DIFERENÇA ENTRE FACULDADE PÚBLICA E PARTICULAR! || Luana Carolina

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 вер 2024
  • Meu nome é Luana Carolina.
    Nos últimos 2 anos muitas coisas mudaram e em breve vocês verão uma nova fase nesse canal. Herou! Não dira alô, diga...

КОМЕНТАРІ • 1,1 тис.

  • @missginie
    @missginie 5 років тому +1863

    Bom vou contar a minha experiência em uma universidade privada.
    Sou bolsista, faço Direito e atualmente vou começar o 6° período, e sempre estudei em escolas públicas do meu jardim de infância ao ensino médio. Deus me concedeu a bênção de começar a faculdade assim que terminei o ensino médio, obviamente fiquei muito feliz assim como a minha família, afinal eu iria realizar o sonho de cursar o curso que eu sempre quis, porém eu nunca imaginei o quanto seria difícil chegar até aqui.
    Não gente, não pensem que eu não sabia que o curso de Direito seria difícil e complicado, isso eu já esperava, o que eu não esperava e muito menos sabia como lidar eram com as pessoas que eu iria estudar e até hoje estudo, o curso de Direito em si já é difícil, mas o pior é o sentimento de solidão que me acompanhou até o 3° período. Pessoas mesquinhas, egoístas, que não respeitam a tua história de vida, que levam a vida e cara das pessoas como se fossem brincadeira
    Na primeira semana de aula a sala já estava dividida em panelinhas, porém algumas poucas pessoas (incluindo eu) não participavam de panelinha nenhuma, pois aos meus 17 anos eu era uma pessoa totalmente reservada e achava que já que ninguém queria socializar comigo tudo bem eu iria conseguir me virar sozinha, contudo não deu certo, pois todos os dias eu ficava sozinha e ninguém fazia questão de falar comigo. Foi aí que eu pensei já que ninguém quer falar comigo então eu vou falar com os meus colegas de sala, afinal alguém naquela classe ia ser meu amigo, foi então que começou meu processo "migratório", entrei e saí de algumas panelinhas e o motivo era sempre o mesmo pessoas egoístas, falsas que andavam umas com as outras pra não ficar sozinha, e foi aí que eu percebi que na minha sala ninguém era amigo de ninguém na realidade, os laços construídos entre eles eram apenas uma questão de conveniência (é assim até hoje infelizmente). Claro que eu encontrei algumas poucas pessoas que realmente foram bem companheiras, mas como a vida não se desenrola do jeito que a gente quer, as poucas pessoas que poderiam ser efetivamente verdadeiras amigas infelizmente ou trocaram de curso, ou foram pra outra faculdade. Com o passar do tempo eu aprendi que eu deveria simplesmente procurar aliados, e não amigos e foi o que aconteceu, depois de passar por algumas panelinhas hoje ando com um grupo de garotas que são pessoas razoáveis, mais parceiras digamos assim, contudo não são realmente uma amizade. Não entendo pq tanta rivalidade, deveria haver mais companheirismo, hoje em dia a minha turma "melhorou" um pouco, as intrigas diminuíram, espero que tenham amadurecido assim como eu tive que amadurecer e aprender a como lidar com diferentes situações e pessoas.
    Se vc leu até o final quer um conselho? não entre na faculdade procurando amigos esse foi o meu maior erro. Não se isole, procure aliados, pois é impossível passar anos na faculdade sendo uma pessoa isolada, lembrem-se que infelizmente existem trabalhos em grupo kkkk (foi exatamente por isso que eu comecei a procurar por amigos kkkk). Procurem por pessoas que te ajudem a melhorar continuamente como estudante. Tenha coragem, e se for caso troque de turma, não tenho medo como eu tive.
    OBS: ME PERDOEM SE TIVER QUALQUER ERRO NO TEXTO, PORÉM EU DUVIDO QUE ALGUÉM IRÁ LER O TEXTO INTEIRO KKKKK.
    TUDO BEM, EU SÓ QUERIA DESABAFAR.
    OBRIGADA LUANA!!!!

    • @lohaynegoncalves9742
      @lohaynegoncalves9742 5 років тому +115

      Meu maior medo é ser bolsista em Universidade Privada, e não conseguir me encaixar nesse ambiente. Meu pai quer que eu tente o Prouni para conseguir bolsa, pois tem Uni Privada bem perto de onde moro. Porém, meu medo é grande. Prefiro ir morar em outro lugar para fazer uma federal, do que conviver num ambiente desconfortável, com pessoas egoístas e mesquinhas. Obrigada pelo seu comentário.

    • @TheNadaGames
      @TheNadaGames 5 років тому +104

      Olá Amora, tudo bom?
      Este ano comecei meu semestre em uma faculdade particular aqui da minha cidade. Apesar de ter entrado agora, me identifiquei um pouco com seu texto.
      Amizades em ensino superior é realmente bem complicada, parentes meus que já fizeram faculdade me alertaram dizendo "Ninguém lá é teu amigo, de professor até aluno", e isso ficou na minha mente desde sempre.
      No passar do semestre, percebi que é verdade, além de que sou bem na minha, ninguém quase falava comigo com exceção à trabalhos.
      De forma nefasta, me tornei a pior versão de mim, frio e calculista, nunca fui assim e isso me fez mal por dentro, apesar do pesares, falava com alguns só pra rir aquele momento e depois tudo voltava ao "normal".
      Só se for o "normal" de que eu construí na minha cabeça...
      ENFIM, APROVEITEI PRA DESABAFAR TAMBÉM :p
      KKKK

    • @marianaribeiro0000
      @marianaribeiro0000 5 років тому +59

      Lohayne Gonçalves miga não pensa assim não!
      Entra na faculdade de mente aberta, independente de pública ou particular a maioria dos alunos acabou de sair da escola são muito novos! Mas todos vão aprendendo a conviver, o importante é ter em mente que seu foco é o estudo, fique perto de pessoas legais e procure crescer dentro do seu curso!
      Qualquer coisa se precisar conversar me chame!

    • @juliab6820
      @juliab6820 5 років тому +14

      Realmente ficar isolado na faculdade é muito determinante, tanto eu como meu namorado largamos o primeiro curso, mais por isso que por falta de identificação. Hoje em dia tô num curso que gosto muito mais e temos uma união ótima principalmente em assuntos acadêmicos, e não sei como seria se não fosse isso, porque é extremamente desgastante, convivência dá um ânimo a mais.

    • @juliab6820
      @juliab6820 5 років тому +55

      @@lohaynegoncalves9742 Olha, particular tem muita gente que também não é riquinho, é muito comum ter gente que trabalha pra pagar o curso, talvez se for uma faculdade mais de elite ou um curso mais "elitizado" seja um número menor, mas, por relatos de amigos meus, tem mais gente com dinheiro em federal que em particular. Agora talvez não tanto porque hoje em dia, ao menos na UnB, tem cota para baixa renda, então tá tendo sim mais gente simples. Mas não se preocupa antes da hora não que particular tem bastante bolsista e gente que morre de trabalhar pra conseguir pagar o curso, e tenta ter esperança na humanidade mesmo que realmente seja mais gente com dinheiro.

  • @naticnj
    @naticnj 5 років тому +1146

    Pra mim a diferença foi grande. Eu me sentia em uma extensão do ensino médio na privada. Na pública eles passam textos acadêmicos, os alunos tem mais autonomia nos estudos. Nas avaliações na privada as provas eram ridículas de fáceis e na pública são bem complexas.

    • @luanacarolina.s
      @luanacarolina.s  5 років тому +473

      Nati eu não queria falar isso no vídeo pra não causar polêmica.......... mas concordo quase que 100% com seu comentário

    • @isabelleramos8628
      @isabelleramos8628 5 років тому +89

      gente, que faculdade é essa que não passavam textos acadêmicos?

    • @naticnj
      @naticnj 5 років тому +83

      @@isabelleramos8628 Era uma faculdade da minha cidade. Só que já fiquei sabendo da ESTÁCIO (que é uma grande rede e tem no Brasil todo) que também funciona assim. O conteúdo é mais vomitado, sabe? Tipo ensino médio que o professor faz um resumo no quadro e isso basta.

    • @nataliabeatriz223
      @nataliabeatriz223 5 років тому +50

      acho que depende mesmo da faculdade e do curso e do lugar, faço med em uma faculdade privada no Paraguai, e é difícil que minha nossa KKKAKAKAKAKAK

    • @naticnj
      @naticnj 5 років тому +75

      @@nataliabeatriz223 Não é uma regra. Eu digo mais essas faculdades consideradas mais acessíveis. Uma puc ou FGV da vida que são privadas tem uma qualidade ótima.

  • @taise653
    @taise653 5 років тому +249

    Bem, eu sou bolsista de Engenharia em uma universidade privada, e pelo menos no meu caso, foram as pessoas mais simpáticas que eu já conheci!
    Eu pensei que seriam egoístas, principalmente pelo fato de que esse universidade é para "riquinhos", mas eu fiquei abismada com tantos bons amigos que eu fiz.
    Então gente, não é todo curso que é assim, há muitos fatores pra levar em consideração.

    • @evellyn5679
      @evellyn5679 4 роки тому +8

      Qual engenharia tu faz? E em qual faculdade?

    • @gustavo194l
      @gustavo194l 3 роки тому +6

      Mesma experiência que a minha

    • @hellensara4741
      @hellensara4741 3 роки тому +3

      O pior é que os pobres sempre querem pisar e derrubar os outros e tem uma educação muito diferenciado das pessoas ricas, por isso haja uma diferença nisso.

    • @carolinedoney6303
      @carolinedoney6303 Місяць тому

      Comigo aconteceu a mesma coisa

  • @najuzinha1606
    @najuzinha1606 5 років тому +1094

    Lu... Estou no ensino médio e sempre estudei em escola pública, tudo que você está dizendo no vídeo é como é minha escola, rs o sabonete, o papel, as mesas, as provas... sempre sonhei em estudar em uma escola particular, só pra realizar aquele sonho de poder grifar aquela apostila de arames sabe? aaaa que sonho! mas infelizmente, minha vida não funciona assim. Acho bem complicado você ler esse comentário, mas estou no primeiro ano, gostaria muito de um vídeo, já procurei nesse you tube inteirinho, como começar a estudar pra vestibulares estudando em escola pública, por onde começar? como começar? o ensino é fraco e sem condições de pagar cursinho, sem cursinhos mesmo Lu. Se alguém dos comentários puder ajudar também ficarei muito grata.

    • @PedroPaulo-zy7tv
      @PedroPaulo-zy7tv 5 років тому +110

      Procure os conteúdos que caem no ENEM e veja vídeo aulas pelo UA-cam. Tem TODOS conteúdos de TODAS matérias no UA-cam. E faça os exercícios pesquisando no Google. Mas tem que aprender a como estudar e etc e recomendo ver o canal da Susane Ribeiro.
      Tem como estudar de graça pela internet só vendo aulas pelo UA-cam e exercícios procurando no google.Mas é importante saber da estudar da maneira correta. Por isso recomendo maratonar o canal da Susane Ribeiro.

    • @beatryzmenezes3292
      @beatryzmenezes3292 5 років тому +36

      Tem uma rede social chamada Pinterest, você já deve ter visto aqui no canal da Luana. Lá tem uma galera que posta dicas, os assuntos que mais caem, roteiros, temas pra praticar redação. Dá uma olhada!

    • @giovanaalegre6374
      @giovanaalegre6374 5 років тому +39

      Uma dica de ouro, SUGUE SEUS PROFESSORES! Estude bastante em casa o que o professor ainda vai passar, pega sua apostila (acho que sua escola tem) e vê todos os assuntos quem tem nela, aproveita as férias pra afiar seus estudos, seleciona uma matéria por dia da semana. Quando seu professor passar a matéria vc vai saber e vai poder tirar mais conhecimento dele, senta na carteira na frente da lousa, assim vc se distrai menos e consegue ter um contato com o professor. Sério, vc saber alem da aula faz mta diferença

    • @judsantos7206
      @judsantos7206 5 років тому +6

      A Luana já comentou sobre comprar apostilas de escolas particulares, não é tão caro e vale o investimento.

    • @najuzinha1606
      @najuzinha1606 5 років тому +6

      Obrigada pela ajuda pessoal! Vou seguir as dicas..

  • @AmandaFreitas1998
    @AmandaFreitas1998 4 роки тому +132

    Bom, eu estudei em 3 privadas e 1 pública, todas aqui em São Paulo. Então acho que meu relato pode contar pra algo.
    Sai do ensino medio (escola particular) pra uma faculdade privada pro curso de letras. Com toda sinceridade: o nível do ensino era muito baixo. Tinham professores que nem mestrado tinham, ou que nem eram da área de letras. Nunca estudei pra uma prova e sempre tirava 9 e 10. As provas eram rasas e superficiais. Os alunos eram desinteressados e só queriam o diploma logo. Foi uma experiência muito muito frustrante. Sai para uma universidade privada mais cara em um curso de Produção e Marketing Digital (nada a ver né? Kkk), por causa da perspectiva de mercado que essa área tem em evidencia. A faculdade anterior, mais barata, tinha a infraestrutura que a luana atribuiu a Federal. Já na facul privada cara a única coisa incrível de estudar lá foi ter acesso a infraestrutura. Prédio bonito, starbucks dentro da facul. Tirando isso, volta tudo de novo o ensino péssimo de baixa qualidade. Na federal você fica chocado com a dificuldade e a carga de coisas pra estudar, e com a liberdade dos professores, porque eles como doutores em nivel de excelencia nas suas areas podem ensinar como acham melhor: na privada é tudo padronizado e raso porque ou o professor é despreparado ou porque a faculdade privada amordaça. O nível de cobrança na pública é proporcional a excelência da universidade e querem que seus alunos mantenham esse nível de excelência, produzindo conhecimento de verdade.
    Para além da superfície de papel no banheiro e horas de aula e professor que faz o que quiser, tem diferenças MUITO mais profundas e relevantes: a universidade é um local de produção de ciência e conhecimento de excelência. A faculdade privada é uma empresa que vende a educação como mercadoria, com base na produção em massa, acrítica sem reflexão e pronta par se tornar força de trabalho nao pensante.
    PS SOBRE A PÚBLICA: Temos movimentos estudantis com voz de vdd que podem reinvindicar o campus e melhorias. Os melhores grupos e projetos de pesquisa de ponta pro aluno começar a ter uma bolsa de iniciação cientifica. Vários projetos de extensão e impacto social nas comunidades do entorno. O Campus é aberto porque ele é um espaço público que pertence a sociedade, porque a ciência e o conhecimenro academico são produzidos socialmente e sao uma riqueza que é papel da universidade pública compartilhar.
    Pra falar das diferenças tem que levar muito mais em conta do que o que foi levado no vídeo.

    • @martaluizasantana6061
      @martaluizasantana6061 4 роки тому +24

      Concordo plenamente com seu comentário! Formei em uma universidade federal e ao conversar com amigas que formaram em faculdades privadas vejo que a diferença vai muuito além de estrutura e falta de materiais. As universidades federais te permitem uma formação além da teoria do seu curso, é formação social, acadêmica e científica! As iniciações científicas, projetos de pesquisa e diretórios acadêmicos, por exemplo, nos ensinam e contribuir com a ciência e proporcionam pensar muito "fora da caixinha" (principalmente pra quem veio de escolas privadas e sempre viveram na sua bolha social).
      Outro ponto importante são os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Nas federais, fazemos TCC com olhar de contribuir com a ciência, e nos incentivam a transformar em artigos e publicar em revistas científicas de peso! Fora os congressos, simpósios e outros eventos que sempre fazemos.
      Acredito que a visão da Luana ainda seja como a do senso comum que federais são bagunça e que professores (por serem servidores públicos) não querem trabalhar. Tenho certeza que após metade do curso e com as oportunidades que a universidade irá proporciona-la, a visão mudará! Seria até legal repetir esse vídeo, com outro ponto de vista.

    • @palomacampos7810
      @palomacampos7810 3 роки тому +3

      A privada é a Anhembi?

    • @AmandaFreitas1998
      @AmandaFreitas1998 3 роки тому +4

      @@palomacampos7810 a primeira (letras) era uninove e a segunda era a Anhembi

    • @trizcarv
      @trizcarv 3 роки тому +1

      @@AmandaFreitas1998 Oi Amanda! Na pública você estudou o que? No seu relato vc disse que fez marketing na privada, certo? Cara essa é minha maior dúvida.. quero muito cursar algo na área de comunicação mas não sei a diferença e onde seria melhor... numa federal ou privado. Caso possa me ajudar nessa dúvida, ficaria grata.

    • @lucasfisica2242
      @lucasfisica2242 3 роки тому

      @@trizcarv se ela não te responder eu posso tentar ajudar. Então, vc tem que analisar as universidades que vc está querendo estudar, observe a grade curricular também, é de extrema importância, no geral não vejo tanta diferença entre pública ou privada, depende bastante do local também, pode ser que a privada seja bem melhor que a pública dependendo da cidade.

  • @thaisvfreitas
    @thaisvfreitas 5 років тому +271

    A questão dos professores de federais "livres", geralmente é porque VÁRIOS estão na universidade para fazer pesquisa e acabam tendo que dar aula. Alguns não têm nem didática.

    • @srta.joficial2118
      @srta.joficial2118 4 роки тому +10

      Tem os q n ligam para aula porquê são concursados kkkkk tipo minha professora de recursoa humanos que nem aula deu

    • @johnvini3680
      @johnvini3680 3 роки тому

      @@srta.joficial2118 isso em ensino médio né?

    • @GabrielNascimento-nx6fy
      @GabrielNascimento-nx6fy 3 роки тому +1

      @@johnvini3680 não, é superior (tecnólogo)

  • @nathbigatello
    @nathbigatello 5 років тому +196

    Bom, já que todos estão falando suas experiências, eu fiz particular e pública ao mesmo tempo, estava cursando Paisagismo na UFRJ e Arquitetura e Urbanismo na UVA.
    A diferença é gigante. Primeiro a estrutura, na UFRJ, o meu prédio era junto com a reitoria e era o mais abandonado do campus, rachaduras na paredes (mais de 3 cm de espessura), falta de papel nos banheiros era recorrente e nas salas de aulas não tinha nenhum tipo de ventilação, ventilador ou ar condicionado, era uma sauna no verão. Os elevadores voltaram a funcionar depois do incêndio, esse ano, foram mais de 2 anos e meio sem qualquer tipo de acessibilidade pra quem precisava. Sem falar que, até hoje (2019) 3 dos 7 andares não foram reabertos depois do incêndio, fomos deixados de lado e esquecidos.
    Na particular, não é nada um luxo, mas temos mesas e cadeiras decentes e ar condicionado nas salas. Banheiro sempre limpo e com papel, além, da água geladinha no bebedouro.
    Sobre os professores, isso varia, senti que as duas tem seus professores bons e didáticas, mas me decepcionem bastante na pública pois tive poucos professores bons.
    Sobre provas/ trabalhos, varia de professor, achei o nível o mesmo, talvez um pouco mais de cobrança na pública, porém muito sútil e na privada eles afrouxam mais a data de entrega dos trabalhos, mas depende do professor, e sim, já vi gente reprovar na faculdade partícular!
    Resumo: Acho que isso depende muito do curso e da universidade. Eu, infelizmente não me deslumbro mais com a pública, quem faz a faculdade é o aluno.

    • @canalnovarota6342
      @canalnovarota6342 4 роки тому +3

      Você estudou na melhor Universidade privada do Rio de Janeiro também.rs

    • @naomybell3031
      @naomybell3031 4 роки тому +3

      Melhor cometário
      Obrigada 💋

    • @toned2841
      @toned2841 4 роки тому +1

      Vou começar Arquitetura e Urbanismo na UVA mês que vem, alguma dica?

    • @pabloviniciusoliveirasilva8837
      @pabloviniciusoliveirasilva8837 4 роки тому +9

      @@canalnovarota6342 a melhor universidade privada do RJ, é a PUC.

    • @canalnovarota6342
      @canalnovarota6342 3 роки тому +2

      @Daniel Teixeira de Mello Depende do lugar do Rio, a minha esta entre as 5 melhores.

  • @juliabatistela2170
    @juliabatistela2170 5 років тому +455

    Me senti mal ao ler alguns comentários. Sou bolsista em uma particular, eu amo onde estou, mas muitas pessoas dizem que é motivo de vergonha. Enfim... Amei o vídeo Lu

    • @angelkelry8548
      @angelkelry8548 5 років тому +243

      Nunca tenha vergonha das suas conquistas! Você nunca será inferior a ninguém por estudar em uma universidade particular por ela ser considerada "ruim". O profissional que você será depende muito mais de você do que do local que você estuda! Muitas pessoas GRANDES nem faculdade fizeram. Acalma o coração e dê o seu melhor, é o que vai importar no final de tudo. ;)

    • @juliabatistela2170
      @juliabatistela2170 5 років тому +42

      @@angelkelry8548 seu comentário foi a melhor coisa que eu li hoje!

    • @victoriaoliveira6051
      @victoriaoliveira6051 5 років тому +25

      @@angelkelry8548 precisava ouvir isso também, aqueceu meu coração. Obrigada ❤️

    • @davisonalves7759
      @davisonalves7759 5 років тому +48

      estou na mesma situação, sou bolsista de uma particular, e ja estou muito feliz por ser o primeiro da familia a fazer faculdade, mas algumas pessoas ainda ficam me perguntando 'faz o vestibular dnv da federal' , 'tenta a federal lá é melhor', dizem que vou sofrer preconceito no mercado de trabalho pela minha formação mas o mec avalia os cursos com a mesma nota no sistema e-mec deles

    • @YasminCristine1
      @YasminCristine1 4 роки тому +16

      Julia Batistela
      Te acho incrível por ser bolsista, acredito que batalhou muito pra isso. Parabéns!

  • @kimsteffy4668
    @kimsteffy4668 5 років тому +383

    Acho que ninguém deveria "diminuir" uma faculdade(nao importa qual seja). Tanto a faculdade privada quanto a pública possuem seus lados positivos e negativos. Se vc ta na pública meus parabéns, se vc tá na privada meus parabéns tbm!!!

    • @waleskasuellen1761
      @waleskasuellen1761 3 роки тому +7

      Concordo!!!

    • @TheVitordedeussouza
      @TheVitordedeussouza 3 роки тому +14

      Mas uma universidade privada é uma empresa, como a Laureate que é dona de muitas faculdades, pra eles tanto faz a qualidade da instituição. Ocorre uma padronização do material, uma precarização do trabalho do professor, sem falar no ambiente acadêmico onde a maioria dos alunos na universidade privada trabalham e ja na pública é diferente, tem os congressos, mobilidade, extensões, outro mundo.

    • @emanuellebeatriz2693
      @emanuellebeatriz2693 3 роки тому +17

      @@TheVitordedeussouza de qualquer forma, vejo muitas pessoas menosprezando estudantes de faculdade particulares como se eles fossem menos inteligentes por isso. Muita gente entra nelas com programas de bolsa, prouni e etc, se estão ali é por seu esforço e dedicação

    • @TheVitordedeussouza
      @TheVitordedeussouza 3 роки тому

      @@emanuellebeatriz2693 isso ta certa. Mas em relação a qualidade do curso, é outro nivel.

    • @emanuellebeatriz2693
      @emanuellebeatriz2693 3 роки тому +4

      @@TheVitordedeussouza sei disso, óbvio. Mas não se deve menosprezar quem decidiu ir pra uma faculdade particular, foi isso que a menina do comentário disse kk

  • @tatasailormercury
    @tatasailormercury 2 роки тому +27

    A diferença é que no público é de "graça", tem o status da "federal", é bem concorrido para entrar. É integral e não tem horário para trabalhar. No particular, você trabalha para pagar, ou os seus pais pagam. A grade é fixa, porém você tem horário para trabalhar. E tem mais liberdade, estrutura para estudar, já que, é tudo novo e de ponta!🙇💖Eu prefiro a privada, porque eu trabalho e estou mais acostumada com o método de ensino!

    • @veridianosilva5183
      @veridianosilva5183 Рік тому +2

      Somos dois. Falou tudo. 👏👏

    • @gabrielurigas7932
      @gabrielurigas7932 Рік тому

      Publica= alunos mais inteligentes,privada= alunos que nao conseguiram passar na prova

    • @hiimrakusu6133
      @hiimrakusu6133 11 місяців тому +3

      @@gabrielurigas7932 Eu passei, fiz dois semestres e preferi a privada com bolsa 100%. Qual a tua explicação?

    • @gabrielurigas7932
      @gabrielurigas7932 11 місяців тому

      @@hiimrakusu6133 aí depende do teu curso. Medicina,por exemplo, é loucura trocar uma boa publica(usp por exemplo),por uma particular qualquer

    • @saraph5737
      @saraph5737 10 місяців тому

      ​@@gabrielurigas7932Quem quer saber de inteligência? Oque importa é a formação e a qualidade da faculdade, que na realidade não chega nem aos pés de uma PUC. 😂😂😂 pública tudo suja e bagunçado povinho desleixado kkk

  • @mirellafranco8309
    @mirellafranco8309 5 років тому +475

    Eu faço UFSCar, Federal de São Carlos no estado de SP. Na minha facul a estrutura é muito boa com relação a sabonete e papel nos banheiros, sempre tem... Com relação aos professores eu concordo que eles realmente mandam na aula, mas no meu caso eles atrasam no máximo 20 minutos e só liberam depois que eles tenham dado todo conteúdo mesmo que já tenha acabado a aula, eles dão um cronograma de todas as provas, relatórios e trabalhos que eles vão dar ao longo do semestre e por eu morar com uma menina que faz particular pelo que me parece é muito mais difícil conseguir nota e se sair bem em uma faculdade federal do que em uma particular, ela falava que era extremamente difícil alguém ficar de DP em particular... As amizades sem dúvidas na facul pública são mais acolhedoras e te ajudam ao máximo, sem panelinhas. Na particular minhas amigas que estudam falam que é todo mundo querendo ferrar a outra e etc. Federal é incrível, não mudaria por nada

    • @marianasalescruz
      @marianasalescruz 5 років тому +4

      Mirella Franco mas q curso?

    • @beatryzmenezes3292
      @beatryzmenezes3292 5 років тому +44

      Eu acho pesado apontar atraso de professor como característica de instituição. São seres humanos, sabe?! Todo mundo sofre imprevistos. Sou aluna da Universidade de Pernambuco, estadual, e quando algum professor atrasa eles até tentam achar uma forma de avisar. Mas sabão para lavar as mãos no banheiro não temos mesmo não kkkkkk

    • @mirellafranco8309
      @mirellafranco8309 5 років тому +6

      Faço Biologia

    • @luanacarolina.s
      @luanacarolina.s  5 років тому +26

      BEA kkkkkkkkkk aqui eles não avisam não

    • @mirellafranco8309
      @mirellafranco8309 5 років тому +5

      Na minha também não avisa kkkkk

  • @jamillylima2591
    @jamillylima2591 5 років тому +52

    Muito bom o vídeo lu, tem suas diferenças sim. Eu particularmente não ligo pra diferenças, queria mesmo é estar fazendo faculdade, independente!

  • @reimassatk8502
    @reimassatk8502 2 роки тому +15

    Colega meu que fazia Engenharia da computação em uma faculdade privada, ele era bolsista 100%, no segundo ano passou em engenharia da computação na UNB e saiu da faculdade. Hoje eu e meus outros colegas estamos finalizando o curso e ele ficou travado porque reprovou muito em varias matérias e vive reclamando que a infraestrutura é ruim, computadores, professores empurra matéria com a barriga etc... mas ele fica lá só pra colocar nas redes sociais que faz engenharia em uma federal. Eu faço dois cursos, uma Federal e outra particular e eu sinto que a particular a infraestrutura é melhor, os professores dão mais atenção para os alunos e os horários são melhores para você arrumar um estágio. Na universidade pública os horários são muito doidos.

  • @juliacarvalho1821
    @juliacarvalho1821 5 років тому +72

    Fiz em uma estadual (usp), federal (uftm) e to indo para uma particular. Tive professor ótimos nas duas mas serio, nada demais. O povo precisa para de idealizar facul pública, é bem aquela frase: quem faz a faculdade é o aluno.

    • @evangelinevermeullen9526
      @evangelinevermeullen9526 3 роки тому +2

      Oi, vc poderia falar um pouco sobre a sua experiencia na Usp e do pq vc saiu de la pra uma particular? Eu tenho um certo preconceito com particulares e gostaria de entender oq te fez mudar de ideia

    • @juliacarvalho1821
      @juliacarvalho1821 3 роки тому +4

      @@evangelinevermeullen9526 oiii, então, eu tembem sempre tive esse preconceito com particulares, sempre mesmo. Minha experiência com a usp: fiz no campus da ESALQ (Piracicaba) e para o meu curso da época(ciência de alimentos) era tudo de bom, muitas opções de estágios, iniciação científica. Tinha professores ótimos e professores “normais”, eu sai de la por conta do curso mesmo! Mudei pra Psicologia, e assim fui pra uftm, não consegui me acostumar com a distância, e nao achava a faculdade tudo isso pra “sofrer”tanto, sabe? Entao mudei pra uma particular perto de casa. O que posso te falar agora depois de 2 anos na particular: uma faculdade ser boa ou ruim vai depender de duas coisas na minha opinião: a escolha do curso e se vai seguir carreira acadêmica ou nao. Por exemplo em relação a escolha do curso, ciência de alimentos (é parecido com eng. de alimentos) a Esalq é a melhor escolha, por conta de todo o aparato mesmo, muitas opções de estágio (por exemplo, em 2 anos, fiz parte de 3 laboratórios diferentes) e contatos com empresa. Agora psicologia, o meu foco é clínica, entao a maioria das faculdades tem a grade muito parecida, tem um período de estágio obrigatório muito parecido. Agora, se eu quisesse seguir uma carreira acadêmica, ou seja, ser professora, fazer doutorado, pesquisas científicas, a publica é a melhor pra isso, mas eu nao quero, e nunca quis ter uma vida acadêmica entao a particular é ótima nesses quesitos, aí óbvio que tem que olhar qual particular tem uma grade mais completa e tals, como você tem que fazer isso nas públicas tambem. Nem toda faculdade pública é de ponta e perfeita. Acho que é isso kkkkkk

    • @juliacarvalho1821
      @juliacarvalho1821 3 роки тому +1

      @@evangelinevermeullen9526 e a minha faculdade particular com a da uftm: nao mudou nada. Leio 84828482 artigos científicos, faço 82884924 trabalhos, algumas provas sao bem complicadinhas e a média das provas é 7

    • @juliacarvalho1821
      @juliacarvalho1821 3 роки тому +1

      Ahhh e última coisa: nenhuma faculdade pública merece seu psicológico

    • @evangelinevermeullen9526
      @evangelinevermeullen9526 3 роки тому +1

      @@juliacarvalho1821 Entendii, pois é realmente tem muita coisa a ser avaliada msm nao so e estrutura mas em relacao ao curso tbm. Mto obg, oq vc disse me fez ampliar mais meus horizontes💗

  • @jenniferpso
    @jenniferpso 5 років тому +183

    Lu, já estou no 2º ano e ainda não sei o que cursar, também não sei “o que eu gosto”! Grava um vídeo ajudando os milhares de estudantes que também estão nessa situação.

    • @fernandavitoria8143
      @fernandavitoria8143 5 років тому +2

      olha com certeza tem algo que você goste e você tá deixando passar
      tô no 1 ano e descobri oque eu quero pra minha vida no 9

    • @camilleargentamoraes9337
      @camilleargentamoraes9337 5 років тому +10

      Estou no terceiro e não sei nem onde vou fazer o enem. Tu é privilegiada siim

    • @xfolkloreswift
      @xfolkloreswift 5 років тому +2

      Faz adm

    • @brunaoliveira1413
      @brunaoliveira1413 5 років тому +5

      oi eu sei q nao sou a lu mas eu posso te dar um conselho, o mais fácil é começar pelo que tu NAO GOSTA ai pelo menos tu ja descarta áreas. Tipo eu odiava matemática e era hipocondriaca (sempre achava que tava doente) ai eu descartei exatas e a área da saúde, só sobrou humanas. Meu irmão também tá no 2 ano e tb nao tem ideia e ele ta tentando descobrir assim

    • @jacquelineatae5064
      @jacquelineatae5064 5 років тому

      Olha eu to no segundo e descobri esse ano o curso kkkkkk uma dica é se você não tem a menor ideia é procurar faculdades que tenham o sistema BC&T ou BC&H ai vc tem mais tempo para escolher esse curso

  • @flaviaaraujo8103
    @flaviaaraujo8103 5 років тому +213

    Eu moro em Portugal então não sei porque eu estou tão interessada neste assunto... Acho que até se recitasses o manual de instruções da impressora eu vinha a correr assistir 😂❤️

    • @bea.martinx
      @bea.martinx 5 років тому +7

      Tbm sou tuga✌️❤️

    • @nerildocostajr2424
      @nerildocostajr2424 5 років тому +2

      Portugueses sempre insuportáveis! Se não estava interessada, era só sair do vídeo.

    • @Suellen.Carneiro
      @Suellen.Carneiro 5 років тому +29

      @@nerildocostajr2424 a menina não foi nem um pouco insuportável, ela apenas quis dizer q por gostar do canal (independente do assunto) ela viria assistir.

    • @flaviaaraujo8103
      @flaviaaraujo8103 5 років тому +31

      @@nerildocostajr2424 minha querida, considero bem mais insuportável quem interpreta de forma errada as pessoas do que um comentário insignificante como o meu. Se leres com atenção o que eu escrevi, irás reparar que eu não disse estar desinteressada, mas sim que, apesar de este assunto não ser útil para a minha vida académica (por não morar no Brasil), iria assistir na mesma pois considero um assunto quiçá interessante. Por favor, pensa duas vezes antes de destilar veneno e xenofobia. O mundo vive bem sem mais um comentário de ódio. ❤️

    • @VIC879
      @VIC879 5 років тому +5

      @@flaviaaraujo8103 vc é fofa 😍

  • @Marcelotutorial1
    @Marcelotutorial1 3 роки тому +22

    Cara, vou contar a minha experiência nas duas. Sou agrônomo formado em particular, geógrafo formado em uma Federal, antes da geografia fiz dois técnicos no IF, então posso dizer que esse negócio de estrutura e bem complicado, pois nas duas instituições públicas as estruturas eram muito melhores do que na particular. Pra você ter ideia, os laboratórios de químicas e informática, biblioteca e assim por diante, colocaram a particular no bolso e ainda rodou. Mano, a parte de ciências agrárias, nem compara, professores excelentes, curso ultra completos, viveiro de mudas, setor de bovino, suíno, caprino, pomar de frutas, silvicultura e por ai vai.... Na UFOP ne comparação, campus bem estruturado, cara, muito superior mesmo nas particulares. Nãoooooo pagava nada e ainda recebia bolsa, alimentação, moradia, incentivo a pesquisa e viagens. Fora o peso do nome da universidade no seu diploma. Além disso, tinha programas de idiomas e incentivo a intercambio totalmente gratuito. Particular Nunca mais! Lá, a faculdade colocava meu nome em restrição, professores inferiores, pra vc ter ideia até para me orientar no meu TCC tive que se ajoelhar diante a minha professora. Desculpas, mas minha experiência em particular foi um lixo.

    • @geovanazanaki
      @geovanazanaki 2 роки тому

      o que você achou da ufop no geral? sou bolsista do prouni na puc que tem perto da minha cidade, mas passei na ufop também, to tentando decidir mas tá sendo uma decisão difícil para mim, por questão de distância, sou do interior de sp

  • @jamililima4373
    @jamililima4373 5 років тому +343

    Lu, MDS tenho tanta dificuldade de aprender, pfv faz um video de dicas pra estudos ou sla pfv

    • @jamillylima2591
      @jamillylima2591 5 років тому +3

      Olha só, minha chara aqui.

    • @jamililima4373
      @jamililima4373 5 років тому +2

      @@jamillylima2591 eai chará tranquilo kaakakakaka

    • @bbiewix2561
      @bbiewix2561 5 років тому +7

      Já existe esse vídeo! Basta procurar lá nos vídeos dela

    • @jamililima4373
      @jamililima4373 5 років тому +5

      @@bbiewix2561 muito obrigado pela informação , é que eu sou nova no canal então eu n sabia! Aliás se eu soubesse n tinha pedido. Mais obg

    • @nsei8845
      @nsei8845 5 років тому +2

      mx videos Me informa qual vídeo por favor

  • @mariaeduardaaraujo8675
    @mariaeduardaaraujo8675 5 років тому +68

    Lu é inspiração para vida toda ✨💗💗amo seus vídeos e seus stories

  • @eduardocostaeu
    @eduardocostaeu 4 роки тому +10

    Curso engenharia civil na UFRJ, estou indo pro 4º período e até agora não tive problemas com professores faltando às aulas. Todas as provas os professores sempre imprimiam um papel com as perguntas e a gente fazia tranquilamente. As salas de aula são confortáveis (algumas salas tem cadeiras com almofadas e outras não). Desde o 1º semestre sempre procurei ter uma relação saudável com o pessoal do meu curso. Não somos necessariamente amigos, mas a gente se respeita e quando tem trabalho em grupos tudo flui bem. Com relação aos banheiros, realmente tem alguns que não tem papel, mas outros sim. Tem que saber procurar o banheiro que tu vai fazer suas necessidades (nº 2)

  • @MandyHabermann
    @MandyHabermann 5 років тому +11

    Eu estudo nutrição na Anhanguera. A vida toda vi gente falando muito mal da faculdade, muito preconceito. Hoje não consigo entender o motivo. Nunca tive problemas com a administração, e a grade curricular, porra, excelente! Mandei pra algumas amigas minhas que cursam em Estácio e algumas outras, minha grade MUITO mais completa. As provas são complexas. Lembro de ouvir gente falando "na Anhanguera vc não reprova, só pagar que passa" NADA A VER. Muita gente da minha sala rodou a cada semestre, ficaram de exame e depois de recuperação.
    Amo a Anhanguera e amo mais ainda meu curso ❤️ sem reclamações.
    (E tem aquele detalhe: quem faz sua faculdade ser boa ou não, é você. Ja vi gente estudando nas melhores universidades mas não tinham força de vontade, só estudavam o obrigatório pra passar e pronto.)

    • @domenicapaiva7583
      @domenicapaiva7583 5 років тому +4

      falou tudo, eu passei em psicologia na Unip e todo mundo falando mal que a faculdade é ruim sendo que nada disso, lógico que lá tem alunos que não querem nada e pagam, mas vai de cada um e da sua força de vontade

  • @leticiacampos5092
    @leticiacampos5092 5 років тому +13

    Aqui na UFMG é gritante a diferença entre a estrutura nos cursos.Prédio de engenharia lindos, mil cantinas, super conservados jardins super cuidados, bem iluminados....se vc pegar o de humanas, falta muita coisa infelizmente :/

    • @mariahelena3782
      @mariahelena3782 5 років тому

      Como é o prédio de Arquitetura e urbanismo?

    • @renatam.r.6762
      @renatam.r.6762 3 місяці тому

      2024 e a realidade é que na Letras tem internet e em prédios da exatas não tem. Assim, e os bebedouros de certos prédios de exatas? Enfim... Não estou reclamando muito não.

  • @tallyta-moraes
    @tallyta-moraes 5 років тому +3

    Eu fiz 2 anos e meio em particular e depois fui pra pública e notei as mesmas coisas. A minha é estadual e muitas vezes não tem papel, a mesa é pequena (exceto no prédio de engenharia) e tudo o mais. Só de pensar em não ter que brigar na administração sobre a minha bolsa (eu tinha 50% de desconto na mensalidade), eu fico feliz. Em compensação, na pública é período integral e quase não tenho tempo pra respirar :'D Seu canal me ajudou muito a ver os estudos como algo menos penoso e sou muito grata por isso ♥️ Eu também mudei de curso (de desenho industrial na particular para medicina veterinária na pública), então também não tem muito como comparar em relação a ensino. Meus professores (a maioria) são bem legais e flexíveis em relação às avaliações. Eles mudam datas de provas, caso a turma peça, pra não acumular muita coisa numa semana só. Minha turma também é bem unida, mas ainda rolam as panelinhas. A gente troca materiais e tira dúvidas uns com os outros nos grupos. Na particular, quem dominava a matéria dava "monitoria voluntária" para os demais. Eu fui monitora de geometria descritiva, quando fiz DI. Na pública também tem monitores , mas eles recebem uma bolsa pra ensinar aos outros e achei bem legal.

  • @ACRSoft
    @ACRSoft 4 роки тому +9

    Eu me formei em licenciatura de História como bolsista integral ProUni numa faculdade particular, e logo depois (1 mês após formado) iniciei o curso de ciências sociais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) onde me formei em 2016 bacharel e licenciado.
    As diferenças basicamente foi a oportunidade de atividades extra classe, no curso de história foi basicamente as disciplinas e estágios obrigatórios, na Federal tive oportunidade de estágios extracurriculares (remunerados) iniciação científica (voluntária e remunerada) participar de organização de eventos de estudantes e institucionais e até ser fundador e editor de uma revista acadêmica (Revista simbiótica que chegou a Qualis B1 em 2018).
    No que diz respeito à estrutura a federal era muito maior já que a faculdade onde me formei só tinha dois Cursos (história e letras) , e a professores a federal eram doutores na particular eram na sua maioria mestres.
    Enfim, essa foi um pouco da minha experiência.

  • @ClarissaTostes
    @ClarissaTostes 5 років тому +129

    Acho que o principal é que a faculdade pública te estimula a ser autodidata. E a experiencia de tolerância que aprendemos ao conviver com pessoas tão diferentes e de tantos lugares. Mas sucesso profissional não depende da faculdade que se está. Ah, Luana, talvez por ser caloura não esteja inteirada ainda, mas faculdades públicas costumam ter vários programas de desenvolvimento estudantil que as particulares não tem, e isso faz muuuuuita diferença. Infelizmente com os cortes as coisas andam caídas.

    • @srta.joficial2118
      @srta.joficial2118 4 роки тому +1

      Verdade

    • @srta.joficial2118
      @srta.joficial2118 4 роки тому +3

      Tinha muito disso na UFRPE, a pessoa sai com uma mentalidade social bem diferente

    • @srta.joficial2118
      @srta.joficial2118 4 роки тому +2

      Tbm tem a questão de sustentabilidade, eles prezam muito por lá

  • @jessicafernandes5368
    @jessicafernandes5368 5 років тому +5

    Olha lu eu sai de uma particular e fui para uma pública e tem disputa sim! Por nota, por currículo, uma loucura . Tenham a saúde mental de vocês em dia porque não é nada fácil. E as provas são de longe bem mais elaboradas, e os professores te deixam em recuperação por 0,4 e em questão de ementa de aula os meus precisam de aprovação da coordenação do curso junto com o colegiado do centro que aqui na minha Universidade os prédios dos cursos são separados por áreas de atuação e as notas eles realmente são mais livres eles distribuem nota da maneira que achar melhor (O que geralmente é duas provas ou uma prova e um seminário, dificilmente tem "trabalhinhos" o que tinha direto na particular) . Mas enfim no geral na pública tu consegue ter uma visão mais diferenciada porque teus contatos são bem diversificados com pessoas de todos os lugares,e de classes diferentes da tua . ❤

  • @martaluizasantana6061
    @martaluizasantana6061 4 роки тому +6

    A diferença entre estrutura e materiais existe, mas não se limita apenas a isso. As universidades federais te permitem uma formação além da teoria do seu curso, é formação social, acadêmica e científica! As iniciações científicas, projetos de pesquisa e diretórios acadêmicos, por exemplo, nos ensinam a contribuir com a ciência e proporcionam pensar muito "fora da caixinha".
    Outro ponto importante são os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Nas federais, fazemos TCC com olhar de contribuir com a ciência, e nos incentivam a transformar em artigos e publicar em revistas científicas de peso! Fora os congressos, simpósios e outros eventos que sempre fazemos.
    Acredito que sua visão, Luana, ainda seja como a do senso comum que federais são bagunça e que professores (por serem servidores públicos) não querem trabalhar. Tenho certeza que após metade do curso e com as oportunidades que a universidade irá te proporcionar, a visão mudará! Seria até legal repetir esse vídeo, com outro ponto de vista!

    • @pedrohirata4331
      @pedrohirata4331 3 роки тому +2

      Nossa, sim! Fora o tanto de grupos de estudos e de cursos de extensão e difusao que podemos participar, contando ainda mais no currículo e pro nosso conhecimento. Ainda cabe ate mencionar a possibilidade de cursarmos materias em institutos e cursos diferentes dos nossos, aumentando ainda mais a gama de coisas que podemos aprender

    • @Gustavo-py2cd
      @Gustavo-py2cd 2 роки тому

      Mas claro, nada adianta tudo isso se a pessoa não quiser seguir carreira acadêmica. Muita gente pobre entra em busca de uma boa formação direcionada para o mercado de trabalho, com foco em ganhar dinheiro e subir de patamar financeiro o mais rápido possível. Entenda que qualquer um dos dois âmbitos (Particular e Público) possuem incentivos para a inovação. Na iniciativa privada essa contribuição vem em forma de produtos e serviços pra população, enquanto a pública foca em conteúdos mais técnicos e sem grande interferência na vida das pessoas de fato.

  • @nataliaalves1738
    @nataliaalves1738 5 років тому +11

    Fiz meu médio no CEFET-MG... e é realmente dessa forma. Foi a melhor experiência da minha vida principalmente (além do ensino) por proporcionar uma interação incrível com várias pessoas diferentes, todos são muito amigáveis e formam um grande família ❤ Federal >>>>>>>

  • @vitoriatrucolo1969
    @vitoriatrucolo1969 5 років тому +6

    Eu sempre estudei em escola pública, e nesse ano estou no terceiro ano do instituto federal (que é faculdade também). Tive experiências na UFRGS, por conta do IF. A experiência em federal é muito enriquecedora, em todos os sentidos. Meus colegas têm currículos lattes maiores do que adultos “normais”. No IF o papel higiênico é melhor do que o da minha casa, temos almoço (todos os alunos), café da manhã e jantar (para quem tem baixa renda). É tudo limpinho e as moças da limpeza são anjos! É claro, temos problemas, por exemplo, na aula de desenho técnico (na qual usamos computador) vários alunos perdem o trabalho INTEIRO por queda de energia ou pane de aparelho (a mesma coisa acontece na ufrgs, curso de arq&urb). Sem contar com o medo constante de cortes de verbas, estudar em federal também ensina a protestar e lutar pelos teus direitos kk. Além disso, os professores (ao menos no IF) são obrigados a destinar parte da carga horário para atendimentos extra classe, ou seja, tu tem uma aula particular gratuita. Os alunos e professores podem realizar diversos projetos e ganhar $$ com isso (IF e UFRGS).
    Em suma, as partes positivas se sobressaem em relação as negativas, entretanto, infelizmente as universidades públicas estão cada vez mais concorridas e em alguns cursos é quase impossível entrar sem cursinho, sendo que, teoricamente, federais seriam destinadas para quem mais precisa.

  • @joicelima59
    @joicelima59 5 років тому +8

    Cursei dois semestres de psicologia em uma faculdade particular aqui na Bahia e hoje estou cursando em uma universidade pública e vendo esse vídeo acredito que muitas dessas observações feitas variam de lugar para lugar. Tanto na particular quanto na publica não via essa questão da falta de sabonete, papel e tudo mais... acontecia vez ou outra acabar, mas faltar todos os dias dificilmente acontecia. Já sobre as provas e a liberdade dos professores, sim, acontece mesmo do professor criar a avaliação no momento da prova, mas é necessário analisar que isso geralmente é uma particularidade do curso de psicologia e creio que de alguns outros, mas não são muitos cursos que se enquadram nisso. Pelo menos onde eu curso existe uma preocupação maior com o conteúdo aprendido e sua aplicação em outros aspectos. Por isso muitas pessoas acreditam que um papel (prova), nem sempre demonstra que o aluno absorveu de fato o conteúdo e por conta disso eu vejo que muitos professores procuram apresentar os conteúdos com uma didática um pouco menos comum, digamos. Vejo que a universidade publica exige muito mais do aluno, além de oferecer muitas oportunidades que pelo menos a faculdade particular que cursei não ofereceu. Esse e outras coisas que observei entra a diferença de faculdades acredito que talvez não se aplique a outros Estados ou até mesmo todas as faculdades particular aqui da Bahia.

    • @nicollersantos7259
      @nicollersantos7259 3 роки тому

      Oiii Joice, me desculpa a pergunta, mas qual particular você fez aqui da Bahia? Eu passei na Ufba, mas estou considerando fazer particular por conta da flexibilidade do horário, preciso trabalhar.

  • @camilarozalinski6535
    @camilarozalinski6535 5 років тому +143

    Eu fiz particular em Curitiba e achava que a estrutura seria bem melhor, mas não tinha nada demais não. Kkkk

    • @ethanb8216
      @ethanb8216 5 років тому +17

      Eh a mesma bosta.. A única coisa que muda é que a pessoa paga pelo papel ofício do prédio todo, e depois tem que pagar o aluguel da sala que tu assiste aula para você tirar uma cópia ou pegar um documento..

    • @amanda.folklore
      @amanda.folklore 5 років тому +13

      Aqui no RN as federais são mais estruturadas do que muitas particulares

    • @nataliabeatriz223
      @nataliabeatriz223 5 років тому +2

      tbm faço e é a mesma coisa kkkkkk

  • @leticia.2853
    @leticia.2853 5 років тому +7

    Faço PUC direito e amo muitooo,mesmo.
    As pessoas são megas simpáticas,a estrutura é ótima e tem várias opções de cursos extras.

  • @lieakamine9416
    @lieakamine9416 5 років тому +7

    Estudo Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Federal Campus Guarulhos, e ao decorrer do vídeo, tinha coisas q me identifiquei para caramba, em questão do "jeito" que os professores dão aula/prova/trabalho, vim observando isso desde o meu curso técnico (no mesmo local, inclusive -qq) e depende MUITO de professor para professor, enquanto uns davam a aula "jogando" o slide para a turma, outros faziam questão de desenhar na lousa o conteúdo para entendermos pontinhos por pontinhos da matéria; e depende muito de matéria/professor também a questão de avaliação realmente xD Amei o vídeo e foi um empurrão para comentar pela primeira vez no seu canal ^^.
    Acho que seria legal também vc comentar sobre "Faculdades da cidadezinha" tipo, como uns olham para aquela faculdade por não estar naquele local mais movimentado da cidade/estado e como isso influencia talvez para as pessoas? Porque confesso que no início meio que criticava bastante a mim mesma com frases do tipo "Nossa! eu só consegui entrar em uma faculdade assim?" sendo que hj estando no 3º semestre da faculdade, vi que as coisas não são bem assim comentando com o pessoal da minha turma e tal 'u'. Bjss ❤️

  • @laurabeatrizgouveiasilva1107
    @laurabeatrizgouveiasilva1107 5 років тому +4

    estudo fisioterapia em uma universidade publica já faz dois anos, e depois de alguns acontecimentos vejo o quanto é necessário que a segurança melhore. Realmente entra e sai quem quer, com o que quer, nós alunos que vamos para estudar corremos um risco que muitas vezes subestimamos. É uma diferença com a particular que eu queria que não existisse.... adorei o vídeo Lu

  • @Beaalmm
    @Beaalmm 5 років тому +161

    Ainda existe um certo "preconceito" com a faculdade particular por ser pior em matéria/currículo etc. Minha faculdade particular não tenho o que reclamar, com amplo conhecimento criativo e aulas sobre concursos públicos e não é uma Estácio da vida. Não troco minha casinha por nada nessa vida 💙

    • @mairab.8345
      @mairab.8345 5 років тому +3

      qual faculdade?

    • @Beaalmm
      @Beaalmm 5 років тому +2

      @@mairab.8345 n é conhecida nacionalmente, só tem no rj

    • @nathalia3426
      @nathalia3426 4 роки тому +2

      Olá, sou do RJ.
      Você poderia me dizer o nome da sua faculdade pf?

    • @Leo_Souza321
      @Leo_Souza321 4 роки тому

      Nathália Almeida Mackenzie

    • @ren2320
      @ren2320 4 роки тому +2

      oq tem a ver a estacio?

  • @_beccav
    @_beccav 5 років тому +78

    Eu já tive muito preconceito com particular, mas quando tive que parar de estudar pra trabalhar, isso mudou. A minha experiência é só particular, mas não tem carteirinha pra entrar não kkkk e as provas são assim mesmo organizadas, mas na minha a gente não fica com a prova, tem que responder em folha separada e a maioria é baseada em casos clínicos (faço odonto) não é tipo pergunta de ensino médio sabe? E a correção é rigida. Todos os meus professores tem doutorado e se formaram em federal tbm, e diferente do que li por aqui nos comentários, tem sim textos acadêmicos, artigos escritos pelos professores, ligas acadêmicas, painéis de apresentações, grupo de pesquisa e etc. Minha turma também se ajuda bastante no grupo do wpp, manda resumo, os veteranos tbm ajudam... e a estrutura é ótima, tanto é que no MEC, meu curso lá tem nota máxima (5) e eles super dão descontos, eu mesma tenho bolsa, você vê que boa parte é da mesma condição, muita gente trabalha e estuda, ninguém fica se achando superior, todo mundo conversa entre si, e pra mim, é ótimo

    • @Sam-yf8yt
      @Sam-yf8yt 4 роки тому

      Qual é a sua faculdade?

    • @jehhsouza69
      @jehhsouza69 4 роки тому

      Qual faculdade meu anjo?

    • @stehirai
      @stehirai 4 роки тому +4

      Minha experiencia é bem parecida com a sua! Faço Psico em uma particular e desde o primeiro semestre tive contato com artigos, textos acadêmicos, etc. Tem várias ligas acadêmicas, participações dos próprios professores em livros, incentivo a pesquisa científica, etc... Não tenho do que reclamar!

    • @kevellynvitoria2642
      @kevellynvitoria2642 3 роки тому

      Queria muito fazer odonto, porém tô meio desanimada pro conta dos valores dos materiais que não tenho condições pra pagar, na particular também tem algum programa pra ajudar nessa questões (pra quem tem bolsa)

    • @_beccav
      @_beccav 3 роки тому +1

      @@kevellynvitoria2642 Pelo que eu saiba tem algumas faculdades que disponibilizam alguns, mas poucos, o grande investimento é a gente que faz mesmo. Não é impossível. Da pra parcelar, parcelar em boleto se não tiver cartão, muitas dentais disputam valor, abaixam o preço se você ficar negociando entre elas. Também da pra comprar usado, dividir com sua dupla/trio/grupo, muita coisa se compra e não usa até o fim, é bom falar com pessoas já formadas ou veteranos pra você ter uma noção. Alguns materiais são mais altos, mas você vai usar pra vida toda, e mesmo assim tem que ficar de olho pra pegar os melhores preços. Falando por mim, com essa pandemia, mudou bastante viu? Os meus professores enxugaram as listas pela metade. Então pensa com carinho, e pesquise bastante.

  • @alvaromagalhaes6312
    @alvaromagalhaes6312 5 років тому +3

    Amei o vídeo e a minha opinião de graduando em uma Federal, é: ESTRUTURA NÃO FAZ ALUNO. Infelizmente, temos uma estrutura aquém quando comparamos com faculdades privadas mas o que importa é o ENSINO e isso é imensurável. Claro, a cobrança é muito grande e exige muita independência/esforço dos alunos - um efeito colateral são os problemas psicológicos que acabamos desenvolvendo durante esse processo, infelizmente. Porém, isso é que nos possibilita aprimorar nossas skills e estar mais preparado para enfrentar o mercado (não é a toa que as empresas vivem nos corredores nos chamando para preencher o seu banco de talentos), e o fato dos cursos serem em sua maioria em período integral, nos permite participar de atividades de extensão o que é mais difícil na particular. Uma coisa que eu acho incrível aqui é a pluralidade de ideias e pessoas. Você estuda com gente das 5 regiões do país, aumentando o campo de visão, conhecimento e opiniões sobre tudo. Enfim, eu amo a minha universidade - UFSCar, e amei o vídeo

  • @12nihhh
    @12nihhh 5 років тому +15

    Acho que essa questão da entrada livre nas federais é pq além delas serem um local de estudo, elas também são um local de lazer

  • @thaisrafaela9493
    @thaisrafaela9493 5 років тому +71

    Estudo na Universidade Federal de Viçosa, em MG e concordo com o que vc pontuou. Realmente, é algo bem relativo essa questão de cursos. Mas na minha Universidade depende se o departamento é mais novo ou não. O meu departamento é seminovo, então sempre tem papel e sabonete kkkk.
    Tbm percebo essa liberdade dos professores, mas realmente é bem relativo, pq tem uns professores que ficam até o último segundo kkkk e outros que só nos fazem perder tempo em estar na aula 😒. Enfim, acho que msm com essa liberdade a gnt se ferra no final do período kkkk

    • @luanacarolina.s
      @luanacarolina.s  5 років тому +11

      Exatamente! eu tive um professor que simplesmente a aula dele não agregava em NADA! Era uma bagunça

    • @CirioRich
      @CirioRich 5 років тому

      Eu tenho uma professora que pede para lermos um livro de obras literárias em inglês dentro da mesma semana para debatermos em sala de aula kkkkk o sacrifício é grande.

  • @emyle5109
    @emyle5109 5 років тому +3

    Lu estudo em um ifsc de Santa Catarina e é super verdade a parte de que ninguém liga pra como você vai. As pessoas se importam muito menos com você e julgam muito menos! Cada um vai da forma que se sentir melhor e sem julgamentos! A parte de cada um se ajuda também é verdade! Grupo de estudos, fotos de resumos, tudo é verdade! Mas tem também muita rivalidade entre cursos algo que eu acho ridículo...

  • @jhonataalmeida792
    @jhonataalmeida792 5 років тому +56

    eu estudo em uma particular com bolsa, acho mt melhor, federal tem MT greve e a reitoria é uma bagunça, tem professores q abusam e faltam de aula e nem dão satisfação e reclamar na reitoria n adianta nada, por mais q a particular tenha problemas eu prefiro

    • @isaiascaetano5888
      @isaiascaetano5888 3 роки тому +5

      Penso igual você em relação a greve e desorganização das públicas

    • @tatasailormercury
      @tatasailormercury 2 роки тому +1

      De que adianta estudar na Federal, mas não ter aula e quando tem, os professores mandam ler xerox. Tudo sujo, desorganizado e sem equipamentos. Os alunos ficam abandonados ali dentro!😱Prefiro mil vezes a particular!😇

  • @toryvega666
    @toryvega666 5 років тому +4

    Também estudo na UFPR e curso Física (Bacharelado). Frequento há 2 anos o ambiente, e posso afirmar que a estrutura da UFPR varia de setor pra setor e de prédio pra prédio. Existem, sim, prédios caindo aos pedaços, mas também existem prédios extremamente novinhos.
    Em relação aos laboratórios, no >MEU< curso, deixam MUITO a desejar. Muitos experimentos são feitos em laboratórios sem segurança alguma. Diversos equipamentos que estão estragados, não sofrem manutenção (que geralmente é uma parcela MUITO inferior ao valor integral do equipamento) e os próprios professores tiram do bolso deles pra não comprometer o andamento das pesquisas de graduandos, mestrandos e doutorandos. Muitas vezes, o setor das exatas precisa escolher a dedo qual dos equipamentos vai voltar a funcionar por causa da falta de verba do Governo Federal. Já ouvi de amigos da biologia que quando eles estão mexendo com microrganismos, nem pipeta tem, e precisam chupar suco nutritivo com canudinho correndo risco de contaminação...
    Mas, no geral, posso afirmar que vale MUITO todas as situações que passamos ali dentro. Todos sabemos o peso que o nome das instituições públicas carregam no currículo, principalmente na área de pesquisa.
    Ótimo vídeo.

  • @VitoriaFerreira-yo2fq
    @VitoriaFerreira-yo2fq 5 років тому +8

    Fiz um semestre de psicologia em uma faculdade particular, e funcionava muito ao contrário da faculdade que a Luana estudava. Os professores chegavam atrasados e davam aulas curtas. Eu estudava no período noturno e uma aula que era pra ir das 19h até às 22:10 ia das 19:10 (mais ou menos) até 21:45 e ainda com intervalo de 15 min isso ainda quando não atrasava pra voltar a aula do intervalo. Agora eu estou em uma federal que passei pelo Sisu do meio do ano, e até agora os professores se mostraram pontuais (tem professor que até passa do horário da aula acabar). E um outro ponto que eu considero o mais importante, são os projetos de extensão. Existem grupos de diversos temas que vc pode entrar para fazer projetos que vc mais se identifica, diversas palestras e assembléias para falar de assuntos variados além também de uma certa consciência política. Essas são coisas que não tinha na particular onde eu estudava e estava sentindo que faltava algo. E a universidade pública me oferece muitas coisas além da formação em psicologia, dá para extender muito o currículo.

    • @anabrito301
      @anabrito301 3 роки тому

      Seu curso é integral certo? Vc já recebeu/recebe algum auxílio estudantil? Eu queria fazer Psi em uma pública mas penso em ficar 5 anos sem trabalhar, n sei se rolaria pra minha situação 😔

    • @VitoriaFerreira-yo2fq
      @VitoriaFerreira-yo2fq 3 роки тому +1

      @@anabrito301 oii ana tudo bem? perdão a demora pra responder, não havia visto. Mas sim, meu curso é integral. Eu recebo auxílio financeiro, que conta com a aluguel e a alimentação. Infelizmente, o auxílio na universidade que estudo não é muito, então não consigo só viver com ele, preciso da ajuda dos meus pais, mas já é uma boa ajuda, e que me faz permanecer fora de casa, menos agora com a pandemia kkk que estou na casa dos meus pais. Eu tinha esse mesmo pensamento de trabalhar e tal por casa das condições financeiras, é difícil, se eu falasse que não passo apertado eu estaria mentido. Mas sou muito feliz onde estou hoje e tentando fazer o máximo que posso pra ter a melhor experiência da universidade.

    • @anabrito301
      @anabrito301 3 роки тому

      @@VitoriaFerreira-yo2fq Obrigada por responder!! :) Que bom que vc tá feliz no curso! Vou começar no segundo semestre agr e tô mto ansiosa e animada kkjk espero ter uma experiência ótima tbm!!

  • @beth-ux7fc
    @beth-ux7fc 5 років тому +8

    Conheci uma garota que fez Direito em uma particular e pediu transferência para a pública (estadual). Ela disse que a diferença de ensino é gritante. Pelo menos na experiência dela, a pública exige muito mais do que a particular. Na pública as pessoas pegam exame, tem que estar presente nas aulas porque levam falta e reprovam por esse motivo, tem que estudar pra prova pra ir bem... nas palavras dela, na faculdade particular de direito em que ela estudou, qualquer um entra e qualquer um se forma. Fiquei meio em choque com isso pq muita gente diz que não tem diferença entre pública e particular

    • @camillaoliveira5822
      @camillaoliveira5822 5 років тому +5

      A mesma coisa aconteceu com uma amiga minha, ela cursa enfermagem na federal e sempre chega alunos de faculdades particulares através de transferência e ela percebeu essa dificuldade que eles tiveram nos estudos, a maioria ia bem mal nas provas.

    • @CirioRich
      @CirioRich 5 років тому +1

      Muitas vezes a diferença está no próprio aluno. O problema no Brasil é que há muitos universitários acomodados e isso o torna um péssimo profissional. A vida na universidade não é fácil, mas se você tem dedicação você vai longe, isso independe de ser ou não de uma universidade pública.

    • @vs9400
      @vs9400 4 роки тому +4

      Olha, eu estudei em pública e particular, realmente a pública tinha o conteúdo mais puxado. Porém isso faz mais diferença para quem quer ser pesquisador ou professor. Quando se trata do mercado de trabalho, as duas estão distantes dele de alguma forma. A gente chega crua no mercado de qualquer jeito, pois conhecer teorías mais profundamente não garante que você vai saber resolver problemas reais do mercado de trabalho ou ser capaz de antecipar e ter ideias de otimização de algo que já está bom. Isso você só aprende trabalhando. Pra ser beeeem sincera de verdade, eu aprendi muito faz fazendo cursos livres com profissionais de alto escalão com décadas de experiência no mercado do que dentro da faculdade (fosse pública ou particular).

  • @alisonferreira357
    @alisonferreira357 5 років тому +3

    Já estudei em federal e em particular.
    - Particular: bastante segura, sempre esteticamente bonita e organizada, banheiros limpos e com produtos de higiene. O ensino era bem flexível sempre tinha prazos longos para entrega de projetos e provas. Sobre alimentação a cantina era tudo caro kkk
    - Federal: As vezes falha na segurança, as vezes tem prédios bem antigos que não são reformados, os banheiros nem sempre tem produtos de higiene. O ensino é bem puxado os prazos são curtos você tem que ser super autodidata pra aprender TUDO em casa. Além de ter projetos, monitorias, pesquisas e extensão. Sobre alimentação amo meu RU de 2 reais kkkk e ah, na federal tem greve então se tiver pressa pra terminar a graduação vai de particular.
    (Essa é a minha experiência)

    • @sasalelex
      @sasalelex 5 років тому

      mas no quesito de qualidade do ensino qual foi melhor para você?

    • @alisonferreira357
      @alisonferreira357 5 років тому +2

      Bom, na federal todos os meus professores tem doutorados/pHd. E além disso tem bastante experiência na área de ensino deles. No meu caso, temos aulas preparadas, projetos e também um relato da experiência do professor. (Minha área é Ciência da Computação) na particular os professores as vezes falavam de assuntos que só tinha embasamento no conhecimento de outra pessoa e/ou no que foi pesquisado. Na pública os professores tinham essa experiência. Exemplo: tenho um professor que já trabalho com tecnologia medicinal. Outro professor que já trabalhou na Google... e assim vai.

  • @liliaceccon7900
    @liliaceccon7900 4 роки тому +1

    Encontrei alguém que estuda na UFPR e tem um canal pra falar sobre! Quando eu fiz vestibular, a federal era um sonho, claro! Pesquisei por blogs e canais que falassem sobre ela mas não achei nada mto profundo. Enfim! Bom ver que você está ajudando pessoas como eu era em 2013! Agora em janeiro de 2020 eu colo grau, acabei de terminar a graduação em Engenharia Química na UFPR. Amo a UFPR e defendo com unhas e dentes, apesar de ter tido professores meio loucos (literalmente, é cada historia...) e uma coordenação não muito acolhedora, sou muito grata por tudo que a Universidade me proporcionou

  • @geremiascipriano7666
    @geremiascipriano7666 5 років тому +7

    Claramente você tem condições de pagar uma faculdade particular (o que seria o certo e o que vc já fez). Porque então vc está fazendo uma faculdade federal sabendo que vc está ocupando a vaga de uma pessoa que não tem as mesmas condições financeiras que as suas?

    • @luanacarolina.s
      @luanacarolina.s  5 років тому +5

      Geremias Cipriano as condições que eu tenho hoje, são por conta do meu trabalho. Eu escolho onde vou investir ou gastar meu dinheiro. Escolhi não usar ele para pagar uma faculdade particular. Não tenho nem meio pingo de culpa por estar usufruindo da vaga que eu consegui de forma honesta. É um processo seletivo, passei nele e hoje curso psicologia na universidade federal do Paraná.

    • @geremiascipriano7666
      @geremiascipriano7666 5 років тому +6

      @@luanacarolina.s Atualmente eu estudo numa das melhores faculdades federais do Brasil e consegui isso de forma honesta também. O que mais se vê lá são pessoas com condições financeiras ótimas, que poderiam estar pagando uma faculdade particular e deixando as vagas das universidades públicas para pessoas pobres que realmente não tem condições de pagar e não conseguem entrar pq a vaga já foi ocupada por uma pessoa que tem essa condição. O dinheiro do seu trabalho é seu. É um direito seu fazer o que bem quiser com ele, não estou afrontando esse direito. Todavia pessoas mais pobres estão sendo prejudicadas com atitudes de pessoas assim como você. Atualmente se comemora que HOJE a filha da faxineira está ingressando numa faculdade pública, sendo que aquele lugar era pra ser dela desde o começo. Por muito tempo a mãe dessa moça pagou impostos para que pessoas mais ricas frequentasse um lugar que era da filha por direito. Quantas faxineiras será que não estão pagando a sua faculdade enquanto as filhas delas estão chorando por não terem conseguido entrar por uma posição de diferença? Não quero intriga, acompanho seu canal e acho alguns dos seus vídeos muito relevantes. Só peço que reflita. 🙏

    • @geremiascipriano7666
      @geremiascipriano7666 5 років тому +2

      @@luanacarolina.s Obrigado por ter tirado um pouco do seu tempo para dar atenção ao meu comentário. 🙏

    • @luanacarolina.s
      @luanacarolina.s  5 років тому +1

      Geremias Cipriano você falou que estuda em uma das melhores universidades do Brasil etc, então você tem noção que textos e discursos emocionais possuem um total de 0 peso né? Só o fato de eu ter feito ampla concorrência quebra completamente o seu argumento. Traga argumentos mais racionais e práticos.

  • @dayseprado3834
    @dayseprado3834 5 років тому +2

    Você é INCRÍVEL e quem concorda respira

  • @lorenameneses6327
    @lorenameneses6327 5 років тому +8

    Eu fiz os três primeiros semestres numa particular e agr vou pra uma pública. Nas suas abservações, percebi q vc descreveu a faculdade particular q eu estudei e a respeito da faculdade pública, parecia q vc tava falando da escola pública q estudei no meu ensino médio. Não comecei a estudar na federal ainda, mas acho q vou me sentir em casa kkkkkk ah! E sim, as pessoas na federal (de acordo com minha experiência) parecem ser mais amigáveis, pelo menos, no curso q eu faço (Letras)

  • @lourdeshelena3138
    @lourdeshelena3138 5 років тому +43

    Eu fiz PUC Minas em Poços de Caldas por 2 anos e meio.. enfermagem, o curso era apenas noturno.
    E hoje eu faço também enfermagem mas na Federal de Alfenas (Unifal) o curso é integral, eu senti diferença das aulas práticas, a quantidade e como era dada, na PUC era em bonecos e na Unifal ja é direto no hospital, a carga horária tbm é bem maior na Unifal.
    Quase todas as aulas tem prática ou laboratório e isso ajuda muito, o campo da pesquisa tbm é mais explorado, já na PUC tem uma formação de um técnico um pouco mais amplo.. As duas Universidade em questão de estrutura nao deixam a desejar em absolutamente nada..
    sobre prova, eu só me ferrei nas provas na Federal... kkkkk pelo menos na minha os professores pegam pesado.. já na Particular os professores ajudam mais, só ler slides e ja era... kkkk ja na Federal tem que pegar o livro na biblioteca no primeiro dia e já ir estudando...
    fiz Particular mas prefiro Federal 💖

    • @vanessafranca7866
      @vanessafranca7866 4 роки тому

      Nossa, era com bonecos? Fiz em particular aqui em sp na USJT e ao meu curso de psicologia a gente estudava com o corpo mesmo da pessoa.

    • @lourdeshelena3138
      @lourdeshelena3138 4 роки тому

      @@vanessafranca7866
      Apenas anatomia era em cadáveres, os treinos de técnicas eram em bonecos, e apenas no 8 e 9 período íamos para o hospital..
      Já na Unifal fazemos umas 3 vezes em bonecos ou nos colegas, e depois já temos práticas com os pacientes..
      O contato com o paciente começa desde o primeiro período

  • @marcelaguinther5180
    @marcelaguinther5180 5 років тому +4

    Estudei a minha vida toda em escola particular e quando comecei a fazer UFSCar (universidade federal de São Carlos) achei que iria ser discrepante a estrutura, mas me surpreendi, a estrutura é boa, e a faculdade em geral é muito bonita, a biblioteca é bem acolhedora, os banheiros nem sempre tem papel em todos os sanitários mas em um pelo menos tem. Em relação aos professores, tem uns muito bons e outro sem didático, isso acaba caindo na questão de que grande parte ali é cientista e não professor, e sinto que são mais livres mesmo, mas isso não anula a grande parte de professores de qualidade. Não achei que os professores atrasam a aula, na minha experiência, foi pelo contrário, eles contam muito o atraso dos alunos. Dentro da faculdade sinto que tem muita palestra e coisas que agregam a sua profissão, oq é bem bom. Não sinto essa rivalidade em ser melhor que outro, e as pessoas parecem ser bem acolhedoras. Em relação às notas, elas não caem do céu, sempre terá professores exigentes e outros menos, mas em geral tem que estudar para conseguir nota boa, e mesmo assim muita gente pega sac (recuperação) ou dp. Minha experiência com a faculdade é pequena ainda kkkkk, vou começar o 2 semestre, mas me surpreendeu muito, eu gosto muito da onde estou agr.

  • @juliamara650
    @juliamara650 5 років тому +2

    Não sei porque,mas eu achei você mais feliz,depois que entrou em psico😍tbm quero ser psicóloga!adoro aconselhar pessoas e ajudar o máximo que posso!😍

  • @JoaoCarlos-dt6bz
    @JoaoCarlos-dt6bz 4 роки тому +76

    Eu estudei nutrição na privada e em federal. A principal diferença é, sem sombras de dúvidas, que a privada está bem voltada para o preparo do aluno ao mercado de trabalho e, consequentemente, o conteúdo abordado não é tão aprofundado como na federal, que por sua vez, tem um olhar voltado para o desenvolvimento de cientistas, pessoas que conhecem exatamente tudo da sua área. RESUMINDO MUITO É ISSO!
    OBS: muito dificilmente em uma federal você consegue trabalhar e estudar ao mesmo tempo! O conteúdo é exaustivo e muito aprofundado

    • @luiza8266
      @luiza8266 3 роки тому

      Mas qual tu achas que é a melhor?

    • @JoaoCarlos-dt6bz
      @JoaoCarlos-dt6bz 3 роки тому +5

      @@luiza8266 Tudo depende do seu objetivo enquanto profissional. Na federal você certamente estará no meio de nomes importantes da sua carreira futuramente (seus colegas de classe) e no presente (seus professores).
      Outra coisa é que federal você precisa ter uma base bem consolidada do ensino médio, caso contrário passará sufoco em dobro.
      Na particular você também pode se destacar, desde que você própria se esforce.

    • @luiza8266
      @luiza8266 3 роки тому +3

      @@JoaoCarlos-dt6bz Ah sim, obrigada! Estou no segundo ano do E.M , mas já procuro informações desesperadamente kkkkk.

  • @sabrinnasantos3146
    @sabrinnasantos3146 5 років тому

    Sério cara, só passando aqui pra te lembrar do QUANTO tu é incrível, sério, você é motivadora, sensata, otimista, linda, me falta adjetivos pra te descrever, e saiba que vc e seus vídeo/stories realmente fazem diferença, não só pra mim, mas acredito que pra muitos que te acompanham, sério, tu merece o mundo e mais um pouco, tudo de bom pra ti, te admiro muito =)

  • @flaviaaraujo8103
    @flaviaaraujo8103 5 років тому +3

    Eu admiro imenso a tua coragem e determinação para tomar uma decisão tão radical como esta ❤️

  • @Milena-mf5wh
    @Milena-mf5wh 5 років тому +33

    Acho que eh uma questão de curso tbem! Direito e Medicina são a “menina dos olhos” da elite, seja na pública quanto na particular!!
    Faz um vídeo falando da sua escolha por Psicologia!!! ❣️😘

    • @juliolana6074
      @juliolana6074 5 років тому +8

      Nada vê, Direito é mó povão

    • @roxolilas4430
      @roxolilas4430 3 роки тому +4

      Direito hje em dia ja banalizou... medicina é a única que continua elitizada

  • @iamlblaurabia
    @iamlblaurabia 3 роки тому +3

    Eu curso jornalismo na universidade federal, e recentemente decidi começar a cursar direito em uma privada paralelamente, já que não é possível ter duas matrículas na universidade federal. Eu estudei no IF, e por isso sempre tive contato com artigos, autonomia nos estudos, etc. e cheguei na universidade pública habituada ao sistema, mas posso dizer que existe uma diferença entre as universidades. Antes de estudar no IF eu estudei em escola particular, e também percebi a diferença, desde as amizades até o ensino. A universidade pública pode ter greve, alguns professores muitas vezes são alheios aos alunos, às vezes você vai para a faculdade e volta frustrado sem aula, mas você aprende a lidar com o lado científico do ensino e as amizades são mais pessoais, apesar de sempre ter alguém que se acha. Já na universidade privada eu percebo que os alunos são totalmente elitizados e são mais dependentes, porque estão saindo do ensino médio e tudo é novo para eles, o melhor é que sempre tem aula, os professores são dedicados, e eu tive sorte de escolher uma universidade que se baseia no ensino da federal do meu estado, e que incentiva a produção científica. Eu amo os dois cursos que faço, e acho que tanto a universidade pública quanto a particular possuem seus pontos positivos e negativos. É muito relativo! Enfim, só queria deixar minha experiência registrada frequentando dois ambientes diferentes.

    • @geovanazanaki
      @geovanazanaki 2 роки тому

      qual sua opinião sobre jornalismo na federal? eu sou bolsista do prouni pela puc, fiz até então um período ead, mas gostei da dinâmica do ensino, tanto da parte teórica, onde já tive que ler artigos acadêmicos para fazer trabalhos, como da parte prática, em que já estou produzindo matérias e fazendo entrevistas. passei na federal de ouro preto, e estou na difícil decisão de ir ou ficar, por ser em outro estado. sei que nas federais o ensino é mais vontade para parte teórica e científica, o que acho muito bom também, porém, vejo a parte prática como essencial para a profissão.

    • @iamlblaurabia
      @iamlblaurabia 2 роки тому

      @@geovanazanaki Sinceramente, eu me frustrei muito com o curso de jornalismo durante a pandemia. Claro, que a adoção do modelo remoto não é culpa dos professores e da universidade, mas não houve uma adaptação adequada. Estou finalizando o 5º período agora, e posso garantir que das 6 disciplinas que estou pagando, pelo menos 5 passaram trabalhos semelhantes (produção de conteúdos para redes sociais e produção de reportagens). O assunto está muito repetitivo e não estou aprendendo quase nada de novo. Outra decepção muito grande que eu tive, foi porque eu quero seguir a área internacional, e não temos a disciplina "Jornalismo Internacional" na grade curricular. Comentei sobre isso com uma das minhas orientadoras do projeto de pesquisa, e a resposta dela foi a pior possível, tentou até me desencorajar. No geral, posso dizer que nos últimos meses minha idealização do curso e minhas expectativas foram muito afetadas negativamente. Já aceitei que só vou aprender de fato no estágio. O curso de jornalismo já possuía um certo estigma aqui na minha cidade, mas eu entrei no curso para provar o contrário e me decepcionei. Os professores se preocupam mais com política do que em dar o conteúdo em si, na universidade privada isso é bem diferente. Eu curso duas graduações distintas, em duas universidades distintas, mas percebo os prós e os contras de cada uma, nada é perfeito. A federal incentiva muito as produções acadêmicas, mas o aluno deve correr atrás. Eu acredito que com comprometimento, independentemente da instituição que frequenta, o aluno terá êxito como profissional. A federal é muito superestimada. É decepcionante não ter aula às vezes, se sentir um entre tantos e sentir que o conteúdo e o aprendizado não progridem. Claro que eu não posso comparar a federal de Ouro Preto com a de Natal, mas lhe aconselho a levar em consideração seu propósito e suas expectativas com o curso. Compare a grade curricular das duas instituições, pense nas matérias que quer cursar e na parte prática. Pesquise os projetos de extensão, os laboratórios e a TV institucional. Pense com carinho! Espero lhe ajudar de alguma forma.

  • @jhonhenrique7735
    @jhonhenrique7735 5 років тому +8

    Meu único contato com universidades particulares foi quando fui fazer vestibular em algumas, e geralmente a estrutura não era lá essas coisas, a maioria era só um prédio e uma área pra lazer (claro que depende muito de cada campus)
    Comecei a fazer ufabc (federal do abc em Santo André - sp) no campus de exatas e a estrutura é muito boa (e é gigante la) e sempre tem papel e sabonete, os professores realmente são mais livres, alguns avisam que vão faltar na hora da aula e isso da uma raivinha, mas nada dms, e os professores que tive aula até agora, todos seguem os horários das aulas certinho
    A questão da segurança realmente é um “problema” por ser uma pública eles não podem intervir que as pessoas de fora entrem no campus, mas especificamente onde estudo, anotam o RG de quem entra pra liberar a catraca
    Nossa grade a gente é muito livre pra escolher horários de aula e quais aulas queremos ter em cada quadrimestre (sim, é quadrimestral lá e não semestral) e todos que entram pra área de exatas, é ingressante de “ciencia e tecnologia” antes de decidir o curso específico que vai seguir (isso faz com que em um tempo estimado de 6 anos a gente saia com duas graduações: bacharel em ciência e tecnologia e no meu caso, engenharia ambiental) isso foi feito pra termos mais independência na grade e também não ter complicações caso entre pra um curso, mas não goste dele, você pode trocar caso haja vaga
    E, ah, as DPs na federal realmente vc tem que ralar pra não pegar

    • @xfolkloreswift
      @xfolkloreswift 5 років тому

      Pretendo ir pra ufabc sbc ano que vem, vc sabe me dizer se tem um ônibus da própria faculdade que vai de um campus ao outro?

    • @jhonhenrique7735
      @jhonhenrique7735 5 років тому

      nothing simm, tem fretado intercampi, leva de sbc até sa e vice-versa

    • @evelynsantana2606
      @evelynsantana2606 5 років тому

      Passei em ciência da computação na Ufabc e na Fei (privada, mas peguei bolsa) esse ano, mesmo tendo colegas na mesma federal, acabei escolhendo a FEI por ser também mt reconhecida e meu sonho hahaha.

  • @vixeamanda3809
    @vixeamanda3809 5 років тому +7

    AFF Luana já deu né... Já deu de ser maravilhosa e Linda ❤️ te amo tanto você nem imagina 😍

  • @aliceotaku8051
    @aliceotaku8051 5 років тому +1

    A cada vídeo seu a minha mente se abre mais obrigada Luana não tinha muita idéia sobre esse asunto então valeu muito apena ver.Obrigada mesmo💞

  • @marianabellon3545
    @marianabellon3545 5 років тому +3

    Estou no segundo semestre de direito numa particular e basicamente você tirou as palavras da minha boca. A minha faculdade é MUITO bem organizada, nunca faltou nada, os professores tem muita disciplina e organização. Entretanto, acredito que pelas amizades que eu fiz, percebo que todo mundo tenta se ajudar, sendo os amigos de sala ou amigos de outros semestres. A questão da carteirinha na minha faculdade não interessa muito, nós alunos temos, mas não é necessário o uso para entrar na faculdade (isso me deixa com medo até)

  • @liege3525
    @liege3525 5 років тому +1

    Eu sinceramente estava com medo de assistir esse vídeo, mas você arrasou nas suas colocações. Discordo de alguns pontos, pq tive experiências diferentes. Amei 🥰🥰🥰

    • @luanacarolina.s
      @luanacarolina.s  5 років тому +1

      Compartilhe suas experiências!!!

    • @liege3525
      @liege3525 5 років тому

      @@luanacarolina.s É que na onde eu fiz as provas eram todas "bonitinhas". Tipo, em 6 anos nunca tive uma prova onde o professor não levou ela impressa. Meus professores também eram bem pontuais e assíduos, mas tirando isso o resto foi igualzinho 😊☺️😍

  • @brunadefigueiredo2170
    @brunadefigueiredo2170 5 років тому +123

    Faculdade privada NUNCA vai ser capaz de prover uma experiência tão enriquecedora quanto a federal. Estudar na pública é entender que teu conhecimento deve ser transmitido para além da sala de aula. Deve ser devolvido a sociedade. Fora que os professores tem lattes excelentes muito diferente dos de particular. Façam o possível para chegar em uma federal porque o aprendizado vale muito a pena.

    • @luiscesaremanuelli
      @luiscesaremanuelli 5 років тому +51

      O aprendizado depende muito mais do aluno do que da universidade e professores. Quem quer se aperfeiçoar deve aprender a estudar sozinho e se virar, a faculdade serve apenas para apresentar os assuntos, o que deve ser estudado, mas o aluno deve se aprofundar por conta própria. E voce também não poe generalizar dizendo que qualquer universidade publica será melhor que qualquer particular, há "casos e casos ".

    • @thulio1920
      @thulio1920 5 років тому +14

      Ou seja. Exonera os professores caríssimos que não dão aula. E investe numa biblioteca pro alunos estudarem por conta propria.

    • @leticia.2853
      @leticia.2853 5 років тому +21

      Na particular tbm,nós inclusive temos projetos e trabalhamos de graça para pessoas q não podem pagar,fazemos com o maior orgulho.

    • @julianabarros3253
      @julianabarros3253 5 років тому +7

      Está exagerando. Isso depende MUITO de Universidade pra Universidade. Seja particular ou federal.
      Tem que está ciente tbm que nem todas as públicas são "maravilhosas" no sentido de ti dá o básico.
      A UFPA (Pará)que é daqui da minha cidade de Belém não é uma das melhores quando se trata de Medicina e Direito

    • @saskyaaguiar4841
      @saskyaaguiar4841 5 років тому +16

      Falou pouco mas falou merda. A maioria dos professores do meu curso (estudo em faculdade privada) também dão aula na pública. E a mesma aula que eles aplicam na pública, aplicam na particular também. E também tenho professores que trabalham na PUC/Mackenzie e isso não faz diferença. Não daz diferença se o aluno for um preguiçoso! Todo aquele conteúdo não vai servir de nada se o próprio estudante não der duro. Quem faz a faculdade é o aluno :)

  • @juliaferreira3343
    @juliaferreira3343 5 років тому +1

    Super gostei da sua iniciativa de fazer um vídeo com esse tema, tenho essa curiosidade e achei o vídeo super interessante!

  • @yasmintabosa2746
    @yasmintabosa2746 5 років тому +5

    Concordo com vc dms, estudo numa particular e a competição entre os alunos é insuportável, estudo Direito então talvez tenha a ver com o curso, e sobre as provas realmente é tudo bem organizado oq eu prefiro sinceramente..

  • @andressahbrazilduarte5708
    @andressahbrazilduarte5708 4 роки тому +5

    Só tenho a experiência da UFRJ. Fiz farmácia. Lá o curso foi desesperador de difícil, mas nunca paguei mensalidade, a universidade é bem respeitada e o campus é lindo kkk. Já chorei muito no banheiro do subsolo do ccs, mas já formei.

    • @felipeaugusto7667
      @felipeaugusto7667 4 роки тому

      Que legal. Tô entrando agora em odonto na UFRJ. Tô muito animado, porém sei q vai ser BEM difícil kkkk. Eu q lute

    • @andressahbrazilduarte5708
      @andressahbrazilduarte5708 4 роки тому +1

      Farmácia. Formei em 2017. Siga a grade recomendada pra n atrasar o termino do curso depois e cuide da sua saude mental. A ufrj é uma relação de amor é ódio pq gostamos de estar lá mas ela f*De com a gente

  • @carlazitelli9851
    @carlazitelli9851 5 років тому +2

    Oi gente! Faço Psicologia na PUC-Campinas e tô comentando porque algumas coisinhas são diferentes! Lá também ficamos com os cursos de biológicas (na verdade, chamamos de ciências da vida) e tem o prédio de odonto, o hospital do sus, a clínica de psico, o prédio de t.o. e fisioterapia que atendem a população de alto risco da região, então a entrada na Universidade é livre justamente porque todos tem livre acesso a esses centros, não precisamos de carteirinha, mas há sempre vários guardas de segurança e auxiliares espalhados pelo campus. A carteirinha serve basicamente para pegar livros na biblioteca. Sobre as cadeiras são duras e desconfortáveis. A lousa é de caneta mas é sempre disponibilizada para os professores no começo de cada aula, se estiver acabando ele troca e boa. Sobre a abertura dos professores, na minha universidade os professores são completamente abertos sobre o método de avaliação, cada um faz de um jeito e tá ótimo, mas a maioria deles segue o cronograma de horário e datas certinho. As pessoas são bem ok, eu acho, não vejo disputa, mas também não vejo uma mega cooperação.

  • @KeepingUpwiththeMEDs
    @KeepingUpwiththeMEDs 5 років тому +21

    Na UFMG os professores são, em sua maioria, organizados e chegam pontualmente nas aulas. Os únicos casos de desorganização foram no primeiro período (de medicina, que é o meu caso), em que o professor de anatomia cancelou a aula em cima da hora. Fora isso, não tenho do que reclamar. Acho a estrutura excelente, mas o que você relatou sobre papel higiênico é verdade kkk

  • @larissaalves8043
    @larissaalves8043 5 років тому +7

    Eu fiz essa transição de particular pra federal também, mas eu estudo na Universidade Federal de Santa Maria. Papel higiênico e sabonete, faltam, mas acho até normal pq na particular também faltava...
    Sobre os professores, até agora não tive problemas com atrasos, só um docente em específico que desmarcou várias aulas durante o semestre, mas houve reposição.
    A grande maioria dos professores passaram uma avaliação e vááários trabalhos para constituirem a segunda nota então não foi mais fácil por isso.

    • @dulceerica8809
      @dulceerica8809 5 років тому

      Larissa Alves me conta um pouco da sua experiência!!!
      Eu passei na transferência externa pra federal, a ansiedade tá me matando

    • @larissaalves8043
      @larissaalves8043 5 років тому

      Dulce Erica Só li teu comentário hoje, mas espero que tenha corrido tudo bem!! Mt sucesso e parabéns 😉

  • @MariaLuiza-ht8ep
    @MariaLuiza-ht8ep 5 років тому +4

    Estudei um período na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) no curso de Enfermagem e nunca meus professores chegaram super atrasados, a maioria deles são bastante pontuais e só algumas vezes se atrasavam. A questão da avaliação eles tbm tinham essa liberdade de escolher a forma que queriam , mas todas elas foram organizadas e recebi a ementa da maioria das matérias.

  • @Eujojo
    @Eujojo 5 років тому +3

    É nítida a qualidade de ensino. Estudo Engenharia Civil em uma federal e comparo minhas matérias com meus amigos da faculdade privada aqui da minha cidade e eu fico inconformada. O nível deles é o básico do básico, já a federal eles aprofundam nas matérias e o peso é grande até por parte dos professores em cobrar de nós o melhor.

    • @emersongamaado9178
      @emersongamaado9178 5 років тому

      Falou a verdade. Também faço engenharia. Percebi isso. E eles ainda bem com o papo de "A partuclar ensina com foco no mercado" kkkkkk

  • @damiresmonteiro1964
    @damiresmonteiro1964 5 років тому +2

    eu acho tão lindinha ela falando "vocêesss" ❤️
    ameii o vídeo pretendo cursar estadual aqui da minha cidade

  • @biamedeiros1976
    @biamedeiros1976 5 років тому +3

    Nunca estudei em faculdade particular, então não posso falar nada, mas estudo na UFPB e tudo que você falou sobre a pública é verdade! Um dia fui no centro de medicina e fiquei chocada, não parecia nem a mesma universidade kkkkkk Em relação aos professores, é como você disse, dão aula na hora que querem e também cada um tem o seu estilo de avaliação, o que na verdade eu gosto muito kkkkkkk E sobre as pessoas, eu noto que elas não tão nem aí pra como você é, como você se veste e as coisas que você faz, ou seja, julgam muito menos! Na minha opinião, a universidade pública faz com que você aprenda a se virar sozinho, principalmente na hora de estudar, conseguir alguma bolsa ou até mesmo entrar em algum projeto.

  • @brenoassisazevedo5368
    @brenoassisazevedo5368 6 місяців тому

    Tive as duas experiencias, a primeira Engenharia na particular e agora cursando Engenharia na pública . A diferença é muito grande, a começar pela carga horária que é maior, as disciplinas são mais complexas.
    A começar pela média da particular é 6 na federal é 7.
    Os professores da pública são todos Doutores e alguns Mestres, voltado mais para pesquisa e extensão.
    Vejo que os professores das particulares são profissionais atuantes, a didática de ensino é diferente para quem quer exercer a profissão na prática . Na federal ensinam mais para se tornar docentes, seguir carreira de mestre e doutor que diverge do Engenheiro atuante em campo .

  • @deboravilelabueno8514
    @deboravilelabueno8514 4 роки тому +5

    Faço engenharia na UFABC (federal em sp) e a estrutura lá é maravilhosa, tem sempre papel, sabonete, as carteiras são grandes e almofadadas, os professores são bem mais exigentes que os dos meus amigos que fazem engenharia em particular mas as aulas são muito mais completas tbm e eles são extremamente organizados com provas e horários
    Não tenho do que reclamar da minha uf 💜

    • @maisaaragaosilva1756
      @maisaaragaosilva1756 3 роки тому

      concordo plenamente, a UFABC tem uma estrutura incrível. espero voltar pras aulas presenciais em breve

  • @dasaevreis
    @dasaevreis 5 років тому

    Hello girl!!!! Estou amando seus vídeos e estou pensando em fazer um instastudy diferente. Só vejo garotas fazendo, ou seguindo tal estilo. Acho que está faltando algo diferente nesse meio. Você foi uma inspiração. Valeu!!!

  • @fernandasoares3138
    @fernandasoares3138 5 років тому +7

    Olha, eu faço med e não é sempre que tem papel não hahaha vc deu sorte nas vezes que foi, já perdi as contas de quantas vezes que fui em quase todos os banheiros do poli procurando papel haha

    • @luanacarolina.s
      @luanacarolina.s  5 років тому +1

      Fernanda Soares KKKKKKK SEMPRE TEMMMM eu fico louca da vida q lá sempre tem e na minha nao

  • @fernandalongarai
    @fernandalongarai 5 років тому +1

    Eu moro em Porto Alegre. Eu ainda estou no sexto ano. Mas já visitei a UFRGS algumas vezes, pois participei do Projeto UFRGS Jovem.
    Sobre a universidade, achei a estrutura incrível, mas não sei como são as aulas e os professores, pois não estudo lá...😂
    Sobre a estrutura, como falei achei ótimo, tudo lindo e maravilhoso!!!!

  • @mariadasdoresperezinni556
    @mariadasdoresperezinni556 3 роки тому +3

    FACULDADE PARTICULAR,PAGOU :PASSOU.ESTA 'E A DIFERENÇA.

  • @thainaferreira8282
    @thainaferreira8282 5 років тому

    Foi ótimo ter pontuado sobre a diferença de curso para curso, faço engenharia ambiental na ufpr e com os meus professores é bem diferente a questão das provas, na minha opinião são bem difíceis, mas não tenho a experiência de uma particular, uma amiga que teve essa experiência comenta que as provas na particular não se comparam as que temos, são bem mais fáceis e não é "cobrado" muito (porém com a experiência que ela teve), sobre alguns blocos não terem papel é realmente assim hahaha temos que deixar na bolsa já. E a questão de se sentir abraçada, senti a mesma coisa, muito bom quando tem pessoas querendo te ajudar para andarem juntos e não querendo passar por cima.

  • @marialuizachaves1133
    @marialuizachaves1133 5 років тому +141

    Eu nunca me preocupei com faculdade, até que a minha mãe faleceu, estou desesperada por que eu já tô no 9°ano

    • @CarolinaRamosassessoria.
      @CarolinaRamosassessoria. 5 років тому +52

      Ta na hora de começar a estudar. Não fica nessa de aí falta 4 anos para o enem! É um erro

    • @beatryzmenezes3292
      @beatryzmenezes3292 5 років тому +54

      Tudo no seu tempo, mana. Você ainda tem uns 3 anos pra decidir se a faculdade é pra você, e se for qual será o curso. Eu só vim fazer minha escolha no 3° ano, minha irmã só 3 anos depois de ter terminado o ensino médio. Tudo no seu tempo!

    • @giovanaalegre6374
      @giovanaalegre6374 5 років тому +17

      Você vai ter tempo pra decidir o que quer fazer, então nesses 3 anos só estude e faça as aulas muito bem, você vai entrar na reforma do ensino médio, então vai ter que aprender a tomar mais iniciativa e ter disciplina. Foca que dá certo sz

    • @saravicenteminare4096
      @saravicenteminare4096 5 років тому +6

      Oiii! Relaxaaa... tô no 3° ano e desde o 9° comecei a ficar preocupada com que curso fazer e onde fazer e no tempo certo eu me decidi. Fica tranquila que vai dar tudo certo! ♡

    • @caroldamazio7226
      @caroldamazio7226 5 років тому +9

      meus pêsames ❤️

  • @gabrielarocha6069
    @gabrielarocha6069 5 років тому +2

    Bom tenho muitas coisas pra falar. Durante o ensino médio queria sim fazer federal mais eu sabia que ia ser muito difícil. Smp estudei em escola pública, fiz técnico junto com o ensino médio e sei lá. Não dava pra fazer cursinho e também os cursinhos bons eram bem caros. Também queria psico, moro em sp e sei que a nota de corte é muito alta. Além do mais, eu teria que morar sozinha pela distancia. Enfim fiz o Enem e ganhei bolsa pelo ProUni pra fazer NA UNIP, e mesmo feliz com a bolsa e me sentia péssima por não estar em uma federal. Como se eu não fosse ter um futuro. Estou no 3° ano de psico e ainda me sinto assim quando penso. Hoje eu gosto bastante da faculdade, tenho colegas ótimos e professores incríveis. Que são amigos mesmo. Que se importam. Os professores amam dar aula na Unip, aparentemente pagam bem e os alunos valorizam muito eles. ( Pelo menos na minha sala é assim), um professor meu de psicologia social já chegou a se emocionar com minha turma. Eu tenho milhares de textos pra ler. ( Psico é foda). E muitos trabalhos em grupo. Esse semestre foram 8 e eu pensei que não ia aguentar.... Enfim tô viva. Psico é muito cansativo, mais acho que mesmo assim eu queria ter mais horas de aula. Como a pública tem. E voltando pro começo, eu ainda me sinto muito mal por não estar em uma federal, acho que a sociedade poe a maior pressão nisso e eu tbm ponho. Mais hj entendo que muito vai da minha capacidade. Eu amo psico, não me imagino fazendo outra coisa. E sei que sou capaz. É nisso que tento me apegar.

  • @soares7679
    @soares7679 3 роки тому +8

    Particular os professores chegam a dar a prova um dia antes pra resolver, pra fazer a prova no outro dia.... Eu fazendo pública e os colegas antigos da escola pedindo pra resolver as questões pra eles, é brincadeira né

  • @mandssss
    @mandssss 4 роки тому +1

    Faço farmácia na usp (estadual) e concordo com muitos pontos do video sobre as publicas. A estrutura da universidade deixa bastante a desejar, os laboratórios não tem vidrarias novas, os equipamentos tbm não.. As aulas então nem se fala, os professores são PESQUISADORES então muitos gostam apenas de fazer pesquisa e não dar aulas, sinto que a gente é meio jogado nesse sentido. O importante da aula é saber qual literatura ter que buscar pra estudar depois!
    Acredito que o que faz as publicas terem esse "titulo" de serem boas é justamente porque os alunos são autodidatas, cara.
    Eles oferecem bastantes oportunidades de extensão, cursos gratuitos pros alunos, etcccc. É um universo com muitos prós e contras mas eu recomendaria mil vezes pra alguém tentar pública, abre mtas portas de vdd!

    • @emersongamaado9178
      @emersongamaado9178 4 роки тому

      Então sai e vai pagar uma unesquina. Reclama tanto mas esquece que tem milagres de pessoas querendo o seu lugar

  • @luformi3520
    @luformi3520 5 років тому +4

    Eu estudo na USP aqui de SP e posso falar que alguns predios tem realmente problemas de infraestura. Porem outros, sao mto melhores que de escolas particulares. Eu estudo na POLI e eu nunca vi uma estrutura parecida ou que chega perto.

  •  5 років тому

    Eu vou fazer um vídeo sobre meu primeiro semestre na federal e um dos pontos que eu separei pra comentar foi sobre o choque que tive com a estrutura. Tive essa mesma expectativa que você: ver uma diferença MUITO gritante. Não estudei em faculdade particular, mas esperava que a pública fosse precária porém não é! Pelo menos não como as pessoas falam...tem seus defeitos, os laboratórios não tem tecnologia de ponta mas são MUITO bons! As salas com ar condicionado, tudo limpinho, nada do bicho de 7 cabeças que eu imaginava e que as pessoas faziam! 😂

  • @stefanimartins5788
    @stefanimartins5788 5 років тому +36

    É muito real a organização das faculdades privadas, faço em uma privada, e nunca entrei em uma pública, por isso vou falar o que vejo na particular que eu estudo... Há uma divisão de cursos por prédios real, nos prédios que os cursos são relativamente mais caros, é tudo diferente, a estrutura, tem ar condicionado, tem banheiros bem melhores, principalmente no da medicina, eu até concordo, pq lá eles estão em um curso de 8 mil reais né, tem que ter regalias! Mas por incrível que pareça, o curso de engenharia que é caro, fica no meu prédio que é o de cursos mais "baratos" e eles não tem regalias, isso me é estranho...Já em questão de provas e tal, lá eles deixam os professores escolher até o que tem que fazer, tipo em provas e trabalhos e tal, nem tivemos provas fora as oficiais, isso é legal, porém o que me deixou indignada é que se você for fazer uma pergunta qualquer sobre um assunto da matéria, mas que não está sendo abordado na aula, os professores evitam responder, pq eles falam que não faz parte do cronograma e eles não estão ganhando a mais para falar sobre aquele assunto, entende!? Isso me deixou perplexa, pq sei lá, meio que me parece que muito estão ali só pq pagam bem, pelo menos na minha faculdade o salário dos professores é muito bom! Mas eu até gosto da faculdade em si, e realmente, quem vai pra privada sofre um pouquinho para fazer amizade, senti na pele isso, é triste, as pessoas estão cagando e andando pra você, e existe sim uma certa divisão "econômica" tipo, os que tem dinheiro mesmo, só andam com quem tbm tem iPhone e dinheiro rsrs...

    • @luanacarolina.s
      @luanacarolina.s  5 років тому +1

      Stefani Martins essa que você falou sobre os professores de particulares serem menos flexíveis, talvez eu até entenda... como eles precisam cumprir um cronograma, normalmente evitam fugir do assunto (?) não sei

    • @stefanimartins5788
      @stefanimartins5788 5 років тому

      @@luanacarolina.s Sim Lu, na minha faculdade é assim, acho isso bem chato, pq as vezes temos curiosidades a mais, e os professores meio que debocham de nós, e falam que eles não podem responder, mesmo que for a mais simples pergunta...Fazer o que né,

    • @leticia.2853
      @leticia.2853 5 років тому

      Na minha temos até problemas porq os professores fogem muito do assunto com perguntas,tanto q ficamos 3 semanas falando só sobre herança,faço direito.
      Tenta conversar com os professores,talvez tentar conversar no final da aula, pedir um tempo exclusivo para eles. ❤

  • @lala585
    @lala585 5 років тому +2

    Estudo na UFU, a federal de Uberlândia em MG, e a estrutura é excelente!!! Os professores tem um currículo muito bom, a maioria tem doutorado e, muitas vezes, até PhD em instituições renomadas e precisam seguir os planos de ensino, mas não é uma uniformidade mesmo, sempre há aqueles que não têm muito compromisso, mas esses são minoria... sou muito satisfeita com a Universidade!!! 🙏

  • @euvitoriaa
    @euvitoriaa 5 років тому +8

    Lu eu fiz faculdade de direito e troquei por Medicina quando eu fazia faculdade de direito eu estudava numa faculdade particular e quando eu troquei por medicina eu estudei numa pública. Como você citou no vídeo a diferença entre estrutura preciso realmente citar aqui foi um ponto que eu percebi diferença, em relação a outros cursos que tinha na minha faculdade eu não percebi muita diferença eram realmente parecidos entretanto o meu curso ele era um pouco diferente dos outros ele tinha uma estrutura melhor em questão de educação O que é o que o pessoal me pergunta tem diferença??? Na minha faculdade eu não senti tanta diferença Assim entre a pública e a particular Porém uma amiga minha que trocou o curso de psicologia por arquitetura senti uma diferença extrema É lógico que como você citou no vídeo houve uma troca de cursos tanto da minha amiga quanto a minha porém ela disse que um amigo dela fez arquitetura na faculdade particular que ela fazia e ele estava 1000 anos adiantado do que ela e ela estava bem atrasada....mas enfim vai de cada um??

  • @veronicacruz7987
    @veronicacruz7987 5 років тому +2

    Nas federais de Pernambuco, só vejo as pessoas reclamarem.
    A UFPR que a Luana mostra nos vlogs realmente parece incrível!!!

    • @teko3001
      @teko3001 5 років тому

      Que nada, eu estudo no IFPE e também na UPE, mas grande parte dos meus amigos estudam na UFPE e não tem nada a reclamar, claro que a estrutura não é uma das mais conservadas, mas vale a pena. E também tem o CIN, o centro de informática que é um dos mais conceituados no Brasil.

  • @emanuellyvmachado
    @emanuellyvmachado 4 роки тому +5

    amooo federal, meus prof no final do semestre quando ve que a gente ta muito apertada muda total a forma de avaliação passa só lista de exercicio e é nois hehe

  • @PistolitaBR
    @PistolitaBR 5 років тому +1

    Eu fiz UFG, mas já fazem 5 anos que me formei. Na época as federais estavam em seus melhores dias, a estrutura era impecável, prédios novos sendo construídos, biblioteca completa e tudo que há de melhor. Uma diferença que eu vejo é que na particular tem uma quantidade de provas definidas e etc, na UFG o professor que decide como quer aplicar as matérias e as avaliações, mas não é bagunçado. O conselho diretor da unidade precisa aprovar, existe um plano. Não tinha esses atrasos todos que você citou, até porque os alunos faziam avaliações semestrais. Tinham algumas faltas sim, mas nada que eu considerasse absurdo.
    Até onde sei a violência cresceu bastante por lá nos últimos anos. Mas a verdade é que seu vídeo só será útil para quem é daí, porque aqui na Estadual de Goiás tem uma diferença grande entre o Campus de uma cidade com o Campus da outra.

    • @tainafigueiredo7766
      @tainafigueiredo7766 5 років тому

      Realmente! A Ueg aqui da minha cidade é um pouco precária, tem pouquíssimos cursos e todos são licenciatura. Quem quer outras opções tem que prestar vestibular pra outra cidade com campus melhores.

  • @daniellyteles3855
    @daniellyteles3855 5 років тому +20

    Assim, a tua faculdade é bem desorganizada em consideração a federal q eu estudo. Curso física na UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia), 99% das vzs, quando vc vai ao banheiro, vc encontra papel e papel toalha. A única coisa q reaomente falta algumas vzs é o sabonete líquido q é td zoado mesmo. Os professores ao aplicar a prova, eles tem td o trabalho de colocar o nome da instituição, da matéria, do centro e tals, eles imprimem a prova, o mais doido q pode acontecer é o professor sair da sala (da um passeio ou comprar um lanche) e deixar os alunos fazerem a prova sem ngm monitorando e quando pergutam pro professor pq eles fizeram isso, eles geralmente respondem "ngm sabe de nd mesmo". Geralmente isso acontece em matérias específicas. Em relação ao atraso dos professores, alguns realmente atrasam e ainda qr tomar tempo de aula de outro professor, temos um sistema q vc pode colocar falta no professor. Nesse mesmo sistema, os professores colocam tds os conteúdos que serão dados ao longo do semestre, tbm ja deixam marcada as datas das provas. Aqui os quadros são quadros brancos, tem algumas salas que colocaram lousa de vidro ou são aqueles quadros digitais, que é bem raro kkkk. E acho q uma coisa q tem aqui q eu n sei se tem em td federal mas ja vi em uma federal além da UFOB, são jogos, disponibilizar jogos pro aluno. Na biblioteca tem alguns e no centro de convivência tem mesa de ping pong e pebolim. Vendo seu vídeo achei a minha faculdade muito privilegiada 😂😂😂😂😂😂

    • @ghostmari2222
      @ghostmari2222 5 років тому +4

      Sou da UFRB e a realidade da UFRB e UFOB são bem parecidas.

    • @GabriellaP13
      @GabriellaP13 4 роки тому

      @@ghostmari2222 também sou da UFRB e já ia comentar kkkkkk aqui pelo menos só não tem o negócio dos jogos :/

  • @shaylonmoreira5159
    @shaylonmoreira5159 5 років тому +2

    É exatamente assim , eu faço Engenharia de Produção na UFF , Universidade Federal Fluminense, até que temos uma estrutura boa, e faltam poucas coisas, ainda temos um bandejão por 70 centavos :). Moro com dois amigos que fazem faculdade particular, e vejo bastante diferença em relação a cobrança de conteúdos e também uma facilidade a mais pra eles, porque é muito mais comum pessoas ficarem de DP em uma pública. Em relação a amizades, acho o pessoal das publicas mais acolhedoras e mais parceiras também , não tem muito isso de se achar melhor, todos estão com um mesmo objetivo que é sair dali formado. É isso, beijos

    • @larii5337
      @larii5337 5 років тому +2

      Elevador, por exemplo, prefiro chegar mais cedo kkkkkk morro de medo de ficar presa

    • @luanacarolina.s
      @luanacarolina.s  5 років тому +2

      O RU é ótimo!

  • @glorialimasilva7831
    @glorialimasilva7831 5 років тому +35

    eu achava que a Universidade Pública era diferente das escolas de ensino médio e fundamental pública, mas é a mesma coisa, com respeito aos professores, me decepcionei um pouco, pq no meu ensino médio os professores tinham esse perfil.

    • @luanacarolina.s
      @luanacarolina.s  5 років тому +7

      Glória Lima mas existem MUUUITOS professores bons

    • @glorialimasilva7831
      @glorialimasilva7831 5 років тому

      @@luanacarolina.s que bom então 😊

    • @isabelamariadapenhamoura6082
      @isabelamariadapenhamoura6082 5 років тому +4

      Completamente diferente. Minha já disse que escolar particular é melhor que pública
      Já faculdade pública não tenho resposta pra essa pergunta só quem faz em universidade pública sabe disso
      Faço em particular é caro demais o preço 465,33

  • @alexandrekuhn
    @alexandrekuhn 4 місяці тому

    Oi Guria, me formei em Universidade Pública (Graduação UERGS) e fiz especialização tanto em Privadas (Unisinos) como publicas (UFV) também estudei fora do Brasil INA na Argentina que é Publico. A Infra em particulares indiscutivelmente é boa, mas a Unisinos é bem Franciscana, apesar de ser Jesuíta.... mas a infra em públicas acho que depende muito do Departamento, sempre estudei Engenharia então a diferença não é tão gritante (em geral tem grana nesses departamentos, e se faltar algum professor pega nojo e paga do bolso...). Agora quanto ao Ensino... na publicas em geral os professores se preocupam menos em bajular alunos e se tiver que rodar, rodam sem medo, fui monitor de um professor que rodou um turma inteira na graduação...nunca vi isso em particular...

  • @heitorcouto2475
    @heitorcouto2475 5 років тому +4

    Sou de Universidade pública, e conversando com meus amigos das privadas, cheguei na conclusão de que na Federal las alunos pagam o semestre com a alma, tem provas que são super difíceis (nada impossivel), sem contar que ficamos em contato com artigos e textos acadêmicos o semestre todo sempre para estudo nas provas. Sinto que na faculdade publica é 100% mais desgastante, até pq muitos professores tem problemas em ensinar e temos que ir atrás da matéria nós mesmos.

  • @marcilenedavitoria8264
    @marcilenedavitoria8264 5 років тому +2

    Estudo Psicologia em uma Faculdade Privada aqui no ES. Em específico no meu curso o pessoal é bem acolhedor e nos dias de provas é na base do "ninguém solta a mão de ninguém", os professores eles são livres para promover debates em sala de aula, sem essa de estar fora do cronograma, deixam de verdade a gente explorar o assunto, realizam também grupos de estudos com os alunos para acrescentar no ensino, além da faculdade fornecer um programa de estágio para os estudantes e tals. Acredito que a única coisa que não gosto tanto é a duração das aulas, que é curta para tanto conteúdo dado.

  • @canalnovarota6342
    @canalnovarota6342 4 роки тому +5

    Eu já estudei nas 2 posso disser que existe sim .
    Ja estudei na melhor particular da região 1.700 reais a mensalidade do meu curso , particular não tem tantas pesquisas ciéntificas como na Pública e o ensino e parcial , claro para ser um bom profissional tudo depende de você , sem falar que na publica sempre dar auxilios ate de xerox que eu nao pagava nada , 400 reais quando se prova que tem pouca condição ate republica ,esses tipos de auxilios nunca se tem na particular.
    Sem falar que na publica os professores tem todos tem 99,9% doutorado.

  • @thaisdasilva9472
    @thaisdasilva9472 4 роки тому

    Te acho muito fofa e viciei nos teus vídeos! Vou começar a faculdade de Ciências biológicas e amo tuas dicas de estudo!! Anoto cada ponto! 😊❤️