Oi Cami, eu conheci seu canal há pouco tempo e eu to basicamente maratonando os vídeos e tô amando kk Mas eu gostaria de fazer algumas considerações sobre a questão trans e kathoey, se me permite. Eu sou não-binárie e psicologa, e como eu trabalho também com muitos nb, eu acabo lendo bastante sobre o assunto. Eu vi que você usou o termo transexual, que não é um termo errado, mas é um pouco arcaico, ultimamente se tem usado menos por remeter ainda a ideia de que trans está ligado a orientação sexual e não a identidade de gênero. Então o mais atual mesmo seria usar Transgênero Ladyboy, apesar de ser uma "tradução", não é uma tradução que engloba e embarca tudo o que significa ser Kathoey. Existem no mundo, identidades de gênero que são exclusivas de certas culturas, que só existe naquela cultura por diversos motivos (história, religião, etc), e esses termos não tem bem tradução e é dificil mesmo outra cultura compreender em sua totalidade. Um exemplo que nós no Brasil temos, é a travesti. Porque sim, travesti é um termo brasil-sul-latino-americano, e ao ser utilizado fora dessa região é apropriação cultural, e não é um termo binarista (homem ou mulher) Apesar de haver certas "traduções" para travesti em outros idiomas, nenhuma significa realmente o que travesti significa, assim como Kathoey. Sendo assim, realmente, como você falou, Kathoey fazendo parte de um espectro não-binário específico da Tailância que foge da norma binarista. Espero ter ajudado de alguma forma 🥺🥺
Eu amo o fato que o pessoal acha que a Tailândia é um país totalmente aberto a comunidade lgbtqi+. Mas o casamento gay, mulheres trans não são reconhecidos legalmente. Eles só fazem essa imagem pelo dinheiro, isso é tão triste...
Muito bom o vídeo! Faz tempo que eu notei que tinha alguma identidade de gênero diferente lá, mas não entendia direito. Não tinha ideia que a Jenny se identificava com essa identidade também, eu achava que ela era uma mulher trans. Eu notei em várias séries personagens que têm uma apresentação de gênero que mistura elementos tradicionalmente femininos e masculinos, e que os personagens se referem a eles no feminino, mas dizem que eles são gays por ficarem com homens, e eu ficava tipo o meme da Nazaré. Um exemplo meio recente é a Daisy em Secret Crush on You, e acho que a zeladora em GAP também se encaixa nisso. Tem muitas séries mais antigas que tinham personagens parecidos e eu sempre fiquei nessa dúvida de como funcionava. A sua explicação esclareceu bastante pra mim, Cami! Faz muito mais sentido agora. Como não fazemos parte da cultura deles e nem falamos o idioma, é muito mais difícil julgar o caso do Off e do White, mas concordo com você que eles deviam ter se retratado. E o silêncio da GMMTV também, sobre todos os casos, pra mim diz muito. Já no caso do Drake, como ele fala inglês e o vídeo é em inglês, é uma situação bem diferente. Vou ser sincera: eu nunca fui com a cara dele, então não engoli o pedido de desculpas. A impressão que eu tenho é que ele só se desculpou porque foi pego, mas que ele concorda com esses discursos bestas de direita dos EUA. Mas pra mim não faz muita diferença de qualquer maneira, porque não acompanho ele, não sou fã, então só vou seguir a vida, porque eu não sou dessas de ficar mandando mensagem de ódio pra celebridades também kkkkk Obrigada pelas informações! Sou uma pessoa não binária e achei que a maneira que você falou foi totalmente respeitosa.
Aff gente, eu sei q a gente precisa respeitar a cultura de outro país, mas claramente isso é uma transfobia velada fundamentada pela religião como sempre, ignorando totalmente a ciência..
Sinceramente, é um assunto bem delicado por ter questões culturais-religiosas envolvidas, especialmente esta questão do "3°gênero". Na minha opinião, o caso do Drake seria "mais difícil" de defender que o do Off e White, já que o Drake entende inglês e o vídeo em questão tinha uma mensagem bem clara, mas ele se desculpou diferente dos outros casos em que rolou um "Vamos empurrar para debaixo do tapete e fingir que ninguém viu/ouviu o que viram/ouviram". É difícil ter uma opinião absolutamente formada sobre este assunto.
O caso do Drake é meio complicado, porque ele entende inglês, então ele sabia o que estava sendo dito ali pela pessoa, e ainda curtiu ? Fica meio complicado. Mas pelo menos, ele apareceu se desculpando.
Gosto muito da maneira que vc passa as notícias. Vc não julga, não acusa como eu vejo muitos UA-camrs fazendo. Parabéns. Vou passar a te seguir. Cancelei todos que gostam de influenciar as pessoas para julgar os ídolos.
Thank you for this very interesting video. I actually didn’t know about this subject even though I have watched tons of BL’s. Feel a little disappointed about the actors. They should know better. To me Drakes apology is just not acceptable. Like you said… he has 2.000.000 followers He needs to be aware. I hope we don’t get to see too much of this again. Again… thanks 😊🇩🇰
Cami, parabéns pelas mudanças no canal. Eu, que só assistia vídeos aleatórios, acabei de me tornar seguidor. Esse vídeo foi muito bom e muito esclarecedor. Obrigado de verdade por esse conteúdo. Eu achei esse conceito do terceiro gênero na Tailândia algo muito interessante. Seja lá, no Brasil ou no mundo, nem toda pessoa trans tem o desejo de fazer a cirurgia de resignação sexual. Nem sempre há a disforia. Dá pra aprofundar muito esse papo rs. Poder da religião, espectros do gênero e sexualidade, indústria BL, representatividade, preconceitos propositais e estruturais, cultura tailandesa e asiática, olhar internacional sobre a Tailândia e etc... não vou comentar sobre tudo isso aqui, mas certamente ficarei pensativo sobre tudo isso graças ao seu vídeo, Cami. Muito sucesso na nova etapa do seu canal!
Camila! Acho sua postura muito ética nas suas postagens. Tenho respeito pelo seu trabalho e por isso gosto de te ouvir por aqui. Parabéns pela sua forma de se comunicar! Precisamos muito de qualidade na comunicação !😊
Cami, vi algo numa das temporadas de "Safa House Live". Eles também brincam com esse tema, depois Foei, White e First (não sei o motivo dele estar lá...) se juntam e pedem desculpas... Gostaria de saber a brincadeira e o que falaram ao pedir desculpas. No pedido de desculpas, o White meio que pressiona First a fazer o mesmo (acho). AGORA sobre esse seu vídeo: é uma aula no que tem de melhor esse processo chamado "aula", como leciono numa universidade federal a disciplina "Educação e Inclusão", que "também" aborda esse conteúdo, vou levá-lo pra sala de aula, peço essa autorização, e se não puder, peço que assistam aqui no You Tube - dou o endereço. Fica evidente, na sua exposição, a complexidade da cultura na constituição da nosso ser e subjetividade com os outros e o mundo. Obrigado, seus vídeos são éticos, e isso é algo a elogiar. Parabéns.
Nossa que legal, muuuuito importante levar esse tipo de conteúdo pra sala de aula, acho que carece de informações em português já que eu tive que ir em site internacional pra conseguir juntar os pontos, com certeza você tem a minha autorização! E muito obrigada
Mano a gmmmtv nunca se retrata pelas merdas que seus atores fazem, no máximo tentam abafar. Isso além de hipócrita, é sem nenhum senso. Se o ator não se retrata por conta própria, ela simplesmente caga.
Super necessário o seu vídeo, olhando de fora nesse universo de bl e gl temos uma visão distorcida de como realmente é o cotiano na Tailândia. Eu recentemente descobri toda a indústria que envolve fanservice em BL e GL e fiquei bem abismada de como essa indústria funciona, nesse momento a gente percebe a importância de vídeos como o seu.
Nss Cami! Nem sabia sobre a Jenny, eu realmente pensava que ela se referia como uma mulher. Eu realmente amei seu vídeo.. Ele é sempre explicandinho. Agora no caso do Off e White, eu acho que eles não tiveram a intenção sobre isso. (Diferente do Brasil) Agora o Drake.. Ele sabe inglês, mais oq me deixou meio assim com ele.. Foi quando ele falou que apoia todo mundo???¿¿¿ Então ele apoia transfóbico tbm?¿ Mais acreditei na desculpa dele, já que ele sabe muito bem sobre a indústria que ele está.
Interessante que enquanto você explicava vi o quanto a nossa visão é tão limitada em questões de gênero. É um campo amplo, que não inclui apenas gênero masculino e feminino, mas também transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, gênero fluido, terceiro gênero e muitos outros... Tudo que sei é que deve haver respeito.
Obg, pela explicação, de verdade foi muito interessante. Como é algo completamente fora da minha cultura, eu sei que sempre é necessário estudar, se aprofundar. Eu já tinha ouvido falar que existe esse 3° gênero no budismo, acho que no hinduísmo existe algo semelhante, vi vagamente na novela Caminho das Índias, em alguns documentários e filmes, também. O que não imaginava é que elas se indentificavam assim. E foi como você disse, elas não estavam presente então, não é certo. Em relação ao Drake, não tem muito o que dizer, se ele diz que clicou errado não temos como apontar o dedo e dizer vc é transfóbico. Ele só não explicou como apareceu como indicação pra ele... Enfim, todos deveriam ser instruídos sobre isso, essas palavras e atos machucam e eles são celebridades, com diversos tipos de fãs.
Vou tentar escrever um comentário com respeito. Falar de cultura e religião é como mexer em uma colmeia de abelhas africanas. O Brasil é um dos poucos países que tem os direitos civis no casamento entre mesmo gênero. Estudar tailandês é bem complicado porque é um alfabeto completamente diferente e a romanização que é o processo de transformação para nosso alfabeto ABC e do inglês é complicado e recente. Eu estudo thai do inglês em canais do YT. E a comunidade LGBTQIA+ da Tailândia tem suas próprias gírias que não estão nos ensinamentos tradicionais, ou seja precisa-se de um prof jovem para te contar essas palavras. O problema do thai para português é que o português é uma língua de gênero definido: feminino e masculino. No thai é diferente, apenas você feminino é diferente do você masculino. Ele/ela é a mesma palavra. Esposa e marido são palavras diferentes. Também existem palavras para gay, lésbica, tomboy, e mais outros termos que nem conseguiria escrever aqui. A intimidade lá é muito o quanto se e verdadeiramente próximo da pessoa para tratar ela. Já teve série Bl que eu ouvi o personagem falar ele e o personagem corrige e diz me chame de ela. Então o que eu vi dos vídeos dos meus profs é que vc usa o gênero ele ou ela conforme a roupa da pessoa se feminina ou masculina. Mas o problema de caracterizar a transfobia ou qualquer situação relacionada ao gênero é a caracterização ou seja a padronização das culturas do que é feminino e masculino. Entendeu o que eu quis dizer? Penso que o problema geral é a classificação, definição e padronização do que é feminino e masculino. O ser humano vive atrás de um padrão, de uma classificação. Mudar de sexo fisicamente na Tailândia é mais simples do que no Brasil. Lá se paga a cirurgia e muda-se de sexo. No Brasil, passa-se por um processo longo. O que os ocidentais precisam entender é que fomos nós que entramos como fujoshis e fudanshis no mundo deles! Porque eles orientais, tem que se adaptarem ao pensamento dos ocidentais? Tem brasileiro(a) que continua consumindo BL thai sem parar mas ainda fica postando e reclamando nas mídias o cúmulo que é chamar o namorado de mia (esposa) nas séries (esposa em thai mais moderno, porque na verdade marido e esposa mais tradicional vem do indiano). Mas ninguém pesquisa como era uma cerimônia tradicional de casamento antiga e que existia dote na Tailândia. A cultura oriental está aqui muito antes da ocidental. O budismo existe muito antes do cristianismo. A Tailândia segue um budismo tradicional onde só homens podem ser monges. O fanservice oriental é um problema, ship e etc. Existem alguns vídeos bem antigos de atores de BL criticando beijo entre homens, um deles eu vi é do OFF antes da série Theory of Love. Quantos vídeos do YT dizem que o OFF e o Gun são um casal na vida real? Queria escrever mais + não cabe.
Acho difícil me posicionar pq não sei o quanto a discussão sobre os direitos dos lgbtqia+ estão avançados na Tailândia, apesar que a primeira mulher trans que conheci na minha vida fez a cirurgia de redesignaçao de sexo na Tailândia ( isso a 20 anos atrás), sempre foi um país aparentemente avançado nessa discussão. Mas por esses outros conceitos ( como terceiro gênero...) fica difícil julgar com meus valores ocidentais, e aquilo né, morando no país que mais matam pessoas trans não me sinto com moral para falar.
Pedidos de desculpas e a empresa automaticamente assumindo q errou e erro em si. Dúvido empresa q tem faturado em cima de BL q recebe pinkmoney assumir q é transfobico
Sendo sincero, agora que o Ocidente está consumindo bastante o conteúdo BL que a GMMTV produz, seria bastante adequado que eles se adaptassem ao contexto ocidental ao se tratar de transexualidade, ou vão continuar tendo dor de cabeça com isso. Teu vídeo foi muito bom, bem explicativo e faz com que entendamos o contexto cultural da Tailândia quanto a essa questão das pessoas trans, não há justificativa para que eles continuem cometendo esses gafes (logicamente), mas espero de verdade que eles aprendam que não produzem apenas para os telespectadores locais. 🏳⚧🏳🌈
Oii Vc poderia falar um pouco sobre os atores Mew e Gulf, o q houve na realidade? Pq iludiram tanto as pessoas fazendo acreditar q eram um casal? Houve em algum momento da vida deles esse enlace? E agora como ficou ou fica a situação deles? Eu n acredito mais nada q essa empresa diz. Desculpe, são tantos questionamentos. Aqui no BR n temos ou temos esse tipo d indústria?
Oi, então eu posso fazer um vídeo sobre eles, mas a questão é que eu não tenho como responder as suas perguntas porque ninguém sabe o que aconteceu ou não entre eles. O que o Mew disse foi que os dois sempre foram como irmãos e que ele se arrepende de ter feito tanto fanservice porque no passado ele tinha sido instruído a fazer isso
White teve também um comportamento desprezível na Safe House 4, quando junto com Foei usou uma gíria de cadeia para ameaçar First de estupro. Antes de Drake, Foei também repostou o mesmo video, foi recriminado pela diretoria da GMMTV e não se desculpou, coisa que Drake fez imediatamente
Cami, que vídeo impecável e sensato Só quero fazer um apontamento Transexual é o termo ultrapassado (não necessariamente ofensivo) quando falamos de pessoas trans, isso diz respeito ao gênero e não a sexualidade. Tal qual pessoas cisgênero, o melhor termo é transgênero
Eu não entendo como podem ter essas polêmicas envolvendo esses artistas que fazem conteúdo LGBT... tipo, na pior das hipóteses, será que algum deles é preconceituoso? Mesmo trabalhando com esse e para esse público?
Oi oioioioioioi!!! Camila eu curti o vídeo e o assunto foi um assunto interessante sobre o que é catoe pra fala verdade não sei nada sobre que vc falou mas gostei de saber sobre o assunto 🥰👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿
Gracias por la información, hubo otra polémica en la empresa en un canal de Safe House temporada 4 donde los actores white y foei le hicieron una broma de mal gusto al actor first, luego de pasado varios minutos se disculparon, pero en ese mismo programa tuvieron que hacer una misión asignada por la gmmtv que era disfrazarse de lo que ellos querían y nuevamente surgió la polémica por la forma en cómo se burlaban y demás, nuevamente se disculparon, pero ellos deberían tener más cuidado al hacer comentarios que ofendan a la comunidad LGBTQ son seres humanos también 👍👍👍
então, eu sou uma pessoa trans, mais especificamente um não binário, então eu meio que entendo essa questão de ladyboy (pelo menos um pouco), quando vi esse negócio do off e do white me senti extremamente mal, não só por mim, mas pela jenny e por todas as pessoas trans e agora entendendo melhor a cultura eu posso entender um pouco o lado deles, porém ainda acho que foi uma brincadeira muito errada e que eles tinham que ter tido mais responsabilidade, até hoje odeio a cara do off kkkkkkk e sobre a situação do drake eu acho que é interessante ele ter pedido desculpas, só que tipo "curti sem querer"???? essa pra mim é uma desculpa muito besta, no feed das redes sociais aparece somente coisas que são do seu interesse, se apareceu um vídeo assim pra ele, então provavelmente ele já curtiu algo assim antes, então mesmo que tenha curtido sem querer, não vejo como um vídeo assim possa ter ido parar no feed de alguém que não é preconceituoso. Enfim, essa é apenas minha opinião como uma pessoa trans, eu simplesmente finjo que esses atores não exitem, ignoro a existência e todos que se incomodam deveriam fazer isso, pq levando em consideração a cultura deles, é muito complicado exigir desculpas
conheço a pessoa que o Off é há alguns anos, e esse tipo de menção preconceituosa é a cara dele. Eu pessoalmente amo os BLs dele e do Gun, mas é mesmo impossível passar pano para o jeito que Off age sem pensar. Atualmente P'Jennie tem uma ótima relação com os OffGun, o que me deixa bem mais confortável. Até mesmo no programa deles dois, ela foi uma das convidadas e vimos Off agir de forma descontraída, mas obviamente com respeito. Eu, como uma pessoa trans não-binário, não considero tanto tais atores, por mais que goste muito de suas atuações e personagens. Drake pelo menos se desculpou, fez o mínimo após curtir um vídeo daqueles publicamente. Off age de forma imatura e impulsiva desde sempre, e todos os atores da GMMTv sabem, obviamente P'Godji e P'Jennie também. Sobre White, aquele cara é mesmo preconceituoso...
Tem muitos atores que fazem BL pela fama global que proporciona, dinheiro, engajamento etc. Eu mesmo acredito que alguns atores de Bl são LGBTQIA++++, mas outros são apenas personagens mesmo. Espero que a lei mude e reconheça as pessoas trans. E detalhe, quando alguns atores fazem BL apenas para ter sucesso e chance em outros papeis na TV, nem sempre conseguem manter a mesma fama e por isso acabam pensando em voltar.
Posso estar errada no que vou dizer mas cono pode eles serem transfobigos e fazer serie beijando outros homem sem sentido a tailandia ganha fama com esdas series
Talvez eles sejam só jovens atores imaturos e ipocritas fazem Boys love beija boca de homens e ganha muito dinheiro e faz brincadeiras sem graça co. Quem é assumido LGBTS. Coisas de jovens eu gosto deles e dessa morena gente eu acho ela linda parece uma mulher mesmo essa franjinha caiu bem com ela!!🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Eu realmente acredito que mesmo Drake tenha dito tudo aquilo ele se desculpou ele tem todo o direito de ter uma opinião adversa eu realmente não o julgo pois ele deve ter falado sem quere e gente eo DRAKE, PAREM DE ACHA MERDA OK ELE NÃO NAO FEZ NADA DE ERRADO MINHA Ó OPINIÃO E PRONTO . E em relação ao off e ao White ele falaram só de brincadeira não foi com a intenção de prejudicar eu acredito nisso só foi no momento mesmo e tá tudo bem .
Porque vc não se sentiu ofendida mais quem faz e da comunidade LGBTs tem uma opinião diferente da sua e eles são atores que ganha dinheiro fazendo BL como falam isso não podia falar Men de brincadeira foi burrice da parte deles
sobre o Drake, ele sabia o que estava fazendo mas o fez mesmo assim. Porém, em relação ao Off, é a cara dele fazer esse tipo de "piada"/menção transfóbica. Vendo a relação dos OffGun e da P'Jennie fora das câmeras, é realmente boa, portanto a Jennie não guarda mesmo mágoa de tais acontecimentos (o que é reconfortante). Já o White, ele está envolvido em não só uma polêmica preconceituosa em relação à comunidade LGBTQIA+, deixando claro que seus ideais são meio arcaicos
Oi Cami, eu conheci seu canal há pouco tempo e eu to basicamente maratonando os vídeos e tô amando kk
Mas eu gostaria de fazer algumas considerações sobre a questão trans e kathoey, se me permite. Eu sou não-binárie e psicologa, e como eu trabalho também com muitos nb, eu acabo lendo bastante sobre o assunto.
Eu vi que você usou o termo transexual, que não é um termo errado, mas é um pouco arcaico, ultimamente se tem usado menos por remeter ainda a ideia de que trans está ligado a orientação sexual e não a identidade de gênero. Então o mais atual mesmo seria usar Transgênero
Ladyboy, apesar de ser uma "tradução", não é uma tradução que engloba e embarca tudo o que significa ser Kathoey.
Existem no mundo, identidades de gênero que são exclusivas de certas culturas, que só existe naquela cultura por diversos motivos (história, religião, etc), e esses termos não tem bem tradução e é dificil mesmo outra cultura compreender em sua totalidade. Um exemplo que nós no Brasil temos, é a travesti. Porque sim, travesti é um termo brasil-sul-latino-americano, e ao ser utilizado fora dessa região é apropriação cultural, e não é um termo binarista (homem ou mulher)
Apesar de haver certas "traduções" para travesti em outros idiomas, nenhuma significa realmente o que travesti significa, assim como Kathoey. Sendo assim, realmente, como você falou, Kathoey fazendo parte de um espectro não-binário específico da Tailância que foge da norma binarista.
Espero ter ajudado de alguma forma 🥺🥺
ajudou muito, vou fixar o seu comentário, obrigada
Eu amo o fato que o pessoal acha que a Tailândia é um país totalmente aberto a comunidade lgbtqi+. Mas o casamento gay, mulheres trans não são reconhecidos legalmente. Eles só fazem essa imagem pelo dinheiro, isso é tão triste...
é verdade :(((
Certíssima
Muito bom o vídeo! Faz tempo que eu notei que tinha alguma identidade de gênero diferente lá, mas não entendia direito. Não tinha ideia que a Jenny se identificava com essa identidade também, eu achava que ela era uma mulher trans.
Eu notei em várias séries personagens que têm uma apresentação de gênero que mistura elementos tradicionalmente femininos e masculinos, e que os personagens se referem a eles no feminino, mas dizem que eles são gays por ficarem com homens, e eu ficava tipo o meme da Nazaré. Um exemplo meio recente é a Daisy em Secret Crush on You, e acho que a zeladora em GAP também se encaixa nisso. Tem muitas séries mais antigas que tinham personagens parecidos e eu sempre fiquei nessa dúvida de como funcionava.
A sua explicação esclareceu bastante pra mim, Cami! Faz muito mais sentido agora.
Como não fazemos parte da cultura deles e nem falamos o idioma, é muito mais difícil julgar o caso do Off e do White, mas concordo com você que eles deviam ter se retratado. E o silêncio da GMMTV também, sobre todos os casos, pra mim diz muito.
Já no caso do Drake, como ele fala inglês e o vídeo é em inglês, é uma situação bem diferente. Vou ser sincera: eu nunca fui com a cara dele, então não engoli o pedido de desculpas. A impressão que eu tenho é que ele só se desculpou porque foi pego, mas que ele concorda com esses discursos bestas de direita dos EUA. Mas pra mim não faz muita diferença de qualquer maneira, porque não acompanho ele, não sou fã, então só vou seguir a vida, porque eu não sou dessas de ficar mandando mensagem de ódio pra celebridades também kkkkk
Obrigada pelas informações! Sou uma pessoa não binária e achei que a maneira que você falou foi totalmente respeitosa.
que bom que eu ajudei a entender um pouco 🙏
Drake é um amor
Aff gente, eu sei q a gente precisa respeitar a cultura de outro país, mas claramente isso é uma transfobia velada fundamentada pela religião como sempre, ignorando totalmente a ciência..
É muita imaturidade destes atores! Vivem e ganham trabalhando com este tema! Polêmico! E falta ética profissional!
Sinceramente, é um assunto bem delicado por ter questões culturais-religiosas envolvidas, especialmente esta questão do "3°gênero". Na minha opinião, o caso do Drake seria "mais difícil" de defender que o do Off e White, já que o Drake entende inglês e o vídeo em questão tinha uma mensagem bem clara, mas ele se desculpou diferente dos outros casos em que rolou um "Vamos empurrar para debaixo do tapete e fingir que ninguém viu/ouviu o que viram/ouviram".
É difícil ter uma opinião absolutamente formada sobre este assunto.
O negócio é ganhar dinheiro, a mais pura verdade é essa!
Nem todos respeitam!
O caso do Drake é meio complicado, porque ele entende inglês, então ele sabia o que estava sendo dito ali pela pessoa, e ainda curtiu ? Fica meio complicado. Mas pelo menos, ele apareceu se desculpando.
Gosto muito da maneira que vc passa as notícias. Vc não julga, não acusa como eu vejo muitos UA-camrs fazendo. Parabéns. Vou passar a te seguir. Cancelei todos que gostam de influenciar as pessoas para julgar os ídolos.
muito obrigada
Essa empresa é ridícula nunca se desculpa ridículo isso
Thank you for this very interesting video. I actually didn’t know about this subject even though I have watched tons of BL’s. Feel a little disappointed about the actors. They should know better. To me Drakes apology is just not acceptable. Like you said… he has 2.000.000 followers He needs to be aware. I hope we don’t get to see too much of this again. Again… thanks 😊🇩🇰
Cami, parabéns pelas mudanças no canal. Eu, que só assistia vídeos aleatórios, acabei de me tornar seguidor. Esse vídeo foi muito bom e muito esclarecedor. Obrigado de verdade por esse conteúdo.
Eu achei esse conceito do terceiro gênero na Tailândia algo muito interessante. Seja lá, no Brasil ou no mundo, nem toda pessoa trans tem o desejo de fazer a cirurgia de resignação sexual. Nem sempre há a disforia. Dá pra aprofundar muito esse papo rs. Poder da religião, espectros do gênero e sexualidade, indústria BL, representatividade, preconceitos propositais e estruturais, cultura tailandesa e asiática, olhar internacional sobre a Tailândia e etc... não vou comentar sobre tudo isso aqui, mas certamente ficarei pensativo sobre tudo isso graças ao seu vídeo, Cami.
Muito sucesso na nova etapa do seu canal!
Muito obrigada! Se algum dia você quiser colocar essas ideias e suas opiniões em algum lugar, me avisa que eu adoraria ler pra aprender mais sobre
O off é um bebê. Estamos todos aprendendo.
Amei o vídeo, como sempre.
Cami eu jurava que Ladyboy era um termo ofensivo, não sabia da questão religiosa. Amei o video!!!
pois é, tem tantas camadas...
Obrigada por mais um vídeo didático e importante.
Camila! Acho sua postura muito ética nas suas postagens. Tenho respeito pelo seu trabalho e por isso gosto de te ouvir por aqui. Parabéns pela sua forma de se comunicar! Precisamos muito de qualidade na comunicação !😊
A gmmtv devia ser transparente com seus fãs internacionais. Já eu não passo pano pro Drake pq é uma desculpa esfarrapada dizer que clicou sem querer
Cami, vi algo numa das temporadas de "Safa House Live". Eles também brincam com esse tema, depois Foei, White e First (não sei o motivo dele estar lá...) se juntam e pedem desculpas... Gostaria de saber a brincadeira e o que falaram ao pedir desculpas. No pedido de desculpas, o White meio que pressiona First a fazer o mesmo (acho). AGORA sobre esse seu vídeo: é uma aula no que tem de melhor esse processo chamado "aula", como leciono numa universidade federal a disciplina "Educação e Inclusão", que "também" aborda esse conteúdo, vou levá-lo pra sala de aula, peço essa autorização, e se não puder, peço que assistam aqui no You Tube - dou o endereço. Fica evidente, na sua exposição, a complexidade da cultura na constituição da nosso ser e subjetividade com os outros e o mundo. Obrigado, seus vídeos são éticos, e isso é algo a elogiar. Parabéns.
Nossa que legal, muuuuito importante levar esse tipo de conteúdo pra sala de aula, acho que carece de informações em português já que eu tive que ir em site internacional pra conseguir juntar os pontos, com certeza você tem a minha autorização! E muito obrigada
Qual temporada? Preciso ver isso principalmente por causa do First ele é o meu ator preferido. Vou ficar bastante triste se ele faltou com respeito
@@lizomarcandido698 ele não fez nada anjo, ele tava super desconfortável com o que os meninos estavam falando.
@@doceruivinha2957 Obrigada!! Achei que ele tinha ofedindo alguem.
@Nantam obrigada. Eu não sabia disso. Não cheguei a ver o vídeo nem sei se a GMMTV tirou do ar.
Mano a gmmmtv nunca se retrata pelas merdas que seus atores fazem, no máximo tentam abafar. Isso além de hipócrita, é sem nenhum senso. Se o ator não se retrata por conta própria, ela simplesmente caga.
Ótimo vídeo Cami, parabéns.
Esperando vc falar do White novamente quando falar sobre oq ele e Foie fizeram com o Frist no Safe House do ano passado
Sim, eu vou trazer isso pro canal também, é outro assunto que eu preciso pesquisar pra entender direito, mas vai vir em algum momento!
@@CamiBrenner Por favor Cami traz esse assunto por que eu preciso saber o que aconteceu com o First ele é meu ator preferido.
Parabéns pela pesquisa. Informações muito importantes e interessantes!!
muito obrigada
Já sabia por alto da transfobia dos atores porém tem várias coisas que e não sabia e vc falou amando esses vídeos
Cami! Este tema é polêmico mesmo! No mundo todo! Culturas diferentes! O que dizer????
Super necessário o seu vídeo, olhando de fora nesse universo de bl e gl temos uma visão distorcida de como realmente é o cotiano na Tailândia. Eu recentemente descobri toda a indústria que envolve fanservice em BL e GL e fiquei bem abismada de como essa indústria funciona, nesse momento a gente percebe a importância de vídeos como o seu.
Nss Cami! Nem sabia sobre a Jenny, eu realmente pensava que ela se referia como uma mulher. Eu realmente amei seu vídeo.. Ele é sempre explicandinho. Agora no caso do Off e White, eu acho que eles não tiveram a intenção sobre isso. (Diferente do Brasil) Agora o Drake.. Ele sabe inglês, mais oq me deixou meio assim com ele.. Foi quando ele falou que apoia todo mundo???¿¿¿ Então ele apoia transfóbico tbm?¿ Mais acreditei na desculpa dele, já que ele sabe muito bem sobre a indústria que ele está.
Foi quando ele falou que apoia todo mundo???¿¿¿ Então ele apoia transfóbico tbm?¿ não tinha pensado por esse lado... mds
Acho que o Off se desculpou, não lembro se o outro falou algo, mas o off me lembro de ter visto algo sobre isso
eu realmente não achei o pedido de desculpa dele :(
Situação delicada , é como se estivessem caminhando em um campo minado. Complicado, pensar mil vez antes de abrir a boca para não se detonar .
Interessante que enquanto você explicava vi o quanto a nossa visão é tão limitada em questões de gênero. É um campo amplo, que não inclui apenas gênero masculino e feminino, mas também transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, gênero fluido, terceiro gênero e muitos outros... Tudo que sei é que deve haver respeito.
Obg, pela explicação, de verdade foi muito interessante. Como é algo completamente fora da minha cultura, eu sei que sempre é necessário estudar, se aprofundar. Eu já tinha ouvido falar que existe esse 3° gênero no budismo, acho que no hinduísmo existe algo semelhante, vi vagamente na novela Caminho das Índias, em alguns documentários e filmes, também. O que não imaginava é que elas se indentificavam assim. E foi como você disse, elas não estavam presente então, não é certo. Em relação ao Drake, não tem muito o que dizer, se ele diz que clicou errado não temos como apontar o dedo e dizer vc é transfóbico. Ele só não explicou como apareceu como indicação pra ele...
Enfim, todos deveriam ser instruídos sobre isso, essas palavras e atos machucam e eles são celebridades, com diversos tipos de fãs.
Parabéns muito bom este vídeo
Ainda me revolto pq os caras conhecem tantos atores podiam ter preferido falar o nome deles
Envolve um caso de cultura, porém a nível mundial deveriam ter pedido desculpas. Amo, assisto e continuarei assistindo os filmes BLs.
Vou tentar escrever um comentário com respeito. Falar de cultura e religião é como mexer em uma colmeia de abelhas africanas. O Brasil é um dos poucos países que tem os direitos civis no casamento entre mesmo gênero. Estudar tailandês é bem complicado porque é um alfabeto completamente diferente e a romanização que é o processo de transformação para nosso alfabeto ABC e do inglês é complicado e recente. Eu estudo thai do inglês em canais do YT. E a comunidade LGBTQIA+ da Tailândia tem suas próprias gírias que não estão nos ensinamentos tradicionais, ou seja precisa-se de um prof jovem para te contar essas palavras. O problema do thai para português é que o português é uma língua de gênero definido: feminino e masculino. No thai é diferente, apenas você feminino é diferente do você masculino. Ele/ela é a mesma palavra. Esposa e marido são palavras diferentes. Também existem palavras para gay, lésbica, tomboy, e mais outros termos que nem conseguiria escrever aqui. A intimidade lá é muito o quanto se e verdadeiramente próximo da pessoa para tratar ela. Já teve série Bl que eu ouvi o personagem falar ele e o personagem corrige e diz me chame de ela. Então o que eu vi dos vídeos dos meus profs é que vc usa o gênero ele ou ela conforme a roupa da pessoa se feminina ou masculina. Mas o problema de caracterizar a transfobia ou qualquer situação relacionada ao gênero é a caracterização ou seja a padronização das culturas do que é feminino e masculino. Entendeu o que eu quis dizer? Penso que o problema geral é a classificação, definição e padronização do que é feminino e masculino. O ser humano vive atrás de um padrão, de uma classificação. Mudar de sexo fisicamente na Tailândia é mais simples do que no Brasil. Lá se paga a cirurgia e muda-se de sexo. No Brasil, passa-se por um processo longo. O que os ocidentais precisam entender é que fomos nós que entramos como fujoshis e fudanshis no mundo deles! Porque eles orientais, tem que se adaptarem ao pensamento dos ocidentais? Tem brasileiro(a) que continua consumindo BL thai sem parar mas ainda fica postando e reclamando nas mídias o cúmulo que é chamar o namorado de mia (esposa) nas séries (esposa em thai mais moderno, porque na verdade marido e esposa mais tradicional vem do indiano). Mas ninguém pesquisa como era uma cerimônia tradicional de casamento antiga e que existia dote na Tailândia. A cultura oriental está aqui muito antes da ocidental. O budismo existe muito antes do cristianismo. A Tailândia segue um budismo tradicional onde só homens podem ser monges. O fanservice oriental é um problema, ship e etc. Existem alguns vídeos bem antigos de atores de BL criticando beijo entre homens, um deles eu vi é do OFF antes da série Theory of Love. Quantos vídeos do YT dizem que o OFF e o Gun são um casal na vida real? Queria escrever mais + não cabe.
Acho difícil me posicionar pq não sei o quanto a discussão sobre os direitos dos lgbtqia+ estão avançados na Tailândia, apesar que a primeira mulher trans que conheci na minha vida fez a cirurgia de redesignaçao de sexo na Tailândia ( isso a 20 anos atrás), sempre foi um país aparentemente avançado nessa discussão. Mas por esses outros conceitos ( como terceiro gênero...) fica difícil julgar com meus valores ocidentais, e aquilo né, morando no país que mais matam pessoas trans não me sinto com moral para falar.
7:41 São tantos que alguns pecam na qualidade infelizmente. Tem uns bem tóxicos.
Pedidos de desculpas e a empresa automaticamente assumindo q errou e erro em si. Dúvido empresa q tem faturado em cima de BL q recebe pinkmoney assumir q é transfobico
Sendo sincero, agora que o Ocidente está consumindo bastante o conteúdo BL que a GMMTV produz, seria bastante adequado que eles se adaptassem ao contexto ocidental ao se tratar de transexualidade, ou vão continuar tendo dor de cabeça com isso. Teu vídeo foi muito bom, bem explicativo e faz com que entendamos o contexto cultural da Tailândia quanto a essa questão das pessoas trans, não há justificativa para que eles continuem cometendo esses gafes (logicamente), mas espero de verdade que eles aprendam que não produzem apenas para os telespectadores locais. 🏳⚧🏳🌈
Oii
Vc poderia falar um pouco sobre os atores Mew e Gulf, o q houve na realidade? Pq iludiram tanto as pessoas fazendo acreditar q eram um casal?
Houve em algum momento da vida deles esse enlace? E agora como ficou ou fica a situação deles? Eu n acredito mais nada q essa empresa diz.
Desculpe, são tantos questionamentos. Aqui no BR n temos ou temos esse tipo d indústria?
Oi, então eu posso fazer um vídeo sobre eles, mas a questão é que eu não tenho como responder as suas perguntas porque ninguém sabe o que aconteceu ou não entre eles. O que o Mew disse foi que os dois sempre foram como irmãos e que ele se arrepende de ter feito tanto fanservice porque no passado ele tinha sido instruído a fazer isso
Obrigada por responder.
Hipocrisia dos atores simples assim
White teve também um comportamento desprezível na Safe House 4, quando junto com Foei usou uma gíria de cadeia para ameaçar First de estupro.
Antes de Drake, Foei também repostou o mesmo video, foi recriminado pela diretoria da GMMTV e não se desculpou, coisa que Drake fez imediatamente
Cami, que vídeo impecável e sensato
Só quero fazer um apontamento
Transexual é o termo ultrapassado (não necessariamente ofensivo) quando falamos de pessoas trans, isso diz respeito ao gênero e não a sexualidade. Tal qual pessoas cisgênero, o melhor termo é transgênero
Eu não entendo como podem ter essas polêmicas envolvendo esses artistas que fazem conteúdo LGBT... tipo, na pior das hipóteses, será que algum deles é preconceituoso? Mesmo trabalhando com esse e para esse público?
Oi oioioioioioi!!! Camila eu curti o vídeo e o assunto foi um assunto interessante sobre o que é catoe pra fala verdade não sei nada sobre que vc falou mas gostei de saber sobre o assunto 🥰👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿
Não eles nunca se desculparam inclusive achei forçado quando botaram a Jennie com o off depois disso tudo num evento
Gracias por la información, hubo otra polémica en la empresa en un canal de Safe House temporada 4 donde los actores white y foei le hicieron una broma de mal gusto al actor first, luego de pasado varios minutos se disculparon, pero en ese mismo programa tuvieron que hacer una misión asignada por la gmmtv que era disfrazarse de lo que ellos querían y nuevamente surgió la polémica por la forma en cómo se burlaban y demás, nuevamente se disculparon, pero ellos deberían tener más cuidado al hacer comentarios que ofendan a la comunidad LGBTQ son seres humanos también 👍👍👍
depois fala do caso do prom com ped0Filia e o q o mark disse sobre pfvrr
então, eu sou uma pessoa trans, mais especificamente um não binário, então eu meio que entendo essa questão de ladyboy (pelo menos um pouco), quando vi esse negócio do off e do white me senti extremamente mal, não só por mim, mas pela jenny e por todas as pessoas trans e agora entendendo melhor a cultura eu posso entender um pouco o lado deles, porém ainda acho que foi uma brincadeira muito errada e que eles tinham que ter tido mais responsabilidade, até hoje odeio a cara do off kkkkkkk e sobre a situação do drake eu acho que é interessante ele ter pedido desculpas, só que tipo "curti sem querer"???? essa pra mim é uma desculpa muito besta, no feed das redes sociais aparece somente coisas que são do seu interesse, se apareceu um vídeo assim pra ele, então provavelmente ele já curtiu algo assim antes, então mesmo que tenha curtido sem querer, não vejo como um vídeo assim possa ter ido parar no feed de alguém que não é preconceituoso. Enfim, essa é apenas minha opinião como uma pessoa trans, eu simplesmente finjo que esses atores não exitem, ignoro a existência e todos que se incomodam deveriam fazer isso, pq levando em consideração a cultura deles, é muito complicado exigir desculpas
conheço a pessoa que o Off é há alguns anos, e esse tipo de menção preconceituosa é a cara dele. Eu pessoalmente amo os BLs dele e do Gun, mas é mesmo impossível passar pano para o jeito que Off age sem pensar.
Atualmente P'Jennie tem uma ótima relação com os OffGun, o que me deixa bem mais confortável. Até mesmo no programa deles dois, ela foi uma das convidadas e vimos Off agir de forma descontraída, mas obviamente com respeito.
Eu, como uma pessoa trans não-binário, não considero tanto tais atores, por mais que goste muito de suas atuações e personagens.
Drake pelo menos se desculpou, fez o mínimo após curtir um vídeo daqueles publicamente.
Off age de forma imatura e impulsiva desde sempre, e todos os atores da GMMTv sabem, obviamente P'Godji e P'Jennie também. Sobre White, aquele cara é mesmo preconceituoso...
a cultura tailandesa e muito diferente
Engraçado que os outros erros cometidos por atores de la eles se desculparam mais eles dois não
eu acho sacanagem isso também
que decepção com o Drake,espero que ele tenha realmente mudado
Tem muitos atores que fazem BL pela fama global que proporciona, dinheiro, engajamento etc. Eu mesmo acredito que alguns atores de Bl são LGBTQIA++++, mas outros são apenas personagens mesmo. Espero que a lei mude e reconheça as pessoas trans. E detalhe, quando alguns atores fazem BL apenas para ter sucesso e chance em outros papeis na TV, nem sempre conseguem manter a mesma fama e por isso acabam pensando em voltar.
Posso estar errada no que vou dizer mas cono pode eles serem transfobigos e fazer serie beijando outros homem sem sentido a tailandia ganha fama com esdas series
Talvez eles sejam só jovens atores imaturos e ipocritas fazem Boys love beija boca de homens e ganha muito dinheiro e faz brincadeiras sem graça co. Quem é assumido LGBTS. Coisas de jovens eu gosto deles e dessa morena gente eu acho ela linda parece uma mulher mesmo essa franjinha caiu bem com ela!!🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Eu realmente acredito que mesmo Drake tenha dito tudo aquilo ele se desculpou ele tem todo o direito de ter uma opinião adversa eu realmente não o julgo pois ele deve ter falado sem quere e gente eo DRAKE, PAREM DE ACHA MERDA OK ELE NÃO NAO FEZ NADA DE ERRADO MINHA Ó OPINIÃO E PRONTO . E em relação ao off e ao White ele falaram só de brincadeira não foi com a intenção de prejudicar eu acredito nisso só foi no momento mesmo e tá tudo bem .
Porque vc não se sentiu ofendida mais quem faz e da comunidade LGBTs tem uma opinião diferente da sua e eles são atores que ganha dinheiro fazendo BL como falam isso não podia falar Men de brincadeira foi burrice da parte deles
A famosa passa pano
sobre o Drake, ele sabia o que estava fazendo mas o fez mesmo assim. Porém, em relação ao Off, é a cara dele fazer esse tipo de "piada"/menção transfóbica. Vendo a relação dos OffGun e da P'Jennie fora das câmeras, é realmente boa, portanto a Jennie não guarda mesmo mágoa de tais acontecimentos (o que é reconfortante). Já o White, ele está envolvido em não só uma polêmica preconceituosa em relação à comunidade LGBTQIA+, deixando claro que seus ideais são meio arcaicos
TÁ CERTO,CORTA A CENA E ACABA COM AS FOFOCAS. QUEREMOS VER AS SÉRIES E FILMES E NÃO CONVERSAS DE FÃS E LACRADORES DE TWITTER...POVO CHATO!
Pra mim o White é horrível. Sempre faz comentário homofobicos.