Imagine um amante de leitura e de livros, desempregado há 2 anos e meio, acompanhando booktubers. Pois é. Quase pirei. Não podia comprar um livro... É muita ostentação! Me sentia pequeno... hoje tô empregado mas ganhando pouco. P minha sobrevivência... Dias difíceis. Me indetifiquei com o vídeo. Alguém falou. Ufa!!! ( gosto de ver umboxings de pessoas q realmente leem, mas a maioria é para demostrar o quão boa ou rica são).
Passo algo semelhante com quadrinhos(Booktubers também falam de quadrinhos), a gente vê o gibituber comprando "Edições absolutas", "Edições importadas" e edições Ominibus e francamente, não acompanho os titulos que os gibitubers acompanham.
Seu vídeo é extremamente necessário!!!!! Tenho procurado me afastar desse tipo de vídeo (unboxing), teve uma época de via vários. Mas comecei a perceber que estavam me fazendo mal, a minha realidade no momento é outra. Tenho dado prioridade para canais sérios de booktubers que prezam a literatura como ela deve ser. São poucos, mas esses sim tem me dado prazer na hora tanto de adquirir conhecimento como na escolha das minhas leituras.
Excelente crítica e análise, Mateus. Ler e interpretar deveria ser um processo social de inclusão e compreensão e não uma prática excludente e vazia de consumo. Um abraço!
Eu não sou do tipo de pessoa que discrimina alguém por seus gostos, mas já vi muitas pessoas colocando metas exageradas de leituras, onde só liam pelo status, ou livros mais simples, sem absorver nada, enquanto eu sempre quis conseguir meu próprio dinheiro para comprar meus próprios livros, e era bombardeado por pessoas que se diziam ler muito, mas vejo que a qualidade de um livro importa muito mais que metas, o melhor é se afastar mesmo desses grupos. Tenho 17 anos e conseguir uma graninha e pela primeira vez vou comprar meus livros pela book friday, mas tentando sempre economizar e encontrar qualidade, para evoluir e não por status.
Faça seu caminho. A leitura é um prazer e uma necessidade solitária. Os livros que vc ler e gostar vão marcar você e não os outros. Mantenha-se em sua jornada
Ótimo vídeo. Quando vejo aqueles estilo "book haul de fevereiro", fico pensando se eles lê aquela caixas e mais caixas de livros que recebem de livraria. Vi um UA-camr dizendo que a meta para esse mês era terminar os tais livros apresentados, contei um total de 12 livros e calculei que se eu fosse ler 12 livros por mês, teria que dedicar ao menos 6 horas do meu dia aos livros. Essa não é minha realidade. Eu já tive muitos livros na estante, doei trocentos deles, vendi as raridades e hj se tiver 20 é muito. Eu só leio no Kindle e eu entendo que cada um é cada um. Entendo, compreendo de verdade, eu ainda gosto de livros, mas percebi que eu também estava comprando livros que esses indivíduos recomendavam e nem lia. Ficava lá pegando poeira. Antigamente eu ia na biblioteca e pegava os livros, lia a sinopse e me interessava por eles. Acompanhando os booktubers, parece que estava se tornando uma obrigação ler. Então dei um basta e voltei a ir pra biblioteca sem saber o que esperar, nem com o que voltar pra casa pra ler e seguir lendo os títulos no Kindle. Doei muitos livros pra comunidades pobres e ongs que proporcionam leitura aos jovens de baixa renda. Francamente, não sei como esse povo se vende assim. Não sei como não se estressam assumindo essas obrigações com leitura e incentivando o povo a ir consumir livros. Sem contar que tem livros ruins demais sendo procurados e muito vendidos porque virou moda falar sobre eles. Posso dar milhares de exemplos como É assim que acaba e quarta Asa, mas a impressão que tenho é que todo booktubers fala dessas coisas porque começa a empestear de gente lendo e resenhando, e as editoras jogando os bracinhos pro alto com o volume de vendas, foda-se se o livro é ruim... Eu tô cheia desse povo, na moral. Tudo que é vídeo de livro que cai em recomendação aqui eu não abro pra preservar minha saúde mental.
Não cheguei a ser booktuber oito anos atrás porque já ali vi que não tinha estrutura para falar em vídeo. É mais difícil do que parece ter uma boa apresentação audiovisual e fiquei no blog mesmo. Vídeo pra mim é muito difícil, embora o engajamento para quem investe é imenso, acho maravilhoso. Muitas vezes, porém, não há resenhas, só repetição da orelha e da quarta capa. Espero que isso chegue a um ponto de saturação, à medida que as pessoas optem por se aprofundar, para ler com qualidade. Obrigada pela reflexão. Espero fazer parte do movimento que defende os livros feios, os livros velhos de biblioteca e as bibliotecas minimalistas de quem não tem dinheiro para comprar livros ou mesmo prefere doá-los após a leitura, para fazer a cultura circular. Obrigada novamente.
É verdade... o negócio ficou muito saturado. A ponto de ser menos reflexão e mais orelhada mesmo. Eu gosto de falar do que leio. Mas essa função cansa. Obrigado pelo comentário
Caramba, Matheus, criei meu canal esta semana pra migrar meu conteúdo em texto/áudio pra uma plataforma melhor, e eis que me deparo com o "booktube", basicamente uma comunidade de unboxings de livros com belas capas. Último roteiro que escrevi é inclusive sobre sobre um relacionamento tóxico que eu tinha com a leitura e sobre como hoje leio menos e leio melhor. E agora encontro toda essa cultura consumista e superficial, acho que até desencantada com a interpretação e o pensamento crítico. Enfim, muito feliz em encontrar seu vídeo enquanto pesquisava. Tem mais um inscrito!
Ahhh mano, mais uma vez grata pelo conteúdo excelente e a sensatez. Nem sei o que dizer, porque você externalizou a minha percepção a respeito dessa comunidade.
Muito interessante sua reflexão, nunca tinha parado para olhar dessa forma. Proponho ainda um adendo a sua fala: notei que comecei a ter muita ansiedade e que eu precisava ler muito, porém não se trata de uma competição. Está em um ponto que eu tenho mais livros do que tenho tempo pra ler, e a leitura deve ser um prazer, não uma corrida contra si mesmo.
Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? o booktuber faz unboxing para angariar seguidores ou as pessoas seguem porque o booktuber faz unboxing? Penso que quem é consumista ou se "exibe" gastando em livros, vai atrair a população com este mesmo pensamento... então, depende de cada cidadão, a escolha de cada um. Os booktubers que sigo não centram a atenção na compra do livro e aprendo muito com eles.
Não conhecia o seu canal, chego 1 ano atradada desde a publicação do vídeo, mas a discussão é muito atual e adequada. Vou tentar conhecer o seu canal. Gostei muito do vídeo.
Excelente vídeo e necessário tocar nesse assunto ,pois leitura demanda tempo e reflexão e nem todos os leitores tem essa possibilidade de tempo livre para ler no ritmo de um booktuber e nem condição financeira para isso.
Obrigada pela lucidez e coragem! Tem alguns booktuber muito bons, mas a grande maioria esta tentando" sobreviver $$$$"com a nova "profissao" booktubers! Haja discernimento!
Excelente Vídeo Mateus. Especificamente em relação ao bombardeio de resenhas curtas, pessoalmente tenho o hábito de acompanha-las com uma frequência imensamente menor e com muito menos impacto em minhas leituras atualmente, mas acredito que vem da experiência de montar uma fantasiosa lista de leituras oriunda desse boom literário , ler determinado livro , e perceber em um curto espaço de tempo a inesperada necessidade de voltar ao mesmo, em determinados trechos , em determinadas informações ,com paciência, em uma atividade continua ,tranquila e inexata que não necessariamente deve seguir a metódica do booktuber que esta do outro lado.
Pois é ... cada um faz um tipo de resenha, as vezes a resenha curta tem sua função, as vezes é acaba também fazendo a gente se acostumar a tentar sempre resumir muito o sentido.
Concordo com você, estou desempregada e resolvi desinscrever de várias canais, para não cair na tentação de comprar livro sem ter dinheiro. Hoje meu esposo sempre que pode disponibilizar uma quantidade que posso gastar, tenho procurado comprar no mínimo dois ou três livros baratos, porque é a leitura que é o mais importante não a estética da capa caríssima, na qual vejo muitos comprando vários livros repetidos so por conta de capa, ou novas edições.
@@conjuncaobookiana2064 exatamente esses dias me deparei com canal de uma pessoa que leu 40 livros em um mês, pior é a qualidade das resenhas, mostrava o quanto essas pessoas não leu nada. Apenas comprou vários livros e não sabe dizer o que realmente leu, a resenha era em torno do quanto a capa é bonita, fonte, etc, e não tinha nada de concreto a respeito da obra em si. 😕
Obrigada pela análise. Eu acompanho alguns booktuber que são extremamente sérios. Te sugiro um podcast Rádio Escafandro tem um episódio sobre escritores e faz uma visão da atual realidade.
Na minha opinião: a leitura em razoável quantidade aliada a uma boa qualidade: 1) aumenta e solidifica o vocabulário, as estruturas gramaticais e a ortografia, fatores estes que afetam diretamente a compreensão da leitura. 2) amplia os conhecimentos gerais da pessoa, que por sua vez, ajuda na compreensão das próximas leituras e 3) reforça o hábito, que é a forma mais eficaz para se ler mais e criar uma identidade própria. O fato é que a qualidade vem naturalmente ao longo do tempo. Quanto mais a pessoa lê, mais madura se torna e começa a buscar novos desafios, porque nosso cérebro não convive bem com a mesmice. Parabéns pela sua análise crítica sobre esse assunto. Um grande abraço !!!!
Colocação precisa sobre como o mercado atual transforma a literatura como mero consumo. Já faz um tempo que tento levar para frente meu projeto @levivencia, mas vendo como a maioria se comporta tenho receio de incentivar o consumo ao invés da leitura em si. Sem dizer que há um apelo muito grande da imagem impecável de quem está nesse meio. Além disso há o emprego massivo da propaganda de livros rápidos e sem graças de modo que o que importa é a quantidade de livros lidos em vez da sua qualidade. Sem dizer no formato dos vídeos como, por exemplo, uma resenha podre de 5 min sobre Baudelaire...
pra gente pensar como o espaço da literatura e da leitura não é imaculado, nem uma coisa inefavelmente superior. não, é espaço de muita coisa errada e tóxica também.
Oi, Mateus! Eu até concordo com seu ponto de vista, mas não sei muito como os booktubers podem se manter financeiramente com vídeos esporádicos, já que a plataforma remunera muito pouco e pune uma baixa produção de conteúdo. Estamos todos dentro de uma lógica capitalista muito perversa, mas tenho dificuldade em pensar em uma solução...
Pois é. Eu não quero que as pessoas parem de fazer o que elas estão fazendo. O desafio é uma reflexão. A solução sempre vem do público. O video é para termos mais atenção como produtores de conteúdo. É um convite a pensarmos, se nossos vídeos estão falando sobre leitura ou sobre compras. Obrigado 😃
Eu que sou bipolar me endividei de tao maluca que fiquei com tanto livro. Comprei 70 livros em um mes. Quase 3 mil reais de livros. Estourei meu limite do cartao
Imagine um amante de leitura e de livros, desempregado há 2 anos e meio, acompanhando booktubers. Pois é. Quase pirei. Não podia comprar um livro... É muita ostentação! Me sentia pequeno... hoje tô empregado mas ganhando pouco. P minha sobrevivência... Dias difíceis. Me indetifiquei com o vídeo. Alguém falou. Ufa!!! ( gosto de ver umboxings de pessoas q realmente leem, mas a maioria é para demostrar o quão boa ou rica são).
Sim ... temos que pensr um youtube mais humano que discuta literatura para todos e não so para quem tem grana. Obrigado e boa osrte
Um manifesto pela arte, parabéns. 👏👏👏
Passo algo semelhante com quadrinhos(Booktubers também falam de quadrinhos), a gente vê o gibituber comprando "Edições absolutas", "Edições importadas" e edições Ominibus e francamente, não acompanho os titulos que os gibitubers acompanham.
Nossa achei quem pensa como eu. 😊
Seu vídeo é extremamente necessário!!!!! Tenho procurado me afastar desse tipo de vídeo (unboxing), teve uma época de via vários. Mas comecei a perceber que estavam me fazendo mal, a minha realidade no momento é outra. Tenho dado prioridade para canais sérios de booktubers que prezam a literatura como ela deve ser. São poucos, mas esses sim tem me dado prazer na hora tanto de adquirir conhecimento como na escolha das minhas leituras.
Eu tb ando me.afastando desse material do unboxing. Ngm merece ser intoxicado de consumo. Obrigado pelo comentário.
Excelente crítica e análise, Mateus. Ler e interpretar deveria ser um processo social de inclusão e compreensão e não uma prática excludente e vazia de consumo. Um abraço!
Grande reflexao! A maioria dos booktubers nao tem noção da sua prática excludente. Parabens pela coragem.
Sim ... isso que me deixa pensativo sobre o que estamos fazendo aqui como produtores.
Eu não sou do tipo de pessoa que discrimina alguém por seus gostos, mas já vi muitas pessoas colocando metas exageradas de leituras, onde só liam pelo status, ou livros mais simples, sem absorver nada, enquanto eu sempre quis conseguir meu próprio dinheiro para comprar meus próprios livros, e era bombardeado por pessoas que se diziam ler muito, mas vejo que a qualidade de um livro importa muito mais que metas, o melhor é se afastar mesmo desses grupos.
Tenho 17 anos e conseguir uma graninha e pela primeira vez vou comprar meus livros pela book friday, mas tentando sempre economizar e encontrar qualidade, para evoluir e não por status.
Faça seu caminho. A leitura é um prazer e uma necessidade solitária. Os livros que vc ler e gostar vão marcar você e não os outros. Mantenha-se em sua jornada
Ótimo vídeo. Quando vejo aqueles estilo "book haul de fevereiro", fico pensando se eles lê aquela caixas e mais caixas de livros que recebem de livraria. Vi um UA-camr dizendo que a meta para esse mês era terminar os tais livros apresentados, contei um total de 12 livros e calculei que se eu fosse ler 12 livros por mês, teria que dedicar ao menos 6 horas do meu dia aos livros. Essa não é minha realidade.
Eu já tive muitos livros na estante, doei trocentos deles, vendi as raridades e hj se tiver 20 é muito. Eu só leio no Kindle e eu entendo que cada um é cada um. Entendo, compreendo de verdade, eu ainda gosto de livros, mas percebi que eu também estava comprando livros que esses indivíduos recomendavam e nem lia. Ficava lá pegando poeira.
Antigamente eu ia na biblioteca e pegava os livros, lia a sinopse e me interessava por eles. Acompanhando os booktubers, parece que estava se tornando uma obrigação ler. Então dei um basta e voltei a ir pra biblioteca sem saber o que esperar, nem com o que voltar pra casa pra ler e seguir lendo os títulos no Kindle.
Doei muitos livros pra comunidades pobres e ongs que proporcionam leitura aos jovens de baixa renda. Francamente, não sei como esse povo se vende assim. Não sei como não se estressam assumindo essas obrigações com leitura e incentivando o povo a ir consumir livros.
Sem contar que tem livros ruins demais sendo procurados e muito vendidos porque virou moda falar sobre eles.
Posso dar milhares de exemplos como É assim que acaba e quarta Asa, mas a impressão que tenho é que todo booktubers fala dessas coisas porque começa a empestear de gente lendo e resenhando, e as editoras jogando os bracinhos pro alto com o volume de vendas, foda-se se o livro é ruim... Eu tô cheia desse povo, na moral. Tudo que é vídeo de livro que cai em recomendação aqui eu não abro pra preservar minha saúde mental.
Concordo. O pessoal abusa
Não cheguei a ser booktuber oito anos atrás porque já ali vi que não tinha estrutura para falar em vídeo. É mais difícil do que parece ter uma boa apresentação audiovisual e fiquei no blog mesmo. Vídeo pra mim é muito difícil, embora o engajamento para quem investe é imenso, acho maravilhoso. Muitas vezes, porém, não há resenhas, só repetição da orelha e da quarta capa. Espero que isso chegue a um ponto de saturação, à medida que as pessoas optem por se aprofundar, para ler com qualidade. Obrigada pela reflexão. Espero fazer parte do movimento que defende os livros feios, os livros velhos de biblioteca e as bibliotecas minimalistas de quem não tem dinheiro para comprar livros ou mesmo prefere doá-los após a leitura, para fazer a cultura circular. Obrigada novamente.
É verdade... o negócio ficou muito saturado. A ponto de ser menos reflexão e mais orelhada mesmo. Eu gosto de falar do que leio. Mas essa função cansa. Obrigado pelo comentário
Caramba, Matheus, criei meu canal esta semana pra migrar meu conteúdo em texto/áudio pra uma plataforma melhor, e eis que me deparo com o "booktube", basicamente uma comunidade de unboxings de livros com belas capas. Último roteiro que escrevi é inclusive sobre sobre um relacionamento tóxico que eu tinha com a leitura e sobre como hoje leio menos e leio melhor. E agora encontro toda essa cultura consumista e superficial, acho que até desencantada com a interpretação e o pensamento crítico.
Enfim, muito feliz em encontrar seu vídeo enquanto pesquisava. Tem mais um inscrito!
Obrigado. O youtube tem coisas boas ... mas tem uma galera que perdeu a noção. Seja muito bem-vindo.
Ahhh mano, mais uma vez grata pelo conteúdo excelente e a sensatez. Nem sei o que dizer, porque você externalizou a minha percepção a respeito dessa comunidade.
Obrigado
De fato! Durante o vídeo decidi pesquisa o termo "book haul" e chega a ser bizarro a megalomania de alguns canais. Fora as "resenhas" com um termo.
Muito interessante sua reflexão, nunca tinha parado para olhar dessa forma. Proponho ainda um adendo a sua fala: notei que comecei a ter muita ansiedade e que eu precisava ler muito, porém não se trata de uma competição. Está em um ponto que eu tenho mais livros do que tenho tempo pra ler, e a leitura deve ser um prazer, não uma corrida contra si mesmo.
Verdade ... fiz um vídeo sobre ressaca Literária é saúde mental. Muito obrigado
Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? o booktuber faz unboxing para angariar seguidores ou as pessoas seguem porque o booktuber faz unboxing? Penso que quem é consumista ou se "exibe" gastando em livros, vai atrair a população com este mesmo pensamento... então, depende de cada cidadão, a escolha de cada um. Os booktubers que sigo não centram a atenção na compra do livro e aprendo muito com eles.
Não conhecia o seu canal, chego 1 ano atradada desde a publicação do vídeo, mas a discussão é muito atual e adequada. Vou tentar conhecer o seu canal. Gostei muito do vídeo.
Muito obrigado .
Excelente observação. Também percebo tudo isso que você comenta nesse vídeo.
Obrigado
Excelente vídeo e necessário tocar nesse assunto ,pois leitura demanda tempo e reflexão e nem todos os leitores tem essa possibilidade de tempo livre para ler no ritmo de um booktuber e nem condição financeira para isso.
Concordo
Um vídeo mais que necessário: IMPRESCINDÍVEL!!! Parabéns pela honestidade e coragem!!!
Obrigado
Obrigada pela lucidez e coragem! Tem alguns booktuber muito bons, mas a grande maioria esta tentando" sobreviver $$$$"com a nova "profissao" booktubers! Haja discernimento!
Eu que agradeço
Excelente Vídeo Mateus. Especificamente em relação ao bombardeio de resenhas curtas, pessoalmente tenho o hábito de acompanha-las com uma frequência imensamente menor e com muito menos impacto em minhas leituras atualmente, mas acredito que vem da experiência de montar uma fantasiosa lista de leituras oriunda desse boom literário , ler determinado livro , e perceber em um curto espaço de tempo a inesperada necessidade de voltar ao mesmo, em determinados trechos , em determinadas informações ,com paciência, em uma atividade continua ,tranquila e inexata que não necessariamente deve seguir a metódica do booktuber que esta do outro lado.
Pois é ... cada um faz um tipo de resenha, as vezes a resenha curta tem sua função, as vezes é acaba também fazendo a gente se acostumar a tentar sempre resumir muito o sentido.
Concordo com você, estou desempregada e resolvi desinscrever de várias canais, para não cair na tentação de comprar livro sem ter dinheiro.
Hoje meu esposo sempre que pode disponibilizar uma quantidade que posso gastar, tenho procurado comprar no mínimo dois ou três livros baratos, porque é a leitura que é o mais importante não a estética da capa caríssima, na qual vejo muitos comprando vários livros repetidos so por conta de capa, ou novas edições.
Sim ... e cada vez mais livro pelo consumo e não pela leitura 📚. Um abraço e boa sorte em arrumar emprego
@@conjuncaobookiana2064 exatamente esses dias me deparei com canal de uma pessoa que leu 40 livros em um mês, pior é a qualidade das resenhas, mostrava o quanto essas pessoas não leu nada.
Apenas comprou vários livros e não sabe dizer o que realmente leu, a resenha era em torno do quanto a capa é bonita, fonte, etc, e não tinha nada de concreto a respeito da obra em si. 😕
@@conjuncaobookiana2064 😊
Obrigada pela análise. Eu acompanho alguns booktuber que são extremamente sérios. Te sugiro um podcast Rádio Escafandro tem um episódio sobre escritores e faz uma visão da atual realidade.
Obrigado , não conhecia vou dar uma olhada, estou entrevistando autores , talvez me dê algumas dicas. Valeu :)😀
Espero que goste, é uma realidade sobre o mercado da divulgação de livros. Espero que goste!
Escutei e adorei ...
Falei isso hojeeeee, daí me aparece vc! 😮😮😮 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Que bom . Não somos os únicos
Na minha opinião: a leitura em razoável quantidade aliada a uma boa qualidade: 1) aumenta e solidifica o vocabulário, as estruturas gramaticais e a ortografia, fatores estes que afetam diretamente a compreensão da leitura. 2) amplia os conhecimentos gerais da pessoa, que por sua vez, ajuda na compreensão das próximas leituras e 3) reforça o hábito, que é a forma mais eficaz para se ler mais e criar uma identidade própria. O fato é que a qualidade vem naturalmente ao longo do tempo. Quanto mais a pessoa lê, mais madura se torna e começa a buscar novos desafios, porque nosso cérebro não convive bem com a mesmice. Parabéns pela sua análise crítica sobre esse assunto. Um grande abraço !!!!
Eu que agradeço.
perfeito, amigo. é isso mesmo.
Colocação precisa sobre como o mercado atual transforma a literatura como mero consumo. Já faz um tempo que tento levar para frente meu projeto @levivencia, mas vendo como a maioria se comporta tenho receio de incentivar o consumo ao invés da leitura em si. Sem dizer que há um apelo muito grande da imagem impecável de quem está nesse meio. Além disso há o emprego massivo da propaganda de livros rápidos e sem graças de modo que o que importa é a quantidade de livros lidos em vez da sua qualidade. Sem dizer no formato dos vídeos como, por exemplo, uma resenha podre de 5 min sobre Baudelaire...
Sim .. as resenhas são muito ruins. A gente desanima
Excelente vídeo Mateus. Vc sempre nos trazendo ótimas reflexões.
Obrigado
Parabéns, Matheus! Excelente reflexão!
Obrigado
concordo plenamente com as considerações.
Sempre achei o unboxing tão chato. Raso. Na verdade, são poucos os booktubers que fazem boas resenhas.
Sim. Eu concordo em gênero número e grau
Que canal incrível! Parabéns pelo conteúdo! Maratonando os vídeos!
Obrigado. Seja bem-vinda
Exelente vídeo!! Parabéns!!
Eu que agradeço
Muito bom! Reflexão braba demais
Obrigado
Eu tenho pavor desses vídeos de unboxing. Francamente falta de leitura de verdade isso.
Eu tb.
pra gente pensar como o espaço da literatura e da leitura não é imaculado, nem uma coisa inefavelmente superior. não, é espaço de muita coisa errada e tóxica também.
Sim. O pessoal exagera
Oi, Mateus! Eu até concordo com seu ponto de vista, mas não sei muito como os booktubers podem se manter financeiramente com vídeos esporádicos, já que a plataforma remunera muito pouco e pune uma baixa produção de conteúdo. Estamos todos dentro de uma lógica capitalista muito perversa, mas tenho dificuldade em pensar em uma solução...
Pois é. Eu não quero que as pessoas parem de fazer o que elas estão fazendo. O desafio é uma reflexão. A solução sempre vem do público. O video é para termos mais atenção como produtores de conteúdo. É um convite a pensarmos, se nossos vídeos estão falando sobre leitura ou sobre compras. Obrigado 😃
Amei tua fala
Obrigado
Ótimas reflexões!!
Obrigado 😃
Até agora o único que encontrei falando sobre isso.
Pessoal ignora, por que é um mercado. Mas é algo que saiu do controle. Obrigado pelo comentário
Eu que sou bipolar me endividei de tao maluca que fiquei com tanto livro. Comprei 70 livros em um mes. Quase 3 mil reais de livros. Estourei meu limite do cartao
Pois é. As vezes a gente tem uma relação de posse com os livros. Tenta se te ajudar ir aos poucos mudando essa relação. Tudo é aprendizado.
Muito bom seu vídeo
Obrigado
Mateus! Tem toda razão! Infelizmente.
Obrigado. Mas vamos seguir em frente
Foi um dos motivos pelos quais me afastei do booktube e me desbundei até pra fazer vídeos.
Eu te entendo, mas faça se tiver afim o lance é permanecer, mesmo fazendo vídeos esporádicos e assim mostrar um contraponto. Obrigado 😃
Excelente reflexão... 😊
Obrigado
Só to lendo em PDF agora kk
🌻
👏👏👏👏
Muito bom
Obrigado