Conheça a universidade de Portugal que inspirou o filme Harry Potter

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 лют 2025
  • Na terra dos descobridores do Brasil, um mundo cheio de belezas e peculiaridades. O Domingo Espetacular foi até Portugal conhecer a universidade que inspirou a escola de mágica do filme Harry Potter e mostrar curiosidades da parte subterrânea de Lisboa. Confira!

КОМЕНТАРІ • 663

  • @tamadoer
    @tamadoer 6 років тому +366

    Sou português, mas não poderia deixar de assinalar que a Universidade de Coimbra é, efectivamente, uma das mais antigas da Europa (1290), mas antes dela já existiam Bolonha (1088), Oxford (1096), Salamanca (1134) e Cambridge (1209). Só após Cambridge, é fundada a Universidade de Coimbra. Por curiosidade, não sendo europeia, a primeira assinalada é a de Fez, em Marrocos, Universidade Al Quaraouyine, do ano 859.
    Assim, a Universidade de Coimbra é a segunda mais antiga da Península Ibérica e a quinta da Europa.

    • @pedrodavimendes220
      @pedrodavimendes220 6 років тому +19

      nossa, 1290, isso é muito tempoé quase uma hogwarts mesmo, mano é muita história levando em consideração que meu país só tem 500 anos

    • @nanegatti7289
      @nanegatti7289 6 років тому +2

      Boa.

    • @marcosgarcia2643
      @marcosgarcia2643 5 років тому +7

      Obrigado pelas informações! Muito boa vontade sua compartilhar.

    • @ziribinbira2415
      @ziribinbira2415 4 роки тому +12

      @@pedrodavimendes220 Portugal é muito forte em história temos imensos monumentos antigos, igrejas catedrais castelos. Temos mesmo muita muita história.
      E os cavaleiros templários tiveram um papel essencial em Portugal .

    • @pedrodavimendes220
      @pedrodavimendes220 4 роки тому +10

      @@ziribinbira2415 eu sei, Portugal é o país que mais quero conhecer, um dia viajarei ao velho país, mas só depois de conhecer todo o meu Brasil

  • @dessafreire2598
    @dessafreire2598 3 роки тому +7

    Bonita a história desse brasileiro, que Deus o proteja e deia muita força para seguir em frente , não desista do curso que ele escolheu! E reencontre sua mamãe 🙌

  • @246891259
    @246891259 4 роки тому +16

    "Minha Universidade"!!!! fiz a licenciatura e o mestrado em Coimbra, Portugal. Realmente uma cidade de encanto, uma lição de história e tradições, segredos desta cidade ficam comigo para a vida.

  • @andrevilhena4149
    @andrevilhena4149 8 років тому +288

    a autora de Harry Potter viveu no Porto como professora de inglês. Foi nesta cidade que ele começou a escrever os vários capítulos da saga Harry Potter e inspirou-se muito no ambiente místico da cidade nomeadamente nos trajes dos estudantes e na livraria Lello e nas suas famosas escadas que ela retratou nos seu filmes...Nunca ouvi falar de coimbra como fonte de inspiração para a autora de Harry Potter..Mas mais ouvirei ...

    • @diopsido6225
      @diopsido6225 8 років тому +29

      Com efeito, parece-me que a autora nem sequer deve ter ido a Coimbra. É mais plausível que se tenha inspirado no traje académico da Univ. do Porto, que é praticamente idêntico ao de Coimbra, no qual se inspira..

    • @Pauloperdidonanet
      @Pauloperdidonanet 8 років тому +11

      Correto. a propia J.K. rowlings fala disso num entrevista sobre a vida dela. Tanto o Andre como o diposidio estão certos, eu vi a entrevista dela sobre a sua vida.

    • @joaofernandes4769
      @joaofernandes4769 8 років тому +22

      sim... do Porto a Coimbra são 60 minutos, estupidez pensar que ela pudesse fazer essa viagem! Ah e todos trajes académicos em Portugal inspiram-se no de Coimbra!

    • @diopsido6225
      @diopsido6225 8 років тому +4

      Há já universidades que têm trajes bastante diferenciados: Repare por exemplo, no da UAlg, ou da UE

    • @greentuga691
      @greentuga691 7 років тому +2

      Também a UBI tem uns trajes bem diferentes.

  • @roberto_moura
    @roberto_moura 8 років тому +47

    É lindo ver os alunos com essa Toga, que é benzida... Por isso, não se pode lavar.
    Uma aluna me falou isso, quando estive em Coimbra e perguntamos se ela venderia, já que achamos a a Toga muito linda. Não podia vender, claro. Ela nos disse que a Toga é única para todo o curso. Não se pode ter outra.
    É muito bonito ver os homens e as mulheres tão bem arrumados.
    Excelente escolha a desse rapaz.
    Um exemplo a ser seguido.

    • @nelsonsilva872
      @nelsonsilva872 7 років тому

      Benzida? A minha não foi benzida, nem se benze isso wtf. Você comprar ela na universidade a única coisa que você tem de fazer para poder usar é realizar a praxe no seu primeiro de curso... A única coisa verdade ai é que realmente não se pode lavar mas não é por ser benzida... Os "uniformes" mudam de universidade por universidade mas não por curso.

    • @johnyboy1977
      @johnyboy1977 6 років тому +1

      Essa aluna não faz ideia do que diz, lamento informar.

    • @mariamar2360
      @mariamar2360 5 років тому

      @BRASIL sim, há lojas próprias para vender esses trajes ( que você chamou toga ) e que custam à volta de 300 euros, talvez um pouco mais. Pelo menos é assim em Coimbra, e penso ser o mesmo nas outras universidades

  • @FranciscoJaneira
    @FranciscoJaneira 8 років тому +18

    Mãe é assim mesmo. Grande Mãe. Desejo aos dois muitas felicidades

  • @JAAC2204
    @JAAC2204 7 років тому +24

    Documentário muito bom, vivo no Brasil e tenho muitas saudades do meu país (Portugal). Gostei bastante da Reportagem, mas tenho de admitir que faltaram algumas coisas. A cidade mais importante para o nascimento dos Livros do Harry Potter foi o Porto, onde a escritora teve todas ou quase todas as ideias do livro enquanto escrevia pelas esplanadas (mesas do lado de fora) dos cafés do Porto. A livraria Lello fez de inspiração para a escola (principalmente a escadaria), os trajes do Porto (juntamente com os de coimbra) foram a inspiração para o uniforme da escola e todo o estilo sombrio e mágico da Cidade Invicta (Porto) foi a inspiração para as partes sombrias, misteriosas e fantásticas dos livros. Gostaria que tivessem falado do Porto, já que seria de grande importância. Mas se não o fizeram, seria muito bom fazer uma outra reportagem na cidade.

  • @resgatandoahistoriaperdida4225
    @resgatandoahistoriaperdida4225 6 років тому +13

    Lindo amo Portugal beijo do Brasil

  • @nidialicia8737
    @nidialicia8737 3 роки тому +7

    Estudar em Coimbra,é um privilégio.Meu bisavô era protuguês,era da cidade do Porto,tinha diploma universitário.Acho que muito influenciou a todos.Todos nossos familiares foram incentivados a estudar.Meus pais sempre relatavam como tinha compromisso com educação,frequentar escolas era um compromisso.Não sei os motivos vieram para o Brasil ,não retornaram

  • @sombrateca
    @sombrateca 8 років тому +177

    sou português ,faltou muito nessa reportagem , e desejo que um dia venham conhecer o norte , e a bela biblioteca do PORTO , fica a dica !!e a cidade de Guimarães onde nasceu Portugal o 1 rei, seu castelo e palácio , onde eu nasci claro !!! abraço brazil, e Domingo Espetacular !

    • @lucaspaulino4467
      @lucaspaulino4467 8 років тому +8

      TECA MP52 que bom j.k.rowling ja morou em Portugal mas a inspiração e da Inglaterra já que Hogwarts e na Escócia um abraço a Portugal nossos ancestrais eu descendente de portuguêses e índios .....👍✌

    • @rgg1009
      @rgg1009 8 років тому +2

      TECA MP52 Estarás a falar da biblioteca Lello?

    • @sombrateca
      @sombrateca 8 років тому +1

      sim ,~

    • @sombrateca
      @sombrateca 8 років тому +1

      Lucas Paulino a reportagem fui muito curta e pouco relatou sobre a inspiração do filme , que pena mas procura melhor , ve a biblioteca lello do porto vais adorar e ai sim fui a verdadeira inspiração , abraço de portugal e adoro o brazilll

    • @sombrateca
      @sombrateca 8 років тому +1

      Lucas Paulino The magic world of Harry Potter in Porto !! ve no youtube ! fui aqui que td começou !!

  • @FontouraHenrique
    @FontouraHenrique 6 років тому +163

    Irmãos lusitanos, confesso que até mesmo pra nós brasileiros essa reportagem não tem "nem pé, nem cabeça", deixa muitas lacunas, no entanto não vejo motivo para tanta soberba nacionalista de alguns aqui nos comentários. De fato, erroneamente alguns brasileiros não dão atenção às coisas daí de Portugal, mas saibam que a maioria dos Brasileiros amam e respeitam o vosso País. O povo que não conhece o seu passado não sabe para onde rumar! Abraço!

    • @antoniovaz4552
      @antoniovaz4552 6 років тому +8

      Há uma Linda terra com o seu nome"Fontoura" fica ao lado da vila de Valença sobre o rio Minho na fronteira com Espanha

    • @FontouraHenrique
      @FontouraHenrique 6 років тому +9

      @@antoniovaz4552 Vi filmagens de parentes de cá que a conheceram há uns anos, realmente é belíssima, assim como a história do clã. Em breve faremos um passeio aí para também conhecer! Abç

    • @GuilhermeMartins-pp6ks
      @GuilhermeMartins-pp6ks 4 роки тому +1

      Antonio Vaz cidade de Valença*

    • @vitorsilveira560
      @vitorsilveira560 4 роки тому

      @@GuilhermeMartins-pp6ks cidade de vender toalhitas aos espanhóis.

    • @vitorsilveira560
      @vitorsilveira560 4 роки тому +2

      @@FontouraHenrique Fontoura não é nenhum clã, simplesmente um nome de família , apelido, toponimico.algum antepassado há muitos séculos era natural de Fontoura e quando perguntavam o nome a pessoa respondia sou o Joaquim de Fontoura, e era assim que iam ficando os apelidos de pai para filho.
      Há uns séculos atrás as pessoas não tinham sobrenomes, só a nobreza tinha.
      Quando começou as pessoas terem identificação tinham que inventar um sobrenome , alguns davam a sua profissão outros davam o lugar de nascimento.

  • @humbertoclaudiodossantos9465
    @humbertoclaudiodossantos9465 3 роки тому +3

    Conhecer os Luzitânia é regalo del Cielo que me Gusta é regalo da vida nossos Ancestrais um presente 🎁 que caiu do céu por descuido.parabens.

  • @dagmarleite6479
    @dagmarleite6479 4 роки тому +15

    Caro amigos Lusitanos, Portugal é um só, que diferença faz se é de Coimbra, Porto ou Lisboa. A autora se inspirou em Portugal. Por isso que a fotografia do filme ficou tão linda. A autora disse que se inspirou na universidade, livraria do Porto, isto não tira as honrarias do pioneirismo de Coimbra. E também ela não se inspirou somente nestas construções, porque toda Portugal tem este encanto, esta magia. Dá pra sentir a energia ancestral quando se vai a Portugal.

    • @a.caeiro7775
      @a.caeiro7775 4 роки тому +2

      Comentário fantástico! Concordo consigo plenamente. Muito obrigada

    • @tiagofalcao9843
      @tiagofalcao9843 4 роки тому +1

      Pois a livraria inspirou-se no Porto diz-se que se inspirou no jardim botânico e nas capas de Coimbra só não sei da universidade

    • @nelo62pt
      @nelo62pt 3 роки тому +4

      Não ligue , os do Porto sofrem com esse complexo , fazem questão de estar sempre a mencionar que o Porto também existe , seja na obra da J K Rowling, seja na gastronomia , seja na História , na cultura ,no futebol etc etc , como se o Porto fosse um desmembrado do resto do País , lógico que o Porto tem uma grande importância histórica,cultural e financeira de Portugal , é a segunda cidade do País e em certos aspectos atrevo-me mesmo a dizer que é a primeira , mas caramba ,quando se está a falar de Coimbra , Lisboa , Évora , ou Viseu etc etc que necessidade há de estarem sempre a comentar tipo “ ah mas vcs não conhecem o Porto “ ...”ah mas o Porto é melhor “ ....” ah mas no Porto as pessoas são melhores “ etc etc etc ! Sendo eu do Norte , orgulho-me de cada pedacinho do nosso País , gosto dele todo precisamente como um todo , algo que não acontece com muitas pessoas infelizmente. Abraço 🇵🇹

    • @manuelpaiva5296
      @manuelpaiva5296 3 роки тому

      @@nelo62pt os travincas aqui do porto dizem ( O PORTO É UMA NAÇÃO , CARAGO .

    • @gracasilver8574
      @gracasilver8574 Рік тому +1

      @@nelo62pt
      👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @resgatandoahistoriaperdida4225
    @resgatandoahistoriaperdida4225 6 років тому +15

    Sou brasileira e amo Portugal

  • @miguelpedro9005
    @miguelpedro9005 4 роки тому +2

    Este documentário é tão impreciso, para não dizer pior, que é impressionante.

  • @jorgemarques4109
    @jorgemarques4109 4 роки тому +11

    A capa pode ser lavada sim. Mas só com água da chuva ou água do rio Mondego, que é o rio que atravessa Coimbra.

  • @mikelen011
    @mikelen011 8 років тому +25

    Sou português, gostei muito da reportagem. Parabéns abraço

  • @s.deoliveira4109
    @s.deoliveira4109 4 роки тому +3

    Boa! Saudações de um português, Portugal!
    Moro perto de Coimbra ! 😊

  • @am3thysst
    @am3thysst 7 років тому +79

    Na verdade esses uniformes (trajes) são usados em TODAS as universidades do país e as regras não são iguais em todo o lado. Muito faltou nesta reportagem. Mas enquanto portuguesa agradeço a atenção que deram a nossa cultura.

    • @antonioneto1564
      @antonioneto1564 5 років тому +15

      Mas antigamente não eram, eram só exclusivos dos estudantes da Universidade de Coimbra. Só nos anos 80 é que foram adotados pelas as outras Universidades.

    • @DiegoYehude
      @DiegoYehude 4 роки тому

      Olá tudo bem? Você poderia falar mais sobre o tema? É que estou escrevendo um texto sobre o assunto, para depois produzir um vídeo para meu canal, e quanto mais souber melhor.... cump eu vivo em leiria

    • @tiagofalcao9843
      @tiagofalcao9843 4 роки тому +1

      Diego Yehude então as capas não são cultura das outras cidades Em Coimbra e tradição ter a capa

    • @tiagofalcao9843
      @tiagofalcao9843 4 роки тому

      Diego Yehude se precisares de informações eu sou de Coimbra podes me contactar

    • @inesvilela9454
      @inesvilela9454 3 роки тому

      Tais te foda portuguesa mais aos teus agradecimentos.

  • @ivancontabilista
    @ivancontabilista 2 роки тому +2

    Taí o motivo da Universidade de Coimbra ser uma das melhores do mundo 👏🏽👏🏽👏🏽

  • @tatielesena250
    @tatielesena250 7 років тому +7

    Nossa muito interessante, gosto muito do filme Harry Potter e nem imaginava isso...muito bacana

  • @diogopinheiro5337
    @diogopinheiro5337 5 років тому +16

    Ela não se inspirou em Coimbra, mas sim no Porto. As escadas da livraria Lello, as roupas da Universidade do Porto (que são iguais ás de Coimbra) e vários outros monumentos da cidade, como por exemplo: Os a fonte de água da Praça dos Leões que tem nela esculpidos 4 leões com asas, ou seja, o animal de Gryffindor.

    • @nelo62pt
      @nelo62pt 3 роки тому

      @João Guilherme Holanda Araújo Faria como assim ? Ela viveu durante algum tempo no Porto , namorou e chegou a casar com um Português , e iniciou a escritura do Harry Potter no Porto , os primeiros capítulos , até porque estava a passar uma fase má da sua vida ,e refugiou-se precisamente na escritura ainda no Porto , mais tarde por volta de 1998 finalizou o primeiro da saga do Harry Potter já no Reino Unido !!!

  • @vamuver
    @vamuver 2 роки тому +2

    Visitei no mês passado e fiz filmagem aqui para o canal. Vale a pena assistir 🇵🇹 é uma viagem cultural no túnel do tempo.

  • @fabiocarvalho6221
    @fabiocarvalho6221 6 років тому +3

    É um espetáculo de lugar. Amo essa cidade,meu sonho,quem sabe um dia eu realizo...

  • @rgg1009
    @rgg1009 8 років тому +59

    Coimbra, a cidade do conhecimento...

  • @ciganosUnidos
    @ciganosUnidos 4 роки тому +3

    Como português só tenho de agradecer pelo o lindo conteúdo. Desafio o canal a fazer um vídeo sobre Pedro Alves Cabral 😘💘

    • @RagnarLTK
      @RagnarLTK 4 роки тому

      O PEDRO ÁLVARES De Gouveia. Ou CABRAL. AFINAL FOI O Culpado De HOJE EXISTIR O BRASIL.??...Kkkkmm

    • @ciganosUnidos
      @ciganosUnidos 4 роки тому

      @@RagnarLTK kkkkk nao pudemos mudar o rumo da história porém esas pessoas mudaram o nosso rumo.

  • @pedropalhares9047
    @pedropalhares9047 6 років тому +23

    Orgulho em ser português 🇵🇹

  • @1948lila
    @1948lila 4 роки тому +10

    A UNIVERSIDADE DE COIMBRA foi Construída em 1290, pelo Nosso REI DOM DINIS!! conhecido pelo Lavrador. DePORTUGAL

  • @ivoneideramosdesouza5710
    @ivoneideramosdesouza5710 4 роки тому +1

    A mãe do Elias é uma verdadeira mãe águia,no momento mais difícil de suas vidas ela não permitiu que seu filho desistisse de seu vôo,desejo vida longa a Dn° Maria para que ela possa continuar participando das conquistas desse filho valoroso.

  • @linojalmeida
    @linojalmeida 6 років тому +40

    Lisboa, não tem apenas 600 mil habitantes, mas sim 3 milhões na área metropolitana.

    • @henriquerodrigues8281
      @henriquerodrigues8281 4 роки тому +4

      A área metropolitana de Lisboa e do Porto representam 5,5 M de habitantes

    • @Pesafes
      @Pesafes 4 роки тому

      @@henriquerodrigues8281 mesmo neste país cabe tantas pessoas😂

    • @paulointonio6847
      @paulointonio6847 4 роки тому

      @@Pesafes hahaha que piada;!!

    • @baetafernandes2107
      @baetafernandes2107 4 роки тому

      @@Pesafes sim, temos muitas favelas!

    • @theinfinitelobby
      @theinfinitelobby 4 роки тому +1

      @@baetafernandes2107 isso não é de se orgulhar.... As favelas em Portugal nada mais são que falhas do governo, lá no Brasil é algo que realmente é muito difícil de mudar, mas aqui em Portugal não é difícil realojar essas pessoas com os projetos de habitação social, a verdade é que a maioria dessas favelas e bairros de lata estão esquecidas pelo nosso governo e midia, que só se lembra de falar desses bairros mais pobres quando é para reportar algum ato de violência ou criminalidade...

  • @RURALAOEXTREMO
    @RURALAOEXTREMO 4 роки тому +2

    Que lindo!!

  • @anacleto2253
    @anacleto2253 6 років тому +9

    Desta Universidade saíram os fundadores da cidade se São Paulo em 1554, jesuitas Padre Manuel da Nóbrega e Padre Anchieta de origem basca ( Espanha )

    • @miguelpedro9005
      @miguelpedro9005 4 роки тому

      Mesmo ao lado da Universidade existe um centro com o nome do Padre Manuel da Nóbrega. E é o nome de uma rua.

    • @vitorsilveira560
      @vitorsilveira560 4 роки тому

      Os bascos não são espanhóis , assim como os catalães não são.

  • @gabrielajamaro5912
    @gabrielajamaro5912 8 років тому +83

    minha amiga que deu a entrevista Hahhah... os trajes só são usados nos cortejos, praxes, serenatas, no dia a dia não é usado não, e nesse dia eles só usaram pq era pra entrevista.... mas o traje é uma tradição tem muito valor, e no final do curso já tem muitos emblemas na roupa.. bem legal de se ver

    • @diopsido6225
      @diopsido6225 8 років тому +28

      Eu usei o traje muitas vezes fora dos períodos rituais que referiu. Claro que no Verão torna-se um traje muito quente, mas no inverno anda-se bem. É uma questão ao critério de cada um. Há quem use muito e há quem apenas use nas cerimonias. E há também quem nem sequer use traje, porque não gosta ou não concorda com o seu uso.

    • @ruisantos9332
      @ruisantos9332 7 років тому +16

      No inverno muitos estudantes usam esse traje, diariamente. Digamos que sentem vaidade em mostrar wue são universitários.

    • @cristinacampos966
      @cristinacampos966 7 років тому +6

      Verdade Gabriela, mas o Diopsido expôs ainda melhor o uso das capas :) apenas um aparte, os emblemas nas capas são de facto muito populares em todas as universidades do país, cada emblema tem um significado e quando chegam ao fim do curso as capas estão cheias deles. A excepção é Coimbra não colocam os emblemas para honrar a tradição das capas negras. Muito bonito de ver que de geração em geração essas tradições são honradas agora com a mesma força de há 730 anos :)

    • @silviafernandes7712
      @silviafernandes7712 7 років тому +8

      o traje usa-se nos cortejos, serenatas, atividades praxisticas, mas durante o ano tbm se usa , posso falar por mim. uso-o pelo menos uma vez por semana por causa da praxe que é efetuada em cada curso, isto de setembro á semana da queima das fitas em maio. Quanto aos emblemas á faculdades que os colocam nas capas, mas ppr exemplo eu estudo no porto e na minha faculdade podemos colocar emblemas mas não podem ser visiveis. por isso mesmo eu preferi nem os colocar e apenas rasgar a capa ou fazer um nó ou trança. quanto ao lavar a capa, isso nunca o fiz nem tenciono!

    • @paolo_diaz
      @paolo_diaz 7 років тому +8

      errado!!! o traje pode ser usado sempre!!

  • @julioteixeira9484
    @julioteixeira9484 8 років тому +13

    O filme tinha que ter rodado a maior parte aqui em Portugal, lucal certo e exato,.

  • @mariadasdoresgabrieldaroch6874
    @mariadasdoresgabrieldaroch6874 3 роки тому +2

    Saudações, para que saibam a autora do Hary Potter viveu muito tempo na cidade do Porto ao lado do companheiro portuense, e muito das suas histórias de baseiam na estética dos edifícios inclusive a biblioteca famosa no mundo de nome "Lello", na cidade do Porto. Ela amava está cidade, a sua gente e cultura, daí que os seus romances se basearam nisso. Também no Porto existem universidades e usam os mesmos uniformes. Ela não se baseou em outros locais que não fosse a cidade do Porto em Portugal. Procure saber!! Obrigada. 🌟🌻🇵🇹

  • @marcelodaniel7655
    @marcelodaniel7655 5 років тому +4

    Linda a Historia de Elias.

  • @AlexSandro-mq2tb
    @AlexSandro-mq2tb 4 роки тому +1

    Ótimo vídeo!

  • @pedropalhares9047
    @pedropalhares9047 6 років тому +2

    Este fim de semana vou a Coimbra espero ver a universidade. Estive aqui a 16/10 /2018 às 01:13

  • @simoesbila3808
    @simoesbila3808 4 роки тому +1

    Não existe nada melhor do que ter uma mãe viva ....abrace beija e fala qunato ela é inportante na sua vida....amor da mãe é inlmconparavel...não importa o estado finaceira dela....

  • @VIRIATO-VIRIATHUS
    @VIRIATO-VIRIATHUS 9 місяців тому

    A universidade de Coimbra foi fundada num edifício que antes era um Paço Real (palácio real) que chegou a ser habitado pelo primeiro rei de Portugal, D.Afonso Henriques. Outra curiosidade é que Coimbra foi a segunda capital de Portugal, a primeira foi Guimarães. Parabéns!

  • @mariavideira4269
    @mariavideira4269 7 років тому +2

    A universidade foi mandada ser construida por D.Dinis, marido da Rainha Santa Isabel conhecida como a Rainha de Portugal,e o seu corpo premanece en Santa Clara do outro lado do rio, na igreja de Santa Clara , tem muita história por detrás disso e tudo mais aconselho tanyo o portugueses como brasileiros a conhecer,coimbra é uma cidade maravilhosa sem duvida

  • @solferrao5198
    @solferrao5198 4 роки тому +6

    Minha futura pátria!!! Me casarei com meu amado português e farei de portugal minha segunda casa

  • @diogomachado0218
    @diogomachado0218 5 років тому +2

    Voa elias tmj Sou de São Fidelis tbm

  • @simplesassim7109
    @simplesassim7109 Рік тому

    Eu acho importante essas normas! Tornam a universidade mais disputada e respeitada.

  • @talitalouise3992
    @talitalouise3992 3 роки тому +2

    Lugares lindos

  • @David-pq4kt
    @David-pq4kt 6 років тому +5

    Que seja, ela inspirou-se em Portugal e é isso que importa. O traje universitário usasse em maioria das universidades como Porto e Aveiro. Ela pode se ter inspirado nas universidades em geral, pois são todas diferentes.
    Além disso ela até se inspirou em Salazar para fazer o personagem Salazar Slyntherin (não sei escrever o apelido, não me julguem)

  • @artzreal
    @artzreal 6 років тому +18

    a reportagem foi feita na pressa para ingles ver, ao menos apresentem os factos direito. casas comunitarias de estudantes não são o mesmo que republicas de estudantes, a universidade de coimbra é a 3ª mais antiga da europa, e não é obrigado a carregar sempre a capa. o que chamam de vestimenta esquisita e uniforma, chama-se de traje, o estudante bresileiro não vos disse isso? caramba, que reportagem descuidada...

  • @riccardoscharzinger9655
    @riccardoscharzinger9655 4 роки тому

    Siga enfrente garoto, eu assim como você agarrei a mesma oportunidade,eu posso te dizer por experiência própria que a recompensa vem,e é muito bom 😊

  • @lauraneto7660
    @lauraneto7660 7 років тому +4

    Acho que há por aqui muitas pessoas que falam sem procurar conhecimento previo. Basta aceder ao google, pesquisar sobre a autora e suas intervistas e constatar que é muito clara quanto ao que absorveu para a sua escrita durante o periodo de tempo que viveu em Portugal. Uma opiniao nao quer dizer que seja a realidade e veracidade dos factos. Opiniao e factos nao sao a mesma coisa.

  • @primeirobeta3281
    @primeirobeta3281 4 роки тому +3

    Sou neta de português .Meu avô se chamava :Avelino Tavares Freire.

  • @isabelgoncalves5647
    @isabelgoncalves5647 8 місяців тому

    Essa foto com a qual vocês querem apresentar o programa,não é da Universidade de Coimbra mas sim da Porta de Constatino nas Ruínas de Roma.

  • @tukacosta910
    @tukacosta910 7 років тому +3

    Amei!

  • @samuray500
    @samuray500 4 роки тому +3

    A universidade mais antiga da europa não é a universidade de Coimbra, mas sim a universidade de Bolonha na Itália

  • @alexandresoleiro4149
    @alexandresoleiro4149 4 роки тому +3

    A Universidade de Coimbra é a 5° mais antiga da Europa.
    É a mais antiga de Portugal.

  • @alexandreesteves6537
    @alexandreesteves6537 4 роки тому +2

    5:19 traje académico em Portugal é igual em todas as universidades apenas pode existir uma pequena diferença entre eles mas regra geral são todos assim.

    • @jorgegomez524
      @jorgegomez524 3 роки тому

      Verdade. Mas tradição começou em coimbra

  • @marianamarques5217
    @marianamarques5217 7 років тому +9

    COIMBRA CRL!!!! ❤️❤️❤️

    • @Me-vn8qq
      @Me-vn8qq 4 роки тому +1

      @Ana e Sisiii O traje foi inspirado no traje coimbrão, que foi parcamente imitado pelo resto das universidades...

  •  6 років тому +2

    Os alunos que vão fazer intercâmbio também podem usar o uniforme ?

  • @fmsousa75
    @fmsousa75 2 роки тому

    A escritora já NEGOU ter se inspirado no que quer que seja do Porto hahahahaga

  • @anacleto2253
    @anacleto2253 6 років тому +1

    A torre da Universidade tem um sino que se chama a "cabra" que toca ao por do sol e de manhã cedo , anunciando as aulas no dia seguinte e tem um sino maior que se chama o "cabrão " que só toca nos dias de grande solenidade e durante o desfile acompanhado, com banda de música que incorpora o Reitor e e ., os Lentes ( Professores doutores ) nos seus trajes académicos, quando saem da Biblioteca Joanina até `sala dos Capelos para actos solenes . Caso de "doutoramentos honoris causa " em que eu assisti de Presidentes do Brasil , Café Filho e Kubitschek de Oliveira . receberam as insígnias , borla e capelo da cor da Faculdade que defendeu o doutoramento ( Direito - vermelho Medicina -amarelo, Farmácia roxo ,Letras -azul , etc )

  • @user-pu1pj3gt2p
    @user-pu1pj3gt2p 6 років тому +1

    Oh pessoal do Porto não precisam ficar tão ofendidos. Eu gostei bastante de ver a reportagem. A inspiração da autora J.K. Rollings para as capas dos personagens de Harry Potter deveu-se aos trajes dos estudantes do Porto e não de Coimbra onde a escritora viveu por alguns anos. No entanto, os trajes dos estudantes são iguais em todas as universidades de Portugal e não só em Coimbra ou no Porto.

  • @foozlefoozle
    @foozlefoozle 7 років тому +10

    Não foi dito por que usam essas roupas pretas, que não podem ser lavadas. Vamos la, gente, complete as informações para podermos entender o que rola nessa universidade milenar.

    • @catia_amorim
      @catia_amorim 6 років тому +3

      Jorge Uoxinton, acho que há vários significados para o uso do traje, mas o principal era para não haver distinção entre aluno rico e aluno pobre. Actualmente só se usa o traje em ocasiões especiais e nem todos os alunos têm que ter traje. Pelo que li a capa não pode ser lavada porque é benzida.

  • @MariaRodrigues-ff4cl
    @MariaRodrigues-ff4cl 7 років тому +5

    Linda capa e uma tradicao portuguesa

  • @pedromos
    @pedromos 7 років тому +5

    Curioso ... Tbm Tirei Engenharia Civil Como O Elias ... Mas Ñ Em Coimbra ... Ingressei Na UMinho Em 2003 ... Tive 3 Colegas Brasileiros

  • @engolukante6022
    @engolukante6022 4 роки тому +1

    Podiam ter oferecido uma passagem ao mlk mano... mas foi um grande reportagem

  • @mrtfff
    @mrtfff 7 років тому +10

    E nao esquecer o James Bond no Estoril;D

  • @brunoventura1519
    @brunoventura1519 6 років тому +2

    A inspiração desse filme foi na biblioteca na cidade do Porto

    • @antonioneto1564
      @antonioneto1564 5 років тому

      Não é, É inspirada na Bilioteca Joanina da Universidade de Coimbra.

  • @MonicadaCosta
    @MonicadaCosta 6 років тому +1

    J.F estava pra dizer a mesma coisa a de Bolonha 1088 e' a mais aantiga da Europa

  • @andrenassife
    @andrenassife 4 роки тому +1

    A universidade de Bolonha é a mais antiga da Europa. Uma pesquisa um pouquinho mais bem feita não vos ficava mal.

  • @goreteflorencio1874
    @goreteflorencio1874 7 років тому +9

    A Biblioteca do Porto é a melhor que os portugueses já construíram.

    • @victorbotas5637
      @victorbotas5637 7 років тому +3

      Em portugal existem muitas bibliotecas mas concordo tanto que he considerada uma das 10 bibliotecas mais bonitas do mundo!

    • @loganwkl4871
      @loganwkl4871 6 років тому +4

      A biblioteca mais espetacular fica no Convento de Mafra

    • @adolforeis3966
      @adolforeis3966 4 роки тому +3

      Se há coisa que não gosto do Porto é a soberba e o excesso de bairrismo. A maior e talvez a melhor biblioteca é a de Mafra.

    • @miguelpedro9005
      @miguelpedro9005 4 роки тому

      E a Joanina de Coimbra? Nem sequer nunca viu.

    • @adolforeis3966
      @adolforeis3966 4 роки тому

      @@miguelpedro9005 já vi as duas...a de Mafra é a maior. Quanto à melhor... não escrevi certeza nenhuma... Ambas são magníficas

  • @fatimapereira2279
    @fatimapereira2279 6 років тому +2

    a escritora viveu no Porto e mais era casado com portugues , tem uma filha dele, portante a filha e meia portuguesa e nasceu em no Porto

  • @betisa5187
    @betisa5187 2 роки тому +1

    Sinceramente, não sei onde foram buscar a informação de que J. K. Rowling, se inspirou na Universidade de Coimbra.
    J. K. Rowling, foi casada com um jornalista Português do Porto, e teve uma filha (Jessica) em 1993, morou na cidade do Porto onde ensinava a língua Inglesa, o traje Universitário da Universidade do Porto, é igual a esses da reportagem feita em Coimbra, e é inspirado sim, mas na Universidade do Porto, cidade onde morou.
    A importância da Universidade do Porto na criação de Harry Potter não diz respeito à escola, ou seu ensino, e sim nos trajes que os alunos usam.
    Foi no traje acadêmico portuense, não muito diferente do usado noutras cidades universitárias portuguesas, que J.K. Rowling se inspirou para criar as longas capas pretas que fazem parte do uniforme que usam os alunos de Hogwarts.
    Assim como livro "A Pedra Filosofal" foi escrito no Café Magestic (Porto), onde a autora passava várias horas a escrever.
    As famosas escadas da livraria "Lello & Irmão" foram também a inspiração.
    Diariamente, centenas de pessoas pacientemente aguardam em uma grande fila o seu momento de conhecer a livraria e ver, de perto, as célebres escadarias de madeira que inspiraram a criação das escadas de Hogwarts, aquelas que teimam em conduzir os alunos a zonas do castelo a onde eles não pretendem ir.
    Todas estas inspirações que tirou para os livros, são da cidade do Porto.

  • @isabelgoncalves5647
    @isabelgoncalves5647 3 місяці тому

    Primeiro.A foto que serve de apresentação não é de Coimbra,mas sim de Roma.

  • @ikdl4032
    @ikdl4032 7 років тому +11

    3:49
    menos meu caro
    alguém com 20 anos não construiu vida nenhuma ainda.
    No maximo tens uns amigos da mesma idade que vc que continuam no br.
    No mais, aproveite a oportunidade que tens e eles não.

  • @Ninja-pp2ky
    @Ninja-pp2ky 4 роки тому +1

    Exploraram a vida do rapaz claramente com saudade da mãe e não tiveram a coragem de levar a mãe dele pra vê-lo pessoalmente. Deixaram a desejar. Pra levar lápis e borracha era melhor deixar quieto.

  • @sambado
    @sambado 2 роки тому +1

    Tomara que o Elias já se tenha formado e feliz 🙏

  • @matheusebs
    @matheusebs 5 років тому +1

    Achei legal, só não entendi porque tantos apontadores!

  • @zenaidemoreira7071
    @zenaidemoreira7071 8 років тому +31

    pk nao deram ele uma passagem!

  • @antoniolima2777
    @antoniolima2777 7 років тому +1

    Que saudades de Coimbra!

  • @rgg1009
    @rgg1009 8 років тому +1

    Esta Universidade já esteve em Lisboa duas vezes, mas atualmente localiza-se em Coimbra.

    • @FranceFaria4
      @FranceFaria4 8 років тому +2

      ???

    • @rgg1009
      @rgg1009 8 років тому +1

      4 FFaria ESTA GENTE PRECISA DE ESTUDAR MAIS HISTÓRIA!!!

    • @sandrinaportugal2772
      @sandrinaportugal2772 7 років тому +2

      Rodrigo Gameiro Essa é a piada do ano 😂😂😂😂

    • @filipeareias3265
      @filipeareias3265 7 років тому

      Silvia Soares
      não é piada nenhum minha cara a universidade de Coimbra foi fundada em 1290 em Lisboa só mais tarde é que foi para Coimbra

    • @catia_amorim
      @catia_amorim 6 років тому

      O MOREIRA é por teletransporte

  • @paulomoreira3208
    @paulomoreira3208 4 роки тому +1

    Parabéns à mãe do estudante, que sente orgulho do filho. ❤🙏 Espero que ele lhe seja mais honesto, do que a reportagem que foi feita.
    Alguém, enganou alguém e esse alguém deve ser um sem ninguém, que tem a "mania" que é mais esperto que ninguém!
    Estudantes/imigrantes eu não percebo nada (ou não)
    porque até sou do norte de Portugal e como os nortenhos não gostam da "burguesia", eles foram até lá baixo e formaram a capital, entre outras coisas!
    Mas na minha ignorância, acho que estes trajes vêm dos alentejanos ou estes é que copiaram uma réplica em palha! 😂😂😂
    Muita paz e amor a todos, incluindo aos mais inteligentes.
    😘😘😘

  • @danielconde13
    @danielconde13 5 років тому +3

    Resumo:
    1 - J.K. Rowling não se inspirou na Universidade de Coimbra para escrever a saga Harry Potter. Ela foi professora de Inglês no Porto, onde também existem Universidades e a tradição do traje académico, que serviu de mote ao traje dos alunos de Hogwarts. Fica também no Porto a Livraria Lello, que possui uma singular escadaria, que inspirou as escadas de Hogwarts que mudavam de posição sozinhas.
    2 - A Universidade de Coimbra não é a mais antiga da Europa, mas uma das mais antigas sim.
    3 - Não é obrigatório usar traje académico coisíssima nenhuma. Já agora, àqueles trajes falta outra tradição marcante do traje académico: os emblemas cosidos na capa.
    4 - 11:47 De Coimbra para Lisboa passaram pelo Douro Vinhateiro? Ah, bom...
    5 - E o criptopórtico da Rua da Prata tem a ver com o título do vídeo... because reasons! Já agora, famosa pelos pastéis de nata? Ahahahah, que coisa mais aleatória!

  • @elizabethdalomba1509
    @elizabethdalomba1509 6 років тому +1

    Boa sorte Elias

  • @paulosilveira2988
    @paulosilveira2988 4 роки тому

    Esse uniforme preto dos estudantrs, conhecido em Portugal como traje académico é utilizado nas principais universidades do país, sobretudo nas faculdades de Coimbra, Porto e Lisboa. Outras universidades têm trajes diferentes. É importante salientar que esses uniformes não são obrigatórios nas universidades, é uma tradição secular que os estudantes gostam de manter e que eles próprios criam regras de como utilizar esse uniforme. Não é imposto pela Universidade nenhuma regra de uniforme ou as tradições que os estudantes fazem questão de manter... são regulamentos dos próprios estudantes e das suas associações acadêmicas e não impostas pela reitoria da universidade. A universidade apenas se ocupa da parte lectiva e do saber e conhecimento. As festas dos estudantes, os seus grupinhos de música os seus uniformes que eles compram, vomitam em cima nas suas bebedeiras e orgulhosamente usam sem lavar, é da responsabilidade apenas dos estudantes, a Universidade enquanto instituição de pesquisa, investigação e ensino nada tem a ver com o mundo lúdico dos estudantes, cheiis de regrazinhas e tradições criadas por eles próprios ao longo das gerações.

  • @jb6050
    @jb6050 6 років тому +3

    Faz um 'crowd-funding' para conseguir a passagem!

  • @explico239
    @explico239 5 років тому +1

    A universidade de Coimbra NÃO é a universidade mais antiga da europa (2:09). A univerisidade mais antiga da Europa é de Bolonha. A universidade de Bolonha foi fundada no ano de 1.088 e a de Coimbra, em 1.290, mais precisamente no dia 01/03/1290. Causa espécie alguém, supostamente competente, apresentar uma reportagem, "sacando" . Se saca isso, saca tudo. Portanto, as informações desse video ficam em xeque.

  • @Millysk
    @Millysk 6 років тому +18

    Pensei que iam levar a mãe dele pra ver o filho ou dar uma passagem pro rapaz. Sacanagem.

  • @amauricosta7728
    @amauricosta7728 6 років тому +1

    Portugal sendo usado ?

  • @vitorhugocruz1645
    @vitorhugocruz1645 3 роки тому +1

    Portugal tem que ser sempre o milior kakaka

  • @bgbrigatto
    @bgbrigatto 6 років тому

    The University of Bologna (Italy), founded in 1088, is the oldest university in continuous operation in Europe.

  • @joseabrantes7216
    @joseabrantes7216 3 роки тому

    Em Coimbra só está desde 1537, de 1290 estava em Lisboa, portanto não era Universidade de Coimbra.

  • @lucasfranco8049
    @lucasfranco8049 4 роки тому +1

    Essa universidade 9ferece mestrado em Letras para brasileiros??

  • @martimjordao6018
    @martimjordao6018 4 роки тому +2

    A verdadeira livraria é a do porto.
    A J.K. Rolling escreveu e se inspirou lá

  • @lucioalves9323
    @lucioalves9323 6 років тому

    Maravilha.

  • @rosaflornaeuropa
    @rosaflornaeuropa 4 роки тому +1

    Essa capa e para proteger os alunos do frio de forma uniforme e elegante.

  • @anacleto2253
    @anacleto2253 6 років тому +1

    Veja no youtube Charamela da Universidade de Coimbra- Doutoramento Honoris Causa

  • @enirrogerio
    @enirrogerio 5 років тому +1

    👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @mariavideira4269
    @mariavideira4269 7 років тому +2

    Eles foram a coimbra!!!!!A minha cidade!!!!

  • @saraferreira2796
    @saraferreira2796 6 років тому +1

    O uniforme tambem é nas outras universidades

    • @catia_amorim
      @catia_amorim 6 років тому +1

      Sara Ferreira mas teve a sua origem em Coimbra

  • @josepinheiro7006
    @josepinheiro7006 6 років тому

    Falaram de tudo e não falaram do mais importante, a J.K.Rollings viveu na cidade do Porto, era casada com um Português desta cidade, todos os dias ela ia a uma das mais lindas livrarias do Mundo a Livraria Lello que fica na Praça de Lisboa no Porto ali ao lado da torre dos Clérigos e onde existe o melhor ambiente noturno onde vai todo o mundo beber, dançar, ouvir musica, como dizia foi esta livraria que acabou por lhe dar a ideia de escrever sobre o Harry Potter, eu lembro-me que ás vezes ia lá comprar livros, e aconteceu-me uma vez eu pensar que ela seria no primeiro piso da editora a funcionaria responsável pela venda dos livros, andar á procura de comprar um livro e ir-lhe perguntar e deparar-me com uma senhora com um sotaque estrangeiro a falar meio inglês e um pouco português eu achei estranho, até que ela me explicou que apenas estava alí a escrever um livro era o passatempo dela adorava escrever ao fim da tarde naquela livraria, e eu me questionava, quem vem para uma livraria escrever um romance ou um livro de historias de fantasias, gente ela mesmo o fazia quase todos os dias, ia para o primeiro piso havia uma secretaria e ela passava os dias a escrever, lá voltei a essa livraria meses depois, á procura com um amigo de um livro de historia, e o meu amigo também procurou se socorrer da ajuda dela, na procura de um livro e deu-se conta do mesmo que me tinha acontecido meses antes, ainda fui a tempo de lhe explicar que essa escritora com sotaque inglês não trabalhava nesta livraria, era apenas uma escritora e professora de inglês numa escola na cidade do Porto.

    • @ruipinto1573
      @ruipinto1573 3 роки тому

      Acho muito interessante o seu relato e encontro com J.K. Rollings, digo que é interessante pois ela disse recentemente que nunca esteve na livraria Lello e que não se inspirou por isso neste lugar para escrever o seu livro.

    • @josepinheiro7006
      @josepinheiro7006 3 роки тому

      ela é mentirosa como estaria á espera de que esta Livraria lhe pagasse e como nunca lhe pagaram, digo mais que eu soube porque ia lá ás vezes a esta livraria que já estavam farto de ver alguém lá sentada que raramente comprava livros e só fazia sala, ela é mentirosa até porque não sóu só eu que sou testemunha, há pelo menos um amigo meu que um dia a confundiu tal com eu a confundi como uma das vendedoras de livros do primeiro andar a confundi com uma empregada senão como é que eu saberia quem ela era me digam lá, há também pelo menos 12 antigos funcionários a maioria se formaram com cursos superiores outros foram para o estrangeiro viver e onde se formaram a estudar, por isso eu nem saberia nada dela e como soube foi atravês dela, mas a mim de ingleses já nada me espanta, quando a fama lhes sobe a cabeça logo esqueçem que teve a paciência de aturar que só sabia fazer sala e confundia os clientes como uma funcionaria que se sentava num poodle e pousava os cadernos em cima de uma mesa tipo prateleira que havia no cimo das escadas ondes os funcionários da Livraria Lelo & Irmão, pousavam os livros para colocá-los nas prateleiras do 1ºandar, muita gente a confundia com uma relações públicas desta livraria tal como me aconteceu comigo, e com um amigo meu, que ainda se lembra eu quero ver só essa grande filha da puta ter a coragem de me dizer a mim á minha frente que era mentira que eu fodo-lhe o focinho com muito prazer essa galderia nojenta Escritora sem vergonha na cara que agora a fama lhe subiu a cabeça e eu arranjo mais de 20 pessôas que podem testemunhar contra essa filha da puta de mentirosa que é a J. K. Rowlling, que nem o marido tinha mais a paciencia para aturar e muito menos os alunos do colegio de inglês onde ela dava aulas até ha´17H00 na Foz do Porto senão como eu saberia disto se foi ela que me disse e que inclusivê que estava a escrever um livro sobre um miudo que fazia magia e nunca me disse nome por causa do contrato com a editora de londres por sigilo e como soube eu que ela era casada com um engenheiro do Porto que vivia na foz e que a tinha conhecido em Londres e com quem se casou e como sabia eu que ia embora dali a uns meses porque se ia divorciar desse engenheiro do Porto.a J. K Rowling não passa de uma mentirosa safada inglesa deslumbrada com a fama-, felizmente como eu há muita gente que serve de testemunhas de que estou a falar a verdade.

    • @josepinheiro7006
      @josepinheiro7006 3 роки тому

      @@ruipinto1573 vai ser se eu estou na esquina está bem o que vale toda a gente na livraria sabe que eu estou a falar verdade ela só sabia fazer sala e raramente comprava livros na Livraria Lello & Irmão ou confias em nós em mim e no meu amigo e no que toda a gente no porto sabia que essa ngrande filho da puta parava na Livraria e só sabia fazer sala e fazia os clientes todos pensarem que ela era funcionaria na livraria tal como eu a confundi e um amigo meu que tinha ido comigo a essa livraria confundiu também e como muita gente a confundiu como uma funcionaria tipo relações públicas, que ás vezes as livrarias têm está bem, mas queres confiar nela tudo bem amigo, cada um confia no que bem quer, o que vale é que a livraria tinha camaras de videovigilância, mais há pelos menos mais de 12 funcionários que se lembram bem dela tal como eu e o meu amigo, ela que não diga muitas vezes que não parava lá até porque os donos já disseram que lhes está a faltar a paciência em aturarem esta escritora inglesa muito ingrata safada e mentirosa que logo lhe metem um processo crime, o que mais há são clientes que se lembram muito bem dela a fazer sala no 1º andar a escrever nuns cadernos apontamentos do que escrevia sobre o livro de um miudo que fazia magia num colegio em tribunal até eu estou a pensar em meter-lhe por mentir a esta mentirosa.

    • @ruipinto1573
      @ruipinto1573 3 роки тому +1

      @@josepinheiro7006 Eu não pus em causa o seu comentário, pelo contrário, até fiquei contente e esclarecido, se o sr. diz que a viu na livraria inclusive tem testemunhas, até achei estranho ela desmentir algo que é tão comentado. Desculpe, acho que não me expressei bem.
      Essa informação é importante para mim pois sou guia-intérprete e quando vou ao Porto como é óbvio passo pela livraria e conto a suas histórias... Por isso o seu testemunho é sim deveras interessante para mim, pois como disse ela desmentiu que esteve na livraria, , o que eu acho estranho, como é possível ter vivido no Porto e não saber acerca da livraria e depois a "coincidência das semelhanças? Por isso, a meu ver seu testemunho é importante para a história e cultura do nosso país. Muito obrigado pela informação e continuação de um bom dia.

  • @joanaleiria285
    @joanaleiria285 4 роки тому +1

    Os estudantes podem lavar, sim, a Capa. Aliás, devem, por questões de higiene. E não são apenas os doutores a usar Capa e Batina, os caloiros também podem usar!

    • @AMLPPM
      @AMLPPM 4 роки тому

      Ai é? Não sabia! Obrigado pelo esclarecimento, doutora!

    • @netgear8977
      @netgear8977 4 роки тому

      entao se podem, porque é que na reportagem os proprios estudandes disseram que nao podiam?

    • @joanaleiria285
      @joanaleiria285 4 роки тому

      @@netgear8977 por vezes surgem "tradições" que são importadas de outros locais, não sendo próprias de Coimbra nem têm fundamento histórico nenhum, como é o caso das duas que referi.
      Alguns estudantes, por desconhecimento, passam essa informação, mas está errada.