Por ai mesmo Leonardo, o volume do som não é uma escala linear, é logarítmica, ou seja, para o ouvido humano perceber que a potência sonora dobrou, a potência consumida de energia necessária é muito maior, não estou bem certo mas creio que mais de 3 vezes.
Também notei. E é na verdade lógico. Para fazer aumentar a vibração da pele do alto-falante você precisa de uma vibração maior, consequentemente a amperagem tem que ser mais alta. Então a lógica é que o consumo será maior e, aumentando o consumo diminui o tempo de carga da bateria.
Slv Iberê Esses 2 componentes laterais são sim alto falantes, porem são alto falantes passivos (radiadores sonoros) São usados para baixar as frequências substituindo os dutos q vemos normalmente em caixas acusticas de grande porte Com radiadores sonoros conseguimos baixar a frequência e aumentar a area de cone (area de contato com o ar) Nesse caso 1 autofalante ativo, e 2 passivos aumentam a area de contato com o ar aumentando a pressão sonora sem aumentar o consumo de energia, fazendo assim caixas com o som forte, e de baixo consumo eletrico (bateria durável) Fruto de muito estudo Amo o canal e acompanho a quase 10 anos e ta cada vez melhor Se leu até o final deixa o like no comentário Aprendi muita coisa no *Manual do mundo* só to retribuindo na forma de conhecimento
Isso sim que é vídeo de qualidade com conteúdo de informação e muito bem feito. Manual do mundo é o melhor canal do UA-cam. Essa informação é maravilhosa pq os vizinhos vão ouvir volume mais baixo pra durar mais as caixas kk
São 2 coisas que evoluíram absurdamente que favoreceram essa durabilidade tão grande dessas caixinhas tocando. Uma é o poder energético dessas baterias atuais, e outra é o tipo de amplificador que essas caixas usam. Amplificador classe D consegue transformar quase que 100% da energia da bateria em som. Enquanto que os amplificadores antigos que por exemplo aqueles radios com cd ou toca fitas tinham e são analógicos, era acho que uns 70 a 80% transformado em som e o resto era transformado em calor no chip. É por isso que esses chips aí além de minúsculos nem dissipador de alumínio precisa. Não esquentam, pois converte energia em som sem perdas com calor. A única desvantagem é a qualidade do som. Os amplificadores analógicos são muito superiores em qualidade sonora. Mas no caso de aparelhos portáteis assim isso nem importa, pois o próprio alto falante e a acústica já limitam esses detalhes no som. Aparelhos hi-end ainda usam o sistema analógico. E alguns específicos até válvulas que é o sistema mais primitivo usam, pois a qualidade consegue ainda melhor para aquele sujeito que quer escutar o barulho da grama crescendo nos seus alto falantes.
Perfeita observação Magrão, ainda tenho um meio antigo, classe A/B, porém para ouvir Vinil que tenho alguns, para ligar em celulares etc, não há tanto ganho porque o sinal digitalizado sempre perde um pouco do som. Sobre válvulas, há muitos amplificadores para guitarra que são fabricados até hoje porque o ruído que a válvula produz é praticamente zero, sai só o som da guitarra sem aqueles chiados de fundo.
@@airtonfabian2765 acima de tudo, continuam sendo produzidos pela tradição. Alguns valvulados são bem ruidosos, mesmo com diferentes válvulas, mas são cultuados da mesma forma.
Perfeita colocação! Eu acrescentaria que os classes D tem sim boa qualidade de áudio, mas que dependem do projeto para soar bem; em alguns casos, chegam inclusive a serem superiores à outras classes de amplificadores. O maior problema do Classe D é a questão da faixa abrangente de frequência, pois geralmente ou são bons nos agudos, ou vão soar bem nos médios, ou vão soar bem nos graves. O que grandes empresas tem feito pra burlar essa deficiência, é utilizar mais de um amplificador classe D em um sistema, deixando que cada amplificador lide com determinada gama de frequência. Isso une a eficiência dos Classe D junto com a tão procurada qualidade e tem elevado os sistemas classe D para outro patamar.
Trabalho com som automotivo, a questão é que quanto mais grave , maior será o consumo de energia “bateria” Mais grave no som automotivo, acaba com a energia da bateria mais rápido. Mais grave no som residencial, maior será o seu talão de energia ! Se for só o som médio e agudos (tweeter e corneta) bem provável que vc tem mais tempo e menas energia será usada, por isso demora pra descarregar. Espero ter ajudado, deixe seu joinha se foi válida.
Iberê, acho interessante ensinar a fazer uma concha acústica em miniatura pra amplificar o som dessas caixinhas, seria legal entender quantos decibéis a gente ganha, mesmo no volume mais baixo. E entender se a concha interfere de alguma forma na performance de energia.
Não ganha nada. Apenas direciona para um único local. Esse tipo de coisa é semelhante a Luz quando se coloca lentes e foca num só lugar, parece que ficou mais forte, só que não.
É isso aí, relevância. Esse é um dos temas mais vistos e procurados no UA-cam, as caixinhas portáteis. Muito legal o canal tocar nesse assunto também, Bíquimã.
Eu soube disso quando tive um mp3 player, e ele era a pilha, uma pilha palito. A barra de carga descarregava mais rápido conforme eu ia aumentando o volume kkkk
Ola Iberê. Eu ja trabalhei com som profissional tanto de PA, quanto equipe de som para funk. E isso eu via no relógio de luz, onde ligavamos direto o cabeamento, para nao haver perdas e via se o relógio correndo muito acima do normal. So lhe corrigindo o zumbido no ouvi é causado pelas cornetas e tweeters q tocam os som medio e agudos. O grave, q é tocado pelos alto falantes d 15 polegadas ou mais, causam vibração no corpo. Dependendo pode causar náuseas a quem nao está habituado. Parabéns pela experiência e ate o fone d ouvido bluetooth na maior volume, alem d causar surdez, acaba rápido a carga. Abraço.
Só por esse trabalho de fazer esse teste já merece muitos likes, não economiza galera pq ele só tá confirmando os testes das fabricantes se realmente entrega e pelo jeito entrega o q a fabricante promete (em volume baixo) q dura muito. JBL deveria patrocinar o canal pq foi feito propaganda da durabilidade de seu produto. 😂😂😂
Iberê,gosto muito dos seus vídeos,já aprendi muito, você ensina de um jeito divertido😄, tenho 11 anos e já aprendi sobre a teoria da relatividade com esse canal Parabéns!
Like Iberê, Mari e manual do mundo! Os vídeos são ótimos! Ensinam muita coisa🙂👍
Рік тому+43
Que top! Faz todo sentido, mais potência é mais corrente, mais corrente é mais consumo Uma sugestão: Na edição, poderia usar uma faixa de audio separada só para a voz, aí poderia renderizar o video de novo com a voz em inglês só substituindo a faixa de voz para manter a qualidade de áudio do video na língua inglesa. O que acham?
Duas opções mais simples para saber quando a caixinha desligou: 1 - Mesa de som, 2 mic e gravando canal separado. 2 - Pagar um estagiário pra ficar olhando =D ( e de manhã ainda ia ter um café pronto)
Teoricamente, pensando pelo lado Químico em ligação Metálica / Ligação Iônica, quanto maior o volume, mais perca de elétrons, concluindo que sim, gastaria mais.
Faz muito sentido se pararmos para pensar, já que o volume das caixas são determinados pela Potência medida em watts e watts é a unidade de medida tbm para consumo elétrico!!
Iberê não seria mais fácil abrir as caixinhas e medir qual o consumo das baterias nos dois volumes alto e baixo? se no baixo tivesse baixo consumo iria durar muito tempo, no volume alto o consumo fosse alto ja saberia a resposta.
Boa!!! Nesse caso as variáveis seriam infinitas, desde equalização usada nas caixas, equalização feita nas musicas (no estúdio, na hora da produção), se a musica é mais ''falada'', se tem muito sub/baixo.. muitas outras variáveis. Cortar o grave faria a bateria durar mais, o alto falante com suspensão acústica tende a movimentar muuito pra de fato o grave vir, o sub é ''pesado'', a faixa/frequência de atuação é baixa. Já os Hi e Mid, agudo e médio, não precisam se movimentar tanto para propagar o som, são frequências naturalmente mais altas e ''leves''. Acredito que se o estilo musical tem muito sub/baixo, 808 tende a gastar mais, agora se for um estilo musical mais tranquilo e sem muito grave, gasta menos energia. Seria um teste massa pra fazer e tirar provas dos estilos que gastam mais energia hahahahaha
Parabéns pelo teste Ibere. O manual do mundo é demais. Minha única crítica é que vc deveria explicar que não se fala volume alto ou baixo. Se fala forte ou fraco. Altura é frequência, volume é intensidade. Seria legal ter explicado isso. Valeu e só pelo próximo!!
Eu já sabia que volume alto consome mais energia, é igual veículo que quanto mais você acelera mais combustível ele consome, ou uma pessoa que quanto mais rápido corre, mais energia gasta, etc. Tinha um jeito mais simples e rápido de fazer esse teste, deixar um tempo X as duas caixas ligadas em volume alto e depois no mesmo tempo X no volume baixo e depois medir a bateria nesses tempos e ver quanto consumiu, daí era só calcular pelo tempo de reprodução continua delas.
Eu quase nunca do like nos vídeos, mais os do Iberê merece em
Рік тому+2
Decibelímetro não mede volume, mas intensidade. O famoso botão de "volume" nos aparelhos eletrônicos na verdade é um termo incorreto, uma vez que não se muda o volume quando se aumenta a *intensidade* pelo potenciômetro. O Volume tem a ver com o tamanho do aparelho e não com a potência. Aliás se pegares um amplificador potente numa intensidase baixa vai ouvir o som mais longe que um aparelhinho com pouca potência, ainda que com o "volume" no máximo, exemplo, o fone de ouvido!!!
Depende da resposta do amplificador também, tem amplificador que não responde bem aos graves e com isso se tem um grave baixo que acaba gastando menos, testei o CI TEA2025B com teste de frequência, já o LM 4863 Boomer tem os graves bem fortes e consome bastante energia mesmo.
Vou emendar então com outra dúvida hahah. Se quisermos economizar bateria do celular e ouvir música, é melhor usar um fone com fio, nesse caso estaríamos gastando energia para movimentar o cone do fone; ou seria melhor utilizar o fone bluetooth, e nesse caso não gastaríamos a energia do celular para movimentar o fone, mas somente para a comunicação bluetooth. Qual o melhor cenário?
Depende da tecnologia do bluetooth do celular. Os mais antigos costumam gastar mais energia (por isso existia aquela história de que deixar o bluetooth ligado gastava bateria), mas na maioria dos smartphones atuais o bluetooth consegue ser bem econômico. É um chute, mas acho que usar os circuitos do celular para tocar música deve gastar bem mais energia do que usar a comunicação bluetooth...
eu consegui 9hrs e meia de tela no meu celular e ainda tava com 16% só maratonando na netflix com o fone bluetooth ligado, então na minha opinião usar o bluetooth gasta menos, pq esse tempo foi um dos recordes do meu celular e antigamente eu usava fone com fio e não tinha me impressionado com a duração da bateria... Mas em todo caso pra ter certeza mesmo é só fazendo o teste
Iberê, eu com baso Base no vídeo eu queria saber, será que uma foto tirada em uma parede branca com alta resolução e uma foto tirada em grupo com pessoas com roupas coloridas vai ter uma diferença no consumo de memória? Isso é porque eu acho que vai ter uma diferença pelas cores de uma imagem à outra, se puder me responder ou dar sua opinião vou ficar muito feliz, sou muito seu fã😊
Diria que não, pq independe da cor, a informação está lá, não importa o que tem na imagem, e sim o tamanho dela, se a imagem tem 10 x 10 pixels, então preciso de um total de 100 informações armazenadas nessa imagem, uma para cada pixel, não importa a cor armazenada nesse pixel, a informação é a mesma, a cor que ele deveria ter.
Em teoria não teria diferença, se as fotos forem tiradas na mesma resolução. Pois as cores são formadas em fotos por Rgb (Red, green and blue), então tanto a foto branca quanto a colorida teriam a mesma quantidade de bytes armazenados. O que pode diferenciar é apenas no consumo de energia para mostrar a imagem em painéis OLED que cada pixel é individual
Dá diferença sim dependendo do formato. Formatos com algorítmos de compressão diferentes irão ter resultados diferentes. O resultado só seria igual caso estejam sem compressão (BMP por exemplo).
Acaba rápido sim a bateria o mais alto possível, tipo uma caixinha de som WS-887 esse é o modelo, carrega até duas horas, e se for no volume máximo dura mais ou menos 30 minutos, e vai pedir para carregar ele. E se for um volume suave dura mais do que duas ou três horas.
Uma vez eu montei um amplificador com o TDA7379 , que dá 2x 40w , e liguei numa fonte de bancada . Ela tocando música num volume normal , puxava em média 500ma em 12 volts , mas quando deixava o volume no máximo chegava a 3 amperes em 12 volts , fora que ela esquentava demais , que indicava perda de energia em forma de calor . Para os curiosos , a resistência do falante também vai influenciar e muito no ganho de potência do amplificador . Quanto menos resistência no falante , mais força você consegue extrair do amplificador , conforme a gente no cálculo de potência ( potência "watts" = voltagem "Volts" x corrente "amperes"). Então , se você tiver um amplificador de 100 watts mas ligar um falante de 10ohms nele , o som de um aplicador de 50watts com um falante de 2 ohms ficará muito melhor , e o consumo dos 100 watts com o falante de 10ohms será menor que o amplificador de 50watts com o falante de 2ohms .
@@MrNetoo Na verdade é por conta do aparelho ter mais filtros de energia, processador e GPU separados. Diferente do Android onde é tudo em um chip só e tem poucos filtros de energia As baterias podem ser menores mas a autonomia que o iOS dá é boa pelo hardware que os iPhones tem
@@niarus14 seguindo a tua teoria ai, se for um carro automatico então tem sim haver com a velocidade já q no carro automatico quanto mais se pisa no acelerador, mais o carro corre... por isso a frase "pisa fundo" significa: "acelera"
@@niarus14 depende da velocidade sim por causa da resistência do vento que se vc dobrar a velocidade a resistência do vento multiplica por 4, então parte da aceleração vc vai perder só pra vencer o vento, acho que até o Iberê já comentou sobre isso
@@jessesantosoficial1212 seria isso se não fosse a resistência do vento, se vc a 70 de terceira marcha a mil RPM e depois vai a 140 de sexta marcha a mil RPM tbm era pra gastar a mesma coisa se não fosse a resistência do vento, vc dobrou a velocidade mas a resistência multiplica por 4, então vc acaba tendo que pisar mais só pra vencer essa resistência, acho que foi aqui nesse canal mesmo que falaram que a resistência do vento múltipla por 4 quando dobra a velocidade
Legal o teste prático, bem útil mesmo. Eu gostaria que vocês usassem uma fonte de bancada pra medir a potência de consumo isso seria bem mais didático pra relacionar o consumo com potência. Abraços.
(obviamente o objetivo do vídeo é ser prático, mas) Caso alguém queira saber da parte técnica, amplificadores são formados por transistores chamados "amplificadores operacionais". Ele basicamente tem 3 pinos, um que entra um sinal de baixa energia (que no caso é a música), um negativo e um positivo que é ligado diretamente a energia "alta" e o papel desse transistor é imitar o que o sinal de energia baixa faz, só que com a energia alta. E é por isso que som baixo gasta muito menos, pq ele já imita mandando pouca energia igual
Iberê, por favor, explique o que é dopagem dos semicondutores, explica o que é semicondutor tipo p e tipo n, o que é junção PN, zona de deflexão, diodo, e por favor explique o que é diodo Zener, por favor preciso de uma explicação nível manual do mundo para entender 😅 os jovens eletrônicos agradecem kkkk
Para quem já viu um som tocando em volume médio de boa e quando o som é colocado no talo acaba derrubando a chave de energia ou dá umas osciladas no volume por falta de corrente suficiente sabe que o volume faz muito diferença.
IBERÊ, se for possível tenta simular a internet das coisas(IoT) usando arduino, que são os micro controladores, os ARDUINOS são open hardware, ou seja toda a estrutura dele é aberta na internet, por isso possibilita a Internet das coisas. Tenho certeza que vai ser um vídeo muito legal e tecnológico. Abraço.
Que bacana, UA-cam agora tem opção de colocar o vídeo dublado em inglês. Eu entrei com ele assim e fiquei bugado, achei que era um vídeo do 1° de abril que eu não vi ou um canal secundário em inglês
Realmente quem efetuou essa pergunta nunca teve som em carro ... Quando se aumentava o volume as luzes internas do carro ficavam mais fracas conforme o grave batia ... Isso com o veículo desligado... Mas é uma experiência muito top
Iberê, outro teste que você poderia fazer é colocar um multímetro em série com o positivo da bateria de alimentação da caixinha , aí você consegue ver a mudança da corrente de alimentação delas na hora que vc mudar o volume. Abraço seus vídeos são sensacionais.
Esse vídeo foi a melhor propaganda que a JBL ja teve, devia ser patrocinado.
pser, prometem 24hrs em maioria das caixas e nn aguenta nem 3 kkkkkkkkkkkkk
mas agora faz sentido
é no menor volume possivel kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@DavidBRS é muito importante que o público geral saiba. sempre comprei minhas caixas e equipamentos, já ciente dessa malandragem.
Mas foi, só a gente q não sabe 🤭
@@domngosgabriel Geralmente ele marca qd é patrocinado, não vejo pq esconder isso.
Pra q?
A propaganda já foi grátis!
A resposta está no começo do vídeo, quanto mais alto o volume mais forte a vibração para produzir o som.
Obrigado pelo teste Iberê!
Por ai mesmo Leonardo, o volume do som não é uma escala linear, é logarítmica, ou seja, para o ouvido humano perceber que a potência sonora dobrou, a potência consumida de energia necessária é muito maior, não estou bem certo mas creio que mais de 3 vezes.
@@airtonfabian2765 más e se fosse linear, qual seria a diferença?
Também notei. E é na verdade lógico. Para fazer aumentar a vibração da pele do alto-falante você precisa de uma vibração maior, consequentemente a amperagem tem que ser mais alta. Então a lógica é que o consumo será maior e, aumentando o consumo diminui o tempo de carga da bateria.
@@moedaverde7177 se o volume dobrasse a energia também.
Isto equivale para celular também? Ouvir uma música com o volume bem alto irá consumir mais bateria?
Slv Iberê
Esses 2 componentes laterais são sim alto falantes, porem são alto falantes passivos (radiadores sonoros)
São usados para baixar as frequências substituindo os dutos q vemos normalmente em caixas acusticas de grande porte
Com radiadores sonoros conseguimos baixar a frequência e aumentar a area de cone (area de contato com o ar)
Nesse caso 1 autofalante ativo, e 2 passivos aumentam a area de contato com o ar aumentando a pressão sonora sem aumentar o consumo de energia, fazendo assim caixas com o som forte, e de baixo consumo eletrico (bateria durável)
Fruto de muito estudo
Amo o canal e acompanho a quase 10 anos e ta cada vez melhor
Se leu até o final deixa o like no comentário
Aprendi muita coisa no *Manual do mundo* só to retribuindo na forma de conhecimento
Vi o video até o final e mais uma vez se plica a explicação acima
A construçao da boombox a torna mais economica
Valeu pelo comentário.
Poxa... Ñ sabia😮
Sabia disso não. Por isso só uso JBL ❤
Auto falante é que fala sozinho, o passivo não é auto falante, e sim falante passivo.
Só eu acho o manual do mundo o canal mais completo desse Brasil??
Só vc 😂😂😂😂
É o maior de todos. 😊
Eu acho que é porque ele se chama "Manual do mundo" ?
canal Letrajota
É o maior de todes (a)(o)(4)etc...
Queria ver o Manual do Mundo visitando o acelerador de partículas no LNLS
Isso sim que é vídeo de qualidade com conteúdo de informação e muito bem feito. Manual do mundo é o melhor canal do UA-cam. Essa informação é maravilhosa pq os vizinhos vão ouvir volume mais baixo pra durar mais as caixas kk
São 2 coisas que evoluíram absurdamente que favoreceram essa durabilidade tão grande dessas caixinhas tocando. Uma é o poder energético dessas baterias atuais, e outra é o tipo de amplificador que essas caixas usam. Amplificador classe D consegue transformar quase que 100% da energia da bateria em som. Enquanto que os amplificadores antigos que por exemplo aqueles radios com cd ou toca fitas tinham e são analógicos, era acho que uns 70 a 80% transformado em som e o resto era transformado em calor no chip. É por isso que esses chips aí além de minúsculos nem dissipador de alumínio precisa. Não esquentam, pois converte energia em som sem perdas com calor. A única desvantagem é a qualidade do som. Os amplificadores analógicos são muito superiores em qualidade sonora. Mas no caso de aparelhos portáteis assim isso nem importa, pois o próprio alto falante e a acústica já limitam esses detalhes no som. Aparelhos hi-end ainda usam o sistema analógico. E alguns específicos até válvulas que é o sistema mais primitivo usam, pois a qualidade consegue ainda melhor para aquele sujeito que quer escutar o barulho da grama crescendo nos seus alto falantes.
Perfeita observação Magrão, ainda tenho um meio antigo, classe A/B, porém para ouvir Vinil que tenho alguns, para ligar em celulares etc, não há tanto ganho porque o sinal digitalizado sempre perde um pouco do som. Sobre válvulas, há muitos amplificadores para guitarra que são fabricados até hoje porque o ruído que a válvula produz é praticamente zero, sai só o som da guitarra sem aqueles chiados de fundo.
@@airtonfabian2765 acima de tudo, continuam sendo produzidos pela tradição. Alguns valvulados são bem ruidosos, mesmo com diferentes válvulas, mas são cultuados da mesma forma.
Bravo pra vocês 👏👏👏👏
A aula de vocês valeu mais que o vídeo, obrigado. Só vejo vídeos assim para procurar comentários assim e também tentar contribuir.
Perfeita colocação! Eu acrescentaria que os classes D tem sim boa qualidade de áudio, mas que dependem do projeto para soar bem; em alguns casos, chegam inclusive a serem superiores à outras classes de amplificadores. O maior problema do Classe D é a questão da faixa abrangente de frequência, pois geralmente ou são bons nos agudos, ou vão soar bem nos médios, ou vão soar bem nos graves. O que grandes empresas tem feito pra burlar essa deficiência, é utilizar mais de um amplificador classe D em um sistema, deixando que cada amplificador lide com determinada gama de frequência. Isso une a eficiência dos Classe D junto com a tão procurada qualidade e tem elevado os sistemas classe D para outro patamar.
Trabalho com som automotivo, a questão é que quanto mais grave , maior será o consumo de energia “bateria”
Mais grave no som automotivo, acaba com a energia da bateria mais rápido.
Mais grave no som residencial, maior será o seu talão de energia !
Se for só o som médio e agudos (tweeter e corneta) bem provável que vc tem mais tempo e menas energia será usada, por isso demora pra descarregar.
Espero ter ajudado, deixe seu joinha se foi válida.
Iberê, acho interessante ensinar a fazer uma concha acústica em miniatura pra amplificar o som dessas caixinhas, seria legal entender quantos decibéis a gente ganha, mesmo no volume mais baixo. E entender se a concha interfere de alguma forma na performance de energia.
Não ganha nada. Apenas direciona para um único local.
Esse tipo de coisa é semelhante a Luz quando se coloca lentes e foca num só lugar, parece que ficou mais forte, só que não.
É isso aí, relevância. Esse é um dos temas mais vistos e procurados no UA-cam, as caixinhas portáteis. Muito legal o canal tocar nesse assunto também, Bíquimã.
Iberê sou muito seu fã, lhe assisto desde 2016 e meu sonho é conhecer você e a Mari.
Eu soube disso quando tive um mp3 player, e ele era a pilha, uma pilha palito.
A barra de carga descarregava mais rápido conforme eu ia aumentando o volume kkkk
Merece todo o sucesso do canal. Parabéns!
Obrigado. Agora minha mãe vai ouvir seus forrós por mais tempo enquanto arruma a casa ☺👍
Seus vizinhos odeiam vocês, parabéns
@@inc0gn174 e é? Que dó ;(
@@inc0gn174 nossos vizinhos são da nossa família ._.
Esse canal manual do mundo é extraordinário os vídeos são muito interessantes parabéns.
Você quer aprender ? Vem com o Iberê! Melhor canal, parabéns @Manual do Mundo.
Tô impressionado aqui q o Iberê preferiu aumentar o quadro do q desenhar de novo usando a parte embaixo kkkkkkkkkkkk
Kkkkkkk pra dar ênfase no absurdo do resultado
Isso também deixa o vídeo mais descontraído e engraçado. kkkkkkkkk
Isso se chama "Humor"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ola Iberê. Eu ja trabalhei com som profissional tanto de PA, quanto equipe de som para funk. E isso eu via no relógio de luz, onde ligavamos direto o cabeamento, para nao haver perdas e via se o relógio correndo muito acima do normal. So lhe corrigindo o zumbido no ouvi é causado pelas cornetas e tweeters q tocam os som medio e agudos. O grave, q é tocado pelos alto falantes d 15 polegadas ou mais, causam vibração no corpo. Dependendo pode causar náuseas a quem nao está habituado. Parabéns pela experiência e ate o fone d ouvido bluetooth na maior volume, alem d causar surdez, acaba rápido a carga. Abraço.
Esse Iberê é sensacional, sempre que tem um b.o ele consegue achar uma solução!
Só por esse trabalho de fazer esse teste já merece muitos likes, não economiza galera pq ele só tá confirmando os testes das fabricantes se realmente entrega e pelo jeito entrega o q a fabricante promete (em volume baixo) q dura muito. JBL deveria patrocinar o canal pq foi feito propaganda da durabilidade de seu produto. 😂😂😂
EU QUERIA SABER ISSO À ANOS! OBRIGADA
👏👏👏 parabéns a todos envolvidos nesse teste ficou show de bola,top de mais
O Google não chega perto do Iberê ❤ amo de mais cada informação aprendida aqui nesse canal maravilhoso
?
??
Que é vcs estão com ? Kkkkk aprender a interpretar
@CYCLR é modo de dizer cara
Hm adivinha onde que o Iberê aprende os vídeos dele 🤔
Seria legal você fazer um vídeo explicando tudo sobre a diferença de um ímã quando e um pequeno, a diferença de um cone para o outro, etc
Iberê,gosto muito dos seus vídeos,já aprendi muito, você ensina de um jeito divertido😄, tenho 11 anos e já aprendi sobre a teoria da relatividade com esse canal
Parabéns!
Legal essa pesquisa ibere, muito bom
Iberê, faz uma parte 2 testando essa charge 4 vs uma boombox, da mesma maneira pra ver a diferença entre horas que ela aguentam!
KKKKKK 8 semanas tocando
Like Iberê, Mari e manual do mundo! Os vídeos são ótimos! Ensinam muita coisa🙂👍
Que top! Faz todo sentido, mais potência é mais corrente, mais corrente é mais consumo
Uma sugestão: Na edição, poderia usar uma faixa de audio separada só para a voz, aí poderia renderizar o video de novo com a voz em inglês só substituindo a faixa de voz para manter a qualidade de áudio do video na língua inglesa. O que acham?
Você é incrível Iberê. Eu tenho uma Charge 3 que eu amo, troquei a bateria dela que já estava estufada e causando ruído no som e agora está novinha.
Duas opções mais simples para saber quando a caixinha desligou:
1 - Mesa de som, 2 mic e gravando canal separado.
2 - Pagar um estagiário pra ficar olhando =D ( e de manhã ainda ia ter um café pronto)
Ou se ele tinha dois celulares, porque não usou o grvador de ambos? facilitaria bastente já...
Eu me perguntei isso faz poucos dias. Tô passada! Obrigada, Iberê,
Teoricamente, pensando pelo lado Químico em ligação Metálica / Ligação Iônica, quanto maior o volume, mais perca de elétrons, concluindo que sim, gastaria mais.
Melhor resposta já feita pro canal😮
Faz muito sentido se pararmos para pensar, já que o volume das caixas são determinados pela Potência medida em watts e watts é a unidade de medida tbm para consumo elétrico!!
NÃO ACREDITO QUE A MINHA PERGUNTA RENDEU UM VÍDEO SEPARADO!!!! OBRIGADO IBERÊ
Iberê não seria mais fácil abrir as caixinhas e medir qual o consumo das baterias nos dois volumes alto e baixo? se no baixo tivesse baixo consumo iria durar muito tempo, no volume alto o consumo fosse alto ja saberia a resposta.
Parabéns pelo seu trabalho só pra entreter agente é informar 👏👏👏😀
Quero a parte 2 do teste.
Qual a diferença de durabilidade de bateria na conexão P2, ao invés de usar o bluetooth? 🤔
Bluetooth deve consumir mais
@@3run1nh0_ofca diferença é pouquíssima
8:28 eu tbm pensava que eram 2 alto-falantes, mas vi no canal "Letra jota" que o nome disso é radiador passivo, serve para substituir o dulto de ar.
Eu apoiaria testar com vários tipos de música pra ver qual gasta mais rápido
Boa!!! Nesse caso as variáveis seriam infinitas, desde equalização usada nas caixas, equalização feita nas musicas (no estúdio, na hora da produção), se a musica é mais ''falada'', se tem muito sub/baixo.. muitas outras variáveis. Cortar o grave faria a bateria durar mais, o alto falante com suspensão acústica tende a movimentar muuito pra de fato o grave vir, o sub é ''pesado'', a faixa/frequência de atuação é baixa. Já os Hi e Mid, agudo e médio, não precisam se movimentar tanto para propagar o som, são frequências naturalmente mais altas e ''leves''. Acredito que se o estilo musical tem muito sub/baixo, 808 tende a gastar mais, agora se for um estilo musical mais tranquilo e sem muito grave, gasta menos energia. Seria um teste massa pra fazer e tirar provas dos estilos que gastam mais energia hahahahaha
Com certeza dark psy core
Querido! Obrigdo.pela atenção que me deu no Rio2c. André Alves.
Iberê podia ter usado o multimetro ou amperimetro para medir o consumo em amperes ou miliamperes nos respectivos volumes.
Iberê 2: Peraí, peraí, peraí o que você está fazendo?
Iberê 1: Testando a durabilidade das caixas de som
Iberê 2: Mas desse jeito?!
Parabéns pelo teste Ibere. O manual do mundo é demais. Minha única crítica é que vc deveria explicar que não se fala volume alto ou baixo. Se fala forte ou fraco. Altura é frequência, volume é intensidade. Seria legal ter explicado isso. Valeu e só pelo próximo!!
a minha tem um subwoofer dedicado, então eu diria que depende muito da musica que voce escuta, pois os graves são os que consomem mais bateria.
Eu já sabia que volume alto consome mais energia, é igual veículo que quanto mais você acelera mais combustível ele consome, ou uma pessoa que quanto mais rápido corre, mais energia gasta, etc. Tinha um jeito mais simples e rápido de fazer esse teste, deixar um tempo X as duas caixas ligadas em volume alto e depois no mesmo tempo X no volume baixo e depois medir a bateria nesses tempos e ver quanto consumiu, daí era só calcular pelo tempo de reprodução continua delas.
A maioria desses rádios usa a pilha modelo 18650 que são top duram muito sendo original
Fala Iberê! Ensina fazer essa vedação de som que você fez na janela! 😉
Eu quase nunca do like nos vídeos, mais os do Iberê merece em
Decibelímetro não mede volume, mas intensidade. O famoso botão de "volume" nos aparelhos eletrônicos na verdade é um termo incorreto, uma vez que não se muda o volume quando se aumenta a *intensidade* pelo potenciômetro. O Volume tem a ver com o tamanho do aparelho e não com a potência. Aliás se pegares um amplificador potente numa intensidase baixa vai ouvir o som mais longe que um aparelhinho com pouca potência, ainda que com o "volume" no máximo, exemplo, o fone de ouvido!!!
Tem dúvidas que eu não sabia que eu tinha e que bom que são tão bem respondidas hahaha
Primeiro vídeo de um brasileiro que eu vejo com a função de faixas de áudio em outras línguas
Eu achei bem legal o teste, mas Iberê o que acha de testar a utilização das mesmas caixinhas no sol e na sombra?
❤❤❤ Manual do Mundo é pura CIÊNCIA 🧪🧪🧪🧪🧪🧪 Miaubeijos da Turma Cat miau miau miau
Nova Skin desbloqueada: 🎧 JBL Beats
Sempre um excelente vídeo. Parabéns de novo!
A qualidade do áudio, a extensão (.MP3, Wav, Flac,Pcm...) também influencia, e quanto mais grave for a musica mais gasto de energia.
Depende da resposta do amplificador também, tem amplificador que não responde bem aos graves e com isso se tem um grave baixo que acaba gastando menos, testei o CI TEA2025B com teste de frequência, já o LM 4863 Boomer tem os graves bem fortes e consome bastante energia mesmo.
Não influencia nada não, pois o amplificador recebe sinal analógico e não MP3, ele nem sabe que o sinal que ele tá recebendo é pcm ou dsd...
Aliás, todos os formatos que você mencionou, são tipos de pcm...
8:16 Só imaginando a Mari martelando o Iberê 🤣🤣🤣 Esse vídeo tá muito bom!
Vou emendar então com outra dúvida hahah. Se quisermos economizar bateria do celular e ouvir música, é melhor usar um fone com fio, nesse caso estaríamos gastando energia para movimentar o cone do fone; ou seria melhor utilizar o fone bluetooth, e nesse caso não gastaríamos a energia do celular para movimentar o fone, mas somente para a comunicação bluetooth. Qual o melhor cenário?
Depende da tecnologia do bluetooth do celular. Os mais antigos costumam gastar mais energia (por isso existia aquela história de que deixar o bluetooth ligado gastava bateria), mas na maioria dos smartphones atuais o bluetooth consegue ser bem econômico.
É um chute, mas acho que usar os circuitos do celular para tocar música deve gastar bem mais energia do que usar a comunicação bluetooth...
Eu aconselharia fone com fio pq o Bluetooth consome mais energia e ainda tem o Wi-Fi neh
eu consegui 9hrs e meia de tela no meu celular e ainda tava com 16% só maratonando na netflix com o fone bluetooth ligado, então na minha opinião usar o bluetooth gasta menos, pq esse tempo foi um dos recordes do meu celular e antigamente eu usava fone com fio e não tinha me impressionado com a duração da bateria...
Mas em todo caso pra ter certeza mesmo é só fazendo o teste
Obrigado Iberê, Obrigado por fazer esse teste.
Iberê, eu com baso
Base no vídeo eu queria saber, será que uma foto tirada em uma parede branca com alta resolução e uma foto tirada em grupo com pessoas com roupas coloridas vai ter uma diferença no consumo de memória? Isso é porque eu acho que vai ter uma diferença pelas cores de uma imagem à outra, se puder me responder ou dar sua opinião vou ficar muito feliz, sou muito seu fã😊
Diria que não, pq independe da cor, a informação está lá, não importa o que tem na imagem, e sim o tamanho dela, se a imagem tem 10 x 10 pixels, então preciso de um total de 100 informações armazenadas nessa imagem, uma para cada pixel, não importa a cor armazenada nesse pixel, a informação é a mesma, a cor que ele deveria ter.
Em teoria não teria diferença, se as fotos forem tiradas na mesma resolução. Pois as cores são formadas em fotos por Rgb (Red, green and blue), então tanto a foto branca quanto a colorida teriam a mesma quantidade de bytes armazenados. O que pode diferenciar é apenas no consumo de energia para mostrar a imagem em painéis OLED que cada pixel é individual
Dá diferença sim dependendo do formato.
Formatos com algorítmos de compressão diferentes irão ter resultados diferentes. O resultado só seria igual caso estejam sem compressão (BMP por exemplo).
Mudando o formato de compressão ou adicionando mais camadas/objetos sim, mas apenas mudando cores não. Mas mesmo assim é uma ótima pergunta
Obrigado a todos pelas suas respostas, algumas levam a mesma conclusão e são boas
Agora sim, Realmente tem sentido as músicas onde os cantores dizem, hoje o paredão vai tremer......
Agora pode ter uma certeza que dá pra refazer o teste, invés de usar o Bluetooth, usar o cabo auxiliar. Acho que dura de 10% a 30% a mais
bluetooth 5.0 consome pouco
@@moises935 mas consome.
Tá famoso heim
Te vi no Faustão, parabéns ❤
Ibere responde: ibere, porque o vidro faz um barulho tão alto quando cai?
Porque ele é duro
Muito bom o video! Tenho um som alta voltagem com 11 baterias de 60amp ❤
Faltou um teste cm volume medio, p saber se é uma progressão linear de gasto de bateria
com o volume medio, dura o dobro da com volume alto
Não afinal quando você aumenta o som na caixinha não é linear
Seria você explicar o porquê esse fenômeno acontece, nós conceitos de eletrônica e elétrica. Sucesso!
Talvez a bateria não acabe tão rápido no máximo, mas sua audição sim 👍
Acaba rápido sim a bateria o mais alto possível, tipo uma caixinha de som WS-887 esse é o modelo, carrega até duas horas, e se for no volume máximo dura mais ou menos 30 minutos, e vai pedir para carregar ele. E se for um volume suave dura mais do que duas ou três horas.
Kkkk sim
@Fhanny cópia💚 fater
@@liuhen7408 kkkkk
@Fhanny cópia💚 aaaaa
Uma vez eu montei um amplificador com o TDA7379 , que dá 2x 40w , e liguei numa fonte de bancada .
Ela tocando música num volume normal , puxava em média 500ma em 12 volts , mas quando deixava o volume no máximo chegava a 3 amperes em 12 volts , fora que ela esquentava demais , que indicava perda de energia em forma de calor .
Para os curiosos , a resistência do falante também vai influenciar e muito no ganho de potência do amplificador . Quanto menos resistência no falante , mais força você consegue extrair do amplificador , conforme a gente no cálculo de potência ( potência "watts" = voltagem "Volts" x corrente "amperes").
Então , se você tiver um amplificador de 100 watts mas ligar um falante de 10ohms nele , o som de um aplicador de 50watts com um falante de 2 ohms ficará muito melhor , e o consumo dos 100 watts com o falante de 10ohms será menor que o amplificador de 50watts com o falante de 2ohms .
Iberê, faz um vídeo explicando porque a bateria dos iPhone descarrega rápido!
Ué, não o precisa de vídeo pra explicar isso. IPhone descarrega rápido por causa do Miliampère (mA) ser menor que outros celulares
@@MrNetoo Na verdade é por conta do aparelho ter mais filtros de energia, processador e GPU separados. Diferente do Android onde é tudo em um chip só e tem poucos filtros de energia
As baterias podem ser menores mas a autonomia que o iOS dá é boa pelo hardware que os iPhones tem
Obrigado por responder! Faz tempo q perguntei isso!
E tb já respondeu q deixar no BT é melhor q direto no celular !
A minha dúvida era igual essa, mas era em um automóvel.
Será que um carro gasta mais gasolina se for mais rápido?
Depende do RPM do motor e não da velocidade em si... quanto mais o cilindro se movimenta mais gasolina é consumida!!!
@@niarus14 seguindo a tua teoria ai, se for um carro automatico então tem sim haver com a velocidade já q no carro automatico quanto mais se pisa no acelerador, mais o carro corre... por isso a frase "pisa fundo" significa: "acelera"
@@niarus14 depende da velocidade sim por causa da resistência do vento que se vc dobrar a velocidade a resistência do vento multiplica por 4, então parte da aceleração vc vai perder só pra vencer o vento, acho que até o Iberê já comentou sobre isso
@@jessesantosoficial1212 seria isso se não fosse a resistência do vento, se vc a 70 de terceira marcha a mil RPM e depois vai a 140 de sexta marcha a mil RPM tbm era pra gastar a mesma coisa se não fosse a resistência do vento, vc dobrou a velocidade mas a resistência multiplica por 4, então vc acaba tendo que pisar mais só pra vencer essa resistência, acho que foi aqui nesse canal mesmo que falaram que a resistência do vento múltipla por 4 quando dobra a velocidade
@@JJ-junior mas ignorando a resistencia do ar... o que aumentaria o consumo ?
Legal o teste prático, bem útil mesmo. Eu gostaria que vocês usassem uma fonte de bancada pra medir a potência de consumo isso seria bem mais didático pra relacionar o consumo com potência. Abraços.
(obviamente o objetivo do vídeo é ser prático, mas)
Caso alguém queira saber da parte técnica, amplificadores são formados por transistores chamados "amplificadores operacionais". Ele basicamente tem 3 pinos, um que entra um sinal de baixa energia (que no caso é a música), um negativo e um positivo que é ligado diretamente a energia "alta" e o papel desse transistor é imitar o que o sinal de energia baixa faz, só que com a energia alta.
E é por isso que som baixo gasta muito menos, pq ele já imita mandando pouca energia igual
Que vídeo legal, eu sempre tive uma dúvida parecida com essa, que era se usar fone de ouvido no celular ia gastar mais ou menos energia
alguem da like
Iberê, por favor, explique o que é dopagem dos semicondutores, explica o que é semicondutor tipo p e tipo n, o que é junção PN, zona de deflexão, diodo, e por favor explique o que é diodo Zener, por favor preciso de uma explicação nível manual do mundo para entender 😅 os jovens eletrônicos agradecem kkkk
Para quem já viu um som tocando em volume médio de boa e quando o som é colocado no talo acaba derrubando a chave de energia ou dá umas osciladas no volume por falta de corrente suficiente sabe que o volume faz muito diferença.
Canal ser eletrônico o melhor do UA-cam para teste de Som..
Na lateral da caixinha maior tem radiadores passivos, eles reforçam os graves com a vibração produzida pelo deslocamento do ar.
Uau, muito legal o resultado!
Saber disso é muito útil principalmente para fones sem fio
Detesto som alto, isso me gera crises de pânico. Todavia a explicação é sempre excepcional, parabéns Iberê!
IBERÊ, se for possível tenta simular a internet das coisas(IoT) usando arduino, que são os micro controladores, os ARDUINOS são open hardware, ou seja toda a estrutura dele é aberta na internet, por isso possibilita a Internet das coisas. Tenho certeza que vai ser um vídeo muito legal e tecnológico. Abraço.
Um dos melhores vídeos que eu já vi no UA-cam
5:08 não estraga nada se colocar em lugar fechado, estraga e rumar o martelo nela
Seus videos são bem criativos 🎉
Que bacana, UA-cam agora tem opção de colocar o vídeo dublado em inglês. Eu entrei com ele assim e fiquei bugado, achei que era um vídeo do 1° de abril que eu não vi ou um canal secundário em inglês
Realmente quem efetuou essa pergunta nunca teve som em carro ... Quando se aumentava o volume as luzes internas do carro ficavam mais fracas conforme o grave batia ... Isso com o veículo desligado... Mas é uma experiência muito top
Iii é assim que se faz marketing!
Tá testada, Tá aprovada!👍
Iberê faz um vídeo ensinando deixar um quarto comum super silencioso por favor
Iberê, não era mais fácil gravar a tela do celular nas configurações do bluetooth, e ver quando elas iriam desconectar?? Bom vídeo, abraços
Amo o manual do mundo ❤❤ eu acho que não é só no brasil mais no mundo todo um abraço pra todos você
Ibere, usa um resistência de carga na saída do som, resistor de fio 4 ou 8 homs dependendo da impedância do auto falante
IBERE POR FAVOR FAZ UM VÍDEO MONTANDO UM AMPLIFICADOR CASEIRO COM UM TRANSFORMADOR BEM POTENTE POR FAVOR . PRECISO DA SUA AJUDA
Iberê, outro teste que você poderia fazer é colocar um multímetro em série com o positivo da bateria de alimentação da caixinha , aí você consegue ver a mudança da corrente de alimentação delas na hora que vc mudar o volume. Abraço seus vídeos são sensacionais.
Iberê traz um vídeo ensinando fazer uma máquina para cortar lenha caseira com algum motor kkk é pq cortar lenha com machado dói demais os ombros kkk
Que maravilha já estava esperando esse vídeo muito boa essa experiência
Isso aí Manual do Mundo adorei o Conteúdo tira dúvidas devia fazer mais videos assim pois tenho uma JBL Party Box e gostaria de saber