Não sou de comentar em vídeos, mas preciso dizer que esse em específico me fez ver o mundo de outra forma, me colocou de cabeça para baixo, plantando bananeira: com o olhar diretamente voltado ao chão. Obrigada Guisoli por conseguir expressar um pouco desse inexprimível, por nos ajudar a sentir aquilo que não se ensina, se encontra em si. O vídeo me arrancou muitas lágrimas, diversos arrepios, e me trouxe uma necessidade enorme de ler toda a obra do Manoel de Barros. Você é um ser humano de alma grandiosa (e lembrando que a grandeza está no ínfimo), uma riquíssima árvore.
Sou de uma cidadezinha do sul de MG. Meus fins de semana e férias eram no café, no pomar, no ribeirão, no pasto da lagoa. Na roça. Depois que entrei no ensino médio (técnico integral no cefet), me afastei disso td (e ficou um pedaço de mim por lá). Troquei o chão de terra pelo chão de piso, o raio do cuspe pelo raio do infinito cosmos. Por mais que gostasse do novo mundo que eu conheci saindo da minha bolha, o buraco que ficou no meu peito com pedaço que larguei lá no mato às vzs doía, e muito. Lá no cefet que "panhei" um amor por física e matemática que carrego até hj, e que me fez querer continuar estudando (na graduação). Atualmente faço agronomia, quase formando. E ver esse vídeo me fez resgatar um sentimento que eu não sentia há tempos, msm voltando a ter contato com o ínfimo por causa da faculdade. Achei na profissão de engenheiro agrônomo um negócio que dá pra casar o celestial ao miserável. As equações de Stefan-boltzmann, de Planck, o balanço de radiação e td aquela coisera que tenho que calcular, em magnitudes estratosféricas, não fazem sentido se eu não der atenção ao efeito das coisas do micro (por vezes nano, pico ou menos). A física e a biologia se casam aqui. O vídeo me fez refletir que as coisas pequenas são tão bonitas (e importantes) quanto as grandes. Acho até que são mais bonitas, pq desempenham um papel tão importante quanto, mas sem a imponência do tamanho. Acho que todo mundo que trabalha com coisas vivas, com o meio ambiente, tinha que ver esse vídeo. Aliás, vou mandar um e-mail pro professor de extensão rural (sociologia rural) sugerindo que esse vídeo seja obrigatório nas próximas turmas kkkkk. Porque trabalhar com o ambiente, com as coisas vivas, e não entender a importância delas (e como elas passam despercebidas, às vzs desprezadas), é mais que ignorância, é irresponsabilidade! Valeu, Guisoli!
Coloquei o vídeo na tv da sala, até os vizinhos chegaram no portão pra assistir junto dos seus animais de estimação. Coisas que só acontecem em vídeos do bruxo Guisoli
Eu quase chorando aqui e do nada vem o UA-cam e me manda um anúncio do Kevinho cantando " eu vou mandar o grave bater...". Maldito seja o UA-cam por me tirar dessa vibe e bendito o seja por me proporcionar esse vídeo. É uma antítese de emoções, bicho.
Hoje é o grande dia. As órbitas dos planetas se alinharam, as geleiras pararam de derreter, tudo no universo está uniforme, o tempo parou, tudo isso para ouvir e apreciar o mais belo programa da família brasileira
Novamente aqui depois de 2 anos... As coisas complicaram, depressão profunda, certas tentativas de abreviação prematura da minha própria existência... Mas, assim como o rapaz que lá atrás assistiu esse conteúdo, e se sentiu inspirado a buscar algo melhor, a buscar dentro de si a paz e a valorização do próprio mundo, estou aqui novamente, para prestigiar e refletir sobre meu quintal. Obrigado pelo conteúdo mano! De vdd, você salva vidas.
Eu chorei com esse vídeo, muitas coisas talvez eu não tenha compreendido de fato, mas com certeza eu as senti de modo que seria impossível de explicar, muito obrigado Felipe.
Manoel de Barros merece toda a atenção e respeito dos jovens estudantes e, evidentemente, de todos aqueles que fazem o primeiro contato com ele. Perceber que somos parte do universo, de tudo e de nada, é a essência desse grande poeta das coisas simples. Parabéns, belo vídeo.
Boa reflexão. Fiquei arrepiado. Hoje em dia a lógica está sendo muito apreciada enquanto o encantamento está sendo chutado fora. É uma boa poesia. No momento que percebemos que não estamos mais nos tornando humano, mas sim se tornando a manifestação fisica do nosso ego e arrogância. Lembro quando eu era pequeno. A felicidade e o encantamento era causado por uma coisa simples. Onde uma caixa de papelão causava mais encanto que um castelo de verdade. Onde poderiamos sentir a vida fluindo das árvores. Onde a realidade era misteriosa e que não podia ser compreendida mas sim vivida pois sempre à algo novo para se descobrir. Onde sentimentos eram mais delicados que uma rosa. Hoje estou crescido. Agora o encanto e a felicidade se mede pelo quão complexo aquilo é. Cuja a criatividade e a imaginação de se apreciar não deve ser vivido mas sim ser apreciado. Agora uma arvore é um desperdicio de espaço pars construir meu barzinho. Onde a realidade não é mais misteriosa mas sim uma meia verdade. Onde sentimentos são apenas espinhos para se jogar fora. Realmente a poesia do Manuel foi muito boa. Estamos cada dia mais sendo menos humano. Bom vídeo e foi uma ótima reflexão.
Meu jovem, foi um prazer ver e ouvir este seu vídeo. Estou batendo à porta dos 70 anos e fico feliz em ver um jovem sensível às "coisas pequenas", sensível ao simples, sensível ao fato de estarmos vivos e podermos contemplar e entender o que realmente importa em nossas vidas... Aproveito também, esta oportunidade, para te dizer que assisto seus vídeos, pois, para mim, é uma forma de relembrar alguns conceitos matemáticos (sou da área de "exatas"). Para mim é um devaneio...Não assisto TV há muitos anos e prefiro vídeos que eu seleciono e considero que possam me agregar conhecimento, valores humanos e respeito aos animais, vegetais e minerais, ou seja, respeito à natureza. Não estou usando de retórica, pois estou falando com muita sinceridade. Desejo saúde à você e seus familiares e que você continue com esse seu jeito "malandro" e divertido de dar as suas aulas dessa maravilhosa ciência que é a matemática e a física (o que seria do azul se todos gostassem do verde...hehehe). PARABÉNS, rapaz!!
Amo Manoel de Barros... amei o vídeo... amo ver pessoas declamar poesias... Cheguei aqui hoje (07-12-24), to encantado com o canal. Quem veio depois de mim? ... deixa um oi
Puta que pariu! Me comprometi em voltar aqui pra dar um feedback, mas nem sei o que dizer. Meu encantamento não se mede com palavras! Mais uma vez, muito obrigado Guisoli, tamo junto!
Talvez, se nas escolas os professores lecionassem suas matérias com gosto e a vontade não ouviríamos por aí tantos; "Mas a onde que vou usar log na minha vida???" " Pq aprender física???". Realmente, é de se entristecer
Me deixou cheio de incógnitas, me fez voltar no tempo e me perguntar o que aprendi na minha infância. quando na verdade eu não sei de realmente nada, finjo que sei, mas não sei. vou seguir os conselho desse sábio.
Hoje, 19/10/2022, na folhinha Coração de Jesus compartilhei essa frase de Manuel de Barros: Poesia é um lugar onde a gente ainda pode fazer com que um absurdo seja uma sensatez. Me chamou atenção e fui procurar sobre ele e encontrei o seu vídeo aravilhoso; como você narra encantadoramente e explica sobre o poeta. Amei porque nos faz voltar, rever e se interiorizar. Essa frase que anotei abaixo nos prova porque uma pessoa simples com sabedoria nos ensina pequenas grandes coisas. "Quanto mais se sabe menos grandeza se vê nas pequenas coisas " Deus abençoe sua vida e que o poeta esteja na Luz Divina. Obrigada por existir.
Me impressionar com Manoel De Barros é da minha alma que abraça a árvore... me impressionar com o rapaz que arrepia é acreditar na raiz da árvore que saiu da pressão do muro... parabéns amados que plantam e os que regam . A dança é inútil sem o corpo , a poesia é movimento de todos os sentidos ...
Me lembrei de uma canção que retrata muito esse pensamento do belo no ínfimo. Eu amo as coisas bem simples que o homem passando não viu, eu amo a riqueza da alma ser simples porém ser feliz. Eu amo o olhar da criança, o barco que busca outros mares, eu amo as asas da esperança, a águia que voa nós ares, eu amo a profunda distância, enfim os céus e os olhos seus. São coisas que me fazem ver e sentir a presença de Deus...
Parabéns por entrar com alma no mundo do Manoel de BArros e traduzi pra nossa alma o tratado geral das coisas insignificantes, o mundo que consideramos ínfimo, que pode ser oceânico de poesia. Muito bom!
Eu lacrimejei durante o vídeo todo, refletindo sobre o quão fascinante a mais pequena das coisas pode ser. É incrível que algo considerado fútil, possa ter um valor maior pra gente do que algo que todos admiram ou consideram grandioso. Minha pessoa favorita me mandou esse vídeo e acho que ele se tornou um pouquinho mais especial por isso. Nossa janela de conversa do Whatsapp é mais importante pra mim do que qualquer outra sala ou espaço no mundo. Na verdade, cada palavra escrita por nós foi mais importante do que qualquer diálogo que eu já tive na vida. Pra mim, nossas ligações no telefone eram mais eufóricas do que qualquer festa que eu poderia ir. Nelas eu cantava, dançava, ria e chorava com o celular na orelha. Me agitava mais do que se eu estivesse em uma pista de dança com luzes piscando e música tocando. Nós éramos a festa, mesmo há dois mil quilômetros de distância. O sentimento que desenvolvi por você, sem nem ter te visto ou te tocado, é mais intenso do que qualquer transa ou carinho que já tive. O laço que criamos, sem nunca termos saído pra nenhum lugar, é tão único e lindo que eu não trocaria por nenhum relacionamento de anos. Acho que amar verdadeiramente é isso. É tão forte que não importa como ele nasça ou o que acontece, vai ser algo forte, memorável e que continua no nosso coração pelo resto da vida. Te amarei pra sempre, Flávia. Obrigado por tudo.
Não consigo chamar as obras do Filipe de simples "vídeos".Pra mim é rebaixar demais algo tão grandioso e tratá-lo como ínfimo... Que VÍDEO maravilhoso!
"Eu não quero dar informações, eu quero dar encantamento". Manoel de Barros. Muito obrigado por me despertares novamente para a poesia, fiquei mais de 20 anos afastado e tuas sugestões fizeram com que eu voltasse a ser árvore. Grande abraço.
não assisti na sexta de lançamento - apesar de saber que era feriado nacional - e estava ansioso por um tempo livre pra assistir. Hoje tive a honra de ver o programa mais aguardado pela família brasileira: valeu cada segundo! Parabéns demais, Felipe. E obrigado!
Excelente vídeo. Outro dia tive um vislumbre assim, ao ajudar uma criança no seus estudos. Comprei duas lupas de 10 reais, na papelaria do baixo e saimos, eu e o pequeno, para dar uma volta no quarteirão. Vimos sementes de vários tipos de capim que nasciam nas calçadas. Vimos insetos de vários tipos; Moscas, formigas, aranhas, bezouros ... Vimos folhas com nervuras complexas e outras com alinhamento regular. Vimos flores de ervas daninhas e onde ficavam seu sistema reprodutor. Essa brincadeira participativa eliminou a barreira de quem ensinava e quem aprendia, já que o garoto observou coisas que eu nunca tinha parado pra ver. Ao analisar as "amostras", descobrimos uma coisa incrível: Um "tatuzinho da terra", aquele bichinho de jardim, que se enrrola em uma bolinha, não é um inseto. Sempre achei que fosse um inseto ... mas não é. Por incrivel que pareça, o tatuzinho é um crustácio, parente das lagostas e dos camarões. Aliás, ele nem respira ar. No limite, o insignificante e o grandioso se encontram. É só uma questão de como olhar.
Na minha opinião, ao Manoel de Barros até agora, não foi dado o merecido reconhecimento para a sua magnífica obra. O Manoel sempre enxergou nas simples e pequenas coisas do seu dia a dia, a verdadeira grandeza de tudo que elas representavam, e na minha opinião, também representam, para pessoas que mesmo nessa vida corrida que levam, prestam atenção nos detalhes sutis que alimentam as suas almas e fazem cada dia por elas vivido, ter valido, e muito, a pena. Quem não teve ainda a oportunidade de ler uma obra do Manoel de Barros, não tem noção do que está perdendo. De uma coisa eu tenho certeza, quem ler vai se encantar.
A árvore somos nós, somos nozes. Somos reflexos da natureza intocável de Manoel de Barros. A árvore representa a nossa alma inquieta e estática que espelha as nossas caracteristicas como seres humanos. O tronco é o nosso corpo, nossa estabilidade, as raizes da nossa origem, o nascer e e entender de onde viemos, da terra. Os galhos, os nossos braços, instrumentos que se esticam pra nos falar a direçao do sol, a direçao da nossa vida, e as folhas sao nossos objetivos, nossas sementes do nosso futuro que conquistamos com nosso esforço. Grande video Guisoli, como sempre um ser brilhante. Grande abraço.
Muito obrigada pelo vídeo, por despertar o olhar para a beleza do pequeno, por aprender a desaprender e deixar de olhar para o que é grande e, portanto, parece tão importante e ver o que realmente importa, o pequeno e assim entender que o maior e mais rico castelo não é tão bonito e nem tão importante quanto um pequeno formigueiro em um canto qualquer. Só e uma pena que estudemos a literatura apenas com o espírito, que não simplesmente aprendamos a sentir, a compreender a beleza da literatura enquanto expressão artística, do corpo e da alma do autor. Como sabiamente nos diz o Pequeno Príncipe: os adultos parecem se importar apenas para os números, querem saber quantos anos você tem, qual é o seu peso, etc, mas se esquecem de perguntar o básico, o pequeno e o mais importante, se você e feliz. Mais uma vez muito obrigada pelo vídeo e por todo o conhecimento e sentimento transmitido.
Sobre a poesia que cê cita, atualmente eu to lendo um livro chamado The open door é uma ontologia de poesias em inglês, dentre os espaços entre blocos de poesias há alguns trechos de justificativas à poesia, mas não explicações a ela. E uma coisa que me marcou muito foi como o livro tem me mostrado como a poesia é uma coisa bela, e principalmente bela pela liberade que ela expressa, a falta de nexo que ela traz não se torna um problema, e os variaveis significados que um leitor da a mesma poesia pode ser infinito, e essa liberdade de ela não quer dizer nada no geral ela quer ser o que ela é, foi pra mim uma das mais belas demonstrações de liberdade.
Tu arrepiando com a poesia e eu com a mão na cabeça me perguntando o que tinha demais nisso. Acho que o intelecto também é importante mas pra quem já é inteligente é uma coisa tão natural que não é preciso fazer esforço mesmo
Chorei na parte da medida dos encantos , desconstrui meu pensamento do que era a poesia, tentava e interpretar enquanto devia medir seus encantos , doido demais
Sabe quando você tem um dia péssimo e acontece algo bom que muda tudo? Esse vídeo foi isso pra mim. Ao assistir, acabei esbarrando nas minhas crenças irracionais de que o belo é superior, de que falar várias línguas ou ter visitado vários países, não nos faz mais importantes que os outros; percebi que passei a vida olhando pra fora e esqueci de ver as belezas do quintal... Por isso se faz importante a arte de desaprender, substituindo assim, as crenças de grandiosidade para as de simplicidade. Saio daqui encantado e com um olhar mais curioso para o ínfimo, crente que entendi a mensagem do bruxo.
Esse vídeo me deu muita vontade de começar a ler as obras do Manuel de Barros, e pretendo ler. Eu entrei no vídeo sabendo que ia me acrescentar em algo, e realmente acrescentou. Aprendi muito, não só ouvi a poesia desse grande autor brasileiro, como me deu uma perspectiva de mundo diferente, realmente parei pra pensar e percebi que quando eu era criança via tudo de uma maneira mais viva, não só contemplava os céus mas ao mesmo tempo me sentia mais conectado à Terra. Com o tempo esse sentimento foi se perdendo. Obrigado por proporcionar todas essas emoções à mim e aos outros pelo teu vídeo, tenho certeza que Manuel de Barros ficaria orgulhoso caso assistisse isso.
nunca pensei em chorar vendo um vídeo seu, não chorei pelo vídeo em si, mas sim pela reflexão que me causou. Um canal de tanto pragmatismo, racional, me devolver ao mundo emocional, o mundo do corpo
Professor! Com todo o respeito, amo o Sr. que vídeo mais lindo! Sério, eu sou Pedagoga de Formação e Professora de Crianças da Pré-escola e com toda a certeza me identifiquei mto com as preciosidades do Manoel de Barros, com esse vídeo que está extremamente sólido, terreno, sensível, transformador, incrível, tocante e outros inúmeros adjetivos positivos! Gratidão! E Namastê! 💜🙏📚
Sempre fui apaixonada por poesia e depois de conhecer o Guisoli me encantei ainda mais e passei a olhar as coisas de um ângulo nunca antes visto!!!! QUE SENSACIONAL ESSE SER HUMANO ÍMPAR!!
Você me fez chorar, muito obrigado, Guisoli. Agora eu entendo o real valor da minha Rosa. Estava tentando medir o valor dela com a fita métrica, com a doutrina dos doutos, mas era só eu ouvir a pessoa que me fez dar esse nome a ela, o Pequeno Príncipe. Agora eu entendo....
Entrei nesse vídeo por um acaso e me sinto grata e transformada por ter assistido! Foi lindo, emocionante e o mais importante, foi sentido. Meu muito obrigada!
Considerando que há resquícios da verdade, da bondade e da beleza de Deus em tudo, claramente podemos admirar a complexidade e a beleza de uma simples gota de chuva.
Sou professor de literatura e eu não daria uma aula melhor que esta.
Não sou de comentar em vídeos, mas preciso dizer que esse em específico me fez ver o mundo de outra forma, me colocou de cabeça para baixo, plantando bananeira: com o olhar diretamente voltado ao chão. Obrigada Guisoli por conseguir expressar um pouco desse inexprimível, por nos ajudar a sentir aquilo que não se ensina, se encontra em si. O vídeo me arrancou muitas lágrimas, diversos arrepios, e me trouxe uma necessidade enorme de ler toda a obra do Manoel de Barros. Você é um ser humano de alma grandiosa (e lembrando que a grandeza está no ínfimo), uma riquíssima árvore.
Muito feliz com isso!
Vamos lembrar das coisinhas do chão!
me sinto igual, bem impar.
o comentário mais lindo do universo
Esse vídeo arrepia até a alma
Tu disse tudo. Emocionado com esse vídeo.
Voltei do futuro pra dizer: QUE VÍDEO MEUS AMIGOS, QUE VÍDEO
e é agora que eu percebo que o quintal da minha vó era maior do que eu pensava...
Num é...! Era maior que o mundo...
O momento mais aguardado pela família brasileira !!!!
Sou de uma cidadezinha do sul de MG. Meus fins de semana e férias eram no café, no pomar, no ribeirão, no pasto da lagoa. Na roça. Depois que entrei no ensino médio (técnico integral no cefet), me afastei disso td (e ficou um pedaço de mim por lá). Troquei o chão de terra pelo chão de piso, o raio do cuspe pelo raio do infinito cosmos. Por mais que gostasse do novo mundo que eu conheci saindo da minha bolha, o buraco que ficou no meu peito com pedaço que larguei lá no mato às vzs doía, e muito. Lá no cefet que "panhei" um amor por física e matemática que carrego até hj, e que me fez querer continuar estudando (na graduação).
Atualmente faço agronomia, quase formando. E ver esse vídeo me fez resgatar um sentimento que eu não sentia há tempos, msm voltando a ter contato com o ínfimo por causa da faculdade. Achei na profissão de engenheiro agrônomo um negócio que dá pra casar o celestial ao miserável. As equações de Stefan-boltzmann, de Planck, o balanço de radiação e td aquela coisera que tenho que calcular, em magnitudes estratosféricas, não fazem sentido se eu não der atenção ao efeito das coisas do micro (por vezes nano, pico ou menos). A física e a biologia se casam aqui. O vídeo me fez refletir que as coisas pequenas são tão bonitas (e importantes) quanto as grandes. Acho até que são mais bonitas, pq desempenham um papel tão importante quanto, mas sem a imponência do tamanho.
Acho que todo mundo que trabalha com coisas vivas, com o meio ambiente, tinha que ver esse vídeo. Aliás, vou mandar um e-mail pro professor de extensão rural (sociologia rural) sugerindo que esse vídeo seja obrigatório nas próximas turmas kkkkk. Porque trabalhar com o ambiente, com as coisas vivas, e não entender a importância delas (e como elas passam despercebidas, às vzs desprezadas), é mais que ignorância, é irresponsabilidade!
Valeu, Guisoli!
Coloquei o vídeo na tv da sala, até os vizinhos chegaram no portão pra assistir junto dos seus animais de estimação. Coisas que só acontecem em vídeos do bruxo Guisoli
Manoel de Barros teria orgulho de você! MUITO BOM!!!
Eu quase chorando aqui e do nada vem o UA-cam e me manda um anúncio do Kevinho cantando " eu vou mandar o grave bater...".
Maldito seja o UA-cam por me tirar dessa vibe e bendito o seja por me proporcionar esse vídeo. É uma antítese de emoções, bicho.
Que aula!! Carisma, amor pelo conhecimento. Um prazer te escutar!
Hoje é o grande dia. As órbitas dos planetas se alinharam, as geleiras pararam de derreter, tudo no universo está uniforme, o tempo parou, tudo isso para ouvir e apreciar o mais belo programa da família brasileira
É HOJE!!!!!
Toda vez que to perdida volto pra ver esse vídeo
Papo sério, no bigode: eu dou like antes mesmo de assistir!!
As poesias de Manoel de Barros mudou minha forma de viver.
Novamente aqui depois de 2 anos...
As coisas complicaram, depressão profunda, certas tentativas de abreviação prematura da minha própria existência...
Mas, assim como o rapaz que lá atrás assistiu esse conteúdo, e se sentiu inspirado a buscar algo melhor, a buscar dentro de si a paz e a valorização do próprio mundo, estou aqui novamente, para prestigiar e refletir sobre meu quintal.
Obrigado pelo conteúdo mano! De vdd, você salva vidas.
Eu chorei com esse vídeo, muitas coisas talvez eu não tenha compreendido de fato, mas com certeza eu as senti de modo que seria impossível de explicar, muito obrigado Felipe.
Manoel de Barros merece toda a atenção e respeito dos jovens estudantes e, evidentemente, de todos aqueles que fazem o primeiro contato com ele. Perceber que somos parte do universo, de tudo e de nada, é a essência desse grande poeta das coisas simples. Parabéns, belo vídeo.
Boa reflexão. Fiquei arrepiado.
Hoje em dia a lógica está sendo muito apreciada enquanto o encantamento está sendo chutado fora.
É uma boa poesia. No momento que percebemos que não estamos mais nos tornando humano, mas sim se tornando a manifestação fisica do nosso ego e arrogância.
Lembro quando eu era pequeno. A felicidade e o encantamento era causado por uma coisa simples. Onde uma caixa de papelão causava mais encanto que um castelo de verdade. Onde poderiamos sentir a vida fluindo das árvores.
Onde a realidade era misteriosa e que não podia ser compreendida mas sim vivida pois sempre à algo novo para se descobrir.
Onde sentimentos eram mais delicados que uma rosa.
Hoje estou crescido.
Agora o encanto e a felicidade se mede pelo quão complexo aquilo é.
Cuja a criatividade e a imaginação de se apreciar não deve ser vivido mas sim ser apreciado.
Agora uma arvore é um desperdicio de espaço pars construir meu barzinho.
Onde a realidade não é mais misteriosa mas sim uma meia verdade.
Onde sentimentos são apenas espinhos para se jogar fora.
Realmente a poesia do Manuel foi muito boa.
Estamos cada dia mais sendo menos humano.
Bom vídeo e foi uma ótima reflexão.
Meu jovem, foi um prazer ver e ouvir este seu vídeo. Estou batendo à porta dos 70 anos e fico feliz em ver um jovem sensível às "coisas pequenas", sensível ao simples, sensível ao fato de estarmos vivos e podermos contemplar e entender o que realmente importa em nossas vidas... Aproveito também, esta oportunidade, para te dizer que assisto seus vídeos, pois, para mim, é uma forma de relembrar alguns conceitos matemáticos (sou da área de "exatas"). Para mim é um devaneio...Não assisto TV há muitos anos e prefiro vídeos que eu seleciono e considero que possam me agregar conhecimento, valores humanos e respeito aos animais, vegetais e minerais, ou seja, respeito à natureza. Não estou usando de retórica, pois estou falando com muita sinceridade. Desejo saúde à você e seus familiares e que você continue com esse seu jeito "malandro" e divertido de dar as suas aulas dessa maravilhosa ciência que é a matemática e a física (o que seria do azul se todos gostassem do verde...hehehe). PARABÉNS, rapaz!!
Se esse vídeo tivesse 2h de duração eu ficaria até o final é incrível ver o Felipe falando com o brilho nos olhos isso encanta.
Cara... Isso não é um vídeo... É um ensinamento! Não há palavras para descrever... Apenas assista ,sinta e reflita!
Amo Manoel de Barros... amei o vídeo... amo ver pessoas declamar poesias...
Cheguei aqui hoje (07-12-24), to encantado com o canal.
Quem veio depois de mim? ... deixa um oi
"te garanto que eu vou fazer valer seu tempo".
Disso eu não tenho a menor dúvida, Felipe.
Puta que pariu!
Me comprometi em voltar aqui pra dar um feedback, mas nem sei o que dizer.
Meu encantamento não se mede com palavras!
Mais uma vez, muito obrigado Guisoli, tamo junto!
É tão bom ouvir alguém falar sobre o que gosta, passei a gostar também. Obrigado Guisoli!!
Vou dar like com as duas contas msm, vídeo topssimo
Talvez, se nas escolas os professores lecionassem suas matérias com gosto e a vontade não ouviríamos por aí tantos; "Mas a onde que vou usar log na minha vida???" " Pq aprender física???". Realmente, é de se entristecer
Único defeito desse vídeo é que ele acaba! Foram os 40 minutos mais bem gastos do meu 2020...
Me deixou cheio de incógnitas, me fez voltar no tempo e me perguntar o que aprendi na minha infância. quando na verdade eu não sei de realmente nada, finjo que sei, mas não sei. vou seguir os conselho desse sábio.
Manoel de Barros faz ver o mundo de um jeito melhor.
Tão jovem, tão sensível. Obg
Hoje, 19/10/2022, na folhinha Coração de Jesus compartilhei essa frase de Manuel de Barros:
Poesia é um lugar onde a gente ainda pode fazer com que um absurdo seja uma sensatez.
Me chamou atenção e fui procurar sobre ele e encontrei o seu vídeo aravilhoso; como você narra encantadoramente e explica sobre o poeta. Amei porque nos faz voltar, rever e se interiorizar. Essa frase que anotei abaixo nos prova porque uma pessoa simples com sabedoria nos ensina pequenas grandes coisas.
"Quanto mais se sabe menos grandeza se vê nas pequenas coisas "
Deus abençoe sua vida e que o poeta esteja na Luz Divina. Obrigada por existir.
Me impressionar com Manoel De Barros é da minha alma que abraça a árvore... me impressionar com o rapaz que arrepia é acreditar na raiz da árvore que saiu da pressão do muro... parabéns amados que plantam e os que regam . A dança é inútil sem o corpo , a poesia é movimento de todos os sentidos ...
Me lembrei de uma canção que retrata muito esse pensamento do belo no ínfimo.
Eu amo as coisas bem simples que o homem passando não viu, eu amo a riqueza da alma ser simples porém ser feliz.
Eu amo o olhar da criança, o barco que busca outros mares, eu amo as asas da esperança, a águia que voa nós ares, eu amo a profunda distância, enfim os céus e os olhos seus. São coisas que me fazem ver e sentir a presença de Deus...
Amei o sua descrição, seu sorriso,e a dona deles!
Assistindo novamente...
Manoel faz o exercício da maiêutica e ironia de Socrates de uma forma bela.
Eu não tenho frieza suficiente pra recitar Manoel de Barros sem chorar.
Eu me derramo em lágrimas.
Eu viro oceano❤
Parabéns por entrar com alma no mundo do Manoel de BArros e traduzi pra nossa alma o tratado geral das coisas insignificantes, o mundo que consideramos ínfimo, que pode ser oceânico de poesia. Muito bom!
Puro encantamentos🥰🥰🥰🥰❤❤❤❤❤❤
Eu lacrimejei durante o vídeo todo, refletindo sobre o quão fascinante a mais pequena das coisas pode ser. É incrível que algo considerado fútil, possa ter um valor maior pra gente do que algo que todos admiram ou consideram grandioso.
Minha pessoa favorita me mandou esse vídeo e acho que ele se tornou um pouquinho mais especial por isso.
Nossa janela de conversa do Whatsapp é mais importante pra mim do que qualquer outra sala ou espaço no mundo. Na verdade, cada palavra escrita por nós foi mais importante do que qualquer diálogo que eu já tive na vida. Pra mim, nossas ligações no telefone eram mais eufóricas do que qualquer festa que eu poderia ir. Nelas eu cantava, dançava, ria e chorava com o celular na orelha. Me agitava mais do que se eu estivesse em uma pista de dança com luzes piscando e música tocando. Nós éramos a festa, mesmo há dois mil quilômetros de distância.
O sentimento que desenvolvi por você, sem nem ter te visto ou te tocado, é mais intenso do que qualquer transa ou carinho que já tive.
O laço que criamos, sem nunca termos saído pra nenhum lugar, é tão único e lindo que eu não trocaria por nenhum relacionamento de anos.
Acho que amar verdadeiramente é isso. É tão forte que não importa como ele nasça ou o que acontece, vai ser algo forte, memorável e que continua no nosso coração pelo resto da vida.
Te amarei pra sempre, Flávia. Obrigado por tudo.
Não consigo chamar as obras do Filipe de simples "vídeos".Pra mim é rebaixar demais algo tão grandioso e tratá-lo como ínfimo... Que VÍDEO maravilhoso!
Assistindo Universo Narrado direto da Bahia!!
Estou vendo esse vídeo hoje, enviado por um amigo. Não tô conseguindo conter a emoção. Descobri que vivo em estado de Árvore. Muito obrigada!!!
Ínfimo. Valeu a pena assistir
Muito bom lhe ouvir! Aprendamos grandezas observando miudezas. Manoel de Barros um poeta e você, pelo visto, um grande professor. Evoé!
1:07 nossa FLIT de Três Marias será em homenagem ao poeta Manoel de Barros
"Eu não quero dar informações, eu quero dar encantamento". Manoel de Barros.
Muito obrigado por me despertares novamente para a poesia, fiquei mais de 20 anos afastado e tuas sugestões fizeram com que eu voltasse a ser árvore.
Grande abraço.
incrível
Minha lágrima não cai, ela escorre devagarinho, bem como quer e como pôde, como pôde, como puderam derramaram...
O homem, antes de ser um ser pensante, é um ser que deseja. Poesia tem dessas coisas. Toca em dimensões que as monografias nunca tocarão.
não assisti na sexta de lançamento - apesar de saber que era feriado nacional - e estava ansioso por um tempo livre pra assistir.
Hoje tive a honra de ver o programa mais aguardado pela família brasileira: valeu cada segundo!
Parabéns demais, Felipe. E obrigado!
Excelente vídeo. Outro dia tive um vislumbre assim, ao ajudar uma criança no seus estudos. Comprei duas lupas de 10 reais, na papelaria do baixo e saimos, eu e o pequeno, para dar uma volta no quarteirão. Vimos sementes de vários tipos de capim que nasciam nas calçadas. Vimos insetos de vários tipos; Moscas, formigas, aranhas, bezouros ... Vimos folhas com nervuras complexas e outras com alinhamento regular. Vimos flores de ervas daninhas e onde ficavam seu sistema reprodutor. Essa brincadeira participativa eliminou a barreira de quem ensinava e quem aprendia, já que o garoto observou coisas que eu nunca tinha parado pra ver. Ao analisar as "amostras", descobrimos uma coisa incrível: Um "tatuzinho da terra", aquele bichinho de jardim, que se enrrola em uma bolinha, não é um inseto. Sempre achei que fosse um inseto ... mas não é. Por incrivel que pareça, o tatuzinho é um crustácio, parente das lagostas e dos camarões. Aliás, ele nem respira ar. No limite, o insignificante e o grandioso se encontram. É só uma questão de como olhar.
Que voz boa de ouvir! Gratidão!
Na minha opinião, ao Manoel de Barros até agora, não foi dado o merecido reconhecimento para a sua magnífica obra. O Manoel sempre enxergou nas simples e pequenas coisas do seu dia a dia, a verdadeira grandeza de tudo que elas representavam, e na minha opinião, também representam, para pessoas que mesmo nessa vida corrida que levam, prestam atenção nos detalhes sutis que alimentam as suas almas e fazem cada dia por elas vivido, ter valido, e muito, a pena. Quem não teve ainda a oportunidade de ler uma obra do Manoel de Barros, não tem noção do que está perdendo. De uma coisa eu tenho certeza, quem ler vai se encantar.
A árvore somos nós, somos nozes. Somos reflexos da natureza intocável de Manoel de Barros. A árvore representa a nossa alma inquieta e estática que espelha as nossas caracteristicas como seres humanos. O tronco é o nosso corpo, nossa estabilidade, as raizes da nossa origem, o nascer e e entender de onde viemos, da terra. Os galhos, os nossos braços, instrumentos que se esticam pra nos falar a direçao do sol, a direçao da nossa vida, e as folhas sao nossos objetivos, nossas sementes do nosso futuro que conquistamos com nosso esforço. Grande video Guisoli, como sempre um ser brilhante. Grande abraço.
Eu chorei do começo ao fim , não me sinto digna da poesia e da humanidade de Manoel, é um prazer escrever e morar na terra dele❤🌿🍂🍃 Pantanal-MS
Sem palavrasssssssssssssssss... amo Manoel de Barros mas agora entãoooooooooo
simplesmente incrivel, eu n assisti, eu SENTI esse video
Muito obrigada pelo vídeo, por despertar o olhar para a beleza do pequeno, por aprender a desaprender e deixar de olhar para o que é grande e, portanto, parece tão importante e ver o que realmente importa, o pequeno e assim entender que o maior e mais rico castelo não é tão bonito e nem tão importante quanto um pequeno formigueiro em um canto qualquer.
Só e uma pena que estudemos a literatura apenas com o espírito, que não simplesmente aprendamos a sentir, a compreender a beleza da literatura enquanto expressão artística, do corpo e da alma do autor.
Como sabiamente nos diz o Pequeno Príncipe: os adultos parecem se importar apenas para os números, querem saber quantos anos você tem, qual é o seu peso, etc, mas se esquecem de perguntar o básico, o pequeno e o mais importante, se você e feliz.
Mais uma vez muito obrigada pelo vídeo e por todo o conhecimento e sentimento transmitido.
Sobre a poesia que cê cita, atualmente eu to lendo um livro chamado The open door é uma ontologia de poesias em inglês, dentre os espaços entre blocos de poesias há alguns trechos de justificativas à poesia, mas não explicações a ela. E uma coisa que me marcou muito foi como o livro tem me mostrado como a poesia é uma coisa bela, e principalmente bela pela liberade que ela expressa, a falta de nexo que ela traz não se torna um problema, e os variaveis significados que um leitor da a mesma poesia pode ser infinito, e essa liberdade de ela não quer dizer nada no geral ela quer ser o que ela é, foi pra mim uma das mais belas demonstrações de liberdade.
Obrigada por compartilhar seu olhar para o grande poeta Manoel de Barros!
Tu arrepiando com a poesia e eu com a mão na cabeça me perguntando o que tinha demais nisso. Acho que o intelecto também é importante mas pra quem já é inteligente é uma coisa tão natural que não é preciso fazer esforço mesmo
Chorei na parte da medida dos encantos , desconstrui meu pensamento do que era a poesia, tentava e interpretar enquanto devia medir seus encantos , doido demais
Me tirou lágrimas, esse vídeo deu o que sentir
descalço
A verdadeira importância está no ínfimo.
chorei.
Sabe quando você tem um dia péssimo e acontece algo bom que muda tudo? Esse vídeo foi isso pra mim. Ao assistir, acabei esbarrando nas minhas crenças irracionais de que o belo é superior, de que falar várias línguas ou ter visitado vários países, não nos faz mais importantes que os outros; percebi que passei a vida olhando pra fora e esqueci de ver as belezas do quintal... Por isso se faz importante a arte de desaprender, substituindo assim, as crenças de grandiosidade para as de simplicidade. Saio daqui encantado e com um olhar mais curioso para o ínfimo, crente que entendi a mensagem do bruxo.
A terra até fica esférica com um vídeo desses!!
Não tem como terminar de assistir um vídeo desses e não ficar pensando por uns 30 minutos... Incrível!!!
Esse vídeo me deu muita vontade de começar a ler as obras do Manuel de Barros, e pretendo ler.
Eu entrei no vídeo sabendo que ia me acrescentar em algo, e realmente acrescentou. Aprendi muito, não só ouvi a poesia desse grande autor brasileiro, como me deu uma perspectiva de mundo diferente, realmente parei pra pensar e percebi que quando eu era criança via tudo de uma maneira mais viva, não só contemplava os céus mas ao mesmo tempo me sentia mais conectado à Terra. Com o tempo esse sentimento foi se perdendo.
Obrigado por proporcionar todas essas emoções à mim e aos outros pelo teu vídeo, tenho certeza que Manuel de Barros ficaria orgulhoso caso assistisse isso.
você até tentou se conter, mas não deu né, você transbordou e nos emocionou... obrigado por isso professor.
De Manoel, muitos barros 😍
nunca pensei em chorar vendo um vídeo seu, não chorei pelo vídeo em si, mas sim pela reflexão que me causou. Um canal de tanto pragmatismo, racional, me devolver ao mundo emocional, o mundo do corpo
Professor! Com todo o respeito, amo o Sr. que vídeo mais lindo! Sério, eu sou Pedagoga de Formação e Professora de Crianças da Pré-escola e com toda a certeza me identifiquei mto com as preciosidades do Manoel de Barros, com esse vídeo que está extremamente sólido, terreno, sensível, transformador, incrível, tocante e outros inúmeros adjetivos positivos! Gratidão! E Namastê! 💜🙏📚
Sempre fui apaixonada por poesia e depois de conhecer o Guisoli me encantei ainda mais e passei a olhar as coisas de um ângulo nunca antes visto!!!! QUE SENSACIONAL ESSE SER HUMANO ÍMPAR!!
Completamente encantada. Obrigada.... obrigadaaaaaa...
Me arrepiei tanto assistindo esse vídeo, que obra prima meu camarada!
Eu adoro o Manoel e agora eu também adoro este vídeo. Muito obrigado. Continue sendo árvore, vamos todos reflorestar o mundo.
Quem sentiu o cheiro das palavras de Manoel de Barros, nunca mais vai olhar as miudezas do chão com desdiferença
Teu trabalho nos humaniza tanto.
Manoel de Barros sem dúvida é um dos grandes poetas, a sua literatura nos permite se deleitar e sentir,é algo surreal! 😍😍😍
E que encantamento! Poesia é um negócio gostoso. É tão bom aprender com quem fica sensível ao conteúdo, GOSTA. EXCELENTE
Impressionante o seu talento de reter minha atenção para coisas que eu não sabia que queria saber
As lágrimas escaparam. Nós não as vimos, mas elas rolaram.
Que vídeo maravilhoso, meu professor passou na sala e eu voltei aqui para reassistir e prestar atenção nos detalhes que não peguei
Produziu encantamentos & espantos.
Obrigado.
tenho nem palavras, só falo uma coisa: se o seu manel tivesse vivo ele sentiria um enorme encanto por esse vídeo...
Os olhos do mestre estão brilhando
Você me fez chorar, muito obrigado, Guisoli. Agora eu entendo o real valor da minha Rosa. Estava tentando medir o valor dela com a fita métrica, com a doutrina dos doutos, mas era só eu ouvir a pessoa que me fez dar esse nome a ela, o Pequeno Príncipe. Agora eu entendo....
Conseguiu me tirar uma lágrima, só tenho a agradecer
Parabéns. Sem palavras para agradecer.
Um grande poeta!!!
Manoel de Barros...
E os olhos dele que brilham o vídeo todinho ao falar da poesia do Manoel. 🤍
Não me canso de ver esse vídeo maravilhoso! É muito bonito ver e sentir uma pessoa tocada por poesia! 💗
Cada vídeo desse cara explode a minha cabeça, um dia quero ser inteligente como ele
Obrigada Guisoli por me tocar de tantas formas com esses trechos. Se for para caracterizar esse vídeo com uma palavra: "SENSASIONAL".
Manoel, meu conterrâneo! Feliz demais de ver a poesia dele expressa dessa forma tão linda como tu fez!
Oba! Toda vez que eu assisto desaprendo um pouco menos! Sensacional.
Entrei nesse vídeo por um acaso e me sinto grata e transformada por ter assistido! Foi lindo, emocionante e o mais importante, foi sentido. Meu muito obrigada!
Considerando que há resquícios da verdade, da bondade e da beleza de Deus em tudo, claramente podemos admirar a complexidade e a beleza de uma simples gota de chuva.
É lindo ver sua emoção descobrindo o poeta das coisas desimportantes❤
O cara já é bom e só melhora com o passar do tempo! Que conteúdo irado!