Essa argila avermelhada aqui na minha região o pessoal chama de SAIBRO. Era muito usado pra misturar com areia lavada e cimento, para assentamento de tijolos e em muitos casos, usado tbm no reboco. Dava uma liga excelente. Só tinha um inconveniente: depois de alguns anos, caso tivessem usado pouco cimento na mistura, começava a esfarelar tudo. Depois que apareceu a cal hidratada e os aditivos químicos, essa prática foi descontinuada. 👏👏👏👏
@@kaduskye se não estou enganado a química do cimento e que causa esse afofamento na parede pois na ação de frio e calor , e seco e molhado o cimento não interage como barro e areia que ficam seculos sem perder a resistência na parede vemos casas de taipa ou Taipé seculares cair por apodrecimento das madeiras e as paredes continuam intactas.
Pra fazer o cadinho, usei um tubo de 4", de aço carbono, com parede de 1/4. Ja tem uns 3 anos que uso e até agora não furou. Tá resistindo bem a caloria. 🤭🤭🤭
@@kaduskye se e um tubo de aço carbono e tem essa parede não deve furar facilmente mais as altas temperaturas vai descamando ele é questão de tempo para ele se desgastar e furar , não e o calor do forno que fura e o calor do maçarico direto no cadinho , o meu e um inox batizado com ferro e eu sempre colocava ele ma mesma posição levou um ano para furar , a parede e de aproximadamente 2 milimetros. Agora tanto o aço carbono como o inox não resiste a muitos anos na fundição com fogo direto no cadinho e como falei dentro do forno de fundição de aluminio o calor gira em torno de 900° na maioria dos casos , já a temperatura na saida do maçarico direto no cadinho pode chegar a uns 1200° o que causa o descamamento minusculo do aço ou inox que fundem a 1540° , não sei se vc já notou que quando vc termina de fundir e deixa o cadinho ao ar livre ele dar uns estalinhos e as micros escamas do aço ou inox se soltado ( desagregando ) o ideal e colocá-lo no forno para que conserve as propriedades ao esfriar lentamente no forno .
Essa argila avermelhada aqui na minha região o pessoal chama de SAIBRO.
Era muito usado pra misturar com areia lavada e cimento, para assentamento de tijolos e em muitos casos, usado tbm no reboco. Dava uma liga excelente.
Só tinha um inconveniente: depois de alguns anos, caso tivessem usado pouco cimento na mistura, começava a esfarelar tudo.
Depois que apareceu a cal hidratada e os aditivos químicos, essa prática foi descontinuada.
👏👏👏👏
@@kaduskye se não estou enganado a química do cimento e que causa esse afofamento na parede pois na ação de frio e calor , e seco e molhado o cimento não interage como barro e areia que ficam seculos sem perder a resistência na parede vemos casas de taipa ou Taipé seculares cair por apodrecimento das madeiras e as paredes continuam intactas.
@aartedafundicaosemtornojoselio Sim. É verdade. Muita quimica.
Pra fazer o cadinho, usei um tubo de 4", de aço carbono, com parede de 1/4.
Ja tem uns 3 anos que uso e até agora não furou. Tá resistindo bem a caloria. 🤭🤭🤭
@@kaduskye se e um tubo de aço carbono e tem essa parede não deve furar facilmente mais as altas temperaturas vai descamando ele é questão de tempo para ele se desgastar e furar , não e o calor do forno que fura e o calor do maçarico direto no cadinho , o meu e um inox batizado com ferro e eu sempre colocava ele ma mesma posição levou um ano para furar , a parede e de aproximadamente 2 milimetros.
Agora tanto o aço carbono como o inox não resiste a muitos anos na fundição com fogo direto no cadinho e como falei dentro do forno de fundição de aluminio o calor gira em torno de 900° na maioria dos casos , já a temperatura na saida do maçarico direto no cadinho pode chegar a uns 1200° o que causa o descamamento minusculo do aço ou inox que fundem a 1540° , não sei se vc já notou que quando vc termina de fundir e deixa o cadinho ao ar livre ele dar uns estalinhos e as micros escamas do aço ou inox se soltado ( desagregando ) o ideal e colocá-lo no forno para que conserve as propriedades ao esfriar lentamente no forno .