Excelente diálogo. Trouxe as ideias centrais da BNCC numa linguagem direta e clara. Agradeço a dedicação e responsabilidade com o nosso estudante e educação. Sugiro trazer, num outro momento, metodologias efetivas para uma sala com 30 alunos, que é a minha maior dificuldade. Grande abraço!
Vamos lá, li o capítulo introdutório, fiquei muito preocupado com a página 21, ali tem uma questão pecaminosa, pois está escrito a intencionalidade de "propor" ( entenda como LEI e suas penalidades caso não seja cumprida) e não intenção de "pretender", então já ficou bem claro a intenção de cobrar a excelência dos professores e isentando o MEC de suas responsabilidades de dar estrutura, recursos, ferramentas e além disto ainda cobrar de nós professores uma educação e escolarização de primeiro mundo, com salários e feedback de terceiro mundo nas melhores perspectivas. Nunca vi nenhuma mudança educacional do MEC que substitua um professor criativo e dedicado. Não entendo como ainda eles têm a petulância de falar que são donos do saber, mal sabem se gerir, mal têm eles um ser que realmente conheça o ambiente escolar, saber assinar papeis em seus gabinetes com seus ar condicionados e um monte de assessores é fácil, quero ver eles dentro de sala de aula pelo menos um (1) ano. Mundinho de faz de conta acabou por nos colocar pessimamente na colocação que nos encontramos no PISA. Pedir Educação e Escolarização de primeiro mundo é justíssimo, porém têm (eles) que oferecer estrutura de primeiro mundo também, caso contrário só um lado se rala e não anda, por mais que nós professores nos doemos.
@@LUU1663 , quem agradece sou eu, meus comentários e atividades no canal, são em busca dos aprendizados significativos e carregados de intencionalidades. obrigadão de coração.
Eu estou adorando essa nova abordagem, faltou tudo isso no ensino até hj, eu creio que com essas dez competências nós vamos conseguir mudar a história da educação do nosso país.
Nossa! Muito bom mesmo de fácil compreensäo esse diálogo. Já compartilhei, ainda mais que estou estudando para um concurso público para professor foi ótimo esse tempo para o conhecimento.
Gosto muito da proposta da BNCC. Tenho visto muitos comentários sobre a aplicabilidade e alguns tem mesmo fundamento mas, mesmo assim gosto da ideia de perseguir estes objetivos.
Professor atualizado, bem intencionado e comprometido sabe que é possível contextualizar competências com componentes curriculares. O que falta para muitos educadores é ter parte dessas competências. A falta de empatia, criatividade e conhecimento de muitos professores emperra o desenvolvimento da educação.
Sou professora educação Infantil. O que percebo que se faz se necessário uma capacitação continuada. Percebo a boa vontade das monitoras tem Boa vontade em executar suas tarefas porém elas trabalham em sistemas de rodízio tanto em salas de aulas com as crianças como na limpeza e preparação das refeições o que na minha opinião interfere direto e indiretamente na qualidade dos trabalhos oferecidos as crianças no dia a dia no espaço da creche
Já trabalho com a nova BNCC e a proposta é maravilhosa oportuniza ao professor e aluno uma educação integral, mas ainda estamos repetindo os mesmos modelos estruturais que levaram a educação ao fracasso e que levará esse e qualquer plano ao fracasso, falta de investimento no componente humano essencial para o modelo, o professor não tem suporte estrural e temos que está o tempo todo nos desdobrando para cumprir com os objetivos exigidos pelo modelo. Salas sem ventilação, sem banheiros adequados, sem refeitório, falta de equipamentos multimídia e bibliotecas funcionais. Não sei até quando vão de fechar os olhos para o descaso em que esses meninos e professores estão inseridos???
O Estado já tem retirado conteúdo essencial dos livros didáticos. Como exemplo houve um trabalho sobre a lei áurea e no livro fornecido pelo estado não tem conteúdo, tivemos que pesquisar na internet. Sou a favor de livros.
A avaliação ao relacionar com as 10 competência não tem como você o estudantes com 5 ou 10, pois são competência muito pessoais do aluno. Porém nós componentes currículares para mensurar o desenvolvimento do aluno, a avaliação sera realizada, porém não de forma de comparar os alunos. Exemplo 1) Nas aulas de Matemática um aluno do 9 ano é ótimo, realiza as atividades com excelência. E começa a namorar e deixa de fazer muitas atividades. No primeiro bimestre o professor avaliou com 10 e no segundo bimestre avaliou com 7. Errado - Não, pois como professor sabe o potencial do aluno, porém ele deixou de ser um estudante dedicado e começou a se preocupar com outras coisas. 2) Agora um estudante que tem muita dificuldade, mas é esforçado o professor avalia 6 no primeiro bimestre e no segundo bimestre o aluno se dedicou muito e sua avaliação foi 8. Qual é a diferença entre o avaliação 7 e a avaliação 8. É justamente o individual do alunos o tanto que ele evoluiu em comparação com ele mesmo.
A explanação é maravilhosa, mas confesso que estou me sentindo uma ameba por não ter tido acesso nem a um terço disso na minha vivência escolar que foi basicamente pela rede pública e tenho consciência do preço altíssimo que pago por isso agora... E o desespero ainda persiste perante o descaso ainda tão fortemente presente na educação atual. Apesar da existência recente da BNCC, a desvalorização e fragilização da nossa educação é um projeto de longas datas dos nossos gestores governamentais. E para nossa tristeza e persistência na impotência, trata-se de um projeto muito bem implementado... Eles sempre souberam que uma população com formação de pensamento/ação crítica é um risco altíssimo à manutenção dessa relação de poder que ainda se ousa chamar ou camuflar de política. Penso que nesse nosso pais o que menos se tem ainda, é política e sem acesso a uma educação digna, ainda continuaremos sem ela.
Séria ótimo, mas na prática não há tempo hábil prá oferecer tudo ao aluno. Tempo curto. Para fluir o ensino dessa forma, só se fosse até as 15:00 hs . Infelizmente o tempo na escola é curto e ainda temos o problema da indisciplina que atrasa muito a aprendizagem!
Desde a constituição já está bem claro que a educação é dever do estado e da família preparando para a cidadania, as competências da BNCC só detalham isso de forma atualizada.
Gostei muito.Sempre achei que o foco da escola, só na leitura e escrita, deveria ser revisto. Ao que parece a BNCC propõe algo bem mais abrangente. Tem que ter um preparo e uma reorganização muito bem feita nas Escolas e, em especial, com professores e especialistas, que estarão acompanhando de perto a implantação da Base.
Concordo em partes com a Anna Penido, por que como fica a situação do professor? Vai ser valorizado? Ou continuará sendo responsável por tudo. Que professor é esse, completo, mas que é o profissional mais desvalorizado entre todos. Fico indignada!!!
Então, Vinícius. Penso assim também. Vejo que as questões de "mudanças" deveriam ser pensadas primeiro na formação do docente, depois em um segundo momento seria pensado na aplicação ao aluno. Mas não é bem assim. Quando as coisas vem já vem direto para ser aplicada em sala de aula. Como se diz "trocar o pneu com o carro andando".
Muito lindo a teoria, MAS NAO ESQUECAM QUE TEORIA NAO ANDA JUNTO COM A PRÁTICA. Vai aplicar tudo isso em sala de aula. A BNCC foi instituída em 1988, época em que existia crianças educadas e sociáveis.
Quando as pesquisadoras falam das tecnologias na escola, observo que elas não imaginam quantas escolas não tem acesso a tecnologias, e quando tem computadores ou estão sucateados ou não tem acessos à internet. Para a implantação da Base os políticos vão ter que de fato investir nas escolas com materiais de qualidade. Hoje vejo que nesse jogo todo acabam culpando a capacidade do professor, mas estão muito enganados. Falta muita qualidade nos materiais ou ainda pior falta material em todas as escolas do Brasil. E muitas vezes os professores acabam tendo que tirar dos seus recursos próprios para garantir um trabalho com mais qualidade.
Há anos temos trabalhado dessa forma e os alunos tem saído sem conteúdo pra passar em bons vestibulares e concursos.Dá pra trabalhar sim o educando de forma integral,porém a senhora deu mais enfase pra isso.
Eu trabalho na escola pública e a nova BNCC está tentando resgatar, ressignificar a educação pública formando cidadãos em sua integralidade, mas falta os investimentos estruturais.
Acho uma fala boa, mas queria saber onde é essa escola na qual os professores tem esse tempo todo para essas demandas? Ou se esses horários que se destinam a pensar e trabalhar as questões apontadas serão somento no 1/3 de planejamento (o que é complicado quando se tem professores hora/aula) ou se quer novamente o professor como um missionário enquanto governos e empresários não se afastam do mundo do capital?
Ontem o nosso idealizador Prof. Diego (Didi) teve o primeiro contato com o manual do professor de Educação Física: Práticas Corporais para o 3º e 5º anos. Ele ministra aulas para os 1º e 2º e na biblioteca da escola parece que não encontram essa edição. No site de vocês tem a versão digital mas pelo visto só dá para ler online. É possível baixar a versão digital para ter acesso off-line?
Muito bonitinha a explicação de Anna Penido mas, a apresentadora deixou a desejar quando ela não largou o tablet e não dava a mínima para a explanação de intelocutora.
Será que o objetivo do BNCC é ajudar ou confundir a mente das crianças?O papel da base da educação é da FAMÍLIA . Cada criança sabe o que é e para onde deseja chegar.
mas com essa BNCC o estado que vai mandar no seu filho, a instituicao familiar já era; vcs já leram? isso aí é uma introducao para Ordem Mundial se nao leu leia e reflita.
Engracado, nao vejo um material do Mec preocupado de fato com os professores os mediadores enfim! Sabe-se que para formar cidadão tem que haver tbm adubo para fomentar o professor para tal! Logo muitas exigências abrangerá mais revoltas ao inves de melhorias, haverao relutância! Falar por um lado ok, fala-se em valores humanos e nós somos o que?
As editoras já estão bem articuladas em promover a BNCC, pois o lucro certamente virá ainda maior que o PNLD! BNCC interessa a quem mesmo, nessa disputa do mercado da EDUCAÇÃO que se transformou o Brasil?
Lukopsh veja é um mercado de editoras e é de uma demanda de exigências a mais que daqui a pouco só sobrarão essas pessoas falando por vídeo conferência. EUA começou assim hj quem pode pagar estuda e quem não pode fica assistindo vídeo em casa e faz de conta que estuda. Houve um desmonte setores públicos.
Deveria começar pelos pais, pois mesmo que se conseguisse aplicar todas essas competências na Escola, devemos pensar que o aluno fica a maior parte do tempo com seus pais, que nem Educação dão aos filhos, como ensinar tudo isso , se os pais reforçam a má educação.
Excelente , falta capacitar alguns professores que tem por aí, que deixa a desejar... Digo é uma vergonha esses mestres em sala da aula. Capacitação já...
Faltou falar que muitas prefeituras pagam 1500 reais para professoras, que essas profissionais têm que dar às vezes aula para 30 alunos e quase sem recursos e em duas escolas ou mais!
Só conexão do professor com o aluno não o suficiente para mudar nossa realidade educacional quando ouço esse discurso sinto-me desamparada pois percebo que o governo não está disposto a investir na educação pública e o professor será responsável pelo fracasso independente do que faça em sala de aula e fora dela. Nosso trabalho junto aos meninos é árduo e não estou reenvidicando sálario seria uma utopia retórica, falo de condições decentes de trabalhp. Amo minha profissão e me realizo a cada dia em sala de aula, mas não nos substimem, somos formadores de opinião e não vamos engolir esse papo de conexão.
Não precisa se sentir assim. Trabalho em uma escola pública, leciono Matemática para os 9 anos. Sou a única professora que realmente trabalho diferenciado com os alunos. Muitos dos meus "amigos" de trabalho falam que sou louca ou para que tanto trabalho. Porém continuo fazendo a minha parte. E pude notar a mudança nos alunos, antes 1/6 sala participava e aos poucos fui ganhando confiança deles e hoje 90% dos alunos participaram efetivamente. Os outros 10% não consegui trazer eles para o meu lado. Mas isso não me desanima. Sou professora por minha escolha, não por falta de opção.. amo o que faço sou muito feliz.
Será que a Anna Penido acredita neste capítulo introdutório? Será que a leitura que ela fez é de compreensão e interpretações dos viés intencionais? Denotar e conotar é uma máxima no nosso ridículo País. Peço desculpas antecipadas a Anna e deixo claro que são perguntas e não acusações, pois já estamos escaldados.
Infelizmente, a entrevistadora não apenas cometeu a indelicadeza de parar de olhar para a entrevistada, como também ultrapassou o papel de entrevistadora, respondendo a pergunta que ela mesma fez. Pra que fazer a pergunta, se ela mesma responde? O papel dela nesse contexto era entrevistar, não responder perguntas, nem mostrar seu conhecimento. Muita indelicadeza com a entrevistada, ainda mais se tratando de Anna Penido.
Essas teorias tiradas de gabinete são difíceis de engolir. Prestem bem atenção que tipo de conhecimento esse povo quer para os cidadãos do grande futuro, se nossa educação está péssima e com essas ideologias, tem comportamentos e valores que se adquiri com a família, mudar a finalidade da escola para substituir a família é o fim da picada.
16:00 Mais claro do que isso!? Poxa, abusou da entrevistada. Resumo O professor ainda é o idealizador do próprio projeto.(inspira, pratica e influencia)
E preciso falar que todos devem compreender que o problema da educação não está na capacidade do PROFESSOR nas na roubalheira dos recursos destinados a educação. Pois os profissionais da educação muitas vozes tem que fazer festas, campanhas e promoções para ajudar a escola ter uma qualidade diferenciada. Também tira do seu bolso para comprar materiais para fazer aulas diferenciadas. Veja bem atualmente muitas escolas não tem acesso a recursos tecnológicos e quando tem os computadores não tem acesso a internet ou tem que sentar 4 crianças por maquina e tem escolas que nem isso tem. Não sou contra a Base na verdade acho que se tivermos essa qualidade que ele nos apresenta romanticamente teremos condições de mostrar nossa capacidade como profissionais da educação... Acorda Brasil ... E passe a verificar como são as escolas dos filhos de vocês por dentro.... de verdade... com a verdade e comessem a valorizar os PROFESSORES....
Excelente diálogo. Trouxe as ideias centrais da BNCC numa linguagem direta e clara. Agradeço a dedicação e responsabilidade com o nosso estudante e educação. Sugiro trazer, num outro momento, metodologias efetivas para uma sala com 30 alunos, que é a minha maior dificuldade. Grande abraço!
Vamos lá, li o capítulo introdutório, fiquei muito preocupado com a página 21, ali tem uma questão pecaminosa, pois está escrito a intencionalidade de "propor" ( entenda como LEI e suas penalidades caso não seja cumprida) e não intenção de "pretender", então já ficou bem claro a intenção de cobrar a excelência dos professores e isentando o MEC de suas responsabilidades de dar estrutura, recursos, ferramentas e além disto ainda cobrar de nós professores uma educação e escolarização de primeiro mundo, com salários e feedback de terceiro mundo nas melhores perspectivas. Nunca vi nenhuma mudança educacional do MEC que substitua um professor criativo e dedicado. Não entendo como ainda eles têm a petulância de falar que são donos do saber, mal sabem se gerir, mal têm eles um ser que realmente conheça o ambiente escolar, saber assinar papeis em seus gabinetes com seus ar condicionados e um monte de assessores é fácil, quero ver eles dentro de sala de aula pelo menos um (1) ano. Mundinho de faz de conta acabou por nos colocar pessimamente na colocação que nos encontramos no PISA. Pedir Educação e Escolarização de primeiro mundo é justíssimo, porém têm (eles) que oferecer estrutura de primeiro mundo também, caso contrário só um lado se rala e não anda, por mais que nós professores nos doemos.
Amei, disse tudo! Essa lei é de cobras!!!
Befknt
Vdd prof. JARDEL. Que por sinal me inscrevi em seu canal gostei doa cálculos, obrigado pela iniciativa
N......n
@@LUU1663 , quem agradece sou eu, meus comentários e atividades no canal, são em busca dos aprendizados significativos e carregados de intencionalidades. obrigadão de coração.
O vídeo é uma maravilha, deixou as dez competências explicadas.
Eu estou adorando essa nova abordagem, faltou tudo isso no ensino até hj, eu creio que com essas dez competências nós vamos conseguir mudar a história da educação do nosso país.
Nossa! Muito bom mesmo de fácil compreensäo esse diálogo. Já compartilhei, ainda mais que estou estudando para um concurso público para professor foi ótimo esse tempo para o conhecimento.
Interessante (excelente) a oratória da Sra. Anna Penido, muito obrigado a @Editora Moderna pela oportunidade
Maravilhosa palestra!!!! Excelente conteúdo. Muito esclarecedor!
Gosto muito da proposta da BNCC. Tenho visto muitos comentários sobre a aplicabilidade e alguns tem mesmo fundamento mas, mesmo assim gosto da ideia de perseguir estes objetivos.
Professor atualizado, bem intencionado e comprometido sabe que é possível contextualizar competências com componentes curriculares. O que falta para muitos educadores é ter parte dessas competências. A falta de empatia, criatividade e conhecimento de muitos professores emperra o desenvolvimento da educação.
Ótima palestra. Fico muito feliz em saber que você Ana Penido é minha conterrânea 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Fico fortalecida com a fala da Ana Pedido minha conterranea ( sou baiana).
A BNNCC na prática é um engodo e um paraíso para a educação privada.
Maravilhoso... Adorei, vou reproduzir para meu grupo de professores, sobre avaliação bati palmas aqui, muito bom mesmo!!!
Ótima, explicação! Amo sala de aula, principalmente , educação infantil !
Adorei essa aula. Bela colocação. Nos direciona sem medo da inovação.
Sou professora educação Infantil. O que percebo que se faz se necessário uma capacitação continuada. Percebo a boa vontade das monitoras tem Boa vontade em executar suas tarefas porém elas trabalham em sistemas de rodízio tanto em salas de aulas com as crianças como na limpeza e preparação das refeições o que na minha opinião interfere direto e indiretamente na qualidade dos trabalhos oferecidos as crianças no dia a dia no espaço da creche
Concordo inclisive isso significa novas atribuições pelo mesmo salário
A teoria é ótima, mas como sempre se atribui mais responsabilidade ao professor. E não se fala na contrapartida.
Assisti , gostei parabéns pela clareza da palestra .
Muito esclarecedor esse link, com essas explicações fica bem clara a importância da BNCC.
Já trabalho com a nova BNCC e a proposta é maravilhosa oportuniza ao professor e aluno uma educação integral, mas ainda estamos repetindo os mesmos modelos estruturais que levaram a educação ao fracasso e que levará esse e qualquer plano ao fracasso, falta de investimento no componente humano essencial para o modelo, o professor não tem suporte estrural e temos que está o tempo todo nos desdobrando para cumprir com os objetivos exigidos pelo modelo. Salas sem ventilação, sem banheiros adequados, sem refeitório, falta de equipamentos multimídia e bibliotecas funcionais. Não sei até quando vão de fechar os olhos para o descaso em que esses meninos e professores estão inseridos???
Muito esclarecedor, com exemplos práticos e possíveis de serem pensados na escola. Bom vídeo para trabalhar a base nos municípios e escolas.
O Estado já tem retirado conteúdo essencial dos livros didáticos.
Como exemplo houve um trabalho sobre a lei áurea e no livro fornecido pelo estado não tem conteúdo, tivemos que pesquisar na internet.
Sou a favor de livros.
Informações super plausíveis, obrigada Anna Penido.
Muito boa essas explicações; só falta melhorar o salário dos professores 🐳
Concordo com a necessidade de valorizar os professores.
verdade
😊 maravilhosas. Obrigada ❤
tudo muito lindo, mas qdo entramos em uma sala lotada as coisas ficam diferentes...
Aula maravilhosa 👏👏😘
Perfeita a explicação, falta aos alunos respeito para que o professor execute e um salário digno motivaria bem mais :(
Muito bacana,muita teoria para colar em prática, porém,com às salas lotadas e complicado.
Fantastico, muito bacana
Estou aprendendo muito.
Alguém poderia me dizer qual a experiência de sala de aula ou escolar da Anna Penido?
Sobre a avaliação, deixará de ter nota em todas as disciplinas? E esse aluno que porventura não evoluir, será avaliado de forma diferente?
A avaliação ao relacionar com as 10 competência não tem como você o estudantes com 5 ou 10, pois são competência muito pessoais do aluno.
Porém nós componentes currículares para mensurar o desenvolvimento do aluno, a avaliação sera realizada, porém não de forma de comparar os alunos. Exemplo
1) Nas aulas de Matemática um aluno do 9 ano é ótimo, realiza as atividades com excelência. E começa a namorar e deixa de fazer muitas atividades. No primeiro bimestre o professor avaliou com 10 e no segundo bimestre avaliou com 7.
Errado - Não, pois como professor sabe o potencial do aluno, porém ele deixou de ser um estudante dedicado e começou a se preocupar com outras coisas.
2) Agora um estudante que tem muita dificuldade, mas é esforçado o professor avalia 6 no primeiro bimestre e no segundo bimestre o aluno se dedicou muito e sua avaliação foi 8.
Qual é a diferença entre o avaliação 7 e a avaliação 8.
É justamente o individual do alunos o tanto que ele evoluiu em comparação com ele mesmo.
A explanação é maravilhosa, mas confesso que estou me sentindo uma ameba por não ter tido acesso nem a um terço disso na minha vivência escolar que foi basicamente pela rede pública e tenho consciência do preço altíssimo que pago por isso agora... E o desespero ainda persiste perante o descaso ainda tão fortemente presente na educação atual. Apesar da existência recente da BNCC, a desvalorização e fragilização da nossa educação é um projeto de longas datas dos nossos gestores governamentais. E para nossa tristeza e persistência na impotência, trata-se de um projeto muito bem implementado... Eles sempre souberam que uma população com formação de pensamento/ação crítica é um risco altíssimo à manutenção dessa relação de poder que ainda se ousa chamar ou camuflar de política. Penso que nesse nosso pais o que menos se tem ainda, é política e sem acesso a uma educação digna, ainda continuaremos sem ela.
Séria ótimo, mas na prática não há tempo hábil prá oferecer tudo ao aluno. Tempo curto. Para fluir o ensino dessa forma, só se fosse até as 15:00 hs . Infelizmente o tempo na escola é curto e ainda temos o problema da indisciplina que atrasa muito a aprendizagem!
Amei! Isso eles não falam!!!
Sensacional essa conversa!!!
Melhor vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽
Segundo esse vídeo vamos fazer o que as famílias tem que fazer.
Penso exatamente isso se está delegando novas atribuições vc é professor mae pai psicólogo pelo mesmo trabalho.
Desde a constituição já está bem claro que a educação é dever do estado e da família preparando para a cidadania, as competências da BNCC só detalham isso de forma atualizada.
Gostei muito.Sempre achei que o foco da escola, só na leitura e escrita, deveria ser revisto. Ao que parece a BNCC propõe algo bem mais abrangente. Tem que ter um preparo e uma reorganização muito bem feita nas Escolas e, em especial, com professores e especialistas, que estarão acompanhando de perto a implantação da Base.
Esclareceu bastante. Muito bom!
Excelente vídeo! Esclarecedor!
Concordo em partes com a Anna Penido, por que como fica a situação do professor? Vai ser valorizado? Ou continuará sendo responsável por tudo. Que professor é esse, completo, mas que é o profissional mais desvalorizado entre todos. Fico indignada!!!
Me parece um BNCC muito romantizado. Se ele fosse aplicado aos professores seria um bom primeiro passo.
Então, Vinícius. Penso assim também. Vejo que as questões de "mudanças" deveriam ser pensadas primeiro na formação do docente, depois em um segundo momento seria pensado na aplicação ao aluno. Mas não é bem assim. Quando as coisas vem já vem direto para ser aplicada em sala de aula. Como se diz "trocar o pneu com o carro andando".
Vinícius Bonvn666w
0fim 70
Nos como professores não temos q esperar a formação continuada vir até nós, temos q busca-la e isso se faz através do estudo
Buscar o melhor para trabalharmos com essas ferramentas oferecidas na BNCC
bom para refletir.!.vai funcionas se trabalharmos juntos...em todas as dimensões..
Muito lindo a teoria, MAS NAO ESQUECAM QUE TEORIA NAO ANDA JUNTO COM A PRÁTICA. Vai aplicar tudo isso em sala de aula. A BNCC foi instituída em 1988, época em que existia crianças educadas e sociáveis.
Amei!!!
Verdade. lembrando que os pais e filhos de 88 eram totalmente diferente
Adorei a entrevista.
Quando as pesquisadoras falam das tecnologias na escola, observo que elas não imaginam quantas escolas não tem acesso a tecnologias, e quando tem computadores ou estão sucateados ou não tem acessos à internet. Para a implantação da Base os políticos vão ter que de fato investir nas escolas com materiais de qualidade. Hoje vejo que nesse jogo todo acabam culpando a capacidade do professor, mas estão muito enganados. Falta muita qualidade nos materiais ou ainda pior falta material em todas as escolas do Brasil. E muitas vezes os professores acabam tendo que tirar dos seus recursos próprios para garantir um trabalho com mais qualidade.
Muito bom. Adorei.
Há anos temos trabalhado dessa forma e os alunos tem saído sem conteúdo pra passar em bons vestibulares e concursos.Dá pra trabalhar sim o educando de forma integral,porém a senhora deu mais enfase pra isso.
Ô, pro retada, verdade tramalhamos essas competências na sala de aula o tempo todo mais não sabia indentifica los ,a bncc veio para nos ajudar .🤝👏
Muito rico o Vídeo. Apreciei bastante.
AS EMPRESAS PRIVADAS SEMPRE SEMPRE DOMINANDO TUDO. A BNCC É A IMAGEM SEMELHANÇA DO CAPITALISMO E NEOLIBERALISMO.
Muito bom!
Vocês tem filhos que estudam na escola pública?
Eu trabalho na escola pública e a nova BNCC está tentando resgatar, ressignificar a educação pública formando cidadãos em sua integralidade, mas falta os investimentos estruturais.
Ótima palestra.
como faço p adquirir o material ?
Acho uma fala boa, mas queria saber onde é essa escola na qual os professores tem esse tempo todo para essas demandas? Ou se esses horários que se destinam a pensar e trabalhar as questões apontadas serão somento no 1/3 de planejamento (o que é complicado quando se tem professores hora/aula) ou se quer novamente o professor como um missionário enquanto governos e empresários não se afastam do mundo do capital?
Dar pra associar as competências às disciplinas
Jardel Borges e Joseneide falam por mim.
Ontem o nosso idealizador Prof. Diego (Didi) teve o primeiro contato com o manual do professor de Educação Física: Práticas Corporais para o 3º e 5º anos. Ele ministra aulas para os 1º e 2º e na biblioteca da escola parece que não encontram essa edição. No site de vocês tem a versão digital mas pelo visto só dá para ler online. É possível baixar a versão digital para ter acesso off-line?
E dos outros anos? Tem do ensino médio também?
EXCELENTE!
Boa tarde gostei muito
Muito bonitinha a explicação de Anna Penido mas, a apresentadora deixou a desejar quando ela não largou o tablet e não dava a mínima para a explanação de intelocutora.
acredito que o tablete era pq estava ao vivo, de modo que as pessoas faziam comentários e perguntas...pelo menos foi assim no de história.
Será que o objetivo do BNCC é ajudar ou confundir a mente das crianças?O papel da base da educação é da FAMÍLIA . Cada criança sabe o que é e para onde deseja chegar.
mas com essa BNCC o estado que vai mandar no seu filho, a instituicao familiar já era; vcs já leram? isso aí é uma introducao para Ordem Mundial se nao leu leia e reflita.
São vergonhosos!
..
Oq é a BNCC?
Engracado, nao vejo um material do Mec preocupado de fato com os professores os mediadores enfim! Sabe-se que para formar cidadão tem que haver tbm adubo para fomentar o professor para tal! Logo muitas exigências abrangerá mais revoltas ao inves de melhorias, haverao relutância! Falar por um lado ok, fala-se em valores humanos e nós somos o que?
As editoras já estão bem articuladas em promover a BNCC, pois o lucro certamente virá ainda maior que o PNLD! BNCC interessa a quem mesmo, nessa disputa do mercado da EDUCAÇÃO que se transformou o Brasil?
lukopsch. Concordo...
Concordo em gênero número e grau.
Lukopsh veja é um mercado de editoras e é de uma demanda de exigências a mais que daqui a pouco só sobrarão essas pessoas falando por vídeo conferência. EUA começou assim hj quem pode pagar estuda e quem não pode fica assistindo vídeo em casa e faz de conta que estuda. Houve um desmonte setores públicos.
Deveria começar pelos pais, pois mesmo que se conseguisse aplicar todas essas competências na Escola, devemos pensar que o aluno fica a maior parte do tempo com seus pais, que nem Educação dão aos filhos, como ensinar tudo isso , se os pais reforçam a má educação.
Essas competências com as disciplinas de humanas comprometidas em sua carga horária é uma utopia.
Excelente , falta capacitar alguns professores que tem por aí, que deixa a desejar... Digo é uma vergonha esses mestres em sala da aula. Capacitação já...
Boa assim o professor podera ter mais autonomia
Faltou falar que muitas prefeituras pagam 1500 reais para professoras, que essas profissionais têm que dar às vezes aula para 30 alunos e quase sem recursos e em duas escolas ou mais!
A BNCC tinha q ser um documento mais enxuto. Criaram competência geral , da área e específica. Achei exagero.
Só conexão do professor com o aluno não o suficiente para mudar nossa realidade educacional quando ouço esse discurso sinto-me desamparada pois percebo que o governo não está disposto a investir na educação pública e o professor será responsável pelo fracasso independente do que faça em sala de aula e fora dela. Nosso trabalho junto aos meninos é árduo e não estou reenvidicando sálario seria uma utopia retórica, falo de condições decentes de trabalhp. Amo minha profissão e me realizo a cada dia em sala de aula, mas não nos substimem, somos formadores de opinião e não vamos engolir esse papo de conexão.
Não precisa se sentir assim.
Trabalho em uma escola pública, leciono Matemática para os 9 anos. Sou a única professora que realmente trabalho diferenciado com os alunos.
Muitos dos meus "amigos" de trabalho falam que sou louca ou para que tanto trabalho. Porém continuo fazendo a minha parte.
E pude notar a mudança nos alunos, antes 1/6 sala participava e aos poucos fui ganhando confiança deles e hoje 90% dos alunos participaram efetivamente. Os outros 10% não consegui trazer eles para o meu lado. Mas isso não me desanima.
Sou professora por minha escolha, não por falta de opção.. amo o que faço sou muito feliz.
Será que a Anna Penido acredita neste capítulo introdutório? Será que a leitura que ela fez é de compreensão e interpretações dos viés intencionais? Denotar e conotar é uma máxima no nosso ridículo País. Peço desculpas antecipadas a Anna e deixo claro que são perguntas e não acusações, pois já estamos escaldados.
Infelizmente, a entrevistadora não apenas cometeu a indelicadeza de parar de olhar para a entrevistada, como também ultrapassou o papel de entrevistadora, respondendo a pergunta que ela mesma fez. Pra que fazer a pergunta, se ela mesma responde? O papel dela nesse contexto era entrevistar, não responder perguntas, nem mostrar seu conhecimento. Muita indelicadeza com a entrevistada, ainda mais se tratando de Anna Penido.
Essas teorias tiradas de gabinete são difíceis de engolir. Prestem bem atenção que tipo de conhecimento esse povo quer para os cidadãos do grande futuro, se nossa educação está péssima e com essas ideologias, tem comportamentos e valores que se adquiri com a família, mudar a finalidade da escola para substituir a família é o fim da picada.
16:00
Mais claro do que isso!? Poxa, abusou da entrevistada.
Resumo
O professor ainda é o idealizador do próprio projeto.(inspira, pratica e influencia)
Bom dia
Chato essa base que coloca tudo nas costas do professor .
E preciso falar que todos devem compreender que o problema da educação não está na capacidade do PROFESSOR nas na roubalheira dos recursos destinados a educação. Pois os profissionais da educação muitas vozes tem que fazer festas, campanhas e promoções para ajudar a escola ter uma qualidade diferenciada. Também tira do seu bolso para comprar materiais para fazer aulas diferenciadas. Veja bem atualmente muitas escolas não tem acesso a recursos tecnológicos e quando tem os computadores não tem acesso a internet ou tem que sentar 4 crianças por maquina e tem escolas que nem isso tem.
Não sou contra a Base na verdade acho que se tivermos essa qualidade que ele nos apresenta romanticamente teremos condições de mostrar nossa capacidade como profissionais da educação... Acorda Brasil ... E passe a verificar como são as escolas dos filhos de vocês por dentro.... de verdade... com a verdade e comessem a valorizar os PROFESSORES....
Ou seja, educar é difícil.
Os professores vão precisar ter o curso de psicologia kkkkkkkkk
Muito bom!