Escola de Educação Especial "30 de Julho"

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 жов 2024
  • ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL “30 DE JULHO”
    Em 18 de abril de 1964 a Instituição iniciou o primeiro serviço, a Escola de Educação Especial “30 de Julho”, que visa apoiar a inclusão educacional e social da pessoa com deficiência intelectual. Somos referência no trabalho em parceria com a família, escola e comunidade, para promoção do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos atendidos, para tanto a escola oferece:
    ESTIMULAÇÃO SENSÓRIA MOTORA
    Destinada a crianças a partir de cinco anos de idade, visa proporcionar condições adequadas e favoráveis ao desenvolvimento nas dimensões física, emocional, cognitiva e social.
    Sociabilização com ênfase no desenvolvimento das funções:
    Básicas: esquema corporal, lateralidade, orientação temporal, orientação espacial e percepção.
    Motoras: equilíbrio estático e dinâmico, coordenação global, coordenação motora fina.
    Intelectiva: atenção, concentração, raciocínio, memória, compreensão.
    EDUCACIONAL COM SUPORTE PEDAGÓGICO PARA INCLUSÃO
    O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que possibilitem participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência no ambiente escolar, familiar e social.
    OFICINAS PEDAGÓGICAS
    Dentro do programa de Oficinas propõe-se o desenvolvimento de projetos especiais que visam o aprofundamento nas diferentes linguagens artísticas e vivenciais.
    Essa linha de trabalho envolve o aprofundamento e a capacitação para o trabalho conforme o interesse dos alunos, sua afinidade com a linguagem e seu talento. Envolvem adolescentes, a partir de 14 anos em: Culinária, Costura Artesanal, Artesanato, Marcenaria e Teatro / Arte Inclusão. A oficina de teatro / Artes plásticas tem a missão de teorizar a concepção de teatro através de trabalho centralizado com crianças e jovens com deficiência intelectual da Escola “30 de julho”, demonstrando uma metodologia de trabalho dinâmica e objetiva, com ênfase em arte educação e inclusão (adaptada para alunos e respeitando sua singularidade), com aspectos didáticos mais enfatizados, tornando-se assim, uma oportunidade de trabalhar a livre expressão de cada atendido, tendo como ênfase a arte na construção das suas potencialidades.
    ATIVIDADES FÍSICAS
    Tem como objetivo desenvolver, promover e manter hábitos saudáveis, que visem à qualidade de vida do praticante. As propostas esportivas buscam um processo pedagógico que vise o desenvolvimento integral do aluno, respeitando suas limitações e potencialidades.
    OFICINAS PEDAGÓGICAS TERAPÊUTICAS
    As Oficinas Pedagógicas Terapêuticas, destinam-se aos alunos a partir de 14 anos de idade. São alunos que necessitam de adaptações no processo de desenvolvimento, aprendizagem e integração social, isto é, requerem uma proposta educacional diferenciada que atenda às suas necessidades.
    PROJETO MOTIVAÇÃO
    O projeto vem inovando o saber profissional, ampliando espaços de qualificação aliados a arte através de auxílio de voluntários que incentivam e qualificam gratuitamente pais de alunos e pessoas da comunidade a desenvolver suas habilidades em busca de opções para geração de renda alternativa.
    SERVIÇOS DE APOIO
    TERAPIA OCUPACIONAL: O Serviço de terapia Ocupacional tem por finalidade prevenir, orientar e encaminhar ações para suprir as necessidades dos alunos e proporcionar funcionalidade e independência no ambiente escolar, familiar, social, de trabalho, de lazer e outros espaços de vivência do educando.
    PSICOLOGIA: O Serviço de Psicologia escolar tem como objetivo contribuir no processo de avaliação de forma interdisciplinar fornecendo subsídios básicos para organização dos atendimentos, orientação aos educandos, às famílias e aos professores, contribuindo para o equilíbrio e o ajuste nas relações entre aluno, professor, família e comunidade. Bem como no processo seletivo de professores, alunos e triagem de novos alunos.
    FONOAUDIOLOGIA: O Serviço de Fonoaudiologia tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da fala e da linguagem para melhoria de suas funções e processo de aprendizagem nos diferentes contextos de comunicação.
    SERVIÇO SOCIAL: O Serviço Social é o órgão responsável pelo estudo do ambiente socioeconômico e cultural da escola, família e comunidade, propondo e executando ações e mecanismos que visem à orientação e integração família-escola-comunidade.
    PRÊMIO CRIANÇA ESPERANÇA
    Em maio de 2016 a Escola recebeu um prêmio do Programa Criança Esperança, pelo Projeto Ampliando Saberes à ser desenvolvido. A premiação, de forma financeira, permitiu a realização do projeto, adquirindo equipamentos pedagógicos para as salas de aula.

КОМЕНТАРІ • 1