Travessia Rio Branquinho (Parelheiros) - Itanhaém
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Iniciamos a travessia no bairro Barragem em Parelheiros por volta das 02h da madrugada de Sábado, próximo aos trilhos. Alcançamos o Tunel 24 por volta das 04h e decidimos dormir um pouco em baixo da ponte - alguns em modo Bivak, outros armaram barraca. O barulho dos trens sobre a ponte era bastante alto (eu particularmente não consegui dormir nada, outros tiveram sorte melhor).
Por volta de 08h todos já haviam levantado e tomado café. Conhecemos um pouco das corredeiras locais e seguimos em frente pelos trilhos até a entrada na mata.
A partir daí a trilha seguiu por algumas "pirambeiras" íngrimes e outras nem tanto. A trilha estava relativamente bem marcada e nos presenteou com as belezas únicas da mata atlântica. Fizemos algumas paradas estratégicas para descansar e reabastecer a água (eu usei clorin) e outra para aproveitar os lindos poços de água verde, nadar e curtir o rio.
Seguindo em frente decidimos ir até o encontro do rio Branquinho com o rio Capivari e acampar logo após atravessar o rio, numa área relativamente grande para camping. Foi uma decisão acertada pois havia previsão de chuva e o nível do rio poderia subir muito e impossibiltar a travessia. Dito e feito: durante a madrugada choveu bastante.
A noite no camping foi agradável. Pudemos comer sem chuva e com calma e na hora de dormir (finalmente), curtir os sons da natureza e da chuva na barraca.
No dia seguinte após o café e com tudo arrumado seguimos rumo à Cachoeira das Três Quedas no Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Curucutu em Itanhaém. No caminho passamos pela residência isolada de seu "Henrique", o índio muito simpático e também conhecido como Vea Tupã. Alguns do grupo lhe deram presentes e recebemos um belo palmito cortado ali na hora por ele mesmo. Em seguida passamos pela aldeia do Rio Branco.
Por fim, chegamos na linda Cachoeira das Três Quedas, onde nos banhamos e nos divertimos muito e também aproveitamos para cozinhar o delicioso palmito que ganhamos. A Van veio nos resgatar próximo à entrada do Parque.
A Trilha
Considero a dificuldade da trilha de média para díficil. Necessário conhecimento de caminhada em "pirambeiras" e experiência em travessias pela água do rio - que são uma constante. Prepare-se para ficar com o pé molhado. Também é necessário bom condicionamento físico para conquistar os 31Km, que podem ser bem mais dependendo de onde você começar e terminar a trilha. Para os amantes do Ferro-Trekking, da mata atlântica e das cachoeiras, a trilha é uma prato cheio ;-)
Uau, que aventura da hora! Parabéns para o grupo pela conquista. Adorei o ferrotreking, a noitada debaixo da ponte, as paisagens e o encontro com o índio!
Obrigado Michel! 😄
Sensacional top o vídeo meu avô trabalhou na sorocaba, e trabalhou na casinha do 1:15 na estação evangelista de souza tocando um gerador, ele trabalhava na usina do capivari, eu frequento ese lugar desde os meu 7 anos
Uau, que legal encontrar alguém que têm hostórico da família nos locais do vídeo. Fico sempre feliz quando os vídeos contribuem para boas memórias e referências úteis. Valeu!
Primeiramente parabéns aos produtores do vídeo. Segundo. Conheci no final de semana 15/Janeiro/2023 os Dingos ... Entrei sem saber onde estava entrando por um amigo que também não conhecia ... Saímos como uma sensação de querer mais ... Que grupo humilde, paciente é com uma união e colaboração incrível ... Reconheci no video três pessoas: Sandro um líder natural e o Giga um cara um coração e um espírito de ajudar seu outros menos preparados de uma forma que poucas vezes eu vi ... Fizemos atravessia do Rio Guacá, passando pelo Panelao até o Elefante ... Foi uma aventura que jamais esquecerei ... Obrigado Dingos !!!
Grande Ricardo, que bom que entrou no grupo. Os Dingos é um grupo único e o Sandro dispensa comentários, ele é o cara! Obrigado peos elogios ao vídeo. ☺
Muito bom, um dia vou fazer.
Recomendo, é uma travessia incrível. Procure ir com um grupo experiênte.
Excelente vídeo 👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigado 🤩
Muito legal o vídeo. Conheço esses lugares. Travessia maravilhosa, com uma natureza exuberante.
Obrigado Fátima, é um privilégio poder vivenciar lugares assim!
Olá boa noite 🌃
Turma de malucos audazes.
Parabéns 💐👏
VAI 1 LIKE 👍
Olá Mapper!! Obrigado pelo comentário. De médico e louco, todo mundo tem um pouco, ehehehe
Fiz essa trilha em 2023 e o seu Henrique o indígena idoso que aparece já estava bem doente vindo a falecer pouco depois
😢 Fiquei muito tristre quando soube da notícia, ele era muito simpático. Pelo menos temos essa boa recordação dele aqui no Yiutube.
Loco essa travessia, ainda quero fazer
Valeu! Recomendo, vale muito a pena.
Muito çegal
Valeu! 😃
Top 👏👏👏 quando vc fizer essa travessia outra vez, avise que eu vou. Parabéns pelas filmagens Digão!!!
Opa pode deixar. Valeu!
Bem legal 👏🏼👏🏼 Quando forem para o agulhas negras de novo avisem
Travessia Parelheiros a Itanhaem video completo - ua-cam.com/video/p7oRu6NOOdA/v-deo.html
Muito interessante, tem propósito além da aventura. E companherismo ?
Há também algum direcionamento pra sobrevivêncialusmo ?
Obrigado Eduardo. Neste caso foi apenas o desafio de completar a trilha com sucesso e curtir a nossa linda mata atlântica. No canal você encontra 3 vídeos de sobrevivência, vale a pena conferir. 😉
Já acampei no tunel 24 também mas não embaixo da ponte, mas lá mais pra dentro, onde tem a boca da cachoeira. Já acampei duas vezes na segunda ponte também, além de várias trilhas lá na cachoeira das virgens, poço das antas e cachoeira da Usina. A primeira vez em 2005 e a última vez em 2018. Sempre com meus irmãos e amigos. Meu sonho é fazer essa travessia aí, mas nunca conheci ninguém ou grupo para eu poder ir. Vocês são agência de turismo?
Oi Paulo, blz? Não somos agência, só um grupo de amigos que gosta de trilhar. Faz tempo que não vejo ninguém combinar essa travessia. Se eu souber de algo, te aviso.
Vou descer lá em março , o índio Henrique não está morando mais lá
Opa, boa trilha! Poxa, que pena que ele não está mais lá 😔
Caracaaaaaa que bacana! Vcs são uma agencia de passeios?
Somos um grupo de amigos que adora explorar novas trilhas e montanhas.