Parabéns pelo vídeo. Teria como mostrar um projeto para controlar com 2 dimmers 1 para controla a tensão e outro a corrente no 127v/220v CA, e limitar a saída no máxima em 20v.
Parabéns pelo Video....Graças a Você,não fui pela Dica de um Autodidata como eu.....que me passou um Esquema de Fonte Regulada ou com Esse LM350 ou LM317 ....com 1 Detalhe: a Fonte a ser Construída,seria com um Transformador de 20 A....imagina a Explosão,que iria ser,usando um Sistema assim,que trabalha no Máximo,com 3 A .....Com um Transformador de 20 A.
Pelo custo e capacidade de corrente sempre acabo optando por um circuito com zener e transístores mesmo mas esses ci´s são bem úteis, principalmente os ci´s menores, que normalmente são usados como referência em fontes maiores.
Usando o mesmo esquema ,podemos usar um tipo 35 c ,e elevar tanto a voltagem ,basta ligar a saída do regulador ( LM 317 ou 350 ) se o trafo for até a capacidade do tip 35 q é de 25 ampere ,menos 15 % ,teremos uma fonte regulável , de respeito .
Bacana demais esse componente, muito mais estável que os 780x que cai bastante a tensão de saída quando a corrente fica perto da máxima que componente suporta.
O melhor canal do youtube de eletrônica disparado. Poderia ser usado em uma fonte simétrica?. teria como ser utilizado em tensões negativas. ou melhor fazer uma fonte dupla e associar na saída. obrigado
Já q vc falou do famoso 2n3055 , Tem alguns esquemas com o 317 + vários 2n3055 com uma saída muito boa , estável e suporta umas dezenas de amperes ...tem versões com o 2n3773 ou mj mas tem q fazer uma consulta de preço primeiro pra ver qual compensa mais
Muito bom meu amigo! Eu costumo usar o lm317 com um transistor, pode ser o tip127. Mas realmente simplifica mesmo. Acredita que nunca usei um regulador nem LM317, nem LM350 e nem o LM338 em versão de encapsulamento TO-3 em nenhuma montagem nem peguei nenhuma fonte para reparo que tenha um desses metálico? Eu achei aqui perdido a pouco tempo foi ulguns MJ15003 com mais de 20 anos guardados em um gaveteiro, tinha também um 2n3055 original toshiba de mesma época, mas esse usei em um reparo de uma fonte de bancada de um amigo meu que conserta notebooks Belo vídeo! Já deixei meu like!
Obrigado Michel! Sim esses modelos TO-3 são raros e mais caros também, por isso menos comuns, mas são interessantes em aplicações que exijam uso contínuo na corrente máxima.
3055 original?? Pra mim eles são igual caviar....nunca vi, nem usei, só ouço falar. Fiz uma carga eletronica ajustavel pra testar fontes e larguei mão dela justamente por nunca ter achado um 3055 original, os piratas que eu usei queimava muito.
Amigo, quais desses reguladores de tensão eu manteria os 12v e regularia apenas a corrente? Preciso ligar um relé de rádio frequência minúsculo no carro, ele tem capacidade de carga de no máximo 1A e 12v. Só que eu queria regular a amperagem de entrada nele em 1A pois já queimei um equipamento desses ligando direto, pois o auternador do carro gera 14v pra alimemtar a bateria e tem variações de corrente. Gostaria de estabilizar a corrente, pois ele suporta até 24v, então os 14v do alternador não seriam problema.
Olá Lucas, quem determina a corrente máxima é sempre a carga, a bateria entrega o que é solicitado até o seu limite, o relé normalmente não limita nem a corrente nem a tensão ele é só uma chave. Salvo com valores muito acima da sua capacidade, o relé pode se danificar. Nesse caso o importante seria regular a tensão de entrada para que não supere os 12V do relé (mesmo que ele suporte mais) e esse funcione com segurança. Para isso o LM350 é mais que suficiente e até um 7812 montado num dissipador (com os capacitores de filtro normalmente usados) poderia fazer o papel. Sem regular a tensão, muitos problemas podem ocorrer, incluído espúrios, interferências, induções, etc, que podem danificar o equipamento em uso.
Excelente explicação mestre. Você falou que a diferença entre a tensão de entrada e a de saída não pode ser maior que 10V, então nessa fonte com a entrada de 37V e a saída com 5V poderia não funcionar corretamente, certo?
Obrigado José! Essa limitação de menor que 10V entre a entrada e a saída é só quando você vai usar a corrente máxima dele de 4,5A, se usar correntes menores, como até 3A por exemplo a diferença pode ser muito maior e irá funcionar por exemplo com a entrada em 37V e a saída em 5V.
Boa tarde, Gosto muito de seus vídeos, sempre da certo. Gostaria de um regulador com potenciômetro. Vou usar um trafo entrada de 220v saída de 18v para uma resistência de seladora. Gostaria de regular esse 18v. Ou seja de 0 a 18v para poder regular o calor da resistência. Aguardo.
Olá Tele Sushi! Veja o vídeo do LM317 aqui do canal, lá temos um exemplo de fonte variável. O mesmo circuito pode ser usado com o LM350. Mas cuidado para que a corrente da seladora não seja maior que 3A, no caso de usar um LM350.
Eletrolab vocês tem informação no canal sobre o cd4040B notei variação do mesmo modelo e dois funcionamento independente no data sheet não deixa muito claro isso . Imagina a mesma peça.com dois modelo e pinagem diferentes
Olá Bruce, não tenho ainda nenhum vídeo sobre o CD4040. As diferenças em alguns parâmetros, se forem pequenas, são devidas aos diferentes fabricantes, mas as funcionalidades precisam ser iguais.
@@Electrolab-Eletronica exato teriam que ser iguais. ate onde sei o fabricante e a texas intruments. mas eu to com 2 peças mesmo modelo aqui 2 funcionamento contadores diferentes. só se a que tenho sao falsificadas, mas no datasheet notei 2 pinagem nao sei se esta correto , meu gravador so reconheçe TTL tentei verificar o modelo deste contador logico ele diz que nao consta na livraria
Interessante! Nunca vi falsificação de CI CMOS. Mas tudo é possível! Talvez um erro de marcação nesse CI e venderam barato para refugo e acabou aqui, onde não há controle de qualidade.
Boa noite meu amigo, tudo bem? sé puder tirá uma dúvida agradeço : as diferenças de um mosfet smd pra um regulador de tensao e que o pino de meio do mosfet e sempre mais curto do que o do regulador de tensao ou isso não é regra,o ideal e verificar o código mesmo?
Creio que vc tenha usado na entrada do LM350 uma fonte de bancada estabilizada correto? Se foi, neste caso a excelente regulação da tensão de saída se deu em parte graças a regulação da fonte de entrada. Penso que, caso utilize uma entrada só com transformador, retificador e filtro a regulação da tensão de saída do LM350 não será tão boa assim.
@@Electrolab-Eletronica Com certeza a linha 78xx não tem uma boa regulação da tensão de saída quando se drena acima de 500mA, aliás acima disso se não for usado um bom dissipador eles aquecem bastante, mesmo com uma tensão diferencial de alguns volts. Mudando um pouco de assunto, vc conhece o regulador de tensão LR8N3 da Microchip que fornece uma uma saída de 1,2 a 438V? Brevemente vou utilizá-lo para construir uma fonte de bancada para outros circuitos que usam tensões mais elevadas como as termoiônicas por exemplo.
Conheço o LR, a questão é que ele é mais para gerar tensões reguladas de referência, pois trabalha com correntes baixíssimas (30mA máx). Mas tem um grande range de tensões de entrada e saída, o que pode ser interessante em alguma aplicações, como regulador de startup de fontes chaveadas e outros.
Realmente a corrente de saida do LR é muito baixa, mas pode se colocar um transistor externo como nos 78xx e conseguir correntes de muitos ampéres a depender do transistor.
Não deveria queimar nesse circuito, se queima, há uma corrente muito maior do a prevista passando por ele, provavelmente por ter um R1 com valor muito baixo.
A resistência comprada trabalha com quantos volts e potência? Um dos motivos pode ser a tensão baixa, gerando assim uma potência final baixa. O seu trafo libera no máximo 90W.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela atenção. produto.mercadolivre.com.br/MLB-733416854-kit-completo-resistencia-teflon-borracha-para-seladora-30-cm-_JM. Comprei essa do link. O rapaz disse que com um trafo 18v 5 A daria. Mas não deu muito bem. Será que estou ligando errado? Como eles fazem selar tão rápido e eficiente. Comprei as coisas certinhas.
muito bom video eu nao conhecia este regulador , tenho vontade de fazer uma fonte de 13.8v com uma boa amperagem que aguente uma bilinear e este regulador seria melhor que o 317 nossa muito bom video sempre com otimas novidades e assuntos bem interessantes parabens ao canal eletrolab e ao meu amigo , boa tarde a vc
Obrigado Vausnicler! Esse suporta 3A o LM 317, 1,5A. Uma bi-linear em geral tem um consumo bem elevado dependendo da potência. Em geral 10 ou mais amperes. Nesse caso a fonte precisaria de transistores de potência também para suportar a carga!
@@Electrolab-Eletronica ola , sim eu digo usar este regulador como controlador no circuito proprio com varios transistor na saida para aguentar uns 50 amperes de carga , mas vou aguardar um bom projeto seu bem simples e bem explicado como voce sempre o faz abraços meu amigo
Ótimo vídeo professor. Qual seria o complementar do LM350 para tensões negativas? Pretendo utilizá-los em uma fonte simétrica para 2A a 3A. Na verdade encontrei o datasheet do LM333, mas não é fácil encontrá-lo. Abraço.
Não achei no canal nada sobre circuitos de pfc (ativo e passivo), como funcionam e como alteram o fator de potência dinamicamente de acordo com o consumo em determinado instante. Seria uma aula interessante e bastante útil. Abraço!
É verdade Nando, isso é bem específico de fontes ATX. Há um vídeo sobre elas onde até cito o pfc ativo, mas não entro no detalhe desse circuito. Sugestão anotada!
@@Electrolab-Eletronica sim mas na verdade muitos outros dispositivos como TV´s e até equipamentos de som usam fontes com pcf devido à necessidade de serem cada vez mais eficientes no consumo de energia.
O LM137 e 337 (diferentes limites de tensão) regulam tensões negativas, podem ser usado em conjunto com o LM317 para fontes simétricas. Creio que o correspondente ao LM350 para tensões negativas, suportando até 3A seja o LM333.
Não faço projetos fora do canal. Recomendo buscar por reguladores chaveados que permitam esse ajuste, como este aqui: pt.aliexpress.com/item/1005001665718798.html?albpd=pt1005001665718798&acnt=494-037-6276&aff_platform=aaf&albpg=1220734607216&netw=u&albcp=7303158455&pvid=4d736322-95f9-4f99-9f84-4d91881dc7bd&sk=UneMJZVf&scm=1007.23534.124000.0&trgt=1220734607216&terminal_id=1a9b338ca08740aa85f4389af93da81e&needSmbHouyi=false&albbt=Google_7_shopping&src=google&crea=pt1005001665718798&aff_fcid=89d852a92f2b4aaeb402f0a14ac786a8-1621968171193-01320-UneMJZVf&gclid=Cj0KCQjwwLKFBhDPARIsAPzPi-I9EHA8bdL4xGoKXopzxAmsN_HDwIpYf3rxVseY1Qn2xfFSKRaEOM4aAgH2EALw_wcB&albag=86143156931&aff_fsk=UneMJZVf&albch=shopping&albagn=888888&isSmbAutoCall=false&aff_trace_key=89d852a92f2b4aaeb402f0a14ac786a8-1621968171193-01320-UneMJZVf&rmsg=do_not_replacement&device=c&gclsrc=aw.ds
Eu tenho o lm350 no encapsulamento to220...qual a diferença para este aí do video? Os dois aguentam só 3A, ou o to220 aguenta só 3A e este do vídeo aguenta mais?
Ambos suportam 3A, a diferença é que esse tem uma transferência térmica melhor, por isso é mais resistente a longos períodos de uso na corrente máxima (com o devido dissipador), além de permitir picos de 4.5A com uma diferença de tensão entre a saída e a entrada pequena.
O esquema e fórmulas para ajuste de corrente aparecem em 14:51 no vídeo. Mas ele não faz os dois ao mesmo tempo, ou ajusta tensão ou corrente, para os dois juntos precisaria de dois LM350.
@Electrolab-Eletronica muito obrigado DEUS te abençoe feliz Natal e um ano novo pra você e sua família muita paz saúde e prosperidade um forte abraço DEUS te abençoe
Parabéns pelo vídeo.
Teria como mostrar um projeto para controlar com 2 dimmers 1 para controla a tensão e outro a corrente no 127v/220v CA, e limitar a saída no máxima em 20v.
Obrigado! É um circuito específico, teria que fazer o projeto do zero.
@@Electrolab-Eletronica entendi, você consegue fazer para nós?
@@ErupçãoTech Não faço projetos fora dos meus para o canal, por indisponibilidade de tempo.
o melhor do Brasil ! sem duvida obrigado pela forma como explica a matéria !....
Obrigado Antônio!
Muito didatico e é alguem com cultura rara.
Seu material é excelente.
•Ótima teoria;
•Conceito;
•Explicação detalhada;
Ótimo conteúdo;
Aplicabilidade.
Parabéns!!!
Esqueceu ainda de falar:
- Ótima didática/abordagem
- Ótimo tom de voz (dá para ouvir por muito tempo sem causar cansaço em quem ouve)
@@Rodrigo_RDA assino embaixo.
Puxa, muito obrigado pelo incentivo pessoal!!! Temos assim estímulo para continuar com o trabalho, sempre buscando melhorias!
Parabéns pelo Video....Graças a Você,não fui pela Dica de um Autodidata como eu.....que me passou um Esquema de Fonte Regulada ou com Esse LM350 ou LM317 ....com 1 Detalhe: a Fonte a ser Construída,seria com um Transformador de 20 A....imagina a Explosão,que iria ser,usando um Sistema assim,que trabalha no Máximo,com 3 A .....Com um Transformador de 20 A.
Obrigado Marcos! O dimensionamento correto dos componentes é fundamental nesses casos.
Parabéns mestre por mais este excelente vídeo. Ótimo como sempre. Vida longa ao canal !!!
Obrigado Alexandre!
Obrigado pela aula professor.
Obrigado Kamen!
Valeu Elói!
Grato!
Um componente show de bola, e, ótima explanação!
Abraço!
Ótimo sábado!
Obrigado Mario Sergio! Abcs!
@@Electrolab-Eletronica
Eu que agradeço!
Abraço!
Boa semana!
suas aulas sao muito top,e que DEUS te abençoe por dividir conhecimento.
Muito obrigado Gilmar!
Pelo custo e capacidade de corrente sempre acabo optando por um circuito com zener e transístores mesmo mas esses ci´s são bem úteis, principalmente os ci´s menores, que normalmente são usados como referência em fontes maiores.
Sem dúvida Nando! Vale o investimento, pois além da estabilidade, eles têm alta rejeição de ripple e proteções internas contra sobre temperatura!
Usando o mesmo esquema ,podemos usar um tipo 35 c ,e elevar tanto a voltagem ,basta ligar a saída do regulador ( LM 317 ou 350 ) se o trafo for até a capacidade do tip 35 q é de 25 ampere ,menos 15 % ,teremos uma fonte regulável , de respeito .
O uso de transistores de potência em conjunto podem aumentar bem a capacidade de corrente da fonte!
Bacana demais esse componente, muito mais estável que os 780x que cai bastante a tensão de saída quando a corrente fica perto da máxima que componente suporta.
Obrigado amigo!
Muito bom Eloy, mais um componente clássico explicado no detalhe.
Abraço!
Obrigado André!! Abcs!
Valeu professor ótima aula
Obrigado José!
Muito bom Professor!obrigado pelo empenho abraço.
Obrigado Fernando! Abcs!
Excelente vídeo! Muito bem explanado. Obrigado por compartilhar
Obrigado Pozzato!
Excelente!! Parabéns pelo vídeo.
Obrigado Eduardo!
Excelente conteúdo. Obrigado por postar
Obrigado Mauro!
Bem explicado. Show de bola.
Obrigado Lucas!
Olá Prof. boa aula
Obrigado José Carlos!
Ola amigo..qual seria o LM pra tensão negativa como por exemplo o 79xx pra diminuir voltagem de uma fonte simétrica???
Olá, é o LM337K.
O melhor canal do youtube de eletrônica disparado.
Poderia ser usado em uma fonte simétrica?. teria como ser utilizado em tensões negativas. ou melhor fazer uma fonte dupla e associar na saída. obrigado
Obrigado Ciro, sim poderia com o seu par LM333.
Já q vc falou do famoso 2n3055 , Tem alguns esquemas com o 317 + vários 2n3055 com uma saída muito boa , estável e suporta umas dezenas de amperes ...tem versões com o 2n3773 ou mj mas tem q fazer uma consulta de preço primeiro pra ver qual compensa mais
Sim, sem dúvida, a ideia de usar um único regulador de potência é a simplicidade do circuito e da montagem!
Boa noite ótimo vídeo e bem explicado parabéns
Obrigado Ivanildo!
tem como diminuir a tenção do lm317 abaixo de 1.2 volts , preciso de uma tenção abaixo de 0.900 milivolts ??
Se for na saída, sim, com introdução de diodos em série. Diodos Schottky por exemplo, poderiam dar uma queda de 0,3V cada.
Muito bom meu amigo!
Eu costumo usar o lm317 com um transistor, pode ser o tip127.
Mas realmente simplifica mesmo.
Acredita que nunca usei um regulador nem LM317, nem LM350 e nem o LM338 em versão de encapsulamento TO-3 em nenhuma montagem nem peguei nenhuma fonte para reparo que tenha um desses metálico?
Eu achei aqui perdido a pouco tempo foi ulguns MJ15003 com mais de 20 anos guardados em um gaveteiro, tinha também um 2n3055 original toshiba de mesma época, mas esse usei em um reparo de uma fonte de bancada de um amigo meu que conserta notebooks
Belo vídeo!
Já deixei meu like!
Obrigado Michel! Sim esses modelos TO-3 são raros e mais caros também, por isso menos comuns, mas são interessantes em aplicações que exijam uso contínuo na corrente máxima.
3055 original?? Pra mim eles são igual caviar....nunca vi, nem usei, só ouço falar. Fiz uma carga eletronica ajustavel pra testar fontes e larguei mão dela justamente por nunca ter achado um 3055 original, os piratas que eu usei queimava muito.
Amigo, quais desses reguladores de tensão eu manteria os 12v e regularia apenas a corrente? Preciso ligar um relé de rádio frequência minúsculo no carro, ele tem capacidade de carga de no máximo 1A e 12v. Só que eu queria regular a amperagem de entrada nele em 1A pois já queimei um equipamento desses ligando direto, pois o auternador do carro gera 14v pra alimemtar a bateria e tem variações de corrente. Gostaria de estabilizar a corrente, pois ele suporta até 24v, então os 14v do alternador não seriam problema.
Olá Lucas, quem determina a corrente máxima é sempre a carga, a bateria entrega o que é solicitado até o seu limite, o relé normalmente não limita nem a corrente nem a tensão ele é só uma chave. Salvo com valores muito acima da sua capacidade, o relé pode se danificar.
Nesse caso o importante seria regular a tensão de entrada para que não supere os 12V do relé (mesmo que ele suporte mais) e esse funcione com segurança. Para isso o LM350 é mais que suficiente e até um 7812 montado num dissipador (com os capacitores de filtro normalmente usados) poderia fazer o papel. Sem regular a tensão, muitos problemas podem ocorrer, incluído espúrios, interferências, induções, etc, que podem danificar o equipamento em uso.
Excelente explicação mestre. Você falou que a diferença entre a tensão de entrada e a de saída não pode ser maior que 10V, então nessa fonte com a entrada de 37V e a saída com 5V poderia não funcionar corretamente, certo?
Obrigado José! Essa limitação de menor que 10V entre a entrada e a saída é só quando você vai usar a corrente máxima dele de 4,5A, se usar correntes menores, como até 3A por exemplo a diferença pode ser muito maior e irá funcionar por exemplo com a entrada em 37V e a saída em 5V.
@@Electrolab-Eletronica entendi. Obrigado!
Boa tarde, Gosto muito de seus vídeos, sempre da certo. Gostaria de um regulador com potenciômetro. Vou usar um trafo entrada de 220v saída de 18v para uma resistência de seladora. Gostaria de regular esse 18v. Ou seja de 0 a 18v para poder regular o calor da resistência. Aguardo.
Olá Tele Sushi! Veja o vídeo do LM317 aqui do canal, lá temos um exemplo de fonte variável. O mesmo circuito pode ser usado com o LM350. Mas cuidado para que a corrente da seladora não seja maior que 3A, no caso de usar um LM350.
@@Electrolab-Eletronica nossa muito obrigado. Difícil alguém responder. Muito obrigado. A fonte tem 3A.
@@Electrolab-Eletronica estou na loja de componentes. Qual seria o valor dos resistores e do potenciômetro. Se puder responder agradeceria
Um potenciômetro de 5K e um resistor de 240 ohms, vai regular de 1,25 a 25V (ou menos até a máxima da fonte).
@@Electrolab-Eletronica obrigado. Deu tempo rsss
Show de bola professor. Só uma pergunta: teria como acrescentar no circuito um transistor de potência para aumentar a corrente ? Abçs.
Obrigado! Sim é possível.
Eletrolab vocês tem informação no canal sobre o cd4040B notei variação do mesmo modelo e dois funcionamento independente no data sheet não deixa muito claro isso . Imagina a mesma peça.com dois modelo e pinagem diferentes
Olá Bruce, não tenho ainda nenhum vídeo sobre o CD4040. As diferenças em alguns parâmetros, se forem pequenas, são devidas aos diferentes fabricantes, mas as funcionalidades precisam ser iguais.
@@Electrolab-Eletronica exato teriam que ser iguais. ate onde sei o fabricante e a texas intruments. mas eu to com 2 peças mesmo modelo aqui 2 funcionamento contadores diferentes. só se a que tenho sao falsificadas, mas no datasheet notei 2 pinagem nao sei se esta correto , meu gravador so reconheçe TTL tentei verificar o modelo deste contador logico ele diz que nao consta na livraria
Interessante! Nunca vi falsificação de CI CMOS. Mas tudo é possível! Talvez um erro de marcação nesse CI e venderam barato para refugo e acabou aqui, onde não há controle de qualidade.
Toppissimo! Parabéns
Obrigado Marco!
Porque o título deste vídeo menciona que ajusta tensão E corrente, se não atua no controle da corrente de saída???
Sim, atua como fonte de corrente constante e ajustável, com o mesmo padrão do LM317 e conforme circuitos indicados no datasheet do fabricante
Boa noite meu amigo, tudo bem? sé puder tirá uma dúvida agradeço : as diferenças de um mosfet smd pra um regulador de tensao e que o pino de meio do mosfet e sempre mais curto do que o do regulador de tensao ou isso não é regra,o ideal e verificar o código mesmo?
Olá Danilson! Verdade, isso não é regra, depende da construção do componente, por isso sempre confirme com o código.
Creio que vc tenha usado na entrada do LM350 uma fonte de bancada estabilizada correto? Se foi, neste caso a excelente regulação da tensão de saída se deu em parte graças a regulação da fonte de entrada. Penso que, caso utilize uma entrada só com transformador, retificador e filtro a regulação da tensão de saída do LM350 não será tão boa assim.
É verdade, mas a regulação direta do LM350 é excelente, mesmo sem entrada estabilizada. Ele é superior à linha 78XX nesse quesito.
@@Electrolab-Eletronica Com certeza a linha 78xx não tem uma boa regulação da tensão de saída quando se drena acima de 500mA, aliás acima disso se não for usado um bom dissipador eles aquecem bastante, mesmo com uma tensão diferencial de alguns volts. Mudando um pouco de assunto, vc conhece o regulador de tensão LR8N3 da Microchip que fornece uma uma saída de 1,2 a 438V? Brevemente vou utilizá-lo para construir uma fonte de bancada para outros circuitos que usam tensões mais elevadas como as termoiônicas por exemplo.
Conheço o LR, a questão é que ele é mais para gerar tensões reguladas de referência, pois trabalha com correntes baixíssimas (30mA máx). Mas tem um grande range de tensões de entrada e saída, o que pode ser interessante em alguma aplicações, como regulador de startup de fontes chaveadas e outros.
Realmente a corrente de saida do LR é muito baixa, mas pode se colocar um transistor externo como nos 78xx e conseguir correntes de muitos ampéres a depender do transistor.
Excelente! E o video me lembra que preciso adquirir um alicate - amperímetro!
Obrigado Fabio! Para eletrônica tem o review do que eu uso aqui, dê uma conferida: ua-cam.com/video/SzJ1fwxK3J8/v-deo.html
PERGUNTA: Porque o potenciômetro se queima ao buscar as menores tensões?
E como resolver?
Não deveria queimar nesse circuito, se queima, há uma corrente muito maior do a prevista passando por ele, provavelmente por ter um R1 com valor muito baixo.
Amigo ótimo vídeo. Comprei um kit de resistência no ML. e um trafo de 18v 5A. mas não esta selando tão rápido e tão bem como as que vejo. Pq será?
A resistência comprada trabalha com quantos volts e potência? Um dos motivos pode ser a tensão baixa, gerando assim uma potência final baixa. O seu trafo libera no máximo 90W.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela atenção. produto.mercadolivre.com.br/MLB-733416854-kit-completo-resistencia-teflon-borracha-para-seladora-30-cm-_JM. Comprei essa do link. O rapaz disse que com um trafo 18v 5 A daria. Mas não deu muito bem. Será que estou ligando errado? Como eles fazem selar tão rápido e eficiente. Comprei as coisas certinhas.
Difícil saber sem analisar o aparelho. Não creio que haja mistério na ligação. Melhor tentar contactar o vendedor pedindo dicas sobre essa montagem.
Joinha 746 ! Muito bom o vídeo ! Parabéns Electromen !
Obrigado Edson!!
Tem o LM338 que trabalha com 5A
Sim, excelente!
Seria bacana mostrar o componente atuando como limitador de corrente
Verdade Tiago! Mas como referência, fiz o mesmo circuito no vídeo do LM 317, com corrente ajustável e funciona da mesma forma no LM350.
7:14 "deita cheets" ..óia só o cara gastano o ingreis dele ..kkkkk
Kkkk
Isso mesmo a pronúncia britânica é essa, confira aqui : www.macmillandictionary.com/pronunciation/british/datasheet
Vejam também o vídeo sobre inglês técnico aqui no site, antes de avaliarem errado!
@@Electrolab-Eletronica nao quis corrigir apenas achei engraçado , quase nunca ouvi assim..
Sem problemas Ademilson! Costumo usar dessa forma, mas muito acham que não estaria correto! Abcs!
muito bom video eu nao conhecia este regulador , tenho vontade de fazer uma fonte de 13.8v com uma boa amperagem que aguente uma bilinear e este regulador seria melhor que o 317 nossa muito bom video sempre com otimas novidades e assuntos bem interessantes parabens ao canal eletrolab e ao meu amigo , boa tarde a vc
Obrigado Vausnicler! Esse suporta 3A o LM 317, 1,5A. Uma bi-linear em geral tem um consumo bem elevado dependendo da potência. Em geral 10 ou mais amperes. Nesse caso a fonte precisaria de transistores de potência também para suportar a carga!
@@Electrolab-Eletronica ola , sim eu digo usar este regulador como controlador no circuito proprio com varios transistor na saida para aguentar uns 50 amperes de carga , mas vou aguardar um bom projeto seu bem simples e bem explicado como voce sempre o faz abraços meu amigo
Perfeito! Sim , dessa forma é uma ótima opção!!
Ótimo vídeo professor. Qual seria o complementar do LM350 para tensões negativas? Pretendo utilizá-los em uma fonte simétrica para 2A a 3A. Na verdade encontrei o datasheet do LM333, mas não é fácil encontrá-lo.
Abraço.
Olá Reginaldo, o complementar dele é de fato o LM333 e na versão metálica o LM333K. Não são muito fáceis de encontrar por aqui.
@@Electrolab-Eletronica boa noite, agradeço o retorno.
otima aula parabens..............
Obrigado amigo!
Não achei no canal nada sobre circuitos de pfc (ativo e passivo), como funcionam e como alteram o fator de potência dinamicamente de acordo com o consumo em determinado instante. Seria uma aula interessante e bastante útil. Abraço!
É verdade Nando, isso é bem específico de fontes ATX. Há um vídeo sobre elas onde até cito o pfc ativo, mas não entro no detalhe desse circuito. Sugestão anotada!
@@Electrolab-Eletronica sim mas na verdade muitos outros dispositivos como TV´s e até equipamentos de som usam fontes com pcf devido à necessidade de serem cada vez mais eficientes no consumo de energia.
Verdade Nando!
Boa tarde! Excelente vídeo. Eu gostaria de saber qual é o cí desta família que trabalha com voltagem negativa?
O LM137 e 337 (diferentes limites de tensão) regulam tensões negativas, podem ser usado em conjunto com o LM317 para fontes simétricas. Creio que o correspondente ao LM350 para tensões negativas, suportando até 3A seja o LM333.
Isso mesmo, o LM333 (muito pouco usado), é a versão negativa dele.
@@coriscotupi Além de avioes e chutar bundas de terraplanistas ainda vc curte eletrônica??? Legal kkkkkkkkkkkkk
Boa noite ,sigo canal e gostaria de saber se com esse projeto eu consigo ir de 5 a 28 volts dc com essa amp de 3 amp?
Olá Luciano, sim consegue, sempre com o uso de um bom dissipador de calor no LM350.
Pergunta posso ligar 3 em paralelo,
iria aumentar a amperagem?
Pode, porém com muito cuidado e talvez necessite de resistores para nivelar a corrente.
Muito bom vídeo.
Faça com lm 338t
Obrigado Rogério! Anotada sugestão!
Eu sou amauri como eu faz pra elevar essa corrente mais autra exemplo 30aperes
Só com vários transistores de potência junto com o LM350. Precisa projetar o circuito, deve haver alguns esquemas na internet.
Se colocar dois (2) lm 350 em paralelos aumentaria a corrente ?
Sim, aumentaria, mas a ligação precisa ser cuidadosa, de preferência com componentes do mesmo lote.
SHOW! BOA NOITE!
Obrigado Rodrigo!
Pode colocar uns diodos na saída se quiser q fonte com valor mínimo de 0v?
Positivo!
Como eu faço pra ele ir de 1,2 v a 50 v? Por favor
Com esse modelo não tem como.
@@Electrolab-Eletronica mas então como poderia fazer? Vc pode me ajuda?
Não faço projetos fora do canal. Recomendo buscar por reguladores chaveados que permitam esse ajuste, como este aqui: pt.aliexpress.com/item/1005001665718798.html?albpd=pt1005001665718798&acnt=494-037-6276&aff_platform=aaf&albpg=1220734607216&netw=u&albcp=7303158455&pvid=4d736322-95f9-4f99-9f84-4d91881dc7bd&sk=UneMJZVf&scm=1007.23534.124000.0&trgt=1220734607216&terminal_id=1a9b338ca08740aa85f4389af93da81e&needSmbHouyi=false&albbt=Google_7_shopping&src=google&crea=pt1005001665718798&aff_fcid=89d852a92f2b4aaeb402f0a14ac786a8-1621968171193-01320-UneMJZVf&gclid=Cj0KCQjwwLKFBhDPARIsAPzPi-I9EHA8bdL4xGoKXopzxAmsN_HDwIpYf3rxVseY1Qn2xfFSKRaEOM4aAgH2EALw_wcB&albag=86143156931&aff_fsk=UneMJZVf&albch=shopping&albagn=888888&isSmbAutoCall=false&aff_trace_key=89d852a92f2b4aaeb402f0a14ac786a8-1621968171193-01320-UneMJZVf&rmsg=do_not_replacement&device=c&gclsrc=aw.ds
Faz um vídeo com o LM338 ele suporta mais amperagem
Anotado Orisvaldo!
fica a sugestão para um futuro video. fonte simetrica
Anotado Ciro, obrigado!
tenho uma fonte da Yaxun com o 2N3055 que esquenta muito. Posso trocar por esse LM350K ou não é compativel?
Não são compatíveis. O 2N3055 é um transistor e o LM350 um circuito integrado. Se esquenta muito, pode estar no limite da corrente máxima da fonte.
Valeu
Eu sou de Santa Catarina Joinville
Bem-vindo!
Dissipar calor com coolers pode
Não é indicado, a não ser que o cooler sopre diretamente sobre um dissipador de calor adequado, nesse caso é até mais eficiente.
Show !...grato !😁
Obrigado Roberto!
Vai de lm338k - 7A ou lm338t - 5A
Boas opções!
Eu tenho o lm350 no encapsulamento to220...qual a diferença para este aí do video? Os dois aguentam só 3A, ou o to220 aguenta só 3A e este do vídeo aguenta mais?
O to 220 suporta apenas 1.5A contínuos
@@dex8000será? não para o lm350...se não me engano 1.5A é para o 317...eu so não sei a diferença para o lm350k do video kkk
Ambos suportam 3A, a diferença é que esse tem uma transferência térmica melhor, por isso é mais resistente a longos períodos de uso na corrente máxima (com o devido dissipador), além de permitir picos de 4.5A com uma diferença de tensão entre a saída e a entrada pequena.
Errado! Suporta 3A!
@@Electrolab-Eletronica a sim..jóia,, me confundi com o 317 rsrsrs
Como ajustar a corrente?
O esquema e fórmulas para ajuste de corrente aparecem em 14:51 no vídeo. Mas ele não faz os dois ao mesmo tempo, ou ajusta tensão ou corrente, para os dois juntos precisaria de dois LM350.
Tenho vontade de montar uma fonte com ajuste de tenção pra minha bancada onde faço alguns serviços
@Electrolab-Eletronica muito obrigado DEUS te abençoe feliz Natal e um ano novo pra você e sua família muita paz saúde e prosperidade um forte abraço DEUS te abençoe
Muito obrigado Silverio! Para você também, abcs!
Preciso do contato dessa pcb way boa noite e obrigado 👏
Olá Angelo, coloquei o link na descrição do vídeo!
Agora Sei Pra Que Servem.
Comprei Algumas Placas Num Lixo Eletrônico E Veio Com Uns LMs Desses.
Ótimos componentes Sidiney!
*merci 👍✌️🇫🇷*
Merci mon ami!
Muito bom
Obrigado Leo!
Aqui aprende de vdd 😉👍
Se não aprender muda de ramo ou muda o Rob. Kkkkkkk
Obrigado Léllys!
Odeio acho um desses em sucata
Em fontes de alimentação, mas esse aqui é menos comum que o LM317.
Obrigado pela aula Professor 👍
Obrigado Josivel!