8º Congresso | #6 História e Memória do PC do Brasil - CDM

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 жов 2024
  • grabois.org.br...
    O documentário dirigido pela Comissão Nacional de Agitação e Propaganda trata do 8º Congresso do PCdoB, realizado em fevereiro de 1992. Tem como esteio as intervenções especiais dos membros do Comitê Central. Como o informe político de João Amazonas que foram feitas as avaliações sobre o fim da URSS e o papel de Stálin à frente da construção do socialismo após a morte de Lenin.
    Ainda no informe político, Amazonas desenvolve o mecanismo que o capitalismo está em declínio e, mesmo assim, o imperialismo em ofensiva. Sobre o Brasil, o presidente do PCdoB descreve a situação dramática que se encontra o país e aponta a traição nacional de Collor de Melo. Defende enfaticamente o afastamento do presidente da República: “Ou o Brasil ou Collor, é o dilema que se apresenta!”
    “Objetivamente o que o Brasil precisa é passar ao socialismo”, diz João Amazonas
    Outras intervenções e entrevistas também estão na edição do documentário, entre elas Luís Fernandes, Julieta Palmeira, Agnelo Queiroz, Clara Araújo, Namy Chequer, Aldo Rebelo, Rogério Lustosa, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), Edson Silva, Juliano Siqueira, Joel de França, Roque da Cruz, J. Raimundo (Cabecinha), Ana Martins, Luiza Canuto, Velho Doza, Lia Klein, Francisco Milani e o filósofo Roland Corbisier.
    Renato Rabelo propôs uma Conferência Nacional para elaboração de um novo Programa para o Partido. Que o processo passe por uma ampla discussão em todo o Partido.
    Das delegações internacionais os Partidos Comunistas do Dahomé, Canadá, Cuba, Japão, Chile Portugal, Argentina, Trinidad y Tobago, Partido do Trabalho da Bélgica, da UDP de Portugal, Partido do Trabalho da República Popular da Coréia, a Organização Marxista-Leninista dos Estados Unidos, Partido Popular Socialista do México, PC-ML do Equador, PC-ML da Espanha, entre outros
    O presidente do Senado Mauro Benevides (PMDB); o senador Eduardo Suplicy (PT); o senador Mansueto de Lavor (PMDB), o senador Teotônio Vilela Filho, entre outros.
    João Amazonas, que fazia 80 anos, recebeu uma homenagem e recolocou seu compromisso de até o último momento da vida permanecer no Partido para ajudar na implantação do socialismo.
    O ato final ocorreu no Grand Circular onde o Embaixador do Iraque no Brasil e o representante do Organização para a Libertação da Palestina (OLP) tiveram oportunidade de falar sobre a situação internacional. Eduardo Pires, do Partido Comunista (Reconstruído) de Portugal, representando as delegações estrangeiras fez uma intervenção abordando a importância daquele congresso. E foi apresentado ao plenário o novo Comitê Central eleito.
    A festa continuou com as flautistas Odete Ernst Dias e Beth Ernst Dias. O maestro Sílvio Barbato regeu, em homenagem ao Congresso, a Camerata da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília com a cantora lírica Ruth Sterken. Terminando com música popular o conjunto Luz do Samba fez o plenário sambar junto com as delegações internacionais.

КОМЕНТАРІ • 2

  •  3 роки тому +2

    Maravihoso! Viva o PCdoB!

  • @solhando9054
    @solhando9054 3 роки тому +1

    O partido deveria disponibilizar todos esses vídeos. Muito emocionante!