MSC SEAVIEW - CRUISE SHIP PASSENGER - 15/12/2024 - PORTO DE SANTOS/SP
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- Retornando de Maceió, o navio de passageiros MSC Seaview chega à cidade de Santos na ensolarada manhã de domingo, 15/12/2024. Com destaque para a excelente visibilidade desse dia e também para o forte vento que soprava em alto mar, que pode ser visto a partir da segunda cena na bandeira localizada no topo do mastro do bico de proa, decolei o DJI Air 3 com bastante antecedência a fim de capturar imagens do entorno da Barra de Santos, local em que os navios ficam fundeados enquanto aguardam autorização para entrada no canal do Porto. Para que isso acontecesse, o drone foi ao encontro da gigante embarcação muito antes dos voos habituais. Após voar por 5,5 km lineares a partir do canal 3, a aeronave finalmente alcançou o MSC Seaview, que ainda navegava na região da Ponta Grossa. Neste vídeo, todas as imagens foram captadas com a lente tele 70mm do equipamento, equivalente a um zoom de 3x ótico, proporcionando mais beleza, grandeza e detalhe nas imagens.
Difícil escolher a melhor cena neste filme magistral. Iniciando com a tomada aérea em ângulo fechado mostrada na abertura, passando pelo "panning" lento perfeitamente executado na proa do navio iniciando aos 0:13, até o movimento lento e suave pela popa revelando a cidade aos 01:21, tudo se encaixa numa harmonia estética que dá gosto de ver. Imperativo ressaltar que a escolha do comprimento focal de 70mm muda completamente a forma como abordamos esses gigantes, exigindo atenção dobrada nos comandos, porém dando ao filme grandiosa e inusitada perspectiva, muito mais dramática e interessante do que as cenas exaustivamente capturadas com a grande angular de 24mm. Vi meu drone passando em alta velocidade na marca dos 01:01, bem como a inconfundível silhueta do arquipélago de Alcatrazes, situado a cerca de 35 milhas náuticas de Santos, tamanha a visibilidade que tivemos no domingo passado em razão do ar limpo na região. Não há maiores detalhes na parte técnica do filme, embora seja muito difícil domar os brancos (highlights) nas condições em que voamos. Insisto aqui no uso do modo DLOG-M, a fim de estender a faixa dinâmica entre as sombras e luzes e ter uma ampla escolha de tons e colorização à sua disposição, bem como na escolha correta do fator de exposição do filtro ND. Forte abraço e até o próximo voo.
Agradeço mais uma vez o feedback do amigo e a disponibilidade em proporcionar uma análise construtiva tão rica em detalhes, como neste voo que fiz e no filme que editei. Acresço que a experiência compartilhada tem sido de grande valia para mim, a exemplo do modo DLOG-M, que, até então, pouco sabia. Confesso que estou me rendendo às belíssimas imagens proporcionadas pela câmera secundária do DJI Air 3, a qual está atendendo muito bem o assunto que exploramos, sobretudo nas situações em que as condições climáticas estão perfeitas, como foi naquele dia. Um abraço e até o próximo voo!