SOU MECANICO DE MAQUINA DE COSTURA, E TAMBEM TENHO PRATICADO MUITO ELETRONICA, MAS ESSE SEGUIMENTO DIFICILMENTE A GENTE CONSEGUE IR QUANDO ELES DAO TREINAMENTO, AINDA MAIS AGORA NA PANDEMIA EU PRECISO AVANÇAR EVOLUIR NA ELETRONICA, MESMO A TANTA DIFICULDADE, NAO PERCO A ESPERANÇA E OPORTUNIDADE DE SOMAR CONHECIMENTO EXEMPLO; SEU CANAL QUE TEM SOMADO MUITO NO MEU COTIDIANO
Mto bom amigo, quanto maior a tensão melhor a transferência devido a corrente ser menor em caso de alta potencia, tem pessoas q acham q vai dificultar usar duas baterias, mas em grandes projetos n da p usar uma so se n tiver em série será em paralelo n tem jeito rsrs
ao meu ver nao é muito versátil usar 48v vc fica limitado a sempre usar múltiplos de 2 baterias, ou usa 2 ou 4 ou 8 baterias fora o desbalanceamento de carga que reduz drasticamente a vida útil das baterias muitos pontos negativos pra um ou outro ponto positivo
Olá Dante - Passei este circuito fac-símile para o Proteus e excetuando-se a tensão de 12.4v no regulador, nenhuma das outras tensões do oscilador correspondem as indicações do Hélio no simulador. Este circuito não alterna as oscilações entre os dois grupos de Mosfets, portanto não tem como induzir qualquer tipo de transformador para oferecer a tensão desejada na saída... Estou lutando há uns dez dias verificando se estou errando ou é mesmo o circuito que foi mal projetado.... Colocando o logicprobe na entrada do transformador pode se verificar que apresentam tensões, mas não oscilam e muito menos em 180 graus como seria o desejado. Abs
Isso é engenharia de primeira... Muito bom eu só tenho a agradecer Sr Hélio. Faz um apoia se pra gente mandar dinheiro e ajudar a vc comprar pelo menos os componentes. Acho que muita gente aqui concorda... Suas aulas são muito boas!! Parabéns e obrigado mais uma vez.
Excelente, profesor Helio. He terminado de simular este proyecto en LTSPICE XVII, incluyendo sus datos de transformador, con resultados excelentes. Es una maravilla. Aunque me he demorado, estoy muy contento, porque he aprendido. Aunque no conozco que usted mencione que es ingeniero, supongo que lo es, porque para hacer este tipo de proyectos no basta conocer un poco de aquí y otro poco de allá. Lo admiro y le agradezco nuevamente.
Gracias amigo mío, estoy feliz de saber que lo lograste. Soy ingeniero eléctrico / electrónico y tengo varias especializaciones de cursor. Un fuerte abrazo.
Acho incrível você fazer o oscilador a transistores, assim como o ampop com mosfet. Esse é seu diferencial, não usa CIs facilitadores como o 555. Parabéns meu amigo.
Ótimo vídeo. Esse formato fica interessante mesmo. Mesmo que no final o projeto não fique como você espera ainda assim podemos aprender muito de cada etapa. Gostei muito do circuito gerador de onda senoidal, pode ser aproveitado para outros fins. Parabéns continue com o bom trabalho.
parabems pelo seu projeto senoide perfeita mt bom ... uma ideia feedback seria bom evitar queda na saida do inversor ok aguardo outros videos jesus abençoe vc grande engenheiro abraço
Eu usaria um 7812 como regulador no lugar do tip41. Parabéns pelo projeto Helio. Se não for pedir muito, coloca no projeto uma proteção de alta e baixa voltagem na entrada dos 48v e uma para proteção de curto na saída.
Obrigado pelo comentário e sugestões. Quanto ao LM7812 iria ter problemas, pois ele apenas suporta na entrada 22V e a bateria chega a 56 em carga, iria queimar na mesma hora ou teria que ter outro circuito na entrada dele abaixando a tensão, seria dois circuitos e não 1, Um para que não passe de 22V e outro para a saída de 12V, mas é valida a ideia e serve para fazer essa observação, pois muitos pensam o mesmo e se equivocam nisso. Um forte abraço
@@eversonrds Nesse caso tem mais logica, mas mesmo assim por experiencia, te garanto que passando dos 22V o 7812 já reclama, com 27V fica ruim, não vai funcionar não e a bateria chega a 27V em plena carga, mesmo que o datasheet diga que aquente, eu te garanto que não, e não deve passar dos 22V na pratica, essa é a verdade, quanto as proteções de entradas, o controlador e a placa de comutação que já fiz é quem faz isso, ai não precisa e a proteção de saída, seria bom, mas como vai ficar muito mais complicado, para facilitar, farei sem ela, basta ter o cuidado de não sobrecarregar a saída e sempre pode colocar um fusível na saída, caso sobrecarregue, se abre, seria melhor, para simplificar.
Eu amo seus vídeos eu tenho apenas 10 anos e adoro ciências, também realizo experiências aqui em casa e você é uma inspiração para mim , alguns dos seus vários projetos eu já tentei realizar e quase deu certo , queria que você fosse meu professor na vida real sério você é excelente , você é melhor até do que o Felipe Neto, todo o seu conteúdo é bom demais. Parabéns pelo canal , pela a animação, pela aula , pela experiência, pela a animação, pela criatividade , resumindo por tudo.
Muito obrigado e relembrando como disse no outro comentário, cuidado com eletricidade é perigoso e sempre faça experiencias com a companhia de um adulto, todo cuidado é pouco, um forte abraço meu amigo.
@@HelioCientista Agradeço a dica e as ideias, eu tento tento sempre tomar cuidado no final do ano eu vou fazer uma experiência no qual eu vou fazer com a minha tia aí eu mostro depois eu te mostro o resultado eu sempre dou like nos seus vídeos e você explica super bem . Um forte abraço para você é todo o sucesso do mundo na sua vida , porque você é um gênio que sabe explicar super bem , uma pena que não tem como o governo ou uma empresa privada te patrocinar e mais uma vez PARABÉNS.
Helio, essa semana eu vi um video superficial sobre uma maquina de solda inversora, achei o principio muito interessante e olha, é muito o modelo dos teus vídeos, seria muito bacana uma aula tua ensinando fazer. Abraço
Boa Noite meu querido irmão e amigo abençoado por Deus, excelente aula melhor é impossível saúde e paz vida longa um forte abraço Deus ti ilumine hj e sempre.
Você foi o primeiro a observar a troca do quadro, estava esperando para saber quem seria o primeiro, você é um bom observador, valeu meu amigo, Muito obrigado, um forte abraço.
Olá, conheci seu canal ontem e já assisti quase todos os vídeos. A sua matemática está correta. O zero não é puro zero mas sim o resultado de qualquer número dividido por infinito. Consequentemente o infinito é qualquer número dividido por zero. Parabéns. Tenho uma teoria física que trago comigo e conto para alguns amigos a mais ou menos 5 anos. Um dia tomo coragem e faço um vídeo também.
Te incentivo a que publiques o quanto antes, no meu caso, tinha isso revelado a uns 8 anos antes de publicar, publiquei primeiro no face e logo aqui, mas levei muito tempo para criar coragem e hoje me arrependo, porque apenas perdi tempo, não cometas o mesmo erro, muito obrigado, um forte abraço.
Parabéns Helio por mais um grande projeto criativo de sua autoria. e vamos esperar a segunda parte com muita fé que tudo vai dá certo. Um abraço e boa sorte.
Hélio, faz um vídeo explicando a saída de potência desse amplificador. O Mosfet com resistor em série a potência de saída não vai ser limitada? Explica também como usar um Mosfet pra chavear analógica mente.
Sim a potência é limitada com o resistor, mas no caso, tem aí mais que a necessária, senão, teria que ser feito diferentemente e para chavear linearmente, é como fiz aí, tem que haver uma realimentação e a realimentação, controlando o ganho que passa a ser linear, fiz isso aí e fiz no amplificador classe B também, embora lá no classe B, houve uma muito maior complexidade para que não houvesse o resistor, que limita a potência. Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
Parabens pelo video. Gostaria de saber se é possivel fazer variar a frequencia na saida, o que poderia servir para controlar a rotação de motores em corrente alternada. 1 abraço
O problema é que os resistores alem de determinar a frequência, também determina as polarizações do circuito para o correto funcionamento e não teria como variar com um único potenciômetro, seria complicadíssimo. Para mudar a frequência, seria mudando os capacitores de realimentação e mantendo a mesma relação como explico no vídeo, assim, se consegue qualquer frequência, mas com limites de não serem RF é claro, talvez até 1MHZ funcione, mas seria sempre uma frequência unica por conjunto de capacitores e não ajustável, ajustar seria bem difícil, se tentar ajustar, vai danificar a onda que pode ficar quadrada ou parar de oscilar, dependendo do erro da relação que inevitavelmente vai mudar com o ajuste. Espero ter ajudado.
Bom dia Hélio mais um projeto 😉 então 48 volts da muita estabilidade ao sistema mas o consumo de bateria é alto depende da potência você pede muito bateria na associação delas em 48.
Um inversor que usa mosfets na saida não vai funcionar com uma entrada de onda senoidal. Pois mosfets funcionam como chaveadores e se vc colocar como amplificadores ira aquecer muito. O tip41c na pratica não aguenta tbm a voltagem das baterias.
Estoy en esto, pero es muy difícil, ya quemo todo por 5 veces y pierdo los componentes, tengo que volver a comprar y sin plata. La carga inductiva es muy difícil, cuando pongo el transformador, quema. Até llegue cerca, conseguí unos 70W, pero es poco y logo quemo, ya cambié de circuito para ver se con otra forma funciona, pero aún no logre, ahora tengo que esperar hasta fin de semana para continuar, porque todavía tengo que trabajar en empresa como subordinado, no es fácil no amigo mío, pero lo voy hacer ni que sea lo último que haga jajaja. Un abrazo.
Professor quero agradecer suas respostas elas me ajudarão muito principalmente a que lhe pedi passo a passo do trafo,peço mil desculpas mas não tinha prestado atenção nos vídeos,mas uma vez obrigado,antes de ir gostaria de saber se o Sr. tem algum projeto de uma fonte regulavel,já que seus projetos são altamente precisos e completos,obg DEUS abençõe.....
Tudo que tenho já está publicado e qualquer nova publicação será recém feita, embora já fiz muitas e muitas outras coisas, inclusive o que me pede, mas já não tenho informações guardadas das coisas que fiz na época que fiz e só fazendo tudo de novo. Muito obrigado, um forte abraço.
Hélio, uma sugestão para corrigir a variação da tensão no secundário com a carga. Você pode usar um transformador pequeno para pegar a amostragem direto do secundário do transformador de saída.
Legal, mas assim mesmo fica difícil conseguir estabilidade, tenho em mente um circuito simples e se fizer esse controle vai tudo pro espaço, teria que fazer outro mais complexo sempre. Muito obrigado, um forte abraço.
Excelente trabajo, profesor Helio Cientista. Le pregunto si tiene las medidas en henrios del primario y secundario del transformador. Se lo agradecería para llevar el proyecto a simulación en LTSPICE. Mil gracias. Saludos desde Colombia.
No tengo la medida exacta, incluso porque si mido esto, habría errores, por la magnetización restante del metal, pero para la simulación en el secundario, use 1137mH, con una resistencia del cable en ohmios de 0.5R ( 127VAC) y en el primario, use 10mH, con una resistencia del cable en ohmios de 0.05R. Muchas gracias amigo, un abrazo fuerte.
@@HelioCientista Muchas gracias. Así lo pondré. Igualmente un gran abrazo y admirado de su gran voluntad por transmitir el conocimiento de manera tan detallada y clara. Le comentaré cuando lo tenga funcionando en el simulador.
Valeu meu amigo, embora dessa vez confesso que não compreendi bem a mensagem, mas sei que é algo de bom grado, pois você está dando apoio em todos os vídeos. Um forte abraço.
@@HelioCientista Quando eu escrevi sobre os erros e acertos, é que o "normal" são os professores entrarem na sala com a aula pronta. Porém o Helio Cientista é professor e Cientista, Cientistas acertam depois de alguns erros e você está compartilhando o raciocínio e o desenvolvimento dando-nos a oportunidade de PENSAR!!!!!!!
Show, algo assim tinha suspeitado dês do princípio como diz o Chapolin kkkkk, apenas a parte do povo não tinha ideia devido a que já não me lembro dos detalhes do meu vídeo.
Gostaria de dar uma sugestão. Em todos os projetos, comece por diagrama de blocos. Depois a função de transferência com os sinais de entrada e saída desejados. Por fim, desenvolva cada bloco para só depois interligar. Tanto vai ajudar muito o senhor a desenvolver e prever se dará certo ou não como a didática melhora demais.
@Warley Reis nesse então se pode usar diagrama de blocos e depois diagrama de sinais. Ambos são de fácil compreensão e ajudam bastante, apesar de não substituir a função de transferência.
Helio quero montar um inversor com trafo de ferrite em alta frequência como se fosse um classe D com a ponte de Wien como amostra senoidal, seria otimo se vc ensinasse a estabilizar a onda senoidal
Bom dia Helio! Muito brm explicativo seus videos, excelente!!! Agors o que vc me fala sobre este seu osciloscópio, notei q este modelo tem uma alta taxa.de amostragem, qual a vantagem disto?
Realmente é bom e na verdade, queria um analógico, que tem amostragens infinitas, assim dizendo, e é muito melhor, porém, era muito mais caro e fiquei satisfeito com esse. Muito obrigado, um forte abraço.
Não existem limites, a potência é de acordo com o quanto de dinheiro queiras gastar num projeto, mas não vou fazer muito forte não por falta de gana, apenas tenho intenção de ensinar, afinal, se quisermos um de alta potência, sempre sai mais barato comprar pronto, infelizmente, é totalmente impossível concorrer com as industrias, um só componente para agente, sai as vezes mais caro que todo o equipamento, tem relógios que sai mais caro trocar a bateria que comprar um novo que vem com bateria nova, essa é a realidade das coisa. A coisa aqui é pela didática e conhecimentos. Mas como ainda não terminei a minha versão, não sei a potência que vai ter. Muito obrigado, um forte abraço.
Boa noite #HELIO, 1° seria possível fazer o seguente: usar uma ou 2 baterias no máximo em serie, portanto, 24 volts e usar um conversor DC DC potente para transformar esses 24 volts em 48 volts e usar em um inversor que normalmente é feito para trabalhar com 4 baterias ? O objetivo, como deu pra perceber, é não gastar tanto de imediato com a compra de muitas baterias. Espero seu comentário, OBRIGADO DESDE JÁ.
O objetivo de usar 48V é aumentar o rendimento, se você usar 24V com ou sem um conversor, a voltagem de entrada na qual vai vir toda a potencia, continua sendo 24V, que continuará tendo menos rendimento que 48V e como ainda vai ter perdas com o conversor, vai ficar ainda pior que se fosse feito direto com 24V o inversor, ou seja: Vai ter um inversor alimentado com 24V com rendimento pior que os mesmos 24V e infinitamente pior que os 48V diretos, vai ficar com rendimento equivalente a 12V, ainda vai gastar com o conversor o mesmo que gastaria com as baterias restantes para ficar com 48V, seria a pior ideia que se pode ter, apenas serviria caso você tivesse o conversor, as baterias de 24V e um inversor de 48V e quisesse aproveitar tudo sem ter que comprar nada, ai seria valido, caso contrario, esqueça a ideia.
@@HelioCientista *Me desculpe, mas não concordo 100 por cento com a sua conclusão, pelo seguinte: um inversor de 48 volts só funciona com uma entrada de 48 volts, ou seja, 4 baterias. ponto. 2° perdas, isso é comum e normal em qualquer sistema por mais bem elaborado que for, se esquentou... já está ocorrendo consumo de energia, sendo transformada em calor e sendo desperdiçada. ponto. Uma outra questão que você não levou em conta: durante o dia, as placas solares geram praticamente a carga com sobra e a energia armazenada nas baterias ficam apenas para a noite e quando não há consumo durante o dia, e as baterias já estão carregadas, o exerço de geração se perde. Então fazer esse sistema teria vantagens sim: menos baterias, mais potência, pois o sistema DC DC trabalharia como baterias virtuais, fornecendo a voltagem correta na entrada do inversor. Se não estou enganado, uma das funções do conversor DC DC é amplifica tanto a voltagem com a amperagem na sua saída. Vale lembrar ainda que durante o dia o conversor dc dc estaria recebendo tenção e correte não só da bateria, mas simultaneamente das placas. Espero que entenda minha ideia*
@@poptop7837 Compreendo, mas vejo as coisas tal qual te disse.Vou ver se consigo fazer você vompreender a coisa. Eu vejo rapidamente um processo físico, mas a grande maioria das pessoas encheram melhor com os números, então vamos aos números. Imagine um sistema com um inversor de 48v, que o inversor tenha 90% de rendimento e na saída tenha 1000w, se tem na saída 1000w e a entrada tem 90% de rendimento, logo entram 1111w que seram fornecidos pela bateria. Supondo agora que você tenha um conversor DC/DC, de entrada 24v e saída 48v, por ser entrada 24v, o rendimento sempre é menor ou pelo menos muito mais difícil, mas supondo que seja um super conversor pica das galáxias, que também de 90% de rendimento, como ele tem que colocar na entrada do inversor de 48v 1111w, como visto a cima e tem 90% de rendimento, então na entrada dele de 24v, entraram 1234w que seram fornecidos pela bateria. Agora se fizer com um inversor de 24v de frente, mesmo ele sendo ruim, com apenas 85% de rendimento para ter os 1000w na saída de frente, entrariam nele 1176w. Como os números mostram, fazendo em duas etapas, ainda fica pior que de frente, com um inversor de 24v. Espero ter ajudado.
Valeu meu amigo, muito obrigado, todos os esquemas que tenho estão disponíveis no drive virtual com o link na descrição do vídeo, fique com as bençãos de Deus também, um forte abraço.
Boa tarde amigo, Aki é Glauber, de Santa Cruz do Rio Pardo-SP. Deus abençoes por compartilhar conhecimento. Amigo, o difere entre os inversores e nobreak que aceitam e que nao aceitam ligar carga indutiva como motores?
Esse liga qualquer carga, caso tenha muito surto se desarma, veja o vídeo final que fiz (não fique no escuro inversor senoidal) muito obrigado meu amigo, fique com as bençãos de Deus também, um forte abraço.
Abrazos profesor Helio Cientista. Observo que en la información publicada en el link, tiene dos versiones de este mismo proyecto. Estoy comparando el "esquema", con "inversor completo". En líneas generales parecen ser el mismo, pero tienen diferencias. Si desea puedo precisar cada una de ellas. La pregunta es: Cuál de los dos es el ideal? Muchas gracias.
Lo hice por partes hasta terminarlo, pero todo es igual y al final todo está listo y actualizado, aunque veas la carpeta final, verás todo listo en la pizarra y ahí mismo hay un archivo con Los enlaces de todos los videos hasta su finalización, incluyendo cómo hice el transformador y también se actualizó el mismo transformador, todo está ahí y el final está completo. Muchas gracias amigo, un abrazo fuerte.
Um inversor com duas etapas sendo uma de alta frequência pra usar um trafo de fonte atx e esse oscilador na segunda etapa como um inversor de frequência pra fazer os 60hz daria certo?
Pode ser, foi como disse no vídeo, existem varias formas de fazer a mesma coisa, estou apresentando e desenvolvendo uma maneira. Muito obrigado, um forte abraço.
like...parabens helio como ainda é um experimento como vc mesmo diz, sabe me dizer se alterar pra oscilar em alta frequencia para usar transformadores de ferrite daria certo usar esse conceito para deixa-la senoidal ?
Sim, mas não tem muito sentido fazer senoidal se for alta frequência, porque não pode alimentar os equipamentos diretamente com altas frequências, mas o oscilador oscila sim, basta reduzir os valores dos capacitores de realimentação de maneira proporcional em regra de três, porém, se a frequência ficar muito alta, o amplificador na saída do oscilador para aumentar a impedância não vai responder, como o resistor é muito alto, de 100K, pode atenuar a amplitude se a frequência for muito alta. Muito obrigado, um forte abraço.
É que hoje ninguém mais sabe eletrônica no mundo e todo mundo copia tudo e fazem tudo com programas chips e Arduinos, é programação e não eletrotônica, mas eu gosto da eletrônica de verdade. Quando os que fazem os controladores que esses sim conhecem eletrônica diferente dos que usam os chips prontos, o mundo vai colapsar, todos saberão programação e ninguém mais eletrônica, ai vou querer saber como fica. Muito obrigado, um forte abraço.
SOU MECANICO DE MAQUINA DE COSTURA, E TAMBEM TENHO PRATICADO MUITO ELETRONICA, MAS ESSE SEGUIMENTO DIFICILMENTE A GENTE CONSEGUE IR QUANDO ELES DAO TREINAMENTO, AINDA MAIS AGORA NA PANDEMIA
EU PRECISO AVANÇAR EVOLUIR NA ELETRONICA, MESMO A TANTA DIFICULDADE, NAO PERCO A ESPERANÇA E OPORTUNIDADE DE SOMAR CONHECIMENTO EXEMPLO; SEU CANAL QUE TEM SOMADO MUITO NO MEU COTIDIANO
Mto bom amigo, quanto maior a tensão melhor a transferência devido a corrente ser menor em caso de alta potencia, tem pessoas q acham q vai dificultar usar duas baterias, mas em grandes projetos n da p usar uma so se n tiver em série será em paralelo n tem jeito rsrs
É verdade meu amigo, agradeço muito o grande apoio que sempre vem me dando professor Dantes, tamos juntos. Muito obrigado, um forte abraço.
Dantes, nobre amigo! Abração.
ao meu ver nao é muito versátil usar 48v vc fica limitado a sempre usar múltiplos de 2 baterias, ou usa 2 ou 4 ou 8 baterias fora o desbalanceamento de carga que reduz drasticamente a vida útil das baterias muitos pontos negativos pra um ou outro ponto positivo
Olá Dante - Passei este circuito fac-símile para o Proteus e excetuando-se a tensão de 12.4v no regulador, nenhuma das outras tensões do oscilador correspondem as indicações do Hélio no simulador. Este circuito não alterna as oscilações entre os dois grupos de Mosfets, portanto não tem como induzir qualquer tipo de transformador para oferecer a tensão desejada na saída... Estou lutando há uns dez dias verificando se estou errando ou é mesmo o circuito que foi mal projetado.... Colocando o logicprobe na entrada do transformador pode se verificar que apresentam tensões, mas não oscilam e muito menos em 180 graus como seria o desejado. Abs
Boa tarde,
Vc pode disponibilizar esse diagrama do circuito
Circuito no bom e velho transistor, eletronica roots... simples elegante e funcional, é bom ver quem domina explicando! Acompanhando, muito legal!
Muito obrigado, um forte abraço.
Isso é engenharia de primeira... Muito bom eu só tenho a agradecer Sr Hélio. Faz um apoia se pra gente mandar dinheiro e ajudar a vc comprar pelo menos os componentes. Acho que muita gente aqui concorda... Suas aulas são muito boas!! Parabéns e obrigado mais uma vez.
Valeu, Muito obrigado, um forte abraço.
Ótima aula. Já está melhor do que a "senoide pura" dos inversores vendidos no mercado.
Obrigado, espero que no final com a potência a onda fique assim também, mas ainda não podemos soltar foguetes, um forte abraço.
Beleza professor, não canso de olhar seus projetos, valeu!!!
Valeu meu amigo, muito obrigado também, um forte abraço.
Muito bom a explicacão e o conhecimento de eletronica geral do mestre aí. Vou acompnhar o projeto até o final.Parábens
Muito obrigado, um forte abraço.
Excelente, profesor Helio. He terminado de simular este proyecto en LTSPICE XVII, incluyendo sus datos de transformador, con resultados excelentes. Es una maravilla. Aunque me he demorado, estoy muy contento, porque he aprendido.
Aunque no conozco que usted mencione que es ingeniero, supongo que lo es, porque para hacer este tipo de proyectos no basta conocer un poco de aquí y otro poco de allá. Lo admiro y le agradezco nuevamente.
Gracias amigo mío, estoy feliz de saber que lo lograste. Soy ingeniero eléctrico / electrónico y tengo varias especializaciones de cursor. Un fuerte abrazo.
Acho incrível você fazer o oscilador a transistores, assim como o ampop com mosfet. Esse é seu diferencial, não usa CIs facilitadores como o 555. Parabéns meu amigo.
Muito obrigado, um forte abraço.
Parabéns amigo. Mais uma grande ideia, que fica melhor acompanhar passo a passo.
Muito obrigado, um forte abraço.
Fala mestre tu é o cara . O meu a pereira etapa funcionou também ,grato .feliz ano novo que Deus abençoe sempre 🙌 Saúde e paz para o Sr e família
Igualmente, fique com as bençãos de Deus também, muito obrigado, um forte abraço.
Parabéns Helio pela iniciativa de compartilhar o conhecimento, sucesso para você.
Muito obrigado, um forte abraço.
Hélio Augusto parabéns! Admiro muito a sua inventividade, criatividade e genialidade. Sua originalidade inspira
Muito obrigado, um forte abraço.
Parabens, eu procuro a anos , alguem que faça um inversor senoidal, sem o uso das egs002. Vou acompanhar todos os videos desse projeto. Parabens.
Muito obrigado, um forte abraço.
www.in-verter.com
Parabéns Hélio, excelente aula e explicação..
Muito obrigado, um forte abraço.
Ótimo vídeo. Esse formato fica interessante mesmo. Mesmo que no final o projeto não fique como você espera ainda assim podemos aprender muito de cada etapa. Gostei muito do circuito gerador de onda senoidal, pode ser aproveitado para outros fins. Parabéns continue com o bom trabalho.
Muito obrigado, um forte abraço.
parabems pelo seu projeto senoide perfeita mt bom ... uma ideia feedback seria bom evitar queda na saida do inversor ok aguardo outros videos jesus abençoe vc grande engenheiro abraço
Muito obrigado, que Deus te abençoe também, um forte abraço.
Incrível professor calculando tudo só com a lei de Ohm. Meus parabéns!
E a lei do um decimo também, que coloco a corrente nos resistores de base 1/10 da de coletor. Muito obrigado, um forte abraço.
Projeto perfeito parabéns.
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
Parabéns, agradeço por compartilhar o seu conhecimento
Valeu meu amigo, muito obrigado também, um forte abraço.
Gostei da ideia! vou acompanhar muito interessante
Valeu, Muito obrigado, um forte abraço.
Like e Compartilhado meu amigo, este canal tem um excelente conteúdo.
Valeu, Muito obrigado, um forte abraço.
Meus parabéns professor você tem um raciocínio muito rápido ...
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
Parabéns professor, muito bom o projeto.
Muito obrigado, um forte abraço.
PARABENS MEU AMIGO, SE TIVER UMA ARCA DO FIM DO MUNDO ACHO QUE SEU INGRESSO TÁ GARANTIDO!
Valeu, Muito obrigado, um forte abraço.
Eu usaria um 7812 como regulador no lugar do tip41. Parabéns pelo projeto Helio. Se não for pedir muito, coloca no projeto uma proteção de alta e baixa voltagem na entrada dos 48v e uma para proteção de curto na saída.
Obrigado pelo comentário e sugestões. Quanto ao LM7812 iria ter problemas, pois ele apenas suporta na entrada 22V e a bateria chega a 56 em carga, iria queimar na mesma hora ou teria que ter outro circuito na entrada dele abaixando a tensão, seria dois circuitos e não 1, Um para que não passe de 22V e outro para a saída de 12V, mas é valida a ideia e serve para fazer essa observação, pois muitos pensam o mesmo e se equivocam nisso. Um forte abraço
@@HelioCientista Não é equivoco não, pretendo fazer um com 24v, e o 7812 aceita até 27v vou usar ele. E sobre as proteções, alguma ideia?
@@eversonrds Nesse caso tem mais logica, mas mesmo assim por experiencia, te garanto que passando dos 22V o 7812 já reclama, com 27V fica ruim, não vai funcionar não e a bateria chega a 27V em plena carga, mesmo que o datasheet diga que aquente, eu te garanto que não, e não deve passar dos 22V na pratica, essa é a verdade, quanto as proteções de entradas, o controlador e a placa de comutação que já fiz é quem faz isso, ai não precisa e a proteção de saída, seria bom, mas como vai ficar muito mais complicado, para facilitar, farei sem ela, basta ter o cuidado de não sobrecarregar a saída e sempre pode colocar um fusível na saída, caso sobrecarregue, se abre, seria melhor, para simplificar.
Olá. boa ideia fazer por etapas, é uma modalidade estilo Fórum, o pessoal vai acompanhando e outros podem ir aperfeiçoando.
Muito obrigado, um forte abraço.
Esse cara é FENOMENAL!!!
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
Eu amo seus vídeos eu tenho apenas 10 anos e adoro ciências, também realizo experiências aqui em casa e você é uma inspiração para mim , alguns dos seus vários projetos eu já tentei realizar e quase deu certo , queria que você fosse meu professor na vida real sério você é excelente , você é melhor até do que o Felipe Neto, todo o seu conteúdo é bom demais. Parabéns pelo canal , pela a animação, pela aula , pela experiência, pela a animação, pela criatividade , resumindo por tudo.
Muito obrigado e relembrando como disse no outro comentário, cuidado com eletricidade é perigoso e sempre faça experiencias com a companhia de um adulto, todo cuidado é pouco, um forte abraço meu amigo.
@@HelioCientista Agradeço a dica e as ideias, eu tento tento sempre tomar cuidado no final do ano eu vou fazer uma experiência no qual eu vou fazer com a minha tia aí eu mostro depois eu te mostro o resultado eu sempre dou like nos seus vídeos e você explica super bem . Um forte abraço para você é todo o sucesso do mundo na sua vida , porque você é um gênio que sabe explicar super bem , uma pena que não tem como o governo ou uma empresa privada te patrocinar e mais uma vez PARABÉNS.
@Warley Reis obrigado pelos elogios
Parabéns você e fera 👏👏 excelente explicação
Muito obrigado, um forte abraço.
Helio, essa semana eu vi um video superficial sobre uma maquina de solda inversora, achei o principio muito interessante e olha, é muito o modelo dos teus vídeos, seria muito bacana uma aula tua ensinando fazer. Abraço
Valeu, Muito obrigado, um forte abraço.
Por mim aprovadíssimo ! Só a introdução por si só , já venceu a guerra. Difícil encontrar alguém corajoso assim. Vlw , meu irmão !
Valeu meu amigo muito obrigado mais uma vez.
Meu amigo, você é um gênio!
Muito obrigado, um forte abraço.
Boa Noite meu querido irmão e amigo abençoado por Deus, excelente aula melhor é impossível saúde e paz vida longa um forte abraço Deus ti ilumine hj e sempre.
Boa noite meu amigo, muito obrigado, fique com as bençãos de Deus também, um forte abraço.
Super aula Professor ... 👏👏👏👍
Muito obrigado, um forte abraço.
Muito bom teu vídeo... vou usar esse sistema para minha geração de energia solar que vou montar....
Valeu, Muito obrigado, um forte abraço.
Sem comentários 👏👏👏👏👏👏👏. Parabéns professor.
Muito obrigado, um forte abraço.
Cheguei agora nesse canal, Não conhecia e o cara ja tem o Meu Like. Parabens
Muito obrigado, um forte abraço.
Muito bom amigo,obrigado por compartilhar seus projetos.
Muito obrigado, um forte abraço.
parabéns! você é um cara muito dedicado
Muito obrigado, um forte abraço.
Muito legal, parabéns por adquirir o quadro branco e um osciloscópio digital !
Você foi o primeiro a observar a troca do quadro, estava esperando para saber quem seria o primeiro, você é um bom observador, valeu meu amigo, Muito obrigado, um forte abraço.
Muito bom seus projetos parabéns. Gosto muito.
Muito obrigado, um forte abraço.
Abraço meu professor 🙌🏽
Muito obrigado, um forte abraço também.
Muito bom amigo! Só falta a etapa de potência.
Estou fazendo isso, ainda não está funcionando, espero que logo funcione, Muito obrigado, um forte abraço.
Excelente, nobre Helio. Forte abraço.
Muito obrigado, um forte abraço.
Parabéns professor 👍🏿
Muito obrigado, um forte abraço.
Olá, conheci seu canal ontem e já assisti quase todos os vídeos.
A sua matemática está correta. O zero não é puro zero mas sim o resultado de qualquer número dividido por infinito. Consequentemente o infinito é qualquer número dividido por zero.
Parabéns.
Tenho uma teoria física que trago comigo e conto para alguns amigos a mais ou menos 5 anos.
Um dia tomo coragem e faço um vídeo também.
Te incentivo a que publiques o quanto antes, no meu caso, tinha isso revelado a uns 8 anos antes de publicar, publiquei primeiro no face e logo aqui, mas levei muito tempo para criar coragem e hoje me arrependo, porque apenas perdi tempo, não cometas o mesmo erro, muito obrigado, um forte abraço.
ELE É UM GÊNIO DA CIÊNCIA
Valeu meu amigo, fica com Deus, um abração.
Com Deus também e todo o sucesso do mundo na sua vida e na de sua família
Muito top amigo! A eletrônica é linda.
Muito obrigado, um forte abraço.
Parabéns Helio por mais um grande projeto criativo de sua autoria. e vamos esperar a segunda parte com muita fé que tudo vai dá certo. Um abraço e boa sorte.
Valeu, Muito obrigado, um forte abraço.
Hélio, faz um vídeo explicando a saída de potência desse amplificador. O Mosfet com resistor em série a potência de saída não vai ser limitada? Explica também como usar um Mosfet pra chavear analógica mente.
Sim a potência é limitada com o resistor, mas no caso, tem aí mais que a necessária, senão, teria que ser feito diferentemente e para chavear linearmente, é como fiz aí, tem que haver uma realimentação e a realimentação, controlando o ganho que passa a ser linear, fiz isso aí e fiz no amplificador classe B também, embora lá no classe B, houve uma muito maior complexidade para que não houvesse o resistor, que limita a potência. Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
Hélio, meus parabéns...excelente explicacao...muito obrigado...
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
Muito bem explicado parabéns!!!
Muito obrigado, um forte abraço.
Parabens pelo video. Gostaria de saber se é possivel fazer variar a frequencia na saida, o que poderia servir para controlar a rotação de motores em corrente alternada.
1 abraço
O problema é que os resistores alem de determinar a frequência, também determina as polarizações do circuito para o correto funcionamento e não teria como variar com um único potenciômetro, seria complicadíssimo. Para mudar a frequência, seria mudando os capacitores de realimentação e mantendo a mesma relação como explico no vídeo, assim, se consegue qualquer frequência, mas com limites de não serem RF é claro, talvez até 1MHZ funcione, mas seria sempre uma frequência unica por conjunto de capacitores e não ajustável, ajustar seria bem difícil, se tentar ajustar, vai danificar a onda que pode ficar quadrada ou parar de oscilar, dependendo do erro da relação que inevitavelmente vai mudar com o ajuste. Espero ter ajudado.
Cara, vc é muito bom!
Muito obrigado, um forte abraço.
Muito bom, mais um like....
Parabéns!!!!
Muito obrigado, um forte abraço.
Bom dia Hélio mais um projeto 😉 então 48 volts da muita estabilidade ao sistema mas o consumo de bateria é alto depende da potência você pede muito bateria na associação delas em 48.
Não meu amigo em 48V é a melhor voltagem para ter bom rendimento, em 12V é que sempre perde muito, muito obrigado, um forte abraço.
Vamos galera ajudar esse FERA!!!
Mete o dedo no LIKE!!!!
Muito obrigado, um forte abraço.
@@HelioCientista tamo junto!!
Admiro o seu trabalho e dedicação em passar um conteúdo de qualidade!!!
Quanta honra . . .Dantes ó 👏👏👏
muito bom Hélio, parabéns !
Muito obrigado, um forte abraço
Um inversor que usa mosfets na saida não vai funcionar com uma entrada de onda senoidal. Pois mosfets funcionam como chaveadores e se vc colocar como amplificadores ira aquecer muito. O tip41c na pratica não aguenta tbm a voltagem das baterias.
Nunca vi tanto pessimismo assim e não tenho nem ideia, de onde você tira estes absurdos da cabeço. Muito obrigado, um forte abraço.
Like garantido professor. Sucesso. Deus abençoa
Muito obrigado, que Deus te abençoe também, um forte abraço.
Hola Helio, estoy esperando la 2da parte do inversor con ansias, abrazo grande
Estoy en esto, pero es muy difícil, ya quemo todo por 5 veces y pierdo los componentes, tengo que volver a comprar y sin plata. La carga inductiva es muy difícil, cuando pongo el transformador, quema. Até llegue cerca, conseguí unos 70W, pero es poco y logo quemo, ya cambié de circuito para ver se con otra forma funciona, pero aún no logre, ahora tengo que esperar hasta fin de semana para continuar, porque todavía tengo que trabajar en empresa como subordinado, no es fácil no amigo mío, pero lo voy hacer ni que sea lo último que haga jajaja. Un abrazo.
Professor quero agradecer suas respostas elas me ajudarão muito principalmente a que lhe pedi passo a passo do trafo,peço mil desculpas mas não tinha prestado atenção nos vídeos,mas uma vez obrigado,antes de ir gostaria de saber se o Sr. tem algum projeto de uma fonte regulavel,já que seus projetos são altamente precisos e completos,obg DEUS abençõe.....
Tudo que tenho já está publicado e qualquer nova publicação será recém feita, embora já fiz muitas e muitas outras coisas, inclusive o que me pede, mas já não tenho informações guardadas das coisas que fiz na época que fiz e só fazendo tudo de novo. Muito obrigado, um forte abraço.
Muito bom parabéns!
Muito obrigado, um forte abraço.
Muito bom professor
Muito obrigado, um forte abraço.
ótimo projeto professor pelo que vi a perca vai ser mínima.
Valeu meu amigo muito obrigado, um forte abraço.
parabens professor o senhor merece milhares de likes
Muito obrigado, um forte abraço.
Vá em frente grande professor, confiamos em você. Meu canal é assim tbm. Estou fazendo um projeto de uma vitrola controlada o rpm com Arduino. Abraços
Muito legal, Muito obrigado, um forte abraço.
muito top projeto parabens tmj
Valeu meu amigo muito obrigado, um forte abraço.
Hélio bom dia ! Sensacional ! aprovado ! mas por favor fale mais devagar !!! Obrigado !
Muito obrigado e desculpa ai, um forte abraço.
Salve, professor! Fiz um osciladador duplo T 60 hz, funcionou redondo. Liguei na entrada de um módulo automotivo para usá-lo como inversor.
A ideia é por ai mesmo, Muito obrigado, um forte abraço.
Muito bom!!! Parabéns!
Valeu meu primo, um abração.
Hélio, uma sugestão para corrigir a variação da tensão no secundário com a carga. Você pode usar um transformador pequeno para pegar a amostragem direto do secundário do transformador de saída.
Legal, mas assim mesmo fica difícil conseguir estabilidade, tenho em mente um circuito simples e se fizer esse controle vai tudo pro espaço, teria que fazer outro mais complexo sempre. Muito obrigado, um forte abraço.
Excelente trabajo, profesor Helio Cientista.
Le pregunto si tiene las medidas en henrios del primario y secundario del transformador. Se lo agradecería para llevar el proyecto a simulación en LTSPICE. Mil gracias. Saludos desde Colombia.
No tengo la medida exacta, incluso porque si mido esto, habría errores, por la magnetización restante del metal, pero para la simulación en el secundario, use 1137mH, con una resistencia del cable en ohmios de 0.5R ( 127VAC) y en el primario, use 10mH, con una resistencia del cable en ohmios de 0.05R. Muchas gracias amigo, un abrazo fuerte.
@@HelioCientista Muchas gracias. Así lo pondré. Igualmente un gran abrazo y admirado de su gran voluntad por transmitir el conocimiento de manera tan detallada y clara. Le comentaré cuando lo tenga funcionando en el simulador.
Isso aí primo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu meu primo, um abração.
excelente aula e explicação..
Valeu meu amigo muito obrigado mais uma vez.
Concordo totalmente com o povo! O mais legal é que nos aproximamos ainda mais com os erros e acertos.
Valeu meu amigo, embora dessa vez confesso que não compreendi bem a mensagem, mas sei que é algo de bom grado, pois você está dando apoio em todos os vídeos. Um forte abraço.
@@HelioCientista Quando escrevi, "Concordo totalmente com o povo!" É que o Professor falou que o "povo pediu para fazer assim" e eu concordo.
@@HelioCientista Quando eu escrevi sobre os erros e acertos, é que o "normal" são os professores entrarem na sala com a aula pronta. Porém o Helio Cientista é professor e Cientista, Cientistas acertam depois de alguns erros e você está compartilhando o raciocínio e o desenvolvimento dando-nos a oportunidade de PENSAR!!!!!!!
Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele.
Henry Ford The Forum, abr. 1928.
Show, algo assim tinha suspeitado dês do princípio como diz o Chapolin kkkkk, apenas a parte do povo não tinha ideia devido a que já não me lembro dos detalhes do meu vídeo.
legal prof.:estamos juntos nos projetos nota 10
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
professor meu like e garantido
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
Gostaria de dar uma sugestão.
Em todos os projetos, comece por diagrama de blocos. Depois a função de transferência com os sinais de entrada e saída desejados.
Por fim, desenvolva cada bloco para só depois interligar. Tanto vai ajudar muito o senhor a desenvolver e prever se dará certo ou não como a didática melhora demais.
Valeu, Muito obrigado, um forte abraço.
@Warley Reis nesse então se pode usar diagrama de blocos e depois diagrama de sinais. Ambos são de fácil compreensão e ajudam bastante, apesar de não substituir a função de transferência.
Professor você o melhor
Valeu meu amigo muito obrigado, um forte abraço.
Super aula 😃
Muito obrigado, um forte abraço.
Vai de certo Sim professor.so não esqueça de aplicar o Fred bak
Valeu, Muito obrigado, um forte abraço.
Obrigado pela partilha!
Muito obrigado também, um forte abraço.
Amadão Helio, uma bela aula de eletrônica - 60vesesrLike
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
ELE É MELHOR DO QUE O IBERÊ DO MANUAL DO MUNDO
Muito obrigado de novo, um forte abraço.
😃😃😃 de nada e um grande abraço
Exelente trabalho
Muito obrigado, um forte abraço.
Helio quero montar um inversor com trafo de ferrite em alta frequência como se fosse um classe D com a ponte de Wien como amostra senoidal, seria otimo se vc ensinasse a estabilizar a onda senoidal
Na conclusão desse mesmo projeto ensino isso meu amigo.
@@HelioCientista quando tiver um tempo de uma olhada em ocilador ponte de Wien, obrigado por compartilhar seuconhecimento
Mais uma vez parabéns
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
Bom dia Helio!
Muito brm explicativo seus videos, excelente!!!
Agors o que vc me fala sobre este seu osciloscópio, notei q este modelo tem uma alta taxa.de amostragem, qual a vantagem disto?
Realmente é bom e na verdade, queria um analógico, que tem amostragens infinitas, assim dizendo, e é muito melhor, porém, era muito mais caro e fiquei satisfeito com esse. Muito obrigado, um forte abraço.
Boa noite! Qual seria a potência desse inversor? Qual o aparelho de maior potência que poderia ligar em sua saída? Grato.
Não existem limites, a potência é de acordo com o quanto de dinheiro queiras gastar num projeto, mas não vou fazer muito forte não por falta de gana, apenas tenho intenção de ensinar, afinal, se quisermos um de alta potência, sempre sai mais barato comprar pronto, infelizmente, é totalmente impossível concorrer com as industrias, um só componente para agente, sai as vezes mais caro que todo o equipamento, tem relógios que sai mais caro trocar a bateria que comprar um novo que vem com bateria nova, essa é a realidade das coisa. A coisa aqui é pela didática e conhecimentos. Mas como ainda não terminei a minha versão, não sei a potência que vai ter. Muito obrigado, um forte abraço.
Boa noite #HELIO,
1° seria possível fazer o seguente: usar uma ou 2 baterias no máximo em serie, portanto, 24 volts e usar um conversor DC DC potente para transformar esses 24 volts em 48 volts e usar em um inversor que normalmente é feito para trabalhar com 4 baterias ? O objetivo, como deu pra perceber, é não gastar tanto de imediato com a compra de muitas baterias. Espero seu comentário, OBRIGADO DESDE JÁ.
O objetivo de usar 48V é aumentar o rendimento, se você usar 24V com ou sem um conversor, a voltagem de entrada na qual vai vir toda a potencia, continua sendo 24V, que continuará tendo menos rendimento que 48V e como ainda vai ter perdas com o conversor, vai ficar ainda pior que se fosse feito direto com 24V o inversor, ou seja: Vai ter um inversor alimentado com 24V com rendimento pior que os mesmos 24V e infinitamente pior que os 48V diretos, vai ficar com rendimento equivalente a 12V, ainda vai gastar com o conversor o mesmo que gastaria com as baterias restantes para ficar com 48V, seria a pior ideia que se pode ter, apenas serviria caso você tivesse o conversor, as baterias de 24V e um inversor de 48V e quisesse aproveitar tudo sem ter que comprar nada, ai seria valido, caso contrario, esqueça a ideia.
@@HelioCientista *Me desculpe, mas não concordo 100 por cento com a sua conclusão, pelo seguinte: um inversor de 48 volts só funciona com uma entrada de 48 volts, ou seja, 4 baterias. ponto. 2° perdas, isso é comum e normal em qualquer sistema por mais bem elaborado que for, se esquentou... já está ocorrendo consumo de energia, sendo transformada em calor e sendo desperdiçada. ponto. Uma outra questão que você não levou em conta: durante o dia, as placas solares geram praticamente a carga com sobra e a energia armazenada nas baterias ficam apenas para a noite e quando não há consumo durante o dia, e as baterias já estão carregadas, o exerço de geração se perde. Então fazer esse sistema teria vantagens sim: menos baterias, mais potência, pois o sistema DC DC trabalharia como baterias virtuais, fornecendo a voltagem correta na entrada do inversor. Se não estou enganado, uma das funções do conversor DC DC é amplifica tanto a voltagem com a amperagem na sua saída. Vale lembrar ainda que durante o dia o conversor dc dc estaria recebendo tenção e correte não só da bateria, mas simultaneamente das placas. Espero que entenda minha ideia*
@@poptop7837 Compreendo, mas vejo as coisas tal qual te disse.Vou ver se consigo fazer você vompreender a coisa. Eu vejo rapidamente um processo físico, mas a grande maioria das pessoas encheram melhor com os números, então vamos aos números. Imagine um sistema com um inversor de 48v, que o inversor tenha 90% de rendimento e na saída tenha 1000w, se tem na saída 1000w e a entrada tem 90% de rendimento, logo entram 1111w que seram fornecidos pela bateria. Supondo agora que você tenha um conversor DC/DC, de entrada 24v e saída 48v, por ser entrada 24v, o rendimento sempre é menor ou pelo menos muito mais difícil, mas supondo que seja um super conversor pica das galáxias, que também de 90% de rendimento, como ele tem que colocar na entrada do inversor de 48v 1111w, como visto a cima e tem 90% de rendimento, então na entrada dele de 24v, entraram 1234w que seram fornecidos pela bateria. Agora se fizer com um inversor de 24v de frente, mesmo ele sendo ruim, com apenas 85% de rendimento para ter os 1000w na saída de frente, entrariam nele 1176w. Como os números mostram, fazendo em duas etapas, ainda fica pior que de frente, com um inversor de 24v. Espero ter ajudado.
Muito bom meu amigo Deus te abençoe sempre!!!
Você teria esse esquema neste formato que você está comparando com o circuito em testes?
Valeu meu amigo, muito obrigado, todos os esquemas que tenho estão disponíveis no drive virtual com o link na descrição do vídeo, fique com as bençãos de Deus também, um forte abraço.
Boa tarde amigo, Aki é Glauber, de Santa Cruz do Rio Pardo-SP. Deus abençoes por compartilhar conhecimento. Amigo, o difere entre os inversores e nobreak que aceitam e que nao aceitam ligar carga indutiva como motores?
Esse liga qualquer carga, caso tenha muito surto se desarma, veja o vídeo final que fiz (não fique no escuro inversor senoidal) muito obrigado meu amigo, fique com as bençãos de Deus também, um forte abraço.
Abrazos profesor Helio Cientista. Observo que en la información publicada en el link, tiene dos versiones de este mismo proyecto. Estoy comparando el "esquema", con "inversor completo". En líneas generales parecen ser el mismo, pero tienen diferencias. Si desea puedo precisar cada una de ellas. La pregunta es: Cuál de los dos es el ideal? Muchas gracias.
Lo hice por partes hasta terminarlo, pero todo es igual y al final todo está listo y actualizado, aunque veas la carpeta final, verás todo listo en la pizarra y ahí mismo hay un archivo con Los enlaces de todos los videos hasta su finalización, incluyendo cómo hice el transformador y también se actualizó el mismo transformador, todo está ahí y el final está completo. Muchas gracias amigo, un abrazo fuerte.
Olá Prof. boa aula, mostra como calcular esses resistores para ter essas tensões
Valeu, Muito obrigado, um forte abraço.
Um inversor com duas etapas sendo uma de alta frequência pra usar um trafo de fonte atx e esse oscilador na segunda etapa como um inversor de frequência pra fazer os 60hz daria certo?
Pode ser, foi como disse no vídeo, existem varias formas de fazer a mesma coisa, estou apresentando e desenvolvendo uma maneira. Muito obrigado, um forte abraço.
like...parabens helio como ainda é um experimento como vc mesmo diz, sabe me dizer se alterar pra oscilar em alta frequencia para usar transformadores de ferrite daria certo usar esse conceito para deixa-la senoidal ?
Sim, mas não tem muito sentido fazer senoidal se for alta frequência, porque não pode alimentar os equipamentos diretamente com altas frequências, mas o oscilador oscila sim, basta reduzir os valores dos capacitores de realimentação de maneira proporcional em regra de três, porém, se a frequência ficar muito alta, o amplificador na saída do oscilador para aumentar a impedância não vai responder, como o resistor é muito alto, de 100K, pode atenuar a amplitude se a frequência for muito alta. Muito obrigado, um forte abraço.
Vi em alguns inversores uma plaquinha SPWM pra gera a senoidal
É que hoje ninguém mais sabe eletrônica no mundo e todo mundo copia tudo e fazem tudo com programas chips e Arduinos, é programação e não eletrotônica, mas eu gosto da eletrônica de verdade. Quando os que fazem os controladores que esses sim conhecem eletrônica diferente dos que usam os chips prontos, o mundo vai colapsar, todos saberão programação e ninguém mais eletrônica, ai vou querer saber como fica. Muito obrigado, um forte abraço.