Parabéns amigo vc é dez 👏👏👏👏👏👏👏👏👍👍 sou técnico em telecomunicações e eletrotécnica admiro muito as pessoas que gastam o seu precioso tempo ensinando e ajudando as pessoas que querem aprender e tem sede de saber !
Senssacional Professor. Esse vídeo com sua explicação impecável me ajudou a resolver um problema em um circuito regulador com defeito. Mais uma vez muito obrigado.
Parabéns, excelente aula, sem enrolações, e com perfeita conciliação entre a teoria elementar e a prática. Muito bom para mim que já mexi com eletrônica no tempo dos circuitos valvulados e agora estou retornando à eletrônica como hobby, necessitando conhecimento sobre novos circuitos e componentes.
Esse é o vídeo mais completo e assertivo que vi sobre o LM317, e olha que fucei esse youtube todo e vi vários. Este de longe é o mellhor., olhei inclusive os videos em outras linguas. Tchê, parabéns,, atrasado mas está parabéns.
agradeço pela aula faz muito tempo que eu utilizo esse regulador e hoje aprendi muito mais sobre o mesmo eu tenho esse e o 338 k que eu ainda não utilizei pretendo usar para LED de refletor se você tiver uma aula sobre ele também eu gostaria de assistir mais uma vez parabéns por esse seu canal ótimo trabalho
Muito bom mestre, essa vídeoaula salvou minha pele, estava precisando fazer urgentemente um limitador de corrente que independesse da tensão para um projeto, estou muito grato.
Ola Eletrolab. Estou fazendo curso pela Instructiva. Mas, não consigo parar de consultar as orientações da Eletrolab. Estou montando uma fonte de bancada e o LM317 foi o escolhido para brincadeira. Quero portanto informar a importância de ter visto seu vídeo pelo menos uma 5 vezes. Parabéns pela didática e um Feliz 2022 para todos. Forte abraço para os inscritos também. TUDO DE BOM
Boa Tarde nosso Mestre... eu estava pesquisando como montar de maneira correta um circuito dc >>> dc ... vindo de uma bateria de 9 v e saindo fixo 1.5 v ... agora acho que encontrei... santo LM317 veio me salvar ( rs ) ... obrigado por mais essa ótima aula... DEUS o abençõe... abraço...
Muito bem explicado, estava eu ligando o R2 no (out)no pino 2, não sei aonde estava minha cabeça, já ia jogando 4 ci no lixo, os 59 anos já pesam no hobysta, agora e só trocar o r2 por um trimpot pra chegar nos exatos 3 volts para minha trena laser. Parabéns pelas suas explicações, não seriamos nada sem pessoas como você, ensinando e ajudando o próximo sem querer algo em troca.
Sem dúvida, esse componente foi uma das grandes invenções da eletrônica moderna. Indispensável em grande partes dos projetos. Outros que revolucionaram a eletrônica em suas épocas, são o 741 e o 555, largamente utilizados até hoje.
@@lisboaalmeida8340 Boa noite. Outro dia ganhei um receptor de parabólica antigo e sabe o que tinha dentro? LM 317. Também em algumas fontes de computador se acha. Boa sorte.
Parabéns, ótima explanação! Acessei por acessar, pois já conhecia o lm317, mas me surpreendi com a bela aula sobre corrente constante ! Muito obrigado. Agora ficarei na expectativa pelo vídeo de carregamento de li-íons mencionado rsrs. Abraço professor. Deus te abençoe grandemente pelo excelente trabalho.
@@Electrolab-Eletronica Olá boa noite quero usar um regulador para acionar 10 relé de 5 volts e 10 leds e um computador. Qual melhor regulador para esse caso?
Muito bom meu amigo! Já dei meu like! A algum tempo montei uma fonte usando ele como regulador, optei por ele pelo valor baixo, pois poderia colocar um LM350, LM338. Na verdade a fonte era para ser de 3A, mas o transformador só deu com uma carga de 4 ohms 2,70A no máximo. Pensei até em modificar o transformador, mas não vale a pena. Deixei ela para até 12v por 2,50A Boa estabilidade!
É bem interessante ultilizar drivers para obter maior disposição de corrente, montei duas fontes com o LM 317 a anos atrás ultilizando transistores blindados
O melhor video sobre regulador 317 gostei ds função de limitar corrente teria uma outra maneira de limitar a corrente eu só tinha um 317 usei ele para regular a tensão ajustável agora queria limitar a corrente em 500 miliamperes
Obrigado Maely! Sim, há outras maneiras de limitar a corrente além de usar um regulador LM317. Uma opção é usar um circuito simples com um transistor e um resistor de detecção (shunt) para limitar a corrente. O resistor shunt é colocado em série com a carga e cria uma pequena tensão proporcional à corrente que passa por ele. Essa tensão é alimentada à base do transistor NPN por meio de um resistor. Quando a corrente atinge o valor máximo desejado, a tensão no shunt faz com que o transistor comece a conduzir, desviando parte da corrente e impedindo que ela aumente além do limite desejado.
Parabéns uma verdadeira aula Geralmente eu uso o lm337 t para regular só a voltagem mas essa para regular a corrente constante Eu ainda não tinha utilizados Eu achava que para o LED regulando só atenção não tinha necessidade de se preocupar com a corrente Aí vem uma pergunta Aí vem uma pergunta se eu te avisar no LED eu tenho que regular a voltagem EA corrente ou não🤔? ???
@@Electrolab-Eletronica o LED ele é 30 volts 0.90 A o drive que eu uso é 37 V e 3 A aí eu regulei o lm317 para tensão que pede o LED que e 30v mas amperagem tá livre Se a tensão tiver estabilizada amperagem tem problema ou não se tiver mais que 900 mha?🤔
Quem determina a corrente de consumo é a carga (ou seja o LED), não há problema no caso da fonte ter capacidade de corrente igual o maior que a carga, desde que a tensão máxima do LED seja mantida.
@@Electrolab-Eletronica pois é a tensão tando estabilizada a amperagem não é problema então Mais uma vez obrigado pela atenção já divulguei seu vídeo entre alguns colega👍
Boa noite... fiquei muito impressionado com o nível de conhecimento e por isso resolvi pedir uma ajuda. Tem uma fonte Atx de computador que me dá saída de 12v 20A... e pretendo usá-la para aquecer uma resistência em fita de niquel cromo. Mas preciso controlar a temperatura dessa resistência diminuindo a tensão de saída... pode me dar uma luz???
Olá, para regular essa tensão de saída na ATX, você vai precisar colocar um regulador externo à fonte. Dependendo da corrente máxima que você vai usar dos 20A disponíveis, irá precisar de uma regulador "parrudo", pode até usar o LM317, mas terá que ter alguns transitores de potência associados para suportar tal corrente. Mostrei um esquema no vídeo com um exemplo similar. Poderá procurar também um regulador chaveado tipo buck, para ajuste da tensão, há alguns módulos prontos à venda na internet. Precisa apenas atentar a faixa de atuação e corrente máxima. Uma última ideia seria usar um regulador PWM, como um controlador de velocidade de motores, que ajustaria a potência na saída, há um vídeo no canal com um desses.
já vi esse seu vídeo umas cincos vezes para entender as suas explicações são muito bem realizadas. mas, como aprendiz e como todos que vejo no youtube, nao mostram fisicamente a montagem desse lm317 e qual o capacitor que usou etc para agente vê.
Ótima didática, Consegui ligar 2 leds de 3W (700mA) em série, coloquei dissipador de calor nos leds e no LM317. Fiz uma fonte de corrente constante. Vin= 12V (2A). Resistor de 2 ohms (5W de potência). E os leds são de Ultra-Violeta (3,3V~3,6V) 700mA. Estabilizei a corrente em 620mA. E os leds ficaram em torno de 3,55V cada. Consumo dos Leds = 7,1V + 3V do LM317 = 10,1V. Como a fonte de entrada é de 12V (2A), o circuito está correto, certo? Coloquei também na entrada do circuito um capacitor de poliester de 0.1uF (100V). E na saída do resistor em paralelo um capacitor eletrolitico de 47uF (100V). Uma dúvida só: O valor que devo contar sempre é de 3V do LM317? exemplo: Fonte de 12V no LM317, logo terei para alimentar o circuito 9V. correto? Sempre conto com esses 3V de segurança? Obrigado pela atenção.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado, havia visto outro video onde disseram que essa diferença mínima seria 3V + 1,25V do ajuste = 4,25V de segurança. Então posso deixar 3V de diferença mínima?
@@Electrolab-Eletronica Uma outra dúvida, sabe me dizer se um cabo flexivel de 0.30mm² consegue aguentar uma potência de 15W? Irei fazer um circuito parecido com 4 leds em série + LM317. Alimentado por uma fonte de 19,5V DC. 19,5V e corrente de 700mA. o cabo flexivel irá aguentar? Obrigado. O Circuito deve ficar ligado por pelo menos 12 horas direto.
@@TiagoSierra Olá Tiago, os cabos são especificados pela corrente apenas, nesse caso o fio estaria no limite, já que a corrente máxima de acordo com esta tabela, seria entre os fios 22 e 23AWG: www.if.ufrgs.br/~mittmann/tabela_de_fios.pdf .O Ideal seria usar um fio um pouco acima.
Olá, excelente aula, poderia me dar uma dica pra montar um resistor de tensão onde a entrava varia entre 11.5v a 14.4v, só que a saída teria que ser sempre 12v constante, é possível fazer algo do tipo? Obrigado.
Olá Fernando, não é possível com resistor, já que a tensão de entrada varia e com isso a saída também variaria, mesmo com carga fixa. Funcionaria apenas com reguladores como este LM317 do vídeo.
@@Electrolab-Eletronica entendi, mas no vídeo vc controla a tensão de entrada, essa essa faixa de tensão que citei acima é aleatório, é um painel solar, gostaria de fazer um dispositivo para pegar essa variação aleatória de tensão e saísse 12v estável, como os Buck boost fazem, mas pra algo bem simples, mas obrigado pela resposta professor.
Se a corrente for baixa (até 1,5A) um LM7812 fará o papel bem. Resistores são componentes passivos e lineares, ou seja dependendo da corrente da carga ligada na saída, a queda de tensão dele irá mudar e se perderá a regulação.
Professor parabéns suas aulas são fantásticas, professor preciso montar um regulador de corrente onde a tensão seria de 32 volts com a corrente de 400 ma, preciso reduzir somente a corrente para 0,01 a 0,010 ma essa aula se aplica a esse controlador, obrigado, sucesso.
Olá Gustavo! Para ajustar corrente e tensão, você vai precisar de circuitos adicionais. Uma solução muito comum é como esta, usando um amp op, indicada neste site (até 5A): blog.novaeletronica.com.br/fonte-bancada-ajustavel-tensao/
Olá. tudo bem ? A explicação está ótima os cálculos corretíssimos, mas tem uma errata no desenho do lm317 como carregador de corrente. Percebi isso fazendo o lab e comparando com o datasheet . Ficaria certo você invertendo a identificação do output com o adjust. Como a demonstração funcionou bem, então provavelmente a montagem no proto board estava correta. Abraços. Curto seu canal.
Olá. A partir dos 13 minutos no segundo diagrama do vídeo. O resistor ´R´ deveria estar entre o pino ´out´do regulador e a carga. Para corrigir bastaria ligar a carga na outra ponta do resistor. É só comparar com o datasheet. Tirando esse problema está tudo maravilha. Abraços
Perfeito Ulisses, ato falho no desenho! Você tem razão, a montagem foi feita corretamente, na hora de representar o desenho, "puxei" a saída de forma equivocada e não vi na edição! Obrigado! Abcs!
Como eu faço para colocar um potenciômetro para regular a corrente(nesse caso variando para qualquer carga), sendo que estarei usando um voltímetro/amperímetro aferindo a corrente e tensão de saída.
Você vai ligar no lugar de R2, conforme o esquema que aparece a partir de 2:16, o pino central ligado em ADJ e um lado de R1 e um dos lados do potenciômetro à terra.
Boa noite professor Eu quero montar o circuito 11:07 somente para regular como fonte linear o secundário de um trafo com saída 24Vac 1,5A, isso após a ponte retificadora de diodos e um filtro capacitivo. A equação de Vout ok, mas fiquei com duvida em relação a potencia de R1 e R2, eu considero os 24V neles? Ou seja ficaria P = 24²/R1 e P = 24²/R2? E em relação a potencia dos resistores do regulador para correntes maiores apresentado no minuto 12:12 que são 22ohns, 5Kohns e 500ohns fiquei em dúvida de como dimensionar a potencia deles. Grato
Boa noite! Para calcular a potência dos resistores R1 e R2 no circuito com o LM317, a tensão que deve ser considerada é a queda de tensão sobre cada resistor, e não a tensão total de 24V. A queda de tensão em R1 é cerca de 1,25V, já que o LM317 mantém essa tensão entre o pino de ajuste e o pino de saída. A corrente que flui através de R1 é: 𝐼=1,25𝑉/𝑅1. A potência dissipada em R1 é 𝑃𝑅1=𝐼2×𝑅1. Como a tensão sobre R1 é fixa em 1,25V, 𝑃𝑅1=1,25𝑉2 * 𝑅1. Para R2, a potência dissipada depende da tensão ajustada (Vout). A corrente que flui através de R2 é a mesma corrente que flui por R1 mais a corrente de ajuste, que normalmente é muito pequena (na faixa de microamperes), então pode ser desprezada para cálculos práticos. A potência em R2 pode ser calculada usando: 𝑃𝑅2=(𝑉𝑜𝑢𝑡−1,25𝑉)2/𝑅2. É sempre aconselhável usar resistores com uma margem de segurança na potência, pelo menos 50% a mais do que o valor calculado, para garantir que eles não superaqueçam em operação normal.
Amigo.. muito bom trabalho. Por favor me esclareça o fato de os Datasheet's (Texas, ON e ST) colocarem o resistor no Pino OUT ( no caso do modo de controle de corrente constante). Na sua explicação o resistor esta no pino ADJ. Na sua montagem pratica não estaria o resistor ligado ao pino OUT? Obrigado.
Quando eu vi o erro lembrei dos comentários. Acho que o vídeo deveria ser refeito e não apenas uma nota de rodapé Revisar antes de postar corrigir o erro e se desculpar. Está é minha opinião.
Muito bom o vídeo, sempre uma didática excelente . A plicacao do LM317 em ambos os casos ficou bem claro como usar, eu gostaria de saber como montar os duas configurações em um mesmo circuito pra regular a tensão e limitar a corrente?
Obrigado Leandro! Para ajustar corrente e tensão, você vai precisar de circuitos adicionais. Uma solução muito comum é como esta, usando um amp op, indicada neste site: blog.novaeletronica.com.br/fonte-bancada-ajustavel-tensao/
No circuito que vc descreveu no tempo 12:58(usando como controlador de corrente), tem com usar um potenciômetro(que não seja de 2 ou 5 W) para aumentar a corrente gradativamente, de acordo com a carga(eu colocaria uma carga, moveria o pot para mínimo de corrente, e elevaria com o pot até a corrente desejava, usando um medidor digital), eu tentei usando o outro circuito(Tempo 2:18), mas quando coloquei 2 lâmpadas iguais, elas duplicaram a corrente na saída, e não mantendo a corrente desejada. Não sei se eu fiz algo errado ou o uso do programa Multisim(emulador de circuitos) não bate com a realidade. E por último, aos 21:16, foi postado a foto de um circuito montado, creio eu que seja um controlador de corrente constante tb, onde posso encontra-lo, caso ele me seja útil? Perdoe por tantas perguntas..... Obrigado.
Olá Kawaru, você pode usar um potenciômetro sem problemas. Eu não confiaria nesses simuladores em alguns casos, melhor montar na prática. Quanto ao circuito que aparece, é um conversor DC-DC, você encontra similares na Banggood, há vários modelos disponíveis aqui: bit.ly/2kZm0zw
@@Electrolab-Eletronica Perfeito, mas o pot não iria "torrar" caso a corrente fosse próxima a 1A? E qual seria o valor do pot a ser usado?(150R, 250R - Falo isso com valores comercialmente vendidos, não exatamente esses que postei). Abraços.
Olá Kaworu, conformei que há um erro no desenho em 12:58! A saída deve ser na conexão entre o pino de adj e o resistor. Por isso que você percebeu a diferença na simulação. Por favor considere este desenho de circuito: 1drv.ms/u/s!AmoomXkoug6AnRd_7t1aHu3Z3kM_?e=mBLlod . E sim, o potenciômetro precisaria de de fio (potência), outra opção seria usar um transistor como driver nesse ajuste, como neste exemplo (Use um tip31): 1drv.ms/u/s!AmoomXkoug6AnRhNBoiX8zpljOvA?e=IfaJ35.
Olá Marcio, sempre depois da retificação e filtro. Para os dois tipos de ajustes, vão ser necessários dois LM317, uma para tensão e outro para corrente. Ou um circuito como o indicado neste site: forum.allaboutcircuits.com/blog/a-16-16v-1-67a-constant-voltage-constant-current-lab-psu.480/
boa noite....se for possivel qual seria a amperagem maxima q eu poderia usar em sua entrada e tbm qual seria a maxima em sua saida sem usar os tr na saida ...grato !!!!!
Olá Cleber a corrente máxima é de 1,5A de saída. Não existe corrente de entrada, basta ter uma fonte que forneça pelo menos 1,5A, para que ele entregue a corrente de 1,5A
Em fonte de PC normalmente não tem, mas provável em equipamentos de áudio, de preferência os mais antigos. Mas se não achar, o LM317 tem no mercado livre por R$4 + frete, a unidade em média.
Muito bom vídeo projeta pra gente um carregador de bateria carga lenta 1 amper. Com limitador de voltagem quando a bateria abranger a sua plena carga o sistema desconta a corrente e quando tender a abaixar reconecta automaticamente obrigado
Olá, uma dúvida. Consigo usar o LM317 para fazer uma fonte de corrente constante em uma fita de led? No caso, se eu fosse ligar uma fita de led com 12 leds? (Sei que cada trecho da fita tem 3 leds + resistor para ser alimentado com 12V) depois os outros trecho de 3 leds ficam em paralelo, certo? Tem como ligar o LM317 para deixar todos os leds com cerca de 18mA? Obrigado.
Olá Tiago, a corrente não pode ser limitada dessa maneira! Colocando as fitas em paralelo você somará a corrente de consumo de cada trecho da fita. Portanto, se cada fita por exemplo consome nos os seus 03 LEDs, algo em torno de 30mA, os 04 trechos, se estiverem paralelo, consumirão 120mA. O LM317 pode ajustar a corrente dessa forma. Se limitar demais os LEDs não acenderão. Já se for em série, a corrente poderá ser bem menor, no entanto a tensão de alimentação deverá ser a soma das tensões exigidas pelos LEDs. Há um vídeo sobre LEDs no canal, dê uma conferida!
@@Electrolab-Eletronica Entendi! fiz uma luminária aqui em casa com 4 leds brancos de 3W cada (700mA.) coloquei uma fonte de notebook de 19V para alimentar o LM317 e um resistor de 2 ohms (5W). A corrente nos 4 leds ficaram estabilizadas em 612mA. Coloquei dissipador de calor no LM317 e em cada led. Cada led consome 3,4V, por isso a fonte de notebook, e para ter um respiro para o LM317.
Como eu consigo saber a corrente em uma fita de leds, pois existem vários tipos de fitas, e tamanhos e cores de led. As vezes acho fita com 3 leds, com 5 leds e fico em dúvida que tensão aplicar. Suas aulas são ótimas.
Parabéns, didática excelente e uma forma simples de ensinar. Gostaria de saber se teria como alimentar o LM317 com uma tensão de 48V, já que o CI suporta até 40V de entrada.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pela pronta resposta, porem estava dando uma googlada, e achei um pwm com tensão de entrada de até 60v que tudo indica, utiliza o LM317K como fonte para um oscilador com 555. Olhando na placa, da para perceber apenas um resistor entre o 60v e o 317k. Esse e o link do controlador, produto.mercadolivre.com.br/MLB-1266101323-modulo-controle-de-velocidade-motor-dc-10-60v-20a-1200w-pwm-_JM?quantity=1#position=35&type=item&tracking_id=3607e889-c733-4e10-b39c-a3d1c5d54854. Com quase toda certeza, na quarta foto é o LM317. O que você acha?
Precisa confirmar no circuito essa ligação, um resistor não serviria para essa finalidade, pois a queda de tensão nele iria variar o tempo todo com a corrente de consumo. Pelo fabricante, a entrada máxima do LM317 é 37V, acima disso ele queima. Poderia haver um divisor resistivo na entrada, mas precisariam suportar a corrente. Já se ele trabalha com o sinal PWM direto, na prática ele receberia um valor médio, muito menor que 60V, mas para isso a entrada de 60V não pode estar ligada nele.
@@Electrolab-Eletronica Vou tentar levantar o circuito pelas fotos, e posto ele aqui. Mesmo sem os valores dos componentes, daria para se ter uma noção do funcionamento. Mais uma vez obrigado pela presteza.
Olá. Excelente material. Estou criando um circuito no qual irão vários leds. Será alimentado com 5V a 12V. Gostei muito do seu circuito para regular a tensão pros leds. No caso preciso regular a tensão e a corrente, teria que utilizar dois LM317 criando assim um circuito para a tensão e outro para a corrente ou com apenas um circuito é possível. Obrigado.
Olá! Basta o regulador para tensão. Você também pode usar alternativamente o 7805 para 5V e o 7812 para 12V. Tem vídeo sobre a linha 78XX no canal, e funcionam de forma similar ao LM317, a diferença é que a tensão é pré determinada no componente.
ola bom dia q bom ter um canal como esse. minha pergunta de um assinante seria caso eu use a potencia máxima desse regulador qual resistor eu usaria?. aguardo o seu retorno.
Obrigado Marco! O valor do resistor não tem relação com a potência máxima do regulador, ele apenaa ajusta o valor da tensão regulada, conforme a fórmula indicada no vídeo. O CI dará sempre a potência máxima, desde que a fonte (na entrada) consiga fornecer corrente suficiente e que ele esteja montado num dissipador de calor.
Amigo ver se pode me ajudar por favor. Estou usando um L7812 para reduzir uma corrente de 12v DC para 12 DC quando ligo o comporte que é um monitor de câmera de ré a tensão cai para 3,5 voltes e não liga. Sabe o que acontece? Desde de já obrigado
O mais provável é que esse regulador não suporte a corrente drenada pelo monitor. Confira qual a corrente do monitor (em amperes). O L7812 vai suportar no máximo 1A e isso com dissipador instalado nele.
Parabéns pelo trabalho! Para eu ligar um led numa bateria de 9v e ter boa durabilidade oque seria mas correto usar um resistor com o led ou usar um regulador de tensão? Obrigado
Considerando uma bateria alcalina, tipo duracell, com aproximadamente 500mAh, e o maior consumo para um LED de alto brilho em torno de 15mA, você terá pelo menos 33 horas de funcionamento contínuo. Com 10mA isso já iria para 50 horas.
Parabens amigo, vou deixar uma dica: Faça os próximos vídeos com a camera do lado esquerdo, assim quando escrever, sua mão não vai ficar tampando a visão. abraços.
Por gentileza nos pròximos videos você poderia por a camera filmando no angulo da esquerda para a direita, assim poderiamos ver no momento exato que você escreve, pois assim como está fica meio incomodo para olhar o video. Descupa se estou sendo chato mas na minha humilde opnião não tiraria nossa atenção do conteùdo, no mais òtimo video e excelente didàtica.
Obrigado Geraldo! Tenho alguma dificuldade em fixar a câmera à esquerda devido ao espaço e posição, mas estou pensando alguma alternativa para melhorar isso!
Quando você fala de aumentar a amperagem usando transistor nesse minuto 11:40 2n3055 acha em quase toda a esquina mas esse TIP73 🤔 tá difícil rs rs rs rs nem no AliExpress achei pode ser usado no lugar tip 35 e 36 ?
Rrsrs, verdade Junior, mas esse transistor não é crítico! Tudo depende da corrente final que você vai usar. Pode usar o TIP35 (com folga), e até mesmo um TIP 41 para correntes menores como 3 ou 4 A. Sempre com dissipador.
Ah entendi agora dá para botar o tip41 no lugar do TIP 73 do jeito que tá no circuito né com o 2n 3055 Valeu parceiro mais uma vez muito obrigado por tirar mas uma dúvida
Pelo que foi mostrado os LEDS estão ligados na saída (OUT) do LM317 e o terra. Correto. Mas esta corrente constante foi calculada passando pelo resistor. Correto? Fiquei um pouco confuso nesta explicação. Poderia mês esclarecer um pouco mais? obrigado.
Olá Luiz, ficou confuso pois houve um erro não corrigido na edição, na ligação da saída. Por favor veja a nota de atenção que coloquei na descrição do vídeo. Creio que isso esclarece a conexão. Obrigado!
@@Electrolab-Eletronica tenho um amigo que está cansado de comprar regulador de voltagem para a moto dele, um custa cerca de 400 reais, pensei em fazer um, a saída do estator é uma corrente alternada que varia entre 20 a 100Vca, para retificar é fácil basta apenas usar uma ponte, mas meu problema é manter a tensão regulada, em 15 Vcc, para isso pensei em fazer um sistema que desligasse quando a vontagem fosse maior e ligasse quando menor( tipo pwm ), mas caso eu soubesse algum regulador que suportasse uma tensão variável até 120Vcc, eu iria dissipar o excesso, o senhor conhece algum?
Olá George não conheço um específico, teria que projetar um circuito adequado! De qualquer forma, há outro fator importante a ser considerado, que é a corrente de consumo na moto. Provavelmente é de alguns amperes, o que dificultaria mais ainda o projeto de um modelo mais básico.
Eu tenho um dimmer de 3500w adaptado em uma esteira que estava parada, após 5min de funcionamento aumentando a velocidade ele esquenta, o que devo fazer?
Muito interessante estas configurações. Uma dúvida, tenho um led de 12 vdc e corrente máxima de 900 mA que inicia a acender com tensão de 9 vdc. Como configuro para que a fonte seja ajustável de 9 vdc a 12 vdc com a corrente limitada em 900 mA ?
Precisaria de uma fonte que controlasse a tensão e a corrente. Este CI sozinho não faria as duas funções. Uma solução muito comum é como esta, usando um amp op, indicada neste site: blog.novaeletronica.com.br/fonte-bancada-ajustavel-tensao/
Ola, Boa tarde! Que aula fantastica. Fui aplicar os conhecimentos e me deu uma duvia. Vou usar o regulador LM317 para converter 12v em 5v, para acender um grupo de leds WS2812B Indereçavel. Segundo o Datasheat ele tem um consumo de corrente de 40mA. Apliquei a formula que o Sr. explicou e ele me retornou um valor de 31,.. ohms. Sendo que o consumo e maior ele me retornou um resistor menor. O que esta errado nos meus calculos. Obs: quero saber se tem como fazer um regulador de tenção de 5v com 40mA, estavel com este componente e como fazer as ligações. Muito obrigado.
Olá Omar, é mais fácil nesse caso usar um LM7805. Entram 12V nele e saem 5V estáveis, que podem suportar bem mais que os 40mA de consumo. Tem vídeo no canal sobre a série LM78XX, dê uma conferida: ua-cam.com/video/WD0tq9pltEI/v-deo.html
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado. Ja me escrevi no canal de dei o meu Gostei, foi muito merecido, estou divugando o seu canal para os meus amigos.
Muito boa explicação. Obrigado! Fiz uma fonte regulável com TIP 41C porém a mesma fica oscilando o valor de saída, acho que pode ser problema no potenciômetro, usei de 1KB. Estou pretendendo fazer uma fonte regulável com o LM317 como mostrado, a dúvida é quanto esta oscilação, será que este exemplo deixa ela fixa ao girar e parar o potenciômetro na tensão desejada? Vou colocar na entrada aproximadamente 16V 1,5A Obrigado!
Olá Marcio, a variação pode ter motivos diversos ( carga excessiva, problemas na medida (cabos e multímetro), ruídos externos, conexões ou componentes com problemas, projeto errado, etc). Em geral o LM317 é bastante estável, quando usado dentro da faixa de corrente determinada e com os devidos capacitores eletrolíticos na entrada e na saída. Para maior precisão de ajuste, você pode tentar usar um potenciômetro de precisão (multivoltas).
@@Electrolab-Eletronica Amigo, muito obrigado! Fiz conforme o datasheet do 317 e ficou bacana, coloquei um pot. de 5k e não gostei do resultado na regulagem, ficou legal com o de 2k, perfeito. Muito obrigado por me responder. Abraço!
Como não tenho uma fonte de corrente ajustável, vou usar este circuito para encontrar curtos em placa de circuitos eletrônicos, o chamado 4 pontas, o método Kelvin, espero que dê certo, né!!!!!!!
Teria como deixar a corrente de saída ajustável para até os 5A? Pq usar deu pra ver que usar potenciômetro entre out e adj é algo sem noção. Teria como solucionarmos isto e permitir limitações variáveis na corrente?
Precisaria de uma fonte que controlasse a tensão e a corrente. Este CI sozinho não faria as duas funções. Uma solução muito comum é como esta, usando um amp op, indicada neste site: blog.novaeletronica.com.br/fonte-bancada-ajustavel-tensao/
Excelente explicação, porém preciso fazer um limitador que limite a saída em 14 volts, a entrada em pausa está em 12 volts quando acionado dispositivo ela chega a 15,8volts, por isso preciso desse limitador para não passar de 14 volts, essa me serve trocando apenas o resitor? Ou tenho que acrescentar outros componentes. Desde já agradeço a atenção
Boa noite, preciso limitar meu circuito de uma luminária para aquario em 700ma, não estou conseguindo encontrar o valor do resistor para limitar, estou usando aqueles leds de 3w, estou usando uma série de 7 leds, vou usar uma fonte de 24v 1a, daria certo limitar em 700ma ?
Em leds só é possível limitar a corrente até o valor indicado pelo fabricante para o funcionamento deles, do contrário qualquer limitação de corrente poderia reduzir a tensão a um ponto que os leds não acendam. Por isso precisa saber antes se 700mA atendem ao conjunto de leds usados, se atender, a tensão será mantida e pode usar o LM317 ajustado para limitar a corrente nesse valor.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado, mais uma dúvida por acaso vc teria um circuito de peak and hold 4a/1a, creio que parte seria este circuito mais um temporizador, acredito.
preciso de um regulador que nao use transformador , regule tensao alta e corrente alta se vc souber de algun projeto ficarei feliz em construilo obrigado
@@Electrolab-Eletronica poderia ser : retificar a rede ac 127 e depois regular ou regular 127 e depois retificar corrente entre 10 e 20 amperes preciso de tensão entre 20 a 60 volts ate agora nao encontrei dispositivo a venda nesas caracteristicas obrigado pela atençao e ajuda
O grande problema é reduzir a tensão A/C na entrada, a melhor forma ainda é com transformador. Outra opção são as fontes chaveadas, que usam trafos de alta frequência. Com uma fonte chaveada de 60V x 20A na entrada e um módulo deste tipo do link abaixo, você controla tensões até 60V e correntes até 20A: produto.mercadolivre.com.br/MLB-1553367883-modulo-conversor-tenso-dc-dc-8-60v-12-83v-1200w-step-up-_JM?matt_tool=79246729&matt_word&gclid=Cj0KCQjwuJz3BRDTARIsAMg-HxWvD3djCeYesQcumbALWyMizMDSGnEt2lBKhDqh_8hjEKoI1GB2fcEaArLKEALw_wcB&quantity=1
Ola mas e se eu quiser fazer uma corrente variavel tipo para usar como fonte de bancada(para injetar de 10ma a 1A devo usar um 2 potenciometros tipo 1 de 4k7 e outro de 1k para ajuste fino seria isso? Se puder me sanar essa duvida agradeco
Sim, pode colocar dois pots. Lembrando que ao ajustar a corrente, você automaticamente altera a tensão de alimentação, já que a carga a ser alimentada é constante.
Na configuração de Regulador de Tensão (1º circuito), existe algum problema ou contra-indicação em usar capacitores de poliéster (não polarizados) no lugar desses eletrolíticos?
Parabéns amigo vc é dez 👏👏👏👏👏👏👏👏👍👍 sou técnico em telecomunicações e eletrotécnica admiro muito as pessoas que gastam o seu precioso tempo ensinando e ajudando as pessoas que querem aprender e tem sede de saber !
Obrigado Paulo! Seja sempre bem vindo ao canal!
Senssacional Professor. Esse vídeo com sua explicação impecável me ajudou a resolver um problema em um circuito regulador com defeito. Mais uma vez muito obrigado.
Valeu Fabio! Que bom que ajudou!
Altíssimo nível!!! Parabéns pela apresentação, didática e explicação! Perfeito!!!
Obrigado Cid! Seja bem vindo ao canal!
As aulas ficam excelente, quando mostra desta forma bem prático, para aplicações ....
Obrigado Rochester!
Parabéns, excelente aula, sem enrolações, e com perfeita conciliação entre a teoria elementar e a prática.
Muito bom para mim que já mexi com eletrônica no tempo dos circuitos valvulados e agora estou retornando à eletrônica como hobby, necessitando conhecimento sobre novos circuitos e componentes.
Obrigado Cordeiro! Seja bem vindo de volta ao mundo da eletrônica!
Excelente vídeo aula!
Grato!
Realmente o LM317 é um integrado muito versátil...
Com vossa explanação aprendi muito!...
Shalom.
Obrigado Mario Sergio!!
Esse é o vídeo mais completo e assertivo que vi sobre o LM317, e olha que fucei esse youtube todo e vi vários. Este de longe é o mellhor., olhei inclusive os videos em outras linguas. Tchê, parabéns,, atrasado mas está parabéns.
Obrigado Pedro! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Show!!!!
Valeu pela clareza e objetividade das explicaçoes. Muito útil!
Obrigado Marcelo!
agradeço pela aula faz muito tempo que eu utilizo esse regulador e hoje aprendi muito mais sobre o mesmo eu tenho esse e o 338 k que eu ainda não utilizei pretendo usar para LED de refletor se você tiver uma aula sobre ele também eu gostaria de assistir mais uma vez parabéns por esse seu canal ótimo trabalho
Obrigado Junior! Ainda não tenho sobre o LM338K, mas anotei aqui!
Muto bom aprender o funcionamento do lm 317. foi um excelente aprendizado, e muito util na pratica; obrigado
Obrigado Edner!
Muito bom mestre, essa vídeoaula salvou minha pele, estava precisando fazer urgentemente um limitador de corrente que independesse da tensão para um projeto, estou muito grato.
Que bom que ajudou Cleiton! Bom projeto!
@@Electrolab-Eletronica Obrigado Mestre.
Bela aula.
Só não aprende hoje quem não quer ....
Parabéns professor , Deus o Abençoe a kda dia.
Obrigado amigo!
Ola Eletrolab. Estou fazendo curso pela Instructiva. Mas, não consigo parar de consultar as orientações da Eletrolab. Estou montando uma fonte de bancada e o LM317 foi o escolhido para brincadeira. Quero portanto informar a importância de ter visto seu vídeo pelo menos uma 5 vezes. Parabéns pela didática e um Feliz 2022 para todos. Forte abraço para os inscritos também. TUDO DE BOM
Olá Edson! Obrigado! Seja sempre bem vindo ao canal e bons estudos.
Boa Tarde nosso Mestre... eu estava pesquisando como montar de maneira correta um circuito dc >>> dc ... vindo de uma bateria de 9 v e saindo fixo 1.5 v ... agora acho que encontrei... santo LM317 veio me salvar ( rs ) ... obrigado por mais essa ótima aula... DEUS o abençõe... abraço...
Obrigado Marco! Bom projeto!!
Que vídeo bom, cheio de conteúdo. Esperei um bom tempo por ele, like já no início!
Obrigado Cláudio!!
Muito bem explicado, estava eu ligando o R2 no (out)no pino 2, não sei aonde estava minha cabeça, já ia jogando 4 ci no lixo, os 59 anos já pesam no hobysta, agora e só trocar o r2 por um trimpot pra chegar nos exatos 3 volts para minha trena laser. Parabéns pelas suas explicações, não seriamos nada sem pessoas como você, ensinando e ajudando o próximo sem querer algo em troca.
Obrigado Matzi!! Bom projeto!!
Sem dúvida, esse componente foi uma das grandes invenções da eletrônica moderna. Indispensável em grande partes dos projetos. Outros que revolucionaram a eletrônica em suas épocas, são o 741 e o 555, largamente utilizados até hoje.
Sem dúvida Amilton! Entra para o Hall da fama dos componentes!!
Olá senhor, sabe onde eu acho um desses em sucata na minha cidade não tem eletrônica
@@lisboaalmeida8340 Boa noite. Outro dia ganhei um receptor de parabólica antigo e sabe o que tinha dentro? LM 317. Também em algumas fontes de computador se acha. Boa sorte.
Parabéns, ótima explanação! Acessei por acessar, pois já conhecia o lm317, mas me surpreendi com a bela aula sobre corrente constante ! Muito obrigado.
Agora ficarei na expectativa pelo vídeo de carregamento de li-íons mencionado rsrs. Abraço professor. Deus te abençoe grandemente pelo excelente trabalho.
Muito obrigado amigo!!
Eu tbm quero essa, Aguardando. Abraço a todos
Simplesmente o melhor vídeo sobre o tema. Matou a pau!!!
Obrigado!
Muito bom o vídeo, eu ainda não tinha conhecimento sobre esse circuito integrado, aprendi bastante.
Valeu William!
Excelente didática. Parabéns pelo canal.
Obrigado amigo!
muito bom o vídeo, sempre bom fazer uma reciclagem.
Obrigado Marcos!
video sensacional, rico em informações e conhecimentos e uma ótima didática. Obrigado
Obrigado Gustavo!
Amigo o audio dos seus vídeos é um dos melhores do UA-cam
Obrigado Richard!
@@Electrolab-Eletronica Olá boa noite quero usar um regulador para acionar 10 relé de 5 volts e 10 leds e um computador.
Qual melhor regulador para esse caso?
@@Electrolab-Eletronica ?
Depende da corrente das bobinas dos Relés, se cada for for menor que 100mA, você pode usar um LM7805, que suporta até 1A.
@@Electrolab-Eletronica E na verdade na sei a corrente das bobinas.
Mas valeu
Ganhou inscrito fácil com esse vídeo.. nem preciso assistir os outros vídeos do canal para ter ctz que o cara é bom
Obrigado Rodrigo! Seja bem vindo ao canal!
Como todos os vídeos que ja assisti deste canal, você explica com simplicidade e clareza. Muito bom!
Obrigado Eduardo!
Muito bem explanado! Parabéns e obrigado por compartilhar!
Obrigado Pozzato!
Você é muito inteligente, parabéns, sou seu seguidor.
Obrigado Celio!
Muito bom meu amigo!
Já dei meu like!
A algum tempo montei uma fonte usando ele como regulador, optei por ele pelo valor baixo, pois poderia colocar um LM350, LM338.
Na verdade a fonte era para ser de 3A, mas o transformador só deu com uma carga de 4 ohms 2,70A no máximo.
Pensei até em modificar o transformador, mas não vale a pena.
Deixei ela para até 12v por 2,50A
Boa estabilidade!
Obrigado Michel!! É uma ótima alternativa para fontes lineares pequenas e médias!
Excelente vídeo, como sempre. Boas aulas.
Obrigado Camilo!
Eu pagaria para ter aulas com o senhor, gosto muito da maneira como aborda os assuntos.
Muito obrigado pela confiança Salem!
Parabéns pela didática....
Obrigado Marcos!
Grato pelo seu trabalho.
Obrigado Ricardo!
Excelente vídeo e ótima explicação.
Obrigado Welson!
muito bom tirou minqhas duvidas sobre este componente
Que bom Antonio! Valeu!
É bem interessante ultilizar drivers para obter maior disposição de corrente, montei duas fontes com o LM 317 a anos atrás ultilizando transistores blindados
Certamente D'Costa. Fica com uma fonte potente e com bem estável!
Ótima aula, parabéns.
Obrigado Milton!
suas aulas são ótimas.
Obrigado Chrisss!
seus videos sao pperfeitos parabens
Obrigado Claudemir!
O melhor video sobre regulador 317 gostei ds função de limitar corrente teria uma outra maneira de limitar a corrente eu só tinha um 317 usei ele para regular a tensão ajustável agora queria limitar a corrente em 500 miliamperes
Obrigado Maely! Sim, há outras maneiras de limitar a corrente além de usar um regulador LM317. Uma opção é usar um circuito simples com um transistor e um resistor de detecção (shunt) para limitar a corrente. O resistor shunt é colocado em série com a carga e cria uma pequena tensão proporcional à corrente que passa por ele. Essa tensão é alimentada à base do transistor NPN por meio de um resistor. Quando a corrente atinge o valor máximo desejado, a tensão no shunt faz com que o transistor comece a conduzir, desviando parte da corrente e impedindo que ela aumente além do limite desejado.
Parabéns uma verdadeira aula Geralmente eu uso o lm337 t para regular só a voltagem mas essa para regular a corrente constante Eu ainda não tinha utilizados
Eu achava que para o LED regulando só atenção não tinha necessidade de se preocupar com a corrente Aí vem uma pergunta Aí vem uma pergunta se eu te avisar no LED eu tenho que regular a voltagem EA corrente ou não🤔? ???
Obrigado Junior, se você calcular o resistor limitador usandoa tensão de trabalho correta para o LED, a corrente já estaria correta também.
@@Electrolab-Eletronica o LED ele é 30 volts 0.90 A o drive que eu uso é 37 V e 3 A aí eu regulei o lm317 para tensão que pede o LED que e 30v mas amperagem tá livre
Se a tensão tiver estabilizada amperagem tem problema ou não se tiver mais que 900 mha?🤔
Quem determina a corrente de consumo é a carga (ou seja o LED), não há problema no caso da fonte ter capacidade de corrente igual o maior que a carga, desde que a tensão máxima do LED seja mantida.
@@Electrolab-Eletronica pois é a tensão tando estabilizada a amperagem não é problema então
Mais uma vez obrigado pela atenção já divulguei seu vídeo entre alguns colega👍
Boa noite... fiquei muito impressionado com o nível de conhecimento e por isso resolvi pedir uma ajuda. Tem uma fonte Atx de computador que me dá saída de 12v 20A... e pretendo usá-la para aquecer uma resistência em fita de niquel cromo. Mas preciso controlar a temperatura dessa resistência diminuindo a tensão de saída... pode me dar uma luz???
Olá, para regular essa tensão de saída na ATX, você vai precisar colocar um regulador externo à fonte. Dependendo da corrente máxima que você vai usar dos 20A disponíveis, irá precisar de uma regulador "parrudo", pode até usar o LM317, mas terá que ter alguns transitores de potência associados para suportar tal corrente. Mostrei um esquema no vídeo com um exemplo similar. Poderá procurar também um regulador chaveado tipo buck, para ajuste da tensão, há alguns módulos prontos à venda na internet. Precisa apenas atentar a faixa de atuação e corrente máxima. Uma última ideia seria usar um regulador PWM, como um controlador de velocidade de motores, que ajustaria a potência na saída, há um vídeo no canal com um desses.
Muito bom 🎉🎉🎉... Consigo alimentação de PIC a partir de baterias Automotivas de 12V / 30A?..... obrigado.🎉🎉🎉🎉
Obrigado! Sim, consegue.
já vi esse seu vídeo umas cincos vezes para entender as suas explicações são muito bem realizadas. mas, como aprendiz e como todos que vejo no youtube, nao mostram fisicamente a montagem desse lm317 e qual o capacitor que usou etc para agente vê.
Sugestão anotada Jayme. Obrigado!
Ótima didática, Consegui ligar 2 leds de 3W (700mA) em série, coloquei dissipador de calor nos leds e no LM317. Fiz uma fonte de corrente constante. Vin= 12V (2A). Resistor de 2 ohms (5W de potência). E os leds são de Ultra-Violeta (3,3V~3,6V) 700mA. Estabilizei a corrente em 620mA. E os leds ficaram em torno de 3,55V cada. Consumo dos Leds = 7,1V + 3V do LM317 = 10,1V. Como a fonte de entrada é de 12V (2A), o circuito está correto, certo? Coloquei também na entrada do circuito um capacitor de poliester de 0.1uF (100V). E na saída do resistor em paralelo um capacitor eletrolitico de 47uF (100V).
Uma dúvida só: O valor que devo contar sempre é de 3V do LM317? exemplo: Fonte de 12V no LM317, logo terei para alimentar o circuito 9V. correto? Sempre conto com esses 3V de segurança?
Obrigado pela atenção.
Olá Tiago, sim, é interessante manter a diferença mínima de 3V para garantir a ótima regulação.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado, havia visto outro video onde disseram que essa diferença mínima seria 3V + 1,25V do ajuste = 4,25V de segurança. Então posso deixar 3V de diferença mínima?
Sim, pode!
@@Electrolab-Eletronica Uma outra dúvida, sabe me dizer se um cabo flexivel de 0.30mm² consegue aguentar uma potência de 15W? Irei fazer um circuito parecido com 4 leds em série + LM317. Alimentado por uma fonte de 19,5V DC. 19,5V e corrente de 700mA. o cabo flexivel irá aguentar? Obrigado. O Circuito deve ficar ligado por pelo menos 12 horas direto.
@@TiagoSierra Olá Tiago, os cabos são especificados pela corrente apenas, nesse caso o fio estaria no limite, já que a corrente máxima de acordo com esta tabela, seria entre os fios 22 e 23AWG: www.if.ufrgs.br/~mittmann/tabela_de_fios.pdf .O Ideal seria usar um fio um pouco acima.
Olá, excelente aula, poderia me dar uma dica pra montar um resistor de tensão onde a entrava varia entre 11.5v a 14.4v, só que a saída teria que ser sempre 12v constante, é possível fazer algo do tipo? Obrigado.
Olá Fernando, não é possível com resistor, já que a tensão de entrada varia e com isso a saída também variaria, mesmo com carga fixa. Funcionaria apenas com reguladores como este LM317 do vídeo.
@@Electrolab-Eletronica entendi, mas no vídeo vc controla a tensão de entrada, essa essa faixa de tensão que citei acima é aleatório, é um painel solar, gostaria de fazer um dispositivo para pegar essa variação aleatória de tensão e saísse 12v estável, como os Buck boost fazem, mas pra algo bem simples, mas obrigado pela resposta professor.
Se a corrente for baixa (até 1,5A) um LM7812 fará o papel bem. Resistores são componentes passivos e lineares, ou seja dependendo da corrente da carga ligada na saída, a queda de tensão dele irá mudar e se perderá a regulação.
Professor parabéns suas aulas são fantásticas, professor preciso montar um
regulador de corrente onde a tensão seria de 32 volts com a corrente de
400 ma, preciso reduzir somente a corrente para 0,01 a 0,010 ma essa aula se aplica a esse controlador, obrigado, sucesso.
Obrigado Marcos! Perfeito!
como faríamos uma fonte de alta potência, usando os transistores de auxílio de potencia, e também com auxílio na regulagem de corrente ?
Olá Gustavo! Para ajustar corrente e tensão, você vai precisar de circuitos adicionais. Uma solução muito comum é como esta, usando um amp op, indicada neste site (até 5A): blog.novaeletronica.com.br/fonte-bancada-ajustavel-tensao/
Olá. tudo bem ? A explicação está ótima os cálculos corretíssimos, mas tem uma errata no desenho do lm317 como carregador de corrente. Percebi isso fazendo o lab e comparando com o datasheet . Ficaria certo você invertendo a identificação do output com o adjust. Como a demonstração funcionou bem, então provavelmente a montagem no proto board estava correta. Abraços. Curto seu canal.
Olá Ulisses Obrigado! Mas não localizei a inversão dos pinos no vídeo, qual seria o tempo do vídeo que aparece invertido?
Olá. A partir dos 13 minutos no segundo diagrama do vídeo. O resistor ´R´ deveria estar entre o pino ´out´do regulador e a carga. Para corrigir bastaria ligar a carga na outra ponta do resistor. É só comparar com o datasheet. Tirando esse problema está tudo maravilha. Abraços
Perfeito Ulisses, ato falho no desenho! Você tem razão, a montagem foi feita corretamente, na hora de representar o desenho, "puxei" a saída de forma equivocada e não vi na edição! Obrigado! Abcs!
:)
Excelente aula.
Obrigado Emanuel!!
Como eu faço para colocar um potenciômetro para regular a corrente(nesse caso variando para qualquer carga), sendo que estarei usando um voltímetro/amperímetro aferindo a corrente e tensão de saída.
Você vai ligar no lugar de R2, conforme o esquema que aparece a partir de 2:16, o pino central ligado em ADJ e um lado de R1 e um dos lados do potenciômetro à terra.
Obrigado pela aula. muito boa!
Obrigado!
Boa noite professor
Eu quero montar o circuito 11:07 somente para regular como fonte linear o secundário de um trafo com saída 24Vac 1,5A, isso após a ponte retificadora de diodos e um filtro capacitivo.
A equação de Vout ok, mas fiquei com duvida em relação a potencia de R1 e R2, eu considero os 24V neles? Ou seja ficaria P = 24²/R1 e P = 24²/R2?
E em relação a potencia dos resistores do regulador para correntes maiores apresentado no minuto 12:12 que são 22ohns, 5Kohns e 500ohns fiquei em dúvida de como dimensionar a potencia deles.
Grato
Boa noite! Para calcular a potência dos resistores R1 e R2 no circuito com o LM317, a tensão que deve ser considerada é a queda de tensão sobre cada resistor, e não a tensão total de 24V. A queda de tensão em R1 é cerca de 1,25V, já que o LM317 mantém essa tensão entre o pino de ajuste e o pino de saída. A corrente que flui através de R1 é: 𝐼=1,25𝑉/𝑅1. A potência dissipada em R1 é 𝑃𝑅1=𝐼2×𝑅1. Como a tensão sobre R1 é fixa em 1,25V, 𝑃𝑅1=1,25𝑉2 * 𝑅1. Para R2, a potência dissipada depende da tensão ajustada (Vout). A corrente que flui através de R2 é a mesma corrente que flui por R1 mais a corrente de ajuste, que normalmente é muito pequena (na faixa de microamperes), então pode ser desprezada para cálculos práticos. A potência em R2 pode ser calculada usando: 𝑃𝑅2=(𝑉𝑜𝑢𝑡−1,25𝑉)2/𝑅2. É sempre aconselhável usar resistores com uma margem de segurança na potência, pelo menos 50% a mais do que o valor calculado, para garantir que eles não superaqueçam em operação normal.
Certo professor.
Obrigado pelo disponibilidade
Amigo.. muito bom trabalho. Por favor me esclareça o fato de os Datasheet's (Texas, ON e ST) colocarem o resistor no Pino OUT ( no caso do modo de controle de corrente constante). Na sua explicação o resistor esta no pino ADJ. Na sua montagem pratica não estaria o resistor ligado ao pino OUT?
Obrigado.
Obrigado Edson! Há um comentário na descrição do vídeo apontando a correção dessa ligação! Por favor confira!
Quando eu vi o erro lembrei dos comentários.
Acho que o vídeo deveria ser refeito e não apenas uma nota de rodapé
Revisar antes de postar corrigir o erro e se desculpar.
Está é minha opinião.
Espetacular brother, tô trabalhando justamente em um carregador de um pack de lítio, pra controlar a corrente e vou usar esse bichinho...kkk
Pefeito!
Muito bom o vídeo, sempre uma didática excelente . A plicacao do LM317 em ambos os casos ficou bem claro como usar, eu gostaria de saber como montar os duas configurações em um mesmo circuito pra regular a tensão e limitar a corrente?
Obrigado Leandro! Para ajustar corrente e tensão, você vai precisar de circuitos adicionais. Uma solução muito comum é como esta, usando um amp op, indicada neste site: blog.novaeletronica.com.br/fonte-bancada-ajustavel-tensao/
Eu poderia utilizar dois LM317 em paralelo nesse circuito para multiplicar por dois a corrente máxima de saída?
Sim, pode! Embora não seja o ideal.
Muito boa noite você tem ou não um esquema de um potenciometro para regular velocidade de máquinas rotativas tipo furadeira, lixadeira serra circular
Boa noite Aldemar! Esse circuito não é recomendável para isso. Mas há um vídeo no canal com um projeto de regulador de velocidade para motores DC.
No circuito que vc descreveu no tempo 12:58(usando como controlador de corrente), tem com usar um potenciômetro(que não seja de 2 ou 5 W) para aumentar a corrente gradativamente, de acordo com a carga(eu colocaria uma carga, moveria o pot para mínimo de corrente, e elevaria com o pot até a corrente desejava, usando um medidor digital), eu tentei usando o outro circuito(Tempo 2:18), mas quando coloquei 2 lâmpadas iguais, elas duplicaram a corrente na saída, e não mantendo a corrente desejada.
Não sei se eu fiz algo errado ou o uso do programa Multisim(emulador de circuitos) não bate com a realidade.
E por último, aos 21:16, foi postado a foto de um circuito montado, creio eu que seja um controlador de corrente constante tb, onde posso encontra-lo, caso ele me seja útil?
Perdoe por tantas perguntas.....
Obrigado.
Olá Kawaru, você pode usar um potenciômetro sem problemas. Eu não confiaria nesses simuladores em alguns casos, melhor montar na prática. Quanto ao circuito que aparece, é um conversor DC-DC, você encontra similares na Banggood, há vários modelos disponíveis aqui: bit.ly/2kZm0zw
@@Electrolab-Eletronica Perfeito, mas o pot não iria "torrar" caso a corrente fosse próxima a 1A? E qual seria o valor do pot a ser usado?(150R, 250R - Falo isso com valores comercialmente vendidos, não exatamente esses que postei).
Abraços.
Olá Kaworu, conformei que há um erro no desenho em 12:58! A saída deve ser na conexão entre o pino de adj e o resistor. Por isso que você percebeu a diferença na simulação. Por favor considere este desenho de circuito: 1drv.ms/u/s!AmoomXkoug6AnRd_7t1aHu3Z3kM_?e=mBLlod . E sim, o potenciômetro precisaria de de fio (potência), outra opção seria usar um transistor como driver nesse ajuste, como neste exemplo (Use um tip31): 1drv.ms/u/s!AmoomXkoug6AnRhNBoiX8zpljOvA?e=IfaJ35.
boa noite poderia me ajudar como eu coloco ajuste de tenção e corrente neste circuito para fonte.
Olá Marcio, sempre depois da retificação e filtro. Para os dois tipos de ajustes, vão ser necessários dois LM317, uma para tensão e outro para corrente. Ou um circuito como o indicado neste site: forum.allaboutcircuits.com/blog/a-16-16v-1-67a-constant-voltage-constant-current-lab-psu.480/
ok muito obrigado , show
boa noite....se for possivel qual seria a amperagem maxima q eu poderia usar em sua entrada e tbm qual seria a maxima em sua saida sem usar os tr na saida ...grato !!!!!
Olá Cleber a corrente máxima é de 1,5A de saída. Não existe corrente de entrada, basta ter uma fonte que forneça pelo menos 1,5A, para que ele entregue a corrente de 1,5A
Olá meu caro, onde posso achar um desses em sucata na minha cidade não possui eletrônica
Ajuda
Lisboa, em geral em fontes de alimentação.
@@Electrolab-Eletronica tipo de PC ou de DVD
Em fonte de PC normalmente não tem, mas provável em equipamentos de áudio, de preferência os mais antigos. Mas se não achar, o LM317 tem no mercado livre por R$4 + frete, a unidade em média.
Excelente aula
Obrigado Driano!
Muito bom vídeo projeta pra gente um carregador de bateria carga lenta 1 amper. Com limitador de voltagem quando a bateria abranger a sua plena carga o sistema desconta a corrente e quando tender a abaixar reconecta automaticamente obrigado
Obrigado Manoel! Sugestão anotada!
Olá, uma dúvida. Consigo usar o LM317 para fazer uma fonte de corrente constante em uma fita de led? No caso, se eu fosse ligar uma fita de led com 12 leds? (Sei que cada trecho da fita tem 3 leds + resistor para ser alimentado com 12V) depois os outros trecho de 3 leds ficam em paralelo, certo? Tem como ligar o LM317 para deixar todos os leds com cerca de 18mA? Obrigado.
Olá Tiago, a corrente não pode ser limitada dessa maneira! Colocando as fitas em paralelo você somará a corrente de consumo de cada trecho da fita. Portanto, se cada fita por exemplo consome nos os seus 03 LEDs, algo em torno de 30mA, os 04 trechos, se estiverem paralelo, consumirão 120mA. O LM317 pode ajustar a corrente dessa forma. Se limitar demais os LEDs não acenderão. Já se for em série, a corrente poderá ser bem menor, no entanto a tensão de alimentação deverá ser a soma das tensões exigidas pelos LEDs. Há um vídeo sobre LEDs no canal, dê uma conferida!
@@Electrolab-Eletronica Entendi! fiz uma luminária aqui em casa com 4 leds brancos de 3W cada (700mA.) coloquei uma fonte de notebook de 19V para alimentar o LM317 e um resistor de 2 ohms (5W). A corrente nos 4 leds ficaram estabilizadas em 612mA. Coloquei dissipador de calor no LM317 e em cada led. Cada led consome 3,4V, por isso a fonte de notebook, e para ter um respiro para o LM317.
boa tarde, qual a peça a usar para uma regular uma voltagem de 15 volts com amperagem maior de 10 amperes
Boa tarde, não há um só componente para isso, exige um circuito regulador, muitas vezes composto por transistores, CIs, etc.
No caso de carregador de baterias de nobreak qual tensão máxima de saída do lm317?
Sempre 37V, no máximo.
Muito bem explicado!
Obrigado Dayvi!
Como eu consigo saber a corrente em uma fita de leds, pois existem vários tipos de fitas, e tamanhos e cores de led. As vezes acho fita com 3 leds, com 5 leds e fico em dúvida que tensão aplicar. Suas aulas são ótimas.
Precisa achar na especificação Valdir, não há como saber. Você pode até estimar pelo tipo de LEDs e quantidade.
Professor, observei alguns inversores com vários npn na entrada dos inversores Chingling. O mais visto é o 90n03, eles utilizam este sistema? Abraço
Olá Rodrigo! Os 90N03 são na verdade Mosfets canal N, não seriam NPN. O sistema no inversor é bastante diferente do usado no regulador LM317.
@@Electrolab-Eletronica isso professor npn, vou encontrar esse vídeo pois eu também não entendi o que é significado daquilo.
Parabéns, didática excelente e uma forma simples de ensinar. Gostaria de saber se teria como alimentar o LM317 com uma tensão de 48V, já que o CI suporta até 40V de entrada.
Obrigado Glauco! Não é possível, a tensão de entrada precisa ser no máximo 37V!
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pela pronta resposta, porem estava dando uma googlada, e achei um pwm com tensão de entrada de até 60v que tudo indica, utiliza o LM317K como fonte para um oscilador com 555. Olhando na placa, da para perceber apenas um resistor entre o 60v e o 317k. Esse e o link do controlador, produto.mercadolivre.com.br/MLB-1266101323-modulo-controle-de-velocidade-motor-dc-10-60v-20a-1200w-pwm-_JM?quantity=1#position=35&type=item&tracking_id=3607e889-c733-4e10-b39c-a3d1c5d54854. Com quase toda certeza, na quarta foto é o LM317. O que você acha?
Precisa confirmar no circuito essa ligação, um resistor não serviria para essa finalidade, pois a queda de tensão nele iria variar o tempo todo com a corrente de consumo. Pelo fabricante, a entrada máxima do LM317 é 37V, acima disso ele queima. Poderia haver um divisor resistivo na entrada, mas precisariam suportar a corrente. Já se ele trabalha com o sinal PWM direto, na prática ele receberia um valor médio, muito menor que 60V, mas para isso a entrada de 60V não pode estar ligada nele.
@@Electrolab-Eletronica Vou tentar levantar o circuito pelas fotos, e posto ele aqui. Mesmo sem os valores dos componentes, daria para se ter uma noção do funcionamento. Mais uma vez obrigado pela presteza.
Quando tiver tempo disponível ,particularmente gostaria que publicasse vídeo sobre Mosfético e triac valeu grande abraço.
Olá Augustinho, já temos os dois! TRIAC - ua-cam.com/video/GBxwM8ROV7k/v-deo.html
MOSFET - ua-cam.com/video/VgfFCt9lHug/v-deo.html
Olá. Excelente material. Estou criando um circuito no qual irão vários leds. Será alimentado com 5V a 12V. Gostei muito do seu circuito para regular a tensão pros leds. No caso preciso regular a tensão e a corrente, teria que utilizar dois LM317 criando assim um circuito para a tensão e outro para a corrente ou com apenas um circuito é possível. Obrigado.
Olá! Basta o regulador para tensão. Você também pode usar alternativamente o 7805 para 5V e o 7812 para 12V. Tem vídeo sobre a linha 78XX no canal, e funcionam de forma similar ao LM317, a diferença é que a tensão é pré determinada no componente.
@@Electrolab-Eletronica Agradecido👍
ola bom dia q bom ter um canal como esse. minha pergunta de um assinante seria caso eu use a potencia máxima desse regulador qual resistor eu usaria?. aguardo o seu retorno.
Obrigado Marco! O valor do resistor não tem relação com a potência máxima do regulador, ele apenaa ajusta o valor da tensão regulada, conforme a fórmula indicada no vídeo. O CI dará sempre a potência máxima, desde que a fonte (na entrada) consiga fornecer corrente suficiente e que ele esteja montado num dissipador de calor.
E no caso ele não der qual seria o componente ideal para essa corrente entre 0 a 5A?
LM350.
Amigo ver se pode me ajudar por favor. Estou usando um L7812 para reduzir uma corrente de 12v DC para 12 DC quando ligo o comporte que é um monitor de câmera de ré a tensão cai para 3,5 voltes e não liga. Sabe o que acontece? Desde de já obrigado
O mais provável é que esse regulador não suporte a corrente drenada pelo monitor. Confira qual a corrente do monitor (em amperes). O L7812 vai suportar no máximo 1A e isso com dissipador instalado nele.
@@Electrolab-Eletronica 👏👏 Obrigado pela resposta
Parabéns pelo trabalho!
Para eu ligar um led numa bateria de 9v e ter boa durabilidade oque seria mas correto usar um resistor com o led ou usar um regulador de tensão?
Obrigado
Obrigado Gil! Em geral o resistor bem calculado seria melhor.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado
@@Electrolab-Eletronica se ligar um led 5mm de alto brilho numa bateria de 9v deve ficar por quantas horas ligado?
Obrigado
Considerando uma bateria alcalina, tipo duracell, com aproximadamente 500mAh, e o maior consumo para um LED de alto brilho em torno de 15mA, você terá pelo menos 33 horas de funcionamento contínuo. Com 10mA isso já iria para 50 horas.
@@Electrolab-Eletronica nesse caso tenho que considerar o resistor tb?
Obrigado
Parabens amigo, vou deixar uma dica: Faça os próximos vídeos com a camera do lado esquerdo, assim quando escrever, sua mão não vai ficar tampando a visão. abraços.
Obrigado Claudio! Tenho um problema para posicionar à esquerda, pois há uma parede e o espaço é reduzido. Tenho estudado alternativas.
Por gentileza nos pròximos videos você poderia por a camera filmando no angulo da esquerda para a direita, assim poderiamos ver no momento exato que você escreve, pois assim como está fica meio incomodo para olhar o video. Descupa se estou sendo chato mas na minha humilde opnião não tiraria nossa atenção do conteùdo, no mais òtimo video e excelente didàtica.
Obrigado Geraldo! Tenho alguma dificuldade em fixar a câmera à esquerda devido ao espaço e posição, mas estou pensando alguma alternativa para melhorar isso!
Quando você fala de aumentar a amperagem usando transistor nesse minuto 11:40 2n3055 acha em quase toda a esquina mas esse TIP73 🤔 tá difícil rs rs rs rs nem no AliExpress achei pode ser usado no lugar tip 35 e 36 ?
Rrsrs, verdade Junior, mas esse transistor não é crítico! Tudo depende da corrente final que você vai usar. Pode usar o TIP35 (com folga), e até mesmo um TIP 41 para correntes menores como 3 ou 4 A. Sempre com dissipador.
Ah entendi agora dá para botar o tip41 no lugar do TIP 73 do jeito que tá no circuito né com o 2n 3055 Valeu parceiro mais uma vez muito obrigado por tirar mas uma dúvida
Sim, para corrente menores que 4A e com dissipador! Se quiser mais corrente, terá que mudar esse transistor.
Olá Prof. boa aula, não consegui me inscrever a opção save fica apagada
Obrigado José Carlos! Não se inscreveu no sorteio? Tente pelo celular.
Pelo que foi mostrado os LEDS estão ligados na saída (OUT) do LM317 e o terra. Correto. Mas esta corrente constante foi calculada passando pelo resistor. Correto? Fiquei um pouco confuso nesta explicação. Poderia mês esclarecer um pouco mais? obrigado.
Olá Luiz, ficou confuso pois houve um erro não corrigido na edição, na ligação da saída. Por favor veja a nota de atenção que coloquei na descrição do vídeo. Creio que isso esclarece a conexão. Obrigado!
Que aula!👏👏
Obrigado Gilvan!!
Boa tarde, excelente aula, gostaria de saber se ele poderia regular uma saída constante de 15v, porém com uma entrada variável,
Boa tarde George, sim é possível desde que a entrada varie entre 16,5V e 40V. Não pode variar para baixo dessa tensão mínima.
@@Electrolab-Eletronica tenho um amigo que está cansado de comprar regulador de voltagem para a moto dele, um custa cerca de 400 reais, pensei em fazer um, a saída do estator é uma corrente alternada que varia entre 20 a 100Vca, para retificar é fácil basta apenas usar uma ponte, mas meu problema é manter a tensão regulada, em 15 Vcc, para isso pensei em fazer um sistema que desligasse quando a vontagem fosse maior e ligasse quando menor( tipo pwm ), mas caso eu soubesse algum regulador que suportasse uma tensão variável até 120Vcc, eu iria dissipar o excesso, o senhor conhece algum?
Olá George não conheço um específico, teria que projetar um circuito adequado! De qualquer forma, há outro fator importante a ser considerado, que é a corrente de consumo na moto. Provavelmente é de alguns amperes, o que dificultaria mais ainda o projeto de um modelo mais básico.
Eu tenho um dimmer de 3500w adaptado em uma esteira que estava parada, após 5min de funcionamento aumentando a velocidade ele esquenta, o que devo fazer?
A primeira opção seria aumentar o dissipador de calor, caso não resolva, alterar o transistor do dimmer por um de maior potência.
Show . Muito bom . Valeu mesmo.
Obrigado amigo!
Muito interessante estas configurações. Uma dúvida, tenho um led de 12 vdc e corrente máxima de 900 mA que inicia a acender com tensão de 9 vdc.
Como configuro para que a fonte seja ajustável de 9 vdc a 12 vdc com a corrente limitada em 900 mA ?
Precisaria de uma fonte que controlasse a tensão e a corrente. Este CI sozinho não faria as duas funções. Uma solução muito comum é como esta, usando um amp op, indicada neste site: blog.novaeletronica.com.br/fonte-bancada-ajustavel-tensao/
Ola, Boa tarde! Que aula fantastica. Fui aplicar os conhecimentos e me deu uma duvia. Vou usar o regulador LM317 para converter 12v em 5v, para acender um grupo de leds WS2812B Indereçavel. Segundo o Datasheat ele tem um consumo de corrente de 40mA. Apliquei a formula que o Sr. explicou e ele me retornou um valor de 31,.. ohms. Sendo que o consumo e maior ele me retornou um resistor menor. O que esta errado nos meus calculos. Obs: quero saber se tem como fazer um regulador de tenção de 5v com 40mA, estavel com este componente e como fazer as ligações. Muito obrigado.
Olá Omar, é mais fácil nesse caso usar um LM7805. Entram 12V nele e saem 5V estáveis, que podem suportar bem mais que os 40mA de consumo. Tem vídeo no canal sobre a série LM78XX, dê uma conferida: ua-cam.com/video/WD0tq9pltEI/v-deo.html
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado. Ja me escrevi no canal de dei o meu Gostei, foi muito merecido, estou divugando o seu canal para os meus amigos.
Obrigado Omar, seja bem-vindo ao canal!
Muito boa explicação. Obrigado!
Fiz uma fonte regulável com TIP 41C porém a mesma fica oscilando o valor de saída, acho que pode ser problema no potenciômetro, usei de 1KB.
Estou pretendendo fazer uma fonte regulável com o LM317 como mostrado, a dúvida é quanto esta oscilação, será que este exemplo deixa ela fixa ao girar e parar o potenciômetro na tensão desejada?
Vou colocar na entrada aproximadamente 16V 1,5A
Obrigado!
Olá Marcio, a variação pode ter motivos diversos ( carga excessiva, problemas na medida (cabos e multímetro), ruídos externos, conexões ou componentes com problemas, projeto errado, etc). Em geral o LM317 é bastante estável, quando usado dentro da faixa de corrente determinada e com os devidos capacitores eletrolíticos na entrada e na saída. Para maior precisão de ajuste, você pode tentar usar um potenciômetro de precisão (multivoltas).
@@Electrolab-Eletronica Amigo, muito obrigado!
Fiz conforme o datasheet do 317 e ficou bacana, coloquei um pot. de 5k e não gostei do resultado na regulagem, ficou legal com o de 2k, perfeito. Muito obrigado por me responder. Abraço!
@@Marcio_Leandro Legal Márcio! Que bom que funcionou, o LM317 é excelente para esse tipo de fonte! Abcs!
Como não tenho uma fonte de corrente ajustável, vou usar este circuito para encontrar curtos em placa de circuitos eletrônicos, o chamado 4 pontas, o método Kelvin, espero que dê certo, né!!!!!!!
Valeu Urias!
Teria como deixar a corrente de saída ajustável para até os 5A?
Pq usar deu pra ver que usar potenciômetro entre out e adj é algo sem noção. Teria como solucionarmos isto e permitir limitações variáveis na corrente?
Precisaria de uma fonte que controlasse a tensão e a corrente. Este CI sozinho não faria as duas funções. Uma solução muito comum é como esta, usando um amp op, indicada neste site: blog.novaeletronica.com.br/fonte-bancada-ajustavel-tensao/
Excelente explicação, porém preciso fazer um limitador que limite a saída em 14 volts, a entrada em pausa está em 12 volts quando acionado dispositivo ela chega a 15,8volts, por isso preciso desse limitador para não passar de 14 volts, essa me serve trocando apenas o resitor? Ou tenho que acrescentar outros componentes. Desde já agradeço a atenção
Com os devidos ajustes dos resistores, pode limitar a saída a 14V.
@@Electrolab-Eletronica esses capacitores de filtro são de de quantos uf por quantos volts? E obrigado pela atenção
Boa noite, preciso limitar meu circuito de uma luminária para aquario em 700ma, não estou conseguindo encontrar o valor do resistor para limitar, estou usando aqueles leds de 3w, estou usando uma série de 7 leds, vou usar uma fonte de 24v 1a, daria certo limitar em 700ma ?
Em leds só é possível limitar a corrente até o valor indicado pelo fabricante para o funcionamento deles, do contrário qualquer limitação de corrente poderia reduzir a tensão a um ponto que os leds não acendam. Por isso precisa saber antes se 700mA atendem ao conjunto de leds usados, se atender, a tensão será mantida e pode usar o LM317 ajustado para limitar a corrente nesse valor.
Excelente! Poderia me dizer qual componente seria indicado pra limitar a corrente de saida a 4 amperes... Tensão de entrada seria 14.5v
Obrigado Edder! Pode usar o LM338K ,com mesmo circuito usado com o LM 317.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado, mais uma dúvida por acaso vc teria um circuito de peak and hold 4a/1a, creio que parte seria este circuito mais um temporizador, acredito.
excelente.
Obrigado Eron!
Valeu professor!
Obrigado Luiz!
preciso de um regulador que nao use transformador , regule tensao alta e corrente alta se vc souber de algun projeto ficarei feliz em construilo obrigado
Alta tensão e corrente em que nível? Corrente contínua?
@@Electrolab-Eletronica poderia ser : retificar a rede ac 127 e depois regular ou regular 127 e depois retificar corrente entre 10 e 20 amperes preciso de tensão entre 20 a 60 volts ate agora nao encontrei dispositivo a venda nesas caracteristicas obrigado pela atençao e ajuda
O grande problema é reduzir a tensão A/C na entrada, a melhor forma ainda é com transformador. Outra opção são as fontes chaveadas, que usam trafos de alta frequência. Com uma fonte chaveada de 60V x 20A na entrada e um módulo deste tipo do link abaixo, você controla tensões até 60V e correntes até 20A: produto.mercadolivre.com.br/MLB-1553367883-modulo-conversor-tenso-dc-dc-8-60v-12-83v-1200w-step-up-_JM?matt_tool=79246729&matt_word&gclid=Cj0KCQjwuJz3BRDTARIsAMg-HxWvD3djCeYesQcumbALWyMizMDSGnEt2lBKhDqh_8hjEKoI1GB2fcEaArLKEALw_wcB&quantity=1
Ola mas e se eu quiser fazer uma corrente variavel tipo para usar como fonte de bancada(para injetar de 10ma a 1A devo usar um 2 potenciometros tipo 1 de 4k7 e outro de 1k para ajuste fino seria isso?
Se puder me sanar essa duvida agradeco
Sim, pode colocar dois pots. Lembrando que ao ajustar a corrente, você automaticamente altera a tensão de alimentação, já que a carga a ser alimentada é constante.
Na configuração de Regulador de Tensão (1º circuito), existe algum problema ou contra-indicação em usar capacitores de poliéster (não polarizados) no lugar desses eletrolíticos?
Não há problemas, apenas o valor da capacitância será menor e com isso uma menor filtragem de ripple.
Muito bom sua aula
Obrigado José!