Rapaz que maravilha te conhecer e poder coletar micro organismos em casa, realmente na mata sempre tem alguém faminto que come, muito bom seus vídeos que Deus abençoe obrigada
Oi Neco, fiz uma experiência usando o chorume da composteira ao invés de coletar a serrapilheira e deu certo também!!! Os microorganismos brancos e amarelos cresceram no arroz cozido
Há anos estou procurando um explicação detalhada sobre com colher micro-organismos ou EM . Muito obrigada. Finalmente satisfeita pois tenho uma reserva florestal perto de casa.
Voltei para assistir novamente, dá prazer assistir esse vídeo!!! No minuto 7:19 da mais gosto de ver! como é maravilhoso a criação de Deus! Eu ainda irei assistir esse vídeo várias vezes!!
Olá Neco Torquato. Parabéns pela sequencia de vídeos. Hoje(dia que estou assistindo aos vídeos) já fiz a minha captura dos EM, porem ainda não os cultivei, falei agora a continuação do processo. Notei que em minha armadilha acabei cometendo alguns deslizes más que farei diferente da próxima vês. Obrigado pelas dicas. Sucesso.
Olá Diego, muitas vezes, durante a execução de alguns processo, eu cometi alguns deslizes também, mas... no final deu tudo certo! Que bom que vc gostou do vídeo. Boa sorte e até!
Muto bom esse sistema de capturar EM eu capturei de outra forma, na mata, mas gostei desse seu metodo e vou tentar fazer do jeito que vc ensina! Deus lhe abençoe!
Olá JQML, já fiz muita captura na mata, mas além de ter q deslocar até o local, já tive muito problema com animais que comiam o arroz. Por isso faço agora como no vídeo. Deus abençoe nós todos!
Neco Torquato Villela - Oi Neco. Eu uso o EM diluido em - 1 parte de EM para 5 partes de água e pulverizo frutiferas. O resultado é excelente. Tenho diversas pitangueiras, e pitayas. As pitayas começaram a florir e frutificar em novembro passado, e até agora (abril) ainda estão florindo e frutificando. Com menos intensidade claro, mas estão rsrs Otimo video amigo, parabens. Abraços
Neco Torquato Villela - Boa noite amigo. Eu faço as pulverizações de 15 em 15 dias. Não sei se vc lembra de mim, mas aprendi a fazer o EM com vc, no Forum dos Pimenteiros. Seu Blog e seus videos são otimos, estou sempre fazendo consultas no seu blog. Sucessos amigo.
Olá Sinval, te "conheço" sim! rsrsrs... gosto de saber detalhes das estratégias que pessoas estão usando, com sucesso, do que ensino no Blog. Sei que cada um tem suas necessidades e acabam adaptando as técnicas para suas realidades, assim como vc usa o EM em pulverização e está obtendo resultados. Isso é muito rico e gera uma cadeia de conhecimentos fantástica. Abraços e até!
Neco Torquato Villela - Correto amigo. As modificações que fiz, foi usar cascas de frutas trituradas no liquidificador, e ao inves de açucar mascavo estou usando caldo de cana (garapa). Um forte abraço amigo,
Boa noite Neco. Exelente conteúdo. Aprendi muito. Entretanto, quero usar os microorganismos para fazer tratamento de esgoto doméstico, para poder reutilizar a água.
Bom dia amigo!! depois eu quero a receita de como fazer o bokashi em pequena proporção, vc tem a receita o passo a passo! pq eu que quero pra rosas do deserto tbm e como usar.Eu andei pesquisando no youtub mais só encontrei pra agricultura, e e muito pra mim. obg,Deus no controle.
Oi bom dia amigo!! o meu EM deu bicho, e assim mesmo ou eu tenho que fazer outro?eu não sei como passou pq eu fiz tudo direitinho, bem tampado, mais o clima aqui no meu estado esta meio chuvoso. mais tem bastante microrganismo.O devo fazer? pq a terra tbm esta meio verde branco, eu tenho que trocar a terra tbm! obg Deus no comando.
Olá Karen, nunca usei em orquestras, mas... não custa fazer um teste. Só recomendo que teste em uma primeiro, principalmente se for fazer aplicação foliar, já que o pH do EM é ácido e pode queimar as folhas. Boa sorte 🍀 e até!
Oi bom dia tudo bem Então eu posso misturar como uma colher Depois que esse produto tiver pronto Eu posso diluir com água Por que você não fala como que eu posso tá usando ele
Agradeço muito pelo vídeo! Hoje finalizei a minha primeira coleta e multiplicação de micro-organismos eficientes !Agora eu queria umas sugestões de como usá-lo. Em qual quantidade para litro e também onde posso usar (hortas, viveiros, etc..)Muito obrigada !!
Respondeu o que eu estava a procura , na captura do microorganismo ou o Kefir ou kabocha , mas tem outras colocações para se fazer o composto bokashi e respeito muito japoneses pois trazem o composto prefeito.. ... Este material está perfeito , pois devemos pensar no ciclo da vida, a joaninha que come os pulgões e cochonilhas , as folhas que no inverno caem por um motivo, os trevos , os cururu , que surgem por um motivo, as formigas , borboletas , largatas , que comem as folhas ou o tronco, que é coisa do cupim... Tudo é simbiose perfeita e fungos brancos ,azuis ou marrons são benéficos, mas pretos , jamais .... Estou conversando com a PUC a USP e Unicamp e também um amigo da Uninove, um dos primeiros bonsaista do Brasil, Eduardo Mizuno, Filho de Jiro Mizuno... Bom agora é só conseguir fazer o microbiota ! Já tentou com probiótico de abacaxi? .... Se desse mostrava uma foto da grande colônia que surgiu aqui....
Opa, Mozart, obrigado pela força! Gostei do seu comentário, pois ele é muito sensato e verdadeiro. Nunca tive problema com fungos pretos nas minha coletas. Eles sempre estão presente e utilizo assim mesmo, desde que ele não sejam os predominantes e haja uma diversidade de corres na coleta. Me conte como fazer o probiótico de abacaxi. Gratidão e abraços!
@@NecoTorquatoVillela opa, valeu Neco, agradeço as colocações. Eu fui atrás de fermentados e cheguei em probióticos, utilizei para um teste e poder dar testemunho no probiótico de abacaxi... É feito com a casca, bem madura e amarelinha, limpa , bem limpa com escova, e usa também o centro, o miolo do abacaxi. A parte da carne do abacaxi tem bromalina , mas é bem pouco, a bromalina está na casca e no centro do abacaxi.... É uma pena eu não poder mostrar, mas digo o gosto, é ácido, tipo vinagre, é vivo, contém várias bactérias boas e em um dia meus vidros eu acabei esquecendo e formou uma camada de bactérias, microorganismos, só fiquei meio receioso ao utilizar no adubo, pois é altamente ácido... Mas digo, fiz um compostos com folhas, uma camada boa, e jogado o resto da semana, como o fermentado e de abacaxi ele deu menos tempo a decomposição , folhas, e o melhor, não queimou as raízes que já haviam por perto
Olá Neco, por favor, gostaria de saber se você tem algum material ou vídeo de coleta e multiplicação de microrganismos para uso na fabricação de produtos para tratamento de efluentes (esgotos domésticos ou industriais)? Obrigado.
Fantástico... Cultivo orquídeas de forma orgânica, sempre tive a vontade de coleta o micorriza na natureza.... Com sua experiência, este método daria certo?
Olá, Guilherme! Micorrizas exigem um outro método, pois elas precisam de raizes vivas para se reproduzem. Esse do vídeo é mais para bactérias, leveduras e alguns fungos não micorrizicos. Vlw pela força! Boa sorte e até!
Oi Neco, parabéns pelo vídeo, muito bem explicado. Me esclareça uma curiosidade: Faço o EM há uns 10 anos +-, inclusive aprendi com vc no blog mungoverde. Percebi que vc fez algumas mudanças, não só no modo de coleta, mas também no processo de multiplicação dos microrganismos. Gostaria de saber se vc notou grandes melhorias neste novo modo de fazer, principalmente no modo da multiplicação. Gostaria também de fazer um relato. Houve uma vez que fiz com melado de cana e não tive bons resultados, acho que ele continha algum conservante. Desde então prefiro fazer com caldo de cana ou açúcar mascavo. Desde já agradeço muito, sou seu fã, curto muito os seus vídeos e publicações. Grande abraço.
Olá Flávio, grato pelo comentário! Fico muito feliz em saber que vc gosta do que eu produzo com tanto carinho! Fico feliz também dela sua declaração de fã... rsrs Fiz as mudanças para conseguir multiplicar mais variedades de microrganismos. Do modo que eu ensino no vídeo, temos microrganismos anaeróbicos e aeróbicos em quantidades consideráveis no produto final. Na técnica antiga, multiplicava quase somente os anaeróbicos. Descobri, recentemente, que muito dos melados vendidos no mercado brasileiro são acrescidos de sulfatos que impedem justamente a multiplicação de microrganismos nesses melado. Isso, por fim, prejudica todo nosso processo. Vlw e grande abraço!
Oi amigo já vc e cranio sobre o assunto! se possível faz uma receitinha com uma quantidade menor do bokashi, sem carne ou sangue, pq onde eu moro eu não encontro palha de arros e nem de café, a torta de mamona eu mesma fiz, os farelo eu vou ver se encontro, mais se for um há dois kilos de cada e bem mais fácil. obg Deus no comando.
Beth, a farinha de osso vc pode substituir pela mesma quantidade de casca de ovo triturada (torrá-las em uma panela, para remover as membranas que ficam dentro das cascas, e bater no liquidificador). O farelo de arroz, ou de trigo, é facilmente encontrado em casas que vendem ração para o gado. Boa sorte!
Oi amigo eu já faço uso da casca de ovo pó de café, e o biofertilisante com casas e frutos, tbm a cinza e o pó de carvão, agora eu esta lendo tua materia sobre extração das folhas verdes, pra foliar eu acho, vou fazer tbm gostei parabéns pelo teu trabalho e muito bacana, obg deus no comando.
Gratidão pelo comentário, Ana Maria! Minha câmera quebrou a uns dois anos, ou mais. Tentei fazer vídeos com o celular, mas sou muito exigente com a qualidade dos meus vídeos (principalmente o áudio) e acabei desistindo de usar o celular. Dia desses eu ainda compro uma câmera nova... rsrs Abração
Oi bom dia tudo bem esse microrganismo que você ensina capturar ele também é o micorriza nesse ponto que você chega que você põe o açúcar mascavo se deixar secar ver tipo água triturar ele misturar com palha de arroz aveia que nua também pode usar como adubo obrigada
Olá Tereza, esse microrganismos que ensino não contém micorrizas, pois as micorrizas são simbióticas e só se multiplicam na presença das raizes das plantas vivas. Abraço e até
Segundo agrônomos, só podem ser aproveitados fungos de cores claras. O E.M não tem data de validade. Eu mesmo tenho feito a multiplicação deles sem precisar voltar na mata e coleta-los de novo. Basta assim que eles entrarem em dormência, adicionar mais açúcar e colocar um pouco da solução ou o resto com mais água e tudo começa novamente. É importante frisar que o processo é anairóbico.
Grato pela preciosa dia, Richard! O EM que eu ensino a fazer não é só anaeróbico, como vc pode ver nos vídeos, ele também é aeróbico. Eu aproveito os fungos de todas as cores e nunca tive problemas (já uso este modo de preparar o EM a mais de 15 anos). No meu primeiro vídeo sobre EM eu comento que eu gosto de fazer a coleta na mata - e não reproduzir infinitamente os EM em dormência - pois assim eu ganho mais diversidade de microrganismos na minha horta. Vlw mais uma vez e boa sorte!
Oi bom dia!! onde esta a terceira parte do videio, eu saber como isar e qual a quantidade em minhas plantas como rosas deserto, se e pra regra ou borrifar. obg e um otimo videio.
Olá Beth, o terceiro vídeo está em produção. Mas vc encontra como usar o EM no artigo que complementa os vídeos em: goo.gl/KLO7VW Boa sorte e obrigado!
Estou fazendo pela segunda vez, dessa vez reparei que o arroz colonizado ficou úmido, não ficou tão bem agregado quando no seu vídeo. Então após 4 dias de mistura com o mascavo ele apresentou um cheiro de fermentação com aparente multiplicação bem sucedida. Resolvi misturar logo na água, pois estarei ausente por dois dias. O fato de ter apresentado esse cheiro e estar bem úmido o que indica? Obrigado desde já e parabéns pela atenção aos seguidores!
Olá Anderson, dessa maneira que eu mostro no vídeo não. Mas vc pode coletar uma determinada cor no arroz e colocar em uma placa de petri com agar ou outro meio e tentar multiplicar. Da uma pesquisada na internet como fazer dessa maneira, pois tem mais detalhes a respeito dessa técnica. Sobre a independência, só mandando uma amostra para um laboratório especializado. Até e boa sorte!👍🏼🍀
Ola ...gostaria de fazer algumas perguntas....sobre a utilizaçao de 1ml de EMS para 2 litros de agua seria essa a quantidade certa ? E depois de coletarmos e armazenarmos eles em um vidro escuro qual o tempo eles aguentarao vivos ali ? Obrigado pelos videos amigo vc nao sabe o qto me ajudou abraço e tudo de bom pra vc
Olá Diegues, 1ml por litro de água é o recomendo. Vc pode armazenar o EM em geladeira, conforme eu explico no vídeo parte 2, por até 3 meses. Para mais detalhes sobre as possíveis aplicações dos EMs, veja o vídeo parte 3. Fico feliz por ter te ajudado! Grato pela força! Abraço
Dê uma olhada no meu artigo, abaixo. Veja em Onde e Como usar, lá vc encontra todas as possibilidades de uso. mungoverde.blogspot.com/2006/11/em-microorganismos-eficazes.html Boa sorte 🍀 e até
Olá Neco! Depois da filtragem, coloquei o resíduo que ficou no coador em um recipiente esterilizado e repeti as mesmas medidas de água+açúcar mascavo e pretendo deixar os EM se multiplicando por mais 7 dias. Você acha que esse processo funciona uma segunda vez? Teria uma dica para esses resíduos? Obrigado, um abraço.
Pablo e Tony, dá certo sim! Mas a questão é que vc estará reproduzindo apenas as variedades de microrganismos que sobreviveram ao processo de coleta (que sofre influência da temperatura, umidade, tipo de arroz usado, tipo de açúcar, etc...), além de uma variedade de microrganismos que vc coletou de um serrapilheira/solo específica(o). O ideal é vc coletar serrapilheira/solo de locais diferente (pode até ser dentro da mesma mata), durante o ano, e ir reproduzindo/capturando-os para aumentar a diversidade de microrganismos no seu solo. Abraços e boa sorte!
Neco, boa noite. Na sua opinião, quando fazemos a captura dos ems e a colonização é predominante de fungos pretos, deve-se descartar todo material coletado (aquele solo e serrapilheira para três meses) ou deve-se tentar uma nova colonização com o mesmo material ou, ainda, fazer nova coleta.? Obrigado de novo.
Roberto, eu tentaria mais uma vez com essa serrapilheira, já que esta fase do processo é rápida. Se a predominância de fungos pretos se repetir, descarte a serrapilheira e usaria a de outtro local. Boa sorte 🍀 e até
Neco, qual a diferença entre o seu processo que para meu ver é o mais completo e eficiente da internet, para os outros. Queria saber o seguinte, na seguinte etapa; nesse ponto de coloca-lo para já efetivamente obter os EM você deixa a solução agindo e fermentando de maneira respirando só coberto com o filo certo. em outras apresentações por aqui misturam o açúcar a água aos micro-organismos e enfrascam em galões não deixando respirar para fermentar abrindo de vez em quando par sair o gaz formado pela fermentação até que não haja mais gaz dizendo que este é o ponto. Então qual a diferença? obrigado amigo. Quero lhe dizer só para complementar que fiz ja pela segunda vez seguindo suas dicas, e obtive sucesso, muito bom.
Vlademir, a grande diferença do meu método para outros que vc vê na Internet e que, ao deixar o EM fermentando só coberto com filó, vc garante, primeiramente, a multiplicação de microrganismos aeróbicos. Depois, ao engarrafa-lo, os microrganismos aeróbicos então em dormência, e vc multiplica os microrganismos anaeróbicos. Nas demais técnicas da Internet, eles só multiplicação microrganismos anaeróbicos. Do modo que eu ensino, o EM final fica mais completo, se podemos dizer assim. Abraço e até
Muito bom o vídeo. Fiz bokashi ano passado e conseguir extrair os EMs a partir do mesmo bokashi. Mas fiquei com uma dúvida. Fora da geladeira e com mascavo os EMs duram quanto tempo?
Olá Diego, fora da geladeira ele dura +ou- um mês. Se a temperatura ambiente estiver muito quente , dura menos.. Para saber se ele está bom ainda para usar, verifique o cheio: se estiver agridoce para alcoólico, tudo bem. Mas, se estiver azedo, meio levedado para fétido, pode jogar fora. Que bom que gostou do vídeo! Vlw e até!
Parabéns pelo vídeo. Por favor tire uma dúvida. Os microorganismos coletados são de ambiente aeróbico, ou seja precisa oxigênio. Na ultima etapa foram colocados em ambiente anaeróbico, sem oxigênio. Minha dúvida é os aeróbicos morrem em ambiente anaeróbico. Me explique por favor. Obrigado
Olá, Muitos dos microrganismos aeróbios não morrerão, pois muitos deles entram em biostase (“hibernação”). Outros microrganismos, quando percebem a baixa presença de oxigênio, começam a emitir esporos. Ambos “voltam a vida” na presença de oxigênio. Gratidão 🙏 e até
Neco, boa tarde. Estou utilizando biofertilizante liquido nas plantas. Quanto posso adicionar de EM e qual a frequencia da aplicação. Parabens e forte abraço.
Olá Serrano, no vídeo parte 3 eu falo a respeito. Veja também no link na descrição desse vídeo, em mais dicas e informações. Só tome cuidado com o uso do EM via foliar, pois é comum ele queimar as partes aéreas das plantas, devido a sua acidez. Até e boa sorte 🍀
Boa tarde!! Amei seus vídeos e tenho 2 dúvidas. Procedi à coleta no meu jrdim mesmo. Consegui arroz com fungos brancos, laranja, laranja mais escuro, poucos amarelos e alguns avermelhados. Dúvida 1 - Descartei os cinza e preto na composteira sem minhocas. (fiz certo?) Acredita que eu tinha comentado com meu marido que poderíamos trazer algumas folhas da estrada aqui de perto (restinga) para ajudar nos fungos, mas não deu tempo. Dúvida 2 - eu não tenho acesso fácil a melado e açucar mascavo, então fiz a segunda parte (arroz colorido + açucar) com o açucar demerara orgânico. Tem problema? Muito obrigada!!
Olá Andréa, Opa, coleta bem diversificada a do seu jardim, em!? Sobre suas dúvidas: Descartar os cinzas e pretos na composteira não tem problema algum, pois, geralmente, a composteira é um local de muita diversidade de microrganismos, e os cinzas e pretos irão encontrar seu lugar lá. Já quanto ao açúcar, pode usar qualquer um. Gosto de usar o mascavo ou o melado, pois eles aportam nutrientes ao meio de cultivo, nada muito expressivo, mas já é alguma coisa. rsrs Pode usar o açúcar comum, sem problema. Grato pelo comentário e pela força, boa sorte e até!
Olá José, o ideal é que não seja água clorada/tratada pela companhia de água, já que o cloro pode matar os microrganismos. Vc pode usar duas técnicas para diminuir/retirar o cloro dessa água tratada: 1º vc pode deixar a água descansar por 24 horas, em um balde ou recipiente com boca larga, assim o cloro evapora-se todo. Pode ser até em uma caixa d'água mesmo, mas feche o registro da rua 24h antes de regar as plantas, e só abra o registro DEPOIS de efetuar as regas (assim diminui bastante o cloro da água); 2º vc pode usar um declorador na água. Decloradores são vendidos em casas de produtos para aquários. Boa sorte por aí!
@@NecoTorquatoVillela não sabia dessa de deixar agua clorada parada por 24 horas Elininando o cloro Agradeço pela orientação vou Fazer isso Sou mais um inscrito no seu canal
O cloro é bem volátil, e evapora fácil. Tem gente que deixa 48 horas para evaporar, mas não preciso. Com um químico me demonstrou in loco que 24 horas e mais que suficiente. Vlw José! Abraço
Seguindo esse princípio, então o Bokashi Tradicional é melhor que o Kenki Bokashi, ou é diferente? Pq um é feito aeróbico e o outro anaeróbico. Queria saber sua opinião, no caso de fazer o Bokashi anaeróbico, como os ems aerobicos do ativador estão em Dormência, no caso do processo de fermentação do Kenki Bokashi, não teria perda de ems aerobicos? Se não for pedir muito, poderia explicar.
Olá Ferracioli, A diferença entre os dois tipos de bokashi é que o tradicional vc fermenta usando predominantemente microrganismos aeróbicos, enquanto o kenki , o predomínio é de anaeróbicos. Outra coisa, a fórmula de KENKI BOKASHI é ideal para ser feita em casa, pois não necessita ser revirada constantemente (menos mão-de-obra e espaço), ao contrario do BOKASHI que necessita ser revirado algumas vezes. As duas variações de bokashi tem a mesma finalidade: estimular, diversificando, aumentando e recuperando a atividade biológica do solo. Até!
Olá Cleunice, fico feliz que gostou do vídeo! Em geladeira, por padrão, ele dura 1 mês, 1 mês 1/2. Já cheguei a ter EM por uns 3 meses na geladeira sem estragar. Veja em 9:11 no vídeo, eu comentando sobre isso. Até e obrigado de novo!
@@NecoTorquatoVillela OI MEU AMIGO ESTOU FAZENDO O [ E M DEPOIS PRONTO.. EU NÃO USANDO ESTE COAGOLANTE TD.. EU POSSO GUARDAR ELE..PRAS PROXIMAS RECEITAS POR QUANTO TEMPO O COMO.. PORQUE ELE RENDE MUITO.FICO GRATA
Olá Cleunice, se por coagulante vc quer dizer o EM pronto, líquido, sim ele pode ser guardado por 1 mês ou mês e 1/2 na parte de baixo da geladeira, ou na porta. Até e boa sorte 🍀
Cleunice, se for o arroz inoculado que vc tá dizendo, ele não pode ser guardado depois de feito o EM. Ele deve ser descartado na compoteira ou no minhocário. Até
Salve, Neco! Gostaria de saber se o soro do leite, que te referes no video parte 3, pode ser conseguido com a fermentação de lactobacilos. Faço iogurte e notei que eles criam uma espécie de soro quando fermentam o leite. Desde ja muito obrigado, seus videos foram esclarecedores.
Olá Thales, é este soro sim! Para mais detalhes, veja meu artigo/vídeo sobre o uso de soro de leite na horta em: mungoverde.blogspot.com/2016/05/soro-de-leite.html Grato pela força e boa sorte!
@@NecoTorquatoVillela eu li o post do blog. A minha terra é vermelha barrenta e tenho obtido bons resultados, não só com o soro, mas com o leite diluído também. Posso garantir que folhas mais duras aguentam o uso do soro/leite, nas folhas. Inclusive trato as pragas das minhas roseiras borrifando leite ou soro nas folhas.
Olá Alan, Dá para reproduzir a partir da solução pronta também, basta colocar mais água e mais açúcar e aguardar mais um tempo, geralmente mais 7 dias. Estou tão acostumado com processo de multiplicação (que mostro no vídeo), que acaba que eu não costumo fazer a reprodução (como dito acima). Termino uma captura e multiplicação e já começo a outra. Por isso recolho bastante serrapilheira e solo na mata. Grato pela força! Inté!
Neco Torquato Villela entendi é com isso vc acaba capturando diferentes tipos de EM 4 aumentando a diversidade. outra coisa que esqueci de perguntar e se vc vende palha de arroz carbonizada? Aqui em BH estou com dificuldade em achar.
Isso mesmo Alan, consigo mais diversidade de microrganismos. Aqui no sul de Minas também está difícil, pois os arrozais estão diminuindo muito, em todo o estado, por conta da concorrência do arroz do sul e do norte do pais. Só conheço uma cidade onde ha plantação, aqui nas minhas redondezas, que é Heliodora. Este ano mesmo, não consegui comprar nada de palha até hoje, mas tenho um pequeno estoque dela carbonizada (que acho que não dar 1 kg), . Estou pensando em "o que" usar para substituí-la. Vou fazer algumas experiências com palha de café e sabugo de milho triturado para ver o que consigo. Inté!
Salve Neco! Muito bom esse método! Eu fazia o que ensinou à anos no Mungo Verde. Esse método aí é bem melhor! Parabéns pelo canal e pelos videos de qualidade informativa que posta aqui! Tenho uma curiosidade. Você saberia dizer quem são as colonias que capturamos no arroz, de acordo com as cores? Não encontro qualquer informação sobre isso. Se tiver algum link, por favor posta aqui, podendo ser em inglês. Agradeço. To fascinado com isso. Queria entender quem são essas criaturas e qual o papel delas no solo. Geralmente conseguia capturar branco, amarelo, rosa, laranja e verde e recentemente pela primeira vez, consegui um roxo. Abraço
Olá amigo! Primeiramente, grato pela força! Fico feliz que já é um "velho companheiro" que já usou o método "antigo", e agora aprova o "novo"! Sobre as cores do microrganismos, sei que os verdes escuros são, em sua maioria, Trichoderma ssp, que são fungos usados em controle biológico. Os azuis em suas várias tonalidades são, em sua maioria, procariontes (que incluem bactérias, cianobactérias e micoplasmas). Os vermelhos são eucariontes. Já as demais cores, não tenho certeza para te dizer. Existem alguns trabalhos científicos na internet, sobre a definição dos tipos de microrganismos pelas cores, mas que demandam identificar outras características, como formato, meio de cultivo (uma colônia microbiana pode cores diferente em dois meios de cultura diferentes.), etc... que não nos permite identificar totalmente, sem o auxílio de equipamentos de laboratório, quais microrganismos estamos capturando. Vc pode procurar por "Identification of Microorganisms Based on Color", por "Methods of Classifying and Identifying Microorganisms" e por "Microbial Identification - an overview" para saber mais. Mas, posso te dizer que quanto mais variadas as cores temos na nossa captura, melhor o produto final. Um abraço e boa sorte!
@@NecoTorquatoVillela Valeu amigo, elucidou bastante. Minha última captura foi um caleidoscópio de cores. Fiquei impressionado. Minha pesquisa foi feito de forma errada, pelo que percebo. Vou pesquisar a partir das tuas dicas, estava indo por outros caminhos no google. Valeu mesmo! Um excelente ano novo pra você e sua família! Que venham mais videos e ideias como essas pra somar! Grande abraço!
Olá Raimundo, eu compro o mascavo à granel. Se tiver muito difícil de encontrar, vc pode comprar na internet, via mercadolivre, por exemplo. Boa sorte!🍀👍🏼
boa noite, neco! com esse EM pronto da pra fazer mais fermentando ele com agua e açucar ou tem que fazer o processo de colocar o arroz na terra novamente sempre que eu precisar de mais?
Da para multiplicar sim, Raio de Sol, mas só faça em último caso, pois ele vai ficando muito "específico", ou seja, a diversidade de microrganismos vai diminuindo. O ideal e sempre fazer a colonização com arroz novamente. Até e boa sorte!
Olá, vídeo muito bom,onde moro existe um produto chamado microgeo,onde se mistura em uma solução de água com esterco bovino e posteriormente o resultado é um adubo líquido, gostaria de saber se utilizando o EM que você descreve consigo o mesmo resultado, obrigado desde já.
Olá Aguinaldo, não conheço o microgeo. Mas, pelo que vc fala, ele parece um preparado para multiplicar os microrganismos do esterço bovino. Se for o caso, o uso de EM, juntamente com o acréscimo de matéria orgânica no solo, irá dar o mesmo resultado, senão melhor. Boa sorte 🍀 e até!
Olá Iago, pode ser muita umidade no arroz, ou o arroz ficou exposto a moscas. Use o filó para cobrir o material, durante a fase de multiplicação. Até e boa sorte!🍀
Oi Neco Eu fiz a coleta e depois vi que tinha um tipo de folha na serrapilheira que estava com fungos pretos, hoje depois de 4 dias após o preparo, fui dar uma olhada nos fungos e tem alguns pontos pretos.Não é maioria, a maior parte do fungos é tipo um algodão branco. Você acha que vale a pena multiplicá-los?
Olá Yale, se tiver até uns 10% de colonização somente de fungos, não tem problema! Não precisa remover, ou refazer a coleta. Se tiver mais, descarte e recomece.Boa sorte!
Ok. Muito obrigada pela dica! Neco, se me permite, gostaria de trazer outra questão: já uso EMs há um tempo e como ele fica quase um "vinagre", surgiu a ideia de usá-lo em substituição do vinagre em receitas para produtos para limpar a casa. Você tem algum conhecimento sobre isso ou uma opinião? Muito obrigada.
Yale, sei que o EM pode ser usado para limpar casa. Já vi gente na internet dizendo que ele é, inclusive, um ótimo limpador de encanamento. Deste modo, penso que não a problema em usá-lo para fazer vinagre de limpeza. Abraço
Uma dúvida: tem lugar que ensina que deve colocar os ems em garrafa pet e apertar pra sair o ar, e ele estará pronto quando não produzir mais gás e ter cheiro agridoce. O seu é feito deixando os ems respirar. Percebi que em momento algum vc tampa eles. Poderia explicar essa diferença de processo.
Ferracioli, a grande diferença do método que mostro nos vídeos, para outros que vc vê na Internet e que, ao deixar o EM respirar (fermentar), só coberto com filó, vc garante, primeiramente, a multiplicação de microrganismos aeróbicos. Depois, ao engarrafa-lo, os microrganismos aeróbicos entram em dormência, e vc multiplica os microrganismos anaeróbicos. Nas demais técnicas da Internet, só são multiplicados os microrganismos anaeróbicos. Do modo que eu mostro nos vídeos o EM final fica mais “completo”, se podemos dizer assim. Abraço
@@NecoTorquatoVillela Legal a explicação. Seguindo esse princípio, então o Bokashi Tradicional é melhor que o Kenki Bokashi, ou é diferente? Pq um é feito aeróbico e o outro anaeróbico. Queria saber sua opinião, no caso de fazer o Bokashi anaeróbico, como os ems aerobicos do ativador estão em Dormência, no caso do processo de fermentação do Kenki Bokashi, não teria perda de ems aerobicos? Se não for pedir muito, poderia explicar.
Obrigado Samir! Este vídeo, e o parte 1, são complementos do artigo "Microrganismos Eficazes", que está no link: goo.gl/KLO7VW . Neste artigo eu explico o que fazer com os microrganismos e demais possibilidades. abraço!
Oi boa tarde tudo bem Então eu me O Raimundo tava olhando aqui no UA-cam Receita de Colocar o micro-organismo Então eu posso fazer com Com a latinha de sorvete
Boa noite Neco. Tenho pesquisado sobre biofertilizantes e a maior parte é feito com esterco de gado fresco. Gostaria de saber se o EM substitui o esterco fresco. Obrigado pelo vídeo.
olá Keslly, substituir não, mas o EM aplicado no esterco de gado ajuda no processo de decomposição do mesmo, além de melhorar a propriedade biológica do esterco curtido. Vc pode usar o EM para produzir o bokashi. Este sim é substituto do esterco fresco ou curtido. Boa sorte e até!
Olá Chalés. Não tem problema usar assim, mas diminua a diluição e use somente para regar a base das plantas. Esse cheiro de cerveja choca pode ter ocorrido por conta do tempo muito quente e, por deixar o arroz fermentando com açúcar por muito tempo, nessas condições climáticas. Diminuir o tempo de fermentação, qdo muito quente, resolvi este problema. Outra causa pode ser a má qualidade do açúcar , ou água de má qualidade. Boa sorte 🍀 e até!
@@NecoTorquatoVillela ok Neco...vou fazer novamente com menos tempo...agora vamos entrar no inverno...talvez demore um pouco mais ...mas vou ficar atento a isso...menos tempo...depois te falo o resultado...muito obrigado pela atenção e as dicas...🙏🍁🍀🙏
Cleunice, ele se conserva por até 1 ano, se vc fizer como eu mostro nesta parte do meu vídeo sobre bokashi, ua-cam.com/video/HoKzymjKuuo/v-deo.html, . Até e boa sorte com os cultivos!
Dúvidas !!! São capturados do solo microrganismos microscópicos como fungos, bactérias e outros que são terrestres e absorvem oxigênio do ar , como vão se adaptar e continuarem vivos sendo adicionados bruscamente no meio aquático completamente diferente do que estão adaptados ???
Olá amigo o meu ficou na cor champanhe, mais o cheiro esta agradável, sera que eu posso colocar pra multiplicar assim mesmo, pq eu quero pra curtir flores de abacate e manga juntam,ente com folhas da mata.
Amigo . Bom dia. Vc poderia me t irar um dúvida. Eu fiz meu Em conforme orientado , tanto na coleta quanto na multiplicação. Porém , já tem quase 2 meses e ele n para de fermentar , sempre quando eu sacudo , passado uns dias , a garrafa da uma inchada. O cheiro est´agradavel , meio vinho . É normal fermentar tanto tempo ? Utilizei 10% de açucar mascavo.
Olá Marcos, é normal ele fermentar por mais tempo do que eu falei no vídeo. Se o cheiro estiver bom, é sinal que está tudo certo! Já cheguei a coletar um EM que fermentou por mais de 3 meses. Só não falei isso no vídeo pois não é comum, mas pode acontecer. Boa sorte e até!
Bom dia Sr. Neco, eu coloquei o resultado do arroz (microorganismos/colonizados) junto com a garapa e agua diretamente nos litros pete. O resultado foi que, após dias formou uma camada na parte cima com novos microrganismos, e assim, resultou numa cor de líquido claro, porém, alguns litros tem um odor bem agradavel, outro já com cheiro mais forte, tipo aguardente, queria um comentario do Sr. sobre estes resultados, se ambos estão corretos? Aguardo; Att. Jairo
Olá, Jairo. O cheiro deve ir do agridoce (o agradável), passando pelo alcoólico, até o avinagrado. Só se preocupe quando estiver com cheiro ruim, aí vc descarta. Boa sorte e até!
Olá Carla, alguns thichodermas podem ser reproduzidos assim também. Assim como viários outros microorganismo, principalmente bactérias e fungos benefícios, quê proporcionam equilíbrio para o solo, quando aplicado com frequência, mantendo os patógenos controlados. Até
Olá Adelino, veja as respostas as suas dúvidas no artigo que completa este vídeo em: mungoverde.blogspot.com/2006/11/em-microorganismos-eficazes.html Boa sorte 🍀
ola amigo, fiz a coleta, coloquei o arroz, o mesmo foi colonizado, misturei o açucar mascavo, depois de 5 dias ficou tudo preto, mas não esta com mau cheiro, devo continuar ou preciso descartar este material.
João, descarte tudo e utilize serrapilheira e solo de outro local. Desinfete todos os utensílios que irá usar com álcool, antes de tentar o procedimento mais uma vez. Boa sorte!
Mega aula.... vou fazer !!!!
Opa, vlw de novo, Celso! Abraço
Que aula, meu caro! Que aula! Sensacional.
Muito obrigado.
Opa, Paulo... valeu pela força, mano!😍🙏😎👍
Muito boa a qualidade do vídeo, e também o conteúdo. Parabéns.
Olá Julie, gratidão pelo comentário!
Muito obrigada pela sua excelente explicação.
Grata pela partilha de conhecimento 🙏
Rapaz que maravilha te conhecer e poder coletar micro organismos em casa, realmente na mata sempre tem alguém faminto que come, muito bom seus vídeos que Deus abençoe obrigada
Gratidão pelo comentário, Maria! Deus abençoe a todos nós! Abraço 🤗
Bem desbravador. Ótima técnica própria.
Obrigado pelo elogio, Mauricio! Abraços
Oi Neco, fiz uma experiência usando o chorume da composteira ao invés de coletar a serrapilheira e deu certo também!!! Os microorganismos brancos e amarelos cresceram no arroz cozido
Fantástico, Marinesca! Grande dica! Vlw por compartilhar. Abraço
Há anos estou procurando um explicação detalhada sobre com colher micro-organismos ou EM . Muito obrigada. Finalmente satisfeita pois tenho uma reserva florestal perto de casa.
Que bom que ajudou, leni! Boa sorte por aí e até!
Voltei para assistir novamente, dá prazer assistir esse vídeo!!!
No minuto 7:19 da mais gosto de ver! como é maravilhoso a criação de Deus!
Eu ainda irei assistir esse vídeo várias vezes!!
JQML, realmente é impressionante a vida, não!? Da gosto de ver!
Esses microrganismos são lindos demais!!
Muito objetivo, fácil de se entender... Depois de muitas tentativas acho que agora vou conseguir preparar meu bokashi.
Vlw Edivan! Boa sorte no preparo!
Verdade, Deus é muito maravilhoso , glória para Ele 🙏🙌
Gostei muito da aula nota 10.
💕😍💕
Fantáscico. Explicação simples e sem enrolação. Ou seja, Deu uma verdadeira aula em poucos minutos< o que ninguém faz em uma hora. Parabéns.
Olá Gilmar, fico muito feliz com suas palavras, pois este é um dos objetivos que busco quando produzo um vídeo. Obrigado 🙏 e abraços
parabéns!!! vc é o cara. Até q fim um vídeo completo.
Obrigado pelos elogios, Santana! Até!
ai sim meu amigo é uma aula perfeita pra quem quer cultivar o ( em )
Opa Ricardo, obrigado pelo comentário tão gentil! Até
Cara, muito didático!
Gratidão
Vlw Chucky!
Obrigado, fiz desse jeito e ficou super colonizado o arroz, ótimo!!!
Opa, que bom que vc consegui seguindo o que sugeri. Boa sorte e abraços!
Maravilhoso !! 👏👏👏 Muito bem explicado e um ótimo vídeo
Vlw Pih! Até
Muito obrigado amigo por vc compartilhar esse vídeo. Vai gravando mais e compartilhando seu conhecimento, é muito importante. Grande abraço
Vlw André! Já, já sai mais alguns vídeos do forno. Abraço
Coisa de Genio!! vc é muito inteligente Neco! com essa sua tecnica não precisarei deixar o pote no mato! nota 10
JQML, grato pela força! Não gênio, mais sim um curioso de plantão... rsrsrsrs. Vlw pela força e até!
Quanto ensinamento. Parabéns!
Sucesso.
Muito obrigada, Iolanda! 😃
Parabéns!!!... perfeito.
🫶🫶🫶
Uau eu morro na primeira coleta jesus🙈 mas achei show parabéns
Kkkk… adorei o comentário… 😂🙏🍀
@@NecoTorquatoVillela 🤞😁💋👉❤👈
Olá Neco Torquato. Parabéns pela sequencia de vídeos.
Hoje(dia que estou assistindo aos vídeos) já fiz a minha captura dos EM, porem ainda não os cultivei, falei agora a continuação do processo. Notei que em minha armadilha acabei cometendo alguns deslizes más que farei diferente da próxima vês.
Obrigado pelas dicas.
Sucesso.
Olá Diego, muitas vezes, durante a execução de alguns processo, eu cometi alguns deslizes também, mas... no final deu tudo certo! Que bom que vc gostou do vídeo. Boa sorte e até!
top. super recomendo. parabens
Vlw mais uma vez, Alex! Abraço
Muito bom! Ajudou-me bastante com meu TCC que é justamente a adubação utilizando EM (Efficent Microorganisms). Obrigado!
Fico feliz com a ajuda indireta, Hugomide! Depois, se puder mandar o TCC, já que é sobre uma área que gosto muito, fico grato. Boa sorte e até!
Claro que sim! Assim que finalizá-lo, um pouco antes do final do ano, enviarei. Se quiser poderá até postá-lo em seu blog...
Abraço!
Opá, posto sim! Fico no aguardo do TCC. Boa sorte!
Muto bom esse sistema de capturar EM eu capturei de outra forma, na mata, mas gostei desse seu metodo e vou tentar fazer do jeito que vc ensina!
Deus lhe abençoe!
Olá JQML, já fiz muita captura na mata, mas além de ter q deslocar até o local, já tive muito problema com animais que comiam o arroz. Por isso faço agora como no vídeo. Deus abençoe nós todos!
Amém! nunca pare de postar videos!
Agora entendi brigada amigo, que Deus continue abençoando sua vida.
Que a sua vida também seja abençoada, sempre! 🙏
@@NecoTorquatoVillela amém
Complicou muito !! com menos da metade dessas operações, tu consegue o mesmo resultado ...
Opa, posta um vídeo aí explicando como, Vilson. Abraços e até!
Neco Torquato Villela - Oi Neco. Eu uso o EM diluido em - 1 parte de EM para 5 partes de água e pulverizo frutiferas. O resultado é excelente. Tenho diversas pitangueiras, e pitayas. As pitayas começaram a florir e frutificar em novembro passado, e até agora (abril) ainda estão florindo e frutificando. Com menos intensidade claro, mas estão rsrs Otimo video amigo, parabens. Abraços
Olá Sinval, muito legal o q contou sobre as sua frutíferas! Vc faz a pulverização de quanto em quanto tempo? Obrigado pela força e até!
Neco Torquato Villela - Boa noite amigo. Eu faço as pulverizações de 15 em 15 dias. Não sei se vc lembra de mim, mas aprendi a fazer o EM com vc, no Forum dos Pimenteiros. Seu Blog e seus videos são otimos, estou sempre fazendo consultas no seu blog. Sucessos amigo.
Olá Sinval, te "conheço" sim! rsrsrs... gosto de saber detalhes das estratégias que pessoas estão usando, com sucesso, do que ensino no Blog. Sei que cada um tem suas necessidades e acabam adaptando as técnicas para suas realidades, assim como vc usa o EM em pulverização e está obtendo resultados. Isso é muito rico e gera uma cadeia de conhecimentos fantástica. Abraços e até!
Neco Torquato Villela - Correto amigo. As modificações que fiz, foi usar cascas de frutas trituradas no liquidificador, e ao inves de açucar mascavo estou usando caldo de cana (garapa). Um forte abraço amigo,
Valeu Sinval! Abração!
Boa noite Neco.
Exelente conteúdo.
Aprendi muito.
Entretanto, quero usar os microorganismos para fazer tratamento de esgoto doméstico, para poder reutilizar a água.
Opa, Davi! Já li alguns artigos a respeito, mas nunca usei. Depois me conta o resultado. Boa sorte 🍀 e até
Acabei de montar o meu, agora e só aguardar.
Ôpa! Vai dar certo, vc vai ver!
Bom dia amigo!! depois eu quero a receita de como fazer o bokashi em pequena proporção, vc tem a receita o passo a passo! pq eu que quero pra rosas do deserto tbm e como usar.Eu andei pesquisando no youtub mais só encontrei pra agricultura, e e muito pra mim. obg,Deus no controle.
Beth, olha uma receita fácil de bokashi neste link: mungoverde.blogspot.com.br/2008/09/bokashi-caseiro.html
Oi boa noite amigo!! eu deu uma olhadinha e gostei muito, quero colocar em pratica. Obg deus no comando.
Oi bom dia amigo!! o meu EM deu bicho, e assim mesmo ou eu tenho que fazer outro?eu não sei como passou pq eu fiz tudo direitinho, bem tampado, mais o clima aqui no meu estado esta meio chuvoso. mais tem bastante microrganismo.O devo fazer? pq a terra tbm esta meio verde branco, eu tenho que trocar a terra tbm! obg Deus no comando.
Fala sério. Muito legal. Obrigado.
Vlw! 😃
Fantástico!!!!!!!! Imagino que deva ser excelente para enraizamento de orquídeas
Olá Karen, nunca usei em orquestras, mas... não custa fazer um teste. Só recomendo que teste em uma primeiro, principalmente se for fazer aplicação foliar, já que o pH do EM é ácido e pode queimar as folhas. Boa sorte 🍀 e até!
Oi bom dia tudo bem Então eu posso misturar como uma colher Depois que esse produto tiver pronto Eu posso diluir com água Por que você não fala como que eu posso tá usando ele
Porque ele está concentrado né Aí tem que fazer a diluição de água
Raimundo, no vídeo parte 3 eu falo de como usar e da diluição. Da uma olhada lá. Boa sorte!🍀
Agradeço muito pelo vídeo! Hoje finalizei a minha primeira coleta e multiplicação de micro-organismos eficientes !Agora eu queria umas sugestões de como usá-lo. Em qual quantidade para litro e também onde posso usar (hortas, viveiros, etc..)Muito obrigada !!
Olá Yale, estes dois vídeos, sobre EM, são complemento do seguinte artigo:goo.gl/KLO7VW Nele vc encontra o modo de usar. Boa sorte!
Eu fiz é teu certo mesmo em 8 dia
No meu apareceu farias cores jóquei fora apenas a cor preta e aproveitei as cores branca,amarelo,verde,roxo
Que bom que vc testou e deu certo! Valeu pelo retorno, Jorge! Até!
Parabéns amigo. Top mesmo, me inscrevi por causa desse vídeo.
Vlw pela força ,Ferracioli! Até
*q pq
Bons ventos...
Pra nós todos 😍💕
Já fiz EM no bambú na mata, achei facil
Realmente é fácil , Edna. Já fiz muita coleta assim. Até
Amei o vídeo, facilita bastante
Vlw Juteba!
Já sai o vídeo 3, com alguns detalhes a mais. Mas, com o vídeo 1 e 2 vc já consegue coletar e multiplicar os EM's sem mais problemas.
Neco ,bom dia posso colocar nas orqidias e a quantidade que posso usar ,agradecida
Olá Fátima, pode sim! Veja o link para mais dicas, na descrição do vídeo, lá vc encontra com usar. Boa sorte!
Neco Torquato Villela estou gostando muito dos seus vídeos é muito importante essas informações que vc nos passa fico grata
Obrigado Fátima, pela força! Até
Vc é o mestre!!! Queria postar minhas fotos aqui, mas infelizmente não da. Os meus deram uma coloração verde, cinza, amarelo, preto e vermelho.
Olá Silas, vi as imagens no face. É isso mesmo! Os resíduos q sobrarem, do arroz, podem ser colocados na composteira ou no minhocário. Boa sorte!
Respondeu o que eu estava a procura , na captura do microorganismo ou o Kefir ou kabocha , mas tem outras colocações para se fazer o composto bokashi e respeito muito japoneses pois trazem o composto prefeito.. ...
Este material está perfeito , pois devemos pensar no ciclo da vida, a joaninha que come os pulgões e cochonilhas , as folhas que no inverno caem por um motivo, os trevos , os cururu , que surgem por um motivo, as formigas , borboletas , largatas , que comem as folhas ou o tronco, que é coisa do cupim... Tudo é simbiose perfeita e fungos brancos ,azuis ou marrons são benéficos, mas pretos , jamais .... Estou conversando com a PUC a USP e Unicamp e também um amigo da Uninove, um dos primeiros bonsaista do Brasil, Eduardo Mizuno, Filho de Jiro Mizuno... Bom agora é só conseguir fazer o microbiota !
Já tentou com probiótico de abacaxi? .... Se desse mostrava uma foto da grande colônia que surgiu aqui....
Opa, Mozart, obrigado pela força! Gostei do seu comentário, pois ele é muito sensato e verdadeiro.
Nunca tive problema com fungos pretos nas minha coletas. Eles sempre estão presente e utilizo assim mesmo, desde que ele não sejam os predominantes e haja uma diversidade de corres na coleta.
Me conte como fazer o probiótico de abacaxi.
Gratidão e abraços!
@@NecoTorquatoVillela opa, valeu Neco, agradeço as colocações. Eu fui atrás de fermentados e cheguei em probióticos, utilizei para um teste e poder dar testemunho no probiótico de abacaxi... É feito com a casca, bem madura e amarelinha, limpa , bem limpa com escova, e usa também o centro, o miolo do abacaxi.
A parte da carne do abacaxi tem bromalina , mas é bem pouco, a bromalina está na casca e no centro do abacaxi.... É uma pena eu não poder mostrar, mas digo o gosto, é ácido, tipo vinagre, é vivo, contém várias bactérias boas e em um dia meus vidros eu acabei esquecendo e formou uma camada de bactérias, microorganismos, só fiquei meio receioso ao utilizar no adubo, pois é altamente ácido... Mas digo, fiz um compostos com folhas, uma camada boa, e jogado o resto da semana, como o fermentado e de abacaxi ele deu menos tempo a decomposição , folhas, e o melhor, não queimou as raízes que já haviam por perto
Qual o grau de proporção que o herbicida não seletiva prejudica o nosso solo em que nós cultivamos
Te respondi no outro vídeo. Até
Olá Neco, por favor, gostaria de saber se você tem algum material ou vídeo de coleta e multiplicação de microrganismos para uso na fabricação de produtos para tratamento de efluentes (esgotos domésticos ou industriais)? Obrigado.
Olá Jeferson, não tenho material sobre, mas sei que são. em sua maioria, bactérias e fungos, assim como os capturados na mata. Boa sorte!
Fantástico... Cultivo orquídeas de forma orgânica, sempre tive a vontade de coleta o micorriza na natureza.... Com sua experiência, este método daria certo?
Olá, Guilherme!
Micorrizas exigem um outro método, pois elas precisam de raizes vivas para se reproduzem. Esse do vídeo é mais para bactérias, leveduras e alguns fungos não micorrizicos.
Vlw pela força!
Boa sorte e até!
Oi Neco, parabéns pelo vídeo, muito bem explicado.
Me esclareça uma curiosidade:
Faço o EM há uns 10 anos +-, inclusive aprendi com vc no blog mungoverde. Percebi que vc fez algumas mudanças, não só no modo de coleta, mas também no processo de multiplicação dos microrganismos. Gostaria de saber se vc notou grandes melhorias neste novo modo de fazer, principalmente no modo da multiplicação.
Gostaria também de fazer um relato. Houve uma vez que fiz com melado de cana e não tive bons resultados, acho que ele continha algum conservante. Desde então prefiro fazer com caldo de cana ou açúcar mascavo. Desde já agradeço muito, sou seu fã, curto muito os seus vídeos e publicações. Grande abraço.
Olá Flávio, grato pelo comentário! Fico muito feliz em saber que vc gosta do que eu produzo com tanto carinho! Fico feliz também dela sua declaração de fã... rsrs
Fiz as mudanças para conseguir multiplicar mais variedades de microrganismos. Do modo que eu ensino no vídeo, temos microrganismos anaeróbicos e aeróbicos em quantidades consideráveis no produto final. Na técnica antiga, multiplicava quase somente os anaeróbicos.
Descobri, recentemente, que muito dos melados vendidos no mercado brasileiro são acrescidos de sulfatos que impedem justamente a multiplicação de microrganismos nesses melado. Isso, por fim, prejudica todo nosso processo.
Vlw e grande abraço!
@@NecoTorquatoVillela Grato pela atenção Neco. Abraço
😃👍🏼🍀
Oi amigo já vc e cranio sobre o assunto! se possível faz uma receitinha com uma quantidade menor do bokashi, sem carne ou sangue, pq onde eu moro eu não encontro palha de arros e nem de café, a torta de mamona eu mesma fiz, os farelo eu vou ver se encontro, mais se for um há dois kilos de cada e bem mais fácil. obg Deus no comando.
Beth, a farinha de osso vc pode substituir pela mesma quantidade de casca de ovo triturada (torrá-las em uma panela, para remover as membranas que ficam dentro das cascas, e bater no liquidificador). O farelo de arroz, ou de trigo, é facilmente encontrado em casas que vendem ração para o gado. Boa sorte!
Oi amigo eu já faço uso da casca de ovo pó de café, e o biofertilisante com casas e frutos, tbm a cinza e o pó de carvão, agora eu esta lendo tua materia sobre extração das folhas verdes, pra foliar eu acho, vou fazer tbm gostei parabéns pelo teu trabalho e muito bacana, obg deus no comando.
Muito bom esse canal , acabei de me inscrever 😃🤓
Obrigado, Luciana! Até
Posta mais vídeo
Gratidão pelo comentário, Ana Maria! Minha câmera quebrou a uns dois anos, ou mais. Tentei fazer vídeos com o celular, mas sou muito exigente com a qualidade dos meus vídeos (principalmente o áudio) e acabei desistindo de usar o celular. Dia desses eu ainda compro uma câmera nova... rsrs Abração
muito bom!!! estarei aguardando ansiosamente o 3 vídeo!!! parabéns!!!
Vlw Kelslly! Já estamos em produção do vídeo 3. Abraço!
Oi bom dia tudo bem esse microrganismo que você ensina capturar ele também é o micorriza nesse ponto que você chega que você põe o açúcar mascavo se deixar secar ver tipo água triturar ele misturar com palha de arroz aveia que nua também pode usar como adubo obrigada
Olá Tereza, esse microrganismos que ensino não contém micorrizas, pois as micorrizas são simbióticas e só se multiplicam na presença das raizes das plantas vivas. Abraço e até
@@NecoTorquatoVillela mais você pode mostrar pasa nós
Sim, em um vídeo futuro eu mostro com reproduzir as micorrizas. Até
Muito bom, parabéns.
Vlw Marconi! Até
Segundo agrônomos, só podem ser aproveitados fungos de cores claras. O E.M não tem data de validade. Eu mesmo tenho feito a multiplicação deles sem precisar voltar na mata e coleta-los de novo. Basta assim que eles entrarem em dormência, adicionar mais açúcar e colocar um pouco da solução ou o resto com mais água e tudo começa novamente. É importante frisar que o processo é anairóbico.
Grato pela preciosa dia, Richard!
O EM que eu ensino a fazer não é só anaeróbico, como vc pode ver nos vídeos, ele também é aeróbico.
Eu aproveito os fungos de todas as cores e nunca tive problemas (já uso este modo de preparar o EM a mais de 15 anos).
No meu primeiro vídeo sobre EM eu comento que eu gosto de fazer a coleta na mata - e não reproduzir infinitamente os EM em dormência - pois assim eu ganho mais diversidade de microrganismos na minha horta.
Vlw mais uma vez e boa sorte!
Oi bom dia!! onde esta a terceira parte do videio, eu saber como isar e qual a quantidade em minhas plantas como rosas deserto, se e pra regra ou borrifar. obg e um otimo videio.
Olá Beth, o terceiro vídeo está em produção. Mas vc encontra como usar o EM no artigo que complementa os vídeos em: goo.gl/KLO7VW Boa sorte e obrigado!
Estou fazendo pela segunda vez, dessa vez reparei que o arroz colonizado ficou úmido, não ficou tão bem agregado quando no seu vídeo. Então após 4 dias de mistura com o mascavo ele apresentou um cheiro de fermentação com aparente multiplicação bem sucedida. Resolvi misturar logo na água, pois estarei ausente por dois dias. O fato de ter apresentado esse cheiro e estar bem úmido o que indica? Obrigado desde já e parabéns pela atenção aos seguidores!
Boa noite amigo !!tem como multiplicar especificando por cores ,e identificar fusarium e verticillium ?
Olá Anderson, dessa maneira que eu mostro no vídeo não. Mas vc pode coletar uma determinada cor no arroz e colocar em uma placa de petri com agar ou outro meio e tentar multiplicar. Da uma pesquisada na internet como fazer dessa maneira, pois tem mais detalhes a respeito dessa técnica.
Sobre a independência, só mandando uma amostra para um laboratório especializado.
Até e boa sorte!👍🏼🍀
Top cara eu multiplico na caixa de 2.000 litros
Faz mmmuuiiiitttoooo mesmo! 😂😂😂 Vlw pela força!
Ola ...gostaria de fazer algumas perguntas....sobre a utilizaçao de 1ml de EMS para 2 litros de agua seria essa a quantidade certa ?
E depois de coletarmos e armazenarmos eles em um vidro escuro qual o tempo eles aguentarao vivos ali ?
Obrigado pelos videos amigo vc nao sabe o qto me ajudou abraço e tudo de bom pra vc
Olá Diegues, 1ml por litro de água é o recomendo. Vc pode armazenar o EM em geladeira, conforme eu explico no vídeo parte 2, por até 3 meses. Para mais detalhes sobre as possíveis aplicações dos EMs, veja o vídeo parte 3.
Fico feliz por ter te ajudado! Grato pela força!
Abraço
Obrigada.
Também acho!!!
E qual a porcentagem que vc usa na lavoura também...
Dê uma olhada no meu artigo, abaixo. Veja em Onde e Como usar, lá vc encontra todas as possibilidades de uso.
mungoverde.blogspot.com/2006/11/em-microorganismos-eficazes.html
Boa sorte 🍀 e até
@@NecoTorquatoVillela muito obrigada!!!!
Olá Neco! Depois da filtragem, coloquei o resíduo que ficou no coador em um recipiente esterilizado e repeti as mesmas medidas de água+açúcar mascavo e pretendo deixar os EM se multiplicando por mais 7 dias. Você acha que esse processo funciona uma segunda vez? Teria uma dica para esses resíduos? Obrigado, um abraço.
Pablo Oliveira boa perg, tbem curioso. Parabéns Neco.
Pablo e Tony, dá certo sim! Mas a questão é que vc estará reproduzindo apenas as variedades de microrganismos que sobreviveram ao processo de coleta (que sofre influência da temperatura, umidade, tipo de arroz usado, tipo de açúcar, etc...), além de uma variedade de microrganismos que vc coletou de um serrapilheira/solo específica(o). O ideal é vc coletar serrapilheira/solo de locais diferente (pode até ser dentro da mesma mata), durante o ano, e ir reproduzindo/capturando-os para aumentar a diversidade de microrganismos no seu solo. Abraços e boa sorte!
Otima dica Neco! Obrigado.
Aproveitando: posso adicionar ao bokashi aquela solução de cálcio (feita com cascas de ovos e vinagre)?
Melhor aplicar a solução de cálcio separadamente do bokashi, Pablo.
Neco, boa noite. Na sua opinião, quando fazemos a captura dos ems e a colonização é predominante de fungos pretos, deve-se descartar todo material coletado (aquele solo e serrapilheira para três meses) ou deve-se tentar uma nova colonização com o mesmo material ou, ainda, fazer nova coleta.? Obrigado de novo.
Roberto, eu tentaria mais uma vez com essa serrapilheira, já que esta fase do processo é rápida. Se a predominância de fungos pretos se repetir, descarte a serrapilheira e usaria a de outtro local. Boa sorte 🍀 e até
@@NecoTorquatoVillelaValeu!
Torquato...se pode usar o material inial por mais vezes/
Nunca usei, Wander. Mas... se der certo por aí, me avise. Até e boa sorte!
Neco, qual a diferença entre o seu processo que para meu ver é o mais completo e eficiente da internet, para os outros. Queria saber o seguinte, na seguinte etapa; nesse ponto de coloca-lo para já efetivamente obter os EM você deixa a solução agindo e fermentando de maneira respirando só coberto com o filo certo. em outras apresentações por aqui misturam o açúcar a água aos micro-organismos e enfrascam em galões não deixando respirar para fermentar abrindo de vez em quando par sair o gaz formado pela fermentação até que não haja mais gaz dizendo que este é o ponto. Então qual a diferença? obrigado amigo. Quero lhe dizer só para complementar que fiz ja pela segunda vez seguindo suas dicas, e obtive sucesso, muito bom.
Vlademir, a grande diferença do meu método para outros que vc vê na Internet e que, ao deixar o EM fermentando só coberto com filó, vc garante, primeiramente, a multiplicação de microrganismos aeróbicos. Depois, ao engarrafa-lo, os microrganismos aeróbicos então em dormência, e vc multiplica os microrganismos anaeróbicos.
Nas demais técnicas da Internet, eles só multiplicação microrganismos anaeróbicos.
Do modo que eu ensino, o EM final fica mais completo, se podemos dizer assim.
Abraço e até
@@NecoTorquatoVillela obrigado.
Parabéns!
Obrigado, Junior César! Até!
Muito bom o vídeo. Fiz bokashi ano passado e conseguir extrair os EMs a partir do mesmo bokashi. Mas fiquei com uma dúvida. Fora da geladeira e com mascavo os EMs duram quanto tempo?
Olá Diego, fora da geladeira ele dura +ou- um mês. Se a temperatura ambiente estiver muito quente , dura menos..
Para saber se ele está bom ainda para usar, verifique o cheio: se estiver agridoce para alcoólico, tudo bem. Mas, se estiver azedo, meio levedado para fétido, pode jogar fora.
Que bom que gostou do vídeo! Vlw e até!
Parabéns pelo vídeo.
Por favor tire uma dúvida.
Os microorganismos coletados são de ambiente aeróbico, ou seja precisa oxigênio. Na ultima etapa foram colocados em ambiente anaeróbico, sem oxigênio. Minha dúvida é os aeróbicos morrem em ambiente anaeróbico. Me explique por favor.
Obrigado
Olá,
Muitos dos microrganismos aeróbios não morrerão, pois muitos deles entram em biostase (“hibernação”). Outros microrganismos, quando percebem a baixa presença de oxigênio, começam a emitir esporos. Ambos “voltam a vida” na presença de oxigênio.
Gratidão 🙏 e até
@@NecoTorquatoVillela .obrigado
Neco, boa tarde. Estou utilizando biofertilizante liquido nas plantas. Quanto posso adicionar de EM e qual a frequencia da aplicação. Parabens e forte abraço.
Olá Serrano, no vídeo parte 3 eu falo a respeito. Veja também no link na descrição desse vídeo, em mais dicas e informações.
Só tome cuidado com o uso do EM via foliar, pois é comum ele queimar as partes aéreas das plantas, devido a sua acidez.
Até e boa sorte 🍀
Boa tarde!! Amei seus vídeos e tenho 2 dúvidas. Procedi à coleta no meu jrdim mesmo. Consegui arroz com fungos brancos, laranja, laranja mais escuro, poucos amarelos e alguns avermelhados. Dúvida 1 - Descartei os cinza e preto na composteira sem minhocas. (fiz certo?) Acredita que eu tinha comentado com meu marido que poderíamos trazer algumas folhas da estrada aqui de perto (restinga) para ajudar nos fungos, mas não deu tempo. Dúvida 2 - eu não tenho acesso fácil a melado e açucar mascavo, então fiz a segunda parte (arroz colorido + açucar) com o açucar demerara orgânico. Tem problema? Muito obrigada!!
Olá Andréa,
Opa, coleta bem diversificada a do seu jardim, em!?
Sobre suas dúvidas: Descartar os cinzas e pretos na composteira não tem problema algum, pois, geralmente, a composteira é um local de muita diversidade de microrganismos, e os cinzas e pretos irão encontrar seu lugar lá.
Já quanto ao açúcar, pode usar qualquer um. Gosto de usar o mascavo ou o melado, pois eles aportam nutrientes ao meio de cultivo, nada muito expressivo, mas já é alguma coisa. rsrs Pode usar o açúcar comum, sem problema.
Grato pelo comentário e pela força, boa sorte e até!
Gostei do video
A agua pode ser da torneira?
Depois que estiver pronto o bokashi
Ao usar na horta
Ao regar pode ser agua da torneira?
Olá José, o ideal é que não seja água clorada/tratada pela companhia de água, já que o cloro pode matar os microrganismos.
Vc pode usar duas técnicas para diminuir/retirar o cloro dessa água tratada:
1º vc pode deixar a água descansar por 24 horas, em um balde ou recipiente com boca larga, assim o cloro evapora-se todo. Pode ser até em uma caixa d'água mesmo, mas feche o registro da rua 24h antes de regar as plantas, e só abra o registro DEPOIS de efetuar as regas (assim diminui bastante o cloro da água);
2º vc pode usar um declorador na água. Decloradores são vendidos em casas de produtos para aquários.
Boa sorte por aí!
@@NecoTorquatoVillela não sabia dessa de deixar agua clorada parada por 24 horas
Elininando o cloro
Agradeço pela orientação vou
Fazer isso
Sou mais um inscrito no seu canal
O cloro é bem volátil, e evapora fácil.
Tem gente que deixa 48 horas para evaporar, mas não preciso. Com um químico me demonstrou in loco que 24 horas e mais que suficiente.
Vlw José! Abraço
Seguindo esse princípio, então o Bokashi Tradicional é melhor que o Kenki Bokashi, ou é diferente? Pq um é feito aeróbico e o outro anaeróbico. Queria saber sua opinião, no caso de fazer o Bokashi anaeróbico, como os ems aerobicos do ativador estão em Dormência, no caso do processo de fermentação do Kenki Bokashi, não teria perda de ems aerobicos?
Se não for pedir muito, poderia explicar.
Olá Ferracioli,
A diferença entre os dois tipos de bokashi é que o tradicional vc fermenta usando predominantemente microrganismos aeróbicos, enquanto o kenki , o predomínio é de anaeróbicos.
Outra coisa, a fórmula de KENKI BOKASHI é ideal para ser feita em casa, pois não necessita ser revirada constantemente (menos mão-de-obra e espaço), ao contrario do BOKASHI que necessita ser revirado algumas vezes.
As duas variações de bokashi tem a mesma finalidade: estimular, diversificando, aumentando e recuperando a atividade biológica do solo.
Até!
AMIGO AMEI TD.. uma duvida por quanto tempo ele dura fora da geladeira..
Olá Cleunice, fico feliz que gostou do vídeo!
Em geladeira, por padrão, ele dura 1 mês, 1 mês 1/2. Já cheguei a ter EM por uns 3 meses na geladeira sem estragar.
Veja em 9:11 no vídeo, eu comentando sobre isso.
Até e obrigado de novo!
@@NecoTorquatoVillela OI MEU AMIGO ESTOU FAZENDO O [ E M DEPOIS PRONTO.. EU NÃO USANDO ESTE COAGOLANTE TD.. EU POSSO GUARDAR ELE..PRAS PROXIMAS RECEITAS POR QUANTO TEMPO O COMO.. PORQUE ELE RENDE MUITO.FICO GRATA
PORQUE ELE FEITO DO ARROZ.. TO NA DUVIDA..TOMARA QUE POSSA SER GUARDADO SRSR
Olá Cleunice, se por coagulante vc quer dizer o EM pronto, líquido, sim ele pode ser guardado por 1 mês ou mês e 1/2 na parte de baixo da geladeira, ou na porta. Até e boa sorte 🍀
Cleunice, se for o arroz inoculado que vc tá dizendo, ele não pode ser guardado depois de feito o EM. Ele deve ser descartado na compoteira ou no minhocário. Até
Salve, Neco! Gostaria de saber se o soro do leite, que te referes no video parte 3, pode ser conseguido com a fermentação de lactobacilos. Faço iogurte e notei que eles criam uma espécie de soro quando fermentam o leite. Desde ja muito obrigado, seus videos foram esclarecedores.
Olá Thales, é este soro sim! Para mais detalhes, veja meu artigo/vídeo sobre o uso de soro de leite na horta em:
mungoverde.blogspot.com/2016/05/soro-de-leite.html Grato pela força e boa sorte!
@@NecoTorquatoVillela que legal.
Eu tbm comecei a usar soro de leite nas plantas, sem conhecimento algum.
Vou ver seu vídeo pra aprender melhor
Dany, é realmente um excelente adubo orgânico para as plantas! Sucesso nos seus cultivos! Até
@@NecoTorquatoVillela eu li o post do blog. A minha terra é vermelha barrenta e tenho obtido bons resultados, não só com o soro, mas com o leite diluído também. Posso garantir que folhas mais duras aguentam o uso do soro/leite, nas folhas. Inclusive trato as pragas das minhas roseiras borrifando leite ou soro nas folhas.
Vlw pela dica, Dany! Abraço
Boa tarde meu caro!
Fala também dá multiplicação a partir das solução já pronta, é possível dobra-la?
Parabéns pelo vídeo!!!
Olá Alan,
Dá para reproduzir a partir da solução pronta também, basta colocar mais água e mais açúcar e aguardar mais um tempo, geralmente mais 7 dias.
Estou tão acostumado com processo de multiplicação (que mostro no vídeo), que acaba que eu não costumo fazer a reprodução (como dito acima). Termino uma captura e multiplicação e já começo a outra. Por isso recolho bastante serrapilheira e solo na mata.
Grato pela força! Inté!
Neco Torquato Villela entendi é com isso vc acaba capturando diferentes tipos de EM 4 aumentando a diversidade.
outra coisa que esqueci de perguntar e se vc vende palha de arroz carbonizada?
Aqui em BH estou com dificuldade em achar.
Isso mesmo Alan, consigo mais diversidade de microrganismos.
Aqui no sul de Minas também está difícil, pois os arrozais estão diminuindo muito, em todo o estado, por conta da concorrência do arroz do sul e do norte do pais. Só conheço uma cidade onde ha plantação, aqui nas minhas redondezas, que é Heliodora.
Este ano mesmo, não consegui comprar nada de palha até hoje, mas tenho um pequeno estoque dela carbonizada (que acho que não dar 1 kg), . Estou pensando em "o que" usar para substituí-la. Vou fazer algumas experiências com palha de café e sabugo de milho triturado para ver o que consigo.
Inté!
Salve Neco! Muito bom esse método! Eu fazia o que ensinou à anos no Mungo Verde. Esse método aí é bem melhor! Parabéns pelo canal e pelos videos de qualidade informativa que posta aqui! Tenho uma curiosidade. Você saberia dizer quem são as colonias que capturamos no arroz, de acordo com as cores? Não encontro qualquer informação sobre isso. Se tiver algum link, por favor posta aqui, podendo ser em inglês. Agradeço. To fascinado com isso. Queria entender quem são essas criaturas e qual o papel delas no solo. Geralmente conseguia capturar branco, amarelo, rosa, laranja e verde e recentemente pela primeira vez, consegui um roxo. Abraço
Olá amigo!
Primeiramente, grato pela força! Fico feliz que já é um "velho companheiro" que já usou o método "antigo", e agora aprova o "novo"!
Sobre as cores do microrganismos, sei que os verdes escuros são, em sua maioria, Trichoderma ssp, que são fungos usados em controle biológico. Os azuis em suas várias tonalidades são, em sua maioria, procariontes (que incluem bactérias, cianobactérias e micoplasmas). Os vermelhos são eucariontes.
Já as demais cores, não tenho certeza para te dizer. Existem alguns trabalhos científicos na internet, sobre a definição dos tipos de microrganismos pelas cores, mas que demandam identificar outras características, como formato, meio de cultivo (uma colônia microbiana pode cores diferente em dois meios de cultura diferentes.), etc... que não nos permite identificar totalmente, sem o auxílio de equipamentos de laboratório, quais microrganismos estamos capturando. Vc pode procurar por "Identification of Microorganisms Based on Color", por "Methods of Classifying and Identifying Microorganisms" e por "Microbial Identification - an overview" para saber mais.
Mas, posso te dizer que quanto mais variadas as cores temos na nossa captura, melhor o produto final.
Um abraço e boa sorte!
@@NecoTorquatoVillela Valeu amigo, elucidou bastante. Minha última captura foi um caleidoscópio de cores. Fiquei impressionado. Minha pesquisa foi feito de forma errada, pelo que percebo. Vou pesquisar a partir das tuas dicas, estava indo por outros caminhos no google. Valeu mesmo! Um excelente ano novo pra você e sua família! Que venham mais videos e ideias como essas pra somar! Grande abraço!
e como usamos esse em? cara fala ai no 4 video também! muito bom mesmo seus videos
Excelente os seus videos. Concordo, faça 4º com a forma de melhor utilizar o EM.
Junior e Fenway, obrigado pela força! vou colocar tudo no vídeo parte 3, assim já encerramos esta saga! rsrsrs... até
Oi nego boa noite tudo bem eu não tô conseguindo fazer o produto Tem como você mandar uma foto do açúcar da embalagem
Olá Raimundo, eu compro o mascavo à granel. Se tiver muito difícil de encontrar, vc pode comprar na internet, via mercadolivre, por exemplo. Boa sorte!🍀👍🏼
boa noite, neco! com esse EM pronto da pra fazer mais fermentando ele com agua e açucar ou tem que fazer o processo de colocar o arroz na terra novamente sempre que eu precisar de mais?
Da para multiplicar sim, Raio de Sol, mas só faça em último caso, pois ele vai ficando muito "específico", ou seja, a diversidade de microrganismos vai diminuindo. O ideal e sempre fazer a colonização com arroz novamente. Até e boa sorte!
obrigada! vou tentar fazer, tomara que de certo. tenha uma ótima semana :)
Nossa, essa forma de coleta foi a que eu vi que tem mais micro vida clara e de cores longe do escuro.
Opa, vlw pela força, amigo! Até
Olá, vídeo muito bom,onde moro existe um produto chamado microgeo,onde se mistura em uma solução de água com esterco bovino e posteriormente o resultado é um adubo líquido, gostaria de saber se utilizando o EM que você descreve consigo o mesmo resultado, obrigado desde já.
Olá Aguinaldo, não conheço o microgeo. Mas, pelo que vc fala, ele parece um preparado para multiplicar os microrganismos do esterço bovino. Se for o caso, o uso de EM, juntamente com o acréscimo de matéria orgânica no solo, irá dar o mesmo resultado, senão melhor. Boa sorte 🍀 e até!
Boa tarde , no meu deu algumas larvas não sei o motivo .
Será que vai dar errado por causa disso ?
Olá Iago, pode ser muita umidade no arroz, ou o arroz ficou exposto a moscas. Use o filó para cobrir o material, durante a fase de multiplicação. Até e boa sorte!🍀
Oi o que fiz achei parecido com o seu. Não precisa tirar os pontos mais escuros do arroz?
Olá Sandra, se eles não forem os predominantes, e você tiver uma variedade de outras cores, não precisa tirar, pode usar assim mesmo. Boa sorte 🍀
@@NecoTorquatoVillela obrigada
Oi Neco
Eu fiz a coleta e depois vi que tinha um tipo de folha na serrapilheira que estava com fungos pretos, hoje depois de 4 dias após o preparo, fui dar uma olhada nos fungos e tem alguns pontos pretos.Não é maioria, a maior parte do fungos é tipo um algodão branco. Você acha que vale a pena multiplicá-los?
Olá Yale, se tiver até uns 10% de colonização somente de fungos, não tem problema! Não precisa remover, ou refazer a coleta. Se tiver mais, descarte e recomece.Boa sorte!
Ok. Muito obrigada pela dica! Neco, se me permite, gostaria de trazer outra questão: já uso EMs há um tempo e como ele fica quase um "vinagre", surgiu a ideia de usá-lo em substituição do vinagre em receitas para produtos para limpar a casa. Você tem algum conhecimento sobre isso ou uma opinião? Muito obrigada.
Yale, sei que o EM pode ser usado para limpar casa. Já vi gente na internet dizendo que ele é, inclusive, um ótimo limpador de encanamento. Deste modo, penso que não a problema em usá-lo para fazer vinagre de limpeza. Abraço
Amigo,vc ja fez o próximo vídeo?,manda pra mim pôr favor, obrigada.
Jacira, este é o vídeo parte 3: ua-cam.com/video/oVCrs6jNCwg/v-deo.html
Até
@@NecoTorquatoVillela brigada amigo que Deus continue abençoando sua vida
Ola.. quanto tempo pode ficar guardado na geladeira... e no processo para guardar fora de geladeira,?
Olá Francis, para geladeira e fora, o recomendado armazenar por até 45 dias. Boa sorte!🍀
Um abraço pra Neco
Pra você também, Antonio!
Uma dúvida: tem lugar que ensina que deve colocar os ems em garrafa pet e apertar pra sair o ar, e ele estará pronto quando não produzir mais gás e ter cheiro agridoce. O seu é feito deixando os ems respirar. Percebi que em momento algum vc tampa eles. Poderia explicar essa diferença de processo.
Ferracioli, a grande diferença do método que mostro nos vídeos, para outros que vc vê na Internet e que, ao deixar o EM respirar (fermentar), só coberto com filó, vc garante, primeiramente, a multiplicação de microrganismos aeróbicos.
Depois, ao engarrafa-lo, os microrganismos aeróbicos entram em dormência, e vc multiplica os microrganismos anaeróbicos.
Nas demais técnicas da Internet, só são multiplicados os microrganismos anaeróbicos.
Do modo que eu mostro nos vídeos o EM final fica mais “completo”, se podemos dizer assim.
Abraço
@@NecoTorquatoVillela Legal a explicação. Seguindo esse princípio, então o Bokashi Tradicional é melhor que o Kenki Bokashi, ou é diferente? Pq um é feito aeróbico e o outro anaeróbico. Queria saber sua opinião, no caso de fazer o Bokashi anaeróbico, como os ems aerobicos do ativador estão em Dormência, no caso do processo de fermentação do Kenki Bokashi, não teria perda de ems aerobicos?
Se não for pedir muito, poderia explicar.
ok. muito bom. mas faltou falar o que se faz com esses microorganismos? quais as possibilidades?
Obrigado Samir! Este vídeo, e o parte 1, são complementos do artigo "Microrganismos Eficazes", que está no link: goo.gl/KLO7VW . Neste artigo eu explico o que fazer com os microrganismos e demais possibilidades. abraço!
Obrigado. Parabéns pelo trabalho!
Olá,e qual a proporção da mistura do EM já coletado, pro uso...eu pergunto quantos ml por litro??? Desde já agradeço e parabéns
Olá Marcos, veja o vídeo parte 3, lá eu explico direitinho como usar. Segue link: ua-cam.com/video/oVCrs6jNCwg/v-deo.html
Até
Oi boa tarde tudo bem Então eu me O Raimundo tava olhando aqui no UA-cam Receita de Colocar o micro-organismo Então eu posso fazer com Com a latinha de sorvete
Claro Raimundo, pode fazer sim! É bom que vc faz um teste para ver como a técnica funciona. Boa sorte!
Boa noite Neco. Tenho pesquisado sobre biofertilizantes e a maior parte é feito com esterco de gado fresco. Gostaria de saber se o EM substitui o esterco fresco. Obrigado pelo vídeo.
olá Keslly, substituir não, mas o EM aplicado no esterco de gado ajuda no processo de decomposição do mesmo, além de melhorar a propriedade biológica do esterco curtido.
Vc pode usar o EM para produzir o bokashi. Este sim é substituto do esterco fresco ou curtido.
Boa sorte e até!
Ótimo vídeo ...por favor me tira uma dúvida? O meu ficou com cheiro de cerveja choca ... meio ardido ... será que deu certo?
Olá Chalés. Não tem problema usar assim, mas diminua a diluição e use somente para regar a base das plantas.
Esse cheiro de cerveja choca pode ter ocorrido por conta do tempo muito quente e, por deixar o arroz fermentando com açúcar por muito tempo, nessas condições climáticas. Diminuir o tempo de fermentação, qdo muito quente, resolvi este problema.
Outra causa pode ser a má qualidade do açúcar , ou água de má qualidade.
Boa sorte 🍀 e até!
@@NecoTorquatoVillela ok Neco...vou fazer novamente com menos tempo...agora vamos entrar no inverno...talvez demore um pouco mais ...mas vou ficar atento a isso...menos tempo...depois te falo o resultado...muito obrigado pela atenção e as dicas...🙏🍁🍀🙏
AMIGO EU FAZENDO TD O PROCESSO DO BOKASHI.. DEIXANDO SECAR BEM SEQUINHO.. QUANTO TEMPO ESTE BOKASHI CONSERVA.
Cleunice, ele se conserva por até 1 ano, se vc fizer como eu mostro nesta parte do meu vídeo sobre bokashi, ua-cam.com/video/HoKzymjKuuo/v-deo.html, .
Até e boa sorte com os cultivos!
@@NecoTorquatoVillela OK MUITO OBRIGADA MESMO
🤙😉
Dúvidas !!! São capturados do solo microrganismos microscópicos como fungos, bactérias e outros que são terrestres e absorvem oxigênio do ar , como vão se adaptar e continuarem vivos sendo adicionados bruscamente no meio aquático completamente diferente do que estão adaptados ???
Olá Donizetti.
No método que eu mostro no vídeo, são capturados e multiplicados microrganismos aeróbicos e anaeróbicos.
Até e boa sorte!
quanto mais quente a temperatura do ambiente maior a multiplicação de microorganismos em menor tempo?
Isso mesmo Fredson, mas... como eles também são seres vivos, tem um limite para a temperatura mais alta, que é por volta de 35-38 graus. Abraços
Olá amigo o meu ficou na cor champanhe, mais o cheiro esta agradável, sera que eu posso colocar pra multiplicar assim mesmo, pq eu quero pra curtir flores de abacate e manga juntam,ente com folhas da mata.
Beth, a cor varia muito, dependendo do tipo de açúcar, dentre outros fatores. Mas champanhe está dentro das variações que podem ser usadas. Boa sorte!
Ok brigadinha!!
Amigo . Bom dia. Vc poderia me t irar um dúvida. Eu fiz meu Em conforme orientado , tanto na coleta quanto na multiplicação. Porém , já tem quase 2 meses e ele n para de fermentar , sempre quando eu sacudo , passado uns dias , a garrafa da uma inchada. O cheiro est´agradavel , meio vinho . É normal fermentar tanto tempo ? Utilizei 10% de açucar mascavo.
Olá Marcos, é normal ele fermentar por mais tempo do que eu falei no vídeo. Se o cheiro estiver bom, é sinal que está tudo certo! Já cheguei a coletar um EM que fermentou por mais de 3 meses. Só não falei isso no vídeo pois não é comum, mas pode acontecer.
Boa sorte e até!
onde aplicar esse liquido aí? é direto nas plantas ou simplesmente pra colocar nas folhas acelerando a decomposição?
Olá Flávio, pode-se aplicar nos dois, além de usar para regar o solo, mas sempre diluído. Até!
Bom dia Sr. Neco, eu coloquei o resultado do arroz (microorganismos/colonizados) junto com a garapa e agua diretamente nos litros pete. O resultado foi que, após dias formou uma camada na parte cima com novos microrganismos, e assim, resultou numa cor de líquido claro, porém, alguns litros tem um odor bem agradavel, outro já com cheiro mais forte, tipo aguardente, queria um comentario do Sr. sobre estes resultados, se ambos estão corretos?
Aguardo;
Att.
Jairo
Olá, Jairo. O cheiro deve ir do agridoce (o agradável), passando pelo alcoólico, até o avinagrado. Só se preocupe quando estiver com cheiro ruim, aí vc descarta. Boa sorte e até!
amigo tenho um pouco de arroz congelado , depois de descongelar posso usa-lo
Sim João, desde que não nem tenha sido preparado com óleo e nem temperado. Boa sorte!
ola neco esses microorganismos sao os mesmos encontrados em produtos como o thrichoderma? eles comen os fungos patogenicos do solo?
Olá Carla, alguns thichodermas podem ser reproduzidos assim também. Assim como viários outros microorganismo, principalmente bactérias e fungos benefícios, quê proporcionam equilíbrio para o solo, quando aplicado com frequência, mantendo os patógenos controlados. Até
ate. obrigado
eles se adaptam bem ao solo
Sim, como uma das consequências da aplicação constante, temos a adaptação dos microrganismos coletados no solo.
de quantm em quanto tempo usar no solo ou nos vasos ou composteira?? abraçoss
Olá Adelino, veja as respostas as suas dúvidas no artigo que completa este vídeo em: mungoverde.blogspot.com/2006/11/em-microorganismos-eficazes.html Boa sorte 🍀
ola amigo, fiz a coleta, coloquei o arroz, o mesmo foi colonizado, misturei o açucar mascavo, depois de 5 dias ficou tudo preto, mas não esta com mau cheiro, devo continuar ou preciso descartar este material.
João, descarte tudo e utilize serrapilheira e solo de outro local. Desinfete todos os utensílios que irá usar com álcool, antes de tentar o procedimento mais uma vez. Boa sorte!