Já testei varias distribuições Linux. Desde Ubuntu, Pop. Porém nunca tinha dado a oportunidade ao Linux mint. Isso mudou essa semana e estou simplesmente fissurado por ele. É fantástico. Não quero nem saber de outras distribuições. Achei o sistema perfeito pra mim.
Eu só n uso ele por conta de versão. Tipo pra instalar lib tipo o NPM ou o ADB pra debug de celular ele fica com o versionamento atrasado e dá conflito quando tenta fazer algo. O NPM simplesmente n funcionava quando eu usei.
Após mais de 2 anos usando o Mint, decidi migrar para o Zorin OS 16 (no qual fiquei 5 meses usando) e ambos sistemas me agradaram muito. Decidi então dar uma chance ao POP, já que todo mundo estava falando dele de maneira positiva. E Olha... me impresionei! Estou achando o sistema super otimizado, responsivo e intuitivo. Pensei que não ia gostar do Cosmic que vem por padrão por justamente já estar acostumado com Gnome, mas eu estava errado. O Cosmic é muito intuitivo, responsivo e aumentou bastante minha produtividade. Para um estudante o Tile Windows é uma mão na roda. Além disso a maneira como as coisas funcionam fizeram mais sentido para mim, como por exemplo a tecla Windows pesquisar ou trocar de aplicativo. Vejo com bons olhos o que a System 76 quer se tornar e essa indepêndencia que ela vem almejando irá ajuda-la bastante. Agora com Canonical e muito provavelmente em breve o Cosmic se desmembre de vez do Gnome. O que está faltando é realmente uma tradução para o português rsrs. Como sempre, excelente Dio.
Interessante ouvir suas análises. Estiver utilizando o mint nesses últimos anos, mas como estava enfrentando um problema era solução mais fácil era instalar, então eu decidi avaliar o pop-os, já que eu vi vc comentando sobre ele. Felizmente deu tudo certo. E, seus comentários me incentivam continuar utilizando-o.
A System76 já começou a desenvolver o próprio DE do zero já! O COSMIC, que vai ser completamente reescrito em Rust, já tem repositórios novos e em desenvolvimento bastante ativo no Github do Pop OS. O principal até então está sendo o 'libcosmic', aparentemente o começo de um Window Manager próprio do COSMIC, por enquanto focado para o X11, mas que deve ser abertamente compatível com o Wayland no futuro. Pela velocidade do desenvolvimento, acho que ainda em 2022 teremos alguns testes disponíveis para ser feitos. Considerando que atualmente o COSMIC e vários componentes do GNOME são escritos em Javascript, ter uma DE em rust traria um ganho muito interessante de performance.
Na vdd abandonar o x11 de uma vez acabaria com o maior gargalo das DEs atualmente. Se eles mantiverem todas as camadas desde firmware até shell como algo do Pop, eles também vão resolver o maior problema que o GNOME tem que é ABI. Os devs do GNOME vivem quebrando a ABI toda vez que sai um gtk novo, e programas que não forem recmpilados simplesmente quebram, já que no modelo Linux vc não pode ter duas versões da mesma lib instaladas, a n ser que vc mande um binário com 300mb de lib estática pra funcionar.
eles vão manter o x11 simplesmente pq a maioria dos games tem uma compatibilidade muito melhor com games, sendo uma grande parte do público deles
3 роки тому+1
o problema do gnome é que eles usam javascript em muita coisa, no KDE eles usam só pra interface (QML) e pra mim o KDE sempre foi mais rápido e fluido em desempenho, acho q o novo cosmic vai ter um desempenho parecido porém como n parecem q vão focar em extrema personalização talvez fique mais estável(coisa q o rust ajuda um pouco tb) quando anunciaram eu pensei q já tinham algo daí n achei nd no git, mas agora tá tendo, claro q n é a interface mas sim oq será usado pra montar ela mas tá indo bem, tb acho q ainda em 2022 vai dar pra testar (provavelmente vai ter q compilar direto do repor do git mas deve ter algo utilizável ano que vem)
Muito show! Mas acredito que não vão implementar na LTS e sim nas não LTS. Mas os caras não estão brincando não hein, vejamos se vai além, torço pelo sistema porque acho o POp um ótimo e amigável sistema.
já faz um bom tempo, que estou tendo problemas com o Pop OS, tanto na versão 21.04 e 21.10, ambas fiz instalação limpa. Mas vamos aos problemas que não estou conseguindo resolver. 1 - Quando coloco o Notebook para hibernar, e quando abro a tampa para fazer o desbloqueio, o sistema simplesmente trava, do qual preciso desligar e ligar de novo, isso sem contar que se eu tiver com alguma coisa aberta sem salvar, já era. 2 - Depois de instalar a versão 21.10, um dos programas que mais uso não consigo mais instalar, que é o AnyDesk, inclusive fiz uma instalação limpa do POP 21.10 e nada. 3 - Outra coisa bem chata que vem acontecendo, quando você abre um arquivo de um programa, edita e salva ele, quando você vai abrir, na mesma hora, ele simplesmente não memoriza último caminho usado, assim vale também quando você faz algum download de arquivo e ele também não memoriza, ou quando você termina de finalizar um arquivo, ou vai abrir um novo para salvar no mesmo lugar e ele volta lá para o local padrão do sistema, no caso a pasta raíz do usuário, que pede para escolher as pastas padrão do sistema ( documentos, imagens e etc.) ou outro local. Se alguém puder me ajudar agradeço. Não achei nada na internet a respeito. 4 - Outra coisa bem estranha que vem acontecendo, é que simplesmente ele congela e trava tudo, tendo que desligar a força e ligar novamente. Sendo meu Hardware perfeitamente capaz, tem 32GB RAM DDR4 2666, 1 TB SSD, i7 9750H 6/12 e GTX 1660 TI, modelo do notebook é um Avell A60 Muv.
Estou muito contente com minha instalação do Fedora que resolvi testar há uns 4 meses. Antes usei Ubuntu, Mint, Manjaro. Só com Fedora consegui rodar suave a Gnome mais atual.
Desde o começo da década de 2010 Ubuntu sempre foi minha primeira escolha de Linux. Hoje divido atenção com Mint porém Ubuntu permanece até hoje no meu pc. Ignorando questões técnicas acho que é algo já sentimental.
lembro da versão 8/9 do Ubuntu, essa sim foi o divisor de águas, o Ubuntu ficou famoso antes do unity, que foi um racha. Ubuntu tá aí pq era difícil pra kct fazer qualquer coisa no Linux, e a cannonical tornou tudo muito mais fácil
Valeu, Dio! Fico feliz com a variedade de opções Linux, quanto mais coisa boa, melhor! Foi por causa de seus elogios ao Linux Mint que hoje estou super satisfeito com meu Linux Mint XFCE, rodando liso no meu bom e velho notebook Samsung R430. Tem me atendido super bem.
Comecei (no Ubuntu) de fato na versão 5.04, mas já tinha dado uma olhada no Ubuntu 4.10. Muitos e muitos anos... Linux mesmo comecei nos anos 90. Slackware, Debian, passei por Mandrake, Conectiva, Mandriva, Fedora... Muitos outros. Enfim, sempre testo outras distros. Com certeza vou mexer nesse Pop!_OS. Achei bem interessante.
Dio, faz um review do PureOS da Purism. É um projeto muito legal que também vem com a produção de hardware e até smartphones para Linux, propondo a mesma convergência que a Canonical uma vez propôs e com foco em privacidade. Só achei uma live de dois anos atrás sua tocando no assunto e de lá pra cá muita coisa mudou.
Já é antigo, mas válido, e ela também vende chave de criptografia, algo assim, chave FIDO, o que me pareceu um diferencial para autenticação em relação às outras distros. Acho que Dio poderia focar nisso.
A função de um SO é rodar aplicativos. O foco de qualquer empresa de Linux deveria ser trazer apps para o Linux e não ficar embelezanfo ambiente gráfico. Mas infelizmente, muita gente ainda não entendeu isso.
São empresas meu caro, as empresas alocam recursos lá onde gera retorno financeiro, até porque você tem o custo das despesas/ o custo operacional e não da para pagar funcionários com abraços. Sim o modelo de negócio que prevalece é o que gera receitas para a empresa, e nós não temos de gostar ou não, isso é subjetivo ao indivíduo, a empresa é quem toma as decisões segundo um conjunto de críterios orientados pelo plano estratégico e que lhe possa garantir um maior sucesso no final.
Você me lembrando de sistemas para IoT me fez lembrar do Fuchsia OS que parece ainda estar vivo. Samsung querendo implementar nos celulares dela quer dizer que tem algo andando por trás dos panos.
Na vdd o Fusca nunca morreu de fato. O problema é que como ele foi feito do zero isso leva tempo. O ReacOS tá a 30 anos sendo feito e nem saiu da alpha ainda.
3 роки тому
@@talkysassis n sei se por estrategia da google ou n tão dando bola mesmo mas o fuchsia parece estar morto pq n falam dele, ele parece estar tendo um desenvolvimento silencioso sla, talvez quando uma empresa lançar um produto de uso geral ele ganhe mais destaque
Quando o Fuchsia se popularizar nos smartphones, não se poderá mais falar que o Linux domina o mercado mobile, já que o Fuchsia não tem kernel baseado em Linux e sim um kernel próprio.
Eu usei 1 ano o pop os, porém o zorin me agradou bem mais, achei mais completo e com mais modificações gráficas imbutidas no sistema, torço muito por pop pq desejo voltar a usar no futuro
Estão chegando a outro patamar, perto de ser a melhor distro Linux e o mais importante, chegando a ser uma real concorrência a windows! 👏 Tudo que o Ubuntu deveria ser.
A canção "Era um Garoto que amava os Beatles, etc, etc" não foi dos Engenheiros do Havaí, mas gravada e o verdadeiro sucesso com os lendários brasileiros, "Os Incríveis"... mas, esta canção de rock é originalmente italiana, a letra em português é apenas uma versão... a banda italiana que já ouvi quando era adolescente... nem me lembro... vou ver no Google e ver se acho... ( completamente fora do assunto mas eu vivi há época! kkkkkkkkk!! )
Já testei o Pop_OS por alguns dias e é um sistema aparentemente legal, mas não vi nada de super revolucionário pra ter todo esse burburinho em volta dele em ser o esplêndido, magnânimo, espetecular, super Pop_OS e que sinceramente não vi nada demais, é um sistema ok pra se usar e só.
Eu tive que sair do Pop!_OS pois ele atualizou o kernel pra versão 5.15, o novo kernel tem um problema que faz a tela piscar, eu pedi ajuda no Reddit pra poder iniciar o kernel 5.13 que não tava mais nas opções de inicialização, como ninguém ajudou e inclusive a comunidade foi um pouco agressiva eu fui pro Ubuntu, jamais vou recomendar uma distro que atualiza o kernel com frequência.
Vou dar minha opinião aqui enquanto usuária de windows por toda uma vida e completamente novata no rolê linux. Acho que a grande questão do Pop_OS é que tentaram facilitar ao máximo todo o processo pra o usuário final completamente leigo. Além de alguns utilitários que já vem pré-instalados, como o eddy, e a pop shop, que parece bastante com uma loja de apps pra smartphone, é bem facil de instalar drivers e apps em geral sem precisar usar a linha de comando, algo que é um bocado assustador pra quem não entende muito da coisa. Ele tá longe de ser perfeito e acho que pra qualquer usuário mais versado na tecnologia pode até gerar certa frustração, porém para o usuário médio é excepcional vc instalar um OS linux e em poucos minutos já ter um sistema 100% funcional e estável sem precisar de configurações adicionais.
@@leticiaandrade6677 Então, eu entendo isso que você falou e nem acho o Pop_OS um sistema ruim, pelo contrário acho ele um bom sistema a questão que eu quis abordar é que exaltam demais essa distro mas que ao meu ver não é pra tanto, que ela não tem nada hiper espetacular que outras distros também não tenham entendeu?? Essa idéia de “tem uma loja de aplicativo igual smartphone” isso já tem a anos em outras distros como Linux Mint por exemplo e essa “lojinha” é a Gnome-software que em qualquer distro que use o Gnome como área de trabalho tem uma dessa igualzinha a essa do Pop_OS. Outro ponto, aqui no Brasil o pessoal só sabe usar as mesmas distros de sempre, salve algumas exceções claro, mas pode ver que a imensa maioria usam sempre Ubuntu, Linux Mint, Debian, uma certa quantidade o Fedora aí de um tempo pra cá aparecem Arch Linux e Manjaro e agora as bolas da vez são Pop_OS e Zorin OS, e te falo eu uso o openSUSE que não é muito popular aqui no Brasil porém é bastante utilizada na Europa, não sei seu nível de conhecimento com informática mas tipo, eu configurei todo o sistema desde o tema do KDE Plasma, papel de parede, adicionei repositório da Nvidia(Para driver da placa de vídeo) coloquei repositório de Flatpak, adicionei um repositório comunitário da distro, bem parecido ao o que é o AUR pra o Arch Linux, definir ordem de boot(Pois uso dua boot com Windows por causa de jogos), instalei e removi programas tanto nativos como Flatpaks, definir o nome como a minha máquina seria reconhecida na minha rede aqui em casa, definir parâmetro no kernel pra quando o sistema iniciar aparecer o que está iniciando pra que se der bronca eu ver onde está o problema que por padrão fica uma imagem carregando e eu prefiro o outro modo que chamamos de modo verbose, fiz tudo isso e mais algumas coisas tudo por modo gráfico com uma ferramenta que é do próprio sistema, literalmente eu não precisei abrir o terminal pra nada, uso KDE Pasma como DE mas se eu usasse Gnome eu teria uma lojinha igualzinha a do Pop_OS aquela bonitinha feito lojinha pra celular e fora outras distros que tem a mesma facilidadedo que o Pop_OS para usuários leigos no Linux. O Pop_OS é uma boa distro?? Sim é, indico alguém usar? Sim, indico bastante, porém levantam tanto a bola dessa distro como se ela tivesse algo especial, mas que na verdade não tem nada demais comparada a outras que presam pela facilidade que oferecem para usuários leigos entendeu?? É só isso que acho que exageram demais quando falam dela.
@@leticiaandrade6677 Exatamente, apesar do Pop ser uma ótima distro ele peca em questão de estabilidade, o Pop atualiza o kernel e os drivers com frequência e isso pode causar problemas, o usuário não espera que a máquina dele fique com a tela piscando, o usuário não espera se deparar com bugs e ter que resolver pela linha de comando, eu particularmente tenho experiência com o terminal e gosto de usar, porém eu não quero ter problemas de instabilidade, eu fui pro Linux por conta da porcaria que é as atualizações do Windows 10, cada update vem um bug novo, o Windows 10 tá em uma beta perpétua e eu temo que o 11 vai ter o mesmo problema, eu fui pro Linux em busca de estabilidade, eu tava cansado do meu Windows quebrar a cada 6 meses.
Achei muito interessante o Pop!_OS e já tentei instalá-lo, mas o sistema não se dá bem com meu HDD. Mesmo instalando no SSD em dual boot com windows, o HDD fica maluco, entrando no modo sleep e saindo constantemente, por isso acabei desistindo e instalei o Zorin OS 16 no lugar que funciona sem problemas.
Estava usando até uma semana atrás. Mas tinha alguns BOs... As vezes clickava em suspender e ele só bloqueava a tela... As vezes travava em cópia de arquivos, precisava reiniciar pra voltar a funcionar. As vezes travava a loja na hora de atualizar. Instalei Zorin num notebook velho na igreja e não resisti... Instalei pra mim também. Simples e funciona.
Eu estava a usar o pop 21.04 e adorei deixando de parte o windows e as outras distribuicoes linux. Atualizei no entanto para 21.10 e apesar de gostar muito da nova gaveta de aplicacoes e das restantes mudancas em geral, tenho tido alguns problemas com alguns programas, nomeadamante o kicad que ficou bastante lento (quando anteriormente estava sem problemas no 21.04). A mudanca de temas está também com vários problemas mas julgo que seja resolvido com algum update. O Dash to dock está com vários bugs como remover atalhos do sistema e menus fazendo com que seja obrigatório o uso do cosmic dock. Honestamente estou a pensar voltar para o 21.04 de momento enquanto ainda existem este problemas já que estão a dificultar a minha produtividade.
Os fãs que me perdoem, mas eu nunca gostei do Unity. Parei de usar o Ubuntu (e passei a usar o Mint) por não gostar do Unity. De lá pra cá, testei outras distros, mas continuo usando o Mint Cinnamon Edition até hoje, sem planos de deixá-lo.
Meu contato com o Ubuntu foi na versão 4.10 e foi digamos, amor a primeira vista. Foi sem dúvida nenhuma uma fase bacana. Com a chegada do Unity veio a frustração. Como mencionei em meu comentário, o Ubuntu nunca mais foi o mesmo após essa tentativa frustrada em querer essa convergência. Uma pena, apesar de não usar mais o sistema, ainda acompanho seu desenvolvimento. Quem sabem um dia voltam a fazer de fato um Linux para seres humanos.
Uma vez fui na distrowatch e fiz uma pesquisa na evolução do ranking no decorrer de alguns anos. É muito interessante perceber que o ubuntu perdeu a liderança para o mint justamente na época do advento da interface unity.
Muito bom vídeo. Eu testei o Pop_OS 21.04, gostei muito e decidi instalá-lo no meu computador. Instalei Multiboot com Windows e outras 2 distros, Linux Mint 20.2 e Linux Lite 56. O Pop_OS é uma excelente distro, e está rodando bem no PC.
Salve Dio. Obrigado pelo conteúdo. Faz um video atualizado sobre dual boot windows / pop pra gente. Parece que agora o pop tem suporte UEFI ~que eu não soube usar e quebrei meu windows testando~ e da pra fazer igual o do ubuntu. Obrigado e abraços.
Depois de usar algumas distros baseadas em Ubuntu que é baseado em Debian... Fui para o Debian. Estou satisfeito com Debian e KDE. Como desenvolvedor, encontrei a estabilidade que precisava.
Seria bacana se eles implementassem o menu global.. assim como era no Unity. Uma vez que voce se acostuma com o aproveitamento de espaco que havia no antigo sistema do Ubuntu.. Ate hoje acho esquisito ver a barra da janela embaixo da barra superior da DE. :p
Cada nova versão o Pop!OS está ficando ainda melhor. O zelo pela interface e coesão do sistema estão excelentes. Rápido, estável e muito bonito. Quase 2 anos de uso exclusivo. Tenho um Acer Nitro 5 10° geração e um monitor LG Ultra Wide 32". Top.
E aí meu jovem Diolinux, tudo certo? Camarada faz aí um video sobreo o QUICKEMU, não achei nenhuma matéria em portugues sobre isso, mas tenho achado bem interessante
Sempre fui um usuário windows principalmente na empresa por conta do domínio. Quando vi um usuário usando o Mint comecei a pesquisar mais sobre Distros Linux com interface gráfica. Em 2020 usei durante 2 meses o Mint e gostei mas depois que tive uns entraves para acessar VMs, arquivos compartilhados na rede, Winbox, RDP e driver para usar 3 monitores voltei ao W10. Quando foi em novembro comecei a ver o videos do Dio por conta do Zorin, mas ai vi as analises dele sobre o Pop e fiquei na duvida. Depois veio o Fedora 35, ai mais duvida. Mas no ultimo final de semana resolvi instalar o Pop21.10 mas minha maquina ficou muito lenta igual uma tentativa frustrada que tive com o Ubuntu, nao entendia pq um linux estava mais lento que o W10. Mas ja que tinha começado instalei o Zorin, gostei mas tinha algo no Pop21.10 que mesmo usando pouca horas tinha me cativado. Então coloquei o Pop 20.04 gostei, sei por 2 dias mas descobri o pq do 21.10 ter me cativado, foi o Cosmic. De dentro do 20.04 atualizei para o 21.10 consegui colocar todos os programas que preciso para trabalhar em rede windows, ja que hoje por conta do trabalho remoto nossa empresa não exige muito o domínio. E isso tem me feito achar alternativas que antes não tinha muito paciência na época do Mint. O conteúdo do canal foi fundamental para que eu voltasse e desse mais uma oportunidade a outro O.S. diferente da Microsoft alem de aprender mais técnicas de comando. Obrigado. PS, meu 21.10 até então para meu uso não deu nenhum bug.
Dica básica: Instala primeiro o Windows. Depois o Linux. Este segundo criará um menu de acesso aos sistemas. Já fiz triplo boot aqui, sendo o terceiro OS o macOS (hackintosh).
Vejo pessoal reclamando do gnome, mas não consegui me adaptar tão bem em um ambiente igual consegui no gnome. Já testei a maioria mas a que faz meu trabalho ficar fluído e no gnome.
Eu gostaria de entender o que você tento vê no Pop Os. Eu particularmente uso em dois notebooks de uso constante e serei sincero: é um sistema bonito e muito audacioso nos recursos, entretanto, tem a maior quantidade de bugs que já vi até hoje em um sistema. Eu sou um entusiasta desse sistema. Acho que um dia ele será minimamente estável, mas hoje em uma escala de zero a dez ele não passa de 6,0.
Cara, vi exatamente o que vc viu. É um sisteminha que é ruim até no nome. Atualmente estou testando o Mint mais novo. É a distro que mais Índico e que mais gostei até hoje no mundo Linux.
Tbm tive vários bugzinhos com PopOs, tanto que desativei a extensão Pop Shell depois de dois updates quebrados. Sem contar um update que o Gnome simplesmente morreu e ficou só terminal, além de outros bugs. O pessoal fala que é estável, e comigo foi não kkkk
Exatamente o que pessoal tem relatado aí. Na gestão de energia ocorrem os bugs que mais me irritam: ao despertar depois da hibernação fica meia hora para tornar-se pronto para o uso (isto usando ssd com um core I5 de 8ª geração). Isto quando não retorna e me obriga a enfiar o dedo no Power. Além disso, atualizações que com falhas, janelas redimensionam tudo errado (as vezes fica só um “palitinho” na tela e você precisa procurar onde ela está para redimensionar. Eu acredito no poder do software aberto. Acho que o Pop Os tem potencial, mas atualmente julgo que é um sistema muito abaixo da expectativa. As versões LTS do Ubuntu entregam muito mais fluidez e confiabilidade assim como o Linux Mint. Confesso, também, que a minha experiência com o Debian também foi excelente.
Engraçado como somos atingidos pela mesma coisa (modificação), mas a recebemos de forma completamente diferente. No meu caso, com a chagada do Unity, eu me desmotivei com os sistemas "Gnu/Linux". Até tentei usará-lo, pois cheguei a usar as primeiras versões do Unity, mas os excessos de bugs e milhares de correções que só pioravam ainda mais a nova interface, o que me fez air de vez do ubuntu. E nunca mais voltei a usar a versão oficial. Sério mesmo. Mas ainda sinto saudade da versão 8.04, 10.04. Hoje uso o Linux MInt (o ubuntu verde), que me atende muito bem. Cheguei a usar o PopOs recentemente, mas não consegui evoluir para essa nova versão do Gnome. Então voltei o mais rápido que pude para a versão Mate-Desktop.
Infelizmente o pop os não rodo no meu PC no da Xuxa tava com mint voltei para o windows agora vou fazer dual boot com Ubuntu deixando o Linux com mais memória e usando o o windows só para download já que não achei uma ferramenta que substituir o IDM não consegue fazer download simultâneo no drive com as alternativa
Hoje eu uso o pop-os. Migrei do Ubuntu, estou gostando bastante. Verifiquei que a minha impressora Epson não necessita de instalação de drivers para funcionar, no Ubuntu eu tive que baixar os drivers. Enfim, estou gostando bastante e não pretendo mudar. Meus amigos que usam pop-os tbm adoram.
Sensacional esta idéia do laboratório de hardware é uma grande sacada, pois eu mesmo queria muito utilizar o pop os 21.04, entretanto ele não funcionou como deveria no meu hardware, ou seja, com estes testes neste laboratório futuramente podemos ter uma maior compatibilidade com diversos tipos de hardware.
Também acredito nisso, no momento, o Pop!_OS, como produto, com essa troca de interface, novas formas de produzir e manter o sistema, está em plena construção, é bem provável que coisas assim aconteçam nesse período.
Provavelmente, vou instalar o Pop! no meu PC ainda em janeiro. Mas, tenho um relato curioso. Instalei a versão beta do Zorin 16 e estou surpreso com a estabilidade do sistema. Está há meses no meu PC de trabalho e até aqui não me deixou na mão.
@G. Fast Na verdade acredito que o xfce seja para PCs com processadores razoáveis, tipo core 2 duo ou Pentium dual core, mas que não têm placa de vídeo offboard. Agora para computadores mais antigos que esses acredito que a melhor opção seja uma distro que somente tenha o window manager. Por exemplo aqui em um Pentium D 945 com uma geforce 6200 estou usando o Linux bunsenlabs e consigo ver vídeos e fazer tudo que preciso com o PC.
@G. Fast Antes o lxde era a melhor opção de leveza x facilidade, mas depois de ser abandonado apareceu esse lxqt que, na minha opinião, vale mais a pena pular e ir direto para o xfce. Pelo menos enquanto ele amadurece.
"Não se troca amores velhos pelos novos". Sou usuário do Ubuntu desde a versão 6. Acompanhei, portanto, boa parte da trajetória da distro. Eventualmente, usei [e uso] outras distros em paralelo [destaque para o Mint, e também o "calangão verde"] mas sempre mantendo o Ubuntu como minha principal distro para trabalhar. Recentemente, resolvi instalar e testar o Pop!_OS no meu desktop. É engraçado, porque só consegui ficar um dia com o Pop! e voltei para o Ubuntu 😀. No fim das contas, não fez muita diferença pra mim. Quem sabe mais na frente, com a nova interface pronta.
Ah, Unity... foi essa interface que me fez ter vontade de fato de mexer no Ubuntu, ela que fez largar o Windows 7 lá em 2011. A movimentação do Ubuntu era realmente empolgante nessa época, e justamente o fim desse desktop que me desanimou do Ubuntu e com a vinda do Windows 10, eu abandonei o mundo Linux de vez. Mas parece esse Cosmic, tá me animando. Talvez eu dê uma chance pro POP_OS!
Pop!_OS 21.10 demorando HORAS pra baixar as atualizações pelos repositórios da System76. Numa internet de 25mb não chega a 200kB/s o download. Desabilitando os repositórios da System76, os downloads chegam a quase 3MB/s.
esse sentimento de frustação com Ubuntu que vc teve , eu tive quando o kurumin acabou , deixei o linux de lado por bastante tempo, retornando depois com outra visão e outra paixão, mas não apegado a distro, igual quando tem a primeira desilusão amorosa vc tenta de novo mas com os pés no chão
Fala Dio. Poxa, colocou duas versões de Windows nos testes, muitas distros e nenhum com Linux Mint!? Ficou algum ressentimento desta distro que já foi a favorita!? Lembrando que também gosto do Pop!_OS, além do Budgie. Gostaria de ver o Slackware nos testes no futuro! Abraços
Oi Ricardo, o Linux Mint não está ali porque desde que eu comecei a fazer os benchmarks, não houve lançamentos do Linux Mint, ou vídeos de análise sobre a distro, isso deve mudar com o lançamento da versão 20.3.
Eu atualizei meu notebook pra essa nova versão do POP OS e mano, como ficou mais rápido e responsivo, eu achei até meio estranho pensando que antes tinha deveria ter algo quebrado mais ao pesquisar sobre vi que essa versão tá mais rápida e responsiva mesmo, muito bom, recomendo a geral que quer iniciar no linux, tenho um pc windows que uso pra jogar, e o notebook é pra uso diário e estudar faculdade, e não tenho do que reclamar do linux e especificamente do POP nesse ponto, só aguardo o setor gamer do linux dar uma melhorada pra poder migrar de vez no PC também, por que eu já tô sem paciencia pro windows sinceramente, é muita besteira e dor de cabeça, o conceito que temos de facilidade de uso e resolução de problemas no windows se quebra de vez quando aprendemos que no.limux é mais fácil mesmo que pareça mais difícil inicialmente, outro problema meu é com relação aos drivers ntfs, cara eu tenho décadas de arquivos salvos em HDD com sistema ntfs, e simplesmente não posso apagá-los pra usar o btrfs e o ext4, e o driver atual mesmo da última kernel ainda sim me deu umas dores de cabeça nesses HDDs quando fui testar o linux no meu PC, então retornei ele pro windows e deixei só no meu notebook mesmo, por enquanto tá bom, até por que o linux não consegue nem fixar esse tipo de sistema de arquivos necessitando do uso de um disco de recovery com windows pra poder fixar, foda, mas tenho fé que vai melhorar, essa comunidade linux é foda para caramba, achei tudo que precisei saber nos fórums, top demais.
Essa iniciativa da system76 é bem legal. O pop pode ser o desktop da vez, se receber o investimento devido. Atualmente pra mim, o mint é o melhor. Mais estável, coerente, etc... É ótimo para produção.
Compartilho do seu mesmo sentimneto em relação à Canonical. Comecei com a 2ª versão do Ubuntu. Antes usava o Fedora Core. Mas o que me incomoda e que me impede de migrar para o Pop é o fato de não poder desinstalar alguns pacotes, como por exemplo do LibreOffice sem "quebrar" o sistema. Esse lance dos metapacotes é o entrave principal para mim ainda.
Essa música é dos anos de 1960, os Engeenheiros do Hawaii somente fizeram um remake. OS Incríveis - ua-cam.com/video/oOZh9DDpb2U/v-deo.html Gianni Morandi - ua-cam.com/video/9HR02H7AL64/v-deo.html
Uma coisa que essa versão mudou por baixo do capô, que foi uma mudança do fedora também é como ele lida com VPN. E o software de VPN que eu uso no trabalho deu ruim. Alguns links que eu precisaria da VPN para funcionar deixaram de funcionar. Alguém teve problemas com isso?
Bom dia, poderia me ajudar? Ao instalar o POP OS ele inicializa com erro: SGX DISABLED BY BIOS... Não sei o que fazer. Meu notebook é i5 7200 + 620HD Graffics
minha máquina é fraca, gosto muito do Mint, há problema de eu usar a verão 17 já sem suporte, levando em conta que não navego em sites que não sejam confiáveis e deep web? Só navego em youtube e sites de foruns e notícias
Estou testando o popOs, trabalho com Java, só percebi alguns travamentos na loja, o resto até agora sem problemas, reconheceu bem minha placa de captura de audio que uso pra gravar guitarra, focuriste e meu gravador da zoom, mais estou curioso em testar o Ementary Os 6.1 pra comparar..
Sou velho... Uso Debian há 22 anos. Não tenho saco para experimentar outras distribuições. O dia que aparecer alguém falando algo realmente novo tento mudar.
Cara, tentei instalar ontem o Pop Os LTS mas deu ruim desde o início da instalação. Meu pc é meio antigo, i3 4170 na mobo H81M da Asus, quando finaliza a instalação ele começa a introdução do Pop, mas depois entra numa tela preta com uma descrição de erro de conjunto de instruções, como se a versão que eu baixei da System76 fosse de 32 bits e não de 64. Perdi a paciência e voltei pro Ubuntu kkkkk
Gnome é uma mistura de todas as interfaces que no final não dá em nada, só o fato de ter mais de um menu de configuração já é uma cagada, pq não centralizam tudo em um só.
Então não acho que você um dia o utilizará, pois é um projeto ruim o da reivenção da roda. System76 decidiu ir mais além e para isso era inevitável afastar-se da comunidade Gnome. Também espero que obtenham êxito, não o uso, mas gosto bastante do trabalho que realizam e das soluções que entregam.
Acho até que não vale a pena usar e instalar o Pop, sabendo que em breve vai mudar totalmente. Pra quê se esforçar em aprender algo que em breve vai deixar de existir?
Gosto do Pop!_OS, mas tá apresentando muito bug. Principalmente, na gestão de energia e na apresentação das telas. Utilizo em casa pq achei bem bom pra programação. No trabalho, não abandono o bom e velho mint cinnamon.
@Vinicius Macêdo Cara, não sei te responder essa pergunta pq não trabalho com Java. No entanto, acredito que tu consegues trabalhar bem em qq distribuição. Ou, pelo menos, em uma boa parte delas. Eu gostei do pop pq me gerou bastante facilidade. Muito do que eu uso já veio instalado e o que não veio, encontrei facilmente na loja. Também gostei do workflow dele. Antes eu usava o mint em casa também. Daí resolvi testar uma série de distros e meu santo bateu com o pop.
Sou usuário de Linux de longa data, desde 2000, e o Ubuntu, por se basear em Debian, me conquistou com a mesma empolgação relatada pelo Dio. Acompanho o progresso desde o 4.1, apesar da última LTS, a 20.04, ter ficado ótima, a Canonical vem retirando toda a "magia" que a distro possuía. E sinceramente, não me preocupo hoje em possuir o que há de mais novo como a última versão do Gnome, e estou nos últimos tempos considerando fortemente retornar às origens e voltar ao meu bom e velho Debian.
Após muita frustração com o Ubuntu, acabei migrando para o Debian. Instalei o 7 e desde então não tenho a reclamar. Atualmente uso o testing em minhas máquinas. Só posso dizer que foi minha melhor escolha. Não tenho o que reclamar.
Baseado no Debian, mas não é Debian kkk Este segundo é bem melhor, mais estável, seguro. O Ubuntu me parece algo instável. Só observar que a galera está sempre reinstalando, reinstalando... ninguém sossega.
Dio, fiquei curioso para conhecer o POP e tentei instalar ele em dual boot no meu note. Várias tentativas sem sucesso. Sempre retorna "Error: you need to load the kernel first". Acredito que devido a BIOS UEFI, foi o que entendi até agora depois de pesquisar muito. Aparentemente desativando a UEFI resolve, mas eu não queria seguir por esse caminho. Seria possível criar um passo a passo de como fazer esse tipo de instalação? Enquanto isso vou tentando opções por aqui. Grato pela qualidade do conteúdo e forma clara e simples de repassar as informações!!!
Eu tenho PC desde 1998 e já tentei diversas vezes usar Linux e sempre desanimava porque primeiro, o ambiente era muito tóxico nos idos dos anos 90 pois você tinha que ser radical pra usar o Linux, tinha que ser um usuário hardcore e tinha que fazer tudo por linhas de comando pois só assim você era digno pra usar Linux e sem segundo lugar, nunca foi amigável para iniciantes as distros até pouco tempo atrás, tirando o fato de antigamente ter que compilar o kernel (se você era roots mesmo, tinha que fazer desse jeito) pra poder instalar uma distro, até o Ubuntu não se tinha padrões, cada distro tinha seus pacotes, bugs que eram difíceis de achar solução para iniciantes, etc.
fiz dualboot no pc com linux mint e até agora não consegui usar porque o wifi não funciona, aparece a rede mas não conecta nunca dizendo que a rede não existe aí é dose
Já testei varias distribuições Linux. Desde Ubuntu, Pop. Porém nunca tinha dado a oportunidade ao Linux mint. Isso mudou essa semana e estou simplesmente fissurado por ele. É fantástico. Não quero nem saber de outras distribuições. Achei o sistema perfeito pra mim.
o mint agrada bastante tbm
Também é o que eu uso. Super estável, leve, responsivo e a interface Cinnamon é super customizável e com pouca customização já fica linda.
@@nando_br bastanteamigavel para os iniciantes adoro!
Eu só n uso ele por conta de versão. Tipo pra instalar lib tipo o NPM ou o ADB pra debug de celular ele fica com o versionamento atrasado e dá conflito quando tenta fazer algo. O NPM simplesmente n funcionava quando eu usei.
@@talkysassis uma pena pois p Mint é um dos sistemas com mais compatibilidade que eu usei. Será que não tem à ver com a versão do kernel?
Após mais de 2 anos usando o Mint, decidi migrar para o Zorin OS 16 (no qual fiquei 5 meses usando) e ambos sistemas me agradaram muito. Decidi então dar uma chance ao POP, já que todo mundo estava falando dele de maneira positiva. E Olha... me impresionei! Estou achando o sistema super otimizado, responsivo e intuitivo. Pensei que não ia gostar do Cosmic que vem por padrão por justamente já estar acostumado com Gnome, mas eu estava errado. O Cosmic é muito intuitivo, responsivo e aumentou bastante minha produtividade. Para um estudante o Tile Windows é uma mão na roda. Além disso a maneira como as coisas funcionam fizeram mais sentido para mim, como por exemplo a tecla Windows pesquisar ou trocar de aplicativo. Vejo com bons olhos o que a System 76 quer se tornar e essa indepêndencia que ela vem almejando irá ajuda-la bastante. Agora com Canonical e muito provavelmente em breve o Cosmic se desmembre de vez do Gnome. O que está faltando é realmente uma tradução para o português rsrs. Como sempre, excelente Dio.
"Queimar a ponte depois que você atravessa é o único jeito de seguir com uma determinação" nossa Dio.......... profundo cara, impactado.
Interessante ouvir suas análises. Estiver utilizando o mint nesses últimos anos, mas como estava enfrentando um problema era solução mais fácil era instalar, então eu decidi avaliar o pop-os, já que eu vi vc comentando sobre ele. Felizmente deu tudo certo. E, seus comentários me incentivam continuar utilizando-o.
A System76 já começou a desenvolver o próprio DE do zero já! O COSMIC, que vai ser completamente reescrito em Rust, já tem repositórios novos e em desenvolvimento bastante ativo no Github do Pop OS. O principal até então está sendo o 'libcosmic', aparentemente o começo de um Window Manager próprio do COSMIC, por enquanto focado para o X11, mas que deve ser abertamente compatível com o Wayland no futuro. Pela velocidade do desenvolvimento, acho que ainda em 2022 teremos alguns testes disponíveis para ser feitos. Considerando que atualmente o COSMIC e vários componentes do GNOME são escritos em Javascript, ter uma DE em rust traria um ganho muito interessante de performance.
Na vdd abandonar o x11 de uma vez acabaria com o maior gargalo das DEs atualmente. Se eles mantiverem todas as camadas desde firmware até shell como algo do Pop, eles também vão resolver o maior problema que o GNOME tem que é ABI. Os devs do GNOME vivem quebrando a ABI toda vez que sai um gtk novo, e programas que não forem recmpilados simplesmente quebram, já que no modelo Linux vc não pode ter duas versões da mesma lib instaladas, a n ser que vc mande um binário com 300mb de lib estática pra funcionar.
eles vão manter o x11 simplesmente pq a maioria dos games tem uma compatibilidade muito melhor com games, sendo uma grande parte do público deles
o problema do gnome é que eles usam javascript em muita coisa, no KDE eles usam só pra interface (QML) e pra mim o KDE sempre foi mais rápido e fluido em desempenho, acho q o novo cosmic vai ter um desempenho parecido porém como n parecem q vão focar em extrema personalização talvez fique mais estável(coisa q o rust ajuda um pouco tb)
quando anunciaram eu pensei q já tinham algo daí n achei nd no git, mas agora tá tendo, claro q n é a interface mas sim oq será usado pra montar ela mas tá indo bem, tb acho q ainda em 2022 vai dar pra testar (provavelmente vai ter q compilar direto do repor do git mas deve ter algo utilizável ano que vem)
Não dá pra usar só Wayland porque ainda não é 100% funcional e isso também afastaria quem usa NVIDIA.
Muito show! Mas acredito que não vão implementar na LTS e sim nas não LTS. Mas os caras não estão brincando não hein, vejamos se vai além, torço pelo sistema porque acho o POp um ótimo e amigável sistema.
já faz um bom tempo, que estou tendo problemas com o Pop OS, tanto na versão 21.04 e 21.10, ambas fiz instalação limpa. Mas vamos aos problemas que não estou conseguindo resolver. 1 - Quando coloco o Notebook para hibernar, e quando abro a tampa para fazer o desbloqueio, o sistema simplesmente trava, do qual preciso desligar e ligar de novo, isso sem contar que se eu tiver com alguma coisa aberta sem salvar, já era. 2 - Depois de instalar a versão 21.10, um dos programas que mais uso não consigo mais instalar, que é o AnyDesk, inclusive fiz uma instalação limpa do POP 21.10 e nada. 3 - Outra coisa bem chata que vem acontecendo, quando você abre um arquivo de um programa, edita e salva ele, quando você vai abrir, na mesma hora, ele simplesmente não memoriza último caminho usado, assim vale também quando você faz algum download de arquivo e ele também não memoriza, ou quando você termina de finalizar um arquivo, ou vai abrir um novo para salvar no mesmo lugar e ele volta lá para o local padrão do sistema, no caso a pasta raíz do usuário, que pede para escolher as pastas padrão do sistema ( documentos, imagens e etc.) ou outro local. Se alguém puder me ajudar agradeço. Não achei nada na internet a respeito. 4 - Outra coisa bem estranha que vem acontecendo, é que simplesmente ele congela e trava tudo, tendo que desligar a força e ligar novamente. Sendo meu Hardware perfeitamente capaz, tem 32GB RAM DDR4 2666, 1 TB SSD, i7 9750H 6/12 e GTX 1660 TI, modelo do notebook é um Avell A60 Muv.
Estou muito contente com minha instalação do Fedora que resolvi testar há uns 4 meses. Antes usei Ubuntu, Mint, Manjaro.
Só com Fedora consegui rodar suave a Gnome mais atual.
Desde o começo da década de 2010 Ubuntu sempre foi minha primeira escolha de Linux. Hoje divido atenção com Mint porém Ubuntu permanece até hoje no meu pc. Ignorando questões técnicas acho que é algo já sentimental.
lembro da versão 8/9 do Ubuntu, essa sim foi o divisor de águas, o Ubuntu ficou famoso antes do unity, que foi um racha.
Ubuntu tá aí pq era difícil pra kct fazer qualquer coisa no Linux, e a cannonical tornou tudo muito mais fácil
Isso é verdade. Foi o primeiro sistema decente pra usuários mais leigos
No manjaro xfce para raspberry, os repositórios atualizam os programas, não é mais necessário fazer comandos dos ppas.
Boa tarde, comprei um notebook que venho com DEBIAN 10, gostei
Valeu, Dio! Fico feliz com a variedade de opções Linux, quanto mais coisa boa, melhor! Foi por causa de seus elogios ao Linux Mint que hoje estou super satisfeito com meu Linux Mint XFCE, rodando liso no meu bom e velho notebook Samsung R430. Tem me atendido super bem.
Comecei (no Ubuntu) de fato na versão 5.04, mas já tinha dado uma olhada no Ubuntu 4.10. Muitos e muitos anos...
Linux mesmo comecei nos anos 90. Slackware, Debian, passei por Mandrake, Conectiva, Mandriva, Fedora... Muitos outros.
Enfim, sempre testo outras distros. Com certeza vou mexer nesse Pop!_OS. Achei bem interessante.
Dio, faz um review do PureOS da Purism. É um projeto muito legal que também vem com a produção de hardware e até smartphones para Linux, propondo a mesma convergência que a Canonical uma vez propôs e com foco em privacidade. Só achei uma live de dois anos atrás sua tocando no assunto e de lá pra cá muita coisa mudou.
Já é antigo, mas válido, e ela também vende chave de criptografia, algo assim, chave FIDO, o que me pareceu um diferencial para autenticação em relação às outras distros. Acho que Dio poderia focar nisso.
Eu não gostei do gnome personalizado do Ubuntu, migrei para o kubuntu e continuei lá !
A função de um SO é rodar aplicativos.
O foco de qualquer empresa de Linux deveria ser trazer apps para o Linux e não ficar embelezanfo ambiente gráfico.
Mas infelizmente, muita gente ainda não entendeu isso.
Melhor comentário
Pop!_os é com certeza um dos melhores distros Linux hoje em dia.
Pesquisei Pop!_OS 21.10 para ver q tal estava e me deparo com esse vídeo 5min depois de ser lançado. Que satisfação xD
Ola Dio, sou eu de novo :D.
Comentando em todos os seus videos ate ter um sobre LFS :D
São empresas meu caro, as empresas alocam recursos lá onde gera retorno financeiro, até porque você tem o custo das despesas/ o custo operacional e não da para pagar funcionários com abraços. Sim o modelo de negócio que prevalece é o que gera receitas para a empresa, e nós não temos de gostar ou não, isso é subjetivo ao indivíduo, a empresa é quem toma as decisões segundo um conjunto de críterios orientados pelo plano estratégico e que lhe possa garantir um maior sucesso no final.
Você me lembrando de sistemas para IoT me fez lembrar do Fuchsia OS que parece ainda estar vivo. Samsung querendo implementar nos celulares dela quer dizer que tem algo andando por trás dos panos.
Na vdd o Fusca nunca morreu de fato. O problema é que como ele foi feito do zero isso leva tempo. O ReacOS tá a 30 anos sendo feito e nem saiu da alpha ainda.
@@talkysassis n sei se por estrategia da google ou n tão dando bola mesmo mas o fuchsia parece estar morto pq n falam dele, ele parece estar tendo um desenvolvimento silencioso sla, talvez quando uma empresa lançar um produto de uso geral ele ganhe mais destaque
Quando o Fuchsia se popularizar nos smartphones, não se poderá mais falar que o Linux domina o mercado mobile, já que o Fuchsia não tem kernel baseado em Linux e sim um kernel próprio.
Eu usei 1 ano o pop os, porém o zorin me agradou bem mais, achei mais completo e com mais modificações gráficas imbutidas no sistema, torço muito por pop pq desejo voltar a usar no futuro
Já usei varias distros base Debian, do ubuntu, mint, etc... Mas, a que mais gostei de todas foi a Q4OS com KDE. Pensa numa distro limpa, leve e bonita
Estão chegando a outro patamar, perto de ser a melhor distro Linux e o mais importante, chegando a ser uma real concorrência a windows! 👏 Tudo que o Ubuntu deveria ser.
A canção "Era um Garoto que amava os Beatles, etc, etc" não foi dos Engenheiros do Havaí, mas gravada e o verdadeiro sucesso com os lendários brasileiros, "Os Incríveis"... mas, esta canção de rock é originalmente italiana, a letra em português é apenas uma versão... a banda italiana que já ouvi quando era adolescente... nem me lembro... vou ver no Google e ver se acho... ( completamente fora do assunto mas eu vivi há época! kkkkkkkkk!! )
Já testei o Pop_OS por alguns dias e é um sistema aparentemente legal, mas não vi nada de super revolucionário pra ter todo esse burburinho em volta dele em ser o esplêndido, magnânimo, espetecular, super Pop_OS e que sinceramente não vi nada demais, é um sistema ok pra se usar e só.
Eu tive que sair do Pop!_OS pois ele atualizou o kernel pra versão 5.15, o novo kernel tem um problema que faz a tela piscar, eu pedi ajuda no Reddit pra poder iniciar o kernel 5.13 que não tava mais nas opções de inicialização, como ninguém ajudou e inclusive a comunidade foi um pouco agressiva eu fui pro Ubuntu, jamais vou recomendar uma distro que atualiza o kernel com frequência.
Vou dar minha opinião aqui enquanto usuária de windows por toda uma vida e completamente novata no rolê linux. Acho que a grande questão do Pop_OS é que tentaram facilitar ao máximo todo o processo pra o usuário final completamente leigo. Além de alguns utilitários que já vem pré-instalados, como o eddy, e a pop shop, que parece bastante com uma loja de apps pra smartphone, é bem facil de instalar drivers e apps em geral sem precisar usar a linha de comando, algo que é um bocado assustador pra quem não entende muito da coisa. Ele tá longe de ser perfeito e acho que pra qualquer usuário mais versado na tecnologia pode até gerar certa frustração, porém para o usuário médio é excepcional vc instalar um OS linux e em poucos minutos já ter um sistema 100% funcional e estável sem precisar de configurações adicionais.
@@leticiaandrade6677 Então, eu entendo isso que você falou e nem acho o Pop_OS um sistema ruim, pelo contrário acho ele um bom sistema a questão que eu quis abordar é que exaltam demais essa distro mas que ao meu ver não é pra tanto, que ela não tem nada hiper espetacular que outras distros também não tenham entendeu?? Essa idéia de “tem uma loja de aplicativo igual smartphone” isso já tem a anos em outras distros como Linux Mint por exemplo e essa “lojinha” é a Gnome-software que em qualquer distro que use o Gnome como área de trabalho tem uma dessa igualzinha a essa do Pop_OS. Outro ponto, aqui no Brasil o pessoal só sabe usar as mesmas distros de sempre, salve algumas exceções claro, mas pode ver que a imensa maioria usam sempre Ubuntu, Linux Mint, Debian, uma certa quantidade o Fedora aí de um tempo pra cá aparecem Arch Linux e Manjaro e agora as bolas da vez são Pop_OS e Zorin OS, e te falo eu uso o openSUSE que não é muito popular aqui no Brasil porém é bastante utilizada na Europa, não sei seu nível de conhecimento com informática mas tipo, eu configurei todo o sistema desde o tema do KDE Plasma, papel de parede, adicionei repositório da Nvidia(Para driver da placa de vídeo) coloquei repositório de Flatpak, adicionei um repositório comunitário da distro, bem parecido ao o que é o AUR pra o Arch Linux, definir ordem de boot(Pois uso dua boot com Windows por causa de jogos), instalei e removi programas tanto nativos como Flatpaks, definir o nome como a minha máquina seria reconhecida na minha rede aqui em casa, definir parâmetro no kernel pra quando o sistema iniciar aparecer o que está iniciando pra que se der bronca eu ver onde está o problema que por padrão fica uma imagem carregando e eu prefiro o outro modo que chamamos de modo verbose, fiz tudo isso e mais algumas coisas tudo por modo gráfico com uma ferramenta que é do próprio sistema, literalmente eu não precisei abrir o terminal pra nada, uso KDE Pasma como DE mas se eu usasse Gnome eu teria uma lojinha igualzinha a do Pop_OS aquela bonitinha feito lojinha pra celular e fora outras distros que tem a mesma facilidadedo que o Pop_OS para usuários leigos no Linux. O Pop_OS é uma boa distro?? Sim é, indico alguém usar? Sim, indico bastante, porém levantam tanto a bola dessa distro como se ela tivesse algo especial, mas que na verdade não tem nada demais comparada a outras que presam pela facilidade que oferecem para usuários leigos entendeu?? É só isso que acho que exageram demais quando falam dela.
@@leticiaandrade6677 Exatamente, apesar do Pop ser uma ótima distro ele peca em questão de estabilidade, o Pop atualiza o kernel e os drivers com frequência e isso pode causar problemas, o usuário não espera que a máquina dele fique com a tela piscando, o usuário não espera se deparar com bugs e ter que resolver pela linha de comando, eu particularmente tenho experiência com o terminal e gosto de usar, porém eu não quero ter problemas de instabilidade, eu fui pro Linux por conta da porcaria que é as atualizações do Windows 10, cada update vem um bug novo, o Windows 10 tá em uma beta perpétua e eu temo que o 11 vai ter o mesmo problema, eu fui pro Linux em busca de estabilidade, eu tava cansado do meu Windows quebrar a cada 6 meses.
Dio, tenta testar o ubuntu touch da ubports em algum celular compatível.
Achei muito interessante o Pop!_OS e já tentei instalá-lo, mas o sistema não se dá bem com meu HDD. Mesmo instalando no SSD em dual boot com windows, o HDD fica maluco, entrando no modo sleep e saindo constantemente, por isso acabei desistindo e instalei o Zorin OS 16 no lugar que funciona sem problemas.
No meu note hp 246 g6 não instala nem com reza
Estava usando até uma semana atrás. Mas tinha alguns BOs... As vezes clickava em suspender e ele só bloqueava a tela... As vezes travava em cópia de arquivos, precisava reiniciar pra voltar a funcionar. As vezes travava a loja na hora de atualizar. Instalei Zorin num notebook velho na igreja e não resisti... Instalei pra mim também. Simples e funciona.
Eu estava a usar o pop 21.04 e adorei deixando de parte o windows e as outras distribuicoes linux. Atualizei no entanto para 21.10 e apesar de gostar muito da nova gaveta de aplicacoes e das restantes mudancas em geral, tenho tido alguns problemas com alguns programas, nomeadamante o kicad que ficou bastante lento (quando anteriormente estava sem problemas no 21.04). A mudanca de temas está também com vários problemas mas julgo que seja resolvido com algum update. O Dash to dock está com vários bugs como remover atalhos do sistema e menus fazendo com que seja obrigatório o uso do cosmic dock.
Honestamente estou a pensar voltar para o 21.04 de momento enquanto ainda existem este problemas já que estão a dificultar a minha produtividade.
Os fãs que me perdoem, mas eu nunca gostei do Unity. Parei de usar o Ubuntu (e passei a usar o Mint) por não gostar do Unity. De lá pra cá, testei outras distros, mas continuo usando o Mint Cinnamon Edition até hoje, sem planos de deixá-lo.
compartilhamos da mesma opinião meu amigo.
Opa... Estou nesse grupo também!
Meu contato com o Ubuntu foi na versão 4.10 e foi digamos, amor a primeira vista. Foi sem dúvida nenhuma uma fase bacana. Com a chegada do Unity veio a frustração. Como mencionei em meu comentário, o Ubuntu nunca mais foi o mesmo após essa tentativa frustrada em querer essa convergência. Uma pena, apesar de não usar mais o sistema, ainda acompanho seu desenvolvimento. Quem sabem um dia voltam a fazer de fato um Linux para seres humanos.
Uma vez fui na distrowatch e fiz uma pesquisa na evolução do ranking no decorrer de alguns anos. É muito interessante perceber que o ubuntu perdeu a liderança para o mint justamente na época do advento da interface unity.
cara.... Ubuntu é o melhor.... uso e desenvolvo há décadas com o SO, e não tenho nem idéia de abandonar
Muito bom vídeo. Eu testei o Pop_OS 21.04, gostei muito e decidi instalá-lo no meu computador. Instalei Multiboot com Windows e outras 2 distros, Linux Mint 20.2 e Linux Lite 56. O Pop_OS é uma excelente distro, e está rodando bem no PC.
Salve Dio. Obrigado pelo conteúdo. Faz um video atualizado sobre dual boot windows / pop pra gente. Parece que agora o pop tem suporte UEFI ~que eu não soube usar e quebrei meu windows testando~ e da pra fazer igual o do ubuntu. Obrigado e abraços.
Depois de usar algumas distros baseadas em Ubuntu que é baseado em Debian... Fui para o Debian. Estou satisfeito com Debian e KDE. Como desenvolvedor, encontrei a estabilidade que precisava.
Eu instalei o Debian e achei que parece um sistema velho, acabei desinstalando
Vou continuar no zorinOS mesmo muito feliz
Seria bacana se eles implementassem o menu global.. assim como era no Unity.
Uma vez que voce se acostuma com o aproveitamento de espaco que havia no antigo sistema do Ubuntu..
Ate hoje acho esquisito ver a barra da janela embaixo da barra superior da DE. :p
Cada nova versão o Pop!OS está ficando ainda melhor. O zelo pela interface e coesão do sistema estão excelentes. Rápido, estável e muito bonito. Quase 2 anos de uso exclusivo. Tenho um Acer Nitro 5 10° geração e um monitor LG Ultra Wide 32". Top.
9:13 Dio disponibiliza pra gente este wallpaper!
Hoje um dos maiores rivais do Pop Os! é o Zorin Os.
O Zorin é fantástico.
Eu estou apostando no Pop Os!, mas a briga com o Zorin está boa.
E aí meu jovem Diolinux, tudo certo? Camarada faz aí um video sobreo o QUICKEMU, não achei nenhuma matéria em portugues sobre isso, mas tenho achado bem interessante
Sua oratória bem como sua condução é muito boa. Um dom de poucos. Parabéns!
Também acho, a dicção dele é perfeita para mim, invejo essa característica nele
Entre a gestão de bateria, qual tem o melhor desempenho, zorin ou pop-os?
Sempre fui um usuário windows principalmente na empresa por conta do domínio. Quando vi um usuário usando o Mint comecei a pesquisar mais sobre Distros Linux com interface gráfica. Em 2020 usei durante 2 meses o Mint e gostei mas depois que tive uns entraves para acessar VMs, arquivos compartilhados na rede, Winbox, RDP e driver para usar 3 monitores voltei ao W10. Quando foi em novembro comecei a ver o videos do Dio por conta do Zorin, mas ai vi as analises dele sobre o Pop e fiquei na duvida. Depois veio o Fedora 35, ai mais duvida. Mas no ultimo final de semana resolvi instalar o Pop21.10 mas minha maquina ficou muito lenta igual uma tentativa frustrada que tive com o Ubuntu, nao entendia pq um linux estava mais lento que o W10. Mas ja que tinha começado instalei o Zorin, gostei mas tinha algo no Pop21.10 que mesmo usando pouca horas tinha me cativado. Então coloquei o Pop 20.04 gostei, sei por 2 dias mas descobri o pq do 21.10 ter me cativado, foi o Cosmic. De dentro do 20.04 atualizei para o 21.10 consegui colocar todos os programas que preciso para trabalhar em rede windows, ja que hoje por conta do trabalho remoto nossa empresa não exige muito o domínio. E isso tem me feito achar alternativas que antes não tinha muito paciência na época do Mint. O conteúdo do canal foi fundamental para que eu voltasse e desse mais uma oportunidade a outro O.S. diferente da Microsoft alem de aprender mais técnicas de comando. Obrigado.
PS, meu 21.10 até então para meu uso não deu nenhum bug.
Diolinux pode ensinar como fazer dualboot do pop_os com Windows, eu quero começar a testar as distros Linux para ver se me interessa
Temos material aqui: plus.diolinux.com.br/t/dual-boot-no-pop-os/20475
Dica básica: Instala primeiro o Windows. Depois o Linux. Este segundo criará um menu de acesso aos sistemas. Já fiz triplo boot aqui, sendo o terceiro OS o macOS (hackintosh).
Uso o Mint em uma máquina um pouco antiga, tenho vontade de experimentar o Pop! OS, vale a pena?
Vejo pessoal reclamando do gnome, mas não consegui me adaptar tão bem em um ambiente igual consegui no gnome. Já testei a maioria mas a que faz meu trabalho ficar fluído e no gnome.
Eu gostaria de entender o que você tento vê no Pop Os. Eu particularmente uso em dois notebooks de uso constante e serei sincero: é um sistema bonito e muito audacioso nos recursos, entretanto, tem a maior quantidade de bugs que já vi até hoje em um sistema. Eu sou um entusiasta desse sistema. Acho que um dia ele será minimamente estável, mas hoje em uma escala de zero a dez ele não passa de 6,0.
Bugs, que tipos?
Cara, vi exatamente o que vc viu. É um sisteminha que é ruim até no nome. Atualmente estou testando o Mint mais novo. É a distro que mais Índico e que mais gostei até hoje no mundo Linux.
Tbm tive vários bugzinhos com PopOs, tanto que desativei a extensão Pop Shell depois de dois updates quebrados. Sem contar um update que o Gnome simplesmente morreu e ficou só terminal, além de outros bugs. O pessoal fala que é estável, e comigo foi não kkkk
Exatamente o que pessoal tem relatado aí. Na gestão de energia ocorrem os bugs que mais me irritam: ao despertar depois da hibernação fica meia hora para tornar-se pronto para o uso (isto usando ssd com um core I5 de 8ª geração). Isto quando não retorna e me obriga a enfiar o dedo no Power. Além disso, atualizações que com falhas, janelas redimensionam tudo errado (as vezes fica só um “palitinho” na tela e você precisa procurar onde ela está para redimensionar. Eu acredito no poder do software aberto. Acho que o Pop Os tem potencial, mas atualmente julgo que é um sistema muito abaixo da expectativa. As versões LTS do Ubuntu entregam muito mais fluidez e confiabilidade assim como o Linux Mint. Confesso, também, que a minha experiência com o Debian também foi excelente.
Ele só tem olhos pro Pop por ser baseado do Ubuntu, ser GTK, focar no desktop especificamente e ter uma empresa de renome por trás.
Engraçado como somos atingidos pela mesma coisa (modificação), mas a recebemos de forma completamente diferente. No meu caso, com a chagada do Unity, eu me desmotivei com os sistemas "Gnu/Linux". Até tentei usará-lo, pois cheguei a usar as primeiras versões do Unity, mas os excessos de bugs e milhares de correções que só pioravam ainda mais a nova interface, o que me fez air de vez do ubuntu. E nunca mais voltei a usar a versão oficial. Sério mesmo. Mas ainda sinto saudade da versão 8.04, 10.04. Hoje uso o Linux MInt (o ubuntu verde), que me atende muito bem. Cheguei a usar o PopOs recentemente, mas não consegui evoluir para essa nova versão do Gnome. Então voltei o mais rápido que pude para a versão Mate-Desktop.
Infelizmente o pop os não rodo no meu PC no da Xuxa tava com mint voltei para o windows agora vou fazer dual boot com Ubuntu deixando o Linux com mais memória e usando o o windows só para download já que não achei uma ferramenta que substituir o IDM não consegue fazer download simultâneo no drive com as alternativa
Hoje eu uso o pop-os. Migrei do Ubuntu, estou gostando bastante. Verifiquei que a minha impressora Epson não necessita de instalação de drivers para funcionar, no Ubuntu eu tive que baixar os drivers. Enfim, estou gostando bastante e não pretendo mudar.
Meus amigos que usam pop-os tbm adoram.
Sensacional esta idéia do laboratório de hardware é uma grande sacada, pois eu mesmo queria muito utilizar o pop os 21.04, entretanto ele não funcionou como deveria no meu hardware, ou seja, com estes testes neste laboratório futuramente podemos ter uma maior compatibilidade com diversos tipos de hardware.
Também acredito nisso, no momento, o Pop!_OS, como produto, com essa troca de interface, novas formas de produzir e manter o sistema, está em plena construção, é bem provável que coisas assim aconteçam nesse período.
Eu usei o Ubuntu e o Mint mas tive problemas de audio ele não gravava o áudio normal era só barulho
Dio gosto assisti seus videos aqui no youtube
Provavelmente, vou instalar o Pop! no meu PC ainda em janeiro. Mas, tenho um relato curioso. Instalei a versão beta do Zorin 16 e estou surpreso com a estabilidade do sistema. Está há meses no meu PC de trabalho e até aqui não me deixou na mão.
Zorin 16 é a melhor distro que eu já vi.
Uso o pop em um desktop e fedora num notebook, cogitei usar o Zorin, mas desisti dessa, pra mim o pop está bem mais "acabado"
Continue no Zorin 16. Aguarde o lançamento do Pop 22.04 (LTS)
@G. Fast Na verdade acredito que o xfce seja para PCs com processadores razoáveis, tipo core 2 duo ou Pentium dual core, mas que não têm placa de vídeo offboard. Agora para computadores mais antigos que esses acredito que a melhor opção seja uma distro que somente tenha o window manager. Por exemplo aqui em um Pentium D 945 com uma geforce 6200 estou usando o Linux bunsenlabs e consigo ver vídeos e fazer tudo que preciso com o PC.
@G. Fast Antes o lxde era a melhor opção de leveza x facilidade, mas depois de ser abandonado apareceu esse lxqt que, na minha opinião, vale mais a pena pular e ir direto para o xfce. Pelo menos enquanto ele amadurece.
"Não se troca amores velhos pelos novos". Sou usuário do Ubuntu desde a versão 6. Acompanhei, portanto, boa parte da trajetória da distro. Eventualmente, usei [e uso] outras distros em paralelo [destaque para o Mint, e também o "calangão verde"] mas sempre mantendo o Ubuntu como minha principal distro para trabalhar. Recentemente, resolvi instalar e testar o Pop!_OS no meu desktop. É engraçado, porque só consegui ficar um dia com o Pop! e voltei para o Ubuntu 😀. No fim das contas, não fez muita diferença pra mim. Quem sabe mais na frente, com a nova interface pronta.
Quero instala programa de música aquele que tem em bares no linuxmint
Ah, Unity... foi essa interface que me fez ter vontade de fato de mexer no Ubuntu, ela que fez largar o Windows 7 lá em 2011.
A movimentação do Ubuntu era realmente empolgante nessa época, e justamente o fim desse desktop que me desanimou do Ubuntu e com a vinda do Windows 10, eu abandonei o mundo Linux de vez.
Mas parece esse Cosmic, tá me animando. Talvez eu dê uma chance pro POP_OS!
Pop!_OS 21.10 demorando HORAS pra baixar as atualizações pelos repositórios da System76. Numa internet de 25mb não chega a 200kB/s o download. Desabilitando os repositórios da System76, os downloads chegam a quase 3MB/s.
Essa distro esta num caminho muito certeiro e essa DE escrita em Rust vai evoluir muito. Tomara que não seja pesadão igual o Gnome.
esse sentimento de frustação com Ubuntu que vc teve , eu tive quando o kurumin acabou , deixei o linux de lado por bastante tempo, retornando depois com outra visão e outra paixão, mas não apegado a distro, igual quando tem a primeira desilusão amorosa vc tenta de novo mas com os pés no chão
Kurumim era Old School, estamos velhos kkkkk
@@jonataswf verdade mano... tu acredita que na época eu até chorei kkkkk
Fala Dio. Poxa, colocou duas versões de Windows nos testes, muitas distros e nenhum com Linux Mint!? Ficou algum ressentimento desta distro que já foi a favorita!? Lembrando que também gosto do Pop!_OS, além do Budgie. Gostaria de ver o Slackware nos testes no futuro! Abraços
Oi Ricardo, o Linux Mint não está ali porque desde que eu comecei a fazer os benchmarks, não houve lançamentos do Linux Mint, ou vídeos de análise sobre a distro, isso deve mudar com o lançamento da versão 20.3.
Eu atualizei meu notebook pra essa nova versão do POP OS e mano, como ficou mais rápido e responsivo, eu achei até meio estranho pensando que antes tinha deveria ter algo quebrado mais ao pesquisar sobre vi que essa versão tá mais rápida e responsiva mesmo, muito bom, recomendo a geral que quer iniciar no linux, tenho um pc windows que uso pra jogar, e o notebook é pra uso diário e estudar faculdade, e não tenho do que reclamar do linux e especificamente do POP nesse ponto, só aguardo o setor gamer do linux dar uma melhorada pra poder migrar de vez no PC também, por que eu já tô sem paciencia pro windows sinceramente, é muita besteira e dor de cabeça, o conceito que temos de facilidade de uso e resolução de problemas no windows se quebra de vez quando aprendemos que no.limux é mais fácil mesmo que pareça mais difícil inicialmente, outro problema meu é com relação aos drivers ntfs, cara eu tenho décadas de arquivos salvos em HDD com sistema ntfs, e simplesmente não posso apagá-los pra usar o btrfs e o ext4, e o driver atual mesmo da última kernel ainda sim me deu umas dores de cabeça nesses HDDs quando fui testar o linux no meu PC, então retornei ele pro windows e deixei só no meu notebook mesmo, por enquanto tá bom, até por que o linux não consegue nem fixar esse tipo de sistema de arquivos necessitando do uso de um disco de recovery com windows pra poder fixar, foda, mas tenho fé que vai melhorar, essa comunidade linux é foda para caramba, achei tudo que precisei saber nos fórums, top demais.
Seu Bluetooth funcionou normal? Estou há 1 semana usando o POP OS e esses dias percebi que o Bluetooth não liga
Eu já testei várias distro, mas sempre volto ao Ubuntu, gostei de ser clean, mas sinceramente não sei se tenho coragem de aderir
Essa iniciativa da system76 é bem legal. O pop pode ser o desktop da vez, se receber o investimento devido. Atualmente pra mim, o mint é o melhor. Mais estável, coerente, etc... É ótimo para produção.
Espera o cósmic tá disponível na versão LTS?
Compartilho do seu mesmo sentimneto em relação à Canonical. Comecei com a 2ª versão do Ubuntu. Antes usava o Fedora Core. Mas o que me incomoda e que me impede de migrar para o Pop é o fato de não poder desinstalar alguns pacotes, como por exemplo do LibreOffice sem "quebrar" o sistema. Esse lance dos metapacotes é o entrave principal para mim ainda.
Essa música é dos anos de 1960, os Engeenheiros do Hawaii somente fizeram um remake.
OS Incríveis - ua-cam.com/video/oOZh9DDpb2U/v-deo.html
Gianni Morandi - ua-cam.com/video/9HR02H7AL64/v-deo.html
Verdade, a versão do Engenheiros é só mais "ouvível" hoje em dia pela garotadinha :)
Isso mesmo. Dando os créditos aos devidos autores/músicos.
Qual é o editor de vídeo que você usa?
Olá, eu estou tendo problemas com o tray do PopOs 21.10. Você teve problemas com ele também? Os ícones do tray não são exibidos corretamente.
Minha pergunta é: o POP OS já mostra outros sistemas instalados, como Windows, para que possamos selecionar e entrar?
teria como a system 76 adotar as atualizações deltas do ClearLinux ou o usuário mudar alguma configuração para elas ocorrerem?
Uma coisa que essa versão mudou por baixo do capô, que foi uma mudança do fedora também é como ele lida com VPN. E o software de VPN que eu uso no trabalho deu ruim. Alguns links que eu precisaria da VPN para funcionar deixaram de funcionar. Alguém teve problemas com isso?
Bom dia, poderia me ajudar? Ao instalar o POP OS ele inicializa com erro: SGX DISABLED BY BIOS... Não sei o que fazer.
Meu notebook é i5 7200 + 620HD Graffics
minha máquina é fraca, gosto muito do Mint, há problema de eu usar a verão 17 já sem suporte, levando em conta que não navego em sites que não sejam confiáveis e deep web? Só navego em youtube e sites de foruns e notícias
Uma pergunta que eu tenho. Possui grub para dual boot
e a bateria nos notebooks na versão do pop 21.10 melhorou alguma coisa?
A chegada da arquitetura ARM aos desktops é uma oportunidade única para os sistemas do pinguim.
Estou testando o popOs, trabalho com Java, só percebi alguns travamentos na loja, o resto até agora sem problemas, reconheceu bem minha placa de captura de audio que uso pra gravar guitarra, focuriste e meu gravador da zoom, mais estou curioso em testar o Ementary Os 6.1 pra comparar..
Ainda acho que a Red Hat está ditando muita tecnologia Linux no Fedora. Mas nada impede de eu pegar o live cd do Pop e testar.
Eu estou voltando para o Linux e gostei do Pop OS. A única coisa que me deixam aborrecido é que não consigo achar o | no teclado abnt do meu notebook.
Obrigado pelo vídeo.
Eu pensei q ele ia anunciar o POP Phone
Sou velho... Uso Debian há 22 anos. Não tenho saco para experimentar outras distribuições.
O dia que aparecer alguém falando algo realmente novo tento mudar.
faz um benchmarks com o fedora silverblue
Apanhando muito para configurar o teclado keykron k2 no POP OS . kkkk
Se alguém tiver um solução.
Cara, tentei instalar ontem o Pop Os LTS mas deu ruim desde o início da instalação. Meu pc é meio antigo, i3 4170 na mobo H81M da Asus, quando finaliza a instalação ele começa a introdução do Pop, mas depois entra numa tela preta com uma descrição de erro de conjunto de instruções, como se a versão que eu baixei da System76 fosse de 32 bits e não de 64. Perdi a paciência e voltei pro Ubuntu kkkkk
Só vou testar quando eles largarem esse Gnome com tema e desenharem sua própria interface do zero.
Gnome é uma mistura de todas as interfaces que no final não dá em nada, só o fato de ter mais de um menu de configuração já é uma cagada, pq não centralizam tudo em um só.
Então não acho que você um dia o utilizará, pois é um projeto ruim o da reivenção da roda. System76 decidiu ir mais além e para isso era inevitável afastar-se da comunidade Gnome. Também espero que obtenham êxito, não o uso, mas gosto bastante do trabalho que realizam e das soluções que entregam.
Só não uso o Pop por conta do Gnome, espero que a iniciativa do Cosmic dê certo.
Tem q tirar aquele painel superior e colocar tudo no docker deles, ou sumir com o docker, mas os dois não dá.
Acho até que não vale a pena usar e instalar o Pop, sabendo que em breve vai mudar totalmente. Pra quê se esforçar em aprender algo que em breve vai deixar de existir?
Tb já testes várias distros. Mas a única que para mim pode substituir o Windows e o Deepin linux
E leve mais q o linuxmint?
@@adrianoamaroribeiro7904 não.... O Deepin exige um desempenho melhor do seu hardware
Gosto do Pop!_OS, mas tá apresentando muito bug. Principalmente, na gestão de energia e na apresentação das telas. Utilizo em casa pq achei bem bom pra programação. No trabalho, não abandono o bom e velho mint cinnamon.
@Vinicius Macêdo Cara, não sei te responder essa pergunta pq não trabalho com Java. No entanto, acredito que tu consegues trabalhar bem em qq distribuição. Ou, pelo menos, em uma boa parte delas. Eu gostei do pop pq me gerou bastante facilidade. Muito do que eu uso já veio instalado e o que não veio, encontrei facilmente na loja. Também gostei do workflow dele. Antes eu usava o mint em casa também. Daí resolvi testar uma série de distros e meu santo bateu com o pop.
Sou usuário de Linux de longa data, desde 2000, e o Ubuntu, por se basear em Debian, me conquistou com a mesma empolgação relatada pelo Dio. Acompanho o progresso desde o 4.1, apesar da última LTS, a 20.04, ter ficado ótima, a Canonical vem retirando toda a "magia" que a distro possuía. E sinceramente, não me preocupo hoje em possuir o que há de mais novo como a última versão do Gnome, e estou nos últimos tempos considerando fortemente retornar às origens e voltar ao meu bom e velho Debian.
Após muita frustração com o Ubuntu, acabei migrando para o Debian. Instalei o 7 e desde então não tenho a reclamar. Atualmente uso o testing em minhas máquinas. Só posso dizer que foi minha melhor escolha. Não tenho o que reclamar.
Baseado no Debian, mas não é Debian kkk Este segundo é bem melhor, mais estável, seguro. O Ubuntu me parece algo instável. Só observar que a galera está sempre reinstalando, reinstalando... ninguém sossega.
Cai de paraquedas no canal qual é melhor windows ou Linux ou esse pop os?
Não existe OS melhor, o que existe é SO que melhor atende às suas necessidades.
Não entendo porque no meu laptop o multigestos do touchpad não funciona. é sõ por causa disso que não consigo usar o Pop OS, alguém pode ajudar??
Parabéns! Mais um convertido aqui para o Pop_Os.... Kkkkkkkk
Dio, fiquei curioso para conhecer o POP e tentei instalar ele em dual boot no meu note. Várias tentativas sem sucesso. Sempre retorna "Error: you need to load the kernel first". Acredito que devido a BIOS UEFI, foi o que entendi até agora depois de pesquisar muito. Aparentemente desativando a UEFI resolve, mas eu não queria seguir por esse caminho. Seria possível criar um passo a passo de como fazer esse tipo de instalação? Enquanto isso vou tentando opções por aqui. Grato pela qualidade do conteúdo e forma clara e simples de repassar as informações!!!
Eu tenho PC desde 1998 e já tentei diversas vezes usar Linux e sempre desanimava porque primeiro, o ambiente era muito tóxico nos idos dos anos 90 pois você tinha que ser radical pra usar o Linux, tinha que ser um usuário hardcore e tinha que fazer tudo por linhas de comando pois só assim você era digno pra usar Linux e sem segundo lugar, nunca foi amigável para iniciantes as distros até pouco tempo atrás, tirando o fato de antigamente ter que compilar o kernel (se você era roots mesmo, tinha que fazer desse jeito) pra poder instalar uma distro, até o Ubuntu não se tinha padrões, cada distro tinha seus pacotes, bugs que eram difíceis de achar solução para iniciantes, etc.
Estou pensando em migrar para o Linux, sempre usei windows, o Pop é uma boa pra iniciante?
Com certeza! É um sistema extremamente fácil para iniciantes.
fiz dualboot no pc com linux mint e até agora não consegui usar porque o wifi não funciona, aparece a rede mas não conecta nunca dizendo que a rede não existe aí é dose
Meu caro Diolinux, eu acho que se mudar pra melhor, vai ser bom.
Instalei essa OS após esse vídeo. Estou gostando muito porém o Bluetooth não tá funcionando!
Sugestões? Alguém passando por isso?