Lito, se vc optar por lecionar em algum momento de sua carreira sobre esse assunto que conhece e sabe explicar tão bem e de forma clara e objetiva, certamente vai gerar uma legião de alunos-fãs! Parabéns!!!
Gosto muito da didática que você usa para nos explicar de maneira clara, tranquila e direta as complexidades que envolvem o universo da aviação. Aviões e músicas, o melhor canal sobre aviação do UA-cam.
9 років тому
Muito bom Joselito.... a explicação foi sensacional.....
Cara, parabéns pelo vídeo e muito obrigado pela paciência e didática! Realmente faltam materiais de fácil acesso aqui no Brasil que esclareçam esses "erros" de conceito. Valeu!
Imagina uma furadeira, quando a broca entra na parede, a furadeira tende a girar em sentido o posto ao de giro da broca caso a broca trave, ou seja, quanto maior a resistência na hélice, mais tenderá a acontecer o giro. Mas devido a grande força sustentação da asa e o próprio leme faz com quase giro seja quase imperceptível. Veja que nos helicópteros tradicionais, basta um pequeno rotor de cauda para corrigir este problema. Abraços!
No meu antigo paulistinha o piloto sentado no cockpit via a hélice girando da direita pra esquerda i.e. no sentido anti horario e pra quem estava fora dando a hélice no motor no sentido horário pois não tinha motor de arranque, tinha que fazer o motor pegar manualmente. A hélice girando num sentido provoca uma tendência pro avião girar em sentido contrário nas baixas velocidades, por exemplo nos casos de treinamento em perdas, em perda total onde o avião perde toda a sustentação, tendia entrar em parafuso pra direita, i.e. no sentido horário. Por isso os torpedos São equipados com duas hélices em contra rotação,pois só com uma hélice o corpo do torpedo gira e não desenvolve vêlocidade.Uma experiência prática que pode ser feito em casa é com o seu liquidificador, coloque-o sobre um prato sobre mesa lisa bem umedecida pra diminuir o atrito, carregue-o com água e frutas e ligue-o, vai observar que o liquidificador tenderá girar contra a rotação da hélice. Por isso que no treinamento de parafusos preferia-se entrar pra esquerda,contra a rotação do motor pra evitar que o motor apagar se fizesse o avião girar no sentido de rotação do motor. Lógico, em todos esses casos,avião, torpedo liquidificador, o mecanismo que gira o eixo está apoiado na carcaça do motor fazendo -o girar no sentido contrário.
Não, cara! Os seus vídeos não são bons! Não mesmo! Eles são ótimos! Sempre gostei da aviação, como falei em outro comentário, meu pai foi supervisor da VASP durante muitos anos (passou pela TAM, e já aposentado pela Azul, WebJet e RM), minha mãe também trabalhou na VASP. Cresci vendo os três boxes gigantes da Transbrasil, Varig e VASP no Pinto Martins. Tinha acesso a rampa direto pelo box ou pela esteira de bagagens. Vendo seus vídeos, voltei a pesquisar e estudar sobre essa área. Parabéns pelo canal.
Lito, a explicação mais convincente é em relação à rotação do eixo do motor ou sentido de rotação da hélice e torque, diferentemente do que acontece com foguetes que geram empuxo direto em uma única direção e diferente do empuxo gerado, caso fossem hélices duplas, assim como no Sikorsky S-97 Raider, certo?! Depois poderia fazer um vídeo sobre ele?
Em Helicópteros este efeito chama-se "dissimetria de sustentação". Este efeito faz com que tenhamos que fazer uma correção no comando do cíclico para nivelar a aeronave.
Parabéns pelo canal ! Enquanto uns gastam tempo postando besteiras, outros utilizam de maneira útil. Gostaria apenas de adicionar que em monomotores existe ainda o efeito dinâmico relacionado a conservação do movimento angular relativo a massa girante. Traduzindo para o português, Ao efetuar movimentos com os comandos de um monomotor o efeito da mudança de direção também cria reações em direções diferentes.
LITO POR FAVOR AO INVÈS DE VC DIZER "ESSE VIDEO AQUI " POR FAVOR FALE QUAL O ÈPISODIO PQ MUITA DAS VEZES O UA-cam NAO MOSTRA ESSE VIDEO "AQUI" E MUITO OBRIGADO PELO TRABALHO BRILHANTE
gostei da explicação embora no helicoptero a dissimetria do disco do rotor seja corrigida um pouco diferente consoante o tipo de rotor "rigido" ou "articulado". abraço, filipe
Ola' Joselito. Entendi toda a explicacao direitinho, e' muito facil de entender mesmo. Mas o que nao entendi ate' agora e' o que significa "REPOSTA". Voce poderia explicar isso num outro video? Todos avioes tem esse problema de reposta? Avioes a jato tambem sofrem de reposta, ou apenas avioes com pas? Obrigado.
um forte abraço lito sou admirador de seus videos e apaixonado por avioes e aeromodelos. eu estive na apresentaçao da esquadrilha da fumaça no campo marte,voce estava lá?
Interessante.... as escolas de aviação no Brasil ensinam que o adverse yaw é única e exclusivamente causado pelo torque? O que eu aprendi na ground school aqui no Canada é que é uma combinação de fatores.... somando o torque, a diferença de velocidade das pás como você muito bem explicou e, no caso de curvas, o adverse yaw também é agravado pelo drag dos ailerons
nao como funciona na maioria das escolas, talvez seja assim, conjugado de reviramento pensei q era a mesma coisa q torque, nao entendi bem no video se é diferente
A dissemetria lateral de sustentação nos helicópteros, na verdade, é corrigida pela articulação de batimento (flap). Foi implantada por Luis Breguet em 1935. A pá do rotor que avança sobe em função da maior sustentação e da preceção giroscópica. Assim, por subir a soma vetorial do vento relativo incidente tende a diminuir o ângulo de ataque e diminuir a sustentação. Não pá que recua ela desce e o feito é ao contrário.
Primeiramente parabéns pelo vídeo. Excelente. Sempre achei que o P-Factor é mal explicado nos cursos de aviação no Brasil (ao menos nos que eu conheço). Quanto a resposta para o próximo vídeo, eu diria que o próprio ar deslocado pela hélice não se move de forma linear, ele tb "saí rotacionando", ao se "chocar" com o estabilizador vertical provoca uma força maior do lado esquerdo (devido ao sentido de rotação da hélice e pôr consequência do ar deslocado) gerado a guinada para esquerda (compensada com pedal para direita). À propósito, esse recurso de deixar para próximo vídeo é maldade... 😄👍🏼
Lito só uma correção, vc diz que as pás estão girando a 100 mph, e logo depois o helicóptero estaria avançando a 119 mph, qdo na verdade vc quis dizer 19 mph, conforme suas contas...
Lito, muito bom o Vídeo, também gostei de você deixar o publico na expectativa pra o próximo vídeo!! há se você não importar teria a possibilidade de listar os equipamentos que usa no simulador?
Será que isso explica aquela historia de alguns aviões antigos voarem em círculos quando perdiam a orientação? O piloto teria a sensação de estar em linha reta mas o avião estaria em uma rota circular.
O problema da manobra de parafuso era evitar o embandeiramento da hélice, por isso entrava-se em parafuso contra a rotação do motor e vai-se do parafuso dando pedal contrário a rotação do parafuso.
Lito, gosto muito dos seus vídeos e admiro muito a sua capacidade de ensinar. Porém, se me permite uma crítica construtiva, esta explicação deixou um pouco a desejar. Tentarei fazer uma apresentação que explique melhor a tendência de guinada à esquerda em monomotores a hélice (com rotação em sentido horário) e te envio assim que acabar. Grande abraço e continue com os vídeos que são ótimos.
Você Lito, sugeriu esse vídeo de 3 anos atrás, hoje em 2018, e pra minha grata surpresa encontro o ancestral do " Mano", ainda com participação em vídeo fantasma. Em que episódio nasceu o Mano? Um abraço,
Posso até estar enganado, mas essa diferença de de sustentação causada pela hélice que avança vs a hélice que retorna, devido ao efeito da precessão giroscópica, iria fazer com que o nariz apontasse para baixo ou para cima, igual no helicóptero.
2:10 primeira aparição do mano, antes de ele roubar um colete da manutenção
Eu que comecei a seguir o Lito recente, achei esse vídeo antigo mais sério! Abraços Lito!
Muito bem exemplificado, Lito. 1.000x melhor que nos livros.
Traz o mano... ele não pode faltar... adoro essa parte humorística!
Lito, se vc optar por lecionar em algum momento de sua carreira sobre esse assunto que conhece e sabe explicar tão bem e de forma clara e objetiva, certamente vai gerar uma legião de alunos-fãs! Parabéns!!!
qm diria rs
Lito, você é um mito. Mais bem explicado que isso, só assistindo o vídeo de novo.
Parabéns!!!!!
Gosto muito da didática que você usa para nos explicar de maneira clara, tranquila e direta as complexidades que envolvem o universo da aviação. Aviões e músicas, o melhor canal sobre aviação do UA-cam.
Muito bom Joselito.... a explicação foi sensacional.....
Gostei muito da sua explicação técnica. Mas o que mais gostei foi a versão do Mano Lito no final do vídeo rsrsrs
Que bela didática, muito esclarecedor.
Grande Mestre Lito ...Seu site, desde o começo, foi e é uma fonte de informação maravilhosa.
Obrigado por tudo que tens feito por nós.
O suspense faz parte do show. Parabéns Lito. Ótimo conteúdo.
Excelente Lito!!!
saudações aeronáuticas a todos. muito boa explicação. nunca tinha ouvido falar nessas ``propriedades de giro´´ da hélice. muito bom. sucesso.
Explicação espetacular!
ADOREI , POIS VC E BEM DIDATICO.
Parabéns sua didática foi super excelente.
UAU mandou um cliffhanger, parabéns !!!!!
Cara, não perco nenhum vídeo, já vi quase todos e estou vendo do canal antigo 😁 me ajuda muito estou estudando igual louco
Hahaha suspense !! Esses vídeos estão cada dia melhores...
Parabens pelo excelente video, Claro Simples e Direto.
Ótimo video. E fiquei bem curioso para assistir ao proximo.
Parabens
Cara, parabéns pelo vídeo e muito obrigado pela paciência e didática! Realmente faltam materiais de fácil acesso aqui no Brasil que esclareçam esses "erros" de conceito. Valeu!
Imagina uma furadeira, quando a broca entra na parede, a furadeira tende a girar em sentido o posto ao de giro da broca caso a broca trave, ou seja, quanto maior a resistência na hélice, mais tenderá a acontecer o giro.
Mas devido a grande força sustentação da asa e o próprio leme faz com quase giro seja quase imperceptível. Veja que nos helicópteros tradicionais, basta um pequeno rotor de cauda para corrigir este problema. Abraços!
Excelente o assunto e a explicação também! Grande abraço!
Maratonando todos os eps 😅👌
Excelente explicação...como sempre tirando as nossas dúvidas, parabéns pelo vídeo
Genial essa explicação, muito boa mesmo
LITO VC. SABE MELHOR QUE EU.
Janeiro 2018 faz um mês q sou inscrito... Parabéns Lito seus vídeos são ótimos !
parabéns , vc explica muinto bom, tirou todas minhas dúvidas. 👏
Muito bom Lito!
Cara!! Que video perfeito!!!!
Muito obrigado Lito
No meu antigo paulistinha o piloto sentado no cockpit via a hélice girando da direita pra esquerda i.e. no sentido anti horario e pra quem estava fora dando a hélice no motor no sentido horário pois não tinha motor de arranque, tinha que fazer o motor pegar manualmente. A hélice girando num sentido provoca uma tendência pro avião girar em sentido contrário nas baixas velocidades, por exemplo nos casos de treinamento em perdas, em perda total onde o avião perde toda a sustentação, tendia entrar em parafuso pra direita, i.e. no sentido horário. Por isso os torpedos
São equipados com duas hélices em contra rotação,pois só com uma hélice o corpo do torpedo
gira e não desenvolve vêlocidade.Uma experiência prática que pode ser feito em casa é com o seu
liquidificador, coloque-o sobre um prato sobre mesa lisa bem umedecida pra diminuir o atrito, carregue-o com água e frutas e ligue-o, vai observar que o liquidificador tenderá girar contra a rotação da hélice. Por isso que no treinamento de parafusos preferia-se entrar pra esquerda,contra a rotação do motor pra evitar que o motor apagar se fizesse o avião girar no sentido de rotação do motor. Lógico, em todos esses casos,avião, torpedo liquidificador, o mecanismo que gira o eixo está apoiado na carcaça do motor fazendo -o girar no sentido contrário.
Pow... Nunca tinha pensado nisto... Muito interessante! Parabéns!
Demais!!! Ansioso para o proximo capitulo!!
Muito show tu é o cara litoo
Excelente!
Não, cara! Os seus vídeos não são bons! Não mesmo!
Eles são ótimos!
Sempre gostei da aviação, como falei em outro comentário, meu pai foi supervisor da VASP durante muitos anos (passou pela TAM, e já aposentado pela Azul, WebJet e RM), minha mãe também trabalhou na VASP. Cresci vendo os três boxes gigantes da Transbrasil, Varig e VASP no Pinto Martins. Tinha acesso a rampa direto pelo box ou pela esteira de bagagens.
Vendo seus vídeos, voltei a pesquisar e estudar sobre essa área.
Parabéns pelo canal.
Lito, a explicação mais convincente é em relação à rotação do eixo do motor ou sentido de rotação da hélice e torque, diferentemente do que acontece com foguetes que geram empuxo direto em uma única direção e diferente do empuxo gerado, caso fossem hélices duplas, assim como no Sikorsky S-97 Raider, certo?! Depois poderia fazer um vídeo sobre ele?
Em Helicópteros este efeito chama-se "dissimetria de sustentação". Este efeito faz com que tenhamos que fazer uma correção no comando do cíclico para nivelar a aeronave.
adorei o vídeo, muito bom. parabéns
Quando o Joselito fica com a cara bugada eu racho 🤣😂
Lito, parabéns pelo canal, já vi quase todos os vídeo aqui kkkk gostando muito! Você faz a aviação parecer fácil!
Parabéns pelo canal !
Enquanto uns gastam tempo postando besteiras, outros utilizam de maneira útil.
Gostaria apenas de adicionar que em monomotores existe ainda o efeito dinâmico relacionado a conservação do movimento angular relativo a massa girante. Traduzindo para o português, Ao efetuar movimentos com os comandos de um monomotor o efeito da mudança de direção também cria reações em direções diferentes.
Lito, faz um vídeo explicando como funciona as caixas pretas! obg e parabéns pelo canal!!!
Olá Joselito. Acho que seria interessante você fazer um vídeo explicando o porquê de não se usar celulares durante o voo. Abraço
Lito, cria um canal de gameplays tbm, tipo vc jogando simuladores de vôos, e passando algumas dicas pro pessoal, fica a dica aí.
WarThunder!
Voltei à origem, o primeiro like.....
Um abraçao companheiro
LITO POR FAVOR AO INVÈS DE VC DIZER "ESSE VIDEO AQUI " POR FAVOR FALE QUAL O ÈPISODIO PQ MUITA DAS VEZES O UA-cam NAO MOSTRA ESSE VIDEO "AQUI" E MUITO OBRIGADO PELO TRABALHO BRILHANTE
Que aula TOP de+
gostei da explicação embora no helicoptero a dissimetria do disco do rotor seja corrigida um pouco diferente consoante o tipo de rotor "rigido" ou "articulado".
abraço,
filipe
Os professores piram!
Eita , a fisica me persegue !
Sensacional!
Lito, parabéns pela série, ta bem legal acompanhar tua explicação. Teria como você fazer um video sobre o De-Ice? Vlw pelos videos.
Ola' Joselito. Entendi toda a explicacao direitinho, e' muito facil de entender mesmo. Mas o que nao entendi ate' agora e' o que significa "REPOSTA".
Voce poderia explicar isso num outro video? Todos avioes tem esse problema de reposta? Avioes a jato tambem sofrem de reposta, ou apenas avioes com pas?
Obrigado.
Essa coisa de deixar o mistério da próxima resposta para um outro episódio é sensacionalismo, Lito kkkkkkkk Brincadeira. Bacana demais o vídeo.
Frankly Rodrigues Reposta no caso kkkkkkkkkkkkkkkk
um forte abraço lito sou admirador de seus videos e apaixonado por avioes e aeromodelos. eu estive na apresentaçao da esquadrilha da fumaça no campo marte,voce estava lá?
da um vídeo de um vôo, e sobre a sua configuração do seu pc
Ótimo video, ansiosamente aguardando o #6 =)
Faz um vídeo sobre para raios de aviões!
Interessante.... as escolas de aviação no Brasil ensinam que o adverse yaw é única e exclusivamente causado pelo torque? O que eu aprendi na ground school aqui no Canada é que é uma combinação de fatores.... somando o torque, a diferença de velocidade das pás como você muito bem explicou e, no caso de curvas, o adverse yaw também é agravado pelo drag dos ailerons
nao como funciona na maioria das escolas, talvez seja assim, conjugado de reviramento pensei q era a mesma coisa q torque, nao entendi bem no video se é diferente
VI VOCÊ COM A CAMISETA DA PA NAM E ME LEMBREI DA SÉRIE QUE TEM NO NETFLIX SOB A MESMA SAUDOSA PA NAM! JÁ ASSISTIU?! ABRAÇO
Esse manja dos paranaue !!!
Porra que massa teu simulador Velho
lito faz video sobre o atr e por que ele faz barulho de monomotor quando desacelera
Valeu o vídeo, mas como vou fazer a prova, tenho que focar no que eles aplicam.
cara, esse lito eh um mito,
Ótimo Video
A dissemetria lateral de sustentação nos helicópteros, na verdade, é corrigida pela articulação de batimento (flap). Foi implantada por Luis Breguet em 1935. A pá do rotor que avança sobe em função da maior sustentação e da preceção giroscópica. Assim, por subir a soma vetorial do vento relativo incidente tende a diminuir o ângulo de ataque e diminuir a sustentação. Não pá que recua ela desce e o feito é ao contrário.
Quem idealizou o batimento das pás, contornando o problema da dissimetria de sustentação, foi Juan de la Cierva.
Primeiramente parabéns pelo vídeo. Excelente. Sempre achei que o P-Factor é mal explicado nos cursos de aviação no Brasil (ao menos nos que eu conheço).
Quanto a resposta para o próximo vídeo, eu diria que o próprio ar deslocado pela hélice não se move de forma linear, ele tb "saí rotacionando", ao se "chocar" com o estabilizador vertical provoca uma força maior do lado esquerdo (devido ao sentido de rotação da hélice e pôr consequência do ar deslocado) gerado a guinada para esquerda (compensada com pedal para direita).
À propósito, esse recurso de deixar para próximo vídeo é maldade... 😄👍🏼
+Joselito Souza Sr poderia indicar onde está a parte que senhor explica esse efeito nos bi-motores. Desde já lhe agradeço.
***** Obrigado! Ansiosamente aguardando...
caramba Lito, cada dia a mais seu canal está crescendo muito. Parabéns mano!!! kkkk tamo junto
hum bom vou ver outro vídeo e depois exponho minha dúvida.
Avioes e musica gostei do seu simulador qual seria esse simulador e quanto gasto pra montar um desse
Fala Lito! Mostra aí o que é que você tem em cima desse armário... seria um sistema de som vintage? Curiosidade besta apenas! :D
MEUDEUS, VIREI FÃ E OLHA AONDE EU VIM PARAR..
Lito só uma correção, vc diz que as pás estão girando a 100 mph, e logo depois o helicóptero estaria avançando a 119 mph, qdo na verdade vc quis dizer 19 mph, conforme suas contas...
Lito, muito bom o Vídeo, também gostei de você deixar o publico na expectativa pra o próximo vídeo!!
há se você não importar teria a possibilidade de listar os equipamentos que usa no simulador?
rsrs, desculpe, digo os Equipamentos de hardware.
Lito, muito obrigado por responder.
***** Muito obrigado pela paciência e consideração.
Será que isso explica aquela historia de alguns aviões antigos voarem em círculos quando perdiam a orientação? O piloto teria a sensação de estar em linha reta mas o avião estaria em uma rota circular.
O problema da manobra de parafuso era evitar o embandeiramento da hélice, por isso entrava-se em parafuso contra a rotação do motor e vai-se do parafuso dando pedal contrário a rotação do parafuso.
qual é lito ?desse jeito eu fico doido kkkkkk ótimo trabalho vlw
Parabéns pelo vídeo hehehe
sou apaixonado por monomotores. Só gostaria de saber se existe algum procedimento no caso do motor falhar na decolagem por exemplo! aguardo resposta
KARALEOW!!! Olha o setup do cara!! ahh!! imagina um bagulho desse pra jogar War Thunder!!? nossa!!!
kkk isso dai é para jogar FSX hahaha Mas realmente desse ser Foda para jogar um simulador nisso dai
É uai!!!
Não é um jogo, é um simulador.
angelo3d Hm... eu sei, eu tava falando dos instrumentos, manche, pedal, as coisas pra jogar!!
Hehe, blz, eu estava sendo irônico.
Lito, gosto muito dos seus vídeos e admiro muito a sua capacidade de ensinar. Porém, se me permite uma crítica construtiva, esta explicação deixou um pouco a desejar. Tentarei fazer uma apresentação que explique melhor a tendência de guinada à esquerda em monomotores a hélice (com rotação em sentido horário) e te envio assim que acabar. Grande abraço e continue com os vídeos que são ótimos.
Grande Lito, muito bom! vou esperar a continuidade dos vídeos, mas acho que não vou pedir meu dinheiro dos Jeppensen de volta não... KKK
aprendendo mais uma.... mas a banca vai reclamar se a gente não responder o que eles querem ouvir
BOAS!!! Não consigo achar o Aerolito #6. Obrigado pelos vídeos.
Você Lito, sugeriu esse vídeo de 3 anos atrás, hoje em 2018, e pra minha grata surpresa encontro o ancestral do " Mano", ainda com participação em vídeo fantasma.
Em que episódio nasceu o Mano?
Um abraço,
Eu estava jantando, pode explicar novamente? Não pera, yutoba tem replay 😁😂
Posso até estar enganado, mas essa diferença de de sustentação causada pela hélice que avança vs a hélice que retorna, devido ao efeito da precessão giroscópica, iria fazer com que o nariz apontasse para baixo ou para cima, igual no helicóptero.
por favor faz um video falando pq nos turboelices tem alem dos manetes de aceleraçao tem outro com um nome e mixure
... v. lembra do desalinhamento "de fábrica" nos lemes dos monomotores?
Lito bom dia.quanto fica aproximadamente para montar um simulador de vôo igual a seu? pode fazer um vídeo?
tbm gostaria de saber
É os aviões tubo hélice que tem por ex mais "peletas" os valores são diferentes para cada?
na época desse video o mano trabalhava em escritório ?? Ta falando direitinho kkkk
2:10 Nasce o Mano 😅
Oops, já achei... obrigado.
onde voce arrumou esse blackhawk com o rotor da bell?