Rapaz, como é bom e prazeroso encontrar um amigo de faculdade fazendo sucesso e com tamanha disponibilidade e dedicação em ajudar os novos e antigos Químicos Industriais a elucidarem estas questões tão cruciais.... Amigo Antônio, Como você sabe, Sou Químico Industrial, e atuo na industria do Petróleo há 7 anos, como Químico de Fluidos e sempre tive também estas dúvidas, pois também achava um absurdo a falta de coerência do Conselho Federal e Regional de Química. A Área industrial do petroleo possui um leque bem amplo para o Químico Industrial por vários setores, conforme ja foi mencionado por uma colega, a baixo, existem algumas diferenças nas atuações do QI e do EG, mas na prática vemos os EG concorrendo também às vagas para QI onde o QI se destacam mais e tem também a preferência, principalmente quando o assunto é Química aplicada. Dica: Estudem, Estudem, Estudem e faça uma excelente graduação e pós. Não esqueçam do domínio da língua inglesa. Antônio, Parabéns pelo canal! Ja tem mais um fã, inscrito e compartilhado!!!! Abração!
8 років тому+5
Grande Messias!!! Quanto tempo cara, e que satisfação e alegria saber que conheceu meu canal. Fico feliz por sua carreira, e muito agradecido pelo seu comentário, enriquecendo ainda mais o vídeo-entrevista do Gauto. Um abração meu amigo!
Olá a todos, gostaria muito de saber a real diferença entre o curso de Química (bacharelado) e o curso de Química industrial?? como anda o mercado de trabalho para ambos??
Francine Noronha eu estou querendo entrar na área de química industrial, como vc é aluna min tira uma dúvida por favor. Eu gostaria de saber se na faculdade mexe com produtos de cheiro muito forte ?????
@@queziagomes6148 eu estou no quinto período de Química Industrial na UFOP, posso te dizer que se você escolher fazer uma iniciação em Química Orgânica vai lidar com muitos reagentes com odor extremamente forte e desagradável. Mas, tenho alguns colegas em Análitica e Físico Química que não lidam muito com reagentes com odores fortes. Espero ter ajudado.
Muito bom tema, ótima entrevista. Com certeza muita gente, incluindo os alunos de curso técnico não compreendem essas diferenças tanto acadêmicas quanto profissionais. Infelizmente uma impressão ruim minha se confirmou, que é o fato de muitas vezes os engenheiros químicos e químicos industriais disputarem as mesmas vagas e os engenheiros levarem vantagem. Fica a sugestão aí do Profissional de Nanotecnologia, sei que é uma área nova no Brasil, não sei se já existe alguma turma formada por aqui, mas seria de enorme importância já divulgar informações sobre essa área. Tanto para o canal quanto para os seguidores
Entrevista muito bacana cara!!! Vou iniciar minha licenciatura em breve, quando terminar penso muito em continuar estudando, mas com foco na área de química industrial! Continue com a canal!!!
9 років тому+3
+Jean Guimarães Desejo muito boa sorte em sua empreitada Jean. No mais, pode contar com o canal.
Eu acho que a química industrial te dar muita oportunidades de atuar em diversas áreas. Mas é claro q vai depender da localidade,experiência,currículo,se vc está disposto a trabalhar em pequenas empresas no início de carreira q é sempre o mais difícil.
seria muito legal se você fizesse uma entrevista com um engenheiro químico também
9 років тому+1
+35lightning35 Oi 35lightning35, já pensei nisso, o problema é que até agora ainda não encontrei um engenheiro que atue na área disposto a gravar a entrevista. Assim que conseguir teremos um vídeo sobre a profissão do Engenheiro Químico
Conseguiu se formar amigo? se sim, como esta o mercado atualmente pra Q.I? Estou querendo cursar, mas estou com receio de ser uma área que possa ser difícil de se alocar no mercado de trabalho pela concorrência com os engenheiros químicos, pois não tenho muito conhecimento sobre as atribuições de cada um, obg.
Entrevista maravilhosa, tirou muitas dúvidas minhas, pois daqui a alguns meses estarei ingressando no curso de Química Industrial na UFPB. Parabéns pela entrevista Universidade da Química.
9 років тому
+Anderson Silva Obrigado Anderson, que bom que gostou.
Prezado Marcelo , sou de Paulínia, técnico químico e tecnólogo em gestão ambiental. Trabalho também na área de utilidades em uma empresa de grande porte, próxima a Replan e sei bem como é a rotina nessa área. Confesso que estou bem dividido em fazer um curso técnico em eletrotécnica e uma graduação em química, porém bacharel, pois química industrial aqui próximo não tem e se você trabalha em turno de revezamento como eu, sabe o quanto é complicado estudar muito longe por conta do horário. Minha dúvida está porque na área de utilidades tem muita atividade na geração de energia elétrica (como termoelétrica) e a química pelo que foi comentado na sua entrevista e o meu receio é de investir em uma graduação que de repente não poderia ser aproveitada no meu dia a dia, mas pelo visto é pertinente sim. Excelente entrevista e parabéns pela inciativa, prof Antonio Florencio e se pudesse deixar um contato como e-mail ou face do Marcelo Gauto, seria muito bom. Obrigado
8 років тому
Oi Evandro, vou encaminhar seu comentário para ele. Obrigado.
Caro Evandro, olá! Pergunta muito pertinente, mas a resposta varia, depende de cada pessoa...como você já é técnico em química eu recomendaria que você desse um passo a frente, ou seja, faça uma graduação. Um novo curso técnico até pode te agregar conhecimentos de outra área, neste caso específico na área de eletrotécnica, que lhe seria útil no atual trabalho. Porém, penso que uma graduação te dará maiores chances de subir na carreira, mas como eu disse no início esta é uma decisão pessoal. Você é concursado? Pretende ficar nesta empresa ou área de trabalho até sua aposentadoria? São perguntas que você deve responder antes de ingressar num novo curso.
Estou na metade do curso de Química Industrial-UnB, mas com muito receio com o mercado de trabalho =(. Por isso estou com foco em concursos, apesar das poucas vagas. Queria saber se foi díficil passar no concurso que o Marcelo Gauto fez e se é muito concorrido. Grata!
Vídeos produzidos pelo Prof. Antonio Florencio são sempre de excelente qualidade. A entrevista com o Eng. Marcelo Gauto reforça esta qualidade. Vale a pena conferir !
Olá!Existe algum canal ou algo semelhante para matemática? Queria melhorar um pouco em calculo infinitesimal.Parabéns pelo conteúdo, comprimentos de Portugal.(2semanas em química a gostar bastante!)
8 років тому+1
Muito obrigado pelos cumprimentos de além do Atlântico! Eu não conheço, mas sei que tem, e vários. Eu tenho duas aulas minhas de derivadas, mas apenas essas, ua-cam.com/video/NkHPlh0o8Fk/v-deo.html
Não, o químico industrial atua em laboratório com a criação de produtos em pequena escala. O engenheiro químico transforma essa pequena escala em escala industrial cuidando de todo o processo. E também há outras atribuições relacionadas ao engenheiro químico que por lei o químico industrial não pode exercer.
Guilherme M mais meu professor de química é formado em química industrial e disse que os dois atuam no laboratório (perguntei pra ele hj)
7 років тому+2
Oi Luizmar, a resposta do Guilherme está correta. É claro que um EQ pode atuar em um laboratório de pesquisa, ou mesmo ser um professor universitário, mas a formação del não é voltada para isso. Da mesma forma que seu professor teve a formação para atuar na indústria e atua como docente (característica de um licenciado). Esses "cruzamentos" de área são possíveis e muito comuns, mas se for seguir o "padrão", não entrando no mérito de ser certo ou errado, a resposta do Guilherme está bem correta.
Um químico industrial pode trabalhar com pesquisas de desenvolvimento de novos produtos ? Saberia citar algumas instituições públicas ou privadas sobre isso ? Abraços !
9 років тому+2
+Jonathan Zamarco Oi Jonathan, podem sim, com certeza. Embora seja um "trabalho de bacharel", via de regras as coisas não são tão compartimentalizadas assim não. Grandes empresas, principalmente as de fármacos, como a Bayer, possuem um setor de pesquisa. Praticamente todas as Universidades possuem laboratórios voltados para pesquisa de novos materiais, onde normalmente são desenvolvidos os trabalhos de mestrado e doutorado (embora possam ser contratados químicos também). Centros de pesquisa, como a FioCruz trabalham dessa forma também.
eu gostaria de tirar uma duvida, se eu fizer quimica industrial, depois de finalizado o curso e passado algum tempo eu queira fazer E.Q, eu preciso estudar apenas mais 6 meses para ser um Engenheiro quimico? ou não? como funciona? você poderia me explicar?
7 років тому+1
Oi Pedro, a diferença entre o Qi e o EQ não é de apenas um semestre de formação. Acredito que no mínimo mais 2 anos. Alem disso, o reaproveitamento de disciplinas tem um prazo ... depois disso não tem como reaproveitar, e ei teria de fazer o curso completo.
Muito bom o vídeo quero começa o curso, mais estou tendo problemas em achar escolas que possuem ele ! Sempre que pesquiso o curso na internet aparece sempre faculdades e não escolas técnicas, será que estou pesquisando errado ?
7 років тому+1
É que o curso de QI é um curso de graduação mesmo, o das escolas técnicas é o técnico mesmo (ao menos como regra geral).
Universidade da Química Nesse caso eu deveria então fazer o técnico em Química, e em seguida Química Industrial ?
7 років тому+1
Esse seria um "caminho natural", mas ... embora um curso técnico contribua muito não há necessidade de ser feito, caso a "variável tempo" seja muito importante para você.
Professor Antônio, em primeiro lugar parabenizo o senhor pela generosidade de postar essa entrevista tão esclarecedora. No entanto fiquei super confuso. A impressão que me deu é que ou vc é técnico em química ou engenheiro. O químico industrial está fadado a ser preterido pelo engenheiro. Estou certo? Eu queria muito fazer QI pois o que me encanta é laboratório mesmo mas estudar quase tanto quanto um engenheiro pra ganhar metade do que eles ganham, sei lá. Fiquei confuso demais. Tem a licenciatura como opção já que posso fazer pós em química pura ou aplicada. Bacharelado não dá pois é integral e a engenharia teria que ser numa particular por FIES se ele sobreviver. Eu acho química incrível, principalmente pesquisas então estou super confuso. Se puder me dar umas orientações fico grato! Abraços!
8 років тому
Oi Bruno, eu sou apenas licenciado, não tenho formação "técnica". A entrevista com o Gauto foi justamente para ele passar a visão dele sobre o campo da Química industrial, e como ele falou, tem suas dificuldades, até porque parte do mercado é absorvido por engenheiros. Pelo seu perfil, descrito no comentário, você pode fazer QI, mas ao invés de ir de fato para industria pode seguir carreira acadêmica (este é o caminho tradicional da pesquisa). Indico isto devido suas dificuldades com o QB e EQ. Mas acho que esse seria um bom caminho, pois você teria a oportunidade de trabalhar com pesquisa química.
Eu vou fazer química indústrial, mas eu queria agregar mais alguma coisa em meu currículo. Que curso técnico eu poderia fazer? Gestão de produção industrial? Automoção? e seria melhor eu fazer o técnico ou a faculdade primeiro?
Rapaz, como é bom e prazeroso encontrar um amigo de faculdade fazendo sucesso e com tamanha disponibilidade e dedicação em ajudar os novos e antigos Químicos Industriais a elucidarem estas questões tão cruciais.... Amigo Antônio, Como você sabe, Sou Químico Industrial, e atuo na industria do Petróleo há 7 anos, como Químico de Fluidos e sempre tive também estas dúvidas, pois também achava um absurdo a falta de coerência do Conselho Federal e Regional de Química. A Área industrial do petroleo possui um leque bem amplo para o Químico Industrial por vários setores, conforme ja foi mencionado por uma colega, a baixo, existem algumas diferenças nas atuações do QI e do EG, mas na prática vemos os EG concorrendo também às vagas para QI onde o QI se destacam mais e tem também a preferência, principalmente quando o assunto é Química aplicada. Dica: Estudem, Estudem, Estudem e faça uma excelente graduação e pós. Não esqueçam do domínio da língua inglesa. Antônio, Parabéns pelo canal! Ja tem mais um fã, inscrito e compartilhado!!!! Abração!
Grande Messias!!! Quanto tempo cara, e que satisfação e alegria saber que conheceu meu canal. Fico feliz por sua carreira, e muito agradecido pelo seu comentário, enriquecendo ainda mais o vídeo-entrevista do Gauto. Um abração meu amigo!
engenharia quimica tbm é uma boa?
Olá a todos, gostaria muito de saber a real diferença entre o curso de Química (bacharelado) e o curso de Química industrial?? como anda o mercado de trabalho para ambos??
O mais próximo de química industrial que temos na região é o curso de Engenharia metalúrgica e de materiais na UENF
Excelente entrevista, adorei! Sou aluna de química industrial e com toda certeza foi ótimo ouvir essas palavras
+Francine Noronha Obrigado pela participação Francine! Compartilhe com seus amigos, sei que eles também tirarão proveito.
Francine Noronha eu estou querendo entrar na área de química industrial, como vc é aluna min tira uma dúvida por favor. Eu gostaria de saber se na faculdade mexe com produtos de cheiro muito forte ?????
Se puder mim responder agradeço muito
@@queziagomes6148 eu estou no quinto período de Química Industrial na UFOP, posso te dizer que se você escolher fazer uma iniciação em Química Orgânica vai lidar com muitos reagentes com odor extremamente forte e desagradável. Mas, tenho alguns colegas em Análitica e Físico Química que não lidam muito com reagentes com odores fortes. Espero ter ajudado.
poderia fazer sobre o tecnico em quimica agora
Estou cursando farmácia, mais tenho medo de cair na Drogaria e ficar lá, será que seria uma boa ideia migrar para bacharelado em química ?
Muito obrigado Marcelo por disponibilizar tempo e conhecimento pra este grande canal!
Valeu +Universidade da Química!
Disponha, Matheus! Realmente foi muito prazeroso fazer esta entrevista para o canal Universidade da Química.
Alguém sabe me explicar a diferença entre a química industrial e tecnológica?
faz um vídeo assim para o químico bacharel
Muito bom tema, ótima entrevista. Com certeza muita gente, incluindo os alunos de curso técnico não compreendem essas diferenças tanto acadêmicas quanto profissionais. Infelizmente uma impressão ruim minha se confirmou, que é o fato de muitas vezes os engenheiros químicos e químicos industriais disputarem as mesmas vagas e os engenheiros levarem vantagem. Fica a sugestão aí do Profissional de Nanotecnologia, sei que é uma área nova no Brasil, não sei se já existe alguma turma formada por aqui, mas seria de enorme importância já divulgar informações sobre essa área. Tanto para o canal quanto para os seguidores
Amei😍💕💕hoje mesmo tava explicando o que o químico industrial faz...pergunta frequente que escuto
Entrevista muito bacana cara!!!
Vou iniciar minha licenciatura em breve, quando terminar penso muito em continuar estudando, mas com foco na área de química industrial!
Continue com a canal!!!
+Jean Guimarães Desejo muito boa sorte em sua empreitada Jean. No mais, pode contar com o canal.
Valeu mano...abraço!
Eu acho que a química industrial te dar muita oportunidades de atuar em diversas áreas. Mas é claro q vai depender da localidade,experiência,currículo,se vc está disposto a trabalhar em pequenas empresas no início de carreira q é sempre o mais difícil.
seria muito legal se você fizesse uma entrevista com um engenheiro químico também
+35lightning35 Oi 35lightning35, já pensei nisso, o problema é que até agora ainda não encontrei um engenheiro que atue na área disposto a gravar a entrevista. Assim que conseguir teremos um vídeo sobre a profissão do Engenheiro Químico
Um dos melhores vídeos do canal. Me motivou muito a conhecer a área industrial! Obrigado Professor Florêncio!
Sou estudante do terceiro período de QI na UEG. Esse vídeo é muito esclarecedor, principalmente na área de trabalho desse profissional.
Sim, depende das matérias. Tem dia que só tem aula cedo, ou só a tarde. tem dia que é nos dois turnos. Mas nao tem aula sábado por ser integral
Gercino Filho mano da pra arrumar um trabalho?da pra conciliar as duas coisas?
cara como é o mercado de trabalho para química industrial em anapolis ?
Vou fazer o vestibular da UEG, quero QI🤗
Conseguiu se formar amigo? se sim, como esta o mercado atualmente pra Q.I?
Estou querendo cursar, mas estou com receio de ser uma área que possa ser difícil de se alocar no mercado de trabalho pela concorrência com os engenheiros químicos, pois não tenho muito conhecimento sobre as atribuições de cada um, obg.
ótimo vídeo!!
Excelente vídeo!
Entrevista maravilhosa, tirou muitas dúvidas minhas, pois daqui a alguns meses estarei ingressando no curso de Química Industrial na UFPB.
Parabéns pela entrevista Universidade da Química.
+Anderson Silva Obrigado Anderson, que bom que gostou.
Anderson Silva eu vou entrar esse ano de 2019 na UFPB tbm, mais gostaria de saber se na faculdade mexe com produtos de cheiro muito forte ?????
@@queziagomes6148 E aí? Se formou? E como anda o mercado de trabalho?
Gostei muito da entrevista👏
Na Universidade de Uberlândia, a Química industrial é um nome dado a Química bacharelado.
O que vocês me dizem sobre isto.
Uma nomenclatura muito atípica
@ , ela é uma Universidade Federal.
O vestibular dela é um dos mais difíceis do país.
Fala sobre Técnico em Química
Prezado Marcelo , sou de Paulínia, técnico químico e tecnólogo em gestão ambiental. Trabalho também na área de utilidades em uma empresa de grande porte, próxima a Replan e sei bem como é a rotina nessa área. Confesso que estou bem dividido em fazer um curso técnico em eletrotécnica e uma graduação em química, porém bacharel, pois química industrial aqui próximo não tem e se você trabalha em turno de revezamento como eu, sabe o quanto é complicado estudar muito longe por conta do horário. Minha dúvida está porque na área de utilidades tem muita atividade na geração de energia elétrica (como termoelétrica) e a química pelo que foi comentado na sua entrevista e o meu receio é de investir em uma graduação que de repente não poderia ser aproveitada no meu dia a dia, mas pelo visto é pertinente sim. Excelente entrevista e parabéns pela inciativa, prof Antonio Florencio e se pudesse deixar um contato como e-mail ou face do Marcelo Gauto, seria muito bom. Obrigado
Oi Evandro, vou encaminhar seu comentário para ele. Obrigado.
Caro Evandro, olá! Pergunta muito pertinente, mas a resposta varia, depende de cada pessoa...como você já é técnico em química eu recomendaria que você desse um passo a frente, ou seja, faça uma graduação. Um novo curso técnico até pode te agregar conhecimentos de outra área, neste caso específico na área de eletrotécnica, que lhe seria útil no atual trabalho. Porém, penso que uma graduação te dará maiores chances de subir na carreira, mas como eu disse no início esta é uma decisão pessoal. Você é concursado? Pretende ficar nesta empresa ou área de trabalho até sua aposentadoria? São perguntas que você deve responder antes de ingressar num novo curso.
Ótima entrevista, muito rica de conteúdo e de grande ajuda para quem deseja ingressar na área (: Parabéns pelo canal.
+Ana Figueiredo Obrigado Ana, e também achei as dicas do Gauto muito bacanas.
Estou na metade do curso de Química Industrial-UnB, mas com muito receio com o mercado de trabalho =(. Por isso estou com foco em concursos, apesar das poucas vagas. Queria saber se foi díficil passar no concurso que o Marcelo Gauto fez e se é muito concorrido. Grata!
Conseguiu terminar o curso ?
menina, tbm estou na metade do curso de quimica industrial na unb e tenho esse mesmo medo, vc já se formouu??
E aí conseguiu emprego?
mt bom!!
Ótima Entrevista. Se algum dia conseguir entrevistar um Engenheiro de Materiais ficaria muito agradecido. :)
+Higor Fernando Caso encontre algum Engenheiro de Materiais que queira partilhar de sua experiência, com certeza "trarei" para o canal.
Boa tarde , eu trabalho com produtos de limpeza , qual curso tenho que fazer , neste caso
E se tenho que fazer tecnico ou faculdade, pode me ajudar
Olá, tenho uma pergunta: o óxido de cromo verde usado para polir metais é tóxico? Grato pela atenção!
Vídeos produzidos pelo Prof. Antonio Florencio são sempre de excelente qualidade. A entrevista com o Eng. Marcelo Gauto reforça esta qualidade. Vale a pena conferir !
+JC Gonçalves JC, muito obrigado pelo apoio.
Mestre JC Gonçalves, obrigado pela consideração. Realmente este canal do Prof. Antônio Florencio traz assuntos com uma qualidade ímpar. Abraço!
Existe diferença do bacharelado em química e do química industrial?
Explico nesse vídeo ua-cam.com/video/t9RmbmDLM7A/v-deo.html
Olá!Existe algum canal ou algo semelhante para matemática? Queria melhorar um pouco em calculo infinitesimal.Parabéns pelo conteúdo, comprimentos de Portugal.(2semanas em química a gostar bastante!)
Muito obrigado pelos cumprimentos de além do Atlântico! Eu não conheço, mas sei que tem, e vários. Eu tenho duas aulas minhas de derivadas, mas apenas essas, ua-cam.com/video/NkHPlh0o8Fk/v-deo.html
Fazer um curso de gestão de produçâo antes vale a pena?
Não acho curso de química industrial próximo a mim .. Será que estou procurando pelo curso errado ?? Por favor me ajudem
Quais as possibilidades de se conseguir uma carreira no exterior com o curso?
Quais as possibilidades de se conseguir uma carreira no exterior com o curso?
o engenheiro químico atua no laboratório como o químico industrial? qual a diferença dessas duas profissões?
Não, o químico industrial atua em laboratório com a criação de produtos em pequena escala. O engenheiro químico transforma essa pequena escala em escala industrial cuidando de todo o processo. E também há outras atribuições relacionadas ao engenheiro químico que por lei o químico industrial não pode exercer.
Guilherme M mais meu professor de química é formado em química industrial e disse que os dois atuam no laboratório (perguntei pra ele hj)
Oi Luizmar, a resposta do Guilherme está correta. É claro que um EQ pode atuar em um laboratório de pesquisa, ou mesmo ser um professor universitário, mas a formação del não é voltada para isso. Da mesma forma que seu professor teve a formação para atuar na indústria e atua como docente (característica de um licenciado). Esses "cruzamentos" de área são possíveis e muito comuns, mas se for seguir o "padrão", não entrando no mérito de ser certo ou errado, a resposta do Guilherme está bem correta.
Mais a EQ é mais voltada para cálculos e a química industrial já é mais voltada pra química ne?
Faço licenciatura em química , posso prestar o concurso para químico na petrobás ?
Não. Você precisa ser no mínimo bacharel
Um químico industrial pode trabalhar com pesquisas de desenvolvimento de novos produtos ?
Saberia citar algumas instituições públicas ou privadas sobre isso ?
Abraços !
+Jonathan Zamarco Oi Jonathan, podem sim, com certeza. Embora seja um "trabalho de bacharel", via de regras as coisas não são tão compartimentalizadas assim não. Grandes empresas, principalmente as de fármacos, como a Bayer, possuem um setor de pesquisa. Praticamente todas as Universidades possuem laboratórios voltados para pesquisa de novos materiais, onde normalmente são desenvolvidos os trabalhos de mestrado e doutorado (embora possam ser contratados químicos também). Centros de pesquisa, como a FioCruz trabalham dessa forma também.
+Universidade da Química Obrigado.
eu gostaria de tirar uma duvida, se eu fizer quimica industrial, depois de finalizado o curso e passado algum tempo eu queira fazer E.Q, eu preciso estudar apenas mais 6 meses para ser um Engenheiro quimico? ou não? como funciona? você poderia me explicar?
Oi Pedro, a diferença entre o Qi e o EQ não é de apenas um semestre de formação. Acredito que no mínimo mais 2 anos. Alem disso, o reaproveitamento de disciplinas tem um prazo ... depois disso não tem como reaproveitar, e ei teria de fazer o curso completo.
assim obg!! eu gosto bastante de QI mas tem uma remuneração mt baixa... por isso vou fazer EQ :/
Muito bom o vídeo quero começa o curso, mais estou tendo problemas em achar escolas que possuem ele ! Sempre que pesquiso o curso na internet aparece sempre faculdades e não escolas técnicas, será que estou pesquisando errado ?
É que o curso de QI é um curso de graduação mesmo, o das escolas técnicas é o técnico mesmo (ao menos como regra geral).
Universidade da Química Nesse caso eu deveria então fazer o técnico em Química, e em seguida Química Industrial ?
Esse seria um "caminho natural", mas ... embora um curso técnico contribua muito não há necessidade de ser feito, caso a "variável tempo" seja muito importante para você.
Universidade da Química muito obrigada por tirar minhas dúvidas, nesse caso vou sem medo !!!
Professor Antônio, em primeiro lugar parabenizo o senhor pela generosidade de postar essa entrevista tão esclarecedora. No entanto fiquei super confuso. A impressão que me deu é que ou vc é técnico em química ou engenheiro. O químico industrial está fadado a ser preterido pelo engenheiro. Estou certo? Eu queria muito fazer QI pois o que me encanta é laboratório mesmo mas estudar quase tanto quanto um engenheiro pra ganhar metade do que eles ganham, sei lá. Fiquei confuso demais. Tem a licenciatura como opção já que posso fazer pós em química pura ou aplicada. Bacharelado não dá pois é integral e a engenharia teria que ser numa particular por FIES se ele sobreviver. Eu acho química incrível, principalmente pesquisas então estou super confuso. Se puder me dar umas orientações fico grato! Abraços!
Oi Bruno, eu sou apenas licenciado, não tenho formação "técnica". A entrevista com o Gauto foi justamente para ele passar a visão dele sobre o campo da Química industrial, e como ele falou, tem suas dificuldades, até porque parte do mercado é absorvido por engenheiros. Pelo seu perfil, descrito no comentário, você pode fazer QI, mas ao invés de ir de fato para industria pode seguir carreira acadêmica (este é o caminho tradicional da pesquisa). Indico isto devido suas dificuldades com o QB e EQ. Mas acho que esse seria um bom caminho, pois você teria a oportunidade de trabalhar com pesquisa química.
Mais uma vez gratíssimo pela orientação professor. Sucesso!
Eu vou fazer química indústrial, mas eu queria agregar mais alguma coisa em meu currículo. Que curso técnico eu poderia fazer? Gestão de produção industrial? Automoção? e seria melhor eu fazer o técnico ou a faculdade primeiro?
Também queria saber.
quimica industrial e quimica tecnológica são a mesma coisa??
Essencialmente sim ... deve ter alguma diferença em detalhes na formação, mas essencialmente é sim
Venho do futuro pra dizer que no Pará não tem perspectiva.
Kkkk perspectiva em que amg