David Hume e a Religião - Eduardo Chaves

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 жов 2024
  • Prof. Dr. Eduardo Chaves palestra sobre "David Hume e a religião" no Primeiro Seminário Hermeneia - Filosofia Hermenêutica da Religião, aos 28 dias de Março de 2019, no PPG da Universidade Metodista de São Paulo.

КОМЕНТАРІ • 15

  • @ArthurAgamenon_
    @ArthurAgamenon_ 5 місяців тому

    Muito boa a aula sobre Hume, é bom ver a paixão e a intimidade que o professor tem desse filósofo. Já sobre como ele tratou do assunto sobre religião, não saiu da superficialidade de um professor liberal, é incrível como conseguem "atacar" ideias que não estão presentes na Bíblia e nem estão expressos de acordo com o que cristãos realmente crêem, sempre atacam alguma perspectiva rudimentar formulada em tempos quase medievais. Por exemplo na questão dos milagres e design inteligente, nenhum cristão razoável baseia sua teologia numa pseudociência tão boba que tem como base uma admiração subjetiva do mundo. Já sobre os milagres, esses eram para os que viram jesus pessoalmente, nós cristãos cremos primeiro em Jesus Cristo, reconhecemos o pecado e a redenção, só aí, cremos também nos milagres. Por mais geniais que algumas pessoas são, ateus/agnósticos/liberais são profissionais em argumentar contra a parede.

  • @andrealves7400
    @andrealves7400 2 роки тому

    Excelente a aula do Prof. Eduardo Chaves sobre David Hume. Trata-se de um autor que aprecio muito.

  • @FernandoCambara
    @FernandoCambara 2 роки тому

    Excelentes falas, nem vi o tempo passar. Obrigado, mestre!

  • @franciscodasilva297
    @franciscodasilva297 Рік тому

    Caraca esse cara e foda

  • @thiagosantana7380
    @thiagosantana7380 3 роки тому

    Muito obrigado!

  • @daqjeng
    @daqjeng 2 роки тому

    Quem não dormiu nessa aula é guerreiro

  • @fabioroc
    @fabioroc 4 роки тому

    Muito bom. Abraço. :)

  • @maga7173
    @maga7173 4 роки тому

    Qual é esta música de abertura? Ela é linda,se puderem me ajudar agradeço.

    • @LesPosthumus
      @LesPosthumus  4 роки тому

      A música se chama “Prelude”, do maestro Ionan Daniel. Podes ouvi-la na abertura do vídeo: ua-cam.com/video/3xpz0bdk3uw/v-deo.html

  • @entreasolidaoeasolitude972
    @entreasolidaoeasolitude972 4 роки тому +1

    Estou lendo Hume há uma semana, seus argumentos é muito complexo e profundo.

  • @jairofrancisco3926
    @jairofrancisco3926 9 місяців тому +1

    20min30seg: O cidadão escreveu um livro que não foi bem aceito, nem mesmo pelos seus congêneres filosóficos (pois ninguém elogiou o livro) e colocou a "culpa" nos outros, que não foram capazes de entendê-lo??? Que homem arrogante e moralmente desonesto! Observe ainda que Hume NÃO recorreu a um expediente "constrangedor" ao engendrar uma resenha elogiosa feita por ele mesmo na forma de um pseudônimo, ele recorreu a um expediente vergonhoso, falta de caráter. Como alguém pode acreditar que tal homem era movido pela vontade de levar à verdade e à reflexão? Ele demonstrou um caráter de alguém que era movido a levar as pessoas simplesmente a pensarem como ele. Se alguém gosta da obra dele, respeito, mas minimizar a falta de retidão de Hume é, no mínimo, lamentável. PARABÉNS ao Professor CHAVES pela primorosa exposição!
    A seguir, meu ponto de vista:
    "Mitos ou teorias científicas engendradas a respeito de assuntos nos quais a mente humana não pode inferir algo absoluto: qual a diferença?
    Penso que ao indivíduo cabe aplicar sua FÉ em respostas fundamentais:
    1 - Fomos gerados pela ação de Deus ou pelo infortúnio do acaso, somos feito matéria pensante, mas com a capacidade de se perceber sem o mínimo sentido?
    2 - A vida existe apenas nesta dimensão ou a transcende em outra dimensão após a morte?
    Não há como alguém, em sã consciência, comprovar objetivamente possíveis respostas para tais questões, de forma a obrigar seus semelhantes a aceitar determinadas respostas como "verdades" obrigatórias para aceitação social. Quando algum autor apresenta uma posição arbitrária e autoritária, "de cara", mostra que é um idiota, por mais títulos, livros e aplausos religiosos e/ou acadêmicos que haja acumulado."

  • @maga7173
    @maga7173 4 роки тому

    É, acredito ser violadas gamba,7cordas e com trastes.