Nossa fiquei muito chocada e triste ao ver essas imagens, eu trab aí na fábrica de castanha e prestava serviço no escritório, fazia a contagem do dinheiro para pagamento, e também fazia o pagamento dos trabalhadores do campo nos finais de semana, foi uma ótima experiência, tinha amigos, namoradinhos, foi uma época muito boa, hoje moro nos EUA já algum tempo e não sabia que a Maísa estava nesse estado 😌
Sou carioca , mas trabalhei na MAISA quando cheguei ao Ceará. Fui secretária da exportação de maio de 1992 até setembro de 1993. Eu trabalhava com outras duas secretárias da diretoria Fátima Pin e Tania. Meus chefes eram Marcelo Gadelha e Adriano Sá. A negociação eram por cartas em Inglês. Como eu escrevia carta junto com Marcelo. Queria muito uma foto do tempo que eu estava nessa linda empresa, mas infelizmente não tenho. Engravidei do meu primeiro filho assim que iniciei o trabalho e era muito dedicada, por conta disso Dr. Mucio me contratou mesmo grávida. Foi uma bênção de Deus e como admirei aquela empresa. Gratidão a Marcelo Gadelha que interviu por mim. Só tenho boas recordações da MAISA. Eu tinha muito orgulho de trabalhar na empresa! Anos depois soube que havia terminado... fiquei triste. Assinado: Kátia
A Maísa foi minha universidade.! Tenho toda a filmagem feita por Gular de Andrade e toda via que vejo me emociono, foram 15 anos vivido dentro da Maisa desse 10 foram empregado nessa que foi minha universidade aonde aprendi muito do que sei hoje. Até hoje não entendi porque um empreendimento tão grande terminou em ruínas, isso me bate uma angústia tenho certeza que poderia ser diferente. Guardo minha lembrança como relíquia pra mim é um troféu estes vídeos estás filmagem.
Ok amigo realmente nos intristeceu a todos com o seu término mas no video comento os motivos q levaram a sua falência infelizmente. Tenho certeza q deve ter sido uma escola para vc e tantos outros q lá trabalharam. Obrigado por compartilhar conosco sua história.
Por favor, se vc tem a reportagem completa na MAISA de Goulart de Andrade em 1995, poste aqui no youtube, ja que so encontramos parte dessas imagens! Faltam a primeira parte e o finalsinho da segunda!
Morei vários anos na MAÍSA. Meu pai Trabalhou vários anos nesta Empresa. É muito triste ver que a EMPRESA MOSSORÓ AGRO INDUSTRIAL S/A MAÍSA não existe mais.
Impressionante a dimensão dessa fazenda, de vez em quando vou na comunidade da Maisa, mais sinceramente não tinha ideia da dimensão e estrutura q foi a Maisa, infelizmente uma pena vê-la hoje nesse estado de total abandono. A agrícola famosa hoje tem tem uma excelente estrutura, trabalhei nela por mais de um ano, adquiri uma boa experiência profissional nessa empresa. Parabéns pelo excelente conteúdo que sempre vem postando.
Obrigado amigo Cláudio primeiramente por estar acompanhando o canal e por compartilhar conosco sua experiência a respeito. Realmente foi uma história de sucesso mas q terminou de forma triste mas na vida muitas vezes as coisas acontecem de forma diferente do planejado, lamentamos e esperamos que todos envolvidos estejam bem seguindo suas vidas de nova maneira.
Meu pequeno mundo, onde despertei pra vida, onde apendir os valores que me fizeram seguir de passo em passo rumo a vida, a Maisa foi meu apredizado mais valioso, foi meus sonhos foi meu tudo, hoje longe me resta a melancolia de vala assim, mais um dia isso tudo ai ja foi o sonho de muitos, so me resta dizer q fui previlegiado por ter morado crescido e aprendido com cada minuto de vida q ai vivi. foi vc Maisa q me preparou para o mundo. para ti sempre direi obrigado.............. parabens ao canal por mostrar esse pequeno sonho que floriu tantos coraçoes.
Emocionante seu relato amigo espero de alguma forma ter contribuído com este vídeo para vc mesmo que tenha trazido essa triste realidade a qual se encontra hoje.
Parabéns pelo vídeo! Lembro da reportagem, realizada por Goulart de Andrade e realmente é uma tristeza muito grande ver a situação que encontra-se a Fazenda atualmente. Infelizmente no Brasil os governantes e as políticas econômicas prestam um deserviso ao povo brasileiro.
Meu tio trabalhava no escritório no setor de contabilidade, boa parte de minhas férias na infância e começo da adolescência eu passei nessa vila, esse prédio que você não conseguiu identificar acredito que seja o prédio do serviço social, onde aconteciam as festas onde as bandas das cidades vizinhas se apresentavam!
Quantas histórias: assisti parte 1 e 2, Goulart Andrade e agora esse. Me emociono muito, parte o ❤imaginar o que vivenciei aqui ever como terminou tudo. Moro no PA Vila Nova I, proximo a pista so aeroporto. Aqui está crescendo uma nova etapa além áreas de assentamento também está abrindo as portas para ponto turístico. A MAISA guardava em suas terras um conjunto de cavernas subterrânea o que hoje é O Parque Nacional da Furna Feia. Faço parte do grupo de Condutores deste e em breve teremos vários atrativos para oferecer: visitação de cavernas (Furna Feia, Furna Nova, Abrigo do letreiro, Caverna do Pinga... no memento abertas apenas para pesquisas/ cursistas na área), TBC com artesanatos locais, meliponário, cultivo de plantas nativas, alimentação (ativos). Em breve teremos produtos de cerâmica na natureza. Quem sabe possa vir gravar um novo vida e com mais vida! 😍🙏🏽
eu só do RN e trabalhei e morrei na MAISA e era muito bom e foi lar que conheci a minha linda esposa e la tivemos o nosso primeiro filho; fiquem muito triste a ver como ela estar de quarenta e dois anos sai de lar quando vi ela hoje chorei de saudade lembrando dos boms
Tive a oportunidade de participar de uma inspeção na Maisa no final da década de 80 ou no início da de 90. Eu era inspetor da, Comissão de Valores Mobiliários. Estava apreensivo pois nunca tinha sido incumbido de fiscalizar uma empresa do setor agroindustrial. Não me recordo do objetivo da SOI (solicitação de inspeção). Talvez um pedido da SUDENE. Fiquei impressionado com o que presenciei, a começar com o tamanho do terreno onde eram plantadas as frutas da empresa. Um engenheiro agrícola me informou que todos os dias havia plantio e colheita, segundo um plano de aproveitamento do terreno que consistia em dividir a área em setores. Em um setor se plantava e no outro se colhia. Assim que as frutas eram colhidas iam para uma esteira que que as levavam aos centros de empacotamento e daí para os portos e aeroportos. Fiquei triste em saber que a empresa não existe mais.
Parabéns pêlo seu trabalho eu sempre tive curiosidade de conhecer a antiga Maísa hoje, ficaria máis perfeito ainda se vc tivesse filmado a antiga fábrica de mangueira, Mais ficou muito boa à filmagem, é muito triste êm ver umas cenas dessas à onde tudo éra tão bonito hoje é só abandono
Amigo faltou filmar tb além disso a pista de pouso mas ela fica muito longe da BR e eu estava com familiares na hora voltando de uma viagem n tinha como ir la
Muito interessante essa materia , eu não conhecia . meus Parabèns hoje e sempre ... . porque o teu trabalho , concerteza agrada a todos que sabem o que é bom.
Obrigado grande amigo Vanildo tento sempre trazer o melhor para vocês com muito trabalho de pesquisa e qualidade de imagem bem como assuntos curiosos e de relevância para o estado sem falar nas belezas naturais e nas histórias que marcaram o RN
bois momentos que eu e a manha família estivemos na MAISA HOJE MORRO NO ESTADO DO GOIAS MUITO OBRIGADO por fazer mim lembrar do bos momentos que moramos na MAISA.
Assisti a reportagem do Goulart de Andrade na época e uma coisa que me impressionou foi a quantidade de poços artesianos que eles tinham na época e o valor de cada um.
Olá hoje vi Aqui seu vídeo muito triste ver a nossa Amada maisa nessas condições. Séria legal ver a outra parte da maisa que fica lá pra dentro chamada Fazenda maisa Como está ela hoje visualizado ela por cima por lá tem uma pista de aviação só não sei como se encontra hoje só sei que era muito linda Tinha serrarias.tinha oficinas mecânicas .pra manutenção das frotas de carros e tratorer é seus emplacamentos etc.tinha agropecuária Criação de gados.suinos.equinos.etc era uma belíssima fazenda hoje só nos resta saudades
Ok Amiga tenho ciência de todos estes lugares mas no dia o qual passei lá, n tinha tempo para ir até esse local pois era muito longe da BR. Numa próxima vez por lá passando tentarei se possível ir até a pista de pouso.
Nossa minha mãe criou os filhos do dona da Maísa, Dr. Múcio Sá, Ênio Sá, Aroudo Sá eram 7 irmãos o pai Dr. Zé Nilson a mãe D. Maria Helena. Morei na Maísa quando criança, lugar muito lindo melhor fase da minha vida.brincava com os netos dos donos a neta Maria Helena e o irmão Daniel.
Era uma verdadeira cidade industrial. Tinha alojamentos para os funcionários em geral, com hospital, mercado, posto de gasolina, escolas, quadra de esportes e centro de atividades religiosas. Impressionante ver como era tudo isso funcionando, e agora ver em que condições essas estruturas se encontram.
Olá Cristian, sempre soube dessa fazenda porque tinha amizade com um de seus donos. Infelizmente não a conheci. Mas só agora, através da visão do drone e desse documentário super legal tive a noção exata do que foi a Maísa. Parabéns pelo excelente trabalho!
Falo Paulista potiguar beleza legal então nos anos 80 quando eu e a minha família MORAVAMOS aí em NATAL o forte da importação e exportações realmente eram as distribuidoras de melões A Maísa e a FRUNORTE quando voltei para são Paulo nos anos 90 até 2015 ainda se encontrava nos mercados esses melões do RN sendo frutos de excelentes qualidades enfim viva a DEUS e ao NORDESTE BRASILEIRO pôr tantas farturas e riquezas que nos oferecem .PARABÉNS PELAS FILMAGENS elas são muito interessantes TUDO DE BOM. ABRAÇOS DE SÃO PAULO PARA TODOS DO RGN
Obrigado Carlos por compartilhar sua história e análise conosco desta época vivida. Palavras n tem como descrever bem esse império que foi a Maisa e sucesso infelizmente sucumbiu a adversidades econômicas em nosso país o qual pouco ajuda o empresário com altos impostos. Grande abraço para todos aí de SP minha terra que nasci.
Foi caminhoneiro, amigo, conheci o melhor desta empresa. Obg pelo canal tão relevante pra nosso estado. Quero que me permita usar suas imagens e informações da minha amada e querida Maisa.
Agrovila: Nova união (poço 10) Oziel alves Pau branco Olga benario São romão Urt (apama) Agrovila pomar Apodi( paulo freire) Angico Boa fé Entre outros, tem muitos assentamentos aqui, moro Aki desde de 2003
Obrigado amigo ! Fazemos o possível pois n é toda hora q disponho de tempo e $ para estar viajando e desbravando o milhares de lugares do estado até porque o canal é um hobby que gera gasto e sem receita praticamente.
É incrível que no RN muitas empresas foram por água abaixo, por falta de visão de longo alcance e de futuro. Enquanto isso o nosso Estado vizinho Ceará vem deslanchando no setor empresarial.
Amigo na minha visão existe aqui um grande entrave pois o governo estadual não dá incentivos fiscais pelo contrário cobra muitas vez impostos mais altos (ICMS) dos empresários espantando-os daqui como foi o caso da Ambev. Assim fica difícil!
@@DRONEPOTIGUAR não é só isso. Tem uma produção dessas. Mas se não têm estradas, portos, ferrovias pra transportar tudo isso. Hoje a infraestrutura influência muito nos preços. E infelizmente isso depende do governo. Quem sabe com a transposição do Rio são Francisco, as estradas, ferrovias,etc o nordeste tenha outras fazendas iguais a essa. Com segurança hídrica muda tudo. E lógico com governadores sérios e honestos ( o mais difícil é isso). Olha governadores de esquerda, na realidade querem destruir a economia, as empresas particulares, eles não admitem concorrência. Qto mais a população depender do pouco que dão, mais votos. Essa é a verdade.
18:30 Não era escola e sim o setor social, posteriormente a prefeitura veio para esse prédio. Cartas; solicitações de reparos nas casas e até a TELERN era aí.
Provavelmente o que tinha dentro eram caixas de abelhas, à época que a empresa fechou muitas pessoas diziam que iam se apossar de tal prédio para cuidar do mesmo, resumindo, ficaram com os prédios. Esse prédio quem se apossou foi o cara (Canoa, o mesmo ainda reside na vila) que tomava de conta das abelhas da Maísa. Hoje quem tinha as chaves desse prédio era o irmão dele (Carlinhos).
Que video maravilhoso, gente pra que tanto dinheiro investido pra hoje esta em ruinas cadê os proprietarios os herdeiros disso tudo esses gonvernos para restaurar e gerar empregos para os necessitados.
Vc tem informação qual o motivo do abandono dessa estrutura tão grande,falta de recursos, falecimento dos proprietários, falecia,falta de material prima,ou mão de obra qualificada,falta de profissional para manutenção dos maquinários?vc já tinha respondido meu questionamento,o fiz antes dessa parte onde vc fala dos motivos pelo qual essa fazenda parou suas atividades.
Como sempre no Brasil lamentável uma empresa que os negócios paralisado ainda mas no nordeste que é mais sofrido necessário de mão de obra no Brasil depois que uma empresa fale jamais se levanta infelizmente sou daqui de Mossoró era um orgulho ter essa fazenda
@@DRONEPOTIGUAR Depois envie teu whatsapp, apesar do vídeo ter sido feito, mas papai iniciou na Maísa no ano de 1970 (ele chegou a desmatar com uma turma o terreno da vila), muitas coisas ele poderia te dizer, ficaria mais interessante.
Que tristeza ver um patrimônio desse acabado que foi motivo de orgulho para o Brasil eu conheci bem a saga desses empresários , exportavam mamões para os EUA - com os poços artesianos através da irrigação conseguiram alta produção de frutas , seria muito bom aparecer algum empresário com interesse em salvar esse patrimônio , talvez repassar isso para algum chinês e voltar a produzir alimentos para a China ainda da para aproveitar essa estrutura .😥😥😥
Seria bacana mas tudo isso já tomou um rumo e está complicado sabe como é problemas na justiça demoram muitos anos para se resolver. Quem sabe no futuro possa ter outro final.
Como toda grande e importante empresa no Brasil, a MAISA teria um dia seu fim. Um sonho de dois que se tornou o sonho de inúmeros mais que ao final foi e está sendo vencida pela ganância. O centro administrativo até hoje não tem definição do que será feito, certamente o tempo ou a própria sociedade que também não muda terminarão de derruba-lo. A central de beneficiamento de castanhas foi inaugurada em 1988 funcionando até a falência da empresa. Teve vários intervalos em seu funcionamento por vários períodos até hoje. A fábrica de sucos chegou a voltar a funcionar somente mais recentemente por uns dois ou três anos através do grupo do sul que parece ter decidido levar embora até os "ossos" do que restou da fábrica. A coopy frutas é o antigo projeto pedra preta que também pertencia a empresa. Enfim, falar da MAISA é falar de algo que enchia os olhos, que dava um orgulho imenso, que emociona e que faz muita falta!
É lamentave em vet um situação desa. Quantas familia fivaro densepregadas. A causa diso air foi um governo q sol visa a desapropiamento. Rezutado. Desmprego e queda de produsão e exportasão. Final pobreza e mizera.
@@isamaia4109 Oi tudo bem, eu morei na Maísa quando criança amava esse lugar ,moro em Recife sou louca pra voltar lá pra ver como está , não morava na vila morava em São Luiz.
Nossa fiquei muito chocada e triste ao ver essas imagens, eu trab aí na fábrica de castanha e prestava serviço no escritório, fazia a contagem do dinheiro para pagamento, e também fazia o pagamento dos trabalhadores do campo nos finais de semana, foi uma ótima experiência, tinha amigos, namoradinhos, foi uma época muito boa, hoje moro nos EUA já algum tempo e não sabia que a Maísa estava nesse estado 😌
Sou carioca , mas trabalhei na MAISA quando cheguei ao Ceará. Fui secretária da exportação de maio de 1992 até setembro de 1993. Eu trabalhava com outras duas secretárias da diretoria Fátima Pin e Tania. Meus chefes eram Marcelo Gadelha e Adriano Sá. A negociação eram por cartas em Inglês. Como eu escrevia carta junto com Marcelo. Queria muito uma foto do tempo que eu estava nessa linda empresa, mas infelizmente não tenho. Engravidei do meu primeiro filho assim que iniciei o trabalho e era muito dedicada, por conta disso Dr. Mucio me contratou mesmo grávida. Foi uma bênção de Deus e como admirei aquela empresa. Gratidão a Marcelo Gadelha que interviu por mim. Só tenho boas recordações da MAISA. Eu tinha muito orgulho de trabalhar na empresa! Anos depois soube que havia terminado... fiquei triste. Assinado: Kátia
Ok Katia muito bacana seu relato positivo na empresa naquela época. Agradeço por compartilhar conosco sua experiência de vida na Maisa.
Bom dia Kátia tudo bem? Kátia me tire uma dúvida. Voçê é irmã de FERNANDA , ANDRÉIA , KIKO E ANYSUZY?
A Maísa foi minha universidade.! Tenho toda a filmagem feita por Gular de Andrade e toda via que vejo me emociono, foram 15 anos vivido dentro da Maisa desse 10 foram empregado nessa que foi minha universidade aonde aprendi muito do que sei hoje. Até hoje não entendi porque um empreendimento tão grande terminou em ruínas, isso me bate uma angústia tenho certeza que poderia ser diferente. Guardo minha lembrança como relíquia pra mim é um troféu estes vídeos estás filmagem.
Ok amigo realmente nos intristeceu a todos com o seu término mas no video comento os motivos q levaram a sua falência infelizmente. Tenho certeza q deve ter sido uma escola para vc e tantos outros q lá trabalharam. Obrigado por compartilhar conosco sua história.
Por favor, se vc tem a reportagem completa na MAISA de Goulart de Andrade em 1995, poste aqui no youtube, ja que so encontramos parte dessas imagens! Faltam a primeira parte e o finalsinho da segunda!
Morei vários anos na MAÍSA. Meu pai Trabalhou vários anos nesta Empresa. É muito triste ver que a EMPRESA MOSSORÓ AGRO INDUSTRIAL S/A MAÍSA não existe mais.
Muito triste mesmo
Nasci em Mossoró e fui criado na Maísa até uns 8 anos de idade sempre q eu vejo algum vídeo dela me vem uma nostalgia
Imagino quantas memórias devem trazer
Impressionante a dimensão dessa fazenda, de vez em quando vou na comunidade da Maisa, mais sinceramente não tinha ideia da dimensão e estrutura q foi a Maisa, infelizmente uma pena vê-la hoje nesse estado de total abandono. A agrícola famosa hoje tem tem uma excelente estrutura, trabalhei nela por mais de um ano, adquiri uma boa experiência profissional nessa empresa. Parabéns pelo excelente conteúdo que sempre vem postando.
Obrigado amigo Cláudio primeiramente por estar acompanhando o canal e por compartilhar conosco sua experiência a respeito. Realmente foi uma história de sucesso mas q terminou de forma triste mas na vida muitas vezes as coisas acontecem de forma diferente do planejado, lamentamos e esperamos que todos envolvidos estejam bem seguindo suas vidas de nova maneira.
Só quem mora aqui no RN sabe o quanto esse canal é importante no quesito história! Meu falecido sogro, cunhados e conhecidos trabalharam na Maísa.
Minha querida Maísa ♥️ Pra quem nasceu e se criou aí, esse vídeo é uma relíquia, parabéns!! 👏👏
Valeu Bruno ! Fica aí a memória da grandiosissima Maisa foi um exemplo de empresa.
Meu pequeno mundo, onde despertei pra vida, onde apendir os valores que me fizeram seguir de passo em passo rumo a vida, a Maisa foi meu apredizado mais valioso, foi meus sonhos foi meu tudo, hoje longe me resta a melancolia de vala assim, mais um dia isso tudo ai ja foi o sonho de muitos, so me resta dizer q fui previlegiado por ter morado crescido e aprendido com cada minuto de vida q ai vivi. foi vc Maisa q me preparou para o mundo. para ti sempre direi obrigado.............. parabens ao canal por mostrar esse pequeno sonho que floriu tantos coraçoes.
Emocionante seu relato amigo espero de alguma forma ter contribuído com este vídeo para vc mesmo que tenha trazido essa triste realidade a qual se encontra hoje.
Parabéns pelo vídeo! Lembro da reportagem, realizada por Goulart de Andrade e realmente é uma tristeza muito grande ver a situação que encontra-se a Fazenda atualmente.
Infelizmente no Brasil os governantes e as políticas econômicas prestam um deserviso ao povo brasileiro.
O valor desse canal é imensurável para o RN!
Oh amigo fico lisonjeado demais com uma afirmação dessa ! Obrigado mesmo ! Vamos juntos desbravar todo estado! Tmj
Caramba, eu fui muito ai enquanto criança... Brinquei bastante nesses galpoes.
👍
Continua com esse trabalho muito top conhecendo o meu RN e as histórias
Certeza vamos sim desbravar todo nosso estado.
Meu tio trabalhava no escritório no setor de contabilidade, boa parte de minhas férias na infância e começo da adolescência eu passei nessa vila, esse prédio que você não conseguiu identificar acredito que seja o prédio do serviço social, onde aconteciam as festas onde as bandas das cidades vizinhas se apresentavam!
Obrigado amigo por compartilhar sua história de família nesta antiga e prestigiada empresa de nosso estado.
Quantas histórias: assisti parte 1 e 2, Goulart Andrade e agora esse. Me emociono muito, parte o ❤imaginar o que vivenciei aqui ever como terminou tudo. Moro no PA Vila Nova I, proximo a pista so aeroporto. Aqui está crescendo uma nova etapa além áreas de assentamento também está abrindo as portas para ponto turístico. A MAISA guardava em suas terras um conjunto de cavernas subterrânea o que hoje é O Parque Nacional da Furna Feia. Faço parte do grupo de Condutores deste e em breve teremos vários atrativos para oferecer: visitação de cavernas (Furna Feia, Furna Nova, Abrigo do letreiro, Caverna do Pinga... no memento abertas apenas para pesquisas/ cursistas na área), TBC com artesanatos locais, meliponário, cultivo de plantas nativas, alimentação (ativos). Em breve teremos produtos de cerâmica na natureza. Quem sabe possa vir gravar um novo vida e com mais vida! 😍🙏🏽
Quem sabe ! Seria bacana deixe aí seu contato q aí quando for para sua região nos falamos.
Cresi ouvido estórias da maisa. Meu avó trabalhou na maisa😢
Sou de Natal mas não conheço o Rio Grande do Norte Mas que bom através do seu trabalho estou tendo essa oportunidade fico feliz
Ok Luzia bacana! Vamos conhecer todo estado juntos.
eu só do RN e trabalhei e morrei na MAISA e era muito bom e foi lar que conheci a minha linda esposa e la tivemos o nosso primeiro filho; fiquem muito triste a ver como ela estar de quarenta e dois anos sai de lar quando vi ela hoje chorei de saudade lembrando dos boms
Ok amigo sinto muito em ter q mostrar essa realidade para você entendo q foram anos de alegria e sucesso no passado
Minha Maisa,nascida e criada aqui nessa riqueza 😍
👍
Tive a oportunidade de participar de uma inspeção na Maisa no final da década de 80 ou no início da de 90. Eu era inspetor da, Comissão de Valores Mobiliários. Estava apreensivo pois nunca tinha sido incumbido de fiscalizar uma empresa do setor agroindustrial. Não me recordo do objetivo da SOI (solicitação de inspeção). Talvez um pedido da SUDENE.
Fiquei impressionado com o que presenciei, a começar com o tamanho do terreno onde eram plantadas as frutas da empresa. Um engenheiro agrícola me informou que todos os dias havia plantio e colheita, segundo um plano de aproveitamento do terreno que
consistia em dividir a área em setores. Em um setor se plantava e no outro se colhia.
Assim que as frutas eram colhidas iam para uma esteira que que as levavam aos centros de empacotamento e daí para os portos e aeroportos.
Fiquei triste em saber que a empresa não existe mais.
Eu não tinha a menor ideia, como era isso aí. Gostei de ver, bom trabalho Christian!
Valeu Braz ! Tmj
Onde eu aprendi muita coisa, a MAISA foi a minha sala de aula
Parabéns pêlo seu trabalho eu sempre tive curiosidade de conhecer a antiga Maísa hoje, ficaria máis perfeito ainda se vc tivesse filmado a antiga fábrica de mangueira, Mais ficou muito boa à filmagem, é muito triste êm ver umas cenas dessas à onde tudo éra tão bonito hoje é só abandono
Amigo faltou filmar tb além disso a pista de pouso mas ela fica muito longe da BR e eu estava com familiares na hora voltando de uma viagem n tinha como ir la
Confesso que chorei.
Eu trabalhei na Maisa de 1979 até 1995 realmente era uma boa empresa penas que acabou abandonada
Meus parabéns pelo seu trabalho show de bola, caminha mas na Maisa tem muitas coisas que vc pode mostra.
👍
Muito bom. Pura nostalgia aqui da região.
Vdd Alan ! Obrigado por assistir
Muito interessante essa materia , eu não conhecia . meus Parabèns hoje e sempre ... . porque o teu trabalho , concerteza agrada a todos que sabem o que é bom.
Obrigado grande amigo Vanildo tento sempre trazer o melhor para vocês com muito trabalho de pesquisa e qualidade de imagem bem como assuntos curiosos e de relevância para o estado sem falar nas belezas naturais e nas histórias que marcaram o RN
bois momentos que eu e a manha família estivemos na MAISA HOJE MORRO NO ESTADO DO GOIAS MUITO OBRIGADO por fazer mim lembrar do bos momentos que moramos na MAISA.
Ok amigo é um prazer em ter um telespectador como vc o qual se emociona com as informações passadas
Muito bom conhecer essa história.
Obrigado por assistir
Assisti a reportagem do Goulart de Andrade na época e uma coisa que me impressionou foi a quantidade de poços artesianos que eles tinham na época e o valor de cada um.
Bom dia. Agora vc fez uma abertura que tem tudo a ver com o canal. Parabéns. Gosto muito dos seus vídeos.
Obrigado Flávio pelo apoio amigo.
Olá hoje vi Aqui seu vídeo muito triste ver a nossa Amada maisa nessas condições. Séria legal ver a outra parte da maisa que fica lá pra dentro chamada Fazenda maisa Como está ela hoje visualizado ela por cima por lá tem uma pista de aviação só não sei como se encontra hoje só sei que era muito linda
Tinha serrarias.tinha oficinas mecânicas .pra manutenção das frotas de carros e tratorer é seus emplacamentos etc.tinha agropecuária
Criação de gados.suinos.equinos.etc era uma belíssima fazenda hoje só nos resta saudades
Ok Amiga tenho ciência de todos estes lugares mas no dia o qual passei lá, n tinha tempo para ir até esse local pois era muito longe da BR. Numa próxima vez por lá passando tentarei se possível ir até a pista de pouso.
Matei um pouco da saúde da comunidade maisa com esse vídeo parabéns drone potiguar 👏👏
Obrigado amigo ! Tmj
Nasci e me criei maisa e não fazia ideia da dimensão que ela tinha...
Conhecendo detalhes do nosso RN nos seus vôos
Que legal Mario q de alguma forma estou contribuindo com seu conhecimento.
Obrigada por esse vídeo
Nossa minha mãe criou os filhos do dona da Maísa, Dr. Múcio Sá, Ênio Sá, Aroudo Sá eram 7 irmãos o pai Dr. Zé Nilson a mãe D. Maria Helena. Morei na Maísa quando criança, lugar muito lindo melhor fase da minha vida.brincava com os netos dos donos a neta Maria Helena e o irmão Daniel.
Muita história bacana obrigado por compartilhar conosco.
Era uma verdadeira cidade industrial. Tinha alojamentos para os funcionários em geral, com hospital, mercado, posto de gasolina, escolas, quadra de esportes e centro de atividades religiosas.
Impressionante ver como era tudo isso funcionando, e agora ver em que condições essas estruturas se encontram.
É muito triste mesmo !
Olá Cristian, sempre soube dessa fazenda porque tinha amizade com um de seus donos. Infelizmente não a conheci. Mas só agora, através da visão do drone e desse documentário super legal tive a noção exata do que foi a Maísa. Parabéns pelo excelente trabalho!
Muito obrigado amigo Marco pelas suas palavras e fico feliz de ter ajudado de alguma maneira o seu conhecimento a respeito. Tmj
Por que a empresa faliu ?
@@renanleandro4261 não sei as causas do seu desaparecimento. Mas seja lá qual for, deixou uma lembrança boa para todos.
Falo Paulista potiguar beleza legal então nos anos 80 quando eu e a minha família MORAVAMOS aí em NATAL o forte da importação e exportações realmente eram as distribuidoras de melões A Maísa e a FRUNORTE quando voltei para são Paulo nos anos 90 até 2015 ainda se encontrava nos mercados esses melões do RN sendo frutos de excelentes qualidades enfim viva a DEUS e ao NORDESTE BRASILEIRO pôr tantas farturas e riquezas que nos oferecem .PARABÉNS PELAS FILMAGENS elas são muito interessantes TUDO DE BOM. ABRAÇOS DE SÃO PAULO PARA TODOS DO RGN
Obrigado Carlos por compartilhar sua história e análise conosco desta época vivida. Palavras n tem como descrever bem esse império que foi a Maisa e sucesso infelizmente sucumbiu a adversidades econômicas em nosso país o qual pouco ajuda o empresário com altos impostos. Grande abraço para todos aí de SP minha terra que nasci.
Parabéns pelo excelente vídeo.
Obrigado amigo
Hoje em Mossoró quem domina é a Agrícola famosa
Exatamente
Foi caminhoneiro, amigo, conheci o melhor desta empresa. Obg pelo canal tão relevante pra nosso estado. Quero que me permita usar suas imagens e informações da minha amada e querida Maisa.
Foi uma empresa sucesso e obrigado pelo elogio.. Amigo minhas imagens são comercializadas caso haja interesse entre em contato no direct.
Faz um voo na serra mossoro
Que triste. Sutentei minha família por anos, levando adubos trevo daqui do Recife para a Maisa. Lamentável como se encontra hoje.
Uma pena mesma
@@DRONEPOTIGUAR Teu trabalho de filmar vai ficar na história. Meus sinceros Parabéns.
Eu trabalhei nos projetos de melão na empresa nolem nos anos de 2005 a 2008, as vezes eu ia alguns finais de semana no acendimento maisa
Ok amigo obrigado pelo seu relato.
História viva. 👍👏👏👏
Realidade dos fatos
Essa é a famosa comunidade da maísa que eu sempre ouvir falar.
Sim
Agrovila:
Nova união (poço 10)
Oziel alves
Pau branco
Olga benario
São romão
Urt (apama)
Agrovila pomar
Apodi( paulo freire)
Angico
Boa fé
Entre outros, tem muitos assentamentos aqui, moro Aki desde de 2003
Ok amigo muito obrigado pela informação dos nomes das agro vilas.
Esse material ai estocado era os moveis dos escritorios da fabrica.
Mais um vídeo top de vocês !!
Obrigado amiga tento fazer o meu máximo para vocês.
Eu trabalhei aí na Maisa em 1988
Obrigado por compartilhar
Valeu pelo vídeo show de bola
Obrigado amigo tamo junto
Esse prédio era o antigo centro Social, e ao lado nessa quadra era onde faziam as festa,na verdade até hoje é realizado festa
N sei bem a qual prédio se referiu mas tenho certeza que sabe com clareza ja que foi criada aí, obrigado por compartilhar
Show de bola, até que enfim em Mossoró kkkkkk, valeu meu amigo o vídeo foi ótimo, parabéns!!
Obrigado amigo ! Fazemos o possível pois n é toda hora q disponho de tempo e $ para estar viajando e desbravando o milhares de lugares do estado até porque o canal é um hobby que gera gasto e sem receita praticamente.
@@DRONEPOTIGUAR eu sei eu estava brincando! Parabéns pelo vídeo.
@@DRONEPOTIGUAR apesar de ser hobby faz um trabalho muito bom com muita informação e 🔬!!!
Meu avô, José Nilson de Sá foi um dos donos da Maísa, ele foi um grande homem e muito trabalhador, uma pena que tudo acabou
Vdd amigo grande empreendedor infelizmente terminou assim seria maravilhoso se estivesse até hj da mesma forma. Forte abraço
Sabe por que acabou ?
Fala do canal filma a cidade de Pedro velho R.N tem lugar histórico só fã do seu vídeo
Já tem esse vídeo no canal amigo obrigado pela audiência
É incrível que no RN muitas empresas foram por água abaixo, por falta de visão de longo alcance e de futuro. Enquanto isso o nosso Estado vizinho Ceará vem deslanchando no setor empresarial.
Amigo na minha visão existe aqui um grande entrave pois o governo estadual não dá incentivos fiscais pelo contrário cobra muitas vez impostos mais altos (ICMS) dos empresários espantando-os daqui como foi o caso da Ambev. Assim fica difícil!
@@DRONEPOTIGUAR não é só isso. Tem uma produção dessas. Mas se não têm estradas, portos, ferrovias pra transportar tudo isso. Hoje a infraestrutura influência muito nos preços. E infelizmente isso depende do governo. Quem sabe com a transposição do Rio são Francisco, as estradas, ferrovias,etc o nordeste tenha outras fazendas iguais a essa. Com segurança hídrica muda tudo. E lógico com governadores sérios e honestos ( o mais difícil é isso). Olha governadores de esquerda, na realidade querem destruir a economia, as empresas particulares, eles não admitem concorrência. Qto mais a população depender do pouco que dão, mais votos. Essa é a verdade.
Nos dias atuais quem domina a fruticultura em Mossoró é a Agrícola Famosa
Quando for possível mostra o assentamento agrovila Maisa 1 junto ao parque furna feia e a pista que aqui de avião que existe aqui
Quando for pra esse lado daí aí tentarei ir aí sim 👍
Eu tenho que fazer uma atividade sobre isso
👍
18:30 Não era escola e sim o setor social, posteriormente a prefeitura veio para esse prédio.
Cartas; solicitações de reparos nas casas e até a TELERN era aí.
Provavelmente o que tinha dentro eram caixas de abelhas, à época que a empresa fechou muitas pessoas diziam que iam se apossar de tal prédio para cuidar do mesmo, resumindo, ficaram com os prédios.
Esse prédio quem se apossou foi o cara (Canoa, o mesmo ainda reside na vila) que tomava de conta das abelhas da Maísa.
Hoje quem tinha as chaves desse prédio era o irmão dele (Carlinhos).
Curiosa informação obrigado por compartilhar conosco.
Lugar lindo cara.tmj
Podes cre ! E noix
Essa Maisa fica a ondem em qual lugar
No município de Mossoró bem perto da divisa com Ceará
Top de luxo
Show
Que video maravilhoso, gente pra que tanto dinheiro investido pra hoje esta em ruinas cadê os proprietarios os herdeiros disso tudo esses gonvernos para restaurar e gerar empregos para os necessitados.
Quem eram os proprietários?
Vc tem informação qual o motivo do abandono dessa estrutura tão grande,falta de recursos, falecimento dos proprietários, falecia,falta de material prima,ou mão de obra qualificada,falta de profissional para manutenção dos maquinários?vc já tinha respondido meu questionamento,o fiz antes dessa parte onde vc fala dos motivos pelo qual essa fazenda parou suas atividades.
Taxa do câmbio o qual gerou a paridade do dólar e prejudicou demais as exportações eu falo isso no vídeo se prestar atenção bem como dívidas em banco.
@@DRONEPOTIGUAR minha mãe criou os filhos do dono durante 10 anos . Morei na Maísa quando criança lugar lindo 2 dois dos donos já faleceram.
Como sempre no Brasil lamentável uma empresa que os negócios paralisado ainda mas no nordeste que é mais sofrido necessário de mão de obra no Brasil depois que uma empresa fale jamais se levanta infelizmente sou daqui de Mossoró era um orgulho ter essa fazenda
Realmente um história triste já que foi uma empresa tão próspera, ficam só as lembranças.
Sem contar que além da Maísa, tinha a Arisa e a Copam
👍
Vizinho a quadra que vc deu o zoom era o centro social.
👍
Lembra das festas que aconteciam lá?
Bom dia! Qual aplicativo você utiliza pra editar vídeos
Filmora
Show
Top
Onde tu consegue essas informações?
Nasci e me criei na Maísa e é muito triste ver isso.
Internet. Infelizmente está é a situação atual.
@@DRONEPOTIGUAR Depois envie teu whatsapp, apesar do vídeo ter sido feito, mas papai iniciou na Maísa no ano de 1970 (ele chegou a desmatar com uma turma o terreno da vila), muitas coisas ele poderia te dizer, ficaria mais interessante.
@@DRONEPOTIGUARumas dessas fábricas estão funcionando... a antiga fábrica de castanha. Hj funciona a Polybras lá.
7 mil empregados era muita gente, imagina o tanto de dinheiro que rolava no município
Bastante
Ainda existe alguns herdeiros responsável por esse patrimonio
Acredito q sim
Que tristeza.
Uma lástima
Que tristeza ver um patrimônio desse acabado que foi motivo de orgulho para o Brasil eu conheci bem a saga desses empresários , exportavam mamões para os EUA - com os poços artesianos através da irrigação conseguiram alta produção de frutas , seria muito bom aparecer algum empresário com interesse em salvar esse patrimônio , talvez repassar isso para algum chinês e voltar a produzir alimentos para a China ainda da para aproveitar essa estrutura .😥😥😥
Seria bacana mas tudo isso já tomou um rumo e está complicado sabe como é problemas na justiça demoram muitos anos para se resolver. Quem sabe no futuro possa ter outro final.
@@DRONEPOTIGUAR verdade eu entendo, o que passou passou , isso não tem mais volta - obrigado - abraços
Que pena ter ido ao final da liquidação
Realmente uma pena
Que pena! Nada dura para sempre.
Verdade é assim pra tudo mesmo
Como toda grande e importante empresa no Brasil, a MAISA teria um dia seu fim. Um sonho de dois que se tornou o sonho de inúmeros mais que ao final foi e está sendo vencida pela ganância. O centro administrativo até hoje não tem definição do que será feito, certamente o tempo ou a própria sociedade que também não muda terminarão de derruba-lo.
A central de beneficiamento de castanhas foi inaugurada em 1988 funcionando até a falência da empresa. Teve vários intervalos em seu funcionamento por vários períodos até hoje. A fábrica de sucos chegou a voltar a funcionar somente mais recentemente por uns dois ou três anos através do grupo do sul que parece ter decidido levar embora até os "ossos" do que restou da fábrica. A coopy frutas é o antigo projeto pedra preta que também pertencia a empresa. Enfim, falar da MAISA é falar de algo que enchia os olhos, que dava um orgulho imenso, que emociona e que faz muita falta!
Gostei muito de poder contar toda a história neste vídeo o qual me deu um trabalho razoável para fazê-lo.
👏👏👏👏👏
👍
É lamentave em vet um situação desa.
Quantas familia fivaro densepregadas.
A causa diso air foi um governo q sol visa a desapropiamento.
Rezutado. Desmprego e queda de produsão e exportasão.
Final pobreza e mizera.
Junção de diversos fatores levaram a esse resultado
Infelizmente o empresario Brasileiro, Nao pensa nas familias e quebram de proposito....
A vila de casas ....Ninguém mais mora lá ? Muitas casas ... Ruas de barro ...
Acredito que morem sim mas eu achei com pouca movimentação mesmo apenas 3 ou 4 carros no local mas n vê sinal de abandono.
Moro aqui, todas as casas são habitas. As vezes procuram casa pra alugar.
@@isamaia4109 Bacana
@@isamaia4109 Oi tudo bem, eu morei na Maísa quando criança amava esse lugar ,moro em Recife sou louca pra voltar lá pra ver como está , não morava na vila morava em São Luiz.
Grande Fazenda Maísa em Mossoró - RN.
👍
Show