David Hume - Investigação do Entendimento Humano

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 жов 2024
  • David Hume - Investigações do Entendimento Humano.
    Esta é uma síntese que formulei em via de uma prova sobre o referido autor, mais informações assista também - Refutando David Hume:
    • Video

КОМЕНТАРІ • 22

  • @caixadepandora8197
    @caixadepandora8197 3 роки тому +3

    Um dos melhores conteúdos no UA-cam.

  • @entreasolidaoeasolitude972
    @entreasolidaoeasolitude972 3 роки тому +1

    Cara vc é um mestre.

  • @Luizvc12
    @Luizvc12 8 років тому +9

    Afinal, o conhecimento se dá por causa do objeto que se deixa conhecer ou por causa sujeito cognoscitivo?
    Se o conhecimento é 'a priori', então ele será sempre algo mutável, o que hoje é uma coisa, amanhã será outra em razão do advento de novas tecnologias, em razão de uma espécie de salto intelectivo.
    Parece que a base para se conhecer, no seu significado epistemológico, é o ser; se isto for verdadeiro, então o não-ser em Parmenides será impossível ao empirismo, não porque ele necessariamente não exista, mas sim porque o tal não é possível em nosso planeta, em nossa espécie.
    No máximo, o não-ser será imaginação sem nenhum valor aos sentidos, senão como fé, cujo conteúdo não vai além de algo subjetivo para o qual nenhum ser o afirmará como o faz a ciência empírica, por exemplo, almas, espiritos, faunos, centauros etc.
    No entanto, isto não se aplica a quem afirma Deus em diferentes experiências religiosas, pois, quando o ser-humano afirmar Deus, único e universal, indestrutível e não-causado, todos os homens deviam apreender isto 'a priori' e apreender isto uniformemente; sabemos dessa impossibilidade; sendo assim, deus não faz nenhuma diferença ao ser-humano.
    No máximo, ele (deus) pode ser importante apenas ao subjetivismo do indivíduo, e nada ele garante em favor dos mortais.
    Eu creio que o não-ser (como o deus), se for realidade como afirmam a maioria dos mortais , com certeza ele não abençoa nem amaldiçoa a quem nele crê.
    Em suma, o não-ser, existindo ou não existindo, dele nada, absolutamente nada é afirmado, ele não tem significado aos sentidos do homem, ou seja, é melhor seguir o conselho da deusa em Parmenides, que orienta aos que dela se aproximam, a permanecerem na via do que é.

  • @yagorodrigo01
    @yagorodrigo01 8 років тому +2

    Olá, estou me guiando na "História da literatura ocidental" do Carpeaux e na "História da vida privada", para estudar literatura de modo geral(poesia, teatro, romance, história, filosofia, etc). Mas nessa série de livros ele parte da Grécia antiga até os dias de hoje, na história da vida privada a mesma coisa, o autor parte da Roma antiga em diante. Poderia me indicar livros e autores de história que abordam a propria Grécia nos periodos anteriores a Sócrates? Também gostaria de indicações de obras que estudem outros povos antigos anteriores aos gregos(como os babilonios, sumérios, egipcios, etc). E se possivel também obras introdutórias ao pensamento e história oriental.

    • @socramversos
      @socramversos  8 років тому +5

      +yagorodrigo01 sobre autores que falam do início da civilização, veja Fustel de Coulanges - Cidade antiga - disponível para download, inclusive fiz um resumo dessa obra aqui, e logo mais vou deixar também um audiobook. Outros recomendadíssimos: George Grote = História da Grécia e Eduard Meyer = História da antiguidade. Mais livros veja neste link 10 recomendações dos maiores clássicos de história: ua-cam.com/video/5DzqyDl44yE/v-deo.html

    • @victorfranca3057
      @victorfranca3057 8 років тому +1

      +Socran Socran, na sua opinião, qual a origem do conhecimento? A experiência? Você é empirista?
      Eu sou totalmente adepto dessa ideia, mas o Olavo diz que é paralaxe.

    • @socramversos
      @socramversos  7 років тому +3

      Victor Franca existe segundo o olavo 3 estratos de conhecimento a razão apriorística, (matemática e geometria) e o mundo empírico, porém há um hiato entre eles, daí a necessidade do espírito humano em termos dialético e analítico.

    • @Paulo-vz5jn
      @Paulo-vz5jn 4 роки тому

      @@socramversos tem algum vídeo que você explane mais sobre ele? Essa informação fez muito sentido pra mim. Você tem algum autor que a explane mais?

  • @cesaraugusto3761
    @cesaraugusto3761 Рік тому

    Baita aula! Você falou sobre o conceito de causa e efeito segundo o David Hume. Na seção 9 da obra Investigações sobre o entendimento humano, a maneira que ele exemplifica comportamentos dos animais dialoga somente com esses conceitos?

  • @stopfulll
    @stopfulll 8 років тому

    6:50 Probabilidade é um cálculo que nós fazemos, é a avaliação de um potencial inerente a uma situação.

  • @sandrareginaoliveiradealme5243
    @sandrareginaoliveiradealme5243 6 років тому +2

    as ideias nascem depois das impressões.

  • @stopfulll
    @stopfulll 8 років тому

    A reunião de natal efetuou-se num dos últimos dias do mês de dezembro, por volta das oito horas da noite. deslembro o dia e o ano; é que estas particularidades interessam apenas à memória e não a recordação, cujo objeto é unicamente o sentimento e o seu reino.

  • @prichardricof4451
    @prichardricof4451 8 років тому

    entender o ser humano pode até ser fácil o critico é realmente compreende-lo a ponto de se distender de um todo a um só elemento

  • @thutluis
    @thutluis 7 років тому +1

    Uai mas essa coisa de colocar tudo em duvida não e uma coisa do Descartes ?

    • @socramversos
      @socramversos  7 років тому +5

      Thulio Moreira tanto Hume quanto Descartes lidam com o ceticismo filosófico radical, cada um a seu modo. Em Hume ele dúvida da metafísica...

  • @cesaraugusto3761
    @cesaraugusto3761 Рік тому

    12:01 - 22:45

  • @roqueribeirojunior937
    @roqueribeirojunior937 6 років тому

    Interessante

  • @Rodrilogos
    @Rodrilogos 11 місяців тому

    Putz rapaziada, o cara explica até bem, mas falar de Olavo é de doer. Passar bem senhores 😢

  • @sandrareginaoliveiradealme5243
    @sandrareginaoliveiradealme5243 6 років тому +1

    ele tem um "pé" em Aristóteles.

  • @adrieleteixeira8600
    @adrieleteixeira8600 3 роки тому

    loop

  • @erikasilva239
    @erikasilva239 4 роки тому

    Tô entendendo é nada mó complexo