Fiz o ensino fundamental numa escola municipal de um bairro periférico da capital do RJ. Algum/alguma professor/professora trouxe essa música para o trabalho de interpretação de texto lá no início dos anos 80. Como adolescente compreendi apenas parte do Chico tinha dito. Agradeço por me fazer retomar esse texto tão belo quanto doloroso. Obrigada!
Deixando de lado qualquer viés político-ideológico e atentando somente à música, posso afirmar que o Chico conseguiu ser magnífico na percepção dessa realidade. Fantástico! Na minha vida pessoal convivi com uma mãe (lavadeira de roupas) que tinha um filho nessa mesma condição, inclusive convivi e cresci com os dois. Hj o filho está morto pelo caminho que tomou. A mãe ainda é viva e está aposentada. O que posso afirmar ( e mais uma vez despojado de qualquer viés politico ou ideológico) é que a vida, dentro da condição que nos é imposta, nos leva a fazer escolhas, e as consequências (boas ou más) são fruto dessas decisões. Todos nós temos que passar por provações e momentos de dificuldades, independente de cor de pele, religião ou condição social. As decisões que tomamos frente às dificuldades dirá quem somos e as consequências dos nossos atos sempre virão a nós independente de vitimismos, privilégios, conceitos, preconceitos, discursos, vantagens ou narrativas.
Logo aos 15 anos no ensino médio tive que analisar essa musica em uma aula de literatura, é realmente muito forte, muito intenso e emocionante. Logo no início esse choque de realidade, com certeza me ajudou muito como ser humano.
Querido, sua interpretação dessa dessa letra tocou meu coração, você, assim como eu, sabe o que é ser mãe solteira e amorosa na quebrada e que tem orgulho do seu rebento que, pela sua condição de pobre, periférico e, certamente, negro, já "rebentou" marcado pela tragédia. Todo meu respeito.
ENTAO MANO PEGA E LEVA TODO MULEQUE QUE TU ENCONTRAR NA RUA , E LEVA PRA SUA CASA !!!.. bota eles pra mexer nos teus violoes , discos , sua geladeira ... SUA ESQUERDISSE ME DA NAUSEA !!
Esses meninos nos metem medo, mas são as maiores vítimas de um sistema injusto e cruel socialmente. As promessas de soluções para amenizar essa situação degradante, ficam apenas no papel!
Só uma informação extra, o terço é um objeto católico, enquanto o patuá é típico do candomblé. Isso só reforça ainda mais a ideia já falada que o guri traz coisas de todo tipo pra mãe, e ela gosta de tudo, mesmo que nem sejam da mesma religião dela (considerando que ela provavelmente não é fiel de ambas as religiões ao mesmo tempo). Ótima análise da letra! Força pra todo mundo envolvido nesse caso e em vários outros similares.
escuto essa música desde criança com minha mãe e sempre refletimos mt sobre ela. não consigo escuta-la sem me emocionar. Chico é um ser abençoado pelas palavras
A melodia da flauta no início é de Samba do Carioca, de Vinícius e Carlos Lyra, que tá na trilha do filme Para Viver um Grande Amor, cuja trama dialoga com o tema e o Chico participa ativamente com canções.
Ainda acho que a mãe não percebe que é uma manchete policial. Ela está orgulhosa pelo fato dele ter "chegado lá". Triste perceber que ainda seja tão atual essa música.
Fantástico vídeo. Uma leitura muito boa da música e da realidade. O incrível é que essa música é de 1981 e quarenta anos depois a realidade retratada ainda é a mesma...
Obrigado Juscelino...mesmo...mesmo. Essa letra ouvi primeiro com a Elza, ainda eu guri. Hoje sou pai e sinto a dor que pode ser perder um filho.Tudo muda, as nossas vitórias não importam mais, só as deles. O que a gente faz não é mais nosso, mas é deles e para eles. É olhar para eles que nos motiva a viver, fazê-los dormir aquieta nossa alma pois o nosso tudo está ali, em nossos braços. É o orgulho de fazer crescer que supera a razão do para o que eles cresceram...Eu não suportaria ser a mãe do Guri, eu não teria a força emanada da certeza de que tudo de minha parte foi feito e ainda assim meu filho foi tirado de mim. A mãe do Miguel está tendo que suportar isso, junto de milhares de outras mães...sempre e sempre. O Chico capta isso, elas vivem.😭
Achei excelente sua explicação. Realmente a música é muito emocionante, os olhos enchem de lágrimas todas as vezes que ouço. Chico Buarque é um poeta muito completo!
Irmão querido, realmente essa análise foi foda. Já sou membro a alguns anos deste canal, nunca lhe vi tão triste. Até quando, mas até quando veremos nossos Guris sendo vítimas! A senzala perde sempre. 😢
Vi esse vídeo depois de um tempo do acontecimento... e olha, o sentimento posto no vídeo e nas falas, meu amigo, é único... E que nossa sociedade venha a aprender que tudo se baseia no investimento na educação... a educação mudaria o rumo do nosso país... Como diria Brizola "Educação não é caro, caro é falta de educação"
Foi o meu primeiro contato com o canal e, antes da metade do vídeo já me inscrevi. Triste a música, o motivo dela vir à baila e, principalmente, o nosso belo país abrigar todas essas injustiças e tristezas. Momento difícil. Mas o povo que não conhece sua história está fadado a repetí-la.
Mas uma vez vemos Chico Buarque mostrando sua genialidade e sua empatia com os irmãos brasileiros, com sua pátria. Feliz do país que tem um Chico Buarque como filho e representante da cultura e das artes. Muito obrigado Chico Buarque
Se você acha que o Chico Buarque é um gênio pesquisa no UA-cam o vídeo onde ele debocha falando que nunca compôs que sempre comprou as músicas e que hoje está difícil comprar músicas Porque estão cobrando caro esse gênio Chico Buarque é apenas um c******
Parabéns pelo vídeo Juscelino! Essa letra me tocou muito pois revela a nossa realidade no Brasil. Eu sou de Maceió, e aqui nas nossas periferias acontecem muitas situações, como a relatada nessa canção. Essa semana acompanhei um triste situação, com um menino que conheci desde criança foi assassinado por envolvimento com coisas erradas. Lamento muito, isso ter acontecido com ele, mais relacionando com a letra do Chico Buarque, foi exatamente a mesma situação do meu Guri. Jovem que morreu cedo, não chegou nem a terminar o ensino médio. Eu espero que essa realidade mude, e os nosso jovens venham a ter acesso a educação. Quero deixar aqui meu total desprezo por comentário como esse que foi aprestando no inicio do vídeo, e que venhamos a lutar por uma sociedade mais justiça e digna para o nosso povo. Um forte abraço, até logo!
2 sentimentos q Chico coloca em suas composições, o q lhe faz gênio: empatia e sororidade c o povo e a opressão, mesmo sendo de família privilegiada. Falta tanto a elite brasileira, vide narrativa dita. GIGANTESCO CHICO. qdo Elza Soares gravou este hino, chorou, pois vivenciou este ambiente.
A arte do Chico Buarque está um nível acima e essa música escrita há tanto tempo...agora sua análise e comentários tão necessários e precisos, apesar de concordarmos em tudo nos deixam com essa sensação de "e o que é que tenho feito pra mudar isso"?. Você está fazendo algo importante aqui, nos ajude ao menos a refletir sobre esses tempos tão brutos. Obrigado pela escolha, não tinha como ser mais oportuna.
Parabéns pela análise! Educação pública e assistência médica de qualidade são as principais funções do Estado, o que permitiria oportunidades iguais a todos. O Estado, aqui no Brasil, sempre falhou nesses quesitos.
Dia 12/06 é o Dia Internacional do Combate ao Trabalho Infantil e sua interpretação dessa música caiu como uma luva. Já estava trabalhando com meus alunos sobre essa temática e com certeza, vou indicar seu vídeo como "esticador de horizontes" para eles. Essa música revela o quanto a criança e o adolescente precisam da educação, de amparo, em seguir seus sonhos! E essa responsabilidade, não é só da mãe, mas também é nossa. Ps.: meu marido é músico e amamos seu canal! Preserve sempre assim! :o) Parabéns!
Parabéns pelo vídeo, pelo canal, pela atitude, precisamos ouvir Chico Buarque, precisamos ouvir as vozes que vem das favelas.. ser patriota é amar nossa cultura, nosso povo... mais uma vez parabéns! 👏👏👏👏👏
Muito importante esse seu vídeo meu caro, eu estou sem palavras, muito triste pela atual situação neoconservadora, antipobre, antipreta que o mundo tá passando, mas não deixando de reconhecer gênios como Chico Buarque e sua importância na internet, e pra nossa formação até
O caso Miguel explícita de maneira claríssima , o cotidiano, dos brasileirinhos, os quais já no ventre sofrem com a desigualdade social e econômica .Esta, a qual, estamos sujeitos a todo momento.Parabéns pelo trabalho Juscelino.
preciso fazer uma redacao e, ouvindo essa musica enquanto planejava o texto, percebi a tremenda relacao entre o tema do ECA e o meu guri. muito obrigada pela analise!
Cara, acho que tu é um dos melhores canais do UA-cam inteiro!!! Super gente boa, centrado, claramente inteligente e musical! Muitos parabéns pelo teu trabalho. Sou fã
Parabéns pela interpretação e sobretudo pela sua sensibilidade que o assunto tanto requer. Quanta criatividade e inteligência do CB, só semana atrasada, após assistir ao show dele no Viva Rio, tomei conhecimento dessa obra prima retratada com tamanha capacidade e chamamento para a responsabilidade social da sociedade!
Sempre me emociono e choro até sinto até um gelo no meu❤️ embora eu já tinha uma noção da interpretação.Tenho dois lindos filhos negros,oro sempre por eles quando estão na rua,pois a discriminação e preconceito vem principalmente da parte daqueles que deveríamos confiar e nos sentir seguros!(Os sábios entenderão )😞
Excelente vídeo e excelente análise. Sua dor é a dor de muitos aqui. Tanto pela morte do garoto, qnt por esse momento q infelizmente estamos passando em nosso país. Como sugestão, poderia trazer a análise da música "As Caravanas" do Chico? Grande abraço e continue com o ótimo trabalho!!! 🎵 "Amanhã, vai ser outro dia..." 🎵
@@teresinhasouza2139 senhora, Chico recebeu uma grana de indenização por conta de uma mentira parecida, quer entrar na fila do Olavo?? Continua com suas mentiras kkk
Sempre acompanho suas análises... Mas essa análise foi muito marcante, parabéns! Continue com esse trabalho, o conhecimento é e sempre será a arma mais forte.
eu acho que meninar tem um duplo sentido, pode ser interpretado também como me ninar, pois logo depois a mãe adormece e quando acorda o filho já foi trabalhar.
Parabéns pelo belo comentário de texto. Uma bela leitura que soube aliar a emoção à sensibilidade técnica e à consciência social. Apesar da tristíssima realidade que estamos vivendo, é por meio de obras de arte como esta que nos consolamos e redimimos. Gostaria de fazer dois comentários: 1) podemos analisar um texto não só pelo que ele vocaliza, mas também pelo que ele silencia, não é mesmo? Digo isso porque, embora seja uma narrativa sobre uma criança, a palavra "escola" jamais é mencionada. E esse silenciamento também é parte do texto, não é mesmo? 2) procede totalmente a sua interpretação de "menina"; Chico já se utilizara de semelhante procedimento em "Você vai me seguir" (CD "Meus caros amigos"). E viva Chico Buarque, gênio inigualável. Gostei muito. Um abraço!
Eu estou sofrendo esta semana com a questão das empregadas domésticas. Professor falando besteira na minha aula de meio ambiente criticando a empregada da madame por não separar seus lixos, os lixos gerados pela patroa. Ele normaliza essa questão. Eu estou com a cabeça explodindo. Meu desejo é a renda básica e que não seja necessário estudar para se ter uma vida digna, qualquer trabalhador deveria ter condição decente mas sou contra o trabalho de empregada doméstica. Isso é resquício da escravidão.
Excelente! Nessa quarentena fizemos uma maratona de MPB. Foram uns 5 domingos ou mais de discussão para se eleger o melhor. Nada menos do quê o Álbum Construção. E foram mais dois domingos só para discutir o álbum. Claro que temos muito ainda a explorar. Amei a sua interpretação. Parabéns
CONHECI SEU CANAL HÁ POUCO TEMPO E ESTOU AMANDO. MAS NESSE VÍDEO EU ME EMOCIONEI DEMAIS, CHEGUEI A CHORAR. VC CONSEGUE PÔR EM PALAVRAS EXATAMENTE O QUE EU PENSO. ESTAMOS NA PIOR ÉPOCA QUE O NOSSO PAÍS PODERIA ESTAR PASSANDO COM ESSE DESGOVERNO QUE, TÃO RUIM QUANTO A MÁ (ou nenhuma) GESTÃO DO PAÍS, DA ECONOMIA E DA PANDEMIA É A DISSEMINAÇÃO DO ÓDIO QUE ELE CONSEGUIU IMPLANTAR NAS PESSOAS, MAS SOMENTE NAQUELAS QUE JÁ TINHAM PROPENSÃO A TER ZERO EMPATIA PELO PRÓXIMO. ESSE SLOGAN "BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO" É DE UMA TOTAL FALTA DE SENSIBILIDADE, DE EMPATIA, DE CONHECIMENTO PELA HISTÓRIA DE VIDA DOS MENOS FAVORECIDOS QUE ME DÁ NOJO. AS PESSOAS QUE AINDA O APOIAM ME DÃO NOJO. A COLÔMBIA CONSEGUIU REVERTER A SITUAÇÃO DE MEDELLIN GRAÇAS A UM INVESTIMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL NAS COMUNIDADES QUE LEVOU MUITOS ANOS PARA SE CONCRETIZAR. SEI QUE MAIS DO QUE NUNCA PRECISAMOS LUTAR MAS FICO MUITO DESILUDIDA COM O SER HUMANO QUANDO OUÇO COISAS COMO ESSE COMENTÁRIO QUE VC CITOU SOBRE A MÃE SER CULPADA PELA MORTE DO FILHO. ENFIM, TEMOS QUE CONTINUAR LUTANDO PQ NÃO DÁ PRA ACEITAR O QUE TÁ ACONTECENDO PARADO E CALADO.
belo trabalho de análise, meu caro, não conhecia este canal. valeu demais. sou admirador demais do chico buarque, da sua obra e toco algumas de suas canções. esta é uma que me emociona muito quando toco ao violão. saudações!
Excelente, meu amigo. Meus parabéns pela mensagem e pela coragem - nós que trabalhamos com o público sabemos como é arriscado lidar com assuntos polêmicos. Viva o Chico e viva o Musicália. Nossa solidariedade à família do Miguel. Tamojunto 👊
Sobre o texto que questiona o direito de alguém a ter um filho, é realmente chocante! Uma pessoa é taxada de "pobre" por ter uma renda baixa e, a partir daí, não tem direito a nada, somente deveres! Ela só deve servir a alguém, e não trabalhar honestamente e montar uma família. Até ter um filho e criá-lo com o dinheiro do SEU TRABALHO é questionado por esse alguém! O que deve restar aos "pobres"? Existir para servirem a alguém pode?
Precisamos ter em análise essa e outras grandes obras escritas por autores sensíveis a realidade, parabéns , pela visão atual, visto que esses escritos já tem um tempo.
EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO! Nós, os brasileiros do Brasil, somos PATOS MANCOS nesse quesito. E isso explica porque somos tão atrasados no ranking dos países. ...Isso explica porque temos uma classe política tão ordinária, uma Justiça tão insuficiente, um sistema de segurança pública tão ineficiente, uma carga tributária tão pesada e um serviço público tão precário, inefetivo e perdulário que juntos só servem para quebrar as forças produtivas do País.
Em 1981, Chico tinha 37 anos quando lançou essa canção. É maravilhosa. E sua análise está impecável.
Fiz o ensino fundamental numa escola municipal de um bairro periférico da capital do RJ.
Algum/alguma professor/professora trouxe essa música para o trabalho de interpretação de texto lá no início dos anos 80.
Como adolescente compreendi apenas parte do Chico tinha dito.
Agradeço por me fazer retomar esse texto tão belo quanto doloroso.
Obrigada!
Sua indignação é a mesma nossa, de todos aqueles que não se desumanizaram nesses tempos brutos. Vídeo emocionante, Juscelino!
Como bem disse o grande Jô Soares: feliz o país que tem um Chico Buarque
Deixando de lado qualquer viés político-ideológico e atentando somente à música, posso afirmar que o Chico conseguiu ser magnífico na percepção dessa realidade. Fantástico! Na minha vida pessoal convivi com uma mãe (lavadeira de roupas) que tinha um filho nessa mesma condição, inclusive convivi e cresci com os dois. Hj o filho está morto pelo caminho que tomou. A mãe ainda é viva e está aposentada. O que posso afirmar ( e mais uma vez despojado de qualquer viés politico ou ideológico) é que a vida, dentro da condição que nos é imposta, nos leva a fazer escolhas, e as consequências (boas ou más) são fruto dessas decisões. Todos nós temos que passar por provações e momentos de dificuldades, independente de cor de pele, religião ou condição social. As decisões que tomamos frente às dificuldades dirá quem somos e as consequências dos nossos atos sempre virão a nós independente de vitimismos, privilégios, conceitos, preconceitos, discursos, vantagens ou narrativas.
Logo aos 15 anos no ensino médio tive que analisar essa musica em uma aula de literatura, é realmente muito forte, muito intenso e emocionante. Logo no início esse choque de realidade, com certeza me ajudou muito como ser humano.
Querido, sua interpretação dessa dessa letra tocou meu coração, você, assim como eu, sabe o que é ser mãe solteira e amorosa na quebrada e que tem orgulho do seu rebento que, pela sua condição de pobre, periférico e, certamente, negro, já "rebentou" marcado pela tragédia. Todo meu respeito.
Um dia desses fui explicar pra minha namorada essa música e fiquei até emocionado. Uma das mais tristes da MPB
ENTAO MANO PEGA E LEVA TODO MULEQUE QUE TU ENCONTRAR NA RUA , E LEVA PRA SUA CASA !!!.. bota eles pra mexer nos teus violoes , discos , sua geladeira ...
SUA ESQUERDISSE ME DA NAUSEA !!
@@francisampa1 quanta amargura.
@@francisampa1 Sujeito imoral o que você é seu canalha
Tbm acho. Essa canção me impactou mto na minha adolescência...e até hj.
@@francisampa1 Sua falta de sentimentos, me dá nojo!! 🤮
Esses meninos nos metem medo, mas são as maiores vítimas de um sistema injusto e cruel socialmente. As promessas de soluções para amenizar essa situação degradante, ficam apenas no papel!
Acho que ela sabia de tudo e explicava de uma forma mais fantasiosa,defendendo seu gurí, mas como quase toda mãe não queria acreditar😞
Como alguém dá deslike nesse vídeo? Sensacional, cara! Parabéns!!
E q fams do bozoo,
N gst d Chico e outros
Prof. Guilherme penso que quem dá um deslike deve ser “negacionista” ☹️
É verdade, quem acredita que o Lula é inocente realmente é um negacionista mesmo.
Uma DAS mais belas canções de todos os tempos! A nível mundial ! Chico Buarque E gênio.
Essa música como todas do Chico... é genial...não me canso de ouvir.
Só uma informação extra, o terço é um objeto católico, enquanto o patuá é típico do candomblé. Isso só reforça ainda mais a ideia já falada que o guri traz coisas de todo tipo pra mãe, e ela gosta de tudo, mesmo que nem sejam da mesma religião dela (considerando que ela provavelmente não é fiel de ambas as religiões ao mesmo tempo). Ótima análise da letra! Força pra todo mundo envolvido nesse caso e em vários outros similares.
O Chico se coloca de forma muito sensível no lugar da mulher, dando voz à fragilidade
escuto essa música desde criança com minha mãe e sempre refletimos mt sobre ela. não consigo escuta-la sem me emocionar. Chico é um ser abençoado pelas palavras
A melodia da flauta no início é de Samba do Carioca, de Vinícius e Carlos Lyra, que tá na trilha do filme Para Viver um Grande Amor, cuja trama dialoga com o tema e o Chico participa ativamente com canções.
Ainda acho que a mãe não percebe que é uma manchete policial. Ela está orgulhosa pelo fato dele ter "chegado lá".
Triste perceber que ainda seja tão atual essa música.
Com toda certeza ela nem sabia ler, não sabia o que estava ali. Na sua pobresza ela nem chegou atirar seus documentos.
Fantástico vídeo. Uma leitura muito boa da música e da realidade. O incrível é que essa música é de 1981 e quarenta anos depois a realidade retratada ainda é a mesma...
As músicas do Chico são atemporal incrível.
Obrigado Juscelino...mesmo...mesmo. Essa letra ouvi primeiro com a Elza, ainda eu guri. Hoje sou pai e sinto a dor que pode ser perder um filho.Tudo muda, as nossas vitórias não importam mais, só as deles. O que a gente faz não é mais nosso, mas é deles e para eles. É olhar para eles que nos motiva a viver, fazê-los dormir aquieta nossa alma pois o nosso tudo está ali, em nossos braços. É o orgulho de fazer crescer que supera a razão do para o que eles cresceram...Eu não suportaria ser a mãe do Guri, eu não teria a força emanada da certeza de que tudo de minha parte foi feito e ainda assim meu filho foi tirado de mim. A mãe do Miguel está tendo que suportar isso, junto de milhares de outras mães...sempre e sempre. O Chico capta isso, elas vivem.😭
é meu tio Chicão.
Essa música é fantástica!! Chico interpreta sua canção de forma estupenda! Emociona mesmo! Parabéns a você pelas considerações!
Achei excelente sua explicação. Realmente a música é muito emocionante, os olhos enchem de lágrimas todas as vezes que ouço. Chico Buarque é um poeta muito completo!
Esse canal ajuda demais os ouvintes de música brasileira.
Agora eu ouço as canções que aqui foram analisadas com "outros olhos".
Sempre choro ouvindo essa música. Sua análise ficou impecável!
cara... q momento triste eh esse q estamos passando. esse comentário destruiu meu dia... muita força para todos nós!!
Força bispo.Ainda tem gente boa no mundo.Mas infelizmente acho que é minoria.Precisamos dar forças uns aos outros
@ exatamente! a gente esta em um momento q devemos buscar a união! abs!
Irmão querido, realmente essa análise foi foda.
Já sou membro a alguns anos deste canal, nunca lhe vi tão triste.
Até quando, mas até quando veremos nossos Guris sendo vítimas!
A senzala perde sempre. 😢
excelente comentário!
Vi esse vídeo depois de um tempo do acontecimento... e olha, o sentimento posto no vídeo e nas falas, meu amigo, é único... E que nossa sociedade venha a aprender que tudo se baseia no investimento na educação... a educação mudaria o rumo do nosso país... Como diria Brizola "Educação não é caro, caro é falta de educação"
Foi o meu primeiro contato com o canal e, antes da metade do vídeo já me inscrevi. Triste a música, o motivo dela vir à baila e, principalmente, o nosso belo país abrigar todas essas injustiças e tristezas. Momento difícil. Mas o povo que não conhece sua história está fadado a repetí-la.
Eu AMO essa música. Me arrepiei várias vezes nesse vídeo e choro sempre que ouço na voz de beth carvalho.
Mas uma vez vemos Chico Buarque mostrando sua genialidade e sua empatia com os irmãos brasileiros, com sua pátria. Feliz do país que tem um Chico Buarque como filho e representante da cultura e das artes. Muito obrigado Chico Buarque
Sensacional! Eu muito me emocionei!
Obrigado Chico Buarque! Você é o cara! É foda!
Se você acha que o Chico Buarque é um gênio pesquisa no UA-cam o vídeo onde ele debocha falando que nunca compôs que sempre comprou as músicas e que hoje está difícil comprar músicas Porque estão cobrando caro esse gênio Chico Buarque é apenas um c******
Chico maravilhoso! Um gênio! Só orgulho.
@@mmsaint4283, vc é tão "inteligente" que nem percebeu que era ironia, brincadeira. Meu Deus do céu, dai-me forças
Parabéns pelo vídeo Juscelino! Essa letra me tocou muito pois revela a nossa realidade no Brasil. Eu sou de Maceió, e aqui nas nossas periferias acontecem muitas situações, como a relatada nessa canção. Essa semana acompanhei um triste situação, com um menino que conheci desde criança foi assassinado por envolvimento com coisas erradas. Lamento muito, isso ter acontecido com ele, mais relacionando com a letra do Chico Buarque, foi exatamente a mesma situação do meu Guri. Jovem que morreu cedo, não chegou nem a terminar o ensino médio. Eu espero que essa realidade mude, e os nosso jovens venham a ter acesso a educação. Quero deixar aqui meu total desprezo por comentário como esse que foi aprestando no inicio do vídeo, e que venhamos a lutar por uma sociedade mais justiça e digna para o nosso povo. Um forte abraço, até logo!
2 sentimentos q Chico coloca em suas composições, o q lhe faz gênio: empatia e sororidade c o povo e a opressão, mesmo sendo de família privilegiada. Falta tanto a elite brasileira, vide narrativa dita.
GIGANTESCO CHICO. qdo Elza Soares gravou este hino, chorou, pois vivenciou este ambiente.
As vezes a gente gosta tanto de ouvir músicas que até se esquece de prestar atenção no sentido das letras. Obrigado e parabéns pelo vídeo!
É uma pena isso não ser ensinado nas escolas. Parabéns pelo vídeo e pelo trabalho!
É minha música preferida do Chico Buarque.
Emocionante sua analise e narrativa. Chico fez essa musica há uns trinta anos atrás. O País piorou, apesar de algumas tentativas .
A arte do Chico Buarque está um nível acima e essa música escrita há tanto tempo...agora sua análise e comentários tão necessários e precisos, apesar de concordarmos em tudo nos deixam com essa sensação de "e o que é que tenho feito pra mudar isso"?. Você está fazendo algo importante aqui, nos ajude ao menos a refletir sobre esses tempos tão brutos. Obrigado pela escolha, não tinha como ser mais oportuna.
Parabéns pela análise!
Educação pública e assistência médica de qualidade são as principais funções do Estado, o que permitiria oportunidades iguais a todos. O Estado, aqui no Brasil, sempre falhou nesses quesitos.
Chico,sempre divino!
Dia 12/06 é o Dia Internacional do Combate ao Trabalho Infantil e sua interpretação dessa música caiu como uma luva. Já estava trabalhando com meus alunos sobre essa temática e com certeza, vou indicar seu vídeo como "esticador de horizontes" para eles. Essa música revela o quanto a criança e o adolescente precisam da educação, de amparo, em seguir seus sonhos! E essa responsabilidade, não é só da mãe, mas também é nossa. Ps.: meu marido é músico e amamos seu canal! Preserve sempre assim! :o) Parabéns!
Perfeita análise. Diversas vezes utilizei em minhas aulas. A ternura da mãe e aquele amor incondicional que conhecemos tão bem cobrem o guri...
Parabéns pelo vídeo, pelo canal, pela atitude, precisamos ouvir Chico Buarque, precisamos ouvir as vozes que vem das favelas.. ser patriota é amar nossa cultura, nosso povo... mais uma vez parabéns! 👏👏👏👏👏
Muito importante esse seu vídeo meu caro, eu estou sem palavras, muito triste pela atual situação neoconservadora, antipobre, antipreta que o mundo tá passando, mas não deixando de reconhecer gênios como Chico Buarque e sua importância na internet, e pra nossa formação até
O caso Miguel explícita de maneira claríssima , o cotidiano, dos brasileirinhos, os quais já no ventre sofrem com a desigualdade social e econômica .Esta, a qual, estamos sujeitos a todo momento.Parabéns pelo trabalho Juscelino.
A música não absolve o menino dos atos, mas fala que para uma mãe o menino é sempre o menino, o guri.
Gratidão por te encontrar e por tanta sensibilidade quanto ao Miguel
Eu senti, o que você estava sentindo só pelas suas reticencias.
Uma pergunta? Qual a melhor interpretação dessa música? Para mim é a Beth Carvalho.
@@berique23 também gosto muito, justamente por ser o eu lírico feminino.
Para bens sua síntese é maravilhoso na bíblia que eu li não encontrei a palavra bandido bom é bandido morto.
Jesus nos encina a perdoar e não a matar.
A palavra “reticências” tem acento circunflexo no “e”....⚜️
@@tschumitruck Obrigado, vou melhorar nos próximos comentários.
Pense se a trabalhadora deixasse o cachorro da madame fugi e morreese atropelado?!?!?
Amor incondicional de uma mãe.
preciso fazer uma redacao e, ouvindo essa musica enquanto planejava o texto, percebi a tremenda relacao entre o tema do ECA e o meu guri. muito obrigada pela analise!
Cara, acho que tu é um dos melhores canais do UA-cam inteiro!!! Super gente boa, centrado, claramente inteligente e musical! Muitos parabéns pelo teu trabalho. Sou fã
Parabéns pela interpretação e sobretudo pela sua sensibilidade que o assunto tanto requer.
Quanta criatividade e inteligência do CB, só semana atrasada, após assistir ao show dele no Viva Rio, tomei conhecimento dessa obra prima retratada com tamanha capacidade e chamamento para a responsabilidade social da sociedade!
Parabéns Jucelino inclusive pelo ato ,de solidariedade quê a maioria perdeu ❤️
Justiça!!!!
"Lutemos
Por mais educação...
Cultura...
Pela nossa vida." (Juscelino)
👏👏👏👏👏👏
E... Essa música é um espetáculo!
Sempre me emociono e choro até sinto até um gelo no meu❤️ embora eu já tinha uma noção da interpretação.Tenho dois lindos filhos negros,oro sempre por eles quando estão na rua,pois a discriminação e preconceito vem principalmente da parte daqueles que deveríamos confiar e nos sentir seguros!(Os sábios entenderão )😞
Muito Fera cara gostei dessa verdadeira reflexão de cidadania e humanidade que muitas vezes falta. BRAVO!!!!!CHICO!!!!BRAVO👏👏👏
Quem viu esse vídeo e tem filho sente muito isso.
Triste mesmo. Gosto muito dessa música e sempre me emociona.❤😢
Vídeo muito bom, valeu!
Você é um cara admirável.
Excelente vídeo e excelente análise. Sua dor é a dor de muitos aqui. Tanto pela morte do garoto, qnt por esse momento q infelizmente estamos passando em nosso país.
Como sugestão, poderia trazer a análise da música "As Caravanas" do Chico?
Grande abraço e continue com o ótimo trabalho!!!
🎵 "Amanhã, vai ser outro dia..." 🎵
Sempre esperei essa análise pela sensibilidade do tema, o fato de está condenado desde de seu nascimento.
Muito obrigado,quanta sensibilidade!
Que vídeo forte, certeiro e necessário!
Obrigado por isso Juscelino!
Impossível não sentir impatia.
Esse vídeo me trouxe grandes momentos nas aulas de literatura q agente tinha q interpretar os grandes autores
"Leva o Meu Guri pra casa. Bandido Bom é bandido morto." To adiantando aqui os haters e fascistas hahaha. Seu trabalho é fantástico. Sou fã!
Já Chico Buarque aparece com a cifra de R$ 13 milhões Lei Rouanet
Fala Bolsonaro, você tem 03 marginais por isso não quer levar pra você, kkk
@@teresinhasouza2139 senhora, Chico recebeu uma grana de indenização por conta de uma mentira parecida, quer entrar na fila do Olavo?? Continua com suas mentiras kkk
@@julialisboa4252g
@@teresinhasouza2139 , a Lei Rouanet é só uma autorização pra captar dinheiro das empresas. E nem sei se o dado é verdadeiro.
Vídeo de utilidade pública. Mais uma vez, efusivos aplausos. Parabéns!
Nossa, ele errou a interpretação da musica.
Seu video, seu trabalho... é de extrema necessidade para nós, para o Brasil. É um grito, um desabafo.. Obrigado por isso.
Sempre acompanho suas análises... Mas essa análise foi muito marcante, parabéns! Continue com esse trabalho, o conhecimento é e sempre será a arma mais forte.
Na verdade é que ela estava na frente de a uma autoridade judiciária reclamando que o "menino" era uma "boa pessoa" e "honesta".
O final me lembrou A Hora da Estrela.
E o começo, Vidas Secas.
Já Chico Buarque aparece com a cifra de R$ 13 milhões Lei Rouanet
Você é imbecil ou é burra?
@@teresinhasouza2139 , vc pode ser processada por calúnia e difamação
Canção e vídeo incríveis e acima de tudo necessários nos tempos atuais.
eu acho que meninar tem um duplo sentido, pode ser interpretado também como me ninar, pois logo depois a mãe adormece e quando acorda o filho já foi trabalhar.
Fico triste por só ter conhecido o Canal agora, também fico feliz por ter conhecido o Canal finalmente Agora!
Parabéns pelo belo comentário de texto. Uma bela leitura que soube aliar a emoção à sensibilidade técnica e à consciência social. Apesar da tristíssima realidade que estamos vivendo, é por meio de obras de arte como esta que nos consolamos e redimimos. Gostaria de fazer dois comentários: 1) podemos analisar um texto não só pelo que ele vocaliza, mas também pelo que ele silencia, não é mesmo? Digo isso porque, embora seja uma narrativa sobre uma criança, a palavra "escola" jamais é mencionada. E esse silenciamento também é parte do texto, não é mesmo? 2) procede totalmente a sua interpretação de "menina"; Chico já se utilizara de semelhante procedimento em "Você vai me seguir" (CD "Meus caros amigos"). E viva Chico Buarque, gênio inigualável. Gostei muito. Um abraço!
bem observado, digo, a falta de escola.
Muito bom. Parabéns pra você e pro Chico.
simplesmente emocionante,obrigado pelo video e pelas palavras
Que incrível o seu vídeo! *-*
Precisamos de mais diálogos como esse, entre arte e sociedade.
Eu estou sofrendo esta semana com a questão das empregadas domésticas. Professor falando besteira na minha aula de meio ambiente criticando a empregada da madame por não separar seus lixos, os lixos gerados pela patroa. Ele normaliza essa questão. Eu estou com a cabeça explodindo. Meu desejo é a renda básica e que não seja necessário estudar para se ter uma vida digna, qualquer trabalhador deveria ter condição decente mas sou contra o trabalho de empregada doméstica. Isso é resquício da escravidão.
Sua dor é a minha, é a nossa! Abraços de Jundiaí! Obrigado pelo vídeo!
Essa música me desfaz em lágrimas. Ótima escolha. Chico é sempre será eterno
Análise perfeita! Amo essa música. Chico Buarque, patrimônio cultural brasileiro!
Grande vídeo, assim como você Juscelino e o seu canal. Parabéns a todos os colaboradores.
Emocionante! !!
Excelente! Nessa quarentena fizemos uma maratona de MPB. Foram uns 5 domingos ou mais de discussão para se eleger o melhor. Nada menos do quê o Álbum Construção. E foram mais dois domingos só para discutir o álbum. Claro que temos muito ainda a explorar. Amei a sua interpretação. Parabéns
Alto do morro👍sou fã das suas interpretações...ótimo canal😊
Belíssimo!
CONHECI SEU CANAL HÁ POUCO TEMPO E ESTOU AMANDO. MAS NESSE VÍDEO EU ME EMOCIONEI DEMAIS, CHEGUEI A CHORAR. VC CONSEGUE PÔR EM PALAVRAS EXATAMENTE O QUE EU PENSO. ESTAMOS NA PIOR ÉPOCA QUE O NOSSO PAÍS PODERIA ESTAR PASSANDO COM ESSE DESGOVERNO QUE, TÃO RUIM QUANTO A MÁ (ou nenhuma) GESTÃO DO PAÍS, DA ECONOMIA E DA PANDEMIA É A DISSEMINAÇÃO DO ÓDIO QUE ELE CONSEGUIU IMPLANTAR NAS PESSOAS, MAS SOMENTE NAQUELAS QUE JÁ TINHAM PROPENSÃO A TER ZERO EMPATIA PELO PRÓXIMO. ESSE SLOGAN "BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO" É DE UMA TOTAL FALTA DE SENSIBILIDADE, DE EMPATIA, DE CONHECIMENTO PELA HISTÓRIA DE VIDA DOS MENOS FAVORECIDOS QUE ME DÁ NOJO. AS PESSOAS QUE AINDA O APOIAM ME DÃO NOJO. A COLÔMBIA CONSEGUIU REVERTER A SITUAÇÃO DE MEDELLIN GRAÇAS A UM INVESTIMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL NAS COMUNIDADES QUE LEVOU MUITOS ANOS PARA SE CONCRETIZAR. SEI QUE MAIS DO QUE NUNCA PRECISAMOS LUTAR MAS FICO MUITO DESILUDIDA COM O SER HUMANO QUANDO OUÇO COISAS COMO ESSE COMENTÁRIO QUE VC CITOU SOBRE A MÃE SER CULPADA PELA MORTE DO FILHO. ENFIM, TEMOS QUE CONTINUAR LUTANDO PQ NÃO DÁ PRA ACEITAR O QUE TÁ ACONTECENDO PARADO E CALADO.
belo trabalho de análise, meu caro, não conhecia este canal. valeu demais. sou admirador demais do chico buarque, da sua obra e toco algumas de suas canções. esta é uma que me emociona muito quando toco ao violão. saudações!
Excelente, meu amigo. Meus parabéns pela mensagem e pela coragem - nós que trabalhamos com o público sabemos como é arriscado lidar com assuntos polêmicos.
Viva o Chico e viva o Musicália.
Nossa solidariedade à família do Miguel.
Tamojunto 👊
Lindo demais. Obrigada
Escuto essa música há muitos anos, nunca tinha prestado atenção no desfecho trágico. Parabéns pelo vídeo.
Sobre o texto que questiona o direito de alguém a ter um filho, é realmente chocante! Uma pessoa é taxada de "pobre" por ter uma renda baixa e, a partir daí, não tem direito a nada, somente deveres! Ela só deve servir a alguém, e não trabalhar honestamente e montar uma família. Até ter um filho e criá-lo com o dinheiro do SEU TRABALHO é questionado por esse alguém! O que deve restar aos "pobres"? Existir para servirem a alguém pode?
👏👏👏👏👏👏
Esse guri omite da mãe que é receptador pra protegê-la, pra não magoar aquela mulher.
Precisamos ter em análise essa e outras grandes obras escritas por autores sensíveis a realidade, parabéns , pela visão atual, visto que esses escritos já tem um tempo.
EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO! Nós, os brasileiros do Brasil, somos PATOS MANCOS nesse quesito. E isso explica porque somos tão atrasados no ranking dos países. ...Isso explica porque temos uma classe política tão ordinária, uma Justiça tão insuficiente, um sistema de segurança pública tão ineficiente, uma carga tributária tão pesada e um serviço público tão precário, inefetivo e perdulário que juntos só servem para quebrar as forças produtivas do País.
Teus vídeos são extraordinários.
Vídeo maravilhoso desse canal maravilhoso! Sou fã de mais!
Meu amigo, se me permite, seu canal é o melhor canal de musica do UA-cam.
Cara, seu canal é o melhor canal que já acessei.