Sou Português, nascido e criado, mas o que vou dizer não é com o intuito de não vos querer cá. Porque não sou contra isso, sou contra aqueles que vem para cá e em nada contribuem para o país, e só fazem asneiras. Mas infelizmente muitas empresas em Portugal aproveitam-se da situação dos emigrantes para os explorar, e o governo não coloca mão nisso. Entendem agora o porquê dos Portugueses não quererem fazer trabalhos que os imigrantes fazem? Não é pelo trabalho, é pelo dinheiro que não pagam. E os imigrantes vem á procura de uma vida melhor, esse tipo de patrões aproveitam-se. Portugal já nem para os portugueses é bom. Força e boa sorte no futuro.
@@MontzOliver exactamente isso que fui percebendo aos poucos,,,tem trabalhos em Portugal isso é verdade, mas quando você encontra certas empresas, certos patrões malfeitores, aí você entende o pq, principalmente quando nós os imigrantes viemos na luta pelo salário mínimo, aí a pessoa consegue ver q esse salário não te leva a lado nenhum a não ser pagar um lugar para viver, e comer…nos temos q trabalhar sim isso é verdade mas não deixem que certas pessoas vejam os vossos desesperos para querer trabalhar… as Agências de Emprego fazem dinheiro também as nossas custas por isso temos q saber ver esses detalhes, pq como umas dizem mesmo, “trabalhos temporários “, eu passei por uma experiência de má fé, por uma das agências, depois dessa experiência, evito agências de emprego a um todo…
@@IglesiasBarroso o salário mínimo em Portugal já nem sequer cobre o preço de uma habitação para morar. E se essa realidade já é má para os portugueses, imagina para quem vem á procura de uma vida melhor. Não é porque o governo português diz para os imigrantes vir que a situação está boa cá. Há muitos imigrantes a viver em tendas debaixo da ponte. Isto é uma realidade. Se vocês querem vir, venham, mas não criem muitas expectativas... A probabilidade de saírem desiludidos com Portugal é muito grande. Portugal já foi bom para viver. Agora só se sobrevive.
Corretíssimo, quando dizem "os imigrantes fazem os trabalhos que os portugueses não querem fazer" estão a dar informação incompleta, falta a parte de "pelo salário que estão a oferecer".
também tenho colegas de trabalho que vem do Brasil e fazem o trabalho delas e a entidade patronal exige que cada um de nós trabalhadores façamos cinco ou seis tarefas cada um ao mesmo tempo e estarmos a receber salário de 740€ por mês enquanto que deveríamos receber no mínimo dos mínimos 800€ mas enfim...o que podemos fazer? Se formos ao ACT levamos com despedimento porque há patrões que tem amigos nesses lugares e esses amigos vão dizer quem foi que fez a queixa anónima mesmo que se ligue em privado e tive colegas de trabalho que foram despedidas por terem feito queixa no ACT e ainda levaram com um processo onde tiveram de pagar indemnizações à empresa. Infelizmente sim o nosso governo não tem mão nisso.
Entendo a tua frustração, mas foi erro de iniciante. A questão não é por ser apenas empresa de trabalho temporário, é o tipo de contrato. Meu conselho que dou sempre é: façam questões na entrevista. Quando vos dizem “há alguma pergunta que nos queira fazer?” Façam mesmo… “o projecto é para quanto tempo?” “Qual é a vossa expectativa quanto aos funcionários que estão a contratar?” “Estão a fazer contratação em massa ou precisam apenas uma ou duas pessoas?” Digam que precisam saber destas informações para saberem se o lugar corresponde a vossa expectativa ou não porque estou a procura de estabilidade e sim eles serão sinceros com vocês. Perguntem “Caso for contratado que vantagem terei em ser colaborador desta empresa?”… por fim, no contrato, antes de assinarem, leiam, não aceitem pressões. Leiam as cláusulas e ponham dúvidas. Digam “preciso de algum tempo para ler. Se importe que me sente aqui enquanto leio o contrato com calma?” É teu direito. Espero que isso ajude alguém.
Eu fui a uma entrevista de trabalho temporário,cuja missão dizia respeito a tres meses (època natalicia)e o certo é que acabei por ficar lá quase 13 anos.
@@joaomatos9194 pois. Isso acontece. O que não pode acontecer são situações como a mencionada no vídeo, de mandar embora sem mais nem menos. Muitas pessoas nem leem o contrato e nem fazem perguntas. Aliás, muitos nem leem as informações completas que estão na descrição da vaga na net, apenas olham o título e se candidatam. Muitas vezes o trabalho é só para cobrir alguém que esteja de férias e isso vem no contrato mas a pessoa não lê e depois diz que empresa de trabalho temporário não presta. Eu já fui recrutada por empresa de trabalho temporário mas o contrato foi feito directamente com a empresa em que eu ia trabalhar. A empresa de trabalho temporário era só encarregada do recrutamento.
Quanto discernimento, quanta resiliência, humildade e tranquilidade ao expor sua experiência negativa. Não demonstrastes revolta, não destilastes ódio, não disseminastes discórdia. Tens a minha admiração e respeito.
Amigo Portugal já foi bom até 2007!eu cheguei aqui em 2000 e em 2006 já consegui comprar minha casa,logicamente que financiada mas consegui dar uma boa entrada...e hoje em dia pago menos da metade do que cobram por um quarto...imigrar hoje em dia para portugal é ser escravo e não conseguir nada...é o que acho.
@@MrRhix Mesmo...mas as pessoas querem imigrar para Portugal só porque sim!ainda a pouco tempo a administração de nosso condomínio teve de intervir porque estavam a viver 15 num t2,e ai da por cima estavam a nos dar cabo das áreas comuns do prédio!Ou seja,uma fulana arrebdou a casa e meteu beliches pela casa todas para arrendar vagas de cama...isso não é qualidade de vida,é exploração nua e crua,mas as pessoas querem pagar para ver...enfim.
Acredito que se for para trabalhar sem qualificação, serás “escravo” em praticamente qualquer lugar do mundo. Viver de ordenado mínimo não há condições. A menos que tenhas sua própria casa.
A melhor resposta e definição do que Portugal e hoje para imigrantes, mais ninguém quer ouvir , vem para cá e se ferra, estou aqui a 6 anos , e não aguento mais me preparando para ir embora daqui
Eu vou te explicar, as empresas de trabalho temporário são contratadas para os empresários não terem problemas com trabalhadores. Essas empresas de trabalho temporário recebem parte do teu salário para te colocar lá a trabalhar e o empresário poder te dispensar quando quiser. Ou seja, as empresas de trabalho temporário são sangue sugas, eles ganham dinheiro sem fazer nada.
@@joanaoliveira5811 eu tento ligar mas ninguém me atende o telemóvel, e pelo que vi no site é necessário marcação, coisa que só é realizado por telemóvel 🤡
Todas as empresas de trabalho temporário na Europa, funcionam assim. Só que há países como Inglaterra que o trabalhador é dispensado de um trabalho porque não há necessidade de o ter. No entanto, no mesmo dia, nem que seja durante a noite, a pessoa recebe outra proposta de trabalho para se apresentar noutro local. Isso aconteceu comigo 3 vezes. Só a terceira vez, como trabalhei 3 meses seguidos sem interrupção, a empresa para onde eu estava a trabalhar fez o contrato permanente. Até hoje estou na mesma empresa. Boa sorte e tenha paciência.
Na verdade em Inglaterra é um pouco pior, tem contratos de zero horas, ou seja você está completamente à mercê da empresa que hoje te pode dar duas horas de trabalho, amanhã 8h e na semana seguinte zero. E você... preso ao contrato.
Eu entendo, é como aquele ditado "visita é como peixe, depois de muito tempo cheira mal" mas também tens de entender a parte da família principalmente se essa família for imigrante também, eles mal conseguiram se firmar e já vem mais alguém para lhe aumentar na despesa, não é fácil tanto pra ti como pra eles. Começar a viver mais tipo Angola tem guerra todos apertados , isso também tira a paz de casa. Por isso quando vai-se a Portugal tenta não fazer isso , eles podem te ajudar por alguns meses mas ficas a pertubar algum plano, quando tiveres tua casa irás entender essas caras feias, mesmo em Angola se tás a ir visitar alguém leva saco de arroz ou alguma coisa , tá difícil.
Traduzindo em português, trocaste o certo pelo incerto. Contrato de termo incerto, não é ser um mau contracto, tecnicamente é um contracto de efectividade. Quando deixaste a burguer King, de um dia para o outro, não pensaste onde já trabalhavas em dar tempo ou aviso à entidade empregadora. A empresa que te contactou e aceitaste, pensou exactamente como tu, aproveitar a oportunidade sem olhar aos meios. Se a Burger King te colocasse um contracto de 6 meses iniciais, como irias dar o tempo à casa? Írias reacercer a burguer King no que já tinha investido na tua formação, ou irias compensar a mesma pelo tempo restante do contracto, porque tecnicamente abandonaste o trabalho. É fácil olharmos quando somos injustiçados, mas na ânsia de algo "melhor" não quiseste saber da injustiça que estavas a cometer. Espero que tudo esteja a correr bem, mas fica a dica. Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti.
É mesmo isso. Contrato de termo incerto não é bem como ele está a dizer, mas sim em termos técnicos um contrato de efectividade. Geralmente, estes contratos têm sempre período de experiência de 1, 2 ou 3 meses e se a empresa desejar despedir depois desse tempo, não podem despedir de um dia para o outro a não ser por justa causa. Por lei, o colaborador tem de dar 30 dias à casa e depois de 2 anos serão 60 dias, a não ser que o colaborador tenha feito algo errado, que aí (por Justa Causa) o contrato pode ser terminado de imediato. Na situação dele, eles simplesmente despediram ele durante esse tempo experimental, ou seja, fizeram algo que não se considera ético mas ainda dentro da legalidade do contrato. Daí é muito importante fazer perguntas para tirar o verdadeiro perfil da empresa e pesquisem o que cada tipo de contrato geralmente oferece
@@MachKaiko Não quis estar a elaborar muito. Apenas a dar uma opinião que nem tanto ao mar nem tanto à terra. Não digo que eticamente a empresa não se aproveitou da situação. Mas essa mesma situação serve para ambos os lados da moeda.
"Se a Burger King te colocasse um contracto de 6 meses iniciais, como irias dar o tempo à casa? Írias reacercer a burguer King no que já tinha investido na tua formação, ou irias compensar a mesma pelo tempo restante do contracto, porque tecnicamente abandonaste o trabalho. " - > É um risco que se corre e na posição do contratado, até 3 meses pode se ir embora sem dizer absolutamente nada! Dos 3 a 6 meses, 1 semana de aviso prévio. Passado isso em função dos anos de casa, ou avisa com 1 mês de antecedência ou 2 meses. O pormenor que refere do "reacercer" tem de estar presente no contrato de trabalho, caso contrário o trabalhador não tem de pagar nada. O contrato serve para discriminar as obrigações de ambas as partes. Só avança se ambas as partes concordarem e assinarem(...)
@@GHOSTKILLERAAA Obrigado, por reforçar o ponto de vista. Tal como o trabalhador tem os ditos 3meses de não ter que dar litro a ninguém, a entidade durante o período tmb não. Apenas coloquei a dualidade de critérios na afirmação. Ou testemunho. O jovem foi avisado com 10 dias de antecedência, e que era injusto e não foi avisado e bla bla bla. A burguer King ou qualquer outra entidade anterior tmb não. A oportunidade surgiu, agarrou e andou. A empresa precisava de alguém pra cobrir férias, apareceu, agarrou e andou. O que mais se vê é "abandono" ao trabalho, por motivos a, b ou c. Podiam tê-lo avisado que era pra ferias? Podiam. Podia ter avisado que restauração não era a praia, e que já andava atrás de algo pra cagar da noite pó dia? podia... Como disse antes que tudo lhe corra bem, mas choradinho por não serem correctos quando tmb não o são...
@@GHOSTKILLERAAA Há sim esqueci. O período experimental pode ser r só de 1 mes. A partir do momento que assinas contracto está a rolar. E sim abandono ao trabalho sem a dita semana de aviso prévio. Se os prazos de pré-aviso não forem cumpridos, o trabalhador tem de pagar ao empregador uma indemnização igual à remuneração-base correspondente ao período de aviso prévio em falta. Pode ainda ter de compensar a empresa por danos causados pela falta ou atraso do aviso prévio.
É assim, sou português e tenho 45 anos, só nos 22 aos 24 procurei trabalho nessas empresas, depois desisti, assim que via empresas de RH ou outsorsing fugia disso sempre, nem enviava cv era uma perda de tempo.
Também eu... andei 2 anos a gastar dinheiro e tempo a responder a ofertas de trabalho e nada. Até por Skype tive uma entrevistadora que notava-se que não percebia nada do que questionava e ao mesmo tempo punha batom na boca... Outras empresas gostam de fotocopiar o CC, o que me parece ilegal. Outras diluem os duodécimos no ordenado para parecer que o "ordenado base" seja mais apelativo... Só maroscas. Quando no contrato vem escrito período experimental de um mês, é não confiar muito na estabilidade do trabalho... Quem escreve isso tem intenções de substituir alguém em licença de parto (ou outro motivo) e passado 1 mês, andamento. Quem quer mesmo experimentar um profissional, no mínimo faz períodos experimentais de 3 a 6 meses. Lembro-me de uma entrevista que o entrevistador atrasou-se 1 hora... Logo no inicio pedi-lhe para ir à casa de banho e fui-me embora. Certo que o interesse era meu, mas fiquei logo mal impressionado e pus-me a milhas. Houve ainda outra que me disse que "a soma do todo é maior que a soma das partes" e respondi-lhe "isso é matematicamente impossível"... São conversas da treta de RH's. Tive também numa entrevista que me fizeram um teste e fui o melhor. Referi que o valor que propunham era baixo e fizeram-me um outro teste que deveria ser para cientistas da NASA(...) O mais chato é uma pessoa gastar tempo e dinheiro e essas alimárias dos RH's nem se dão ao trabalho de dizer que sim ou que não. Dizem que tem muito trabalho... Andar a explorar o trabalho dos outros deve cá dar uma trabalheira(...)
Jefferson, infelizmente com isso aprende - se a abrir os olhos.. mas como português, desejo-te muita sorte e CORAGEM!! Tudo vai correr bem daqui pra frente com vocês, faz parte da vida, muitas vezes temos que aprender, com os erros e não deixar se enganar tão facilmente abraço para si e sua esposa Isabel CORAGEM!!
Muito obrigada pelo seu vídeo. Você se expressa muito bem, com seriedade, serenidade e humildade, sobretudo para falar de um assunto tão delicado, mas extremamente necessário. Que Deus abençoe, proteja e ilumine o caminho de vocês. 🙌🙏
As empresas de trabalho temporário são sanguessugas. Um trabalhador não ganha nem metade daquilo que essas empresas cobram á entidade onde os vão colocar e além disso, pode ser despedido a qualquer momento, sem quaisquer encargos. Quem trabalha nessas empresas será sempre descartável, nunca terá uma colocação fixa.
@@carlacabrita3413 recebe mais porque o base é diferente. Trabalho numa empresa em que quem entra novo, entra pelas empresas de TT e tem um base maior. Subsídios de férias, quem trabalha a contrato tem sempre direito 😁😁😚😚
Sou português e sim isso acontece porém nos cá já conhecemos esse tipo de práticas, como tal deve ser perguntado qual é o motivo de estarem a precisar, duração do projeto, pois muitas vezes contratam apenas porque tem algum projeto maior ou atrasado e precisam de mão de obra, porém não é sempre mau essas empresas de trabalho temporário, existem muitas empresas que antes de ser efetivo para não dizer quase todas as grandes empresaste fazem contratos desse gênero, conheço quem tenha trabalho 2 anos pelos trabalhos temporários e depois passou a efetivo na empresa mesmo é uma prática também normal, ou então alguém interno gosta do teu trabalho e faz-te contrato pela empresa. Por isso não se deve evitar os trabalhos temporários mas sim perguntar para o que é, duração do projeto porque as vezes pode ser 2 semanas e estas a sair de um sitio estável para ir ao incerto e ter so 2 semanas de trabalho.
Mano e normal como e que tu deixas um burguer king que é contrato normal,bom,pa uma empresa de trabalho temporário isso nao tem nada haver com portugal
As empresas de contrato temporário só devem ser usadas por quem está no desemprego e sem direito a apoios enquanto encontra algo mais estável, o Burger King por incrível que pareça é melhor que todas as empresas de contrato temporário existentes no mundo.
Amigão, partilho tudo que você disse, estou aqui em Portugal a 10 meses, e passei por experiencia semelhante com uma agencia de emprego aqui em Portugal, depois disso nunca mais entro em agencias de emprego, é de preferência me inscrever em ser Autónomo com UBER ou Glovo do que ter de depender, dessas agencias, hoje trabalho de modo freelancer de forma remota e autónoma, sem ter de passar por essas situações, as agencias de emprego aqui têm as mesmas politicas...
@@IvanKeta dependo muito dos tipos de trabalhos que procuras, desde que tenhas um computador em posse, existem algumas plataformas que te possibilita a essas hipóteses…eu uso à Upwork…e nessa plataforma existem muitos e muitos trabalhos dos mais variados…
@@PriscyllaConectaAV nao tem muito segredo, eu trabalho pela Plataforma Upwork… que é uma plataforma Especializado para Freelancers… e la tem muitas e várias opções, só precisas ter um computador e boa conexão à internet…e trabalhas sempre em casa, a UPwork é uma plataforma muito bem conhecida…e tem dos mais variados tipos de trabalho… trabalhos que vão de tradução de documentos até programação, simplesmente precisas ter um computador, tendo isso consegues encontrar dos mais variados tipos de trabalho…os trabalhos aparecem de várias pessoas e empresas do mundo…eu prefiro esses trabalhos remotos e autónomos simplesmente para evitar passar e depender de “malfeitores” que estão por aí, e também ter a liberdade de puder viver num outro lugar mais acessível de Portugal…enquanto trabalho…
Olá amigo! Adorei as suas dicas, falou sobre o quão é importante ter reserva de emergência. E também o quão importante é nós olharmos os tipos de contratos e questionamentos que devemos fazer durante a entrevista. Eu estou cá há 4 anos, minha situação sempre foi tranquila porque vim com visto de trabalho desde o Brasil ( sou developer) e com contrato efectivo, mas também tive todos estes cuidados que você falou no vídeo. Mais vale prevenirmos 😅 Desejo boa sorte para você e sua família e obrigada pelo vídeo.
No seu caso,que é um trabalho qualificado,é mais estável,pois não vão arranjar com facilidade,quem substitua, Agora trabalhos não qualificados,há montes de gente pronta a substituir. Boa sorte:
Claro que não, ou vais dizer que nos países africanos ninguém trabalha? Há muito emprego por aí, mas em Portugal qualquer um pode receber ajudas do estado e documentos e é isso que atrai os imigrantes, o governo ajuda mesmo que vocês demorem a encontrar um emprego
Jefferson vi parte do teu vídeo, então no período de experiência que geralmente é entre 1 e 3 meses ambas as partes podem rescindir, não há limites, passado mais do que isso os contratos a termo incerto são ilegais excepto em situações muito específicas. Já me aconteceu isso e meti advogado e acabei por ser reintegrado. Espero ter ajudado.
Mano, Você tem cara de milionário, só não desista de trabalhar com inteligência, faça trabalhos com computadores, a tua mulher vai te ajudar e te tornarás milionário….
Achei que fosse por conta da minha idade. Tbm aconteceu comigo três vezes em três empresas, não. Não era pq era fraca, trabalhei, suei, me esforcei, corri... Mais ainda assim me colocaram para fora. Fiquei sem entender, achando que tinha algo de errado comigo, mais não. Procurei juro que procurei por algum erro, mais não encontrei. Agora analisando bem, não é nossa culpa, sorte pra quem fica, eles chamam, assinam contrato, daí vc acha que agora vai, e derrepente é posto pra fora. Então aviso aos recém chegados não gastem até ser efetivados. Se não derrepente vc pode não ter como arcar com seus custos de vida por aqui.
Quando você estiver a procurar um trabalho, procure algo em que tenha competências ou em algo que deseja trabalhar, onde faça o trabalho com algum gosto, e que seja algo fácil para si. Boa sorte.
Tudo legal. Apenas foste enganado pela empresa de trabalho temporário, porque a empresa que contrata a ETT dá indicação que é para suprir férias de outros trabalhadores e estes omitiram-te isso.
Eu trabalho em hotelaria mais especificamente na parte da restauração, excepto quando faço noites quando o rececionista noturno está de folga ou de férias, digo que me sinto mais confortável a trabalhar seja na limpeza dos quartos e na cozinha do Hotel "fazer limpeza dos pratos e laminar fruta" do que servir à mesa, no bar e até realizar limpeza nas salas onde jantam grupos específicos "empresas que levam turistas".
O Turismo só existe quando há Sol e Praia, tendo o seu pico máximo nos meses de Julho e Agosto ( precisamente porque coincide com as férias Escolares em toda a Europa). Ou seja, são apenas 5 a 6 meses no máximo. O que significa que é também um Trabalho TEMPORÁRIO. Essa é a realidade. Infelizmente.
Eu trabalho pela Kelly atualmente GI Group, trabalho na Funfrap em aveiro Portugal, o contrato temporário e de 2 anos é uma empresa que paga bem , porém o trabalho é pesado mais para quem chegou é conseguiu trabalho imediato estou satisfeito,estou ha 9meses na empresa etc....
@@ivoromeiro2302 Sim realmente, mais em questão de contrato é pagamento eles pagam muito bem , melhor que outras Empresas etc... Eu tô dboa no trabalho, Eu quando vim para cá já sabia que não seria fácil, mas seria suportável...
A Kelly é uma merda como as outras. A mim fizeram-me a mesma coisa que fizeram ao rapaz. Contrataram durante 3 meses para suprimir ferias de outros com certeza porque foi na altura do verão. E a seguir do nada rescindiram contrato comigo, no final de Agosto.
Estranhamente ontem mesmo assisti o noticiário da RTP onde mostraram várias obras em que os empreiteiros se queixavam da grosseira falta de mão-de-obra! O problema dessa falta de emprego não teria haver com os sectores?
Há, assim como no McDonald's e outros sítios. A diferença é que em portugal ganhas menos de metade do que ganhas na frança pelo mesmo trabalho. Quem vai trabalhar para esses trabalhos não trabalha em portugal porque não são pagos decentemente.
Isso acontece muito no Brasil também, muitas empresas (principalmente de setores de trabalho braçal, tipo construção civil, fábricas fundo de quintal, etc) se aproveitam de imigrantes em situação de vulnerabilidade pra pagar salários relativamente baixos e sem cumprir com as obrigações legais previstas na CLT
Eu tive o azar de trabalhar um mês nas obras e ser despedido sem nunca ver a cor do dinheiro, depois num restaurante onde era para ser partime mas eu trabalhava bem umas 12 horas por dia e no fim do mês 350 euros de salário. Ir a act denunciar nao adianta de nada. Tem que ter muito cuidado com esses vagabundos
1) Nas obras tinha contrato de trabalho assinado por ambas as partes? Da maneira leviana como foi tratado parece-me que não! 2) Se é part-time, é part-time... Bate nas 4 horas e andamento! Se o patrão quer mais horas, faça o contrato a full-time. Caso o patrão queira rescindir , vc não assine nada se tiver dúvidas. Leve o contrato de trabalho e um recibo de vencimento ao Ministério do Trabalho que é para eles o informarei melhor. Não saber isso é um erro crasso. Eles até redigem um aviso à entidade empregadora se for preciso.
Eu TB infelizmente desde q cheguei só arrumei emprego por agência mas eu estou bem de boa sobre este assunto o que mais me irrita e chegar nas empresas e as pessoas te tratarem com " superioridade" pelo facto que são " efetivas" mas não me importo uma dica e sempre quando forem para uma entrevista perguntarem como é o contrato tipo , período experimental oq eles buscam em um novo colega de trabalho pq isto por mais simples q seja evita muitos problemas
Vivemos e aprendemos, a vida nao é facil em Portugal ou Europa, assim ficas a saber porque incomodamos sempre o amigo ou familiar se pedirmos para viver com eles. Agencias sao assim, é para usar os trabalhadores. E como as pessoas querem cada vez mais regalias, muitas empresas contratao pessoal de agencia.
Devem ter cuidado e vericar tudo sobre a empresa. Não se pode aceitar tudo. Lembrem se sempre que, o trabalho é uma troca, você presta o trabalho, conforme tudo combinado antes e eles pagam a você o que foi estipulado. Não sabia disso e passei pelo pior.
Olá Jefferson, esse tipo de caso infelizmente é normal não só em Portugal , França e mesmo na Suiça, trabalhar para as agências de trabalho temporário tem esses inconvenientes. Eles Consideram ser um trabalho temporário. O mais importante foi que conseguiste encontrar uma nova proposta de emprego.
Trabalhei em restaurante e primeiro finalizei meu contrato fiz meu aviso prévio só depois de já está em casa, comecei a ir atrás de empresa de trabalho temporário e outros infelizmente o que te aconteceu foi a lei do retorno, a parte triste foi que veio muito rápido mas realmente foi isso
Mas quem deixa um trabalho fixo para ir para temporárias quando isso é para tapar buracos? Numa entrevista de trabalho há duas vias onde as partes interessadas tiram dúvidas .
Por isso se chama de empresa de trabalho temporário, é temporário! Quem segue nesses contratos sabem ao que vão, tens o benefício de ser chama em um curto espaço de tempo mas em contrapartida os contratos são temporários. Uma coisa eu te digo, se fores melhor que os que lá estão passas para o quadro laboral da empresa.
Cuidado quando persuadem para trabalhar a termo incerto em fábricas como Delphi ou AutoEuropa: As pessoas são facilmente convencidas a mudar para o turno da noite num contrato a termo incerto com a promessa de ganhar o dobro por ser à noite, mas pouco sabem que tão a fazer trabalho para substituto de operários de contrato efectivo que estão de férias, e vão SEMPRE todos os substitutos para a rua quando eles chegam de férias. Eles percusadem as equipas/secções com menos produtividade, disfarçando essa proposta como se passasse de uma nova oportunidade.
Teu erro for não ler o contrato,te focaste mais no salário porque toda empresa de trabalho temporário pagam o subsídio de férias e de natal tudo junto,por isso dá esses valores altos sem direito a férias
Procura a agencia selmark Lisboa e porto recrutamento para França e são pagadores pelo menos dá para sair do passo muita sorte amigo este mundo está cada vez mais complicado.
NOSSA ESTOU NA EUROPA E SINTO TANTA COISA DE PORTUGAL NO INIZIO PENSEI AS PESSOAS RECLAMA MUITO. MAIS ò MUITA PESSOA RECLAMANDO DOS TRATAMENTOS E NAO è A PRIMEIRA VEZ QUE SINTO TANTA DESONESTIDADE QUE PORTUGAL ESTA FAZENDO COM O POVO
A europa está entupida de imigração, claro que vão começar a usar que vem para aqui se saber "ler nem escrever". E isto não é em portugal é pela europa toda, estes casos acontecem na europa toda, é uma questão de saber é procurar e desinguir o bom do que não é bom, o que 90% dos imigrantes não sabe fazer e se sujeita a qualquer coisa.
As empresas de trabalho temporário servem precisamente para isso. Trabalho temporário. Sei do que falo porque fiz um software de gestão para uma delas há uns anos atrás. Não há trabalhos a tempo indeterminado. É sempre a termo certo e pode ou não ter um período à experiência, dependendo do duração. O trabalhador tem direito a duodécimos de subsídio de férias, natal, férias não pagas e de rescisão de trabalho. Ou seja, 14 meses. Pode receber esses duodécimos ao dia, à semana, ao mês, ou até mesmo no fim do contrato. Se uma empresa faz um contrato de 3 meses com o trabalhador, então tem de cumprir esses 3 meses. Despedir sem justa causa ao fim de um ou dois meses é muito estranho e como em tudo na vida, infelizmente, há muitas empresas que para aliciarem pessoas cometem ilegalidades, como por exemplo dizer que é sem termo (que não podem fazer por definição), ou então dizer que é de X meses e despedir ao fim de um ou dois... Esses casos devem ser denunciados e o trabalhador tem direito a indemnização. Posto isto, desejo-te a melhor das sortes e tiro o chapéu à tua coragem em falares abertamente sobre este teu drama pessoal e familiar, tentando alertar e ajudar terceiros. Força.
Em Portugal os trabalhos são muiito voláteis para imigrantes, toda hora você é despedido, você fica mais tempo desempregado que trabalhando de fato , melhor mesmo é ficar no país natal e tentar se formar em algo relevante que é mais fácil você conseguir um bom emprego e fixo .
Ninguém gostaria de sair da sua terra natal só por sair, deixar seus queridos e sua cultura...para abrir comercio há muitas exigências que um ser de família pobre não consegue alcançar.
@@luchiosaints771 onde vc vive? Portugal? Portugal está cheio de emprego q os donos da terra abandonaram. Agora na minha terra abrir comercio com que dinheiro? Vc acha q abrir um negocio é do nada e não precisa capital inicial? Como vc me diz q eu posso abrir um comercio se vc não me deu dinheiro? Posso te enviar o meu iban?
Boa noite. Trabalho numa empresa de trabalho temporário. Sou gestor e quem esteve mal foi quem não passou a informação de modo correto. Fica o know how. Trabalho temporário pode ter no máximo até 5 contratos ou 2 anos. no máximo. Exemplo: 5 contratos de 1 mês = 5 contratos. O colaborador terá de sair para "limpar" a segurança social e ao fim de 1/3 do tempo trabalhado pode regressar. Suponhamos que os 5 meses equivale a 150 dias. Dividimos 150 por 3 que dá 50 dias. Esse colaborador não pode ter vinculo com a empresa por 50 dias mais ou menos 2 meses.
Todas em empresas de trabalho temporário fazem isso. Eu também e outros que conheço sofreram exatamente situações idênticas. Ou seja é algo bem comum, eles contratam-te e depois nunca dizem que é para suprimir ferias de outros ou coisa do genero. E já sabem que nao vais ficar la muito tempo. As empresas de trabalho temporário estao a ficar com má fama por isso mesmo. Muita gente quando ve que sao essas empresas ja nem às entrevistas vao...
Obrigado por compartilhar sua experiência, também trabalho como oae, mas já estou tendo desgosto de como somos tratados na empresa, já estou a 2 anos como temporário, eles só renovam como temporários
Aqui exploram os portugueses imagina os imigrantes .... E isso existe contratam so para férias é legal e sim podem despedir a qualquer momento. Por isso dizem que os portugueses nao aceitam qualquer coisa nao é nao aceitar trabalho é nao aceitar ser explorado. E cinco meses nao é nada ha quem procure anos ...portugal esta complicado para trabalhar.
Todos os imigrantes deviam revoltar se contra os governantes de angola , as pessoas sao obrigadas a sair do país profurando melhores condições e vem e passa por situações como essas, mas caminho para frente mano
Já vi bons trabalhadores a serem despedidos, e energúmenos com a técnica da graxa e do "Antes parece-lo do que sê-lo" a ficarem anos e anos a ocuparem espaço nas empresas e a aterrorizarem os colegas de trabalho. Logo a sua teoria cai por terra. Medina Ferreira uma vez disse: "Pior que um empregado incompetente é ser-se incompetente e não deixar os outros trabalharem "
Consseguir emprego apôs duas semanas em Portugal até a pouco temo não era sorte mas desespero do pais e da classe empregadora que ficou sem mao de obra derivado a fuga em massa da mesma do país. Boa sorte para o seu futuro mas acima de tudo, tente criar um projecto a fim de poder regressar para Africa pois lá é que reside o futuro.
Sou Português, nascido e criado, mas o que vou dizer não é com o intuito de não vos querer cá. Porque não sou contra isso, sou contra aqueles que vem para cá e em nada contribuem para o país, e só fazem asneiras. Mas infelizmente muitas empresas em Portugal aproveitam-se da situação dos emigrantes para os explorar, e o governo não coloca mão nisso. Entendem agora o porquê dos Portugueses não quererem fazer trabalhos que os imigrantes fazem? Não é pelo trabalho, é pelo dinheiro que não pagam. E os imigrantes vem á procura de uma vida melhor, esse tipo de patrões aproveitam-se. Portugal já nem para os portugueses é bom. Força e boa sorte no futuro.
@@MontzOliver exactamente isso que fui percebendo aos poucos,,,tem trabalhos em Portugal isso é verdade, mas quando você encontra certas empresas, certos patrões malfeitores, aí você entende o pq, principalmente quando nós os imigrantes viemos na luta pelo salário mínimo, aí a pessoa consegue ver q esse salário não te leva a lado nenhum a não ser pagar um lugar para viver, e comer…nos temos q trabalhar sim isso é verdade mas não deixem que certas pessoas vejam os vossos desesperos para querer trabalhar… as Agências de Emprego fazem dinheiro também as nossas custas por isso temos q saber ver esses detalhes, pq como umas dizem mesmo, “trabalhos temporários “, eu passei por uma experiência de má fé, por uma das agências, depois dessa experiência, evito agências de emprego a um todo…
@@IglesiasBarrosode fato, achar um bom emprego também passa por não ficar no desespero.
@@IglesiasBarroso o salário mínimo em Portugal já nem sequer cobre o preço de uma habitação para morar. E se essa realidade já é má para os portugueses, imagina para quem vem á procura de uma vida melhor. Não é porque o governo português diz para os imigrantes vir que a situação está boa cá. Há muitos imigrantes a viver em tendas debaixo da ponte. Isto é uma realidade. Se vocês querem vir, venham, mas não criem muitas expectativas... A probabilidade de saírem desiludidos com Portugal é muito grande. Portugal já foi bom para viver. Agora só se sobrevive.
Corretíssimo, quando dizem "os imigrantes fazem os trabalhos que os portugueses não querem fazer" estão a dar informação incompleta, falta a parte de "pelo salário que estão a oferecer".
também tenho colegas de trabalho que vem do Brasil e fazem o trabalho delas e a entidade patronal exige que cada um de nós trabalhadores façamos cinco ou seis tarefas cada um ao mesmo tempo e estarmos a receber salário de 740€ por mês enquanto que deveríamos receber no mínimo dos mínimos 800€ mas enfim...o que podemos fazer? Se formos ao ACT levamos com despedimento porque há patrões que tem amigos nesses lugares e esses amigos vão dizer quem foi que fez a queixa anónima mesmo que se ligue em privado e tive colegas de trabalho que foram despedidas por terem feito queixa no ACT e ainda levaram com um processo onde tiveram de pagar indemnizações à empresa. Infelizmente sim o nosso governo não tem mão nisso.
Entendo a tua frustração, mas foi erro de iniciante. A questão não é por ser apenas empresa de trabalho temporário, é o tipo de contrato. Meu conselho que dou sempre é: façam questões na entrevista. Quando vos dizem “há alguma pergunta que nos queira fazer?” Façam mesmo… “o projecto é para quanto tempo?” “Qual é a vossa expectativa quanto aos funcionários que estão a contratar?” “Estão a fazer contratação em massa ou precisam apenas uma ou duas pessoas?” Digam que precisam saber destas informações para saberem se o lugar corresponde a vossa expectativa ou não porque estou a procura de estabilidade e sim eles serão sinceros com vocês. Perguntem “Caso for contratado que vantagem terei em ser colaborador desta empresa?”… por fim, no contrato, antes de assinarem, leiam, não aceitem pressões. Leiam as cláusulas e ponham dúvidas. Digam “preciso de algum tempo para ler. Se importe que me sente aqui enquanto leio o contrato com calma?” É teu direito.
Espero que isso ajude alguém.
Eu fui a uma entrevista de trabalho temporário,cuja missão dizia respeito a tres meses (època natalicia)e o certo é que acabei por ficar lá quase 13 anos.
@@joaomatos9194 DAMN
@@joaomatos9194 , e teve alguma evolução na carreira?
Concordo contigo
@@joaomatos9194 pois. Isso acontece. O que não pode acontecer são situações como a mencionada no vídeo, de mandar embora sem mais nem menos. Muitas pessoas nem leem o contrato e nem fazem perguntas. Aliás, muitos nem leem as informações completas que estão na descrição da vaga na net, apenas olham o título e se candidatam. Muitas vezes o trabalho é só para cobrir alguém que esteja de férias e isso vem no contrato mas a pessoa não lê e depois diz que empresa de trabalho temporário não presta. Eu já fui recrutada por empresa de trabalho temporário mas o contrato foi feito directamente com a empresa em que eu ia trabalhar. A empresa de trabalho temporário era só encarregada do recrutamento.
Quanto discernimento, quanta resiliência, humildade e tranquilidade ao expor sua experiência negativa. Não demonstrastes revolta, não destilastes ódio, não disseminastes discórdia. Tens a minha admiração e respeito.
Muito obrigado🙏🏽
Amigo Portugal já foi bom até 2007!eu cheguei aqui em 2000 e em 2006 já consegui comprar minha casa,logicamente que financiada mas consegui dar uma boa entrada...e hoje em dia pago menos da metade do que cobram por um quarto...imigrar hoje em dia para portugal é ser escravo e não conseguir nada...é o que acho.
Sou português e acho que basicamente é isso
@@MrRhix Mesmo...mas as pessoas querem imigrar para Portugal só porque sim!ainda a pouco tempo a administração de nosso condomínio teve de intervir porque estavam a viver 15 num t2,e ai da por cima estavam a nos dar cabo das áreas comuns do prédio!Ou seja,uma fulana arrebdou a casa e meteu beliches pela casa todas para arrendar vagas de cama...isso não é qualidade de vida,é exploração nua e crua,mas as pessoas querem pagar para ver...enfim.
Acredito que se for para trabalhar sem qualificação, serás “escravo” em praticamente qualquer lugar do mundo. Viver de ordenado mínimo não há condições. A menos que tenhas sua própria casa.
A melhor resposta e definição do que Portugal e hoje para imigrantes, mais ninguém quer ouvir , vem para cá e se ferra, estou aqui a 6 anos , e não aguento mais me preparando para ir embora daqui
Por isso vim pra Bélgica!
Uma das coisas boas na cena toda, é que tens uma boa mulher que no momento mais difícil não te deixou mal, o que é raro nas mulheres.
Hahahahah raro nas mulheres...ok
Eu vou te explicar, as empresas de trabalho temporário são contratadas para os empresários não terem problemas com trabalhadores. Essas empresas de trabalho temporário recebem parte do teu salário para te colocar lá a trabalhar e o empresário poder te dispensar quando quiser. Ou seja, as empresas de trabalho temporário são sangue sugas, eles ganham dinheiro sem fazer nada.
A pergunta é, eles podem nos dispensar quando tamos de baixa medica? Fui dispensado do LIDL (Não por empresa temporária)
@@ElHuntikdurante a baixa penso que não, mas qualquer dúvida vai ao ACT e informa te.
@@joanaoliveira5811 eu tento ligar mas ninguém me atende o telemóvel, e pelo que vi no site é necessário marcação, coisa que só é realizado por telemóvel 🤡
@@ElHuntik Foi despedido,ou näo renovação de contrato ?entregou a baixa medica dentro do prazo?
@@carlacabrita3413 Fui despedido mesmo, e entreguei atestado em menos de 24H
Todas as empresas de trabalho temporário na Europa, funcionam assim. Só que há países como Inglaterra que o trabalhador é dispensado de um trabalho porque não há necessidade de o ter. No entanto, no mesmo dia, nem que seja durante a noite, a pessoa recebe outra proposta de trabalho para se apresentar noutro local. Isso aconteceu comigo 3 vezes. Só a terceira vez, como trabalhei 3 meses seguidos sem interrupção, a empresa para onde eu estava a trabalhar fez o contrato permanente. Até hoje estou na mesma empresa. Boa sorte e tenha paciência.
Na verdade em Inglaterra é um pouco pior, tem contratos de zero horas, ou seja você está completamente à mercê da empresa que hoje te pode dar duas horas de trabalho, amanhã 8h e na semana seguinte zero. E você... preso ao contrato.
Eu entendo, é como aquele ditado "visita é como peixe, depois de muito tempo cheira mal" mas também tens de entender a parte da família principalmente se essa família for imigrante também, eles mal conseguiram se firmar e já vem mais alguém para lhe aumentar na despesa, não é fácil tanto pra ti como pra eles. Começar a viver mais tipo Angola tem guerra todos apertados , isso também tira a paz de casa. Por isso quando vai-se a Portugal tenta não fazer isso , eles podem te ajudar por alguns meses mas ficas a pertubar algum plano, quando tiveres tua casa irás entender essas caras feias, mesmo em Angola se tás a ir visitar alguém leva saco de arroz ou alguma coisa , tá difícil.
Traduzindo em português, trocaste o certo pelo incerto.
Contrato de termo incerto, não é ser um mau contracto, tecnicamente é um contracto de efectividade.
Quando deixaste a burguer King, de um dia para o outro, não pensaste onde já trabalhavas em dar tempo ou aviso à entidade empregadora.
A empresa que te contactou e aceitaste, pensou exactamente como tu, aproveitar a oportunidade sem olhar aos meios.
Se a Burger King te colocasse um contracto de 6 meses iniciais, como irias dar o tempo à casa? Írias reacercer a burguer King no que já tinha investido na tua formação, ou irias compensar a mesma pelo tempo restante do contracto, porque tecnicamente abandonaste o trabalho.
É fácil olharmos quando somos injustiçados, mas na ânsia de algo "melhor" não quiseste saber da injustiça que estavas a cometer.
Espero que tudo esteja a correr bem, mas fica a dica. Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti.
É mesmo isso. Contrato de termo incerto não é bem como ele está a dizer, mas sim em termos técnicos um contrato de efectividade. Geralmente, estes contratos têm sempre período de experiência de 1, 2 ou 3 meses e se a empresa desejar despedir depois desse tempo, não podem despedir de um dia para o outro a não ser por justa causa. Por lei, o colaborador tem de dar 30 dias à casa e depois de 2 anos serão 60 dias, a não ser que o colaborador tenha feito algo errado, que aí (por Justa Causa) o contrato pode ser terminado de imediato. Na situação dele, eles simplesmente despediram ele durante esse tempo experimental, ou seja, fizeram algo que não se considera ético mas ainda dentro da legalidade do contrato. Daí é muito importante fazer perguntas para tirar o verdadeiro perfil da empresa e pesquisem o que cada tipo de contrato geralmente oferece
@@MachKaiko Não quis estar a elaborar muito. Apenas a dar uma opinião que nem tanto ao mar nem tanto à terra. Não digo que eticamente a empresa não se aproveitou da situação. Mas essa mesma situação serve para ambos os lados da moeda.
"Se a Burger King te colocasse um contracto de 6 meses iniciais, como irias dar o tempo à casa? Írias reacercer a burguer King no que já tinha investido na tua formação, ou irias compensar a mesma pelo tempo restante do contracto, porque tecnicamente abandonaste o trabalho. " - > É um risco que se corre e na posição do contratado, até 3 meses pode se ir embora sem dizer absolutamente nada! Dos 3 a 6 meses, 1 semana de aviso prévio. Passado isso em função dos anos de casa, ou avisa com 1 mês de antecedência ou 2 meses. O pormenor que refere do "reacercer" tem de estar presente no contrato de trabalho, caso contrário o trabalhador não tem de pagar nada. O contrato serve para discriminar as obrigações de ambas as partes. Só avança se ambas as partes concordarem e assinarem(...)
@@GHOSTKILLERAAA Obrigado, por reforçar o ponto de vista.
Tal como o trabalhador tem os ditos 3meses de não ter que dar litro a ninguém, a entidade durante o período tmb não.
Apenas coloquei a dualidade de critérios na afirmação. Ou testemunho.
O jovem foi avisado com 10 dias de antecedência, e que era injusto e não foi avisado e bla bla bla.
A burguer King ou qualquer outra entidade anterior tmb não.
A oportunidade surgiu, agarrou e andou.
A empresa precisava de alguém pra cobrir férias, apareceu, agarrou e andou.
O que mais se vê é "abandono" ao trabalho, por motivos a, b ou c.
Podiam tê-lo avisado que era pra ferias? Podiam.
Podia ter avisado que restauração não era a praia, e que já andava atrás de algo pra cagar da noite pó dia? podia...
Como disse antes que tudo lhe corra bem, mas choradinho por não serem correctos quando tmb não o são...
@@GHOSTKILLERAAA Há sim esqueci. O período experimental pode ser r só de 1 mes. A partir do momento que assinas contracto está a rolar. E sim abandono ao trabalho sem a dita semana de aviso prévio.
Se os prazos de pré-aviso não forem cumpridos, o trabalhador tem de pagar ao empregador uma indemnização igual à remuneração-base correspondente ao período de aviso prévio em falta. Pode ainda ter de compensar a empresa por danos causados pela falta ou atraso do aviso prévio.
É assim, sou português e tenho 45 anos, só nos 22 aos 24 procurei trabalho nessas empresas, depois desisti, assim que via empresas de RH ou outsorsing fugia disso sempre, nem enviava cv era uma perda de tempo.
Também eu... andei 2 anos a gastar dinheiro e tempo a responder a ofertas de trabalho e nada. Até por Skype tive uma entrevistadora que notava-se que não percebia nada do que questionava e ao mesmo tempo punha batom na boca... Outras empresas gostam de fotocopiar o CC, o que me parece ilegal. Outras diluem os duodécimos no ordenado para parecer que o "ordenado base" seja mais apelativo... Só maroscas. Quando no contrato vem escrito período experimental de um mês, é não confiar muito na estabilidade do trabalho... Quem escreve isso tem intenções de substituir alguém em licença de parto (ou outro motivo) e passado 1 mês, andamento. Quem quer mesmo experimentar um profissional, no mínimo faz períodos experimentais de 3 a 6 meses. Lembro-me de uma entrevista que o entrevistador atrasou-se 1 hora... Logo no inicio pedi-lhe para ir à casa de banho e fui-me embora. Certo que o interesse era meu, mas fiquei logo mal impressionado e pus-me a milhas. Houve ainda outra que me disse que "a soma do todo é maior que a soma das partes" e respondi-lhe "isso é matematicamente impossível"... São conversas da treta de RH's. Tive também numa entrevista que me fizeram um teste e fui o melhor. Referi que o valor que propunham era baixo e fizeram-me um outro teste que deveria ser para cientistas da NASA(...) O mais chato é uma pessoa gastar tempo e dinheiro e essas alimárias dos RH's nem se dão ao trabalho de dizer que sim ou que não. Dizem que tem muito trabalho... Andar a explorar o trabalho dos outros deve cá dar uma trabalheira(...)
ótimo vídeo.
Infelizmente há muitas empresas a ser aproveitar do excesso de mão de obra, e fazem essas desumanidades
Por isso estão apertando o certo, e também já está havendo um movimento de desinteresse por Portugal
Irmão esse tipo de contrato é erro ! Mas aqui é assim , aprende-se com os erros e torna-te mais forte 💪
Jefferson, infelizmente com isso aprende - se a abrir os olhos.. mas como português, desejo-te muita sorte e CORAGEM!! Tudo vai correr bem daqui pra frente com vocês, faz parte da vida, muitas vezes temos que aprender, com os erros e não deixar se enganar tão facilmente abraço para si e sua esposa Isabel
CORAGEM!!
Obrigado 🙏
Muito obrigada pelo seu vídeo. Você se expressa muito bem, com seriedade, serenidade e humildade, sobretudo para falar de um assunto tão delicado, mas extremamente necessário. Que Deus abençoe, proteja e ilumine o caminho de vocês. 🙌🙏
Muito obrigado pelo seu comentário 🙏🏽
Toda a sorte do mundo para ti e para a Isabel. Que sejam acolhidos e cuidados conforme merecem. Beijinhos.
É muita irresponsabilidade destas empresas! Chega a beirar a má fé !
Acho que é ma fé mesmo eles contratam te 3 meses e chutam te tipo es ninguem
@@Alcoolclub , quando não é um mês... Penso que atualmente já fazem isso à semana!
Informação bem útil, obrigado que Deus, continue a abençoar o vosso caminho.🙏🙏🙏
As empresas de trabalho temporário são sanguessugas.
Um trabalhador não ganha nem metade daquilo que essas empresas cobram á entidade onde os vão colocar e além disso, pode ser despedido a qualquer momento, sem quaisquer encargos. Quem trabalha nessas empresas será sempre descartável, nunca terá uma colocação fixa.
Sim, e muito triste
Mas quem trabalha por empresas recebe mais! Eu sou efetiva, recebo menos que os contratados....
@@CatIsabel mas somos mandados embora com 3 meses e tu nao
@@CatIsabel Recebe mais porque pagam,o correspondente aos subsidios de ferias e natal.
@@carlacabrita3413 recebe mais porque o base é diferente. Trabalho numa empresa em que quem entra novo, entra pelas empresas de TT e tem um base maior. Subsídios de férias, quem trabalha a contrato tem sempre direito 😁😁😚😚
Não desista irmão, DEUS é contigo, creia.
Obrigado🙏
Que tudo corra bem 🙏🏽🙌🏽. As coisas infelizmente não estão fácil em parte alguma mas com força e determinação tudo se consegue.
Os trabalhos relacionados com o turismo são na sua maioria temporários...só contratam quando precisam...
Infelizmente isso é uma realidade de já á muitos anos. Por isso é que existe paises onde não há empresas de trabalho temporário.
verdade, as empresas de trabalho temporário só vieram trazer mais precariedade no trabalho.
Sou português e sim isso acontece porém nos cá já conhecemos esse tipo de práticas, como tal deve ser perguntado qual é o motivo de estarem a precisar, duração do projeto, pois muitas vezes contratam apenas porque tem algum projeto maior ou atrasado e precisam de mão de obra, porém não é sempre mau essas empresas de trabalho temporário, existem muitas empresas que antes de ser efetivo para não dizer quase todas as grandes empresaste fazem contratos desse gênero, conheço quem tenha trabalho 2 anos pelos trabalhos temporários e depois passou a efetivo na empresa mesmo é uma prática também normal, ou então alguém interno gosta do teu trabalho e faz-te contrato pela empresa. Por isso não se deve evitar os trabalhos temporários mas sim perguntar para o que é, duração do projeto porque as vezes pode ser 2 semanas e estas a sair de um sitio estável para ir ao incerto e ter so 2 semanas de trabalho.
Mano e normal como e que tu deixas um burguer king que é contrato normal,bom,pa uma empresa de trabalho temporário isso nao tem nada haver com portugal
Para ficar na casa de alguém, é no máximo 2/3 meses.
Depois disso fica chato para ambas as partes.
É completamente normal.
Ainda bem que tudo correu bem no final, e é como tu disseste, perguntem e obtenham garantias do trabalho.
As empresas de contrato temporário só devem ser usadas por quem está no desemprego e sem direito a apoios enquanto encontra algo mais estável, o Burger King por incrível que pareça é melhor que todas as empresas de contrato temporário existentes no mundo.
Aprendeste a lição muito bem
Obrigado por partilhares suas experiências para irmos prevenidos. Muita saúde e tudo de bom irmão. Aquele abraço e gratidão a partir de Angola 🇦🇴
Muito obrigado 🙏
Like merecido, graças a Deus que vc encontrou emprego, e tudo se normalizou 🙏🙏
Amigão, partilho tudo que você disse, estou aqui em Portugal a 10 meses, e passei por experiencia semelhante com uma agencia de emprego aqui em Portugal, depois disso nunca mais entro em agencias de emprego, é de preferência me inscrever em ser Autónomo com UBER ou Glovo do que ter de depender, dessas agencias, hoje trabalho de modo freelancer de forma remota e autónoma, sem ter de passar por essas situações, as agencias de emprego aqui têm as mesmas politicas...
Como é trabalhar de modo freelancer em Portugal?
@@IvanKeta dependo muito dos tipos de trabalhos que procuras, desde que tenhas um computador em posse, existem algumas plataformas que te possibilita a essas hipóteses…eu uso à Upwork…e nessa plataforma existem muitos e muitos trabalhos dos mais variados…
E como vc conseguiu esse trabalho?
@@PriscyllaConectaAV nao tem muito segredo, eu trabalho pela Plataforma Upwork… que é uma plataforma Especializado para Freelancers… e la tem muitas e várias opções, só precisas ter um computador e boa conexão à internet…e trabalhas sempre em casa, a UPwork é uma plataforma muito bem conhecida…e tem dos mais variados tipos de trabalho… trabalhos que vão de tradução de documentos até programação, simplesmente precisas ter um computador, tendo isso consegues encontrar dos mais variados tipos de trabalho…os trabalhos aparecem de várias pessoas e empresas do mundo…eu prefiro esses trabalhos remotos e autónomos simplesmente para evitar passar e depender de “malfeitores” que estão por aí, e também ter a liberdade de puder viver num outro lugar mais acessível de Portugal…enquanto trabalho…
Olá amigo! Adorei as suas dicas, falou sobre o quão é importante ter reserva de emergência. E também o quão importante é nós olharmos os tipos de contratos e questionamentos que devemos fazer durante a entrevista. Eu estou cá há 4 anos, minha situação sempre foi tranquila porque vim com visto de trabalho desde o Brasil ( sou developer) e com contrato efectivo, mas também tive todos estes cuidados que você falou no vídeo. Mais vale prevenirmos 😅 Desejo boa sorte para você e sua família e obrigada pelo vídeo.
No seu caso,que é um trabalho qualificado,é mais estável,pois não vão arranjar com facilidade,quem substitua,
Agora trabalhos não qualificados,há montes de gente pronta a substituir.
Boa sorte:
Olá, Priscila!
Também sou Dev ( Frontend) e ainda estou na procura da primeira oportunidade aqui em Portugal.
Eu como português só tenho a dizer que mais vale continuar pobre no país de origem do que emigrar para outro país e ser explorado
Vc acha q se nós africanos tivéssemos emprego imigrariamos pra ser explorados? Problema não é ser pobre, problema é estar desempregado
@@MiraMira-ol2sx empregos há muitos, mas são mal pagos e quase ninguém quer fazer
Empregos há muitos, mas são mal pagos ou então quase ninguém quer fazer
@@JJ_69esse seu ultimo comentário é sobre Portugal?
Claro que não, ou vais dizer que nos países africanos ninguém trabalha? Há muito emprego por aí, mas em Portugal qualquer um pode receber ajudas do estado e documentos e é isso que atrai os imigrantes, o governo ajuda mesmo que vocês demorem a encontrar um emprego
Jefferson vi parte do teu vídeo, então no período de experiência que geralmente é entre 1 e 3 meses ambas as partes podem rescindir, não há limites, passado mais do que isso os contratos a termo incerto são ilegais excepto em situações muito específicas. Já me aconteceu isso e meti advogado e acabei por ser reintegrado. Espero ter ajudado.
Força nisso rapaz ❤
Mano, Você tem cara de milionário, só não desista de trabalhar com inteligência, faça trabalhos com computadores, a tua mulher vai te ajudar e te tornarás milionário….
Amém 🙏
@@vannisonboby8177 Obrigado pelas suas palavras de benção.
Amém 🙏🏽
Um abraço 🫂
@@Jefferson-Paiva Nada mano
Achei que fosse por conta da minha idade. Tbm aconteceu comigo três vezes em três empresas, não. Não era pq era fraca, trabalhei, suei, me esforcei, corri... Mais ainda assim me colocaram para fora. Fiquei sem entender, achando que tinha algo de errado comigo, mais não. Procurei juro que procurei por algum erro, mais não encontrei. Agora analisando bem, não é nossa culpa, sorte pra quem fica, eles chamam, assinam contrato, daí vc acha que agora vai, e derrepente é posto pra fora. Então aviso aos recém chegados não gastem até ser efetivados. Se não derrepente vc pode não ter como arcar com seus custos de vida por aqui.
Quando você estiver a procurar um trabalho, procure algo em que tenha competências ou em algo que deseja trabalhar, onde faça o trabalho com algum gosto, e que seja algo fácil para si. Boa sorte.
Muita maturidade.
Parabéns.
Obrigado 🙏
Eles fazem isso de propósito ou seja se eles forem honestos a dizer que são pra cobrir férias, ninguém aceita
Boa sorte, que tudo corra bem
Eu também tive esta experiência com estas empresas temporarios..lixo de verdade
Tudo legal. Apenas foste enganado pela empresa de trabalho temporário, porque a empresa que contrata a ETT dá indicação que é para suprir férias de outros trabalhadores e estes omitiram-te isso.
Infelizmente é para isso que caminhamos: o desrespeito pelo trabalhador. A vida humana já não vale nada. As empresas querem apenas uma coisa: lucro.
Que bom que vocês já estão bem.
Deus é bom ,nunca desistam e pensem em voltar ,aqui não há nada a fazer ,
Eu trabalho em hotelaria mais especificamente na parte da restauração, excepto quando faço noites quando o rececionista noturno está de folga ou de férias, digo que me sinto mais confortável a trabalhar seja na limpeza dos quartos e na cozinha do Hotel "fazer limpeza dos pratos e laminar fruta" do que servir à mesa, no bar e até realizar limpeza nas salas onde jantam grupos específicos "empresas que levam turistas".
O Turismo só existe quando há Sol e Praia, tendo o seu pico máximo nos meses de Julho e Agosto ( precisamente porque coincide com as férias Escolares em toda a Europa). Ou seja, são apenas 5 a 6 meses no máximo. O que significa que é também um Trabalho TEMPORÁRIO. Essa é a realidade. Infelizmente.
@@vieiradosreismariadelurdes9105 eu trabalho tempo inteiro, o Hotel onde trabalho fica em Penafiel numa das zonas mais turísticas do concelho.
Ja vi videos teus anteriores voce nao ta contente com nada mano é simples nao ta contente baza imigraçao nao è facil
Verdade
Falaste tudo.
Quem vai está feliz nessa insegurança 😢😢😢
@@cassiadasilva1434 você entendeu que no fim de certo tudo é uma questão de tempo
Importante mesmo é o imigrante ter alguma profissão e nessa ser bom no que faz... Chegar aqui sem nada saber (domínio na área). É dormir na chuva..
Eu trabalho pela Kelly atualmente GI Group, trabalho na Funfrap em aveiro Portugal, o contrato temporário e de 2 anos é uma empresa que paga bem , porém o trabalho é pesado mais para quem chegou é conseguiu trabalho imediato estou satisfeito,estou ha 9meses na empresa etc....
Trabalhei na funfrap e não aguentei,aí Zé trabalha demais
@@ivoromeiro2302 Sim realmente, mais em questão de contrato é pagamento eles pagam muito bem , melhor que outras Empresas etc... Eu tô dboa no trabalho, Eu quando vim para cá já sabia que não seria fácil, mas seria suportável...
A Kelly é uma merda como as outras. A mim fizeram-me a mesma coisa que fizeram ao rapaz. Contrataram durante 3 meses para suprimir ferias de outros com certeza porque foi na altura do verão. E a seguir do nada rescindiram contrato comigo, no final de Agosto.
😢 trabalho aqui em Portugal esta cada vez mais difícil
Sim é verdade!
Estranhamente ontem mesmo assisti o noticiário da RTP onde mostraram várias obras em que os empreiteiros se queixavam da grosseira falta de mão-de-obra!
O problema dessa falta de emprego não teria haver com os sectores?
Força, determinação e Fé
Foi um conteúdo exclarecedor.
Obrigado
Amém muita força
Amigo ninguém dá nada a ninguém…..
Estórias da carochinha vais encontrar muitas ao longo da vida…..continua na luta
nunca largues um emprego fixo por outro sem contrato de pelo menos 6 meses
Há muito emprego na agricultura e na pesca! O problema é que ninguem quer dobrar a espinha, nacionais e imigrantes!
Há, assim como no McDonald's e outros sítios. A diferença é que em portugal ganhas menos de metade do que ganhas na frança pelo mesmo trabalho. Quem vai trabalhar para esses trabalhos não trabalha em portugal porque não são pagos decentemente.
Isso acontece muito no Brasil também, muitas empresas (principalmente de setores de trabalho braçal, tipo construção civil, fábricas fundo de quintal, etc) se aproveitam de imigrantes em situação de vulnerabilidade pra pagar salários relativamente baixos e sem cumprir com as obrigações legais previstas na CLT
Apanhou para aprender e obrigado por esclarecer para nao apanharmos tambem 🤓👍💯
muda o título do vídeo para : evite este tipo de contrato.
Além de ser mais chamativo, você ainda faz um serviço público.
Eu tive o azar de trabalhar um mês nas obras e ser despedido sem nunca ver a cor do dinheiro, depois num restaurante onde era para ser partime mas eu trabalhava bem umas 12 horas por dia e
no fim do mês 350 euros de salário. Ir a act denunciar nao adianta de nada. Tem que ter muito cuidado com esses vagabundos
1) Nas obras tinha contrato de trabalho assinado por ambas as partes? Da maneira leviana como foi tratado parece-me que não! 2) Se é part-time, é part-time... Bate nas 4 horas e andamento! Se o patrão quer mais horas, faça o contrato a full-time. Caso o patrão queira rescindir , vc não assine nada se tiver dúvidas. Leve o contrato de trabalho e um recibo de vencimento ao Ministério do Trabalho que é para eles o informarei melhor. Não saber isso é um erro crasso. Eles até redigem um aviso à entidade empregadora se for preciso.
Eu TB infelizmente desde q cheguei só arrumei emprego por agência mas eu estou bem de boa sobre este assunto o que mais me irrita e chegar nas empresas e as pessoas te tratarem com " superioridade" pelo facto que são " efetivas" mas não me importo uma dica e sempre quando forem para uma entrevista perguntarem como é o contrato tipo , período experimental oq eles buscam em um novo colega de trabalho pq isto por mais simples q seja evita muitos problemas
Boa sorte 🎊
Vivemos e aprendemos, a vida nao é facil em Portugal ou Europa, assim ficas a saber porque incomodamos sempre o amigo ou familiar se pedirmos para viver com eles. Agencias sao assim, é para usar os trabalhadores. E como as pessoas querem cada vez mais regalias, muitas empresas contratao pessoal de agencia.
Salve guerreiro, também passei por isso.
Devem ter cuidado e vericar tudo sobre a empresa. Não se pode aceitar tudo. Lembrem se sempre que, o trabalho é uma troca, você presta o trabalho, conforme tudo combinado antes e eles pagam a você o que foi estipulado. Não sabia disso e passei pelo pior.
boa guerreiro, que bom que deu tudo certo no final
Olá Jefferson, esse tipo de caso infelizmente é normal não só em Portugal , França e mesmo na Suiça, trabalhar para as agências de trabalho temporário tem esses inconvenientes.
Eles Consideram ser um trabalho temporário.
O mais importante foi que conseguiste encontrar uma nova proposta de emprego.
Trabalhei em restaurante e primeiro finalizei meu contrato fiz meu aviso prévio só depois de já está em casa, comecei a ir atrás de empresa de trabalho temporário e outros infelizmente o que te aconteceu foi a lei do retorno, a parte triste foi que veio muito rápido mas realmente foi isso
Hoje em dia já não é para ficar muito tempo em casa dos outros mesmo aqui em Moçambique.
Mas quem deixa um trabalho fixo para ir para temporárias quando isso é para tapar buracos? Numa entrevista de trabalho há duas vias onde as partes interessadas tiram dúvidas .
Só deixar claro, que em portugal pode se despedir pessoas com qualquer tipo de contrato😊
Ótimo vídeo
Excelente qualidade
Podias referir qual máquina usas irmão?
Desculpa o incómodo.
Obrigado meu amigo!
Uso um iPhone 15 Pro Max
Por isso se chama de empresa de trabalho temporário, é temporário! Quem segue nesses contratos sabem ao que vão, tens o benefício de ser chama em um curto espaço de tempo mas em contrapartida os contratos são temporários. Uma coisa eu te digo, se fores melhor que os que lá estão passas para o quadro laboral da empresa.
Mas… o trabalho era temporário. É isso mesmo!
Cuidado quando persuadem para trabalhar a termo incerto em fábricas como Delphi ou AutoEuropa: As pessoas são facilmente convencidas a mudar para o turno da noite num contrato a termo incerto com a promessa de ganhar o dobro por ser à noite, mas pouco sabem que tão a fazer trabalho para substituto de operários de contrato efectivo que estão de férias, e vão SEMPRE todos os substitutos para a rua quando eles chegam de férias. Eles percusadem as equipas/secções com menos produtividade, disfarçando essa proposta como se passasse de uma nova oportunidade.
Graças a Deus! Muita sorte pá vcs !
Nem no maior desespero, utilizar os serviços de empresas de trabalho temporário... Chulos!
Muito cuidado com mercados e restaurantes. Nao existe mais de 2h de almoço
Na randastad VC sabe o tempo que vai trabalhar,do início ao fim!Eu trabalhei com eles e nunca me decepcionei,pois já sabia do tempo certo.
Teu erro for não ler o contrato,te focaste mais no salário porque toda empresa de trabalho temporário pagam o subsídio de férias e de natal tudo junto,por isso dá esses valores altos sem direito a férias
Procura a agencia selmark Lisboa e porto recrutamento para França e são pagadores pelo menos dá para sair do passo muita sorte amigo este mundo está cada vez mais complicado.
Obrigado 🙏
NOSSA ESTOU NA EUROPA E SINTO TANTA COISA DE PORTUGAL
NO INIZIO PENSEI AS PESSOAS RECLAMA MUITO. MAIS ò MUITA PESSOA RECLAMANDO
DOS TRATAMENTOS E NAO è A PRIMEIRA VEZ QUE SINTO TANTA DESONESTIDADE
QUE PORTUGAL ESTA FAZENDO COM O POVO
Só Portugal? E outros? Como è, sabe?
A europa está entupida de imigração, claro que vão começar a usar que vem para aqui se saber "ler nem escrever". E isto não é em portugal é pela europa toda, estes casos acontecem na europa toda, é uma questão de saber é procurar e desinguir o bom do que não é bom, o que 90% dos imigrantes não sabe fazer e se sujeita a qualquer coisa.
As empresas de trabalho temporário servem precisamente para isso. Trabalho temporário. Sei do que falo porque fiz um software de gestão para uma delas há uns anos atrás. Não há trabalhos a tempo indeterminado. É sempre a termo certo e pode ou não ter um período à experiência, dependendo do duração. O trabalhador tem direito a duodécimos de subsídio de férias, natal, férias não pagas e de rescisão de trabalho. Ou seja, 14 meses. Pode receber esses duodécimos ao dia, à semana, ao mês, ou até mesmo no fim do contrato. Se uma empresa faz um contrato de 3 meses com o trabalhador, então tem de cumprir esses 3 meses. Despedir sem justa causa ao fim de um ou dois meses é muito estranho e como em tudo na vida, infelizmente, há muitas empresas que para aliciarem pessoas cometem ilegalidades, como por exemplo dizer que é sem termo (que não podem fazer por definição), ou então dizer que é de X meses e despedir ao fim de um ou dois... Esses casos devem ser denunciados e o trabalhador tem direito a indemnização.
Posto isto, desejo-te a melhor das sortes e tiro o chapéu à tua coragem em falares abertamente sobre este teu drama pessoal e familiar, tentando alertar e ajudar terceiros. Força.
Em Portugal os trabalhos são muiito voláteis para imigrantes, toda hora você é despedido, você fica mais tempo desempregado que trabalhando de fato , melhor mesmo é ficar no país natal e tentar se formar em algo relevante que é mais fácil você conseguir um bom emprego e fixo .
Em Angola há milhares de jovens licenciados e não há emprego pra ninguém..Não existe emprego kkk nem difícil nem fácil
@@MiraMira-ol2sx Você pode buscar ou abrir um comércio aí , aqui onde vivo também não tem indústrias e é quase tudo comércio artesanal, etc .
Não há empregos aqui, vocês não entendem...só corrupção e ladroagem mais não digo.
Ninguém gostaria de sair da sua terra natal só por sair, deixar seus queridos e sua cultura...para abrir comercio há muitas exigências que um ser de família pobre não consegue alcançar.
@@luchiosaints771 onde vc vive? Portugal? Portugal está cheio de emprego q os donos da terra abandonaram. Agora na minha terra abrir comercio com que dinheiro? Vc acha q abrir um negocio é do nada e não precisa capital inicial? Como vc me diz q eu posso abrir um comercio se vc não me deu dinheiro? Posso te enviar o meu iban?
O governo Português devia de fiscalizar com urgência todas as Empresas de Trabalho Temporário. A maioria são uns vigaristas. Desejo que tenha sorte.
Obrigado🙏
Boa noite. Trabalho numa empresa de trabalho temporário. Sou gestor e quem esteve mal foi quem não passou a informação de modo correto. Fica o know how.
Trabalho temporário pode ter no máximo até 5 contratos ou 2 anos. no máximo.
Exemplo: 5 contratos de 1 mês = 5 contratos. O colaborador terá de sair para "limpar" a segurança social e ao fim de 1/3 do tempo trabalhado pode regressar. Suponhamos que os 5 meses equivale a 150 dias. Dividimos 150 por 3 que dá 50 dias. Esse colaborador não pode ter vinculo com a empresa por 50 dias mais ou menos 2 meses.
Todas em empresas de trabalho temporário fazem isso. Eu também e outros que conheço sofreram exatamente situações idênticas. Ou seja é algo bem comum, eles contratam-te e depois nunca dizem que é para suprimir ferias de outros ou coisa do genero. E já sabem que nao vais ficar la muito tempo. As empresas de trabalho temporário estao a ficar com má fama por isso mesmo. Muita gente quando ve que sao essas empresas ja nem às entrevistas vao...
De quanto era a reserva de emergência?
Obrigado por compartilhar sua experiência, também trabalho como oae, mas já estou tendo desgosto de como somos tratados na empresa, já estou a 2 anos como temporário, eles só renovam como temporários
Pois é impressas de trabalho temporário devia de acabar em Portugal nem é bom para os portugueses
Isso foi em que fábrica, se não te importares que pergunte
Nossa nunca fiquei 5 meses sem trabalhar no Brasil máximo 3 meses e ainda recebendo seguro agora eu tenho uma mecânica e carros agregados
A realidade de muitos portugueses
Aqui exploram os portugueses imagina os imigrantes .... E isso existe contratam so para férias é legal e sim podem despedir a qualquer momento. Por isso dizem que os portugueses nao aceitam qualquer coisa nao é nao aceitar trabalho é nao aceitar ser explorado. E cinco meses nao é nada ha quem procure anos ...portugal esta complicado para trabalhar.
Todos os imigrantes deviam revoltar se contra os governantes de angola , as pessoas sao obrigadas a sair do país profurando melhores condições e vem e passa por situações como essas, mas caminho para frente mano
Pois devíamos fazer uma revolução, só assim.
Portugal não tem oportunidades para os seus jovens e muito menos para imigrantes. Estudem inglês e tentem algo noutro país. Aqui é uma miséria!
O nome "trabalho temporario" não te diz nada?
Essas empresas de trabalho temporário sempre foram assim....
Se fosse bom trabalhador não eras despedido
Posso garantir que não é😅
Já vi bons trabalhadores a serem despedidos, e energúmenos com a técnica da graxa e do "Antes parece-lo do que sê-lo" a ficarem anos e anos a ocuparem espaço nas empresas e a aterrorizarem os colegas de trabalho. Logo a sua teoria cai por terra. Medina Ferreira uma vez disse: "Pior que um empregado incompetente é ser-se incompetente e não deixar os outros trabalharem "
Achas😂😂😂😂!
Consseguir emprego apôs duas semanas em Portugal até a pouco temo não era sorte mas desespero do pais e da classe empregadora que ficou sem mao de obra derivado a fuga em massa da mesma do país. Boa sorte para o seu futuro mas acima de tudo, tente criar um projecto a fim de poder regressar para Africa pois lá é que reside o futuro.