Na verdade, Alice se apaixonou por Lobão quando ainda estava na Gang. Ela nao podia continuar com Julio, mas nao tbm nao podia abandonar o trabalho pela metade. Muito profissional.
Uma excelente aula sobre a vanguarda paulista! Só uma observação: faltou comentar sobre o grupo Luni, que entre os integrantes estavam Théo Werneck e Marisa Orth.
Faltou dar destaque ao outro vocalista da Gang 90, Herman Torres, alagoano de Maceió que fez o vocal de Nosso Louco Amor e Noite e Dia, se não me engano. Após a Gang 90, Herman integrou a trilha sonora da novela Livre Para Voar, de 1984, com a canção Paixão: "quando você pensar em me deixar, metade do que eu tenho já é mais que o mar...". Isso além do sucesso Caminhos de Sol já gravado pela Zizi Possi e depois, regravado pela banda Yahoo.
Assisti ao inesquecível show do Premê, acho que lançamento do disco "Quase Lindo", em que, na música "Lava rápido de Gente", foi montado no palco uma engenhoca e dois atores tomando banho nela. Criatividade digna de "Oz". Foi no Sesc Pompéia, cujo formato era de Arena e vc ficava mais "imerso" na encenação, impagável!!! 👏🏼👏🏼👏🏼
Muito bom falar da Lira Paulistana e de algumas bandas de SP dos anos 80,incluindo a lendária Gangue 90 e as Absurdetes. Por isso é que adoro esse canal!
Lindo, Luiz! Uma pena que o Alta Fidelidade TV não continuou (eu fui um dos inscritos), mas pelo menos agora todos poderão usufruir dessa obra fantástica que você deixou.
Luiz uma curiosidade que só agora me dei conta. ALTA FIDELIDADE o livro sóbre o cara q pra tudo faz listas das CINCO mais...kkk tem uma loja discos.. cinco relacionamentos q não deram certo. Li este livro. Só agora percebi a relação com seu canal. Kkk Ótimos estes episódios sobre história do nosso rock..!
programa perfeito!!! adoro arrigo e itamar, arrigo é um dos meus artistas favoritos de todos os tempos. fora os dois, não conhecia as outras bandas citadas! muito bom o vídeo, ainda com indicações de livros.
Essa fase da new wave no brasil foi sensacional, eu era quase "adolescente", 11 anos de idade e esse som tomou o país numa época linda da música nacional, lembro muito bem, uma inteligencia regada com muito humor nas músicas, uma criatividade que orgulhava aquela geração, parabéns Luis Felipe Carneiro.
O Teatro da LIRA PAULISTANA fica na rua onde estão as melhores lojas de instrumentos musicais da cidade de São Paulo. Sempre compro ali. Rua Teodoro Sampaio.
Estou relendo o "Quem tem sonho não dança" do Bryan. Tenho o privilégio de ser aluno dele. Os vídeos estão sendo ótimos guias ao conteúdo do livro, Luiz.
Excelente. Peguei exatamente essa época e assisti a muitos shows no Lira, alguns de graça (um amigo de faculdade fazia as filipetas, ou mini-folhetos de propaganda).
O Guilherme Arantes foi fundamental para a Gang 90. E ele próprio já relatou que passava algumas dificuldades(inclusive financeira) por essa época. Perdidos Na Selva fora,para Guilherme,uma aventura que o fez se reencontrar com o sucesso perdido nos discos do fim dos anos 70. É necessário sempre dizer que estar creditado como mero músico participante do disco é,antes de tudo,um ultraje.Sem ele,a Gang não se tornaria o que foi.
De um modo geral o amadorismo e talvez a falta de ambição enterraram muitos trabalhos relevantes nos anos 80, a banda fazia um sucesso relativo para determinado publico e aquilo bastava para eles, apesar das criticas do Lobao aqueles que se associaram e tornaram-se mais profissionais prosperaram. Parabéns você e um balsamo em tempos de google!
Cara, vc foi fundo desta vez, parabéns, sou assinante e grande admirador do seu canal há anos mas nunca quis fazer comentários, porém, cara, essa cena paulistana da década de oitenta eu vivi intensamente e fiquei muito feliz por vc fazer uma pesquisa tão intensa e tão verdadeira daquele momento. De novo, parabéns e estou ansioso pelo próximo capítulo, Ou seja, a loucura de uma revolução cultural talvez só vista na década de sessenta. Força sempre
Faltou uma banda que na minha opinião, foi a que soube traduzir perfeitamente e entender a essência, o estilo, o movimento New Wave que se fazia na Inglaterra... A New Wave pura, com seus teclados e sintetizadores trabalhando intensamente... O A29 ou Azul 29, do saudoso Thomas Bielefeld, banda paulistana que mostrou a verdadeira e pura New Wave para nós brasileiros... É claro que as outras bandas e cantores como Arrigo Barnabé, Gang 90, também tiveram sua importância e muita no cenário pós punk, mas daquele jeito abrasileirado, misturando ritmos brasileiros, mas como banda New Wave, Sinth Pop, sem dúvida nenhuma foi a Azul 29... Inclusive o Azul 29 foi formada justamente com alguns integrantes do Agentss...
Feliz aniversário Lui Lui, tudo bem pra vc e que o seu canal cresça mais e mais. Tente fazer um vídeo falando sobre a discografia de Guilherme Arantes de 76 a 86 😍😍
Clara Crocodilo do Arrigo Barnabe é um dos discos mais diferentes que já ouvi, se equivale ao disco de estreia do Mr Bungle em esquisitice e genialidade
Noite e Dia é homenagem a Marina por parte do Júlio Barroso e também homenagem a Alice Pink Punk por parte do Lobão (Lobão conta essa história em detalhes na biografia).
Numa apresentação do grupo Verminose em uma certa casa noturna que, infelizmente nao sei o nome, na qual o dj era o Julio Barroso, o grupo de Kid Vinil foi expulso do palco pelo dj Júlio, quando eles cantaram uma musica chamada "João Paulo" que fazia ironia e deboche com o Papa. O motivo? Julio era religioso e nao gostou da letra. Na época eles não se conheciam. Tempos depois se tornaram amigos...
Ref. ao Língua de Trapo: "(...) infelizmente a banda não foi muito além disso (...)" . ??? O grupo continua na ativa, e assim como demais artistas da Vanguarda, lotam os (escassos) shows, lançaram CD em 2016, o vocalista continua apresentando na USP FM o pgm "Rádio Matraca" - um dos mais antigos do rádio, e os componentes do grupo continuam tb com seus trabalhos paralelos.
Pelas características e principalmente, qualidade, penso que a Vanguarda "Paulistana", sobreviverá muito melhor ao tempo, do que o rockinho anos 80 mainstream.
Patife band, Fellini, Picassos falsos, Hojerizah, Cabine C, Sexo Explícito, o movimento post punk brasileiro foi bem legal, poderia abordar essa tema mais especificamente.
Isso sim, é New Wave de verdade, na essência, estilo Kraftwerk, Devo, não essa farofada que os brasileiros fizeram com a New Wave... Com vocês, Azul 29 ua-cam.com/video/GYPK5tqGqpQ/v-deo.htmlsi=gSSB7OpMi1h7j_EA
Noite e dia não é sobre a paixão por Marina. É sobre a paixão que os dois tinham pela Alice Pink Punk. Inclusive Alice começou a namorar o lobão, depois de romper com Júlio.
A gang 90 de Júlio e as lindíssimas absurdetes may.denise.alice Pink pank que saiu da gang para tocar com lobão entrando a talentosa e tão bela quanto Taciana Barros.enfim graças a gang surgiram todas bandas inclusive Fernanda Abreu e Márcia faziam na blitz uma imitação das absurdetes bom para todos
Na minha opinião a "Vanguarda Paulista" não atingiu sucesso comercial por seu formato não ser necessariamente agradável aos ouvidos. Por exemplo Arrigo, Rumo, Itamar, tinham letras fantásticas, com nivel intelectual alto, mas não necessariamente com uma sonoridade agradável aos ouvidos. Faziam questão de NÃO seguir o que dizia a música AMBIÇÃO da Plebe Rude, e se viam musicas com letras "intermináveis", ritmo confuso, sem refrão, sem cadência ou beleza melódica, e isso parecia proposital, para chocar e romper os padrões. Conseguiram, com musicas geniais, mas que não ficavam na memória, nem provocavam grandes emoções,pois pareciam muitas vezes um "livro declamado". Favoreceram o aspecto intelectual e transgressor em detrimento do ritmo e melodia, gerando músicas que, mesmo que tivessem tido "jabá" não teriam sucesso. Mas mesmo aasim curto muito, muito elas e até hoje, sei quase todas letras do Premê de cor.
...a música brasileira atual está tão ruim que tirando algumas exceções até o J-Pop consegue ser melhor que esse lixo sonoro que estão produzindo agora no Brasil, graças a esses produtores - alguns fizeram esses realities caça-talentos - que só visam o lucro e o sucesso rápido e não o cultivo de talentos!!!
Banda Ísca de Polícia com s, nao eh ishka ! Já pensou se as cantoras e o Itamar tivessem sotaque carioca Itamar não teria tido o sucesso que teve, nem o Gigante melhor batera inconfundível som, tinha sotaque carioca, impossível cantar ALGUÉM BATE A PORTA VOU LOGO VER QUEM É, DEVE SER MEU BROTO, DESTRANCO A PORTA A PONTA PÉ dem carioca com o pique de um carioca, never
"A Blitz pegou carona no nosso fusquinha e agora vamos pegar carona na limosine deles"
Júlio Barroso
Grande Júlio!
Teu comentário foi foda
Sensaconal!
A Blitz simplesmente ficou com os louros e nem cita em que fonte bebeu.
Blitz veio no embalo da Gang 90.
Na verdade, Alice se apaixonou por Lobão quando ainda estava na Gang. Ela nao podia continuar com Julio, mas nao tbm nao podia abandonar o trabalho pela metade. Muito profissional.
Esse tipo de vídeo sobre música é o que verdadeiramente importa para quem busca conhecimento na área!
Pra quem curtiu muito a programação infantil da TV Cultura, boa parte dessa galera fez as músicas hoje clássicas de Ra-tim-bum, Cocoricó etc.
Uma excelente aula sobre a vanguarda paulista! Só uma observação: faltou comentar sobre o grupo Luni, que entre os integrantes estavam Théo Werneck e Marisa Orth.
Faltou dar destaque ao outro vocalista da Gang 90, Herman Torres, alagoano de Maceió que fez o vocal de Nosso Louco Amor e Noite e Dia, se não me engano. Após a Gang 90, Herman integrou a trilha sonora da novela Livre Para Voar, de 1984, com a canção Paixão: "quando você pensar em me deixar, metade do que eu tenho já é mais que o mar...". Isso além do sucesso Caminhos de Sol já gravado pela Zizi Possi e depois, regravado pela banda Yahoo.
Caramba Felipe, vc podia fazer um vídeo só falando do Clara Crocodilo, ficaria ótimo. Curto muito esse álbum!!
Uma observação: Herman Torres participou da Gang 90, com enorme participação. Inclusive, é a voz dele em Nosso louco amor.
Assisti ao inesquecível show do Premê, acho que lançamento do disco "Quase Lindo", em que, na música "Lava rápido de Gente", foi montado no palco uma engenhoca e dois atores tomando banho nela. Criatividade digna de "Oz". Foi no Sesc Pompéia, cujo formato era de Arena e vc ficava mais "imerso" na encenação, impagável!!! 👏🏼👏🏼👏🏼
Muito bom falar da Lira Paulistana e de algumas bandas de SP dos anos 80,incluindo a lendária Gangue 90 e as Absurdetes. Por isso é que adoro esse canal!
GIGANTE batera fera saudade bate forte ❤
Lindo, Luiz! Uma pena que o Alta Fidelidade TV não continuou (eu fui um dos inscritos), mas pelo menos agora todos poderão usufruir dessa obra fantástica que você deixou.
Dia - Alice Pink Pank; Noite - Marina Lima.
Puxa, parabéns!!! Um banho de bom jornalismo!
Muito bom, muitos detalhes em ordem cronológica sem causar confusão de informação...
Isso sim é conteúdo que importa! Série sensacional!
Luiz Curto muito seu Trabalho estou aprendendo muito e conhecendo muito mais artistas e músicas Bacanas
Espetacular!!! Só faltou citar o Patife Band, do Paulo Barnabé. Ao vivo em Londrina 2003. Ouçam isso
Poxa se nao falou do Patife foi baita ato falho. Álbum Corredor polonês foi classico.
Gang 90 para mim, foi um divisor de água em relação ao rock nacional!
Luiz uma curiosidade que só agora me dei conta. ALTA FIDELIDADE o livro sóbre o cara q pra tudo faz listas das CINCO mais...kkk tem uma loja discos.. cinco relacionamentos q não deram certo. Li este livro. Só agora percebi a relação com seu canal. Kkk
Ótimos estes episódios sobre história do nosso rock..!
programa perfeito!!! adoro arrigo e itamar, arrigo é um dos meus artistas favoritos de todos os tempos. fora os dois, não conhecia as outras bandas citadas! muito bom o vídeo, ainda com indicações de livros.
Velho, essa série de vídeos vale ouro, puta que pariu!
Que aula, Luie. Como paulista, é muito bom conhecer a história musical daqui. Muito obrigado!
Essa fase da new wave no brasil foi sensacional, eu era quase "adolescente", 11 anos de idade e esse som tomou o país numa época linda da música nacional, lembro muito bem, uma inteligencia regada com muito humor nas músicas, uma criatividade que orgulhava aquela geração, parabéns Luis Felipe Carneiro.
Caraca, que precisão histórica.... eu vi boa parte disso tudo, que bons tempos
estou gostando muito desse documentario sobre o BR rock
Arrigo Barnabé participa da trilha sonora do filme Cidade Oculta.
Lira ❤️
Madame satã, carbono 14 ,teatro lira paulista, Sesc Pompéia palcos do rock 80 em sampa legal ...
Ma-ra-vi-lho-so! Obrigada.
Época muito boa. Fui em shows de quase todos.
O Teatro da LIRA PAULISTANA fica na rua onde estão as melhores lojas de instrumentos musicais da cidade de São Paulo. Sempre compro ali. Rua Teodoro Sampaio.
Ainda existe?
@ O Teatro não sei ......deveria né !?
@ não, é um hotel
Foda! Curto muita coisa dessa época, em especial Voluntários da Pátria.
Ansioso pro quarto episódio,é punk na veia,meus caros
Estou relendo o "Quem tem sonho não dança" do Bryan. Tenho o privilégio de ser aluno dele. Os vídeos estão sendo ótimos guias ao conteúdo do livro, Luiz.
Eu tenho esse livro. Mas não deu liga pra ler
Excelente vídeo. Análise que demonstra uma pesquisa elaborada.
Acho que era mais comum dizer "o" Lira, não "a" (apesar de também ser uma editora e gravadora). Sempre ouvi e falei "o" Lira, "no" Lira.
Excelente panorama da cena paulistana! Era uma sonoridade diferente, mais ousada, de vanguarda, em relação ao que acontecia no Rio. Parabéns, Luiz!
Excelente. Peguei exatamente essa época e assisti a muitos shows no Lira, alguns de graça (um amigo de faculdade fazia as filipetas, ou mini-folhetos de propaganda).
O Guilherme Arantes foi fundamental para a Gang 90.
E ele próprio já relatou que passava algumas dificuldades(inclusive financeira) por essa época.
Perdidos Na Selva fora,para Guilherme,uma aventura que o fez se reencontrar com o sucesso perdido nos discos do fim dos anos 70.
É necessário sempre dizer que estar creditado como mero músico participante do disco é,antes de tudo,um ultraje.Sem ele,a Gang não se tornaria o que foi.
Acho que só participou pq namorava um mina que participou dessa bsnda HORRÍVEL.
De um modo geral o amadorismo e talvez a falta de ambição enterraram muitos trabalhos relevantes nos anos 80, a banda fazia um sucesso relativo para determinado publico e aquilo bastava para eles, apesar das criticas do Lobao aqueles que se associaram e tornaram-se mais profissionais prosperaram. Parabéns você e um balsamo em tempos de google!
Vc sabe muito ..OBG VALEU
Muito bom! Conheço esse povo. Massa! Ótimo documento.
Continua a repeti anos 80 época magica.
Excelente panorama
Estou curtindo MUITO essa série.
Brilhante 🙌🙌🙌
Cara, vc foi fundo desta vez, parabéns, sou assinante e grande admirador do seu canal há anos mas nunca quis fazer comentários, porém, cara, essa cena paulistana da década de oitenta eu vivi intensamente e fiquei muito feliz por vc fazer uma pesquisa tão intensa e tão verdadeira daquele momento. De novo, parabéns e estou ansioso pelo próximo capítulo, Ou seja, a loucura de uma revolução cultural talvez só vista na década de sessenta. Força sempre
Parabéns !! Estou Adorando seus videos !!!
Faltou uma banda que na minha opinião, foi a que soube traduzir perfeitamente e entender a essência, o estilo, o movimento New Wave que se fazia na Inglaterra... A New Wave pura, com seus teclados e sintetizadores trabalhando intensamente... O A29 ou Azul 29, do saudoso Thomas Bielefeld, banda paulistana que mostrou a verdadeira e pura New Wave para nós brasileiros... É claro que as outras bandas e cantores como Arrigo Barnabé, Gang 90, também tiveram sua importância e muita no cenário pós punk, mas daquele jeito abrasileirado, misturando ritmos brasileiros, mas como banda New Wave, Sinth Pop, sem dúvida nenhuma foi a Azul 29... Inclusive o Azul 29 foi formada justamente com alguns integrantes do Agentss...
Luis, pra variar...meus parabéns!
Assistindo assisuamente asta série maravilhosa.
O final foi pesado mesmo !
Vanguarda paulista começou em Londrina
Aguardando o próximo. .. valeuuu
Esperando 1985 para ouvir você falar do melhor disco entre os melhores.."NÓS VAMOS INVADIR SUA PRAIA" ULTRAJE A RIGOR
Feliz aniversário Lui Lui, tudo bem pra vc e que o seu canal cresça mais e mais. Tente fazer um vídeo falando sobre a discografia de Guilherme Arantes de 76 a 86 😍😍
Maravilhoso e sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sensacional Luiz, parabéns pela pesquisa e desenvoltura para contar a sequência dos fatos, não é fácil, dada quantia de informação!
Faz um documentário sobre o GARAGE no Rio de Janeiro
Muito bom Luiz! Aula total!
Já ansioso pelo quarto episódio Luiz e Diretor, obrigado !!!
Clara Crocodilo do Arrigo Barnabe é um dos discos mais diferentes que já ouvi, se equivale ao disco de estreia do Mr Bungle em esquisitice e genialidade
Noite e Dia é homenagem a Marina por parte do Júlio Barroso e também homenagem a Alice Pink Punk por parte do Lobão (Lobão conta essa história em detalhes na biografia).
Numa apresentação do grupo Verminose em uma certa casa noturna que, infelizmente nao sei o nome, na qual o dj era o Julio Barroso, o grupo de Kid Vinil foi expulso do palco pelo dj Júlio, quando eles cantaram uma musica chamada "João Paulo" que fazia ironia e deboche com o Papa. O motivo? Julio era religioso e nao gostou da letra.
Na época eles não se conheciam. Tempos depois se tornaram amigos...
Sensacional
Só uma correção: o primeiro disco do Premeditando o Breque saiu pela Spalla e não pelo selo do Lira
Faz um vídeo sobre
Hélio Matheus
Lincoln Olivetti
Robson Jorge
Tony Bizarro
Ref. ao Língua de Trapo: "(...) infelizmente a banda não foi muito além disso (...)" .
???
O grupo continua na ativa, e assim como demais artistas da Vanguarda, lotam os (escassos) shows, lançaram CD em 2016, o vocalista continua apresentando na USP FM o pgm "Rádio Matraca" - um dos mais antigos do rádio, e os componentes do grupo continuam tb com seus trabalhos paralelos.
Assisti dois episódios de uma vez!
Mais um vídeo bom para assistir 😎
Any chance you could upload English subtitles?
São vídeos primoroso e necessários, você merece todo sucesso e destaque! Tenho uma impressão de que vc é um VJ , e esse canal é a nova MTV.
Muito bom
Ki loucura esse final de episódio, Luiz
Massa demais Luiz!
Itamar Assumpção morava na Penha SP.
- Nossa adorei o final, só podia ser o Cazuza mesmo...
Cara... teu canal é show
Show
Show!
Vanguarda foi um sonho bom*
Alguém sabe a pronúncia e como se escreve essa banda que ele fala aos 23:45? Quero muito conhecer mas não consigo procurar
Agentss
Quero conhecer a tal Gang 90.
Ouça a música telefone
@@rodrigopabst8800, boa música e quem gravou ela foi o grupo skank nos anos 90 com outra roupagem
Muito boa. Já ouvi dizer q foi a primeira banda multimidia do Brasil (seja lá o q isso qr dizer kkk)
Lulu Santos juventude de 1981.
Pelas características e principalmente, qualidade, penso que a Vanguarda "Paulistana", sobreviverá muito melhor ao tempo, do que o rockinho anos 80 mainstream.
Cara, com todo o respeito, mas... não.
Nasceu em Londrina a vanguarda paulista
Oi, como é o nome da banda de eletrônica inspirada no Kraftwerk? Queria ouvir o som deles.
Azul 29...
Eu olhei a thumb e pensei que era um video do Hermes e Renato kkkk
Patife band, Fellini, Picassos falsos, Hojerizah, Cabine C, Sexo Explícito, o movimento post punk brasileiro foi bem legal, poderia abordar essa tema mais especificamente.
Isso sim, é New Wave de verdade, na essência, estilo Kraftwerk, Devo, não essa farofada que os brasileiros fizeram com a New Wave... Com vocês, Azul 29 ua-cam.com/video/GYPK5tqGqpQ/v-deo.htmlsi=gSSB7OpMi1h7j_EA
Noite e dia não é sobre a paixão por Marina. É sobre a paixão que os dois tinham pela Alice Pink Punk. Inclusive Alice começou a namorar o lobão, depois de romper com Júlio.
A gang 90 de Júlio e as lindíssimas absurdetes may.denise.alice Pink pank que saiu da gang para tocar com lobão entrando a talentosa e tão bela quanto Taciana Barros.enfim graças a gang surgiram todas bandas inclusive Fernanda Abreu e Márcia faziam na blitz uma imitação das absurdetes bom para todos
😂😂😂😂😂😂😂
Nossa!!!
Isso é um importante documentário.
Ele ta lendo o livro dias de luta
Livro de Ricardo Alexandre
Na minha opinião a "Vanguarda Paulista" não atingiu sucesso comercial por seu formato não ser necessariamente agradável aos ouvidos. Por exemplo Arrigo, Rumo, Itamar, tinham letras fantásticas, com nivel intelectual alto, mas não necessariamente com uma sonoridade agradável aos ouvidos. Faziam questão de NÃO seguir o que dizia a música AMBIÇÃO da Plebe Rude, e se viam musicas com letras "intermináveis", ritmo confuso, sem refrão, sem cadência ou beleza melódica, e isso parecia proposital, para chocar e romper os padrões. Conseguiram, com musicas geniais, mas que não ficavam na memória, nem provocavam grandes emoções,pois pareciam muitas vezes um "livro declamado". Favoreceram o aspecto intelectual e transgressor em detrimento do ritmo e melodia, gerando músicas que, mesmo que tivessem tido "jabá" não teriam sucesso. Mas mesmo aasim curto muito, muito elas e até hoje, sei quase todas letras do Premê de cor.
Alestulticias
M
Fale do excelente último disco do Leonard Cohen, Thanks for the Dance!!
...a música brasileira atual está tão ruim que tirando algumas exceções até o J-Pop consegue ser melhor que esse lixo sonoro que estão produzindo agora no Brasil, graças a esses produtores - alguns fizeram esses realities caça-talentos - que só visam o lucro e o sucesso rápido e não o cultivo de talentos!!!
Banda Ísca de Polícia com s, nao eh ishka ! Já pensou se as cantoras e o Itamar tivessem sotaque carioca Itamar não teria tido o sucesso que teve, nem o Gigante melhor batera inconfundível som, tinha sotaque carioca, impossível cantar ALGUÉM BATE A PORTA VOU LOGO VER QUEM É, DEVE SER MEU BROTO, DESTRANCO A PORTA A PONTA PÉ dem carioca com o pique de um carioca, never
Q banda boa.!
Ai vem gente e fala de gang 90, que nem sabiam tocar nem cantar. Contratavam musicos. Unics coisz boa é davam trabalho p musicos.
pára de mexer no nariz...por favor
Arrigo barnabe pra mim sempre foi péssimo aquela musica uga meu Deus péssima mal cantada e mal escrita so por Deus agora o restante foi muito bom 😊