Mas que coisa mais linda! Um gaúcho sem patrão que não lambeu bota dos milico nem cantou em troca de plata, coisa que tá cheio nesse pago que hoje rende homenagem aos agro e não ao trabalhador. Gracias, Noel!
Que trabalho... Parabéns aoS idealizadores, pois é uma reverência muita justa a tudo o que este cantor da Bossoroca representa - e que influencia a tanta gente. Estão de parabéns, todos.
Imbuído de um frenesi e uma missão de reverenciar a Terra e uma luta através do canto e por ser único ,me emociono de ver este fragmento da história do Noel Guarany e o relato dos seus. Viva Noel Guarany,,,viva o canto missioneiro....
Um documentário essencial para a história cultural do nosso estado. Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar as andanças do Noel ao estilo dele.
Uma obra fundamental para reverenciar aquele que, sem sombra de dúvida, construiu um caminho pleno de autenticidade e relevância na cultura Sul Rio-grandense! Parabéns a todos os envolvidos na produção!
Quero dizer que apreciei muito o documentário sobre Noel Guarany, uma lacuna que há muito requeria um trabalho de fundamento para mitigá-la. Outrossim, quero dizer que só se expõe a aferição pública quem tem o mérito de criar algo consistente. Em sendo assim, e como opinião cada um tem a sua, quero apresentar três reparos ao audiovisual, um subjetivo e dois técnicos. 1) O depoente Alceu Collares transformou-se na antítese de tudo aquilo por que o Noel sempre lutou, um homem com três aposentadorias pagas pelos cofres públicos e um governador caudilhesco e autoritário; 2) O material do CD gravado ao vivo pelo DCE da UFSM e retransmitido pela rádio local por Tau Golin em 1980, usado como fio condutor do roteiro nas falas de Noel Guarany, não foi devidamente citado e realçado como deveria ser; 3) É imperdoável que não haja um depoimento do cantor Pedro Ortaça, o quarto tronco missioneiro ainda vivo e parceiro histórico de Noel Guarany. Conhecendo Pedro Ortaça como eu conheço, sei que ele jamais se furtaria a isso. No mais, quero parabenizar os idealizadores do projeto. Se não restou música missioneira da aventura das Missões orientais, Noel Guarany soube erigir sobre suas ruínas as melodias que deveriam ter existido desde sempre. Bom proveito a todos. Eu apreciei por demais. (12.10.2022) Quando li que Neuza Canabarro, esposa do Alceu Collares, está em campanha para Jair Bolsonaro, vi reforçada minha convicção do item 1 de que não há nenhum motivo para ele estar neste vídeo.
Concordo o item 1 e 3 Leandro, não entendi porque não houve a participação do Pedro Ortaça, último de uma dinastia de cantores missioneiros. Sobre a referência, das gravações naõ sei dizer nada. Mas tenho o livro de "Destino missioneiro", assim como o CD, que foi de gravações ao vivo. Com um bibliografia do Noel Guarany reunida pelo meu tio Chico Sosa, em conjunto com a viúva, filha e outras contribuições. Vale a pena ler, soma a ao conhecimento do documentário. grande abraço.
Sem desmerito a ninguém, foi o melhor de todos! Um artista inigualável, genial, fantástico, extraordinário! Noel Guarani foi compositor, intérprete e cantor de raro talento! Deixou um legado inestimável!
Esperando com entusiasmo.! Parabéns já de antemão. Apenas o fato de trazer esse trabalho sobre um dos nossos artistas, esquecidos ou desconhecidos pelas novas gerações, já é digno de prêmio!
Um artista com A maiúsculo. Parabéns pelo documentário ao nao deixar essa memória esquecida. Como disse o Gadea, tem muita gente de bombacha que parece que esqueceu do legado do noel, principalmente no aspecto político e de valores.
Que baita documentário! Pena que os pouco mais de cinquenta minutos de duração passem voando, face a tantas histórias e causos. Ouço Noel Guarany desde guri, por influência da minha mãe. Parabéns a todos os envolvidos por deixarem um registro histórico e justa homenagem a este ícone do nosso Rio Grande do Sul! Como bem falou a Sra. Neide, naquele tempo não havia como fazer registro da genialidade de Noel Guarany. Então nada melhor do que este documentário!
Fabulosa contribuição sobre este ser HUMANO Fantástico! O maior nome da Música do Sul do Brasil! Parabéns a todos os envolvidos nesta "peleia" que é o resgate da obra do Imortal Noel! Gracias!
Documentário maravilhoso 👏👏 Trás um renovo para a alma de quem, como Noel, luta independente sem rabo preso com mtg, ctgs, mídia e etc.. Um saludo da fronteira com Uruguai.
Essa é a verdadeira música que carrega a alma missioneira e riograndense, portanto é de um gauchismo profundo, de cunho social, poético, instrumental, que não mais se repetirá, é um dos 4 troncos missioneiros que marcaram o RS na paleta com sua marca indelével das missões.
simplesmente emocionante, eu como fã de Noel e conhecido do David Cunha, gostei muito de ver esse documentário sendo gestado e agora finalmente pude ter o prazer de sorver essa obra. parabéns aos envolvidos, grandíssimo registro!
Parabéns, Leonardo Gadea, Tiago Rodrigues e os demais envolvidos. Os relatos emocionados e emocionantes e a marca da guerrilha (para buscar imagens escassas e sons perdidos) não poderiam ser mais adequados para homenagear o bravo e genial Noel Guarany. Parabéns e, sobretudo, obrigado!
Pois estava certo em se tratando de autoridade, cada homem tem que ter o respeito fundamento de educação, que já é forjado na família, porque se ter autoridade , não significa ser um ignorante , o respeito não faz mal à ninguém e cara feia , não assusta , Noel Guarani foi um grande Gaúcho missioneiro garrao de tuna ! Aqui do Garrao do RS/RG à minha fronteira é o alambrado da minha casa , sendo do portão pra fora cada um cuida do seu quadrado , só não faltar com respeito e não meter a mão em toca de cruzeiro, somos livres Gaúchos Sulriograndenses e posteiros da LIBERDADE !
Belo Registro, parabéns aos Idealizadores!!! Noel Merece!!! Único ponto foi a tentativa do Sr Olivio de Contabilizar o brilho do Noel para seus comícios e campanha do PT. Noel era contra políticos e politica!!!
Noel e estupendo! Mas os outros músicos citados também foram criadores e inovadores. Teixeirinha anos 50 trazendo o ‘rock’ regional antes do revival do ‘folk’ nos estados undos, não pode ser esquecido na literatura musical. Elomar Figueira Melo, tem muitos na história! Não vale quem mostro primeiro!
O Documentário está muito bom. Mas o que estragou foi esse João Sampaio falando, reduzindo a importância dos outros troncos missioneiros como Cenair, Jaime e Pedro Ortaça. Achei desnecessário
O mesmo desdém para com os Irmãos Bertussi. Não é a primeira manifestação de João Sampaio neste tom e a obra de Noel não precisa disso, pois fala por si só.
O João Sampaio é o quinto tronco que veio depois, conhece a história toda e tem propriedade pra falar. Não diminui ninguém, só revelou que ele foi pioneiro absoluto e criou escola.
Os cantor gaúcho caricato que o Guedes menciona ali, realmente não são bons. Não levam a alma gaúcha (indígena com platino) Guarani na mesmo nível de poesia
Coitado,finado Noel, conheci ele em Santa Maria, na estancia do minuano, parecia um andarilho,coitado o pessoal em um rodeio ,não dava importância pra ele isso já no fim da vida dele...
Mas que coisa mais linda! Um gaúcho sem patrão que não lambeu bota dos milico nem cantou em troca de plata, coisa que tá cheio nesse pago que hoje rende homenagem aos agro e não ao trabalhador. Gracias, Noel!
Que trabalho... Parabéns aoS idealizadores, pois é uma reverência muita justa a tudo o que este cantor da Bossoroca representa - e que influencia a tanta gente. Estão de parabéns, todos.
Emocionante, Noel é, na minha opinião, o maior artista gaúcho da história
Sua opinião é verdadeira
Imbuído de um frenesi e uma missão de reverenciar a Terra e uma luta através do canto e por ser único ,me emociono de ver este fragmento da história do Noel Guarany e o relato dos seus. Viva Noel Guarany,,,viva o canto missioneiro....
mas que baita história, desse tremendo artista, raiz da raiz , e mais uma prova que a música não tem fronteiras...
Um documentário essencial para a história cultural do nosso estado. Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar as andanças do Noel ao estilo dele.
Como sempre, tem o meu maior respeito e é uma grande influência.
Parabéns pela sua colocação João Sampaio.
Tenho 62 anos, sempre me emociono muito quando escuto Noel. Fantástico. Deve estar tocando pra Deus e a turma dele.
Que Deus o abençoe.
Uma obra fundamental para reverenciar aquele que, sem sombra de dúvida, construiu um caminho pleno de autenticidade e relevância na cultura Sul Rio-grandense! Parabéns a todos os envolvidos na produção!
Lindo documentário. É uma bíblia rústica da pampa gaudéria.
Quero dizer que apreciei muito o documentário sobre Noel Guarany, uma lacuna que há muito requeria um trabalho de fundamento para mitigá-la.
Outrossim, quero dizer que só se expõe a aferição pública quem tem o mérito de criar algo consistente. Em sendo assim, e como opinião cada um tem a sua, quero apresentar três reparos ao audiovisual, um subjetivo e dois técnicos.
1) O depoente Alceu Collares transformou-se na antítese de tudo aquilo por que o Noel sempre lutou, um homem com três aposentadorias pagas pelos cofres públicos e um governador caudilhesco e autoritário;
2) O material do CD gravado ao vivo pelo DCE da UFSM e retransmitido pela rádio local por Tau Golin em 1980, usado como fio condutor do roteiro nas falas de Noel Guarany, não foi devidamente citado e realçado como deveria ser;
3) É imperdoável que não haja um depoimento do cantor Pedro Ortaça, o quarto tronco missioneiro ainda vivo e parceiro histórico de Noel Guarany. Conhecendo Pedro Ortaça como eu conheço, sei que ele jamais se furtaria a isso.
No mais, quero parabenizar os idealizadores do projeto. Se não restou música missioneira da aventura das Missões orientais, Noel Guarany soube erigir sobre suas ruínas as melodias que deveriam ter existido desde sempre. Bom proveito a todos. Eu apreciei por demais.
(12.10.2022) Quando li que Neuza Canabarro, esposa do Alceu Collares, está em campanha para Jair Bolsonaro, vi reforçada minha convicção do item 1 de que não há nenhum motivo para ele estar neste vídeo.
Ótimo
Concordo o item 1 e 3 Leandro, não entendi porque não houve a participação do Pedro Ortaça, último de uma dinastia de cantores missioneiros. Sobre a referência, das gravações naõ sei dizer nada. Mas tenho o livro de "Destino missioneiro", assim como o CD, que foi de gravações ao vivo. Com um bibliografia do Noel Guarany reunida pelo meu tio Chico Sosa, em conjunto com a viúva, filha e outras contribuições. Vale a pena ler, soma a ao conhecimento do documentário. grande abraço.
Muito obrigado por postar este Doc.
Que beleza de documentário, bem na escola do Noel: simples, porém, eloquente.
Sem desmerito a ninguém, foi o melhor de todos! Um artista inigualável, genial, fantástico, extraordinário! Noel Guarani foi compositor, intérprete e cantor de raro talento! Deixou um legado inestimável!
Esperando com entusiasmo.! Parabéns já de antemão. Apenas o fato de trazer esse trabalho sobre um dos nossos artistas, esquecidos ou desconhecidos pelas novas gerações, já é digno de prêmio!
Um artista com A maiúsculo. Parabéns pelo documentário ao nao deixar essa memória esquecida. Como disse o Gadea, tem muita gente de bombacha que parece que esqueceu do legado do noel, principalmente no aspecto político e de valores.
Sensacional.
Que baita documentário! Pena que os pouco mais de cinquenta minutos de duração passem voando, face a tantas histórias e causos. Ouço Noel Guarany desde guri, por influência da minha mãe. Parabéns a todos os envolvidos por deixarem um registro histórico e justa homenagem a este ícone do nosso Rio Grande do Sul! Como bem falou a Sra. Neide, naquele tempo não havia como fazer registro da genialidade de Noel Guarany. Então nada melhor do que este documentário!
Absolutamente superior a tudo, como foi e é Noel, simplesmente isso. Ele que foi submisso somente as suas próprias idéias e ideais.
Maravilhoso
Obrigado por este documentário. Noel Guarany vive! Saudações de um gaúcho de Uruguaiana.
Achei ótimo o documentário. Parabéns aos produtores. Noel Guarany. Grande músico, poeta e guitarreiro da estância gaúcha.
Maravilha de documentário, gostaria de ver um doc dos Tapes!
Fabulosa contribuição sobre este ser HUMANO Fantástico! O maior nome da Música do Sul do Brasil! Parabéns a todos os envolvidos nesta "peleia" que é o resgate da obra do Imortal Noel! Gracias!
Mais um dos verdadeiros que pisou neste chão, descanse em paz 🙏 você merece nossa admiração e nosso respeito nunca vamos esquecer.
Noel foi um divisor de águas na música e na forma do gaúcho se expressar em poesia e canção!
Realmente muito bom
Lindo documentário
No aguardo pois com certeza será um.marco na história musical do Rio Grande do Sul!! De antemão, parabenizo os idealizadores!! #vivanoel
Parabéns por este belo documentário, Noel jamais pode ser esquecido, seu valor é inestimável e sua obra é maravilhosa!
Parabéns, Noel Guarany vive!
Pra mim o Noel é o maior cantor gaúcho e missioneiro de todos os tempos!
Espetacular! Saudades eternas deste grande brasileiro! Um abraço e meus parabéns aos idealizadores deste projeto!
Muito emocionante! Obrigado, Noel Guarany. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Gênio!
Bah que beleza. Abraços a todos os integrantes que produziram e participaram da memória da obra do Noel Guarany.
Muito obrigado por essa pérola! A anos espero por algum documentário desta lenda que meu velho pai sempre cantou e contou!
Documentário maravilhoso 👏👏 Trás um renovo para a alma de quem, como Noel, luta independente sem rabo preso com mtg, ctgs, mídia e etc.. Um saludo da fronteira com Uruguai.
Essa é a verdadeira música que carrega a alma missioneira e riograndense, portanto é de um gauchismo profundo, de cunho social, poético, instrumental, que não mais se repetirá, é um dos 4 troncos missioneiros que marcaram o RS na paleta com sua marca indelével das missões.
Parabéns Gadea e todos que contribuíram para esta obra fundamental. Gratidão.
No aguardo deste magnífico documentário que retrata a autenticidade missioneira!
Produção necessário e linda!
Parabéns pelo trabalho! Que orgulho para minha Buena Terra Missioneira!!
Mestre Noel Guarany
Parabéns, grande obra!
Viva NOEL!
Que coisa maravilhosa... profundamente emocionada vendo esse documentário desse genio da música brasileira e missio neira...
Parabéns aos idealizadores dessa grande homenagem ao mestre Noel Guarany
simplesmente emocionante, eu como fã de Noel e conhecido do David Cunha, gostei muito de ver esse documentário sendo gestado e agora finalmente pude ter o prazer de sorver essa obra. parabéns aos envolvidos, grandíssimo registro!
Parabéns à todos os envolvidos nesse documentário . Noel foi um dos grandes!
Emocionante. Parabéns aos envolvidos. Noel é patrimonio da nossa cultura!
Parabéns, Leonardo Gadea, Tiago Rodrigues e os demais envolvidos. Os relatos emocionados e emocionantes e a marca da guerrilha (para buscar imagens escassas e sons perdidos) não poderiam ser mais adequados para homenagear o bravo e genial Noel Guarany. Parabéns e, sobretudo, obrigado!
Oh Davi, que honra ler essas palavras meu amigo! Mil gracias pelo carinho e depoimento. Seguimos em frente, abração!!
Noel pra mim e sem sombra de duvida é o melhor cantor que o rs tee
Sensacional! Parabéns a todos e viva Noel Guarany!
emocionante. viva Noel Guarany e sua arte revolucionária
Parabéns por esse grande projeto e nos lembrar o quanto somos grandes e eterno o canto de Noel Guarany.
Parabéns pelo trabalho. Um artista que expressou na sua arte aquilo que era genuinamente.
A melhor paródia do Noel guarani o buchincho
Parabéns a equipe qe trouxe átona o trabalho deste bom gaúcho pobre mas muito cantava tudo qe a gente queria ouvir
Emocionante! Obrigado!
Contando os segundos para esta obra! Dale Noel Guarany!
Bha, que espetáculo, parabéns aos envolvidos, eterno noel.tenho saudades desse tempo que não vivi
Parabéns. Muito emocionante r importante para preservar a arte missioneira.
Tenho 62 anos,sempre me emociono muito quando escuto Noel.fantastico.Deve estar tocando pra Deus e a turma dele.
Que Deus o abençoe.
Baluarte da Cultura e essência
Excelente, parabéns aos produtores ,viva Noel!
Grande Noel Guarany...
Eterno Noel desse Rio Grande
Que grande trabalho, Gadea! Parabéns a todos os envolvidos!
Muito bom! Preservar essa memória é tão importante. Parabéns.
Que maravilha esse documentário! Parabéns pelo trabalho e salve Noel!
Emocionante ♥️
... Puro #Nativismo!!! Parabéns!!!
Sensacional, parabéns ao empenho de vocês trazendo este material.
Obrigado Noel
Noel eterno!
Obrigado.
Pois estava certo em se tratando de autoridade, cada homem tem que ter o respeito fundamento de educação, que já é forjado na família, porque se ter autoridade , não significa ser um ignorante , o respeito não faz mal à ninguém e cara feia , não assusta , Noel Guarani foi um grande Gaúcho missioneiro garrao de tuna ! Aqui do Garrao do RS/RG à minha fronteira é o alambrado da minha casa , sendo do portão pra fora cada um cuida do seu quadrado , só não faltar com respeito e não meter a mão em toca de cruzeiro, somos livres Gaúchos Sulriograndenses e posteiros da LIBERDADE !
Parabéns a todos os envolvidos nessa obra.
BRAVO! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sensacional!
Que baita homenagem!! Parabéns aos envolvidos!
Maravilhoso doc!!! Parabéns!!!
Espetáculo 👏👏👏👏
Grande trabalho.
Se foi produção da Gedea só pode ser algo bom. Tudo feito com muita qualidade e de conteúdo irretocável.
Um missioneiro que falava do torrão gaúcho com o coração !!!no linguajar missioneiro
Divino ❤️
👏👏👏👏👏👏👏
Belo Registro, parabéns aos Idealizadores!!! Noel Merece!!! Único ponto foi a tentativa do Sr Olivio de Contabilizar o brilho do Noel para seus comícios e campanha do PT. Noel era contra políticos e politica!!!
O canto dele era politico, ou tu não entendeu a obra dele
Não entendeste nada...
Noel e estupendo! Mas os outros músicos citados também foram criadores e inovadores. Teixeirinha anos 50 trazendo o ‘rock’ regional antes do revival do ‘folk’ nos estados undos, não pode ser esquecido na literatura musical. Elomar Figueira Melo, tem muitos na história! Não vale quem mostro primeiro!
Grande obra desse baita artista singular fora desse tradicionalismo de ctg oficialesco sem autenticidade.
queria muito o contato desse pesquisador David Santos da Cunha
Gostaria de saber quê o colares e o Olívio fizeram pelo Noel na hora da precisão!
Teve
E os Gaúchos da serra achando que ser tradicionalista é reverenciar os Bertussis e o porca veia.😂.
Também é!
O Documentário está muito bom. Mas o que estragou foi esse João Sampaio falando, reduzindo a importância dos outros troncos missioneiros como Cenair, Jaime e Pedro Ortaça. Achei desnecessário
O mesmo desdém para com os Irmãos Bertussi. Não é a primeira manifestação de João Sampaio neste tom e a obra de Noel não precisa disso, pois fala por si só.
O João Sampaio é o quinto tronco que veio depois, conhece a história toda e tem propriedade pra falar. Não diminui ninguém, só revelou que ele foi pioneiro absoluto e criou escola.
@@pedrojoaodedeus2911 diminuiu sim. Se mostrou mesquinho.
As pessoas não sao responsáveis pela tua dificuldade de interpretação
João Sampaio diminuindo outros artistas... infeliz comentários
Os cantor gaúcho caricato que o Guedes menciona ali, realmente não são bons. Não levam a alma gaúcha (indígena com platino) Guarani na mesmo nível de poesia
Eu odeio esse documentário pq a minha prova é hj e eu tenho que decorar tudo
Tem gaúchos defendendo o bozo! Brincadeira kkk
Sim, essa chimangada não toma vergonha
Coitado,finado Noel, conheci ele em Santa Maria, na estancia do minuano, parecia um andarilho,coitado o pessoal em um rodeio ,não dava importância pra ele isso já no fim da vida dele...
Que nojo