Loadout e Lançamento da P-59

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 вер 2024
  • A P-59 é uma plataforma de perfuração auto-elevatória e será alocada primeiramente no poço exploratório Peroá Profundo, localizado no campo de Peroá, na costa do Espírito Santo. Construída e montada pelo Consórcio Rio Paraguaçu (Odebrecht Engenharia Industrial, Construtora Queiroz Galvão S/A e UTC Engenharia), a plataforma auto-elevatória P-59 foi lançada no dia 24 de junho, por meio de um método 100% desenvolvido no Brasil. O procedimento consolidou o uso de balsas semissubmersíveis no lançamento de plataformas autoelevatórias, tecnologia empregada de forma pioneira pelo Consórcio no Rio Paraguaçu (Recôncavo Baiano).
    Executado com apoio da Marinha do Brasil e da Capitania dos Portos, o lançamento durou 15 segundos, consistindo no deslizamento da plataforma sobre a balsa BGL-2 (de propriedade da Petrobras, cliente do projeto) até estabilizar nas águas do rio. O procedimento utilizando a BGL-2 representa uma opção de custo reduzido e maior flexibilidade -- sobretudo quanto à estrutura necessária para realização.
    Antes do lançamento da P-59, os métodos conhecidos exigiam a existência de um dique seco ou de uma carreira fixa, além da opção de utilização de uma balsa submersível, cuja locação é bastante cara e a disponibilidade é reduzida. O desenvolvimento do método durou cerca de três anos e foi coordenado pelo RP de Engenharia de Campo do Consórcio, Mário Moura, e o RP do Departamento de Processos Construtivos da Odebrecht, Jacques Raigorodsky.

КОМЕНТАРІ • 1