Guerra Colonial - Embarcados

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 вер 2009
  • Imagens de navios e soldados embarcados para o ultramar. Fado: "Partir é morrer um pouco" e Textos do Poema: no "Alto Mar". Homenagem aos valentes que, apesar do sofrimento e amarguras dentro da guerra, não renegaram a Pátria como os traidores e desertores.

КОМЕНТАРІ • 20

  • @APinho-cq8sf
    @APinho-cq8sf 11 років тому

    Quero deixar o meu testemunho, foi difícil lembrar estes tempos, memórias de há quarenta e sete anos, obrigado

  • @ejandrade46
    @ejandrade46 12 років тому +1

    Lamentavelmente foram maus e bons momentos. Dos bons guardo eternas saudades, companheiros de aventuras e desventuras que ainda hoje partilhamos, qd nos encontramos, especialmente nos nossos convívios anuais, felizmente, junto das nossas famílias; dos maus, que foram muitos, restam-nos a certeza de q tentamos fazer o nosso melhor, apesar das circunstâncias que nos envolveram em actos que por essa altura, da nossa ingénua juventude, nem sempre soubemos dar a melhor resposta. Um ab tds os ex-cbt

  • @GC7885
    @GC7885 11 років тому

    @Arlindo Farinha...caro irmao portugues,tambem partilho a sua indignacao enquanto militar que serviu a PATRIA LUSA na Guerra colonial.Eu nao fui a Africa combater.Mas e' de todo INJUSTO o senhor dizer que o Povo portugues vos esqueceu.Veja que ha' aqui muita gente nova orgulhosa de vos...(eu, inclusive'!).Quem vos esqueceu foi a III REPUBLICA (1974-2013) ao adulterar a Historia e renegar o que de glorioso fez PORTUGAL durante o Estado Novo ou II REPUBLICA.Ou seja,reescreveram a Historia e...

  • @BorisMarques14.88
    @BorisMarques14.88 11 років тому

    Tenho 23 anos e tenho muito orgulho em todos os soldados que lutaram pelos interesses de Portugal no ultramar. Infelizmente hoje poucos vos dão valor pois somos uma sociedade decadente governada por traidores e corruptos. faz falta uma nova geração patriota, ou quem sabe ainda há tempo de os velhos ensinarem os novos!

  • @almoster1
    @almoster1 11 років тому +2

    O POVO PORTUGUÊS ESQUECEU-NOS! PORQUÊ?

  • @Startmove93
    @Startmove93 11 років тому

    3:48 Música do artista Fany ''Mpfumo'' intitulada Nyoxanini em português significa (Nos ALEGRAMOS)^^ Gosto muito dessa canção^^

  • @Startmove93
    @Startmove93 11 років тому +2

    Me diga uma coisa se os africanos não tivessem lutado para a libertação do jugo colonial, teriam a mesma oportunidade e direitos como os portugueses??

  • @adelinosantos2971
    @adelinosantos2971 9 років тому

    o lenço branco da partida

  • @JotaSCoelho1
    @JotaSCoelho1 11 років тому +1

    AS GUERRAS CIVIS de Angola, Moçambique e Guiné mataram muitas mais pessoas, foram mais devastadoras e criaram muita miséria que seriam evitadas com negociações sérias e justas e passagem dos poderes governamentais devidamente espassados no tempo e em condições de paz e concórdia. Os portugueses lusitanos sempre tiveram comportamentos de convivência fraterna para com outros povos, mau grado alguns fora da lei que cometeram atrocidades.

  • @jotascoelho9136
    @jotascoelho9136 11 років тому

    Quando refiro que "cada um teve que se amanhar como pode..." só quero dar uma ideia da realidade dos militares regressados das guerras ultramarinas: Chegados a Lisboa, passavam pelo quartel de Adidos, onde entregavam todos os equipamentos; recebiam requesição de viagem para a respectiva terra onde tinham de se amanhar. Os traumas da guerra, sintomas de doenças e sequelas de outras dos climas tropicais eram desprezados! Em vez da Pátria agradecida, foram esquecidos e renegados pelos governantes!

    • @jorgebaldaia3720
      @jorgebaldaia3720 4 роки тому

      Caríssimo Jota S. Coelho!
      Na perspectiva dos governantes portugueses, anteriores ao 25 de Abril, todo o cidadão nacional tinha o dever de lutar pela sua Pátria, pelo que, após regressados, só tinham que sentir-se orgulhosos por terem cumprido o seu dever. Assim sendo, nada lhes era devido!
      Após " a revolução dos cravos", a situação ainda piorou um pouco mais, pois esses mesmos cidadãos passaram de indivíduos cumpridores dos seus deveres para com a Pátria, a eventuais assassinos de pessoas que lutavam pela independência das ex-colónias! Nesse caso, por que motivo haveriam de fazer alguma coisa por nós? Digo nós porque eu
      também sou um daqueles seres que lutaram por algo, a que muitos afirmam havermos tido direito. Um abraço para si, bem como para todos os ex-combatentes.

    • @jorgebaldaia3720
      @jorgebaldaia3720 4 роки тому

      Errata: "... Onde se lê havermos tido direito" deve ler-se "... Nunca havermos tido direito"!

  • @Startmove93
    @Startmove93 11 років тому

    As negociações da independência foram mal feitas isso ninguém pode negar. Eu nem imagino como Moçambique seria hoje se não houvesse aquelas duas guerras terríveis, porque de facto ninguém mesmo saiu a ganhar quer do lado moçambicano quer do lado português. Só nos meteu na miséria que triste^^

  • @jotascoelho9136
    @jotascoelho9136 11 років тому

    Amigo Arlindo, muitos anos em que os governantes renegaram os Antigos Combatentes, pois o poder político tens desertores e traidores à Pátria. Depois, a vergonha dos acordos com os movimentos independentistas levaram à desastrosa e inconcebível descolonização, não sendo acautelados os interesses de centenas de milhar de Portugueses residentes, nem dos militares aquartelados em terras longínquas - cerca de 140 mil no terreno. Com mais ou menos sacrifícios, cada um teve que se amanhar como pode.

  • @herodesviriato
    @herodesviriato 11 років тому

    Os militares sempre foram descartáveis Na guerra 1914--e na guerra colonial portuguesaa

  • @1942TonhoZe
    @1942TonhoZe 7 років тому +2

    Também por lá andei, mas não considero cobardes, traidores ou desertores todos aqueles que decidiram que não queriam ir para uma guerra estúpida e desnecessário que um paranóico ditador assim o quis...

  • @rogerionascimento4414
    @rogerionascimento4414 8 років тому

    No Portugal europeu só deveria viver e residir quem combateu ou se solidarizou com os combatentes por Portugal. Todos os restantes poderiam e deveriam ir residir para os ex-territórios ultramarinos.

  • @GC7885
    @GC7885 11 років тому

    ...ensinaram a minha geracao (eu tinha 12 anos ao 25 de Abril 74...) a admirar os feitos dos "Herois de Abril" em detrimento dos feitos infinitamente maiores dos "Herois do Mar", aqueles que hipocritamente trairam ao fazerem a descolonizacao do modo que fizeram (nao quer dizer que nao houvesse de ser feita...) e agora cantam no Hino Nacional a peito aberto!Por isso,o Povo tem-vos no coracao.Mas como vive sob um Regime tiranico - a REPUBLICA -, nao se atreve a declara-lo publicamente! Compreende?

  • @JotaSCoelho1
    @JotaSCoelho1 11 років тому

    Meu caro Amigo, o que estava em causa, não eram os direitos de plena cidadania dos africanos; o que sempre esteve em questão eram as riquezas e matérias-primas existentes naquelas terras que os portugueses colonizaram. Veja-se o resultado da entrega sem condições e sem tempo de preparação dos dirigentes independentistas para assumirem o controlo de todas aquelas terras e riquezas.