IGUÁ INICIA DRAGAGEM DAS LAGOAS DA BARRA E JACAREPAGUÁ

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 жов 2024
  • Com a presença do governador Cláudio Castro, secretários de Governo e autoridades, a concessionária Iguá Saneamento deu início oficialmente, nesta sexta-feira (26), às obras de dragagem do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá.
    A intervenção ambiental é uma das mais importantes realizadas na cidade nas últimas décadas, e será executada com um investimento da ordem de R$ 250 milhões.
    - Esta realização representa um marco na infraestrutura local e simboliza o compromisso contínuo do Governo com o meio-ambiente e a sustentabilidade - afirmou governador.
    A obra vai remanejar o equivalente a quase mil piscinas olímpicas de sedimentos. Para otimizar a destinação do material dragado, a maior parte dele será usada para o preenchimento de cavidades localizadas em alguns pontos das lagoas.
    - Não é promessa. Hoje, começamos a atender a um pedido antigo dos moradores da Barra da Tijuca e adjacências - afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
    Outra parte do material dragado será aproveitado para criar três novos espaços de manguezal. A Iguá planeja, ao longo de toda a intervenção, recuperar mais de 3 km de margens da Lagoa da Tijuca e plantar cerca de 165 mil mudas de espécies nativas.
    - O principal objetivo da dragagem é o restabelecimento do fluxo de água das lagoas - explicou Lucas Arrosti, Diretor de Operações da Iguá.
    Ao longo dos próximos três anos, a dragagem passará pelas Lagoas de Jacarepaguá, do Camorim e pelos Canais de Marapendi e Joatinga.
    - As obras de dragagem do Complexo Lagunar da Barra dialogam diretamente com a melhoria da fauna, da flora, do ambiente e da qualidade de vida das pessoas. Não há um ambiente sustentável sem qualidade de vida - afirmou o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione.
    __
    Imagens: GOV-RJ e DOC PRESS
    Edição: DOC PRESS

КОМЕНТАРІ •