@@luizsobreduasrodas Claro, mas tudo bem, excelente video. Eu só reparei isso por estava vendo o video todo esperando ela, foi a minha primeira moto, exatamente igual ao modelo que voce colocou a foto. Preta e Amarela, modelo 88.
MORRO EM SÃO LUIS DO MARANHÃO MEU ENDEREÇO E RUA ONZE ESTRELAS CASA NO DEZOITO BAIRRO ITAPERA BAGDA ZONA RURAL GOSTARIA MUITO DE RECEBER UMA AJUDAR PARA TER UMA MOTO USADA BROS ANO 2010 TENHO 51 ANOS DE IDADE NÃO TRABALHO MAIS POR MOTIVOS DE DOENÇA FÍSICA E TENHO DEFICIÊNCIA NO PÉ ESQUERDO ANDO COM UMA MULETA DE MÃO PARA PODER ANDAR LONGA DISTÂNCIA MIM AJUDAR SOU HABILITADO A MOTO ESTILO BROS ANO 2010 E MUITO BOM PARA MIM AJUDAR PODE SER UMA MOTO USADA MORRO EM SÃO LUIS DO MARANHÃO MEU ENDEREÇO E RUA ONZE ESTRELAS CASA NO DEZOITO BAIRRO ITAPERA BAGDA ZONA RURAL
Eita vídeo bom heim contando um pedaço da história do motociclismo, Luiz. Lembrei dos papos que tinha c/ meu pai sobre as motos dessa época. Sou jovem, mas cheguei a andar/viajar de Honda CB 400 II, 1983 e numa Suzuki GT 250 1977, ambas do véio Mário Quiyoshi(meu pai). Uma verdadeira viagem no tempo. Efusivos abraços direto das margens do Rio Madeira (Porto Velho/Rondônia)!!!
Luiz. Imagino que temos quase a mesma idade e vivenciei tudo isso que você mostrou. Em 1986, então com 20 anos eu tinha uma XL e meu irmão gêmeo também tinha a dele. Aliás, hoje além da minha Fazer 250, cuido também de uma XL 82 que foi desse meu irmão gêmeo que faleceu ano passado. Um grande abraço e parabéns pelo vídeo.
excelente o vídeo !! bela viagem ao passado !! minha primeira moto : uma honda ml 125, depois uma turuna, uma yamaha rx 180, uma hd motovi 125 (fui ao 1º rock in rio com ela !) e uma rd 350 - viúva negra . quanta saudade !! andávamos sem capacetes....rsss. abração.
Trabalhei na Yamaha : Ano : 1976 ; Tempo : RD 50 c.c. ; motor dois Tempos ; Fez muito Sucesso da Época !!! Muito Bom !!! Motoquinha !!! : Carinhosamente !!! Yamaha : RD 50 ; Parabéns !!! ; Yamaha Motor do Brasil .
Meus muito parabéns pelo seu vídeo, você realmente trouxe a história motorbilistica do Brasil, e impressionante como este vídeo, que trazem o passado não ficam velhos
Minha primeira motinha foi uma rx 125. Antes já andava numa RD 50 caindo aos pedaços que pertencia ao meu irmão. Dos anos 80 tive quase todas ... mas saudades só sinto da RX 125 prata com rodas vírgula que enchia de fumaça toda Madureira (rj ) onde eu morava.😥
Fala meu amigo Luiz! Palmas de pé pra esse teu vídeo!!! Muito bacana mesmo!!! Amei. Trouxe lembranças e curiosidades que ouvi muito dos caras mais velhos de moto aqui, como a proibida troca de cabeçotes das Yamahas! O pessoal das antigas (da antiga mesmo!) falam até hoje que essas motos davam um problema danado na hora de vender. Vc falou tanta coisa legal que tá impossível falar tudo! Meus parabéns!!! Abração meu amigo.
"Viagem longa" de 100 km?... Essa foi ótima! Quando eu mudei pra Brasília em 1989, eu tinha uma DT 180, e vim do Rio pra cá (1200 km) com ela. Antes disso, fui algumas vezes pro sul de Minas com minha RDZ.
A xlx 250 ano 86 86 era espetacular mesmo com dois carburadores tive uma nunca tive problemas com carburador também possui duas cb 450cc uma 87 TR e uma DX 88 até hoje são motos se bem conservadas e revisadas pode viajar o brasil inteiro super confortavel excelente estabilibade em curvas e frenagens ainda penso em comprar uma mesmo com os meus 54 anos de idade
Fiz minha CNH em 1994. Minhas opções eram a RX180, pra tirar a carteira A1, e pilotar motos inferiores a 250 cilindradas, ou a XL 250 e daí poderia pilotar qualquer moto (CNH A2) . Optei pela XL, mas sofri com a partida dela. Até hj quando, raramente, vejo uma, já me afasto dela. Rsrsrs
Parabéns pelo vídeo! Só faltou informar aos mais novos que a CBX 750 é a nossa famosa 7Galo. A primeira moto que pilotei foi a CBX 150 Aero ano 91 azul com detalhes verde e rosa... Linda! Meu pai tem essa moto até hoje. Grande abraço.
O apelido 7galo foi dado para as Hondas 750 importadas antes de 76, que acabou "colando" também nas CBX de mesma cilindrada nacionais. "Galo" no jogo do bicho é o número 50, então 7galo na verdade é o 7 e 50 (750). Imagino que esse termo tenha se originado no Rio de Janeiro, Estado que tinha tradição no jogo do bicho. Quanto à CBX 150... essa moto era muito linda no design e acabamento. Recomendo que cuide bem da motoca do seu pai, pois se tornará uma relíquia. Grande abraço!!!!
Bem bacana o vídeo, lembrei-me de vários modelos com os quais sonhei. Senti falta da citação da Honda NX 350 Sahara, que foi a evolução da XLX 350, moto esta que eu tive o prazer de ter uma.
Alexandre Nascimento Valei, sobre a Sahara... só entraram na lista motos de 1975 até 1990. Terei de checar, mas acho que ela entrou em 1991 ou 92. Abraços
se vc ver as motos de 1990 importadas em comparação as que se fazia aqui ,só deus na causa , estou trabalhando numa zx11 ,1100 cc a moto tem muitos detalhes que a cbx 750 nem chega perto , como o brasil é atrasado
Eu possui também uma DT 180 uma RDz 135 e uma XLX 350, o coice dela era de arrancar a canela (principalmente em dias de chuva que o pé escorregara no pedal de partida)
Bela apresentação! Deu saudade! Discordo com você a respeito das DT e YAMAHA serem uma porcaria. Moto diferenciada pra época. Imparcialidade na apresentação seria o mais sensato. Já andei em quase todas as motos que foram mostradas. Cada uma com sua peculiaridade. Minha moto atual é uma XT 660 R. Valeu! Abraço!
No vídeo eu disse que a moto era ruim (porcaria) na estrada. Concordo que o termo "porcaria" não é muito adequado para essa moto, mas reafirmo que ela não era boa na estrada. A velocidade máxima era limitada por ter relação de marchas curta, a leveza da moto e aquele paralama dianteiro faziam o modelo balançar bastante quando cruzava com caminhões em pista contrária.
Olá, meu caro. Faltou você citar a Honda CG 125 Cargo, lançada em 1988. Mesmo assim, seu vídeo está ótimo. E a Yamaha TT 125 é também a primeira moto de meu pai. A mesma se encontra com ele desde 1985. Grande Abraço!
O problema foi a balança comercial; o Brasil importava mais do que exportava e então o Governo cortou muitas importações e passou a importar somente produtos essenciais.
O Brasil era pouco exposto as negociações internacionais, poucas exportações e importações. Essa "blindagem" não estimulava a competição internacional, decorrendo a produtos menos "desenvolvidos".
colaborando com a parte historica , ML e Turuna sao de 1979 , nao existe em anos anteriores , a CG foi lancada em 76 mas só existe a partir de 77 , se existir alguma 76 é mosca branca , teneré é de 1986 , CBX150 era a turuna bombada e nao CG , xl125 é de 1984 , em 1985 as CG ganharam 5 marchas , em 1992 ganharam CDI ate entao era platinado na ignicao , a CBR450 merecia e muito um motor 4 cilindros , cairia muito bem o motor da CB400F ou 500F das Four , ha minha primeira moto foi Turuna 125 ,, a melhor moto foi a TDR180 igual a que mostrou , tive uma Ml125 84 , todas as motos apresentadas tive oportunidade de andar , exceto as YAMAHA de antes de 1980 , nos anos 90 teve as agrale nao foram citadas , a DT200 era muito moderna para época , muito forte . em 90 o mercado foi inundado pela abertura das importaçoes , ae entraram as honda CR125 250 , kAWA kdx200 250 , as Ninja , CBR , as GSX , Harley davidoson e cia limiada ,, assim a partir desta decada ficamos mais felizes com a oferta de tecnologia , tanto em motos como carros ,, enfim ótimo video,, Obrigado
No vídeo eu disse que a moto era ruim (porcaria) na estrada. Concordo que o termo "porcaria" não é muito adequado para essa moto, mas reafirmo que ela não era boa na estrada. A velocidade máxima era limitada por ter relação de marchas curta, a leveza da moto e aquele paralama dianteiro faziam o modelo balançar bastante quando cruzava com caminhões em pista contrária.
Olá Luiz Corrêa. Você esqueceu de mencionar a Honda 350 Sahara, que tinha o mesmo motor da XLX350 porém com partida elétrica e com uma carenagem que encorpava a moto e tinha um visual muito bonita, principalmente a tricolor.
Estava analisando os pergaminhos com as anotações e consta que a Sahara começou a ser produzida em 1991, com a saída da XLX 350R. Como os papéis são do século passado, precisaria confirmar essas anotações. Grande abraço motociclístico!!!
11:10 torque induction e a piremide de torque que vem desde da RD 50cc o cistema que o amigo citou e o yies um cistema que fazia com que a aceleração fosse mais linear e que nas reduzidas n ficasse engasgando
@@luizsobreduasrodas verdade Luiz, tive a vida inteira rx e tt ,tenho uma rx 125 hoje em dia e não sabia q a 350 antiga era importada, vivendo e aprendendo, parabéns pelo conteúdo bem informativo pra quem curte motos antigas👍👏👏
olha a diferença de uma cb 400 pra epoca e as carroças da yamaha , e eu adoro dt200 mesmo sendo um fusca ,mas ficou anos luz atrasada em todas as epocas
ZUNNN.52.DESDE 12 TODAS MOTOCAS DO SEU VÍDEO TIVE .A RS A CG NÃO SE COMPARAVA A ELA.ERA INQUEBRÁVEL.DEPOIS QUE FECHOU AS IMPORTACOES A HONDA TOMOU CONTA COMO ATE HOJE ASSIM SO APARECEU PROFESSOR PARDAL.BELO VÍDEO.AVANTE22
Esse relato foram somente as Hondas e Yamahas produzidas no período de proibição da importação. Falei da MZ Simson neste vídeo: ua-cam.com/video/8nRD8xB2ecs/v-deo.html Efusivos abraços!
Então... esse vídeo gravei tem uns vários meses e depois disso já melhorei algumas coisas. Porém é complicado fazer tudo sozinho... já fiz vídeos que tive de descartar, por desenquadramento ou mesmo som ruim. Abraços!!! OBS: Sou um diretor, editor e apresentador amador... aprendendo devagar. :-)
Está mau informado! Nao houve proibição das impostações. Foi uma política governamental pra substituir as importações. A cada ano tinha que nacionalizar 10% da moto. No primeiro ano fabricava o guidão, depois as pedaleiras até conseguir produzir uma moto inteira. Essa politica foi a base pra industrializar o Brasil o que terminou em 1990.
Entre 1976 e 1990 as importações eram proibidas. Exceto para cônsules, embaixadores e algumas outras pequenas exceções. Daí o presidente Collor tomou posse e de um dia para outro abriu as importações de veículos. Se pesquisar verá que sua informação não procede e que não sou eu o mal informado.
porra a yamaha em 89 continuou a fazer carroças 2t ,enquanto as outras faziam motos completas ainda com mimos , a agrale estava a frente do seu tempo ,mas o mercado que o povo gostava era yamaha ,enquanto a honda esta com a cbx a yamaha estava com a rd 350 um fusca como motor potente , meu deus quem era e é o responssavel pelo mal mercado da yamaha
No vídeo eu falai da DT 180, inclusive informei que já tive uma. Já a Agrale, como o título informa: foram somente Hondas e Yamahas. Ficaram de fora Agrale, MZ, Vespa e algumas outras marcas da época.
Pois é, por mais que eu pesquise sempre irá faltar algo. Bom, em minha desculpa posso dizer que a Carona foi uma evolução da RX 80, que foi citada no vídeo. Essa moto era muito leve... e por isso andava bem (para a época) Abraços!
No vídeo eu informo que eram somente motos da Honda e Yamaha. Se colocasse demais marcas ficaria muito longo. Ah, eu também sou fã das Agrale. Um dia pretendo fazer vídeo somente dessa marca. 😁👍
minha mae teve uma cg 125 kkkkk que msm que tu acha-se a posição perfeita o pedal dava um tranco muito forte parece que ia sair voando kkkkk no dia do casamento dela ela foi pra casa e foi fazer a bendita cg pegar ela arrancou um pedaço da canela dela kkkk
Na época as Yamahas tinham menor preço, por utilizarem motores de 2 tempos... que tinham menor custo de produção. Portanto... minhas primeiras 3 motos foram Yamaha. Ehehehehe! Efusivos abraços.
A pior moto q a honda fabricou foi a CBR 450 !!!! Tive uma , pelo amor de Deus q carniça !!!! As cgs antigas a bobina de força era outro problema kkkkkkkk
XL 125 foi lancada em 1984 e nao 1988.
Pois é, por mais que eu pesquise, sempre há alguma falha.
Valeu!!!
@@luizsobreduasrodas Claro, mas tudo bem, excelente video.
Eu só reparei isso por estava vendo o video todo esperando ela, foi a minha primeira moto, exatamente igual ao modelo que voce colocou a foto. Preta e Amarela, modelo 88.
MORRO EM SÃO LUIS DO MARANHÃO MEU ENDEREÇO E RUA ONZE ESTRELAS CASA NO DEZOITO BAIRRO ITAPERA BAGDA ZONA RURAL GOSTARIA MUITO DE RECEBER UMA AJUDAR PARA TER UMA MOTO USADA BROS ANO 2010 TENHO 51 ANOS DE IDADE NÃO TRABALHO MAIS POR MOTIVOS DE DOENÇA FÍSICA E TENHO DEFICIÊNCIA NO PÉ ESQUERDO ANDO COM UMA MULETA DE MÃO PARA PODER ANDAR LONGA DISTÂNCIA MIM AJUDAR SOU HABILITADO A MOTO ESTILO BROS ANO 2010 E MUITO BOM PARA MIM AJUDAR PODE SER UMA MOTO USADA MORRO EM SÃO LUIS DO MARANHÃO MEU ENDEREÇO E RUA ONZE ESTRELAS CASA NO DEZOITO BAIRRO ITAPERA BAGDA ZONA RURAL
Eita vídeo bom heim contando um pedaço da história do motociclismo, Luiz. Lembrei dos papos que tinha c/ meu pai sobre as motos dessa época. Sou jovem, mas cheguei a andar/viajar de Honda CB 400 II, 1983 e numa Suzuki GT 250 1977, ambas do véio Mário Quiyoshi(meu pai). Uma verdadeira viagem no tempo.
Efusivos abraços direto das margens do Rio Madeira (Porto Velho/Rondônia)!!!
Valeu... 😁👍
Vídeo show! Um compêndio enciclopédico, detalhado e ricamente ilustrado, da história das motocicletas no Brasil. Parabéns!!
Obrigado! 😁👍
A minha primeira moto, foi uma TT 125 Yamaha ano 79x80. Muitas saudades.
Luiz. Imagino que temos quase a mesma idade e vivenciei tudo isso que você mostrou. Em 1986, então com 20 anos eu tinha uma XL e meu irmão gêmeo também tinha a dele. Aliás, hoje além da minha Fazer 250, cuido também de uma XL 82 que foi desse meu irmão gêmeo que faleceu ano passado. Um grande abraço e parabéns pelo vídeo.
Ronaldo Rett Grande abraço.
Parabéns pela aula!!! Resgate da história. Vivi muito disso aí.
😁👍
excelente o vídeo !! bela viagem ao passado !!
minha primeira moto : uma honda ml 125, depois uma turuna, uma yamaha rx 180, uma hd motovi 125 (fui ao 1º rock in rio com ela !) e uma rd 350 - viúva negra .
quanta saudade !! andávamos sem capacetes....rsss.
abração.
Trabalhei na Yamaha : Ano : 1976 ;
Tempo : RD 50 c.c. ; motor dois Tempos ; Fez muito Sucesso
da Época !!! Muito Bom !!!
Motoquinha !!! : Carinhosamente !!!
Yamaha : RD 50 ; Parabéns !!! ;
Yamaha Motor do Brasil .
Essas motos tinham uma simplicidade incrível. Deve ter sido fantástico trabalhar na empresa de Hamamatsu.
Efusivos abraços!
Meus muito parabéns pelo seu vídeo, você realmente trouxe a história motorbilistica do Brasil, e impressionante como este vídeo, que trazem o passado não ficam velhos
Excelente vídeo.
Obrigado! 👍👍👍
Minha primeira motinha foi uma rx 125. Antes já andava numa RD 50 caindo aos pedaços que pertencia ao meu irmão.
Dos anos 80 tive quase todas ... mas saudades só sinto da RX 125 prata com rodas vírgula que enchia de fumaça toda Madureira (rj ) onde eu morava.😥
Fenomenal! Eu que sou novato no mundo das duas rodas aprendi muito. Aguardarei o segundo tempo 😊.
Robinson Pizzio Valeu! 👍
Parabéns!!! Excelente vídeo, já assisti 2 vezes
Que honra! Obrigado...
Fala meu amigo Luiz! Palmas de pé pra esse teu vídeo!!! Muito bacana mesmo!!! Amei. Trouxe lembranças e curiosidades que ouvi muito dos caras mais velhos de moto aqui, como a proibida troca de cabeçotes das Yamahas! O pessoal das antigas (da antiga mesmo!) falam até hoje que essas motos davam um problema danado na hora de vender. Vc falou tanta coisa legal que tá impossível falar tudo! Meus parabéns!!! Abração meu amigo.
Muito bom o vídeo. Voltei no tempo. Parabéns.
"Viagem longa" de 100 km?... Essa foi ótima! Quando eu mudei pra Brasília em 1989, eu tinha uma DT 180, e vim do Rio pra cá (1200 km) com ela. Antes disso, fui algumas vezes pro sul de Minas com minha RDZ.
Parabéns pelos vídeos, verdadeira aula.
A xlx 250 ano 86 86 era espetacular mesmo com dois carburadores tive uma nunca tive problemas com carburador também possui duas cb 450cc uma 87 TR e uma DX 88 até hoje são motos se bem conservadas e revisadas pode viajar o brasil inteiro super confortavel excelente estabilibade em curvas e frenagens ainda penso em comprar uma mesmo com os meus 54 anos de idade
Fiz minha CNH em 1994. Minhas opções eram a RX180, pra tirar a carteira A1, e pilotar motos inferiores a 250 cilindradas, ou a XL 250 e daí poderia pilotar qualquer moto (CNH A2) . Optei pela XL, mas sofri com a partida dela. Até hj quando, raramente, vejo uma, já me afasto dela. Rsrsrs
😝😂😂😂🤣
Parabéns pelo vídeo! Só faltou informar aos mais novos que a CBX 750 é a nossa famosa 7Galo. A primeira moto que pilotei foi a CBX 150 Aero ano 91 azul com detalhes verde e rosa... Linda! Meu pai tem essa moto até hoje. Grande abraço.
O apelido 7galo foi dado para as Hondas 750 importadas antes de 76, que acabou "colando" também nas CBX de mesma cilindrada nacionais. "Galo" no jogo do bicho é o número 50, então 7galo na verdade é o 7 e 50 (750). Imagino que esse termo tenha se originado no Rio de Janeiro, Estado que tinha tradição no jogo do bicho.
Quanto à CBX 150... essa moto era muito linda no design e acabamento. Recomendo que cuide bem da motoca do seu pai, pois se tornará uma relíquia.
Grande abraço!!!!
otimo video ! c eu fosse dessa epoca certamente ficaria fascinado pela Dt180 e a Rdz 125
Edim Silva Duas belas máquinas!
Abraço!
Muito bom vídeo, gostei, seria interessante se você falasse dos preços das motos também, a diferença era grande.
Cara eu viajei no tempo
Pra falar a verdade até me emocionei conforme discorria o vídeo, quantas coisas passaram na minha cabeça de lembranças
Valeuuuuu! Recordar é viver. 😁👍
Bem bacana o vídeo, lembrei-me de vários modelos com os quais sonhei. Senti falta da citação da Honda NX 350 Sahara, que foi a evolução da XLX 350, moto esta que eu tive o prazer de ter uma.
Alexandre Nascimento Valei, sobre a Sahara... só entraram na lista motos de 1975 até 1990. Terei de checar, mas acho que ela entrou em 1991 ou 92.
Abraços
Muito bom esse vídeo, bem esclarecedor para os apaixonados por motos, minha primeira moto foi uma Honda ML e hoje possuo uma Indian clássica
Segundo piadas da época, a ML para os japoneses significava "muito 'lápida"" .
@@luizsobreduasrodas kkkkkkk muito bom
MT bom adorei, queria que falasse mais da CBX 150 adoro essa motoca kskssk
se vc ver as motos de 1990 importadas em comparação as que se fazia aqui ,só deus na causa , estou trabalhando numa zx11 ,1100 cc a moto tem muitos detalhes que a cbx 750 nem chega perto , como o brasil é atrasado
eu nessa época tinha somente motos yamaha e era para mim às melhores
Eu também só tinha Yamaha, pois eram bem mais baratas... e na época estava começando a construir minha vida.
Efusivos abraços!
Ótimo vídeo Luiz. Com humor e história.
Feliz Natal
Michael Pacheco Feliz Natal motociclistico! 🏍️👍
Minha primeira foi a cg 125 ano 94 vermelha. De lá pra cá já foram umas 50 motos ( tive uma revenda) usava e vendia.
Eu possui também uma DT 180 uma RDz 135 e uma XLX 350, o coice dela era de arrancar a canela (principalmente em dias de chuva que o pé escorregara no pedal de partida)
Jocelio Rodrigues Caraca, você teve as melhores motos do momento!
Abraços!
Chassis ou quadro?
Bela apresentação! Deu saudade! Discordo com você a respeito das DT e YAMAHA serem uma porcaria. Moto diferenciada pra época. Imparcialidade na apresentação seria o mais sensato. Já andei em quase todas as motos que foram mostradas. Cada uma com sua peculiaridade. Minha moto atual é uma XT 660 R. Valeu! Abraço!
No vídeo eu disse que a moto era ruim (porcaria) na estrada. Concordo que o termo "porcaria" não é muito adequado para essa moto, mas reafirmo que ela não era boa na estrada. A velocidade máxima era limitada por ter relação de marchas curta, a leveza da moto e aquele paralama dianteiro faziam o modelo balançar bastante quando cruzava com caminhões em pista contrária.
Parabéns Luiz, sempre bons videos.
Carlos Moura Valeu, obrigado!
Excelente vídeo!
Obrigado!
Olá, meu caro.
Faltou você citar a Honda CG 125 Cargo, lançada em 1988. Mesmo assim, seu vídeo está ótimo.
E a Yamaha TT 125 é também a primeira moto de meu pai. A mesma se encontra com ele desde 1985.
Grande Abraço!
tive RD 75, ml 125, cg 125, harley 125, rd 350, xlx 350, dt 1'80, tdr 180, xt 600, xre 300, e hoje tenho uma cb 500F. De todas a melhor foi a xt 600.
Ahahah, pelo seu histórico de motos... creio que também já tenha cabelos brancos ou então que teve abandono capilar.
Abraços!
Em 88 eu tinha apenas 10 anos d idade mas sonhava msm era com a tenere 600
Muito bom o video!!!!!! abraços
Valeu, obrigado!
O problema foi a balança comercial; o Brasil importava mais do que exportava e então o Governo cortou muitas importações e passou a importar somente produtos essenciais.
O Brasil era pouco exposto as negociações internacionais, poucas exportações e importações. Essa "blindagem" não estimulava a competição internacional, decorrendo a produtos menos "desenvolvidos".
colaborando com a parte historica , ML e Turuna sao de 1979 , nao existe em anos anteriores , a CG foi lancada em 76 mas só existe a partir de 77 , se existir alguma 76 é mosca branca , teneré é de 1986 , CBX150 era a turuna bombada e nao CG , xl125 é de 1984 , em 1985 as CG ganharam 5 marchas , em 1992 ganharam CDI ate entao era platinado na ignicao , a CBR450 merecia e muito um motor 4 cilindros , cairia muito bem o motor da CB400F ou 500F das Four , ha minha primeira moto foi Turuna 125 ,, a melhor moto foi a TDR180 igual a que mostrou , tive uma Ml125 84 , todas as motos apresentadas tive oportunidade de andar , exceto as YAMAHA de antes de 1980 , nos anos 90 teve as agrale nao foram citadas , a DT200 era muito moderna para época , muito forte . em 90 o mercado foi inundado pela abertura das importaçoes , ae entraram as honda CR125 250 , kAWA kdx200 250 , as Ninja , CBR , as GSX , Harley davidoson e cia limiada ,, assim a partir desta decada ficamos mais felizes com a oferta de tecnologia , tanto em motos como carros ,, enfim ótimo video,, Obrigado
Valeu pela contribuição, por mais que eu faça uma pesquisa e lembre do passado... sempre pode sair alguma informação incorreta.
Abraços!!!
Amigo vc fez um resumo em 1980 da cb 400 e emendou com cb 450 ficaria legal se tivesse falado ano a ano pois foram de 1980 a 1994 a produção......
Sobre as CB 400 e 450, você falou 176/178 cavalos quando quis dizer quilos, ou entendi errado?!
Gravei errado e corrigi ma edição, colocando a informação certa no vídeo. 👍
Muito bom amigo, ri muito dos comentários, dá prox. acrescenta as agrales, MZ e outras.
Valeu!!! Acho que até o final de 2025 eu faço dos demais fabricantes. Eheheheh!!
Abraços!
Legal o vídeo mais um inscrito 👊
Valeu 👍👍👍
Seja bem vindo 😁
As motos antigas são guerreias aqui na minha cidade tem gente de homda cbx 150 aero fazendo entregas no ifood
Quando a moto é bem cuidada e tem manutenção correta... vai longe. 😁👍
Desculpe mas as DT180 não eram porcaria e sim excelentes motos.
No vídeo eu disse que a moto era ruim (porcaria) na estrada. Concordo que o termo "porcaria" não é muito adequado para essa moto, mas reafirmo que ela não era boa na estrada. A velocidade máxima era limitada por ter relação de marchas curta, a leveza da moto e aquele paralama dianteiro faziam o modelo balançar bastante quando cruzava com caminhões em pista contrária.
Mais para estrada era ruim,o paralama vibrava e a relação era muito curta,mais no trânsito e fora de estrada era o bcho
Olá Luiz Corrêa. Você esqueceu de mencionar a Honda 350 Sahara, que tinha o mesmo motor da XLX350 porém com partida elétrica e com uma carenagem que encorpava a moto e tinha um visual muito bonita, principalmente a tricolor.
A NX 350 SAHARA foi produzida de 1989 até 1999, quando foi substituida pela NX4 FALCON.
Estava analisando os pergaminhos com as anotações e consta que a Sahara começou a ser produzida em 1991, com a saída da XLX 350R. Como os papéis são do século passado, precisaria confirmar essas anotações.
Grande abraço motociclístico!!!
Que aula meu amigo!!!
Valeuuuu! 👍👍👍
11:10 torque induction e a piremide de torque que vem desde da RD 50cc o cistema que o amigo citou e o yies um cistema que fazia com que a aceleração fosse mais linear e que nas reduzidas n ficasse engasgando
Sonhava era com a Mallu Mader, na novela Fera Radical, andando de XL preta...kkkk
Ahahha, lamento te decepcionar, mas a moto que a personagem pilotava era uma Agrale. 😁👍👍👍
@@luizsobreduasrodas ah, era!! Valeu!! Tá vendo! Era só um teste... Kkkkk. Mas a Mallu era a Mallu... 😁. Muito legal seu vídeo. Parabéns! Obrigado!
Tinha moto que eu nem conhecia como cbx 150 e nx 150 essas motos são raras porque não venderam muito todas essas da lista
Faltou falar da rd 350 q já existia desde da década de 70,a famosa viúva negra!!!!
Só foi mencionada motos fabricadas no Brasil. A Yamaha RD 350 refrigerada à ar eram importadas do Japão.
@@luizsobreduasrodas verdade Luiz, tive a vida inteira rx e tt ,tenho uma rx 125 hoje em dia e não sabia q a 350 antiga era importada, vivendo e aprendendo, parabéns pelo conteúdo bem informativo pra quem curte motos antigas👍👏👏
olha a diferença de uma cb 400 pra epoca e as carroças da yamaha , e eu adoro dt200 mesmo sendo um fusca ,mas ficou anos luz atrasada em todas as epocas
ZUNNN.52.DESDE 12 TODAS MOTOCAS DO SEU VÍDEO TIVE .A RS A CG NÃO SE COMPARAVA A ELA.ERA INQUEBRÁVEL.DEPOIS QUE FECHOU AS IMPORTACOES A HONDA TOMOU CONTA COMO ATE HOJE ASSIM SO APARECEU PROFESSOR PARDAL.BELO VÍDEO.AVANTE22
trabalhei muito com a xl as primeira o motor é aberto horizontal e as mais novas vertical kkkkk
A RS o motor era importado da RS 125z 12,7 cv ela se enquadrava na política de nacionalização pois era mais de 60% nacional
👍👍👍
Belicimo video
Ainda bem que você não se esqueceu da minha esportiva Turuna!
Eu também não esqueci da 1/2 da sua CBR 450 SR. Ahahhahha!!!
Abraços por trás.
Boa tarde, muito bom o vídeo. Na minha opinião só faltou falar da mal sucedida MZ sinsom 250 RS
Esse relato foram somente as Hondas e Yamahas produzidas no período de proibição da importação. Falei da MZ Simson neste vídeo: ua-cam.com/video/8nRD8xB2ecs/v-deo.html
Efusivos abraços!
Ótimo vídeo, mas pra melhorar vc podia ficar mais a esqerda e aumentar as imagens
Então... esse vídeo gravei tem uns vários meses e depois disso já melhorei algumas coisas. Porém é complicado fazer tudo sozinho... já fiz vídeos que tive de descartar, por desenquadramento ou mesmo som ruim.
Abraços!!!
OBS: Sou um diretor, editor e apresentador amador... aprendendo devagar. :-)
Hahaha muito bom!!! comentários ótimos... rsrs Muita risada nos vídeos
Andrews Fontana Valeuuuuu, obrigado! ☺👍
CBR450R, deveria ser fabricada até atualmente!
O design ainda é bem atrativo, mesmo de 3 décadas depois do lançamento.
Otimo vidio 👍
Valeu, obrigado!
Eu também sonhava com a xls 350 r
Muito bom !!!
Fabio Napolitano Valeu, obrigadooooo!👍
enquanto a honda dominava o mercado com as 125 a yamaha insistia em 80 cc , pelo amor de deus
faz sobre as motos carenadas antigas amo o designe delas
Sugestão anotada. Efusivos abraços!
@@luizsobreduasrodas valeu meu querido exelente video mais um inscrito
A CG também não iluminava nada !
Tenho uma Burgman Suzuki 2007 . Também
não ilumina nada !
A iluminação das motos sempre foi uma "M" .
Tive uma Honda Twister 2003 e a lâmpada do farol era de 35w. Aí não tinha jeito de iluminar bem.
Maior parte dessa moto cheguei ter andar viajar era bom tempo existia classe média hj Rico pobre moto hj começa 12vai 50a 120mil média big
Está mau informado!
Nao houve proibição das impostações. Foi uma política governamental pra substituir as importações.
A cada ano tinha que nacionalizar 10% da moto.
No primeiro ano fabricava o guidão, depois as pedaleiras até conseguir produzir uma moto inteira.
Essa politica foi a base pra industrializar o Brasil o que terminou em 1990.
Entre 1976 e 1990 as importações eram proibidas. Exceto para cônsules, embaixadores e algumas outras pequenas exceções.
Daí o presidente Collor tomou posse e de um dia para outro abriu as importações de veículos. Se pesquisar verá que sua informação não procede e que não sou eu o mal informado.
Yamaha 50 cilindradas era o que rolava nos anos 80 sou os playboys tinham.
porra a yamaha em 89 continuou a fazer carroças 2t ,enquanto as outras faziam motos completas ainda com mimos , a agrale estava a frente do seu tempo ,mas o mercado que o povo gostava era yamaha ,enquanto a honda esta com a cbx a yamaha estava com a rd 350 um fusca como motor potente , meu deus quem era e é o responssavel pelo mal mercado da yamaha
Tenho uma cg titan 125 2002 uma xlr 125 2001 e uma cb 450 ano 1984
-e a DT 180? -e as Agrale?
No vídeo eu falai da DT 180, inclusive informei que já tive uma. Já a Agrale, como o título informa: foram somente Hondas e Yamahas. Ficaram de fora Agrale, MZ, Vespa e algumas outras marcas da época.
Faltou a 350 chamada de Viuva negra dos anos 70 de freios a tambor.
Essa RD não era fabricada no Brasil. Nessa relação só tem as motos nacionais.
Efusivos abraços!
E a R D Z 125 CC Yamara 2 T
COMO VC FOI ESQUECER A FANTÁSTICA HONDA CB 50 ?
Que me conste a CB 50 era importada. No vídeo citei somente as motos fabricadas no Brasil.
Efusivos abraços!
CB 50 ERA IMPORTADA INQUEBRÁVEL.
@@euripedeswmstore1230 tive uma 1976 ela arrancava com a CG 125 lógico que depois ficava pra trás,mas era ótima me arrependo de ter vendido
@@euripedeswmstore1230 só não conseguia subir morro.
Rsrsrs...
esa de andar fazendo fumaça é coisa de epoca mesmo , fazer o que
mudou 40 % em 50 anos
pra vc ver , atenere com partida e ja era coisa atrasa , e as 2t nada , ta loko
Tempo bom em
Pois é... muitos modelos apaixonantes.
se olhar a cbr 450 e a rd 350 anos luz de diferença , a yamaha sempre matou suas propria motos
Desculpe, falei antes do fim
😁👍
Cb 400 com 176 CV?
Errreiiiii. Eram 176 kg.
Voce não falou da Yamaha 80cc carona.eu tive uma.
Pois é, por mais que eu pesquise sempre irá faltar algo. Bom, em minha desculpa posso dizer que a Carona foi uma evolução da RX 80, que foi citada no vídeo. Essa moto era muito leve... e por isso andava bem (para a época)
Abraços!
Gostaria de vender um moto Honda 125 ML, original, cromada com 24.000km, ano 1988.
Caramba, que raridade! 😍
Ela é linda. Toda cromada(motor e paralamas)original. Tem marcador de gasolina e tem o tanque quadrado, modelo CB400.
Jog a "mobilete" dos ricos da epoca
Faltou a linha agrale
No vídeo eu informo que eram somente motos da Honda e Yamaha. Se colocasse demais marcas ficaria muito longo.
Ah, eu também sou fã das Agrale. Um dia pretendo fazer vídeo somente dessa marca.
😁👍
Ótimo mas erra .muito entre quilo e cavalo
"Herrar" é "umano". Ahahahah!!!
Abraço!
Um vídeo lindo desse você quer que o cara fale tudo certinho sem gaguejar ou errar há ha ha
cadê a cb 500
As motos mencionadas no vídeo foram somente Honda e Yamahas nacionais produzidas entre 1975 e 1990.
minha mae teve uma cg 125 kkkkk que msm que tu acha-se a posição perfeita o pedal dava um tranco muito forte parece que ia sair voando kkkkk no dia do casamento dela ela foi pra casa e foi fazer a bendita cg pegar ela arrancou um pedaço da canela dela kkkk
Pois é, muitas pessoas já machucaram a canela tentando fazer as motos a pedal funcionar.
@@luizsobreduasrodas sim eu cheguei a ter uma mais a minha não machucava canela kkk
125cc 17cv cacildis !!!!!!
Abordar um assunto de qual não se entende fica meio esquisito.
Faltou a MX 180
Percebi que o senhor não gostava muito das Yamaha, Honda boa só a CB e a galo o resto era bicheiras
Na época as Yamahas tinham menor preço, por utilizarem motores de 2 tempos... que tinham menor custo de produção. Portanto... minhas primeiras 3 motos foram Yamaha. Ehehehehe!
Efusivos abraços.
Shaara
Só carniça kk
A pior moto q a honda fabricou foi a CBR 450 !!!! Tive uma , pelo amor de Deus q carniça !!!! As cgs antigas a bobina de força era outro problema kkkkkkkk
Tive uma rx 180 kkkkkkkkk andava denais o problema era freio kkkkkkkkkk w que é pior sem capacete😮😮😮😮😅😅😅😅😅