Linguagem e Cognição: olhares e perspectivas

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 жов 2024
  • Moderadora:
    Heronides Moura (UFSC) - Corrupção sem fim: tempo e aspecto em metáforas sobre corrupção no Brasil.⠀

    Examinando sentenças coletadas no acervo da Folha de São Paulo (2012-2017), pude observar que as metáforas sobre corrupção no Brasil são conceptualizadas com base num domínio aspectual específico: o da imperfectividade. Ou seja, a corrupção é vista, metaforicamente, como um evento sem um tempo delimitado, não acabado e repetitivo. A corrupção é metaforicamente pensada como um fenômeno que está distribuído em todos os períodos de tempo, indiscriminadamente.⠀

    Participantes:
    Rosângela Gabriel (Unisc / CNPq) - Em Tempos De Covid-19, Que Tal Falarmos Sobre O “vírus” Da Leitura?⠀

    A pesquisadora Utah Frith, em um famoso Editorial da revista Brain (1998, n. 6), intitulado Literally changing the brain (Literalmente modificando o cérebro), comparou a aprendizagem da leitura a um vírus de computador, mas a um “vírus do bem”, que ao invés de danificar os arquivos, transforma-os positivamente, ampliando a capacidade e a precisão do armazenamento. Assim como os vírus de computador, a extensão das modificações cerebrais decorrentes da aprendizagem da leitura são muitas vezes imprevisíveis. Apenas nas últimas décadas, essas transformações vem sendo rastreadas, e ainda há muitas implicações da aprendizagem da leitura nos sistemas cognitivos que não conhecemos completamente. ⠀

    Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)⠀- A construção de espaços conceptuais na legitimação discursiva e na mobilização social: articulações entre linguagem e cognição

    Visamos, nesta apresentação, a discutir, a partir de uma articulação entre a Linguística Cognitiva e os Estudos Críticos do Discurso, como espaços conceptuais - construtos cognitivos locais que emergem textualmente e que articulam perspectivações espaciais, temporais, axiológicas, epistêmicas e referenciais, ancoradas em frames - podem ser mobilizados discursivamente para legitimar e mobilizar ações sociais variadas.
    __
    Abralin ao Vivo - Linguists Online is an initiative of Abralin - Associação Brasileira de Linguística in cooperation with several linguistics associations.
    For more information about Abralin ao Vivo - Linguists Online, visit: aovivo.abralin.org.
    Please consider donating to Abralin’s funding for the preservation of indigenous languages: abral.in/donate.
    __
    Abralin ao Vivo - Linguists Online é um projeto da Abralin - Associação Brasileira de Linguística, com a colaboração de várias associações de linguística.
    Para mais informações sobre o projeto, acesse a página aovivo.abralin.org.
    Por favor, considere a possibilidade de doar para o fundo da Abralin para a preservação de línguas indígenas: abral.in/doe.

КОМЕНТАРІ • 11

  • @eduardadumke4174
    @eduardadumke4174 4 роки тому +1

    É muito bom assistir alguma live quando uma das pessoas convidadas é nossa professora na faculdade. Assim como a professora Rosângela Gabriel fala, as lives tem superado as expectativas.
    Os temas atuais, como por exemplo a corrupção e o COVID-19, estão em alta nos dias de hoje e é de extrema importância quando colocados em pauta.
    Heronides ao falar sobre metáforas acerca da corrupção, trouxe inúmeros exemplos, alguns retirados da folha de São Paulo. É interessante quando o professor usa a metáfora de que “a corrupção é um vírus”.
    Rosângela Gabriel abrange o tema “o vírus da leitura”, e no momento em que vivemos, não percebemos que cada vez mais deixamos a leitura de lado. A leitura modifica o ser humano, a leitura permite viajarmos sem sair do lugar. É lendo que aprendemos mais. Pelo fato da leitura nos possibilitar tanta coisa, devemos continuar lutando para que esse hábito volte a prevalecer.
    Por fim, por mais que a fala do professor Paulo tenha sido complexa, já que trata-se de assuntos como “Dimensão Sociossemiótica”, que eu particularmente nunca tinha ouvido falar, ele trouxe ótimos exemplos, alguns tirados de rede sociais, discursos, entre outros, fez com que ficasse um pouco mais claro a temática.
    Gostaria de parabenizar os envolvidos nesta mesa, trouxeram assuntos que instigam a pesquisar mais e mais.

  • @tainadarosasilveira5172
    @tainadarosasilveira5172 4 роки тому

    Palestra muito enriquecedora! Terminamos de assistir com outro olhar acerca das questões linguísticas e sociais. No primeiro momento onde o professor Heronides coloca em pauta a questão das 'Metáforas acerca da corrupção', pude compreender melhor como um assunto de caráter voltado nas questões políticas e sociais, debatido corriqueiramente, tem traços importantes da linguística a serem debatidos e analisados; são frases que lemos diariamente, mas com o viés informativo do conteúdo, já na palestra aprendi um pouco mais sobre as questões linguísticas das orações. Sobre o 'Vírus da leitura', tema da fala da professora Rosângela, tive a oportunidade de obter mais conhecimentos sobre as percepções dos seres humanos, seus sentidos... como o processo de leitura é importante, o mesmo envolvendo sensações, percepção, memória, atenção e cognição. A interpretação da música 'Have you ever seen the rain' do Creedence, num olhar para o trecho 'someone told me long ago' para 'João botou melão no Gol'...a professora explica que esse comportamento do sentido da música no Português, foi encontrar algo semelhante, ou seja, se não está explícita a sequência sonora, há essa aproximação com vocábulos que já temos conhecimento (esse trecho em especial me chamou muita atenção). Por último, o professor Paulo, debate a temática da 'Linguística Cognitiva', focando nas análises do discurso. Um assunto mais complexo, mas muito interessante, onde pude compreender as análises das orações em geral. Irei buscar mais informações na temática 'articulações entre linguagem e cognição, pois fiquei curiosa e quero adquirir mais entendimento do assunto em percurso.

  • @andrieliaparecidalasta5816
    @andrieliaparecidalasta5816 4 роки тому

    Que live maravilhosa! Com certeza pude compreender muito de cada fala. No primeiro momento Heronides traz o assunto “Corrupção sem fim: tempo e aspecto em metáforas sobre a corrupção no Brasil”, a qual foi uma fala de extrema importância, principalmente nos dias de hoje. Dessa forma, aprendi diversas coisas, as quais não tinha conhecimento, até sobre as metáforas usadas. Na fala da Rosângela, sobre “Em tempos de COVID-19, que tal falarmos sobre o “vírus” da leitura?”, achei um assunto maravilhoso, pois no momento atual, em tempos de pandemia, acabamos deixando de lado a leitura, o que pode ser prejudicial, pois ler é uma das coisas mais maravilhosas e importantes que temos e que devemos preservar. Por fim, Paulo fala sobre “A construção de espaços conceptuais na legitimação discursiva e na mobilização social: articulações entre linguagem e cognição”, temática que também é muito importante de ser conceituada, ademais, adorei sua fala, principalmente os exemplos que traz e como aborda esse tema tão importante. Outrossim, adorei todas as temáticas e, com certeza, após assistir essa live consegui ter um vasto conhecimento sobre diversos assuntos, os quais nunca parei para pensar. Dessa forma, gostaria de parabenizar os professores, pelas falas maravilhosas e, principalmente a Abralin, por trazer excelentes pessoas e pelo trabalho incrível que faz.

  • @vanessamoura2360
    @vanessamoura2360 4 роки тому

    Que live maravilhosa, todos os temas e tópicos abordados foram muito bem explicados. O professor Heronides falou de um assunto ao qual eu não tinha muito conhecimento, suas palavras fizeram eu entender melhor sobre a corrupção e as metáforas que são usadas para esta ação por nossa sociedade no Brasil.
    Foi muito bom ver a professora Rosângela na live, pois além de ser minha professora, ela sempre fala de assuntos que me fazem refletir, como este: "Em tempos de Covid-19, Que tal falarmos sobre o "vírus" da leitura?" gostei muito do assunto, ainda mais no atual momento de pandemia que estamos vivenciando, que acabamos deixando a leitura de lado, sem nos dar conta o quão ruim isto pode ser para nossa vida.
    Por fim, o professor Paulo falou sobre " A construção de espaços conceptuais na legitimação discursiva e na mobilização social: articulações entre linguagem e cognição." que foi muito bem abordado, de uma forma bem dinâmica através de exemplos para que conseguíssemos compreender melhor o assunto.
    Todos os professores estão de parabéns.

  • @sofiawillrichbueno5753
    @sofiawillrichbueno5753 4 роки тому

    Acredito que essa tenha sido a minha experiência mais inovadora com palestras! Não só adquiri muito conhecimento inovador, como saciei minha curiosidade com relação a assuntos que eu nem imaginava que possuía. Fiquei muito surpresa ao descobrir que podemos inferir um pensamento populacional ao analisar os tempos verbais em que as metáforas se encontram! Jamais imaginei que isso fosse possível, que a linguística tivesse tamanho poder! Já na palestra da professora Rosângela pude compreender a complexidade do processo de aprender a ler e escrever, fazendo com que eu possa me tornar uma professora mais compreensível com alunos que tenham uma dificuldade grande durante esse aprendizado, afinal não é algo simples. Acredito que não tenha compreendido todos os detalhes da fala do professor Paulo, provavelmente por estar no início da graduação, mas o que captei também achei muito surpreendente: há a possibilidade de realizar uma análise temporal-espacial-social a partir de uma oração! Foi uma experiência deveras enriquecedora, aprendi que a linguística abrange ainda mais áreas e possui ainda mais funções do que eu poderia pensar.

  • @thaynak.3533
    @thaynak.3533 4 роки тому

    Ótima live! Na fala do professor Heronides achei interessante os apontamentos dele sobre a visão que temos da corrupção, em que colocamos ela em diferentes campos semânticos, algo que não fazemos com crimes como homicídio, estelionato, como comentado pelo professor e o modo como não delimitamos um tempo específico para ela. Com a apresentação da professora Rosângela, vejo o quanto as pesquisas e estudos relacionados a leitura podem contribuir no processo de alfabetização, tendo em vista que se considera a complexidade que há em aprender a ler e escrever, já que diferente da linguagem oral, a leitura e escrita não são processos naturais, bem como levam em conta a decodificação no processo de leitura, pois sem ela é impossível interpretarmos um texto, como exemplificado pela professora ao nos depararmos com um texto em árabe, exceto para aqueles que são fluentes na língua. No início da fala do professor Paulo tive algumas dificuldades em entender o que ele estava apresentando por se tratarem de termos novos para mim, pois estou ainda construindo meu conhecimento a respeito da linguística e suas vertentes, mas após a apresentação dos exemplos utilizando tweets, reportagens e discursos do presidente, consegui entender melhor sua fala e perceber como é marcante a intencionalidade dos textos apresentados, o que me despertou certo interesse em análise do discurso voltados para o âmbito social. Por fim, parabéns a todos/as pela ótima live!

  • @eliassouzaferreiraelias9311
    @eliassouzaferreiraelias9311 4 роки тому

    Achei a live sobre Linguagem e Cognição: olhares e perspectivas muito interessante, todos os tópicos abordados mostraram como a linguagem e a cognição são importantes no desenvolvimento humano, seja no âmbito da emissão de opinião, de leitura e até mesmo no âmbito de interpretação a leitura.
    A primeira parte do vídeo começa com Heronides falando um pouco sobre o que é a metáfora, e principalmente sobre os vários aspectos em que a palavra corrupção se insere, fazendo a referida ser uma palavra quase indefinida no quesito significado. Heronides nos mostrou no vídeo que as pessoas veêm a corrupção como algo indefinido no tempo, (sem começo, meio e fim) sendo que a referida não tem limites nem espaciais, ou seja, é um evento sem fim, pois está associado ao aspecto Imperfectivo. A corrupção entra em contexto de doença, sujeira e vários outros, por isso deve-se pensar em corrupção metaforicamente, uma vez que Heronides defini Metáfora como troca de contextos.
    A Professora Rosângela em sua parte comentou sobre o vírus da leitura, e de que modo este nos afeta. Mais adiante, a professora fez um comentário que me chamou muita atenção, em relação ao sistema de escrita. Rosângela relatou que o sistema de escrita é cultural, e por isso não conseguimos perceber as diferenças e semelhanças de um modo de escrita que não seja de nossa cultura, como o modo de escrita Árabe, por exemplo. A partir disso a professora relata que nosso sistema cognitivo tem de ser treinado para perceber determinadas diferenças, uma vez que está preso às aprendizagens anteriores que tivemos.
    Mais adiante a professora Rosângela exalta que temos de saber automatizar as palavras, sendo que no aprender a ouvir devemos ter consciência fonológica lexical, partindo do pensamento de que devemos saber onde uma palavra começa e termina.
    Por fim, achei muito interessante quando a professora comenta sobre as práticas escolares. Por meio dos comentários percebi que as práticas escolares contribuem para o desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita, melhorando os sistemas cognitivos, sendo que a escolarização melhora o desempenho da memória verbal ao passo que a automatização da leitura melhora nossa memória de trabalho.
    A última parte da live sobre “A construção de espaços conceptuais na legitimação discursiva e na mobilização social: articulações entre linguagem e cognição” foi muito interessante. Apesar de não entender praticamente nada sobre o assunto, algo que assimilei um pouco, foi a construção de fala do “Filho 02”. Paulo nos mostra que a fala do Filho 02 está no presente onde se localiza o capitalismo (endo grupo de fala) avaliado como meio econômico social correto. Mais adiante ele fala da função espacial de algumas falas do Filho 02 que nos ajudam a interpretar sua fala por completo.
    Enfim, vejo que já me estendi kkk. Gostei muito da análise textual dos professores, parabéns a todos, ótima live!

  • @deboracristinadumke1321
    @deboracristinadumke1321 4 роки тому

    Que live incrível!
    Assistir a essa mesa foi uma experiência maravilhosa! Saio daqui com muito mais conhecimentos. Na fala do professor Heronides, em que ele traz o assunto “Corrupção sem fim: tempo e aspecto em metáforas sobre a corrupção no Brasil”, pude ter um maior entendimento sobre as metáforas usadas no meio político e social. Já na fala da professora Rosângela, que focaliza sua fala na temática “Em tempos de COVID-19, que tal falarmos sobre o “vírus” da leitura?”, consegui compreender muito sobre esse assunto que é tão importante para futuros professores, bem como para atuantes da área. A leitura com certeza é de suma importância para todos nós, e devemos sempre nos adaptar e entender a complexidade que é o ato da leitura. Por fim, o professor Paulo foca sua fala na “A construção de espaços conceptuais na legitimação discursiva e na mobilização social: articulações entre linguagem e cognição”, temática muito bem abordada e de extrema importância por ser um assunto complexo para mim. Adorei o modo como ele trouxe exemplos de diferentes textos para nos explicar e assim termos maior compreensão do assunto.
    Dito isso, gostaria de parabenizar os professores por essa mesa cheia de aprendizagens e também a Abralin por nos possibilitar momentos como esses, sendo um momento muito significativo.

  • @taniasalies6664
    @taniasalies6664 4 роки тому

    Gostei muito da mesa. Eronildes, Rosângela e Paulo fizeram falas muito felizes sobre a cognição e suas relações com a linguagem. Parabéns!

  • @milenaoliveiradossantos2525
    @milenaoliveiradossantos2525 4 роки тому

    Primeiramente, a live Linguagem e Cognição: olhares e perspectivas foi uma ótima experiência para mim, o professor Heronides Moura, além de ser extremamente didático, explorou as metáforas usadas no assunto elaborado no início da live, ‘’Corrupção sem fim: tempo e aspecto em metáforas sobre a corrupção no Brasil’’. Com base na explicação do professor, obtive um maior entendimento, e com certeza farei um melhor uso das mesmas nas redações e demais textos. Além disso, para quem já fez algum curso pré-vestibular, sabe que na literatura esse conteúdo é visto de modo acelerado pelos alunos.
    Em segundo plano, a professora Rosângela Gabriel inicia falando a respeito das distinções conceituais entre percepção e sensação nos seres humanos. Tendo em vista, a segunda imagem do slide em que consta um texto traduzido em árabe, língua a qual não entendemos a tradução, mas que podemos ter a percepção de alguns aspectos, segundo a professora Rosângela citou na última aula com a mesma imagem, afirmando que o texto é lido da direita para esquerda na língua árabe, pois o ponto final, exclamação, ou interrogação ficam fixos no lado direito do texto redigido. Tal percepção diferencia a Língua Portuguesa, a qual é lida da esquerda para direita. Em síntese, a nossa percepção é alterada pelas aprendizagens anteriores que tivemos. Por esse motivo temos dificuldade em encontrar características semelhantes à nossa língua nesse texto, porque a aprendizagem de sistemas de escrita, é o aprendizado cultural, aonde as informações apreendidas do ambiente externo são processadas e categorizadas de acordo com os artefatos culturais.
    Entretanto, ela explica na live que há implicações muito importantes na leitura, que precisam de fato ser moldados para aprender a ver, aprender a ouvir o que é relevante e o que não é relevante, e também aprender a ouvir com os olhos, ou seja, automatizar o processamento de tal forma que que toda a atenção do sistema possa ser direcionado para a aprendizagem por meio da automatização dos processos.
    Gostei muito do feedback sobre Span da memória de trabalho (WM) ou memória de curto prazo (STM), a qual está relacionado a habilidades cognitivas: baixa capacidade de memória temporária, que em consequência leva a dificuldades de aprendizagem. Os autores Demolin & Kolinsky entram em divergência em relação ao (WM) ou (STM), mas a hipótese diz que a Aprendizagem da leitura tem impacto na memória de ordem.
    Portanto, o professor Paulo Roberto inicia sua fala conceituando a Linguística Cognitiva, a qual é uma teoria da linguagem centrada na significação, e busca elaborar explicações para o funcionamento léxico-gramatical e para a produção e interpretação situada de sentido, considerando a sociossemiótica e cognitiva da linguagem. Em síntese, ele enfatiza que em termos de articulação entre cognição, discurso e linguagem, é relevante, observarmos que as formas de perspectivação construídas localmente no texto e organizadas mentalmente em espaços discursivos ao mesmo tempo refratam os discursos circulantes como também os consolidam.
    Gostei muito da live, acredito que irá influenciar muito no meu conhecimento daqui em diante! Todos os professores foram extremamente didáticos, fazendo com que nossos entendimento fosse feito de forma efetiva.

  • @dararaiza7380
    @dararaiza7380 4 роки тому +1

    excelente!