo, como o Nissan "Batmóvel" que foi fiasco em Le Mans (mas a Nissan também não quis correr em outras etapas pra desenvolver o carro!!!). Esse merecia um filme!
fiquei impressionado o quanto o vidro esta inclinado. e reparem a foto do min 12:23 OLHA OS RETROVISORES. o do motorista esta perto e o do lado do passageiro foi levantando e esta bem a frente. sensacional. a familia fitipaldi deveria refazer este carro com a tecnoligia moderna, nao para correr, mas para mostrar como seria esta gambiarra usando motores atuais (ate mesmo com o TSI)
Oi Eduardo , tudo bem, eu e meu filho temos um canal onde encontramos carros antigos, alguns restauramos outros ouvimos suas histórias, assiste lá se gostar se inscreve, abraço
Eu não conhecia essa história. Aliás, comecei a assistir aos GPs de Formula 1, graças à Emerson Fittipaldi em 1972, ano em que ele se sagrou Campeão pela primeira vez guiando uma Lotus 72. Já haviam vários conceitos aerodinâmicos desenvolvidos por Colin Chapman e nesta época os conceitos aerodinâmicos não eram tão lineares como hoje se posta. Pois bem, Emerson, além de colecionar dois títulos de F1 e um de Indicar depois, resolveu, heroicamente, abandonar a equipe McLaren para correr num monoposto desenvolvido pelo seu irmão Wilsinho. Um ato cuja a única explicação cabível seria a nacionalização do desenvolvimento de carros e motores.. Apesar de estarmos vivendo em plena ditadura civil/militar no Brasil, havia tentativas de criar espaço para desenvolver tecnologia automobilística nacional, além de a empresa Coopersucar que havia faturado enormes quantias nos governos civil/militar bancar o projeto. Esse foi um dos excelentes projetos dos irmão Fittipaldi, posteriores ao Fusca de dois motores que eu não conhecia...
Oi Jorge , tudo bem, eu e meu filho temos um canal onde encontramos carros antigos, alguns restauramos outros ouvimos suas histórias, assiste lá se gostar se inscreve, abraço
Já conhecia a estória, mas não a maioria dos detalhes que você coloca, como peso, refrigeração do motor. Parabéns pela preservação e difusão da história automobilística brasileira!
O Okraza era uma espécie de turbo. Também acho 200 cv muita coisa, mas o carro andava muito e eu cheguei a ver andando. O Emerson também fazia a diferença.
Wilson fitipaldi era crânio na época para preparar automóvel de competição, teve vários Volkswagen 2 motores, gordini 1093,fórmula 3 Renault R8 ,que competiu fórmula 3 sul americana e outros ,pena que ele na época não competiu na CAN AM,corrida de marcas tão famosa Canadá e Estados Unidos.
Você conhece a história? Dando pau em Ford GT 40??? O meu amigo Sidney Cardoso, piloto do Ford GT 40 chegou atrasado para a tomada de tempo e mesmo assim virou o segundo melhor tempo com 1'31"0, atrás apenas da Alfa T33/2 do José Carlos Pace que virou 1'30"2. Esse Fusca ficou bem atrás deles, com o tempo de 1'36"3, mas mesmo com a insistência do Sidney, ele foi obrigado a sair em último lugar e veio escalando o pelotão até chegar no Fusca, por favor não fale o que não sabe!
Amigo esse cara tá espalhando desinformação, não e possível que as pessoas acreditem em um "Zé ninguém" fando bobagem na internet que em fontes. Vou deixar aqui só algumas das fontes que usei, são só algumas. Não acredite em que enche a boca para falar as coisas de que não tem conhecimento, não sabe e nem estuda sobre amigo. Não acredite nem em mim e sim em fontes!. E por isso que eu paso hora e mais horas e mais horas lendo e estudando para depois um "Zé ninguém" que mal deve saber oque tá falando vim com argumentos tirados do mais profundo abismo da mente dele. Acredite em fontes, pesquise sobre, sempre independente do assunto. Quando alguém falar algo vá atrás de fontes, vá atrás de sites confiáveis eque se sustenta pela verdade, não de ouvidos a qualquer um que encha a porcaria da boca para falar abobrinha!. Fonte 1 reportagem do Site/Revista Auto Técnica: autoetecnica.band.uol.com.br/fotos-historicas-o-fusca-fittipaldi-de-dois-motores-e-400-cv/#:~:text=Wilson%20Fittipaldi%20chegou%20a%20correr,S%C3%A3o%20Paulo%20e%20depois%20desapareceu. Fonte 2 Site/Revista Quatro Rodas: www.google.com/amp/s/quatrorodas.abril.com.br/noticias/o-inacreditavel-fusca-de-dois-motores-dos-irmaos-fittipaldi/amp/ Fonte 3 blog Canal da Peça: www.canaldapeca.com.br/blog/voce-ja-viu-um-fusca-com-2-motores/ Fonte 3 Site Flatout: flatout.com.br/o-incrivel-fusca-flat-8-de-dois-motores-dos-irmaos-fittipaldi
@@joaofrancisco5746 Não tem problema não, entendo que você caiu na conversa do autor do vídeo! Triste isso, as pessoas passando informações falsas e tentando fazer os outros acreditarem de qualquer forma, até impondo tempo máximo nos comentários! Deve ser medo de ser desmascarado, mas Deus está vendo tudo e mentira tem perna curta! Tenha um ótimo dia!
@@garagem96 Minha fonte é bem melhor que as suas, são as páginas da revista Quatro Rodas número 114, de janeiro de 1970! Lá diz tudo sobre os tempos alcançados nos treinos, sobre o atraso do Sidney Cardoso e muito mais! Não sou eu quem está dizendo, é a melhor fonte da época em que o fato aconteceu!
RECOMENDARAM O SEU CANAL E FIQUEI DE BOBE COM A HISTÓRIA. EMERSON PRA MIM É ETERNO, FAZER O QUE ELE FEZ NA F1 E NA INDY E AINDA TEVE TEMPO PRA SURFAR NESSA ONDA INDEPENDENTE DE CORRER E FAZER UMA CARRO DO NADA PODE-SE DIZER, APOSTO QUE ESSA HISTÓRIA AQUI NINGUÉM CONHECE. SENNA FICOU FAMOSO LÁ FORA PRIMEIRO PRA DEPOIS SE TORNAR FAMOSO AQUI. MAIS UM NA INSCRIÇÃO.
Uma parte da história é que os irmãos Fitipaldi eram os únicos que faziam o Kit 1600 pro fusca naquela época, esse kit rendia seus 120 /130 cv, então esse motor não tinha 400 Cv como mencionado, mas sim entre 240 a 260 cv, o que fazia ele andar muito mesmo. O carro original usado na corrida se perdeu. Esse que aparece é uma réplica do que foi usado em 1969, tanto que o para-brisa é diferente em relação ao original. Obs.: a relação peso potencia dele era muito boa e se realmente tivesse os 400 cv ele teria levado a pole e andando na frente dos outros carros.
Nem vou discutir. Fonte de pesquisa: autoetecnica.band.uol.com.br/fotos-historicas-o-fusca-fittipaldi-de-dois-motores-e-400-cv/#:~:text=Wilson%20Fittipaldi%20chegou%20a%20correr,S%C3%A3o%20Paulo%20e%20depois%20desapareceu.
@@garagem96 A reportagem que tinha lido a respeito era essa: quatrorodas.abril.com.br/noticias/o-inacreditavel-fusca-de-dois-motores-dos-irmaos-fittipaldi Por isso mencionei que esse carro não tinha e nunca teve 400cv. Sua relação peso potencia é muito boa em torno de 1cv para 1,70 kg o que deve fazer ele andar muito.
Parabéns pelo conteúdo de primeira! Acompanho você desde os 8k inscritos e desde aquela época o conteúdo já era desse nipe Sobre sugestões que posso te dar de próximo vídeo: - Contar a história do Fitti-Porsche (ele por um bom tempo foi usado como enfeite na marquise de uma oficina de Taguatinga-DF e depois sumiram com o carro) - Contar a história do Grupo S (Era pra ser a próxima evolução no Grupo B de Rally em 1988, mas foi cancelado junto com o B) - Contar a história do "Camaro fantasma" que era um camaro blindado, usado por um militar de elite como veículo de ajuda humanitária na guerra da Bósnia
Vídeos para aumentar seu conhecimento sobre automobilimo:
A história do Cizeta V16T
ua-cam.com/video/gCCMSLvWgX4/v-deo.html
A história do Mercedes-Benz T80
ua-cam.com/video/VEokkHgLJxE/v-deo.html
A história do Autódromo de Interlagos
ua-cam.com/video/QZx-MipRavg/v-deo.html
A história do Ford GT
ua-cam.com/video/_lzXBC11hlU/v-deo.html
Algumas informações adicionais que talvez você não saiba: Esse vídeo não é o mesmo da estreia do Fitti-3200, e sim de uma prova onde nenhum dos protagonistas daquela prova estavam presentes. Outra informação importante e que não foi mencionada é que a idéia dos dois motores foi do Mecânico Chefe da Equipe Fittipaldi Nelson Brizzi que antes era também o responsável pela preparação dos carros da Equipe Willys uma vez que o Ary Leber era apenas um estagiário na equipe Fittipaldi. Essa matéria com os protagonistas foi matéria das Revistas Internacionais Motor Trend , QuattroRuote e AUTOMOTOR und MOTORSPORT, e nessas revistas consta toda a história de como foi feito o projeto e mostrando as responsabilidades de cada profissional. Ricardo Divilla foi responsável pelo desenvolvimento do chassis, Nelson Brizzi pela preparação e acoplamento dos motores, afinal quem deu a ideía sabia como fazer. Darcy Medeiros a parte mecânica de suspensão e freios, Ary Leber ficou responsavel pelo desenho da carroceria, Ricardo Divilla ficou responsável pelo desenvolvimento do chassis. Portanto a matéria precisa ser revisada para os devidos créditos. Caso necessite de maiores detalhes me coloco a disposição com amplo material fotográfico. Agradeço a atenção.
Grandes irmãos Fittipaldi!
Verdadeiros heróis nacionais!
Ficou na frente do GT40, tem que fazer um novo filme: Ford vs Fusca Fittipaldi!
FICOU NA FRENTE DURANTE UMA VOLTA, OU MENOS..
@@eugeniopinto80230 minutos
Alex Guerra , verdade 😂😂😂😂
Caramba então a volta em Jacarepaguá era de 30 minutos?. Meu Deus nem Nürburgring Nordschleife tem uma volta tão grande assim. Mas se você tá falando deve ser verdade né!.
@@garagem96 exatamente kkkkkk, você disse que o fuca ficou na frente do gt40 durante 30 minutos,e não uma volta.
O amigo que entendeu errado.
Show de bola essa história
Me sinto um privilegiado por ter conhecido em detalhes e ao vivo esse fusca sensacional. Quando o Emerson saiu com ele dos boxes para fazer a tomada de tempo para a classificação o pessoal no autódromo entrou em êxtase. Inesquecível.
Brasileiro é assim, poucos recursos e grandes projetos. O GT 40 foram gastos milhões de dólares para ser desenvolvido, já o Fusca Fittipaldi foi gasto com o Fusca, dois motores e grandes soluções mecânicas para o desenvolvimento. Automobilismo raiz. Não é por acaso que o nome Fittipaldi é reconhecido mundialmente pelos seus feitos, inclusive com o Copersucar na F1.
Oque mais me surpreendeu foi a engenhosidade em achar um modo para refrigerar os motores. E a outra e o fato de terem usado uma junta de cardã para unir os dois virabrequins. Isso e de uma inteligência e criatividade fora do comum!.
Otimo video fittipald e bruxo ate hj kkk
Sim o projeto do fusca é admirável, porém os milhões de dólares gastos no GT40 foram suficientes para manter-lo firme e forme na pista até o final, sem quebras. Ou seja, o trabalho dos engenheiros da Ford também é admirável, eles estudaram para isso, eles conheciam bem os limites do projeto deles.
Copersucar foi grande tentativa!!!!mas uma derrota
@@leandrofariasvieiradecarva5004foi derrota por besteira, era um time competente, mas a mídia da época não foi muito de apoiar o time e imagem na mídia, ainda mais naquela época, era tudo.
Eu sabia do feito heróico e histórico, porém sua narrativa empolgante me deixou ainda mais orgulhoso do automobilismo nacional... O sobrenome Fittipaldi é uma lenda e relembrar seus feitos é muito importante para a memória do esporte nacional. Sugiro que você nos presenteie com a saga do Copersucar F1...
Epoca de ouro, poucos recursos, e muita criatividade. No automobilsmo nacional de hoje, onde existe mais recurrsos, perdemos autodromos e cedemos espaco de corridas para festa have. Esses tres genios Emerson e Wilsinho, mais Ricardo Divila, sao reconhecidos internacinalmente.
Tomara que os Fittipaldi curtam esse vídeo. Com certeza é um ótimo conteúdo pra quem gosta de automobilismo e pra curiosos também.
Que legal...
Lembrando que os Fittipaldi já tinham know-how de sobra em termos de preparação e acessórios pra Fusca, tem um volante fabricado por eles que é objeto de desejo até hoje.
Os irmãos Fittipaldi São magníficos! Fico pensando se a imprensa PODRE não tivesse destruído todo o belíssimo trabalho da equipe brasileira de fórmula um
Sim, imprensa vira latas!
Queria ver mais histórias antigas assim do automobilismo brasileiro mas deve ser uma luta pra achar
Vixe amigo foi uma guerra para achar fontes para esse vídeo. Eu fiz o vídeo da história do rally do sertões foi outra batalha para achar fontes!.
Estou embasbacado até agora se de imaginar esse Fusca, deve ter sido algo excepcional, me imagino pilotando um carro desse pisando até o fundo! Estou com um sorriso de orelha a orelha.
Tenho 70 anos e é claro que conhecia, mas não tão bem assim. Parabéns! História se faz assim.
Valeu muito obrigado
Agora imagina recriar esse feito ai com mais tecnologia cambios mais forte e tudo mais...
Fantástico eu estava lá e só hoje conheci a estória me lembro perfeitamente do fusca e o vi aberto pela metade e tão importante quanto o F1 FITTIPALDI que foi P2 no GP BRASIL.
MAS o RATO ou EMO ou simplesmente EMERSON é um dos raros HERÓIS BRASILEIROS e o mais completo PILOTO da HISTORIA.
que história maravilhosa cara.....absolutamente incríveis esses dois ícones do automobilismo
Oi Rubens , tudo bem, eu e meu filho temos um canal onde encontramos carros antigos, alguns restauramos outros ouvimos suas histórias, assiste lá se gostar se inscreve, abraço
Na minha humilde opinião o Emerson foi o maior piloto de todos os tempos tanto pelo talento atrás do volante e pelo fato de fazer diversas proezas nos carros,Senna e Piquet são perfeitos mas não fizeram esse extra!!
Resumindo, realmente o Fusca sempre será o imortal. É impressionante o que já fizeram e ainda fazem com este pequeno e valente alemão. Vida eterna ao amado Fusca.
Oi João , tudo bem, eu e meu filho temos um canal onde encontramos carros antigos, alguns restauramos outros ouvimos suas histórias, assiste lá se gostar se inscreve, abraço
A carreta dos Fittipaldi merecia uma série na Netflix !!
*Eram 2 motores QUATRO cilindros! Não eram 2 motores de 8 cilindros não (como está no título e no audio do vídeo). E tinham no total cerca de 250cvs os dois juntos por serem altamente preparados.*
EU SEMPRE RESPEITEI UM FUSCA, QUEM ME DERA PUDESSE TER UM LINDO FUSCA. EU TERIA MAIOR ORGULHO E PRAZER NA VIDA. HISTÓRIA INCRÍVEL DESSE FEITO, TINHA OUVIDO FALAR MAS NUNCA OUVIDO ALGO OU VISTO. DOIS MOTORES LIGADOS POR UMA CONEXÃO ADAPTÁVEL DO ALFA, TUDO NO CARRO FICOU ADAPTADO, UM TRABALHO DE ENGENHARIA SEM ENGENHEIRO! COISA DE OUTRO MUNDO, E O CARRO FOI ADAPTADO E NÃO FOI TESTADO, HÁ NÃO SER NA TOMADA DE TEMPO. FOI TUDO FEITO PARADO E USANDO EXPERIÊNCIA E TALENTO NATO. ESSES SÃO OS VERDADEIROS PILOTOS DE CORRIDA, ENQUANTO HOJE...
MAIS UM INSCRITO.
Muito obrigado amigo. Isso e a criatividade unida com a força de vontade. Simplismente uma história incrível, eu ria como falei de incredulidade ao saber que esse Fusca era capaz disso!.
hoje em dia nos canais de arrancada você chega a ver fusca de 1000cv kkk obvio que é uma customização ao qual o carro não faz curvas de jeito algum, mas que impressiona... isso impressiona.
O famoso Fittifusca,! Obrigado pela memória maravilhosa desse feito dos irmãos Fittipaldi! E do Ricardo Divila!
Sensacional ! Obrigado por trazer essa incrível história dos Fittipaldi.
Valeu amigo, eu que agradeço você ter assistido ao vídeo
Que história!!!!!! Sou louco por fusca, mas sabia dessa lenda viva!!!
Parabéns Garagem 96!!!!
Segundo o próprio Fittipaldi, cada motor preparado tinha potência estimada entre 100 a 130cv, e se estimava que o carro tivesse entre 250 e 260 cv, uma ótima relação peso potência
Oi Joel , tudo bem, eu e meu filho temos um canal onde encontramos carros antigos, alguns restauramos outros ouvimos suas histórias, assiste lá se gostar se inscreve, abraço
Jamais soube que existia um Fusca incrível como este, parabéns aos irmãos Fitipaldi, show
Não é necessário ser um Nacionalista para admirar os Irmãos Fittipaldi basta ter bom coração
Esse foi o cara que tirou leite de pedra vc Emerson Fitipaldi merecia ser mas reconhecido bdo quê foi e é esse cara e i irmão são únicos os cara trouxeram a F1 pro Brazil criaram uma equipe de F 1 destruida pela mídia sencionalista o cara quê fez tudo e muito mas por pilotos brasileiros esse cara tem que ser himensgiado pro resto da vida.
Mídia vira lata!
Amigo, SEN-SA-CIO-NAL....
Tudo perfeito: sua narração, a história, mais um feito dos irmãos Fittipaldi que eu desconhecia... Esses caras são heróis, e mereciam ser mais lembrados!
Eu tinha uma revista 4 Rodas de 1970, falando do FittiFusca, ele tinha um acerto muito bom. O Ford GT 40 era mesmo um monstro, mas teve uma preparação precária no Brasil (ao menos, nessa corrida) limitando muito seu potencial. De fato, essa foto do Fusca à frente do GT40 é bem impactante!
Um GT 40 sem nenhuma preparação já seria mais que suficiente pra bater um fusca.
Adorei esse vídeo. Eu estava lá em Jacarepaguá nesse dia e assisti essa corrida. Vi esse fusca de perto em detalhes. Foi fantástico.
Eu conhecia esse carro pelos jornais da época, pois acompanhava corridas desde muito jovem indo a interlagos e até acampando por lá. Não tive o prazer de conhecer esse carro pessoalmente, mas eu achava o projeto muito louco e, creio que seus protagonistas, se divertiram muito em fazê-lo.
Eu vi ele correndo nos 1000 km da Guanabara em 1969 se não me engano, Ford GT 40 da arte e Instrução, Lola T70 dos DE Paoli, Alfa P33 da Joly, ACs, Fusca, DKV, Puma, Protótipo Camber, Snob Corvair, Alfas GTA também da Joly, a Carretera do Camilo, Bino, acho que tinha um Elgar GT tudo misturado e quem ganhou foi um Lorena Porsche.,
Eu vi ele correndo aqui em Belo Horizonte há anos, não sei que ano mais.Bela época!!!
História incrivel, eu gostaria muito de ver de perto este fusca que andou na frente do Ford GT40.
Isso me lembra uka historia do mru avó, que tinha um cara que daca6 a famosa benga em todas as corridas, acho que era arrancada, mas coisa pequena, mais interior, mas pelo que o meu avo contou o cara vivia a volta de fusca, especializado nele, fainal era um carro muito mais comum do que é hoje em dia, ele tinha um segredo que não contava pra ninguém, ate que contou e teve o carro banindo da corrida, mas so depois de centenas de vitorias com folga
Que história maravilhosa esses sim corriam pelo amor meus parabéns
Oi Otavio , tudo bem, eu e meu filho temos um canal onde encontramos carros antigos, alguns restauramos outros ouvimos suas histórias, assiste lá se gostar se inscreve, abraço
Na época eu morava ao lado de Interlagos e acompanhei os primeiros testes. Salvo se depois foi alterado, mas os dois motores eram os boxter do Fusca, sendo um na posição original e o outro deslocado após o eixo traseiro.
Um dos maiores problemas foi sincronizar as RPM dos dois motores.
Imagino que a inspiração para este projeto dos Fittipaldi tenha sido o motor desenvolvido pela Porsche para equipar os 917, a partir de dois motores V6.
Vendo pela 1a vez! SENSACIONAL... Vou achar uma
Obrigado amigo valeu de coração
Lembro bem desse fusca com dois motores boxer acoplados... os irmãos Fittipaldi são fantásticos e muito criativos. Agora "vinheram" foi mau, hein!
Essa eu não imaginava .. obrigado!!!
Conheci a história agora e estou impressionado, isso é incrível!
Caraca, o fusca tinha 400cv pra empurrar 470kg isso da uma relação peso/potência monstruosa, não é atoa que andava na frente do gt40 e do lola!!!!
Nossa essa história prova que mesmo agente não tendo acesso a bolidos grandes, conseguimos fazer proezas encriveis com o que agente tem. Esse Fitti Fusca e surreal 480kg e 400 cavalos!!!! E quase um carro 1 pra 1, fantástico.
O mais surreal foi a engenhosidade, usaram uma banda de cardã para unir os dois motores, depois fizeram uma passagem no teto do carro para refrigerar, ainda usaram suspensão de Fórmula V para deixar o comportamento do veículo igual um carro de corrida. Isso sim e engenhosidade, criatividade e se desafiar.
@@garagem96 com certeza 👍
@@REV-s1v NÃO TINHA 400 HP ..DAVA 250 HP ,O QUE JÁ É SENSACIONAL..
Amigo você tá repetindo isso a exaustão e eu te pedi por favor a fonte. Eu quero uma fonte que comprove isso. Que primeiro já e estranho porque no Brasil usamos CV ou Cavalo Vapor, e você tá alegando a exaustão HP Horse Power que tem diferenças entre os sistemas de medida de potência. Por favor me dê a fonte!. Eu amo pesquisar sobre carros, e até por isso abri um canal, o método que uso para confirmar se a fonte que uso e confiável ou não e a de comparação. Compara uma fonte com outras 3 ou 4 para averiguar se realmente faz sentido a informação contida ali ou não. E sinceramente não encontrei informações que alegasse isso que você está passando!. Então por favor dê a fonte!.
Bom amigo para não ficar no campo do achismo e do famoso: "Eu li", "Eu vi" e "Eu acho" entre outras singelas desculpas que mais servem para esconder que não tem fontes e essa suposta informação foi retirada de um lugar chamado imaginação. Vou deixar aqui algumas das fontes que usei para esse vídeo, são só algumas não todas porque ao total foram mais de 8.
Fonte 1 reportagem do Site/Revista Auto Técnica:
autoetecnica.band.uol.com.br/fotos-historicas-o-fusca-fittipaldi-de-dois-motores-e-400-cv/#:~:text=Wilson%20Fittipaldi%20chegou%20a%20correr,S%C3%A3o%20Paulo%20e%20depois%20desapareceu.
Fonte 2 Site/Revista Quatro Rodas:
www.google.com/amp/s/quatrorodas.abril.com.br/noticias/o-inacreditavel-fusca-de-dois-motores-dos-irmaos-fittipaldi/amp/
Fonte 3 blog Canal da Peça:
www.canaldapeca.com.br/blog/voce-ja-viu-um-fusca-com-2-motores/
Fonte 3 Site Flatout:
flatout.com.br/o-incrivel-fusca-flat-8-de-dois-motores-dos-irmaos-fittipaldi/
Aqui estão só algumas das fontes que usei, agora que tal você mostrar de onde tirou essa informação?.
EU SOU FÃ DOS FITTIPALDI..GRAÇAS A ELES HOJE AMAMOS FORMULA 1
Este era o finado autódromo de Jacarepaguá?
Tenho muitas, e boas, lembranças desta pista magnífica!
Parabéns pelo canal e por esta história desconhecida de muitos. 👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigado amigo
Show ... Parabéns pela matéria.
Valeu muito obrigado
👏👏👏👏👏👍 isso sim é um vídeo que merece todos os joinhas. Parabéns por divulgar Histórias que acrescentam valores e não esse monte de bobagens que postam por aí. Obrigado 🙏
Emerson fittipaldi é nota mil parabéns pelo fusca guerreiro
Incrível parabéns Fitipaldi
O Cadeira Elétrica era fantástico. Mas aí tem que levar em conta que, além de um carrinho engrenado, tinham dois pilotos de F1 guiando o bichão.
O GT40 e o Lola eram guiados por dois playboys. O Alfa, que também era guiado por um piloto de F1, deixou o Cadeira Elétrica pra trás.
Não sou fã do Emerson pelas várias controvérsias fora das pistas sobre calotes e coisa e tal, mas realmente não só ele como o Wilson fizeram muita coisa legal.
E quanto ao Divilla, esse eu sou fã em todos os aspectos! O cara não tinha medo de errar e propunha muita coisa bacana! Nem sempre dava certo, como o Nissan "Batmóvel" que foi fiasco em Le Mans (mas a Nissan também não quis correr em outras etapas pra desenvolver o carro!!!). Esse merecia um filme!
Sensacional, valeuuuu; de Porto ALEGRE
Eu não conhecia essa história muito linda. Até.
Nossa me emocionei 😢 se na tivéssemos 4 ou 2 mês nos ti há ganhado certeza
fiquei impressionado o quanto o vidro esta inclinado. e reparem a foto do min 12:23 OLHA OS RETROVISORES. o do motorista esta perto e o do lado do passageiro foi levantando e esta bem a frente. sensacional. a familia fitipaldi deveria refazer este carro com a tecnoligia moderna, nao para correr, mas para mostrar como seria esta gambiarra usando motores atuais (ate mesmo com o TSI)
Exemplo de superação? E Engenharia!
show de bola valeu meu amigo
Adorei a história 👏👏👏❤️
Parabéns pela matéria muito boa mesmo. Já tinha ouvido falar desse carro mas não conhecia a história....
Tive a sorte de ver esse carro andar nas Mil Milhas de Interlagos! Andava uma barbaridade, mas quebrava muito.
Fusca e um carro incrível
Obrigado
Parabéns pela matéria !!!
😊 show bela história
Que fusca espetacular
Oi Eduardo , tudo bem, eu e meu filho temos um canal onde encontramos carros antigos, alguns restauramos outros ouvimos suas histórias, assiste lá se gostar se inscreve, abraço
Top parabéns
Parabéns pelo vídeo. Mandando pro 2 agora. Tenho certeza que vão curtir.
Valeu amigo muito obrigado
Porra, o fusquinha era bruto mesmo ein, ficar à frente de um GT40 não é pra qualquer um, tinha que ser a família Fitippaldi mesmo
que historia massa, tinha que ser no brasil msm os cara coloca o fusca pra da pau no gt 40 kkkkkk fitipaldi a lenda!
Eu estive em Jacarepaguá nesses 1000km. Foi uma pena qdo quebrou o câmbio. Outros favoritos tb quebraram.
Eu não conhecia essa história. Aliás, comecei a assistir aos GPs de Formula 1, graças à Emerson Fittipaldi em 1972, ano em que ele se sagrou Campeão pela primeira vez guiando uma Lotus 72.
Já haviam vários conceitos aerodinâmicos desenvolvidos por Colin Chapman e nesta época os conceitos aerodinâmicos não eram tão lineares como hoje se posta.
Pois bem, Emerson, além de colecionar dois títulos de F1 e um de Indicar depois, resolveu, heroicamente, abandonar a equipe McLaren para correr num monoposto desenvolvido pelo seu irmão Wilsinho. Um ato cuja a única explicação cabível seria a nacionalização do desenvolvimento de carros e motores..
Apesar de estarmos vivendo em plena ditadura civil/militar no Brasil, havia tentativas de criar espaço para desenvolver tecnologia automobilística nacional, além de a empresa Coopersucar que havia faturado enormes quantias nos governos civil/militar bancar o projeto.
Esse foi um dos excelentes projetos dos irmão Fittipaldi, posteriores ao Fusca de dois motores que eu não conhecia...
Eu vi e vi também o Fittiporche, que pegou fogo na minha frente em Interlagos.
Esse é o verdadeiro Fusca 53
Grande história, bela narração!
Oi Jorge , tudo bem, eu e meu filho temos um canal onde encontramos carros antigos, alguns restauramos outros ouvimos suas histórias, assiste lá se gostar se inscreve, abraço
Parabéns pelo vídeo. Ficou fantástico!!
Até você nos informar agora, eu não sabia. Devo essa a você e seu Canal Garagem 69!
Amigo e 96 não 69. Aí tu me lasca🤣
Desculpe, foi mal. Troquei os teclados. O importante é o conteúdo da Garagem...
Kkkkkkk...que isso dei foi risada mano
Já conhecia a estória, mas não a maioria dos detalhes que você coloca, como peso, refrigeração do motor. Parabéns pela preservação e difusão da história automobilística brasileira!
Muito obrigado
O Okraza era uma espécie de turbo. Também acho 200 cv muita coisa, mas o carro andava muito e eu cheguei a ver andando. O Emerson também fazia a diferença.
Muito show.
Wilson fitipaldi era crânio na época para preparar automóvel de competição, teve vários Volkswagen 2 motores, gordini 1093,fórmula 3 Renault R8 ,que competiu fórmula 3 sul americana e outros ,pena que ele na época não competiu na CAN AM,corrida de marcas tão famosa Canadá e Estados Unidos.
Excelente vídeo ! Parabéns!
Uma correção: o Ford GT 40 pertencia a Sidney Cardoso e não a José de Moraes
Esse é lenda!! 2 motores e dando pau em gt40!! Mitico!!
Você conhece a história? Dando pau em Ford GT 40??? O meu amigo Sidney Cardoso, piloto do Ford GT 40 chegou atrasado para a tomada de tempo e mesmo assim virou o segundo melhor tempo com 1'31"0, atrás apenas da Alfa T33/2 do José Carlos Pace que virou 1'30"2. Esse Fusca ficou bem atrás deles, com o tempo de 1'36"3, mas mesmo com a insistência do Sidney, ele foi obrigado a sair em último lugar e veio escalando o pelotão até chegar no Fusca, por favor não fale o que não sabe!
@@marcozanicotti2631 desculpa meu chegado!! Não queria te ofender!! Eu sou um menino perto da sua experiência e idade!!
Amigo esse cara tá espalhando desinformação, não e possível que as pessoas acreditem em um "Zé ninguém" fando bobagem na internet que em fontes. Vou deixar aqui só algumas das fontes que usei, são só algumas. Não acredite em que enche a boca para falar as coisas de que não tem conhecimento, não sabe e nem estuda sobre amigo. Não acredite nem em mim e sim em fontes!. E por isso que eu paso hora e mais horas e mais horas lendo e estudando para depois um "Zé ninguém" que mal deve saber oque tá falando vim com argumentos tirados do mais profundo abismo da mente dele. Acredite em fontes, pesquise sobre, sempre independente do assunto. Quando alguém falar algo vá atrás de fontes, vá atrás de sites confiáveis eque se sustenta pela verdade, não de ouvidos a qualquer um que encha a porcaria da boca para falar abobrinha!.
Fonte 1 reportagem do Site/Revista Auto Técnica:
autoetecnica.band.uol.com.br/fotos-historicas-o-fusca-fittipaldi-de-dois-motores-e-400-cv/#:~:text=Wilson%20Fittipaldi%20chegou%20a%20correr,S%C3%A3o%20Paulo%20e%20depois%20desapareceu.
Fonte 2 Site/Revista Quatro Rodas:
www.google.com/amp/s/quatrorodas.abril.com.br/noticias/o-inacreditavel-fusca-de-dois-motores-dos-irmaos-fittipaldi/amp/
Fonte 3 blog Canal da Peça:
www.canaldapeca.com.br/blog/voce-ja-viu-um-fusca-com-2-motores/
Fonte 3 Site Flatout:
flatout.com.br/o-incrivel-fusca-flat-8-de-dois-motores-dos-irmaos-fittipaldi
@@joaofrancisco5746 Não tem problema não, entendo que você caiu na conversa do autor do vídeo! Triste isso, as pessoas passando informações falsas e tentando fazer os outros acreditarem de qualquer forma, até impondo tempo máximo nos comentários! Deve ser medo de ser desmascarado, mas Deus está vendo tudo e mentira tem perna curta! Tenha um ótimo dia!
@@garagem96 Minha fonte é bem melhor que as suas, são as páginas da revista Quatro Rodas número 114, de janeiro de 1970! Lá diz tudo sobre os tempos alcançados nos treinos, sobre o atraso do Sidney Cardoso e muito mais! Não sou eu quem está dizendo, é a melhor fonte da época em que o fato aconteceu!
Legal uma menina falando de carro.
Sou homem, sou inclusive casado 🤣🤣🤣
Obrigado pelo video!
Não conhecia essa história. Muito legal.....
Parabéns pela bela pesquisa. Novo inscrito.
RECOMENDARAM O SEU CANAL E FIQUEI DE BOBE COM A HISTÓRIA. EMERSON PRA MIM É ETERNO, FAZER O QUE ELE FEZ NA F1 E NA INDY E AINDA TEVE TEMPO PRA SURFAR NESSA ONDA INDEPENDENTE DE CORRER E FAZER UMA CARRO DO NADA PODE-SE DIZER, APOSTO QUE ESSA HISTÓRIA AQUI NINGUÉM CONHECE. SENNA FICOU FAMOSO LÁ FORA PRIMEIRO PRA DEPOIS SE TORNAR FAMOSO AQUI. MAIS UM NA INSCRIÇÃO.
Valeu amigo muito obrigado
Não podemos esquecer que o Fusca 2 motores teve a mão do falecido Ricardo Divilla.
Uma parte da história é que os irmãos Fitipaldi eram os únicos que faziam o Kit 1600 pro fusca naquela época, esse kit rendia seus 120 /130 cv, então esse motor não tinha 400 Cv como mencionado, mas sim entre 240 a 260 cv, o que fazia ele andar muito mesmo.
O carro original usado na corrida se perdeu. Esse que aparece é uma réplica do que foi usado em 1969, tanto que o para-brisa é diferente em relação ao original.
Obs.: a relação peso potencia dele era muito boa e se realmente tivesse os 400 cv ele teria levado a pole e andando na frente dos outros carros.
Nem vou discutir. Fonte de pesquisa: autoetecnica.band.uol.com.br/fotos-historicas-o-fusca-fittipaldi-de-dois-motores-e-400-cv/#:~:text=Wilson%20Fittipaldi%20chegou%20a%20correr,S%C3%A3o%20Paulo%20e%20depois%20desapareceu.
@@garagem96 A reportagem que tinha lido a respeito era essa:
quatrorodas.abril.com.br/noticias/o-inacreditavel-fusca-de-dois-motores-dos-irmaos-fittipaldi
Por isso mencionei que esse carro não tinha e nunca teve 400cv.
Sua relação peso potencia é muito boa em torno de 1cv para 1,70 kg o que deve fazer ele andar muito.
ótimo vídeo
Parabéns pelo conteúdo de primeira! Acompanho você desde os 8k inscritos e desde aquela época o conteúdo já era desse nipe
Sobre sugestões que posso te dar de próximo vídeo:
- Contar a história do Fitti-Porsche (ele por um bom tempo foi usado como enfeite na marquise de uma oficina de Taguatinga-DF e depois sumiram com o carro)
- Contar a história do Grupo S (Era pra ser a próxima evolução no Grupo B de Rally em 1988, mas foi cancelado junto com o B)
- Contar a história do "Camaro fantasma" que era um camaro blindado, usado por um militar de elite como veículo de ajuda humanitária na guerra da Bósnia
Valeu amigo por acompanhar o canal. E valeu pelas sugestões vou deixá-las na lista. Muito obrigado de coração ❤️
Eu já conhecia a história do fittifusca . Conta a história da Brasília do inggo hofiman a azul.
Conteúdo de primeira, parabéns
Valeu amigo muito obrigado.
Cara daria um bom filme 😮
Já conhecia....SHOWWW
MARAVILHA
A uns 20 anos vi notícia parecida mas era um fusca 6 cilindros (um motor e meio) e era do Nelson Piquet.
Tem que contar a história das jóias Fittipaldi. Escondendo jóias roubadas ....