Essa é uma ótima pergunta! Não precisa saber cada dedilhado de uma peça nova, pois seria contra intuitivo querer fazer tudo certo quase como querendo acertar algo que ainda não teve experiência. O segredo de realizar tudo é começar imperfeito, não sabendo tudo, e ir sempre aprendendo e refinando a peça, pois mesmo quando você tiver a peça pronta, sempre terá um dedilhado melhor para usar. A partitura sugere alguns dedilhados, mas as vezes esses dedilhados podem não ser o melhor para determinada pessoa, por isso não precisa se prender muito ao dedilhado escrito na partitura em algumas ocasiões.
Para você tocar com mais agilidade, você precisa estudar tudo lento inicialmente, ficar sempre monitorando posturas e tensões indesejadas, para não correr o risco de sofrer alguma lesão pelas repetições. Respeitar os limites do corpo é uma ótima dica também. Não se cobre muito nos estudos, querendo atingir a fluência rápidamente, pois o nosso cerebro precisa de um certo tempo para aprender certas coisas da partitura.
Muito bom.
Essa valsa do Chopin é meu sonho de consumo, já faz anos que estudo piano e sinto que tá muito longe de mim 😢quem sabe um dia 😅
Essa valsa é tranquila de aprender
Professor, eu sempre tive dúvida em um negócio. Como sei que dedo usar para cada nota? Às vezes percebo que meu problema é saber que dedo usar.
Essa é uma ótima pergunta! Não precisa saber cada dedilhado de uma peça nova, pois seria contra intuitivo querer fazer tudo certo quase como querendo acertar algo que ainda não teve experiência.
O segredo de realizar tudo é começar imperfeito, não sabendo tudo, e ir sempre aprendendo e refinando a peça, pois mesmo quando você tiver a peça pronta, sempre terá um dedilhado melhor para usar.
A partitura sugere alguns dedilhados, mas as vezes esses dedilhados podem não ser o melhor para determinada pessoa, por isso não precisa se prender muito ao dedilhado escrito na partitura em algumas ocasiões.
Tenho dificuldade em tocar com mais agilidade. Pode me dar uma dica
Para você tocar com mais agilidade, você precisa estudar tudo lento inicialmente, ficar sempre monitorando posturas e tensões indesejadas, para não correr o risco de sofrer alguma lesão pelas repetições.
Respeitar os limites do corpo é uma ótima dica também.
Não se cobre muito nos estudos, querendo atingir a fluência rápidamente, pois o nosso cerebro precisa de um certo tempo para aprender certas coisas da partitura.
@@jandersonsalustiano obrigada