"Matar o Papa", o novo podcast plus do Observador | Contra-Corrente em direto na Rádio Observador

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 тра 2024
  • Em maio de 1982, João Paulo II veio a Portugal para agradecer por ter sobrevivido a um atentado. Não sabia que, à sua espera, estava também um homem que tinha arquitetado um plano para o matar.
    Siga-nos em:
    Instagram: / observador
    Facebook: / observadorontime
    Twitter: / observadorpt
    UA-cam: / observadorpt
    Ou através do site: observador.pt/

КОМЕНТАРІ • 32

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t 17 днів тому +1

    Os dados corretos para Portugal no cotejo Guerra Colonial, Invasões Napoleónicas Covid 19 são assim: 120.000 mortos na Guerra Colonial em 15 anos (1961-1975) e 28.126 nas Invasões Napoleónicas Covid 19. As fontes Rtp ensina para a guerra colonial (somando as parcelas aí indicadas), e R.Renascenca e Idometer para as Invasões Napoleónicas Covid 19.

  • @cristinapeixinho5338
    @cristinapeixinho5338 18 днів тому +1

    Gosto , imenso da jornalista Helena Matos . Uma mulher pela qual tenho admiração.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t 17 днів тому +1

    China suffered "only" 5.272 deaths by Covid 19. Which means that China was less injured than Macrons ' France with 167.664 and the USA with 1.219.487, or Germany with 99.817 cases (the best guys as one knows), or Portugal with 28.126 which is for our little country an heavy penalty in spite of the seemingly good management by Graça Freitas and Martha Themido, and the friendly (to my heart as I already explained) Russia with 402.756 cases. This also shows that the noise making countries in the World arena are not necessairily the better for their own citizens. Which is clearly demonstrated by these statistics (China, also Idometer), that may serve as a citizens well being and Comfort in their own country, indicator.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t 18 днів тому +1

    Natureza das Coisas

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t 18 днів тому

    Enfim devo acrescentar que René Cassin, um imenso jurista(dúvido que hoje alguém conseguisse condensar o costume internacional público em 30 artigos de direitos humanos, esteirando se na jurisprudência nomeadamente conhecida e nas várias práticas aceites por todos como direito, opinio juris, obrigatório, vel necessitatis) era também da Escola Cristã Personalista do Direito. A tal ponto que Simone Weil uma coautora da DUDH falecida em 1943 achava (não René Cassin pois ela também partilhava esta Escola ver l'Attente de Dieu), a equipa dos seus colegas Tomistas por referência a São Tomás de Aquino e a universalização da bondade no diálogo entre Maimonidas (Semita Judeu da Península Ibérica), Avicena (Medico de Bagdade) e Averrois (Ibn Rushd) da Península Ibérica. São Tomás de Aquino entra no debate mais tarde, uma decada ou duas e vale se de traduções hebraicas dos textos muçulmanos. As citações, apoio, contestação, oposição estão bem parentes em Questiones disputatae de anima de que existe uma muito valida tradução da Levoir. Portanto a Escola Cristã da Dignidade Humana e dos Valores personalistas do direito na dignidade humana (a pedra de toque de todos os direitos humanos) está muito bem enraizada no pensamento moderno, coevo ocidental. O próprio João Paulo II teve a força e a energia de opor a velha Escola Personalista do Direito aos sovieticos polacos. E venceu pois no terreno tinha um parceiro espontâneo na pessoa de Lech Walesa e do Solidarnosc dos Estaleiros de Gdansk que fora a Dantzig dos Alemães. É preciso não ignorar isto. Esta realidade precisamente justifica algum apoio de honestidade a Rússia de hoje, mesmo total no meu caso, precisamente porque a Rússia soube acabar com o comunismo soviético e jogou leal "conosco". E a ignorância da Escola Personalista do Direito na genese da integração Europeia (isto está muito explícito nos primeiros acórdãos do TEDH, Costa Enel, Van Gend en Loos e na Jurisprudência Constitucionalista do BVerfG relativa ao Catálogo (personalista na velha lição dos direitos humanos alemã) dos direitos humanos que ainda hoje falta a UE pois a Carta dos DF não é o catálogo. E isto não permite entender como se chega ao absurdo da liderança da Guerra mundial na Europa pela Alemanha e França. Da parte da França porque Hollande não assume as origens e é pena. Da parte de Macron porque é ignorante. Da parte de Merkel e von der Leyen apesar da dupla nacionalidade US -RFA (pelas piores razões de escravatura em 1860) da segunda, porque vêm do Leste Soviético alemão e sabemos que a DDR de Honecker não era pera doce.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t 18 днів тому

    A Religião é tema de força e de liberdade. Gratidão.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t 18 днів тому

    De uma partilha Polaca do CoE por quem nutro enorme carinho, o pendente polaco de NS Fátima é a Virgem Negra (por velha a Estátua) de Czechostowa.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t 18 днів тому +1

    Há curiosos romantismos. As pessoas devem ter se sentido sossegadas por Kurt Waldheim o eterno SG das NU ter sido então lustrado por nazismo não assumido mas escondido.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t 18 днів тому +1

    Pelo contrário, o trabalho era a inteligente bandeira do fim da guerra fria.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t 18 днів тому

    Sobre a vinda do Papa. Nós não tínhamos meios de tempo para estar nos lugares onde se veria o Papa. Fomos ao aeroporto e ficamos em cima de um separador de betão das vias de acesso e saída, juntos com centenas de outros populares. A nossa frente um cordão policial, atrás, a uns centímetros dos calcanhares o trânsito condicionado em torno da efeméride. Ficamos lá pendurados no nosso separador por um tempo imenso. A seguir o Papa segue, tudo se desfaz e os populares entre os quais nos invadem a via para seguirem calmamente a sua vida. Eram outros tempos. Já bem violentos embora. Mas não tanto como hoje. Pois conhecia " limpar o sebo" hoje ouvi "por tudo e por nada, limpa se a vida a uma pessoa". Podeis por aqui avaliar o Upgrade...

  • @ricardo3699
    @ricardo3699 18 днів тому +1

    A religião e óptima para manter as elites a chafurdar nas suas lides hedonistas...

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t 18 днів тому

    Mas me perdoe o Jornalista. É normal que quem não era vivo desconheça estes temas até porque eles são hoje afastados do estudo pelos bons ofícios da administração europeia.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t 18 днів тому +1

    Contrariamente aos Socialistas da Europa Ocidental que me apelidam de fascista por contestar os seus inaceitáveis abusos, acredito que os Polacos se entendem bem comigo. Pela realidade do trabalho, da opressão longa (nos tivemos o fascismo e agora temos o irrealismo metodológico) os destinos dos Polacos e dos Portugueses são muito próximos. Gratidão aos Polacos e obviamente aos meus Concidadãos portugueses que não se deixam enganar pela perigosa dogmática de quem desconsiderou ao ponto da inexistência a Constituição da Europa expressa nos seus Textos Fundadores.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t 18 днів тому +1

    A tentativa de homicídio arrefeceu tudo naquela altura. Mas todos ficámos gratos por ter se salvo. E vai de orar novenas em contas de rosário. O certo é que tudo isto integraria em breve o enorme entusiasmo da queda do muro de Berlim. Há que acrescentar um elemento prévio de entendimento importante: 12 anos depois do Choque petrolífero de 1973, 1985 foi o ano de uma incrível recuperação de valor bolsista nos mercados internacionais. O liberalismo português que se pode viver deu se com a coincidência com este ambiente geral, da assinatura do Tratado de Adesão as CE em Junho de 1985. Vimos no que deu. Mas na altura nunca se aceitaria que dois países da Europa ocidental pudessem liderar uma guerra mundial na Europa fisica. A Alemanha e a França... Mudam se os tempos, mudam se as vontades e mercê disto a desgraça acontece.

  • @ruifernandes8302
    @ruifernandes8302 18 днів тому +1

    Mas a vossa loucura ainda é esta.
    Fátima?
    Que manipulação.
    Ridículo o Observador

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t 18 днів тому +1

    Estes, os EUA ainda vão a tempo. Vamos ver. A tempo de evitar a desgraça. To Work and to ensure loyally minimal, very minimal convertibility, is the current Great New Deal of the USA. The major problems resolution.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t 17 днів тому +1

    In the proportion of the whole deaths toll per Country, the USA under the Democrats Government were manslaughtered. At the number of 1.219.487 deaths which I cannot call rate because I should make the percentage calculation but in 1 to 100 they are by very far above which gives obviously a ratio as the others but if some suffered 99.817 per cent the USA blewn the percentage scale. Which shows the gravity of this French developped against China disease (1979 Alain Peyrefitte 's doctrine on the elimination of China. What if the French resumed work?), which was a fatal coup for everybody in particular the USA. And now they had the courage to ask the 60.000.000 US $ credit line to the USA for war in Ukraine which may be not that convenient to the USA. Please reshare. Were I an US citizen, I would try my best to oppose the manipulation of the USA against themselves by France and Germany, the two bad spirited fellows in the West Western class.

  • @nomeyodomar
    @nomeyodomar 18 днів тому

    Crendices e outras sandices exotéricas